Patricia Bastos de Azevedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2172195421648211
  • Última atualização do currículo em 17/11/2018


Possui graduação em Pedagogia (1995), graduação em História (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, alfabetização, letramento e educação para jovens e adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Bastos de Azevedo
Nome em citações bibliográficas
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Multidisciplinar - Universidade Federal Rural.
Av. Governador Roberto Silveira
Centro
26221-150 - Nova Iguacu, RJ - Brasil
Telefone: (021) 26691708
URL da Homepage: http://r1.ufrrj.br/im/portal/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: História Ensinada: produção de sentido em práticas de letramento, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.
Palavras-chave: Currículo; Ensino de história; Letramento; História ensinada; Produção de sentido.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ensino de história e memória social: a construção da história ensinada em uma sala de aula dialógica,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Cecília Maria Aldigueri Goulart.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; memória social; ação comunicat.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
1996 - 1998
Graduação em História.
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FEUC, Brasil.
1992 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FEUC, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
1996 - 1996
Multieducação. (Carga horária: 72h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Ensino de História

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
CURRÍCULO DE HISTÓRIA: MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE IDENTIDADE E DIFERENÇA
08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão
9/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Pedagogia.
8/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Comissão de Revisão do Currículo de Pedagogia.
6/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Comissão de Atividades Complementares.
05/2015 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenação Geral PARFOR.
08/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de História II
04/2012 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de História I
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Membro Eleita do Colegiado de Pedagogia.
03/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de História.
04/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de História
04/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, .

Cargo ou função
Comissão de Processo Administrativo Disciplinar.
04/2018 - 06/2018
Ensino, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE (PÓS-GRADUAÇÃO)
04/2018 - 06/2018
Ensino, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TÓPICO ESPECIAL: ESTUDO DIRIGIDO (PÓS-GRADUAÇÃO)
05/2015 - 05/2018
Direção e administração, Coordenação do Curso de Pós Graduação Mestrado Profissional em História, .

Cargo ou função
Coordenação.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TÓPICO ESPECIAL: CURRÍCULO E CULTURA
4/2017 - 06/2017
Ensino, Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
02/2014 - 04/2016
Direção e administração, Vice Coordenador Local do Mestrado Profissional de História (PROFHISTÓRIA)., .

Cargo ou função
Vice Coordenador Local do Mestrado Profissional de História (PROFHISTÓRIA)..
11/2013 - 03/2016
Direção e administração, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2013 - 04/2015
Direção e administração, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta I do PARFOR/UFRRJ.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História do Ensino de História
11/2011 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Comissão Permanente de Currículo.
08/2009 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino de História
08/2008 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Escrita, Alfabetização e Letramento
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem, subjetividade e cultura
06/2008 - 11/2008
Ensino, Especialização Lato Sensu em Educação de Jovens e, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Alfabetização de Jovens e Adultos
07/2007 - 06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa
04/2008 - 04/2008
Extensão universitária , Instituto Multidisciplinar, .

Atividade de extensão realizada
Comissão de Organização da semana de Calouros.
04/2007 - 02/2008
Direção e administração, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2007 - 12/2007
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Educativa III
04/2007 - 12/2007
Direção e administração, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
04/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Multidisciplinar, .

Cargo ou função
Membro eleita do Conselho Departamental - IM/UFRRJ.
09/2006 - 07/2007
Extensão universitária , Decanato de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Tutora do Ciclo Básico do Curso de Extensão a distância do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.
09/2006 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Universidade, conhecimento e sociedade
05/2007 - 05/2007
Extensão universitária , Instituto Multidisciplinar, .

Atividade de extensão realizada
Mini-curso - Alfabetização de Jovens e Adultos: um debate metodológico.
10/2006 - 05/2007
Extensão universitária , Instituto Multidisciplinar, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação.
2/2007 - 03/2007
Extensão universitária , Instituto Multidisciplinar, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Área de Orientação Pedagógica e Orientação Educacional.
09/2006 - 09/2006
Treinamentos ministrados , Instituto Multidisciplinar, .

Treinamentos ministrados
Curso de Formação de Educadores em EJA

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Coordenadora da Disciplina História na Educação 2, no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenadora da Disciplina História na Educação 2.

Associação Nacional de História - Seção Rio de Janeiro (RJ), ANPUH-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaboração voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenação do GT Ensino de História e Educaç
Outras informações
Presidência da Coordenação Colegiada GT Ensino de História e Educação, 07/2012 - 06/2014. Membro da Coordenação Colegiada, 07/2015 até a presente data.

Atividades

06/2014 - 06/2018
Direção e administração, Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação, .

Cargo ou função
Presidente do GT.
06/2012 - 06/2014
Direção e administração, Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação, .

Cargo ou função
Colegiado do GT.
06/2010 - 06/2012
Direção e administração, Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação, .

Cargo ou função
Presidente do GT.

Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ/FEBF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 6

Atividades

03/2006 - 08/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura, conhecimento científico e saber escolar

Fundação Municipal de Educação de Niterói, FME-NITERÓI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental dos 3º e 4º ciclos da disciplina de História e Geografia

Atividades

02/1999 - 08/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
História para o 3º e 4º ciclo.

Secretaria Municipal da Cidade de Nova Iguaçu, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I nivel 1 - Orientador Educacional, Carga horária: 12
Outras informações
Consultora Pedagógica das Creches Municipais e organizadora de Oficinas e do Projeto Político Pedagógico da Crehes Municipais de Nova Iguaçu.

Atividades

06/1998 - 09/2005
Treinamentos ministrados , Casa Abrigo de Permanência Breve de Nova Iguaçu, .

Treinamentos ministrados
Elaboração e Redação do Plano de Ação Pedagógica da Casa Abrigo de Permanência Breve.
Oficians de treinamento tecnico-pedagógico para os educadores que atuam na Casa Abrigo de Permanência Breve
06/1999 - 06/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Promoção Social, .

Serviço realizado
Organização de seminários e oficinas de trenamento em serviço para os educadores da Casa Abrigo de Permanência Breve de Nova Iguaçu.
03/1996 - 12/1997
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Promoção Social, .

Treinamentos ministrados
Organização de Seminários e Oficínas para treinamento em serviço dos Educadores das Creches Municipais de Nova Iguaçu.

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 9

Atividades

02/2006 - 08/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Orientação Educacional
História da Educação e da Pedagogia
Orientação Educacional

Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 22
Outras informações
Professora das séries iniciais 1991 a 07/1998 e Coordenadora Pedagógica 08/1998 a 1999.

Atividades

07/1998 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenadora Pedagógica
12/1997 - 07/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora dos anos iniciais de escolaridade.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação de Professores, memória e Linguagem ? correlações de força e poder na contemporaneidade.
Descrição: A presente pesquisa busca investigar a Formação de Professores em diálogo com o campo da Memória e da Linguagem, buscando compreender as relações de força e poder que constituem esse processo laboral/formativo. Para fazer essa trajetória mobilizamos conceitualmente autores que sustentam esse tripé: 1. Memória ? Pollak (189, 1990), Ricouer (2010, 2017), Halbwachs (1990); 2. Formação de Professores ? Novoá (1992, 1997, 2009, 2010), Tardif (2007, 2008); 3. Linguagem ? Bakhtin (1998, 2002, 2003, 2006), Freire (1968, 1996, 19985, 1987,1992). Metodologicamente usamos um instrumental que nos possibilita adensar os indícios construídos no campo de pesquisa, para isso mobilizamos o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1998) e com o Ateliê Biográfico (DELORY-MOMBERGER, 2006, 2016). Na contemporaneidade investigar a Formação de Professores além de uma questão fundamental é um ato político..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Patricia Bastos de Azevedo - Coordenador / Jenifer Cabral - Integrante / Maria Lenice de Andrade Rocha - Integrante / Camilla Oliveira Mattos - Integrante / PAULA DOS REIS MOITA - Integrante / CLÁUDIA RODRIGUES DO CARMO ARCENIO - Integrante / RENATA MELO ROCHA - Integrante / ELIZABETH DE LIMA GIL VIEIRA - Integrante / ALESSANDRO DOS SANTOS ARAUJO - Integrante / YURI VERIATO DA SILVA - Integrante / YASMIM VETTER PEREIRA LIMA - Integrante / YASMIN DE NOVAES MONTEIRO - Integrante.
2014 - 2018
Tornar-se professor de História: correlações de poder e força nas práticas de letramento na licenciatura de História PARFOR/UFRRJ
Descrição: O letramento, ao longo do processo histórico mundial e nacional, configurou-se como uma ?moeda? corrente, isto é, um instrumento ideológico e socialmente construído para permitir ou impedir o fluxo de pessoas e conhecimentos em espaços sociais e de trabalho. Nesse sentido, a escola foi, nos últimos séculos, a principal agência de promoção, configuração e manutenção de um perfil de letramento legítimo e prestigiado numa sociedade que, nos últimos trinta anos, tem se tornado cada vez mais grafocentrada1. Entretanto, o perfil de letramento promovido pela sociedade industrial e difundido pelos processos de escolarização produziu diferentes relações sociais, as quais compõem ações que corroboram a manutenção e a divulgação das desigualdades estabelecidas nas práticas de trabalho e docência na educação brasileira. Investigar as práticas de letramento vivenciadas nesse espaço de formação, a relação do professor/aluno com o trabalho ? enquanto docente e discente ? e as estratégias de superação das desigualdades sociais estabelecidas historicamente nos espaços de letramento universitário, em especial na formação de historiadores/professores no PARFOR, impulsiona a busca pela compreensão de uma questão central nos processos de letramento promovidos pela UFRRJ: O PARFOR, de fato, promove a superação das desigualdades sociais letradas imputadas no processo histórico da constituição do Estado brasileiro? Logo, compreender essa imersão na cultura letrada acadêmica e nas práticas de letramento de grupos tradicionalmente excluídos desse processo é fundamental. Nesse sentido, esta pesquisa possui pertinência e validade ao pretender: 1) compreender as práticas de letramento desenvolvidas na formação de professores de História: 2) identificar e analisar como grupos tradicionalmente excluídos da formação acadêmica se relacionam com essas práticas de letramento na academia e em seus espaços de trabalho: e 3) analisar como as políticas de formação de professores implementadas nos últimos anos impactam a educação básica e, com recorte e foco nas práticas letradas, como são superadas as desigualdades sociais tradicionalmente constituídas. Investigar as práticas de letramento e suas correlações de força e poder extrapola o microespaço da universidade. Os eventos de letramento são uma materialidade macrossocial e, nesse sentido, tornam-se complexos e densos, possibilitando, assim, a compreensão de um espectro mais amplo que o caso específico ? História/PARFOR..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patricia Bastos de Azevedo - Coordenador / Maria Lenice Andrade Rocha - Integrante / Rosangela Gomes Pontes - Integrante / Camilla Oliveira Mattos - Integrante / Isabelle de Lacerda Nascente Coelho - Integrante.
2014 - Atual
História, memória e ensino de história na série Harry Potter
Descrição: A proposta de pesquisa que construímos neste projeto busca dialogar com o espaço ficcional da série infanto-juvenil Harry Potter e a perspectiva de história, memória e ensino de história que constituem o enredo destes livros. ?A imagem estética descortina um tempo ético de narração...? (BHABHA, 1998, p. 38), a escola espaço fundamental do espaço do enredo da série Harry Potter apresenta concepções de história, memória e ensino de história, concepções estas presente também no mundo da vida ?real?. O ficcional produz escritas estéticas e éticas da realidade que nos constitui, também em sua interação com o leitor possibilita a constituição de compreensões o intercâmbio de significados e materialidades de possíveis realidades (HALL, 2003)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia Bastos de Azevedo - Coordenador / Jenifer Cabral - Integrante / Caio de Barros Martins Costa - Integrante.
2011 - 2014
Ensino de História e práticas de letramento
Descrição: A presente pesquisa busca investigar as práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN-VOLOCHINOV, 2002; BAKHTIN, 1998, 2003, 2010) como arcabouço teórico em interface com o currículo. O paradigma indiciário (GINZBURG, 1989) é utilizado como instrumental metodológico, por possibilitar o adensamento e a análise perspectivada da realidade complexa que constituíam as múltiplas facetas da sala de aula de história e as práticas de letramento que constituem esse espaço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia Bastos de Azevedo - Coordenador / VITOR DE ALMEIDA VILARIM - Integrante / DANIELE COSTA DE OLIVEIRA DE MATOS - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2014
História digital: estratégias de ensino e pesquisa
Descrição: Curso de extesão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Patricia Bastos de Azevedo - Coordenador / Marcella Albaine - Integrante / Anita Lucchesi - Integrante.
2013 - 2013
Diálogo na formação do Pedagogo
Descrição: Ciclo de paletras.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Patricia Bastos de Azevedo - Coordenador / Luciana Marinho - Integrante / Marcia Denise Pletsch - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Lusofona de Educacao
2012 - Atual
Periódico: Teoria e Prática da Educação
2011 - Atual
Periódico: Educação Unisinos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS2018DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; SANTOS, A. M. M. . TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: por que se lê e escreve no curso de História PARFOR/UFRRJ?. Revista de Politica Públicas da UFMA, v. 22, p. 1465-1486, 2018.

2.
AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2017AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE; MATTOS, CAMILLA OLIVEIRA . Ensino de história para alunos surdos: a construção de conhecimento histórico a partir de sequências didáticas. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 18, p. 112-133, 2017.

3.
BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA2016BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA. História Ensinada e Dialogismo: prática de letramento no 6º ano do Ensino Fundamental. Revista História Hoje, v. 4, p. 57-80, 2016.

4.
LIMA DOS SANTOS, MARIA APARECIDA2016LIMA DOS SANTOS, MARIA APARECIDA ; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS . Apresentação do Dossiê. Revista História Hoje, v. 4, p. 9, 2016.

5.
LIMA DOS SANTOS, MARIA APARECIDA2016LIMA DOS SANTOS, MARIA APARECIDA ; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS . Entrevista com Gonzalo de Amézola - 'Esquizohistoria': a complexidade das relações entre a História produzida pelos historiadores e aquela ensinada nas escolas de Educação Básica. Revista História Hoje, v. 4, p. 197, 2016.

6.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2013AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F. C. . A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada. Práxis Educativa (Impresso), v. 8, p. 559-58, 2013.

7.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2013AZEVEDO, P. B.. História ensinada: práticas de letramento e produção de sentido. Educação (Rio Claro. Online), v. 23, p. 24-45, 2013.

8.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2013AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F.C. . A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada.. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 8, p. 559-580, 2013.

9.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2011AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F. C. . ENSINO DE HISTÓRIA: argumentação e construção de sentido na história ensinada. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 6, p. 111-120, 2011.

10.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2011AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F. C. . Ensino de História: argumentação e construção de sentido na história ensinada.. Práxis Educativa (Impresso), v. 6, p. 11, 2011.

11.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2010AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA: O TEMPO-ESPAÇO NA PRODUÇÃO DE SENTIDO. Percursos (UDESC) (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1984-7246 PerCursos (Florianópolis. Online)), v. 11, p. 1-20, 2010.

12.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2010AZEVEDO, P. B.. DESAFIO DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS E A QUESTÃO. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 5, p. 338-355, 2010.

13.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2010AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA SOCIAL: A ARGUMENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA A HISTÓRIA ENSINADA. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, p. 149-166, 2010.

14.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2008AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA E AÇÃO COMUNICATIVA: a racionalidade processual na história ensinada. Revista da FACED (UFBA. Online), v. 13, p. 123-135, 2008.

15.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2008AZEVEDO, P. B.. Ensino de História e ação comunicativa: a racionalidade processual na História ensinada. Revista da FACED (Impresso), v. 13, p. 123, 2008.

16.
AZEVEDO, P. B.;BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA;DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS;AZEVEDO, PATRICIA BASTOS DE2007AZEVEDO, P. B.. Alfabetização e Letramento na Cidade de Nova Iguaçu: entre saberes, fazeres e dizeres. Aleph (UFF. Online), v. III, p. 01-10, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AZEVEDO, P. B.. Ensino de História e memória socia:a construção da história-ensinada em uma sala de aula dialógica. 1. ed. Niemcy: Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 155p .

2.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G. . Universidade e Formação: reflexões contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. da UFRRJ, 2012. v. 1. 262p .

3.
AZEVEDO, P. B.. Os desafio da pesquisa no ensino de História. 1. ed. Seropédia: Edur UFRRJ, 2010. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
AZEVEDO, P. B.. Ensino de História, história, historiografia e produção de sentido em prática de letramento. In: Helenice Rocha, Marcelo Magalhães, Rebeca Gontio. (Org.). O ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015, v. 1, p. 121-140.

2.
AZEVEDO, P. B.. A produção de sentido na história ensinada e sua relação constitutiva com o tempo-espaço. In: ONTEIRO,Ana MARIA; GABRIEL, C.T.; ARAUJO,C.M.de; COSTA,W.da. (Org.). Pesquisa em Ensino de História:entre desafios epistemológicos e apostas políticas.. 1ed.Rio de Janeiro: MAUAD X /FAPERJ, 2014, v. 1, p. 113-128.

3.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G. ; ANDRADE, F. A. . Curso de Pedagogia IM-UFRRJ: uma percepção historiocentrica?. In: José Gonçalves Gondra; Maria de Lourdes da Silva; Roni Cleber Dias de Menezes. (Org.). História da Educação no Rio de Janeiro: instituições, saberes e sujeitos. 1ed.Rio de Janeiro: Edu UERJ, 2014, v. 1, p. 159-172.

4.
AZEVEDO, P. B.. História Ensinada e prática escolar de letramento: tempo-espaço de correlações de força e poder.. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MORAES, Luciene Maciel Stumbo. (Org.). Currículo e Conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas.. 1ed.Petrópolis: De Petrus: FAPERJ, 2014, v. 1, p. 117-131.

5.
AZEVEDO, P. B.. Ensino de história e memória social. In: Patricia Bastos de Azevedo; Gabriela Rizo. (Org.). Universidade e Formação: reflexões contemporâneas. Seropédica: Ed. UFRRJ, 2012, v. 1, p. 71-85.

6.
AZEVEDO, P. B.. História ensinada, historiografia, currículo e produção de sentido em práticas de letramento. In: Maria Isabel de Almeida [et al]. (Org.). Políticas Educacionais e Impactos na Escola e na Sala de Aula. 1ed.Araraquara: Junqueira & Martin Editores, 2012, v. 1, p. 25-37.

7.
AZEVEDO, P. B.. História ensinada como espaço de letramento escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Anelise Monteiro do Nascimento. (Org.). EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: contextos, práticas e pesquisa. Rio de Janeiro: Nau Editora e UDUR, 2011, v. único, p. 151-166.

8.
AZEVEDO, P. B.. História ensinada e letramento: o filme como pretexto pedagógico. In: Marília Lopes de Campos; Lana Cláudia Fonseca de Souza. (Org.). Oficinas de ensino. 1ed.seropédica: Ed. da UFRRJ, 2010, v. 1, p. 88-99.

9.
SANTOS, A. M. M. ; AZEVEDO, P. B. . Programa Brasil Alfabetizado e os desafios da formação: que cultura letrada é promovida?. In: Ana Maria Dantas Soares; Lucília Lino de Paula. (Org.). Educação, pesquisa e extensão: confluências interdisciplinares. Rio de Janeiro: Quartet, 2010, v. ', p. 83-100.

10.
AZEVEDO, P. B.. O DESAFIO DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS E A QUESTÃO. In: Patricia Bastos de Azevedo. (Org.). Os desafio da pesquisa no ensino de História. 1ed.Seropédica: Edur UFRRJ, 2010, v. 1, p. 1-15.

11.
SANTOS, A. M. M. ; AZEVEDO, P. B. . Programa Brasil Alfabetizado e a Formação de "Afabetizadores Leigos" no mnicípio de Nova Iguaçu: diálogos em construção. In: Gabriela Rizo, Lílian Ramos. (Org.). Um encontro com Paulo Freire. 1ªed.Seropédica: Edur, 2008, v. 1, p. 1-171.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, P. B.. PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARFOR/UFRRJ. In: XVII Encontros de História Anpuh Rios, 2016, Nova Iguaçu. Entre o local e global. Rio de Janeiro: ANPUH/RJ, 2016. v. 1. p. 1-9.

2.
AZEVEDO, P. B.. NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA PARFOR/UFRRJ. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente, 2016, São Gonçalo. VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente1. São Golçalo: UERJ, 2016. v. 1. p. 1-14.

3.
CABRAL, J. ; AZEVEDO, P. B. . PROFESSOR BINNS ? PARA QUE E COMO SE ENSINA HISTÓRIA NA ESCOLA DE MAGIA E BRUXARIA DE HOGWARTS?. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente, 2016, São Gonçalo. VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente1. São Golçalo: UERJ, 2016. v. 1. p. 1-15.

4.
AZEVEDO, P. B.. Tornar-se professor de História: narrativas dos alunos da graduação de História Parfor/UFRRJ sobre as práticas de letramento. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafiao. Florianópolis: Anpuh, 2015. v. 1. p. 1-10.

5.
AZEVEDO, P. B.. Ensinado e letraemento: estudo de caso do 6º ano de escolaridade do ensino fundamental. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro: EDU edição, 2015. v. 1. p. 1-16.

6.
AZEVEDO, P. B.. Uma breve crítica ao conceito de literacia históric a proposto por Peter Lee. In: XVI Simpósio Regional de História, 2014, Rio de Janeiro. XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS. Rio de Janeiro: Ed. ANPUH-Rio, 2014. v. 1. p. 1-10.

7.
AZEVEDO, P. B.. História ensinada e prática escolar de letramento: tempo-espaço de correlações de força e poder. In: VII Seminário Internacional ? ?AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE?, 2013, Rio de Janeiro. ?AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE?. Rio de Janeiro: EDU, 2013. v. 1. p. 1-13.

8.
AZEVEDO, P. B.. TEMPO-ESPAÇO E SUA RELAÇÃO CONSTITUTIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DA HISTÓRIA ENSINADA. In: V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2013, Juiz de fora. Poética e Política do Aprender: tempo, alteridade e linguagem, 2013. v. 1. p. 1-13.

9.
AZEVEDO, P. B.. História Ensinada, dialogismo e letramento na produção de sentido. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Conhecimento histórico e diálogo social, 2013. v. 1. p. 1-17.

10.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: CURRÍCULO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO. In: VI COLÓQUIO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2013, João Pessoa. CURRÍCULO (RE) CONSTRUINDO SENTIDOS DE EDUCAÇÃO E DE ENSINO. João Pessoa, 2013. v. 23. p. 3301-3314.

11.
AZEVEDO, P. B.. Ensino de história, historiografia e produção de sentido em práticas de letramento. In: 35ª Reuniaõ anual Anped, 2012, Porto de Galinhas. Anped, 2012.

12.
AZEVEDO, P. B.. TEMPO-ESPAÇO: PRODUÇÃO DE SENTIDO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA HISTÓRIA ENSINADA. In: XI Encontro de História do Mato Grosso do Sul, 2012, Campo Grande. História e Diversidade: Ensino e Pesquisa nas Fronteiras. Campo Grande: UCDB, 2012. v. 1. p. 1-19.

13.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM PRÁTICAS LETRADAS. In: XVI Endipe, 2012, Campinas. Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira&Marin, 2012. v. 1. p. 25-37.

14.
AZEVEDO, P. B.. Práticas de Letramento na História Ensinada. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais Eletrônico, 2011.

15.
AZEVEDO, P. B.. História Ensinada e Produção de Sentido em Práticas de Letramento. In: VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. As redes educativas e as tecnologias, 2011.

16.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA E ARGUMENTAÇÃO: a construção de sentido na sala de aula de história. In: V Seminário Internacional, 2009, Rio de Janeiro. As redes de conhecimento e as tecnologias: os outros como legítimos outros.

17.
AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA SOCIAL: A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA ENSINADA EM UMA SALA DE AULA DIALÓGICA.. In: 32ª Anped, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. Timbaúba/PE: Espaço Livre, 2009.

18.
AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA: a argumentação e a construção de sentido na história ensinada.. In: XXV Simpósio Naiconal de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009.

19.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA: CULTURA, CURRÍCULO E LINGUAGEM. In: IV Colíquio Internacional de Política e Práticas Curriculares, 2009, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009.

20.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E A FORMAÇÃO DE ?ALFABETIZADORES LEIGOS? NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU: DIÁLOGOS EM CONSTRUÇÃO.. In: ENDIP - Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008. v. 1.

21.
AZEVEDO, P. B.; HALLAK L. . Ensino de História e Memória Social: A construção da História-Ensinada nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008, Seropédica. Identidades, 2008.

22.
AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA E AÇÃO COMUNICATIVA: a racionalidade processual na história ensinada.. In: III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação, 2008, Passo Fundo. III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, P. B.. TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: POR QUE SE LÊ E ESCREVE NO CURSO DE HISTÓRIA PARFOR/UFRRJ?. In: JORNADA INTERNACIONAL POLÍTICA PÚBLICAS, 2017, SÃO LUIÍS. 1917 - 2017 UM SÉCULO DE REFORMA E REVOLUÇÃO. SÃO LUÍS: UFMA, 2017. v. 1. p. 15-26.

2.
AZEVEDO, P. B.; ROCHA, M. L. A. . GD: Ensino de História e Linguagem: experiências na história ensinada. In: IX Encontro Naiconal do Ensino de História, 2015, Belo Horizonte. Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História. Belo Horizonte: Centro Pedagógico da UFMG, 2015. v. 1. p. 39-39.

3.
AZEVEDO, P. B.. Tornar-se professor de História: narrativas dos alunos da graduação de História Parfor/UFRRJ sobre as práticas de letramento. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafiao, 2015. v. 1. p. 1.

4.
AZEVEDO, P. B.. Uma breve crítica ao conceito de literacia históric a proposto por Peter Lee. In: XVI Simpósio Regional de História, 2014, Rio de Janeiro. XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014. v. 1. p. 1.

5.
AZEVEDO, P. B.. História Ensinada, dialogismo e letramento na produção de sentido. In: : XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Conhecimento histórico e diálogo social, 2013.

6.
AZEVEDO, P. B.. História ensinada e prática escolar de letramento: tempo-espaço de correlações de força e poder. In: VII Seminário Internacional ? ?AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE?, 2013, Rio de Janeiro. ?AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE?, 2013.

7.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: CURRÍCULO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO. In: VI COLÓQUIO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2013, João Pessoa. CURRÍCULO (RE) CONSTRUINDO SENTIDOS DE EDUCAÇÃO E DE ENSINO, 2013.

8.
AZEVEDO, P. B.. TEMPO-ESPAÇO E SUA RELAÇÃO CONSTITUTIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DA HISTÓRIA ENSINADA. In: V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2013, Juiz de Fora. Poética e Política do Aprender: tempo, alteridade e linguagem, 2013.

9.
AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F. C. . Ensino de história, historiografia e produção de sentido em práticas de letramento. In: 32ª Anped, 2012, Porto de Galinhas. Reuniaõ anual Anped, 2012.

10.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM PRÁTICAS LETRADAS. In: XVI Endipe, 2012, Campinas. Políticas de formação inicial e continuada de professores, 2012.

11.
AZEVEDO, P. B.. TEMPO-ESPAÇO: PRODUÇÃO DE SENTIDO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA HISTÓRIA ENSINADA. In: XI Encontro de História do Mato Grosso do Sul, 2012, Campo Grande. História e Diversidade: Ensino e Pesquisa nas Fronteiras, 2012.

12.
AZEVEDO, P. B.. História Ensinada e Produção de Sentido em Práticas de Letramento. In: VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011.

13.
AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA LETRADA: o lugar dos eventos de letramento na história ensinada. In: XI Encontro de pesquisa em educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos: Cubo Multimídia, 2009. v. único. p. 300-300.

14.
AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA: a argumentação e a construção de sentido na história ensinada.. In: XXV simpósio nacional de história, 2009, Fortaleza. História e Ética. Fortaleza: Fortaleza, 2009. v. único. p. 230-230.

15.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Programa Brasil Alfabetizado e os Desafios da Formação: Que Cultura Letrada é Promovida?. In: IV Simpósio Internacional O Estado eas Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2008, Uberlândia. O Estado e as Políticas Educacionais do tempo presente. Uberlândia: digitalteca, 2008. v. 1. p. 233-233.

16.
AZEVEDO, P. B.. Ensino de História e cultura Letrada: o lugar dos eventos de letramento na história ensinada. In: I Seminário de pesquisa do Departamento de Educação e Sociedade, 2008, Nova Iguaçu. I Seminário de pesquisa do Departamento de Educação e Sociedade. Seropédica: UFRRJ, 2008. v. único. p. 33-34.

17.
AZEVEDO, P. B.. A busca por uma identidade para a alfabetização e o letramento em Nova Iguaçu. In: I Seminário de Pesquisa do Instituto Multidisciplinar UFRRJ, 2007, Nova Iguaçu. I Seminário de Pesquisa do IM - UFRRJ. Seropédica: Imprensa Universitária, 2007. v. 1. p. 1-84.

18.
AZEVEDO, P. B.. História-ensinada: um repensar a prática pedagógica do ensino de história em uma perspectiva dialógica. In: II Seminário Nacional - Produção do Conhecimento e Educação; Histórias, Utopias ..., 2002, Niterói. Caderno de Publicações e Resumos, 2002. v. 1. p. 44-44.

Apresentações de Trabalho
1.
AZEVEDO, P. B.. Os Impactos das Reformas Curiculares na Educação Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AZEVEDO, P. B.. Letramento na Formação de Professores de História/Parfor: por que e para que se lê e escreve no curso de História PARFOR/UFRRJ?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AZEVEDO, P. B.. O Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR/UFRRJ, impasses e desafios da formação docente na Baixada Fluminense, RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AZEVEDO, P. B.; ROCHA, M. L. A. . Tornar-se professor de História: práticas de letramento na licenciatura de História PARFOR/UFRRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
AZEVEDO, P. B.. Uma breve crítica ao conceito de literacia históric a proposto por Peter Lee. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AZEVEDO, P. B.. História Ensinada, dialogismo e letramento na produção de sentido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
AZEVEDO, P. B.. História ensinada e prática escolar de letramento: tempo-espaço de correlações de força e poder. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: CURRÍCULO, CULTURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
AZEVEDO, P. B.. TEMPO-ESPAÇO E SUA RELAÇÃO CONSTITUTIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DA HISTÓRIA ENSINADA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
AZEVEDO, P. B.. História ensinada e produção de sentido em práticas letramento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
AZEVEDO, P. B.. Praticas de Letramneto na História Ensinada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AZEVEDO, P. B.. História ensinda e produção de sentido em práticas de letramento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA SOCIAL: A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA ENSINADA EM UMA SALA DE AULA DIALÓGICA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA: CULTURA, CURRÍCULO E LINGUAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
AZEVEDO, P. B.. HISTÓRIA ENSINADA E ARGUMENTAÇÃO: a construção de sentido na sala de aula de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
AZEVEDO, P. B.. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas educativas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Diálogos possíveis entre Metodologia e Práticas de Alfabetzaçõa e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
AZEVEDO, P. B.; HALLAK L. . Ensino de História e Memória Social: a construção da história-ensinada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Programa Brasil Alfabetizado e os Desafios da Formação: Que Cultura Letrada é Promovida?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Programa Brasil alfabetizado e os Desafios da Formação: Que Cultura Letrada é Promovida?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
AZEVEDO, P. B.. ENSINO DE HISTÓRIA E AÇÃO COMUNICATIVA: a racionalidade processual na história ensinada.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. ; NASCIMENTO, A. M. . Ensino Fundamental de 9 anos: desafios para educação infantil e as séreis iniciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
AZEVEDO, P. B.. A busca por uma identidade para a alfabetização e o letramento em Nova Iguaçu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Alfabetização de Jovens e Adultos: um debate metodológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G. . O Sistema Educacional de Ensino - Parâmetros de Avaliação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. ; NASCIMENTO, A. M. . Implantação do ensino Fundamental de 9 Anos: a entrada das crianças de 6 anos na escola regular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
AZEVEDO, P. B.. Paulo Freire, Habermas e Bakhtin um diálogo no diálogo sobre o ensino de história. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Fórum Vídeo Narradores de Javé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
AZEVEDO, P. B.. A escola e o desafio da construção do global + local = glocal, na valorização do diversidade.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
AZEVEDO, P. B.. A história ensinada em uma sala de aula dialógica.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
AZEVEDO, P. B.. Política da Infância na Baixada Fluminense. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
AZEVEDO, P. B.. Dialogando com a teoria da ação comunicativa: Habermas e sua possibilidade de pensar Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
AZEVEDO, P. B.. História-Ensinada: um repensar a prática pedagógica do ensino de história em uma perspectiva dialógica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, M. A. L. . Ensino de História e Linguagem: discurso, narrativa, e práticas de significação do tempo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
AZEVEDO, P. B.. Projeto Político Pedagógico das Creches Municipais de Nova Iguaçu. Nova Iguaçu 1997 (Projeto Político Pedagógico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Brasil Alfabetizado 2. 2007.

2.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Brasil Alfabetizado. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
AZEVEDO, P. B.. Revista Lusófona de Educação. 2010.

2.
AZEVEDO, P. B.. Caderno de Textos. 2007.

3.
AZEVEDO, P. B.. Plano de Ação Pedagógica Casa Abrigo de Permanência Breve de Nova Iguaçu. 2001.

4.
AZEVEDO, P. B.. Plano de Ação Pedagogica das Creches Municipais de Nova Iguaçu. 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, M. A. L. . Esquizohistoria: a complexidade das relações entre História produzidas pelos historiadores e aquelas ensinadas nas escolas de Educação Básica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, M. A. L. . Esquizohistoria: a complexidade das relações entre História produzidas pelos historiadores e aquelas ensinadas nas escolas de Educação Básica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
AZEVEDO, P. B.. GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RJ. 2012; Tema: Ensino de História e Educação. (Blog).

2.
AZEVEDO, P. B.; Ribeiro, R. ; Carvalho, CR . Ensino de História. 2012; Tema: Ensino de História e questões contemporâneas. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
AZEVEDO, P. B.. Educação (Rio Claro. Online) 1981‐8106. 2012. (Parecerista).

2.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. ; NASCIMENTO, A. M. . Ensino Fundamental de 9 anos: desafios para a Educação Infantil na Séries Iniciais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Brasil Alfaetizado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
AZEVEDO, P. B.. Program de Formação Continuada de Professores. 2007. .

5.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Formação Inicial Brasil Alfabetizado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
AZEVEDO, P. B.. Formação Pedagógica dos Educadores. 1996. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VALLE, A. G.; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; SILVA JUNIOR, J. A.; ZACCARIA, T. M. S. L.. Participação em banca de Juliana Perreira de Carvalho. Mulheres na encruzilhada da Educação. Imagens e representações de Pombagiras e seu diálogo com Ensino de História. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
VALLE, A. G.; AZEVEDO, P. B.; COSTA, W.. Participação em banca de BRUNO DE MORAIS MARTINS FERREIRA. OS USOS DA MEMÓRIA NA ESCOLA: CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
MONTEIRO, A. M. F. C.; RAVALLEC, C. T. G. L.; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS. Participação em banca de ANNA PAULA CAMPOS DA SILVA. "Entre o "não poder" e o "não saber" há cominhos?: Narrativas docentes sobre o ensino de gênero no currículo de história. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MELO, M. C. B.; ARANTES, A. S.; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS. Participação em banca de Cleonildo Mota Gomes Júnior. O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e o Projeto de Lei da Escola Sem Partido ? Conhecimento e impasse de Professores formadores. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Pernambuco.

5.
SANTOS, C.; SANTOS, A. M. M.; AZEVEDO, P. B.; ROSA, I. G. G. F.. Participação em banca de PAULA CARVALHO MATAIN. PERSPECTIVAS E PRÁTICAS FORMATIVAS DO PROFESSOR: UMA PERCEPÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
SANTOS, A. M. M.; AZEVEDO, P. B.; SANTOS, C.. Participação em banca de TEREZA HELENA NUNES FONSECA. FORMAÇÃO CIDADÃ E ESTUDOS DO TERRITÓRIO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; COSTA, W.; NASCIMENTO, W. F.. Participação em banca de Isabelle de Lacerda Nascentes Coelho. O Axé na Sala de Aula: Abordando as Religiões Afro-Brasileiras no Ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
AZEVEDO, P. B.; PLETSCH, M. D.; PENNA, F. A.; CABRAL, M. A.. Participação em banca de Camilla Oliveira Mattos. SINAIS DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE TEMPO HISTÓRICO PARA ALUNOS SURDOS EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO HISTÓRICO EM LIBRAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
OLIVEIRA, M. G.; RESNIK, L.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de ADOLFO EUGENIO FERREIRA BAPTISTA. CAIXA DE HISTÓRIA LOCAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
FORTES, A.; FERREIRA, M. M.; FONTES, P. R. R.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de ARNALDO DE OLIVEIRA RAMOS. FOTOGRAFIA E TRABALHO: UM ROTEIRO PARA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE RELAÇÕES DE CLASSE. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
ROCHA, H.; AZEVEDO, P. B.; CABRAL, M. A.. Participação em banca de CLAUDIA FERNANDES DE AZEVEDO. INTERAÇÃO VERBAL COM FONTES: LETRAMENTO(S) BO ENSINO DE HISTÓRIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
CABRAL, M. A.; AZEVEDO, P. B.; ROCHA, H.. Participação em banca de CARINE DE OLIVEIRA VIEIRA. OS PCN E O LUGAR DA TRADIÇÃO: TENSÕES SOBRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; SALES, S.; MONTEIRO, A. M. F. C.. Participação em banca de CLAUDIA RODRIGUES DO CARMO ARCENIO. NAS TRILAS DA MEMÓRIA: OS CAMINHOS DO LETRAMENTO NA ESCOLA ATRAVÉS DAS TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; MOTTA, F. M. N.; MORAES, L. M. S.. Participação em banca de JENIFER CARAL SILVA. ENSINO DE HISTÓRIA NA NARRATIVA FICCIONAL DE HARRY POTTER: ANÁLISE, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; SALES, S.; SANTOS, A. M. M.. Participação em banca de PAULA DOS REIS MOITA. DA LEITURA DA VIDA PARA A VIDA NA LEITURA: ORALIDADE E LETRAMENTO NO CENTRO ESPÍRITA JUSTIÇA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
SALES, S.; BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA; RODRIGUES, F. M. M.. Participação em banca de ALINE DOS SANTOS SILVA. MULHERES E SOCIOLOGIA NA PRISÃO: DILEMAS E SINGULARIDADES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
SANTOS, A. M. M.; SANTOS, C.; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS. Participação em banca de MARCIA APARECIDA GARCIA DOS SANTOS. CORPOREIDADE DO ESPAÇO E O SENTIDO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA CORPOREIDADE COMO POSSIBILIDADE PARA UMA CONSCIÊNCIA ESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
NASCIMENTO, A. M.; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; NUNES, M. F. R.. Participação em banca de PRISCILA DA SILVA CORDEIRO. POLÍTICAS PÚBLICAS E FINANCIAMENTO: A PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
SILVA, M. M.; LEAL, M. G. A.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de ANA PAULA DA SILVA. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA FAZENDA GRANDE RETIRO EM SALVADOR-BA: PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA. 2017.

8.
XIMENES, C. F. L.; SILVA, M. M.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de LUCYANA FARANI DE CAMPOS FRAGA. Ensino de História e a Inclusão escolar de estudantes com autismo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
FORTES, A.; AZEVEDO, P. B.; FERREIRA, M. M.. Participação em banca de Arnaldo de Oliveira Ramos. Fotografia e trabalho: um roteiro para reflexão crítica sobre relações de classe. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
Gabriel, C.; AZEVEDO, P. B.; COSTA, W.. Participação em banca de Quincas Rodriguez de Souza. Usos de fontes como estratégia didática para a aprendizagem histórica na educação básica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MEstrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Ribeiro, R.; AZEVEDO, P. B.; VIANNA, A. M.. Participação em banca de Carlos Gustavo Costa Moreira. Sobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para o estudo curricular do ensino de História para 6º ano do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

12.
SANTOS, A. M. M.; CARDOSO, C.; NASCIMENTO JUNIOR, F. C.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Tereza Helena Nunes Fonseca. DA FORMAÇÃO CIDADÃ E DOS ETUDOS DO TERRITÓRO COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE ESTRANHAMENTO DEMOCRÁTICO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

13.
AZEVEDO, P. B.; PLETCHS, M. D.; PENNA, F. A.; CAVALCANTE JUNIOR, A. C.. Participação em banca de Camilla Oliveira Mattos. Construindo a significação para alunos surdos em uma Caixa de História Conceitual na perspectiva de Letramento histórico em Libras. 2015.

14.
BASTOS DE AZEVEDO, PATRICIA; Carvalho, CR; COSTA, W.. Participação em banca de ISABELLE DE LACERDA NASCENTES COELHO. O Axé na Sala de Aula: Abordando as Religiões AfroBrasileiras no Ensino de História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M.; FERREIRA, M.. Participação em banca de RAFAELEA MARQUES DA SILVA. EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DE PREPAROS PARA AS ÉRIES INICIAIS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência da Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, P. B.; LOPES, I. P.; MACHADO, R. L.. Participação em banca de CLAUDIA ROBLEDO DE SOUZA. O ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DENTRO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATP DE EXPERIÊNCIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência da Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
LOPES, I. P.; AZEVEDO, P. B.; BULLE, F. C.. Participação em banca de CIRLENE DA SILVA PACHECO. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA PRÉ ESCOLA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência da Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
LOPES, I. P.; AZEVEDO, P. B.; BULLE, F. C.. Participação em banca de SONIA SILVEIRA DE CARVALHO PETIZERO. QUAL O LUGAR DA BRINCADEIRA NA EMEI VILA SÃO MIGUEL EM NOVA IGUAÇU. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
LOPES, I. P.; AZEVEDO, P. B.; BULLE, F. C.. Participação em banca de RITA DE CASSIA DA SILVA. CRECHE: PERSPECTIVAS NA RELAÇÃO ADULTO CRIANÇA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G.; SALES, S.. Participação em banca de Shelen Nascimento de alcântara Silvério. As diferentes concepções de alfabetização: os conceitos em debates no GT de jovens e adultos da Anped. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação de Jovens e) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G.; SALES, S.. Participação em banca de Eliziabe Barbosa de Andrade. Currículo e Ensino de História: interações entre as dimensões curriculares na EJA de uma escola municipal de Mesquita/RJ. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação de Jovens e) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M.; NASCIMENTO, A. M.. Participação em banca de Carlos Eduardo Hermsdorff. A mágica como instrumento lúdico na consatrução de laços afetivos no cotidiano da EJA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação de Jovens e) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; FERREIRA, M.; MATTOS, C. O.. Participação em banca de GRASIANE DA COSTA NUNES SIMÕES.Ensino de História e história local: contribuições para o processo de construção de identidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, A. M. M.; DE AZEVEDO, PATRÍCIA BASTOS; QUEIROZ, E. D.. Participação em banca de LETICIA CAETANO DE BARROS.O BULLYING E O SUICÍDIO NAS ESCOLAS PELA PERSPECTIVA DA SÉRIE OS 13 PORQUÊS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
FERREIRA, M.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de CARLA ARLINDO FERREIRA.EXÚ - INSERINDO A MITOLOGIA IORUBÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
AZEVEDO, P. B.; FERREIRA, M.. Participação em banca de JOILLE SANTANA DA SILVA.O ÚTERO DIVINO NA UMBANDA: DISCUTINDO O SINCRETISMO ENTRE OXUM E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
AZEVEDO, P. B.; FERREIRA, M.; BORGES, L. M.. Participação em banca de ANA PAULA SOUZA DA SILVA PEREIRA.ANÁLISE DA EDUCOPÉDIA E SUA RELAÇÃO COM A PERSPECTIVA DO NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
AZEVEDO, P. B.; FERREIRA, M.; MAGALHAES, F.. Participação em banca de ALINE DIAS LIMA GOMES.AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DE HISTÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
AZEVEDO, P. B.; FERREIRA, M.; BARROS, J. D.. Participação em banca de BRUNA OLIVEIRA DA SILVA.O LIVRO DIDÁTICO E SUA NARRATIVA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL PARA AS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE JAPERI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
FERREIRA, M.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Josane da Silva Miranda.O uso da música como instrumento no processo de construção do conhecimento da cultura afro-descendente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
PLETCHS, M. D.; RIZO, G.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Eliana Silva das Oliveiras e Silva.Os processos de escolarização do aluno com deficiência intelectual: uma analise das políticas da educação inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
AZEVEDO, P. B.; PLETSCH, M. D.; RIZO, G.. Participação em banca de ALINE PEREIRA BOTELHO DOS SANTOS.Religiosidade, Identidade e Subjetividade na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
RIZO, G.; PLETSCH, M. D.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Naianna Nogueira.Pedagogia Empresarial:Rejlexão acerca da importância do pedagogo na empresa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

12.
DUPRET, L.; Carvalho, CR; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Nikolas Bigler de Azevedo.Samba-Enredo e a Lei 10.639: possibilidade de mudanças intrapsicológicas do sujeito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

13.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, L. M.; FERREIRA, M.. Participação em banca de Camilla Medeiros Cavalcante Gonçalves.Ensino doméstico: alternativa histórica a Educação Escolar?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
AZEVEDO, P. B.; MOTTA, F. M. N.; FERREIRA, M.. Participação em banca de Kassia de Lima Cruz.Ensino de História - Possibilidades de aplicação da Lei 10639/2003. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

15.
AZEVEDO, P. B.; Ribeiro, R.; BARROS, J. D.. Participação em banca de Pedro Henrique Borges Augusto.A NARRATIVA DIDÁTICA DA DITADURA MILITAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

16.
RIZO, G.; PLETSCH, M. D.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Renata Domes Cabral da Silva.Analise sobre estratégiaseducacionais implementadas na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

17.
RIZO, G.; PLETSCH, M. D.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Samanta Cristina de Aguiar Pereira.Análise da Política educacional para a alfabetização no município de Nova Iguaçu: o caso da Escola Municipal Jardim Nova Era. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

18.
SILVA, L. H.; SALES, J. R.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Marlene Nascimento.Revolução de 30 na terra da laranja: uma leitura do Correio da Lavoura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

19.
BARROS, J. D.; LAZZARI, A.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Péricles de Morais Cunha.A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro e o surgimento do choro a partir do ambiente acústico-musical da Corte: Una análise histórica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

20.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G.; SALES, S.. Participação em banca de Rimara França de Oliveira Silva.GEEMPA EM MESQUITA:uma política para alfabetização em turmas de aceleração. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

21.
AZEVEDO, P. B.; CAMPOS, M. L.; RIZO, G.. Participação em banca de Evelyn Louise Almeida de Azevedo.Ensino de História e Livro Didático: as imagens de negros nos livros didáticos de história nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BEZERA, A. C. R.; AZEVEDO, P. B.; COSTA, W.. Ensino de História e Educação Fundamental. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, P. B.; LOPES, A. C.; FAZOLLO, S. A. B.. Professor Substituto de Ensino de Língua Espanhola. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
BARRETO, M. P.; PENNA, F. A.; AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F. C.; CABRAL, M. A.. Professor Adjunto de Prática de Ensino de História. 2015. Universidade Federal Fluminense.

4.
LIMA, M.; DUARTE, L. C.; AZEVEDO, P. B.; CABRAL, M. A.; SALIM, M. A. A.. Área de Ensino de História e Estágio Supervisionado. 2014. Universidade Federal Fluminense.

5.
ROCHA, H. A. B.; Gabriel, C.; Magalhães, M.; AZEVEDO, P. B.. Didática e Prática de Ensino de História. 2013. Universidade Federal Fluminense.

6.
AZEVEDO, P. B.; MONTEIRO, A. M. F. C.; ROCHA, H. A. B.. BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO: ENSINO DE HISTÓRIA. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G.; LOBO, R.. Professor substituto de Filosofia. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
SALES, S.; AZEVEDO, P. B.; SANCHES, C. D. S.; ROCHA, H. A. B.; PAIVA, J.. Didática da Língua Portuguesa e Didática Geral. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M.; DUPRET, L.. Comissão Especial do Concurso Público de Prova de Títulos. 2008. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M.; NASCIMENTO, A. M.. Filosofia da Educação. 2007. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M.; NASCIMENTO, A. M.. Didática e Prática de Ensino. 2007. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
AZEVEDO, P. B.. XI FÓRUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
AZEVEDO, P. B.. IX Fórum da Pós-Graduação na UFRRJ. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
AZEVEDO, P. B.; Carvalho, CR; SILVA, L. H.. Monitoria - Ensino de História. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA.OS IMPACTOS DAS REFORMAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2017. (Outra).

2.
SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.EIXO 01 - POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2017. (Seminário).

3.
VIII JORNADA INTERNACIONAL POLÍTICA PÚBLICAS.O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARFOR/UFRRJ IMPASSES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA BAIXADA FLUMINENSE, RJ. 2017. (Outra).

4.
XI SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.Letramento na Formação de Professores de História/Parfor: por que e para que se lê e escreve no curso de História PARFOR/UFRRJ?. 2017. (Seminário).

5.
XVII Encontros de História Anpuh Rio.Práticas de letramento na formação de professores de História PARFOR/UFRRJ. 2016. (Simpósio).

6.
IX Encontro Nacional Perspectiva do Ensino de História.GD: Ensino de História e Linguagem: experiências na história ensinada. 2015. (Encontro).

7.
IX Ensontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Tornar-se professor de História: práticas de letramento na licenciatura de História PARFOR/UFRRJ. 2015. (Encontro).

8.
VI Encontro Internacional de Ensino de História.Tornar-se professor de História: práticas de letramento na licenciatura de História PARFOR/UFRRJ. 2015. (Encontro).

9.
XXVIII Simpósio Nacional de História ? Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios.Tornar-se professor de História: narrativas dos alunos da graduação de História Parfor/ UFRRJ sobre as práticas de letramento. 2015. (Simpósio).

10.
XVI Simpósio Regional de História: Saberes e práticas científic.Uma breve crítica ao conceito de literacia históric a proposto por Peter Lee. 2014. (Simpósio).

11.
CONAE 2014 - etapa Estadual. 2013. (Outra).

12.
VII Seminário Internacional: As redes educativas: Trasnsformações e subversões na atualidade.História ensinada e prática escolar de letramento: tempo-espaço de correlações de força e poder. 2013. (Seminário).

13.
V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.TEMPO-ESPAÇO E SUA RELAÇÃO CONSTITUTIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DA HISTÓRIA ENSINADA. 2013. (Simpósio).

14.
XXVII Simpósio Nacional de História.História Ensinada, dialogismo e letramento na produção de sentido. 2013. (Simpósio).

15.
XVI ENDIPE.História Ensinada e Produção de Sentido em Práticas Letradas. 2012. (Encontro).

16.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pôsteres - Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Cultura. 2011. (Encontro).

17.
XXVI Simpósio Nacional de História.Práticas de letramento na História ensinada. 2011. (Simpósio).

18.
32ª Anped.ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA SOCIAL: A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA ENSINADA EM UMA SALA DE AULA DIALÓGICA.. 2009. (Encontro).

19.
III Encontro de Ensino de História.História Ensinada: compreender para definir. 2009. (Encontro).

20.
IV Colíquio Internacional de Política e Práticas Curriculares.HISTÓRIA ENSINADA: CULTURA, CURRÍCULO E LINGUAGEM.. 2009. (Outra).

21.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Cordenação do GT 19 - Politicas de Currículo e a Cultura Escolar. 2009. (Outra).

22.
XXV Simpósio Nacional de História.ENSINO DE HISTÓRIA: a argumentação e a construção de sentido na história ensinada.. 2009. (Simpósio).

23.
Formação Continuada.Desafios para implementação do ensino de nove anos. 2008. (Outra).

24.
Fórum Mundial de Educação Baixa Fluminense - "Educação Cidadão para uma Cidade Educadora".A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA ENSINADA: uma produção epistemológica do professor no espaço do fazer educação.. 2008. (Outra).

25.
IV Simpósio Internacional O Estado eas Políticas Educacionais no Tempo Presente.Programa Brasil Alfabetizado e os desafios da formação: que cultura letrada é promovida?. 2008. (Simpósio).

26.
IV Simpósio Internacional O Estado eas Políticas Educacionais no Tempo Presente.Programa Brasil Alfabetizado e os Desafio da Formação: Que Cultura Letrada é Promovida?. 2008. (Simpósio).

27.
XIII Encontro de História Anpuh-Rio.Ensino de História e Memória Social: a construção da história-ensinada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

28.
XIV Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Programa Brasil alfabetizado e a Formação de "Alfabetizadores Leigos" no Município de Nova Iguaçu: diálogos em construção. 2008. (Encontro).

29.
1ª Semana Sociocultural.Implantação do Ensino Fundamental de 9 anos: a entrada das crianças de 6 anos na escola regular. 2007. (Outra).

30.
30ª Reunião Anual ANPEd. 2007. (Outra).

31.
Minicurso "Letramento e oralidade na escrita". 2007. (Oficina).

32.
Primeiro Colóquio sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Outra).

33.
Seminário Novos Olhares sobre o Curso de Pedagogia. 2007. (Seminário).

34.
Fórum Mundial de Educação de Nova Iguaçu -.A escola e o desafio de construção do global + local = glocal, na valorização da diversidade. 2006. (Outra).

35.
I Seminário Interno do Instituto Multidisciplinar. 2006. (Seminário).

36.
Conferencia Estadual de Educação Pública do Rio de Janeiro.História-ensinada: Uma perspecitiva dialógica no ensino de história. 2002. (Outra).

37.
II Seminário Nacional - Produção do Conhecimento e Educação; Histórias, Utopias....História-ensinada: um repensar a prática pedagógica do ensino de hisória em uma perspectiva dialógica. 2002. (Seminário).

38.
III Encontro Estadual de Ensino de História.O ensino de História na E. M. José de Anchieta. 2000. (Encontro).

39.
A questão racial e o exercício da cidadania.A questão racial e o exercício da cidadania. 1999. (Seminário).

40.
I Encontro de Professores da E. M. Amauri Ferreira.Repensando a prática na diversidade. 1999. (Encontro).

41.
VI Encontro de Ciências Humanas.VI Encontro de Ciências Humanas. 1997. (Encontro).

42.
Oficinas de formação - 1996/1997.Formação do educador nas creches. 1996. (Oficina).

43.
VI Encontro de pedagogia.VI Encontro de Pedagogia. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO, P. B.. Diálogo na formação do Pedagogo. 2013. (Outro).

2.
AZEVEDO, P. B.. VII Encontro Estadual do Ensino de História ? RJ ?O ensino de História face às demandas do tempo presente: possibilidades e desafios em dez anos da Lei 10.639.?. 2013. (Outro).

3.
AZEVEDO, P. B.. I Seminário de Pesquisa e Prática Educativa: Os desafios da pesquisa no ensino de História. 2009. (Outro).

4.
AZEVEDO, P. B.. Semana de Calouros. 2008. (Outro).

5.
AZEVEDO, P. B.. II Semana Paulo Freire. 2008. (Outro).

6.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. ; DUPRET, L. . I Seminário de Pesquisa do Departamento de Educação e Sociedade. 2008. (Outro).

7.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G. ; CARVALHO, L. P. ; FONSECA, L. C. S. ; LOBO, R. ; CAMPOS, M. L. . Semana Paulo Freire. 2007. (Outro).

8.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Formação Continuada do Programa Brasil alfabetizado. 2007. (Concurso).

9.
AZEVEDO, P. B.. Programa de Formação Continuada de Professores de Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Outro).

10.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Seminário Municipal de Saberes na EJA: Brasil Alfabetizado. 2007. (Outro).

11.
AZEVEDO, P. B.; SANTOS, A. M. M. . Formação Inicial do alfabetizadores do Brasil Alfabetizado SEMED/Nova Iguaçu. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
RENATA MELO ROCHA. Formação de Professores e Letramento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
CLÁUDIA RODRIGUES DO CARMO ARCENIO. PARFOR e Letramento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
ALESSANDRO DOS SANTOS ARAUJO. Ensino de História e Umbanda. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
TUANNY DANTAS LAMEIRÃO. Ensino de História e Surdez. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
JENIFER DA CABRAL DA SILVA. Ensino de História e Harry Potter. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Paula dos Reis Moita. Letramento.... Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

7.
LEONARDO DE JESUS TAVARES. Ensino de História.... Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

8.
CARLA PATRICIA FERREIRA SURCIN. Ensino de História. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
ELIZABETH DE LIMA GIL VIEIRA. Formação de Professores. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
CAMILLA OLIVEIRA MATTOS. Letramento e surdez. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TAMIRES MARIANO DA CUNHA. Aprendizado história nas crianças de educação infantil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
CARLOS ALBERTO LOPES VIANNA. Ensino de História e empoderamento social no EJA de Itaguai. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
CLAUDEMIR FERNANDES DE ASSIS. Narrativas de passado no Rap. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
MARIA LENICE DE ANDRADE ROCHA. Formação dos Professores de História PARFOR/UFRRJ. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Isabelle de Lacerda Nascentes Coelho. O Axé na Sala de Aula: Abordando as Religiões Afro-Brasileiras no Ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

2.
Camilla Oliveira Mattos. SINAIS DO TEMPO: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE TEMPO HISTÓRICO PARA ALUNOS SURDOS EM UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO HISTÓRICO EM LIBRAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Claudia Robledo de Souza. O atendimento da Educação Infantil dentro de uma escola de Ensino Fundamental: um relato de experiência. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

2.
RAFAELEA MARQUES DA SILVA. EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DE PREPAROS PARA AS ÉRIES INICIAIS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência da Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

3.
Eliziane Barbosa de Andrade. Currículo e ensino de História: interação entre as dimensões curriculares na Eja de uma escola municipal de mesquita/RJ. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação de Jovens e) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

4.
Shelen Nascimento de alcântara Silvério. As diferentes concepções de alfabetização: os conceitos em debate no GT de Educação de Jovens e adultos da Anped. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Educação de Jovens e) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA PAULA SOUZA DA SILVA PEREIRA. ANÁLISE DA EDUCOPÉDIA E SUA RELAÇÃO COM A PERSPECTIVA DO NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

2.
ALINE DIAS LIMA GOMES. AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E O ENSINO DE HISTÓRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

3.
BRUNA OLIVEIRA DA SILVA. O LIVRO DIDÁTICO E SUA NARRATIVA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL PARA AS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE JAPERI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

4.
Jenifer Cabral Silva. História da Magia ?através dos séculos?: uma análise do Ensino de História na narrativa ficcional de Harry Potter. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

5.
Emanuelle dos Santos Gonçalves. Estudos sobre a lei 10639/03 e sua implementação no município de São João de Miriti a partir da análise do livro didático ? Sociedade em construção: História e cultura afro-brasileira ? o negro na formação da sociedade.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

6.
Camilla Medeiros Cavalcante Gonçalves. Ensino doméstico: alternativa histórica a Educação Escolar?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

7.
Kássia de Lima Cruz. Ensino de História - Possibilidades de aplicação da Lei 10.639/2003 na Educação Infantil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

8.
Rosângela Gomes Pontes. A LEI 10.639/2003 NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2009 A 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

9.
Taisa Pessanha Tavares Alves. Ensino de História: diálogos da canção ?Caminhando ou Para dizer que não falei das flores? com a prática pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

10.
Pedro Henrique Borges Augusto. A NARRATVA DIDÁTICA DA DITADURA MILITAR NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

11.
Rimara França de Oliveira Silva. GEEMPA EM MESQUITA: uma política para alfabetização em turmas de aceleração. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

12.
Ivânia Reis da Silva. O papel das explicadoras no processo de alfabetização e letramento escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

13.
Renata Cristina da Conceição Bento. Ensino de História nas séries iniciais: jogando com as identidades e inventando tradições. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

14.
Evelyn Louise Almeida de Azevedo. - Ensino de historia e livro didático: a imagem do negro nos livros didáticos de historia das series iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

Iniciação científica
1.
Patrick de Almeida. História, memória e ensino de história na série Harry Potter. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

2.
Jenifer Cabral. Concepções e práticas de oralidade, leitura e escrita dos professores de História da Rede Municipal de Nova Iguaçu.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

Orientações de outra natureza
1.
Rosangela Pontes. Monitoria de Ensino de História. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rual do rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.

2.
Rosangela Pontes. Monitoria de Ensino de História. 2013. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rual do rio de Janeiro. Orientador: Patricia Bastos de Azevedo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AZEVEDO, P. B.; RIZO, G. . Universidade e Formação: reflexões contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. da UFRRJ, 2012. v. 1. 262p .

1.
AZEVEDO, P. B.. Ensino de história e memória social. In: Patricia Bastos de Azevedo; Gabriela Rizo. (Org.). Universidade e Formação: reflexões contemporâneas. Seropédica: Ed. UFRRJ, 2012, v. 1, p. 71-85.


Redes sociais, websites e blogs
1.
AZEVEDO, P. B.; Ribeiro, R. ; Carvalho, CR . Ensino de História. 2012; Tema: Ensino de História e questões contemporâneas. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:39:11