Neusa Haruka Sezaki Gritti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4358629084539767
  • Última atualização do currículo em 06/10/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica (1998) e doutorado em Psicologia como ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). É professor assistente-doutor pela Universidade de Mogi das Cruzes, FATEC Itquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Sebrae (curso presencial). Atua também como mediador online tanto na universidade particular como no Centro Paula Souza. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem de língua inglesa, ensino, aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neusa Haruka Sezaki Gritti
Nome em citações bibliográficas
GRITTI, N. H. S.


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2001
Doutorado em Psicologia como ciência.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Inglês Instrumental: eficiência do ensino para ingressantes de curso de Psicologia, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Profª Drª Geraldina Porto Witter.
Palavras-chave: escrita; aprendizagem de inglês; leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1997 - 1998
Mestrado em psicologia escolar.
pontificia universidade catolica, PUC, Brasil.
Título: Tradução Inglês/ Português: variáveis do texto e do universitário,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Profª Drª Geraldina Porto Witter.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: leitura; tradução.
1976 - 1976
Especialização em O componente semântico da gramática gerativa trans. (Carga Horária: 180h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1976 - 1976
Especialização em O componente sintático da gramática gerativa trans. (Carga Horária: 186h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1975 - 1975
Especialização em Literatura Brasileira Contemporânea. (Carga Horária: 270h).
Universidade de Mogi das Cruzes, SP, Brasil.
Título: Literatura Brasileira Conte´mporânea.
1974 - 1974
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 450h).
Universidade de Mogi das Cruzes, SP, Brasil.
Título: Língua Inglesa.
Orientador: Prof. Fernando.
1980 - 1980
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
1971 - 1973
Graduação em Letras.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso Flipping Classroom Practice. (Carga horária: 40h).
Associação Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2013 - 2013
Flipping Classroom Practice. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Conhecimentos Gerais e sua Contextualização na Ava. (Carga horária: 20h).
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Professores Mediadores do Programa UNIVESP. (Carga horária: 72h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Formação de Gestores de FATEC. (Carga horária: 40h).
Centro Paula Souza Governo de São Paulo, CENTRO PAULA SOU, Brasil.
2011 - 2011
Teaching English as a Foreign Language. (Carga horária: 80h).
University of California San Diego, UCSD, Estados Unidos.


Atuação Profissional



FATEC Itquaquecetuba, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 20


Faculdades Atibaia e FAATNET, FAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


univerisdade de mogi das cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente-doutor, Carga horária: 8

Atividades

03/1995 - Atual
Ensino, letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado
Língua Inglesa

FATEC Mogi das Cruzes, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17


Faculdade de Tecnologia Sebrae, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GRITTI, N. H. S.2018GRITTI, N. H. S.; BONANI, K. E. V. ; PEREIRA, D. O. ; BONINI, L. M. M. . Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual nas empresas do Alto Tietê (SP). Revista Científica UMC, v. v. 3, n. 2, p. 1-15, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRITTI, N. H. S.. Gestão Educacional: amgios da escola em ação. 1. ed. Campinas: Alinea, 2013. v. 01. 172p .

2.
GRITTI, N. H. S.. Amigos da Escola: Desafios à Gestão Educacional. 1. ed. Mogi das Cruzes: , 2005. v. 01. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
GRITTI, N. H. S.. O uso do texto literário no ensino de Língua Inglesa. In: Claderon, Adolfo Ignacio; Martins, Francine e Mott, Michel. (Org.). Educação e cotidiano escolar. 1ed.São Paulo: Xamã VM Editora e Gráfica Ltda, 2008, v. 1, p. 1-103.

2.
GRITTI, N. H. S.. Língua Inglesa num curso instrumental. In: Witter, Geraldina Porto. (Org.). Psicologia: Tópicos Gerais. 1ed.Campinas: Alínea, 2002, v. , p. -.

3.
GRITTI, N. H. S.. Compreensão de leitura entre universitários de curso de Letras. In: Witter, Geraldi8na Porto. (Org.). Psicologia: leitura e universidade. 1ed.Campinas: Alínea, 1997, v. I, p. -.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
GRITTI, N. H. S.1999 GRITTI, N. H. S.. Psicologia Escolar: LDB e educação hoje. Revista da Unipê, Paraíba, v. III, 1999.

2.
GRITTI, N. H. S.1999 GRITTI, N. H. S.. Ensino de Psicologia. ABRAPEE, Campinas, 1999.

3.
GRITTI, N. H. S.1999 GRITTI, N. H. S.. Ensinando pronúncia. Revista da Unipê, Paraíba, v. III, 1999.

4.
GRITTI, N. H. S.1988 GRITTI, N. H. S.. Tradução. ABRAPEE, Campinas, 1988.


Demais tipos de produção técnica
1.
GRITTI, N. H. S.. Inglês Instrumental. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LELLIS, L. ; GRITTI, N. H. S. ; OLIVA, J. . Buda. 2016. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, M. M.; GRITTI, N. H. S.. Participação em banca de Jaqueline Karen de Souza da Silva.Alunos concluintes de Curso de Secretariado da Fatec de Itaquaquecetuba: um estudo sobre os níveis de stress desta população. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - FATEC Itaquaquecetuba.

2.
GRITTI, N. H. S.; LOPES, M. R.. Participação em banca de Jessica Soares da Silva.A relação entre teoria e a prática nos estágios supervisionados dos alunos do curso de secretariado da Fatec de Itaquaquecetuba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - FATEC Itaquaquecetuba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GRITTI, N. H. S.; SILVA, B. D.; CAZERTA, A. B.. Concurso Público de Provas e Títulos Comunicação Empresarial. 2014. Faculdade de Tecnologia de Cotia.

2.
GRITTI, N. H. S.; SILVA, B. D.; CAMINADA, M. S.. Concurso Público de Provas e Títulos Comunicação e Expressão. 2014. Faculdade de Tecnologia de Cotia.

3.
GRITTI, N. H. S.; TEIXEIRA, M.; LUCCA, A. F.. Concurso Público de Provas e Títulos Língua Inglesa. 2014. Faculdade de Tecnologia Mauá.

4.
GRITTI, N. H. S.; RAMOS, S. T. M.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2013. FATEC Guarulhos.

5.
GRITTI, N. H. S.; RAMOS, S. T. M.; TEIXEIRA, M.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2013. FATEC Taquaritinga.

6.
GRITTI, N. H. S.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2013. FATEC Itaquera.

7.
GRITTI, N. H. S.; RAMOS, S. T. M.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2013. FATEC Ipiranga.

8.
GRITTI, N. H. S.; RAMOS, S. T. M.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2013. FATEC Carapicuiba.

9.
GRITTI, N. H. S.; RAMOS, S. T. M.; TEIXEIRA, M.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2013. FATEC Itu.

10.
RAMOS, S. T. M.; TEIXEIRA, M.; GRITTI, N. H. S.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2013. FATEC Sorocaba.

11.
GRITTI, N. H. S.; RAMOS, S. T. M.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2012. FATEC Bauru.

12.
GRITTI, N. H. S.; RAMOS, S. T. M.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2012. FATEC Indaiatuba.

13.
GRITTI, N. H. S.. Concurso Público de Provas e títulos Língua Inglesa. 2011. FATEC Itaquaquecetuba.

14.
GRITTI, N. H. S.; GARCIA, I. G.. Concurso Púlbico de Provas e Títulos Língua Inglesa. 2011. FATEC Mogi das Cruzes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CBTecLe. 2018. (Congresso).

2.
III CBTecLE. 2016. (Congresso).

3.
Impacto e Tendências da Internacionalização do Ensino Superi. 2013. (Seminário).

4.
16º INPLA Intercâmbio de pesquisas em linguística aplicada.Visão dos alunos sobre o processo ensino aprendizagem de língua inglesa. 2007. (Simpósio).

5.
VIII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada.Conhecimento de línuga inglesa e sugestão de atividades: visão dos alunos. 2007. (Simpósio).

6.
4º Forum de Inclusão Linguísitca em Cenários Educacionais e 3º Forum de Linguagem em Atividades do Contexto Escolar. 2005. (Outra).

7.
XVIII Spring Conference - The place of the student in the teaching-learning post-modern. Aprendendo a língua inglesa por meio de gêneros. 2004. (Congresso).

8.
XX Jeli Jornada de Ensino de Língua Inglesa Ethical Education in English Teaching. 2004. (Congresso).

9.
II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Traadução Inglês/ Português: variáveis do texto e do universitário. 2001. (Congresso).

10.
V CONPE Psicologia Escolar e Educacional: Tendências para o século XXI. 2000. (Congresso).

11.
XV Jornada de ensino de Língua Inglesa. Tecnologia no Ensino de Língua Inglesa. 1999. (Congresso).

12.
III Congresso Nacional de Psicologia Escolar. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRITTI, N. H. S.. Grupo de Trabalho Inglês/Língua Estrangeira no SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE com o tema Conhecer e inovar com criatividade. 2017. (Congresso).

2.
GRITTI, N. H. S.; LUQUE, L. ; PANCCCIONI, B. M. . II Maratona de Programação InterFatecs. 2013. (Outro).

3.
GRITTI, N. H. S.. JELI 2009: 25 anos refletindo o futuro do ensino de inglês. 2009. (Congresso).

4.
GRITTI, N. H. S.. Língua Inglesa: multiletramento e interculturalidade. 2009. (Congresso).

5.
GRITTI, N. H. S.. Implicações da educação a distancia na formação do professor e do aluno de línguas. 2008. (Congresso).

6.
GRITTI, N. H. S.. XXIII JELI - Políticas Educacionais para o Ensino de Língua Inglesa. 2007. (Congresso).

7.
GRITTI, N. H. S.. XXI Spring Conference. 2007. (Congresso).

8.
GRITTI, N. H. S.. Teaching Competence and Reflexive Education Workshop. 2007. (Outro).

9.
GRITTI, N. H. S.. XXII JELI - Educar para incluir/ incluir para educar: a inclusão na aula de inglês. 2006. (Congresso).

10.
GRITTI, N. H. S.. XX Spring Conerence - Teacher Education. 2006. (Congresso).

11.
GRITTI, N. H. S.. XIX Spring Conference. 2005. (Congresso).

12.
GRITTI, N. H. S.. XX Jornada de Ensino de Língua Inglesa - Ethical Education in English Teaching. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Daniele Caroline do Prado Silva. A ambiguidade em "O Alienista" de Machado de Assis: o conto e a adaptação para graphic novel. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade de Mogi das Cruzes. (Orientador).

2.
Zipora Dias Vieira. Os novos rumos da literatua na era digital e sua influência no ensino. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade de Mogi das Cruzes. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Geane Barbosa da Silva. O teatro de bonecos como instrumento de interação e motivação no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos da Linguagem) - univerisdade de mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gleice Aparecida Almeida das Neves. Letramento digital no ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

2.
Marcel de Freitas Santos. A lenda do Rei Artur como ferramenta no ensino crítico-reflexivo da língua estrangeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

3.
Ellen Fresneda da Silva. A pluralidade cultural e o ensino de inglês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

4.
Zipora Dias Vieira. POESIA ELETRÔNICA: A LIBERDADE DA LINGUAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

5.
Tatiane Rodrigues de Siqueira. O ensino de língua inglesa no processo de intercâmbio cultural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

6.
Joel Rodrigues Alves. Leitura em anúncio de emprego. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

7.
Maysa Kawano. The voluntary work. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

8.
Samanta Malta Pereira da Silva. ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO da concepção de língua como instrumento mediador do conhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

9.
Marcia Nishida. O ensino de língua inglesa por meio do gênero canção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

10.
Leandro Cardoso. Fairy Tale: another point of view. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

11.
Fabio de Paula Ferraz. Ensino de Língua Inglesa por meio do 'netspeak'. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

12.
Vanessa Chaves Pudo. O ensino de língua inglesa por meio do gênero publicitário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

13.
Alexandre Takashi Nakamoto. Genre Curriculum. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

14.
Lucilene A. A. de Quadros. O ensino de Língua Inglesa por meio do gênero histórias de quadrinhos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

15.
Renata Mioko Suga. Teatro no processo ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

16.
Michelle Silva do Nascimento. Letra de música como instrumento motivador e contextualizador no ensino de língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

17.
Marcius Zenko Veloso. Sugestão de roteiro para elaboração de atividades de leitura em língua inglesa no ensino médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

18.
Nathalia Bio Garcia. Ensinando língua inglesa por meio do gênero chat. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

19.
Aline Gonçalves Salturato. Inglês Instrumental: uma alternativa para as aulas de leitura em língua inglesa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

20.
Markele Santos Fortes. Educação a distância de língua inglesa: a internet como apoio ao ensino presencial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

21.
Katia Akemi Uchimura. Ensinando língua estrangeira por meio de música. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

22.
Patricia Alencar de Souza. Abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - universidade mogi das cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

Iniciação científica
1.
Daniele Caroline do Prado Silva. A ambiguidade em "O Alienista" de Machao de Assis: o ocnto e a graphic novel. 2011. Iniciação Científica - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

2.
Zipora Dias Vieira. Os novos rumos da literatura na era digital e sua influência no ensino. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

3.
Samanta Malta Pereira da Silva. Percepção Social do Ensino Bilingue Ingês/Português no Brasil. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em letras) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.

4.
Isabel Cristina Martins de Souza. A utilização de obras literárias na disciplina de Língua Inglesa. 2005. Iniciação Científica - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Neusa Haruka Sezaki Gritti.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRITTI, N. H. S.. Grupo de Trabalho Inglês/Língua Estrangeira no SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE com o tema Conhecer e inovar com criatividade. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:54:30