Elisabeth dos Santos Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3179642472468775
  • Última atualização do currículo em 21/10/2018


Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, Colaboradora como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância e avaliação institucional. Membro do Conselho Universitário da UNIMES - CONSUN e CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Colegiado dos Cursos de Licenciatura. Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação Básica por mais de 25 anos e como Gestora Regional de Ensino em Santos. Realiza estudos nas seguintes temáticas: políticas educacionais ? formação de professores ?o uso de TICs na educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisabeth dos Santos Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Metropolitana de Santos.
Avenida Conselheiro Nébias - de 534 ao fim - lado par
Boqueirão
11045002 - Santos, SP - Brasil
Telefone: (13) 32283400
URL da Homepage: www.unimes.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Sistema Municipal de Ensino de Santos e o atendimento às demandas da educação na cidade: Um Estudo Crítico, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Dr Antonio Chizzotti.
Palavras-chave: política educacional - descentralização - gestão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional, Avaliação de Sistemas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Proposta de Descentralização no Sistema Educativo do Estado de São Paulo: Um Modelo de Gestão para as Diretorias de Ensino - Do Discurso às Práticas,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Nora Rut Krawczik.
Palavras-chave: política educacional - descentralização - gestão.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional, Avaliação de Sistemas.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2004
Especialização em Disciplinas cursadas em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu. (Carga Horária: 270h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: ..
Orientador: ..
1983 - 1983
Aperfeiçoamento em Supervisão Escolar.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil. Ano de finalização: 1983.
1975 - 1975
Aperfeiçoamento em Administração Escolar.
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil. Ano de finalização: 1975.
1972 - 1975
Graduação em Pedagogia.
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Capacitação dos Avaliadores do Basis nos Instrumentos de Avaliação de Curso. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2007 - 2007
Moodle para Professores (versão 1.6). (Carga horária: 40h).
gfarias.com - Moodle Partner, GFARIAS.COM, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Tutores. (Carga horária: 24h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Tutor Online. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2006 - 2006
Sala de Aula Interativa. (Carga horária: 50h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura para fins Acadêmicos - Nível II. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
MC 09 - Propriedade Intelectual e Educação a Distância Ementa. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura para fins Acadêmicos - Nível 1. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Francês Instrumental para Pós-Graduandos - Nível I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Institucional do PIBID, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial ? DEB ? da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora no curso de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linha de pesquisa: Ensino aprendizagem no Ensino Fundamental Projeto de pesquisa - Análise das políticas públicas no Ensino Fundamental A utilização das tecnologias de Comunicação e informação nos currículos das escolas da Região Metropolitana de Santos

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Nucleo de Educação a DistãncI, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora do Grupo de Apoio Pedagógico do Núcleo de Educação a Distancia da Universidade Metropolitana de Santos

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso Pedagogia, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e Conselho Universitário.
02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental, .

02/2003 - 02/2008
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Pedagogia, Curso de Pedagogia.

Atividade realizada
Coordenação Pedagógica.
02/2003 - 02/2008
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Pedagogia, Curso de Pedagogia.

Atividade realizada
Orientação de estágio em gestão educacional.
03/2001 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Integrante de comissão responsável pela elaboração das normas relativas ao estágio supervisionado.
03/2001 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Coordenadora da Semana de Estudos Acadêmicos.
2/2001 - 02/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Educacional - Fundamentos
Organização da Educação Escolar Brasileira - Políticas Públicas
2001 - 2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
1. Integrante da comissão responsável pela elaboração das normas de apresentação dos TCC..
02/2003 - 12/2004
Estágios , Curso de Pedagogia, .

Estágio realizado
Gestão Educacional.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Avaliadora SINAES-BASIS, Enquadramento Funcional: Colaborador


Colegio Novo Tempo, NOVO TEMPO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos Inovadores e de Form, Carga horária: 10
Outras informações
Implementação de projeto em TICs na Educação, Projetos Inovadores e de Formação de Coordenadores Pedagógicos e Professores


Faculdade Integração, INTEGRAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

02/2004 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Avaliação Permanente.
02/2003 - 01/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Avaliação Educacional
Princípios e Métodos da Supervisão Escolar

Plena Consultoria E Assesoria Em Assuntos Educacionais, PLENA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2011
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 30
Outras informações
Consultora na área de Políticas Públicas em Educação, Administração e Gestão da Educação. Atuação junto a escolas e secretarias de educação.

Atividades

6/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Próprio, Própria.
6/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Próprio, Própria.
6/1997 - Atual
Serviços técnicos especializados , Próprio, Própria.

Serviço realizado
Abertura de escolas, Projetos Pedagógicos.
6/1997 - Atual
Treinamentos ministrados , Próprio, Própria.

Treinamentos ministrados
Formação para gestores educacionais
Elaboração de Projetos Político Pedagógicos
Conselhos de Escola?
Conselhos Municipais de Educação - Dá Certo
6/1977 - Atual
Direção e administração, Próprio, Própria.

Cargo ou função
Consultora.
6/1977 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Próprio, Própria.

Cargo ou função
Consultor.

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1969 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora de Ensino, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Educação Básica de 1969 a 1976 atuante nos anos iniciais. Vice diretora de escola de 1977 a 1981. Diretora de escola de 1981 a 1982. Supervisora de Ensino de 1982 a 1994 Dirigente de Ensino Regional de Santos, Guarujá, Bertioga, Cubatão de 2992 a 1994. Atuação em projetos de formação de professores, Avaliação do rendimento escolar do Estado de São Paulo - SARESP.

Atividades

5/1995 - 10/1997
Direção e administração, Secretaria da Educação, Diretoria de Ensino de Santos.

Cargo ou função
Delegada de Ensino de Santos.
10/1988 - 04/1995
Direção e administração, Delegacia de Ensino de Santos, .

Cargo ou função
Supervisora de Ensino.
01/1983 - 09/1988
Direção e administração, Delegacia de Ensino de Santos, .

Cargo ou função
Diretora de Escola.
2/1982 - 4/1984
Serviços técnicos especializados , Divisão Regional de Ensino do Litoral, .

Serviço realizado
Serviço de Recursos Humanos.
1982 - 1984
Treinamentos ministrados , Divisão Regional de Ensino do Litoral, .

Treinamentos ministrados
Treinamentos na área de recursos humanos para pessoal técnico-administrativo
1982 - 1984
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão Regional de Ensino do Litoral, .

Cargo ou função
Coordenação da Comissão para elaboração do Estatuto do Magistério em nível regional.
03/1977 - 12/1982
Direção e administração, Delegacia de Ensino de Guarujá, .

Cargo ou função
Vice Diretora e Diretora de Escola.
03/1969 - 06/1977
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
História da Educação
3/1969 - 12/1976
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Filosofia e História da Educação de Curso Normal de nível médio
Professora de classes de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental


Linhas de pesquisa


1.
Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental

Objetivo: Constituiu esta linha de pesquisa estudos que abranjam questões teóricas e metodológicas presentes nas práticas docentes desenvolvidas nos espaços educativos do Ensino Fundamental , tendo em vista a proposição de intervenções educacionais inovadoras para o ensino no contexto escolar e estudos sobre conexões e múltiplas determinações entre fundamentos epistemológicos, históricos, pedagógicos e ético político dos campos disciplinares, buscando construir reflexões críticas e proposições sobre práticas docentes..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: pratica docente; ensino; TIC.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental - a utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos-FaseII
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
As tecnologias de informação e comunicação como fator motivacional na aprendizagem de alunos do ensino fundamental
Descrição: A pesquisa aqui apresentada visa buscar caminhos para uma prática pedagógica inovadora que promova, efetivamente, uma aprendizagem significativa capaz de facilitar a construção do conhecimento do aluno do Ensino Fundamental por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Para tal, propõe-se a investigação do uso das tecnologias de informação e comunicação como fator motivacional de aprendizagem desses alunos pesquisando as práticas docentes promovidas por professores de uma escola pública com os instrumentos disponíveis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / Jucelia da Cruz - Integrante.
2015 - 2018
Da arte rupestre a arte urbana: um novo olhar sobre o ensino da arte no ensino fundamental
Descrição: A proposta deste estudo lança um novo olhar sobre o processo do Ensino da Arte no Ensino Fundamental, a partir da mais antiga representação artística da história da humanidade ? a Arte Rupestre, à expressividade da Arte Urbana, em especial o Graffiti. Partindo da compreensão de que a Arte Rupestre é uma das primeiras formas de expressão utilizadas pelos seres humanos, como as descobertas nas cavernas de Lascaux (França) e Altamira (Espanha) até as descobertas das inscrições no Sítio Arqueológico da Serra da Capivara no Piauí, expondo situações vividas no cotidiano o que se identifica é uma expressão artística, carregada de significados, de técnicas complexas e mensagens a outros povos e tempos. O objetivo é Refletir sobre o ensino da arte nas escolas de Ensino Fundamental a partir da compreensão da relevância da arte rupestre e da arte urbana como propulsoras de cultura e identidade da comunidade educativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / Valerio da Luz Oliveira - Integrante.
2015 - 2017
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental - a utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos-FaseI
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / Mariangela Camba - Integrante / Elaine Marcilio Santos - Integrante / Valerio da Luz Oliveira - Integrante / Patricia Rodrigues Carvalho dos Reis - Integrante / Jucelia da Cruz - Integrante / Rosangela Fortunato Prieto - Integrante / Ana Laura Ribeiro da Silva - Integrante / Michel da Costa - Integrante / Clara Versinani dos Anjos Prado - Integrante.
2015 - 2017
Formação de professores ? TPKac a relevância das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental
Descrição: Identificar como vem se dando o uso de tecnologias pelos professores do Ensino Fundamental caracterizando os docentes da instituição quanto à sua qualificação profissional por meio de amostra representativa, Identificando se os professores possuem facilidade em utilizar recursos digitais no processo de ensino e aprendizagem disponíveis na escola; Identificando os fatores que motivam, inibem e/ou dificultam o uso da tecnologia nas aulas; verificar os fatores que motivam os docentes a buscarem formação na área e propondo ações de formação on-line..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / Patricia Rodrigues Carvalho dos Reis - Integrante.
2015 - Atual
Avaliação e interdisciplinaridade: o papel da avaliação como acompanhamento das práticas educativas no ensino fundamental
Descrição: Resumo - Atualmente a escola básica brasileira encontra-se em uma nova etapa. Vive-se um momento em que são apresentados novos desafios aos educadores, mas ainda não se conseguiu superar muitos dos problemas que afligem a educação no país.. De acordo com a Lei nº 11.274/2006 foi ampliado - o ensino fundamental obrigatório para 9 anos, com início aos 6 anos de idade. Para que se obtenha o êxito pretendido, ou seja, para que haja a continuidade da aprendizagem, é fundamental assegurar uma formação inicial e continuada dos professores que valorize a trajetória profissional e garanta o aprofundamento dos conhecimentos sobre interdisciplinaridade e inclusão como princípio fundamental do processo educativo A avaliação é central nesse trabalho pedagógico de acompanhamento da aprendizagem dos alunos, pois acompanha todo o processo. Por meio da avaliação pode-se analisar diferentes aspectos educacionais, em diversos âmbitos: currículo, planejamento, ensino e aprendizagem. A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem. Conforme Fernandes (2009), é um elemento essencial de desenvolvimento dos sistemas educativos porque é a partir e por meio dela, que o currículo pode ser avaliado e enriquecido pelas escolas. O ensino, por meio dos professores, pode ser organizado priorizando, por exemplo, a experimentação ou a resolução de problemas; os alunos podem estudar recebendo maior orientação e motivação, melhorando a autoestima e a aprendizagem; os pais ou os responsáveis pelos alunos podem acompanhar o desempenho escolar de seus filhos com maior interesse; a sociedade pode ficar mais informada a respeito do que e como os alunos estão aprendendo; e os governos podem formular políticas públicas educativas e formativas mais fundamentadas e adequadas (GUIRARDI, 2011, p.89). Os objetivos deste projetos são: pesquisar a abordagem interdisciplinar, que concilia a avaliação com as práticas educativas; a avaliação da aprendizagem e a contribuição para análise do currículo e do planejamento do ensino e da aprendizagem e, o significado da avaliação na formação continuada dos professores do ensino fundamental. Referências CAPPELLETTI, I. F. Avaliação da Aprendizagem: discussão de caminhos. Editora Articulação Universidade/Escola. São Paulo, 2008. CAPELLETTI, I. F. Avaliação e Currículo: políticas e projetos. São Paulo: Ed. Articulação Universidade/Escola, 2010. BOURDIEU, P. A escola conservadora: desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (orgs.) Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. CAMPOS, M. M. M.; BHERING, E. M. B.; ESPOSITO, Y.; GIMENES, N.; ABUCHAIM, B.; Valle, R.; UNBEHAUM, S. . A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 37, p. 15-33, 2011. CAMPOS, M. M. M.; ESPOSITO, Y. L.; BHERING, E. M. B.; GIMENES, N.; ABUCHAIM, B.. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, p. 20-54, 2011. FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009. FERREIRA, A; ROSA, E. O fazer cotidiano na sala de aula: a organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. GUIRARDI, M. M. M. Avaliação da recuperação da aprendizagem em escolas públicas no ensino fundamental. Tese de Doutorado em Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP. São Paulo, 2011. PERRENOUD, P. e THURLER, M. G. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Integrante / Mariangela Camba - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Práticas Docentes no Ensino fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador.
2018 - 2018
Semana de Formação Docente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (80) / Mestrado acadêmico: (78) Doutorado: (26) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador.
2017 - Atual
Formação Interativa de Coordenadores e Tutores Presenciais
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
O ensino da arte urbana no Enino Fundamental
Descrição: A valorização da arte urbana como manifestação popular..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / Valerio da Luz Oliveira - Integrante.
2017 - Atual
A coordenação pedagógica na escola
Descrição: A valorização do coordenador pedagógico como profissional relevante na formação dos professores na escola e no acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. A busca permanente de estratégias para que todos os alunos obtenham sucesso no percurso da construção de escolaridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / Elaine Marcilio Santos - Integrante / Jucelia da Cruz - Integrante / Ana Laura Ribeiro da Silva - Integrante / Michel da Costa - Integrante / Clara Versinani dos Anjos Prado - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Redes e saberes. Endereço do moodle: Itechnology.com.br
Descrição: É uma sala aberta, produto de uma dissertação de mestrado profissional, com o objetivo de promover a formação de professores tendo em vista a relevância do uso pedagógico das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2017 - Atual
Blog A grande rede de conhecimentos https://agranderede.wordpress.com/
Descrição: https://agranderede.wordpress.com/ Espaço para compartilhar ideias, ambientes interativos, aplicativos e notícias que vão além da sala de aula, formando uma grande rede de conhecimentos colaborativos.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / Patricia Rodrigues Carvalho dos Reis - Integrante / Thayna Riechelmann Rocha - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros professores.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Elisabeth dos Santos Tavares - Coordenador / \irene da Silva Coelho - Integrante / Thiago Simão Gomes - Integrante / Auriluci Carvalho Figueiredo - Integrante / Elizabeth Magalhâes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Agor@Revista Acadêmica de Formação de Professores
2012 - 2017
Periódico: Práticas Pedagógicas_Registros e Reflexões
2007 - Atual
Periódico: Paidei@ - Revista Científica de Educação a Distância


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Paidéi@ (Santos)


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
2017 - 2017
Agência de fomento: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional, Avaliação de Sistemas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES, E. S.2018TAVARES, E. S.; SANTOS, E. M. . Das determinações legais às práticas institucionalizadas: Formar professores?. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 10, p. 50-68-68, 2018.

2.
TAVARES, E. S.2016 TAVARES, E. S.; CAMBA, M. ; NATARIO, E. . As transformações que ocorrem no processo de conhecer ? a implementação de disciplinas semipresenciais em cursos presencias em uma instituição de ensino superior. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 8, p. 1-16, 2016.

3.
TAVARES, E. S.2012TAVARES, E. S.. As políticas de descentralização e o impacto na escola. Práticas Pedagógicas: Registros e Reflexões, v. 1, p. 1-11, 2012.

4.
TAVARES, E. S.2012TAVARES, E. S.. Revisitando a temática da Formação Continuada dos Professores. Praticas Pedagógicas: Registros e Reflexões, v. 1, p. 1-18, 2012.

5.
TAVARES, E. S.2009TAVARES, E. S.; RAMACIOTTI, A. S. . Criação e desenvolvimento de revista científica de acesso aberto em formato digital - o caso da Revista Paidei@. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 2, p. 1, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMBA, M. (Org.) ; TAVARES, E. S. (Org.) ; RAMACCIOTTI, A. (Org.) ; TUNES, R. H. (Org.) ; LOBO, M. N. (Org.) ; TONINI, R. (Org.) ; PAUL, N. L. F. (Org.) ; NOBREGA, J. J. (Org.) ; GALVAO, M. (Org.) ; MACEDO, D. O. R. (Org.) ; SANTOS, A. (Org.) ; PRETA, M. C. (Org.) ; SILVA, A. C. R. (Org.) ; FEITOSA, N. M. S. (Org.) ; COMELLI, F. A. M. (Org.) . 95 anos de Paulo Freire. 1ª. ed. São Paulo: Clube dos Autores, 2016. v. 250. 126p .

2.
SANTOS, A. C. L. (Org.) ; VIEIRA, E. C. A. P. (Org.) ; ADADA, P. (Org.) ; TAVARES, E. S. (Org.) . Tempo de Viver e Aprender. 1ª. ed. Santos: Demar Editora Gráfica, 2016. v. 1. 91p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. ; FEITOSA, N. M. S. . Política e Educação em Freire. In: Elisabeth dos Santos Tavares. (Org.). 95 anos de Paulo Freire. 1ªed.São Paulo: Clube dos Autores, 2016, v. 1, p. 113-126.

2.
TAVARES, E. S.; RAMACCIOTTI, A. . O ensinar-aprender freireano. In: Elisabeth dos Santos Tavares. (Org.). 95 anos de Paulo Freire. 1ed.São Paulo: Clube dos Autores, 2016, v. 1, p. 6-15.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAVARES, E. S.. A Favor ou Contra o Fundamental em Educação. Jornal A Tribuna, Santos.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CIVITA, P. ; CAMBA, M. ; TAVARES, E. S. . Avaliar para melhorar a qualidade da educação?. In: XV Pedagogia 2017 - XV Encontro Internacional por la Unidad de Los educadores, 2017, Havana. XV Pedagogia 2017 - Encontro Internacional por la Unidad de Los educadores. Havana, Cuba: Editora: Sello Editor Educación Cubana., 2017. v. I. p. 134-143.

2.
CAMBA, M. ; TAVARES, E. S. . As avaliações de larga escala no Brasil: desafios e intencionalidades. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2017, Joaçaba. As avaliações de larga escala no Brasil: desafios e intencionalidades. Joaçaba - SC: Editora UNIOESC, 2017. v. 1. p. 21-26.

3.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. . Terá a avaliação externa de fato, um papel no desenvolvimento da aprendizagem?. In: XV Encuentro Internacional Por La Unidad de Los Educadores - Pedagogia 2017_Palacio de Convenciones de La Habana, 2017, La Habana - Cuba. Terá a avaliação externa de fato, um papel no desenvolvimento da aprendizagem?. Havana, Cuba: Editora: Sello Editor Educación Cubana., 2017. v. 1. p. 1.260-1.269.

4.
FAUSTINO NETO, P. ; TAVARES, E. S. ; NATARIO, E. G. . Universalização do ensino: o direito de aprender. In: XV Encuentro Internacional Por La Unidad de Los Educadores - Pedagogia 2017_Palacio de Convenciones de La Habana, 2017, La Habana - Cuba. XV Encuentro Internacional Por La Unidad de Los Educadores - Pedagogia 2017_Palacio de Convenciones de La Habana. Havana, Cuba: Editora: Sello Editor Educación Cubana., 2017. v. 1. p. 982-991.

5.
FAOUR, I. C. S. ; TAVARES, E. S. ; CAMBA, M. . As Reformas Educacionais e a Formação dos Professores: Mudanças e Fragilidades. In: XV Encuentro Internacional Por La Unidad de Los Educadores - Pedagogia 2017_Palacio de Convenciones de La Habana, 2017, Havana. XV Encuentro Internacional Por La Unidad de Los Educadores - Pedagogia 2017_Palacio de Convenciones de La Habana. Havana, Cuba: Editora: Sello Editor Educación Cubana., 2017. v. 1. p. 1.703-1.714.

6.
REIS, P. R. C. ; TAVARES, E. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A QUALIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XVIII ENDIPE - DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO, 2016, CUIABÁ - MT. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A QUALIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL, 2016. v. 1.

7.
TAVARES, E. S.. As políticas de descentralização e o impacto na escola. In: XV Encuentro Internacionalpor la unidade de los educadores, 2015, Havana. Nestor Cortez Ochoa.. Havana: Sello Editor Educacion Cubana, 2015. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FAOUR, I. C. S. ; TAVARES, E. S. . A formação dos professores na escola: opapel do diretor escolar. In: VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação E IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2018, Leida - Espanha. Política e gestão da educação básica, pós-obrigatória e da educação superior. - Série Anais do VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Organização: João F. SãoPaulo: ANPAE, 2018. v. 2. p. 53-55.

2.
TAVARES, E. S.. A mediação na Educação a Distância. In: 21 CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. Se eu fosse Ministro da Educação faria o seguinte a propósito da EAD, 2015.

3.
TAVARES, E. S.. DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO:. In: III Encontro de Pesquisadores em Educação (Currículo) da PUC de São Paulo, 2004, São Paulo. III Encontro de Pesquisadores em Educação (Currículo) da PUC de São Paulo, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, E. S.. SALA DE AULA: DISCUTINDO A PRÁTICA POLÍTICO-PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: XII ENDIPE CONHECIMENTO LOCAL E CONHECIMENTO UNIVERSAL, 2004, Curitiba. 12º ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, E. S.; REIS, P. R. C. . Formação Docente e TPACK, Um Caminho para o Uso Pedagógico das TIC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TAVARES, E. S.; FAOUR, I. C. S. . O Diretor Escolar e a Formação dos Professores na Escola de Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TAVARES, E. S.; COSTA, M. ; REIS, P. R. C. ; CRUZ, J. . A construção do conhecimento e a didática na contemporaneidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVARES, E. S.; REIS, P. R. C. . TPACK - um olhar pedagógico acerca das TIC no Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRUZ, J. ; TAVARES, E. S. . As tecnologias de informação e comunicação e a didática como fator motivacional no ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAVARES, E. S.; SOUZA, R. ; ALVES, S. . A crise da formação docentese da arte: importância do ensino das artes no Brsil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FAOUR, I. C. S. ; CAMBA, M. ; TAVARES, E. S. . O diretor escolar e a formaçãode professores na escola de Ensio Fundamental: Compromisso social e político. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LEODORO, S. ; TAVARES, E. S. . Professor não é polícia do control C! Investigando o plágio na mediaçãopedagógica em EAD. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
REIS, P. R. C. ; TAVARES, E. S. . Formação Docente e TPACK, um caminho para usopedagógico das TIC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. . As avaliações de larga escala no Brasil: desafios e intencionalidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
TAVARES, E. S.. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Santos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CAMBA, M. ; TAVARES, E. S. . O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TAVARES, E. S.. As políticas de descentralização e o impacto na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TAVARES, E. S. ; TAVARES, E. S. . O desafio da Formação Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
TAVARES, E. S.; SOUZA, R. ; ALVES, S. . Idosos e o Ensino a distância: uma relação cada vez mais próxima. Ilhéus: editus, 2018 (Artigo - Relato de Experiência).

2.
FAOUR, I. C. S. ; CAMBA, M. ; TAVARES, E. S. . O diretor escolar e a formação de professores na escola de Ensino Fundamental: Compromisso social e político 2018 (Artigo).

3.
TAVARES, E. S.. Apresentação da Revista Ágor@ Vol. 2, No 3 (2017). SANTOS, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
TAVARES, E. S.. 95 anos de Paulo Freire. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
TAVARES, E. S.. As políticas de descentralização e o impacto na Escola 2012 (Artigo).

6.
TAVARES, E. S.; MARCONDES, R. L. . Revisitando a temática da Formação Continuada dos Profssores 2012 (Artigo).

7.
TAVARES, E. S.. O sistema municipal de ensino de Santos e o atendimento às demandas da educação na cidade: um estudo crítico 2009 (Tese de doutorado).

8.
TAVARES, E. S.; RAMACIOTTI, A. S. . Criação e desenvolvimento de Revista Científica de Acesso aberto em formato dogital 0 o caso da Revista Paideia@ 2009 (Artigo).

9.
TAVARES, E. S.. Entrevista com os professores Marco Silva e Edmea Santos 2008 (Entrevista).

10.
TAVARES, E. S.; SARDELICH, M. E. . Nós das redes da UNIMES Virtual 2007 (Artigo - Relato de Experiência).

11.
TAVARES, E. S.. A proposta de descentralização do sistema educativo no Estado de São Paulo: Uma proposta de gestão para as diretorias de ensino-do discurso às práticas 2003 (Dissertação de Mestardo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. ; MACEDO, D. O. . Membro da Comissão de Implantação das Diretrizes dos cursos de Licenciatura e Pedagogia, com foco na Resolução CNE/CP nº 2 de 2015. 2017.

2.
TAVARES, E. S.; SANTOS, E. M. ; CORTE, S. . Membro da Câmara da Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos. 2017.

3.
TAVARES, E. S.; SANTOS, E. M. ; CAMBA, M. . Membro da Comissão de Formação Docente. 2017.

4.
BAFFA, C. M. ; MACEDO, D. O. R. ; SANTOS, E. M. ; GOING, L. C. ; CAMBA, M. ; KALIL, S. ; CORTE, S. ; TAVARES, E. S. . Membro do Conselho Universitário. 2017.

Produtos tecnológicos
1.
REIS, P. R. C. ; TAVARES, E. S. . Ambiente Virtual de formação: Redes e Saberes. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
TAVARES, E. S.. Coordenação Pedagógica e Organização do Trabalho na Escola. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVARES, E. S.. Semana Acadêmica da Pedagogia e da Matemática - O Ensino e a Aprendizagem no Ensino Fundamental: Desafios, Tensões e (Des) Construções. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TAVARES, E. S.. Graduações não presenciais ganham popularidade entre estudantes. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
TAVARES, E. S.; NOBREGA, J. J. ; SOUZA, M. . O Novo Ensino Médio !?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
TAVARES, E. S.. O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem - Mesa Redonda_XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, E. S.. A grande rede de conhecimentos. 2017; Tema: Espaço para compartilhar ideias, ambientes interativos, aplicativos e notícias que vão além da sala de aula, formando uma grande rede de conhecimentos colaborativos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, E. S.. MoodleMoot Brasil 2017. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TAVARES, E. S.. Capacitação Docente sobre 'Requisitos Legais para Cursos de Graduação'. 2017. .

3.
TAVARES, E. S.. Regulamento Estagio Curricular Spervisionado para Bacharelados. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regulamento).

4.
TAVARES, E. S.. Orientações Estagio Curricular Spervisionado para Licenciatura em Pedagogia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização Estagio Curricular Supervisionado).

5.
REIS, P. R. C. ; TAVARES, E. S. . AMBIENTE VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE REDES E SABERES. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Salavirtual).

6.
TAVARES, E. S.. Tempo de Viver e Aprender - 3º Ciclo - Colégio Novo Tempo. 2017. (Editoração/Enciclopédia).

7.
TAVARES, E. S.; SILVA, A. L. R. ; SANTOS, E. M. ; CAMBA, M. ; COSTA, M. ; CIVITA, P. ; REIS, P. R. C. ; PRADO, C. V. A. . Relatório Nº 3 do 1º Triênio 2015 a 2017. 2017. (Relatório de pesquisa).

8.
TAVARES, E. S.. Regulamento Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura. 2017. (Regulamento).

9.
TAVARES, E. S.. Regulamento para Estagio Curricular Supervisionadopara cursos de bacharelado. 2017. (Regulamento).

10.
TAVARES, E. S.. Relatorio de Avaliação externa - INEP. 2017. (Avaliação Externa).

11.
TAVARES, E. S.; CATTA-PRETA, M. V. . Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Especial. 2017. (Projeto).

12.
TAVARES, E. S.. Coordenador pedagógico e a Prática Educativa. 2017. (Projeto Pedagógico de Curso de Pós-graduação Lato Sensu).

13.
TAVARES, E. S.. Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem on line. 2017. (Projeto do Curso de Pós graduação Lato Sensu).

14.
SANTOS, E. M. ; TAVARES, E. S. . Formação para gestores e Coordenadores de Polos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
TAVARES, E. S.. Manual do professor. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas).

16.
TAVARES, E. S.. Guia do Aluno. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas - atualização).

17.
TAVARES, E. S.; LEITE, S. C. . Roteiro para o Professor Autor. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

18.
TAVARES, E. S.; LOBO, M. N. ; MACEDO, D. R. O. ; LEITE, S. . Portaria de Avaliação na Educação a Distãncia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático para a Modalidade Educação a Distância - UNIMES Virtual).

19.
TAVARES, E. S.; REIPERT, E. . Regulamento de Atividades Complementares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas - atualização).

20.
TAVARES, E. S.. Sala de Egressos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sala virtual).

21.
TAVARES, E. S.; RAMACCIOTTI, A. ; TUNES, R. H. ; LOBO, M. N. ; TONINI, R. ; PAUL, N. L. F. ; NOBREGA, J. J. ; GALVAO, M. ; MACEDO, D. O. R. ; RODRIGUES JUNIOR, H. ; CATTA-PRETA, M. V. ; RIBEIRO, A. C. ; SANTOS, A. ; COMELLI, F. A. M. ; FEITOZA, N. M. S. ; CAMBA, M. . 95 ANOS DE PAULO FREIRE. 2016. (Editoração/Livro).

22.
TAVARES, E. S.; SILVA, A. L. R. ; PRADO, C. V. A. ; SANTOS, E. M. ; CAMBA, M. ; COSTA, M. ; CIVITA, P. ; REIS, P. R. C. . Relatório Nº 2 do 1º trienio 2015 a 2017. 2016. (Relatório de pesquisa).

23.
TAVARES, E. S.; MACEDO, D. R. O. . Regulamento para Estágio Curricular Supervisionado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

24.
TAVARES, E. S.; PRETA, M. C. . Apoio psico pedagógico ao discente. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sala virtual).

25.
TAVARES, E. S.; SILVA, A. L. R. ; PRADO, C. V. A. ; SANTOS, E. M. ; CAMBA, M. ; COSTA, M. ; CIVITA, P. ; REIS, P. R. C. . Relatório Nº 1 do1º triênio - 2015 a 2017. 2015. (Relatório de pesquisa).

26.
TAVARES, E. S.; BAFFA, C. M. ; CORTE, S. . Normas para Aproveitamento de Estudos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas).

27.
TAVARES, E. S.; FEITOSA, N. . Organização e funcionamento dos NEADs. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas - atualização).

28.
TAVARES, E. S.. Orientações para o tutor presencial. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

29.
TAVARES, E. S.. Orientações ao tutor virtual. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

30.
TAVARES, E. S.; MACEDO, D. R. O. . PPP de Pedagogia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração e atualização de PPP).

31.
TAVARES, E. S.; MIGUEL, M. L. ; PINTO, M. ; FERRETE, M. . Mecanismos de Nivelamento. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sala virtual).

32.
TAVARES, E. S.; SARDELICH, M. E. . Regimento Interno UNIMES Virtual. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

33.
TAVARES, E. S.. Política e Organização da Educação Básica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Material Didático).

34.
SILVA, R. C. F. ; TAVARES, E. S. . MC 09 - Propriedade Intelectual e Educação a Distância Ementa. 2005. .

Demais trabalhos
1.
TAVARES, E. S.. Descentralização da Educação no Estado de São Paulo: Gestão das Diretorias de ensino no VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil/Região Sudeste - Educação: Direito ou Serviço?. 2005.

2.
TAVARES, E. S.. Produção de Material Didático para a Modalidade Educação a Distância. 2005.

3.
TAVARES, E. S.. Fórum Regional " A Escola dos Nossos Sonhos". 2003 (Diretoria de Ensino da Região de Santos) .

4.
TAVARES, E. S.. Supervisão de Ensino: Da Contradição à Ação. 2003 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, A. L. R.; RODRIGUES, A. C.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Valerio da Luz Oliveira. Da arte rupestre a arte urbana: um novo olhar sobre o ensino da arte no ensino fundamental.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
CASTRO, S. P. D. E. M. B. C.; LARA, S. M. S. R.; CAMBA, M.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Márcia de Castro Calçada Kohatsu. A escola de tempo integral no município de Santos - elo entre sujeitos e saberes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
TAVARES, E. S.; SOUSA, C. B.; CAMBA, M.. Participação em banca de Regiane Taveira Pereira. A Formação Docente: Uma Atribuição do Professor Coordenador na Escola. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

4.
BARROCAS, R.; BATISTA, S. R.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Claudia Regina Bazoli Silva Villar. A utilização da Plataforma Khan Academy no Laboratório de Informática: contribuições para o aprendizado de matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

5.
BRUNO, A. R.; CAMBA, M.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Patricia. Formação de professores ? Tpack e a relevância das tic no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

6.
TAVARES, E. S.; SEVERINO, F. E.; CAMBA, M.. Participação em banca de Janete Rodrigues Quintela Caboclo. Os Desafios do Gestor Escolar: práxis e intervenção nos resultados da avaliação externa - Prova Brasil - a mudança desejada no contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

7.
TAVARES, E. S.; BATISTA, N. A.. Participação em banca de Liliane Angerami de Souza. A formação do gestor no curso de Pedagogia da Unimes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

8.
TAVARES, E. S.; CAVALCANTI, M. A. B.; BATISTA, N. A.. Participação em banca de Simone Carvalho de Oliveira. O Falar Errado da Criança na Educação Infantil: Concepções e Práticas dos Orientadores. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Michel Costa. Letramento estatístico no contexto de uma formação continuada na modalidade EAD. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
CASTRO, E. M. B. C.; LARA, S. M. S. R.; CAMBA, M.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Márcia de Castro Calçada Kohatsu. A escola de tempo integral no município de Santos - elo entre sujeitos e saberes. 2017 - Universidade Metropolitana de Santos.

Qualificações de Mestrado
1.
BRUNO, A. R.; CAMBA, M.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Jucelia da Cruz. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A DIDÁTICA COMO FATOR MOTIVACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
TAVARES, E. S.; BATISTA, N. A.. Participação em banca de Liliane Angerami de Souza. A formação do gestor no curso de Pedagogia da Unimes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
BARROCAS, R.; BATISTA, S. R.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Cláudia Regina Bazoli Silva Villar. A utilização da Plataforma Khan Academy no Laboratório de Informática: contribuições para o aprendizado de matemática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

4.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Waldinea Alves Farias Rocha. O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação a Serviço da Aprendizagem: uma análise da gestão da escola Acácia, Catuti (MG). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Ivana Corrêa de Souza Tavares. O diretor escolar e a formação dos professores na escola de Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

6.
TAVARES, E. S.; SEVERINO, F. E.. Participação em banca de Paolo Cívita. A prova Brasil e os reflexos nas práticas docentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

7.
TAVARES, E. S.; SANTOS, E. M.; SEVERINO, F. E.; CAMBA, M.. Participação em banca de Janete Rodrigues Quintela Caboclo. Os Desafios do Gestor Escolar: práxis e intervenção nos resultados da avaliação externa - Prova Brasil - a mudança desejada no contexto escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

8.
BRUNO, A. R.; CAMBA, M.; TAVARES, E. S.. Participação em banca de Patricia. Formação de professores ? Tpack e a relevância das tic no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Aline Diniz Prado Luz. O Professor Universitário e os instrumentos de avaliação na prática pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

2.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Edria da Silva Esteves. A influência da Formação Continuada do Docente na sua valorização e qualificação profissional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Felipe Castelão de Morais. Os desafios do uso da tecnologia para a formação do professor. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

4.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Jaqueline dos Santos Azevedo. O desafio da docência na universidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

5.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Karina Mancini. Formação Continuada para a Docência no Ensino Superior. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

6.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Lais Silva Tovar. O professor universitário: a utilização de novas estratégias didáticas como alavanca para melhoria do processo de ensino. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

7.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Marcus Vinicius Oliveira de Melo. A Pesquisa e a Docência: Um caminho para a formação de professores no Ensino Superior. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

8.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Penélope Botsis. A Formação do Professor da Pré-Escola em Relação ao Aluno Espectro Autismo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

9.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Darlene Ventura. Os Desafios da Docência no Ensino Superior. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

10.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Keyla Sayuri Afuso. A Ética e a Interdisciplinariedade a Serviço do Docente Frente aos Conflitos das Cotas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

11.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Patrícia de Carvalho Reis. Realidade Virtual na Formação de Professores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia e Pesquisa para o Ensino Superior Lato Sensu) - Universidade Metropolitana de Santos.

12.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Sandra Tabajara Ramos de Souza. Desafio Docente: Metodologia de Ensino, um caminho a ser desbravado na aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos.

13.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Letícia A. Oliveira. Infância sem limites: as consequências da indisciplina em casa e seu reflexo na vida escolare das crianças. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos.

14.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Participação em banca de Ana Paula Silva Elias. As novas Tecnologias e a Prática Docente. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Karina G. de SáMoura da Silva.Uma Estrutura Urbana de Apoio a Escola Pública para crianças e adolescentes de baixa renda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura) - Universidade Santa Cecília.

2.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Adriana Pereira de A. P. da Silva e Priscila B. dos Santos.Satisfação e Insatisfação no trabalho docente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

3.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Marinalva Lima Santos.O perfil do Gestor na Gestão Democrática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

4.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Cátia Cristina Pinheiro e Queli Cristina Pinheiro.O uso do método fônico no processo de aquisição da linguagem oral e escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

5.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Marcia da Silva Ramos e Yara Oliveira de Carvalho Reis.Leitura nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

6.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Adriane Cristina Vargas e Marlene Aguiar de Oliveira.A alfabetização na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

7.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Leonora Pilon Quintas.Professor Coordenador Pedagógico-Da formação à ação ou da ação à formação?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

8.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Adriana de Góes Correa.A organização do espaço e do tempo nas creches. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

9.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Ana Lucia de Souza e Eunice de Almeida Silva.Afetividade e estímulo na Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

10.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Bruna Maria Mantelli Marques.O Coordenador Pedagógico e suas relações no processo escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

11.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Alline Farinelli e Gilvânia dos Santos Conceição.Família: Alicerce Educacional. 2004.

12.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Joaquim Novais dos Santos e Samira Gerolamo da Silva Gomes.Formação de Professores em Cursos Presenciais e não presenciais: Notas sobre afastamentos e aproximações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

13.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Ana Cláudia da Silva Calacio.O Pedagogo na Área de Recursos Humanos: Sua Importância para o Desenvolvimento dos Indivíduos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

14.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Laura Cristina Pinto e Nádia Timóteo Pereira.Jogos na Pré Escola - Uma Alternativa possível para Alfabetização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

15.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Kateline Ricardo, Roseli Ap. Vitorino e Ronaldo A. da Silva.Semanário: Faces de um mesmo projeto?. 2004.

16.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Camila Pinheiro Gil.Sendo Feliz na Profissão Docente. 2004.

17.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Rosilea de Souza Calaça.Financiamento da Educação no Ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos.

18.
TAVARES, E. S.. Participação em banca de Cristiane Linhares de Abreu Coelho, Gilmara Fernandes da Sil.A Importância da Estimulação da Linguagem Oral na Educação Infantil na Faixa Etária de 0 a 3 anos. 2004 - Universidade Metropolitana de Santos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura Ciências Biológicas. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

2.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura em História. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

3.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes -Cursos de Tecnologia em Logística, Recursos Humanos, Gestão Ambiental, Gestão Pública e Gestão de TI. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

4.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes Licenciatura em Filosofia. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

5.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura em Geografia. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

6.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura em Ciências Sociais. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

7.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Processo Seletivo para professores - Licenciatura em Letras. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

8.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura em Matemática. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

9.
TAVARES, E. S.. Processo seletivo para Docentes - Licenciatura em Física. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

10.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura em Química. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

11.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura em Artes Visuais. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

12.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Lienciatura em Música. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

13.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Bacharelado em Administração. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

14.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Bacharelado em Ciências Contábeis. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

15.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Docentes - Bacharelado em Economia. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.

16.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M.. Processo Seletivo para Docentes - Licenciatura em Pedagogia. 2016. Universidade Metropolitana de Santos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24º CIAED. Em busca de Uma educação a distância de qualidade: uma caminhada de 10 anos. 2018. (Congresso).

2.
II Seminário de Serviço Social. 2018. (Seminário).

3.
IV Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação.O Diretor Escolar e a Formação dos Professores na Escola de Ensino Fundamental. 2018. (Seminário).

4.
23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância -. 2017. (Congresso).

5.
Formação Docente.Novos marcos regulatórios para cursos de graduação. 2017. (Outra).

6.
II Colóqui Paulo Freire - Unimes.PEDAGOGIA DA PRÁXIS: O OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES OPRIMIDO E OPRESSOR WEB Conferência. 2017. (Outra).

7.
I Simpósio de Educação Especial.A dialética exclusão / inclusão - Reflexões sobre uma mudança de paradigma na educação.. 2017. (Simpósio).

8.
MoodleMoot Brasil 2017. 2017. (Outra).

9.
PEDAGOGÍA 2017 - Encontro Internacional por la Unidad de Los educadores. Reformas Educacionais e a Formação dos Professores: Mudanças e Fragilidades. 2017. (Congresso).

10.
PEDAGOGÍA 2017 - Havana Cuba. TERÁ A AVALIAÇÃO EXTERNA DE FATO, UM PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM??. 2017. (Congresso).

11.
PEDAGOGÍA 2017 - Palacio de Convenciones de La Habana. Avaliar para melhorar a qualidade da educação?. 2017. (Congresso).

12.
PEDAGOGÍA 2017 - Palacio de Convenciones de La Habana. As reformas educacionais e a formação dos professores: mudanças e fragilidades. 2017. (Congresso).

13.
PEDAGOGÍA 2017 - Palacio de Convenciones de La Habana. Universalização do ensino: o direito de aprender. 2017. (Congresso).

14.
Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação.As avaliações de larga escala no Brasil: desafios e intencionalidades. 2017. (Seminário).

15.
Congresso de Psicologia da ABRAPEE.2016. O USO DA ASSEMBLEIA DE CLASSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RESPEITO À DIVERSIDADE.. 2016. (Congresso).

16.
CONSUN_Conselho Universitário da Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES.CONSUN_Conselho Universitário da UNIMES. 2016. (Outra).

17.
I Colóquio 95 anos de Paulo Freire - Web Conferência -.I Colóquio 95 anos de Paulo Freire - Palestra Web Conferência. 2016. (Outra).

18.
I Colóquio 95 anos de Paulo Freire - Web Conferência - "O ensinar-aprender freireano"!.I Colóquio 95 anos de Paulo Freire - Palestra Web Conferência. 2016. (Outra).

19.
Informática educativa e aprendizagem matemática_XVI JORNADAS TRASANDINAS DE APRENDIZAJE. Informática educativa e aprendizagem matemática - XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizagem. 2016. (Congresso).

20.
MOODLE. 2016. (Seminário).

21.
O "fórum" digital: reflexões sobre a experiência do uso dessa ferramenta na educação de jovens e adultos - XVI JORNADAS TRASANDINAS DE APRENDIZAJE DE. O "fórum" digital: reflexões sobre a experiência do uso dessa ferramenta na educação de jovens e adultos - XVI JORNADAS TRASANDINAS DE APRENDIZAJE DE. 2016. (Congresso).

22.
O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem_XVI JORNADAS TRASANDINAS DE APRENDIZAJE. O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem - Mesa Redonda_XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. 2016. (Congresso).

23.
Seminário Municipal PNAIC: O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem.O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da Aprendizagem - Seminário Municipal PNAIC. 2016. (Seminário).

24.
XVIII ENDIPE - DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A QUALIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Congresso).

25.
XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. A prática de assembleias de classe e a indisciplina nas salas do Ensino Fundamental - Relato de experiência - XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. 2016. (Congresso).

26.
XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. A formação continuada de professores e o uso das tecnologias educacionais. 2016. (Congresso).

27.
1º Congresso Municipal dos Trabalhadores da Educação. Pra quê escola? A quem ela serve?. 2015. (Congresso).

28.
21º CIAED - Congresso Internacional ABED de Eduicação a Distância. Se eu fosse Ministro da Educação faria a seguinte proposta ao EAD. 2015. (Congresso).

29.
21º CIEAD - Congresso Internacional ABED de Educação. Mediação em Tutoria. 2015. (Congresso).

30.
Estratégias para Gestão da Escola em Cenários de Crise. 2015. (Outra).

31.
MoodleMoot Brasil 2015. 2015. (Outra).

32.
Pedagogia 2015. As políticas de descentralização e o impacto na escola. 2015. (Congresso).

33.
Portaria de Nomeação como Membro do Conselho Universitário.Portaria de Nomeação como Membro do Conselho Universitário - UNIMES. 2015. (Outra).

34.
Viagem Educacional à Rússia e Finlândia... 2014. (Outra).

35.
XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distãncia. 2014. (Congresso).

36.
Congresso Inicial de Capacitação: Transformação XXUNO. 2013. (Congresso).

37.
Palestra "Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!". 2013. (Outra).

38.
Encontro para Educadores "O brincar como conteúdo de ensino". 2012. (Encontro).

39.
Fórum Internacional de Tecnologia Educacional "O Professor e a Tecnologia Educacional Aplicada na Sala de Aula - Formar e Motivar par para a Inovação. 2012. (Outra).

40.
Palestra "Descentralização na Educação e os Impactos na Escola".Descentralização na Educação e os Impactos na Escola. 2012. (Outra).

41.
II Colóquio Internacional Brasil - Portugal: Mobilidade, Educação e Tecnologias. 2011. (Outra).

42.
I Seminário da Baixada Santista - Medicalização da Educação e da Sociedade: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2011. (Seminário).

43.
Palestra "Inovação Educativa". 2011. (Outra).

44.
Viagem Educacional à Dinamarca, Holanda e Turquia... 2011. (Outra).

45.
Viagem Internacional Educacional. 2011. (Outra).

46.
Seminário Internacional Tecnologias na Educação "Plano Tecnológico da Educação de Portugal e as competências TIC dos professoresw. 2010. (Seminário).

47.
12º Congresso Internacional de Educação a Distância. 12º Congresso Internacional de Educação a Distância. 2005. (Congresso).

48.
3ª Conferência do PGL.Consolidando Experiências em e-Learning. 2005. (Seminário).

49.
IV Encontro de Educação a Distância da Universidade Metodista.IV Encontro de Educação a Distância da Universidade Metodista. 2005. (Encontro).

50.
Mini-Curso MC 09 - Propriedade Intelectual e Educação a Distância Ementa. Mini-Curso MC 09 - Propriedade Intelectual e Educação a Distância Ementa. 2005. (Congresso).

51.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2005. (Encontro).

52.
VII Seminário Nacional da ANFOPE.VII Seminário Nacional da ANFOPE. 2005. (Seminário).

53.
Educação e Ambientes Formadores.Semana da Educação da UNIMES. 2004. (Encontro).

54.
III Encontro de Pesquisadores... 2004. (Encontro).

55.
Palestra "Encontros do Meio-Dia". 2004. (Outra).

56.
Palestra sobre A Influência de Paulo Freire e os Avanços da Educação Popular em Cuba.Palestra sobre A Influência de Paulo Freire e os Avanços da Educação Popular em Cuba. 2004. (Outra).

57.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Conhecimento Local e Conhecimento Universal. 2004. (Encontro).

58.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Sala de Aula: Discutindo a Prática Político-Pedagógica na Formação de Professores. 2004. (Encontro).

59.
Espaço Público e Gestão da Educação. III - Congresso Luso- Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2003. (Congresso).

60.
Forum: Educação Inclusiva-uma questão ideológica ou um problema social.Forum Educação Inclusiva. 2003. (Outra).

61.
Mesa Redonda "A Supervisão em Foco: ofício do gestor.A Supervisão em Foco: ofício do Gestor. 2003. (Outra).

62.
Minicurso- Formação, Função e o Papel do Pedagogo na Organização Escolar: Implicações Teórico-Metodológicas.. III Congresso Luso- Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2003. (Congresso).

63.
XXI Simpósio / IIICongresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação - Espaço Público e Gestão da Educação: desafios de um novo tempo. 2003. (Simpósio).

64.
Ensino Médio - Grupo de Trabalho.I Intercâmbio de Pesquisadores de Ensino Médio. 2002. (Encontro).

65.
Gestão Educacional - Aportes Freirianos.Gestão Educacional - Aportes Freirianos - Cátedra Paulo Freire - PUC/SP. 2002. (Seminário).

66.
IV Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional. 2002. (Simpósio).

67.
Seminário Interdisciplinar sobre Estado e Políticas Públicas na América Latina.Seminário Interdisciplinar sobre Estado e Políticas Públicas na America Latina. 2002. (Seminário).

68.
III Colóquio Internacional Paulo Freire. 2001. (Outra).

69.
Mini Curso - Orçamento Público da Educação - Desvendando a Caixa Preta. 2001. (Seminário).

70.
Congresso Internacional "Um olhar sobre Paulo Freire". Um olhar sobre Paulo Freire. 2000. (Congresso).

71.
Em busca de uma identidade.III Simpósio Nacional de Ensino Fundamental e Médio. 2000. (Simpósio).

72.
XIII Encontro Estadual da APASE.XIII Encontro Estadual da APASE. 1999. (Encontro).

73.
XIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e I Congresso Luso- Brasileiro de Política e Administração da Educação.Reflexão sobre políticas e administração da Educação- ANPAE. 1999. (Simpósio).

74.
I Seminnário Internacional sobre Avaliação e Currículo. 1998. (Seminário).

75.
Programa de Educação Continuada PEC/SEE... 1998. (Outra).

76.
III Congresso Latino-Americano de Administração da Educação. 1997. (Congresso).

77.
Seminário-Oficina.Seminário-Oficina. 1997. (Seminário).

78.
III Conferência Municipal de Educação - "Qualidade e Inclusão Social". 1996. (Outra).

79.
Seminário Ensino Básico na America Latina.Seminário Ensino Básico na América Latina: Experiências, Reformas, Caminhos.. 1996. (Seminário).

80.
VIII Semana de Educação - "Qualidade e Inclusão Social."Qualidade e Inclusão Social". 1996. (Outra).

81.
Encontro das Instituições Auxiliares das Escolas Municipais de Santos.Associação de Pais e Mestres - A.P.M.. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, E. S.. Jornada Pedagógica de Ensino e Formação Docente 2018. 2018. (Outro).

2.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Função de Professor. 2018. (Outro).

3.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Função de Tutor. 2018. (Outro).

4.
TAVARES, E. S.; SOUZA, R. ; ROSARIO, M. . 3º Colóquio Paulo Freire. 2018. (Outro).

5.
TAVARES, E. S.; SOUZA, R. ; OLIVEIRA, J. F. . II Colóquio Paulo Freire. 2017. (Outro).

6.
TAVARES, E. S.. Novo Marco Regulatório do Ensino Superior. 2017. (Outro).

7.
TAVARES, E. S.. Jornada Pedgógica 2017. 2017. (Outro).

8.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. ; MALAVASI, A. ; SCHNEIDER, A. L. ; NUNES, E. S. N. ; SANTOS, E. M. ; NATARIO, E. G. ; ALMEIDA, F. J. ; SANTOS, G. T. ; COELHO, I. S. ; SILVA, J. S. F. ; GOING, L. C. ; VOLPONI, M. C. ; NOFFS, N. E. A. ; BATISTA, N. A. ; BRITES, O. ; LOPES, P. C. C. ; BARROCAS, R. ; KALIL, S. ; VARES, S. F. ; BATISTA, S. ; GOMES, T. S. ; BATISTA, V. ; COSTA, V. A. ; SILVA, Z. B. . XVI Jornadas Trasandinas - Educação Emancipatória na America Latina: construindo caminhos para a equidade social. 2016. (Congresso).

9.
TAVARES, E. S.. Formação Continuada: Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE 3.0. 2016. (Outro).

10.
TAVARES, E. S.. I Colóquio: 95 anos de Paulo Freire. 2016. (Outro).

11.
TAVARES, E. S.. Cátedra Paulo Freire. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Elizabeth Carvalho Pires. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS: O ENFOQUE NA PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

2.
Rosangela Fortunato Prietro. O Programa Mais Educação - Do discurso à Prática: a realidade nas escolas de Santos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).

3.
Ana Maria Melle. A ASSEMBLEIA DE CLASSE E O DESENVOLVIMENTO DO RESPEITO À DIVERSIDADE.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Valerio da Luz Oliveira. Da arte rupestre a arte urbana: um novo olhar sobre o ensino da arte no ensino fundamental.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, . Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

2.
JUcelia da Cruz. As tecnologias de informação e comunicação como fator motivacional no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, . Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

3.
Patricia Rodrigues Carvalho dos Reis. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? TPACK E A RELEVÂNCIA DAS TIC NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) - Universidade Metropolitana de Santos, . Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Carrazoni Duarte Sitta. O aprender a aprender a Docência no Ensino Superior. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

2.
Alessandra Gonçalves da Silva. Programas de Mentoria: Amparando o Professor Docente no início de sua carreira profissional. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

3.
Elizandrey Suellen Paes. Graduação em Educação Física na Modalidade EaD. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

4.
Carolina Silva Lamarck. O portador de deficiência mental e sua família: como o núcleo familiar pode promover a inclusão. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

5.
Willian Monteiro dos Santos. Psicopedagogia: A formação do professor e a a transposição didática na matemática, alvanca para a aprendizagem. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

6.
Silvia Maria Lima. Intervenções psicopedagogicas em um amboente hospitalar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

7.
Mayra França Vargas. A psicopedagogia e a formação ética cidadâ: uma relação entre currículoescolar e professor. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

8.
Ana Paula da Silva Elias. As novas Tecnologias e a Prática Docente. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Claudia da Silva Calacio. O pedagogo na área de Recursos Humanos: sua relevância para o desenvolvimento dos indivíduos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Metropolitana de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.

Orientações de outra natureza
1.
Orientadora da Banca Examinadora de Qualificação de Curso. Orientadora da Banca Examinadora de Qualioficação de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Universidade Católica de Santos. Orientador: Elisabeth dos Santos Tavares.



Inovação



Produto tecnológico
1.
REIS, P. R. C. ; TAVARES, E. S. . Ambiente Virtual de formação: Redes e Saberes. 2017.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TAVARES, E. S.2012TAVARES, E. S.. As políticas de descentralização e o impacto na escola. Práticas Pedagógicas: Registros e Reflexões, v. 1, p. 1-11, 2012.

2.
TAVARES, E. S.2009TAVARES, E. S.; RAMACIOTTI, A. S. . Criação e desenvolvimento de revista científica de acesso aberto em formato digital - o caso da Revista Paidei@. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 2, p. 1, 2009.

3.
TAVARES, E. S.2012TAVARES, E. S.. Revisitando a temática da Formação Continuada dos Professores. Praticas Pedagógicas: Registros e Reflexões, v. 1, p. 1-18, 2012.

4.
TAVARES, E. S.2018TAVARES, E. S.; SANTOS, E. M. . Das determinações legais às práticas institucionalizadas: Formar professores?. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 10, p. 50-68-68, 2018.

5.
TAVARES, E. S.2016 TAVARES, E. S.; CAMBA, M. ; NATARIO, E. . As transformações que ocorrem no processo de conhecer ? a implementação de disciplinas semipresenciais em cursos presencias em uma instituição de ensino superior. PAIDÉI@ (SANTOS), v. 8, p. 1-16, 2016.


Livros e capítulos
1.
CAMBA, M. (Org.) ; TAVARES, E. S. (Org.) ; RAMACCIOTTI, A. (Org.) ; TUNES, R. H. (Org.) ; LOBO, M. N. (Org.) ; TONINI, R. (Org.) ; PAUL, N. L. F. (Org.) ; NOBREGA, J. J. (Org.) ; GALVAO, M. (Org.) ; MACEDO, D. O. R. (Org.) ; SANTOS, A. (Org.) ; PRETA, M. C. (Org.) ; SILVA, A. C. R. (Org.) ; FEITOSA, N. M. S. (Org.) ; COMELLI, F. A. M. (Org.) . 95 anos de Paulo Freire. 1ª. ed. São Paulo: Clube dos Autores, 2016. v. 250. 126p .

2.
SANTOS, A. C. L. (Org.) ; VIEIRA, E. C. A. P. (Org.) ; ADADA, P. (Org.) ; TAVARES, E. S. (Org.) . Tempo de Viver e Aprender. 1ª. ed. Santos: Demar Editora Gráfica, 2016. v. 1. 91p .

1.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. ; FEITOSA, N. M. S. . Política e Educação em Freire. In: Elisabeth dos Santos Tavares. (Org.). 95 anos de Paulo Freire. 1ªed.São Paulo: Clube dos Autores, 2016, v. 1, p. 113-126.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAVARES, E. S.. A Favor ou Contra o Fundamental em Educação. Jornal A Tribuna, Santos.


Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, E. S. ; TAVARES, E. S. . O desafio da Formação Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
TAVARES, E. S.. As políticas de descentralização e o impacto na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TAVARES, E. S.. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Santos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMBA, M. ; TAVARES, E. S. . O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. . As avaliações de larga escala no Brasil: desafios e intencionalidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TAVARES, E. S.; REIS, P. R. C. . Formação Docente e TPACK, Um Caminho para o Uso Pedagógico das TIC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TAVARES, E. S.. MoodleMoot Brasil 2017. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TAVARES, E. S.. Capacitação Docente sobre 'Requisitos Legais para Cursos de Graduação'. 2017. .

3.
SILVA, R. C. F. ; TAVARES, E. S. . MC 09 - Propriedade Intelectual e Educação a Distância Ementa. 2005. .

4.
SANTOS, E. M. ; TAVARES, E. S. . Formação para gestores e Coordenadores de Polos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
TAVARES, E. S.. Manual do professor. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas).

2.
TAVARES, E. S.. Regulamento Estagio Curricular Spervisionado para Bacharelados. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regulamento).

3.
TAVARES, E. S.. Orientações Estagio Curricular Spervisionado para Licenciatura em Pedagogia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização Estagio Curricular Supervisionado).

4.
TAVARES, E. S.. Guia do Aluno. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas - atualização).

5.
TAVARES, E. S.; LEITE, S. C. . Roteiro para o Professor Autor. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

6.
TAVARES, E. S.; LOBO, M. N. ; MACEDO, D. R. O. ; LEITE, S. . Portaria de Avaliação na Educação a Distãncia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático para a Modalidade Educação a Distância - UNIMES Virtual).

7.
TAVARES, E. S.; MACEDO, D. R. O. . Regulamento para Estágio Curricular Supervisionado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

8.
TAVARES, E. S.; REIPERT, E. . Regulamento de Atividades Complementares. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas - atualização).

9.
TAVARES, E. S.. Política e Organização da Educação Básica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Material Didático).

10.
TAVARES, E. S.. Sala de Egressos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sala virtual).

11.
TAVARES, E. S.; PRETA, M. C. . Apoio psico pedagógico ao discente. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sala virtual).

12.
TAVARES, E. S.; MIGUEL, M. L. ; PINTO, M. ; FERRETE, M. . Mecanismos de Nivelamento. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sala virtual).

13.
TAVARES, E. S.; BAFFA, C. M. ; CORTE, S. . Normas para Aproveitamento de Estudos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas).

14.
TAVARES, E. S.; FEITOSA, N. . Organização e funcionamento dos NEADs. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas - atualização).

15.
TAVARES, E. S.. Orientações para o tutor presencial. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

16.
TAVARES, E. S.. Orientações ao tutor virtual. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).

17.
TAVARES, E. S.; MACEDO, D. R. O. . PPP de Pedagogia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração e atualização de PPP).

18.
TAVARES, E. S.; SARDELICH, M. E. . Regimento Interno UNIMES Virtual. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Normas-atualização).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVARES, E. S.; NOBREGA, J. J. ; SOUZA, M. . O Novo Ensino Médio !?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TAVARES, E. S.. Semana Acadêmica da Pedagogia e da Matemática - O Ensino e a Aprendizagem no Ensino Fundamental: Desafios, Tensões e (Des) Construções. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
TAVARES, E. S.. O papel da avaliação externa para o desenvolvimento da aprendizagem - Mesa Redonda_XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAVARES, E. S.; CAMBA, M. ; MALAVASI, A. ; SCHNEIDER, A. L. ; NUNES, E. S. N. ; SANTOS, E. M. ; NATARIO, E. G. ; ALMEIDA, F. J. ; SANTOS, G. T. ; COELHO, I. S. ; SILVA, J. S. F. ; GOING, L. C. ; VOLPONI, M. C. ; NOFFS, N. E. A. ; BATISTA, N. A. ; BRITES, O. ; LOPES, P. C. C. ; BARROCAS, R. ; KALIL, S. ; VARES, S. F. ; BATISTA, S. ; GOMES, T. S. ; BATISTA, V. ; COSTA, V. A. ; SILVA, Z. B. . XVI Jornadas Trasandinas - Educação Emancipatória na America Latina: construindo caminhos para a equidade social. 2016. (Congresso).

2.
TAVARES, E. S.. Formação Continuada: Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE 3.0. 2016. (Outro).

3.
TAVARES, E. S.. I Colóquio: 95 anos de Paulo Freire. 2016. (Outro).

4.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Função de Professor. 2018. (Outro).

5.
TAVARES, E. S.. Processo Seletivo para Função de Tutor. 2018. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
TAVARES, E. S.. A grande rede de conhecimentos. 2017; Tema: Espaço para compartilhar ideias, ambientes interativos, aplicativos e notícias que vão além da sala de aula, formando uma grande rede de conhecimentos colaborativos. (Blog).



Outras informações relevantes


Tem grande interesse nos estudos das temáticas de Formação de Professores e da Identidade e função do Coordenador Pedagógico na Educação Básica.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 12:40:08