Giseli do Prado Siqueira

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  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (1992), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Atualmente é professora Adjunto IV (disicplinas de Cultura Religiosa E Sociologia) e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Religião, Educação, Ecologia, Libertação e Diálogo - REDECLID (PUCMinas) e líder do grupo Filosofia, Religiosidade e suas interfaces (PUC.Minas). Atua e pesquisa nas áreas de: ensino religioso, laicidade, experiência religiosa e religiosidade popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giseli do Prado Siqueira
Nome em citações bibliográficas
SIQUEIRA, G. P.;SIQUEIRA, GISELI DO PRADO

Endereço


Endereço Profissional
Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus - Poços de Caldas.
Avenida Padre Francis Cletus Cox, 1661
Jardim Country Club
37701-355 - Pocos de Caldas, MG - Brasil
Telefone: (035) 37299200
Ramal: 9240
Fax: (035) 9201
URL da Homepage: www.pupcaldas.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Ciência da Religião.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: implicações epistemológicas em um discurso conflitivo, entre a laicidade e confessionalidade num estado republicano, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Faustino Luiz Couto Teixeira.
Palavras-chave: Ensino Religioso.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Ciências da Religião.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Tensões entre duas propostas de Ensino Religioso: estudo do fenômeno religioso e/ou educação da religiosidade,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Jung Mo Sung.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino Religioso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1994
Especialização em Gestão Escolar.
Universidade de Alfenas, UNIFENAS, Brasil.
1992 - 1992
Graduação em Pedagogia.
Fundação de Ensino Octavio Bastos, FEOB, Brasil.
1992 - 1992
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor José Augusto Vieira, FAFI, Brasil.
1989 - 1991
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé, FAFIG, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE/MG, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Ensino Religioso - Ensino Médio

Vínculo institucional

1988 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Outras informações
Professora Municipal Pre Escolar Professora Municipal de disciplinas no Curso Magistério - Ensino Médio Supervisora Escolar

Atividades

09/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia da PUC Minas, .

11/2004 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Pós-graduação em Ensino Religioso.
08/2001 - Atual
Direção e administração, Núcleo de Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora.
02/2001 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Pastoral Universitária.
02/2001 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Crescendo em Fraternidade.
02/1998 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Religiosa
01/2002 - 01/2002
Extensão universitária , Núcleo de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão para formação de professores de Ensino Religioso.
02/1998 - 01/1999
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Religiosa

Associação Religiosa Beneficiente Jesus Maria José, JESUS MARIA JOSÉ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Ensino Religioso - Ensino Médio


Prefeitura Municipal de Botelhos, PREF. MUNIC., Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações
Professora de Educação Infantil Professora do Ensino Médio - Disciplinas no Curso Magistério Supervisora Escolar



Linhas de pesquisa


1.
Filosofia, Religiosidade e suas interfaces

Objetivo: Núcleo de Ciências Humanas é composto de professores que ministram disciplinas Filosofia, Cultura Religiosa, Antropologia, Sociologia e Ética na PUC.Minas, campus Poços de Caldas que objetiva desenvolver pesquisas a partindo do pressuposto que o desenvolvimento do ser envolve perguntas e respostas relacionadas ao conhecimento, ao prazer, ao sentido da vida, que tem origem, evolui e se transforma, segundo a concepção de determinadas correntes de pensamento. Ante a possibilidade de ir mais além do que é palpável, exercita a sensibilidade própria de sua condição humana, manifestada pela inquietude que o leva para além de si mesmo. Uma condição fundamental é que a vida só se tornou possível no interior de comunidades. O organismo humano atua numa ampla escala de atividades, dentro de uma ordem cultural, socialmente determinada. Suas atividades são impulsionadas por múltiplas necessidades, desde orgânicas até psíquicas. O ser humano é um ser de relações, é agente transformador e não se submete às forças da natureza, mas é capaz de ampliar os limites que ela lhe impõe. Fabricam-se artefatos, mas também criam-se significados: através do conhecimento, indivíduo e comunidade se modificam em níveis cada vez mais complexos. Portanto, o ser humano e a complexidade que envolve suas relações podem ser analisadas sob diversas dimensões: filosóficas, psicológicas, sociológicas, antropológicas, religiosas e educacionais..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Filosofia; religiosidade.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Religião e Educação: implicações no Ensino Religioso Escolar
Descrição: Investigar o Ensino Religioso no Brasil, as implicações da relação religião e educação num estado republicano. Discursos e posicionamentos conflitivos entre a laicidade e a confessionalidade que impactam nas decisões sobre esse componente curricular. Formação e formação continuada de professores de Ensino Religioso para atuação na educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador / Ana Maria Ana Maria Brochado de Mendonça Chaves - Integrante / Andressa Martins e Silva - Integrante / Nick Smaylle da Luz Moreira - Integrante / Daniele Oliveira Diniz - Integrante.
2017 - Atual
Mapeamento de manifestações religiosas de benzimentos e locais de culto das diferentes religiões na cidade de Poços de Caldas.
Descrição: Coletar os dados utilizando o aplicativo C7geopontos ( desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria /gratuito e disponível para modelo android) para registrar os locais de culto e manifestações religiosas de benzimentos. Traçar um mapa dos templos religiosos na cidade de Poços de Caldas para servir de base e estabelecer correlações com outros temas, dentre eles: sociais, econômicos, planejamento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador / Maria Izabel Ferezin Sares - Integrante / Maria José Scassiotti de Souza - Integrante / Maria Teresa Mariano - Integrante / Davi José de Almeida Miguel - Integrante.
2015 - Atual
Identificação e estudo sobre o oficio de benzer no planalto Poçoscaldense: religiosidade e saberes de cura.
Descrição: Centralizaremos nossa investigação no estudo do fenômeno religioso, e em especial, no oficio de benzer na cidade de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. Nossa principal preocupação será identificar, conhecer e refletir sobre as praticas de benzeção desenvolvidas nessa localidade, considerando a relação entre religiosidade e os saberes de cura. Essa crença e pratica está presente nas ações cotidianas, pois ainda existem muitos benzedores/benzedeiras e um numero significativo de pessoas que lançam mão dos saberes e dons desses agentes através de orações, plantas, objetos simbólicos para reestabelecimento da saúde e afastamento dos males. Nesse aspecto buscaremos compreender quais são as doenças, os males tratados pela benzeção? Quem é esse agente de benzeção? Qual a trajetória religiosa de benzedores/benzedeiras que dedicam grande parte do seu tempo ao atendimento público? Qual espaço social que esses benzedores/benzedeiras ocupam na sociedade contemporânea? Partindo desses questionamentos, este estudo visa compreender como se constituíram, a partir da experiência religiosa, as praticas de benzeção na cidade de Poços de Caldas, tendo como contexto a própria expressão oral dos agentes desse oficio. Mapeando essa prática no município teremos a preocupação de olhar a realidade desses benzedores/benzedeiras com atitude critica e reverente e, ao mesmo tempo, buscar o viés científico para analisar estas praticas de recuperação da saúde e da experiência religiosa. A história oral desse grupo de pessoas, que ainda será identificado, será uma possibilidade rica de resgate e registro de cultura imaterial, na medida em que permite justamente dar voz a esses agentes, nesse caso, benzedores/benzedeiras. A partir da identificação de benzedores/benzedeiras como patrimônio cultural de Poços de Caldas, teremos como resultado o mapeamento desses agentes no planalto poçoscaldense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador / Clara Coutinho Stephan - Integrante / Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro - Integrante / Henrique Cesar Frizo - Integrante / Joao Pedro de Araújo Siqueira - Integrante / Juliana Bruna de Freitas - Integrante / Luisa Morra Burger - Integrante / Mariana da Costa Negreiros do Valle - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s)
Descrição: O projeto Oficinas Itinerantes concretizou-se em 2012 em espaços físicos diferenciados pelas características do próprio público beneficiário. Atendemos a Unidade do Programa Municipal da Juventude São José e a Unidade do Programa Municipal da Juventude Vilas Unidas, a Casa Lar - Casa da Alegria, fazendo o rodízio entre grupos de crianças/adolescentes assistidos pela instituição. Permanecemos o ano todo nesses espaços físico fazendo o rodízio de atividades. A resposta da comunidade, dos pais/responsáveis pelas crianças/adolescentes, foi positiva, houve participação e adesão a proposta das Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s). Tivemos dificuldades com as crianças/adolescentes no desenvolvermos as oficinas, não percebíamos hábitos elementares de disciplina, o que impossibilitava a execução das atividades, mas essas dificuldades foram sendo superadas na convivencia . Discutimos e estudamos mais explicitamente o sistema preventivo indicando-nos ações pautadas na metodologia do amor educativo proporcionando um ambiente educativo, uma assistência presença e a disciplina efetiva. E ao longo desses meses, consensualmente, todos envolvidos nesse processo reconhecem a mudança de postura das crianças/adolescentes e as oficinas foram sendo replanejadas de acordo com a necessidade do ambiente. As oficinas produziram artesanatos de qualidade; possibilitaram a criação própria de novos produtos a partir das técnicas repassadas e a transposição dos conhecimentos dentro do espaço escolar. O registro de melhoria das crianças em suas respectivas salas de aula são expressas nas atividades de concentração, na psicomotricidade, nas operações lógico matemáticas de classificação, ordenação, inclusão hierárquica, seriação e conservação, dentre outros. Mas acima de tudo está a recuperação da auto estima das crianças e adolescentes, despertando possibilidades, recriando mundo(s)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - Atual
Projeto Interdisiciplinar de Extensão - Curso de Graduação em Administração
Descrição: De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Administração, equipes são constituídas por de alunos de vários períodos do curso, para atender instituições, associações do município de Poços de Caldas e região. É realizado um diagnóstico da instituição e a demanda potencial para elaboração de uma proposta de atividades (do planejamento a avaliação)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (85) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador / Maria José Scassiotti de Souza - Integrante.
2012 - 2012
Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s)
Descrição: O projeto Oficinas Itinerantes concretizou-se em 2012 em espaços físicos diferenciados pelas características do próprio público beneficiário.Atendemos o núcleo Recriança AABB e o núcleo Recriança Santa Maria, a Casa Lar - Casa da Alegria, fazendo o rodízio entre grupos de crianças/adolescentes assistidos pela instituição. Permanecemos o ano todo nesses espaços físico fazendo o rodízio de atividades. A resposta da comunidade, dos pais/responsáveis pelas crianças/adolescentes, foi positiva, houve participação e adesão a proposta das Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s). Tivemos dificuldades com as crianças/adolescentes no desenvolvermos as oficinas, não percebíamos hábitos elementares de disciplina, o que impossibilitava a execução das atividades, mas essas dificuldades foram sendo superadas na convivencia . Discutimos e estudamos mais explicitamente o sistema preventivo indicando-nos ações pautadas na metodologia do amor educativo proporcionando um ambiente educativo, uma assistência presença e a disciplina efetiva. E ao longo desses meses, consensualmente, todos envolvidos nesse processo reconhecem a mudança de postura dascrianças/adolescentes e as oficinas foram sendo replanejadas de acordo com a necessidade do ambiente. As oficinas produziram artesanatos de qualidade; possibilitaram a criação própria de novos produtos a partir das técnicas repassadas e a transposição dos conhecimentos dentro do espaço escolar. O registro de melhoria das crianças em suas respectivas salas de aula são expressas nas atividades de concentração, na psicomotricidade, nas operações lógico matemáticas de classificação, ordenação, inclusão hierárquica, seriação e conservação, dentre outros. Mas acima de tudo está a recuperação da auto estima das crianças e adolescentes, despertando possibilidades, recriando mundo(s)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Oficinas Itinerantes
Descrição: O projeto Oficinas Itinerantes concretizou-se em 2011 num único espaço físico, no núcleo Recriança José Mamud Assan, mas fazendo o rodízio entre grupos de crianças/adolescentes assistidos pela instituição. Ao contrário do que ocorreu no ano anterior, onde o rodízio ocorria nos núcleos do Recriança, automaticamente atendendo grupos diferentes. A proposta foi realizada pela própria Secretaria Municipal da Educação, através dos coordenadores do Programa Municipal de Juventude, para estruturação do projeto pioneiro de escola de tempo integral que ocorreu com a municipalização da Escola Municipal José Mamud Assan, onde funciona o núcleo do Recriança. Permanecemos o ano todo nesse mesmo espaço físico fazendo o rodízio de turmas. Mas a resposta da comunidade, dos pais/responsáveis pelas crianças/adolescentes, foi positiva, houve participação e adesão a proposta das Oficinas Itinerantes. No inicio tivemos uma enorme dificuldade com as crianças/adolescentes ao desenvolvermos as oficinas, não percebíamos hábitos elementares de disciplina, o que impossibilitava a execução das atividades. Quando chegamos nesse núcleo percebemos que as crianças/adolescentes nem sequer sentavam para o desenvolvimento das atividades e muito menos atendiam qualquer comando dos voluntários. Chegamos a nos reunir e propor a desistência das atividades nesse local, intuindo que não cumpriríamos a proposta desse projeto, mas o desejo de contribuir aliado a esse novo desafio nos fez criar estratégias de intervenção. Discutimos e estudamos mais explicitamente o sistema preventivo indicando-nos ações pautadas na metodologia do amor educativo proporcionando um ambiente educativo, uma assistência presença e a disciplina efetiva. E ao longo desses meses, consensualmente, todos envolvidos nesse processo reconhecem a mudança de postura dascrianças/adolescentes e as oficinas foram ampliadas para outras turmas desse núcleo. As oficinas produziram artesanatos de qualidade; possibilitaram a criação própria de nov.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Pastoral na Universidade: reflexão e trabalho social
Descrição: O projeto atendeu as diversas faixas etárias devido a extensão do mesmo nas suas várias áreas e parcerias. Pastoral da Criança - gestantes e crianças de 0 a 6 anos Casa do Menor Doutor Ednan Dias - meninos de 4 a 17 anos Crescendo em Fraternidade - adolescentes de 12 a 17 anos Oficinas Itinerantes - de 14 a 70 anos Vila Elvira Dias - acima de 60 anos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
Projeto Vides - Campo de Formação de Voluntariado Internacional
Descrição: Formação de universitários voluntários e integração com a comunidade através das atividades de recreação, visitação e oficinas de geração de renda. Participação no II Congresso Vides Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Giseli do Prado Siqueira - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


O valor da vida nos processos criminais da Comarca de Caldas, Minas Gerais, no período do império, 1859 a 1889
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Título de Cidadania Poços-caldense, Câmara Municipal de Poços de Caldas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIQUEIRA, GISELI DO PRADO2018SIQUEIRA, GISELI DO PRADO; BAPTISTA, PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA ; TEODORO-SILVA, WELLINGTON . A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE), v. 16, p. 648-676, 2018.

2.
1SIQUEIRA, GISELI DO PRADO2014SIQUEIRA, GISELI DO PRADO; SOUZA, ADRIANA ANDRADE DE . Recriando mundo(s) - Recreating the World(s) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p589. HORIZONTE: REVISTA DE ESTUDOS DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (ONLINE), v. 12, p. 589-601, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SIQUEIRA, G. P.; Etevaldo Brito Dias ; Douglas Cabral Dantas ; Dilma da Silva . Cultura Religiosa e formaçõ cidadã na universidade: da reflexão para a inserção social. In: Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. (Org.). Religião e transformação social no Brasil Hoje. São Paulo: Paulinas, 2007, v. , p. 325-359.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, G. P.. Ensino Religioso: uma questão epistemológica. In: XIV Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso, 2017, São José Santa Catarina. Anais do XIV Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso. Florianópolis: FONPER, 2016. v. 1. p. 15-24.

2.
SIQUEIRA, G. P.. SABERES DE CURA: registros do oficio de benzer no município de Poços de Caldas - MG. In: Congresso Internacional Religiões em Reforma 500 anos depois, 2017, Belo Horizonte. Anais do 30 Congresso Internacional SOTER. Belo Horizonte: Organização Soter, 2017. v. 01. p. 1400-1407.

3.
SIQUEIRA, G. P.. O Ensino Religioso nas Escolas Públicas do Brasil:entre a laicidade e a confessionalidade num estado republicano. In: 28 Congresso Internacional da SOTER, 2015, Belo Horizonte. Religião e Espaço Público: cenários contemporaneos, 2015. p. 1224-1232.

4.
SIQUEIRA, G. P.. Voluntários: construtores da paz - uma experiência de universitários fazendo oficinas em periferias. In: Convegno Vides Internazionale, 2005, Sassone. Anais do Convegno Vides Internazionale. Itália: Vides, 2005. v. 1. p. 12-15.

5.
SIQUEIRA, G. P.. Ensino Religioso: dos fundamentos antropológico-culturais aos desafios da construção de uma sociedade de paz. In: 3º Seminário de Educação Católica da AEC/MG, 2004, Belo Horizonte. 3º Seminário de Educação Católica da AEC/MG - Escola Católica: compromisso com a Paz. Belo Horizonte: AEC/MG, 2004. v. 1. p. 20-32.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, B. A. S. ; SOUZA, M. J. S. ; SIQUEIRA, G. P. . Trabalho Interdisciplinar do Curso de Administração PUCMinas campus Poços de Caldas (MG). In: Seminário de Extensão Universitária, 2016, Belo Horizonte. Extensão PUC Minas: conexão de conhecimentos, saberes e realidades. Belo Horizonte: PUC Minas [E-book], 2016. v. 01. p. 356-358.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. A. ; SIQUEIRA, G. P. . Conhecer e aprender a viver: reflexões acerca do fazer filosófico. In: Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade, 2016, Poços de Caldas. Caderno de Resumos. Alfenas/MG: UNIFAL-MG, 2016., 2016. v. 1. p. 94-94.

2.
SIQUEIRA, G. P.; RIBEIRO, A. V. ; GONZAGA, J. C. B. ; SARES, M. I. F. . Espiritualidade e Interfaces: resultados de pesquisa realizada com universitários da PUCMinas, campus Poços de Caldas. In: Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade, 2016, Poços de Caldas. Caderno de Resumos. Alfenas/MG: UNIFAL-MG, 2016, 2016. v. 1. p. 110-110.

3.
SIQUEIRA, G. P.. Ensino Religioso: estudo do fenômeno religioso e/ou educação da religiosidade?. In: II Simpósio Internacional sobre religiões, religiosidade e culturas, 2006, Dourados. II Simpósio Internacional sobre religiões, religiosidades e culturas. Dourados: Editora UFMS, 2006. v. 01. p. 232-233.

4.
SIQUEIRA, G. P.; FERNANDES, J. B. . O Ensino Religioso no espaço escolar: possibilidade de discussão do sagrado e do urbano. In: VII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões, 2005, Belo Horizonte. VII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. Belo Horizonte: PUC MInas, 2005. v. 1. p. 15-15.

Apresentações de Trabalho
1.
SIQUEIRA, G. P.; FURTADO, N. M. F. . Ensino Religioso: discussões e metodologias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SIQUEIRA, G. P.; CHAVES, A. M. A. M. B. M. . Amplos Olhares das salas de aula sobre as religiões e espiritualdiades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SIQUEIRA, G. P.; SARES, M. I. F. . Interfaces da presença religiosa em Poços de Caldas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SIQUEIRA, G. P.. SABERES DE CURA: registros do oficio de benzer no município de Poços de Caldas ? MG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, A. A. ; SIQUEIRA, G. P. . Conhecer e aprender a viver: reflexões acerca do fazer filosófico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SIQUEIRA, G. P.. Ensino Religioso: uma questão epistemológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SIQUEIRA, G. P.; RIBEIRO, A. V. ; SARES, M. I. F. ; GONZAGA, J. C. B. . Espiritualidade e interfaces: resultados de pesquisa realizada com universitários da PUCMInas, campus Poços de Caldas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOREIRA, N. S. L. ; SIQUEIRA, G. P. . Oficinas Itinerantes: recriando mundo(s0. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, A. A. ; SIQUEIRA, G. P. . Recriando mundo(s). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SIQUEIRA, G. P.. O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: realidades e desafios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SIQUEIRA, G. P.. Cultura Religiosa/ Teologia: inserção social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SIQUEIRA, G. P.. I Mostra de Extensão Universitária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SIQUEIRA, G. P.. I Semana da Psicologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SIQUEIRA, G. P.. O sentido da vida 2001 (artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIQUEIRA, G. P.. Religião e Religiosidade no Mundo Contemporâneo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SIQUEIRA, G. P.. Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SIQUEIRA, G. P.. História do Ensino Religioso. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SIQUEIRA, G. P.. Metodologia do Ensino Religioso I. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SIQUEIRA, G. P.. Metodologia do Ensino Religioso II. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SIQUEIRA, G. P.. Educação religiosa: conceito e contexto. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
SIQUEIRA, G. P.. O valor da vida nos processos criminais da Comarca de Caldas, Minas Gerais, no período do império, 1859 a 1889. 2000 (Pesquisa Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BAPTISTA, P. A. N.; SIQUEIRA, G. P.; CANTARELA, A. G.; GOMES, S. S.. Participação em banca de Vilma Lúcia de Oliveira Carvalho. Ensino Religioso na Escola Pública de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
BAPTISTA, PAULO AGOSTINHO NOGUEIRA; CANTARELA, A. G.; GOMES, S. S.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de JACQUELINE CREPALDI SOUZA. EDUCAR E CUIDAR DA DIMENSÃO RELIGIOSA DA CRIANÇA: FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Religião) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Camila Hitomi Maeda. Ensinar e aprender na era da globalização: os efeitos das políticas neoliberais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docencia no Ensino Superior) - Centro de Ensino Superior de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONATTO, F. R. O.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Gabriel Zanetti de Souza.A representação social do ateu ou do ateísmo na cultura brasileira: uma análise a partir de vídeos do You Tube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
SARES, M. I. F.; OLIVEIRA, F. P.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Henrique Solia Guimarães.ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: pesquisa com os funcionários do Colégio Jesus Maria José de Poços de Caldas, MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
FERNANDES, J. B.; GONCALVES, V. D. C.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Andressa Martins e Silva.LAICIDADE A BRASILEIRA: peculiaridades e impactos no Ensino Religioso nas Escolas Públicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
FERNANDES, J. B.; ZANETTI, J. C. T.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro.Proteção à Cultura Imaterial uma análise sobre à aplicação dos artigos 5 VI, 215 e 216 da Constituição Federal a Benzedores e Benzedeiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
RESENDE, F M; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Renata da Silva Marques.?A CADEIA MAIS CONTAMINA DO QUE CURA?: a influencia da cultura prisional no processo de integração/reintegração do egresso do sistema carcerário brasileiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
TRINDADE, E; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Isabela Gouvêa Mendanha Silva.?ARREDA HOMEM, QUE AÍ VEM MULHER?: um estudo bibliográfico sobre as concepções da Umbanda acerca do feminino.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
SARES, M. I. F.; SOUZA, M. J. S.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Manasses Wallas e Silva.Avaliação do Atendimento aos Clientes em uma Empresa Familiar: Bar do Daniel em Poços de Caldas/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
GHIRALDELLO, L.; GARCIA, J. M.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Aline Figueiredo Vilela.Análise Mercadológica: um estudo sobre a viabilidade de abertura de uma filial da Empresa MV Tintas em Poços de Caldas/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
SIQUEIRA, G. P.; GHIRALDELLO, L.; GARCIA, J. M.. Participação em banca de Ana Laura Gonçalves.Loja Virtual de Moda Íntima: uma proposta de negócios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
SIQUEIRA, G. P.; GHIRALDELLO, L.; OLIVEIRA, F. M. G.. Participação em banca de Mario Damião Castro Junior.Empreendedorismo Cultural desenvolvendo projetos com o Hip Hop. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
SANTOS, M. C. O.; COSTA, V.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Thalisson Maciel Penha da Silva.Imunidade Tributária dos terreiros de Umbanda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
OLIVEIRA, F. F. F. B.; PISTINIZI, B. F.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Mayckel Wanderson dos Santos.Imunidade Tributária dos templos de qualquer culto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
SILVA, T. A. D.; DANTAS, A.; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Gabriela de Oliveira Fonseca.O papel da mídia no processo penal: ponderação dos princípios da liberdade de imprensa e pres. da inocencia do reu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
SIQUEIRA, G. P.; STEPHAN, C. C.; GROSSI, F. M. N.. Participação em banca de Isadora Vieira Azevedo.A produção da pessoa com deficiência no Direito do Trabalho: avanço jurídico brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
SIQUEIRA, G. P.; PISTINIZI, B. F.; GROSSI, F. M. N.. Participação em banca de Vinícius de Araújo Dias.Da dissolução do casamento pela ação de anulação: um estudo comparado entre Direito Civil e o Direito Canônico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
Oliveira, Luana Cristina; SIQUEIRA, G. P.; FERNANDES, J. B.. Participação em banca de Luana Cristina de Oliveira.Ensino Religioso e valores: contribuição da disciplina para a formação de valores dos alunos das escolas municipais de Poços de Caldas - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Adriana de Borba Handa.Ética e Bullying no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

18.
SIQUEIRA, G. P.; SILVA, T. A. D.; OLIVEIRA, F. F. F. B.. Participação em banca de Maressa Correa Godim.Progressão de Regime para crimes hediondos e equiparados Lei 11.464/07. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

19.
SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Rejane de Oliveira Lemos.Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt: uma potencialidade para o turismo religioso em Poços de Caldas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

20.
SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Waleska Adriense Melo e Silva.O potencial turístico religioso em Poços de Caldas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.
SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Maria Paula Zanata Egreja.O surgimento do Turismo Religioso na cidade de Aparecida - São Paulo e a conseqüênte infra-estrutura criada no entorno do Santuário Nacional. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.
SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Andréia M. A. Carvalho.Qualidade e Hotelaria. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
30º Congresso Internacional SOTER. SABERES DE CURA: registros do oficio de benzer no município de Poços de Caldas ? MG. 2017. (Congresso).

2.
Biblical Archaeology. 2017. (Congresso).

3.
Primeira Mostra de Pesquisa do Grupo de Pesquisa - Religião, Educação, Ecologia , Liberbertação e Diálogo - REDECLID.Mapeamento Religioso na cidade de Poços de Caldas. 2017. (Outra).

4.
29° Congresso da Soter - Tempos do Espírito: inspiração e discernimento. 2016. (Congresso).

5.
28° Congreso da Soter - Religião e espaço público: cenários contemporâneos. O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL: entre a laicidade e a confessionalidade num estado republicano. 2015. (Congresso).

6.
Curso de Extensão em Ensino Religioso.Ensino Religioso: realidade e desafios. 2008. (Outra).

7.
4 Campo de Formação de Voluntariado Vides Brasil.Campo de Fomração de Voluntariado Vides Brasil. 2006. (Outra).

8.
Campo Formativo Internacional.Campo Formativo de Voluntariado Internacional. 2005. (Outra).

9.
Sagrado e Urbano.IV Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões. 2005. (Simpósio).

10.
1º Congresso Vides Brasil. 1º Congresso Vides Brasil. 2004. (Congresso).

11.
Escola Católica: compromisso com a paz.3º Seminário de Educação Católica da AEC/MG. 2004. (Seminário).

12.
II Seminário Estadual dos/as Professores/as de Educação Religiosa da Rede Estadual de Minas Gerais.II Seminário Estadual dos/as Professores/as de Educação Religiosa da Rede Estadual de Minas Gerais. 2004. (Seminário).

13.
1º Congresso da Família. 1º Congresso da Família. 2003. (Congresso).

14.
IV Encontro de História das Religiões - O Estudo das Religiões: desafios contemporâneos.IV Encontro de História das Religiões - O Estudo das Religiões: desafios contemporâneos. 2002. (Simpósio).

15.
Razões da nossa fé e esperança.Razões da nossa esperança - II Encontro Nacional de Fé e Política. 2002. (Encontro).

16.
Simpósio Interinstitucional Contrapontos do sagrado: As Lágrimas e o Sagrado.Simpósio Interinstitucional Contrapontos do sagrado: As Lágrimas e o Sagrado. 2002. (Simpósio).

17.
O Humanismo Latino no Brasil de hoje. Congresso Internacional "O Humanismo Latino no Brasil de hoje". 2001. (Congresso).

18.
Simpósio Discente - Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião.Simpósio Discente - Programa de Estudos pós-graduados em Ciências da Religião. 2001. (Simpósio).

19.
VI Encontro Estadual de Ensino Religioso.VI Encontro Estadual de Ensino Religioso. 1996. (Encontro).

20.
Seminário Regional de Ensino Médio.Seminário Regional de Ensino Médio. 1995. (Seminário).

21.
V Encontro Mineiro de Ensino Religioso.V Encontro Mineiro de Ensino Religioso. 1995. (Encontro).

22.
3 Encontro de Bibliotecas do Sul de Minas.Treinamento auxiliares de Biblioteca. 1992. (Encontro).

23.
IV Encontro Estadual de Ensino Religioso.IV Encontro Estadual de Ensino Religioso. 1992. (Encontro).

24.
8 Congresso de Leitura do Brasil. 8 Congresso de Leitura do Brasil. 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARES, M. I. F. ; SOUZA, M. J. S. ; MARIANO, M. T. ; SIQUEIRA, G. P. . COLÓQUIO - A Educação e o Ensino Religioso: contextos, possibilidades e desafios. 2018. (Outro).

2.
SIQUEIRA, G. P.. ENADE: uma nova forma de avaliação. 2004. (Outro).

3.
SIQUEIRA, G. P.. Agua: Fonte de Vida. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luis Cláudio Rocha. Ensino Religioso: enfase antropologica e abertura transdiciplinar. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rubens Dornelas da Silva. HISTÓRIA DA DISCIPLINA DO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, SEU DESDOBRAMENTO NOS MUNICÍPIOS E UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA/ES.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Selma Correia Rosseto. Ensino Religioso nas Escolas Públicas da rede municipal de Vila Velha ? ES: religiões de matriz africana fora dos portões da escola?. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Patrícia da Silva GouvêaTostes. A DIVERSIDADE RELIGIOSA E O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR PRESENTE NA REGIÃO 2 DE VILA VELHA/ES: BENEFÍCIOS E DESAFIOS. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Alexandre Camelo Tavares. Formação para professores de Ensino Religioso Vila Velha/ ES. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andressa Martins e Silva. LAICIDADE À BRASILEIRA: peculiaridades e impactos no Ensino Religioso nas Escolas Públicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

2.
Giulia Maria Teixeira Pamplona Quinteiro. Proteção à Cultura Imaterial uma análise sobre à aplicação dos artigos 5 VI, 25 e 216 da Constituição Federal a Benzedores e Benzedeiras. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

3.
Viviane Ayako Ikeda. Turismo Religioso e as Peregrinações Islâmicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

4.
Rosani Ribeiro. O Ensino Religioso e a Construção das Imagens de Deus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

5.
Stefania Domingues Alvisi. A formação de princípios éticos do professor de Ensino Religioso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

6.
Vanessa Mariano Domingues. O Terceiro Setor e Inserção Social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

7.
Daniel Pires Pereira. Mosteiro como meio de hospedagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

8.
Denise Aparecida Buzeti. Ensino Religioso uma proposta para educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

9.
Maria Regina Silva Bernardes. Família-creche: uma análise de relações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.

10.
Rejane de Oliveira Lemos. O Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Shoenstatt: uma potencialidade para o turismo religioso em Poços de Caldas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Giseli do Prado Siqueira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



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