Solange Duarte Palma

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4755195650042300
  • Última atualização do currículo em 13/04/2017


Possui graduação em Processamento de Dados e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998). É professora assistente tempo integral da Faculdade de Computação e Informática, no curso de graduação em Sistemas de Informação desde 1988. É Coordenadora da área de Programação do Núcleo Docente Estruturante do curso de Sistemas de Informação, da Faculdade de Computação e Informática, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua em pesquisa na área de Tecnologia Educacional, principalmente com os seguintes temas: Ética computacional, Ética e segurança na Internet, novas tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos da Universidade Mackenzie, onde tem realizado diversas pesquisas quanto ao uso ético e seguro da Internet pelas crianças e adolescentes. Faz parte da equipe de coordenação de produção de Materiais Didáticos para o Ensino a Distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2011. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Solange Duarte Palma
Nome em citações bibliográficas
PALMA, S. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Computação e Informática.
Rua da Consolação, 896 - Prédio 13
Consolação
01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 21148301
URL da Homepage: www.mackenzie.br


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1998
Mestrado em Informatica.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Marketing e Vendas através da Multimídia - uma abordagem sistêmica,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Takato Kurihara.
Palavras-chave: Marketing; Multimídia; imagens; sons; vendas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Informática.
1991 - 1991
Especialização em Formação Especial para o currículo de 2o. Grau.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1990 - 1990
Especialização em Especialização em Didática do Ensino Superior. (Carga Horária: 480h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Sem monografia.
Orientador: Sem monografia.
1988 - 1988
Especialização em Especialização em Análise de Sistemas. (Carga Horária: 496h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Sem monografia.
Orientador: Sem monografia.
1984 - 1987
Graduação em Processamento de Dados.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1981 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
Colégio de Santa Inês, CSI, Brasil.
1977 - 1980
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio de Santa Inês, CSI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Tempo Integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Computação e Informática, Núcleo Docente Estruturante - Sistemas de Informação.

Cargo ou função
Coordenadora da área de programação.
04/2011 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Coordenadoria de Ensino a Distância.

Cargo ou função
Coordenadora de Produção de Materiais Didáticos Pedagógicos do Centro de Educação a Distância.
04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Computação e Informática, .

01/2009 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura de Dados I
Linguagem de Programação I
Estrutura de Dados II
Linguagem de Programação II
Técnicas de Programação Aplicada I
08/2006 - Atual
Ensino, Formação Docente para o Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Tecnológicos no processo de Ensino-Aprendizagem
03/2000 - Atual
Ensino, Informática Aplicada à Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Educacionais da Internet
Recursos Digitais na Educação
Oficinas I
03/1988 - 12/2008
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ambientes Operacionais
Laboratório de Processamento de Dados
Linguagem e Técnicas de Programação I
Linguagem e Técnicas de Programação II
Lógica de Programação
Programação Estruturada I
Programação Estruturada II
03/1998 - 06/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica para Universidade Aberta do Tempo Útil
Internet para Universidade Aberta do tempo Útil
08/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Educação I e II
03/2001 - 12/2002
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Básica e Programação II
01/1998 - 12/1998
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Algoritmos I
08/1993 - 06/1995
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Computação I
08/1993 - 06/1994
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Básica

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

06/1990 - 01/2000
Ensino, Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Tecnicas de Programação
Introdução à Computação

Instituto Santanense de Ensino Superior, UNI SANT´ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/1999 - 12/2003
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Algorítmos
Introdução à Computação
Linguagem e Técnicas de Programação I


Linhas de pesquisa


1.
Ética nos meios eletrônicos
2.
Ensino a Distância
3.
Ambientes virtuais de aprendizagem


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Uma análise das questões ético-computacionais e suas conseqüências: como formar cidadãos conscientes e engajados na Sociedade do Conhecimento (PARTE II)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Solange Duarte Palma - Coordenador / Ubirajara Carnevale de Moraes - Integrante / Cátia Cilene Lima Rodrigues - Integrante / Valdenice Minatel - Integrante / Thiago Barnabé - Integrante / Raquel Cymrot - Integrante.Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - MackPesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13
2008 - 2009
Uma análise das questões ético-computacionais e suas consequências: como formar cidadãos conscientes e engajados na Sociedade do Conhecimento
Descrição: Considerando as profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais pelas quais passa o mundo contemporâneo, associadas à revolução da tecnologia e advento da sociedade da Informação do último século - com os benefícios e problemáticas que tais mudanças trouxeram no nível moral e comportamental - o presente trabalho visa refletir o papel da escola na construção de uma base sólida com as crianças e jovens quanto o uso da Internet e seus recursos, a partir de um levantamento teórico do estado da questão na atualidade, de exemplos reais retirados de notícias em periódicos, bem como de observação empírica. A pesquisa realizada indica que, embora o novo contexto global marcado pela dinâmica e velocidade das tecnologias de informação realmente possibilite condições humanas de conflito ético, o recente panorama, além de configurar dado de realidade de impossível retrocesso, também projeta novas possibilidades construtivas à humanidade. Sendo assim, conclui-se que cabe a esta geração, especialmente aos educadores profissionalmente ocupados com a formação e preparo das novas gerações para as relações interpessoais no mundo, a flexibilização de antigos paradigmas para possibilitar a realização de uma reflexão libertária, objetiva e neutra em relação às modernas tecnologias e seu uso. Desse modo, a aprendizagem por parte das crianças e jovens não se daria apenas no nível das técnicas, mas também do seu uso construtivo para cada um inserido na sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Solange Duarte Palma - Integrante / Ubirajara Carnevale de Moraes - Coordenador / Cátia Cilene Lima Rodrigues - Integrante / Valdenice Minatel - Integrante / Thiago Barnabé - Integrante / Edson Takashi Okuyama - Integrante.Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - MackPesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Trilha Digital


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Ética nos Meios Eletrônicos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Mejor Artículo de Sesión da 8a. Conferência Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, International Institute of Informatics and Systemics.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
PALMA, S. D.. Métodos de Estudo para Educação a Distância. 1. ed. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017. v. 1. 47p .

2.
PALMA, S. D.; RODRIGUES, C.C.L. (Org.) ; MORAES, U. C. (Org.) ; CYMROT, R. (Org.) ; BARNABE, T. (Org.) ; MINATEL, V. (Org.) . Ética na sociedade do conhecimento. 1. ed. São Paulo: Editora Reflexão, 2016. v. 1. 176p .

Capítulos de livros publicados
1.
PALMA, S. D.. O COMPORTAMENTO DE RISCO DA GERAÇÃO Z NA INTERNET: OS REFLEXOS NO AMBIENTE ESCOLAR. In: Juliana Abrusio. (Org.). Educação Digital. 1ed.São Paulo: Tomson Reuters - Revista dos Tribunais, 2015, v. 1, p. 85-97.

2.
PALMA, S. D.. CONTROLE PARENTAL E EDUCAÇÃO DIGITAL: DUAS IMPORTANTES METAS PARA A SOCIEDADE DIGITAL. In: FABIANO DEL MASSO, JULIANA ABRUSIO, MARCO AURÉLIO FLORENCIO FILHO. (Org.). MARCO CIVIL DA INTERNET LEI 12.965/2014. 1ed.São Paulo: RT, 2014, v. 1, p. 259-268.

3.
PALMA, S. D.. A ética, a escola e a formação da cidadania digital. In: Cristiano Nabuco de Abreu, Evelyn Eisenstein, Susana Graciela Bruno Estefenon. (Org.). Vivendo esse mundo digital. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2013, v. , p. 175-186.

4.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; NUNES, E. J. . As barreiras da interação em ambientes virtuais de aprendizagem: uma abordagem sobre a conversação. In: Angela Zamora Cilento; Doralice Inocêncio; Terezinha Jocelen Masson. (Org.). Coleção Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem. 1ed.São Paulo: Plêiade Editora, 2009, v. 2, p. 117-123.

5.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; NUNES, E. J. . A formação de docentes e a tecnologia: desafios e urgências para acompanhar a evolução da sociedade da informação. In: Angela Zamora Cilento; Doralice Inocêncio; Terezinha Jocelen Masson. (Org.). Coleção Licenciaturas em debate: ciência, ensino e aprendizagem. 1ed.São Paulo: Plêiade Editora, 2009, v. 1, p. 99-109.

6.
PALMA, S. D.. O uso de software livre na educação. In: Ubirajara Carnevale de Moraes. (Org.). Tecnologia Educacional e Aprendizagem. 1ed.São Paulo: Livro Pronto, 2007, v. , p. 85-99.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PALMA, S. D.. A importância da formação da cidadania digital. Escola Particular, São Paulo, p. 34 - 35, 01 set. 2016.

2.
PALMA, S. D.. Leitor - Plágio em trabalhos acadêmicos. Veja, São Paulo, p. 25 - 25, 09 mar. 2011.

3.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; CYMROT, R. ; MINATEL, V. . Perigo reinventado. Gestão Educacional, Curitiba - PR, p. 22 - 22, 01 dez. 2010.

4.
PALMA, S. D.; RODRIGUES, C.C.L. ; MORAES, U. C. ; CYMROT, R. ; MINATEL, V. . Conflitos da geração.net. O Estado de São Paulo - Suplementos - Feminino, São Paulo, p. 8 - 9, 09 out. 2010.

5.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; CYMROT, R. ; MINATEL, V. . Overdose de Tecnologia?. Veja São Paulo, São Paulo, p. 20 - 20, 06 out. 2010.

6.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; CYMROT, R. ; MINATEL, V. . Na mira da rede. Gazeta do Povo - Educação, Curitiba, p. 1 - 3, 15 set. 2010.

7.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; CYMROT, R. ; RODRIGUES, C.C.L. ; MINATEL, V. . Bullying, pedofilia e visibilidade excessiva são riscos para jovens na web. Correio Braziliense, Brasília, 17 ago. 2010.

8.
PALMA, S. D.; CYMROT, R. ; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; MINATEL, V. . Câmeras ao vivo - um alerta à falta de limites na rede. Jornal Zero Hora, Porto Alegre - RS, p. 27 - 27, 08 ago. 2010.

9.
PALMA, S. D.; RODRIGUES, C.C.L. ; MORAES, U. C. ; MINATEL, V. ; CYMROT, R. . Pesquisa revela que jovens não estão preparados para a web. MSN - Tecnologia - Microsoft, São Paulo, 04 ago. 2010.

10.
PALMA, S. D.; ABRUSIO, J. ; MORAES, U. C. ; CYMROT, R. ; RODRIGUES, C.C.L. ; MINATEL, V. . Os perigos do uso da internet para jovens e crianças. Brasil Econômico, São Paulo, p. 37 - 37, 02 ago. 2010.

11.
PALMA, S. D.; CYMROT, R. ; MINATEL, V. ; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. . Mais de 50% dos alunos de SP têm acesso à web no quarto, diz pesquisa. Portal G1 - Globo, São Paulo, 31 jul. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PALMA, S. D.; FORTINE, F. ; SILVA, N. L. ; SILVA, R. B. . Sistema de informação para administração da educação personalizada: um estudo de caso. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlândia. Anais do SBIE 2016. São Paulo, 2016. p. 677-687.

2.
KURIHARA, T. ; PALMA, S. D. ; MATHEUS JUNIOR, D. . Ensino da linguagem COBOL no curso de Sistemas de Informação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM): O desenvolvimento de projetos como fator motivador no aprendizado. In: XI International Conference on Engineering and Technology Education, 2010, Ilhéus. Anais do XI International Conference on Engineering and Technology Education, 2010.

3.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; CYMROT, R. ; RODRIGUES, C.C.L. ; MINATEL, V. . A escola e a formação do cidadão virtual: a importância da construção de uma base sólida pautada na ética e nos valores morais. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul. Anais do V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010.

4.
PALMA, S. D.; CYMROT, R. ; BARNABE, T. ; MORAES, U. C. ; MINATEL, V. ; RODRIGUES, C.C.L. ; Okuyama, Edson T. . O papel dos pais e educadores na formação dos jovens quanto ao uso ético e construtivo da Internet. In: Octava Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, 2009, Orlando. Memorias, 2009. v. 1. p. 1-6.

5.
PALMA, S. D.; BARNABE, T. ; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; MINATEL, V. ; Okuyama, Edson T. ; CYMROT, R. . Tecnologia e ética: a sedução do espaço virtual na Sociedade da Informação. In: IV Congresso Internacional de Ética e Cidadania, 2008, São Paulo. Anais do IV Congresso Internacional de Ética e Cidadania. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2008. v. 1. p. 1-15.

6.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; MINATEL, V. ; RODRIGUES, C.C.L. ; CYMROT, R. ; BARNABE, T. ; Okuyama, Edson T. . Uma análise das questões ético-computacionais e suas consequências: como formar cidadãos conscientes e engajados na sociedade do conhecimento. In: I Seminário WEB Currículo: Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo, 2008, São Paulo. Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo, 2008. v. 1. p. 1-11.

7.
MORAES, U. C. ; NUNES, E. J. ; PALMA, S. D. . Estratégias de Modelagem do Moodle como Ambiente de Interação Acadêmica. In: Moodle Moot Brasil, 2007, São Paulo. Anais Moodle Moot Brasil. São Paulo, 2007. p. 105-115.

8.
MORAES, U. C. ; PALMA, S. D. . Atividades práticas do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE - experiências no Ensino Superior. In: Virtual Educa Brasil, 2007, São José dos Campos. Anais do Virtual Educa Brasil, 2007.

9.
PALMA, S. D.; RODRIGUES, C.C.L. . Importância da formação ética no Ensino Fundamental e o uso construtivo da Computação na era da Internet. In: Congresso Internacional de ética e cidadania, 2006, São Paulo. Revista Eletrônica de comunicações - Caderno de Ética e Educação, 2006. p. 79-102.

10.
PALMA, S. D.; TCHEMRA, A. H. ; GRINKRAUT, M. L. ; GOUVEIA, S. R. . WebQuest - Uma Experiência Multidisciplinar. In: Global Congress on Engineering and Technology Education, 2005, Santos. GCETE´2005, 2005.

11.
PALMA, S. D.; NUNES, E. J. ; MORAES, U. C. . O uso de ambientes virtuais como estratégia de ensino. In: Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 2005, São Paulo. 2o. CONTECSI, 2005.

12.
MORAES, U. C. ; NUNES, E. J. ; PALMA, S. D. . Modelagem de Ambientes Virtuais de Aprendizagem através de Software Livre. In: 3ª Conferência do PGL - Partnership in Global Learning, 2005, São Paulo. Anais da 3ª Conferência do PGL, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; SANTOS, I. I. ; CORREA, A. G. D. . Pesquisas e práticas desenvolvidas na UPM. In: V Encontro de Hipertexto e tecnologias educacionais, 2013, Vitória. Livro de Resumos, 2013. v. 1. p. 52-52.

2.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. . Tecnologia, educação e formação: projetos desenvolvidos na UPM. In: V Encontro de Hipertexto e tecnologias educacionais, 2013, Vitória. Livro de Resumos, 2013. v. 1. p. 52-52.

3.
PALMA, S. D.; SANTOS, I. I. . Uso seguro da Internet: da teoria à produção didático-literária. In: V Encontro de Hipertexto e tecnologias educacionais, 2013, Vitória. Livro de Resumos, 2013. v. 1. p. 53-53.

Apresentações de Trabalho
1.
PALMA, S. D.; LOPES, A. L. S. . Ambiente Virtual de Entrega de Materiais EaD: A Plataforma Moodle como recurso para auxiliar na gestão da produção de materiais didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PALMA, S. D.. A modernidade e o uso da tecnologia_o quanto isso pode afetar seu bem estar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PALMA, S. D.; ABRUSIO, J. ; BORELLI, A. . Cidadania Digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PALMA, S. D.. O comportamento digital de hoje e as consequências na vida pessoal e profissional amanhã. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PALMA, S. D.. Os impactos e os riscos da utilização inadequada da Internet, das redes sociais e dos aplicativos nas relações familiares e na educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PALMA, S. D.; KINOSHITA, G. ; KOGA, H. T. . TECNOLOGIA A FAVOR DO ESPORTE: UM APLICATIVO PARA SCOUT DE TÊNIS DE MESA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PALMA, S. D.. Educação Digital: Conscientização do Chão da fábrica ao Conselho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ABRUSIO, J. ; PALMA, S. D. . A Ética, a Escola e a Formação da Cidadania Digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PALMA, S. D.; FURUNO, F. ; MORAES, N. P. M. . O desafio da inovação na produção de conteúdos para EaD, das instituições de ensino superior às startups de educação. (EaD). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PALMA, S. D.. Ética e Cidadania Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; CYMROT, R. ; MINATEL, V. . A escola e a formação do cidadão virtual: a importância da construção de uma base sólida pautada na ética e nos valores morais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; CYMROT, R. ; BARNABE, T. ; RODRIGUES, C.C.L. ; Okuyama, Edson T. ; MINATEL, V. . O papel dos pais e educadores na formação dos jovens quanto ao uso ético da Internet. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PALMA, S. D.; BARNABE, T. ; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; MINATEL, V. ; Okuyama, Edson T. ; CYMROT, R. . Tecnologia e ética: a sedução do espaço virtual na Sociedade da Informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MORAES, U. C. ; PALMA, S. D. . Atividades práticas do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE - experiências no Ensino Superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PALMA, S. D.. Ambientes Virtuais de Aprendizagem como alternativa à prática educacional - o caso do MOODLE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MORAES, U. C. ; NUNES, E. J. ; PALMA, S. D. . Modelagem de ambientes virtuais de interação com o uso do Moodle. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MORAES, U. C. ; NUNES, E. J. ; PALMA, S. D. . Estratégias de Modelagem do Moodle como Ambiente de Interação Acadêmica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PALMA, S. D.. MOODLE - um ambiente virtual de aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; NUNES, E. J. . MOODLE - Uma opção gratuita para ambientes virtuais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MORAES, U. C. ; PALMA, S. D. ; NUNES, E. J. . Ambiente Virtual TELEDUC: interatividade no processo ensino-aprendizagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PALMA, S. D.. Professores não podem mais ignorar presença da Internet no ensino, aponta especialista do Mackenzie. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PALMA, S. D.. Educação Digital. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PALMA, S. D.. Pesquisa revela os hábitos dos adolescentes na Internet. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PALMA, S. D.. Impunidade contribui para elevação no número de ataques cibernéticos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PALMA, S. D.. Educadores consideram Enem fundamental, mas defendem métodos alternativos de avaliação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
PALMA, S. D.; FERNANDES, F. ; BREINIS, P. . Médicos pedem que pais não usem andadores de bebês. Saiba quais são os riscos!. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
PALMA, S. D.; FARAH, R. . Pesquisa aponta que Facebook não faz usuário feliz; especialistas debatem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
PALMA, S. D.; KOBAYASHI, E. . Pais e escolas devem vigiar acesso de jovens às redes sociais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
PALMA, S. D.. Pesquisa revela que jovens não estão preparados para usar a Internet. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
PALMA, S. D.. Os jovens e a Internet. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
PALMA, S. D.. Pesquisa revela o comportamento dos jovens na Internet. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
PALMA, S. D.. Radionautas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
PALMA, S. D.. O uso ético e seguro da Internet. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PALMA, S. D.. Descobrindo os caminhos da EaD - Funcionamento do Ambiente Virtual EaD. 2015. .

2.
PALMA, S. D.. Modelagem e Organização do Ambiente Virtual Moodle para a disciplina DP online. 2013. .

3.
PALMA, S. D.. Moodle - Interação e colaboração através de enquetes, wikis e tarefas. 2013. .

4.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; CYMROT, R. ; MINATEL, V. . Uma análise das questões ético-computacionais e suas conseqüências: como formar cidadãos conscientes e engajados na Sociedade do Conhecimento (PARTE II). 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. . De bem com a Internet. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Pedagógico).

6.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. . O uso legal da Internet. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Pedagógico).

7.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; CYMROT, R. ; BARNABE, T. ; MINATEL, V. ; RODRIGUES, C.C.L. ; Okuyama, Edson T. . Uma análise das questões ético-computacionais e suas consequências: como formar cidadãos conscientes e engajados na sociedade do conhecimento. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PALMA, S. D.; ALVES, D. A.; OMAR, N.. Participação em banca de Luccas Felippe Sousa Maia e Mariana Araújo.Repositório para gestão de recursos educacionais no ambiente moodle. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
CORREA, A. G. D.; SANTOS, I. I.; PALMA, S. D.. Participação em banca de Fabrício Coleone Devinar.Análise e avaliação educacional do quadro epistêmico de profissões abordadas em Jogos Aplicados na Educação a Distância. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
PALMA, S. D.; Moreno, R.; Andrade, K.C.R.. Participação em banca de Luciane Kimie Yamashiro.A utilização de redes sociais pelas empresas na divulgação de seus produtos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
PALMA, S. D.; Moreno, R.; CAMARGO, R.. Participação em banca de Danilo Kitadani Tanaka.Software Livre educacional: inserção nos meios corporativos no segmento acadêmico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
PALMA, S. D.; ALVES, D. A.; ELISEO, M. A.. Participação em banca de Luís Henrique Pupo Maron.Sugestão de implementação de uma interface para dispositivos móveis para o ambiente Moodle. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
PALMA, S. D.; Andrade, K.C.R.; Moreno, R.. Participação em banca de Fukuma, Cesar; Teixeira, Diego.Gerenciamento de projetos em TI: vantagens na utilização de processos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
PALMA, S. D.; Andrade, K.C.R.; Moreno, R.. Participação em banca de Clear Cardoso Alves Junior.A tecnologia aplicada à educação: a aprendizagem de deficientes auditivos em informática básica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Computação e Informática) - Instituto Presbiteriano Mackenzie.

8.
KURIHARA, T.; PALMA, S. D.; Moreno, R.. Participação em banca de Celso Ricardo Souza Lima.Vantagens e desvantagens do software livre nos ambientes colaborativos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Computação e Informática) - Instituto Presbiteriano Mackenzie.

9.
PALMA, S. D.. Participação em banca de Schroeder, A M; Moniz, A C; Sleiman, D; Lopes, R Z.Tecnologia como apoio à Educação: informatização de Sala de Leitura de uma Escola Municipal como projeto social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10.
PALMA, S. D.. Participação em banca de Gabriel, M V M; Silva, R C; Silva, V T.Aplicação de Sistemas de Inteligência Competitiva como ferramenta de auxílio à tomada de decisão estratégica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
PALMA, S. D.. Participação em banca de Oliveira Jr, M L.Integração de sistemas heterogêneos de tecnologia da informação através da Arquitetura Orientada à Serviços - SOA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
PALMA, S. D.. Participação em banca de Silva, A S; Barreto, D G; Santos, M R.O processo de gerenciamento de mudanças em governança de TI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C.; REBOUCAS, S.. Participação em banca de Paulo Minuz, Fábio Pacheco, Márcia Ikarimoto, Juliana Leme.Picking-o processo de separação de pedidos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C.; Almeida, M. A.. Participação em banca de Souza, Alex; Murakami, Amanda; Kuchler, Felipe G; Prado,João.Educação à distãncia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C.; Gonçalves, V B L. Participação em banca de Santos, Fernando V; Oliveira, Kleber W A S.Segurança da Informação em ambientes corporativos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
PALMA, S. D.; GARDESANI, R.; ZACCARELLI, L. M.. Participação em banca de Cristina Miyajima, Fábio Jezuíno, Luciane Endo, Mariana Cost.O índice de absenteísmo no setor bancário causado por lesões por esforços repetitivos. O caso do banco do Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17.
KURIHARA, T.; PALMA, S. D.; CAMARGO, R.. Participação em banca de Anjos, Leonardo A F; Santos, Márcio M.Um novo passo na evolução da tecnologia de informação: tecnologia mataframe reduzindo a TCO das empresas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Crimes Eletrônicos - FECOMERCIO. As questões éticas sobre o uso da internet por crianças e adolescentes. 2010. (Congresso).

2.
I Seminário do LEEME - Formando Cidadãos Virtuais.A escola como formadora de cidadãos virtuais. 2010. (Seminário).

3.
Marco Civil da Internet. As repercussões Penais do marco Civil na Internet. 2010. (Congresso).

4.
V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. A escola e a formação do cidadão virtual: a importância da construção de uma base sólida pautada na ética e nos valores morais. 2010. (Congresso).

5.
Encontro com Professores do Colégio Presbiteriano Mackenzie.Internet - 20 anos de inovações e desafios no ambiente escolar. 2009. (Encontro).

6.
II Congresso Nacional das Licenciaturas. A formação do professor e as questões éticas que envolvem a Internet como instrumento de ensino. 2009. (Congresso).

7.
XXI Semana de Engenharia e Tecnologia.Ética nos meios eletrônicos e o aluno universitário. 2009. (Outra).

8.
I Seminário Web Currículo PUC.Uma análise das questões ético-computacionais e sua consequências: como formar cidadãos conscientes e engajados na sociedade do conhecimento. 2008. (Seminário).

9.
South American Brazil Programming Contest.Coach. 2008. (Outra).

10.
Encontro Internacional de Semiótica, Tecnologias de Informação e educação.Ambientes Virtuais de Aprendizagem como alternativa à prática educacional. 2007. (Encontro).

11.
I Congresso Internacional das Licenciaturas. Tecnologia Educacional. 2007. (Congresso).

12.
I Congresso Nacional das Licenciaturas. Formação de Professores Universitários na área de Letras. 2007. (Congresso).

13.
Primeiro MoodleMoot Brasil.Estratégias de Modelagem do Moodle como ambiente de interação acadêmica. 2007. (Encontro).

14.
Seminário de Divulgação da Pesquisa Científica e Reciclagem Tecnológica. 2007. (Seminário).

15.
Virtual Educa Brasil.Atividades práticas do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE - experiências no Ensino Superior. 2007. (Encontro).

16.
Congresso Internacional de ética e cidadania. Importância da Formação ética no Ensino Fundamental e o uso construtivo da computação na era da Internet. 2006. (Congresso).

17.
10º Educando. Moodle: uma opção gratuita para ambientes virtuais. 2005. (Congresso).

18.
3ª Conferência do PGL - Partnership in Global Learning.Modelagem de Ambientes Virtuais de Aprendizagem através de Software Livre. 2005. (Seminário).

19.
Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. O uso de ambientes virtuais de aprendizagem como estratégia de ensino. 2005. (Congresso).

20.
Global Congress on Engineering and Technology Education. WebQuest - uma experiência multidisciplinar. 2005. (Congresso).

21.
IV Simpósio Multidisciplinar do UniFai - A universidade e a produção do conhecimento.MOODLE - um ambiente virtual de aprendizagem. 2005. (Simpósio).

22.
V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação.Ambiente Virtual TELEDUC: interatividade no processo ensino-aprendizagem. 2004. (Encontro).

23.
1º Educador - Congresso Internacional de Tecnologias Educacionais. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PALMA, S. D.. IV Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. 2016. (Congresso).

2.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. . Moodle Moot Brasil. 2015. (Congresso).

3.
PALMA, S. D.; ABRUSIO, J. ; MORAES, U. C. . Ética, Criatividade e Meios Digitais na Produção Científica. 2014. (Outro).

4.
PALMA, S. D.; ALVES, D. A. ; MORAES, U. C. . Moodle Moot Brasil 2014. 2014. (Congresso).

5.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; ABRUSIO, J. . II Encontro Internacional sobre o uso de tecnologia da informação por crianças e adolescentes, jovens adultos. 2013. (Outro).

6.
MORAES, U. C. ; PALMA, S. D. . II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação. 2013. (Congresso).

7.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; ALVES, D. A. . MoodleMoot Brasil 2013. 2013. (Outro).

8.
PALMA, S. D.. VI Jornada de INiciação Científica. 2010. (Outro).

9.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. ; RODRIGUES, C.C.L. ; CYMROT, R. ; MINATEL, V. . I Seminário do LEEME - Formando Cidadãos Virtuais. 2010. (Outro).

10.
PALMA, S. D.. Primeiro MoodleMoot Brasil. 2007. (Congresso).

11.
MORAES, U. C. ; PALMA, S. D. . Mack WebQuest. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Arthur Grangeiro. AVALIAÇÃO DA VERSÃO MOBILE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENZIGEM MOODLE SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, mack. (Orientador).

2.
Lucas Tedeschi. PROTÓTIPO DE INTERFACE PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS RELACIONADOS A ESTRUTURA DE DADOS. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, mack. (Orientador).

3.
Jonatas Maximiano. O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO NO ENADE NOS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM ESTRUTURA DE DADOS E ALGORITMOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E A PROPOSIÇÃO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, mack. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Henrique Tukahara Koga, Gustavo Yukio Kinoshita. TECNOLOGIA A FAVOR DO ESPORTE: UM APLICATIVO PARA SCOUT DE TÊNIS DE MESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

2.
Fernando Fortine Junior, Nattan Lima Silva, Renan de Britto. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PERSONALIZADA ? UM ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

3.
ALEXANDRE ACEA TESSAROTTO, RENAN GONÇALVES MIGUEL. FORMAS DE COMUNICAÇÃO EM JOGOS ELETRÔNICOS: UM ESTUDO SOBRE SUA RELEVÂNCIA DENTRO DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

4.
Luthero de Aguiar Filho e Lelio Leslie Cardozo de Almeida. Tecnologia e Religião para a geração Z. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

5.
Silva, Daniel V.; Scarabello, Felipe F.; Azevedo, Tiago. Análise da infraestrutura utilizada para EAD no meio acadêmico sob a ótica dos referenciais de qualidade do MEC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

6.
Leandro Augusto Fidalgo Serafim. REDES SOCIAIS DIGITAIS: evolução, conceitos e estudos de uso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

7.
Braulino, Caroline F; Sisi, Cheng; Watanabe, Elisabeth T. MOODLE - uma análise do uso efetivo das funcionalidades do ambiente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

8.
Naccache, Maria V K; Franco, Mariana P M; Gomes, Sarah R. Princípios de estilos de aprendizagem, usabilidade e projeto aplicáveis na construção de materiais para EAD. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

9.
Bezerra, Edson do Nascimento. Software Livre como apoio à Micro e Pequena Empresa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

10.
Tidon, Larissa; Bacellar Patrícia; Rodrigues, Patrícia. Análise dos mercados consumidores e comportamento de compra. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

11.
Silva, Denise Rabelo;Carvalho, Siliane da Costa. Mudanças tecnológicas, planejando a educação: aplicação da robótica como meio de aprendizagem e desenvolvimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

12.
Oliveira,Alessandra;Vieira,André;Villa,Carolina;Maestro,Mari. É possível criar uma ferramenta para compor e gerenciar WebQuest?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Solange Duarte Palma.

Iniciação científica
1.
Bruna Marcieli Barbosa. Estudo da Implantação da TV Digital no ensino e aprendizagem de Ciências Exatas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, mack. Orientador: Solange Duarte Palma.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PALMA, S. D.. A ética, a escola e a formação da cidadania digital. In: Cristiano Nabuco de Abreu, Evelyn Eisenstein, Susana Graciela Bruno Estefenon. (Org.). Vivendo esse mundo digital. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2013, v. , p. 175-186.

2.
PALMA, S. D.. CONTROLE PARENTAL E EDUCAÇÃO DIGITAL: DUAS IMPORTANTES METAS PARA A SOCIEDADE DIGITAL. In: FABIANO DEL MASSO, JULIANA ABRUSIO, MARCO AURÉLIO FLORENCIO FILHO. (Org.). MARCO CIVIL DA INTERNET LEI 12.965/2014. 1ed.São Paulo: RT, 2014, v. 1, p. 259-268.


Apresentações de Trabalho
1.
PALMA, S. D.. Ética e Cidadania Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PALMA, S. D.; LOPES, A. L. S. . Ambiente Virtual de Entrega de Materiais EaD: A Plataforma Moodle como recurso para auxiliar na gestão da produção de materiais didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. . De bem com a Internet. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Pedagógico).

2.
PALMA, S. D.; MORAES, U. C. . O uso legal da Internet. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Pedagógico).



Outras informações relevantes


Coordenadora do LEEME - Laboratório de Estudos em ètica nos Meios Eletrônicos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde a sua criação em 2009.

Desde o 1o. Semestre de 2001, venho realizando correções das monografias de conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas áreas de Tecnologia Educacional e Tecnologia da Informação-Análise de Sistemas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:24:47