Fernando de Araujo Penna

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  • Última atualização do currículo em 08/04/2018


Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é coordenador do Movimento Educação Democrática. Condecorado com a Medalha Tiradentes, concedida pela ALERJ, em 2017. Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando de Araujo Penna
Nome em citações bibliográficas
PENNA, F. A.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ensino de história: operação historiográfica escolar, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; Didática da História; Transposição Didática; Operação Historiográfica; Conhecimento Histórico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2005 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: SOB O NOME E A CAPA DO IMPERADOR: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO DE PEDRO SEGUNDO E A CONSTRUÇÃO DO SEU CURRÍCULO.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Currículo, história do; Ensino de História; História das Disciplinas Escolares; História do Ensino de História; História das Matérias Escolares; Colégio Pedro II.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
1999 - 2004
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O papel da criança no festival ateniense das Antestérias.
Orientador: André Leonardo Chevitarese.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Sociedade Brasileira de Educação Colégio Santo Inácio, SBECSI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: carteira assinada, Enquadramento Funcional: Professor de História do 9o ano, Carga horária: 16


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor do PPGHS, Enquadramento Funcional: Programa de Pós-Graduação em História Social

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Prática de Ensino, Carga horária: 14


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Ensino a Distância, Enquadramento Funcional: Tutor Orientador


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Didática Especial e Prática de Ensino de Hist, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ameaças à Educação Democrática: analisando o discurso reacionário de defesa de uma "escola sem partido"
Descrição: O presente projeto visa investigar o discurso em defesa de uma "escola sem partido", analisando esse termo como o ponto nodal de uma formação discursiva reacionária que extrapola a atuação do movimento homônimo. O principal referencial teórico da pesquisa será a discussão de Gert Biesta sobre o conceito de ?educação democrática?, o debate sobre o modelo agonístico de democracia proposto por Chantal Mouffe a teoria do discurso elaborado por esta última em parceria com Ernesto Laclau. A principal hipótese da pesquisa é que existe uma contradição entre as propostas de uma educação democrática e de uma escola sem partido. A empiria da pesquisa serão os discursos em defesa de uma ?escola sem partido? proferidos por diferentes grupos reacionários articulados através desta pauta comum..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Negociando a distância entre passado, presente e futuro em sala de aula: a relação entre o tempo histórico e a aprendizagem significativa no ensino de história
Descrição: A presente pesquisa tem como tema as concepções de tempo histórico nas aulas de história na educação básica. Dentro desta temática, delimito como objeto de pesquisa a relação entre a concepção de tempo histórico com a qual um professor opera nas suas aulas e seu sucesso em propiciar uma aprendizagem significativa em história. O tempo histórico será entendido nesta pesquisa como a maneira na qual, em um determinado presente histórico, articulamos as dimensões temporais do passado e do futuro (KOSELLECK, 2006). Estas diferentes maneiras de articulação constituiriam diferentes concepções de tempo histórico. A hipótese central é que a maneira como o professor opera com o tempo histórico é determinante no sucesso em propiciar uma aprendizagem significativa em história. Esta investigação será realizada através da análise de entrevistas com alunos e professores, de aulas de história observadas e de narrativas produzidas pelos alunos. O referencial teórico metodológico que orientará as análises será a retórica, com ênfase em seu aspecto argumentativo (PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 1996). A definição de retórica com a qual operaremos propõe que esta seja vista como a negociação das distâncias entre os sujeitos com relação a uma questão (MEYER, 1998, 2007). Neste sentido, o objeto desta pesquisa pode ser sintetizado na maneira como o professor negocia com seus alunos a distância entre passado, presente e futuro. Palavras-chave: Ensino de história; tempo histórico; aprendizagem significativa; retórica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernando de Araujo Penna - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Tempo UNEB


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática da História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Teoria da Argumentação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Moção de Agradecimento, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
2017
Medalha Tiradentes, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PENNA, F. A.2015PENNA, F. A.. A TOTAL DÚVIDA SOBRE O AMANHÃ E O DESAFIO DE ENSINAR HISTÓRIA: CONCEPÇÕES DE TEMPO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS. Historia & Perspectivas (UFU), v. 28, p. 71-97, 2015.

2.
MONTEIRO, A. M. F. C.2011 MONTEIRO, A. M. F. C. ; PENNA, F. A. . Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação e Realidade, v. 36, p. 191-211, 2011.

3.
PENNA, F. A.2001PENNA, F. A.; CHEVITARESE, A. L. . Magia e Religião no Festival das Antestérias. História Revista (UFG. Impresso), Goiás, v. 6, p. 9-24, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
PENNA, F. A.. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: Gaudêncio Frigotto. (Org.). Escola "sem partido": esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017, v. 1, p. 35-48.

2.
PENNA, F. A.. "Escola Sem Partido" como ameaça à Educação Democrática: fabricando o ódio aos professores e destruindo o potencial educacional da escola. In: MACHADO, A.R. de A. & TOLEDO, M.R. de A.. (Org.). Golpes na História e na Escola. 1ed.São Paulo: Cortez: ANPUH SP, 2017, v. 1, p. 247-260.

3.
PENNA, F. A.; SILVA, R. C. A. . As operações que tornam a história pública: a responsabilidade pelo mundo e o ensino de história. In: Ana Maria Mauad; Juniele Rabelo de Almeida; Ricardo Santiago. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2016, v. , p. 195-205.

4.
PENNA, F. A.. PROGRAMA "ESCOLA SEM PARTIDO": UMA AMEAÇA À EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. In: Carmem Teresa Gabriel; Ana Maria Monteiro; Marcus Leonardo Bonfim Martins. (Org.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2016, v. , p. 43-58.

5.
PENNA, F. A.. O ódio aos professores. In: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação. (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. 1ed.São Paulo: Ação Educativa, 2016, v. 1, p. 93-100.

6.
PENNA, F. A.. A relevância da didática para uma epistemologia da História. In: Ana Maria Monteiro; Carmen Teresa Gabriel; Cinthia Monteiro de Araujo; Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: MAUAD X : Faperj, 2014, v. , p. 41-52.

7.
PENNA, F. A.. A especificidade da história escolar como conhecimento ensinado. In: Carmen Teresa Gabriel; Luciene Maciel Stumbo Moraes. (Org.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1ed.Petrópolis, RJ: De Petrus : FAPERJ, 2014, v. , p. 133-149.

8.
PENNA, F. A.. A relevância da didática para uma epistemologia da História. In: Ana Maria Monteiro, Carmen Teresa Gabriel, Cinthia Monteiro de Araujo, Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: MAUAD X : Faperj, 2014, v. , p. 41-52.

9.
PENNA, F. A.. O ?currículo colegial? do Colégio de Pedro II. In: Miriam Waidenfeld Chaves; Sonia de Castro Lopes. (Org.). Instituições educacionais da cidade do Rio de Janeiro: Um século de história (1850-1950). 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. 1, p. 37-56.

10.
PENNA, F. A.. A importância da tradição clássica no nascimento da disciplina escolar História no Imperial Colégio de Pedro II. In: CHEVITARESE, A. L. ; Cornelli, G. ; SILVA, M. A.. (Org.). A Tradição Clássica e o Brasil.. 1ed.Brasília: Fortium, 2008, v. , p. 123-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PENNA, F. A.. Negociando a distância entre passado, presente e futuro em sala de aula: a relação entre o tempo histórico e a aprendizagem significativa no ensino de história. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS. Rio de Janeiro: ANPUH-RIO, 2014. p. 1-9.

2.
PENNA, F. A.. Diferenciando a história escolar como um regime de discurso acerca do passado e como uma forma de conhecimento. In: X ENPEH Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Políticas e Práticas no Ensino de História, 2013, Aracajú. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013.

3.
PENNA, F. A.. Ensino de história: uma operação historiográfica?. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012, São Gonçalo. ANAIS DO XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012.

4.
PENNA, F. A.. Operação Ensino de História. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011.

5.
PENNA, F. A.. CONSTRUÇÕES DO CONHECIMENTO ESCOLAR NUMA AULA DE HISTÓRIA. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

6.
PENNA, F. A.. Explicação e argumentação no ensino de história. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia - MG. Anais do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia EDUFU, 2009.

7.
PENNA, F. A.. Negociando a distância entre os professores e os alunos: discutindo o uso da retórica enquanto um quadro teórico para analisar aulas de ensino médio e fundamental. In: II Semana de Integração Acadêmica do CFCH/UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de Integração Acadêmica do CFCH/UFRJ, 2008.

8.
PENNA, F. A.. A noção de currículo em Goodson: Um estudo sobre relação entre os níveis pré-ativo e interativo. In: Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2206.

9.
PENNA, F. A.. Identificando professores de história marcantes na visão dos alunos. In: Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2006. Semana de Integração Acadêmica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

10.
PENNA, F. A.. A DIVERSIFICAÇÃO DAS FONTES PODE MUDAR OS USOS DA HISTÓRIA: QUANDO FOI A CRIAÇÃO DA CADEIRA DE HISTÓRIA DO BRASIL E POR QUE AS CADEIRAS FORAM DIVIDIDAS?. In: XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ, 2006, Niterói. Anais do XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PENNA, F. A.. A relação entre a agência e o tempo no ensino de história. In: Simpósio Nacional de História XXVIII - Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios., 2015, Florianópolis, SC. CADERNO DE RESUMOS DO XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. Florianópolis: ANPUH, 2015. p. 1512-1513.

2.
PENNA, F. A.. Negociando a distância entre passado, presente e futuro em sala de aula: a relação entre o tempo histórico e a aprendizagem significativa no ensino de história. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014.

3.
PENNA, F. A.. Ensino de história: uma operação historiográfica?. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012, São Gonçalo. ANAIS DO XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 2012.

4.
PENNA, F. A.. Operação Ensino de História. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011.

5.
PENNA, F. A.. Problematizando a "razão histórica" no ensino de história. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Memória e Patrimônio, 2010.

6.
PENNA, F. A.. CONSTRUÇÕES DO CONHECIMENTO ESCOLAR NUMA AULA DE HISTÓRIA. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

7.
PENNA, F. A.. Explicação e argumentação no ensino de história. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia - MG. Caderno de Resumo do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia EDUFU, 2009.

8.
PENNA, F. A.. A explicação no ensino de história. In: XXV Simpósio Nacional de História - ANPUh, 2009, Fortaleza - Ceará. Anais do XXV Simpósio Nacional de História - ANPUh, 2009.

9.
PENNA, F. A.. Negociando a distância entre os professores e os alunos: discutindo o uso da retórica enquanto um quadro teórico para analisar aulas de ensino médio e fundamental.. In: Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

10.
PENNA, F. A.. Negociando distâncias entre a cultura dos alunos e as culturas antigas.. In: XVIII Ciclo de Debates em História Antiga - Diálogos com Clio, 2008, Rio de Janeiro. XVIII Ciclo de Debates em História Antiga - Diálogos com Clio. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

11.
PENNA, F. A.. A Construção Social do Primeiro Currículo do Colégio Pedro Segundo. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. São Paulo: FEUSP, 2008.

12.
PENNA, F. A.. Ofícios enviados e recebidos: uma fonte privilegiada para o estudo da história do currículo do Imperial Colégio de Pedro Segundo. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007.

13.
PENNA, F. A.. A história ensinada no Imperial Colégio de Pedro Segundo: uma matéria escolar?. In: XXIV Simpósio Internacional de História - ANPUH, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumos [do] 24º Simpósio Internacional de História. São Leopoldo, 2007.

14.
PENNA, F. A.. A noção de currículo em Goodson: Um estudo sobre relação entre os níveis pré-ativo e interativo. In: Semana de Integração Acadêmica Desafio às Ciências Humanas e Sociais, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica Desafio às Ciências Humanas e Sociais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

15.
PENNA, F. A.. Identificando professores de história marcantes na visão dos alunos. In: Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

16.
PENNA, F. A.. A história da matéria escolar História Antiga no currículo do Imperial Colégio de Pedro Segundo. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2006, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

17.
PENNA, F. A.. Como a diversificação das fontes pode mudar os usos da história: quando foi a criação da cadeira de história do Brasil e por que as cadeiras foram divididas?. In: Como a diversificação das fontes pode mudar os usos da história: quando foi a criação da cadeira de história do Brasil e por que as cadeiras foram divididas?, 2006, Niterói. Caderno de REsumos - XII Encontro Regional de História ? Anpuh-Rio. Niterói: ANPUH - UFF, 2006.

18.
PENNA, F. A.. A história da disciplina escolar História no Colégio Pedro II: a invenção de uma tradição sobre a Antiguidade grega no Brasil Império (1837-1889). In: VI Congresso da SBEC/ XV Ciclo de Debates em História Antiga ? Memória & Festa, 2005, Rio de Janeiro. VI Congresso da SBEC/ XV Ciclo de Debates em História Antiga ? Memória & Festa. Rio de Janeiro: MAUAD, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
PENNA, F. A.. A Educação em Ciências diante da Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PENNA, F. A.. Reforma do Ensino Médio e Escola sem Partido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PENNA, F. A.. Soberania em questão: reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PENNA, F. A.. A reforma do Ensino Médio e os impactos na formação inicial de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PENNA, F. A.. Discussões sobre o Escola sem Partido e suas repercussões no espaço escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PENNA, F. A.. Ameaças à Educação Democrática: novo Ensino Médio e a escola sem partido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PENNA, F. A.. Escola sem Partido e Lei da Mordaça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PENNA, F. A.. Ameaças à Educação Democrática: analisando o discurso dos defensores da 'escola sem partido'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PENNA, F. A.. BNCC e Reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PENNA, F. A.. O impacto da 'escola sem partido' nas atuais reformas e políticas educacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PENNA, F. A.. Ensino de História e Democracia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PENNA, F. A.. Problemáticas do projeto 'escola sem partido' - A partidarização implícita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PENNA, F. A.. O desafio de Hannah Arendt para a reflexão sobre Educação Democrática: a relação entre a Escola e o espaço público. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PENNA, F. A.. 'Escola sem Partido'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PENNA, F. A.. O empresariamento da educação por trás da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PENNA, F. A.. Educar com liberdade em contexto de retrocessos: as falácias da 'escola sem partido' e da 'ideologia de gênero'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PENNA, F. A.. Analisando o discurso conservador na educação: impactos no cotidiano escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PENNA, F. A.. Questões de gênero e religião: o que cabe no currículo de Ciências e Biologia?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PENNA, F. A.. Escola sem mordaça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PENNA, F. A.. Educação e dilemas contemporâneos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PENNA, F. A.. Os desafios à democracia brasileira: do golpe de 2016 aos ataques à educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PENNA, F. A.. Resistências ao Escola sem Partido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PENNA, F. A.. O impacto do discurso reacionário na formação de professores: as falácias da 'escola sem partido' e da 'ideologia de gênero'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PENNA, F. A.. Escola cidadã e democrática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
PENNA, F. A.. Ensino de História em tempos de crise: desafios impostos pelo discurso conservador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PENNA, F. A.. Pesquisa e educação em tempos de crise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PENNA, F. A.. A BNCC e o ensino de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PENNA, F. A.. A Associação Escola Sem Partido e a falácia da 'ideologia de gênero'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PENNA, F. A.. Investigando o movimento Escola Sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
PENNA, F. A.. Faz sentido a ideia de uma Base Nacional Comum Curricular?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
PENNA, F. A.. II Jornada de História: Discussão da BNCC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
PENNA, F. A.. As propostas curriculares na atualidade: Escola sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
PENNA, F. A.. Educação contra o fascismo: Escola sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
PENNA, F. A.. O movimento Escola sem Partido: pressupostos e implicações à educação em direitos humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
PENNA, F. A.. Autonomia do campo educacional em questão: do ensino religioso nas escolas públicas ao movimento Escola sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
PENNA, F. A.. Em defesa da liberdade: contra à 'Escola sem Partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
PENNA, F. A.. Educação, ética e democracia: problematizando o Escola sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
PENNA, F. A.. Escola sem Partido: a invasão do público pelo privado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
PENNA, F. A.. 'Escola sem Partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
PENNA, F. A.. O movimento conservador no Brasil e a educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
PENNA, F. A.. Políticas do currículo: projeto de lei Escola sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
PENNA, F. A.. Vozes em defesa da educação das relações étnico-raciais e contra o 'programa Escola sem Partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
PENNA, F. A.. A educação tensionada: desafios e caminhos do fazer docente no Brasil contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
PENNA, F. A.. Escola sem Partido ou educação sem liberdade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
PENNA, F. A.. Resistências: problematizando o programa Escola sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
PENNA, F. A.. A BNCC, o Escola sem Partido e o ensino de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
PENNA, F. A.. História, ensino, ideologia: os rumos da democracia no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
PENNA, F. A.. Novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica e o programa Escola sem Partido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
PENNA, F. A.. O programa Escola sem Partido e a reforma do ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
PENNA, F. A.. Escola sem Partido?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
PENNA, F. A.. A educação sob ataque: um debate urgente sobre os PLs 'Escola sem Partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
PENNA, F. A.. Cidadania, liberdade docente e o projeto 'Escola sem Partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
PENNA, F. A.. Desafios atuais do ensino de história: 'Escola sem Partido' e os ataques a gênero e a diversidade no espaço escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
PENNA, F. A.. Escola sem Partido: o que é? A quem interessa?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
PENNA, F. A.. Escola sem Partido como ameaça a educação para os direitos humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
PENNA, F. A.; ANDRADE, E. P. . A luta pela escola pública: combates por sentidos de autonomia docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
PENNA, F. A.. A relação entre a agência e o tempo no ensino de história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
PENNA, F. A.. Em defesa da liberdade docente: contra o programa escola sem partido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
PENNA, F. A.. Escola sem Partido: Uma educação sem voz?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
PENNA, F. A.. Escola sem partido? O programa escola sem partido e outros PLs que ameaçam a educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
PENNA, F. A.. Projetos de lei que ameaçam a educação escolar e criminalizam a prática docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
PENNA, F. A.. O ensino de história e a consciência histórica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
PENNA, F. A.. Escola Sem Partido e a Liberdade de Ensinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
PENNA, F. A.. Escolas Sem Partido: quando lecionar pode virar crime. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
PENNA, F. A.. Projetos de Lei que ameaçam a educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
PENNA, F. A.. A falsa dicotomia entre uma escola com ou sem partido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
PENNA, F. A.. Pátria Educadora diante da crise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
PENNA, F. A.. Narrativa para pensar o ensino de história do estado do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
PENNA, F. A.. Escola contra quem e a favor de quem?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
PENNA, F. A.. O ensino de história e os desafios do contexto atual: o projeto de lei 'Escola Sem Partido'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

71.
PENNA, F. A.. A aula de história como metonímia da operação historiográfica escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
PENNA, F. A.. A diversidade das histórias públicas para além da mera divulgação e em sua pretensão de verdade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

73.
PENNA, F. A.. Negociando a distância entre passado, presente e futuro em sala de aula: a relação entre o tempo histórico e a aprendizagem significativa no ensino de história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

74.
PENNA, F. A.. A representação de eventos e estruturas em sala de aula - utilizando Koselleck para pensar o ensino de história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

75.
PENNA, F. A.. Diferenciando a história escolar como um regime de discurso acerca do passado e como uma forma de conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

76.
PENNA, F. A.. Ensino de História: uma operação historiográfica?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

77.
PENNA, F. A.. Operação Ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

78.
PENNA, F. A.. Ensino de História: Mobilização de Saberes e Produção de Sentidos no Currículo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

79.
PENNA, F. A.. Problematizando a "razão histórica" no ensino de história. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

80.
PENNA, F. A.. A explicação no ensino de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

81.
PENNA, F. A.. Narrativas no ensino de história e nos livros didáticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

82.
PENNA, F. A.. Uso didático das fontes no ensino de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

83.
PENNA, F. A.. Problematizando a 'comparação com o presente' nas aulas de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

84.
PENNA, F. A.. Explicação e argumentação no ensino de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

85.
PENNA, F. A.. As estratégias discursivas numa aula de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

86.
PENNA, F. A.. Ensino de História e Educação Patrimonial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

87.
PENNA, F. A.. Transposição e mediação didáticas e a constituição do campo do Ensino de História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

88.
PENNA, F. A.. A Construção Social do Primeiro Currículo do Colégio Pedro Segundo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

89.
PENNA, F. A.. Negociando a distancia entre os professores e os alunos: discutindo o uso da retórica enquanto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

90.
PENNA, F. A.. Negociando distâncias entre a cultura dos alunos e as culturas antigas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

91.
PENNA, F. A.. A história ensinada no Imperial Colégio de Pedro Segundo: uma matéria escolar?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

92.
PENNA, F. A.. Ofícios enviados e recebidos: uma fonte privilegiada para o estudo da história do currículo do Imperial Colégio de Pedro Segundo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

93.
PENNA, F. A.. A história da matéria escolar História Antiga no currículo do Imperial Colégio de Pedro Segundo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

94.
PENNA, F. A.. Como a diversificação das fontes pode mudar os usos da história: quando foi a criação da cadeira de história do Brasil e por que as cadeiras foram divididas?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

95.
PENNA, F. A.. A noção de currículo em Goodson: um estudo sobre a relação entre os níveis pré-ativo e interativo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

96.
PENNA, F. A.. Identificando professores de história marcantes na visão dos alunos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

97.
PENNA, F. A.. A História da Disciplina Escolar História no Colégio Pedro II: A Invenção de uma Tradição sobre a Antigüidade Grega no Brasil Império (1837-1889). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

98.
PENNA, F. A.. O ensino de História Antiga Grega no Município do Rio de Janeiro: um projeto de pesquisa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

99.
PENNA, F. A.. A iconografia das khóes e o festival das Antestérias. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

100.
PENNA, F. A.. A participação das crianças nos festivais religiosos gregos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

101.
PENNA, F. A.. A relação entre a prática mágico-religiosa do uso de amuletos e o festival da Antestérias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

102.
PENNA, F. A.. Dionisos versus Apolo: um estudo comparativo entre a religião cívica grega e o pitagorismo no período clássico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

103.
PENNA, F. A.. As Antestérias atenienses: um ritual de passagem para as crianças de 3 e 4 anos?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

104.
PENNA, F. A.. Práticas mágico-religiosas: o uso de amuletos por parte das crianças na festa das Antestérias. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHA, H. A. B.; PENNA, F. A.; GONTIJO, R.; OLIVEIRA, M. G.. Participação em banca de Gabriel Henriques Augusto Teixeira. A OPERAÇÃO ANALÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: USOS E PARÂMETROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
CARVALHO, A.; PENNA, F. A.; ARAUJO, C.. Participação em banca de Fernanda Pereira de Moura. "Escola sem Partido": relações entre Estado, educação e religião e os impactos no ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PENNA, F. A.. Participação em banca de Rachel Hilfred Antunes Nunes. O uso de documentos no ensino de história: as representações dos povos indígenas na coletânea "Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças". 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
PENNA, F. A.. Participação em banca de Amanda Souza Alvarenga Rodrigues. A charge no ensino de história: uma proposta para o uso de fontes na construção do saber histórico escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
PENNA, F. A.; MONTEIRO, A. M. F. C.; OLIVEIRA, C. M. C. A.; RANGEL, J. A. S.; SCHUELER, A. F. M.. Participação em banca de Elvis Hahn Rodrigues. A nacionalidade brasileira como narrativa escolar: Raça e Nação nos livros didáticos de históiria. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, C. B. M.; PENNA, F. A.; MENDONCA, P. K.. Participação em banca de Pedro Henrique Castro Teixeira da Silva. Capitão América contra Justiceiro: Análises e diferenças entre os dois personagens. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
PENNA, F. A.; ARAUJO, C.; CARVALHO, A.. Participação em banca de Fernanda Pereira de Moura. A educação sob censura: os projetos de lei que restringem a autonomia docente e suas consequências para o ensino de história. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PENNA, F. A.; ROCHA, H. A. B.; WANDERLEY, S.. Participação em banca de Ramon Infante Rocha. O professor e o historiador: a apropriação e o ensino do conceito de história em sala de aula de 6° ano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
PENNA, F. A.; ROCHA, H. A. B.; MONTEIRO, A. M. F. C.. Participação em banca de Luiza Rafaela Bezerra Sarraf. Tempo, tempo, tempo: usos da noção de tempo histórico nos livros didáticos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ROCHA, H. A. B.; PENNA, F. A.; MIRANDA, S. R.. Participação em banca de Danielle Rodrigues Silveira. A(s) memória(s) sobre a ditadura militar nos livros didáticos de História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
PENNA, F. A.; GONTIJO, R.; OLIVEIRA, M. G.. Participação em banca de Gabriel Henriques Augusto Teixeira. "A operação analógica no saber histórico escolar: usos e parâmetros para o 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
PENNA, F. A.; CAVALCANTE JUNIOR, J. A. C.; PLETSCH, M. D.; AZEVEDO, P. B.. Participação em banca de Camilla Oliveira Mattos. "Construção de significados para alunos surdos em uma Caixa de História Conceitual na perspectiva do letramento histórico em Libras. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PROFHISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
PENNA, F. A.; ROCHA, H. A. B.; REZNIK, L.. Participação em banca de Diego Dezidério. A Lei 10.639 e o Programa Nacional do Livro Didático: lutas memoriais em torno da História da África. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GABRIEL, C. T.; MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A.. Participação em banca de Philipe Augusto Saúde Ribeiro de Souza. A apreensão da noção de tempo: pressupostos e implicações relacionados à aprendizagem da história no ensino médio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
GABRIEL, C. T.; MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A.. Participação em banca de Marcus Leonardo Bomfim Martins. Avaliação e Ensino de História: Perspectivas e Práticas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
GABRIEL, C. T.; MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A.. Participação em banca de Raphael Ribeiro da Silva Cunha. Cinema e Ensino de História: Possibilidades e Limites de uma Prática. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARRETO, M. P.; PENNA, F. A.; MONTEIRO, A. M. F. C.; AZEVEDO, P. B.; CABRAL, M. A.. Professor Adjunto A, nível I, na área de Prática de Ensino de História. 2015. Universidade Federal Fluminense.

2.
CABRAL, M. A.; PENNA, F. A.; AZEVEDO, P. B.. Professor Adjunto na área de Métodos e Técnicas de Ensino: Ensino de História. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SANTIAGO, A.; PENNA, F. A.; COSTA, W.. Professor Adjunto na área de Métodos e Técnicas de Ensino: Ensino de História. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Renata da Conceição Aquino. O ensino de História e a esfera pública: pensando novos inícios. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Diogo da Costa Salles. Criando a doença para vender a cura: o discurso da "doutrinação ideológica" do Movimento "Escola sem Partido". Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
LUIZA RAFAELA BEZERRA SARRAFF. O tempo histórico nas narrativas didático escolares. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luiza Rafaela Bezerra Sarraff. Atrelando passado, presente e futuro: Usos da concepção de tempo histórico nos livros didáticos do PNLD 2011. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fernando de Araujo Penna.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PENNA, F. A.. A relevância da didática para uma epistemologia da História. In: Ana Maria Monteiro; Carmen Teresa Gabriel; Cinthia Monteiro de Araujo; Warley da Costa. (Org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. 1ed.Rio de Janeiro: MAUAD X : Faperj, 2014, v. , p. 41-52.



Outras informações relevantes


Grupos de pesquisa em que atua:
- Currículo, docência e cultura - UFF  (pesquisador)
- NEC - Núcleo de Estudos de Currículo - UFRJ  (pesquisador)
- Oficinas de História - UERJ  (pesquisador)



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