Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7964009949468078
  • Última atualização do currículo em 11/02/2019


Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Unesp (bolsa Capes), com a tese ?O solfejo heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a teoria musical luso-brasileira no século XVIII?, desde 2016. Possui o título de Mestre em Música (2010), com o projeto ?A fuga-dupla luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX? (bolsa Capes) e Bacharelado em Composição e Regência (2005), ambos pelo Instituto de Artes da Unesp. Foi bolsista CNPq e Fapesp, de iniciação científica, durante sua graduação e bolsista de pós-graduação da Fundación Carolina para o ?Curso en Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano? realizado pelo Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid em conjunto com a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (2007). Atualmente é professor das disciplinas História da Música Brasileira, Análise Musical, Tecnologias em Educação Musical e Seminários Temáticos na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atua como Diretor e Professor de Prática Coral desde a graduação, tendo experiência em cursos de extensão junto com a prefeitura de Taboão da Serra (SP) e nas Escolas do SESI (SP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl
Nome em citações bibliográficas
RÖHL, A. C. O.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Música.
Instituto de Artes da Unesp, IA-UNESP, Brasil.
Título: O solfejo heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a teoria musical luso-brasileira no século XVIII, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Paulo Augusto Castagna.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Mestrado em Música.
Instituto de Artes da Unesp, IA-UNESP, Brasil.
Título: A fuga dupla luso-brasileira durante os séculos dezoito e dezenove,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Paulo Augusto Castagna.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: música; musicologia; Brasil; Portugal; fuga dupla; seculos XVIII e XIX.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.
Setores de atividade: Outros.
2018 - 2018
Especialização em Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem on line. (Carga Horária: 410h).
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Título: Abordagens interativas no ensino de música em ambiente de EaD.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento em Musicología para la Protección y Difusión del Patr. (Carga Horária: 300h).
Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid, RCSM*, Espanha.
Título: La fuga doble en la Península Iberica. Ano de finalização: 2007.
Orientador: Ismael Fernandéz de la Cuesta.
Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.
2000 - 2005
Graduação em Bacharelado em Composição e Regência.
Instituto de Artes da Unesp, IA-UNESP, Brasil.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Visconde de Porto Seguro, CVPS, Brasil.




Formação Complementar


1994 - 1994
Inglês.
Ef Language Course, EF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2019 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Temáticos 1
03/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias em Educação Musical
03/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Musical
03/2015 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música Brasileira: Primeiros Séculos
01/2016 - 12/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música Brasileira: Anos 1960 aos dias atuais
03/2015 - 12/2015
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM, SESM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Trabalho de Conclusão de Curso, Carga horária: 4


Prefeitura de Taboão da Serra, PTS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Social Educativo - Regente, Carga horária: 12


Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente do Centro de Documentação Musical, Carga horária: 44



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Edição.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RÖHL, A. C. O.. Resenha sobre o livro Haydn, Mozart e Neukomm na Corte Real do Rio de Janeiro. Martius-Staden Jahrbuch, Brasil, São Paulo, p. 165 - 167, 01 jul. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RÖHL, A. C. O.. O Acervo Levy e a produção musical da Belle Époque paulistana. In: I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2018, São João del Rei. Anais do I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. São João del Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2017. p. 172-185.

2.
RÖHL, A. C. O.. Os autos do concurso para Mestre Régio de Antônio da Silva Alcântara, Mestre de Capela da Sé de Olinda. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2014. v. 1. p. 1-10.

3.
RÖHL, A. C. O.. Os métodos de solfejo de Luís Álvares Pinto: Uma análise comparada da ?Arte de Solfejar? e ?Muzico e Moderno Systema para Solfejar. In: A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, 2013, Lisboa. Atas do Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico?. Lisboa: Caravelas ? Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, 2013. v. 1. p. 67-89.

4.
RÖHL, A. C. O.. O solfejo heptacórdico na obra teórica de Luís Álvares Pinto. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Anais do XXII congresso da ANPPOM. João Pessoa: Editora da ANPPOM, 2012. p. 1608-1615.

5.
RÖHL, A. C. O.. A fuga dupla em tratados musicais presentes na Península Ibérica e Brasil. In: VIII Encontro de Musicologia Histórica, 2010, Juiz de Fora, MG. Anais do VIII Encontro de Musicologia Histórica: música e história no Brasil. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2010. p. 296-314.

6.
RÖHL, A. C. O.. O Christe eleison da missa a 5 vozes de Giovanni B. Pergolesi: uma análise a partir de André da Silva Gomes. In: XVIII Congresso da ANPPOM, 2008, Salvador. Anais - XVIII Congresso da ANPPOM. Salvador: ANPPOM Editora, 2008. p. 195-200.

Apresentações de Trabalho
1.
RÖHL, A. C. O.; FAGLIONI, Felipe . O Diário de Viagem e Correspondência de Alexandre Levy. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RÖHL, A. C. O.. O Acervo Levy e a produção musical da Belle Époque paulistana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RÖHL, A. C. O.. Os autos do concurso para Mestre Régio de Antônio da Silva Alcântara, Mestre de Capela da Sé de Olinda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RÖHL, A. C. O.. Os métodos de solfejo de Luís Álvares Pinto: Uma análise comparada da ?Arte de Solfejar? e ?Muzico e Moderno Systema para Solfejar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RÖHL, A. C. O.. O solfejo heptacórdico na obra teórica de Luís Álvares Pinto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RÖHL, A. C. O.. A fuga dupla em tratados musicais presentes na Península Ibérica e Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RÖHL, A. C. O.. O Christe eleison da missa a 5 vozes de Giovanni B. Pergolesi: uma análise a partir de André da Silva Gomes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RÖHL, A. C. O.. Edição de composições musicais dos séculos XVIII e XIX apartir de acervos paulistas e mineiros. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Motetos para a Procissão dos Passos da Quaresma. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

2.
Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Benedictus. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

3.
Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Miserere. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

4.
X, F. P. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Antífona Sacerdotes Sancti. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

5.
Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Novena de Santo Antônio de Pádua. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

6.
ROSARIO, V. F. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Missa de Cantochão. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

7.
Anônimo ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Domine e Veni. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

8.
LOBO, J. S. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Ladainha. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).

9.
GOMES, A. S. ; RÖHL, A. C. O. ; CASTAGNA, P. A. . Magnificat. São Paulo, 2003. (Partitura Musical/Coral).


Demais tipos de produção técnica
1.
RÖHL, A. C. O.. Catálogo das obras com indicação de autoria do Arquivo Vespasiano Gregório dos Santos. 2005. (Relatório de pesquisa).

2.
RÖHL, A. C. O.. Edição de composições musicais dos séculos XVIII e XIX apartir de manuscritos de acervos paulistas e mineiros. 2004. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Congresso da ANPPOM. Os autos do concurso para Mestre Régio de Antônio da Silva Alcântara, Mestre de Capela da Sé de Olinda. 2014. (Congresso).

2.
Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico?. Os métodos de solfejo de Luís Álvares Pinto: Uma análise comparada da ?Arte de Solfejar? e ?Muzico e Moderno Systema para Solfejar. 2013. (Congresso).

3.
XXII Congresso da ANPPOM. O solfejo heptacórdico na obra teórica de Luís Álvares Pinto. 2012. (Congresso).

4.
VIII Encontro de Musicologia Histórica.A fuga dupla em tratados musicais presentes na Península Ibérica e Brasil. 2008. (Encontro).

5.
XVIII Congresso da ANPPOM. O Christe eleison da missa a 5 vozes de Giovanni B. Pergolesi: uma análise a partir de André da Silva Gomes. 2008. (Congresso).

6.
Afinación, diapasones y temperamentos históricos. 2007. (Oficina).

7.
III Simposio sobre Patrimonio Inmaterial: La voz y la improvisación. 2007. (Simpósio).

8.
La música barroca con acompañamiento de laúd u otros instrumentos de continuo en Italia y Alemania. 2007. (Oficina).

9.
Afectos, pasiones, figuras retóricas en el barroco. 2004. (Outra).

10.
El lamento como pardigma de la pasión poético-musical del barroco. 2004. (Outra).

11.
La representación retórico-afectiva en el estilo barroc español: ópera y oratorio. 2004. (Outra).

12.
Comunicação oral e escrita. 2003. (Oficina).

13.
XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTAGNA, P. A. ; RÖHL, A. C. O. . Diversampa/XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Outro).

2.
CASTAGNA, P. A. ; RÖHL, A. C. O. . Diversampa. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marília Lucati Silva Araújo. Técnicas estendidas: uma nova ferramenta no ensino da flauta transversal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM. Orientador: Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl.

2.
Ederson Antonio Marques. SAXOFONIA: Um Quarteto de Saxofones na Música Erudita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM. Orientador: Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl.

3.
Daniel Herreras. W.A. Mozart: Concerto Nº3 para trompa solista e orquestra, enriquecimento interpretativo através de análises histórica e estrutural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR MOZARTEUM. Orientador: Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 14:37:37