Joseline Simone Barreto Trindade

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  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1993). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999). Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará- PPGA (2015). Tem experiência docente nos níveis fundamental, médio, superior (pós-graduação). Professora Adjunto I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotada no Instituto de Ciências Humanas (ICH) na sub-unidade Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins, onde ministra disciplinas de Antropologia. Coordena o curso de Licenciatura em Ciências Sociais e está Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins (2018-2020) Em pesquisa, atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro brasileiras, principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais; etnicidade; racismos, territorialidade; Amazônia; conflito; memória; processos de territorialização e quilombos. Entre os anos de 2006 a 2012 atuou no Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). Desenvolve atividades de formação continuada sobre Culturas Afro-brasileiras e Educação das Relações Étnico-raciais, Cartografia social, Povos e Comunidades tradicionais. Coordena o Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRA). Atualmente pesquisa temas relacionados às práticas culturais de cuidados com a saúde (como uso de "plantas que curam", conhecimento tradicional) e a medicina alternativa (fitoterapia e práticas integrativas e complementares). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joseline Simone Barreto Trindade
Nome em citações bibliográficas
TRINDADE, J. S. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins.
Folha 31, Qd. 07 Lotes especiais Nova Marabá
Nova Marabá
68000000 - Marabá, PA - Brasil - Caixa-postal: 101
Telefone: (94) 21017100
Ramal: 7100
Fax: (94) 33221479
URL da Homepage: http://ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Lavrando a Memória, Cultivando a Terra: O Direito de Dizer e Fazer a Roça no Quilombo do Curiaú-AP, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Hilton Pereira da Silva.
Palavras-chave: Memória; QUILOMBOLAS; Unidade de conservação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1997 - 1999
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: No tempo das águas cheias: história e memória dos negros do Curiaú-Amapá,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Oscar Calavia Saez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Memória.
Grande área: Ciências Humanas
2018
Especialização em andamento em Especialização em Fitoterapia e Terapias Holísticas.
Estratego, ESTRATEGO, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Relatos e Retratos: Negros do Trombetas ameaçados.
Orientador: Eneida Corrêa de Assis.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018
Curso Especialização Terapias Holisticas. (Carga horária: 380h).
Estratego, ESTRATEGO, Brasil.
2012 - 2012
Convenção 169 da OIT. (Carga horária: 24h).
Instituto Nova Cartografia Social, INCS, Brasil.
2004 - 2004
Bolsa de intercâmbio. (Carga horária: 90h).
Universidad Nacional del Comahue, UNCOMA, Argentina.
2003 - 2003
Identificação étnica e laudos antropológicos. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.
2003 - 2003
Teoria Antropológica. (Carga horária: 10h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, ANPOCS, Brasil.
2001 - 2001
Antropologia Francesa dos anos 30: Michel Léri e M. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2000 - 2000
Curso avançado relações raciais e cultura negra. (Carga horária: 90h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1998 - 1998
"Diálogos entre Antropologia e Memória". (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 1996
Etnologia Indígena. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 1996
Ecologia Humana. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Laboratório de Pesquisa em História. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Métodos de Pesquisa em História. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1990 - 1990
Curso de Curta Duração.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1990 - 1990
Expressoes de negritude: o reggae em São Luis (MA). (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1986 - 1986
Método Montessori. (Carga horária: 40h).
Federação Paraense dos Profissionais da Educação Pública, FEPPEP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) é uma instituição de ensino superior pública, multicampi, sediada na cidade de Marabá, com campi em Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Xinguara. A instituição foi criada oficialmente em 5 de junho de 2013. A UNIFESSPA é o resultado do desmembramento do campus de Marabá da Universidade Federal do Pará.


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisadora do Projeto "Mapeamento Social como Instrumento de Gestão Territorial Contra o Desmatamento e a Devastação: Processos de Capacitação de Povos e Comunidades Tradicionais". Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolviemento Social - Fundo Amazônia. Coordenação Geral do Projeto: Alfredo Wagner Berno de Almeida


Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA, FUNCEFET/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Ministrei a disciplina Antropologia Cultural do Eixo temático: Sistema Familiar de Produção e Processo de trabalho no campo com enfoque em discussão de gênero, para o curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA,campus rural de Marabá.


Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Sócio Efetivo, Enquadramento Funcional: Associada, Carga horária: 0


Fórum Regional de Educação do Campo, FREC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 60
Outras informações
Orientei a pesquisa do discente Inácio Diniz sobre a Economia Pesqueira de Marudá- Alcântara-Ma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Agrárias) - Quilombola de Alcântara da turma ?cabanos? de agronomia, composta também por camponeses de diferentes assentamentos da região amazônica dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins; Essa turma faz parte do esforço coletivo da Universidade Federal do Pará, através da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá e do NEAF, do INCRA?PRONERA e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra?MST para garantir aos quilombolas, assentados, mulheres e homens do campo, o direito ao ensino superior.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 12
Outras informações
Realizei . em conjunto com Beatriz Ribeiro, a Oficina de Cartografia Sócio-cultural da Juventude do Campo. Durante 4º Conferencia Regional da Educação do Campo, em Xinguara.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrei o Curso Curriculo e Questões Étnico-Culturais no III Módulo da Formação Continuada para Educação do Campo no âmbito do Programa de Formação Continuada: Curriculo, Letramento, Cultura e Educação do Campo para professores da Rede municipal de Ensino de Marabá, Parauapebas, Ipixuna,Itupiranga e Xinguara (NECAMPO-UFPA-Marabá).

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Participei da formação Continuada do Programa Saberes da Terra no Módulo Economia Solidária e desenvolvimento sustentável com enfoque territorial, onde proferi palestras sobre Políticas Territoriais, Agricultura familiar e Direitos étnicos na Escola Familia Agricola de Marabá.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Realizei, a convite do Movimento Consulta Popular, a oficina "Cultura afrobrasileira e sua importancia para formação da juventtude" no IV Encontro de Juventude do Campo e da Cidade, realizado na cidade de Marabá.


Associação das Universidades Amazônicas, UNAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10


Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40
Outras informações
Consultora do Projeto Gênero, Raça e Atividades Produtivas para o Etnodesenvolvimento. Mulheres quilombolas e etnodesenvolvimento /UNIFEM/DFID. No âmbito do Programa desenvolvido pelo Unifem, o Ministerio de Desenvolviemnto Agrario desenvolve esse projeto que foi iniciado no mês de setembro de 2004 e visa construir alguns subsídios para a elaboração e desenho das políticas públicas, com o intuito de estimular a inserção econômica, a participação e o controle social das mulheres quilombolas. Entre as ações do projeto, estão: a elaboração e promoção de políticas de ampliação do acesso das mulheres quilombolas às atividades produtivas com eqüidade de gênero; o reconhecimento das atividades produtivas empreendidas pelas mulheres quilombolas; o estímulo à Rede de Ater Quilombola com recorte de gênero e à rede de mulheres quilombolas multiplicadoras de informações, capacitando-as sobre acesso aos projetos produtivos, assistência técnica, crédito e comercialização; a elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas de comercialização dos produtos das mulheres quilombolas; o estímulo à participação e controle social das mulheres quilombolas, principalmente nos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável nacional, estaduais e municipais; e, por último, a capacitação dos gestores públicos sobre a discussão de gênero e raça. O Projeto Gênero, Raça e Atividades Produtivas para o Etnodesenvolvimento (MDA/Unifem/DFID), tem como objetivo definir com as mulheres quilombolas uma agenda de trabalho. Esse Projeto faz parte do Programa de Apoio a Ações Integradas de Igualdade de Gênero e Raça no Brasil, que é coordenado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher (Unifem) e recebe apoio do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico (DFID).


Rede Interuniversitária de Pesquisa Sobre o Trabalho, UNITRABALHO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2001 - 3/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Rede Interuniversitária de Pesquisa Sobre o Trabalho, .


Secretaria de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenei a pesquisa sobre o impacto da bolsa escola na região metropolitana de Belém. Pesquisa patrocinada pelo UNICEF, com objetivo de aplicar metodologia de estudos de impacto socio-econômicos.

Atividades

01/2000 - 02/2000
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Educação

Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará, CEDENPA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/2000 - 12/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará, .


Fórum da Amazônia Oriental, FAOR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Coordenou a pesquisa "Indicadores sócio-economicos dos Negros no Pará" para compor o relatório anual do Observatório da Cidadania (PA).

Atividades

05/1999 - 09/1999
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Relaçoes raciais

Fundação Palmares, PALMARES, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: pesquisadsor, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 1997, realizei pesquisa de campo sob coordenação da Dr. Rosa Acevedo na comunidade do Curiaú-AP, no âmbito do ?Projeto de Mapeamento e Sistematização das Áreas Remanescentes de Quilombos? que foi executado em vários estados do Brasil. a Fundação Cultural Palmares assinou um termo de cooperação com pesquisadores, mediada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), para realização de estudos sobre algumas ?comunidades negras rurais? em todo o Brasil.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Ministrei as disciplinas Comunidasdes Quilombolas e Método de pesquisa e Monografia para III Turma de Especialização UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial da Escola.(Curso de Especialização Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia Implementação da lei 10.639/03).Parceria UFPA e UNIFESSPA.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 60
Outras informações
Minitrou os módulos de Metodologia de Pesquisa e Comunidades quilombolas no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO POLITICASS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DA ESCOLA (III TURMA CURSO SABERES AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA AMAZONIA ? IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03) Turma Marabá.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Coordenadora local do Polo Marabá do III Curso de Especialiização em Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia - Implementação da lei 10.639/03 da Universidade Federal do Pará

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou a disciplina "Comunidades Negras Rurais e Quilombos Atuais na Amazônia" no III Curso de Especialização em Saberes Africanos e Afro-Brasiileiros na Amazônia-iImplementação da Lei 10.6239/03 UFPA.- Turma de Marabá.

Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: UFPA, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Antropologia Disciplinas Ministradas: Tópicos Temáticos em Antropologia; Estagio Supervisionado em Antropologia; Prática de Ensino em Antropologia; Antropologia Política; Antropologia Econômica; Cultura Brasileira; TCC - Antropologia; Antropologia da Religião; Teorias Antropológicas; Pré-História Brasileira; Antropologia Educacional.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24
Outras informações
Ministrei a disciplina Cultura, Diversidade e Curriculo do III Módulo da Especialização Curriculo, Letramento, Cultura e Educação do Campo. Pós-graduação ofertada aos professores que atuam em escolas localizadas nos Assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora da Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenei, em 2009, com o prof. Evandro Medeiros, a Especialização Curriculo, Letramento, Cultura e Educação do Campo. Pós-graduação ofertada aos professores que atuam em escolas localizadas nos Assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Em 2009, integrei a equipe de Comunicação e Cultura do campus de Marabá junto com os professores Bruno Malheiro e Alexandre Silva

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Em 2008, participei da equipe de elaboração do Projeto Politico Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do campus de Marabá da UFPA.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Ministrei Curso Questões Étnico-Culturais e o Curriculo na Formação Continuada para Educadores da Escola Familia Agricola (EFA-Marabá).

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou o curso "Os Sertões" de Euclides da Cunha e sua influência no Pensamento Social Brasileiro" - Campus Universitário do Baixo Tocantins- Abaetetuba-PA.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Temporario, Carga horária: 40
Outras informações
Professora temporária no campus de Belém da Universidade Federal do Pará, onde ministrou disciplinas para os cursos de bacharelado em Turismo, Pedagogia, Educação artistica, Geografia e Ciências Sociais. Ministrou as disciplinas: Antropologia I e II; Parentesco e organização social; Folclore brasileiro; Cultura brasileira.

Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
De 1994 a 1996 participei do Projeto de Interiorizaçao da UFPA, onde prestei concurso para professor temporário da disciplina Antropologia social, fui lotada no Campi de Soure, no Marajó. Nesse período ministrei disciplinas em Cursos de Ciências Sociais, Pedagogia, Letras, Geografia e História dos Campi do Marajó (Soure e Breves); Campus de Bragança; Campus de Abaetetuba; Campus de Altamira. Disciplinas ministradas: Cultura Brasileira; Antropologia Cultural I e II; Etnologia Indígena; Parentesco e Organização social; Folclore Brasileiro

Atividades

08/1994 - 07/2001
Ensino, Ciencias Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura brasileira
Antropologia cultural
Folclore Brasileiro

Secretaria de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

Atividades

1/1993 - 6/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estudos sociais
Geografia
Sociologia da Educação e aprofundamentos em Educação geral na área de humanas

Centro Educacional Arapitanga, CEA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Escola particular que adotava o método montessoriano, fundada pela professora Ana Tancredi; Entre os anos de 1993 a 1995, a Escola celebrou convênio com a Secretaria de Educação do Estado do Pará, na ocasião fui contrada para trabalhar com os temas de ciências humanas. Desenvolvie trabalho com turmas da alfabetização, do ensino fundamental e do médio.


Instituto de Pesquisa Veritate, VERITATE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
-Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou no período de 2015.4 as disciplinas: Antropologia Econômica Socioantropologia Urbana Teoria Antropológica III

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora da FACSAT (2016-2018), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou no período 2016 .03 -Antropologia Econômica -Socioantropologia urbana

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou no período de 2016.02 as seguintes disciplinas: -Teorias Antropológicas Contemporâneas -Tópicos Temáticos em Ciências Sociais

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou no período de 2017.02 -Antropologia cultural -Diversidade cultural Brasileira -História e Cultura afro-brasileira -Organização Social e Parentesco


Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins, FACSAT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da FACSAT (2016-2018), Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Relaçoes raciais
2.
Educação
3.
Estudos de territorialidades quilombolas
4.
Estudos sobre o mundo do trabalho


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
?Racismo, Gênero, Corpo e Itinerário Terapêutico: Um Estudo Etnográfico das Práticas Culturais de Cuidado com a Saúde por Mulheres Negras nos bairros do Cabelo Seco e São Felix em Marabá (PA)?
Descrição: O projeto ?Racismo, Gênero, Corpo e Itinerário Terapêutico: Um Estudo Etnográfico das Práticas Culturais de Cuidado com a Saúde de Mulheres Negras no bairro do Cabelo Seco e São Felix em Marabá (PA)? tem como objeto de análise as intersecções entre gênero, raça e corpo, para buscar compreender como o entrecruzamento desses fatores impactam a saúde da mulher negra, e quais os itinerários terapêuticos que são construídos no cuidado e promoção de sua saúde. Um segundo proposito deste projeto é a construção e consolidação do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRA) da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia-Tocantins, com intuito de promover debates e investigações no campo das relações de gênero e étnico-raciais e, construir, em conjunto com o Projeto de extensão ?Círculos de Saberes?, um instrumento para interlocução e troca entre a Universidade e grupos etnicamente diferenciados em Marabá, sudeste do Pará. Palavras chave: Saúde; Gênero; Itinerário terapêutico; Racismos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Joseline Trindade - Integrante.
2017 - 2017
"Cultivando Plantas que curam, lavrando palavras que circulam: a construção da horta escolar como metodologia interdisciplinar de visibilidade do saber /fazer tradicional na Escola São Felix em Marabá"
Descrição: O projeto "Cultivando Plantas que Curam e Lavrando Palavras que Circulam: a construção da horta escolar como metodologia interdisciplinar de visibilidade do saber/fazer tradicional na escola São Félix em Marabá" será realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental São Félix que pertence a rede municipal de ensino de Marabá, com 576 discentes matriculados, e conta com 10 docentes, que atuam nas áreas de Português, Matemática, História, Geografia, Religião, Estudos Amazônicos, Inglês, Artes, Ciências e Educação Física. A Escola São Félix está localizada no tradicional bairro São Félix. Em seu Projeto Político está definida como missão da Escola: ?sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de respeitar a diversidade intercultural (étnica, religiosa, sexual e social) - PPC 2015,p. 27-. Para isso, a escola desenvolve parceria com as famílias da comunidade, a exemplo dos projetos Rádio Escola e Escola Sustentável, ambos executados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Escolar (PDDE), um programa mantido pelo Governo federal. Nesse sentido, com base no PP do Curso de Ciências Sociais que tem o tema da diversidade étnico e cultural como pilares do ensino, da pesquisa e da extensão propomos desenvolver na escola São Félix um projeto de intervenção metodológica que discuta formas e estratégias pedagógicas de conhecer e valo valorizar os conhecimentos tradicionais do uso de plantas que curam e que constituem um sistema terapeutico na comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Elena Borges - Integrante / Leticia Medeiros - Integrante / Roberta Correia - Integrante.
2016 - Atual
Projeto de Pesquisa Relações étnico-raciais, racismo e diversidade em uma região de fronteira
Descrição: Esta linha de pesquisa se propõe a problematizar os processos socioculturais e econômicos das populações negras no Brasil, a partir de pesquisas sobre as relações raciais, o racismo, os estudos de identidade étnica no Sul e Sudeste do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador.
2013 - 2015
Memória, Territorialidade e Agricultura Tradicional Quilombola no Amapá
Descrição: Memória biocultural, Territorialidade, Conflito e Autonomia no Território Quilombola do Curiaú (AP) se filia aos estudos antropológicos que analisam os processos de territorialização quilombola no Brasil. Proponho refletir sobre a territorialidade especifica quilombola frente à sobreposição de unidades de conservação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador.
2011 - 2012
Mapeamento Social como Instrumento de Gestão Territorial Contra o Desmatamento e a Devastação: Processos de Capacitação de Povos e Comunidades Tradicionais
Descrição: Os elevados índices de desmatamento tem sido apontados como os principais responsáveis pelas emissões de CO que colocam o Brasil dentre os maiores poluidores do planeta. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estima que cerca de 70% das emissões brasileiras de gases de efeito estufa viriam dos desmatamentos e da devastação da floresta amazônica. Nestes anos de desmatamentos e devastação generalizados, prevaleceu uma visão triunfalista dos agronegócios, que só foi abalada com a crise financeira de setembro de 2008, cujos efeitos evidenciaram que os mercados de commodities são incapazes de se auto-regular e que o Estado tem um papel fundamental na economia e no meio ambiente. Neste contexto, o objetivo deste projeto consiste em fortalecer as formas nativas de uso dos recursos naturais, buscando aprimorá-las e torná-las mais eficazes. Para tanto estão sendo propostos um mapeamento social, elaborado em conjunto, por pesquisadores acadêmicos e membros de associações comunitárias, e uma série de cursos de formação como reforço aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade e às formas organizativas que defendem a preservação das florestas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Rosa Acevedo - Integrante / Irislane Pereira de Moraes - Integrante / ALFREdo Wagner Berno de Almeida - Coordenador / Gaioso, Solange - Integrante.
Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolviemento Social -Fundo Amazônia - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Às Margens do rio e nas margens sociais: representações e educação ambiental das comunidades ameaçadas pelo Projeto Usina Hidrelétrica de Marabá
Descrição: A cidade de Marabá e suas intermediações possuem uma relação de contato/dependência com o rio Tocantins e o rio Itacaiúnas. Essa relação se manifesta em práticas econômicas ligadas aos fluxos fluviais, na circulação regional, mas também se mostra no imaginário simbólico-cultural de diversos grupos sociais que vivem e sobrevivem dos rios. Porém, a partir da instalação de um novo eixo de intervenções governamentais na Amazônia na década de 1950, muda-se o padrão de organização do espaço e desloca-se a centralidade econômica e social do rio à estrada. Nesse sentido, são múltiplas as obras de infra-estrutura (como hidrelétricas, grandes rodovias) que direta e indiretamente interferem nas formas de organização da vida referenciadas no rio. No caso de Marabá, isso se expressa claramente, primeiramente nos impactos sócio-ambientais ocorridos após a construção da Hidrelétrica de Tucuruí. Atualmente, isso tende a se agravar com o projeto de construção da Hidrelétrica de Marabá, pois são diversas as comunidades que correm o risco de serem desterritorializadas. O que se visualiza como problemática neste projeto, portanto, são essas contradições entre as formas de representações oficiais da água, as quais colocam o rio como fonte de energia elétrica e as representações de grupos sociais que têm o rio como fonte de vida, de alimento e referencial simbólico-cultural. Nesse sentido, pretende-se reconhecer as formas de representação da água e promover a conscientização ambiental de comunidades que vivem e trabalham a partir de uma relação de contato/dependência com o rio para, então, visibilizar estas formas de representações historicamente subalternizadas por discursos hegemônicos da água como fonte de energia, por via de uma tecnologia ?limpa? que seriam as hidrelétricas. A metodologia usada para a realização destes objetivos vem a ser, primeiramente, pesquisa e análise bibliográfica e documental, observações sistemáticas e registro fotográfico para se conhecer o cotidiano das c.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Irislane Pereira de Moraes - Integrante / Mlaheiro, Bruno - Coordenador.
Financiador(es): Pro-reitoria de Extensão - Bolsa / Universidade Federal do Pará - Bolsa.
2009 - 2011
Cartografia Social sobre os Impactos da construção da Hidrelétrica de Marabá
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Rosa Acevedo - Coordenador / Irislane Pereira de Moraes - Integrante / Eric de Belem Oliveira - Integrante / MALHEIRO, Bruno - Integrante / Thiago Martins - Integrante.
2007 - 2008
Cartografia Social no Bairro do Cabelo Seco em Marabá
Descrição: De 2007 a 2008 realizamos pesquisa e oficinas de cartografia com moradores do Bairro Cabelo Seco, o que resultou no Fasciculo Cabelo Seco Marabá e no vídeo documentário Cabelo Seco no Encontro dos Rios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Rosa Acevedo - Coordenador / Irislane Pereira de Moraes - Integrante / Eric de Belem Oliveira - Integrante / Rosemayre Bezerra - Integrante.
2006 - 2012
Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia
Descrição: O PNCSA Criado em 2005 e coordenado nacionalmente pelo antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Projeto Nova Cartografia é desenvolvido em todo o Brasil e dele participam, também, professores, estudantes de graduação e pós-graduação. O carater do PNCSA é interdisciplinar, envolvendo pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, como geógrafos, historiadores, biólogos, antropólogos e sociólogos.O Projeto tem como objetivo mapear mobilizações sociais, descrevendo-as e georreferenciando-as com base no que é considerado relevante pelas próprias comunidades estudadas. Fui pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), onde desenvolvi atividades de pesquisa e organização de oficinas de mapas para produção de fasciculos, boletins..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Rosa Acevedo - Integrante / Irislane Pereira de Moraes - Integrante / ALFREdo Wagner Berno de Almeida - Coordenador / Gaioso, Solange - Integrante.
2006 - 2006
Território Quilombola de Jambuaçu Moju Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia
Descrição: No Pará, um exemplo emblemático de desrepeito aos direitos étnicos é o que acontece no Território Quilombola de Jambuaçu (TQJ), em Moju-Pa. Em 2006, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) solicitou uma parceria com o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) com objetivo de realizar um mapeamento dos conflitos existentes no TQJ. Na ocasião, realizamos oficinas de cartografia social no TQJ sobre os impactos da implantação do mineroduto de bauxita da companhia Vale, por meio do Projeto Mina de Bauxita de Paragominas (PMBP) que atende às estratégias de expansão da refinaria de alumina, de sua subsidiária Alumina do Norte do Brasil (Alunorte), onde esta sendo explorado a bauxita do Platô Miltônia 3, em Paragominas, que leva a bauxita até o complexo industrial de Vila do Conde (Barcarena). Em 2004, iniciou-se a instalação de um mineroduto para transporte de bauxita, cuja extensão é de 244 km, passando por sete municípios do Pará: Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-açu, Acará, Moju, Abaetetuba e Barcarena. A partir das oficinas de cartografia nas comunidades em Jambuaçu foram produzidos o Fascículo nº 03 - Quilombolas de Jambuaçu ? Moju, da série Nova cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (PNCSA 2007), e o vídeo Amor pelo território quilombola de Jambuaçu - intervenções da Companhia Vale do Rio Doce (CVDR), e a luta dos quilombolas por direitos étnicos e territoriais, nos quais entre outras questões é denunciada a situação de poluição e degradação ambiental provocadas pelo empreendimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Rosa Acevedo - Coordenador / Maria Luiza Fernandes Alves - Integrante / Sergio Tonetto - Integrante.
2000 - 2001
Igualdade de oportunidade e discriminação de raça e gênero no setor bancário da RMB
Descrição: Pesquisa com financiamento da UNITRABALHO com vistas a apontar possíveis diferenças salariais e de tipo de realização de tarefas em função de discriminação de raça e gênero.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Joseline S. Barreto Trindade - Integrante / Jose Raimundo Barreto trindade - Integrante.
Financiador(es): Rede Interuniversitária de Pesquisa Sobre o Trabalho - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2000 - 2000
I Pesquisa de Impacto do Programa Bolsa-Escola da Região Metropolitana de Belém
Descrição: Pesquisa patrocinada pelo UNICEF com objetivo de analisar os impactos socioeconomicos da Bolsa escolar na vida das familias beneficiadas pelo Programa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Maria de Nazaré Barreto Trindade - Integrante / Lilia Miranda - Integrante / Ana Claudia Guedes - Integrante.
2000 - 2000
Comunidades Negras Rurais do Pará
Descrição: O projeto teve como objetivo a elaboração de um estudo histórico-antropológico, seguido da execução de uma assessoria politica para subsidiar as comunidades de Narcisa (Capitão Poço) e Macapazinho (Santa Izabel)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Shirley Maria Silva Nogueira - Integrante.
1991 - 2005
Mapeamento de Comunidades Negras Rurais no Pará: Ocupação do Território e uso de recursos, descendência e modo de Vida
Descrição: Este Projeto esteve sob coordenação das professoras Rosa Acevedo e Edna Castro no Núcelo de Altos estudos Amazonicos (NAEA), teve comom objetivo identificar e mapear as comunidades negras no estado do Pará..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Rosa Acevedo - Integrante / Shirley Maria Silva Nogueira - Integrante / Edna Castro - Coordenador / Rita de Cassia Costa - Integrante.
1991 - 1993
Escravidão e Formação de Uma Agricultura camponesa na Costa Setentrional do Pará
Descrição: Este projeto integrou o Programa de Pesquisa Histórica e Preservação do Patrimônio Documental da Amazônia (Naea). Composto pelo Museu Paraense Emilio Goeldi, Secretaria de Estado de Cultura e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA). Projeto coordenado pela professora Rosa Acevedo Marin, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA-CNPQ: 1991-1993). ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Rosa Acevedo - Coordenador / Eliana Ramos Ferreira - Integrante.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Vivenciando Corporeidade e Musicalidade Afrobrasileira com o Grupo de Ação Cultural de Marabá (GAC)
Descrição: O GAC atua desde 2003 no bairro São Felix,desenvolvendo atividades com teatro, música, dança e arte plástica. Vem consolidando um trabalho com as crianças e a juventude do bairro. O projeto teve como principal objetivo o resgate e valorização da cultura afrobrasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Vanda Melo - Integrante / Marcelo Melo - Integrante / Amanda Koré - Integrante.
2008 - 2008
Capacitação em História e Cultura Afrobrasileira para professores da escola Familia agricola de Marabá
Descrição: O projeto tem como objetivo discutir com os educadores da EFA uma real implementação da Lei 10639 no curriculo da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Irislane Pereira de Moraes - Integrante / Eric de Belem Oliveira - Integrante / Marcelo Melo - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2017 - 2017
Projeto de Monitoria História e Cultura Afrobrasileira
Descrição: A monitoria que será desenvolvida na disciplina História e Cultura Afrobrasileira se justifica pelo importância da temática na formação do Cientista Social, e por fazer parte de uma política de inclusão social e afirmativa na FACSAT. A partir de uma perspectiva de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a monitoria está vinculada ao Projeto Cultivando Plantas que curam, Lavrando palavras que circulam do Programa de Intervenção metodológica (Papim 2017) coordenado pela docente que irá ministrar a disciplina. O projeto desenvolvido no âmbito do Programa de intervenção metodológica se vincula à história e cultura afro-brasileira a medida que a disciplina desenvolverá o tema da Memória e ancestralidade Africana e os conhecimentos e saberes de povos e comunidades tradicionais no uso de plantas que curam, provocando com isso uma prática extensionista na comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador.
2017 - Atual
projeto "Cultivando Plantas que Curam e Lavrando Palavras que Circulam: a construção da horta escolar como metodologia interdisciplinar de visibilidade do saber/fazer tradicional na escola São Félix em Marabá"
Descrição: PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA tem como objetivo desenvolver metodologias para trabalhar o tema dos saberes e fazeres tradicionais sobre plantas que curam e as práticas voltadas para saúde no Bairro São Félix em Marabá pela comunidade local..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Elena Borges - Integrante / AMINTAS LOPES DA SILVA JUNIOR - Integrante.
2016 - Atual
Projeto de Monitoria Ensino Aprendizagem dsciplina Teoria Antropológica Contemporânea
Descrição: Projeto de Monitoria Ensino -Aprendizagem em teoria Antropológica Contemporânea e Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Coordenador / Isabel Cristina Ancelmo Marcelino - Integrante / Priscila Dias Pinto - Integrante / Samara Pereira Farias - Integrante / Jessica Souza Borges - Integrante / Vanessa Frazão - Integrante.
2009 - 2010
Grupo de Estudo
Descrição: De 2009 a 2010 organizamos o Grupo de Estudo "Desobediência Epistêmica e Pensamento Descolonial na Amazônia" que entre outros objetivos tem o proposito de construir uma reflexão epistêmica em torno da construção de que universidade queremos construir para a região do sul e sudeste do Pará..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Joseline Simone Barreto Trindade - Integrante / Fernando Michelotti - Integrante / Irislane Pereira de Moraes - Integrante / MALHEIRO, Bruno - Coordenador / Nilsa Ribeiro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural/Especialidade: Antropologia das Populações Afro Brasileiras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural/Especialidade: Antropologia rural.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. ; QUEIROZ, S. ; MENEZES, S. . Quilombolas do Curiaú:Conflitos Sócio-ambientais não resolvidos com a criação da APa do rio Curiaú.. AlmeidA, A.W. B. (ORG) Cadernos de Debates Nova cartografia Social - Territórios Quilombolas e Conflitos. 1ed.Manaus: UEA, 2010, v. 1, p. 169-177.

2.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. . Wakymãhã mekto kônhito-nàkaka -Projeto hidreletrica de Marabá. In: Alfredo Wagner Berno de Almeida, Emmanuel de Almeida Farias Júnior. (Org.). Conflitos Sociais no Complexo Madeira. 1ed.Manaus: PNCSA-UEA Edições, 2009, v. 1, p. 367-389.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Moraes, Irislane Pereira ; TRINDADE, J. ; TRINDADE, J. S. B. . Quilombolas, territórios tradicionais e regularização fundiária: os impasses e desafios vivenciados no Estado do Amapá. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. Anais da 29ª Reunião de Antropologia, 2014.

2.
TRINDADE, J. S. B. ; TRINDADE, J. S. B. . TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE JAMBUAÇU: CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E AS ESTRATÉGIAS ?PARTICIPATIVAS? DA MINERADORA Vale S.A. In: XI Congresso Luso-afrobrasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais XI Congresso Luso-afrobrasileiro de Ciências Sociais, 2011.

3.
TRINDADE, J. S. B.. Nós, quilombolas: a construção da identidade quilombola a partir dos mapeamentos de comunidades negras rurais no Pará. In: XXIV REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2004, Olinda. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004.

4.
TRINDADE, J. S. B.. Etnicidade e desenvolviemento: comunidades negras rurais na Amazonia. In: VIII Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2003, São Luis. VII Reunião de Antropológos do Norte- Nordeste, 2003.

5.
TRINDADE, J. S. B.. Igualdade de oportunidade e discriminação de raça e gênero no setor bancário da região metropolitana de Belém. In: XXVII Encontro anual da ANPOCS, 2003, Caxambu. Anais do XXVII Encontro anual da ANPOCS, 2003.

6.
TRINDADE, J. S. B.. Relatório de pesquisa Igualdade de oprtunidade e discriminação de genero e raça no setor bancário da região metropolitana de Belém. In: Políticas Públicas de emprego e renda para região metropolitana de Belém, 2002, Belém. Políticas Públicas de emprego e renda para região metropolitana de Belém, 2002.

7.
TRINDADE, J. S. B.. Ladrões que contam histórias a performancede um narrador.. In: VI Reunião Regional de Antropólogos do Norte Nordeste, 1999, Belém.

8.
TRINDADE, J. S. B.. Negros do Curiaú: história e memória. In: I Encontro Regional Norte de História- Amazônia, 1998.

9.
TRINDADE, J. S. B.. Colóquio sobre o folclore Brasileiro. In: Colóquio sobre o folclore, 1997, Belém.

10.
TRINDADE, J. S. B.. Negros do Trombetas Ameaçados. In: IV Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1993, Belém, 1993.

11.
TRINDADE, J. S. B.. Territoalidade e identidade étnica dos negros do trombetas. In: III Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 1992, Belém. Anais do III Seminário de Iniciação cIentifica da UFPA, 1992.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, J. S. B.. Território e desenvolvimento: o caso da comunidade negra do Curiaú- Amapá. In: VII Encontro de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2001, Recife. VII Encontro de Antropólogos do Norte-Nordeste- ABANNE. Recife: Liber Gráfica Editora, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
TRINDADE, J. S. B. ; Janailson Macedo ; TRINDADE, J. S. B. . Inclusão e Diversidade na Educação Superior: Desafios para o Ensino de Graduação na UNifesspa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TRINDADE, J. S. B.; Lima, M.V.C . Populações tradicionais na Amazônia: terra, território e conflitos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TRINDADE, J. S. B.. Território quilombola de Jambuaçu face a intervenção da Companhia de mineração Vale. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVI, Nilva ; TRINDADE, J. S. B. . Migração, identidade e conflito: um estudo sobre a disciriminalização contra os maranhenses em Marabá-PA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. . Territorialidades especificas ameaçadas pelo projeto da hidrelétrica de Marabá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TRINDADE, J. S. B.; Moraes, Irislane Pereira . O Direito de Dizer não à hidrelétrica de Marabá. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, Alfredo Wagner ; ACEVEDO Marin ; Moraes, Irislane Pereira ; COSTA, Rita ; Manoel Clauderi da Luz ; TRINDADE, J. S. B. ; SILVA, F. L. C. . Boletim Informativo Quilombolas atingidos pela expansão do Dendê No Pará Guerra do Dendê. Manaus: UEA Edições, 2014 (Boletim).

2.
ACEVEDO Marin ; ALMEIDA, Alfredo Wagner ; TRINDADE, J. S. B. . Boletim Informativo Nova cartografia social da Amazonia n°04. Manaus: UEA Edições, 2010 (Boletim).

3.
TRINDADE, J. S. B.. Mulheres quilombolas: histórias de luta e resistência na terra. Rio de Janeiro: koinonia Observatório Quilombola, 2005 (Artigo).

4.
TRINDADE, J. S. B.. Observatório da Cidadania Pará- Acompanhando a sustentabilidade do desenvolvimento. Belém: FAOR- Fórum da Amazônia Oriental, 2000 (Relatório do Observatório da Cidadania).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ACEVEDO Marin ; Moraes, Irislane Pereira ; OLiveira, Eric ; TRINDADE, J. S. B. . oficina produção da Cartografia Guarany de Jacundá- Para. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Moraes, Irislane Pereira ; TRINDADE, J. S. B. . 'Povos Quilombolas e Direitos étnico-territoriais'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRINDADE, J. S. B. ; TRINDADE, J. S. B. . Regularização fundiária de terras quilombolas. 2014. (Audiência Pública Regularização Fundiária de terras de quilombo).

2.
Moraes, Irislane Pereira ; TRINDADE, J. S. B. . História do Pensamento Social Brasileiro: debatendo a miscigenação na obra Casa Grande e Senzala de Gilberto Freire. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Eliana Teles ; Ulisses Guimarães ; ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. . Hidrelétrica de Marabá: Territorialidades Específicas e Conflitos. 2010. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

4.
TRINDADE, J. S. B.. Curriculo e Questões Étnico culturais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. ; Moraes, Irislane Pereira ; ARAÚJO, MARLON . Oficina Editais : Elaboração de projetos de interesse de povos e comunidades tradicionais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MALHEIRO, Bruno ; Cristiano Bento ; TRINDADE, J. S. B. . Oficina de cartografia social na Vila de Apinajés em São João do Araguaia.. 2010. (Cartografia Social e conflito).

7.
TRINDADE, J. S. B.; Thiago Martins . Oficina de Cartografia Social no Assentamento Castanhal Araras- São João do Araguaia. 2010. (Cartografia Social dos atingidos pela Hidreletrica de Marabá).

8.
ALMEIDA, Alfredo Wagner ; ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. ; Moraes, Irislane Pereira ; Thiago Martins ; MALHEIRO,Bruno . Boletim Informativo nº04 -PNCSA O direito de dizer 'não' à construção da Hidrelétrica de Marabá. 2010. (Boletim Informativo nº04 -PNCSAO direito de dizer 'não' à construção da Hidrelétrica de Marabá).

9.
MALHEIRO, Bruno ; RIBEIRO, Beatriz ; TRINDADE, J. S. B. . Modernidade e Colonialidade na Dinâmica de Ocupação recente na Amazônia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
COSTA, Rita ; Trindade, Joseline ; TRINDADE, J. S. B. . Gênero, sexualidade, etnia-raça: desafios transversais na formação do Professor. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
TRINDADE, J. S. B.. Olhares sobre a África. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
Costa Medeiros ; TRINDADE, J. S. B. . Curriculo, Letratemento, Cultura e Educação do Campo. 2009. (Vice-coordenadora da Especialização em Curriculo, letramento, cultura e Educação do Campo).

13.
MALHEIRO, Bruno ; SILVA, Alexandre ; TRINDADE, J. S. B. . Integrante Seção de comunicação e cultura do Campus de Marabá. 2009. (Seção de comunicação e cultura do Campus de Marabá).

14.
TRINDADE, J. S. B.. Curriculo e Questões étnico-culturais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. . Fasciculo Cabelo Seco Marabá 21. 2008. (Fasciculo do projeto Nova cartografia social da amazonia).

16.
Brito, Nilsa ; MIchelotti ; Costa Medeiros ; TRINDADE, J. S. B. . PPP da Licenciatura em Educação do Campo. 2008. (Comissão de Elaboração do Projeto Politico Pedagógico de Licenciatua em Educação do Campo).

17.
FERNANDES, GUILHERME ; TRINDADE, J. S. B. . "Métodos e Procedimentos em História Oral". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
GALLINDO, Afonso ; TRINDADE, J. S. B. ; Macambira, Gisela . "Cinema, imagem e Antropologia: Diálogos e apropriações". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
TRINDADE, J. S. B.. Fasciculo de Quilombolas de Jambuaçu. 2006. (Fasciculo do projeto Nova cartografia social da amazonia).

20.
ACEVEDO Marin ; ALVES, M. L. F. ; TRINDADE, J. S. B. . Território Quilombola de Jambuaçu Moju Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. 2006. (Oficina de Cartografia Social).

21.
TRINDADE, J. S. B.. Curso de teoria antropológica contemporânea. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
TRINDADE, J. S. B.. "Memória, Narrativa e Cultura popular: Uma Abordagem Interdisciplinar". 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
TRINDADE, J. S. B.. Os Sertões de Euclides da Cunha e sua influência no Pensamento Social Brasileiro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
TRINDADE, J. S. B.; NOGUEIRA, Shirley . Narcisa: História e memória de uma comunidade negra em Capitão Poço-PA. 2000. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ACEVEDO Marin ; Moraes, Irislane Pereira ; TRINDADE, J. S. B. . Cabelo Seco no encontro dos Rios. 2008. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
TRINDADE, J. S. B.. Negros do trombetas. 1993 (Audiovisual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alves, Ailce Margarida Negreiros; Janailson Macedo; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Geanne de Cássia Negreiros. Memória e Trajetória da Família Medeiros na busca de Territorialidade no rio Tocantins. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Abordagens Culturalistas: sabere, identidades e diferença) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, E.; LIMA, V. F.; TRINDADE, J. S. B.; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Michelly Nayara Pereira Martins."Um estudo Sociologico Sobre a Representação Social do Time Indígena Gavião Kyikatejê pelo Jornal Correio do Tocantins em Marabá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
Costa Medeiros; Santiago, Idelma; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Alexandra de Araújo Duarte.Migração, Exclusão social e Direito à cidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

3.
Oda, André; Giraldo, Paola; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Niuara Ferreira de Oliveira.A Ponte do "progresso": relações e trajetórias dos moradores do bairro Amapá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

4.
TRINDADE, J. S. B.; KORE, A.; Macambira, Gisela. Participação em banca de Rayane Gomes da Silva.Etnografando falas: o ensino religioso nas escolas públicas em Marabá -PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

5.
Hentz, Andrea; MIchelotti; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Paula de Santana Gaia.Análise Econômica do Cultivo de Milho da Aldeia Indigena Mãe Maria dos Indios Gavião Parkatejê do Pará. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Pará.

6.
Alves, Ailce Margarida Negreiros; Morgado, Geusa da Cunha; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Rosemayre Lima Bezerra.Mulheres posseiras: uma história de luta silenciada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará.

7.
Costa Medeiros; Pereira,Airton; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Cristiane da Silva Lima.Reprodução do capital e trabalho escravo contemporaneo no sul e sudeste do Para. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará.

8.
BARROS, Liliane; Padilha, Wanderlei; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Erica de Araújo da Silva.Do Sertão das Gerais ao Campo de Moçambique: Um estudo comparativo entre as personagens Tiãozinho e Azarias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

9.
MIchelotti; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Marcos Vinicius dos Santos Lira.Feira da Agricultura Familiar de Marabá - aspectos ecônomicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Pará.

10.
MASTOP, Luiza; Assis, William; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Joziane Ferreira da Silva.Pronaf Mulher em Marabá: cenários de mediação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará.

11.
BARROS, Liliane; Padilha, Wanderlei; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Sara Silva Lima.Riobaldo e Mais Velho: Um Estudo Comparativo dos Romances Grande Sertão Veredas e Nós os Do Makuluso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

12.
BARROS, Liliane; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Joelma Torres de Souza.Um Olhar Comparativo acerca das personagens Maninho do Romance Angolano Nós, os Dos Makulusu de José Luandino Vieira e Diadorim do Romance Grande Sertão : Veredas de João Guimarães Rosa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

13.
MIchelotti; Hentz, Andrea; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Aline Batista Fernandes.Caracterização de experiências inovadoras: estudo de caso no PA Alegria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Pará.

14.
CRUZ, L. N. M. L. O.; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Luciene Neres Gomes.Avifauna Suruí Aikewára: usos diversos e marca de identidade étnica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará.

15.
Von Atzingen; MIchelotti; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Marlon Prado.Plantas de importancia economica e utilitária entre os Surui do Pará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Pará.

16.
Martins, Cunha Romulo Cesar; Silva, M. F; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Eduardo Batista Fernandes.Sobre cicatrizes e tatuagens: reminiscencias de um viajante desta terra sobre o processo de institucionazação da escola familia agricola de Marabá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará.

17.
MIchelotti; Von Atzingen; TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Marlon Prado.Plantas de importância econômica e utilitária entre os índigenas Surui do Pará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Pará.

18.
TRINDADE, J. S. B.. Participação em banca de Geusa da Cunha Morgado.A atuação da Comissão pastoral da terra no combate ao trabalho escravo contemporâneo na Região sul e sudeste do Pará. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Flavio Barros; Raquel Silva; TRINDADE, J. S. B.; TRINDADE, J. S. B.. Integrante da banca do concurso de Antropologia biológica, Etnobiologia e Ecologia Humana. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
ODA, A. A. I.; CONGILIO, C. R.; TRINDADE, J. S. B.. Integrante da banca do Concurso para professor substituto de Metodologia de Pesquisa nas Ciências Sociais. 2016. UNIFESSPA.

3.
Erinaldo Cavalcanti; BARROS, L. B.; TRINDADE, J. S. B.. Integrante da banca do Concurso para docente de Históriada da África e História e Cultura Afro-Brasileira. 2015. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

4.
MALHEIRO, Bruno; SARAIVA,Luis; TRINDADE, J. S. B.. Professor substituto de Antropologia Rural. 2010. Universidade Federal do Pará.

5.
MOREIRA, Edma; Alves, Ailce Margarida Negreiros; TRINDADE, J. S. B.. Professor de Sociologia. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

6.
Costa Medeiros; OLIVEIRA, Suelene; TRINDADE, J. S. B.. Processo seletivo para professor substituto do Campus Rural de Marabá. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Outras participações
1.
Gomes, João; Rodrigues, Luciano; Machado, Claudete; Teixeira, Miguel; TRINDADE, J. S. B.. I Festival de Ladrão de Marabaixo do Estado do Amapá. 2011. Universidade Federal do Amapá.

2.
MIchelotti; MALHEIRO, Bruno; Santiago, Idelma; COSTA, Rita; TAVARES, F.; TRINDADE, J. S. B.. Comissão Avaliadora do Processo Seletivo Especial -Curso Licenciatura em Educação do Campo de Marabá. 2010. Universidade Federal do Pará.

3.
TRINDADE, J. S. B.. Comissao Julgadora do Premio Territórios Quilombolas 2006/ MDA/ABA/ANPOCS. 2006. Ministério do Desenvolvimento Agrário.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
30º Reunião Brasileira de Antropologia GT 60 Territórios e Impactos Socioambientais: projetos desenvolvimentistas e reordenação territorial na América Latina.. Territorialidade, Conflito e Autonomia no Território Quilombola do Curiaú (AP). 2016. (Congresso).

2.
Encontro de Formação para Jovens Assentados de Reforma Agrária.A questão étnico-racial no Brasil. 2016. (Oficina).

3.
II Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica (II EAVAAM).Cooordenador do GT Etnografia Visual e Sonora: Olhares sobre uma região de Fronteira do sul e sudeste do Pará. 2016. (Encontro).

4.
Seminário Sociedade, Estado, Movimentos Sociais e Questão Agrária.O Avanço do Capital na Amazônia e Territorialidades Negadas: territórios quilombolas ameaçados. 2016. (Seminário).

5.
I Fórum de Graduação O Ensino de Graduação: Desafios e Perspectivas.Inclusão e diversidade na Educação Superior: desafios para o ensino de graduação na Unifesspa. 2015. (Seminário).

6.
IV Seminário Florestan Fernandes: em defesa do Socialismo.Florestan e o racismo no Brasil. 2015. (Seminário).

7.
NUMBUTU NACIONAL: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERDISCIPLINARIDADE.Estado e Quilombolas no Brasil: Identidade, Conflito e Territorialização. 2015. (Seminário).

8.
Numuntu Nacional: Educação das relações étnico-raciais e inetredisciplinaridade.Reflexividade e relação de pesquisa. 2015. (Seminário).

9.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia-GT 69 ?Quilombos no Brasil: 25 anos de direitos na Constituição Federal de 1988?. Quilombolas, territórios tradicionais e regularização fundiária: os impasses e desafios vivenciados no Estado do Amapá. 2014. (Congresso).

10.
Fórum Social Pan-Amazônico - Atividades Autogestionadas.Direito ao território: a luta secular dos negros na Amazônia.. 2014. (Outra).

11.
Seminário Internacional Antropologia em Foco IV.Qual é a responsabilidade social do (a) Antropólogo (a)? Reflexividade e prática política na pesquisa antropológica. 2014. (Seminário).

12.
IX Semana de História da UNIFAP.História do Pensamento Social Brasileiro: debatendo a miscigenação na obra Casa Grande e Senzala de Gilberto Freire. 2013. (Encontro).

13.
Antropologia em Foco II -PPGA.?A emergência e a construção de novos objetos nos campos das antropologias contemporâneas: Etnicidade e desenvolvimento?. 2012. (Simpósio).

14.
Seminário Territórios tradicionalmente ocupados em colisão com grandes projetos.Territorialidades especificas em conflito: o direito de dizer nâo à hidrelétrica de Marabá. 2012. (Seminário).

15.
Avaliação da situação alimentar e nutricional em comunidades quilombolas tituladas. 2011. (Oficina).

16.
Conferencia "Ladrões" que contam histórias: as técnicas corporais de um narrador."Ladrões" que contam histórias: as técnicas corporais de um narrador.. 2011. (Outra).

17.
Oficina Terras Quilombolas e a exploração de madeireiras. 2011. (Oficina).

18.
Palestra Repolitização dos empreendimentos minerais na América Latina. 2011. (Outra).

19.
Reunião de Planejamento Projeto Mapeamento social como instrumento de gestão territorial.Planejamento Núcleo Pará. 2011. (Outra).

20.
XI Congresso Luso Afrobrasileiro CONLAB. Território Quilombola de Jambuaçu face a intervenção da Companhia de mineração Vale. 2011. (Congresso).

21.
27º Reunião Brasileira de Antropologia.Migração, identidade e conflito: um estudo sobre a discriminação contra os maranhenses em Marabá-PA. 2010. (Encontro).

22.
Feira Agroecológica com Mulheres extrativistas do Sul e Sudeste do Pará. Mesa Redonda Práticas agroextrativistas de mulheres do sul e sudeste do Pará. 2010. (Feira).

23.
III Encontro Latinoamericano Ciências Sociais e Barragens.Territorialidades especificas ameaçadas pelo projeto da hidrelétrica de Marabá. 2010. (Encontro).

24.
4º Conferencia Regional da Educação do Campo.Oficina Cartografia Socio-cultural da juventude do campo. 2009. (Encontro).

25.
I Semana pan-Amazonica Linguagem, literatura e Cultura.Linguagem e diversidade cultural na Amazônia. 2009. (Outra).

26.
IV Encontro de Pesquisadores e Movimentos Sociais -Projeto Nova cartografia Social (PNCSA).Relação de pesquisa e produção de Conhecimento sobre Povos e comunidades Tradicionais no Brasil. 2009. (Encontro).

27.
11º Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará.Impasses e perspesctivas para implementação da lei 10639 de 2003 em Marabá. 2008. (Outra).

28.
III Encontro de Pesquisadores e Movimentos Sociais dos Projetos: Nova Cartografia Social da Amazônia; Nova Cartografia Social dos Povos e Populações Tradicionais do Brasil; Processos de Territorialização, Movimentos Sociais e Conflitos. 2008. (Encontro).

29.
VII Seminário de Extensão Universitária do campus de Marabá.Impasses e Perspectivas para implementação da Lei 10639:2003 em Marabá. 2008. (Seminário).

30.
Seminário Internacional "Fabrica de idéias": 10 ANOS DE EXPERIENCIA. 2007. (Seminário).

31.
I Conferencia Municipal de Educação.Questões étnico Raciais e o curriculo. 2006. (Outra).

32.
I Seminário de Iniciação Científica das Ciencias Sociais no Sudeste Paraense.Mesa Redonda O Trabalho de campo em Antropologia. 2006. (Seminário).

33.
I Congresso de Desarrollo Local de San Martin de Los Andes. 2004. (Congresso).

34.
Reunião Regional da SBPC.Estudos sobre Comunidades Negras Rurais no Pará. 2004. (Encontro).

35.
XXIV REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. XXIV REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 2004. (Congresso).

36.
55º Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 55º Reunião Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. 2003. (Congresso).

37.
VIII Reunião de Antropólogos do Norte-Nordeste. Etnicidade e desenvolvimento: comunidades negras rurais na Amazonia. 2003. (Congresso).

38.
XXVII Encontro anual da ANPOCS.XXVII Encontro anual da ANPOCS. 2003. (Encontro).

39.
Políticas Públicas de emprego e renda para região metropolitana de Belém.Políticas Públicas de emprego e renda para região metropolitana de Belém. 2002. (Seminário).

40.
I Jornada Literária do campus universitário de Bragança.Memória, Narrativa e cultura popular: uma abordagem interdisciplinar. 2001. (Encontro).

41.
XX Reunião de Antropologia e I Conferência de Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe.XX Reunião de Antropologia e I Conferência de Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe. 1996. (Encontro).

42.
Movemnto Negro e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. 1995. (Outra).

43.
XVIII Símposio Nacional de História.XVIII Símposio Nacional de História. 1995. (Simpósio).

44.
I Encontro Amazônico sobre Mulher e relações sociais de Gênero. 1994. (Encontro).

45.
IV Congresso Afro-brasileiro. 1994. (Congresso).

46.
.Conferência Amazônia e Modernização. 1993. (Simpósio).

47.
Conferência Amazônia e a Modernização. 1993. (Outra).

48.
III Reunião de ANTROPOLÓGOS DO NORTE/Nordeste.III Reunião de Antropólogos do Norte/Nordeste. 1993. (Encontro).

49.
Fórum Permanente: A UFPA Fala Sobre Violência no Campo. 1991. (Outra).

50.
I Audiencia Pública no Estado do Pará. 1991. (Outra).

51.
iv Encontro NACIONAL DA anpur.IV eNCONTRO nACIONAL DA ANPUR. 1991. (Encontro).

52.
xv Encontro Anual da ANPOCs.xv Encontro Anual da ANPOCS. 1991. (Encontro).

53.
II Encontro Marabaense em Defesa do Meio Ambiente. 1990. (Encontro).

54.
Seminario em defesa da Amazonia.II seminário em defesa da Amazõnia. 1990. (Seminário).

55.
VIII Congresso Nacional dos Sociólogos. VIII Congresso Nacional dos Sociólogos. 1990. (Congresso).

56.
.I Seminário Nacional em Defesa da Amazônia. 1989. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRINDADE, J. ; TRINDADE, J. S. B. . Mesa Redonda "A Ética na pesquisa em Ciências humanas e Sociais". 2018. (Outro).

2.
CAMPELO, M. ; NASCIMENTO, J. ; MELO, V. ; BORGES, E. ; TRINDADE, J. S. B. . "Seminário Saberes Africanos e Afro-amazônicos: socializando experiências". 2016. (Outro).

3.
Janailson Macedo ; LIMA, I. ; MACAMBIRA, G. ; TRINDADE, J. S. B. ; CLEDIMA, A. . N'UNBUNTU NACIONAL: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERDISCIPLINARIDADE. 2015. (Congresso).

4.
ACEVEDO Marin ; ALMEIDA, Alfredo Wagner ; Moraes, Irislane Pereira ; TRINDADE, J. S. B. . Lançamento do Boletim nº04 O Direito de dizer não à Hidreletrica de Marabá. 2011. (Exposição).

5.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. ; Cabal, Maria . Oficinas do Projeto Nova cartografia nas comunidades quilombolas de Jambuaçu atingidas por plantação de dendê. 2011. (Outro).

6.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. ; BACKHOUSE, M. . Oficina de cartografia Social na Comunidade de Jambuaçu - Boletim Guerra do Dendê. 2011. (Outro).

7.
CASTRO, Edna ; ACEVEDO Marin ; Magalhães,Sônia ; TRINDADE, J. S. B. . III Encontro Latinoamericano Ciências Sociais e Barragens. 2010. (Congresso).

8.
ACEVEDO Marin ; TRINDADE, J. S. B. ; Palmeira, Yuri . I Mostra de Vídeos-documentários Por Rios Vivos. 2010. (Outro).

9.
TRINDADE, J. S. B.; Medeiros E ; Santiago, Idelma . 4º Conferencia Regional de Educação do Campo. 2009. (Outro).

10.
MACHADO, Eliane ; PENALVA, Gilson ; TRINDADE, J. S. B. . I Semana Pan-amazônica do campus de Marabá: Linguagem, Literatura e Cultura. 2009. (Outro).

11.
MOREIRA, Edma ; CONTENTE, Simone ; TRINDADE, J. S. B. . Seminário "Amazônia : Interações entre o Glbal e o Local". 2009. (Outro).

12.
ACEVEDO Marin ; OLiveira, Eric ; RIBEIRO, Beatriz ; MELO, M. ; Dal Marinho ; Rogerio Paulo Hohn ; TRINDADE, J. S. B. . I Encontro das Águas. 2009. (Outro).

13.
ACEVEDO Marin ; PNCSA ; TRINDADE, J. S. B. . LANÇAMENTO FASCICULO CABELO SECO PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZONIA. 2008. (Outro).

14.
RABELO, Lucelia ; Anjos, Hildete ; TRINDADE, J. S. B. . VII Seminário de Extensão Universitária do Campus de Marabá. 2008. (Outro).

15.
TRINDADE, J. S. B.. III Conferência Regional de Educação do Campo. 2007. (Outro).

16.
TRINDADE, J. S. B.. Evento comemorativo do Dia internacional da mulher " Uma vida sem violência é um direito das mulheres". 2007. (Outro).

17.
TRINDADE, J. S. B.. I Seminário de Iniciação Científica do Curso de Ciências Sociais. 2006. (Outro).

18.
TRINDADE, J. S. B.. Encontro Mulheres quilombolas: atividades produtivas para o etnodesenvolviemnto. 2005. (Outro).

19.
TRINDADE, J. S. B.. Seminário Politicas Públicas de emprego e renda para região metropolitana de Belém. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jheyciele Naira dos Santos. Politicas publicas de saúde voltadas para Mulheres Negras em Marabá. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. (Orientador).

2.
Rosana Pinheiro dos Santos. Educação de Jovens e Adultos e a DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL ,aplicabilidade e desafios: um estudo de caso na escola Escola Municipal Professor Jonatas Pontes Athias (Marabá-Pará). Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Amanda Costa e Rianne Souza. Corpo, identidade e imagem: relatos e retratos de mulheres negras em Marabá. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em III Turma de Especialização em Saberes Africanos e Afro-amazônicos) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

2.
Regina Célia Corrêa Batista. Educação e relações étnico-raciais e a formação do aluno para o respeito à diversidade: a experiencia da escola Darcy Ribeiro (Marabá-PA). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Politicas de Igualdade racial na escola (III Turma )) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

3.
Elena Borges dos Reis. A contação de histórias africanas e afro-brasileiras para afirmação identitária em uma educação anti-racista.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em III Turma de Especialização em Saberes Africanos e Afro-amazônicos) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

4.
Vanda Melo -Ramonica e Marinilda. Ancestralidade, território e memória do Bairro São Felix em Marabá. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em III Turma de Especialização em Saberes Africanos e Afro-amazônicos) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renê da cruz Nunes. O Curso de Ciências Sociais no Sul e Sudeste do Pará: uma abordagem sobre percurso formativo, impasses e prespectivas na formação acadêmica de discentes no período de 2012-2016.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

2.
Rosana Pinheiro dos Santos. Educação de jovens e adultos e diversidade étnico-racial na cidade de Marabá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

3.
Mosaniel Avelino de Souza. Relações de Gênero nas ATES: uma visão das prestadoras de Marabá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

4.
Inácio Silva Diniz. Impactodo centro de Lançamento de Alcântara (CLA) NA ECONOMIA PESQUIERA DE MARUDÁ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

5.
Irislane Pereira de Moraes. ??Patrimônio arqueológico do Sudeste do Pará: celebração do espaço, celebração no espaço ? Serra das Andorinhas- São Geraldo do Araguaia?.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

6.
Eric de Belém Oliveira. Cabelo Seco no Encontro dos Rios, encontro de memórias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

7.
Kecieni Nunes da Silva. "Cada lugar aqui eu sinto que tem minha contribuição"- Gênero e subjetividades na luta pela terra no sudeste do Pará (Assentamento Palmares II/MST). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

8.
Nilva Nogueira Fernandes Olivi. Migração, identidade e conflito: um estudo sobre a discriminação contra os maranhenses em Marabá-Pará. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

9.
Luciana Apinages Pistorello. Ritual de Cura na renovação carismática católica:etenografando o Grupo de oração Dádiva Divina em Marabá-Pa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

10.
Marinete Silva Macedo. Raizeiras,benzedoras e rezadeiras: os especialistas de cura no Assentamento Palmares II em Parauapebas-Pa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.

11.
José Ailton de Moura Dias. Comunidades Eclesiais de Base e a Renovação Carismática: mudanças e conflito nas concepções religiosas dos fiéis das comunidades católicas de Marabá de 2001 a 2005.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Joseline Simone Barreto Trindade.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TRINDADE, J. S. B. ; Janailson Macedo ; TRINDADE, J. S. B. . Inclusão e Diversidade na Educação Superior: Desafios para o Ensino de Graduação na UNifesspa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Moraes, Irislane Pereira ; TRINDADE, J. S. B. . História do Pensamento Social Brasileiro: debatendo a miscigenação na obra Casa Grande e Senzala de Gilberto Freire. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Janailson Macedo ; LIMA, I. ; MACAMBIRA, G. ; TRINDADE, J. S. B. ; CLEDIMA, A. . N'UNBUNTU NACIONAL: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERDISCIPLINARIDADE. 2015. (Congresso).




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