Maria Clara Catanho Cavalcanti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7119585850833863
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso, Teoria de Gêneros e Multimodalidade. É professora efetiva do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS UFPE - Recife. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Clara Catanho Cavalcanti
Nome em citações bibliográficas
CATANHO M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Pernambuco, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife.
Avenida Professor Luiz Freire
Curado
50740540 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21251600
URL da Homepage: http://www.recife.ifpe.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Campanha de Conscientização Ambiental: Prática Social e Discursiva na Modernidade Tardia, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Angela Paiva Dionisio.
Coorientador: Karina Falcone.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Multimodalidade e Argumentação na Charge,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Judith Chambliss Hoffnagel.
2000 - 2004
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: Judith Chambliss Hoffnagel.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Extensão universitária em Oficinas Pedagógicas: os Gêneros Textuais na Sala. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Linguística na Graduação em Letras. Ministra as disciplinas de Fundamentos Linguísticos; Principais Correntes da Linguística (Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática); Sociolinguística; Linguística Textual; Textos Administrativos 2; Português Instrumental.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista Graduação CNPQ, Enquadramento Funcional: Estudante Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - 08/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora de Linguística na Graduação em Letras. Ministra as disciplinas de Fundamentos Linguísticos; Principais Correntes da Linguística (Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática); Sociolinguística; Linguística Textual; Textos Administrativos 2; Port
Português Instrumental e Metodologia da Pesquisa

Secretaria de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica Educacional, Carga horária: 20
Outras informações
Afastada para curso.

Atividades

12/2010 - 08/2012
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação de Pernambuco, .

Serviço realizado
Formação de Professores. Elaboração de pareceres técnico-pedagógicos. Elaboração de documentos institucionais. Organização de eventos..

Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

05/2011 - 06/2011
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem: aquisição e desenvolvimento

Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 40

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Especialização Linguística do Texto e do Discurso, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização
Análise e Teoria do Discurso

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

05/2010 - 07/2010
Ensino, Especialização em Linguística e Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística e Ensino

Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como assessora pedagágica, na área de ensino de Língua Portuguesa, em escolas de Ensino Fundamental, no município de Camaragibe.

Atividades

09/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos em Educação e Linguagem, .

Serviço realizado
Assessoria Pedagógica.

Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Atua também como formadora de professores de Ensino Médio.

Atividades

02/2005 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira: Inglês
Língua Portuguesa

Colégio Boa Viagem, CBV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Protuguesa

Colégio Contato, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

03/2005 - 09/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção de Texto
Língua Portuguesa

Escola Mater Christi, EMC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 12

Atividades

11/2004 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção de Texto
Língua Protuguesa

Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Avaliadora das redações, Carga horária: 20


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Professora do mestrado profissional - Profletras - Campus Garanhuns.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, disciplina com carga-horária de 40h, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, disciplina com carga-horária de 40h, ministrada no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Serviço Prestado, Enquadramento Funcional: Avaliadora de textos, Carga horária: 10


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2002 - 02/2004
Estágios , Prefeitura Municipal do Recife, .

Estágio realizado
Ensino de Inglês em Nùcleo de Línguas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
LINGUAGEM, HISTÓRIA E OUTRAS HISTÓRIAS: ÉTICA E ESTÉTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA
Descrição: Objetivo geral: Promover o desenvolvimento das competências de leitura e produção de textos diversos, levando em consideração questões de ética e estética. Objetivo específico: investigar como se dá a construção discursiva de responsabilização pelo antropoceno na mídia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Maria Clara Catanho Cavalcanti - Coordenador / Edvânea Maria da Silva - Integrante / Adriano Carlos de Moura - Integrante / Josemar Barbosa - Integrante / Júlio César Pessoa de Barros - Integrante / Karla Daniele de Souza Araújo - Integrante / Thayse Paraíso - Integrante / Virgínia Pessoa de Freitas - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CATANHO M. C.2014CATANHO M. C.; BARBOSA, José Emerson de Barros . O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS DIRETRIZES OFICIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO. Pensares em Revista, v. 5, p. 26-43, 2014.

2.
CATANHO M. C.2012CATANHO M. C.. Charge: intertextualidade e humor. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 04, p. 73-88, 2012.

3.
CATANHO M. C.2012CATANHO M. C.. Identidade, discurso e ambiente virtual na pós-modernidade. Linguagens & Cidadania, v. 12, p. 1-16, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CATANHO M. C.. Gêneros na linguística e na literatura: Charles Bazerman, 10 anos de incentivo à pesquisa no Brasil. 1. ed. recife: Editora Universitária UFPE e Pipa Comunicação, 2015.

2.
CATANHO M. C.. IntegraComuni 2011. 01. ed. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2013. v. 1. 948p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CATANHO M. C.. Charge: ação social. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal, 2011, João Pessoa. Interação em linguagens verbal e não verbal: linguagens e cultura. João Pessoa: Ideia, 2010. v. 1.

2.
CATANHO M. C.. A Construção Discursivo-Argumentotiva em Campanhas de Conscientização Ambiental. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso [recurso eletrônico] discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades / Renato de Mello, Wander Emediato de Souza, Ida Lúcia Machado (organizadores) - Belo. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Leras - MG, 2011. p. 1-517.

3.
CATANHO M. C.. Intertextualidade na Charge Impressa. In: III Colóquio ALED Brasil, 2011, Recife. Colóquio ALED Brasil - Discurso e Práticas Sociais - Um tributo a Luiz Antonio Marcuschi. Anais 2010. Recife: PG Letras - UFPE, 2010. p. 1-3264.

4.
CATANHO M. C.. Cartaz de filme e a análise multimodal de John Bateman. In: Sinalge, 2010, Campina Grande. Anais / Resumos do Sinalge, 2009.

5.
CATANHO M. C.. Blogão do Aguinaldão: desenvolver e compartilhar identidades. In: Dipracs, 2009, Fortaleza. Dipracs - Anais on line, 2009.

6.
CATANHO M. C.. Leitura e compreensão de charges. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande. Anais do II Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CATANHO M. C.. 'Por una vida mejor'. Los discursos de resistencia de la inclusión de la variación lingüística en la educación formal. In: International Sociological Association, 2012, Buenos Aires. Second ISA Forum of Sociology Social Justice and democratization, 2012. p. 566-567.

2.
CATANHO M. C.. Análise das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil. In: I Encontro de Linguística e Literatura, 2011, Garanhuns. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, 2011. v. 1. p. 07-95.

3.
CATANHO M. C.. Campanha de Conscientização Ambiental: uma Proposta de Análise do Discurso Multimodal. In: Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Caderno de Programação e Resumos do VI SIGET. Natal: EDUFRN, 2011. v. 01. p. 01-232.

4.
CATANHO M. C.. A Construção Discursivo-Argumentotiva em Campanhas de Conscientização Ambiental. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Internacional da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso [recurso eletrônico] discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades / Renato de Mello, Wander Emediato de Souza, Ida Lúcia Machado (organizadores) - Belo. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Leras - MG, 2011. p. 11-369.

5.
CATANHO M. C.. UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DA NOVA TENDÊNCIA DE PRODUÇÃO DO GÊNERO CONVITE. In: SBPC, 2010, Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

6.
CATANHO M. C.. Intertextualidade na chrage impressa. In: III Colóquio Regional / ALED Brasil, 2010, Recife. Livro de Resumos III Colóquio Regional / ALED Brasil, 2010.

7.
CATANHO M. C.. Charge: ação social. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal, 2010, João Pessoa. Caderno de Resumos, 2010.

8.
CATANHO M. C.. Comunicação multimodal: charge como único ato comunicativo. In: VI ALSFAL Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, 2010, Fortaleza. A linguística sistêmico-funcional e seu potencial de empoderamento semiótico-discursivo, 2010.

9.
CATANHO M. C.. Nhô-Quim e Zé Caipora: uma análise das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil. In: XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010, Teresina. Caderno de Resumos XXIII GELNE, 2010.

10.
CATANHO M. C.. Leitura e compreensão de charges. In: II Fórum Internacional de Pedagogia, 2009, Campina Grande. Anais do II Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
CATANHO M. C.. Identidade, discurso e ambiente virtual na pós-modernidade. Linguagens & Cidadania, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CATANHO M. C.. Antropoceno: nova era geológica ou construção discursiva de responsabilização do homem?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CATANHO M. C.. Discurso Ambiental: a Redenção como Mercadoria.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CATANHO M. C.. Olhares e percepções sobre gênero, discurso e texto.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Gomes, Jaciara ; CATANHO M. C. ; LIMA, H. K. C. . MULTILETRAMENTOS: LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DAS NOVAS MÍDIAS, TECNOLOGIAS E INTERNET. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CATANHO M. C.. DISCURSO AMBIENTAL NAS PUBLICIDADES INSTITUCIONAIS E COMERCIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CATANHO M. C.. Gêneros textuais nas campanhas de conscientização ambiental.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CATANHO M. C.. Gêneros textuais: o que fazem os professores?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CATANHO M. C.. Gêneros textuais e a educação profissional técnica de nível médio: abordando o 'Movimento Ocupe Estelita' no curso de Edificação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CATANHO M. C.. ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO AMBIENTAL: CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CATANHO M. C.. Gêneros e a Construção do Discurso Ambiental de Campanha de Conscientização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CATANHO M. C.; Gomes, Jaciara ; SILVA, M. S. ; PEREIRA, S. V. M. . Diferentes Perpectivas em Análise do Discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CATANHO M. C.. DISCURSO AMBIENTAL: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CATANHO M. C.. Habilidades de Leitura e Análise Linguística no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CATANHO M. C.. Práticas de Leitura na EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CATANHO M. C.. O DISCURSO AMBIENTAL DAS CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E AS PRÁTICAS SOCIAIS NA MODERNIDADE TARDIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CATANHO M. C.. CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES SOCIAIS E MODOS DE LINGUAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CATANHO M. C.. Conscientização Ambiental ou Marketing Verde? Análise de Campanha Publicitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CATANHO M. C.. Dialogando com o Design: a Aplicabilidade da Semiótica Social em Pesquisas na área de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CATANHO M. C.. 'Por una vida mejor': los discursos de resistencia de la inclusión de la variación lingüística en la educación formal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CATANHO M. C.. 'Por una vida mejor'. Los discursos de resistencia de la inclusión de la variación lingüística en la educación formal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CATANHO M. C.. Conscientização Ambiental ou Marketing Verde? Análise de Campanha Publicitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
CATANHO M. C.. Dialogando com o Design: a Aplicabilidade da Semiótica Social em Pesquisas na área de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
CATANHO M. C.. Leitura e Letramento: Comunicação e uso de mídias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CATANHO M. C.. O discurso ambiental na publicidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CATANHO M. C.. Análise das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CATANHO M. C.. Campanha de conscientização ambiental e o poder hegemônico da mídia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CATANHO M. C.. Campanha de Conscientização Ambiental: uma Proposta de Análise do Discurso Multimodal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CATANHO M. C.. Intertextualidade na Charge Impressa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
CATANHO M. C.. Charge: ação social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
CATANHO M. C.. Uma análise linguística da nova tendência de produção do gênero convite. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
CATANHO M. C.. Nhô-Quim e Zé Caipora: uma análise das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CATANHO M. C.. CARTAZ DE FILME E A ANÁLISE MULTIMODAL DE JOHN BATEMAN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
CATANHO M. C.. Leitura e compreensão de charges. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
CATANHO M. C.. Blogão do Aguinaldão: compartilhar e desenvolver identidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
CATANHO M. C.. Argumentação na Multimodalidade da Charge Jornalística. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CATANHO M. C.. Charge na Ditadura militar: uma análise da agência na construção de opiniões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CATANHO M. C.. Argumentação na Multimodalidade da Charge Jornalística. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CATANHO M. C.. Charge na ditadura militar: uma análise da agência na construção de opiniões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
CATANHO M. C.. Cartum, Charge, Quadrinhos e Tirinhas: um ou vários gêneros?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
CATANHO M. C.. Gêneros do discurso jornalístico e argumentação nos textos dissertativos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
CATANHO M. C.. Cerimônia Militar como um gênero do discurso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
CATANHO M. C.. Compreensão de piadas e bulas de remédios. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
CATANHO M. C.. Uma visão do conto "O Búfalo". 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CATANHO M. C.. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. 2012.

2.
CATANHO M. C.. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco - EJA. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, E. M. ; CATANHO M. C. . Produção de gêneros acadêmicos: a linguagem científica em foco. 2016. .

2.
CATANHO M. C.. LEITURAS LITERÁRIAS NO ENSINO MÉDIO: PERCURSOS, VIAGENS E ANDANÇAS. 2013. .

3.
CATANHO M. C.. Os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa do Estado de Pernambuco: Estrutura e Concepções. 2013. .

4.
CATANHO M. C.. Produção Textual: Ensinar o quê? Como?. 2013. .

5.
CATANHO M. C.. Cartas Argumentativas: uma Proposta de Sequência Didática. 2013. .

6.
CATANHO M. C.. Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Apoio Didático).

7.
CATANHO M. C.. Ação de Fortalecimento da Aprendizagem - Reforço Escolar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Apoio Didático).

8.
CATANHO M. C.. A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS GÊNEROS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS ARTIGO DE OPINIÃO E DISSERTAÇÃO ESCOLAR. 2012. .

9.
CATANHO M. C.. LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2012. .

10.
CATANHO M. C.. COMO E POR QUE ANALISAR TEXTOS?. 2012. .

11.
CATANHO M. C.. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Regulamentador do Currículo).

12.
CATANHO M. C.. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco - EJA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Regulamentador do Currículo).

13.
CATANHO M. C.; Gomes, Jaciara . Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização. 2011. .

14.
CATANHO M. C.. Avaliação no Projeto Político-Pedagógico. 2011. .

15.
CATANHO M. C.; SILVA, Janaína Ângela . Tecnologia no Curriculo da Escola. 2011. .

16.
CATANHO M. C.. Orientações Teórico-Metodológicas Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Regulamentador do Currículo).

17.
CATANHO M. C.. Formação Continuada Base Curricular Comum e Orientações Teórico-metodológicas do Ensino Médio - Língua Portuguesa. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURA, A. C.; AMORIM, G.; CATANHO M. C.. Participação em banca de Izaira Dalma da Silva. O comportamento da coda silábica na escrita dos alunos do 6º e do 9º ano e 4ª fase do Ensino Fundamental em Petrolândia (PE). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco.

2.
CATANHO M. C.; OLIVEIRA, R. S.; DIKSON, D.. Participação em banca de Maria Silvania Arruda Alves. Multimodalidade textual: práticas de leitura e letramento em uma turma de Educação de Jovens e Adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco.

3.
CATANHO M. C.; Gomes, Jaciara; AMORIM, G.. Participação em banca de Elbiane Leal Novaes de Carvalho Lima. A retextualização como estratégia para o ensino da escrita. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco.

4.
CATANHO M. C.; SILVA, E. M.; Gomes, Jaciara. Participação em banca de Quitéria Rosa Pereira Oliveira. Obras literárias quadrinizadas: um despertar para a leitura. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco.

5.
CATANHO M. C.; SILVA, M. S.; OLIVEIRA, R. S.. Participação em banca de Kelli Roberta de Souza Soares Luz Gomes. A produção escrita escolar e a referenciação: estratégias didáticas com o gênero resumo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco.

6.
CATANHO M. C.; SILVA, E. M.; CRUZ, E. L.. Participação em banca de Maria Aparecida da Silva Izídio. O folheto de cordel na formação do leitor: uma perspectiva de letramento literário. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco.

7.
Gomes, Jaciara; CATANHO M. C.. Participação em banca de Armando Moraes Correia de Melo Filho. Educação em Direitos Humanos: uma análise de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Gomes, Jaciara; CATANHO M. C.; SILVA, C. F. T. A. E.. Participação em banca de Edvaldo Pedro dos Santos. O enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes nas rodovias federais. 2015. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Gomes, Jaciara; CATANHO M. C.; CEZAR, H. V. A. S.. Participação em banca de Ecia Mônica Leitede Lima Freitas. Produção escrita: o artigo de opinião no desenvolvimento da capacidade argumentativa no 9º ano. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
BEZERRA, B.; CARVALHO, N. M.; CATANHO M. C.. Participação em banca de Felipe Casado de Lucena. PUBLICIDADE AMBIENTAL: discurso e construção do sentido em anúncios verdes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
CARVALHO, N. M.; BEZERRA, B.; CATANHO M. C.. Participação em banca de Felipe Casado de Lucena. PUBLICIDADE AMBIENTAL: discurso e construção do sentido em anúncios verdes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CATANHO M. C.; Barros, Ana Carolina Almeida. Participação em banca de Ana Carolina Almeida de Barros. Compreensão Textual e elaboração de sentido(s)em turma de EJA: gênero charge. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife.

2.
CATANHO M. C.. Participação em banca de Claudiane Pessoa da Silva. Alfabetizar letrando: realidade ou mito nas instituições escolares?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife.

3.
SILVA, Janaína Ângela; SILVA, Klebiane; CATANHO M. C.; BASTOS, Ana Karine. Participação em banca de Klebiane Andrade Mendes Silva. Competências Leitoras em Alunos do Primeiro Ciclo das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogi) - Faculdade Santa Catarina.

4.
SILVA, Janaína Ângela; CATANHO M. C.; NASCIMENTO, Rosinaide Maria. Participação em banca de Rosinaide Maria Da Silva Nascimento. Afinal, quem manda aqui? Um estudo sobre o uso do poder do mprofessor em classes do primeiro ano do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogi) - Faculdade Santa Catarina.

5.
CATANHO M. C.; BASTOS, Ana Karine; SILVA, Janaína Ângela; BARBOSA, A. S. N.. Participação em banca de Adriana Souza do Nascimento Salviano Barbosa. A Importância da Leitura e da Escrita no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogi) - Faculdade Santa Catarina.

6.
CATANHO M. C.; SILVA, Janaína Ângela. Participação em banca de Rosinaide Maria da Silva Nascimento. Afinal, quem manda aqui? Um estudo sobre o Uso do Poder do Professor em Classes do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogi) - Faculdade Santa Catarina.

7.
CATANHO M. C.; SILVA, Janaína Ângela; BASTOS, Ana Karine. Participação em banca de Fabiana Andrade Gaião. Leitura: um Recurso às Fábulas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogi) - Faculdade Santa Catarina.

8.
CATANHO M. C.; Bezerra, Maria Neuraci; Gomes, Jaciara. Participação em banca de Maria Neuraci Bezerra. Leitura e análise do gênero textual carta do leitor em sala de aula. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística do texto e do discurso) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BUNZEN, C.; CATANHO M. C.. Participação em banca de Magda Evânia Vila Nova.O ensino da prosa contemporânea brasileira no livro didático de língua portuguesa no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CATANHO M. C.; BUNZEN, C.. Participação em banca de Thiago Henrique Pereira do Nascimento.A escolarização dos textos de Clarice Lispector: uma análise comparativa das concepções de leitura literária em livros didáticos de português. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
CATANHO M. C.; BUNZEN, C.. Participação em banca de Mirandolina Álvares de Deus e Melo Neta.A literatura no terceiro ano do Ensino Médio: um estudo de caso entre as práticas pedagógicas de uma escola pública e uma particular em V. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
DIONISIO, A. P.; MOZDZENSKI, L. P.; CATANHO M. C.. Participação em banca de Larissa Ribeiro Didier.Videoclipes e ensino de língua materna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Comemorativa do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Antropoceno: nova era geológica ou construção discursiva de responsabilização do homem?. 2017. (Congresso).

2.
5th International Conference on Multicultural Discourses: Multi ? Inter or Trans ? Cultural Communication: Reflections.?DISCURSO AMBIENTAL NAS PUBLICIDADES INSTITUCIONAIS E COMERCIAIS. 2016. (Outra).

3.
II Semana da Licenciatura em Química (II SELIQUI).MULTILETRAMENTOS: LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DAS NOVAS MÍDIAS, TECNOLOGIAS E INTERNET. 2016. (Encontro).

4.
V Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/UFPE.Olhares e percepções sobre gênero, discurso e texto. 2016. (Seminário).

5.
XXVI Jornada do Gelne. Discurso Ambiental: a Redenção como Mercadoria. 2016. (Congresso).

6.
I Congresso Nacional do PROFLETRAS. Gêneros textuais: o que fazem os professores?. 2015. (Congresso).

7.
VI ECLAE.Gêneros textuais nas campanhas de conscientização ambiental. 2015. (Encontro).

8.
VIII SIGET.Gêneros textuais e a educação profissional técnica de nível médio: abordando o "Movimento Ocupe Estelita" no curso de Edificação. 2015. (Simpósio).

9.
GELNE. DISCURSO AMBIENTAL: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. 2014. (Congresso).

10.
I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO AMBIENTAL: CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO. 2014. (Congresso).

11.
II Semana de Letras - UAG/UFRPE.Diferentes Perspectivas em Análise do Discurso. 2014. (Encontro).

12.
I Seminário de Dissertações em Andamento.Debatedora das dissertações em andamento: "A construção do sujeito-autor no gênero artigo de opinião em turma do 9º ano da Rede Municipal de Recife"; "A charge animada em sala de aula: a leitura de aspectos retóricos visuais" ; "Os critérios de avaliação". 2014. (Seminário).

13.
V Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura. Avaliadora da Sessão de Pôsteres Acadêmicos. 2014. (Congresso).

14.
V Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura.Gêneros e a Construção do Discurso Ambiental de Campanha de Conscientização. 2014. (Encontro).

15.
O Canto da Palavra - II Encontro Nacional e Internacional de Linguística e Literatura.O DISCURSO AMBIENTAL DAS CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E AS PRÁTICAS SOCIAIS NA MODERNIDADE TARDIA. 2013. (Encontro).

16.
Práticas de Leitura para a Formação do Leitor na Educação de Jovens e Adultos, desafios no encontro de gerações e avaliação do processo..Práticas de Leitura para Formação do Leitor na Educação de Jovens e Adultos, desafios no encontro de gerações e avaliação do processo. 2013. (Encontro).

17.
Projeto Aprender pra Valer.Habilidades de Leitura e Análise Linguística no Ensino Médio. 2013. (Encontro).

18.
VII Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES SOCIAIS E MODOS DE LINGUAGEM. 2013. (Simpósio).

19.
ACD em Debate. 2012. (Encontro).

20.
Ensino Médio Inovador 2012.Leitura e Letramento: Comunicação e uso de mídias. 2012. (Encontro).

21.
III Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura.O discurso ambiental na publicidade. 2012. (Encontro).

22.
II Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.Conscientização Ambiental ou Marketing Verde? Análise de Campanha Publicitária. 2012. (Simpósio).

23.
IV Encuentro Latinoamericano de Diseño. Dialogando com o Design: a Aplicabilidade da Semiótica Social em Pesquisas na área de Letras. 2012. (Congresso).

24.
Oficina de elaboração final dos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco.Oficina de EJA. 2012. (Oficina).

25.
Second ISA Forum of Sociology: Social, Justice and Democratization. "Por una vida mejor": los discursos de resistencia de la inclusión de la variación lingüística en la educación formal. 2012. (Congresso).

26.
I Encontro de Linguística e Literatura. Análise das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil. 2011. (Congresso).

27.
I Encontro para Verificação e Validação das Orientações Teórico-Metodológicas da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Pernambuco.Concepções Norteadoras para a Elaboração das OTM de Língua Protuguesa - EJA Ensino Médio. 2011. (Encontro).

28.
Integracomuni.Campanha de conscientização ambiental e o poder hegemônico da mídia. 2011. (Encontro).

29.
IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED. A Construção Discursivo-Argumentotiva em Campanhas de Conscientização Ambiental. 2011. (Congresso).

30.
Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Campanha de Conscientização Ambiental: uma Proposta de Análise do Discurso Multimodal. 2011. (Simpósio).

31.
62 Reunião Anual de SBPC. Uma análise linguística da nova tendênci de produção do gênero convite. 2010. (Congresso).

32.
III Colóquio ALED Brasil. Intertextualidade na Charge Impressa. 2010. (Congresso).

33.
IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal. Charge: ação social. 2010. (Congresso).

34.
XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste. Nhô-Quim e Zé Caipora: uma análise das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil. 2010. (Congresso).

35.
Dipracs. Blogão do Aguinaldão: desenvolver e compartilhar identidades. 2009. (Congresso).

36.
Encontro Acadêmico Gênero na Linguística e na Literatura. 2009. (Encontro).

37.
FIPED. Leitura e compreensão de chrges. 2009. (Congresso).

38.
Sinalge. CARTAZ DE FILME E A ANÁLISE MULTIMODAL DE JOHN BATEMAN. 2009. (Congresso).

39.
X Seminário Pedagógico: teoria e prática do cotidiano escolar. 2007. (Seminário).

40.
GELNE. Argumentação na Multimodalidade da Charge Jornalística. 2006. (Congresso).

41.
V Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita. Charge na ditadura militar: uma análise da agência na construçao de opiniões. 2006. (Congresso).

42.
55º Reunião Anual da SBPC. Cartum, Charge, Quadrinhos e Tirinhas: um ou Vários Gêneros?. 2003. (Congresso).

43.
ECLAE. Gêneros do Discurso Jornalístico e a Argumentação nos Textos Dissertativos. 2003. (Congresso).

44.
CONGRAD. Compreensão de Piadas e Bulas de Remédio. 2002. (Congresso).

45.
ELFE. Cerimônia Militar como um Gênero Discursivo. 2002. (Congresso).

46.
GELNE. Uma Visão do Conto. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CATANHO M. C.. II Encontro Linguagem, História e outras Histórias. 2018. (Congresso).

2.
CATANHO M. C.. VI MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS NA ESCOLA PÚBLICA DE PERNAMBUCO. 2013. (Exposição).

3.
CATANHO M. C.. VIII Bienal do Livro de Pernambuco. 2011. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Quitéria Rosa Pereira Oliveira. Obras literárias quadrinizadas: um despertar para a literatura. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
Kelli Roberta de Souza Soares Luz Gomes. A Produção escrita escolar e a referenciação: estratégias didáticas com o gênero resumo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Beatriz Pil. MÍDIA, CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ANTROPOCENO EM SITES INFORMATIVOS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio Integrada ao Curso Técnico de Segurança do Trabalho) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
GABRIELA FREITAS DE ALBUQUERQUE. Mídia, ciência e meio ambiente: a construção discursiva de antropoceno em sites informativos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Médio Integrado em Química) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Luiza Pessôa Rafael Bomfim. Carta de reclamação em sala de aula: uma possibilidade de intervenção na realidade social. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco, . Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

2.
Maria Luiza Pessoa Rafael Bomfim. Gêneros textuais: uma prática necessária. Uma experiência com alunos do oitavo ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

3.
Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz. Multimodalidade e construção de sentidos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

4.
Cláudia Maria de Santana. Produção do Artigo de Opinião em uma turma do 9º ano: o papel da revisão e da reescrita na apropriação das habilidades textuais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional (Letras)) - Universidade de Pernambuco, . Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

5.
Andreza Alves Mothé da Silva. O LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA LEITURA DE O PEQUENO PRÍNCIPE. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daiane Batista da Silva. A legalização da cannabis (maconha) no Brasil sob o olhar juridico, médico e sociológico. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

2.
Maria Júlia Melo e Silva. Produção de texto na EJA campo: escrevendo artigos de opinião. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

3.
Kelly Stephanie Oliveira Snatos. Charge em sala de aula: formando leitores críticos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

4.
Marta de Moura Cavalcante Quirino. Artigo de opinião: o desenvolvimento de estratégias nas turma do 9º ano. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

5.
Edvânia Araújo Freire de Souza. O hipertexto e sua legitimação pela escola: proposta de prática de leitura e de escrita. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

6.
José Adinaelson Marcelino. A biografia na formação de estudantes trabalhadores: leitura e produção de textos em turmas de EJA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

7.
José Emerson de Barros Barbosa. O Letramento Literário nas diretrizes oficiais de Língua Portuguesa para o Ensino Médio de Pernambuco. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

8.
Ana Carolina de Barros. Compreensão textual e elaboração de sentido(s) em turmas de EJA: gênero charge. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

9.
Claudiane Pessoa da Silva. Alfabetizar letrando: realidade ou mito nas instituições escolares?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

10.
Débora Diniz D'Albuquerque. Uma análise linguística da nova tendência de produção do gênero convite. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística do texto e do discurso) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.

Iniciação científica
1.
KATHLEEN LISSA LIMA COSTA. Mídia, ciência e meio ambiente: a construção discursiva do antropoceno em sites de divulgação científica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Médio Integrado em Química) - Instituto Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Clara Catanho Cavalcanti.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CATANHO M. C.2012CATANHO M. C.. Charge: intertextualidade e humor. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 04, p. 73-88, 2012.

2.
CATANHO M. C.2014CATANHO M. C.; BARBOSA, José Emerson de Barros . O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS DIRETRIZES OFICIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO. Pensares em Revista, v. 5, p. 26-43, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
CATANHO M. C.. 'Por una vida mejor'. Los discursos de resistencia de la inclusión de la variación lingüística en la educación formal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CATANHO M. C.. Conscientização Ambiental ou Marketing Verde? Análise de Campanha Publicitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CATANHO M. C.. Dialogando com o Design: a Aplicabilidade da Semiótica Social em Pesquisas na área de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CATANHO M. C.. Leitura e Letramento: Comunicação e uso de mídias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CATANHO M. C.. O discurso ambiental na publicidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CATANHO M. C.. Habilidades de Leitura e Análise Linguística no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CATANHO M. C.. Práticas de Leitura na EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CATANHO M. C.. O DISCURSO AMBIENTAL DAS CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E AS PRÁTICAS SOCIAIS NA MODERNIDADE TARDIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CATANHO M. C.. CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: AÇÕES SOCIAIS E MODOS DE LINGUAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CATANHO M. C.. ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO AMBIENTAL: CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CATANHO M. C.. Gêneros e a Construção do Discurso Ambiental de Campanha de Conscientização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CATANHO M. C.; Gomes, Jaciara ; SILVA, M. S. ; PEREIRA, S. V. M. . Diferentes Perpectivas em Análise do Discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CATANHO M. C.. DISCURSO AMBIENTAL: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CATANHO M. C.. Gêneros textuais nas campanhas de conscientização ambiental.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CATANHO M. C.. Gêneros textuais: o que fazem os professores?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CATANHO M. C.. Gêneros textuais e a educação profissional técnica de nível médio: abordando o 'Movimento Ocupe Estelita' no curso de Edificação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CATANHO M. C.. Discurso Ambiental: a Redenção como Mercadoria.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CATANHO M. C.. Olhares e percepções sobre gênero, discurso e texto.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Gomes, Jaciara ; CATANHO M. C. ; LIMA, H. K. C. . MULTILETRAMENTOS: LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DAS NOVAS MÍDIAS, TECNOLOGIAS E INTERNET. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CATANHO M. C.. LEITURAS LITERÁRIAS NO ENSINO MÉDIO: PERCURSOS, VIAGENS E ANDANÇAS. 2013. .

2.
CATANHO M. C.. Os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa do Estado de Pernambuco: Estrutura e Concepções. 2013. .

3.
CATANHO M. C.. Produção Textual: Ensinar o quê? Como?. 2013. .

4.
CATANHO M. C.. Cartas Argumentativas: uma Proposta de Sequência Didática. 2013. .

5.
SILVA, E. M. ; CATANHO M. C. . Produção de gêneros acadêmicos: a linguagem científica em foco. 2016. .

6.
CATANHO M. C.. A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS GÊNEROS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS ARTIGO DE OPINIÃO E DISSERTAÇÃO ESCOLAR. 2012. .

7.
CATANHO M. C.. LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2012. .

8.
CATANHO M. C.. COMO E POR QUE ANALISAR TEXTOS?. 2012. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CATANHO M. C.. Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Apoio Didático).

2.
CATANHO M. C.. Ação de Fortalecimento da Aprendizagem - Reforço Escolar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Apoio Didático).

3.
CATANHO M. C.. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Regulamentador do Currículo).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CATANHO M. C.. VI MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS NA ESCOLA PÚBLICA DE PERNAMBUCO. 2013. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:36:24