Daniela de Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3233244381103913
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, industrialização, ensino profissionalizante, ditadura militar, cinema e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela de Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, D.;DE CAMPOS, DANIELA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Farroupilha.
Av. São Vicente, 785
Cinquentenário
95180000 - Farroupilha, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2014
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História.
Programa de Pós-Graduação em História, PUCRS, Brasil.
Título: A Campanha Operário Padrão: como se tornar um modelo de trabalhador 1970-1985, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Claudia Musa Fay.
Palavras-chave: Trabalho; Disciplinamento; Operariado; Industriais; SESI.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2004
Mestrado em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: O ensino profissional no Brasil e a criação do SENAI: o caso do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Flavio Madureira Heinz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino profissional; Formação profissional; Indústria; Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1995 - 2001
Graduação em História Licenciatura Plena.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Disciplinando Trabalhadores.
Orientador: Cleci Eulália Favaro.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Moodle Básico para Professores. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2018 - 2018
Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2018 - 2018
Educação a Distância. (Carga horária: 25h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2018 - 2018
Repositórios de Materiais Didáticos Digitais e Direitos de Uso. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2018 - 2018
Qualidade de Cursos em Educação a Distância. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2017 - 2017
Chora PPT: como criar apresentações incríveis. (Carga horária: 12h).
Perestroika, PERESTROIKA, Brasil.
2017 - 2017
Storytelling: muito mais do que contar Histórias. (Carga horária: 2h).
Descola, DESCOLA, Brasil.
2016 - 2016
Rock'n Cine: a História do Rock'n Roll no Cinema. (Carga horária: 6h).
CineUm Cursos de Cinema, CNU, Brasil.
2015 - 2015
2o. Curso de Capacitação para Extensionistas. (Carga horária: 15h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2014 - 2014
1o. Curso de Capacitação para Extensionistas. (Carga horária: 15h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Ensino de História da África. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introdução à Fotografia. (Carga horária: 20h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2012 - 2012
A Bricolagem da História - Fontes orais e visuais. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Gestão da Internacionalização Universitária. (Carga horária: 130h).
Associação Nacional Dirigentes Instituições Federais de Ensino Superior, ANDIFES, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Projeto de Extensão Fronteiras do Pensamento. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Educação anti-racista no cotidiano escolar. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Formação em História e Cultura Afro-Brasileira e A. (Carga horária: 40h).
Ágere Cooperação em Advocacy, ÁGERE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Rompendo o Silêncio: história e cultura afro-brasi. (Carga horária: 83h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Cultura Indígena e Afro-brasileira na Escola
Teoria e Prática do Ensino de Ciências Sócio-Históricas II
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Representante da área de Ciências Humanas na Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação.
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração de proposta de curso de especialização Metodologias de Ensino para Professores do Ensino Médio.
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do IFRS - Campus Farroupilha.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação e Gestão de Ensino - Representante de Curso Superior de Licenciatura.
10/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Farroupilha, .

08/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Trabalho e suas relações
04/2016 - Atual
Direção e administração, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Formação de Professores para os Componentes Curriculares da Educação Profissional.
9/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Representante Docente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Formação de Professores.
07/2014 - Atual
Ensino, Formação de Professores para os Componentes Curric, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Pesquisa em Ensino e Educação
Práticas Pedagógicas na Educação Profissional II
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Farroupilha, .

08/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I
História II
História III
9/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Presidente da Banca de Seleção do Processo Seletivo Discente do Curso de Formação de Professores.
11/2017 - 11/2017
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Reitoria, IFRS - Reitoria.

Atividade realizada
Avaliadora no 6o. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia de Projetos
11/2016 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro Comissão de Elaboração de Novo Projeto Pedagógico do Curso de Formação de Professores.
02/2017 - 02/2017
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Reitoria, IFRS - Reitoria.

Atividade realizada
Membro de Banca de Avaliação de Desempenho Didático na área de Pedagogia. Concurso Público do IFRS - Edital 19/2016.
10/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Presidente da Banca de Seleção do Processo Seletivo Discente - Curso Formação de Professores para os Componentes Curriculares da Educação Profissional.
02/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Grupo de Trabalho para Elaboração de Projetos Interdisciplinares do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
11/2016 - 11/2016
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Reitoria, IFRS - Reitoria.

Atividade realizada
Avaliadora do 5o. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
05/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.
02/2016 - 03/2016
Direção e administração, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Coordenadora substituta do Curso de Formação de Professores para os Componentes Curriculares da Educação Profissional.
8/2015 - 12/2015
Extensão universitária , IFRS - Campus Farroupilha, .

Atividade de extensão realizada
Histórias de velhos: valorização de histórias e memórias de um grupo de idosos da cidade de Farroupilha-RS.
07/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Comissão Interna de Seleção e Avaliação dos programas Institucionais de Bolsas do CNPq no IFRS.
11/2015 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Reitoria, IFRS - Reitoria.

Atividade realizada
Avaliadora no 4o. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS.
11/2015 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Reitoria, IFRS - Reitoria.

Atividade realizada
Orientadora de trabalho apresentado no 2o. Seminário de educação Profissional e Tecnológica do IFRS - SEMEPT. Título do trabalho: IFCine: Diálogos interdisciplinares através de obras cinematográficas..
07/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do Concurso Cultural para escolha do Logotipo do NEABI.
06/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro da banca de avaliação do Processo Seletivo Discente para o Curso de Formação de Professores para os Componentes Curriculares da Educação Profissional.
05/2015 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Comissão Interna de Seleção e Avaliação dos programas Institucionais de Bolsas do CNPq no IFRS.
05/2015 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Comissão Interna de Seleção e Avaliação dos programas Institucionais de Bolsas da FAPERGS no IFRS.
05/2014 - 12/2014
Direção e administração, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Coordenadora Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.
03/2014 - 12/2014
Extensão universitária , IFRS - Campus Farroupilha, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão IFCINE: a história contemporânea nas obras cinematográficas.
03/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
02/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Integrante do grupo de estudo da viabilidade de implantação de curso de licenciatura no câmpus Farroupilha.
10/2014 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Reitoria, IFRS - Reitoria.

Atividade realizada
Orientação do trabalho "Campanha Diretas Já no Rio Grande do Sul" apresentado pelo bolsista Braian Erlindo Horn de Borba no 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - IFRS.
10/2014 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Reitoria, IFRS - Reitoria.

Atividade realizada
Avaliadora de trabalhos no 3º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS.
10/2013 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão Eleitoral para Coordenadores de Cursos.
03/2014 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Campus Porto Alegre, IFRS - Campus Porto Alegre.

Atividade realizada
Avaliadora ad hoc de projeto de pesquisa.
09/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para elaboração do PPC do curso Ensino Médio Inovador.

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em assuntos educacionais, Carga horária: 40

Atividades

12/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Conselheira.
06/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Câmara de Legislação e Normas.
12/2007 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Implantação e Acompanhamento do REUNI.
01/2007 - 07/2013
Serviços técnicos especializados , Reitoria, .

Serviço realizado
Técnica em assuntos educacionais.
08/2008 - 08/2011
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Chefe de Gabinete.
5/2008 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comite Gestor das Bolsas REUNI de Assistência ao Ensino.
4/2008 - 6/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Recursos Humanos, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Concursos.

Prefeitura Municipal de Esteio, PMESTEIO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2005 - 01/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, ., Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

05/2003 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Prefeitura Municipal de Montenegro, ., Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22

Atividades

06/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História e Geografia

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professora estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária
Outras informações
Professora Estagiária no Programna de Educação Básica de Jovens e Adultos Trabalhadores - Projeto II - Supletivo de Trabalhadores

Atividades

07/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História e Geografia


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisas em Educação, Sociedade e Trabalho
2.
História e Sociedade no Brasil Contemporâneo

Objetivo: A linha de pesquisa tem como objetivo fomentar trabalhos que priorizem a análise e a compreensão da sociedade brasileira contemporânea. As pesquisas voltam-se, especialmente, para o entendimento da conjuntura política no contexto pós golpe civil-militar de 1964, suas imbricações com a realidade latinoamericana e a relevância dos movimentos sociais nessa conjuntura..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Ditadura militar; Movimentos sociais; História do Tempo Presente; História Política; História do Brasil Contemporâneo.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Diretas Já: a Campanha nas páginas do jornal Zero Hora
Descrição: O projeto intitulado 'Diretas Já: a Campanha nas páginas do Jornal Zero Hora' tem como objetivo analisar de que forma um dos principais periódicos do Rio Grande do Sul, o jornal Zero Hora, noticiou os eventos relacionados à campanha para eleição direta para Presidente da República, desde março de 1983 até o início do ano seguinte. Sabe-se que muitas empresas jornalísticas alinharam-se ideologicamente ao regime militar, posição que se modificou, em muitos casos, com a crise econômica que assolou o país no final da década de 1970, após a euforia gerada pelo milagre econômico, e a pressão para que o governo promovesse a abertura política. Portanto o estudo da Campanha Diretas Já, contribui para a ampliação do conhecimento histórico e social do período, além de examinar o papel da imprensa escrita local no ocaso da ditadura militar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniela de Campos - Coordenador / Andrei Marcelo da Rosa - Integrante / Dimy Dornelles - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2016 - 2017
Diretas Já: a Campanha nas páginas do Jornal Zero Hora
Descrição: O projeto intitulado 'Diretas Já: a Campanha nas páginas do Jornal Zero Hora' tem como objetivo analisar de que forma um dos principais periódicos do Rio Grande do Sul, o jornal Zero Hora, noticiou os eventos relacionados à campanha para eleição direta para Presidente da República, desde março de 1983 até o início do ano seguinte. Sabe-se que muitas empresas jornalísticas alinharam-se ideologicamente ao regime militar, posição que se modificou, em muitos casos, com a crise econômica que assolou o país no final da década de 1970, após a euforia gerada pelo milagre econômico, e a pressão para que o governo promovesse a abertura política. Portanto o estudo da Campanha Diretas Já, contribui para a ampliação do conhecimento histórico e social do período, além de examinar o papel da imprensa escrita local no ocaso da ditadura militar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
A Campanha Diretas Já no Rio Grande do Sul
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende analisar de que forma os principais periódicos sul-rio-grandenses trataram o movimento intitulado de 'Campanha Diretas Já' e suas manifestações nas principais cidades do Rio Grande do Sul. A pesquisa será efetuada no Museu Hipólito José da Costa, local em que se encontra o acervo da mídia impressa do Rio Grande do Sul. Com a pesquisa se deseja descrever as manifestações que defendiam a eleição direta para presidente da República e também analisar criticamente o papel do jornal na divulgação do movimento, uma vez que, após o golpe civil-militar de 1964 a maioria das empresas jornalísticas de grande porte no país alinhou-se com o regime vigente, mudando seu discurso a partir da abertura política, após 1979..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
Classificação, Organização e Arrolamento de Fontes Documentais do Arquivo Passivo do Hospital São Pedro de Porto Alegre. Industrialização e Disciplinamento (1940-1950)
Descrição: Frente às profundas mudanças que vêm atingindo os trabalhadores, em virtude da automatização da produção e dos serviços com o uso de novos e mais sofisticados recursos tecnológicos - cujos efeitos imediatos são medidos pela marginalização de significativos contingentes de homens e mulheres em idade e condições de inserção no mercado de trabalho - são cada vez mais freqüentes os estudos visando demonstrar os efeitos nocivos de tais ações sobre o equilíbrio emocional e afetivo e sobre os comportamentos sociais dos indivíduos e das sociedades contemporâneas. O sofrimento mental, em diferentes graus, tende a aumentar, demandando políticas públicas e práticas sociais por parte de um Estado que se omite, delegando à sociedade civil responsabilidades que não lhe cabe assumir.Resguardadas a época e as condições do processo produtivo, o Brasil (a sociedade brasileira, melhor dizendo) já vivenciou uma situação semelhante quando, ao instalar-se no país o "modelo de substituição de importações", na década de 1930, milhares de indivíduos (em especial imigrantes ou descendentes de imigrantes) foram atraídos para as áreas urbanas em busca de trabalho, diante das carências de toda ordem experimentadas nas áreas rurais. O êxodo promoveu a ocupação rápida e desordenada das cidades, demandando medidas destinadas a "conter" os comportamentos indesejáveis (ou assim considerados, pelas camadas dominantes), "disciplinando" os setores populares para o trabalho "produtivo". No caso do Rio Grande do Sul, um desses "lugares de disciplinamento" foi o Hospital Psiquiátrico "São Pedro", de Porto Alegre, que registrou 6.818 internamentos entre 1930 e 1940. Para o conjunto populacional do Estado, tais valores representam, na prática, o fato de que um número elevado de indivíduos, de ambos os sexos, estava sendo colocado à margem da sociedade. No conjunto dos Prontuários analisados é possível constatar que a preocupação com a questão do "trabalho" é uma constante...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniela de Campos - Integrante / Cleci Eulalia Favaro - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - 2017
Desmistificando papeis sociais: promovendo a discussão sobre gênero e cidadania com a juventude do município de Farroupilha/RS
Descrição: O Projeto Desmistificando papeis sociais: promovendo a discussão sobre gênero e cidadania com a juventude do município de Farroupilha/RS pretende ser um espaço de estudo, discussão e de inserção nas escolas da cidade. Também objetiva, a partir das discussões e ações, criar as condições para a emergência do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Gênero e Sexualidade no Campus Farroupilha..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Encontro de gerações: valorizando histórias e construindo saberes
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
IFCine: discutindo arte através do cinema
Descrição: O projeto tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão aberto a todos aqueles que se interessam por cinema, música e artes de forma geral. Por meio da exibição de filmes, previamente escolhidos pela equipe organizadora do projeto, e que estejam relacionados com a música, principalmente, mas também com outras formas de expressão artística (fotografia, teatro, dança, literatura), pretende-se fomentar a discussão sobre o espaço da arte no cotidiano e na formação das pessoas. As atividades ocorrerão mensalmente com exibições de filmes na Escola Pública de Música de Farroupilha. As sessões serão abertas ao público com debates posteriores.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Tópicos de História: discutindo História através do Enem
Descrição: O curso tem por objetivo discutir temas relacionados à disciplina de História e como esses se inserem no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, numa abordagem reflexiva sobre os assuntos. A ação visa contemplar, essencialmente, jovens estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, oriundos de escolas de Farroupilha, e que desejam aprofundar conhecimentos acerca da disciplina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Promovendo a Integração de Geracões: desenvolvimento de atividades lúdicas e culturais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Histórias de velhos: valorização de histórias e memórias de um grupo de idosos da cidade de Farroupilha-RS
Descrição: Realização de entrevistas com idosos residentes da Casa de Repouso Recanto das Borboletas com o objetivo de construir uma história local calcada na memória desses indivíduos. As histórias de vida funcionarão como um elo entre as gerações envolvidas no projeto, ou seja, jovens estudantes do ensino médio e os idosos. Além disso, a possibilidade de narrar suas experiências pode ser um importante elemento de valorização desses idosos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
IFCine - A História contemporânea nas obras cinematográficas
Descrição: O projeto de extensão IFCine: a História Contemporânea nas obras cinematográficas tem como objetivo principal refletir sobre temas sociais vinculados à contemporaneidade por meio de obras cinematográficas. Pretende-se, a partir da visualização das obras fílmicas e posterior debate, discutir problemas inerentes à sociedade, considerando recursos conceituais das áreas da História, das Ciências Sociais e das Artes, analisando a linguagem cinematográfica utilizada pelo diretor do filme. A proposta, vinculada ao Programa Cultura Viva, destina-se especialmente aos discentes do IFRS-Câmpus Farroupilha, mas também aos servidores do Câmpus e à comunidade externa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
O homem e o meio natural: a busca do desenvolvimento sustentável
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
Utilizando jogos no Ensino Médio: possibilidades didáticas para as disciplinas de Química e História
Descrição: Trata-se de projeto de ensino que visa estudar e desenvolver jogos temáticos para as disciplinas de Química e História para utilização em sala de aula, a fim de melhorar a compreensão dos alunos sobre temas relacionados a essas disciplinas. Os materiais serão elaborados, bem como as instruções dos jogos, pelos alunos bolsistas do projeto, baseados em jogos físicos já existentes (cartas, tabuleiros, etc). Esse projeto dará continuidade a dois outros projetos desenvolvidos no ano de 2016, de forma independente para as disciplinas envolvidas, otimizando experiências e recursos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História
Descrição: Trata-se de projeto de ensino que visa estudar e desenvolver jogos temáticos de História para utilização em sala de aula, a fim de melhorar a compreensão dos alunos sobre a disciplina. Os materiais serão elaborados, bem como as instruções dos jogos, pelos alunos bolsistas do projeto, baseados em jogos físicos já existentes (cartas, tabuleiros, etc). O projeto também pretende desenvolver jogos digitais, em parceria com a área de Informática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
IFCine: diálogos interdisciplinares através de obras cionematográficas
Descrição: Projeto interdisciplinar voltado aos alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS - Campus Farroupilha.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Conexão Sociedade e Meio Ambiente
Descrição: Projeto interdisciplinar voltado aos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio, envolvendo as áreas de História, Geografia, Química, Língua Portuguesa e Literatura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Ambiente e Cultura: antropização do espaço geográfico
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
IFCine: diálogos interdisciplinares através de obras cinematográficas
Descrição: Exibição e discussão de temas transdisciplinares envolvendo várias áreas do conhecimento. O projeto também compreende propostas de avaliação alternativas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Destaque - Categoria Pesquisa, 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural - IFRS Campus Farroupilha.
2016
Destaque Ciências Humanas - Nível Médio, 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE CAMPOS, DANIELA2018DE CAMPOS, DANIELA. Operário Padrão: o modelo de trabalhador segundo os empresários industriais durante a ditadura militar brasileira. Oficina do Historiador, v. 11, p. 42-56, 2018.

2.
CAMPETTI, PEDRO HENRIQUE DE MORAIS2017CAMPETTI, PEDRO HENRIQUE DE MORAIS ; DE CAMPOS, DANIELA . Situação-Problema: um Método para o Ensino de Economia. EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS, v. 8, p. 85, 2017.

3.
CAMPOS, D.;DE CAMPOS, DANIELA2003CAMPOS, D.. A categoria trabalho na sociedade brasileira: do final do século XIX aos anos 1930. Revista de Tecnologia e Ambiente, Criciuma, v. 9, n.2, p. 33-43, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, D.. Cordiais saudações sindicais: a Comissão Intersindical do Rio Grande do Sul. In: PESSANHA, Elina; MEDEIROS, Leonilde Servolo de. (Org.). Resistência dos Trabalhadores na Cidade e no Campo. 1ed.São Paulo - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; CUT, 2015, v. 3, p. 50-59.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPOS, D.. Tempo, internet e história. Varanda Cultural, Porto Alegre, p. 10 - 10, 01 abr. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, D.. A Campanha Diretas Já através das páginas do jornal Zero Hora. In: III Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2017, Florianópólis. Anais do III Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis: UDESC, 2017.

2.
CAMPOS, D.. Histórias de velhos: o que os idosos podem ensinar a jovens estudantes do ensino médio. In: XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016, Porto Alegre. Anais eletrônicos do XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016.

3.
CAMPOS, D.. A Campanha Operário Padrão: uma iniciativa para a conformação dos trabalhadores durante a ditadura militar. In: Seminário 1964-2014: um olhar crítico, para não esquecer, 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos do Seminário 1964-2014 : um olhar crítico, para não esquecer. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, 2014.

4.
CAMPOS, D.. Isso ficou na História... O concurso Operário Padrão na fala dos trabalhadores. In: XI Encontro Nacional de História Oral, 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XI Encontro Nacional de História Oral, 2012.

5.
CAMPOS, D.. Trabalhadores em arquivos privados: o operário modelo através dos documentos do SESI. In: XXI Encontro Estadual de História, 2012, Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - Anpuh-SP. Campinas: Anpuh - SP, 2012.

6.
CAMPOS, D.. Operário Padrão, cidadão de prestígio. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo, 2011.

7.
CAMPOS, D.. Conformando trabalhadores: o SESI e o concurso operário padrão. In: VI Encontro Regional Sul de História Oral, 2011, Pelotas. VI Encontro Regional Sul de História Oral - Narrativas, Fronteiras e Identidades. Pelotas, 2011.

8.
CAMPOS, D.. O ENSINO PROFISSIONAL DO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. In: II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010, Belo Horizonte. II SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2010.

9.
CAMPOS, D.. A Campanha Operário Padrão: as virtudes de um bom trabalhador. In: X Encontro Estadual de História, 2010, Santa Maria. Encontro Estadual de História - ANPUH-RS, 2010.

10.
CAMPOS, D.. Operários no cinema brasileiro. Estudo dos personagens Tião de Eles não usam black-tie e Severino de O homem que virou suco. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009.

11.
CAMPOS, D.. OPERÁRIO PADRÃO: UMA CATEGORIA ESQUECIDA PELA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA. In: VII Congresso Internacional de estudos Ibero-Americanos, 2008, Porto Alegre. Anais VII Congresso de Estudos Ibero-Americanos, 2008.

12.
CAMPOS, D.. 'É nóis na fita" : o movimento hip-hop na escola. In: IV Congresso Internacional de Educação: A Educação nas Fronteiras do Humano, 2005, São Leopoldo - RS. CD do IV Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DORNELLES, D. ; DE CAMPOS, DANIELA . A Ideologia da reconciliação nas páginas de Zero Hora. In: PEnsE 2018 - 4ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2018, Farroupilha. Anais do PEnsE 2018 - 4ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2018.

2.
ARMAS, L. D. A. ; DE CAMPOS, DANIELA . Estratégias para aprender melhor. In: PEnsE 2018 - 4ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2018, Farroupilha. Anais do PEnsE 2018 - 4ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2018.

3.
ALVES, K. F. ; DE CAMPOS, DANIELA ; ANTUNES, P. ; XAVIER, A. J. ; SOUZA, E. M. ; BALBINOT, K. . Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare. In: PEnsE 2018 - 4ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2018, Farroupilha. Anais do PEnsE 2018 - 4ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2018.

4.
DORNELLES, D. ; CAMPOS, D. . Negociação e consenso: a ideologia da reconciliação nas charges e editoriais de Zero Hora. In: 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), 2018, Bento Gonçalves. Anais do 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), 2018.

5.
ROSA, A. M. ; DORNELLES, D. ; CAMPOS, D. . Diretas ou Consenso? Análise da campanha Diretas Já em editoriais do jornal Zero Hora. In: 6o. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Bento Gonçalves. Anais do 6o. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Bento Gonçalves: IFRS, 2017. v. 6.

6.
ROSA, A. M. ; DORNELLES, D. ; CAMPOS, D. . Abertura e consenso: Diretas Já em editoriais do jornal Zero Hora.. In: 3a. Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2017, Farroupilha. 3a. Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha. Farroupilha/RS: IFRS, 2017.

7.
DORNELLES, D. ; ROSA, A. M. ; CAMPOS, D. . Jornal Zero Hora e a Campanha Diretas Já: uma tentativa de reconciliação. In: 3ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2017, Farroupilha. Anais da 3ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha. Farroupilha/RS: IFRS, 2017.

8.
CASTALDO, B. ; DUARTE, A. L. ; CESARO, I. A. ; SILVEIRA, C. B. ; CAMPOS, D. . Desmistificando papéis sociais: implantação do NEPGS Campus Farroupilha do IFRS. In: 5o. Seminário de Extensão, 2017, Bento Gonçalves. Anais do 5o. Seminário de Extensão do IFRS. Bento Gonçalves/RS: IFRS, 2017.

9.
DUARTE, A. L. ; CASTALDO, B. ; CESARO, I. A. ; SILVEIRA, C. B. ; CAMPOS, D. . Desmistificando papéis sociais: problematizando modelos e construindo novos olhares. In: 3ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2017, Farroupilha. Anais da 3ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha. Farroupilha/RS: IFRS, 2017.

10.
ROSINA, E. A. ; BARROS, R. N. ; CAMPOS, D. ; BARBOSA, E. M. C. . Utilizando jogos no ensino médio: possibilidades didáticas para as disciplinas de Química e História. In: 3ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha, 2017, Farroupilha. Anais da 3ª Jornada Científica e Tecnológica do IFRS Campus Farroupilha. Farroupilha/RS: IFRS, 2017.

11.
ROSA, A. M. ; CAMPOS, D. . Diretas Já: a Campanha nas páginas do Jornal Zero Hora. In: 5o. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2016, Bento Gonçalves. Anais Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2016. v. 5.

12.
LEISSMANN, C. L. ; CAMPOS, D. . IFCine: discutindo arte através do cinema. In: 4. Seminário de Extensão, 2016, Bento Gonçalves. SEMEX Resumos, 2016. v. 4.

13.
GENGNAGEL, E. ; DITADI, A. ; BARBOSA, E. M. C. ; CAMPOS, D. . Encontro de gerações: valorizando histórias e construindo saberes. In: 4o. Seminário de Extensão, 2016, Bento Gonçalves. SEMEX Resumos, 2016. v. 4.

14.
SCHMAEDECK, M. ; DORNELLES, D. ; CAMPOS, D. . Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História. In: 3o. Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, 2016, Bento Gonçalves. Anais Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, 2016. v. 3.

15.
ROSA, A. M. ; CAMPOS, D. . Direta ou Indireta: o problema da sucessão presidencial no ocaso da ditadura militar brasileira nas páginas de Zero Hora. In: 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha, 2016, Farroupilha. PEnsE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha. Farroupilha, 2016.

16.
SCHMAEDECK, M. ; DORNELLES, D. ; CAMPOS, D. . Bingo da História: modelo de jogo para a disciplina de História. In: PEnsE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha, 2016, Farroupilha. PEnsE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha. 2016, 2016.

17.
DORNELLES, D. ; CAMPOS, D. . Na História: modelo de jogo para a disciplina de história. In: PEnsE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha, 2016, Farroupilha. PEnsE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha. Farroupilha, 2016.

18.
LEISSMANN, C. L. ; CAMPOS, D. . Música e Cinema: uma ação de extensão entre o Campus Farroupilha e a Escola Pública de Música. In: PEnsE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha, 2016, Farroupilha. PEnsE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Farroupilha. Farroupilha, 2016.

19.
CAMPOS, D.. Redemocratização no Brasil e no Chile: estudo sobre a Campanha Diretas Já e o Plebiscito de 1988. In: II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, 2016, São Paulo. II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo: ECA-USP, 2016.

20.
ROSA, A. M. ; AGAZZI, L. ; CAMPOS, D. . História de Velhos: valorização de histórias e memórias de um grupo de idosos da cidade de Farroupilha-RS. In: 3o. Seminário de Extensão, 2015, Bento Gonçalves. Semex em Resumos, 2015. v. 3.

21.
ROSA, A. M. ; CAMPOS, D. . IFCine: A História Contemporânea nas obras cinematográficas. In: 2o. Seminário de Extensão, 2014, Bento Gonçalves. Semex em Resumos, 2014. v. 2.

22.
CAMPOS, D.. Formação profissional do operariado brasileiro. In: I Colóquio Internacional Trabalho e Sociedade Solidária, 2003, São Leopoldo. Caderno de Resumos do 1° Colóquio Internacional Trabalho e Sociedade Solidária37. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. p. 37-37.

23.
CAMPOS, D.; BUENO, M.P. ; TOMAZINI, A. F. ; INDA, L. A. V. ; RODRIGUEZ, D. ; FAVARO, C. E. . Industrialização, Urbanização e Disciplinamento. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. CD e Livro de Resumos XIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2002. p. 511-511.

24.
CAMPOS, D.; BUENO, M.P. ; TOMAZINI, A. F. ; INDA, L. A. V. ; RODRIGUEZ, D. . Industrialização, Urbanização e Disciplinamento (1941-1950). In: XIII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2002, Porto Alegre. CD e Livro de Resumos do XIII Slão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 511-511.

25.
CAMPOS, D.; INDA, L. A. V. ; GOMES, R. C. M. ; RIES, V. ; BUENO, M.P. ; TOMAZINI, A. F. . Classificação, Organização e Arrolamento de Fontes Documentais do Arquivo PAssivo do Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre. Urbanização e Disciplinamento no Rio Grande do Sul (1940-1950). In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. CD e Livro de Resumos XII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2000. p. 505-506.

26.
GOMES, R. C. M. ; INDA, L. A. V. ; CAMPOS, D. ; RIES, V. ; BUENO, M.P. ; TOMAZINI, A. F. . Imagens e Palavras - Iconografia e Linguagens no Processo de Transmissão e Preservação de Valores Culturais na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. In: XII Salão de Iniciação Científica, 2000, Porto Alegre. CD e Livro de Resumos XII Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2000. p. 505-505.

27.
CAMPOS, D.; GOMES, R. C. M. ; RIES, V. ; FAVARO, C. E. . Transmissão e Preservação de Valores Culturais na Região Colonial Italiana do RS: a Questão do Trabalho. In: Exponha-se 2000, 2000, São Leopoldo - RS. Livro de Resumos do Exponha-se 2000. São Leopoldo: Unisinos, 2000. p. 71-72.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, D.. A integração e a Reforma do Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DE CAMPOS, DANIELA. História e Cinema em sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, D.. A Campanha Diretas Já através das páginas do jornal Zero Hora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
CAMPOS, D.. A Campanha Diretas Já no Rio Grande do Sul através das páginas do jornal Zero Hora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMPOS, D.. Operário Padrão: o modelo de trabalhador segundo os empresários industriais durante a ditadura militar brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CAMPOS, D.. Uso do cinema como experiência interdisciplinar a partir da visão das ciências humanas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAMPOS, D.. A Campanha Operário Padrão: uma iniciativa para a conformação dos trabalhadores durante a ditadura militar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPOS, D.. Cordiais saudações sindicais: A Comissão Intersindical do Rio Grande do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAMPOS, D.. Isso ficou na História... O concurso Operário Padrão na fala dos trabalhadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMPOS, D.; LEITE, M. C. M. . O trabalho na história e a legislação trabalhista no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CAMPOS, D.. Trabalhadores em arquivos privados: o operário modelo através dos documentos do SESI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
CAMPOS, D.. Conformando trabalhadores: o SESI e o concurso operário padrão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAMPOS, D.. Operário Padrão, cidadão de prestígio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
CAMPOS, D.. A Campanha Operário Padrão: as virtudes de um bom trabalhador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CAMPOS, D.. Operários no cinema brasileiro: estudo dos personagens Tião de Eles não usam blac-tie e Severino de O homem que virou suco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CAMPOS, D.; FAY, C. M. . Operário Padrão: uma categoria esquecida pela historiografia brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CAMPOS, D.. Formação profissional do operariado brasileiro: a criação do SENAI. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, D.. Consultora Ad hoc para avaliação de projetos de pesquisa do IF FArroupilha. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPOS, D.. Avaliadora ad hoc da Revista de História da Universidade Estadual de Goiás. 2017.

2.
CAMPOS, D.. Avaliadora Ad Hoc em Projetos de Pesquisa Científica ou tecnológica do IF Farroupilha. 2017.

3.
CAMPOS, D.. Avaliadora ad hoc da Revista Educação & Tecnologia (ISSN 1414-5057). 2015.

4.
CAMPOS, D.. Avaliadora ad hoc da Revista de História da Universidade Esatdual de Goiás. 2015.

5.
CAMPOS, D.. Avaliadora ad hoc de Programas e Projetos de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARMAS, L. D. A. ; CAMPOS, D. . Estratégias para Aprender Melhor. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CAMPOS, D.. O uso do cinema em sala de aula. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, M. C. ; PRITSCH, M.I.N ; CAMPOS, D. ; FREITAS, Olívia Barros de . Catálogo da Produção Científica da UFCSPA. 2011. (Editoração/Catálogo).

4.
VERONEZI Cappellari, Marcia Schmitt ; CAMPOS, D. ; GRIZA, A. ; FREITAS, Olívia Barros de . UFCSPA 50 anos. 2011. (Apoio).

5.
CAMPOS, D.. Números e Indicadores Institucionais UFCSPA 2010. 2010. (Editoração/Catálogo).

6.
OLIVEIRA, M. C. ; PRITSCH, M.I.N ; CAMPOS, D. ; FREITAS, Olívia Barros de . Catálogo da Produção Científica 2010. 2010. (Editoração/Catálogo).

7.
CAMPOS, D.. Números e Indicadores Institucionais UFCSPA 2009. 2009. (Editoração/Catálogo).

8.
OLIVEIRA, M. C. ; PRITSCH, M.I.N ; CAMPOS, D. ; FREITAS, Olívia Barros de . Catálogo da Produção Científica UFCSPA 2009. 2009. (Editoração/Catálogo).

9.
CAMPOS, D.. Números e Indicadores Institucionais UFCSPA 2008. 2008. (Editoração/Catálogo).

10.
OLIVEIRA, M. C. ; PRITSCH, M.I.N ; CAMPOS, D. . Catálogo de Produção Científica UFCSPA 2008. 2008. (Editoração/Catálogo).

11.
OLIVEIRA, M. C. ; PRITSCH, M.I.N ; RIBEIRO, J. V. Z. ; CAMPOS, D. . Catálogo de Produção Científica FFFCMPA 2007. 2007. (Editoração/Catálogo).

12.
BONAMIGO, T.P. ; OLIVEIRA, M. C. ; PRITSCH, M.I.N ; SCHROER, M. T. ; BARROSO, V.L.M. ; CAMPOS, D. . Memórias da Criação da Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. 2007. (Apoio).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FAVARO, C. E. ; CAMPOS, D. . Exposição Imagens e Palavras nos Panos de Parede. 2000. Outra.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAIM, V. C.; CAMPOS, D.; PAZ, C. T. N.. Participação em banca de Paulo Roberto Janissek.Abordagens e estratégias de ensino: possibilidades e implicações para o ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
PAIM, V. C.; CAMPOS, D.; ALMEIDA, J. P.. Participação em banca de Faride Rocha Curi.A evasão escolar nos cursos técnicos da Escola Estadual Técnica Caxias do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
PAIM, V. C.; CAMPOS, D.; ALMEIDA, J. P.. Participação em banca de Douglas Severo Silveira.Aprendizagem baseada em projetos aplicada em disciplina de Programação de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: reflexões sobre a aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
SILVEIRA, C. B.; CAMPOS, D.; CHAVES, C. W.. Participação em banca de Vanderlei Conte.Estresse gerado pelo trabalho: estudo de caso com gestores de uma empresa moveleira de Bento Gonçalves-RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
PAIM, V. C.; CAMPOS, D.; PAZ, C. T. N.. Participação em banca de Adelano Esposito.Implementação de uma prática de avaliação processual na Educação Profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
CAMPOS, D.; RIBAS, E.. Participação em banca de Leonardo Cury.Modelos didáticos analógicos como método de ensino de citologia vegetal: implicações da teoria de Vygotsky nos processos educativos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
CAMPOS, D.; RIBAS, E.. Participação em banca de Claudia Soave.Aprendizagem Significativa e Plano de Negócio: um estudo de caso em uma turma de ensino técnico do IFRS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

8.
CAMPOS, D.; LORENZ, V. E.. Participação em banca de Fernando Hoefling dos Santos.A aplicabilidade da aprendizagem baseada em problemas no curso técnico de eletrotécnica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

9.
CAMPOS, D.; LORENZ, V. E.. Participação em banca de Gustavo Künzel.Interdisciplinaridade em uma disciplina de projeto prático do curso técnico em eletrônica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

10.
CAMPOS, D.; LORENZ, V. E.. Participação em banca de Nolvi Francisco Baggio Filho.Análise reflexiva sobre aspectos e métodos de avaliação de rendimento escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

11.
CAMPOS, D.; OLIVEIRA, J. A.; CARDOSO, H. R.. Participação em banca de João Pedro Pellicioli.Análise Reflexiva sobre o Fazer Pedagógico: a Construção do Conhecimento a partir da Prática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMPOS, D.; PAIM, V. C.; SILVEIRA, C. B.. Banca de Avaliação de Desempenho Didático - Pedagogia. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
CAMPOS, D.; GARCIA, Paulo Jairo Torres; FORTES, Ruth Borges de Oliveira; MARQUES, Zé Augustho; GOMES, Luiz Gonzaga Mello; ARAÚJO, Paula Langie; NEUHAUS, Patrícia Gubert. Comissão julgadora para avaliar trabalhos artísticos para painel decorativo. 2009. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Encontro Nacional de História Oral.Histórias de velhos: o que os idosos podem ensinar a jovens estudantes do ensino médio. 2016. (Encontro).

2.
Seminário de Ambientação e Iniciação ao Serviço Público. 2015. (Seminário).

3.
3o. Seminário de iniciação Científica e Tecnológica.A Campanha Diretas Já no Rio Grande do Sul. 2014. (Seminário).

4.
Seminário 1964-2014: um olhar crítico para não esquecer.A Campanha Operário Padrão: uma iniciativa para a conformação dos trabalhadores durante a ditadura militar. 2014. (Seminário).

5.
3o. Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. Direito à Memória e à Verdade.Cordiais saudações sindicais: A Comissão Intersindical do Rio Grande do Sul. 2013. (Seminário).

6.
A UFCSPA e a avaliação institucional. 2012. (Outra).

7.
O cinema de Quentin Tarantino. 2012. (Outra).

8.
O servidor público federal e a questão do trabalho. 2012. (Outra).

9.
Congresso Internacional História, Memória e Justiça. 2011. (Congresso).

10.
Seminário 50 anos da Campanha da Legalidade: memória da democracia brasileira. 2011. (Congresso).

11.
X Encontro Estadual de História.A Campanha Operário Padrão: as virtudes de um bom trabalhador. 2010. (Encontro).

12.
III Encontro Nacional de Cerimonial Universitário. 2009. (Encontro).

13.
XX ForGRAD - Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2007. (Encontro).

14.
XXIV Simpósio Nacional de História. 2007. (Simpósio).

15.
VIII Encontro Estadual de História. 2006. (Encontro).

16.
XII Jornada de Ensino de História. 2006. (Seminário).

17.
IV Congresso Internacional de Educação: A Educação nas Fronteiras do Humano. ´'É nóis na fita": o movimento hip hop na escola. 2005. (Congresso).

18.
Jornada Pedagógica - 5ª edição. 2005. (Outra).

19.
Programa de Formação Permanente de Professores. 2005. (Outra).

20.
XIII Jornadas Sobre Alternativas Religiosas na América Latina. 2005. (Congresso).

21.
II Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros. 2004. (Seminário).

22.
I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação. 2004. (Seminário).

23.
A Escrita da História: Modos. 2003. (Seminário).

24.
I Colóquio Internacional Trabalho e Sociedade Solidária. I Colóquio Internacional Trabalho e Sociedade Solidária. 2003. (Congresso).

25.
A Idade Média no Cinema. 2002. (Seminário).

26.
Invenção da África - A África e os Sistemas Mundiais. 2002. (Outra).

27.
Seminário Cinema e História - A História do Brasil em Discussão. 2002. (Seminário).

28.
VIII Jornada de Ensino de História. 2002. (Seminário).

29.
XIII Salão de Iniciação Científica UFRGS.Industrialização, Urbanização e Disciplinamento (1941-1950). 2002. (Seminário).

30.
II Salão de Inicição Científica PUCRS.Industrialização, Urbanização e Disciplinamento (1941-1950). 2001. (Seminário).

31.
IV Forum de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas - Unisinos. 2001. (Outra).

32.
XXI Simpósio Nacional de História. 2001. (Simpósio).

33.
Exponha-se 2000.xxxx. 2000. (Seminário).

34.
Identidade e América Latina. 2000. (Seminário).

35.
II Congresso Internacional de Educação. 2000. (Congresso).

36.
Muralismo Mexicano. 2000. (Outra).

37.
V Encontro Estadual de História. 2000. (Encontro).

38.
VI Jornada de Ensino de História e Educação. 2000. (Seminário).

39.
XII Salão de Iniciação Científica.Imagens e Palavras - Iconografia e Linguagens no processo de Transmissão e Preservação de Valores Culturais na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. 2000. (Seminário).

40.
XII Salão de Iniciação Científica.Salão de Iniciação Científica. 2000. (Seminário).

41.
XX Simpósio Nacional de História. 1999. (Simpósio).

42.
IV Encontro Estadual de História. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, D.. PENSE - 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS Campus Farroupilha. 2016. (Outro).

2.
CAMPOS, D.. PensE 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural. 2016. (Outro).

3.
CAMPOS, D.; TRICHES, C. F. ; SOARES, G. R. C. . Conversas com Cineasta. 2016. (Outro).

4.
CAMPOS, D.. Pluralidade, Diferença e Alteridade: Faces da Inclusão. 2015. (Outro).

5.
CAMPOS, D.; TRICHES, C. F. . Cinema e Educação - um diálogo possível no espaço escolar. 2015. (Outro).

6.
DIAS, C. A. G. ; CAMPOS, D. . A UFCSPA e a avaliação institucional. 2012. (Outro).

7.
CAMPOS, D.; LEITE, M. C. M. . O servidor público federal e a questão do trabalho. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Cristina Menti. Relações de Gênero e Poder: um estudo sobre a representação da figura feminina na arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

2.
Franciele Oliveira Fiorio. O uso do júri simulado como estratégia para abordagem de temas transversais no Ensino Médio: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

3.
Mariane Fruet de Melo. Vidas para o consumo: análise da legislação sobre a Educação Financeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

4.
Pedro Henrique de Moraes Campetti. A prática pedagógica das situações-problemas no ensino de Economia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

5.
Rodrigo Vieira Luciano. Ensino e aprendizagem de Topografia: a aplicação da tecnologia Android no ensino profissional e tecnológico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

6.
Jean da Rolt Joaquim. Uso de jogos web como estratégia metodológica no aprendizado de lógica de programação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

7.
Juliano de Sousa Bueno. O significado atribuído por jovens estudantes à educação profissional de nível técnico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

8.
Fernanda Rocha Bortoluzzi. Trajetórias da Formação Técnica: indicativos sobre o processo de escolha para ingresso em um curso técnico integrado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

9.
Bruna Maso. A utilização de técnicas de moulage no ensino de modelagem plana do vestuário como possibilidade de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

10.
Jeferson Fachinetto. A formação integral na educação profissional: a aplicação em cursos Pronatec FIC do IFRS Câmpus Caxias do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

11.
Rodrigo Dullius. Formação e Competências dos Professores para a Educação Profissional na Modalidade PROEJA no IFRS - Campus Caxias do Sul. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação de Professores para os Componentes Curric) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

Iniciação científica
1.
Andrei Marcelo da Rosa. Diretas Já: a Campanha nas páginas do jornal Zero Hora. 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.

2.
Braian Horn de Borba. A Campanha Diretas Já no Rio Grande do Sul. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.

Orientações de outra natureza
1.
Maurício Vielmo Schmaedeck. Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.

2.
Dimy Dornelles. Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.

3.
Caroline Lenzi Leissmann. IFCine: Discutindo Arte Através do Cinema. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.

4.
Letícia Agazzi. História de Velhos: valorização de histórias e memórias de um grupo de idosos da cidade de Farroupilha-RS. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.

5.
Andrei Marcelo da Rosa. História de Velhos: valorização de histórias e memórias de um grupo de idosos da cidade de Farroupilha-RS. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.

6.
Daniela Maria Cecatto. Mulheres e sua relação com cargos executivos a partir da percepção de alunas do curso Técnico em Informática Integrado do Câmpus Farroupilha. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Daniela de Campos.

7.
Andrei Marcelo da Rosa. IFCine: A História Contemporânea nas obras cinematográficas. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS. Orientador: Daniela de Campos.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, D.. PensE 2a. Jornada Científica, Tecnológica e Cultural. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em 3º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (Edital 11/2012 Publicado no DOU em 06 de dezembro de 2012)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:39:13