Arice Cardoso Tavares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1955223865724074
  • Última atualização do currículo em 08/12/2017


É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na Linha de Pesquisa Educação e Comunicação. Possui Mestrado em Letras, área de concentração Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. É licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Espanhola e respectivas Literaturas) e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação em diferentes níveis de ensino. Além da docência, também exerceu atividades como Coordenadora, Designer Educacional e Revisora textual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arice Cardoso Tavares
Nome em citações bibliográficas
TAVARES, A. C.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Dulce Marcia Cruz.
2005 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O papel dos objetos de aprendizagem no ensino de línguas ? uma análise em cursos on-line de ELE,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Vilson José Leffa.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Pedagogia e Formação Social. (Carga Horária: 153h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: O trabalho como ambiente educacional: por uma proposta pedagógica e empreendedora a partir da Pedagogia Social. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Thomas Marthaler.
2017 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Claretiano de Batatais, CEUCLAR, Brasil.
Título: O papel das narrativas autobiográficas na construção da identidade docente.
Orientador: Aparecida Helena Ferreira Hachimine.
2000 - 2003
Graduação em Licenciatura Português/ Espanhol.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Ensino a Distância, INEAD, Brasil.
2017 - 2017
Gestão de Projetos. (Carga horária: 60h).
Instituto Nacional de Ensino a Distância, INEAD, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2017 - 2017
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Ensino a Distância, INEAD, Brasil.
2017 - 2017
Web Designer. (Carga horária: 60h).
Instituto Nacional de Ensino a Distância, INEAD, Brasil.
2017 - 2017
Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Ensino a Distância, INEAD, Brasil.
2016 - 2017
Design Instrucional. (Carga horária: 300h).
Faculdade Sul Mineira, FASUL, Brasil.
2016 - 2016
Designer Instrucional. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2016 - 2016
Design Instrucional. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2016 - 2016
Desvendando o Storytelling. (Carga horária: 7h).
Ideia de Marketing, IDEA, Brasil.
2016 - 2016
Didática na EaD- Design Universal, Mídia Integrada e Design Instrucional. (Carga horária: 20h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2012 - 2013
Inglês. (Carga horária: 300h).
OG Entertainment, OG, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em LIBRAS - Projeto CEAD Acessível. (Carga horária: 180h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2010
Metodologias de Ensino a Distância. (Carga horária: 12h).
Universidade Aberta do Brasil - IFSul, UAB, Brasil.
2009 - 2010
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar Português. (Carga horária: 300h).
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, SME, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação Inicial na Área da Ed. de Surdos. (Carga horária: 44h).
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, SME, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Actualización para profesores brasileños. (Carga horária: 70h).
Universidad Alcalá de Henares / Consejería de Educación en Brasil, ALCALINGUA, Brasil.
2006 - 2006
Educação inclusiva: direito à diversidade. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação (Pelotas), SME (PELOTAS), Brasil.
2006 - 2006
I Curso de Atualização para Professores de Espanho. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Capacitação Docente em Educação a Distância. (Carga horária: 106h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2000 - 2000
Getting Started Book 1 And 2. (Carga horária: 60h).
Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
1999 - 1999
Enseñaza Básica Intermedia y Avanzada de Español. (Carga horária: 315h).
Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
1998 - 1998
Curso Adelante Libros 6 e 7. (Carga horária: 60h).
Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
1997 - 1997
El Nivel Trés. (Carga horária: 60h).
British House, BRITISH HOUSE, Brasil.
1996 - 1996
El Nivel dos. (Carga horária: 60h).
British House, BRITISH HOUSE, Brasil.
1996 - 1996
El Nivel Uno. (Carga horária: 60h).
British House, BRITISH HOUSE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Colaboradora e Formadora do Centro de Educação a Distância (CEAD), desenvolvendo atividades no Departamento de Pedagogia a Distância, com as disciplinas de Análise e Produção Textual I e II, Metodologias para Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão, Tecnologia, Educação e Aprendizagem, Alfabetização e Letramento, Conteúdos e Metodologias do Ensino da Linguagem I e II. Também atuou como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e realizou atividades como Designer Instrucional e Revisora de Textos junto Laboratório Multidisciplinar de Produção de Material Didático para a EaD.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: História dos Estudos Linguísticos - Curso Letras H/A 60 Produção Textual Acadêmica - Curso Ciências Contábeis- H/A 60 Produção Textual Acadêmica - Curso Biblioteconomia- H/A 60


Universidade Aberta do Brasil - IFSul, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Pesquisador II, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tutoria, Carga horária: 15
Outras informações
Coordenadora de Tutoria do Curso de Especialização em Mídias na Educação

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor Pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 15
Outras informações
Professora formadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada - CPEaD Disciplina ministrada: Histórias de Vida e Escritas de Si Professora formadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Mídias na Educação Disciplinas ministradas: Vivenciando o desenvolvimento de projetos com Mídias Integradas na Educação O uso de blogs, flogs/vlogs e webquests na Educação Linguagem da mídia impressa: Escrita e Visual Metodologia da Pesquisa Científica Convergência das mídias Multimídia educacional e softwares de autoria Planejamento, gestão e avaliação do uso das mídias na educação


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 15
Outras informações
Professora Orientadora do curso de Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 15
Outras informações
TUTORIA NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO BÁSICO. DURAÇÃO - 120 HORAS. TUTORIA NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - CICLO AVANÇADO. DURAÇÃO - 160 HORAS.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2008 - 01/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
COMEX - Comunicação e expressão
CV - Comunicação Verbal
Língua Portuguesa (diversos níveis)
Português Instrumental I
Português Instrumental IV

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador do Programa UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Unidade Curricular ?Comunicação" do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Revisora de textos da Equipe de Produção de Materiais Didáticos


Colégio Municipal Pelotense, CMP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora no Ensino Fundamental e Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Espanhola e Literatura

Atividades

05/2004 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
05/2004 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira

Escola Nossa Senhora da Luz - Ed. Infantil e Ensino Fundamental da UCPel, NSLUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental na disciplina de Língua Espanhola

Atividades

08/2004 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Portuguesa

Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental, Ensino Médio e preparatório PAVE (Programa de Avaliação da Vida Escolar)

Atividades

03/2007 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Mário Quintana, EMQ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto de Leitura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1995
Prêmio CHICO MENDES, Federação Latino americana de Educadores Ambientais (FLEA).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAVARES, A. C.2016TAVARES, A. C.. Hacia una Comunicación Transmedia. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 13, p. 164-165, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
TAVARES, A. C.. Remix nas narrativas: autobiografias de professores em formação. In: Carmen Pandini et al. (Org.). Práticas pedagógicas na educação a distância: concepções, tendências e desafios. 1ed.Florianópolis: UDESC, 2016, v. 1, p. 432-443.

2.
TAVARES, A. C.; NEUBERT, Caroline ; ROSA, Jane P. ; GOMES, Kelly . APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA PRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade; Magda Fonte. (Org.). Digital Technologies & Future School. 1ed.LIsboa: o Piedade, Magda Font, 2016, v. 1, p. 1-1206.

3.
TAVARES, A. C.; TELLES, L. ; DAGA, A. . Leitura e Produção de Textos Argumentativos. In: LIZ, Lucilene. (Org.). Análise e Produção Textual II. 1ed.Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2012, v. 1, p. 1-97.

4.
LIZ, L. ; DAGA, A. ; TAVARES, A. C. ; SELL, F.S.F. ; IROGOITE, J. C. . Oralidade e escrita: questões linguísticas e metodológicas. In: Aline Cassol Daga; Arice Cardoso Tavares; Josa Coelho Irigoite; Fabíola S. Ferreira Sell; Lucilene Lisboa de Liz. (Org.). Conteúdos e metodologias do ensino de linguagem II. 1ed.Florianópolis: DIOESC, 2012, v. 1, p. 01-134.

5.
TAVARES, A. C.. Metodologia da Pesquisa e Extensão. In: UNGLAUB, R. R.. (Org.). Metodologias para iniciação à prática da pesquisa e extensão I: Caderno Pedagógico. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011, v. 1, p. 1-149.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, A. C.. O REMIX EM TEXTOS AUTOBIOFRÁFICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande. ESUD 2017 - Caminhos da autoria e criatividade em EaD. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 1184-1195.

2.
TAVARES, A. C.; CRUZ, D. M. . O REMIX NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS TRANSMÍDIA: NOVA FORMA DE NARRAR NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA. In: III CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais III CONEDU, 2016. v. 1.

3.
CUNHA, A. ; TAVARES, A. C. ; SEIDEL, D. ; TREICHA,M. . Narrativas deprofessores em um curso online de formação continuada: refletindo sobre a construção da identidade docente. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Pelotas. Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010.

4.
TAVARES, A. C.; TREICHA,M. . Perspectivas docentes mediadas pela tecnologia. In: II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação, 2010, Rio Grande. Dos meios às mediações de ensino, 2010.

5.
TAVARES, A. C.. Casamento perfeito: a representação feminina e masculina na publiciddae. In: 1º Simpósio Brasileiro Gênero & Mídia, 2005, Curitiba. 1º Simpósio Brasileiro Gênero & Mídia, 2005.

6.
TAVARES, A. C.. Produção oral em Língua Estrangeira: como avaliar?. In: IV SENALE, 2005, Pelotas. IV SENALE, 2005.

7.
TAVARES, A. C.. A leitura autônoma como facilitadora na produção escrita em espanhol. In: I Congresso Internacional das linguagens, 2002. IV SINELE, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, A. C.; TREICHA,M. . Perspectivas docentes mediadas pela Tecnologia. In: II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação, 2010, Rio Grande. Dos meios às mediações de ensino, 2010.

2.
TAVARES, A. C.. A interatividade proposta pelos objetos de aprendizagem em cursos on-line de espanhol. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. 8º Encontro do CELSUL. Pelotas: EDUCAT, 2008.

3.
TAVARES, A. C.. Objetos de aprendizagem: interação ou interatividade?. In: Centro de Estudos Lingüísticos do Sul, 2006, Pelotas. 7º Encontro do CELSUL, 2006.

4.
TAVARES, A. C.. O letramento continuado e a educação a distância. In: III Seminário Internacional da Região Sul, 2003. III Seminário Internacional da Região Sul, 2003.

5.
TAVARES, A. C.. Gêneros e identidade social na universidade: uma possibilidade de construção mediada por computador.. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003. XII Congresso de Iniciação Científica, 2003.

6.
TAVARES, A. C.. Centro de auto acesso: uma nova modalidade para a formação em línguas. In: Mostra de pesquisas em educação, 2002. Mostra de Educação, 2002.

7.
TAVARES, A. C.. UM CAMINHO TRAÇADO PELA BUSCA DA AUTONOMIA NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS. In: Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas. Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
TAVARES, A. C.. Perspectivas docentes mediadas pela tecnologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TAVARES, A. C.. A interatividade proposta pelos objetos de aprendizagem em cursos on-line de espanhol. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TAVARES, A. C.. Objetos de Aprendizagem: interação ou interatividade?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TAVARES, A. C.. Casamento perfeito: a representação feminina e masculina na publicidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TAVARES, A. C.. Produção oral em língua estrangeira: como avaliar?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAVARES, A. C.. Gêneros e identidade social na universidade: uma possibilidade de construção mediada por computador.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TAVARES, A. C.. O letramento continuado e a educação a distância. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TAVARES, A. C.. Centro de auto acesso: uma nova modalidade para a formação em línguas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TAVARES, A. C.. Espaço para a aquisição de vocabulário no contexto de ensino de língua espanhola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAVARES, A. C.. A leitura autônoma como facilitadora na produção escrita em espanhol. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TAVARES, A. C.. A leitura autônoma como fonte e modelo da expressão escrita. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TAVARES, A. C.. O levantamento das necessidades e estratégias utilizadas pelo aprendiz na construção da autonomia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TAVARES, A. C.. Um caminho traçado pela busca da autonomia no aprendizado de línguas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TAVARES, A. C.. Pontal da Barra. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TAVARES, A. C.; MACIEL, Vanessa. . Formação em Tecnologias para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAVARES, A. C.; SELL, F.S.F. ; DAGA, A. ; LIZ, L. L. . Oficina A produção de Sentidos nas Interações Virtuais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAVARES, A. C.. Reflexões de linguagem: uma iniciação ao texto acadêmico. 2010. (Palestra).

2.
TAVARES, A. C.. Projeto de Língua Espanhola - Curso Básico. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TAVARES, A. C.. Participação em banca de Alda Graciela Fabris Novello. OBRAS LITERÁRIAS: Releituras Através do Uso de Mídias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

2.
TAVARES, A. C.. Participação em banca de Ana Valéria de Carli Müller. Seminário integrado: mudanças e avanços no ensino médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

3.
TAVARES, A. C.. Participação em banca de Ananda Rakse. EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: As dificuldades de escrita das crianças nos Anos Iniciais, em relação às diferentes práticas de leitura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

4.
TAVARES, A. C.. Participação em banca de Suhelen Rogeri. Registros do cotidiano da educação infantil, a tecnologia e a percepção das crianças sobre seu universo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

5.
TAVARES, A. C.. Participação em banca de Tairine Maria Kolsch. O uso das mídias como ferramenta de ensino para alunos com déficit de atenção/hiperatividade ? TDAH. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

6.
TAVARES, A. C.. Participação em banca de Jéssica Taís Schuh. O uso a informática, filmagens e imagens como ferrementas na aquisição de habilidades motoras. um estudo de caso. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

7.
MELO, A. C.; TAVARES, A. C.; CAMPOS, F. R.. Participação em banca de Maria Isabel Cordeiro. O uso de ferramentas midiáticas como recurso didático no ensino de Ciências do Ensino Fundamental II. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.

8.
TAVARES, A. C.; SCHENKEL, M. H.; MACIEL, V.. Participação em banca de Patrícia Cristina Macedo. Tecnologias Educacionais Aplicadas ao Ensino de Ciências: uma abordagem reflexiva a partir do papel do professor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.

9.
SCHENKEL, M. H.; TAVARES, A. C.; MACIEL, V.. Participação em banca de Tiago Luís Berto de Oliveira. O uso de Moodle como ferramenta de apoio ao Ensino Presencial: estudo realizado em periódicos científicos brasileiros. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.

10.
OLIVEIRA, S. S.; TAVARES, A. C.; DIANA, J. B.. Participação em banca de Katielli Koswoski. Desafios na inovação do ensino de Ciências e Biologia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.

11.
TAVARES, A. C.; MELO, A. C.; ISOPPO, K. K.. Participação em banca de Camila Cipriani. A Educação Ambiental e o uso de filmes como recursos didáticos alternativos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.

12.
TAVARES, A. C.. Participação em banca de Cristina Lostada. Tecnologias no Processo Ensino-Aprendizagem: como alunos no EM percebem o uso das Mídias na Educação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina.

13.
TAVARES, A. C.; CHRIST, C.; TASSO, R.. Participação em banca de Jossemar de Matos Theisen. Blog, Vídeo e Webquest: estratégias para promover a escrita em sala de aula. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

14.
TAVARES, A. C.; TASSO, R.; CHRIST, C.. Participação em banca de Niviane Sastre Araújo Schwartz. Mídias e tecnologias como ferramentas pedagógicas no ensino de Língua Espanhola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

15.
TAVARES, A. C.; GARRÉ, B.; MUNHOZ, R.. Participação em banca de Maria Luísa Pederiva. Exercitando a desinibição: grupo terapêutico integrando mídias para trabalhar a dificuldade em falar em público. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

16.
TAVARES, A. C.; RODRIGUES, C. Z.; VINHAS, L.. Participação em banca de Cristiane Pereira de Ávila Muniz. Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita: contribuições das mídias internet e material impresso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

17.
TAVARES, A. C.; MACHADO, C.. Participação em banca de Aline Silva dos Santos. A TV e os materiais impressos na leitura e na escrita: analisando os diferentes gêneros textuais, suas características e circunstâncias. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

18.
TAVARES, A. C.; RODRIGUES, A.. Participação em banca de Carla Heckler da Silva Corrêa. Uso das novas tecnologias: um caminho para uma educação inovadora. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

19.
TAVARES, A. C.; LIMA, S.. Participação em banca de Fernanda Vieira Ávila Pereira. Filosofia e mídias: desenvolvendo o próprio pensar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

20.
TAVARES, A. C.; LIMA, S.. Participação em banca de Gláucia de Oliveira Pinho. Mídias na educação: um olhar sobre as tecnologias na educação de deficientes visuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

21.
TAVARES, A. C.; MACHADO, C.. Participação em banca de João Orlando Ollé Corrêa. As mídias vídeo e internet e o processo de ensino e aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

22.
TAVARES, A. C.; SEIDEL, D.. Participação em banca de Marcia Rejane Velleda Weymar. Televisão e computador no cotidiano dos alunos: uma oportunidade para a escola proporcionar aprendizagens mais prazerosas e significativas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

23.
TAVARES, A. C.; SILVA, G.. Participação em banca de Rosâne Ruiz Brum. Contribuição das HQS impressas e eletrônicas como objeto de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

24.
AMORIM, T.C.; TAVARES, A. C.. Participação em banca de Nicole Imfeld Pereira. Escola e blogs de professores: de que depende o sucesso dessa parceria. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

25.
TAVARES, A. C.; AMORIM, T.C.. Participação em banca de Pelágia Kuhnen. As mídias TV e Informática e a prática pedagógica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

26.
AMORIM, T.C.; TAVARES, A. C.. Participação em banca de Marcia Regina Ferreira. MSN e aprendizagem: a experiência de interação virtual entre os alunos da EEB Regente Feijó, no município de Lontras-SC. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

27.
AMORIM, T.C.; TAVARES, A. C.. Participação em banca de Tereza Cristina Socorro dos Santos. Mídias e conscientização: a educação para o trânsito começa na escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

28.
VASCONCELLOS, L.K; TAVARES, A. C.. Participação em banca de Elvira Machado Vargas. A influência da rádio-escola e jornada da escola no processo ensino-aprendizagem em Português. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

29.
TAVARES, A. C.; TIMM, M.I.. Participação em banca de Adriana Pereira da Silva. Utilizando a Videoconferência como instrumento na formação continuada de docentes. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

30.
TAVARES, A. C.; LUCENA, A. C.. Participação em banca de Maria Helena Velasques Oertel. Informática no fazer pedagógico de professores de escolas públicas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

31.
TAVARES, A. C.; LUCENA, A. C.. Participação em banca de Lúcia de Oliveira. Inserção e articulação das TIC?s no fazer pedagógico do professor: possibilidades e limitações. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

32.
TAVARES, A. C.; DOLCI, D.B. Participação em banca de Margot Xavier de Oliveira. O impresso e o vídeo na aula de Ciências. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

33.
TAVARES, A. C.; RIBEIRO. L.O.M. Participação em banca de Fernanda Bizarri de Oliveira. A interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVARES, A. C.; LIZ, L.. Participação em banca de Laleska Sergura Antonechen.Oralidade: uma modalidade de língua a ser desenvolvida no âmbito da sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TAVARES, A. C.. Avaliador de Trabalhos Científicos - SIED (Simpósio Internacional de EaD). 2016. Universidade Federal de São Carlos.

2.
SELL, F.S.F.; TAVARES, A. C.; SCHENKEL, M. H.; LIZ, L.. Processo seletivo 03/2015 - Área de Linguística. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
TAVARES, A. C.. Processo seletivo 09/2012 para área de ensino de Língua Materna. 2012. Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
TAVARES, A. C.. Parecerista ad hoc do I Simpósio de Integração Científica e Tecnológica Sul Catarinense (SICT -Sul). 2012. Instituto Federal de Santa Catarina.

5.
TAVARES, A. C.; LIZ, L. L.; VASCONCELOS, S. I. C.. Processo Seletivo 07/2011/UDESC para a área de Análise e Produção Textual. 2011. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. O REMIX EM TEXTOS AUTOBIOFRÁFICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2017. (Congresso).

2.
XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. O REMIX EM TEXTOS AUTOBIOFRÁFICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2017. (Congresso).

3.
A arte de ler , escrever e pensar na Academia - Jorge Larrosa - Universidade de Barcelona/Espanha. 2015. (Outra).

4.
Curso Multiletramentos e a Metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados. 2015. (Oficina).

5.
II Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e na Extensão. 2015. (Simpósio).

6.
Jornada de Coprodução Digital. 2015. (Outra).

7.
Questões da normatividade (moral, polí­tica, prudencial, epistêmica) e a fecundidade do pensamento de Nietzsche. 2015. (Seminário).

8.
V Seminário de Pesquisa em Mí­dia-Educação. 2015. (Seminário).

9.
III Seminário de Pesquisa em EAD - A UAB e seu reflexos no ensino superior brasileiro. 2013. (Seminário).

10.
Simpósio de Educação a Distância 2013. 2013. (Simpósio).

11.
VII Seminário de Formação Continuada: problematizando a docência compartilhada na EaD.Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita na EaD: o papel da docência compartilhada. 2013. (Seminário).

12.
I Encontro Regional sobre Desenho Universal na Aprendizagem. 2012. (Encontro).

13.
I Workshop Internacional sobre Design Universal na Aprendizagem. 2012. (Outra).

14.
III Seminário de Pesquisa em EaD. 2011. (Seminário).

15.
I Congresso Internacional de Educação a Distância. Narrativas deprofessores em curso online de formação continuada: refletindo sobre a construção da identidade docente. 2010. (Congresso).

16.
I EnSur - Encuentro de Profesores del Sur. 2010. (Seminário).

17.
II Seminário Nacional de Linguagem Cultura e Educação.Perspectivas docentes mediadas pela tecnologia. 2010. (Seminário).

18.
VI Taller Didáctico de Español. 2010. (Seminário).

19.
10º Seminário Interinstitucional de Educação. 2009. (Seminário).

20.
13ª Jornada Nacional de Literatura. 2009. (Outra).

21.
3º Encontro Internacional sobre o Poder Escolar. 2009. (Encontro).

22.
8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. 2009. (Seminário).

23.
9º Encontro Sobre o Poder Escolar. 2009. (Encontro).

24.
8º Encontro sobre o Poder Escolar. 2008. (Congresso).

25.
Simpósio sobre Gênero, Arte e Memória. 2008. (Simpósio).

26.
VIII Encontro do Círculo de Estudos Linguisticos do Sul.A interatividade proposta pelos objetos de aprendizagem em cursos on-line de espanhol. 2008. (Outra).

27.
V Taller Didáctico de Español. 2008. (Congresso).

28.
6º Encontro sobre o poder escolar.6º Encontro sobre o poder escolar. 2006. (Encontro).

29.
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. Objetos de aprendizagem: interação ou interatividade?. 2006. (Congresso).

30.
Educação inclusiva: direito à diversidade. 2006. (Outra).

31.
I Jornada de Lingüística e Literatura.I Jornada Regional de Lingüística e Literatura. 2006. (Encontro).

32.
IV Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. IV Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2006. (Congresso).

33.
1º Simpósio Brasileiro Gênero & Mídia.Casamento perfeito: a representação feminina e masculina na publicidade. 2005. (Simpósio).

34.
IV SENALE.Produção oral em língua estrangeira: como avaliar?. 2005. (Seminário).

35.
4º Encontro Estadual sobre o poder escolar. 2004. (Encontro).

36.
III Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2004. (Congresso).

37.
3º Encontro Estadual sobre o poder escolar. 2003. (Encontro).

38.
III Seminário Internacional da Região Sul.O letramento continuado e a educação a distância. 2003. (Seminário).

39.
XII Congresso de Iniciação Científica. Gêneros e identidade social na universidade: uma possibilidade de construção mediada por computador.. 2003. (Congresso).

40.
.2º Encontro Sobre Poder Escolar. 2002. (Encontro).

41.
I Congresso Internacional das linguagens. A leitura autônoma como facilitadora na produção escrita em espanhol. 2002. (Congresso).

42.
Mostra de pesquisas em educação.Centro de auto acesso: uma nova modalidade para a formação em línguas. 2002. (Outra).

43.
10º Congresso de Iniciação Científica. 10º Congresso de Iniciação Científica. 2001. (Congresso).

44.
13º COLE.IV Seminário Sobre Leitura e Ensino de Língua Estrangeira. 2001. (Seminário).

45.
13º Congresso de Leitura do Brasil. 13º Congresso de Leitura do Brasil. 2001. (Congresso).

46.
III Fórum Estadual de Literatura Infanto-Juvenil.III Fórum Estadual de Literatura Infanto-Juvenil. 2001. (Outra).

47.
III SENALE.III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2001. (Seminário).

48.
Oficina de Metodologia de Línguas.Oficina de Metodologia de Línguas. 2001. (Oficina).

49.
Projeto É Conversando que a Gente se Entende. 2001. (Outra).

50.
Seminário Internacional da Região Sul.Seminário Internacional da Região Sul- Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade. 2001. (Seminário).

51.
Seminário Somando as Diferenças na Educação.Somando as Diferenças na Educação. 2001. (Seminário).

52.
"O que quer? O que pode essa profissão?".XXIII Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2000. (Outra).

53.
FILE.Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2000. (Outra).

54.
II ENPLE.II Encontro Nacional Sobre Politica de Ensino de Linguas. 2000. (Encontro).

55.
II Fórum Estadual de Literatura Infanto-Juvenil.II Fórum Estadual de Literatura Infanto-Juvenil. 2000. (Outra).

56.
II Seminário de Educação e Comunicação.II Seminário de Educação e Comunicação. 2000. (Seminário).

57.
Projeto Interação com a Língua Espanhola.Projeto Interação com a Língua Espanhola. 2000. (Outra).

58.
Três Anos de Real: Resultados e Desafios.Três Anos de Real: Resultados e Desafios. 1997. (Outra).

59.
Aprender a Aprender.Aprender a Aprender. 1995. (Seminário).

60.
ECO Aplicada 95.III Encontro Latino-Americano de Educadores Ambientais. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SELL, F.S.F. ; TAVARES, A. C. ; SCHENKEL, M. H. . VII Seminário de Formação continuada problematizando a docência compartilhada na EaD. 2013. (Outro).

2.
TAVARES, A. C.; LIZ, L. ; SELL, F.S.F. ; DAGA, A. . VI Seminário de Formação Continuada Práticas Inovadoras na Educação a Distância. 2012. (Outro).

3.
TAVARES, A. C.; AMBRUST, T. . I Jornada Literária das Escolas Municipais de Pelotas. 2010. (Outro).

4.
TAVARES, A. C.; MACHADO, C. ; AMORIM, T.C. . Curso de Capacitação de Tutores a Distância. 2010. (Outro).

5.
TAVARES, A. C.. Encontro Presencial do Ciclo Avançado do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. 2009. (Outro).

6.
TAVARES, A. C.. XXIII Semana Acadêmica do Curso de Letras -. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Cipriani. A educação ambiental e o uso de filmes como recursos didáticos alternativos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

2.
Patrícia Cristina Macedo. Tecnologias educacionais e a mediação pedagógica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

3.
Jossemar de Matos Theisen. Blog, Vídeo e Webquest: estratégias para promover a escrita em sala de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

4.
Niviane Sastre Araújo Schwartz. Mídias e tecnologias como ferramentas pedagógicas no ensino de Língua Espanhola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Mídias na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

5.
Margot Xavier de Oliveira de Campos. O impresso e o vídeo na aula de Ciências. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

6.
Lúcia de Oliveira. Inserção e articulação das TIC?s no fazer pedagógico do professor: possibilidades e limitações. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

7.
Maria Helena Velasques Oertel. Informática no fazer pedagógico de professores de escolas públicas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

8.
Pelágia Kuhnen. As mídias TV e Informática e a prática pedagógica. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

9.
Fernanda Bizarri de Oliveira. A interatividade em ambientes virtuais de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

10.
Adriana Pereira da Silva. Utilizando a Videoconferência como instrumento na formação continuada de docentes. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Mídias Integradas à Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Lisie de Melo. A LITERATURA E SUAS POSSIBILIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

2.
Ana Paula Ramos Collado. A PRÁXIS PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

3.
Adriana Cássia Pirassol. O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS E CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

4.
Charlene P. Thonern. PRÁTICAS DOCENTES: AS DINÂMICAS E O LÚDICO NA SALA DE AULA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

5.
Nádia Cristina de Souza Lopes. O PAPEL DA MEDIAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

6.
Joice Aparecida Umbelino Vieira. A práxis pedagógica sob a perspectiva da alimentação saudável e da educação inclusiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

7.
Mariana de Deus Viana. A práxis pedagógica sob a perspectiva da alimentação saudável e da educação inclusiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

8.
Angelamar da Silva Hoffmann. TEORIA E PRÁTICA DO ESTAGIÁRIO: vivências e experiência entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática no campo de estágio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

9.
Beatriz Regina Alves dos Santos. O meio ambiente no processo de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

10.
Anna Christina de Castro Lange Gollnick. Da teoria à prática: desafios encontrados durante o estágio docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.

11.
Paulo Arnoldo Koglin. As vivências e o aprendizado com a docência no estágio supervisionado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Arice Cardoso Tavares.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:31:04