Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3255914636569581
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora do setor de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação da UFRJ e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI) do departamento de Educação da PUC-Rio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, I. V.;LIMA, ISABEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação.
R. JJ Seabra
Jardim Botânico
22470-130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O estágio em museu de ciência: o museu como espaço de produção do conhecimento e formação, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Iniciação Científica; formação científica; Extensão Universitária; educação em museus; Mediação em museus.
2005 - 2007
Mestrado em Biologia Marinha.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Variações em Micro-escala Temporal do Nano e Microplâncton da Baía de Guanabara (RJ),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Jean Louis Valentin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2006
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 2004
Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Biologia Marinha.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Fitoplâncton da Lagoa Encantada (Carapebus, RJ): flora, riqueza específica e abundância.
Orientador: Denise Rivera Tenenbaum e Mariângela Menezes.
Bolsista do(a): Cnpq, PIBIC-CNPQ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Tópicos especiais em museus e centros de ciência. (Carga horária: 28h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2008 - 2008
Ensinar é Impossível e Aprender é Inevitável. (Carga horária: 30h).
Consórcio CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
2008 - 2008
Biologia Molecular Básica. (Carga horária: 30h).
Consórcio CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
2007 - 2007
Os Peixes Não Existem e os Dinossauros Ainda Estão. (Carga horária: 30h).
Consórcio CEDERJ, CEDERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Colégio de Aplicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Substituta do Setor Curricular de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

3/2005 - 3/2007
Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Marinha.

Estágio realizado
Mestrado.
3/2002 - 3/2007
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Marinha.

Atividade de extensão realizada
Oficina Mundo dos Microorganismos Marinhos.
8/2002 - 2/2005
Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Marinha.

Estágio realizado
Iniciação Científica.
8/2001 - 8/2004
Estágios , Museu Nacional, Departamento de Botânica.

Estágio realizado
Iniciação Científica.

Consórcio CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora presencial, Carga horária: 7


Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, PMNF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ciências, Carga horária: 17


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Integrante de Grupo de Pesquisa

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Diferenças Culturais, Espaços de Formação e Processos Educativos

Objetivo: Esta linha investiga a relação da educação com os processos culturais e instâncias de socialização. Tematiza práticas e concepções culturais e busca compreender a construção histórica e social das identidades, do conhecimento e seus usos. Projetos recentes desta linha têm privilegiado temáticas relativas à infância e à juventude; multiculturalismo e educação (questões étnico-raciais, gênero, sexualidades, deficiências e religiões); relações interculturais em espaços educativos formais e não formais..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
As Crianças e os Museus na cidade do Rio de Janeiro: conhecendo estratégia educativas e repensando uma pedagogia museal para as crianças
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Grupo de Formação Continuada de Professores de Ciências e Biologia - Projeto Fundão Biologia UFRJ
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
A Eutrofização nos Ecossistemas Costeiros do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O PROJETO VISA AVALIAR O IMPACTO DA EUTROFIZAÇÃO ANTRÓPICA SOBRE O SISTEMA PLANCTÔNICO DE ECOSSISTEMAS COSTEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2002 - 2005
Fitoplâncton da Baía de Sepetiba, RJ, Brasil
Descrição: O objetivo deste projeto é o levantamento quali- e quantitativo do fitoplâncton da área sob influência do Porto de Sepetiba que servirá como estado de referência para a introdução de espécies na baía. O levantamento da flora fitoplanctônica será efetuado em duas etapas complementares: 1) a sistematização de dados pré-existentes (em fase de conclusão) e 2) a realização de coleta de dados primários para preencher as lacunas identificadas na primeira etapa do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2001 - 2005
ESTUDOS FLORÍSTICOS DE ALGAS DE AMBIENTES CONTINENTAIS BRASI
Descrição: ESTUDA A FLORA E A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE ALGAS EM AMBIENTES CONTINENTAIS, ATRAVÉS DE INVENTÁRIOS FLORÍSTICOS, PRODUZINDO FLORAS REGIONAIS E SUBSÍDIOS SOBRE O PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DOS TÁXONS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 12
2001 - 2005
ESTUDOS TAXONÔMICOS EM ALGAS DE AMBIENTES CONTINENTAIS BRASI
Descrição: ESTUDA A TAXONOMIA DE ALGAS DE AMBIENTES CONTINENTAIS BRASILEIROS, ATRAVÉS DE LEVANTAMENTOS E ANÁLISES MORFOLÓGICAS EM MICROSCOPIA ÓPTICA E ELETRÔNICA, PRODUZINDO REVISÕES TAXONÔMICAS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 12


Projetos de extensão


2012 - Atual
Compartilhado boas práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas
Descrição: Esse projeto é fruto do amadurecimento do diálogo entre docentes que participam do Grupo de Estudos de Professores de Ciências e Biologia do Clube de Ciências do CAp UFRJ composto por professores do CAp e de outras escolas públicas do Rio de Janeiro. Tais ações, em andamento desde 2008, vêm proporcionando o estreitamento de vínculos com diversos professores da rede pública, especialmente com docentes da Escola Municipal Alcide de Gasperi e do Colégio Estadual Alberto Rangel ? Ensino Médio. Neste trabalho apresentamos práticas escolares que tradicionalmente vem sendo desenvolvidas e planejadas por docentes do CAp e que pretendemos ampliar para essas escolas. Na Escola Municipal Alcide de Gasperi procuramos criar subsídios materiais e formativos por meio da implementação de um mini laboratório didático de Ciências. Já no Colégio Estadual Alberto Rangel, nossas ações vêm se focando na realização de visitas e saídas de campo para o Ensino de Biologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Diversificando estratégias de ensino de Ciências e Biologia no diálogo universidade-escola
Descrição: Um dos principais objetivos deste projeto é compartilhar práticas pedagógicas realizadas no Clube de Ciências do CAp/UFRJ e no Projeto Fundão Biologia com outras escolas da rede pública, em especial com o CIEP 369 ? Jornalista Sandro Moreyra (Duque de Caxias, RJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Museal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1LIMA, I. V.2017 LIMA, I. V.; BESSA, Edgard Gil . A História e os objetivos da Iniciação Científica no Ensino Médio: uma análise a partir dos programas do Estado do Rio de Janeiro Isabel Van Der Ley Lima. Sobre Tudo, v. 8, p. 17-42, 2017.

2.
2MATOS, Maria2016MATOS, Maria ; LIMA, I. V. ; Rios, N. T. ; Maciel, C. M. . Ensino de Biologia e políticas públicas conservadoras: possibilidades de reflexão e resistência na formação continuada de professores. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 3096-3108, 2016.

3.
3GUENTHER, MARIANA2012 GUENTHER, MARIANA ; LIMA, ISABEL ; MUGRABE, GLENDA ; TENENBAUM, Denise Rivera ; GONZALEZ-RODRIGUEZ, ELIANE ; VALENTIN, JEAN LOUIS . Small time scale plankton structure variations at the entrance of a tropical eutrophic bay (Guanabara Bay, Brazil). Brazilian Journal of Oceanography, v. 60, p. 405-414, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TENENBAUM, Denise Rivera ; VILLAC, Maria Célia ; VIANA, Simone de Castro ; MATOS, Maria ; HATHERLY, Melissa ; LIMA, I. V. ; MENEZES, Mariângela . Phytoplankton identification atlas - Sepetiba Bay, Brazil. 1. ed. IMO, 2004. v. 1. 100p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, Cristina ; LIMA, I. V. . Formação inicial de professores no diálogo com espaços não formais de educação: os museus como espaço de formação. In: Alexandre Shigunov Neto. (Org.). Educação não formal e museus: aspectos históricos, tendências e perspectivas. 1ed.São Paulo: Edições Hipótese, 2017, v. , p. 5-13.

2.
Maciel, C. M. ; Porto, F. C. S. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; Vilela, M. L. ; Rios, N. T. . Formação docente em ciências biológicas no CAp UFRJ: refletindo sobre traduções e inovações. In: Mariana Lima Vilela; Graça Regina Franco da Silva Reis; Carla Mendes Maciel. (Org.). Formação docente, pesquisa e extensão no CAp UFRJ: entre tradições e invenções. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. 1, p. 63-80.

3.
MATOS, M. ; Maciel, C. M. ; Porto, F. C. S. ; LIMA, I. V. ; Vilela, M. L. ; Rios, N. T. . Oficina ?A gravidez na adolescência e a escola?: tensões vivenciadas no ensino de Biologia.. In: Oficina ?A gravidez na adolescência e a escola?: tensões vivenciadas no ensino de Biologia.. (Org.). Ao Longo de uma vida: conhecer, inventar, compreender o mundo.. 1ed.Curitiba: Prisma, 2014, v. , p. 1-331.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, I. V.; CARVALHO, C. . A Iniciação Científica em Museus e Centros de Ciência: uma análise em Instituições da Cidade do Rio de Janeiro (RJ). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI ENPEC, 2017.

2.
LIMA, I. V.; CARVALHO, C. . A formação de professores de biologia no diálogo com espaços não formais de educação: o museu de ciência como locus para a formação. In: VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2017, Rio de Janeiro. Anais do VIII EREBIO RJ/ES - VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES: Aqui também tem currículo! com a palavra, os professores de Ciências e Biologia, 2017. p. 1-1154.

3.
LIMA, I. V.. A Iniciação Científica em Museus de Ciências da Cidade do Rio de Janeiro: o Museu como Espaço de Formação de Pesquisadores. In: VI Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências - Sudeste, 2016, Rio de Janeiro, RJ. VI EFPEC - Programação, 2016.

4.
LIMA, I. V.; WIELAND, J.P. . Reflexões sobre o uso do Moodle e do Facebook em aulas de Biologia. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2015, Niterói. II Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 2 ? RJ/ES ?Tecendo Laços Docentes entre Ciência e Culturas?, 2015.

5.
Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; Vilela, M. L. ; Rios, N. T. ; CASTRO, A. C. ; LUQUETT, A. C. ; CRUZ, J. ; PARANHOS, F. S. . Conhecendo a Memória do Clube de Ciências do CAp UFRJ: uma atividade desenvolvida por alunos de Iniciação Científica do ensino médio. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2015, Niterói. Anais do VII EREBIO RJ/ES VII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES Tecendo laços docentes entre Ciência e culturas, 2015.

6.
MATOS, Maria ; Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; Rios, N. T. ; Vilela, M. L. ; Salgueiro, F. . Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e Possibilidades. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro, RJ. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2012.

7.
BESSA, Edgard Gil ; LIMA, I. V. . O uso de aulas de laboratório como estratégia para a busca de um ensino de biologia e química mais experimental e contextualizado. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro, RJ. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2012.

8.
CASCIANO, R. L. ; OLIVEIRA, R. M. ; ZANINI, V. ; TEIXEIRA, P. P. ; PACHECO, M. D. ; CUNHA, G. L. ; ARAUJO, M. F. ; LIMA, I. V. ; BUENO, T. . Visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Aulas de Campo e Uso de um Jardim Didático como Metodologia para p Ensino de Diversidade das Plantas para Alunos do 7º Ano. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2010, Vitória, ES. V Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Rios, N. T. ; MATOS, M. ; Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; Porto, F. C. S. . Formação de professores no setor de Ciências Biológicas do CAp-UFRJ e a política de regulamentação dos CAp: uma análise dos professores regentes. In: X SEMINÁRIO DE INSTITUTOS, COLÉGIOS E ESCOLAS DE APLICAÇÃO I SICEA INTERNACIONAL, 2015, Juiz de Fora. ANAIS DO X SEMINÁRIO DE INSTITUTOS, COLÉGIOS E ESCOLAS DE APLICAÇÃO I SICEA INTERNACIONAL, 2015.

2.
Maciel, C. M. ; Soutelino, F. G. ; Porto, F. C. S. ; LIMA, I. V. ; FERNANDES, K. O. B. ; MATOS, M. ; Vilela, M. L. . Atividades de extensão no setor de Ciências Biológicas: compartilhando práticas pedagógicas entre escolas públicas. In: IV Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais da IV Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ, 2013.

3.
LUQUETT, A. C. ; CASTRO, A. C. ; PARANHOS, F. S. ; CRUZ, J. ; Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; Vilela, M. L. ; Rios, N. T. . História de um espaço escolar: o Clube de Ciências do CAp-UFRJ. In: IV Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais da IV Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ, 2013.

4.
OLIVEIRA, L. L. ; Maciel, C. M. ; VIDAL, F. K. ; Porto, F. C. S. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; Vilela, M. L. ; Rios, N. T. . A experimentação no ensino de ciências e biologia: usos e finalidades. In: IV Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais da IV Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ, 2013.

5.
LIMA, I. V.. A iniciação científica no ensino médio: diálogos entre a escola e a universidade. In: II Jornada do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura da UFF, 2013, Niterói. Resumos da II Jornada do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura da UFF, 2013.

6.
Maciel, C. M. ; Porto, F. C. S. ; LIMA, I. V. ; Vilela, M. L. ; Rios, N. T. . Refletindo sobre os papéis dos Colégios de Aplicação na atualidade: as experiências de projetos de extensão e formação continuada do Setor de Biologia do CAp/UFRJ. In: 3ª Jornada Acadêmica do CAp UFRJ, 2012, Rio de Janeiro, RJ. 3ª Jornada Acadêmica do CAp UFRJ - Práticas em Prática, 2012.

7.
Maciel, C. M. ; Soutelino, F. G. ; Porto, F. C. S. ; LIMA, I. V. ; FERNANDES, K. O. B. ; MATOS, M. C. F. G. ; Vilela, M. L. ; Rios, N. T. . Compartilhado Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas. In: 9º Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9º Congresso de Extensão da UFRJ, 2012.

8.
Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; Salgueiro, F. . Caminhos da Biologia Molecular: Do laboratório de pesquisa para o cotidiano escolar. In: 9º Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 9º Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Gráfica da UFRJ, 2012. p. 259.

9.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; VALENTIN, J. L. . Variação em Micro-escala temporal do Nano e Microplâncton da baía de Guanabara (RJ). In: XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010, Paraty, RJ. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2010.

10.
Vilela, M. L. ; Oliveira, I. M. ; LIMA, I. V. ; Jaloto, A. ; Soares, A. . A experimentação no ensino e a integração curricular em debate: atividades de formação continuada do Projeto Fundão Biologia. In: 6º Congresso de Extensão da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 6º Congresso de Extensão da UFRJ, 2009.

11.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; VALENTIN, J. L. . Influência da maré sobre a abundância e diversidade do fitoplâncton da Baía de Guanabara (RJ). In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia & Simpósio Latino-Americano Sobre Algas Nocivas, 2006, Itajaí. Livro de Resumos do XI Congresso Brasileiro de Ficologia & Simpósio Latino-Americano Sobre Algas Nocivas.

12.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; MENEZES, Mariângela . Floração da diatomácea Entomoneis vertebralis (Lagoa Encantada, RJ). In: X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004, Salvador, 2004.

13.
LIMA, I. V.; VIANA, S. C. ; TENENBAUM, Denise Rivera ; MATOS, Maria ; JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, Virgínia Maria Tavano ; MENEZES, Mariângela ; HATHERLY, Melissa . O gênero Scrippsiella (Dinophyta) na Baía de Sepetiba (RJ): distribuição, abundância e composição de formas vegetativas e de cistos. In: X Reunião da Sociedade Brasileira de Ficologia, 2004, Salvador, 2004.

14.
TENEMBAUM, Denise Rivera ; VIANA, Simone de Castro ; JULIANO, Viviane Berwanger ; GARCIA, Virgínia Maria Tavano ; MENEZES, Mariângela ; LIMA, I. V. ; HATHERLY, Melissa . The Scrippsiella (Dinophyta) genus in Sepetiba Bay (RJ, Brazil): distribution, abundance and composition of vegetative cells and cysts. In: Conference on Harmful Algae, 2004, Cape Town, 2004.

15.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; MENEZES, Mariângela . O fitoplâncton da lagoa Encantada (Carapebus, RJ): composição específica e abundância em dois períodos do ano.. In: I Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004, Itajaí. Anais do I Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004.

16.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela . Primeiro registro de Bysmatrum caponii (Dinophyceae, Peridiniaceae), Dinoflagelado formador de maré-vermelha, no litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro. In: 54º Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, PA. Anais do 54º Congresso Nacional de Botânica, 2003.

17.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela ; TENENBAUM, Denise Rivera . Composição Específica e Abundância do Fitoplâncton da Lagoa Encantada, Litoral Nordeste do Estado do Rio de Janeiro, Durante um Ciclo Anual. In: XXV Jornada de Iniciação Científica - UFRJ, 2003, Rio de Janeiro, RJ, 2003.

18.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela . Primeiro Registro de Bysmatrum caponii (Dinophyceae, Peridiniaceae) dinoflagelado formador de maré vermelha, no litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro. In: I Simpósio de Biologia Marinha - UFF, 2003, Niterói, RJ. Anais do I Simpósio de Biologia Marinha - UFF, 2003.

19.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela . Flora da Lagoa Encantada, sistema oligohalino, norte do Estado do Rio de Janeiro. In: IX Reunião Brasileira de Ficologia, 2002, Aracruz, ES, 2002.

20.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela . Flora Planctônica da Lagoa Encantada, Sistema Raso, Oligohalino no Litoral Nordeste do Estado do Rio de Janeiro. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica - UFRJ, 2002, Rio de Janeiro, RJ. Anais da XXIV Jornada de Iniciação Científica - UFRJ, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, I. V.. O estágio em museus de ciência: o museu como espaço de produção do conhecimento e formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, I. V.; CARVALHO, C. . A Iniciação Científica em Museus e Centros de Ciência: uma análise das instituições da cidade do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, I. V.; CARVALHO, C. . Formação de professores de biologia no diálogo com espaços não formais de educação: o museu como locus para a formação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, I. V.. O lugar da educação nos museus: Institucionalização dos setores educativos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, I. V.; CARVALHO, C. . A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM MUSEUS DE CIÊNCIA: O MUSEU COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MATOS, M. C. F. G. ; Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; Rios, N. T. . Ensino de Biologia e Políticas Públicas Conservadoras: Possibilidades de Reflexão e Resistência na Formação Continuada de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LIMA, I. V.. A formação de pesquisadores na iniciação científica: um estudo em museus da cidade do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Rios, N. T. ; MATOS, Maria ; Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; Porto, F. C. S. . Formação de professores no setor de Ciências Biológicas do CAp-UFRJ e a política de regulamentação dos CAp: uma análise dos professores regentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LIMA, I. V.; WIELAND, J.P. . Reflexões sobre o uso do Moodle e do Facebook em aulas de Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MATOS, Maria ; Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; Rios, N. T. ; Vilela, M. L. ; Salgueiro, F. . Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e Possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BESSA, Edgard Gil ; LIMA, I. V. . O uso de aulas de laboratório como estratégia para a busca de um ensino de biologia e química mais experimental e contextualizado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LIMA, I. V.; BESSA, Edgard Gil . A experiência docente na prática de aula de laboratório?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; VALENTIN, J. L. . Variação em Micro-escala temporal do Nano e Microplâncton da baía de Guanabara (RJ). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; VALENTIN, J. L. . Influência da maré sobre a abundância e diversidade do fitoplâncton da Baía de Guanabara (RJ). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BESSA, Edgard Gil ; LIMA, I. V. . O efeito estufa em uma caixa de picolé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; MENEZES, Mariângela . Floração da diatomácea Entomoneis vertebralis (Lagoa Encantada, RJ). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
LIMA, I. V.; TENENBAUM, Denise Rivera ; MENEZES, Mariângela . O fitoplâncton da lagoa Encantada (Carapebus, RJ): composição específica e abundância em dois períodos do ano.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela . Primeiro registro de Bysmatrum caponii (Dinophyceae, Peridiniaceae), dinoflagelado formador de maré-vermelha, no litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela ; TENEMBAUM, Denise Rivera . Composição específica e a abundância do fitoplâncton da Lagoa Encantada, litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro, durante um ciclo anual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LIMA, I. V.; MENEZES, Mariângela ; TENENBAUM, Denise Rivera . Composição Específica e Abundância do Fitoplâncton da Lagoa Encantada, Litoral Nordeste do Estado do Rio de Janeiro, Durante um Ciclo Anual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
LIMA, I. V.. Flora da Lagoa Encantada, sistema oligohalino, norte do Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
LIMA, I. V.. Flora da Lagoa Encantada, sistema oligohalino, norte do Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, I. V.. O fitoplâncton da Lagoa Encantada (Carapebus, RJ): Flora, riqueza específica e abundância 2004 (Monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, I. V.; BORGES, P. L. D. . Educação Museal e Formação Profissional. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LIMA, I. V.; MENDES HENZE, Isabel Aparecida ; FRECHEIRAS, Kátia Regina de Oliveira . O lugar da educação nos museus: institucionalização dos setores educativos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LIMA, I. V.; Ferreira, M. S. ; Canto, M. . Formação Continuada dos Professores de Ciências. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS, Maria ; Maciel, C. M. ; Vilela, M. L. ; LIMA, I. V. ; Rios, N. T. ; Porto, F. C. S. . Gravidez na Adolescência e a Escola. 2012. (Oficina).

Demais trabalhos
1.
TENEMBAUM, Denise Rivera ; LIMA, I. V. ; LANGE, Priscila K. . OFICINA: O MUNDO DOS MICROORGANISMOS MARINHOS. 2005 (Extensão) .

2.
BESSA, Edgard Gil ; LIMA, I. V. ; FILGUEIRAS, Virginia . OFICINA: A VIDA NO MAR. 2005 (Extensão) .

3.
LIMA, I. V.; MATOS, M. C. F. G. ; LANGE, Priscila K. ; MENDES, M. C. ; HATHERLY, Melissa ; VIANA, Simone de Castro ; TENENBAUM, Denise Rivera ; GOMES, E. A. T. . OFICINA: O MUNDO DOS MICROORGANISMOS MARINHOS. 2004 (Extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AGRELLOS, ROdrigo; SILVA, B. D. L.; LIMA, I. V.. Participação em banca de Camila Almeida dos Santos. Levantamento bibliográfico sobre a utilização de modelos didáticos das disciplinas ciências e biologia no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LIMA, M. J. G.; LIMA, I. V.; Rios, N. T.. Participação em banca de Gabriel Antônio Santos Yañes Neto. Educação ambiental crítica no combate ao mal estar docente: angústias e buscas de um professor. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
LIMA, I. V.; Maciel, C. M.; LOPES, T. B.. Participação em banca de Larissa Rangel Miranda. Percepção dos professores de uma escola em Maricá (RJ) sobre as visitas aos museus com seus alunos: diálogos entre espaços de educação formal e não formal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
LIMA, I. V.; Gomes, M.; MARTINS, I.. Participação em banca de Giulia Engel Accorsi. Uma análise dos conteúdos de História das Ciências em livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
LIMA, I. V.; GOMES, M. M.; MARTINS, I.. Participação em banca de Giulia Engel Accorsi. Uma análise dos conteúdos de História das Ciências em livros didáticos de Ciências do 6° ano do Ensino Fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
LIMA, I. V.; FLORES, R.; OLIVEIRA, L. H.. Participação em banca de Daniel Castro Serra Eberienos. A visão de pedagogas sobre o trabalho conjunto com professores de biologia nas séries iniciais: um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
LIMA, I. V.; GONCALVES JUNIOR, W. P.; ARAUJO, L. G. B. R.. Participação em banca de Ludmilla Moraes Caron. Análise dos conteúdos de biologia molecular nas provas do exame nacional do ensino médio (ENEM). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Vilela, M. L.; LIMA, I. V.; AZEVEDO, M.. Participação em banca de Nathalia Rezende Pardo Lima. A experimentação didática na relação universidade-escola: um estudo sobre práticas de professores de Ciências e Biologia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
Maciel, C. M.; FERNANDES, K. O. B.; LIMA, I. V.. Participação em banca de Whitaker Jean Jaques e Silva. Uma análise em livros didáticos: Biologia Molecular e suas vertentes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, I. V.; Vilela, M. L.; SELLES, S.; AZEVEDO, M.. Participação em banca de Gisele Dornelas da Silva.Articulando conhecimentos de Ciências e Biologia entre espaços formais e não formais de educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

2.
LIMA, I. V.. Participação em banca de Kênia Bom de Barros.Fauna do Solo no Diálogo com Agricultores Familiares na Região Serrana Fluminense, Nova Friburgo - RJ: Uma Proposta se Educação Ambiental Não-Formal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
LIMA, I. V.. Participação em banca de Raquel Wandrofski Borges.Gravidez na Adolescência e o Trabalho de Orientação Sexual na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
LIMA, I. V.. Participação em banca de Luana Rodrigues Schwenck.Estratégias Para Trabalhar o Tema Água de Forma Significativa e Contextualizada no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
LIMA, I. V.. Participação em banca de Jocilene Batista Canutt.Avaliação Sobre as Atitudes dos Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em Relação ao Lixo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Porto, F. C. S.; LIMA, I. V.; Rios, N. T.. Seleção para professor substituto. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Metodologias de Pesquisa em Museus: Educação e Estudos de de Público. 2018. (Seminário).

2.
Ciclo de Conversas ?Educação Básica em Pauta? com o tema: ?Base Curricular Nacional e seus Outros?. 2015. (Outra).

3.
Conferência ?Ética, Religião e Cidadania: limites e possibilidades do diálogo em sociedades plurais?. 2015. (Outra).

4.
III Jornada do Grupo de Currículo, Docência e Cultura na UFF. 2015. (Outra).

5.
IX Seminário de Institutos e Colégios de Aplicação - I SICEA Internacional.Formação de professores no setor de Ciências Biológicas do CAp-UFRJ e a política de regulamentação dos CAp: uma análise dos professores regentes. 2015. (Seminário).

6.
VII Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2.O uso do Moodle e do Facebook em aulas de biologia. 2015. (Encontro).

7.
4ª Jornada Acadêmica do CAp UFRJ.Atividades de extensão no setor de Ciências Biológicas: compartilhando práticas pedagógicas entre escolas públicas. 2013. (Outra).

8.
II Jornada do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura.A iniciação científica no ensino médio: diálogo entre a escola e a universidade. 2013. (Outra).

9.
3ª Jornada Acadêmica do CAp UFRJ.Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e Possibilidades. 2012. (Outra).

10.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e Possibilidades. 2012. (Encontro).

11.
Em defesa dos CAp: educação pública e formação docente em questão. 2011. (Seminário).

12.
XIII Congresso Brasileiro de Ficologia. Variação em Micro-escala temporal do Nano e Microplâncton da baía de Guanabara (RJ). 2010. (Congresso).

13.
VI Encontro Regional de Ensino de Ciências e Biologia. 2007. (Encontro).

14.
VI Encontro de Licenciatura em Física da UFRJ.O efeito estufa em uma caixa de picolé. 2006. (Encontro).

15.
XI Congresso Brasileiro de Ficologia & Simpósio Latino Americano Sobre Algas Tóxicas. Influência da maré sobre a abundância e diversidade do fitoplâncton da Baía de Guanabara (RJ). 2006. (Congresso).

16.
Ciência na Praia - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.C iência na Praia. 2005. (Oficina).

17.
IX SCAR International Biology Symposium.IX SCAR International Biology Symposium - simpósio internacional sobre biologia antártica. 2005. (Simpósio).

18.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2005. (Outra).

19.
I Congresso Brasileiro de Oceanografia. I Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2004. (Congresso).

20.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2004. (Outra).

21.
X Reunião Brasileira de Ficologia.X Reunião Brasileira de Ficologia. 2004. (Outra).

22.
II Festival UFRJ Mar.II Festival UFRJ Mar. 2003. (Encontro).

23.
I Semana de Meio Ambiente.I Semana de Meio Ambiente - UFRJ. 2003. (Seminário).

24.
I Simpósio de Biologia Marinha.I Simpósio de Biologia Marinha - UFF. 2003. (Simpósio).

25.
VIII Bio Semana - UFRJ.VIII Bio Semana - UFRJ. 2003. (Encontro).

26.
XXV Jornada de Iniciação Científica.XXV Jornada de Iniciação Científica - UFRJ. 2003. (Outra).

27.
IX Reunião Brasileira de Ficologia.IX Reunião Brasileira de Ficologia. 2002. (Outra).

28.
XXIV Jornada de Iniciação Científica.XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LACERDA, F. K. D. ; LIMA, I. V. . V Encontro Acadêmico do Polo EAD de Nova Friburgo. 2010. (Outro).

2.
LACERDA, F. K. D. ; LIMA, I. V. . IV Encontro Acadêmico do Pólo EAD de Nova Friburgo. 2009. (Outro).

3.
LACERDA, F. K. D. ; LIMA, I. V. . Quartas Científicas. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ingrid De Souza Ribeiro Santos. ESTRATÉGIAS ABORDADAS POR PROFESSORES NO ENSINO DE NUTRIÇÃO E SISTEMA DIGESTÓRIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Cinara Rodrigues de Almeida. a definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Letícia Custódio. O uso de textos de divulgação científica como instrumento metodológico para o processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Larissa Rangel. Concepções de professores sobre visitas a museus. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

2.
Giulia Engel Accorsi. Uma análise dos conteúdos de História da Ciência em livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

3.
Ludmilla Caron. Análise dos conteúdos de Biologia Molecular nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização "Saberes e Práticas na Edu) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jocilene Batista Canutt. Avaliação Sobre as Atitudes dos Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em Relação ao Lixo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

2.
Raquel Wandrofski Borges. Gravidez na Adolescência e o Trabalho de Orientação Sexual na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

3.
Luana Rodrigues Schwenck. Estratégias Para Trabalhar o Tema Água de Forma Significativa e Contextualizada no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Heros Muniz Barreto Vieira. Biologia Molecular na Escola. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Colégio de Aplicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

2.
Rafaella de Oliveira Siqueira. Biologia Molecular na Escola. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Colégio de Aplicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

3.
Fellipe Sebastiam da Silva Paranhos Pereira. Biologia Molecular na Escola. 2011. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Colégio de Aplicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.

4.
Ana Carolyna Lima de Castro. Biologia Molecular na Escola. 2011. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Colégio de Aplicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Rios, N. T. ; MATOS, Maria ; Maciel, C. M. ; LIMA, I. V. ; Porto, F. C. S. . Formação de professores no setor de Ciências Biológicas do CAp-UFRJ e a política de regulamentação dos CAp: uma análise dos professores regentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LIMA, I. V.; WIELAND, J.P. . Reflexões sobre o uso do Moodle e do Facebook em aulas de Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LACERDA, F. K. D. ; LIMA, I. V. . IV Encontro Acadêmico do Pólo EAD de Nova Friburgo. 2009. (Outro).

2.
LACERDA, F. K. D. ; LIMA, I. V. . V Encontro Acadêmico do Polo EAD de Nova Friburgo. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:30:44