Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0782663741086244
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1989), especialização em Educação UFPel (1998) mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil e da faculdade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ética, escola, formação do psicólogo.e prevençaõ e promoção de saúde. Psicóloga em consultório particular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi
Nome em citações bibliográficas
BERNARDI, C. M. C. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Luterana do Brasil, Campus, Gravataí.
Estrada Itacolomi
São Vicente
94170-240 - Gravatai, RS - Brasil
Telefone: (51) 34317677
Fax: (51) 34317677
URL da Homepage: http://www.ulbra.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O lugar da ética na formação do Psicólogo, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Marcos Villela Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; ética; formação do psicólogo; cuidado.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Educação e subjetividade: um estudo sobre o sofrimento e o desejo nas relações educativas,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Ivete Manetzeder Keil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: subjetividade; desejo; sofrimento; educação; infân.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1996
Especialização em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Aluno-Trabalhador: o papel formativo da escola e do sindicato.
Orientador: Jarbas Santos Vieira.
1984 - 1989
Graduação em Psicologia Psicólogo.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Tópico Especial "Por uma grande saúde: Nietzsche e. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Psicologia Educacional: Formação Profissional e.... (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, CRP 07, Brasil.
2012 - 2012
Seminário Clínicas Gestálticas-. (Carga horária: 7h).
Instituto Müller- Granzotto de psicologia Clínica Gestáltica, MULLER-GRANZOTTO, Brasil.
2011 - 2011
IV Encontro de Formação docente continuada. (Carga horária: 8h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2011 - 2011
9º Encontro Intensivo em Gestalt-terapia. (Carga horária: 19h).
Gestalt Centro do Rio Grande do Sul, GCRS, Brasil.
2011 - 2011
Uma clínica para os nossos dias. (Carga horária: 14h).
Instituto Pichon-Rivière, PICHONPOA, Brasil.
2010 - 2010
Encontro de capacitação docente. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí, ULBRA, Brasil.
2010 - 2010
III Encontro de formação docente continuada.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Docente. (Carga horária: 8h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2009 - 2009
9º Encontro Intensivo em Gestalt-terapia. (Carga horária: 19h).
Gestalt Centro do Rio Grande do Sul, GCRS, Brasil.
2007 - 2007
Encontro de capacitação docente. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí, ULBRA, Brasil.
2006 - 2006
Encontro de capacitação docente. (Carga horária: 8h).
Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí, ULBRA, Brasil.
2005 - 2005
O Ambiente Escolar Como Interlocutor e Identificad. (Carga horária: 2h).
Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência, CEAPIA, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação Docente. (Carga horária: 8h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Olhares Sobre a Infância. (Carga horária: 20h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação Docente. (Carga horária: 16h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação Docente. (Carga horária: 16h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2003 - 2003
Paradigmas de Gestalt Terapia. (Carga horária: 20h).
Gestalt Centro do Rio Grande do Sul, GCRS, Brasil.
2003 - 2003
Congresso de Gestalt Terapia 2003. (Carga horária: 40h).
Centro de Gestalt Terapia de Pelotas, CGTP, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Tempo e Subjetivação. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
I Jornada de Psicologia Escolar. (Carga horária: 10h).
Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, SPRGS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Psicopedagogia e Psicanálise das Aprendizagens. (Carga horária: 16h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1995 - 1995
Grupo, família, clínica e política. (Carga horária: 54h).
Instituto Pichon-Rivière, PICHONPOA, Brasil.
1992 - 1994
Especialização em Gestalt Terapia. (Carga horária: 250h).
Centro de Gestalt Terapia de Pelotas, CGTP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Adjunto com Doutorado, Carga horária: 18

Atividades

10/1999 - Atual
Serviços técnicos especializados , Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí, .

Serviço realizado
Serviço de Supervisão de estágios na Clínica-escola.
3/1999 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e legislação Profissional
Psicologia da Personalidade
Psicologia Escolar
Psicologia Sócio-histórica

União das Faculdades Integradas de Negócios, UNIFIN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Psicologia da Personalidade II
Psicologia e Espiritualidade
Orientação de trabalhos de Conclusão

Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1994 - 3/1995
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio suprvisionado em psicologia escolar
Psicologia do Trabalho

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 12

Atividades

4/1991 - 9/1991
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Extensão.

Serviço realizado
Psicoteraia infantil, grupos operativos, atendimento às famílias; supervisão de estagiários de psicologia.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Aletheia (ULBRA)
2013 - Atual
Periódico: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERNARDI, C. M. C. N.2018BERNARDI, C. M. C. N.; CARDOSO, N. O. ; PIETROWSKI, D. L. . Estratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores: uma revisão integrativa da literatura nacional. CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 11, p. 397-409, 2018.

2.
CARDOSO, O. C.2017CARDOSO, O. C. ; BERNARDI, C. M. C. N. . Estrategias de manejo e intervención en Acoso Cibernético - Una revisión sistemática.. PERSPECTIVAS EN PSICOLOGÍA (MAR DEL PLATA), v. v. 14,, p. 7-17, 2017.

3.
BERNARDI, C. M. C. N.2013BERNARDI, C. M. C. N.. O lugar da ética na formação do psicólogo. CRIAR EDUCAÇÃO- Revista do programa de Pós-graduação - Unesc, v. 2, p. 1-19, 2013.

4.
LUZ, Braga Danielle2010LUZ, Braga Danielle ; BERNARDI, C. M. C. N. . A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR E SEU FAZER DOCENTE: SOBRE O EDUCAR. Conversas Interdisciplinares, v. 1, p. 1-23, 2010.

5.
BERNARDI, C. M. C. N.2010 BERNARDI, C. M. C. N.. ÉTICA E FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 04, p. 451-471, 2010.

6.
BERNARDI, C. M. C. N.2007BERNARDI, C. M. C. N.. O SOFRIMENTO E O DESEJO NAS RELAÇÕES EDUCATIVAS. REVISTA INTERATIVIDADES, v. 10, p. 8, 2007.

7.
BERNARDI, C. M. C. N.2005BERNARDI, C. M. C. N.; CAMARGO, Renata . A influência da televisão em crianças - os pais realmente se preocupam?. Interatividade (Andradina. Impresso), http://gravatai.ulbra.tche.br/, v. 09, p. 4, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDI, C. M. C. N.. Educação, ética e contemporaneidade. In: V Simpósio e VIII Fórum Nacional de Educação /2012, 2012, Torres. Anais do V Simpósio e VIII Fórum Nacional de Educação /2012, 2012. v. V.

2.
BERNARDI, C. M. C. N.. Pensar o presente: a filosofia e a ética na formação do psicólogo. In: IX Simpósio Sulbrasileiro sobre o ensino de Filosofia, 2010, Porto Alegre. CD-ROM do IX Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2010.

3.
BERNARDI, C. M. C. N.. A formação em Psicologia: ética, diretrizes curriculares e direitos humanos. In: IV Simpósio Internacional e VII Fórum Nacional de Educação da Ulbra Torres/RS- Currículo, Formação docente, Inclusão social, Multiculturalidade e Ambiente., 2010, Torres/RS. Anais do IV Simpósio e VII Fórum Nacional de Educação /2010, 2010. v. 10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDI, C. M. C. N.. Foucault e o cuidado como possibilidade ética. In: V Seminário Temático Michel Foucault, 2011, Passo Fundo. V Seminário Temático Michel Foucault, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDI, C. M. C. N.; BRITES, N. B. M. . Psicodramatizando a prática docente. In: VII Semana Científica do Unilasalle, 2011, Canoas. VII Semana Científica do Unilasalle, 2011.

2.
BERNARDI, C. M. C. N.. Sofrimento, cultura e relações educativas. In: 2º seminário Brasileiro de estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas. Anais do 2º seminário Brasileiro de estudos Culturais e Educação - educação e cultura contemporânea, 2006. v. único. p. 298-299.

3.
BERNARDI, C. M. C. N.. Educação e ética nas práticas educativas. In: Encontro Internacional de Educação, 2005, Gravataí. Encontro Internacional de Educação, 2005.

4.
BERNARDI, C. M. C. N.. A violência na construção da subjetividade da criança. In: II forum de pesquisa científica e tecnológica, 2001, Canoas. II Forum de Pesquisa científica e tecnológica e VII Salão de iniciação científica da Ulbra- 2001, 2001.

5.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . Um espaço de ampliação estratégica do atendimento psicológico. In: III Sermana Acadêmica do Curso de Psicologia, 2000, Gravataí. III Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Ulbra de Gravataí, 2000.

6.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . Clínica Escola do curso de Psicologia da Ulbra de Gravataí. In: 1ª Mostra Nacional de práticas em Psicologia:, 2000, São Paulo. 1ª Mostra nacional de práticas em Psicologia.

Artigos aceitos para publicação
1.
PIETROWSKI, D. L. ; BERNARDI, C. M. C. N. ; CARDOSO, N. O. . . ESTRATÉGIAS DE COPING FRENTE À SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFESSORES ? UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NACIONAL. CONTEXTOS CLÍNICOS, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESCHKE, M. J. D. . II Seminário: os saberes docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
KREUTZ, Carla ; BERNARDI, C. M. C. N. ; SILVA, I. F. ; RESCHKE, M. J. D. . Sexualidade na adolescência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERNARDI, C. M. C. N.. Educação, ética e contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BERNARDI, C. M. C. N.. Ética e formação do educador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BERNARDI, C. M. C. N.. Ética: Formação e Prática Profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIEIRA, S. P. E. ; BERNARDI, C. M. C. N. . A percepção de psicólogos clínicos sobre a influência da espiritualidade e religiosidade na saúde mental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RIEIRA, S. P. E. ; BERNARDI, C. M. C. N. . O sentido da vida em psicoterapia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RIEIRA, S. P. E. ; PILOTTI, I. ; BRITES, N. B. M. ; BERNARDI, C. M. C. N. . Gestalt terapia de curta duração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PINHEIRO, S. P. ; HUTHER, C. ; BERNARDI, C. M. C. N. . Consultoria Escolar:uma intervenção com professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BRITES, N. B. M. ; BERNARDI, C. M. C. N. . Psicodramatizando a prática docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BERNARDI, C. M. C. N.. Família e Limites. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BERNARDI, C. M. C. N.. Foucault e o cuidado como possibilidade ética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BERNARDI, C. M. C. N.. Pensar o presente: a filosofia e a ética na formação do psicólogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
BERNARDI, C. M. C. N.. A formação em Psicologia: ética, diretrizes curriculares e direitos humanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CARDOSO, Elisangela Vargas ; BERNARDI, C. M. C. N. . Pessoa com deficiência mental em processo de estágio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BERNARDI, C. M. C. N.. Formação e dimensão ética na educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BERNARDI, C. M. C. N.. Sofrimento, cultura e relações educativas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CHIAVETO, Ana Carolina ; BERNARDI, C. M. C. N. . O trabalho com professores no processo de promoção de saúde na escola: um olhar de psicólogos escolares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BERNARDI, C. M. C. N.. Educação e ética nas práticas educativas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BERNARDI, C. M. C. N.. A violência na construção da subjetividade da criança. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . Um espaço de ampliação estratégica do atendimento psicológico - Clínica de Psicologia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . Um espaço de ampliação estratégica do atendimeno psicológico- Clínica de Psicologia. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BERNARDI, C. M. C. N.. Súmulas de dissertações 1996-1998. São Leopoldo: Unisinos, 1998 (Resumos de dissertações).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BERNARDI, C. M. C. N.; MAZONI, Cláudia ; MEDEIROS, S. B. . Prêmio Silvia Lane 7ª Edição 2013. 2013.

2.
BERNARDI, C. M. C. N.. Implantação da clínica de Psicologia da Ulbra de Gravataí. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PARANHOS, M. E. ; SANTOS, R. C. ; BERNARDI, C. M. C. N. . Entidades Representativas em situações de emergência e desastre. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERNARDI, C. M. C. N.. Reflexões e Intervenções com a família: interfaces entre a clínica e a escola. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BERNARDI, C. M. C. N.. Gestalt-terapia. 2005. (Palestra).

3.
BERNARDI, C. M. C. N.. Gestalt-Terapia. 2005. (Palestra).

4.
BERNARDI, C. M. C. N.. Gestalt -Terapia. 2004. (Palestra).

5.
BERNARDI, C. M. C. N.. Gestalt-terapia. 2003. (Palestra).

6.
BERNARDI, C. M. C. N.. A violência na construção da subjetividade da criança e do adolescente.. 2001. (Relatório de pesquisa).

7.
BERNARDI, C. M. C. N.. Psicologia do Trabalho. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno).

8.
BERNARDI, C. M. C. N.. Educação e subjetividade: um estudo sobre o sofrimento e o desejo nas relações educativas. 1998. (Relatório de pesquisa).

9.
BERNARDI, C. M. C. N.. Curso Introdutório de Gestalt-terapia. 1997. .

10.
BERNARDI, C. M. C. N.; ROCHA, Ana Maria Gastaud Lobo da ; NUNES, Georgina Helena Lima ; AIRES, Maria Isolete Oliveira ; MOTA, Maria Renata Alonso ; VARGAS, Sérgio Hiandui Nunes de . Aluno-trabalhador: o papel formativo da escola e do sindicato. 1996. (Relatório de pesquisa).

11.
BERNARDI, C. M. C. N.. Gestalt-terapia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, A. S.; MOREIRA, J.; ORTIGARA, V.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Vanderlei da Silva Mendes. Os corpos e os processos de docilização na educação: uma leitura foucaultiana. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNARDI, C. M. C. N.; TONOLLIER, V.; COLLING, A. M.. Participação em banca de Magele Carvalho Martins Correa.A cultura do excesso corporal: os efeitos da mídia nos processos de produção da subjetividade feminina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

2.
BERNARDI, C. M. C. N.; SILVA, I. F.; Benso, Cíntia da S.. Participação em banca de Chélida Machado da Luz.?o que e quem eu sou?? O impacto da indefinição na construção da identidade de pessoas transgêneros ? uma revisão integrativa da literatura.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

3.
BERNARDI, C. M. C. N.; SILVA, I. F.; MAZONI, C. G.. Participação em banca de Vanessa da Silva Dias.Suicídio de idosos brasileiros: Fatores sociodemográficos e psicossociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

4.
MAZONI, C. G.; BERNARDI, C. M. C. N.; PEREIRA, V. T.. Participação em banca de Nicolas de Oliveira Cardoso.Jogos eletrônicos e a cognição em idosos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

5.
SILVA, C. B.; SANDRI, Simone; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Berenice da Rosa Spader.O impacto na saúde mental e na qualidade de vida do cuidador familiar do idoso doente de alzheimer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

6.
BERNARDI, C. M. C. N.; PEREIRA, V. T.; MAZONI, C. G.. Participação em banca de Jane Maria Haubrich.Composição familiar dos usuários do PAEF/CREAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

7.
MAZONI, C. G.; BERNARDI, C. M. C. N.; SILVA, I. F.. Participação em banca de Tamires Oliveira da Silva.Conflitos entre maternidade e trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

8.
BENCHAYA, M. C.; BORTOLON, C.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Vivian Ingrid Bencke.Fatores associados à vivência de conflitos no relacionamento conjugal: Revisão sistemática da literatura brasileira.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

9.
MAZONI, C. G.; BISCH, N. K.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Rita Souza Germann da Silva.Comunidades terapêuticas para dependentes químicos no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

10.
SILVA, C. B.; PARADISO, A. C.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de bruna de Couto Oliveira.Projeto de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

11.
RESCHKE, M. J. D.; BENCHAYA, M.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Carmen Susana Oliveira.Violência escolar e prevenção: uma revisão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

12.
MAZONI, C. G.; HIRDES, A.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Gabriela Langoni.Perfil e motivações do adolescente que tenta suicídio: revisão integrativa da literatura nacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

13.
TONOLLIER, V.; MAZONI, C. G.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Cleber Lichirigoity Guterres.Os efeitos dos jogos eletrônicos violentos em crianças e jovens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

14.
BERNARDI, C. M. C. N.; MAZONI, Cláudia; SALDANHA, L.. Participação em banca de Tatiana Jolair de França Piacentini.A qualidade dainteração familiar na visão dos filhos de mães que trabalham fora ou mães donas de casa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

15.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla. Participação em banca de Ana Maria dos Santos Lemos.A sexualidade na vida de mulheres na fase idosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

16.
BISCH, N. K.; BERNARDI, C. M. C. N.; RESKA, M. F.. Participação em banca de Ana Paula Teixeira.O PROFESSOR E O PSICOLOGO ESCOLAR DIANTE DO DIAGNÓSTICO DE TDHA E O COMPORTAMENTO INDISCIPLINAR DO ALUNO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

17.
RESZKA, M.F.; MAZONI, Cláudia; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Ana Maria Nieves Papa.O BENEFICIO DA RELIGIOSIDADE E DA ESPIRITUALIDADE NO ENFRENTAMENTO DA MORTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

18.
MENDES, Dionéia; BERNARDI, C. M. C. N.; BENCHAYA, M.. Participação em banca de Verilton Rocha Alves.Voltando a estudar no período da aposentadoria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

19.
BERNARDI, C. M. C. N.; MAZONI, Cláudia; SILVEIRA, Luiza Silveira. Participação em banca de Tatiana da Rosa Oliveira.A saída do adulto jovem da casa dos pais: facilitadores e dificultadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

20.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESZKA, M.F.; SILVEIRA, Luiza Silveira. Participação em banca de Jean Fábio Ramos.Os conceitos da psicologia aplicados às negociações de sequestro na brigada militar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

21.
RESCHKE, M. J. D.; RESZKA, M.F.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Alexsandro Machado Begnini.Sentimentos de professores-Alunos que buscam especialização na área de Inclusão, frente ao aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

22.
RESZKA, M.F.; RESCHKE, M. J. D.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Walmor Zomer Salvador.Educação Inclusiova: Relatos de professores do ensino fundamental diante de sua prática pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

23.
MAZONI, Cláudia; BERNARDI, C. M. C. N.; BARROS, H. M. T.; MEDEIROS, S. B.. Participação em banca de sandra Braga de Medeiros.Prevalência do uso de drogas entre acadêmicos da Universidade Luterana do Brasil- Ulbra Gravataí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

24.
BERNARDI, C. M. C. N.; MENDES, Dionéia. Participação em banca de Cristiane Silveira da Rosa.Características psicológicas dos motorisas de transporte coletivo que se envolveram em acidentes de trânsito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

25.
MAZONI, Cláudia; BERNARDI, C. M. C. N.; PIRES, Bonfadini Kátia. Participação em banca de Francine Medeiros.Expectativas de mulheres obesas em relação ao emagrecimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

26.
BERNARDI, C. M. C. N.; MALDANER, Elisabete Beatriz. Participação em banca de Nara Daiane de Moraes.Filhos adultos, independentes financeiramente, que resistem em sair da casa dos pais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

27.
RESZKA, M.F.; RAMBO, A. M. P.; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Simone Regina dos Santos.O roubo e a mentira como um comportamento antissocial nas escolas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Taquara.

28.
RESZKA, M.F.; POCAS, Jaqueline; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Beatriz Azambuja de Souza.O ingresso e a adaptação da criança à escola infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

29.
RESZKA, M.F.; Laschuk Erica; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Jaqueline Alos dos Santos.A visão do professor frente às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

30.
KREUTZ, Carla; PIRES, Bonfadini Kátia; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Luci Helena Munaretto Horacio.As relações entre avós e netos na contemporaneidade: uma reflexão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

31.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESCHKE, M. J. D.; RESKA, M. F.. Participação em banca de Carla Valesca Cardoso.Estilo Parental e fracasso escolar se associam?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

32.
BERNARDI, C. M. C. N.; MAZONI, Cláudia. Participação em banca de Vinicius Silveira.A utilização da música no contexto clínico segundo a percepção de psicólogos e de musicoterapeutas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

33.
BERNARDI, C. M. C. N.; PIRES, Bonfadini Kátia. Participação em banca de Sônia Thiesen.A percepção de mulheres idosas portadoras do HIV sobre a sua contaminação com o vírus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

34.
BERNARDI, C. M. C. N.; PIRES, Bonfadini Kátia. Participação em banca de Sheila Schildt.a volta ao lar: um estudo sobre o significado da reinserção social frente às medidas sócio-educativas.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

35.
BERNARDI, C. M. C. N.; MENDES, Dionéia. Participação em banca de Johanna Petry.Comprometimento organizacional em consultoria de recrutamento e seleção de consultores de recursos humanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

36.
BERNARDI, C. M. C. N.; Benso, Cíntia da S.. Participação em banca de Fabiana Dias da Rosa Rolim.Transição de curso e características das tarefas evolutivas da exploração em universitários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

37.
FRUETT, Ana Cássis; BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Josemara Carvalho de Oliveira.A formação do psicólogo frente à ausência da prática clínica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

38.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESCHKE, M. J. D.. Participação em banca de Eliane de Souza Neto.Indisciplina na escola - considerações do contexto familiar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

39.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Carla Scotti Krás.O relacionamento conjugal após o nascimento do bebê na perspectiva do pai. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

40.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESCHKE, M. J. D.; RESZKA, M.F.. Participação em banca de Aline Cardoso Girardi.Famílias negligentes: uma visão da Psicologia Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

41.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Tatiane Boeira Eloy.Manifestações afetivas dos pais frente ao encaminhamento psicológico dos filhos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

42.
Elisabete; BERNARDI, C. M. C. N.; RESZKA, M.F.. Participação em banca de Benomy Silberfarb.Psicologia e Espiritualidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

43.
BERNARDI, C. M. C. N.; WEBER, Graziela; SANDRI, Simone. Participação em banca de Estela Moroni.A transmissão psíquica do poder materno em diferentes gerações de mulheres da mesma família. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

44.
BERNARDI, C. M. C. N.; SANDRI, Simone; WEBER, Graziela. Participação em banca de Letícia Cruz.A representação social dos cuidadores acerca de moradores de abrigos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

45.
BERNARDI, C. M. C. N.; SANDRI, Simone; SILVEIRA, Luiza Silveira. Participação em banca de Adriane Becker.A preparação dos pais para adoção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

46.
BERNARDI, C. M. C. N.; FRUETT, Ana Cássis. Participação em banca de Kátia D'Armas Ferraz.A solidão do sujeito contemporâneo: um olhar clínico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

47.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Renata da Silva Couto.As impressões e sentimentos dos professores sobre o trabalho com adolescentes em sala de aula no que se refere à indisciplina e aos limites. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí.

48.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Norma Cristina Crizel Lopes.As falas dos profissionais que trabalham com enlutados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

49.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Edenisse Vechi da Rocha.O ingresso e adaptação da criança à escola infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

50.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Cristina de Souza.O fracasso escolar sob a perspectiva dos professores da rede pública da região metropolitana de Porto Alegre. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

51.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Kelly Cristina Caprara.(Re) Leitura sobre drogadição. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

52.
BERNARDI, C. M. C. N.; SILVA, Isaura da. Participação em banca de Márcia Elisabeth Ferrarini.A mídia Televisiva e os relacionamentos afetivos e sexuais: como é a percepção dos adolescentes?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

53.
BERNARDI, C. M. C. N.; SILVA, Isaura. Participação em banca de Aline Gomes dos Reis.Psicoterapia: será que eu preciso?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

54.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESKA, M. F.. Participação em banca de Larissa Kovalski Kautzmann.Poder docente: escutas e novos olhares. 2004 - Faculdades de Taquara.

55.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Beatriz Regina Cerqueira.Alguns fatores da resiliência em adolescentes institucionalizados. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

56.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Viviane Barcella Teixeira.As fantasias da criança frente à psicoterapia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

57.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Maria Luiza cunha Rahde.Fatores que interferem na (in)disciplina escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

58.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Marta morel.Percepção do professor sobre a influência da afetividade no processo de aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

59.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Lorena Zortea.Imagem corporal em crianças institucionalizadas e em crianças que vivem com os pais. 2003 - Universidade Luterana do Brasil.

60.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Sonia Maria de Godoy.A vivência das mães ao deixarem seus filhos na pré-escola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí.

61.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Clarissa Sperotto.Arquitetura mental:desafios para a Psicologia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

62.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Magda Siva.Casamento e Separação sob a ótica feminina. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

63.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Paula Schumacher.Compreendendo a sexualidade no período gestacional. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

64.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Fernanda Consul.Identidade e Supervisão - aspectos da formação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

65.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Jorge Samaritano.A morte do pai e suas repercussões psicológicas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

66.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Carmen Silva.Luto e revelação; aspectos da adoção. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.

67.
BERNARDI, C. M. C. N.. Participação em banca de Tatiane R. Cunha.O casamento através dos anos de convivência e a satisfação sexual para homens e mulheres casados. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Por uma grande saúde: Nietzsche e superação da metafísica". 2014. (Seminário).

2.
""As marchas vem para rua: conversações sobrea interface entre psicologia e Política na contemporaneidade. 2013. (Encontro).

3.
A cultura da violência: Tiros em Columbine e crimes na escola do Realego. 2011. (Outra).

4.
II Encontro de formação docente continuada- Vivenciando a Educação "Ulbra em Movimento". 2010. (Encontro).

5.
IV Simpósio Internacional e VII Fórum Nacional de Educação - Currículo, Formação docente, Inclusão Social, Multiculturalidade e Ambiente.A formação em Psicologia: ética, diretrizes curriculares e direitos humanos. 2010. (Simpósio).

6.
IX Simpósio Sul Brasileiro de Filosofia.Pensar o presente: a filosofia e a ética na formação do psicólogo. 2010. (Simpósio).

7.
VIII Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia.A escola e os encaminhamentos clínicos. 2009. (Outra).

8.
Encontro Internacional de Educação.Formação e Dimensão Ética na Educação. 2007. (Encontro).

9.
2º seminário Brasileiro de estudos Culturais e Educação.2º seminário Brasileiro de estudos Culturais e Educação. 2006. (Seminário).

10.
X Jornada da Sociedade de psicologia , Profissão Psicólogo: identidade, práticas e perspectivas.O trabalho com professores no processo de promoção de saúde na escola: um olhar de psicólogos escolares. 2006. (Outra).

11.
Encontro Internacional de Educação.Educação e ética nas práticas e relações educativas. 2005. (Encontro).

12.
VI Congresso Brasileiro de Abordagem Gestáltica e IX Congresso Nacional de Gestalt terapia. 2003. (Congresso).

13.
II Forum de pesquisa Científica e tecnológica.A violência e a construção de subjetividade. 2001. (Outra).

14.
III Semana acadêmica do curso de Psicologia.Um espaço de ampliação estratégica do atendimento psicológico- Clínica de Psicologia. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KREUTZ, Carla ; MAZONI, C. G. ; BENCHAYA, M. ; SILVA, C. B. ; BERNARDI, C. M. C. N. . Aniversário do curso de Psicologia Ulbra Gravataí. 2016. (Outro).

2.
MAZONI, C. G. ; REICHERT, C. B. ; BERNARDI, C. M. C. N. ; SILVA, C. B. ; KREUTZ, Carla ; TONOLLIER, V. ; MALDANER, Elisabete Beatriz ; SILVA, I. F. . II Simpósio de Psicologia - Viver e conviver na Contemporaneidade. 2015. (Outro).

3.
KREUTZ, Carla ; MAZONI, C. G. ; Benso, Cíntia da S. ; BERNARDI, C. M. C. N. . Mostra de Serviços do NIP. 2014. (Outro).

4.
Benso, Cíntia da S. ; KREUTZ, Carla ; MAZONI, Cláudia ; BERNARDI, C. M. C. N. . 1º Simpósio de psicologia emergências e desastres: possíveis intervenções. 2013. (Outro).

5.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESZKA, M.F. . III Mostra de estágio de Processos Educativos. 2010. (Exposição).

6.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . XVI Jornada Interna da Clínica de Psicologia da Ulbra Gravataí. 2010. (Outro).

7.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESZKA, M.F. . II Mostra de Estágio em Processos Educativos e Psicologia Escolar. 2009. (Exposição).

8.
BERNARDI, C. M. C. N.; RESZKA, M.F. . I Mostra de estágio em processos educativos e psicologia escolar. 2009. (Exposição).

9.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . XV Jornada Interna da Clínica de psicologia da Ulbra Gravataí. 2009. (Outro).

10.
BERNARDI, C. M. C. N.; PACHECO, Janaína ; KREUTZ, Carla . XIV Jornada da Clínica de Psicologia da Ulbra Gravataí. 2008. (Outro).

11.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . XI Jornada Interna da Clínica de Psicologia de Gravataí. 2007. (Outro).

12.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . Clínica Promove- Especial de Aniversário - Ciclo de Palestras. 2007. (Outro).

13.
BERNARDI, C. M. C. N.. X Jornada interna da Clínica de psicologia da Ulbra/Gravataí. 2006. (Outro).

14.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína ; SILVEIRA, Luiza Silveira . Reflexões e intervenções com a família: interfaces entre a clínica e a escola. 2005. (Outro).

15.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . VIII Jornada Interna da Clínica de Psicologia da Ulbra/Gravataí. 2005. (Outro).

16.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . VI Jornada interna da Clínica de Psicologia da Ulbra/Gravataí. 2004. (Outro).

17.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . VII Jornada Interna da Clínica de Psicologia da Ulbra/Gravataí. 2004. (Outro).

18.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . V Jornada Interna da Clínica de Psicologia Ulbra-Gravataí. 2003. (Outro).

19.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . IV Jornada Interna da Clínica de Psicologia. 2003. (Outro).

20.
BERNARDI, C. M. C. N.; KREUTZ, Carla ; PACHECO, Janaína . I Jornada da Clínica de Psicologia da Ulbra/Gravataí. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lisete Marisa Pinheiro Fraga. Inclusão do sujeito com transtorno do espectro autista ? TEA na escola regular de ensino brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

2.
Sônia Maria Lima da Silva. Preconceito e homossexualidade: Uma análise dos estudos empíricos publicados entre 2011 e 2016 no Brasil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

3.
Vanice Fagundes Saggin. Dificuldade dos professores na inclusãoescolar de alunos em classes comuns de escolas regulares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

4.
Daniela Lopes Pietrowski. Estratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

5.
Suelen Brum Maiato. A Avaliação Psicológica na Formação do psicólogo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

6.
Bianca Assmann. A relação do trabalho na qualidade de vida das pessoas com deficiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

7.
Margarete Teresinha de Souza Fonseca Steffen. Dificuldades de pessoas com deficiência na inserção no mercado de trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

8.
Elizane de Souza da Costa. A relação entre o ambiente familiar e a inclusão de crianças com altas habilidades/superdotação na escola regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

9.
luciana da Silva Feijó. Violência de gênero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

10.
Laura Célia dos Santos Pereira. CUIDADOS AOS CUIDADORES DE PACIENTES COM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

11.
Teresa Rosa do Nascimento. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: FAMÍLIA, ESCOLA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO1. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

12.
Priscila da Silva Bastos. A REPERCUSSÃO DO BULLYING EM ESCOLARES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

13.
Gilberto Maximiliano Monteiro. Jovem aprendiz e o mercado de trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

14.
Mara Luciana da Silva Nunes. A representação social da supervisão para acadêmicos estagiários de psicologia clínica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

15.
Melina Figueiró Rossi. A PERCEPÇÃO DE PSICÓLOGOS SOBRE A ESPIRITUALIDADE E OU RELIGIOSIDADE DOS PACIENTES EM PSICOTERAPIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

16.
José Vicente Colona Torre. ASPECTOS MULTIFATORIAIS DA RESILIÊNCIA CONJUGAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

17.
Nataís Bilhão Mombach. Psicodramatizando a prática docente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

18.
Iuri Cristiano Pilotti. Meditação do tipo Minfullness e o impacto sobre o estresse em professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

19.
Simone Pereira e Rieira. A percepção de psicólogos clínicos sobre a influência da espiritualidade e religiosidade na saúde mental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

20.
Renata de Aguiar Araújo. Sala de recursos: contribuições no processo de inclusão de alunos com deficiência mental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

21.
Angelita Romero. Educação inclusiva: a importância do trabalho do professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

22.
Caroline Ostello dos Santos. Bullying: A percepção de orientadores de escolas municipais e as medidas de enfrentamento utilizadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

23.
Moema Miliorança. Formandos em Psicologia e o olhar sobre o atendimento de idosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

24.
João Francisco Barbosa dos Reis. A síndrome da alienação parental e sua utilização pelos pais nos casos de separação judicial litigiosa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

25.
Solange Helena Farias. Uso de preservativos entre mulheres de meia idade casadas ou em união estável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

26.
Danielle Braga Luz. A subjetividade do professor e o seu fazer docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

27.
Jaqueline de Souza Fraga. Psicologia social comunitária ? contribuições para o conhecimento do psicólogo em relação à atuação na área comunitária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

28.
Lisiane Rubim. A ansiedade materna e as repercussões desta no período de adaptação dos filhos na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

29.
Taiane Andrade Zimmer. Implicações do conhecimento psicológico no exercício e vivência da paternidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

30.
Edemar Zardo. Adultos jovens na casa dos pais: sentimentos na relação entre pais e filhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

31.
Maria Alice Assis Brasil de Moraes. trabalho voluntário de psicoterapia analítica: reflexões. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

32.
Míriam Schnomberger de Souza. A interação dos alunos e professores em uma sala de aula com proposta de educação inclusiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

33.
Márcia Tatsch de Oliveira. Qual a Representação Social do Psicólogo para pessoas de outra área de atuação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

34.
Elisangela Vargas Cardoso. Pessoa com deficiência mental em processo de estágio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil - campus de Gravataí. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

35.
Ana Carolina Chiaveto. O TRABALHO COM PROFESSORES NO PROCESSO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA: UMA VISÃO DE PSICÓLOGOS ESCOLARES. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

36.
Iara beatriz Vasconcellos da Fontoura. Estudo fenomenológico das dificuldade da relação professor-aluno no ensino fundamental. 2006. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

37.
Nara Regina de Bem Cardoso. Plantão psicológico na Escola. 2006. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

38.
Sandra Carla Martins Cagliari. Sentimentos das famílias e dos professores diante da problemática de inclusão/exclusão da criança que apresenta dificuldades escolares. 2004. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

39.
Everton Amorim Torcato. A inclusão do aluno portador de necessidades especiais em escola regular. 2004. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

40.
Anali Bertoly de Oliveira. Psicologia e religiosidade convergem?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

41.
Marisa Terezinha Schütz. Desgaste mental no trabalho bancário: vivências dos trabalhadores - estudo de gênero. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

42.
Jaqueline Barbosa. o SIGNIFICADO DA PSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.

43.
Alexsandro Machado. Discurso docente e produção de subjetividade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Cláudia Maria Canestrine do Nascimento Bernardi.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
KREUTZ, Carla ; BERNARDI, C. M. C. N. ; SILVA, I. F. ; RESCHKE, M. J. D. . Sexualidade na adolescência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 17:05:10