Sandra Maria Tieppo

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Inferência Paramétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, informática educacional, resposta binária, modelos de regressão e erros de medição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Maria Tieppo
Nome em citações bibliográficas
TIEPPO, S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharias e Exatas, Setor Palotina.
Rua Pioneiro, 2153
Jardim Dallas
85950000 - Palotina, PR - Brasil
Telefone: (44) 32118500
Ramal: 1301


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Inferência em um modelo de regressão com resposta binária, na presença de sobredispersão e erros de medição,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Mário de Castro Andrade Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Resposta binária; Erros de medição; Sobredispersão; máxima verossimilhança; calibração da regressão.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Regressão e Correlação.
Setores de atividade: Educação Superior; Outros.
1998 - 1998
Especialização em Ensino de Matemática de 1º e 2º Graus. (Carga Horária: 360h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Título: A reprovação na disciplina de Matemática.
Orientador: Samuel Fabres Sanches.
1993 - 1998
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Etnomatemática.
Orientador: Celestino Denardin.




Formação Complementar


2008 - 2008
CEP - Controle Estatístico do Processo. (Carga horária: 16h).
Estatcamp Consultoria Estatística em Qualidade, ESTATCAMP, Brasil.
2007 - 2007
Modelagem Estatística no Ambiente R. (Carga horária: 120h).
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ - USP, Brasil.
2007 - 2007
Modelos Lineares Generalizados. (Carga horária: 15h).
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, ICMC - USP, Brasil.
2005 - 2005
Probabilidades. (Carga horária: 48h).
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP, ICMC - USP, Brasil.
2004 - 2004
Métodos Numéricos. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Salto Para o Futuro II. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Atualização de Matemática para Professore. (Carga horária: 36h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Projetos Educacionais II. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2003 - 2003
Salto Para o Futuro I. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2002 - 2002
Modelagem Matemática. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2002 - 2002
Tópicos Especiais Em Educação Matemática Fundament. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Física Teórica e Experimental. (Carga horária: 160h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .

Linhas de pesquisa
Equações Diferenciais
07/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática II
07/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática III
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática III
02/2018 - 06/2018
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática II
07/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Iv
07/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria e Construções Geométricas
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria e Construções Geométricas
02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
02/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática III
10/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Reitoria, .

Atividade de extensão realizada
Noções de Sequências e Séries.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática IV
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
07/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear e Geometria Analítica
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática III
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Aquicultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 24

Atividades

05/2009 - 12/2014
Ensino, Bacharelado Em Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
05/2009 - 12/2014
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
05/2009 - 12/2014
Ensino, Bacharelado Em Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral II
05/2009 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Colegiado de Informática.

Cargo ou função
Membro..
2/2001 - 5/2002
Ensino, Bacharelado Em Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
2/2001 - 5/2002
Ensino, Bacharelado Em Engenharia Agrícola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
2/2001 - 5/2002
Ensino, Bacharelado Em Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
5/2000 - 5/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Cascavel.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
5/2000 - 12/2000
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas Algébricas
Fundamentos da Matemática Elementar I
Geometria Analítica e Álgebra Linear
5/2000 - 12/2000
Ensino, Bacharelado Em Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear e Geometria Analítica
5/2000 - 12/2000
Ensino, Bacharelado Em Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
5/2000 - 12/2000
Ensino, Bacharelado Em Engenharia Agrícola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


União Panamericana de Ensino, UNIPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 10
Outras informações
Participação no Colegiado de Informática, a partir do 2º semestre de 2003.

Atividades

3/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Ciência da Computação, Cascavel.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
3/2003 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Ciência da Computação, Cascavel.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
2/2002 - 7/2004
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática e Computacional
7/2002 - 12/2002
Ensino, Bacharelado Em Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
3/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Engenharia de Produção, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
2/2002 - 7/2002
Ensino, Bacharelado Em Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I

Faculdade Assis Gurgacz, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

2/2004 - 7/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística / Informática
2/2004 - 7/2004
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
2/2004 - 7/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada a Administração
2/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Educação Física, Cascavel.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
2/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Nutrição, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
2/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Administração, Cascavel.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.

Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Quadro próprio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de Ensino. Nível Médio.

Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
As atividades desenvolvidas foram de ensino, nos níveis Fundamental e Médio e também como Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE ).

Atividades

2/1998 - 7/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 7ª série
Matemática 8ª série
2/1998 - 7/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - 1ª série
Matemática - 2ª Série
Matemática - 3ª Série
Física - 1ª Série
Desenho Geométrico - 3ª Série
11/2003 - 11/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, Cascavel.

Treinamentos ministrados
Oficina de Projetos Educacionais III: Formação de Comunidades Interativas
11/2003 - 11/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, Cascavel.

Treinamentos ministrados
Oficina de Projetos Educacionais II
10/2003 - 11/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, Cascavel.

Treinamentos ministrados
Oficina de Projetos Educacionais II
10/2003 - 11/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, Cascavel.

Treinamentos ministrados
Oficina de Projetos Educacionais III: Formação de Comunidades de Aprendizagem Iterativas
9/2003 - 10/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, Cascavel.

Treinamentos ministrados
Oficina de Projetos Educacionais I
8/2003 - 10/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, Cascavel.

Treinamentos ministrados
Oficina de Projetos Educacionais II
8/2003 - 9/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, Cascavel.

Treinamentos ministrados
Oficina de Projetos Educacionais II

Estatcamp Consultoria Estatística em Qualidade, ESTATCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultora



Linhas de pesquisa


1.
Equações Diferenciais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Análise e Desenvolvimento de Metodologias e Ferramentas para Reduzir as Taxas de Evasão e Retenção e Aumento de Alunos nos Cursos na Área das Ciências Exatas
Descrição: Na última década criou-se gargalos na área de infraestrutura, ciência e tecnologia que exigem profissionais da área de ciências exatas, ainda em número insuficiente. Isto se deve, em parte, ao ensino descontextualizado, onde os alunos, em muitos casos, não conseguem relacionar os conceitos de física ensinados a eles, com o cotidiano e acham os conteúdos muito complexos, fatores que contribuem para a reprovação e evasão. Visando reduzir essas problemáticas a presente pesquisa possuirá quatro frentes de trabalho, articuladas ao ensino, extensão e desenvolvimento de materiais, em nível de graduação e do Mestrado Nacional em Ensino de Física. A primeira articula-se ao projeto de extensão denominado de Cineclube, a partir do qual será buscado identificar se os participantes tenderão a se aproximar de cursos de exatas. A segunda o desenvolvimento de materiais que se baseará em estudos do processo de aprendizado dos alunos por nós desenvolvidos e já presentes na literatura. A terceira visará identificar dentre as estratégias utilizadas quais potencialmente geram maiores indícios de aprendizagem significativa, como se dá o desenvolvimento do campo conceitual dos conteúdos de mecânica na estrutura cognitiva dos alunos e se houve redução na evasão e repetência dos alunos que foram ensinados a partir dessas estratégias. A última visa identificar se os alunos da licenciatura em exatas, após o processo de instrução, utilizam as ferramentas de ensino utilizadas na docência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Sandra Maria Tieppo - Integrante / Mara Fernanda Parisoto - Coordenador / Cássio Alves - Integrante / Arthur William de Brito Bergold - Integrante / Marcos Antonio Schreiner - Integrante / Aline Biscaino - Integrante / Ruben Buelter - Integrante / Eliana Santana Lisboa - Integrante / Michel Corci Batista - Integrante / Adriana da Silva Fontes - Integrante.
2015 - Atual
Equações diferenciais de ordem fracionária
Descrição: Na matemática a busca de soluções das equações diferenciais ocupam espaço de grande importância, em especial das equações diferenciais ordinárias (EDOs). As EDOs modelam fenômenos naturais das quais podemos destacar os modelos de crescimento populacional de Malthus e de Verhulst; Lei de Newton para o resfriamento de corpos; Problemas de diluição de soluções; Decaimento radioativo; Sistema massa-mola; Oscilação de um pêndulo; Lançamento vertical e queda livre com resistência. As equações diferenciais clássicas de ordem inteira, tem sido substituídas por equações diferenciais de ordem fracionária, que modelam com mais precisão os fenômenos citados. É objeto deste projeto o estudo das equações diferencias de ordem fracionária e alguns métodos de solução destas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
Grupo de Pesquisa em Geoestatística Aplicada
Descrição: Estatística Experimental; Controle Estatístico de Qualidade; Geoestatística; Métodos Estatísticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sandra Maria Tieppo - Integrante / Miguel Angel Uribe Opazo - Coordenador.
2000 - 2002
Educação Matemática e Tecnologia
Descrição: A ser inserida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sandra Maria Tieppo - Integrante / Adriana Helena Borssoi - Integrante / Tânia Stella Bassoi - Integrante / Samuel E. L. Bello - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Inovação tecnológica voltada para a comunidade em torno da UFPR
Descrição: Em muitos países, inclusive no Brasil, há uma grande carência de profissionais na área da Engenharia. De acordo com Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (2015), atualmente se formam aproximadamente 38 mil engenheiros por ano, mas para atender as necessidades do mercado esse número precisaria chegar a 60 mil por ano. Segundo Telles (2012), enquanto nos Estados Unidos, no Japão e na Alemanha há 25 engenheiros para cada 1000 pessoas profissionalmente ativas, no Brasil há apenas seis. Isto se deve, em parte, ao ensino descontextualizado e desestimulante, onde os alunos não veem sentido nos conceitos físicos (Campbell e Lubben, 2000, Moreira, 2005 e Prain e Waldrip, 2006). Além disso, segundo Brasil (2008) há falta de engenheiros produzindo inovação tecnológica. Outra problemática é a alta taxa de evasão e reprovação nos cursos da Engenharia. Segundo Lima Junior, Silveira e Osterman (2012), na Engenharia Civil, nos anos de 1995 a 2009, apenas 58% dos ingressantes conseguiram terminar o curso, 37,8% evadiu e 3,9% foram desligados. Visando reduzir essas problematicas, propoem-se o presente projeto de extensão, que está articulado ao ensino, pesquisa e desenvolvimento. Em algumas disciplinas de Física Básica na Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina, os alunos são incentivados a construirem um projeto visando resolver um problema na sociedade a partir de inovação. Esses projetos são fundamentados na Metodologia de Projetos de Carl Rogers (1977), que é composta de seis partes: contrato de trabalho, apresentação do pré-projeto e do projeto final, relatório, autoavaliação e avaliação dos pares. Este semestre os projetos vem sendo desenvolvidos na disciplina de Física Geral no curso de Agronomia e na disciplina de Física III no Curso de Engenharias Renovaveis. O(s) problema(s) encontrado(s) pelos alunos são descritos do contrato de trabalho, neste os alunos descrevem a metodologia que utilizarão para resolver o problema, o cronograma e os resultados esperados. Isto é apresentado a uma banca composta por professores da área que fornecem importantes contribuições. Ao final do projeto os alunos implementam a proposta ou/e fazem um protótipo, apresentam novamente e entregam um relatório final. Dentre os projetos em desenvolvimento está o planejamento de silos que utilizam para seu funcionamento painéis solares; o barateamento da construção dos silos; a construção de paredes que geram conforto térmico; a utilização de placas solares para caregar a bateria de eletrônicos, este inclusive já conseguiram patrocinadores. Espera-se assim, que os alunos envolvidos consigam perceber as relações entre a futura área de atuação e a Física, possuam aprendizagem significativa dos conteúdos, desenvolvam diversas habilidades tais como inovação, trabalho em equipe, escrita, apresentação, aprender a aprender, favorecendo a melhoria de vida das pessoas de forma sustentável e a consequente diminuição do êxodo rural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Programa de apoio as atividades presenciais dos alunos medalhistas da OBMEP- 2014
Descrição: Este projeto visa atender alunos da rede estadual de ensino, que foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Tem como objetivo de melhorar o aprendizado de matemática e possibilitar melhores resultados nas próximas edições da olimpíada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Programa de apoio as atividades presenciais dos alunos medalhistas da OBMEP- 2013
Descrição: As Olimpíadas Brasileiras de Matemáticas das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5a ano), Médio. Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral. Uma das ações estabelecidas no projeto é o PIC, Programa de Iniciação Científica da OBMEP, dirigido aos alunos que foram selecionados pelo seu desempenho na competição. O curso de Matemática da UNIOESTE - Cascavel assim como nos últimos anos, sediará um polo de Iniciação científica do PIC-OBMEP. As atividades serão baseada nos moldes da iniciação científica e terão enfoque diferenciado àqueles da rotina de uma sala de aula, propiciando condições para que os participantes tenham autonomia para buscar novos conhecimentos num ambiente adequado para discussão de problemas matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Sandra Maria Tieppo - Integrante / Daniela Maria Grande Vicente - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - Atual
Projeto Licenciar - Truques da Ciência
Descrição: O projeto Truques da Ciência tem por objetivo primário proporcionar o intercâmbio de experiência de ensino e aprendizagem entre os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR ? Setor Palotina e os estudantes da rede de Ensino Básico do município de Palotina. Nesse espaço não formal de compartilhamento de conhecimento científico, pretende-se tomar como ponto de partida, atividades demonstrativas ou jogos que, de forma lúdica, façam uso de conceitos científicos para criar ou explicar situações de conflito sensório-cognitivo, o chamado truque. O impacto dos truques sobre os sentidos e mente do espectador produz uma situação de grande motivação para a aprendizagem e despertamento do interesse pela aprendizagem científica. Os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas terão a oportunidade de aprender como utilizar de forma eficiente esse recurso para planejar, elaborar, expor ao público algumas situações de conflito sensório-cognitivo e, posteriormente, verificar se o conceito científico foi compreendido satisfatoriamente. As apresentações elaboradas serão utilizadas em projetos e eventos de extensão, feiras de ciências e outras atividades de divulgação científica promovidas pela Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Sandra Maria Tieppo - Integrante / Arthur William de Brito Bergold - Coordenador.
2013 - 2013
Programa de Acesso e de Permanência de Estudantes da Rede Pública de Ensino em Universidades Públicas: um enfoque à área de matemática - PROMAT
Descrição: O PROMAT é um Projeto de Ensino institucional do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática que visa atender alunos da rede pública estadual de ensino. As atividades são direcionadas aos estudantes que buscam acesso aos cursos superiores. São ofertados conteúdos de matemática da Educação Básica exigidos nos concursos vestibulares da Unioeste, no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e em outros processos seletivos, na forma de ?Curso Preparatório de Matemática?, objetivando a apropriação de determinados conteúdos, conceitos e estruturas matemáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Sandra Maria Tieppo - Integrante / Tânia Stella Bassoi - Integrante / Francieli Cristina Agostinetto Antunes - Integrante / Dulcyene Maria Ribeiro - Integrante / Arleni Elise Sella Langer - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Inferência Paramétrica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Lógica Matemática.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
RIGO, I. C. ; TIEPPO, S. M. . Geometria Plana e Espacial através da Planificação de Sólidos Geométricos.. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED - PR, 2016, v. 1, p. 1-15.

2.
RIGO, I. C. ; TIEPPO, S. M. . Geometria Plana e Espacial através da Planificação de Sólidos Geométricos.. In: Roseli do Rocio Gomes; Ribeiro Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produções Didático-pedagógicas, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED, 2016, v. 2, p. 1-18.

3.
GRAUPNER, E. S. ; TIEPPO, S. M. . Jogos Intelectivos Integrando a Educação Geométrica nos Oitavos Anos do Ensino Fundamental, com Ênfase no Jogo de Xadrez.. In: Roseli do Rocio Gomes Ribeiro; Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produções Didático-pedagógicas, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 2, p. 01-38.

4.
GRAUPNER, E. S. ; TIEPPO, S. M. . Jogos Intelectivos Integrando a Educação Geométrica nos Oitavos Anos do Ensino Fundamental, com Ênfase no jogo de Xadres. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 1, p. 01-20.

5.
ALMEIDA, N. E. ; TIEPPO, S. M. . Tratamento da Informação na Coleta, Organização e Análise de Dados Estatísticos para Alunos do 6o. Ano do Ensino Fundamental. In: Roseli do Rocio Gomes Ribeiro; Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produções Didático-pedagógicas, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 2, p. 2-44.

6.
ALMEIDA, N. E. ; TIEPPO, S. M. . Tratamento da Informação na Coleta, Organização e Análise de Dados Estatísticos para Alunos do 6ª Ano do Ensino Fundamental. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 1, p. 2-18.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TIEPPO, S. M.; GUZZO, S. M. . Elementos do Cálculo Fracionário. O Jornal Eletrônico de Ensino e Pesquisa de Matemática - JEEPEMA, http://www.dma.uem.br/kit/jeep, p. 45 - 79http://www.dm, 30 jul. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VICENTE, D. M. G. ; TIEPPO, S. M. . Programa de Apoio às Atividades Presenciais dos Alunos Medalhistas da OBMEP 2013. In: XV Seminário de Extensão da Unioeste - SEU 15 anos Interfaces e Novas Perspectivas, 2015, Marechal Cândido Rondon. Anais do XV Seminário de Extensão da Unioeste - SEU 15 anos Interfaces e Novas Perspectivas, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TIEPPO, S. M.. Inferência em um modelo de regressão com resposta binária na presença de sobredispersão e erros de medição. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - SINAPE, 2006, Caxambu - MG. 17º SINAPE, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE CASTRO, M. ; TIEPPO, S. M. . Inferência em um modelo de regressão com resposta binária na presença de sobredispersão e erros de medição. In: XI Simpósio de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional, 2008, São Carlos. STD 2008, 2008.

2.
TIEPPO, S. M.; DE CASTRO, M. . Um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de. In: 10ª Escola de Modelos de Regressão, 2007, Salvador-Ba. Um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de, 2007.

3.
DE CASTRO, M. ; TIEPPO, S. M. . Inferência em um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de. In: 17º Simpósio nacional de Probabilidade e Estatística, 2006, Caxambu-MG. Inferência em um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de, 2006.

4.
TIEPPO, S. M.; COELHO, Rejeane Alexandre ; BORSSOI, Adriana Helena . O uso da informática educativa no estudo de situações-problema: aplicações de funções. In: XV Semana da Matemática, 2001, Cascavel. Anais da XV Semana da Matemática. Cascavel: EDUNIOESTE- Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2001. p. 44-46.

Apresentações de Trabalho
1.
TIEPPO, S. M.; DE CASTRO, M. . Um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DE CASTRO, M. ; TIEPPO, S. M. . Inferência em um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de Medição. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
TIEPPO, S. M.. Programa de apoio as atividades presenciais dos alunos medalhistas da OBMEP- 2013. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANTUNES, F. C. A. ; TIEPPO, S. M. . A informática em aulas de matemática: Um curso para professores de matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PELISSARI, R. ; TIEPPO, S. M. . Estatística Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TIEPPO, S. M.; PAPA, M. C. O. . Análise de Variância - ANOVA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PELISSARI, R. ; TIEPPO, S. M. . Distribuições de Probabilidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TIEPPO, S. M.; PAPA, M. C. O. . Planejamento de Experimento. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
TIEPPO, S. M.; PAPA, M. C. O. . Modelos de Regressão Logística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais II. 2003. .

9.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais II. 2003. .

10.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais II. 2003. .

11.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais II. 2003. .

12.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais II. 2003. .

13.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais III: Formação de Comunidades de Aprendizagem Interativas. 2003. .

14.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais III: Formação de Comunidades de Aprendizagem Interativas. 2003. .

15.
TIEPPO, S. M.. Oficina de Projetos Educacionais III: Formação de Comunidades de Aprendizagem Interativas. 2003. .

16.
TIEPPO, S. M.; BORSSOI, Adriana Helena ; COELHO, Rejeane Alexandre . O uso da informática educativa no estudo de situações-problema: aplicações de funções. 2001. .

17.
TIEPPO, S. M.. Mural do Poeta. 2001. (Editoração/Coletânea).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OPAZO, M. A. U.; TIEPPO, S. M.; GUZZO, S. M.. Participação em banca de Roberto Luiz Spenthof. Modelos Auto-regressivos na Previsão de Demanda de Numerário em uma Sala de Auto-atendimento (SAA). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Sandro Marcos Guzzo; TIEPPO, S. M.; VICENTE, A.. Participação em banca de Rodrigo Luiz Langaro.O teorema do ponto fixo de Banach e aplicações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
GUZZO, S. M.; TIEPPO, S. M.; VICENTE, A.. Participação em banca de Sarah Elusa de Melo Menoncin.As funções de Mittag-Leffler. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

3.
GUZZO, S. M.; TIEPPO, S. M.; CIANI, A. B.. Participação em banca de Robson Luiz Skubisz.A irracionalidade de pi e métodos de aproximação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

4.
TIEPPO, S. M.; GUZZO, S. M.; Braga, C. A.. Participação em banca de Ana Claudia Saggin.Equações Diofantinas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
OPAZO, M. A. U.; TIEPPO, S. M.; ASSUMPCAO, R. A. B.. Participação em banca de Fernanda de Bastiani.Modelos Espaciais Lineares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PAGLIOSA, G. M.; GOMES, L. F. S.; TIEPPO, S. M.. Primeira etapa de avaliação de desempenho em estágio probatório. 2016. Universidade Federal do Paraná.

2.
FRIEDRICH, L. C.; BERTICELLI, D. G. D.; ROSSET, I. G.; MILINSK, M. C.; TIEPPO, S. M.. Banca de Homologação de inscrições do Concurso Público Edital 581/15. 2016. Universidade Federal do Paraná.

3.
TIEPPO, S. M.; FRIEDRICH, L. C.; RIBEIRO, M. G.; SILVA, F. S.. Comissão de homologação de inscrições de processo seletivo. 2016. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Planejamento e Condução de Estudos Clínicos de Alta Evidência Científica. 2008. (Encontro).

2.
10ª Escola de Modelos de Regressão.Um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de. 2007. (Outra).

3.
52ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria - RBRAS e 12º Simpósio de Estatística Aplicada a Experimentação - SEAGRO. 2007. (Simpósio).

4.
Mini-curso Modelagem para Detecção de Fraude. 2007. (Outra).

5.
17º Simpósio nacional de Probabilidade e Estatística.Inferência em um Modelo de Regressão com Resposta Binária na Presença de Sobredispersão e Erros de. 2006. (Simpósio).

6.
51ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras). 2006. (Outra).

7.
Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2006. (Outra).

8.
X Simpósio de Teses e Dissertações.Simpósio de Teses e Dissertações. 2006. (Simpósio).

9.
I Workshop em Modelagem de Risco. 2005. (Outra).

10.
Oficina de Projetos Educacionais II.Oficina de Projetos Educacionais II. 2003. (Oficina).

11.
Seminc - Semana de Informática de Cascavel. 2003. (Encontro).

12.
Ciclo de Palestras sobre Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Professor. 2002. (Outra).

13.
VII Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2002. (Encontro).

14.
XV Semana da Matemática.O uso da informática educativa no estudo de situações-problema. 2001. (Encontro).

15.
XIV Semana da Matemática. 2000. (Encontro).

16.
Seminário Estadual para Professores de Matemática. 1998. (Seminário).

17.
XI Semana da Matemática. 1997. (Encontro).

18.
II Encontro Regional de Estudantes de Matemática dos Estados do Sul. 1996. (Encontro).

19.
X Semana da Matemática. 1996. (Encontro).

20.
IX Semana Acadêmica de Matemáica. 1995. (Encontro).

21.
VII Semana da Matemática - Encontro de Estudos Matemáticos. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TIEPPO, S. M.. XXVII Semana Acadêmica de Matemática - SAM. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jacqueline Gabriela Cantú. Modelos não-paramétricos de análise de sobrevivência aplicados a casos de câncer de estômago. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Sandra Maria Tieppo.

Orientações de outra natureza
1.
Ivete do Carmo Rigo. GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL ATRAVÉS DA PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Sandra Maria Tieppo.

2.
Elisete dos Santos Graupner. Jogo Intelectivos Integrando a Educação Geométrica nos oitavos Anos do Ensino Fundamental, com ênfase no Jogo de Xadrez. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Sandra Maria Tieppo.

3.
Noely Eva Almeida. Tratamento da Informação na Coleta, Organização e Análise de Dados Estatísticos para Alunos do 6ª Ano do Ensino Fundamental. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Sandra Maria Tieppo.

4.
Eduardo Rigo. Monitoria em Cálculo Diferencial e Integral I. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Sandra Maria Tieppo.

5.
Raíssa Strozake Maximo. Monitoria em Geometria Analítica e Álgebra Linear. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador: Sandra Maria Tieppo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RIGO, I. C. ; TIEPPO, S. M. . Geometria Plana e Espacial através da Planificação de Sólidos Geométricos.. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, 2013. 1ed.Curitiba: SEED - PR, 2016, v. 1, p. 1-15.

2.
RIGO, I. C. ; TIEPPO, S. M. . Geometria Plana e Espacial através da Planificação de Sólidos Geométricos.. In: Roseli do Rocio Gomes; Ribeiro Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produções Didático-pedagógicas, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED, 2016, v. 2, p. 1-18.

3.
GRAUPNER, E. S. ; TIEPPO, S. M. . Jogos Intelectivos Integrando a Educação Geométrica nos Oitavos Anos do Ensino Fundamental, com Ênfase no Jogo de Xadrez.. In: Roseli do Rocio Gomes Ribeiro; Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produções Didático-pedagógicas, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 2, p. 01-38.

4.
GRAUPNER, E. S. ; TIEPPO, S. M. . Jogos Intelectivos Integrando a Educação Geométrica nos Oitavos Anos do Ensino Fundamental, com Ênfase no jogo de Xadres. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 1, p. 01-20.

5.
ALMEIDA, N. E. ; TIEPPO, S. M. . Tratamento da Informação na Coleta, Organização e Análise de Dados Estatísticos para Alunos do 6o. Ano do Ensino Fundamental. In: Roseli do Rocio Gomes Ribeiro; Juliana Wolff; Jane Celia Volpato. (Org.). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produções Didático-pedagógicas, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 2, p. 2-44.

6.
ALMEIDA, N. E. ; TIEPPO, S. M. . Tratamento da Informação na Coleta, Organização e Análise de Dados Estatísticos para Alunos do 6ª Ano do Ensino Fundamental. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba - PR: SEED - PR, 2016, v. 1, p. 2-18.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TIEPPO, S. M.; GUZZO, S. M. . Elementos do Cálculo Fracionário. O Jornal Eletrônico de Ensino e Pesquisa de Matemática - JEEPEMA, http://www.dma.uem.br/kit/jeep, p. 45 - 79http://www.dm, 30 jul. 2018.


Cursos de curta duração ministrados
1.
TIEPPO, S. M.. Programa de apoio as atividades presenciais dos alunos medalhistas da OBMEP- 2013. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TIEPPO, S. M.. XXVII Semana Acadêmica de Matemática - SAM. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos:
Concurso Público para Professores da Rede Estadual de Educação: 2003 e 2007.
Concurso Público para Agente Administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego: 2008
Concurso Público para Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus Cascavel): 2012
Concurso Público para Professor da Universidade Federal do Paraná (Campus Palotina): 2015



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