María Teresa Celada

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  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Licenciatura em Letras (1983) e Bacharelado em Letras (1987), ambas pela Universidad de Buenos Aires. Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Desde 1992 atua como docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo, onde é professora doutora. Desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso, que se centram no estudo do funcionamento da língua espanhola e da do brasileiro, na comparação entre o funcionamento de subjetividades e de discursos no Brasil e na Argentina, num espaço de enunciação atravessado por discursos de integração. É coordenadora da Área de Espanhol do Centro de Línguas da USP desde 2003. Em 2008 desenvolveu projeto de pesquisa de pós-doutorado na UBA (Argentina) com bolsa da Fapesp (Processo 08/54641-9): ?Trilhas da memória discursiva sobre o português na Argentina. Sujeitos/línguas. Saberes.? Foi leitora crítica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Espanhol) em 2006. Em 2009 e 2010 atuou como Coordenadora Adjunta e como Redatora do PNLD 2011, e como leitora crítica do PNLD 2013 (UFF). Desde 2013, é representante da USP no Núcleo Disciplinar PELSE (Português, Espanhol línguas segundas e estrangeiras) de AUGM (Associação de Universidade Grupo Montevidéu). No momento, faz parte de vários comités científicos de periódicos e é consultora ad hoc da FAPESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
María Teresa Celada
Nome em citações bibliográficas
CELADA, M. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Butantã
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914296
Fax: (11) 30322325


Formação acadêmica/titulação


1990 - 2002
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O espanhol para o brasileiro: uma língua singularmente estrangeira, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Eni P de Orlandi.
Palavras-chave: língua espanhola; análise do discurso; imaginário; portunhol; subjetividade brasileira; língua portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1973 - 1987
Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Letras.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.


Pós-doutorado


2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Língua Espanhola.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Atuação Profissional



Universidad Nacional de Córdoba - Argentina, UNC, Argentina.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: misión de trabajo, Carga horária: 20
Outras informações
Oferecimento de Curso de Pós-Graduação na Maestria en Enseñanza de Español como Lengua Extranjera (MAELE) - 20 hs.


Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación - Universidad de la Repú, UDELAR, Uruguai.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante


Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: professor doutor


Universidad del Salvador, USAL, Argentina.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor doutor, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante da categoria dos doutores junto ao Conselho Departamental do Departamento de Letras Modernas.
2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenadora da área de espanhol no Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Centro de Línguas da FFLCH.
2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Representante dó Departamento de Letras Modernas no Centro de Línguas da FFLCH.
5/2003 - Atual
Ensino, Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Língua estrangeira, língua materna e subjetividade
3/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

5/1992 - Atual
Ensino, Língua Espanhola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
Língua Espanhola II
Língua Espanhola III
Práticas orais em Língua Espanhola
Escrita e argumentação em Língua Espanhola
Diversidade e alteridade em Língua Espanhola
Tópicos contrastivos acerca do funcionamento da Língua Espanhola e do Português Brasileiro II
03/2006 - 02/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.
1/1999 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Departamento de Letras Modernas, Fflch.

Cargo ou função
Membro titular do Conselho da unidade.
3/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho da unidade.
1/1995 - 2/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Cargo ou função
Membro titular do Conselho da unidade.
8/1992 - 12/1992
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Módulo Aspectos lingüísticos e contrastivos - Curso de atualização Prática de Tradução para o espanhol.
3/1992 - 6/1992
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Aspectos lingüísticos y contrastivos no Curso de Prática de Tradução para o espanhol.


Linhas de pesquisa


1.
Aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira
2.
Subjetividade e Estado


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Língua(s), discurso, espaço(s) ? Énfase nos processos de identificação e nos discursos sobre a língua. (Maria Teresa Celada)
Descrição: Considerando, nos espaços de enunciação, o funcionamento do político, da historicidade e da relação com a alteridade, o objetivo é, de um lado, abordar a análise de processos de identificação, explorando a possibilidade de detectar movimentos de subjetivação/dessubjetivação. E, de outro, analisar práticas discursivas, focalizando como a produção de instrumentos linguisticos significa as línguas e seus sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: María Teresa Celada - Coordenador / Priscila Oliveira - Integrante / Jorge Rodrigues de Souza Júnior - Integrante / Michele da Costa - Integrante / Juliana da Silveira Oliveira - Integrante / Laura Sokolowicz - Integrante / Daniela Ioná Brianezi - Integrante.
2010 - 2013
Práticas de Linguagem, Memória e processos de subjetivação
Descrição: Estudar a linguagem em seus processos de ensino-aprendizagem da língua nacional e das línguas estrangeiras, nas práticas da alfabetização, da leitura e da escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: María Teresa Celada - Coordenador / Maria Onice Payer - Integrante / Carme Regina Schons - Integrante.
2007 - 2012
Línguas e sujeitos num espaço de enunciação: processos de identificação ? discursos de integração ? movimentos de resistência.
Descrição: Considerando os processos de enuncar em língua estrangeira como processos de identificação, o objetivo é detectar aspectos constitutivos que predominam no funcionamento discursivo no Brasil e em países de fala hispana. Esse trabalho nutre-se, em parte, da interpretação dos jogos imaginários projetados por hispanos e brasileiros, e da análise dos discursos de integração e das políticas lingüísticas no espaço de enunciação do Cone Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: María Teresa Celada - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2007
Aspectos da subjetividade do brasileiro solicitados no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.
Descrição: Considerando o aprendizado formal de uma língua estrangeira como um processo de subjetivação, busca-se detectar e analisar quais aspectos de uma subjetividade brasileira historicamente constituída são especialmente solicitados pelo funcionamento da língua espanhola em tal processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: María Teresa Celada - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 3


Outros Projetos


2008 - 2013
Trilhas da memória discursiva sobre o português na Argentina - Sujeitos/línguas, saberes.
Descrição: O projeto vincula-se ao estágio de doutorado realizado na UBA com auxílio da FAPESP, bolsa de pesquisa no exterior processo 08/54641-9, quando foi levantando o corpus e articulado um arquivo constituído, de um lado de instrumentos linguisticos e, de outro, de entrevistas e enquetes, para trabalhar as antecipações imaginárias que regulam a relação do sujeito, nesse espaço de enunciação, com o português brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: María Teresa Celada - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Sures
2013 - Atual
Periódico: Revista Entrecaminos
2011 - 2012
Periódico: abehache - Revista da Associação Brasileira de Hispanistas
2010 - Atual
Periódico: Entremeios - Revista de Estudos do Discurso
2007 - Atual
Periódico: Signos ELE
2006 - Atual
Periódico: Linguagens


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Letras (UFSM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Análise do Discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CELADA, M. T.2018CELADA, M. T.. As razões da(s) língua(s). Na produção de conhecimento e na educação superior.. CARACOL, v. 16, p. 190-215, 2018.

2.
CELADA, M. T.2015CELADA, M. T.. Sobre a (im)posibilidade de exposição à alteridade - Aspectos da formação de professores de língua(s). Entremeios, v. 10, p. 9-15, 2015.

3.
GONZÁLEZ, N. T. M.2015GONZÁLEZ, N. T. M. ; CELADA, M. T. . Enseñar la lengua, sacar la lengua. Signos Ele, v. 9, p. 1-7, 2015.

4.
CELADA, M. T.2015CELADA, M. T.; GONZÁLEZ, Neide T Maia . Indicativo y subjuntivo en las concesivas con ?aunque? ? un lugar de interpretación.. Signos Ele, v. 9, p. 1-19, 2015.

5.
CELADA, M. T.2015CELADA, M. T.. La yapa: una vuelta de tuerca sobre la concesivas con ?aunque? + indicativo. Signos Ele, v. 9, p. 1-7, 2015.

6.
CELADA, M. T.2015CELADA, M. T.; BRIANEZI, Daniela Ioná ; COSTA, Michele . Sobre el funcionamiento de ciertos preconstruidos en los títulos de diccionarios de lengua española. Las marcas de una historia.. Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 36, p. 59-78, 2015.

7.
OLMOS, Ana Cecilia Arias2015OLMOS, Ana Cecilia Arias ; CELADA, M. T. ; GASPARINI, P. . Apresentação - em revista Caracol, número 9. Caracol, v. 9, p. 13-16, 2015.

8.
CELADA, M. T.2010CELADA, M. T.. Entremeio español / portugués - errar, deseo, devenir. Caracol, v. 1, p. 110-150, 2010.

9.
CELADA, M. T.2010CELADA, M. T.. Una metáfora de cómo se funda el proceso de enseñanza/aprendizaje de lengua extranjera. Letra Viva (UFPB), v. 10 n 1, p. 189-203, 2010.

10.
CELADA, M. T.2009CELADA, M. T.. O que quer, o que pode uma língua - Língua estrangeira, memória discursiva, subjetividade. Letras (UFSM), v. 37, p. 37-56, 2009.

11.
ZOPPI-FONTANA, Mónica G.2009 ZOPPI-FONTANA, Mónica G. ; CELADA, M. T. . Sujetos desplazados, lenguas en movimiento: identificación y resistencias en procesos de identificación regional. Signo & Seña, v. 20, p. 160-181, 2009.

12.
CELADA, M. T.2008 CELADA, M. T.. Frontera discursiva. Desencuentro de sentidos y alteridad.. Páginas de Guarda, v. 6, p. 40-55, 2008.

13.
CELADA, M. T.2005CELADA, M. T.; RODRIGUES, Fernanda dos Santos C. . El español en Brasil: actualidad y memoria. Real Instituto Elcano, España, v. 01, p. ARI Nº 31-2005, 2005.

14.
CELADA, M. T.2004 CELADA, M. T.. Aspectos da subjetividade do brasileiro especialmente convocados no processo de aprendizado de espanhol.. Sínteses, Campinas, v. 8, p. 85-99, 2004.

15.
CELADA, M. T.2004CELADA, M. T.. Lengua extranjera y subjetividad - Apuntes sobre un proceso. Estudos Lingüísticos (São Paulo), Campinas, 2004.

16.
CELADA, M. T.2001CELADA, M. T.; GONZÁLEZ, Neide M . El contrapunto de dos lenguas: Los argentinos somos así. Brasileiro é assim mesmo.. Revista Eletrônica E Le da Editora Espasa Calpe, Madri, v. 1, 2001.

17.
CELADA, M. T.2000CELADA, M. T.. Acerca del errar por el portuñol.. Revista Tsé Tsé, Buenos Aires, v. 7/8, p. 262-264, 2000.

18.
CELADA, M. T.1997CELADA, M. T.. Un equívoco histórico. Cuadernos Hispanoamericanos, Madri, v. 570, p. 29-43, 1997.

19.
CELADA, M. T.1995CELADA, M. T.. Un programa de español en la televisión brasileña. Signo Seña, Buenos Aires, v. 1, n.4, p. 237-264, 1995.

20.
CELADA, M. T.1995CELADA, M. T.. Um programa de espanhol na TV brasileira. Alfa (ILCSE/UNESP), Brasil, v. 39, p. 175-194, 1995.

21.
CELADA, M. T.1992CELADA, M. T.. Acerca dos gestos temporais e das migrações na teoria de Labov.. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 8, p. 135-157, 1992.

22.
CELADA, M. T.1992CELADA, M. T.. Pasando en limpio algunas cuestiones. Revista de La Apeesp, São Paulo, p. 26-38, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAYER, Maria Onice (Org.) ; CELADA, M. T. (Org.) ; Almeida, Eliana de (Org.) ; SAMPAIO, T. M. G. (Org.) ; MITMAN, Solange (Org.) ; HENGE, G. da Silva (Org.) ; PASSINI, M. T. (Org.) ; MEDEIROS, L. V. A. (Org.) ; FEDATTO, C. P. (Org.) ; BORGES, A. A. C. (Org.) ; ASSOLINI, F. E. P. (Org.) ; CAVALLARI, J. S. (Org.) ; FARIA, J. P. (Org.) ; SALES, C. S. (Org.) ; NUNES, S. R. (Org.) ; ECKERT-HOFF, B. M. (Org.) ; DINIZ, L. R. A. (Org.) . Subjetivação e processos de identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas - inflexões no ensino. 1. ed. Campinas: Pontes, 2016. v. 1. 273p .

2.
ARNOUX, E. B. N. (Org.) ; SOUSA, Greice de Nóbrega e (Org.) ; SANTOS, H. S. (Org.) ; da SILVA, Marcos M. Alves (Org.) ; NOTHSTEIN, Susana (Org.) ; RODRIGUEZ, Marcos (Org.) ; VALENTE, Elena (Org.) ; RODRIGUES, Fernanda dos Santos C. (Org.) ; FANJUL, A. P. (Org.) ; NIRO, M. (Org.) ; CELADA, M. T. (Org.) ; DINIZ, L. R. A. (Org.) . Lengua en un espacio de integración. Acontecimientos, acciones, representaciones.. 1. ed. Buenos Aires: Editorial Biblos, 2010. v. 1. 240p .

Capítulos de livros publicados
1.
CELADA, M. T.. Poder-saber en la experimentación con la lengua. Sujetos y producción de conocimiento. In: Roberto Bein; Juan Eduardo Bonnin; Marina Di Stefano; Daniela Lauría; Maria Cecilia Pereira. (Org.). Homenaje a Elvira Arnoux Estudios de análisis del discurso, glotopolítica y pedagogía de la lectura y la escritura. 1ed.Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA), 2018, v. V, p. 149-165.

2.
CELADA, M. T.; PAYER, Maria Onice . Sobre sujeitos, língua(s), ensino. Notas para uma agenda.. In: Maria Onice Payer; María Teresa Celada. (Org.). Subjetivação e processos de identificação ? Sujeitos e Línguas em práticas discursivas ? inflexões no ensino.. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 17-41.

3.
CELADA, M. T.. Palabras para Mario. In: Elvira Narvaja de Arnoux; Daniela Lauria. (Org.). Lenguas y discursos en la construcción de la ciudadanía sudamericana.. 1ed.Pcia. de Buenos Aires: UNIPE Editorial Universitária - Coleção "Políticas Educativas", 2016, v. 1, p. 17-19.

4.
CELADA, M. T.. ?Aqui há língua?. No processo de ressignificar as práticas de ensino. (A modo de prefácio.). In: Odair Luiz Nadin; Viviane Cristina Poletto Lugli. (Org.). Espanhol como língua estrangeira: eflexóes teóricas e propostas didáticas.. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 7-19.

5.
GRIGOLETTO, M. ; CARMAGNANI, A. M. G. ; PAYER, Onice ; PINHEIRO PASSOS, D. M. de Souza ; MOTTA, V.R.A. ; FORTES, L. ; CELADA, M. T. . Linguagem/sujeito. Forçando a "barra" em língua estrangeira.. In: CARMAGNANI, A.M.G.; GRIGOLETTO, M.. (Org.). Língua, discurso e processos de subjetivação na contemporaneidade.. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2013, v. 1, p. 43-76.

6.
CELADA, M. T.. Em transferência - efeitos de uma reflexão no campo das línguas estrangeiras, com foco no espanhol. In: Eduardo Alves Rodrigues; Gabriel Leopoldino dos Santos; Luiza Katia Andrade Castello Branco. (Org.). Análise e Discurso. Pensando o Impensado Sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi.. 1ed.Campinas: RG Editora, 2011, v. 1, p. 441-465.

7.
PAYER, Maria Onice ; CELADA, M. T. . Relação sujeito lingua(s) - materna, nacional, estrangeira.. In: SILVEIRA, Eliane Mara. (Org.). As bordas da linguagem. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2011, v. 1, p. 67-94.

8.
CELADA, M. T.. Memoria discursiva e imágenes de lenguas. Sobre el español en Brasil y el portugués en la Argentina.. In: CELADA, M.T.. FANJUL, A. e NOTHSTEIN, S.. (Org.). Lenguas en un espacio de integración. Acontecimientos, acciones, representaciones.. 1ed.Buenos Aires: Biblos, 2010, v. 1, p. 39-66.

9.
CELADA, M. T.. En la cafetería - Lección de español. Extrañamientos y distanciamientos con respecto al funcionamiento de las lenguas. In: SANT'ANNA, Vera L. de Albuquerque; JUNGER, Cristina de S. Vergnano; FERREIRA, A. Marina Chaves. (Org.). Hispanismo 2006. Língua Espanhola.. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius/Associação Brasileira de Hispanistas, 2008, v. 1, p. 96-102.

10.
CELADA, M. T.. Língua materna/língua estrangeira: um equívoco que provoca a interpretação.. In: INDRUSKY, F.; LEANDRO FERREIRA, M.C.. (Org.). Análise do discurso no Brasil. Mapeando conceitos, confrontando limites.. São Carlos: Claraluz, 2007, v. 1, p. 357-372.

11.
CELADA, M. T.; RODRIGUES, Fernanda dos Santos C. . Escritos sobre cuerpos. Lectura y lectores en las calles de dos ciudades: São Paulo, Buenos Aires. In: Luizete Guimarães Barros; Maria José Damiani Costa; Vera Regina de Aquino Vieira. (Org.). Hispanismo 2004. Língua Espanhola.. Florianópolis: UFSC, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, 2006, v. , p. 395-406.

12.
CELADA, M. T.. Novos territórios do hispanismo no Brasil - Sob o ponto de vista de quem trabalha no campo dos estudos da linguagem. In: Rafael Carmolinga Alcaraz; Walter Carlos Costa. (Org.). Hispanismo 2004 - Literatura Hispano-americana. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, 2006, v. 1, p. 265-271.

13.
CELADA, M. T.. Estructura y cristalización. Acerca de la productividad de ciertas formas lingüísticas del portugués brasileño en los procesos de homogeinización ideológica.. In: Alba Valencia E.. (Org.). XIV Congreso Internacional Alfal. Santiago de Chile: ALFAL, 2006, v. 1, p. -.

14.
CELADA, M. T.; ZOPPI-FONTANA, M. G. . Brasil/Argentina. Movimientos de identificación y de resistencia con respecto a una forma-sujeto de derecho. In: Alba Valencia E.. (Org.). XIV Congreso Internacional ALFAL. Santiago de Chile: ALFAL, 2006, v. 1, p. -.

15.
CELADA, M. T.; GONZÁLEZ, Neide M . El español en Brasil: un intento de captar el orden de la experiencia.. In: João Sedycias. (Org.). O ensino do espanhol no Brasil. 1ed.São Paulo: Parábola, 2005, v. 1, p. 71-96.

16.
CELADA, M. T.. Sobre certas formas de se dizer brasileiro.. In: Fanjul, A.; Olmos, A.C.A.; González, M.. (Org.). Hispanismo 2002. São Paulo: Humanitas, 2004, v. 1, p. 293-303.

17.
CELADA, M. T.. Los estudios de lengua española en Brasil.. In: Francisco Moreno. (Org.). El hispanismo en Brasil. 1ed.Brasília: Embajada de España en Brasil, 2000, v. , p. 35-58.

18.
CELADA, M. T.. Um equívoco histórico.. In: INDURSKY, F.; LEANDRO FERREIRA, M. C.. (Org.). Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999, v. , p. 301-320.

19.
CELADA, M. T.. A fundação de um destino para a pátria Argentina.. In: Eni F. Orlandi. (Org.). Discurso fundador. A formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993, v. , p. 89-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PRATI, S. ; BROWN, Ana ; CELADA, M. T. . Um instrumento lingüístico para a integração regional.. Bicentenário da Revolução de Maio 1810-2010 - Argentina em São Paulo, São Paulo, p. 78 - 80, 25 maio 2010.

2.
CELADA, M. T.; RODRÍGUEZ, J.J. . Entrevista. Revista Digital de la Facultad de Lenguas - Entelenguas número 8, 15 out. 2009.

3.
NOGUEIRA, Kiko ; CELADA, M. T. . Entrevista para produção de matéria jornalística: Viva o portunhol.. Viagem e Turismo, São Paulo, p. 83 - 83, 01 set. 2008.

4.
CELADA, M. T.. De prisa, de prisa, oye, Brasil. Comunica, www.comunica.es, 29 out. 2006.

5.
CELADA, M. T.. El español en Brasil. Programa El español en Brasil, Rádio Ext da Espanha ao Brasil, 15 jul. 2005.

6.
CELADA, M. T.. El concepto de globalización en el espacio de la práctica de enseñanza de español en Brasil.. Revista de la APEESP, São Paulo, p. 16 - 30, 30 jun. 1999.

7.
CELADA, M. T.; GONZÁLEZ, N. T. M. ; KULIKOWSKI, M. Z. . Nuestro viaje con el español.. Revista de la Apeesp, São Paulo, p. 66 - 70, 30 jun. 1996.

8.
CELADA, M. T.. El Mercosur no se puede hacer en portuñol. Página/12, Buenos Aires, p. 24 - 24, 25 jan. 1995.

9.
CELADA, M. T.. Actualidad y memoria del español en Brasil. Revista electrónica Comunica, Madri.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CELADA, M. T.. Língua portuguesa, língua estrangeira no embate com a heterogeneidade linguística Identidade linguistica. In: I CIPLOM, 2011, Foz de Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. Foz de Iguaçu, 2010.

2.
CELADA, M. T.. Quais as razões do espanhol como língua estrangeira para o brasileiro?. In: 16 COLE, 2007, Campinas. 16 Cole - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las - 16 Congresso de Leitura no Brasil. Campinas: ALB e outras, 2007.

3.
CELADA, M. T.. En la cafetería - Lección de español. Extrañamientos y distanciamientos con respecto al funcionamiento de la(s) lengua(s).. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas., 2007, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: Associacão Brasileira de Hispanistas, 2007. v. IV. p. 96-102.

4.
CELADA, M. T.. Movimentos de una identidad lingüística en el proceso de aprendizaje del español por parte de brasileños.. In: XV Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas, 2007, Monterrey, México. Actas del XV Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas. México: Fondo de Cultura Económica, AIH, Tecnológico de Monterrey, El colegio de México, 2007. v. 1. p. 149-161.

5.
CELADA, M. T.. Brasil-Argentina, subjetividades. Acerca de ciertas formas de exponerse a la alteridad.. In: Congreso Internacional de Políticas Lingüísticas e integración regional, 2005, Buenos Aires. Libros de Actas, Congreso Internacional de Políticas culturales e integración regional. (Eds. Roberto Bein e Graciana Vázquez Villanueva). Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras / UBA, 2004. v. 1. p. 246-252.

6.
CELADA, M. T.. Efectos de ciertos imaginarios y efectos de un real en la enseñanza de español a brasileños.. In: I Reunión de la Universidad de Buenos Aires sobre Políticas Lingüísticas. Lenguas y Educación Formal., 1999, Buenos Aires. I Reunión de la Universidad de Buenos Aires sobre Políticas Lingüísticas. Lenguas y Educación Formal.. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires / Secretaría de Asuntos Académicos - Publicac. del Inst. de Lingüística, 1995. v. I. p. 135-148.

7.
CELADA, M. T.; KOSTENBAUM, A. . Sobre o deslizamento narrativo: considerações iniciais.. In: IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina, 1998, Campinas. Atas do IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e filologia da América Latina, 1998. v. IV. p. 179-183.

8.
CELADA, M. T.. Ensino aprendizagem de línguas estrangeiras na Universidade: o espanhol no Departamento de Letras Modernas da USP.. In: IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1995, Campinas. Anais do IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1995. p. 157-163.

9.
CELADA, M. T.. El viaje al Español de la TV Cultura. Un gesto político.. In: IV Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras, 1995, Assis. Anais do IV Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras, 1995. v. 1. p. 78-93.

10.
CELADA, M. T.. La lengua materna en las Escuelas Secundarias de adultos: una propuesta hacia el cambio social.. In: I Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1988. Trabalhos em Lingüística Aplicada, 1988. v. 12. p. 119-138.

11.
CELADA, M. T.. La lengua en el aula: otra posición en el tablero de juego de poderes.. In: II Encuentro Latinoamericano de Psicologia Marxista y Psicoanálisis, 1988. Actas del II Encuentro Latinoamericano de Psicologia Marxista y Psicoanálisis, 1988. v. IV.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CELADA, M. T.; ZOPPI-FONTANA, M. G. . Processos de subjetivação e estranhamento na escrita.. In: XXI Encontro Nacional da Anpoll - Domínios do saber: História, Instituições, Práticas, 2006, São Paulo. www.unisul.br/linguagem, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CELADA, M. T.. O português brasileiro entra as outras línguas num espaço de integração. Observações sobre a relação que é tramada com o outro.. In: CONSIPLE 2011, 2011, Assunção. CONSIPLE 2011: caderno de resumos e programação.. Assunção: SIPLE, 2011. v. 1. p. 12-12.

2.
CELADA, M. T.. Questões sempre caras à AD no Brasil: sujeito entre línguas e escola num espaço de integração.. In: V Seminário de estudos em AD - O acontecimento do discurso: filiações e rupturas., 2011, Porto Alegre. Caderno de resumos - V Seminário de estudos em AD: O acontecimento do discurso: filiações e rupturas (Solange Mittmann et al.). Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2011. v. I. p. 109-110.

3.
CAZARIN, Ercilia A. ; CELADA, M. T. . Interdiscurso, pré-construído, discurso transverso e memória.. In: III Seminário em Estudos em Análise do Discurso, 2007, Porto Alegre. III Seminário de estudos em Análise do Discurso - O discurso da contemporaneidade: materialidades e fronteiras. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. v. 1. p. 21-21.

4.
CELADA, M. T.. Lenguas y discursos sobre las lenguas. Acerca del peso de la constitución y de la tradición de saberes.. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Programa e Livro de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ-Instituto de Letras, 2006. v. 1. p. 18-18.

5.
CELADA, M. T.. Saberes de lengua como efecto-lengua. Movimientos epilingüísticos y metalingüísticos.. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Programa e livro de resumos.. Rio de Janeiro: UERJ - Instituto de Letras, 2006. v. 1. p. 60-61.

6.
CELADA, M. T.; SOUSA, Greice de Nóbrega e ; FERRARI, A. J. . Lengua española: movilización de saber(es) y memoria.. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006, Rio de Janeiro. IV Congresso brasileiro de Hispanistas - Programa e Livro de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ - Instituto de Letras, 2006. v. 1. p. 60-61.

7.
CELADA, M. T.; RODRIGUES, Fernanda S C . Escritos sobre cuerpos. Lectura y lectores en las calles de dos ciudades: São Paulo, Buenos Aires.. In: III Congresso da Associação Brasileira de Hispanistas, 2004, Florianópolis. Associação Brasileira de Hispanistas - Programa e caderno de resumos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004. p. 117-118.

8.
CELADA, M. T.. Sobre ciertas formas de decirse brasileño.. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2002, Florianópolis. II Congresso Brasileiro de Hispanistas - Programa e caderno de resumos. São Paulo: Serviço de divulgação Assessoria de Comunicação - FFLCH, 2002. p. 85-85.

Apresentações de Trabalho
1.
CELADA, M. T.. A problemática das línguas nas Ciências e na Educação superior na atual cojuntura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CELADA, M. T.. Política de língua(s) na produção de conhecimento e na Educação Superior.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CELADA, M. T.. Mais de uma língua! - Produção de conhecimento e Educação Superior.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CELADA, M. T.. El CELU: la singularidad de una certificación en español. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CELADA, M. T.. O estudioso da linguagem: seu compromisso com a reflexão acerca do lugar das línguas na contemporaneidade.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CELADA, M. T.. Sobre os saberes das línguas. Uma reflexão sobre seu lugar na produção de conhecimento e na educação superior.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CELADA, M. T.. Alrededor de las lenguas en el campo de la ciencia y la educación superior (CES). Agenda y mapeos.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUZA , S. C. T. ; CELADA, M. T. . Panorama de producción de publicaciones Redacción y publicación en varias lenguas. Necesidades, dificultades Propuestas de investigación y acción. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CELADA, M. T.. As razões da(s) língua(s). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CELADA, M. T.. En el terreno de lo real: sujetos y lengua(s) en espacios de América del Sur. Teorías en confluencia.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CELADA, M. T.; NARDI, Fabiele S. de . ?La invisibilidad de las lenguas extranjeras. Políticas públicas en Brasil?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GUTIERREZ MAVESOY, Aleyda ; CELADA, M. T. . Aula inaugural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BRIANEZI, Daniela Ioná ; COSTA, Michele ; FABRO, A. P. ; CELADA, M. T. . ?Efectos de la interpelación panhispánica sobre el sujeto del lenguaje.?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MONACO, F. ; STURZA, Eliana R. ; MATIAS, Richard B. ; CELADA, M. T. . Participação na mesa ?Reflexiones sobre el lugar de PELSE en las universidades públicas y propuestas de impacto en la educación superior?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CELADA, M. T.; VICTURI, N. S. . Audiência pública em defesa do ensino de línguas estrangeiras APEESP na ALESP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CELADA, M. T.. ?A educação na atual conjuntura: Implicações para o espanhol.?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CELADA, M. T.. Diccionarios, gramáticas, LDs: instrumentos linguísticos y objetos discursivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CELADA, M. T.. Descolonización del saberes lingüísticos - El caso del español.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
MANDALÁ, P. de S. ; CELADA, M. T. . A presença de reflexão na construção do ethos discursivo de estudantes brasileiros e bolivianos de uma escola pública paulistana.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
CELADA, M. T.. Estado, colonialismo e memória na(s) política(s) de língua(s) no Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
CELADA, M. T.. El lugar de las universidades en la producción de saber ? posiciones en el juego de relaciones de fuerza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CELADA, M. T.. 'Com foco na subjetivação pela língua'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CELADA, M. T.. A subjetivação pela língua em foco. Contexto: um espaço atravessado por discursos de integração.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CELADA, M. T.; COSTA, Michele ; BRIANEZI, Daniela Ioná . Sobre el funcionamiento de ciertos pre-construidos en los títulos de diccionarios de lengua española: las marcas de una historia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CELADA, M. T.. Lo político en las prácticas discursivas de enseñanza. Lenguas, saberes, memoria.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CELADA, M. T.. O político nas práticas discursivas de ensino de línguas: saberes e memórias.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
CELADA, M. T.. Movimentos de (des)colonização linguística no Cone Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CELADA, M. T.. A formação em Letras - Língua, saberes, memória discursiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
CELADA, M. T.. Acerca das relações de línguas no Cone Sul: discursos hegemônicos e novas séries de sentido.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
CELADA, M. T.; KULIKOWSKI, María Zulma Moriondo . La heterogeneidad linguística en las prácticas de enseñanza y de evaluación de E/LE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
CELADA, M. T.. No entremeio que o texto sustenta: língua/exterioridade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
CELADA, M. T.. Acerca das relações de línguas no Cone Sul: discursos hegemônicos e novas séries de sentido.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
CELADA, M. T.. Producción del libro didáctico en espacios de integración - Memoria discursiva: rutinas e instalación de nuevas series de sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
CELADA, M. T.. A contramano de la identificación lengua = gramática. Por una resignificación del concepto de lengua.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CELADA, M. T.; NARDI, Fabiele S. de . Producción de material didáctico en español en espacios de integración. Memoria discursiva: rutinas e instalación de nuevas series de sentido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
CELADA, M. T.. ?Aspectos teóricos y prácticas de evaluación en procesos de enseñanza/aprendizaje?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CELADA, M. T.. Memoria, rutinas y nuevas posiciones de lectura.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CELADA, M. T.. Instrumentos linguísticos na enseñanza del ELE en Brasil: procesos de descolonización e interfaces entre lengua y contexto(s). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
CELADA, M. T.; LOCOSELLI, Larissa ; SOUSA, Greice de Nóbrega e ; OLIVEIRA, A. P. Fabro de ; MACEDO, Bruna ; SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de ; ARANTES, A. Junqueira . Instrumentos linguísticos en la enseñanza de Español lengua extranjera.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
CELADA, M. T.; ZOPPI-FONTANA, M. G. . El lugar del otro en el funcionamiento de las lenguas y en los procesos de su instrumentalización como extranjeras. El caso del portugués y del español.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
CELADA, M. T.. Línguas e sujeitos envolvidos no Processo de Ensino e Aprendizagem de uma língua estrangeira. O caso do espanhol no Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
CELADA, M. T.. "Sobre cómo se piensa el sujeto del lenguaje en la implantación del español en la escuela brasileña?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
CELADA, M. T.. A(s) fronteira(s) entre espanhol e português nos estudos de Antenor Nascentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CELADA, M. T.. Entremeio I. Niterói: Laboratório Arquivos do Sujeito - UFF, 2019 (Vídeoverbete).

2.
CELADA, M. T.. Entremeio II. Niterói: Laboratório de Arquivos do Sujeito - UFF, 2019 (Vídeoverbete).

3.
CELADA, M. T.. Entremeio III. Niterói: Laboratório de Arquivos do Sujeito, 2019 (Vídeoverbete).

4.
VICTURI, N. S. ; CELADA, M. T. . Atualidade e memória: sobre as línguas estrangeiras nas escolas do Estado de São Paulo. São Paulo: Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, 2018 (Intersecciones - Revista da Associação de Professores do Estado de São Paulo).

5.
PAYER, Maria Onice ; CELADA, M. T. . Apresentação.. Campinas, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
CELADA, M. T.. Curtir, sin duda.. Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2015 (Artigo).

7.
CELADA, M. T.; GASPARINI, P. ; OLMOS, Ana Cecilia Arias . Literatura en el Perú: deslindes, relaciones y debates. Entrevista a Luis Carlos Nieto Degregori. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, 2015 (Entrevista).

8.
CELADA, M. T.; GASPARINI, P. ; OLMOS, Ana Cecilia Arias . Hacer literatura en el Cusco: de revistas y bricheros. Entrevista a Mario Guevara Paredes.. Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Ameri, 2015 (Entrevista).

9.
CELADA, M. T.. Apresentação de Diversidade na escola. Experiências com a lei 11.645/08.. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

10.
CELADA, M. T.. Una forma específica de relacionarse con el lenguaje y con el mundo. Buenos Aires, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

11.
CELADA, M. T.; SOUZA JÚNIOR, Jorge Rodrigues de . Entrevista a Silvana Serrani. Revista abehache de la Associacão Brasileira de Hispanistas, 2013 (Entrevista).

12.
GASPARINI, P. ; CELADA, M. T. . En los arrabales de la literatura. Entrevista a Gustavo Bombini.. Revista abehache de la Associacão Brasileira de Hispanistas, 2013 (Entrevista).

13.
CELADA, M. T.; OLMOS, Ana Cecilia Arias . Apresentação da Revista abehache, número 4, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
CELADA, M. T.. Prefácio. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

15.
SIMÃO, Angélica Karim G. ; CELADA, M. T. . Apresentação, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

16.
LAGARES DIEZ, Xoán Carlos ; CELADA, M. T. . Política y autoridad linguisticas ? Las academias de la lengua en la contemporaneidad.. São Paulo: Associação Brasileira de Hispanistas, 2011 (Entrevista a miembros de Academias de la lengua.).

17.
OLMOS, Ana Cecilia Arias ; GASPARINI, P. ; CELADA, M. T. . Por cada libro digitalizado, un facsimilar. São Paulo: Associação Brasileira de Hispanistas, 2011 (Entrevista ao Diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, Horacio González).

18.
CELADA, M. T.. Introdução à tradução do texto de Josefina Ludmer , Da língua ao império.. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

19.
STURZA, Eliana R. ; CELADA, M. T. . Revista Letras - número 42. Santa Maria, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

20.
CELADA, M. T.. Nota editorial do Cuaderno de Recienvenido número 27 - Publicação do PPG de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

21.
OLMOS, Ana Cecilia Arias ; SIMÃO, Angélica Karim G. ; MARTIN, Ivan Rodrigues ; COUTO, Leticia Rebollo ; CELADA, M. T. ; GONZALEZ, M. M. ; GASPARINI, P. ; CORRÊA, Paulo Antônio Pinheiro ; LAGARES DIEZ, Xoán Carlos . abehache. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

22.
CELADA, M. T.; ZOPPI-FONTANA, Mónica G. . El lugar del otro en el funcionamiento de las lenguas y en los procesos de su instrumentalización como extranjeras. Los Polvorines: Universidad de General Sarmiento, 2010 (Resumo).

23.
CELADA, M. T.. O livro didático de espanhol na encruzilhada das discursividades - estado(s)/mercado/academia. Cascavel - PR: Coluna do Saber, 2010 (Resumo).

24.
CELADA, M. T.. Processos de ensino/aprendizado de línguas estrangeiras: qual é a língua que está em jogo.. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG, 2010 (Resumo).

25.
GONZÁLEZ, N. T. M. ; JORGE, Miriam L. dos Santos ; TENUTA, Adriana ; de SOUZA, Ricardo A. ; OLIVEIRA, Aparecida de Araujo ; CELADA, M. T. . Guia de Livros Didáticos PNLD 2011 - Língua Estrangeira Moderna.. Brasília: Ministério de Educação - Secretaria de Educação Báisca e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educaç, 2010 (Integrante da equipe redatora e revisora do Guia de Livros Didáticos PNLD 2011).

26.
CELADA, M. T.; FANJUL, A. P. ; NOTHSTEIN, Susana . Presentación. (em co-autoria de livro organizado e coordenado em co-autoria). São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

27.
ARNOUX, E. B. N. ; CELADA, M. T. . Nota Editorial do Cuaderno de Recienvenido número 22, publicação do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

28.
CELADA, M. T.. A implementação do espanhol na escola brasileira. Uma língua inatingível? - Riscos e promessas. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira - UFG, 2009 (Resumo).

29.
CELADA, M. T.. Possíveis abordagens da variedade no ensino da língua espanhola para brasileiros. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2009 (Resumo).

30.
PAYER, Maria Onice ; CELADA, M. T. . Relação sujeito/língua(s) - língua materna, língua nacional, língua estrangeira. Uberlândia: Instituto de Letras e Lingüística, 2009 (Resumo).

31.
FANJUL, A. P. ; CELADA, M. T. . "Presentación" (de número de periódico) em co-autoría. Buenos Aires, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

32.
CELADA, M. T.; GONZÁLEZ, Neide M . Coordenação em co-autoria do dossiê ?Gestos trazan distinciones entre la lengua española y el portugués brasileño?, SIGNOS ELE, diciembre 2008, URL http://www.salvador.edu.ar/signosele/, ISSN: 1851-4863.. Buenos Aires: Universidad del Salvador, 2008 (Artigo).

33.
CELADA, M. T.. Versiones de Babel ? memoria de la otra lengua en la propia.. Buenos Aires: Universidad del Salvador, 2008 (Artigo).

34.
CELADA, M. T.. ALEA - Estudos neolatinos (Apresentação e revisão do texto de Horacio González). Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

35.
CELADA, M. T.. Memória da língua. Imigração e nacionalidade, de Maria Onice Payer.. Campinas: Pontes, 2007 (Resenha de livro, publicada na Revista Língua e Instrumentos Lingüísticos, número 19).

36.
CELADA, M. T.. Série Cogitare - ISBN 978-85-99527-13-9. Santa Maria, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

37.
FERNANDEZ, I. G. M. E. ; GONZÁLEZ, Neide M ; PETROLINI JR., C. D. ; JUNGER, C. S. V. ; KAWAMOTO, D. S. K. ; SANTOS, H. S. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; DAHER, M. C. G. ; PARAQUETT, Marcia ; CELADA, M. T. ; CALLEGARI, M. V. ; SOTO, U. ; SANTANNA, V. L. A. . Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Conhecimentos de Espanhol.. Brasília: Ministério de Educação - Secretaria de Educação Básica., 2006 (Participação como leitora crítica nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Espanhol).

38.
ZOPPI-FONTANA, Mónica G. ; CELADA, M. T. . Processos de subjetivação e estranhamento na escrita. 2006 (Resumo).

39.
CELADA, M. T.. Estructura y cristalización. Acerca de ciertas operaciones de determinación en la lengua del brasileño.. Monterrey: Universidad Autónoma de Nuevo León /Facultad de Filosofía y Letras-Sec. de Proyectos Editorial, 2005 (Resumo).

40.
CELADA, M. T.; ZOPPI-FONTANA, M. G. . Processos de Subjetivação e resistência na enunciação em língua estrangeira: o lugar do outro nas discursividades argentina e brasileira.. São Paulo: SBPC/UECE, 2005 (Resumo).

41.
CELADA, M. T.. El acontecimiento de la frontera. Un punto a partir del cual algo empieza a hacerse presente.. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires/FFyL - Asociación Argentina de Semiótica, 2005 (publicação in Actas del VI Congreso de la Asociación Argentina de Semiótica. Discursos Críticos.).

42.
CELADA, M. T.. La creación se libra del rufián y se reencuentra con la resistencia.. San Sebastián: Diputación Foral de Guipuzkoa, 2003. (Tradução/Artigo).

43.
CELADA, M. T.. Lo nuevo, el asombro y el arte.. San Sebastián: Diputación Foral de Guipuzkoa, 2003. (Tradução/Artigo).

44.
CELADA, M. T.. Alteridad a cielo abierto. El laboratorio poético-político de Maurício Dias y Walter Riedweg.. Barcelona: MacBa / Actar, 2003. (Tradução/Artigo).

45.
CELADA, M. T.. Teatro brasileño contemporáneo: Hibridismo y multimedia en las puestas en escena de Gerald Thomas. publicado no Anais do 13º Congreso de la Asociación Alemana de Hispanistas., 2002. (Tradução/Artigo).

46.
CELADA, M. T.. Teatro brasileño contemporáneo: matrices teóricas e interculturalidad.. publicado no Anais do 13º Congreso de la Asociación Alemana de Hispanistas, 2002. (Tradução/Outra).

47.
CELADA, M. T.. El contrapunto de dos lenguas: los argentinos somos así/ Brasileiro é assim mesmo.. Revista de profesores, 2001 (Artigo).

48.