Sandra Eleutério Campos Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1408229629363869
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado e Doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Trabalha na Universidade Federal do Triângulo Mineiro em que exerce o cargo de Professor Adjunto. Atuou por 27 anos na educação básica como professora. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna, formação de professores, pesquisa acerca da caracterização e ensino de gêneros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Eleutério Campos Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, S. E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Rua Frei Paulino, 30
Abadia
38025-180 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33185032
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA COMUNIDADE DISCURSIVA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA: DAS CARTAS DE SÃO PAULO AOS GÊNEROS TEXTUAIS CONTEMPORÂNEOS, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Luiz Carlos Travaglia.
1999 - 2002
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: A Construção da Referência em Textos Produzidos por Crianças , nas Séries Iniciais da Escolarização.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Dra Vânia Maria Bernades Arruda Fernandes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1994
Especialização em Linguística Aplicada O Texto e Seu Funcionamento A.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1980 - 1983
Graduação em Letras.
Faculdades Integradas de Uberaba, FIUBE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estuda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Ativo Permanente, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2010 - Atual
Extensão universitária , Curso de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão "Gestão, Políticas e Avaliação Educacional".
04/2010 - Atual
Extensão universitária , Curso de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de área do PIBID - Português.
03/2010 - Atual
Extensão universitária , Curso de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão de Formação de Professores da Educação Básica ?Práticas de linguagem, gêneros de textos e interação?, ministrando o módulo ?Gêneros textuais e o ensino de língua materna?.
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Letras, .

08/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras (Português/Espanhol), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Linguística II
Planejamento e Orientação de Estágio Supervisionado de L. Portuguesa
PLanejamento e Orientação de Práticas de Ensino de Língua Portuguesa
08/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras (Portugês/Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Linguística II
Planejamento e Orientação de Estágio Supervisionado de L. Portuguesa
Planejamento e Orientação de Práticas de Ensino de L. Portuguesa

Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

10/2005 - Atual
Ensino, Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira
3/2003 - Atual
Direção e administração, Instituto de Formação de Educadores, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/2003 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
02/2003 - 12/2005
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Unidade Temática Os Modos de Organização dos Textos Orais e Escritos
05/2004 - 04/2005
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Linguagem Didático-pedagógica
Gêneros Textuais e o Ensino de Língua Materna: Leitura e Produção de Textos na Escola
05/2004 - 04/2005
Outras atividades técnico-científicas , Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Orientação de alunos.
2/2001 - 12/2002
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino
4/1996 - 12/2002
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado
2/1999 - 12/2000
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Norte-americana
2/1999 - 12/2000
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa I
2/1998 - 12/2000
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada ao ensino de Inglês
02/1997 - 12/1999
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Idiomas.
2/1997 - 12/1997
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa e Produção de Textos

Colégio Marista Diocesano, CMD, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

02/1994 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações
Professora nos Cursos Emergenciais de Licenciaturas.

Atividades

1/1996 - 1/1996
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística, 45 H/A
7/1995 - 7/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I, 60H/A
1/1995 - 1/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa IV, 45 H/A
1/1994 - 1/1994
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, 45 H/A
5/1993 - 7/1993
Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, 45 H/A
6/1992 - 7/1992
Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, 45 H/A

Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, SEE MG, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente de Aulas, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretor, Carga horária: 24

Atividades

02/2002 - 01/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2000 - 01/2002
Direção e administração, Escola Estadual Henrique Krüger, .

Cargo ou função
Diretora.
02/1994 - 01/2000
Direção e administração, Escola Estadual Henrique Krüger, .

Cargo ou função
Vice-diretora.
02/1984 - 01/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/1986 - 01/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
02/1985 - 01/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
02/1981 - 01/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Artística
09/1980 - 01/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Leitura e Produção Textual: diversidade social e Práticas docentes


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Estudos sobre Ingresso, permanência e conclusão dos cursos de graduação da UFTM - GEIPeC
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUALIDADE DE ENSINO
Descrição: Realização de estudos e pesquisas sobre formação de professores (pesquisa bibliográfica e documental e levantamento - aplicação entrevistas); - Publicações revistas, jornais, anais de congressos para a socialização dos resultados; -Contribuição com o conhecimento científico e o aperfeiçoamento da prática pedagógica, tendo em vista a Formação de Professores para a inclusão social e educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sandra Eleutério Campos Martins - Coordenador.
2008 - 2011
GPEFORM - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO
Descrição: Realização de estudos e pesquisas sobre formação de professores (pesquisa bibliográfica e documental e levantamento - aplicação entrevistas); - Publicações revistas, jornais, anais de congressos para a socialização dos resultados; -Contribuição com o conhecimento científico e o aperfeiçoamento da prática pedagógica, tendo em vista a Formação de Professores para a inclusão social e educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Sandra Eleutério Campos Martins - Coordenador.
2006 - 2009
TIPOLOGIAS DE TEXTO E DE DISCURSO PARA O ESTUDO E O ENSINO DA LINGUAGEM
Descrição: Estudo de fatos e fenômenos da Língua Portuguesa, ligados a questões de tipologia de texto e de discurso e o ensino de língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Sandra Eleutério Campos Martins - Integrante / Acir Mário Karwoski - Integrante / Irma Beatriz Araújo Kappel - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Outra.
2006 - Atual
Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Língua Portuguesa
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2002
Construindo uma Experiência de Estágio Supervisionado para as Licenciaturas da Universidade de Uberaba
Descrição: Projeto que buscava construir uma metodologia diferenciada para o Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura da Universidade de Uberaba..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Programa de Promoção e Efetivação da Acessibilidade e Inclusão - PROPEACI
Descrição: Programa destinado a englobar as iniciativas dos servidores comprometidos com a inclusão e acessibilidade, projetos e ações que favoreçam a qualidade de ensino para as pessoas com NEE que estão na Universidade federal do Triângulo Mineiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Gestão, políticas e avaliação educacional
Descrição: O projeto faz parte do Programa de Formação Continuada para Professores da Educação básica - UFTM.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Práticas de Linguagem, gêneros de textos e interação
Descrição: Aulas sobre Gêneros Textuais e ensino de Língua.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Programa de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Sandra Eleutério Campos Martins - Coordenador / Maria Célia Borges - Integrante.


Outros Projetos


2010 - Atual
Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior
Descrição: Curso de Pós-graduação lato sensu..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, S. E. C.2017MARTINS, S. E. C.. A Homilia: conceituação e caracterização de um gênero oral da comunidade discursiva católica apostólica romana. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 19 N. 2, p. 265-290, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, M. C. (Org.) ; MARTINS, S. E. C. (Org.) ; ZEULLI, E. (Org.) . Políticas e Contribuições das Práticas do PIBID para a Formação de Professores. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015. v. 1. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, C. C. C. ; MARTINS, S. E. C. . Oralidade e Escrita - trabalhando com a rádio-escola no Ensino de Língua Portuguesa. In: Rodrigo de Freitas Costa; Luciana Caixeta Barboza. (Org.). O PIBID na UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2015, v. 1, p. 25-32.

2.
FREITAS, H. C. ; MARTINS, S. E. C. . Desenvolvimento de habilidades de Leitura e Produção de Textos através dos Descritores de Língua Portuguesa. In: Rodrigo de Freitas Costa; Luciana Caixeta Barboza. (Org.). O PIBID na UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2015, v. 1, p. 33-44.

3.
MARTINS, S. E. C.; SENE, M. G. . Escrita e reescrita textual: a importância da refacção no Ensino Médio. In: Rodrigo de Freitas Costa; Luciana Caixeta Barboza. (Org.). O PIBID na UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2015, v. 1, p. 45-52.

4.
MARTINS, S. E. C.. A formação do professor de Língua Materna: uma proposta de ensino de leitura e escrita. In: MAria Célia Borges; Orlando Fernández Aquino. (Org.). A formação de Professores para a Educação Básica - Discussões Teóricas e Práticas. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2015, v. 1, p. 141-156.

5.
MARTINS, S. E. C.; CRUZ, M. A. O. . O PIBID da UFTM e a formação do professor de Português: a sala de aula como um laboratório de experiências significativas no ensino da leitura e da escrita. In: Maria Célia Borges; Sandra Eleutério Campos MArtins; Elizandra Zeulli. (Org.). Políticas e Contribuições das Práticas do PIBID para a Formação de Professores. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2015, v. 1, p. 151-168.

6.
MARTINS, S. E. C.. A natureza e distribuição social das modalidades Linguísticas. Modos de Organização ds textos orais e escritos. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. 1, p. 1-22.

7.
MARTINS, S. E. C.. A tessitura dos textos orais e escritos: processos de referenciação. Modos de Organização ds textos orais e escritos. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. 1, p. 35-60.

8.
MARTINS, S. E. C.. A tessitura dos textos orais e escritos: processos de coesão sequencial. Modos de Organização ds textos orais e escritos. 1ed.São Paulo: p, 2011, v. 1, p. 75-89.

9.
MARTINS, S. E. C.. A constituição lingüística dos textos orais e escritos: processos e mecanismos da interação pela linguagem. Modos de Organização ds textos orais e escritos. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. 1, p. 115-145.

10.
MARTINS, S. E. C.. Os gêneros do discurso e suas relações com o ensino-aprendizagem de língua materna. Modos de Organização ds textos orais e escritos. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. 1, p. 153-185.

11.
MARTINS, S. E. C.; Oliveira, G. P. . Metodologia de ensino de língua materna no ensino médio. Espaço Pedagógico da Sala de Aula. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. , p. 147-181.

12.
MARTINS, S. E. C.; KAMIMURA, D. R. . A Organização e Funcionamento da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Processos Interativos com a pessoa surda. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. , p. 99-170.

13.
MARTINS, S. E. C.. Introdução aos estudos morfológicos da língua portuguesa: a estrutura e a formação de palavras. Modos de Organização ds textos orais e escritos. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. 2, p. 1-25.

14.
MARTINS, S. E. C.. O processamento da leitura: da decodificação passiva à compreensão ativa. Estudos Semântico-discursivos da língua portuguesa. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, v. , p. 1-26.

15.
MARTINS, S. E. C.; CUNHA, I. F. ; DIAS, S. M. Q. . Visão Panorâmica da História da Linguística: da antiguidade grega ao Renascimento. Visão Panorâmica da História da Linguística: da antiguidade grega ao Renascimento. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 2, p. 1-33.

16.
MARTINS, S. E. C.; CUNHA, I. F. ; DIAS, S. M. Q. . Visão Panorâmica da História da Linguística: o Renascimento e o período subsequente. A Linguagem Verbal e o contexto. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 2, p. 35-49.

17.
MARTINS, S. E. C.; DIAS, S. M. Q. . Visão Panorâmica da História da Linguística: a Linguística Comparada e a Linguística Histórica no século XIX. A Linguagem Verbal e o contexto. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 2, p. 55-72.

18.
MARTINS, S. E. C.; DIAS, S. M. Q. . Visão Panorâmica da História da Linguística: a Linguística no início do século XX e a teoria linguística de Ferdinand de Saussure ? o estruturalismo. A Linguagem Verbal e o contexto. 1ªed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 2, p. 73-106.

19.
MARTINS, S. E. C.. As Relações entre Coesão e Coerência nas narrativas de Idosos Asilados. In: Irma Beatriz Araújo Kappel; Casadore, Francisco Mariani; Alves, Heliana Castro; Zocca, Lívia Maria. (Org.). Memória e Cultura: entre o passado e o presente. 'ed.Uberaba: Gráfica da UFTM, 2009, v. 1, p. 19-33.

20.
MARTINS, S. E. C.; OLIVEIRA, G. P. . Metodologia do ensino-aprendizagem de língua materna nas séries finais do Ensino Fundamental. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa V. 1ªed.Uberaba: Publi editora e Gráfica, 2008, v. 1, p. 11-47.

21.
MARTINS, S. E. C.. O processamento da leitura: da decodificação passiva à compreensão ativa.. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa V. 1ªed.Uberaba: Publi editora e Gráfica, 2008, v. 1, p. 77-100.

22.
MARTINS, S. E. C.. A Semântica da Enunciação. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa V. 1ªed.Uberaba: Publi editora e Gráfica, 2008, v. 3, p. 41-51.

23.
MARTINS, S. E. C.. A Organização e o funcionamento da Língua Brasileira de Sinais. Letras (Português/Inglês) EAD Etapa VI. 1ed.Uberaba: Publi editora e Gráfica, 2008, v. 4, p. 11-24.

24.
MARTINS, S. E. C.. Os contornos da Estilística. In: Marco Antonio Escobar. (Org.). Letras (Português/Espanhol) EAD Etapa VI. 1ed.Uberaba: Publi editora e Gráfica, 2008, v. 1, p. 35-58.

25.
MARTINS, S. E. C.. Metodologia do ensino-aprendizagem de língua materna no ensino médio. In: Marco Antonio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD Etapa VI. 1ed.Uberaba: Publi editora e Gráfica, 2008, v. 3, p. 11-24.

26.
MARTINS, S. E. C.. A Natureza e distribuição social das modalidades lingüísticas. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa III. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2007, v. 1, p. 45-58.

27.
MARTINS, S. E. C.. A Tessitura dos textos orais e escritos: processos de referenciação. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa III. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2007, v. 2, p. 47-63.

28.
MARTINS, S. E. C.. A constituição lingüística dos textos orais e escritos: processos e mecanismos de interação pela linguagem. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa IV. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2007, v. 1, p. 23-34.

29.
MARTINS, S. E. C.. A tessitura dos textos orais e escritos: processos de coesão seqüencial. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa III. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2007, v. 3, p. 55-65.

30.
MARTINS, S. E. C.. Leitura da Sala de Aula do Ensino Fundamental. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa IV. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2007, v. 2, p. 113-124.

31.
MARTINS, S. E. C.. Os gêneros do discurso e suas relações com o nsino-aprendizagem de língua materna. In: Marco Antônio Escobar. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa IV. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2007, v. 3, p. 21-34.

32.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L. . Concepções de Linguagem e o Ensino de Língua Materna. In: Valeska Guimarães resende da Cunha; Ivanilda Barbosa. (Org.). Letras (Português/Inglês). 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba, 2006, v. 1, p. 33-37.

33.
MARTINS, S. E. C.. Visão Panorâmica da História da Lingüística: o Renascimento e o Período Subseqüente. In: Marco Antônio Escobar; Maria Bárbara Soares Abrão; Valeska Guimarães Rezende da Cunha. (Org.). Letras (Português/Inglês). 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba, 2006, v. 2, p. 31-38.

34.
MARTINS, S. E. C.. Visão Panorâmica da História da Lingüística: a lingüística histórico-comparada do século XIX. In: Marco Antônio Escobar; Maria Bárbara Soares Abrão. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa II. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2006, v. 1, p. 29-37.

35.
MARTINS, S. E. C.. Visão Panorâmica da História da Lingüística: a lingüística no início do século XX e a teoria lingüística de Ferdinand de Saussure - o Estruturalismo. In: Marco Antônio Escobar; Maria Bárbara Soares Abrão. (Org.). Letras (Português/Inglês) EAD etapa II. 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba; Publi editora e Gráfica, 2006, v. 2, p. 33-58.

36.
MARTINS, S. E. C.. Visão Panorâmica da História da Lingüística: da Antiguidade Grega ao Renascimento. In: Valeska Guimarães Resende da Cunha; Ivanilda Barbosa. (Org.). Letras (Português/Inglês). 1ªed.Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba, 2006, v. volume, p. 23-31.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, S. E. C.. Os aspectos do processamento do fluxo de informações np discurso oral dialogado e a construção da referência. In: Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Anais do VI SIGET, 2011.

2.
MARTINS, S. E. C.. Retratos do Pórtico: Um resgate da Autoria e da Expressividade nos Processos Seletivos da Universidade de Uberaba. In: VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Teorias e Praticas/imagens e Projetos, 2003, Águas de Lindóia/SP. VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Teorias e Praticas/imagens e Projetos, 2003.

3.
MARTINS, S. E. C.. A Leitura da Escola Por Fora : Um Desafio do Estágio. In: II Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2003, Águas de Lindóia. II Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2003.

4.
MARTINS, S. E. C.; RIBEIRO, O. M. ; FREITAS, I. L. ; COELI, H. M. ; SILVA, O. M. L. . A Construção e a (Re) Construção da proposta Textual, do Texto e sua Avaliação na Universidade de Uberaba. In: 55ª Reunião Anaul da SBPC, 2003, Recife/Pe. 55ª Reunião Anaul da SBPC, 2003.

5.
MARTINS, S. E. C.. Construíndo o Currículo do Licenciado em Letras numa Perpctiva de Formação Diferenciada. In: 2ª Semana da Ciência e da Cultura, 2001, Patrocínio/MG. 2ª Semana da Ciência e da Cultura, 2001.

6.
MARTINS, S. E. C.. A Leitura em língua estrageira (ingês) numa abordagem instrumental. In: Encontro de pesquisa em Educação - A profissão docente em questão, 2001, Uberaba/MG. Encontro de pesquisa em Educação - A profissão docente em questão, 2001.

7.
MARTINS, S. E. C.. A recontextualização do estágio: ensinando e aprendendo com as eleições. In: Encontro de pesquisa em Educação - A profissão docente em questão, 2001, Uberaba/MG. Encontro de pesquisa em Educação - A profissão docente em questão, 2001.

8.
MARTINS, S. E. C.. A Leitura em Língua Estrangeira (Inglês) numa abordagem instrumental. In: III Congresso da Associação de professores de Língua Inglesa do estado de Minas Gerais e 3º Encontro de professores de línguas estrangeiras do CEFET-MGAPLIEMGE, 2000, Belo Horizonte/MG. III Congresso da Associação de professores de Língua Inglesa do estado de Minas Gerais e 3º Encontro de professores de línguas estrangeiras do CEFET-MGAPLIEMGE. Belo Horizonte MG: APLIEMGE, 2000. v. 1. p. 237-239.

9.
MARTINS, S. E. C.; MAXWELL, L. J. . Reading in a Foreign Language (English) Based on ESP Approach. In: 7th Braz-Tesol National Convention, 2000, São Paulo. 7th Braz-Tesol National Convention Proceedings. São Paulo: Braz-Tesol, 2000. v. 1. p. 155-160.

10.
MARTINS, S. E. C.; RIBEIRO, O. M. ; Bortone, M. E. . Construindo Trajetórias para a Leiturização. In: 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. 52ª Reunião Anual da SBPC. Brasília: Sonopress, 2000.

11.
MARTINS, S. E. C.; RIBEIRO, O. M. . Argumentação Retórica. In: II Seminário Institucional da Universidade de Uberaba, 1999, Uberaba MG. II Seminário Institucional da Universidade de Uberaba. Uberaba MG: Uniube, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, S. E. C.. A evolução da comunicação na comunidade discursiva católica apostólica romana: das cartas de Saõ Paulo aos gêneros textuais contemporâneos. In: IX Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada ? Língua, Enunciação e Ensino, 2011, Uberlândia. IX SEPELLA Livro de Resumos, 2011. p. 150-154.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, S. E. C.. A construção da coerência no texto oral dialogado. In: 60º Seminário do GEL, 2012, São Paulo. Programação e resumos, 2012.

2.
MARTINS, S. E. C.. Os descritores de língua portuguesa e o ensino de leitura: uma experiência de estágio supervisionado. In: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Caferno de Resumos, 2012.

3.
MARTINS, S. E. C.. Interdiscursividade na instância enunciativa Asterix ? O combate dos chefes. In: 59º Seminário do GEL, 2011, Bauru SP. Programação e resumos, 2011.

4.
MARTINS, S. E. C.; GRAÇAS, E. C. . O pingo do I: a relevância dos operadores rgumentativos na construção do gênero Petição de advogado. In: III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia. Resumos das comunicações aprovadas, 2011.

5.
MARTINS, S. E. C.. Os descritores de língua portuguesa e o PIBID-Português: uma experiência de formação do professor de língua materna para o ensino da leitura. In: I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2011, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2011.

6.
FREITAS, H. C. ; MARTINS, S. E. C. ; LESSA, H. M. M. . O gênero conto e a construção da referência. In: III Seminário de Formação de Professores, 2011, Uberaba. Caderno de Resumos, 2011.

7.
Martins, A. S. A. ; MARTINS, S. E. C. . Leitura extracurricular na educação básica: levantamento quantitativo e perfil de leitor. In: III Seminário de Formação de Professores, 2011, Uberaba. Caderno de Resumos, 2011.

8.
SANTOS, C. S. ; MARTINS, S. E. C. ; LESSA, H. M. M. . As dificuldades dos alunos do 3º ano do ensino médio no uso de mecanismos básicos de coesão na produção textual. In: III Seminário de Formação de Professores, 2011, Uberaba. Caderno de Resumos, 2011.

9.
ZACARIAS, A. M. P. A. ; STEPHANUTO, R. C. ; MARTINS, S. E. C. ; LESSA, H. M. M. . A contribuição do PIBID-Português na formação acadêmica: um relato de experiência. In: III Seminário de Formação de Professores, 2011, Uberaba. Caderno de Resumos, 2011.

10.
FERREIRA, C. C. C. ; MELO, M. M. ; MARTINS, S. E. C. . A importância do uso da referenciação na produção textual de alunos do Ensino fundamental. In: III Seminário de Formação de Professores, 2011, Uberaba. Caderno de Resumos, 2011.

11.
MARTINS, S. E. C.. O PIBID-Português: uma experiência de formação do profesor de língua materna para o ensino da leitura e da escrita. In: III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2011, Uberaba. Anais do III SELL, 2011.

12.
MARTINS, S. E. C.. A questão do lírico: gênero ou tipo?. In: III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2011, Uberaba. Anais do III SELL, 2011.

13.
MARTINS, S. E. C.. Os aspectos do processamento do fluxo de informações no discurso oral dialogado e a construção da coerência. In: Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. Caderno de Resumos, 2011.

14.
MARTINS, S. E. C.. O GÊNERO TEXTUAL E A NOÇÃO DE VALOR LINGÜÍSTICO EM FERDINAND DE SAUSSURE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. In: 58° SEMINÁRIO DO GEL, 2010, São Carlos. 58° SEMINÁRIO DO GEL - Resumos, 2010.

15.
MARTINS, S. E. C.. Os gêneros textuais na sala de aula do ensino médio. In: XVII Jornada de Iniciação Científica - UFTM, 2009, Uberaba. XVII Jornada de Iniciação Científica. Uberaba: Gráfica da UFTM, 2009. v. 1. p. 83-83.

16.
MARTINS, S. E. C.. Formação de Professores e Descritores de Língua Portuguesa.. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS ? SELL., 2009, Ubaraba. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS ? SELL. Programação e resumos. Ubaraba, 2009. v. 1. p. 70-70.

17.
MARTINS, S. E. C.. Gêneros Textuais e o Ensino da Língua Materna. In: V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Universidade de Caxias do Sul. Programação e resumos.. Caxias do Sul, 2009. v. 1. p. 260-261.

18.
MARTINS, S. E. C.. Formação de Professores e Descritores de Língua Portuguesa.. In: I Seminário de Formação de Professores, 2009, Uberaba. I Seminário de Formação de Professores ? Qualidade de Ensino e Inclusão. Programação e resumos. Uberaba, 2009. v. 1. p. 21-21.

19.
MARTINS, S. E. C.. Os gêneros Orais na sala de aula do ensino médio. In: II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2009, Uberlandia. II SILEL Resunos, 2009.

20.
MARTINS, S. E. C.; GAIDECZKA, B. . A Percepção dos gêneros Textuais por Alunos Ingressantes no Curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) de Uberaba - MG. In: 55º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos), 2007, Franca-SP. Anais do 55º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos), 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, S. E. C.; MARTINS, S. E. C. . Possibilidades de Inclusão na UFTM: discutindo limites, caminhos e alternativas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, S. E. C.. Gênero Textual e Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, S. E. C.. O gênero textual e a noção de valor em Ferdinand de Saussure: uma relação possível?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARTINS, S. E. C.. Formação de professores e descritores de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARTINS, S. E. C.. Os gêneros Orais na sala de aula do ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, S. E. C.. Gêneros Textuais e o Ensino da Língua Materna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, S. E. C.. Formação de Professores e Descritores de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMARGO, L. M. C. ; MARTINS, S. E. C. . As 3 Marias Meninas. Rio de Janeiro: Bonecker Editora, 2017 (Revisão de texto de livro).

2.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L. . Dialogando com o PIas. Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba, 2005 (Revista).

3.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L. . Dialogando com o PIAS. Uberaba: Gráfica da Editora de Uberaba, 2004 (Revista).

4.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L. . Dialogando com o PIAS. Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba, 2003 (Revista).

5.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L. . Dialogando com o PIAS. Uberaba: Gráfica da Universidade de Uberaba, 2002 (Revista).

6.
MARTINS, S. E. C.. O Caminhar do Projeto 2001 (Oficina Sobre Estágio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, S. E. C.. Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Cursos de Licenciatura em Letras. 2006.

2.
MARTINS, S. E. C.. Elaboração de Provas de Processos Seletivos. 2005.

3.
MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de correção de redações de processos seletivos da Uniube. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, S. E. C.. Comitê de Seleção Discente - Consed. 2016. (Participação em comissão).

2.
MARTINS, S. E. C.. Aspectos da Lingüística Textual para o ensino de Língua Materna. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARTINS, S. E. C.. A aprendizagem da leitura: uma competência que deve ser construída colaborativamente por todos os docentes de uma escola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, S. E. C.. A aprendizagem da Leitura:uma competência que deve ser construída colaborativamente por todos os docentes de uma escola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARTINS, S. E. C.. Práticas de Leitura e de Produção de Gêneros Textuais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MARTINS, S. E. C.. Reading in a Foreign Language Based on Instrumental Approach. 2000 (Apresentação de Trabalho) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, S. E. C.; MELO, G. F.; GAYDECZKA, B.. Participação em banca de Tenisziara de Moura Ferreira. Estratégias de estudo divulgadas no Youtube: uma nálise sob a ótica das teorias de aprendizagem aplicadas ao ensino superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
GUILHERME, M. F. F.; MARTINS, S. E. C.; BRITO, C. C. P.. Participação em banca de Rayanne Márcia Finholdt Prado. Dizeres dos egressos do Pibid sobre a formação de professores em Língua Espanhola. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
RUFINO, H. L. P.; LEMOS, A. S.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Rodolfo Bocardo Palis. Narrativa de games: Intertextualidade e textualização da narrativa de jogos eletrônicos e suas possibilidades educacionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

4.
BERNARDES, S. T. A.; BATISTA, G. A.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Marcelo Silva. Arte e Interdisciplinaridade nos projetos políticos pedagógicos de cursos de Licenciatura-ead da Universidade de Uberaba. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

Teses de doutorado
1.
MARTINS, S. E. C.; BERTOLDO, E. S.; FELICE, M. I. V.; GUILHERME, M. F. F.; SILVA, P. A. R.. Participação em banca de Lara Brenda Campos Teixeira Kuhn. Incidências da autoavaliação discente na prática de uma professora de língua francesa: um processo reflexivo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia.

Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, S. E. C.; GAYDECZKA, B.; COELHO, J. G.. Participação em banca de Raquel Beraldo Moreno de Toledo. Adaptação em vídeo das regulamentações institucionais dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
MARTINS, S. E. C.; MELO, D. C.; ESTEVAM, H. M.. Participação em banca de Juliana Gontijo. A gestão de Talentos como estratégia de estímulo à concretização do potencial profissional dos servidores Técnico-administrativos da UFTM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
MARTINS, S. E. C.; COELHO, J. G.; GAIDECZKA, B.. Participação em banca de Raquel Beraldo Moreno de Toledo. Adaptação em vídeo das regulamentações institucionais dos cursos de graduação da Universidade federal do Triângulo Miniero. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
MARTINS, S. E. C.; RUFINO, H. L. P.; LEMOS, A. S.. Participação em banca de Rodolfo Bocardo Palis. Narrativa de games: Intertextualidade e textualização da narrativa de jogos eletrônicos e suas possibilidades educacionais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

5.
BERNARDES, S. T. A.; BATISTA, G. A.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Marcelo SIlva. Arte e Interdisciplinaridade nos projetos políticos pedagógicos de cursos de Licenciatura-ead da Universidade de Uberaba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de André Luís Moreira da Silva. Estratégias para o ensino de língua estrangeira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

2.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Cátia Helena da Silva. A contribuição cultural no ensino-aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

3.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Vanêssa Cristina da Silva. A contextualização dos métodos de ensino de língua estrangeira em sala ambiente. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

4.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Paulo César Vanucci Júnior. Recursos didáticos para o estudo do espanhol como língua estrangeira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

5.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Maria das Graças Machado Vieira. O ensino de literatura em língua espanhola para brasileiros. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

6.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Nilza Maria Oliveira. Metodologia do ensino de línguas estrangeiras e a aquisição de LE pelos deficientes visuais. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

7.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Priscila Almeida Lopes. Estratégias de letramento na aprendizagem do espanhol: pesquisa e ensino de língua estrangeira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

8.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Maria Aparecida Santos Eduardo. Aprendizado de línguas: aprender a aprender. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

9.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Ana Cláudia Cobo dos Santos Nonato. Proximidade entre línguas e a importância do espanhol para brasileiros. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

10.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Renata Martins da Silva. Ensino de língua estrangeira na educação básica: Tendências e prespectivas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

11.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Gustavo Félix Grizzuti. A função social da língua jurídica através dos tempos: espanhol instrumental. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

12.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Tatiana Rosa Nogueira. Como dosar e tirar proveito da atividades lúdicas nas aulas de língua estrangeira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

13.
MARTINS, S. E. C.; FREITAS, I. L.; ABREU, N.. Participação em banca de Azália Aparecida Cardoso. Um novo olhar em sala de aula de língua estrangeira: como proceder um professor para que seu trabalho tenha sucesso. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GAIDECZKA, B.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Camila Kelly Ferreira Moraes.O emprego dos pronomes todo (os) e toda (as) em anúncios publicitários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
SILVA, N. L.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Alexandre Elias MArin.História da Formação de Professores no Brasil: entre a informnalidade e a busca de diretrizes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Daniele Campos Botelho.O Perfil de leitor do aluno do 8º ano do Ensino Fundamental:diagnóstico, intervenção e resultado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
MARTINS, S. E. C.; LESSA, H. M. M.. Participação em banca de Ariane Silva Alves MArtins.A Produção do Jornal Escolar como Estratégia de Ensino-aprendizagem de Língua materna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
Karwoski, A. M.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Márcia Rodrigues Custódio Valeriano.Memória da Trajetória de Formação Acadêmica e Profissional de uma Professora de Português e Espanhol. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

6.
MARTINS, S. E. C.; KOENIG, A. M.; FRANCO, C. M.. Participação em banca de Amanda Antunes Fagundes.Doenças Psicossomáticas em Acadêmicos da Terapia Ocupacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

7.
MURAD, C. R. R. O.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Liliane Cruvinel Mendonça.O material Didático no ensino de português como língua estrangeira: uma análise de sua adequação às situações de uso da língua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

8.
MARTINS, S. E. C.; GAIDECZKA, B.. Participação em banca de Vanda Tomaz de Miranda Oliveira.Análise Semântica dos operadores argumentativos nas redações do ENEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

9.
MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Camila Souza dos Santos.A leitura, escrita e manipulação do jornal em sala de aula: uma proposta de trabalho pedagógico com os gêneros jornalísticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

10.
MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Sabrina Souza Rodrigues.Análise da interdiscursividade na narrativa "As 1001 horas de Asterix". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

11.
MARTINS, S. E. C.; Karwoski, A. M.. Participação em banca de Larianne Cristina Roza.A Presença Do Gênero Tirinha Nos Livros Didáticos De Língua Portuguesa E Sua Relevância No Processo De Ensino-Aprendizagem De Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras (Portugês/Inglês)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

12.
MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Fellipe Jaculi Valdisser Faria.Multimodalidade: imagens e palavras no livro de didático de lingua portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

13.
MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Renata Degani Ferreira da Silva.Sequências didáticas e contos dos irmãos Grimm: uma proposta para o ensino de língua materna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

14.
MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Janaina Resende Gerolin.A transversalidade vivenciada através da educação (ambiental) e a formação ético-política do estudante de Letras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

15.
MARTINS, S. E. C.; MORAIS, A. P. P.. Participação em banca de Ana Paula Pio de Morais.DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEITORA CRÍTICA: A PRÁTICA DA CIDADANIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

16.
KIKUICHI, V. Z. F.; MARTINS, S. E. C.. Participação em banca de Vivian Z. da Fonseca Kikuichi.CARACTERIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA COM ENFOQUE EM SUA ORGANIZAÇÃO FONOLÓGICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras (Portugês/Inglês)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

17.
MARTINS, S. E. C.; AGUIAR, A. C. R.. Participação em banca de Ana Cristina Rocha Aguiar.O USO DO OPERADOR ARGUMENTATIVO ?MAS? NO GÊNERO EDITORIAL DE JORNAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras (Portugês/Inglês)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

18.
MARTINS, S. E. C.; ARAUJO, E. L.. Participação em banca de Erilma de Limas Araujo.O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NO GÊNERO BOLETIM DE OCORRÊNCIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, S. E. C.; GAIDECZKA, B.. Concurso público para a carreira TÉCNICO-ADMINISTRATIVA. 2012. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
MARTINS, S. E. C.. Concurso público para a carreira TÉCNICO-ADMINISTRATIVA. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
MARTINS, S. E. C.; BORGES, A. C. S.. Concurso Público para o cargo de Assistente em Administração. 2009. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Outras participações
1.
MARTINS, S. E. C.. II Seminário de Extensão da Universidade de Uberaba. 2017. Universidade de Uberaba.

2.
MARTINS, S. E. C.. I Seminário de Extensão da Universidade de Uberaba. 2016. Universidade de Uberaba.

3.
MARTINS, S. E. C.. Membro Titular da banca examinadora do PROCESSO SELETIVO para o crgo de PROFESSOR DE 3º GRAU ? SUBSTITUTO, da disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
MARTINS, S. E. C.; Kappel, I. B. A.. Processo Seletivo para o cargo de Professor de 3º Grau ? Substituto, da disciplina Fundamentos da Educação, Práticas de Ensino, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. 2010. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
MARTINS, S. E. C.. Processo Seletivo para Professor Substituto da disciplina Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Escola de Verão de Formação Docente - Reconstruindo a Identidade e a valorização profissional.1ª Escola de Verão de Formação Docente - Reconstruindo a Identidade e a valorização profissional. 2017. (Outra).

2.
II Seminário de Extensão da Universidade de Uberaba.Subsessão SEMEX 4 - Educação. 2017. (Seminário).

3.
II Seminário Institucional do PIBID/UFTM.Avanços e Desafios no ensino da escrita e da leitura. 2017. (Seminário).

4.
VI Seminário Sobre o Ensino SUperior: acesso, permanência, democratização e inclusão.Possibilidades de Inclusão na UFTM: discutindo limites, caminhos e alternativas. 2017. (Seminário).

5.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS ? SELL..A Construção Textual sob a Perspectiva Sociocognitivo-Discursiva. 2017. (Simpósio).

6.
I Seminário de Extensão da Universidade de Uberaba.Subsessão SEMEX 5 - Promoção da Saúde. 2016. (Seminário).

7.
I Seminário de Extensão da Universidade de Uberaba.Subsessão SEMEX 4 - Promoção da Sáude. 2016. (Seminário).

8.
IV Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários.Leitura e Escrita. 2013. (Simpósio).

9.
IV Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O Pibid Português da UFTM: uma proposta pedagógica inovadora com a oralidade e escrita. 2013. (Simpósio).

10.
60º Seminário do GEL.A construção da coerência no texto oral dialogado. 2012. (Seminário).

11.
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Os descritores de língua portuguesa e o ensino de leitura: uma experiência de estágio supervisionado. 2012. (Simpósio).

12.
59º Seminário do GEL.Interdiscursividade na instância enunciativa Asterix ? O combate dos chefes. 2011. (Seminário).

13.
III Seminário de Formação de Professores.A contribuição do PIBID-Português na formação acadêmica: um relato de experiência. 2011. (Seminário).

14.
III Seminário de Formação de Professores.Leitura extracurricular na educação básica: levantamento quantitativo e perfil de leitor. 2011. (Seminário).

15.
III Seminário de Formação de Professores.O gênero conto e a construção da referência. 2011. (Seminário).

16.
III Seminário de Formação de Professores.A importância do uso da referenciação na produção textual de alunos do Ensino fundamental. 2011. (Seminário).

17.
III Seminário de Formação de Professores.As dificuldades dos alunos do 3º ano do ensino médio no uso de mecanismos básicos de coesão na produção textual. 2011. (Seminário).

18.
III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A questão do lírico: gênero ou tipo?. 2011. (Simpósio).

19.
III Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O PIBID-Português: uma experiência de formação do profesor de língua materna para o ensino da leitura e da escrita. 2011. (Simpósio).

20.
III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.O pingo do I: a relevância dos operadores rgumentativos na construção do gênero Petição de advogado. 2011. (Simpósio).

21.
I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Os descritores de língua portuguesa e o PIBID-Português: uma experiência de formação do professor de língua materna para o ensino da leitura. 2011. (Simpósio).

22.
IX Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada ? Língua, Enunciação e Ensino.A evolução da comunicação na comunidade discursiva católica apostólica romana: das cartas de São Paulo aos gêneros textuais contemporâneos. 2011. (Seminário).

23.
VI SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Os aspectos do processamento do fluxo de informações no discurso oral dialogado e a construção da coerência. 2011. (Simpósio).

24.
I Simpósio de Linguística Aplicada de Ensino de Línguas Estrangeiras.Aspectos da linguística textual para o ensino de língua materna. 2010. (Simpósio).

25.
II Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Formação de professores e descritores de Língua Portuguesa. 2009. (Simpósio).

26.
I Semana de Práticas de Ensino.Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.I Semana de Práticas de Ensino. 2009. (Outra).

27.
I Simpósio de Educação Inclusiva: Ações na Saúde e na Educação.Leitura como Instrumento de Inclusão Social. 2009. (Simpósio).

28.
IV Encontro das Licenciaturas- Sentidos, Significados e Finalidades na Educação.A Leitura dos Gêneros Discursivos na Formação do Leitor do Mundo. 2009. (Encontro).

29.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS ? SELL..Grupo de Trabalho 23 - A construção Textual sob perspectiva sociocognitivo discursiva.. 2009. (Simpósio).

30.
XIX FALE ? FORUM ACADÊMICO DE LETRAS.Pesquisa em gêneros textuais e ensino. 2009. (Oficina).

31.
XV Congresso Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. O Papel das Avaliações na Elevação do IDEB ? Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 2009. (Congresso).

32.
3º Seminário de Leitura e Reflexão PET Letras UFTM.A Arte de Argumentar. 2008. (Seminário).

33.
XIX Fórum Acadêmico de Letras.Pesquisa em gêneros textuais e ensino. 2008. (Oficina).

34.
55o Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos).A percepção dos gêneros textuais por alunos ingressantes no Curso de Letras da Universidade Federal do triângulo Mineiro (UFTM) de Uberaba - MG. 2007. (Seminário).

35.
III Encontro de Educadores do Triângulo Mineiro. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2007. (Congresso).

36.
I SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS.Leitura, formação de professores e gêneros textuais. 2007. (Simpósio).

37.
XIII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. A importância da linguagem em todas as áreas. 2007. (Congresso).

38.
A Profissão Docente em Questão.A Profissão Docente em Questão. 2001. (Encontro).

39.
A Profissão Docente em Questão.A Profissão Docente em Questão. 2001. (Encontro).

40.
Construindo o Currículo do Licenciando em Letras numa Perspectiva de Formação Diferenciada.Construindo o Currículo do Licenciando em Letras numa Perspectiva de Formação Diferenciada. 2001. (Outra).

41.
Braz-Tesol National Convention.Braz-Tesol National Convention. 2000. (Outra).

42.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2000. (Encontro).

43.
III Congresso da APLIEMGE. III Congresso da APLIEMGE. 2000. (Congresso).

44.
Reunião Anual da SBPC. Reunião Anual da SBPC. 2000. (Congresso).

45.
XIV Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Brasileiras.XIV Seminário Nacional do Projeto Ensino de Inglês Instrumental em Universidades e Escolas Técnicas Brasileiras. 2000. (Seminário).

46.
I Seminário Nacional do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, S. E. C.; Karwoski, A. M. ; BORGES, A. C. S. ; Borges, O. F. ; Morais, C. F. ; MARTINS, S. E. C. . III Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários. 2011. (Outro).

2.
MARTINS, S. E. C.; BORGES, M. C. . I Encontro Interinstitucional do PIBID. 2011. (Outro).

3.
MARTINS, S. E. C.; BORGES, M. C. . III Seminário de Formação de Professores. 2011. (Outro).

4.
MARTINS, S. E. C.. I Seminário de Formação de Professores ? Qualidade de Ensino e Inclusão. 2009. (Outro).

5.
Karwoski, A. M. ; Kappel, I. B. A. ; Borges, O. F. ; MARTINS, S. E. C. . II Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - SELL. 2009. (Outro).

6.
Karwoski, A. M. ; Azor ; AMARAL, E. T. R. ; Kappel, I. B. A. ; Lebron, M. V. G. ; Borges, O. F. ; MARTINS, S. E. C. . I Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários - SELL. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Erilma de Limas Araújo. Estratégias de Referenciação no gênero BO. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ana Carolina Martins Borges e outros. Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Magna Aspásia da Silva Fontinele Godinho. Por que nós, brasileiros, devemos aprender espanhol?. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

2.
Ana Cristina Borges Fiuza. Aprendizagem de língua estrangeira em EAD: possibilidades e limites. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira) - Universidade de Uberaba. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Kelly Ferreira. O emprego dos pronomes todo (os) e toda (as) em anúncios publicitários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

2.
Daniele Campos Botelho. O perfil leitor do aluno do 8º ano do ENsino Fundamental: diagnóstico, Intervenção e resultado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

3.
Ariane Silva Alves MArtins. a produção do jornal escolar como estratégia de ensino-aprendizagem de língua materna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

4.
Liliane Cruvinel Mendonça. O material didático no ensino de português como língua estrangeira: Uma análise de sua adequação às situações de uso da língua. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras (Portugês/Inglês)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

5.
Vanda Tomaz de Miranda Oliveira. Análise Semântica dos Operadores Argumentativos nas Redações do ENEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

6.
Sabrina Souza Rodrigues. Análise da Interdiscursividade enunciativa na narrativa "As 1001 Horas de Asterix". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

7.
Camila Souza dos Santos. A leitura, escritae manipulação do jornal em sala de aula: uma proposta de trabalho pedagógico com os gêneros jornalísticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

8.
Larianne Cristina Roza. A Presença Do Gênero Tirinha Nos Livros Didáticos De Língua Portuguesa E Sua Relevância No Processo De Ensino-Aprendizagem De Língua Portugues. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

9.
Elaine Cristina das Graças. O pingo do i: a relevância dos Operadores argumentativos na construção do gênero ?petição de advogado?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

10.
Nádia Carolina de Melo Assis. A Coesão Textual em Textos de Crianças com Perda Auditiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

Iniciação científica
1.
Jaqueline da Silva Borges. Os gêneros Textuais na sala de aula do ensino médio. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

2.
Erilma de Limas Araújo. Estratégias de Referenciação no gênero Boletim de Ocorrência. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol)) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

Orientações de outra natureza
1.
Tainá Maris de Oliveira Bortolette. Monitoria de Linguística II. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

2.
Rafael Rezende Assumpção PArdi. Monitoria de Linguística II. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

3.
Rafael Rezende Assumpção Pardi. Monitoria de Linguística II. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

4.
Letícia Gontijo Macedo. Orientação de Monitoria Linguística II. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

5.
Simone Maria de Lima. Monitoria de Linguística I. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

6.
Jefferson Ferreira Belo. Monitoria de Linguística I. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

7.
Moises Laert Pinto Terceiro. Monitoria e Linguística I. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.

8.
Adriana Naves Coelho. Monitoria de Linguística I. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientador: Sandra Eleutério Campos Martins.



Outras informações relevantes


1. Participação na Comissão Disciplinar Discente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, cuja finalidade é a) acolher, avaliar e sugerir à Reitoria as sanções disciplinares a serem aplicadas aos discentes infratores; b) zelar pelo cumprimento das disposições legais relacionadas ao regime disciplinar discente; c) dar ampla divulgação das atribuições da comissão junto à comunidade acadêmica. De maio/2015 até os dias atuais. Designada pela portaria nº 504, de 12 de maio de 2015, da Reitoria da UFTM.

2. Membro do Conselho Social de Desenvolvimento - CONDES da UFTM - De abril/2015 a abril de 2017.

3. Membro da Comissão Fiscalizatória do Contrato 29/2015, celebrado entre a empresa Valdair Vieira Borba - Eireli  e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, contratada para preparar e servir refeições no Restaurante Universitário do compus Univerdecidade da UFTM. Designada pela Portaria 770, de 21 de julho de 2015.

4. Membro da Comissão Fiscalizatória do Contrato 23/2015, celebrado entre a empresa Altamiro Pires Viana Júnior - ME a a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, contratada para preparar e servir lanches rápidos na Cantina do compus Univerdecidade da UFTM. Designada pela Portaria 771, de 21 de julho de 2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 18:55:13