Byron Leite Dantas Bezerra

Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2543299534493653
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Byron Leite Dantas Bezerra é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Em 2004 e 2008, defendeu, respectivamente, sua dissertação de mestrado e tese de doutorado em Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Associado e Livre-docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE). É também Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação da UPE. Na liderança do Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões cadastrado no CNPq e certificado pela UPE, Byron desenvolve projetos de pesquisa com outros professores pesquisadores e estudantes da UPE e UFPE, congregando pouco mais de 8 professores doutores além de 35 estudantes de graduação e pós-graduação destas duas universidades. No quesito inovação tecnológica, Byron é Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, e é coautor de uma série patentes registradas junto ao INPI na forma de softwares, desenvolvidos com a colaboração da iniciativa privada. No âmbito da integração com o mercado, Byron é sócio fundador da Callere Document Solutions SA, empresa associada a Stefanini e que possui como foco o desenvolvimento de tecnologias e soluções para reconhecimento, recuperação, extração e processamento de informações em documentos digitais e redes sociais. Byron possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de padrões, processamento de imagens, reconhecimento de gestos, reconhecimento de escrita, sistemas de recomendação, filtragem de informação e personalização. Por meio desta aproximação com o mercado, Byron desenvolveu diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento nas suas áreas de pesquisa, com destaque para tecnologias de processamento de documentos de imagens digitais para o mercado privado e público. Desde 2010 vem desenvolvendo importantes colaborações com pesquisadores e grupos de excelência e relevância internacional, como: (i) Departamento de Computación, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Universidad de Buenos Aires (Argentina); (ii) Pattern Recognition and Human Language Technology Center, Universitat Politècnica de Vàlencia (Espanha); (iii) Dipartimento di Informatica, Università degli Studi di Bari (Itália); (iv) Centro de Infomática, Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Byron ainda contribui como revisor em diversos veículos de produção científica, como conferências e periódicos internacionais, dentre eles o International Journal of Pattern Recognition and Artificial Intelligence. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Byron Leite Dantas Bezerra
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA, B. L. D.;Leite Dantas Bezerra, Byron;BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS;BEZERRA, BYRON L. D.;BEZERRA, BYRON L.D.;BEZERRA, B.L.D.;Bezerra, D. Byron;D. BEZERRA, BYRON;DANTAS BEZERRA, BYRON;DANTAS BEZERRA, BYRON LEITE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação.
Rua Benfica, 455
Madalena
50750470 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 31847548
URL da Homepage: http://www.ecomp.poli.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Soluções em Personalização de Conteúdo Baseadas em Classificadores Simbólicos Modais, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Francisco de Assis Tenório Carvalho.
Palavras-chave: Sistemas de Recomendação; Análise de Dados Simbólicos; Filtragem de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
Setores de atividade: Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
2002 - 2004
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: UMA SOLUÇÃO EM FILTRAGEM DE INFORMAÇÃO PARA SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas de Recomendação; Filtragem de Informação; Análise de Dados Simbólicos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Setores de atividade: Outras Atividades de Prestação de Serviços em Informática.
1997 - 2001
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ESTUDO DE ALGORITMOS DE FILTRAGEM DE INFORMAÇÃO BASEADOS EM CONTEÚDO.
Orientador: Francisco de Assis Tenório de Carvalho.


Livre-docência


2014
Livre-docência.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Reconhecimento e Previsão de Gestos, Ano de obtenção: 2014.
Palavras-chave: Reconhecimento de Gestos; Processamento digital de imagens; Reconhecimento de padrões; Abordagem Convexa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.


Atuação Profissional



Callere Soluções e Comercialização em Informática, CALLERE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Consultor Ad-hoc, Enquadramento Funcional: Consultor Ad-hoc, Carga horária: 1


eForm Soluções LTDA, EFORM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto do Programa de Graduação e Pós-graduação em Engenharia de Computação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE) desde março de 2009 e professor Associado a partir de janeiro de 2015. Coordenador em exercício do Mestrado em Engenharia de Computação da POLI/UPE desde Março de 2014. De 2009 até o presente momento já ministrou as seguintes disciplinas no curso de graduação em Engenharia de Computação: Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos, Análise e Projeto de Software, Gerência de Projetos, Linguagem de Programação Imperativa, Linguagem de Programação Orientada a Objetos, Estrutura de Dados, e Processamento Digital de Imagens. No Programa de Mestrado em Engenharia de Computação já ministrou as seguintes disciplinas: Processamento Digital de Imagens e Reconhecimento de Padrões.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor adjunto do Programa de Graduação e Pós-graduação em Engenharia de Computação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). Coordenador em exercício do Mestrado em Engenharia de Computação da POLI/UPE desde Março de 2014. De 2009 até o presente momento já ministrou as seguintes disciplinas no curso de graduação em Engenharia de Computação: Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos, Análise e Projeto de Software, Gerência de Projetos, Linguagem de Programação Imperativa, Linguagem de Programação Orientada a Objetos, Estrutura de Dados, e Processamento Digital de Imagens. No Programa de Mestrado em Engenharia de Computação já ministrou as seguintes disciplinas: Processamento Digital de Imagens e Reconhecimento de Padrões.

Atividades

02/2014 - Atual
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação.

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação.
07/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação.

11/2009 - 01/2014
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação.

Cargo ou função
Vice-coordenador do Mestrado em Engenharia de Computação.

Document Solutions, DS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 8
Outras informações
A Document Solutions é especializada no desenvolvimento de soluções para extração, recuperação, busca e organização de informações contidas em imagens de documentos. Entre as tecnologias desenvolvidas estão sistemas para processamento automático de formulários quaisquer, extração de informação em imagens de documentos genéricos e recuperação de informação em bases de dados heterogêneas.

Atividades

09/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de P&D, .


Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática, SCAI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Consultor Ad-hoc, Enquadramento Funcional: Conselheiro do Comitê Executivo de Inovação, Carga horária: 1


Personar Solutions, PERSONAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 0
Outras informações
Atuando como pesquisador em Inteligência Artificial e Processamento de Imagens, sobretudo nos seguintes temas: - Filtragem de Informação - Personalização - Reconhecimento de Padrões - Processamento de Imagens

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Outras informações
O vínculo mantido com a Personar Solutions não é empregatício. De fato, ele é caracterizado simplesmente pelo fato de que a pesquisa realizada no mestrado serve para o desenvolvimento de produtos de tecnologia na Personar, constituindo portanto uma transferência de conhecimentos da academia para uma empresa regional.


Faculdade Anglo-Americana (CG), FAA-CG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor do MBA
Outras informações
Professor do MBA em Gerenciamento de Projetos, ministrando as disciplinas: - Benchmarking de Gerenciamento de Projetos - Gerenciamento de Tempo - Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso


Tribunal de Contas de Pernambuco, TCE-PE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Informática e Administ., Carga horária: 30

Atividades

05/2005 - 10/2005
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Tecnologia da Informação, Departamento de Tecnologia da Informação.

Atividade realizada
Modelagem e desenvolvimento de sistemas.

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2


AiLeader Tecnologia Ltda, AILEADER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10


Araújo e Soares Soluções em Serviços de Consultoria de Informática LTDA, ARAÚJO E SOARES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4


Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, CHESF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4


Login Lógica e Informática, Capital Login, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
De 7/1997 a 12/1997 como bolsista estagiário da Proacad; De 1/1998 a 12/2001 como bolsista do PET no Departamento de Informática; De 1/1999 a 3/2000 como estagiário na Proplan.

Atividades

1/1999 - 3/2000
Estágios , Proreitoria de Planejamento, .

Estágio realizado
Programador.
07/1997 - 12/1997
Estágios , Pró-reitoria Acadêmica, .

Estágio realizado
Manutenção de computadores, mala-direta, editoração eletrônica..


Linhas de pesquisa


1.
Reconhecimento de padrões

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como propósito investigar modelos computacionais inteligentes, inspirados fortemente em modelos Neurais avançados, para o reconhecimento de padrões em diversos contextos de aplicação, entre eles: o reconhecimento de escrita, o reconhecimento de gestos, o reconhecimento de perfis de comportamento e interesses de usuários. Esta linha é apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões da Universidade de Pernambuco e pela divisão de P&D da Document Solutions..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2.
Processamento digital de imagens

Objetivo: Esta linha busca investigar algoritmos e métodos de processamento digital de imagens aplicados a diversos contextos de aplicações, entre elas o processamento de imagens em aplicações de reconhecimento de gestos. Esta linha é apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões da Universidade de Pernambuco e pela divisão de P&D da Document Solutions..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Inteligente.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
3.
Visão computacional

Objetivo: Esta linha de pesquisa integra objetivos das linhas Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões, visto que trata da investigação de soluções para sistemas computacionalmente inteligentes cuja entrada é uma ou mais imagens, e a saída uma ou mais classificações, agrupamentos ou predições, de acordo com o contexto de aplicação. Esta linha é apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões da Universidade de Pernambuco e pela divisão de P&D da Document Solutions..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Inteligente.
4.
Reconhecimento de textos impressos e manuscritos

Objetivo: Esta linha de pesquisa trata da investigação de soluções para o reconhecimento de textos impressos ou manuscritos presentes em documentos, placas, quadros, entre outros aparatos. Esta linha é apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões da Universidade de Pernambuco e pela divisão de P&D da Document Solutions..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Inteligente.
5.
Processamento de imagens de documentos digitalizados e fotografados

Objetivo: Esta linha de pesquisa busca investigar soluções para o processamento de imagens de documentos capturados com scanner ou câmeras comumente usadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Entre os objetivos da linha estão a verificação da qualidade da imagem captura, a correção de imperfeições na imagem a partir de algoritmos de processamento digital de imagens, a classificação ou agrupamento da imagem em classes pré-definidas, a segmentação e a binarização do documento. Esta linha é apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões da Universidade de Pernambuco e pela divisão de P&D da Document Solutions..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Inteligente.
6.
Verificação de assinaturas manuscritas e biométricas

Objetivo: Esta linha de pesquisa busca investigar soluções para a verificação automática de assinaturas manuscritas (offline) ou biométricas (online). De um modo geral o problema consiste na comparação de uma assinatura (em papel ou em mesa sensitiva) contra uma base de assinaturas previamente cadastradas pelo usuário para o qual é desejada a autenticação. Esta linha é apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões da Universidade de Pernambuco e pela divisão de P&D da Document Solutions..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Inteligente.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Autenticação de assinaturas manuscritas em diferentes documentos e formatos de aquisição

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 14/08/2015.
Descrição: A verificação automática de assinaturas estáticas ou off-line trata especificamente de um problema em aberto, devido a fatores como a variação entre tamanhos da assinatura, diferentes fontes de aquisição em tipos de documentos distintos, variação entre as assinaturas do próprio autor, semelhança entre a escrita de autores diferentes, além dos diversos tipos de falsificações. O escopo deste projeto compreende o estudo, desenvolvimento e avaliação de técnicas para a verificação de assinaturas estáticas considerando fatores como a variação intrapessoal ? que decorre da instabilidade que existe entre assinaturas do mesmo autor ? e a similaridade interpessoal ? que representa a semelhança entre assinaturas de autores distintos ? além de ações fraudulentas. Ainda faz parte do escopo do projeto a análise do problema considerando diferentes fontes de aquisição em tipos distintos de documentos. Nesse sentido, o projeto prevê a colaboração da Document Solutions, na medida em que serão providos elementos para um estudo de caso em ambiente extra acadêmico. O projeto está inserido numa colaboração com o grupo de pesquisa em Sistemas Inteligentes, liderado pelo Prof. Dr. Giuseppe Pirlo, no Departamento de Informática da Universidade de Bari, Itália..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Cleber Zanchettin - Integrante / Gearlles Viana Ferreira - Integrante / DANILO SIMPLlCIO DA ROCHA - Integrante / Filipe Lopes Mendes - Integrante / Giuseppe Pirlo - Integrante / Victor Kléber Santos Leite Melo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2014 - 2017
Utilização de Dispositivos Móveis como Meio de Inclusão e Acessibilidade a Deficientes Visuais através do Reconhecimento de Escrita e Síntese de Fala

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 07/01/2015.
Descrição: [Edital Universal CNPQ 2014 - Processo 444745/2014-9] O objetivo principal deste projeto é elaborar um sistema aprimorado capaz de interpretar documentos manuscritos fotografados a partir de uma câmera de celular ou tablet e, posteriormente, reproduzir em forma de áudio a informação obtida. A motivação para isso é auxiliar a parcela da população com algum problema visual a perceber melhor o mundo ao seu redor, além de facilitar a compreensão de textos cuja escrita torna difícil o entendimento. Para desenvolvimento do projeto, prevemos uma pesquisa multidisciplinar nas linhas de pesquisa: Processamento de Imagens, Reconhecimento de Padrões e Síntese da Voz. Nesse sentido, este projeto faz parte de uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões (RPPDI) cadastrado no CNPq, atualmente liderado pelo coordenador deste projeto. O projeto é realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação da UPE e conta com a colaboração de empresas de base tecnológica de Pernambuco, entre elas a Callere Document Solutions..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Cleber Zanchettin - Integrante / Bruno José Torres Fernandes - Integrante / Gearlles Viana Ferreira - Integrante / Felipe Mendonca Gouveia - Integrante / Alexandre Andrade Magno Maciel - Integrante / Marcello Angelis Coutinho de Medeiros - Integrante / Airton Soares da Silva Júnior - Integrante / Alexandre Diego Santos Silva - Integrante / Italo Yoshito Fujisawa - Integrante / Diego George da Silva Santos - Integrante / Renan de Freitas Leite - Integrante / Luciano Roberto da Silva Leal - Integrante / DANILO SIMPLlCIO DA ROCHA - Integrante / Filipe Lopes Mendes - Integrante / Victor Kléber Santos Leite Melo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 8
2014 - 2016
Aplicação de reconhecimento de símbolos em placas sinalizadoras capturadas por câmeras digitais
Descrição: Já existem algoritmos bem desenvolvidos para reconhecimento de caracteres, mas a detecção de sinais em placas de sinalização e mecanismos de sinalização pode ser um desafio, uma vez que estas placas e mecanismos podem ser diversos em cenários cotidianos. Estas dificuldades surgem devido à alta variabilidade da aparência visual do texto decorrente principalmente do grande número de fontes, cores, estilos, orientações de texto e alinhamento dos caracteres. O reconhecimento de caracteres por tecnologias de OCR convencionais, que possuem taxas extremamente satisfatórias no processamento de documentos digitalizados, não é uma opção eficaz para o reconhecimento de texto em placas de sinalização pelas razões anteriormente citadas, mas também agravadas pelos fatores ambientais de uma foto ou vídeo, tais como: iluminação, sombras, borramento, oclusão, foco, distância da câmera ao texto, resolução da foto, perspectiva e possível movimento da câmera em relação ao objeto alvo. Este projeto de mestrado está inserido no projeto ?Desenvolvimento de Veículos Aéreos não Tripulados para Assistência a Deficientes?, que prevê a participação de outros pesquisadores da UPE, mas também a colaboração internacional com a Universidade de Buenos Aires. O objetivo específico deste projeto de mestrado é a pesquisa e desenvolvimento de algoritmos capazes de detectar sinais e caracteres em placas sinalizadoras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Bruno José Torres Fernandes - Integrante / Renan de Freitas Leite - Integrante / Leticia Seijas - Integrante.
2014 - Atual
Reconhecimento de textos manuscritos fotografados

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 14/08/2015.
Descrição: Este projeto de pesquisa é motivado a partir das seguintes constatações: (i) existe uma grande parcela da população que possui algum tipo de deficiência visual (cerca de 15%, aproximadamente 25 milhões de pessoas); (ii) os recentes avanços na área de reconhecimento de escrita tanto cursiva quanto de máquina tem gerado resultados bastante promissores; (iii) uma grande gama da população (cerca de 80%) possui acesso a telefones móveis como celulares, e em sua maioria os mesmos possuem câmeras [1]. Nesse sentido, nota-se que é possível utilizar esses dispositivos juntamente com o conhecimento existente no reconhecimento de escrita para criar uma solução capaz de auxiliar essa parcela da população a ter um melhor acesso ao mundo, bem como uma melhor percepção da sociedade em que vivem, por exemplo, ajudando um estudante cego a compreender o conteúdo do quadro durante uma aula, ou uma senhora que sofre da vista a compreender uma mensagem escrita em uma carta que recebeu. Esta proposta de mestrado está relacionada ao projeto intitulado ?Utilização de Dispositivos Móveis como Meio de Inclusão e Acessibilidade a Deficientes Visuais através do Reconhecimento de Escrita e Síntese de Voz?, no qual se almeja o desenvolvimento de um sistema capaz de sintetizar em áudio o texto presente em um documento fotografado por uma câmera de um dispositivo móvel. Para isso, este sistema deve resolver satisfatoriamente os problemas encontrados nas seguintes etapas do processamento da imagem fotografada: pré-processamento da imagem, segmentação dos blocos de interesse na imagem, seleção de características da imagem de uma palavra ou um caractere e, por fim, a classificação propriamente. As duas últimas etapas são responsáveis por realizar o reconhecimento da palavra de fato, uma vez que ela esteja separada e filtrada pelos processos anteriores. É, portanto, nas últimas duas etapas do processo que se concentram os esforços que serão empregados no desenvolvimento deste projeto de mestrado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Felipe Mendonca Gouveia - Integrante / Luciano Roberto da Silva Leal - Integrante / Alejandro H. Toselli - Integrante / Gabriel Alves de Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2014 - Atual
Sistema Inteligente para Prevenção de Escaras e Depressão em Pacientes com Mobilidade Prejudicada
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Bruno José Torres Fernandes - Coordenador / Alessandra Maranhão Soares - Integrante / Diego Rativa - Integrante / Diego G. S. Santos - Integrante / Ulisses de Mendonça Braga Neto - Integrante / Sergio Murilo Maciel Fernandes Filho - Integrante / Henrique da Costa Siqueira - Integrante / Rostan da Silva Ferreira Gomes - Integrante / Juliane Raquel Miranda de Santana - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
SIAPA: Sistema Inteligente de Apoio ao Paciente Acamado
Descrição: Este projeto compreende o desenvolvimento de um sistema inteligente autônomo para cuidados com pacientes acamados chamado de SIAPA (Sistema Inteligente de Apoio ao Paciente Acamado). Por um lado, o sistema deve ser capaz de identificar o humor da paciente, através de técnicas de visão computacional, e sugerir com o uso de algoritmos inteligentes atividades que melhorem a sua qualidade de vida evitando o surgimento de cenários depressivos. Por outro lado, o sistema irá avaliar sistematicamente a mobilidade do paciente e sua necessidade de reposicionamento para evitar o surgimento de úlceras por pressão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Bruno José Torres Fernandes - Coordenador / Diego George da Silva Santos - Integrante / Diego Rativa - Integrante / Sergio Murilo Maciel Fernandes Filho - Integrante / Juliane Raquel Miranda de Santana - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Detecção e Reconhecimento de Faces em Multidão
Descrição: O reconhecimento de faces é a área da biometria que vem sendo cada vez mais utilizada por suas vantagens em diversas aplicações como, por exemplo: em aeroportos, para identificação de terroristas; automação bancária; reconhecimento de usuários nos caixas eletrônicos; autenticação para acesso a locais restritos, etc. Entretanto, existe uma série de estudos e desenvolvimentos a serem realizados, a fim de se obter algoritmos mais robustos com relação à vulnerabilidade ainda existente, sobretudo devido a variações de condições ambientais e de geometria relativa à captura das imagens das faces. Desta forma, o objetivo primário deste projeto é construir um protótipo funcional de um sistema de reconhecimento de faces que recebe como entrada: (1) imagens (de vídeo ou fotográficas) de um ambiente que se quer controlar; (2) fotografias de faces de pessoas que se deseja identificar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Cleber Zanchettin - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2011 - 2013
Reconhecimento de gestos ? uma aplicação para reconhecimento de sinais de surdos com dispositivos móveis
Descrição: Este projeto compreende a construção de uma ferramenta que seja capaz de reconhecer gestos simbólicos e sintetizá-los em sons e que, por outro lado, seja capaz de identificar sons e convertê-los em texto ou em sinais. Dessa forma, a comunicação entre deficientes auditivos e pessoas com audição normal poderá ocorrer com fluidez em ambos os sentidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Sérgio Murilo Maciel Fernandes - Integrante / Bruno José Torres Fernandes - Integrante / Carlos Henrique Barbosa da Cunha - Integrante / Anderson Carlos Moreira Tavares - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 8
2010 - 2012
Aplicação de técnicas de inteligência computacional no reconhecimento de assinaturas manuscritas
Descrição: O escopo deste projeto compreende o estudo, desenvolvimento e avaliação de técnicas para a verificação de assinaturas estáticas considerando fatores como a variação intrapessoal ? que decorre da instabilidade que existe entre assinaturas do mesmo autor ? e a similaridade interpessoal ? que representa a semelhança entre assinaturas de autores distintos ? além de assim como ações fraudulentas....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Cleber Zanchettin - Coordenador / Saulo Henrique Leoncio de Medeiros Nápoles - Integrante / Lucindo Albuquerque de Melo - Integrante.
2009 - 2011
Aplicação de técnicas de aprendizado de máquina para reconhecimento de escrita cursiva
Descrição: Os Sistemas de processamento automático de imagens de formulários e documentos são ferramentas de software capazes de automatizar o processo de aquisição de dados oriundos de papel em sistemas de informação. Cheques bancários, notas fiscais e fichas de cadastramento são alguns exemplos de formulários que requerem grande esforço manual no processo de digitação de seus dados em sistemas de informação. Para automatizar esta tarefa, são realizados, em geral, os seguintes passos: (1) captura da imagem do formulário; (2) pré-processamento da imagem; (3) análise de layout; (4) seleção e recorte do campo de interesse; (5) pré-processamento da imagem selecionada; (6) reconhecimento da informação impressa, digitada ou manuscrita....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Cleber Zanchettin - Coordenador / Washington W. Azevedo - Integrante.
2007 - 2009
Sistema de Monitoração Automática do Composto Odorante Presente no Gás Natural
Descrição: A concessionária do serviço de distribuição de gás natural é responsável por fiscalizar permanentemente a concentração do odorante adicionado ao gás natural canalizado, de forma a assegurar, a qualquer momento, e em qualquer ponto do sistema de distribuição, que a presença do gás no ambiente seja perceptível ao olfato humano quando sua concentração no ar atingir 20% do seu limite inferior de explosividade. O limite inferior de explosividade do gás natural é 5% na mistura gás/ar, portanto, a presença do gás na atmosfera deve ser perceptível quando a concentração de gás atingir 1% na mistura com o ar ambiente. A análise da concentração de odorante no gás natural é realizada utilizando cromatografia gasosa e exames rinológicos (olfatométricos) realizados por experimentadores humanos. Estes especialistas são treinados especificamente para a identificação e classificação do composto odorante presente no gás natural. O treinamento destes profissionais é realizado no exterior, visto que o Brasil não possui domínio sobre esta tecnologia. Além de ser uma prática cara, perigosa para os especialistas e muitas vezes subjetiva, a monitoramento da rede por classificação olfativa humana é de difícil controle, pois os especialistas envolvidos não podem realizar análises sucessivas, para evitar saturação do olfato e conseqüente decaimento na percepção olfativa. Além disto, o ser humano responde de forma diferente quando em exposição contínua a estes compostos, podendo acarretar em desconfortos como dor de cabeça, náuseas e outros problemas de saúde. O objetivo do projeto é desenvolver um dispositivo eletrônico, composto de sensores físicos e softwares inteligentes para a identificação automática da concentração do composto odorante no ambiente e que possa associar este nível com seu índice de referência que mede o nível de percepção humana à presença do gás no ambiente. Este projeto também demonstra a viabilidade técnica, funcional e operacional do sistema como um mecanismo ef.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Abordagem simbólica em previsão, classificação e filtragem de informação - Edital Universal
Descrição: Com os avanços da última decada nas tecnologias de estocagem e manipulação de informações, vastos conjuntos de dados tem sido recolhidos e armazenados em todas as partes do mundo, e faz-se cada vez mais necessário resumi-los para dar sporte a um processo de tomada de decisões, etc. A nossa abordagem consiste em construir automaticamente classes homogeneas a partir desses dados e em definir novas unidades estatísticas, chamadas de objetos simbólicos, para descrever essas classes. Nesse processo, obtem-se uma redução importante do conjunto de dados iniciais (de individuos para classes de individuos), mas a representação dessas novas unidades estatísticas deve preservar um máximo de informações. Como resultado, obtem-se novas tabelas de dados de estrutura mais complexas pois agora, uma celula pode conter um intervalo, uma distribuição ou ainda um conjunto de valores ponderados. Esses dados complexos (ditos simbólicos) , que resumem classes de items homogeneos, podem ser construidos a partir de bases de dados de diferentes dominios (biologia, medicina, marketing, etc.). Trata-se então de extender a esses conjuntos de dados complexos as ferramentas de aprendizagem de máquina. Esse projeto de pesquisa envolve o desenvolvimento de pesquisas básicas em análise de dados simbólico (Regressão e classificação supervisionada de dados simbólicos) e uma aplicação dessa abordagem em filtragem de informação no quadro de sistemas de recomendação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Francisco de Assis Tenório de Carvalho - Coordenador / Gustavo de Souza Alves - Integrante / Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza - Integrante / Eufrasio de A Lima Neto - Integrante / Fábio César Donato Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1998 - 2001
PET - Programa Especial de Treinamento
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Estratégia multimodal para detecção de fraudes e verificação da integridade de documentos de identificação digitalizados

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 14/09/2018.
Descrição: A eliminação do papel nas organizações vem de encontro às necessidades da sociedade, proporcionando uma forma mais limpa e sustentável de atuação. A adoção do documento digitalizado está obtendo suporte tecnológico e legal. Porém, em alguns casos, a eliminação do documento original pode aumentar a incidência de fraudes e têm preocupado órgãos públicos e privados. Os documentos de identificação pessoal são atualmente um dos principais focos de atuação dos fraudadores e o setor financeiro é um dos mais afetados por esse tipo de fraudes. Neste projeto, propomos uma estratégia multimodal, combinando diferentes tecnologias para detecção de fraudes e a verificação da integridade dos documentos de identificação digitalizados. Esta estratégia combina diferentes análises da imagem do documento, verificação de assinaturas, estimação da idade da foto da face no documento, cruzamento de dados de diferentes fontes e as mais avançadas técnicas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões para validação da autenticidade de imagens....
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2016 - Atual
Soluções de Reconhecimento de Escrita e Processamento de Imagens para BPO de Documentos

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 04/03/2016.
Descrição: [Projeto Bolsa Prod. DT/CNPQ - Processo: 311912/2015-0] O presente projeto visa desenvolver e validar novas ferramentas de Processamento de Imagens e Inteligência Computacional, para apoiar as diversas etapas do processamento automatizado de documentos digitalizados. A construção destas ferramentas tem como premissa uma pesquisa bastante aprofundada das áreas de Reconhecimento de Padrões e Processamento de Imagens, com foco no Reconhecimento de Escrita e Processamento Digital de Imagens de Documentos. Adicionalmente, a área de Processamento de Linguagem Natural também é alvo de estudo no presente projeto. O projeto é realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação da UPE e conta com a colaboração de empresas de base tecnológica de Pernambuco, entre elas a Callere Document Solutions..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Gearlles Viana Ferreira - Integrante / Felipe Mendonca Gouveia - Integrante / ZANCHETTIN, CLEBER - Integrante / Renan de Freitas Leite - Integrante / Luciano Roberto da Silva Leal - Integrante / DANILO SIMPLlCIO DA ROCHA - Integrante / Filipe Lopes Mendes - Integrante / Victor Kléber Santos Leite Melo - Integrante.Financiador(es): Callere Soluções e Comercialização em Informática - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 7
2016 - Atual
Sistema multimodal para detecção de fraudes em documentos de identificação digitalizados

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 14/09/2018.
Descrição: Este projeto pretende propor um sistema computacional baseado em uma estratégia multimodal, combinando diferentes tecnologias para detecção de fraudes e verificação da integridade de documentos de identificação digitalizados com aplicação em documentos gerados em empresas brasileiras, de diversos segmentos de atuação da empresa Callere Document Solutions..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2011
Projeto de Pesquisa e Assessoria em Qualidade da Imagem do Cheque Brasileiro

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 15/09/2018.
Descrição: Este projeto tem como propósito o estudo sistemático das características da imagem do cheque brasileiro e a partir desta pesquisa, realizar recomendações e normas para a melhoria da captura, segurança, armazenamento e qualidade da imagem digital dos cheques bancários brasileiros processados no âmbito da Compe por Imagem. O projeto foi demandado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) à Document Solutions que, por sua vez, planejou e executou este projeto de pesquisa e consultoria com auxílio de pesquisadores doutores nesta área de conhecimento, vinculados ao Grupo de Pesquisa em Reconhecimento de Padrões e Processamento Digital de Imagens da Universidade de Pernambuco. O projeto foi executado sob a coordenação do Prof. Dr. Byron Leite Dantas Bezerra, também coordenador do grupo de pesquisa em lide. Para desenvolvimento da pesquisa, a Callere Document Solutions disponibilizou sua infra-estrutura de laboratório, bem como alguns dos seus motores de processamento de imagem e reconhecimento de caracteres. Ao final do projeto, foi gerado um relatório técnico da consultoria prestada, consolidando os principais resultados observados ao longo do projeto, bem como diversas recomendações para melhoria e normatização da qualidade da imagem do cheque no âmbito do projeto Compe por Imagem, que envolve os maiores bancos brasileiros e é coordenado pela FEBRABAN..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Carlos Alexandre de Barros Mello - Integrante / Robson David Montenegro - Integrante / Saulo Cadete Santos Machado - Integrante / ZANCHETTIN, CLEBER - Integrante / RABELO, JULIANO C. B. - Integrante / FERREIRA, AFONSO G.A. - Integrante.Financiador(es): Federação Brasileira de Bancos - Auxílio financeiro / Universidade de Pernambuco - Cooperação / Callere Soluções e Comercialização em Informática - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - Atual
Desenvolvimento de uma Plataforma para Categorização Automática Documentos Digitalizados

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 03/03/2016.
Descrição: Este projeto objetiva o desenvolvimento de sistema para categorização automática de imagens de documentos, sem a necessidade de OCR. Para isso basta que um exemplo de cada tipo de imagem seja informado e, a partir daí, novas imagens serão corretamente classificadas com altíssima precisão. Imagens não conhecidas, ou seja, cuja classe ainda não foi criada no sistema, serão diagnosticadas facilmente a partir do score. Este sistema permite associar automaticamente novas imagens que estão sendo digitalizadas à templates previamente configurados....
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Cleber Zanchettin - Coordenador / Afonso Gustavo Ataide Ferreira - Integrante / Angelica Alcoforado Mascaro - Integrante.
2009 - 2014
Sistema Inteligente para Processamento de Imagens de Documentos Digitalizados

Projeto certificado pela empresa Callere Soluções e Comercialização em Informática em 13/08/2014.
Descrição: O projeto objetiva o desenvolvimento e aprimoramento de robôs de software que utilizam tecnologias ICR (Intelligent Character Recognition), OCR (Optical Character Recognition) e HWR (Handwritten Word Recognition) para substituir ou complementar a mão de obra humana nas atividades de processar formulários e documentos diversos, fazendo a captura, a classificação do documento e o reconhecimento de caracteres manuscritos, caracteres impressos, box de checagem, valores monetários, CPF/CNPJ e CMC-7 (Character Magnetization Code - 7) automaticamente em imagens de documentos digitalizados..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Cleber Zanchettin - Integrante / Afonso Gustavo Ataide Ferreira - Integrante / Robson David Montenegro - Integrante / Nestor Tavares Maciel Júnior - Integrante / Gearlles Viana Ferreira - Integrante / Felipe Mendonca Gouveia - Integrante / Felipe Costa Farias - Integrante.Financiador(es): Document Solutions - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 5
2009 - 2011
PERSONEWS - Uma ferramenta de clipping inteligente
Descrição: O objetivo deste projeto é criação de uma ferramenta, chamada de Personews Clipping, que fará clipping de forma automática, inteligente e personalizada, sendo capaz de utilizar o feedback do usuário para melhorar a qualidade dos resultados disponibilizados..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Juliano Cicero Bitu Rabelo - Integrante / Sérgio Ricardo de Melo Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Sistema de Localização e Busca no Conteúdo de Imagens Digitais de Documentos
Descrição: Este projeto objetiva desenvolver uma solução de busca no conteúdo de imagens geradas a partir da digitalização de documentos, de forma que seja possível recuperar qualquer informação contida nestes documentos a partir de consultas por palavras-chave, como se faz normalmente nos engenhos de busca da Web, como Google e Yahoo!. Através de uma interface de recuperação de informações simples e amigável, o produto final deste projeto permitirá aos usuários acesso instantâneo e seguro a todas as informações existentes em seus repositórios de dados. O diferencial dessa solução é o fato de operar sobre imagens, permitindo que até mesmo as informações existentes em papel possam ser facilmente incorporadas ao repositório de informações corporativo de uma instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Juliano Cicero Bitu Rabelo - Integrante / Paulo Tadeu de Araújo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Ambiente de Simulação Digital para Testes Dinâmicos de Esquemas de Proteção de Linhas de Transmissão
Descrição: As exigências impostas ao setor elétrico implicam, por parte das empresas, na implantação de medidas visando manter os níveis de confiabilidade de seus sistemas de transmissão em grau elevado. Particularmente, os sistemas de proteção são parte importante neste contexto, devendo sempre atuar corretamente para isolar áreas defeituosas, mas nunca quando não solicitados. Os atuais sistemas digitais de proteção oferecem uma gama enorme de funções a serem parametrizadas. Grande parte dessas funções está associada principalmente aos fenômenos dinâmicos de regime transitório decorrentes de faltas no sistema. Tradicionalmente, os relés têm sido testados através de ensaios de regime permanente (steady-state test), os quais testam os relés como um único componente, além de não submetê-los aos fenômenos dinâmicos de regime transitório. Além disso, os atuais relés digitais são equipamentos multi-função, projetados para fornecer proteção completa para um dado componente da rede de potência, e que requerem extensos procedimentos para ajuste e configuração. A grande desvantagem da abordagem tradicional é sua incapacidade de testar o sistema de proteção global, não permitindo que a operação coordenada do relé com os outros relés e equipamentos existentes no sistema de proteção possa ser verificada. Portanto, torna-se necessário um método de teste mais moderno e eficiente que verifique a operação coordenada do relé no sistema. Uma forma de testar todo o sistema de proteção é gerar, de forma controlada, uma falta real na linha de transmissão cujo sistema de proteção se deseja avaliar. Este é um teste bastante eficiente, dado que todos os equipamentos que constituem o sistema de proteção são efetivamente testados, incluindo os transformadores de instrumentação. As desvantagens deste procedimento é que ele é extremamente trabalhoso e submete os equipamentos da rede a um elevado estresse elétrico. A maneira mais realista de ensaiar o sistema de proteção de forma global é util.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Juliano Cicero Bitu Rabelo - Integrante / Paulo Tadeu de Araújo - Integrante / Eduardo Rodrigues de Azevedo - Coordenador.Financiador(es): Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Desenvolvimento de uma Plataforma para Verificação de Assinaturas Manuscritas em Documentos
Descrição: A Biometria oferece grandes possibilidades na área de identificação pessoal automática, uma vez que a mesma, diferentemente de outros meios de verificação pessoal, não se baseia na utilização de senhas, cartões ou outros dispositivos, os quais podem ser esquecidos ou perdidos. A assinatura manuscrita é algo que está presente em nosso dia-a-dia e é amplamente aceito pela sociedade, além de ser um procedimento de verificação pouco invasivo. Além disso, este tipo de biometria pode ser utilizada em transações bancárias, aplicações comerciais e sistemas de controle de acesso. Este projeto objetiva desenvolver um sistema de verificação da autenticidade de assinaturas manuscritas comparando imagens de assinaturas manuscritas com seus equivalentes genuínos em cheques bancários, contratos, cartões de identificação e acesso. O projeto objetiva o recorte da assinatura de interesse para posterior armazenamento ou somente o armazenamento de um arquivo contendo as características da imagem, podendo até ser desprezada a imagem da assinatura após a extração de suas características....
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Cleber Zanchettin - Coordenador / Juliano Cicero Bitu Rabelo - Integrante / Afonso Gustavo Ataide Ferreira - Integrante / Robson David Montenegro - Integrante / Renatha Amaral Accioly Alves - Integrante.
2008 - 2010
IRRR - Tecnologia de Engenho de Busca para Recuperação de Informação no Conteúdo de Imagens de Documentos Digitalizados
Descrição: Este projeto, com duração prevista de 24 meses, objetiva desenvolver uma solução de busca no conteúdo de imagens geradas a partir da digitalização de documentos, de forma que seja possível recuperar qualquer informação contida nestes documentos a partir de consultas por palavra-chave..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
iSearch ? Sistema de Busca Corporativa com suporte á múltiplos formatos de documentos e indexação de diversas fontes de dados
Descrição: O projeto objetiva o desenvolvimento de uma solução de busca sobre dados corporativos espalhados em diversos repositórios, como bancos de dados relacionais, redes locais e Web, que fornece um ponto único a partir do qual os usuários podem submeter consultas a qualquer das bases indexadas. A ferramenta permite que as informações indexadas sejam categorizadas de forma flexível, oferecendo aos usuários a possibilidade de navegação por categorias (drill down/drill up), além de buscas convencionais por palavras-chave. O iSearch oferece diversos recursos avançados de pesquisa, como busca fonética, por radicais e por similaridade visual, além de funcionalidades como reconhecimento automático de entidades, resolução de co-referências e agrupamento dinâmico dos resultados. Recursos mais tradicionais de busca, como suporte a operadores booleanos e de proximidade, frases, sumários e highlight dos termos de busca também fazem parte da solução..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Juliano Cicero Bitu Rabelo - Coordenador / Simith Tupinambá D´Oliveira Júnior - Integrante / Atila Andrade Bittencourt Paula - Integrante.Financiador(es): AiLeader Tecnologia Ltda - Auxílio financeiro / Vert Tecnologia Ltda - Cooperação / Login Lógica e Informática - Cooperação.
2007 - 2008
iForm ? Software para Reconhecimento de Caracteres Manuscritos ou Impressos em Imagens Geradas a partir de Documentos Estruturados
Descrição: O projeto objetiva o desenvolvimento de um componente de software que utiliza tecnologia ICR (Intelligent Character Recognition), OCR (Optical Character Recognition) e HWR (Handwritten Word Recognition) para processar formulários e documentos diversos, fazendo a captura e o reconhecimento de caracteres manuscritos, caracteres impressos, box de checagem, valores monetários, CPF/CNPJ e CMC-7 (Character Magnetization Code - 7) automaticamente. A utilização da tecnologia AiLeader iForm permite a captura de informações de qualquer tipo de documento digitalizado, originado em papel, com o mínimo de intervenção humana. O iForm irá possui avançadas ferramentas de processamento que permitem melhorar a qualidade das imagens digitalizadas. Dentre as funcionalidades disponíveis, podem ser destacados filtros de eliminação de ruído, limpeza de background, ajuste de resolução, remoção de bordas e delimitadores indesejados..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Cleber Zanchettin - Integrante / Angelica Alcoforado Mascaro - Integrante / Jose Lima Alexandrino - Integrante / Bruno Silveira de Queiroz Lima - Integrante.Financiador(es): AiLeader Tecnologia Ltda - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
iDoc ? Sistema Computacional Robusto e Escalável para Extração de Informações em Grande Volume de Imagens de Documentos
Descrição: O projeto objetiva desenvolver uma solução inteligente de software para o reconhecimento automático de documentos digitais baseada em serviços. O software constitui uma solução distribuída para o reconhecimento de documentos digitais manuscritos e impressos, independente de contexto, baseada em serviços na internet (web services). A arquitetura de software proposta privilegia o processamento de grandes massas de documentos de forma distribuída, paralela e baseada em serviços providos através da Internet. O projeto-piloto incluso na proposta objetiva o processamento e indexação de aproximadamente um milhão de documentos do acervo histórico do jornal Diário de Pernambuco. As imagens digitalizadas do periódico a serem processados datam desde a fundação do jornal em 1825, correspondendo a 180 anos de história do Brasil..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Coordenador / Juliano Cicero Bitu Rabelo - Integrante / Carlos Alexandre de Barros Mello - Integrante / Atila Andrade Bittencourt Paula - Integrante / Afonso Gustavo Ataide Ferreira - Integrante.Financiador(es): AiLeader Tecnologia Ltda - Auxílio financeiro / Login Lógica e Informática - Cooperação / Vert Tecnologia Ltda - Cooperação.
2005 - 2007
ICHECK/ISIGN ? Software para Reconhecimento de Caracteres
Descrição: O objetivo do projeto foi desenvolver um software que se destinava ao reconhecimento automático de caracteres (impressos e manuscritos) e assinaturas através da análise de imagens. Para o seu desenvolvimento, foram utilizadas técnicas de Inteligência Computacional, mais especificamente nas áreas de Biometria, Optical Character Recognition (OCR) e Intelligent Character Recognition (ICR). O sistema foi inicialmente utilizado para o reconhecimento de diferentes campos de cheques bancários (valor numérico, valor extenso, assinatura, data, CMC7). Em um segundo momento, formulários de abertura de conta-corrente e contratos de empréstimo foram tratados. O sistema foi utilizado inicialmente como um módulo da MDI (Plataforma de Automação de Agências Bancárias - www.verosit.com.br) sendo uma alternativa a aplicação importada da empresa francesa A2iA (www.a2ia.com) que era utilizada até o momento pelo MDI. O MDI é um sistema voltado para o gerenciamento de multi-documentos por imagem, visando o processamento de todos documentos financeiros de uma agência bancária e demais unidades operacionais, como, por exemplo, correspondentes bancários, a partir da digitalização destes documentos até a troca dos dados com o mainframe, incluindo a atualização do sistema de conta corrente do banco através da sensibilização dos saldos de contas de forma on-line, até a geração de arquivos de logs para os sistemas, calculando inclusive os prazos de bloqueios dos cheques envolvidos. Deve-se destacar que a plataforma é a única em fase de produção no Brasil que permite a compensação de cheques de forma completamente automatizada..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Cleber Zanchettin - Integrante / George Darmiton da Cunha Cavalcanti - Integrante / Rodrigo Calheiros Dória - Integrante / Eduardo Fraga do Amaral e Silva - Integrante / Juliano Cicero Bitu Rabelo - Integrante / Otávio Moreira Dias - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Desenvolvimento de uma Plataforma de Reconhecimento de Padrões Escritos e Impressos em Documentos Bancários
Descrição: O objetivo do projeto foi desenvolver um software para o reconhecimento automático de caracteres (impressos e manuscritos) em cheques através da análise de imagens. Atualmente, poucas empresas dominam técnicas de processamento automático de documentos bancários, e mesmo as que o fazem, possuem presença inexpressiva no Brasil, principalmente por causa de alta atratividade dos mercados onde atuam, das particularidades do mercado brasileiro e do idioma português. O projeto foi demandado pela empresa VEROS (www.verosit.com.br), empresa especializada em tecnologia para o setor bancário e que investe intensivamente em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. O desenvolvimento do projeto está relacionado às seguintes atividades: pesquisa de algoritmos de compactação e limpeza de imagens, adaptação dos algoritmos, desenvolvimento de protótipos funcionais, implementação de técnicas, testes de desempenho e avaliação em ambiente de produção. Foi utilizada como metodologia de desenvolvimento de software um processo baseado no RUP (Rational Unified Process). Para o desenvolvimento da inovação tecnológica foram utilizadas diversas técnicas de inteligência computacional, das áreas de Biometria, Optical Character Recognition (OCR) e Intelligent Character Recognition (ICR)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Cleber Zanchettin - Integrante / George Darmiton da Cunha Cavalcanti - Integrante / Rodrigo Calheiros Dória - Integrante / Eduardo Fraga do Amaral e Silva - Integrante / Otávio Moreira Dias - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2010 - Atual
Callere Soluções em Informática S.A.
Descrição: Empresa que nasce da fusão da eForm Soluções como braço de tecnologia e inovação da Stefanini IT Solutions, uma das maiores multinacionais brasileira de tecnologia com presença em mais de 40 países (http://bit.ly/1KWJV4I). A empresa também é destaque em tecnologia e inovação e começa exportar tecnologia nacional para outros países (http://bit.ly/1CrYWre) além de premiações internacionais (http://bit.ly/1MlF3I2) (http://intel.ly/1vMeWoB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2008 - 2009
eForm Soluções LTDA
Descrição: Empresa de tecnologia inovadora no processamento de documentos da digitalização até a camada de workflow usando tecnologia nacional. A startup foi contemplada com o financiamento FINEP Prime - Primeira Empresa Inovadora 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2008
AiLeader Tecnologia Ltda
Descrição: Criação da primeira empresa brasileira a desenvolver motores de software para extração de informação sobre imagens de documentos financeiros. A qualidade da tecnologia desenvolvida fomentou: - Participação no Espaço Inovação da CIAB 2008 (http://bit.ly/1Egm2AF) - Segundo lugar no Prêmio Finep de Inovação tecnológica em 2007 (http://bit.ly/1TBW1I9) - Prêmio no Seed Forum Finep 2009 (http://bit.ly/1EgoMOC).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista de Sistemas de Informação da FSMA


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2014
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: International Journal of Pattern Recognition and Artificial Intelligence
2014 - Atual
Periódico: IET Image Processing
2018 - Atual
Periódico: Cognitive Systems Research


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Inteligente.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Primeiro lugar com sistema de classificação de manuscritos no dataset Geral da competição ICFHR 2018 Competition on Automated Text Recognition on a READ Dataset, 16th International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition (ICFHR) - IAPR.
2018
Melhor trabalho de Mestrado na Mostra de Extensão, Pesquisa e Inovação da Escola Politécnica de Pernambuco, apresentado em 18 de outubro de 2019. Orientando: Antonio Victor Alencar Lundgren, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.
2015
Melhor trabalho apresentado na Mostra de Extensão, Pesquisa e Inovação da Escola Politécnica de Pernambuco, realizada no período de 24 a 26 de novembro de 2015. Orientando: Renan Freitas., Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco.
2014
Outstanding performance at the ?ICFHR 2014 Handwritten Digit String Recognition competition?, 14th International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition (ICFHR) - IAPR.
2013
Citação por "Remarkable Contributions to the 1st BRICS Contries and 11th Brazilian Congresses on Computational Intelligence", BRICS-CCI Joint Chairs (of the 5 organizing Countries).
2010
Projeto Referência no Edital Programa Primeiros Projetos (PPP/Facepe/2010), FACEPE.
2009
Prêmio no Seed Forum Finep com a empresa AiLeader Tecnologia, FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos.
2007
Segundo lugar no Prêmio FINEP de Inovação com a empresa AiLeader Tecnologia, FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos.
2004
9º posição do ScienceDirect TOP25 Hottest Articles no periódico Information Processing Letters com o artigo "A symbolic approach for content-based information filtering" (período de July - Sept 2004), ScienceDirect.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:29
Total de citações:39
Fator H:3
Bezerra, Byron L. D.  Data: 10/01/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:39
Total de citações:45
Bezerra, Byron Leite Dantas (Author ID: 6508171878)  Data: 10/01/2017

Outras
Total de trabalhos:56
Total de citações:209
Byron Leite Dantas Bezerra (Google Scholar, h-index 7)  Data: 10/01/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE FREITAS, RAFAELA C.2019DE FREITAS, RAFAELA C. ; ALVES, RODRIGO ; DA SILVA FILHO, ABEL G. ; DE SOUZA, RICARDO E. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; DOS SANTOS, WELLINGTON P. . Electromyography-controlled car: A proof of concept based on surface electromyography, Extreme Learning Machines and low-cost open hardware. COMPUTERS & ELECTRICAL ENGINEERING, v. 73, p. 167-179, 2019.

2.
BARROS, PABLO2016BARROS, PABLO ; MACIEL-JUNIOR, NESTOR T. ; FERNANDES, BRUNO J.T. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; FERNANDES, SERGIO M.M. . A Dynamic Gesture Recognition and Prediction System using the Convexity Approach. Computer Vision and Image Understanding (Print), v. 1, p. 1-11, 2016.

3.
ROCHA, D. S.2016ROCHA, D. S. ; BEZERRA, B. L. D. . Extração de características e classificação de assinaturas manuscritas. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 2, p. 580-586, 2016.

4.
SANTOS, D. G. S.2015SANTOS, D. G. S. ; Fernandes, B. J. T. ; BEZERRA, BYRON L. D. . HAGR-D: A Novel Approach for Gesture Recognition with Depth Maps. Sensors (Basel), v. 15, p. 28646-28664, 2015.

5.
SANTOS, D. G. S.2014SANTOS, D. G. S. ; NETO, R. ; Fernandes, B. J. T. ; BEZERRA, B. L. D. . A Dynamic Gesture Recognition System based on CIPBR Algorithm. Polibits, v. 50, p. 13-19, 2014.

6.
BARROS, P.2013BARROS, P. ; MACIEL JUNIOR, N. T. ; BISNETO, J. M. M. ; Fernandes, B. J. T. ; BEZERRA, B. L. D. ; Fernandes, Sergio M. M. . An Effective Dynamic Gesture Recognition System based on the Feature Vector Reduction for SURF and LCS. Lecture Notes in Computer Science, v. 8131, p. 412-419, 2013.

7.
Leite Dantas Bezerra, Byron2011 Leite Dantas Bezerra, Byron; Tenorio de Carvalho, Francisco de Assis . Symbolic data analysis tools for recommendation systems. Knowledge and Information Systems (electronic resource), v. 26, p. 385-418, 2011.

8.
NEVES, R. F. P.2008NEVES, R. F. P. ; MELLO, C. A. B. ; SILVA, M. S. ; BEZERRA, B. L. D. . Limiarização do Courtesy Amount de Cheques Brasileiros Baseada em Entropia de Tsallis. Revista IEEE América Latina, v. 7, p. 726-731, 2008.

9.
BEZERRA, B. L. D.;Leite Dantas Bezerra, Byron;BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS;BEZERRA, BYRON L. D.;BEZERRA, BYRON L.D.;BEZERRA, B.L.D.;Bezerra, D. Byron;D. BEZERRA, BYRON;DANTAS BEZERRA, BYRON;DANTAS BEZERRA, BYRON LEITE2004 BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de . A symbolic approach for content-based information filtering. Information Processing Letters (Print), Amsterdam (Holanda), v. 92, n.8, p. 45-52, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; ZANCHETTIN, CLEBER ; TOSELLI, A. H. ; PIRLO, G. . Handwriting: Recognition, Development and Analysis. 1. ed. Nova York: Nova Science Publishers, 2017. v. 1. 394p .

Capítulos de livros publicados
1.
SEIJAS, L. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS . Wavelet Descriptors for Handwritten Text Recognition in Historical Documents. In: Byron Leite Dantas Bezerra; Cleber Zanchettin; Alejandro H. Toselli; Giuseppe Pirlo. (Org.). Handwriting: Recognition, Development and Analysis. 1ed.Nova York: Nova Science Publishers, 2017, v. 1, p. 95-112.

2.
FERREIRA, G. V. ; GOUVEIA, F. M. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; MULLER, E. ; ZANCHETTIN, CLEBER ; TOSELLI, A. H. . Handwritten and Printed Image Datasets: A Review and Proposals for Automatic Building. In: Byron Leite Dantas Bezerra; Cleber Zanchettin; Alejandro H. Toselli; Giuseppe Pirlo. (Org.). Handwriting: Recognition, Development and Analysis. 1ed.Nova York: Nova Science Publishers, 2017, v. 1, p. 149-166.

3.
MELO, V. K. S. L. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; NASCIMENTO, R. H. S. N. ; MOURA, G. C. D. ; MARTINS, G. L. L. S. ; PIRLO, G. ; IMPEDOVO, D. . Datasets for Handwritten Signature Verification: A Survey and a New Dataset, the RPPDI-SigData. In: Byron Leite Dantas Bezerra; Cleber Zanchettin; Alejandro H. Toselli; Giuseppe Pirlo. (Org.). Handwriting: Recognition, Development and Analysis. 1ed.Nova York: Nova Science Publishers, 2017, v. 1, p. 345-362.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, V. K. S. L. ; BEZERRA, B. L. D. . A Fully Convolutional Network for Signature Segmentation from Document Images. In: International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition, 2018, Niagara. Proceedings of the 16th International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition, 2018. v. 1. p. 540-545.

2.
OLIVEIRA, D. W. C. ; BEZERRA, B. L. D. ; Valença, Mêuser J. S. . Boosting the deep multidimensional long-short-term memory network for handwritten recognition systems. In: International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition, 2018, Niagara. Proceedings of the 16th International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition, 2018. v. 1. p. 127-132.

3.
BARBOSA, D. S. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; MACIEL, A. A. M. . Development and Integration of Natural Brazilian Portuguese Synthetic Voices to Framework FIVE. In: International Conference on Text, Speech, and Dialogue., 2017, Praga. Proceedings of International Conference on Text, Speech and Dialogue, 2017. v. 1. p. 491-499.

4.
Farias, Igor ; FERNANDES, B. J. T. ; ALBUQUERQUE, E. Q. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS . Tracking and counting of vehicles for flow analysis from urban traffic videos. In: 4th IEEE Latin American Conference on Computational Intelligence, 2017, Arequipa. Proceedings of the 4th IEEE Latin American Conference on Computational Intelligence, 2017. v. 1. p. 1.

5.
LEITE, R. F. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; FERNANDES, B. J. T. . Reconhecimento de Linfoblastos em Imagens de Sangue. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2016.

6.
SANTOS, D. G. S. ; Fernandes, B. J. T. ; BEZERRA, BYRON L.D. . HAGR-D: A Gesture Recognition System based on CIPBR Algorithm. In: Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI'16), 2016, São José dos Campos. Workshop of Theses and Dissertations (WTD) in the 29th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI'16), 2016.

7.
GOMES, R. S. F. ; ROQUE, A. ; RATIVA, D. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; Fernandes, B. J. T. . Reconhecimento de Decúbito de Pacientes Acamados Baseado em Imagens RGB e Depth Maps. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2016.

8.
LEAL, L. R. S. ; BEZERRA, B. L. D. . Smartphone Camera Document Detection Via Geodesic Object Proposals. In: 2016 IEEE LA-CCI (Latin American Conference on Computational Intelligence), 2016, Cartagena de Indias. Proceedings of 2016 IEEE LA-CCI, 2016.

9.
LEAL, L. R. S. ; BEZERRA, B. L. D. . Detecção de Documentos Capturados Por Smartphones Usando Segmentação Geodésica. In: XIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2016), 2016, Recife. Anais do XIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2016). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 1. p. 565-576.

10.
OLIVEIRA, DIÓGENES R. F. ; BEZERRA, BYRON L. D. ; FREITAS, ELYDA L. S. X. ; MACIEL, ALEXANDRE M. A. . Adoption of Software Product Line Development to an Environment of Voice User Interface. In: The 27th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2015. v. 1. p. 705.

11.
SANTOS, D. G. S. ; NETO, R. ; Fernandes, B. J. T. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS . FSSGR: Feature Selection System to Dynamic Gesture Recognition. In: ISCA 2015 - IMAGE-BASED SMART CITY APPLICATION - ICIAP 2015, 2015, Gênova. V. Murino et al. (Eds.): ICIAP 2015 Workshops, LNCS 9281, 2015. v. 1. p. 1-8.

12.
LOPES, ANDRE R. S. ; PRUDENCIO, RICARDO B. C. ; BEZERRA, BYRON L. D. . A collaborative filtering framework based on local and global similarities with similarity tie-breaking criteria. In: 2014 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN), 2014, Beijing. 2014 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN). p. 2887-2893.

13.
GOUVEIA, FELIPE MENDONCA ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; ZANCHETTIN, CLEBER ; MENESES, JOAO RAUL JARDIM . Handwriting recognition system for mobile accessibility to the visually impaired people. In: 2014 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics SMC, 2014, San Diego. 2014 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (SMC). p. 3918-3981.

14.
SANTOS, D. ; NETO, R. ; Fernandes, B. J. T. ; BEZERRA, BYRON L. D. . A Dynamic Gesture Recognition System based on CIPBR Algorithm. In: 13th Mexican International Conference on Artificial Intelligence, 2014, Tuxtla Gutiérrez. Proceedings of the 13th Mexican International Conference on Artificial Intelligence, 2014. v. 1. p. 1-7.

15.
BARROS, PABLO V. A. ; JUNIOR, NESTOR T. M. ; BISNETO, JUVENAL M. M. ; FERNANDES, BRUNO J. T. ; BEZERRA, BYRON L. D. ; Fernandes, Sergio M. M. . Convexity local contour sequences for gesture recognition. In: the 28th Annual ACM Symposium, 2013, Coimbra. Proceedings of the 28th Annual ACM Symposium on Applied Computing - SAC '13. New York: ACM Press. p. 34-39.

16.
JUNIOR, NESTOR T.M. ; BARROS, PABLO V.A. ; FERNANDES, BRUNO J.T. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; FERNANDES, SERGIO M.M. . A Dynamic Gesture Prediction System Based on the CLCS Feature Extraction. In: 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence & 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (BRICSCCI & CBIC), 2013, Ipojuca. 2013 BRICS Congress on Computational Intelligence and 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence. p. 501-506.

17.
FERREIRA, G. V. ; Fernandes, B. J. T. ; BEZERRA, B. L. D. . Uma Abordagem Inteligente para Localização e Mapeamento Simultâneos de Veículos Autônomos. In: 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (CBIC), 2013, Porto de Galinhas - Ipojuca. Proceedings of the 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (CBIC), 2013.

18.
AGUIAR, D. A. ; BEZERRA, B. L. D. ; GALDINO, S. M. L. . Classificação Personalizada de Nós de Grid Utilizando Redes Neurais Artificiais. In: 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (CBIC), 2013, Porto de Galinhas - Ipojuca. Proceedings of the 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (CBIC), 2013.

19.
FRANCISCO, M. Q. ; GOUVEIA, F. M. ; BEZERRA, B. L. D. ; Valença, Mêuser J. S. . Reconhecimento de Escrita Cursiva Offline Utilizando um Modelo Composto por MDRNN-RC. In: 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (CBIC), 2013, Porto de Galinhas - Ipojuca. Proceedings of the 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (CBIC), 2013.

20.
BARROS, PABLO V. A. ; JUNIOR, NESTOR T. M. ; BISNETO, J. M. M. ; FERNANDES, B. J. T. ; BEZERRA, B. L. D. ; Fernandes, Sergio M. M. . An Effective Dynamic Gesture Recognition System Based on the Feature Vector Reduction for SURF and LCS. In: International Conference on Artificial Neural Networks, 2013, Sofia. Proceedings of 23rd International Conference on Artificial Neural Networks, 2013. v. 8131. p. 412-419.

21.
ZANCHETTIN, CLEBER ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; AZEVEDO, WASHINGTON W. . A KNN-SVM hybrid model for cursive handwriting recognition. In: 2012 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN 2012 Brisbane), 2012, Brisbane. The 2012 International Joint Conference on Neural Networks (IJCNN). p. 1-8.

22.
BEZERRA, B. L. D.; Zanchettin C. ; ANDRADE, V. B. . A MDRNN-SVM Hybrid Model for Cursive Offline Handwriting Recognition. In: International Conference on Artificial Neural Networks (ICANN), 2012, Lausanne. ICANN 2012. Berlin Heidelberg: Springer-Verlag, 2012. v. 2. p. 246-254.

23.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; ZANCHETTIN, CLEBER ; BRAGA DE ANDRADE, VINICIUS . A Hybrid RNN Model for Cursive Offline Handwriting Recognition. In: 2012 Brazilian Symposium on Neural Networks (SBRN), 2012, Curitiba. 2012 Brazilian Symposium on Neural Networks. p. 113-118.

24.
SANTOS, EDUARDO JOSE MARCELINO VICENTE DOS ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; AMORIM, JEFFERSON SILVA DE ; NASCIMENTO, ARTHUR INACIO DO . A recommender system architecture for an inter-application environment. In: 2012 12th International Conference on Intelligent Systems Design and Applications (ISDA), 2012, Kochi. 2012 12th International Conference on Intelligent Systems Design and Applications (ISDA), 2012. v. 1. p. 472-477.

25.
RABELO, JULIANO C. B. ; ZANCHETTIN, CLEBER ; MELLO, CARLOS A. B. ; BEZERRA, BYRON L. D. . A Multi-Layer Perceptron approach to threshold documents with complex background. In: 2011 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics SMC, 2011, Anchorage. 2011 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics. p. 2523-2530.

26.
Cunha, C. H. B. ; BEZERRA, B. L. D. . Extensão de um Framework para Interação por Gestos de Mão em Realidade Aumentada. In: VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011, Uberaba-MG. Anais do VIII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2011.

27.
MELLO, CARLOS A.B. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; FERREIRA, AFONSO G.A. ; RABELO, JULIANO C.B. . A filtering algorithm for highly noisy images of Brazilian ATM bank checks. In: 2009 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics SMC, 2009, San Antonio. 2009 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics. p. 148-159.

28.
NEVES, R.F.P. ; MELLO, C.A.B. ; SILVA, M.S. ; BEZERRA, B.L.D. . A new algorithm to threshold the courtesy amount of Brazilian bank checks. In: 2008 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics (SMC), 2008, Singapore. 2008 IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics. p. 1226-1230.

29.
NEVES, R.F.P. ; MELLO, C.A.B. ; SILVA, M.S. ; BEZERRA, B.L.D. . A new technique to threshold the courtesy amount of Brazilian bank checks. In: 2008 International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP), 2008, Bratislava. 2008 15th International Conference on Systems, Signals and Image Processing. p. 93-96.

30.
BEZERRA, B. L. D.; Cavalcanti, G. D. C. ; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . Detecting and Treating Invasion in the Courtesy Amount Field on Bank Checks. In: 11th International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition (ICFHR 2008), 2008, Montreal. Eleventh International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition, 2008.

31.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de ; FILHO, V. M. . Um Método de Filtragem Híbrida Baseado em Perfis Simbólicos Colaborativos. In: VI ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA 2007), 2007, Rio de Janeiro. Anais do VI ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA 2007), 2007. v. 1. p. 1-10.

32.
ZANCHETTIN, C. ; CAVALCANTI, G.D.C. ; DORIA, R.C. ; SILVA, E.F.A. ; RABELO, J.C.B. ; BEZERRA, B.L.D. . A neural architecture to identify courtesy amount delimiters. In: , 2006, Vancouver. . p. 3210-3217.

33.
Zanchettin C. ; Cavalcanti, G. D. C. ; Silva, E. F. A. ; BEZERRA, B. L. D. ; Dória, R. C. ; Rabelo, J. C. B. . Improving the Courtesy Amount Recognition Accuracy Rate Through Delimiters Identification. In: International Workshop on Frontiers in Handwriting Recognition, 2006, Le Baule. Proceedings of the International Workshop on Frontiers in Handwriting Recognition.

34.
C. CAVALCANTI, GEORGE ; SILVA, EDUARDO ; ZANCHETTIN, CLEBER ; D. BEZERRA, BYRON ; DORIA, RODRIGO ; B. RABELO, JULIANO . A Heuristic Binarization Algorithm for Documents with Complex Background. In: , 2006, Atlanta Marriott Marquis. . v. 1. p. 389-392.

35.
DANTAS BEZERRA, BYRON; ASSIS T. CARVALHO, FRANCISCO ; FILHO, VALMIR . C^2:: A Collaborative Recommendation System Based on Modal Symbolic User Profile. In: 2006 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence (WI 2006 Main Conference Proceedings)(WI'06), 2006, Hong Kong. 2006 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence (WI 2006 Main Conference Proceedings)(WI'06). p. 673-679.

36.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de . Maximizando o Conhecimento sobre o Usuário com o Mínimo de Informação Disponibilizada. In: V Encontro Nacional de Inteligência Artificial - ENIA2005, 2005, São Leopoldo - RS. Anais do V Encontro Nacional de Inteligência Artificial - ENIA2005, 2005. p. 583-592.

37.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de . A symbolic hybrid approach to face the new user problem in recommender systems. In: Australian Joint Conference on Artificial Intelligence - AI2004, 2004, Cairns. Proceedings of the 17th Australian Joint Conference on Artificial Intelligence (AI2004). Lectures Notes on Artificial Intelligence.. Berlin (Alemanha): Springer-Verlag, 2004. v. 3339. p. 1011-1016.

38.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de ; ALVES, G. S. . Collaborative Filtering based on Modal Symbolic User Profiles: knowing you in the first meeting.. In: IX Ibero-American Conference on Artificial Intelligence (IBERAMIA2004), 2004, Puebla (Mexico). Proceedings of the IX Ibero-American Conference on Artificial Intelligence (IBERAMIA2004). Lectures Notes in Computer Science.. Berlin (Germany): Springer-Verlag, 2004. v. 3315. p. 235-245.

39.
CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de ; BEZERRA, B. L. D. . Information Filtering based on Modal Symbolic Objects. In: 26th Annual Conference of the Germany Classification Society (Gfkl2002), 2003, Manheim (Alemanha). Between Data Science and Applied Data Analysis. Proceedings of the 26th Annual Conference of the Germany Classification Society (Gfkl2002). Berlin (Germany): Springer-Verlag, 2003. p. 395-404.

40.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de ; RAMALHO, Geber Lisboa ; ZUCKER, Jean-daniel . Speeding up Recommender Systems with Meta-Prototypes. In: 16th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence (SBIA2002), 2002, Porto de Galinhas. Advances in Artificial Intelligence. Lectures Notes on Artificial Intelligence (LNAI 2507). Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Artificial Intelligence (SBIA2002).. Berlin (Germany): Springer-Verlag, 2002. v. 2507. p. 227-236.

41.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de ; RAMALHO, Geber Lisboa ; ZUCKER, Jean-daniel . Speeding Up Recommendation Systems. In: Workshop on Personalization in Future TV (AH'2002), 2002, Málaga. Proceedings of the AH'2002 Workshop on Personalization in Future TV (AH'2002). Málaga: Universidad de Málaga, 2002. p. 91-100.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de . Aprimorando o Desempenho de Sistemas de Recomendação Personalizados com Meta-Protótipos. In: IV ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2003, Campinas. Anais do IV ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, B. L. D.; CARVALHO, Francisco de Assis Tenório de ; RAMALHO, Geber Lisboa ; ZUCKER, Jean-daniel . Content based Information Filtering based on Modal Symbolic Objects. In: 26th Annual Conference of the Germany Classification Society (Gfkl2002), 2002, Mannheim. Collection of Abstracts of the 26th Annual Conference of the Germany Classification Society (Gfkl2002). Mannheim (Alemanha): Mannheim University Publishers, 2002. p. 45-45.

Artigos aceitos para publicação
1.
DANTAS BEZERRA, BYRON LEITE; MELO, VICTOR ; IMPEDOVO, DONATO ; PIRLO, GIUSEPPE ; LUNDGREN, ANTONIO . A Deep Learning Approach to Generate Offline Handwritten Signatures Based on Online Samples. IET Biometrics, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BEZERRA, B.L.D.. Boosting the deep multidimensional long-short-term memory network for handwritten recognition systems. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BEZERRA, B. L. D.. A Fully Convolutional Network for Signature Segmentation from Document Images. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ZADROZNY, B. ; BEZERRA, B. L. D. ; GAMA, J. ; RODRIGUEZ, L. ; CUNHA, R. ; CAVALCANTE, V. . Industrial meeting on artificial intelligence and data science in industry. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, D. G. S. ; BEZERRA, B. L. D. ; FERNANDES, B. J. T. . A Gesture Recognition System based on CIPBR Algorithm. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LEAL, L. R. S. ; BEZERRA, B. L. D. . Detecção de Documentos Capturados Por Smartphones Usando Segmentação Geodésica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BEZERRA, BYRON L. D.. FSSGR: Feature Selection System to Dynamic Gesture Recognition. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BEZERRA, BYRON L. D.; PIRLO, G. ; IMPEDOVO, D. . Image-based Smart City Applications. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BEZERRA, B. L. D.; Zanchettin C. . Apresentação dos Resultados da Consultoria em Qualidade de Imagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.

2.

3.
Zanchettin C. ; FERREIRA, A. G. A. ; BEZERRA, B. L. D. . DSIQ. 2010.

4.

5.

6.

7.

8.
Zanchettin C. ; BEZERRA, B. L. D. . iBinarize. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
BEZERRA, B. L. D.; Zanchettin C. ; MELLO, C. A. B. . Recomendações para a melhoria da captura, segurança, armazenamento e qualidade da imagem digital dos cheques bancários brasileiros processados no projeto Compe por Imagem. 2011. (Relatório de pesquisa).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
Rabelo, J. C. B. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; ZANCHETTIN, CLEBER . DSTE. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000607-3, data de registro: 18/06/2015, título: "DSTE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
ZANCHETTIN, C. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; Rabelo, J. C. B. . DSSV. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000609-0, data de registro: 18/06/2015, título: "DSSV" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSDC. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000615-4, data de registro: 18/06/2015, título: "DSDC" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSCHEQUE. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000613-8, data de registro: 18/06/2015, título: "DSCHEQUE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSID. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000611-1, data de registro: 18/06/2015, título: "DSID" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
Zanchettin C. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; Rabelo, J. C. B. . DSCaptcha. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000612-0, data de registro: 18/06/2015, título: "DSCaptcha" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
RABELO, JULIANO C. B. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; Zanchettin C. . DSPhoto. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000610-3, data de registro: 18/06/2015, título: "DSPhoto" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

8.
BEZERRA, BYRON L.D.; Rabelo, J. C. B. . DSDI. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001710-7, data de registro: 29/12/2017, título: "DSDI" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

9.
BEZERRA, BYRON L.D.; Rabelo, J. C. B. . DS Image Converter. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001716-6, data de registro: 29/12/2017, título: "DS Image Converter" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

10.
BEZERRA, BYRON L.D.; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSIP. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001711-5, data de registro: 29/12/2017, título: "DSIP" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

11.
FERREIRA, A. G. A. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; Zanchettin C. . DSIQ. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001712-3, data de registro: 29/12/2017, título: "DSIQ" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

12.
BEZERRA, BYRON L.D.; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSIR. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001679-8, data de registro: 29/12/2017, título: "DSIR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

13.
FERREIRA, A. G. A. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSOCR. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001714-0, data de registro: 29/12/2017, título: "DSOCR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

14.
BEZERRA, BYRON L.D.. DSSV Biometric. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001715-8, data de registro: 29/12/2017, título: "DSSV Biometric" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

15.
BEZERRA, BYRON L.D.; Rabelo, J. C. B. . DS Video Adjust. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001717-4, data de registro: 29/12/2017, título: "DS Video Adjust" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BEZERRA, BYRON L.D.; NARANJO, F. J. C.; FERNANDES, B. J. T.. Participação em banca de Janderson Romário Borges da Cruz Ferreira. Algoritmo de Planejamento de Rotas Baseado em Informação Afetiva para Navegação Robótica. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

2.
Silveira, D. S.; SCHMITZ, E. A.; BEZERRA, BYRON L.D.. Participação em banca de Maria Luiza Florencio de Queiroz Albuquerque. Mutatis mutandis: construindo fragmentos de processos de negócio para serviços de contato intenso. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
OLIVEIRA, A. L. I.; BEZERRA, BYRON L.D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Wilton Moreira de Santana Junior. Mineração em dados do Enem para a predição do desempenho acadêmico no âmbito da rede federal de educação tecnológica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
BEZERRA, B.L.D.; FERNANDES, B. J. T.; OLIVEIRA, M. C.. Participação em banca de Tiago Alves Bernardo de Lima. Modelo Baseado em Redes Neurais Convolucionais 3D para Reconhecimento de Ações Humanas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

5.
FERNANDES, B. J. T.; BEZERRA, B.L.D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Victor Kleber Santos Leite Melo. A Deep Learning Approach to Generate Off-line Handwritten Signatures Based on On-line Samples. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

6.
BEZERRA, B.L.D.; BARBOZA, E. A.; Filho, Carmelo J. A. B.. Participação em banca de Rodrigo Felipe Albuquerque Paiva de Oliveira. Avaliando Técnicas de Aprendizado Profundo para Diagnóstico de Doenças Tropicais Negligenciadas em Imagens de Exames Parasitológicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

7.
OLIVEIRA, A. L. I.; BEZERRA, B.L.D.; Zanchettin C.. Participação em banca de David Lopes de Macêdo. Enhancing Deep Leaning Performance using Displaced Rectifier Linear Unit. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Santos, W. P.; BEZERRA, B. L. D.; RIBEIRO, E.. Participação em banca de Renan de Freitas Leite. Aplicação de Reconhecimento de Placas Sinalizadoras em Tempo Real. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

9.
FERNANDES, B. J. T.; BEZERRA, B. L. D.; BERNARDINO JUNIOR, F. M.. Participação em banca de Luciano Roberto da Silva Leal. Detecção de Documentos Capturados por Câmeras de Smartphones. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

10.
BEZERRA, B. L. D.; Fernandes, Sergio M. M.; LINS, R. C.. Participação em banca de Hugo Leonardo Marcolino dos Santos. Uma Rede Neural Autoassociativa para Segmentação de Imagens. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

11.
BEZERRA, B. L. D.; Filho, Carmelo J. A. B.; ARAUJO, D. R. B.. Participação em banca de Victor César de França Lima. Aperfeiçoamento de Técnicas de Escolha de Anúncios para Plataformas de Propaganda. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

12.
Zanchettin C.; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; MELLO, C. A. B.. Participação em banca de Leandro Henrique Espíndola Viana de Almeida. Binarização de imagens de documentos utilizando estimativa local de largura de traço. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
Zanchettin C.; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; MELLO, C. A. B.. Participação em banca de Robson David Montenegro. Retificação de imagens de documentos capturados por dispositivos móveis utilizando transformada de hough e histogramas de gradientes orientados. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
ALMEIDA, L. M.; BEZERRA, BYRON L. D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Davi Hirafuji Neiva. Uma Proposta de Sistema para Tradução entre Linguagens de Sinais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
SEIJAS, L.; MELLO, C. A. B.; BEZERRA, BYRON L. D.. Participação em banca de Diego George da Silva Santos. Um Sistema para Reconhecimento de Gestos Baseado no Algoritmo Ransac Convexo. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

16.
Filho, Carmelo J. A. B.; BEZERRA, B. L. D.; OLIVEIRA, A. L. I.. Participação em banca de Débora Natália de Oliveira Nascimento. Classificação Adaboost para Reconhecimento de Elementos Figurados do Sangue. 2014. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE SISTEMAS) - Universidade de Pernambuco.

17.
ALMEIDA, L. M.; BEZERRA, B. L. D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Davi Delgado Clerot. Verificação de Assinaturas Off-line utilizando o Coeficiente de Correlação de Pearson. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

18.
ALMEIDA, L. M.; BEZERRA, BYRON L. D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Renatha do Amaral Accioly Alves. Verificação de assinaturas de diferentes tamanhos utilizando a técnica One Class Classifier. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
Zanchettin C.; BEZERRA, BYRON L. D.; MELLO, C. A. B.. Participação em banca de Saulo Cadete Santos Machado. Segmentação de texto em imagens de mapas e plantas baixas antigos. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

20.
BEZERRA, B. L. D.; FERREIRA, T. A. E.; Fernandes, Sergio M. M.. Participação em banca de Pablo Vinícius Alves de Barros. Um Sistema para Reconhecimento e Previsão de Gestos. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

21.
BEZERRA, B. L. D.; FONTANA, E.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Leandro Honorato de Souza Silva. Aplicação de Reconhecimento de Padrões para Detecção de Chuva e Melhoria em Sistemas de Classificação de Risco de Flashover em Linhas de Transmissão de Alta Tensão. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

22.
MACIEL, A. A. M.; BEZERRA, B. L. D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Eduardo José Marcelino Vicente dos Santos. Um sistema de recomendação inter-aplicações. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

23.
Prudêncio, R. B. C.; BEZERRA, B. L. D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Eduardo Henrique de Melo Lima. Estudo de modelos de predições em um sistema de compartilhamento de bicicletas público. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

24.
BEZERRA, B. L. D.; CANDEIAS, A. L. B.; Santos, W. P.. Participação em banca de Higor Neto Lima. Triagem Virtual de Imagens de Patologia usando Técnicas de CBIR e Redes Neurais. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

25.
Fernandes, Sergio M. M.; MARTINO, J. M.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Carlos Henrique Barbosa da Cunha. Reconhecimento de Gestos de Mão Aplicado a Interação em Realidade Aumentada. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

26.
Valença, Mêuser J. S.; MELLO, C. A. B.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Vinícius Braga de Andrade. Aplicação de um sistema composto MDRNN-SVM para reconhecimento de escrita cursiva. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

27.
Zanchettin C.; BEZERRA, B. L. D.; Prudêncio, R. B. C.. Participação em banca de André Ricardo Schaffer Lopes. Sistemas de Recomendação utilizando Similaridades Globais para Aliviar o Problema da Esparsidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

28.
BEZERRA, B. L. D.; CAMPOS, L. C. D.; Neto, Fernando B. L.. Participação em banca de Luis Felipe de Araújo Pessoa. Wolf-Pack Approximation utilizando Funções de Núcleo. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

29.
BEZERRA, B. L. D.; Marwala, T.; Neto, Fernando B. L.. Participação em banca de Marcos Álvares Barbosa Junior. Using Agent-based Models in Econometrics for Forecasting Intergenerational Mobility Phenomenon. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

30.
Moura, H. P.; Lima, S. C. S.; Gusmão, C. M. G.; BEZERRA, B. L. D.; Silva, F. Q. B.. Participação em banca de Carlos Henrique Rodrigues Alexandria. Um estudo sobre alinhamento de Portfólio de Projetos baseado em avaliação de complexidade e Importância Estratégica no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

31.
BEZERRA, B. L. D.; Coelho, André L. V.; Filho, Carmelo J. A. B.. Participação em banca de Salomão Sampaio Madeiro. Buscas Multimodais por Cardumes Baseados em Densidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

32.
Prudêncio, R. B. C.; BEZERRA, B. L. D.; Zanchettin C.. Participação em banca de Renata Azevedo Santos Carvalho. Data Mining no contexo de Customer Relationship Management em uma franquia Coca-Cola Company. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

33.
BEZERRA, B. L. D.; Jucá, P. M.. Participação em banca de Bruno César de Queiroz Lima. Um sistema de recomendação para projetos em redes sociais utilizando filtragem colaborativa. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

34.
BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Vinícius de Melo Jucá. Decomposição Quadtree Modificada para Segmentação de Texturas. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

35.
BEZERRA, B. L. D.; Jucá, P. M.. Participação em banca de Ademar Izu Gomes. Inferindo Confiança entre Membros de uma Rede Social. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, A. L. I.; CARVALHO, A. C. P. L. F.; Filho, Carmelo J. A. B.; BEZERRA, B.L.D.; ALMEIDA, C. W. D.. Participação em banca de Telmo de Menezes e Silva Filho. Classificação Baseada em Protótipos de Decisão Mais Próximos e Distâncias Adaptativas. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
TEDESCO, P. C. A. R.; BEZERRA, B. L. D.; GAMA, K. S.; COSTA, E. B.; Queiroz, S. R. M.. Participação em banca de Dougla Véras e Silva. CD-CARS: Cross-domain Context-aware Recommender Systems. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Cavalcanti, G. D. C.; Zanchettin C.; OLIVEIRA, A. L. I.; SOARES, L. E. O.; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS. Participação em banca de Alberto Nicodemus Gomes Lopes Filho. Simulação de forças físicas para segmentação e restauração de dígitos e sequências de dígitos em imagens de documentos manuscritos. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LINS, R. D.; ROCHA JUNIOR, V. C.; SOUZA, R. M. C.; BEZERRA, B. L. D.; OLIVEIRA, D. M.. Participação em banca de Gabriel de França Pereira e Silva. Algoritmos para Classificação, Filtragem e Transcrição de Imagens de Documentos. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
OLIVEIRA, A. L. I.; Zanchettin C.; AMARAL, G. J. A.; Filho, Carmelo J. A. B.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Roberta Andrade de Araújo Fagundes. Métodos de regressão robusta e kernel para dados intervalares. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
TEDESCO, P. C. A. R.; BEZERRA, BYRON L. D.; GAMA, K. S.. Participação em banca de Douglas Véras e Silva. CD-CARS: Cross-Domain Context-Aware Recommender Systems. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
ROCHA JUNIOR, V. C.; SOUZA, R. M. C.; BEZERRA, B. L. D.; OLIVEIRA, D. M.. Participação em banca de Gabriel de França Pereira e Silva. Algoritmos para Classificação, Filtragem e Transcrição de Imagens de Documentos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
OLIVEIRA, A. L. I.; AMARAL, G. J. A.; Filho, Carmelo J. A. B.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Roberta Andrade de Araújo Fagundes. Método de Regressão Robusta e Kernel para Dados do Tipo Intervalo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
BEZERRA, BYRON L. D.. Participação em banca de Paulo Filipe Cândido Barbosa. Algoritmo para geração de caminhos sub-ótimos em redes de telecomunicações. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERNANDES, B. J. T.; LIMA, E. B.; BEZERRA, B.L.D.. Participação em banca de Raphael Brito Alencar. Sistema de Comparação de Imagens de Faces em Múltiplas Resoluções, Baseado em Redes Neurais Siamesas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco.

2.
MACIEL, A. A. M.; FILHO, V. M.; BEZERRA, B.L.D.. Participação em banca de Márcia Marina da Silva Rodrigues. Processamento de Linguagem Natural para Reconhecimento de Entidades Nomeadas em Textos Jurídicos de Atos Administrativos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco.

3.
RODRIGUES, J. B.; RODRIGUES, R. L.; BEZERRA, B.L.D.. Participação em banca de Marcos Antonio Almeida Souto Junior. Uma Investigação sobre o Efeito da Combinação de Algoritmos em Sistemas de Recomendação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco.

4.
BEZERRA, B.L.D.; MACIEL, A. A. M.; ALMEIDA, L. M.. Participação em banca de Guilherme Guimarães de Queiroz. Uma Metodologia de Análise de Sentimentos dos Candidatos às Eleições Presidenciais de 2018 no Twitter. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco.

5.
BEZERRA, B.L.D.; PENAFORTE, D.; RODRIGUES, J. B.. Participação em banca de João Alberto da Silva Amaral. Alocação de Tópicos Latentes - Um Modelo para Segmentação de Dados de Auditoria do Governo de Pernambuco. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BEZERRA, BYRON L.D.; FARIAS, T. S. M. C.. Participação em banca de Felipe Jorge Pereira.Componentes Governados por Dados, Shell um Framework para Unity 3D. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade de Pernambuco.

2.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Fernandes, B. J. T.. Participação em banca de Gearlles Viana Ferreira.Análise de Técnicas de Extração de Características para Verificação de Assinaturas Manuscritas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

3.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Fernandes, B. J. T.. Participação em banca de Felipe Mendonça Gouveia.Sistema móvel para áudio-transcrição de escrita cursiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

4.
BEZERRA, B.L.D.; MACIEL, A. A. M.. Participação em banca de Bruno Rafael Barbosa Lima.Investigação do Perfil de Uso dos Tutores utilizando Mineração de Dados Educacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

5.
BEZERRA, B. L. D.; Fernandes, B. J. T.. Participação em banca de Henrique da Costa Siqueira.SCD: Uma ferramenta para extração de informação de sinais de pele para identificação de melanoma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

6.
BEZERRA, B. L. D.; Fernandes, B. J. T.. Participação em banca de Henrique José Amorim de Andrade.Segmentação de Imagens Utilizando Ludificação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade de Pernambuco.

7.
BEZERRA, B. L. D.; Fernandes, B. J. T.. Participação em banca de Bruno Henrique Massakazu Yamashita.Aplicação da matriz de fatoração não negativa para visão computacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

8.
BEZERRA, B. L. D.; GOMES, G.. Participação em banca de Luciano Roberto da Silva Leal.Ferramentas e métodos para validação de idéias utilizando customer development e lean startup. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

9.
Fernandes, B. J. T.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Andersson Nelson de Melo Pinheiro.Desenvolvimento de um sistema de autenticação de usuários baseado em biometria facial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

10.
Neto, Fernando B. L.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Arthur Inácio do Nascimento.Análise de técnicas de filtragem colaborativa em um sistema de recomendação inter-aplicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

11.
BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Hitalo Oliveira da Silva.Sistema de gestão corporativa de TI - SGCTI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

12.
Valença, Mêuser J. S.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Saulo Cadete Santos Machado.Reconhecimento offline de escrita cursiva usando redes neurais recorrentes multidimensionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

13.
BEZERRA, B. L. D.; Fernandes, B. J. T.. Participação em banca de Elton Silva de Oliveira.Busca dos parâmetros ótimos de uma rede neural piramidal (pyranet) utilizando algoritmos genéticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

14.
BEZERRA, B. L. D.; Fernandes, B. J. T.. Participação em banca de Teogenes Eufrasio Bezerra.Reconhecimento de Faces com Imagens Infravermelhas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

15.
Silveira, D. S.; BEZERRA, B. L. D.. Participação em banca de Jefferson Silva de Amorim.Um Serviço de Recomendação Inter-aplicações Baseado em Filtragem Colaborativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

16.
BEZERRA, B. L. D.; Neto, Fernando B. L.. Participação em banca de Robson Carneiro Correia da Silva.Sistema Especialista de Apoio à Decisão para o Diagnóstico de Falhas em Aeronaves. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

17.
BEZERRA, B. L. D.; Santos, W. P.. Participação em banca de CARLOS BRUNO GOMES CAHU.Uma abordagem BSP Tree na esteganografia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

18.
BEZERRA, B. L. D.; MELLO, C. A. B.. Participação em banca de EVERTON BARBOSA LACERDA.Segmentação de dígitos manuscritos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

19.
BEZERRA, B. L. D.; Queiroz, S. R. M.. Participação em banca de Ignacio Miranda Cordeiro Neto.Um Modelo de Reuso e Compartilhamento de Software para Empresas Públicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

20.
BEZERRA, B. L. D.; Neto, Fernando B. L.. Participação em banca de Thiego Wanderley Fontes de Oliveira.Aplicação de Redes Neurais Artificiais na Modelagem de um Classificador de Formas Clínicas de Dengue Utilizando dados Genômicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

21.
BEZERRA, B. L. D.; Fernandes, Sergio M. M.. Participação em banca de Anderson Carlos Moreira Tavares.Aplicação de um Ambiente Virtual Colaborativo Utilizando Realidade Virtual Aumentada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

22.
BEZERRA, B. L. D.; Valença, Mêuser J. S.. Participação em banca de Alexandre da Costa Batista.Análise da Aplicação de Algoritmos de Data Mining em Bases de Dados de Vendas de Produtos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.

23.
BEZERRA, B. L. D.; MELLO, C. A. B.. Participação em banca de Maira Saboia da Silva.Binarização de Imagens de Cheques. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALENCAR, F. M. R.; BEZERRA, B.L.D.; FEITOSA, M. A. F.. Concurso Público para Professor Adjunto de Nível Superior do Curso de Engenharia Eletrônica. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Cruz, Maria L. P. M.; BEZERRA, B. L. D.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Engenharia da Computação. 2009. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
BEZERRA, BYRON L.D.. Banca Examinadora de Projetos de Iniciação Científica - Edital IC/PFA/UPE. 2018. Universidade de Pernambuco.

2.
BEZERRA, B.L.D.. Revisor do International Journal of Pattern Recognition and Artificial Intelligence. 2016. World Scientific Publishing.

3.
SANTOS, A. C. O.; SOBRA, A. P. V.; BEZERRA, BYRON L. D.; AMORIM, V. C. S. A.; SILVA, J. D.. Comissão de Promoção ao Cargo de Professor Associado. 2015. Universidade de Pernambuco.

4.
BEZERRA, B.L.D.. Membro do Comitê Científico da Mostra de Extensão, Inovação e Pesquisa da POLI/UPE. 2015. Universidade de Pernambuco.

5.
BEZERRA, B. L. D.. The 24th International Conference on Artificial Neural Networks. 2014. European Neural Network Society.

6.
BEZERRA, B. L. D.. The Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) and Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC). 2014. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

7.
BEZERRA, BYRON L. D.. Revisor do IET Image Processing Journal. 2014. Thomson Reuters Serviços Econômicos.

8.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Cruz, Maria L. P. M.; GALDINO, S. M. L.. Banca de Seleção do Mestrado em Engenharia de Computação. 2013. Universidade de Pernambuco.

9.
BEZERRA, B. L. D.. Banca de qualificação de Paulo Filipe Cândido Barbosa. 2013. Universidade de Pernambuco.

10.
BEZERRA, B. L. D.; Cruz, Maria L. P. M.; Menezes, L. C. S.. Banca de Seleção do Mestrado em Engenharia de Computação. 2011. Universidade de Pernambuco.

11.
BEZERRA, B. L. D.; Cruz, Maria L. P. M.; Menezes, L. C. S.. Banca de Seleção do Mestrado em Engenharia de Computação. 2010. Universidade de Pernambuco.

12.
BEZERRA, B. L. D.. Banca de Qualificação de Mestrado. 2010. Universidade de Pernambuco.

13.
BEZERRA, B. L. D.. Banca de Qualificação de Mestrado. 2010. Universidade de Pernambuco.

14.
BEZERRA, B. L. D.. Banca de Qualificação de Mestrado. 2010. Universidade de Pernambuco.

15.
BEZERRA, B. L. D.. Banca de Qualificação de Mestrado. 2010. Universidade de Pernambuco.

16.
BEZERRA, B. L. D.. Banca de Qualificação de Mestrado. 2010. Universidade de Pernambuco.

17.
BEZERRA, B. L. D.. Banca de Qualificação de Mestrado. 2010. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS). Invited talk in the Industrial Panel. 2016. (Congresso).

2.
Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIAC/BRACIS). Detecção de Documentos Capturados Por Smartphones Usando Segmentação Geodésica. 2016. (Congresso).

3.
Visita técnica para desenvolvimento de parcerias e desenvolvimento de projeto de pesquisa.Reconhecimento de manuscritos. 2016. (Outra).

4.
XXIX Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI). A Gesture Recognition System based on CIPBR Algorithm. 2016. (Congresso).

5.
International Conference on Image Analysis and Processing. Image-based Smart City Applications Workshop (ISCA). 2015. (Exposição).

6.
ISCA 2015 - IMAGE-BASED SMART CITY APPLICATION - ICIAP 2015. FSSGR: Feature Selection System to Dynamic Gesture Recognition. 2015. (Congresso).

7.
Pattern Recognition and Human Language Technology Center.Visita Técnica para Colaboração em Pesquisa. 2015. (Outra).

8.
Seminário de Acompanhamento da Área de Ciência da Computação.Apresentação do Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco. 2015. (Seminário).

9.
Visita técnica para desenvolvimento de parcerias e desenvolvimento de projeto de pesquisa.Reconhecimento de escrita e processamento de documentos. 2015. (Outra).

10.
14th International Conference on Frontiers in Handwriting Recognition. Competition on Handwritten Digit String Recognition in Challenging Datasets. 2014. (Congresso).

11.
Encontro de Pós-graduação e Pesquisa, Seminário de Iniciação Científica e Seminário de Inovação Tecnológica.Avaliação de trabalhos do Encontro. 2014. (Encontro).

12.
IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics. Handwriting recognition system for mobile accessibility to the visually impaired people. 2014. (Congresso).

13.
Mostra de Extensão, Pesquisa e Inovação da Semana Universitária da Escola Politécnica de Pernambuco -.Avaliação de trabalhos da Mostra. 2014. (Simpósio).

14.
1st BRICS Countries Conference on Computational Intelligence.. A Dynamic Gesture Prediction System Based on The CLCS Feature Extraction. 2013. (Congresso).

15.
Campus Party Brazil. 2012. (Encontro).

16.
International Conference on Artificial Neural Networks. A MDRNN-SVM Hybrid Model for Cursive Offline Handwriting Recognition. 2012. (Congresso).

17.
Seminário de Engenharia de Computação.A Gestão do Conhecimento Corporativo. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRLO, G. ; IMPEDOVO, D. ; BEZERRA, B. L. D. . International Workshop on Image-based Smart City Applications (ISCA). 2015. (Outro).

2.
BEZERRA, B. L. D.; CHAVES, D. . Treasure of 1st BRICS Countries Congress (BRICS-CCI) and 11th Brazilian Congress (CBIC) on Computational Intelligence. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ARTHUR FLOR DE SOUSA NETO. Aplicação e desenvolvimento de técnicas de Processamento de Linguagem Natural para aprimoramento de sistemas de reconhecimento de escrita. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, CALLERE SOLUÇÕES E COMUNICAÇÃO EM INFORMATICA S/A. (Orientador).

2.
ANTONIO VICTOR ALENCAR LUNDGREN. Utilização de Deep Learning para Reconhecimento de Textos em Plataformas Robóticas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
PALOMA GABRIELA SANTOS SILVA. Aplicação de técnicas de segmentação de imagens para extração de assinaturas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
DAYVID WELLES DE CASTRO OLIVEIRA. Novas abordagens para o reconhecimento automático de imagens de linhas de textos manuscritos. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

2.
Eduardo José Marcelino Vicente dos Santos. Investigação de Métricas para o Reconhecimento de Padrões em Bases de dados Desbalanceadas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco. (Coorientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
ESTANISLAU BAPTISTA LIMA. Início: 2018. Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Iniciação científica
1.
Matheus Henrique Marques da Silva. Sistema de reconhecimento de texto e síntese de áudio para auxílio a deficientes visuais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, CALLERE SOLUÇÕES E COMUNICAÇÃO EM INFORMATICA S/A. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DAYVID WELLES DE CASTRO OLIVEIRA. Deep Multidimensional Recurrent Neural Networks for Offline Handwriting Text Line Recognition. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

2.
Rafaela Covello de Freitas. Imagens Pseudo-Reconstruídas e Máquina de Aprendizado Extremo Gauss-Seidel Aplicadas a Padrões de Sinais Eletromiográficas. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

3.
Victor Kléber Santos Leite Melo. A Deep Learning Approach to Generate Off-line Handwritten Signatures Based on On-line Samples. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

4.
Luciano Roberto da Silva Leal. Detecção de Documentos Capturados por Câmeras de Smartphones. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

5.
Renan de Freitas Leite. Aplicação de Reconhecimento de Placas Sinalizadoras em Tempo Real. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

6.
Rostan da Silva Ferreira Gomes. Reconhecimento de Decúbito de Pacientes Acamados Baseado em Imagens RGB e Depth Maps. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

7.
Danilo de Sousa Barbosa. Análise e Proposição de Modelos de Síntese de Fala para Integração ao Framework FIVE. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

8.
Diego George da Silva Santos. Um Sistema para Reconhecimento de Gestos Baseado no Algoritmo Ransac Convexo. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

9.
Leandro Cavalcanti de Santana. Integração de um Mecanismo de Mineração de Dados Educacionais ao Moodle. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

10.
Eduardo José Marcelino Vicente dos Santos. Um sistema de recomendação inter-aplicações. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

11.
Diógenes Ricardo Freitas de Oliveira. Aplicação de uma Abordagem Orientada a Linhas de Produto de Software ao Ambiente de Desenvolvimento de Interface de Voz FIVE. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

12.
Carlos Henrique Barbosa da Cunha. SudaRA: um Framework para Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Aumentada. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

13.
Vinícius Braga de Andrade. Aplicação de um sistema composto MDRNN-SVM para reconhecimento de escrita cursiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Leticia Maria Seijas. 2015. Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Byron Leite Dantas Bezerra.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Raphael Brito Alencar. Sistema de Comparação de Imagens de Faces em Múltiplas Resoluções, Baseado em Redes Neurais Siamesas. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

2.
Márcia Marina da Silva Rodrigues. Processamento de Linguagem Natural para Reconhecimento de Entidades Nomeadas em Textos Jurídicos de Atos Administrativos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

3.
Marcos Antonio Almeida Souto Junior. Uma Investigação sobre o Efeito da Combinação de Algoritmos em Sistemas de Recomendação. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência de Dados e Analytics) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Mendonça Gouveia. Sistema móvel para áudio-transcrição de escrita cursiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

2.
Gearlles Viana Ferreira. Análise de técnicas de extração de características para verificação de assinaturas manuscritas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

3.
Saulo Cadete Santos Machado. Reconhecimento offline de escrita cursiva usando redes neurais recorrentes multidimensionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

4.
Hitalo Oliveira da Silva. Sistema de gestão corporativa de TI - SGCTI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

5.
Arthur Inácio do Nascimento. Análise de técnicas de filtragem colaborativa em um sistema de recomendação inter-aplicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

6.
Andersson Nelson de Melo Pinheiro. Desenvolvimento de um sistema de autenticação de usuários baseado em biometria facial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

7.
Jefferson Silva de Amorim. Um Serviço de Recomendação Inter-aplicações Baseado em Filtragem Colaborativa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

8.
Ignácio Miranda Neto. Um Modelo de Reuso e Compartilhamento de Software para Empresas Públicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

Iniciação científica
1.
MARCUS VINICIUS BARACHO DA SILVA. Identificação de Objetos e Textos em Cenas por Robô Móvel. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

2.
Gabriel Calazans Duarte de Moura. SISTEMA DE RECONHECIMENTO DE OBJETOS E SÍNTESE DE ÁUDIO EM GOOGLE GLASS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

3.
Filipe Lopes Mendes. Localização e segmentação de assinaturas em documentos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade de Pernambuco, UPE. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

4.
DANILO SIMPLlCIO DA ROCHA. Extração de características e classificação de assinaturas manuscritas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

5.
Airton Soares da Silva Júnior. Avaliação e aprimoramento do reconhecimento de textos manuscritos obtidos por câmeras de dispositivos móveis. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

6.
Alexandre Diego Santos Silva. Pré-processamento de imagens obtidas por câmeras de dispositivos móveis para o reconhecimento de textos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

7.
Italo Yoshito Fujisawa. Classificação de textos manuscritos em fotos de documentos e quadros escritos à mão. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

8.
Felipe Mendonça Gouveia. Reconhecimento de Palavra Cursiva em Dispositivos Móveis. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

9.
Gearlles Viana Ferreira. Uma abordagem inteligente para mapeamento de terrenos utilizando imagens 3D. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

10.
Nestor Tavares Maciel Júnior. Reconhecimento de Gestos: Desenvolvimento de uma Ferramenta para Reconhecimento de LIBRAS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

11.
Vinícius Araújo de Albuquerque. Pré-processamento e segmentação de pele para Reconhecimento de Gestos em Dispositivos Móveis. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

12.
Rodrigo Cavalcanti Neto. Pré-processamento e segmentação de pele para Reconhecimento de Gestos em Dispositivos Móveis. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

13.
Felipe Costa Farias. Desenvolvimento do ambiente experimental no contexto de um sistema de reconhecimento de gestos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

14.
Juvenal Moreira Maia Bisneto. Reconhecimento de Gestos: Desenvolvimento de uma Ferramenta para Reconhecimento de LIBRAS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

15.
Gearlles Viana Ferreira. Captura e pré-processamento de dados multimídia, como imagens, som e vídeo, em celulares e sua transmissão para servidor de alto desempenho para aplicações de reconhecimento de padrões. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

16.
Marcello Angelis Coutinho de Medeiros. Aprimoramento da Qualidade de Imagens de Palavras Cursivas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

17.
Saulo Cadete Santos Machado. Reconhecimento de Palavras Cursivas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

Orientações de outra natureza
1.
Victor Kléber Santos Leite Melo. Segmentação de assinaturas em documentos não estruturados. 2018. Orientação de outra natureza - Callere Soluções e Comercialização em Informática, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

2.
Adonias Luna Pereira da Silva. Monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

3.
Thiago Lourenço Cabral Bezerra. Monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

4.
Victor Guilherme Ferreira Trajano. Monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

5.
João Vinícius Ribeiro de Andrade. Monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2018. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

6.
Elvio Batista Gomes. Análise do padrão de escrita em documentos para detecção de fraudes. 2017. Orientação de outra natureza - Callere Soluções e Comercialização em Informática, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

7.
Tiago Alves Bernardo de Lima. Análise do padrão de escrita em documentos para detecção de fraudes. 2017. Orientação de outra natureza - Callere Soluções e Comercialização em Informática, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

8.
Adonias Luna Pereira da Silva. Monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

9.
Thiago Lourenço Cabral Bezerra. Monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

10.
CAIO VINICIUS DE SOUZA SILVA. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

11.
OTO COSTA PINHO ALVES. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

12.
Cauanne Linhares Pinheiro. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

13.
Thiago Henrique Bezerra Nunes. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

14.
Alexandre Diego Santos Silva. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

15.
Felipe Menelau de Souza Pepe. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

16.
Jonathan da Silva Bandeira. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

17.
Airton Soares da Silva Júnior. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

18.
Allyson da Costa Lisboa da Silva. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

19.
Ericks da Silva Rodrigues. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

20.
Bárbara Mena Barreto de Carvalho. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

21.
Marcello Angelis Coutinho de Medeiros. Orientação de monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

22.
Vinícius Araújo de Albuquerque. Orientação de monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

23.
Túlio Cesar Batista de Assis. Orientação de monitoria da disciplina Estrutura de Dados. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

24.
Túlio Cesar Batista de Assis. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

25.
Hartur Barreto Brito. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

26.
Everalda Solange de Moraes Soares. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

27.
João Victor Tinôco de Souza Abreu. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

28.
Felipe Mendonca Gouveia. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

29.
Gearlles Viana Ferreira. Orientação de monitoria da disciplina Estrutura de Dados e Algoritmos. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

30.
Nestor Tavares Maciel Junior. Orientação de monitoria da disciplina Estrutura de Dados e Algoritmos. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

31.
JONAS CORDEIRO DO NASCIMENTO NETO. Orientação de monitoria da disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

32.
Milla Silva Alcoforado. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

33.
Felipe Umberto Gomes Bonezi. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

34.
Ramoses Lopes Rodrigues Souza Dantas. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

35.
Felipe Mendonça Gouveia. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

36.
Tainã Maria dos Santos. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

37.
Thiago Ferreira Machado. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

38.
Luiz Eduardo Moura de Oliveira Filho. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

39.
Thiago Ferreira Machado. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

40.
Renan de Freitas Leite. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

41.
Juvenal Moreira Maia Bisneto. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

42.
Gildo Ferrúcio Santos Maia Dantas. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

43.
Filipe Vieira da Silva Ferreira. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

44.
Priscila da Costa Xavier. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

45.
Nestor Tavares Maciel Júnior. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

46.
Gearlles Viana Ferreira. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

47.
Arthur Gomes Barros. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

48.
Karolyne Cavalcanti da Fonsêca. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

49.
Willamos de Aguiar Siqueira e Silva. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

50.
Vanderson Pessoa. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

51.
Jamisson Santana. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

52.
Leonardo Pires dos Santos. Orientação em monitoria na disciplina Linguagem de Programação Imperativa. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

53.
Edgar Wellington de Almeida. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

54.
Débora Natália de Oliveira Nascimento. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

55.
Fellipe Tenório Férrer. Orientação em monitoria na disciplina Estrutura de Dados. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

56.
Diego Martins. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

57.
Erick Lucena Palmeira Silva. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

58.
Anderson de Oliveira Marques. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

59.
Rodrigo Cesar Lira da Silva. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

60.
Pedro Henrique Carvalho dos Santos. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

61.
Sergio Ferreira Ribeiro. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

62.
Rodrigo Augusto. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

63.
Willamos de Aguiar Siqueira e Silva. Orientação em monitoria da disciplina de Linguagem de Programação Imperativa. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.

64.
Francisco Miranda Soares da Silva. Orientação em monitoria da disciplina de Engenharia de Software. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Byron Leite Dantas Bezerra.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
Rabelo, J. C. B. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; ZANCHETTIN, CLEBER . DSTE. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000607-3, data de registro: 18/06/2015, título: "DSTE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
ZANCHETTIN, C. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; Rabelo, J. C. B. . DSSV. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000609-0, data de registro: 18/06/2015, título: "DSSV" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSDC. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000615-4, data de registro: 18/06/2015, título: "DSDC" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

4.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSCHEQUE. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000613-8, data de registro: 18/06/2015, título: "DSCHEQUE" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

5.
BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSID. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000611-1, data de registro: 18/06/2015, título: "DSID" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

6.
Zanchettin C. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; Rabelo, J. C. B. . DSCaptcha. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000612-0, data de registro: 18/06/2015, título: "DSCaptcha" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7.
RABELO, JULIANO C. B. ; BEZERRA, BYRON LEITE DANTAS ; Zanchettin C. . DSPhoto. 2015.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR502015000610-3, data de registro: 18/06/2015, título: "DSPhoto" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

8.
BEZERRA, BYRON L.D.; Rabelo, J. C. B. . DSDI. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001710-7, data de registro: 29/12/2017, título: "DSDI" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

9.
BEZERRA, BYRON L.D.; Rabelo, J. C. B. . DS Image Converter. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001716-6, data de registro: 29/12/2017, título: "DS Image Converter" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

10.
BEZERRA, BYRON L.D.; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSIP. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001711-5, data de registro: 29/12/2017, título: "DSIP" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

11.
FERREIRA, A. G. A. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; Zanchettin C. . DSIQ. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001712-3, data de registro: 29/12/2017, título: "DSIQ" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

12.
BEZERRA, BYRON L.D.; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSIR. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001679-8, data de registro: 29/12/2017, título: "DSIR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

13.
FERREIRA, A. G. A. ; BEZERRA, BYRON L.D. ; Zanchettin C. ; Rabelo, J. C. B. . DSOCR. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001714-0, data de registro: 29/12/2017, título: "DSOCR" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

14.
BEZERRA, BYRON L.D.. DSSV Biometric. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001715-8, data de registro: 29/12/2017, título: "DSSV Biometric" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

15.
BEZERRA, BYRON L.D.; Rabelo, J. C. B. . DS Video Adjust. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017001717-4, data de registro: 29/12/2017, título: "DS Video Adjust" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.

2.

3.
Zanchettin C. ; FERREIRA, A. G. A. ; BEZERRA, B. L. D. . DSIQ. 2010.

4.

5.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ZADROZNY, B. ; BEZERRA, B. L. D. ; GAMA, J. ; RODRIGUEZ, L. ; CUNHA, R. ; CAVALCANTE, V. . Industrial meeting on artificial intelligence and data science in industry. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:31:18