Graziela Piccoli Richetti

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Doutora e mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). De novembro de 2011 a julho de 2012 realizou doutorado sanduíche com Nilza Costa no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em Portugal. Licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atuou como professora de Química em escolas do Ensino Médio na rede pública estadual de Santa Catarina, no Colégio de Aplicação da UFSC e no Colégio Adventista de Itajaí. Entre 2014 e 2018 foi professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando nos cursos de Licenciatura em Química e Pedagogia. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com temas relacionados ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de Química e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Graziela Piccoli Richetti
Nome em citações bibliográficas
RICHETTI, G. P.;RICHETTI, Graziela P.;Graziela Piccoli Richetti;Graziela Piccoli Richetti*;RICHETTI, GRAZIELA PICCOLI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Blumenau.
Rua João Pessoa, 2514
Velha
89036004 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (32) 21023653
URL da Homepage: http://blumenau.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Aveiro (Orientador: Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa).
Título: Um instrumento para avaliar a formação de egressos da pós-graduação: o PPGECT/UFSC como estudo de caso, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José de Pinho Alves Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: avaliação; Formação pós-graduada; Referencialização; estudo de caso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A automedicação como tema social no Ensino de Química para o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Jose de Pinho Alves Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: automedicação; Alfabetização Científica e Tecnológica; temas sociais; Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2003 - 2004
Graduação em Química - Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Capacitação para os membros relatores do Comitê de Ética em Pesquisa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Guarda do Patrimônio na UFJF. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Competências de liderança e melhoria de processos de trabalho. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Seminário de integração e formação de carreiras. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Metodologia de elaboração de projetos e pesquisas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Atualização na Língua Portuguesa. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2011 - 2011
Análise Qualitativa com apoio do software webQDA. (Carga horária: 8h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2007 - 2007
Analogias e modelos no ensino de ciências. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Trabalho Conpet na escola. (Carga horária: 9h).
Petrobras Química S/A, PETROQUISA, Brasil.
2004 - 2004
Licenciandos e licenciados em química. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, CAED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Química - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Ciência e Tecnologia
Estágio Supervisionado II
04/2018 - 07/2018
Ensino, Química - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estratégias e instrumentos para o Ensino de Química I
04/2018 - 07/2018
Ensino, Especialização em Educação Escolar Contemporânea, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
colaboração nas disciplinas Educação em Ciências Naturais e Matemática na Escola da Contemporaneidade: aprendizagem e recursos didáticos e Linguagem e formação de Conceitos
04/2018 - 07/2018
Ensino, Química - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias e Instrumentos para o Ensino de Química I
Estágio Supervisionado I

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

12/2016 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, .

Cargo ou função
Relatora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Química na escola básica II
Estágio Supervisionado III - ensino de Química
Prática escolar em Ensino de Química na escola básica II
Prática escolar em saberes químicos escolares
Reflexões sobre atuação no espaço escolar III - Ensino de Química
Saberes químicos escolares
Fundamentos teórico-metodológicos e prática escolar em Ciências I - Licenciatura em pedagogia à distância
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos teórico-metodológicos e prática escolar em Ciências I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Química na escola básica I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática escolar em Ensino de Química na Escola Básica I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Reflexões sobre a atuação no espaço escolar ? Área de Química II
03/2017 - 07/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino de Química II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado I
Prática escolar em Saberes Químicos Escolares
Reflexões sobre estágio supervisionado I
Saberes Químicos Escolares
Trabalho de conclusão de curso I
Trabalho de conclusão de curso II
04/2016 - 08/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado IV - área de Química
Prática escolar em Saberes Químicos Escolares
Reflexões sobre estágio supervisionado IV - área de Química
Saberes Químicos Escolares
Ensino de Química na Escola Básica II
Prática Escolar em Ensino de Química na Escola Básica II
10/2015 - 02/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de química na escola básica I
Metodologia do ensino de química
Prática escolar em ensino de química na escola básica I
10/2015 - 02/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Ciências e Diversidades (disciplina eletiva)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Grupo de Estudos em Educação - Tópicos Especiais em Ensino de Ciências
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do currículo (Licenciatura em Química - UAB)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Química na escola básica II
Prática em Ensino de Química na Escola Básica II
Prática escolar em saberes químicos escolares
Saberes químicos escolares
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos teórico-metodológicos e prática escolar em Ciências I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Química

Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Apoio docente, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalho de apoio docente realizado na unidade curricular Ciências Integradas da Natureza, do curso de Licenciatura em Educação Básica, no qual lecionei aulas de Química.


Colégio Adventista de Itajaí, CAIT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor aulista, Carga horária: 20


Secretaria de Estado da Educação, SED, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Colégio de Aplicação - UFSC, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto de Química, Carga horária: 40


Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Acadêmica - UFSC, PRAC/UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de treinamento, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências
2.
Formação de professores
3.
Ensino de Química


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Análise de instrumentos de avaliação em larga escala na área de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental
Descrição: As análises dos itens de Ciências da Natureza do ensino fundamental, dos diferentes projetos atendidos pelo CAEd, tem demonstrado uma grande variação no desvio padrão da ancoragem dos itens e uma grande perda em função das variações das populações analisadas. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a apropriação dos conhecimentos de Ciências da Natureza exige dos estudantes habilidades cognitivas mais complexas do que nos anos anteriores, principalmente pelo maior aprofundamento e abstração desses conteúdos. Este projeto se propõe a analisar quantitativamente os parâmetros psicométricos dos itens de Ciências da Natureza, presentes no banco de itens do CAEd. A seguir, o grupo de itens considerados estatisticamente bons será analisado qualitativamente quanto às habilidades e conteúdos avaliados nos itens e respectivos descritores. A importância deste projeto para o avanço do conhecimento refere-se ao aprimoramento do sistema de elaboração de itens e, posteriormente, a qualidade das avaliações em larga escala produzidas pelas equipes do CAEd..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Práticas docentes em ciências e matemática de professores dos anos iniciais em início de carreira
Descrição: O curso de Pedagogia habilita o licenciando ao magistério em diversos níveis de ensino, além de permitir sua atuação na orientação, supervisão e administração escolar. Isso se reflete em uma complexidade curricular que deve englobar disciplinas para atender a todas essas habilitações no tempo e na carga horária específica para a Licenciatura. Com relação à matemática, os cursos ou não apresentam disciplinas com o intuito de formar o professor para ensinar esses conteúdos ou elas tem uma carga horária muito reduzida, além de enfatizarem os números e as operações e deixarem em segundo plano as outras áreas da matemática. Esse complexo cenário também ocorre quando nos referimos ao ensino de ciências em que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, há uma diminuição de carga horária para a disciplina em detrimento das de língua portuguesa e matemática, por exemplo. O papel secundário da disciplina de ciências na formação de crianças nesse nível de ensino é acompanhado pela inexpressiva ou ausência de discussões dos fundamentos teóricos e metodológicos da educação em ciências nos cursos de Pedagogia. Além dessas discussões sobre a formação do Pedagogo, o início de carreira docente apresenta também muitos dilemas e dificuldades que contribuem para tornar ainda mais complexa essa profissão. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as práticas docentes de professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no processo de aprender e de ensinar ciências e matemática. Os participantes serão professores em início de carreira cinco primeiros anos de docência , dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se constituirá de reuniões de um grupo de estudos (pesquisadores, estudantes e professores da escola) que buscará levar os participantes a discutirem, refletirem e problematizarem sobre o início de carreira docente e o ensino e a aprendizagem de ciências e de matemática. Esperamos compreender como é a prática docente do professor iniciante nesse período da carreira. Além disso, as discussões em grupo podem ser potencializadoras do desenvolvimento profissional para todos os participantes. Além disso, trata-se de um projeto pedagógico-investigativo, que visa contribuir para o acompanhamento/formação contínua dos professores iniciantes em que busca-se apoiá-los a enfrentar as dificuldades e os dilemas dessa fase da carreira docente no que concerne o ensino de ciências e de matemática, como também ampliar o nosso conhecimento sobre as potencialidades do trabalho em grupo com essa diversidade de olhares. FAPEMIG - PPP - 00771-14..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Diagnóstico do nível de compreensão conceitual sobre os conteúdos fundamentais de Física, Matemática e Química de estudantes ingressantes nos cursos de licenciatura do ICE-UFJF
Descrição: Essa pesquisa pretende elaborar um diagnóstico acerca dos conhecimentos matemáticos, físicos e químicos de ingressantes nos cursos de licenciatura em Física, Matemática e Química da UFJF, com vistas a subsidiar as ações do Programa de Tutoria de Acompanhamento Acadêmico do Prodocência/CAPES, em andamento no Instituto de Ciências Exatas da UFJF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Graziela Piccoli Richetti - Coordenador / Adriana Aparecida da Silva - Integrante / Clarice Senra - Integrante / Giovani Cammarota Gomes - Integrante / José Guilherme da Silva Lopes - Integrante / Raissa Lobato - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2017
Práticas Docentes em Ciências e Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Início de Carreira
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa-extensão tem como objetivo compreender as práticas docentes de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no processo de aprender e de ensinar ciências e matemática. O projeto será desenvolvida em três momentos diferentes. No primeiro momento, os participantes escreverão narrativas sobre suas lembranças das aulas de ciências e matemática em sua vida escolar com o objetivo de apreendermos suas concepções de ciências e matemática e também sobre seu ensino e aprendizagem. Outra narrativa versará sobre sua prática docente com o intuito de conseguirmos informações sobre como é essa prática. Em um segundo momento, faremos uma discussão em grupo a partir das questões que surgirem nas narrativas. O terceiro momento será constituído da observação das aulas de alguns professores e das reuniões de um grupo de estudos que buscará levar os participantes a discutirem, refletirem e problematizarem sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de matemática. Esperamos compreender como é a prática docente em ciências e matemática do professor dos anos iniciais. Além disso, as discussões em grupo podem promover do desenvolvimento profissional de todos os participantes e, por tratar-se de um projeto de pesquisa-extensão, pode contribuir para o acompanhamento/formação contínua dos professores em que busca-se apoiá-los a enfrentar as dificuldades e os dilemas no que concerne o ensino de ciências e de matemática, como também ampliar o nosso conhecimento sobre as potencialidades do trabalho em grupo com essa diversidade de olhares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Graziela Piccoli Richetti - Integrante / Adriana Aparecida da Silva - Integrante / Reginaldo Fernando Carneiro - Coordenador / Jéssica Mayara Santana dos Santos - Integrante / Cristhiane Carneiro Cunha Flor - Integrante / Wagner da Cruz Seabra Eiras - Integrante / Francisca Edjane Marcelino Magalhães - Integrante.
2014 - 2016
Formação compartilhada de professores de química - a formação inicial e continuada em um equilíbrio dinâmico
Descrição: O projeto consiste na orientação compartilhada de estágio entre os professores da disciplina de estágio e os professores supervisores da escola, partindo do pressuposto que todos são professores formadores de professores. Dessa maneira, pretende-se construir uma parceria entre escola e universidade em busca de uma formação inicial integrada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
O CONHECIMENTO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO: SABERES DOCENTES EM MOVIMENTO
Descrição: O projeto tem como objetivo principal oferecer uma formação complementar para Licenciandos em Química e professores de Química que atuam no Ensino Médio da rede particular e pública de Juiz de Fora. Além de desenvolver a colaboração entre escolas e universidade, pretende-se criar um espaço de diálogo e reflexões sobre a disciplina escolar química. Para isso, serão oferecidos três minicursos, com os seguintes temas: 1) Símbolos, fórmulas, equações, modelos: que linguagem é essa? A linguagem Química e suas características no contexto escolar; 2) Reflexões sobre interdisciplinaridade e divulgação científica no ensino de química; 3) Colocando a ?mão na massa?: jogos e experimentação no ensino de Química..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Graziela Piccoli Richetti - Coordenador / Cristhiane Cunha Flôr - Integrante / Rita de Cássia Reis - Integrante / Lilian Guiduci de Melo - Integrante / Paulo Ricardo da Silva - Integrante / Cláudia Sanches de Melo Aliane - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2016
Experimentos históricos em Ciências
Descrição: O Ensino de Ciências tem historicamente contribuído para o desinteresse dos estudantes pelo seu estudo em função de diferentes questões. Dentre elas, consideramos os problemas enfrentados pelo o Ensino de Ciências, e particularmente pelo Ensino de Física e pelo Ensino de Química: (i) a extrema frequência em que é estruturado apenas na exposição de fórmulas, leis e conceitos, (ii) a resolução de atividades repetitivas, que enfatizam a linguagem matemática, mas sem a sua vinculação com os conteúdos de ciências em estudo, (iii) a falta de contextualização dos seus diferentes conteúdos, com um distanciamento do mundo vivencial dos estudantes, (iv) pouca ou nenhuma exploração da dimensão empírica da prática científica, entendida como elemento constitutivo do conhecimento científico, (v) a incompreensão sobre o método científico e as mudanças sofridas pela metodologia vigente e (vi) a apresentação do conhecimento como um produto acabado e não construído, levando-os a considerar que são apenas obras de grandes gênios. Bem sabemos que, em oposição ao apresentado, o Ensino de Ciências deve contribuir para a formação de uma cultura científica, a qual permita a interpretação dos fenômenos naturais e a compreensão da sua inter-relação com a sociedade e a natureza em transformação. Ainda, é fundamental que os diferentes conhecimentos de ciências sejam compreendidos e trabalhados como processos históricos, em transformações permanentes e vinculados às outras formas de expressão e produção humanas. Assim, propomos um trabalho no qual a discussão sobre ?experimentos históricos? seja desenvolvida. Por "experimentos históricos" consideramos os experimentos realizados e/ou pensados em um dado contexto histórico e que tiveram um papel significativo na elaboração, definição e/ou solução de dado problema. O trabalho com ?experimentos históricos? justifica-se não como adereço motivacional ao ensino, mas como articulador potencial entre a dimensão empírica do conhecimento científico e sua contextualização socio-histórico-cultural. Permite rever o mito da neutralidade da ciência e do cientificismo e sua utilização pode ser compreendida como uma estratégia para o entendimento da ciência, sua natureza e sua história, a partir do ponto de vista dos seus praticantes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Graziela Piccoli Richetti - Integrante / Adriana Aparecida da Silva - Coordenador.
2014 - 2015
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio
Descrição: A Portaria 1114/13 instituiu o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e definiu suas diretrizes gerais, forma, condições e critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Ensino Médio público, nas redes estaduais e distrital de educação. O Art. 3º estabelece que as ações do Pacto têm por objetivos: I - contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio; II - promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio; III - rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM. O objetivo desse projeto, no âmbito da UFJF, é balizar as atividades formativas oferecidas aos Formadores Regionais e Orientadores de Estudo no âmbito da primeira etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Assim, com o intuito de garantir efetivamente a discussão dos conteúdos dos cadernos temáticos, a equipe UFJF planejou duas ações: a) Elaboração de material orientador do processo formativo e b) Participação ativa da equipe UFJF na apresentação dos cadernos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Actio: Docência em Ciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: ENSINO DE CIÊNCIAS.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RICHETTI, GRAZIELA PICCOLI2018RICHETTI, GRAZIELA PICCOLI. O enfoque CTS no curso de Pedagogia: problematizando o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 297-321, 2018.

2.
RICHETTI, G. P.2016 RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, Jose . Educação Científica e Tecnológica: a formação pós-graduada em ação. Indagatio Didactica, v. 8, p. 556-570, 2016.

3.
RICHETTI, G. P.2014 RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . A Automedicação no Ensino de Química: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio. Educación Química, v. XXV, p. 1-7, 2014.

4.
CUSTÓDIO, J. F.2013 CUSTÓDIO, J. F. ; ALVES FILHO, J. P. ; CLEMENT, L. ; RICHETTI, G. P. ; FERREIRA, G. K. . Práticas didáticas construtivistas: critérios de análise e caracterização. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 1, p. 11-35, 2013.

5.
RICHETTI, G. P.2012RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . A Referencialização como Processo (e Método): uma Proposta para Avaliar a Formação de Egressos em Programas de Pós-Graduação da área de Ensino de Ciências. Dynamis (FURB. Online), v. 18, p. 63-75, 2012.

6.
RICHETTI, G. P.2009RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Alexandria (UFSC), v. 2, p. 85-108, 2009.

7.
MILARE, T.2009 MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. ; ALVES FILHO, J. P. . Alfabetização científica no ensino de química: uma análise dos temas da seção Química e Sociedade da Revista Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, v. 31, p. 165-171, 2009.

8.
Mattos, W.M.2006Mattos, W.M. ; Campos, M. M. ; Fernandez, E. S. ; RICHETTI, G. P. ; Niero, R. ; Yunes, R.A. ; CALIXTO, J. B. . Anti-edematogenic effects of velutinol A isolated from Mandevilla Velutina: Evidence for a selective inhibition of kinin B1 receptor-mediated responses. Regulatory Peptides (Print), v. 136, p. 98-104, 2006.

9.
Mattos, W.M.2006Mattos, W.M. ; Ferreira, J. ; RICHETTI, G. P. ; Niero, R. ; YUNES, R. A. ; CALIXTO, J. B. . Antinociceptive properties produced by the pregnane compound velutinol a isolated from mandevilla velutina. Neuropeptides (Edinburgh), v. 40, p. 125-132, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, Jose ; ROSA, C. T. W. . Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade: um aporte para a prática docente da interdisciplinaridade. In: CleciT. Werner da Rosa (Org.). (Org.). Educação científica e tecnológica: reflexões e investigações. 1ed.Passo Fundo: UPF Editora, 2015, v. 1, p. 1-191.

2.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. ; COSTA, N. . AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA DE MESTRES E DOUTORES: CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (BRASIL). In: Loreto Del Río Bermúdez; Inmaculada Teva Álvarez. (Org.). IX FORO INTERNACIONAL SOBRE LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR (FECIES).. 1ed.Universidade de Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2012, v. 1, p. 1-1584.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAMBACH, M. ; NIEZWIDA, N. R. A. ; RICHETTI, G. P. ; HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; FERNANDES, G. W. R. . Formação de Professores Ciências, Química, Física e Tecnologia: a ACT pela Circulação de Ideias. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência, 2017.

2.
RICHETTI, G. P.. O rompimento da barragem da mineradora Samarco: um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Química. In: XI Jornadas Latino-americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia ? ESOCITE, 2016, Curitiba. 21 anos: trajetórias plurais entre passados e futuros, 2016.

3.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . A formação de mestres e doutores em Ensino de Ciências: das expectativas às práticas. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. v. 1.

4.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. ; COSTA, N. . CONTRIBUTOS DA REFERENCIALIZAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERNA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. In: X COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES & VI COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO, 2012, Belo Horizonte. Desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012. v. 1.

5.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. ; PINHO-ALVES, J. . Análise da potencialidade das informações em correntes de e-mail para o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

6.
RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, J. . Unindo as peças do quebra-cabeça: a automedicação no Ensino de Química à luz da Alfabetização Científica e Tecnológica. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. UnB nos 50 anos de Brasília, 2010.

7.
RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, J. . Contribuições das ilhas de racionalidade para a alfabetização científica e tecnológica. In: II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, 2010, Brasília. Educação para uma nova ordem socioambiental no controle da crise global, 2010.

8.
RICHETTI, G. P.; MILARE, T. ; PINHO-ALVES, J. . Uma análise dos direcionamentos da abordagem de reações químicas em livros de Ciências do Ensino Fundamental. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

9.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. . Alfabetização científica no Ensino de Química: um olhar sobre os temas sociais. In: XIV Encontro nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Conhecimento Químico: Desafios e possibilidades da pesquisa e da ação docente, 2008. p. 1-123.

10.
RICHETTI, G. P.; JACQUES, V. ; ALVES FILHO, J. P. . Análise de uma proposta de Ensino de Químca na perspectiva da alfabetização científica e técnica de Gerárd Fourez. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. v. 1. p. 3-433.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. ; COSTA, N. . AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA DE MESTRES E DOUTORES: CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (BRASIL). In: IX Foro internacional sobre evaluación de la calidad de la investigación y la educación superior (FECIES), 2012, Santiago de Compostela. EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA INVESTIGACIÓN Y DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR. Granada: Asociación Española de Psicología Conductual, 2012. v. 1. p. 1-727.

2.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . Contextualizando conteúdos de Química com a temática da automedicação. In: V Seminário Ibérico e I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, 2008, Aveiro. Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável, 2008.

3.
MELLO, L. C. ; RICHETTI, G. P. ; MARCONi, D. M. de O. . Análise e aplicação de propostas de ensino e de experimentos, segundo os materiais didáticos de química. In: VI Encontro Sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande. Anais do VI Encontro Sobre Investigação na Escola, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GATTI, I. M. C. ; SILVA, T. B. ; CERQUEIRA, P. L. ; RICHETTI, G. P. . Dengue e Ensino de Ciências: propondo uma atividade lúdica para os anos iniciais. In: V Encontro de Matemática dos Anos iniciais & III Colóquio de práticas letradas, 2016, São Carlos. V Encontro de Matemática dos Anos iniciais & III Colóquio de práticas letradas, 2016. v. 1.

2.
CERQUEIRA, P. L. ; SILVA, T. B. ; RICHETTI, G. P. ; FLOR, C. C. C. . Extensão com professoras iniciantes: aprendendo e ensinando ciências com balas de gelatina. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. Inovações e emancipação: valores humanos, tecnológicos e ambientais, 2016.

3.
NASCIMENTO, M. P. ; SANTOS, R. A. L. ; RICHETTI, G. P. . JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: OxoUno 1.0. In: III Simpósio Mineiro de Educação Química, 2015, Juiz de Fora. A formação docente e a valorização do professor de Química, 2015.

4.
RICHETTI, G. P.. Produtos químicos de uso doméstico: atividades lúdicas elaboradas por estudantes do Ensino Médio para estudantes do Ensino Fundamental. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor. Ouro Preto, 2014. v. 1. p. 1-5528.

5.
RICHETTI, G. P.; OLIVEIRA, M. R. E. S. . Os carboidratos, a Química e a língua estrangeira em uma abordagem multidisciplinar. In: 1º Colóquio de Formação de Professores e Investigação em Didática, 2012, Lisboa. 1º Colóquio de Formação de Professores e Investigação em Didática, 2012.

6.
RICHETTI, G. P.. Os efeitos formador e multiplicador do PPGECT/UFSC nas práticas docentes de seus egressos. In: I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2010, Florianópolis. I Workshop - PPGECT, 2010.

7.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . Interdisciplinaridade e globalização: convergências e divergências. In: Seminário Latino-Americano sobre Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza, 2010, Foz do Iguaçu. Seminário Latino-Americano sobre Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza, 2010. v. 1. p. 3-108.

8.
RICHETTI, G. P.. A propaganda de medicamentos e a automedicação no Ensino de Química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Conhecimento Químico: desafio e possibilidades da pesquisa e da ação docente, 2008. p. 1-123.

9.
RICHETTI, G. P.; MILARE, T. . Química e Sociedade: análise de temas e interesse dos alunos. In: IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. A formação do pesquisador, 2007. v. único.

10.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. . A Alfabetização Científica e os temas sociais em Química. In: 27º Encontro de debates sobre o Ensino de Química, 2007, Erechim. "Química - alimento da racionalidade: significar conhecimentos para efetivar a educação", 2007. v. único.

11.
RICHETTI, G. P.; MOHR, A. . A automedicação como tema no currículo escolar. In: 2º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, 2007, Florianópolis. Incorporando o Uso Racional de Medicamentos à agenda de saúde no Brasil, 2007. v. único.

12.
MELLO, L. C. ; RICHETTI, G. P. ; VILLELA, S. M. ; MARCONi, D. M. de O. ; LIMA, M. H. . APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ABORDAGEM TEMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006.

13.
BARRADAS, C. ; RICHETTI, G. P. . O ser e o agir do cientista na visão dos alunos e na Perspectiva de Bruno Latour. In: XIV Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2006, Blumenau. XIV Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências, 2006.

14.
RICHETTI, G. P.. O Petróleo e os hidrocarbonetos na compreensão de conceitos teóricos da química orgânica. In: Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, 2005, Florianópolis. Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC.

15.
RICHETTI, G. P.; BRESCIANI, L. F. V. ; YUNES, R. A. . Controle sazonal do perfil cromatográfico da adiantum cuneatum. In: IV Jornada Catarinense de plantas medicinais, 2003, Itajaí. IV Jornada Catarinense de plantas medicinais. Itajaí: Editora da UNIVALI.

16.
BIELA, R. B ; MILCHERT, G. L. ; BARBOSA, D. L. ; RICHETTI, G. P. ; VIEIRA, A. A. ; CECHINEL FILHO, Valdir ; MAGRO, Jacir Dal ; PEDROSA R. C. ; YUNES, R. A. . DECREASE IN LEPTIN, TRYGLICERIDE AND BODY WEIGHT IN RATS TREATED WITH CHA CHILENO EMAGRECEDOR OR CARQUEJA. In: XXXII Reunião da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular, 2003, CAXAMBU. LIVRO DE RESUMO DA SBBQ. v. 1. p. 212.

17.
PEDROSA R. C. ; BIELA, R. B ; MILCHERT, G. L. ; BARBOSA, D. L. ; RICHETTI, G. P. ; VIEIRA, A. A. ; CECHINEL FILHO, Valdir ; MAGRO, Jacir Dal ; YUNES, R. A. . NIVEIS SANGUINEOS DE LEPTINA EM RATOS TRATADOS COM EXTRATO DE CHA CHILENO EMAGRECEDOR E CARQUEJA (BACHARIS TRIMERA LESS. In: XVIII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 2003, Curitiba. LIVRO DE RESUMO DA XVIII FESBE. v. 1. p. 5-5.

18.
BIELA, R. B ; MILCHERT, G. L. ; MATTOS, P. E. O ; BARBOSA, D. L. ; RICHETTI, G. P. ; VIEIRA, A. A. ; CECHINEL FILHO, Valdir ; MAGRO, Jacir Dal ; PEDROSA R. C. ; YUNES, R. A. . Avaliação preliminar e comparativa do efeito antiobesidade da carqueja, Bacharis trimera (Less), planta componente do Chá Chileno Emagrecedor. In: XVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2002, Cuiabá. XVII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2002. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
GALVAO, M. B. ; RICHETTI, G. P. ; SANTOS, M. O. . ANÁLISE DA COMPREENSÃO SOBRE CADEIA ALIMENTAR ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROJETO AVALIA BH. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CARVALHO, V. S. ; ODA, S. C. ; RICHETTI, G. P. . PROPOSTAS DE PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ITENS DE QUÍMICA PARA O BANCO DE ITENS DO CAEd. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CERQUEIRA, P. L. ; SILVA, T. B. ; RICHETTI, G. P. . Oficinas temáticas de Ciências na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: vivências sobre saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
RICHETTI, G. P.. O rompimento da barragem da mineradora Samarco: uma situação limite para abordar as relações CTS em aulas de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RICHETTI, G. P.. Os temas sociais no ensino de química: um olhar para a formação de professores e outro para o início da carreira docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CERQUEIRA, P. L. ; GATTI, I. M. C. ; SILVA, T. B. ; MENDES, E. ; RICHETTI, G. P. . ?Eu sou igual a você?: uma oficina temática sobre corpo humano e gênero para professores dos anos iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RICHETTI, G. P.. A automedicação é um problema de saúde pública: o que o Ensino de Química tem a ver com isso?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RICHETTI, G. P.. O rompimento da barragem da mineradora Samarco: um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, Jose . Educação Científica e Tecnológica: a formação pós-graduada em ação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GATTI, I. M. C. ; SILVA, T. B. ; CERQUEIRA, P. L. ; RICHETTI, G. P. . Dengue e Ensino de Ciências: propondo uma atividade lúdica para os anos iniciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CERQUEIRA, P. L. ; SILVA, T. B. ; RICHETTI, G. P. ; FLOR, C. C. C. . Extensão com professoras iniciantes: aprendendo e ensinando ciências com balas de gelatina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RICHETTI, G. P.. O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, seus egressos e pioneiros: uma avaliação da formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RICHETTI, G. P.. O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, seus egressos e Pioneiros: uma avaliação da formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . A FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS: DAS EXPECTATIVAS ÀS PRÁTICAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. ; COSTA, N. . CONTRIBUTOS DA REFERENCIALIZAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERNA DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. ; COSTA, N. . AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA DE MESTRES E DOUTORES: CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RICHETTI, G. P.; OLIVEIRA, M. R. E. S. . 1º Colóquio de formação de professores e investigação em didática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. ; PINHO-ALVES, J. . Análise das potencialidades das informações em correntes de e-mail para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica no ensino de química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RICHETTI, G. P.. Os efeitos formador e multiplicador do PPGECT/UFSC nas práticas docentes de seus egressos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, J. . Unindo as peças do quebra-cabeça: a automedicação no Ensino de Química à luz da Alfabetização Científica e Tecnológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, Jose . II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
RICHETTI, G. P.; PINHO-ALVES, Jose . Seminário Latino-Americano sobre Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
RICHETTI, G. P.; MILARE, T. ; ALVES FILHO, J. P. . Uma análise dos direcionamentos da abordagem de reações químicas em livros de Ciências do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RICHETTI, G. P.. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PINHO-ALVES, Jose ; RICHETTI, G. P. . I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. . 27º Encontro de debates sobre o Ensino de Química. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
RICHETTI, G. P.; MOHR, A. . 2º Congresso brasileiro sobre o uso racional de medicamentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
RICHETTI, G. P.; JACQUES, V. ; PINHO-ALVES, Jose . VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MELLO, L. C. ; MARCONI, D. M. O. ; RICHETTI, G. P. . VI Encontro sobre investigação na escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MELLO, L. C. ; RICHETTI, G. P. ; VILLELA, S. M. ; MARCONI, D. M. O. ; LIMA, M. H. . 58ª Reunião anual da SBPC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
BARRADAS, C. ; RICHETTI, G. P. . XIV Simpósio sul-brasileiro de Ensino de Ciências. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
RICHETTI, G. P.. IV Jornada Catarinense de Plantas Mediciais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RICHETTI, G. P.. Paracer Ad Hoc de artigo submetido à Revista Espaço Pedagógico. 2018.

2.
RICHETTI, G. P.. Comitê Científico do II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais - II CIMAI. 2017.

3.
RICHETTI, G. P.. Paracer Ad Hoc de artigo submetido à Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2017.

4.
RICHETTI, G. P.. Parecer ad hoc de avaliação de trabalhos da IV Semana da Faced, IX Semana da Educação e XII Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE. 2017.

5.
RICHETTI, G. P.. Comitê Científico do I Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais - I CIMAI. 2016.

6.
RICHETTI, G. P.. Parecer Ad Hoc artigo submetido à Revista Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2016.

7.
RICHETTI, G. P.. Parecer Ad Hoc artigo submetido à Revista ACTIO: Docência em Ciências. 2016.

8.
RICHETTI, G. P.. Parecer Ad Hoc artigo submetido à Revista Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2015.

9.
RICHETTI, G. P.. Comitê Científico do III Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2015.

10.
RICHETTI, G. P.. Parecer Ad Hoc artigo submetido à Revista Ciência & Natura. 2015.

11.
RICHETTI, G. P.. Comitê científico do III Simpósio Mineiro de Educação Química. 2015.

12.
RICHETTI, G. P.. Parecer Ad Hoc artigo submetido à Revista Educação em Foco-UFJF. 2015.

13.
Yunes, R.A. ; PEDROSA R. C. ; MAGRO, Jacir Dal ; BARBOSA, D. L. ; RICHETTI, G. P. ; BIELA, R. B . Avaliação do efeito anti obesidade do Chá Chileno (R) emagrecedor. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
RICHETTI, G. P.; CERQUEIRA, P. L. ; SILVA, T. B. ; EBELING, G. S. . Comer, brincar e aprender: compartilhando a Ciência na cozinha. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, M. O. ; RICHETTI, G. P. ; CARVALHO, V. S. ; ODA, S. C. ; CARLOS, P. R. O. ; PAULA, P. L. . AVALIAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA SEGUNDA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE (AVALIA BH). 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
RICHETTI, G. P.; REIS, R. C. . Colocando a mão na massa: experimentos que envolvem o conhecimento químico veiculado ao longo do ensino fundamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RICHETTI, G. P.; SILVA, A. . Ciência, tecnologia e sociedade: atividades integradas para o Ensino de Ciências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RICHETTI, G. P.; REIS, R. C. ; CASTRO, S. I. . COLOCANDO A ?MÃO NA MASSA?: JOGOS E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. . Alfabetização Científica e Tecnológica e Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade aplicadas no Ensino de Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PINHO-ALVES, J. ; RICHETTI, G. P. . Metodologias de Ensino na Educação Ciências e Matemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MELLO, L. C. ; RICHETTI, G. P. . Água, um bem precioso. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AFONSO, A. F.; SILVEIRA JUNIOR, C.; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Isabela Marangon Christo Gatti. Textos complementares em livros de química geral do ensino superior: uma análise para a interdisciplinaridade. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
LAMBACH, M.; ALVES, J. A. P.; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Fernanda Mariano Zacarias Pombo. Ensino de Química na EJA na perspectiva CTS: uma proposta metodológica a partir da automedicação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
SOUZA, D. D. L.; FLOR, C. C. C.; OLIVEIRA, R. C.; OLIVEIRA, L. F.; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Armando Gomes Neto. O ensino de Química numa escola pública estadual de Boa Vista-RR: a experimentação como parte do processo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
PAIVA, C.; PINHO-ALVES, Jose; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Camila de Paiva. Avaliação da promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica em vivências de Ilha Interdisciplinar de Racionalida. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
REIS, I. F.; SILVA, N. S.; MOL, G. S.; RICHETTI, G. P.; REIS, R. C.. Participação em banca de Fernanda Luiza de Faria. A Química numa visão de Ciência Integrada e sua contribuição para a formação cidadã: um estudo a partir de escolas com pedagogias diferenciadas. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Doutorado
1.
PINHO-ALVES, Jose; SLONGO, I. I.; DELIZOICOV, N.; HOFFMANN, M. B.; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de BÁRBARA GRACE TOBALDINI DE LIMA. Um instrumento para avaliar a formação dos egressos licenciados da UFFS: o curso de Biologia como estudo de caso. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PINHO-ALVES, J.; MELO, M.; CRUZ, S. M. C. S.; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Angelisa Benetti Clebsch. A articulação entre os conhecimentos teórico-pedagógicos e a prática profissional na construção dos saberes docentes do licenciado em física: os casos de Santa Catarina. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, D. D. L.; FLOR, C. C. C.; RICHETTI, G. P.; RIBEIRO, S. S.. Participação em banca de Armando Gomes Neto. Ensino de Química em escolas públicas: um estudo de caso das propostas experimentais do livro didático. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
LAMBACH, M.; ALVES, J. A. P.; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Fernanda Mariano Zacarias Pombo. Ensino de Química na EJA na perspectiva CTS: uma proposta metodológica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
FLOR, C. C. C.; RICHETTI, G. P.; BRUNO, A. R.; CASTRO, R. P.; RAMOS, M. B.; LEONEL, A. A.. Participação em banca de Nielsen de Moura. Movimentos de escrita na educação à distância: um olhar para as práticas e os hábitos de escrita na formação docente do curso de licenciatura em Química - modalidade a distância - UFJF. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Paola Stéfany Maass.O ensino de química e a tecnologia assistiva: criação de sequências de aulas com estratégias adaptadas para estudantes com deficiência intelectual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Eduarda Giese.Mineropólio: uma proposta de atividade lúdica para o estudo do potencial mineral do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
RICHETTI, G. P.; SILVA, A.. Participação em banca de Michelle Thomacelli Braga Laudiosa.Era uma vez um pé de feijão e uma gotinha de água: sequências didáticas como propostas para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
RICHETTI, G. P.; SILVA, A.. Participação em banca de Daiana Lessa de Aguiar Senra.Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: reflexões sobre uma sequência de ensino investigativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
MILARE, T.; VERASZTO, E. V.; RICHETTI, G. P.. Participação em banca de Ana Carolina Dias.Química, consumismo e cosméticos: uma proposta de oficina temática com abordagem CTS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RICHETTI, G. P.; FREITAS, C. A.; CASTRO, R. P.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto- área Ensino de Química. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
MENEZES, P. H. D.; RICHETTI, G. P.; DETONI, A. R.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto - Educação Matemática. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
MENEZES, P. H. D.; RICHETTI, G. P.; REIS, R. C.. Processo seletivo para contrataç]ao de professor substituto - área de Ensino de Química. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO.ANÁLISE DA COMPREENSÃO SOBRE CADEIA ALIMENTAR ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROJETO AVALIA BH. 2018. (Seminário).

2.
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO.PROPOSTAS DE PADRONIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE ITENS DE QUÍMICA PARA O BANCO DE ITENS DO CAEd. 2018. (Seminário).

3.
III Seminário Internacional Diferenças e Educação.?Eu sou igual a você?: uma oficina temática sobre corpo humano e gênero para professores dos anos iniciais. 2017. (Seminário).

4.
IX Reunião da ABAVE ? PNE e a Avaliação. Análise dos Resultados do Avalia BH de Ciências da Natureza nas Etapas de 7º, 8º E 9º Anos do Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).

5.
III Simpósio Mineiro de Educação Química.Jogo didático como estratégia para o ensino de química orgânica: OxoUno 1.0. III Simpósio Mineiro de Educação Química. 2015. (Simpósio).

6.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS: DAS EXPECTATIVAS ÀS PRÁTICAS. 2013. (Encontro).

7.
1º Colóquio de Formação de Professores e Investigação em Didática. Os carboidratos, a Química e a Língua estrangeira em uma abordagem multidisciplinar. 2012. (Congresso).

8.
IX FORO internacional sobre evaluación de la calidad de la investigación y la educación superior (FECIES). Avaliação da formação pós-graduada de mestres e doutores: construção de um referencial para o Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. 2012. (Congresso).

9.
X COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES & VI COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRÍCULO. Contributos da referencialização para a avaliação interna de programas de pós-graduação em educação. 2012. (Congresso).

10.
II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências/VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências.Contribuições das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade para a alfabetização científica e tecnológica. 2010. (Seminário).

11.
I WORKSHOP do PPGECT/UFSC.OS EFEITOS FORMADOR E MULTIPLICADOR DO PPGECT/UFSC NAS PRÁTICAS DOCENTES DE SEUS EGRESSOS. 2010. (Outra).

12.
Seminário Latino-Americano sobre Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza.Interdisciplinaridade e globalização: convergências e divergências. 2010. (Seminário).

13.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Unindo as peças do quebra-cabeça: a automedicação no Ensino de Química à luz da Alfabetização Científica e Tecnológica. 2010. (Encontro).

14.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uma análise dos direcionamentos da abordagem de reações químicas em livros didáticos de Ciências do ensino fundamental. 2009. (Encontro).

15.
V Seminário Ibérico e I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências.Contextualizando conteúdos de Química com a temática da automedicação. 2008. (Seminário).

16.
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química.A propaganda de medicamentos e a automedicação no Ensino de Química. 2008. (Encontro).

17.
27º Encontro de debates sobre o Ensino de Química.A alfabetização científica e os temas sociais em Química. 2007. (Encontro).

18.
IV EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Química e Sociedade: análise de temas e interesse dos alunos. 2007. (Encontro).

19.
Segundo Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos. A automedicação como tema no currículo escolar. 2007. (Congresso).

20.
VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Análise de uma proposta de ensino de Qúímica na perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica de Gerárd Fourez. 2007. (Encontro).

21.
58º Reunião Anual da SBPC.APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ABORDAGEM TEMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2006. (Outra).

22.
VI Encontro Sobre Investigação na Escola.Análise e aplicação de propostas ded ensino e experimentos, segundo materiais didáticos de Química. 2006. (Encontro).

23.
XIV Simpósio Sul-Brasileiro de Ensino de Ciências.O ser e o agir do cientista na visão dos alunos e na perspectiva de Bruno Latour. 2006. (Simpósio).

24.
IV Jornada Catarinense de plantas medicinais.Controle sazonal do perfil cromatográfico da Adiantum cuneatum. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARNEIRO, R. F. ; FLOR, C. C. C. ; EIRAS, W. C. S. ; RICHETTI, G. P. ; AFONSO, A. F. . II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais. 2017. (Outro).

2.
CESAR, E. T. ; FLOR, C. C. C. ; REIS, R. C. ; RICHETTI, G. P. ; AFONSO, A. F. ; VIEIRA, F. A. C. ; MOURA, F. C. P. F. ; GATTI, I. M. C. ; SILVA, I. V. ; PENHA, J. C. ; FERNANDES, K. G. ; MEIRELLES, M. A. ; MOURA, N. ; CERQUEIRA, P. L. ; CASTRO, S. I. ; CABRAL, W. A. . 2º QuiEncontro - conversas sobre o ensino de química na Educação Básica. 2017. (Congresso).

3.
CARNEIRO, R. F. ; FLOR, C. C. C. ; RICHETTI, G. P. ; EIRAS, W. C. S. . I Encontro de práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais. 2016. (Outro).

4.
FLOR, C. C. C. ; RICHETTI, G. P. ; REIS, R. C. . QuiEncontro - conversas sobre Ensino de Química na educação básica. 2016. (Congresso).

5.
RICHETTI, G. P.. Seminário Interno do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia. 2016. (Outro).

6.
RICHETTI, G. P.. VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).

7.
RICHETTI, G. P.. VI ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciana F. Cordeiro. Se não pode contra eles, junte-se a eles? ou como jogar no Minecraft para obter melhores resultados!. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Daniela Polli. ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Nielsen de Moura. Movimentos de escrita na educação a distância: Um olhar para as práticas e hábitos de escrita na formação docente do curso de licenciatura em Química - Modalidade a Distância ? UFJF. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Coorientador: Graziela Piccoli Richetti.

2.
Camila de Paiva. Avaliação da promoção da alfabetização científica e tecnológica em vivências de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Graziela Piccoli Richetti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raiana Fernanda Silvério. Literatura e Ensino de CIências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Graziela Piccoli Richetti.

2.
Moana Aleixo. As contribuições do ensino de Ciências na formação escolar dos sujeitos como cidadãos críticos e conscientes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Graziela Piccoli Richetti.

Iniciação científica
1.
Raíssa Aparecida Lobato dos Santos. Diagnóstico do nível de compreensão conceitual sobre os conteúdos fundamentais de Física, Matemática e Química de estudantes ingressantes nos cursos de licenciatura do ICE-UFJF. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Orientador: Graziela Piccoli Richetti.

Orientações de outra natureza
1.
Thalia Camila Coelho. Relatório de Estágio. 2005. Orientação de outra natureza. (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Graziela Piccoli Richetti.

2.
Ana Cristina Franzoi. Relatório de Estágio. 2004. Orientação de outra natureza. (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Graziela Piccoli Richetti.

3.
Adriana de Mello. Relatório de Estágio. 2004. Orientação de outra natureza. (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Graziela Piccoli Richetti.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RICHETTI, G. P.2014 RICHETTI, G. P.; ALVES FILHO, J. P. . A Automedicação no Ensino de Química: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio. Educación Química, v. XXV, p. 1-7, 2014.

2.
RICHETTI, GRAZIELA PICCOLI2018RICHETTI, GRAZIELA PICCOLI. O enfoque CTS no curso de Pedagogia: problematizando o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 297-321, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. ; PINHO-ALVES, J. . Análise das potencialidades das informações em correntes de e-mail para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica no ensino de química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RICHETTI, G. P.. A automedicação é um problema de saúde pública: o que o Ensino de Química tem a ver com isso?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MILARE, T. ; RICHETTI, G. P. . Alfabetização Científica e Tecnológica e Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade aplicadas no Ensino de Química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PINHO-ALVES, J. ; RICHETTI, G. P. . Metodologias de Ensino na Educação Ciências e Matemática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RICHETTI, G. P.; REIS, R. C. ; CASTRO, S. I. . COLOCANDO A ?MÃO NA MASSA?: JOGOS E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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