Mirian Santos de Cerqueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5134341550521982
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


É Professora Adjunto 4 do Curso de Letras: Português da Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiânia, e atualmente ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa, atuando nas áreas de Sintaxe, Sintaxe do Português, Introdução aos Estudos da Linguagem, Psicolinguística e Estágio de Português. Possui graduação em Letras (habilitação português/inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Linguística (2003) e doutorado em Linguística (2009), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Realizou um estágio de doutoramento em Linguística, financiado pela CAPES (processo: BEX 129506-3), na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. João Costa, no período de outubro de 2006 a novembro de 2007. Recentemente, concluiu o Estágio de Pós-Doutorado (PUC-Rio), na área de Psicolinguística Experimental, sob a supervisão da Profa. Dra. Erica Dos Santos Rodrigues. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mirian Santos de Cerqueira
Nome em citações bibliográficas
CERQUEIRA, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras.
UFG - Faculdade de Letras - Campus II
Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211160
URL da Homepage: www.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Operação Agree e construções partitivas no Português Brasileiro e no Português Europeu (com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa), Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Denilda Moura.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2003
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Atividade ou exercício no trabalho com a produção escrita em sala de aula de língua portuguesa?,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Rita Maria Diniz Zozzoli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Produção Textual.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
1997 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: A informatividade na produção textual de alunos de 8ª série.
Orientador: Maria Denilda Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, PUC-RIO, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2018 - 2018
Sintaxe Experimental. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2007 - 2007
Aquisição e Desenvolvimento da Língua Materna. (Carga horária: 60h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2007 - 2007
Disciplina de Gramática Comparada. (Carga horária: 60h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
1998 - 2004
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 400h).
Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente, estou ministrando a disciplina Estágio 2 e o núcleo livre A competência linguística: origem e uso.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei as disciplinas de Sintaxe do Português e Estágio 1.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Sintaxe Estágio de Português 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Sintaxe do Português e Estágio de Postuguês III


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Sintaxe Lingüística Geral Introdução aos Estudos Linguísticos Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Ensino de Língua Portuguesa: Língua e Literatura I, II, III e IV


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Instrutor de disciplina
Outras informações
Ministrei a disciplina "Tópicos em Lingüística Aplicada e Ensino de Língua Materna" no curso de Especialização em Língua Portuguesa, oferecido pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA, no período de 26 de junho a 05 de agosto de 2005, contabilizando 40 horas/aula.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Instrutor de disciplina
Outras informações
Ministrei a disciplina "Lingüística Textual: fundamentos e aplicação", no curso de Especialização em Língua Portuguesa, oferecido pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA, no período de abril a maio de 2005, contabilizando 40 horas/aula.

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Instrutor de disciplina
Outras informações
Ministrei a disciplina "Aspectos Textuais e Análise Lingüística" no curso de Especialização Formação de Professores em Língua Portuguesa, no período de 13 a 15 de dezembro de 2004, contabilizando 24 horas/aula.

Atividades

12/2002 - 03/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Estágio Supervisionado em Ensino de Português
12/2002 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Orientação de Trabalhos de Conslusão de Curso.
01/2001 - 06/2002
Extensão universitária , Universidade Federal de Alagoas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da Equipe.
06/2001 - 12/2001
Estágios , Universidade Federal de Alagoas, .

Estágio realizado
Estágio de Docência realizado na disciplina Lingüística 1, na Graduação em Letras da UFAL, durante o curso de Mestrado em Lingüística, como requisito exigido pela CAPES.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
CONCORDÂNCIA EM CONSTRUÇÕES PARTITIVAS POR FALANTES BRASILEIROS: PROCESSAMENTO E TEORIA DA GRAMÁTICA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Mirian Santos de Cerqueira - Coordenador.
2017 - Atual
O Estágio Curricular Obrigatório no Curso de Licenciatura em Português: investigação, tecnologia e inovação
Descrição: Esse projeto é de natureza interdisciplinar, pois conta com a participação de professores do Curso de Letras da UFG, tanto do campo dos estudos literários quanto do campo dos estudos linguísticos, bem como das áreas de estudos educacionais como Políticas de Ensino e Psicologia da Educação. Além disso, pretende contar com a ampla participação dos alunos matriculados nas disciplinas de Estágio (1,2,3, e 4), via projetos de pesquisa (PIBIC, Prolicen, PIBID, dentre outros) ou não, e com a participação dos professores supervisores das escolas-campo, os quais acompanham e co-orientam os alunos do Curso de Licenciatura nas escolas de Educação Básica. Consequentemente, esse projeto pretende ser uma espécie de projeto ?guarda-chuva?, uma vez que pretende abrigar, sob sua tutela, diferentes propostas teórico-metodológicas cujo foco seja o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e literatura na Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
A concordância sujeito-verbo na produção escrita de alunos universitários: análise linguística e ensino
Descrição: o presente projeto tem como objetivos centrais descrever e analisar apenas os mecanismos sintático-semânticos envolvidos na relação de concordância sujeito-verbo na produção escrita de alunos universitários brasileiros. Para tanto serão consideradas as seguintes condições: (i) tipo de verbo; (ii) ordem de palavras na frase (SV ou VS); (iii) distância entre o verbo e o sujeito; (iv) tipo de DP sujeito (se formado por nomes coordenados ou não)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mirian Santos de Cerqueira - Coordenador / Rodriana Dias Coelho Costa - Integrante / Iscarlety Matias do Nascimento - Integrante.Número de orientações: 2
2005 - Atual
Integrante, como estudante, do Programa de Estudos Lingüísticos - PRELIN
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
A (in)viabilidade da militarização das escolas públicas
Descrição: O presente projeto abordou a (in)viabilidade da militarização das escolas públicas brasileiras, buscando problematizar as concepções de educação, escola, sociedade e cidadania que permeiam os discursos daqueles que defendem a militarização de escolas públicas, sobretudo na conjuntura do estado de Goiás..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Mirian Santos de Cerqueira - Coordenador.
2014 - Atual
A militarização de escolas públicas de Goiás: o que pensam os professores sobre isso?
Descrição: O objetivo central deste projeto é analisar a opinião de professores de escolas públicas estaduais de Goiânia acerca da militarização de escolas públicas no Estado de Goiás. Para tanto, serão feitas leituras e discussões de textos que circulam na mídia (jornais, revistas, sites, redes sociais etc.) a respeito do tema em questão. Em seguida, serão aplicados questionários semiestruturados a professores da rede pública estadual de Goiânia. O propósito deste projeto consiste em compreender os discursos dos professores sobre o processo de militarização da educação no Estado de Goiás, a fim de identificar as diferentes vozes que perpassam a formação dos professores e verificar se elas divergem de ou convergem para uma visão mais ampla de educação e sociedade reacionárias, não libertárias ou libertadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Mirian Santos de Cerqueira - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - Atual
A BNCC e o ensino de línguas: textos, contextos e percepções
Descrição: Este projeto, realizado em parceria com os professores doutores Leosmar Aparecido da Silva e Marcilene Pelegrine Gomes, vincula-se ao Projeto da Faculdade de Letras da UFG intitulado PCC (Prática como componente curricuar) e tem como objetivo central contribuir com a formação dos alunos dos cursos de Letras, no sentido de levá-los a compreender a finalidade da BNCC e as implicações desta política curricular para formação e atuação docente na escola de educação básica, pública e privada..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Mirian Santos de Cerqueira - Coordenador / Leosmar Aparecido da Silva - Integrante / Marcilene Pelegrine Gomes - Integrante.
2014 - Atual
A Militarização de escolas públicas de Goiás: o que pensam os professores sobre isso?
Descrição: O objetivo central deste projeto é analisar a opinião de professores de escolas públicas estaduais de Goiânia acerca da militarização de escolas públicas no Estado de Goiás. Para tanto, serão feitas leituras e discussões de textos que circulam na mídia (jornais, revistas, sites, redes sociais etc.) a respeito do tema em questão. Em seguida, serão aplicados questionários semiestruturados a professores da rede pública estadual de Goiânia. O propósito deste projeto consiste em compreender os discursos dos professores sobre o processo de militarização da educação no Estado de Goiás, a fim de identificar as diferentes vozes que perpassam a formação dos professores e verificar se elas divergem de ou convergem para uma visão mais ampla de educação e sociedade reacionárias, não libertárias ou libertadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Mirian Santos de Cerqueira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Primeira Escrita
2011 - 2011
Periódico: Via Litterae
2010 - 2010
Periódico: Via Litterae
2009 - 2010
Periódico: EntreLetras
2009 - 2010
Periódico: EntreLetras


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Programa de Bolsas para os cursos de Licenciatura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sintaxe Comparativa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2009
Professora homenageada pelos formandos do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, Curso de Letras da UFT - Campus de Araguaína.
2006
18 anos do PET/Letras/UFAL (Homenagem recebida pelo Grupo PET/ Letras/UFAL, durante a cerimônia de comemoração de seus 18 anos), PET/Letras/UFAL.
2005
Professora homenageada pelos formandos do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas., Curso de Letras da UFAL.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CERQUEIRA, M.S.  Data: 30/09/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CERQUEIRA, M. S.2017CERQUEIRA, M. S.. Notas sobre o estabelecimento da concordância de número em construções partitivas no português brasileiro e no português europeu. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL), v. 2, p. 64-84, 2017.

2.
CERQUEIRA, M. S.2010CERQUEIRA, M. S.. Entre fogo e água: o erotismo em Rita Baiana. EntreLetras (Online), v. 1, p. 137-149, 2010.

3.
CERQUEIRA, M. S.2010CERQUEIRA, M. S.. Atividade versus exercício: concepções teóricas e a prática da prosução textual no ensino de língua portuguesa. EntreLetras (Online), v. 49, p. 129-143, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
CERQUEIRA, M. S.. Variabilidade na gramática e construções partitivas: algumas questões de concordância. In: Magdiel Medeiros Aragão Neto; Morgana Fabíola Cambrussi. (Org.). Léxico e gramática: novos estudos de interface. 1ªed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 311-330.

2.
SILVA, C. R. T. ; MOURA, M. D. ; CERQUEIRA, M. S. . Entendendo a concordância sob o viés minimalista. In: José Ferrari Neto e Cláudia Roberta Tavares Silva. (Org.). Programa minimalista em foco: princípios e debates. 1ªed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 07-305.

3.
CERQUEIRA, M. S.. Construções partitivas e concordância em português brasileiro e europeu. In: Morgana Fabíola Cambrussi; Magdiel Medeiros Aragão Neto. (Org.). Léxico e gramática. 1ed.Curitiba: CRV, 2011, v. 1, p. 7-299.

4.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, W.R. ; MIRANDA, B. ; BARBOSA, E. ; ACHURÊ, L. ; CASTRO, B. . (Des)construindo atividades didáticas: relatos de práticas escolares em aula de língua portuguesa. In: Wagner Rodrigues Silva e Hilda Dutra Magalhães. (Org.). Ensino de língua e literatura. 1ed.Palmas: Nagô, 2010, v. 1, p. 15-35.

5.
CERQUEIRA, M. S.. Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa: pontos e contrapontos na prática escolar. In: MOURA, Denilda & MORAIS, Giselda. (Org.). Ler e escrever: rumo à compreensão e à interação com o mundo. 1ªed.Maceió: EDUFAL, 2002, v. 1º, p. 71-81.

6.
CERQUEIRA, M. S.; FARIAS, J. G. ; BARBOSA, K. M. S. M. . Concepções de gramática e ensino de língua portuguesa. In: Maria Denilda Moura; Giselda Morais. (Org.). Ler e escrever para quê?. 1ªed.Maceió: Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2000, v. 1, p. 28-45.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CERQUEIRA, M. S.. Ensinar ou alienar?. Cricri-Ativo (Informativo PET-LETRAS/UFAL), Maceió-Al, 19 fev. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CERQUEIRA, M. S.. Atividades de produção de texto: confronto entre o dizer e o agir em sala de aula de língua portuguesa. In: III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2003, Maceió. Oralidade e Escrita: Estudos sobre os Usos da Língua. Maceió: EDUFAL, 2003. v. 1. p. 192-195.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CERQUEIRA, M. S.. A estrutura interna das construções partitivas em português e suas implicações para a concordância de número no domínio da sentença. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Anais de resumos do II Congresso Internacional de Linguística Histórica: homenagem a Ataliba de Teixeira Castilho. São Paulo: Humanitas, 2012. v. 1. p. 658-659.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CERQUEIRA, M. S.. Construções partitivas e concordância em Português Brasileiro e Português Europeu. In: VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística, 2011, Curitiba. Resumos, 2011.

2.
CERQUEIRA, M. S.. Subject-verb agreement in Brazilian and European Portuguese: the case of partitive constructions and complex DPs. In: XVII Colloquium on Generative Grammar, 2007. XVII Colloquium on Generative Grammar. Girona: fllff/17CGG, 2007. v. 1. p. 1-93.

3.
CERQUEIRA, M. S.. A concordância sujeito-verbo em construções partitivas no Português Brasileiro e no Português Europeu. In: II Fórum de Partilha Lingüística, 2007, Lisboa. II Fórum de Partilha Linguística, 2007.

4.
CERQUEIRA, M. S.. A concordância verbal 'atrativa' no português brasileiro contemporâneo e no português arcaico: um estudo diacrônico. In: 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo - GEL, 2005, São Carlos. Resumos - 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo - GEL. São Carlos: Editora da UFScar, 2005. v. 1. p. 221-221.

5.
CERQUEIRA, M. S.. Atividade ou exercício no trabalho com a produção escrita em sala de aula de língua portuguesa?. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2003, João Pessoa. Caderno de Resumos e Programação Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. João Pessoa: Idéia, 2003. v. 1. p. 292-292.

6.
CERQUEIRA, M. S.. O(s) discurso(s) do professor e dos alunos diante de atividades de leitura e produção de texto. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2002, Fortaleza. Programa & Resumos - XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE. Fortaleza: Editora da UFC, 2002. v. 1. p. 93-93.

7.
CERQUEIRA, M. S.. Lingüística textual: incentivo à produção textual de alunos de 1º grau. In: III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita - ELFE, 1999, Maceió - Al. III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita - ELFE. Maceió: Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 1999.

8.
CERQUEIRA, M. S.. The wicked stepmother´s lament: ficção ou realidade?. In: III Encontro de Ciências Humanas - As razões da diferença: identidades e diálogos, 1999, Maceió. III Encontro de Ciências Humanas - As razões da diferença: identidades e diálogos. Maceió: Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 1999.

9.
CERQUEIRA, M. S.. Madonna Filippa: um estudo sobre a condição da mulher no conto de Giovanni Boccaccio. In: V Semana de Cultura Estrangeira, 1999, Maceió. V Semana de Cultura Estrangeira - A plural singularidade do Brasil, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
CERQUEIRA, M. S.. As contribuições da Psicolinguística Experimental para o ensino de leitura em sala de língua portuguesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CERQUEIRA, M. S.. Coordenadora da mesa-coordenada ?Língua e literatura: reflexões teóricas e implicações para a prática escolar e acadêmica?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CERQUEIRA, M. S.. As contribuições da Sintaxe Experimental para o estudo das construções partitivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CERQUEIRA, M. S.. Construções partitivas e concordância: algumas contribuições da Sintaxe Experimental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CERQUEIRA, M. S.. Concordância e construções partitivas em Português Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CERQUEIRA, M. S.. A concordância em construções partitivas introduzidas pelos itens maioria e parte: notas sobre juízos de gramaticalidade de falantes brasileiros e portugueses. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CERQUEIRA, M. S.; CERQUEIRA, M. S. . A militarização de escolas públicas em Goiás: discurso e prática em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CERQUEIRA, M. S.. A produção escrita de alunos goianienses: análise linguística e implicações para o ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CERQUEIRA, M. S.. Escrita de alunos goianienses: gramática e ensino.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CERQUEIRA, M. S.. A estrutura interna das construções partitivas em português e suas implicações para a concordância de número no domínio da sentença. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CERQUEIRA, M. S.. Gramática do Português Brasileiro: descrição e análise a partir de textos escritos de alunos goianienses. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CERQUEIRA, M. S.. A concordância sujeito-verbo na produção escrita de alunos universitários: análise linguística e ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CERQUEIRA, M. S.. Construções partitivas e concordância em Português Brasileiro e Português Europeu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CERQUEIRA, M. S.. Princípios & parâmetros da gramática universal e ensino de língua materna: algumas notas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CERQUEIRA, M. S.. Gramática Gerativa e ensino e aprendizagem de línguas: um diálogo (im)possível?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CERQUEIRA, M. S.. Sobre a concordância sujeito-verbo em construções partitivas no português brasileiro e no português europeu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CERQUEIRA, M. S.. A concordância sujeito-verbo em construções partitivas no português brasileiro e no português europeu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CERQUEIRA, M. S.. Subject-verb agreement in Brazilian and European Portuguese: the case of partitive constructions and complex DPs. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CERQUEIRA, M. S.. A concordância verbal 'atrativa' no português brasileiro contemporâneo e no português arcaico: um estudo diacrônico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CERQUEIRA, M. S.. Notas sobre a concordância verbal "atrativa" no Português Brasileiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CERQUEIRA, M. S.. Atividade ou exercício no trabalho com a produção escrita em sala de aula de língua portuguesa?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CERQUEIRA, M. S.. O(s) discurso(s) do professor e dos alunos diante de atividades de leitura e produção de texto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CERQUEIRA, M. S.. Atividades de produção de texto: confronto entre o dizer e o agir em sala de aula de língua portuguesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CERQUEIRA, M. S.. EntreLetras (online), 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CERQUEIRA, M. S.. A informatividade na produção textual de alunos de 8ª série 2001 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CERQUEIRA, M. S.. O Programa de Investigação da Gramática Gerativa e suas contribuições para o ensino de línguas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CERQUEIRA, M. S.. Pragmática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CERQUEIRA, M. S.. O Programa de Investigação da Gramática Gerativa: Algumas Incursões. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CERQUEIRA, M. S.; TRINDADE, I. E. . Contribuições da Linguística Teórica ao Ensino do Português. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CERQUEIRA, M. S.; TRINDADE, I. E. . Contribuições da Linguística Teórica ao Ensino do Português. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CERQUEIRA, M. S.. Oficina "Tópicos em Sintaxe Gerativa". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CERQUEIRA, M. S.. Tópicos em Sintaxe Gerativa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CERQUEIRA, M. S.. Normas de publicação da revista EntreLetras. 2009. (Editoração/Periódico).

9.
CERQUEIRA, M. S.. Relatório Final de Atividades do Doutorado Sanduíche. 2008. (Relatório de pesquisa).

10.
CERQUEIRA, M. S.. Tópicos em Lingüística Aplicada e Ensino de Língua Materna. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para o Curso de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Fundação Univ. Estadual de Alagoas).

11.
CERQUEIRA, M. S.. Lingüística Textual: fundamentos e aplicação. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para o Curso de Pós-Graduação).

12.
CERQUEIRA, M. S.. Relatório Anual - CAPES. 2003. (Relatório de pesquisa).

13.
CERQUEIRA, M. S.. Relátório Anual - CAPES. 2002. (Relatório de pesquisa).

14.
CERQUEIRA, M. S.. Relatório Semestral - CAPES. 2002. (Relatório de pesquisa).

15.
CERQUEIRA, M. S.. Relatório Semestral - CAPES. 2001. (Relatório de pesquisa).

16.
CERQUEIRA, M. S.. III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 1998. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CERQUEIRA, M. S.; ARAGAO, M.; RECH, N.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Daiana do Amaral Jeremias. A polissemia e a representação espacial das preposições ?de? e ?para? do português brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
ARAGAO, M.; CERQUEIRA, M. S.; RECH, N.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Daiana do Amaral Jeremias. A polissemia e a representação espacial das preposições 'de' e 'para' do português brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARCHESAN, A. C.; CAMBRUSSI, M. F.; CERQUEIRA, M. S.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Alice Ribeiro Dionizio.A (não) identificação de ambiguidade em sentenças estruturalmente ambíguas: uma análise da possível influência da ativação de frames. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
CERQUEIRA, M. S.; LUZ, M. N. S.; CAMBRUSSI, M. F.. Participação em banca de KARINE TAIZA MENDES.Homonímia em anedotas: uma análise da ambiguidade lexical como efeito de humor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Jean Ronniely Souza Aguiar.Morfologia crítica: um estudo da dimensionalidade no ensino de português. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás.

4.
LOBATO, M. C. C.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Lorena Grazielle Machado Biete.O professor e os novos aparatos tecnológicos em sala de aula: do retroprojetor ao datashow. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás.

5.
FARIAS, J. G.; CERQUEIRA, M. S.; PINHEIRO, C. L.. Participação em banca de Helder Quirino dos Santos.A variação lingüística no português brasileiro: pronomes-sujeitos ou pronomes-objetos?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
MILITO, A.L.G.; CERQUEIRA, M. S.; MACHADO, G.V.. Participação em banca de Eracliton Francisco da Silva.O discurso do livro didático de língua inglesa adotado em algumas escolas estaduais e municipais de Alagoas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
CERQUEIRA, M. S.; MOURA, M. D.; FARIA, N. R. B.. Participação em banca de Marcelo Amorim Sibaldo.Ordem sujeito-verbo versus ordem verbo-sujeito: inacusatividade e concordância entre a língua falada e a língua chat no português brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
MOREIRA, F. O. F.; BRANDAO, G. V.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Edilayne Dantas da Silva.A possibilidade de efeito trágico em "Dom Casmurro". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

9.
SANTOS, M. F.O.; OLIVEIRA, F.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Pollyanna Vanessa dos Santos Vieira.As pausas orais nos estudos interativos no discurso de sala de aula do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
SILVEIRA, M.I.M; CERQUEIRA, M. S.; BEZERRA, V.M.L.. Participação em banca de Ana Cristina Santos Mendonça.Receita de mulher - as mulheres na poesia de Vinícius de Moraes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
CAVALCANTE, M. A. S.; CERQUEIRA, M. S.; FLORÊNCIO, A.M.G.. Participação em banca de Kátia Simone Costa Vieira.Qual a visão que a escola tem sobre o ensino da língua portuguesa e suas variedades lingúísticas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

12.
CAVALCANTE, M. A. S.; CERQUEIRA, M. S.; FLORÊNCIO, A.M.G.. Participação em banca de Sandra Lusia Nunes Batista Jacó.Resgatando a poesia através de projetos didáticos em turmas do Ensino Médio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

13.
MOURA, M. D.; PAULA, A. S.; CERQUEIRA, M. S.. Participação em banca de Hélia Pinheiro Silva.A topicalização do sujeito e a consequente inserção pronominal na fala de universitários. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
MILITO, A.L.G.; CERQUEIRA, M. S.; OLIVEIRA, F.. Participação em banca de Ivanês Galdino Marques.O lado duplo da personagem "Dorian Gray", de Oscar Wilde - uma reflexão sobre o artista e a matéria-prima de sua arte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

15.
MOURA, J.S.A.; CERQUEIRA, M. S.; SILVA, A.N.. Participação em banca de Jacy Ferreira Calheiros.Uma mulher a frente de seu tempo: enfoque na personagem "Madalena" em "São Bernardo", de Graciliano Ramos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

16.
SILVA, J. B.; CERQUEIRA, M. S.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Roberto Fidélis Lima.O ensino gramatical em livro didático de língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

17.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Maria Verônica de Lira Castro.As práticas de leitura e escrita em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

18.
CERQUEIRA, M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.; MOURA, M. D.. Participação em banca de Danniel da Silva Carvalho.A variação do uso dos pronomes "eu" e "mim" na posição de sujeito de orações encaixadas encabeçadas pela preposição "para" na fala de alagoanos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

19.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; OLIVEIRA, F.. Participação em banca de Maria Cristina de Souza Almeida.A distopia do SER em "A hora da estrela", de Clarice Lispector. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

20.
CERQUEIRA, M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.; LOPES, A.. Participação em banca de Irecer Eudácio Souza Mello.O uso do pronome em reescritas de fábulas por alunos do ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

21.
CERQUEIRA, M. S.; SANTOS, L. F.; LAMEIRAS, M. S. T. B.. Participação em banca de Mônica Lima Cavalcanti.A compreensão de textos de alunos universitários. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

22.
CERQUEIRA, M. S.; LOPES, A.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Rafaella Silva Jatobá.O jornal como portador de diferentes gêneros textuais: um olhar reflexivo para o gênero notícia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

23.
CERQUEIRA, M. S.; MENEZES, C. C.; PAVAS, P. V.. Participação em banca de Daylma Santos Machado.A sombra Junguiana. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

24.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; PAULA, A. S.. Participação em banca de Rogaciano Barbosa da Silva.O emprego de elementos coesivos em parágrafos de redações de alunos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

25.
CERQUEIRA, M. S.; PAULA, A. S.; MATOSO, M. I.. Participação em banca de Carine de Oliveira Silva.Uma abordagem sociolingüística das gírias utilizadas por estudantes universitários do curso de Letras da UFAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

26.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; FARIAS, J. N.. Participação em banca de Josineide Araújo dos Santos.O romancista José de Alencar: um enfoque sobre o romance Iracema. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

27.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Marisa Queiroz dos Santos.Produção de texto escrito em sala de aula. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

28.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Jaciraq Cavalcante Oliveira.A leitura e a escrita a partir da reportagem jornalística. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

29.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; MOURA, M. D.. Participação em banca de Joaquim Honorato dos Santos Silva.A leitura e a escrita como fator de desenvolvimento social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

30.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de André Alves de Siqueira.A reescrita realista na obra de Machado de Assis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

31.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Silvana dos Santos Lúcio.Estudo da coesão nas produções textuais de alunos do 1º ano do enisno médio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

32.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.; MOURA, M. D.. Participação em banca de Selma Silva dos Santos."A hora da estrela": um conto de fada às avessas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

33.
CERQUEIRA, M. S.; MERCADO, E. L. O.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Adriana Lemos Fontes Silva.Os níveis de escrita na alfabetização infantil x alfabetização de jovens e adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

34.
SILVA, J. B.; CERQUEIRA, M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de André Alves de Siqueira.A perspectiva realista na obra de Machado de Assis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

35.
SILVA, J. B.; CERQUEIRA, M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de André Alves de Siqueira.A perspectiva realista na obra de Machado de Assis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

36.
CERQUEIRA, M. S.; SANTOS, L. F.; LAMEIRAS, M. S. T. B.. Participação em banca de Krysley Moura da Silva Melanias Barbosa.A argumentação em textos publicitários sobre Alagoas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

37.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Rubenita Luiz da Silva Nascimento.A produção textual escrita de alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

38.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Silvia Pinheiro de Farias.Leitura em sala de aula. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

39.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Osvaldira de Albuquerque Costa.Produção de textos escritos em sala de aula de Língua Portuguesa em uma série do Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

40.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Tércio Clóvis Pereira.Compreensão textual: uma proposta consistente para o ensino de Língua Portuguesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

41.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Quitéria Soares Teles.Abordagem da leitura em sala de aula. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

42.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Sandileuza Pereira dos Santos.Concordância nominal em músicas da MPB. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

43.
CERQUEIRA, M. S.; MAIA, A. M. S.; CAVALCANTE, M. A. S.. Participação em banca de Nayanne Oliveira Sarmento.A abordagem dos pronomes pessoais do caso reto em livros didáticos de 5ª a 8ª séries de Língua Portuguesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

44.
CERQUEIRA, M. S.; MATOSO, M. I.. Participação em banca de Mariza Farias de Omena Tenório.Relatório do estágio de regência de aulas de Língua Inglesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

45.
CERQUEIRA, M. S.; MATOSO, M. I.. Participação em banca de Damiana Maria Barbosa.Relatório de Estágio de Regência de Língua Inglesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

46.
CERQUEIRA, M. S.; MATOSO, M. I.. Participação em banca de Mariza Farias de Omena Tenório.Relatório do estágio de regência de Língua Inglesa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.

47.
CERQUEIRA, M. S.; BORBA, S. C.; SILVA, R. B.. Participação em banca de Valdir.Dominação e submissão no universo das personagens Pereira e Inocência, de Visconde de Taunay. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CERQUEIRA, M. S.; Cambrussi. Seleção para Monitoria da Disciplina Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. 2008. Universidade Federal do Tocantins.

2.
CERQUEIRA, M. S.; MAGALHAES, C.; GUEDES, E.. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor Auxiliar da Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA. 2003. Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA.

Concurso público
1.
CERQUEIRA, M. S.; MORAIS, R. D.; MATTOS, S. E. R.. Banca Examinadora de Concurso para Professor no Primeiro Nível de Vencimento da Classe "A": Leitura, Produção de Texto e Ensino de Língua Portuguesa. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, L. A.; KLINGER, K. A.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Efetivo na Área de Concentração: Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Texto. 2014. Universidade Federal de Goiás.

3.
SEDRINS, A. P.; LIMA, R. B.; CERQUEIRA, M. S.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
CERQUEIRA, M. S.; MIHO, S. R. G.; BURGO, V. H.. Banca Examinadora de Concurso para Professor Efetivo (Assistente) da UFMS/ Campus de Aquidauana, na área de Linguística, Letras e Artes (Edital Progep nº 1/2012, nº 4/2013 e nº 5/2013.. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
SOUSA FILHO, Sinval Martins de; CERQUEIRA, M. S.; COUTO, Hildo Honório do. Banca Examinadora do Concurso Público para o Cargo de Professor Adjunto na Área de Linguística Descritiva. 2011. Universidade Federal de Goiás.

6.
GALVÃO, V. C.C.; SOUSA FILHO, Sinval Martins de; CERQUEIRA, M. S.. Concurso público para o quadro docente efetivo da UEAP. 2011. Universidade do Estado do Amapá. 2011. Universidade do Estado do Amapá.

7.
Andrade; CERQUEIRA, M. S.; SILVA, W.R.. Professor efetivo em Educação e Tecnologia Contemporânea; Currículo, Política e Gestão Educacional; Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal do Tocantins.

8.
CARRIJO, M.B.; Cambrussi; CERQUEIRA, M. S.. Banca Examinadora de Prova de Títulos e de Prova Didática para a área de Fundamentos do Ensino Fundamental do Ensino Fundamental, Teoria Geral das Organizações e Fundamentos Epistemológicos da Educação. 2008. Universidade Federal do Tocantins.

9.
PIZA, M.H.M.; Cambrussi; CERQUEIRA, M. S.. Banca Examinadora de Prova de Títulos e de Prova Didática para a área de Alfabetização, Fundamentos, Processos e Métodos e Oficina de Produção Textual. 2008. Universidade Federal do Tocantins.

Outras participações
1.
CERQUEIRA, M. S.; PEREIRA, F.; TURBIN, A. E. F.. Banca de Seleção do Mestrado em Ensino de Língua e Literatura. 2010. Universidade Federal do Tocantins.

2.
CERQUEIRA, M. S.. Banca de Correção das Provas de Língua Portuguesa do PSS Geral - COPEVE. 2008. Universidade Federal de Alagoas.. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

3.
CERQUEIRA, M. S.; MOURA, M. D.. Banca Examinadora para Seleção de Novos Bolsistas para o Grupo PET/Letras/UFAL. 2007.

4.
CERQUEIRA, M. S.; SILVA, J. B.. Banca Examinadora para Seleção de Novos Bolsistas para o Grupo PET/ Letras/UFAL. 2004.

5.
CERQUEIRA, M. S.; MATOSO, M. I.; VIANA, M. A. P.. Seleção para monitoria da disciplina Didática Geral. 2003. Universidade Federal de Alagoas.

6.
CERQUEIRA, M. S.. Banca Examinadora para Seleção de Novos Bolsistas do Grupo PET/Letras/UFAL. 2000. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de Debates de Estágio. 2018. (Outra).

2.
XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da da UFG.As contribuições da Psicolinguística Experimental para o ensino de leitura em sala de aula de Língua Portuguesa. 2018. (Outra).

3.
13ª Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFSJ.Concordância e construções partitivas em português brasileiro. 2017. (Outra).

4.
Comprometimentos cognitivos e linguísticos em crianças, adultos e idosos: uma visão interdisciplinar". 2017. (Simpósio).

5.
I Reunião Anual do INCog ? Neurociências e Cognição: esforços interdisciplinares. Construções partitivas e concordância: algumas contribuições da sintaxe experimental. 2017. (Congresso).

6.
I Reunião Anual do INCog ? Neurociências e Cognição: esforços interdisciplinares,. 2017. (Congresso).

7.
Jornada de Psicolinguística e Bilinguismo.As contribuições da Sintaxe Experimental para o estudo das construções partitivas. 2017. (Outra).

8.
Semana Acadêmica de Letras da UFJS.Concordância e construções partitivas em Português Brasileiro. 2017. (Outra).

9.
Semana Acadêmica de Letras da UFSJ.Minicurso: O Programa de Investigação da Gramática Gerativa e suas contribuições para o ensino de líguas. 2017. (Outra).

10.
VI CDL- Ciclo de Debates em Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da PUC-Rio.. 2017. (Congresso).

11.
IV COLÓQUIO NACIONAL DE LETRAS E XVII COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE DE LETRAS DA UFG.. A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÁS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE ISSO?. 2016. (Congresso).

12.
IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos (V CIEL). A concordância em construções partitivas introduzidas pelos itens maioria e parte: notas sobre juízos de gramaticalidade de falantes brasileiros e portugueses. 2016. (Congresso).

13.
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos. 2016. (Congresso).

14.
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos (V CIEL). 2016. (Congresso).

15.
III Colóquio Nacional de Letras e do XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG. A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÁS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE ISSO?. 2015. (Congresso).

16.
II Colóquio Nacional de Letras e XV Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG.. Construções partitivas e concordância: reflexões para o ensino de português. 2014. (Congresso).

17.
I Colóquio Nacional de Letras e XIV Colóquio de Pesquisa e Extensão.A escrita de alunos goianienses: gramática e ensino. 2013. (Outra).

18.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa.Gramática do português brasileiro: algumas considerações a partir de textos escritos de alunos goianienses. 2013. (Simpósio).

19.
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. A estrutura interna das construções partitivas em português e suas implicações para a concordãncia de número no domínio da sentença. 2012. (Congresso).

20.
XIII Colóquio de Letras e XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Mesa redonda: Experiências didáticas realizadas no âmbito do Estágio Supervisionado no CEPAE/UFG: alguns resultados. 2012. (Outra).

21.
XIII Colóquio de Letras e XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.O estágio supervisionado de língua portuguesa no CEPAE/UFG. 2012. (Outra).

22.
XIII Colóquio de Letras e XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Projeto didático e ensino de língua e literatura. 2012. (Outra).

23.
32º Encontro Nacional de Estudantes de Letras - ENEL.Mesa-redonda: Ensino de língua e literatura: modelos teóricos e análise. 2011. (Encontro).

24.
32º Encontro Nacional de Estudantes de Letras - ENEL.Minicurso: Contribuições da Linguística Teórica ao Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

25.
63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Minicurso: O programa de Investigação da Gramática Gerativa: Algumas Incursões. 2011. (Congresso).

26.
I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.O discurso dos alunos do Curso de Letras da UFG sobre a noção teórica de "análise linguística": práticas antigas ou renovadas?. 2011. (Simpósio).

27.
I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - SIELP.Coordenadora do GT 'Transposição didática nas práticas de ensino de português como língua materna: um mesmo tema, diferentes abordagens". 2011. (Simpósio).

28.
Minicurso: Fundamentos de teoria e análise sintática. 2011. (Outra).

29.
VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. 2011. (Congresso).

30.
XII Colóquio de Letras - XII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Atividade de leitura, produção e reescrita de textos em diferentes gêneros textuais/discursivos: relatos de experiência em turmas de ensino fundamental e médio do CEPAE/UFG. 2011. (Outra).

31.
Colóquio O Fascínio da Linguagem. 2007. (Outra).

32.
Conferência aquisição de 1ª língua: definidos, indefinidos e plurais no inglês e no espanhol. 2007. (Outra).

33.
Conferência Sucesso e Insucesso Escolar. 2007. (Outra).

34.
Conferência The movement in agrammatism, syntactic SLI and hearing impairment: it onlu looks similar. 2007. (Outra).

35.
How new languages emerge. 2007. (Seminário).

36.
II Fórum de Partilha Lingüística.Concordância partitiva no Português Brasileiro e no Português europeu: notas sobre juízos de gramaticalidade. 2007. (Outra).

37.
XVII Colloquium on Generative Grammar. Subject-verb agreement in Brazilian and European Portuguese: the case of partitive construction and complex DPs. 2007. (Congresso).

38.
XVII Colloquium on Generative Grammar.Subject-verb agreement in Brazilian and European Portuguese: the case of the partitive constructions and complex DPs. 2007. (Outra).

39.
XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Lingüística.Sobre a concordância sujeito-verbo em construções partitivas no Português Brasileiro e no Português Europeu. 2007. (Encontro).

40.
Colóquio Questions on Language Change. 2006. (Outra).

41.
Curso Teoria Sintática e o Programa Minimalista. 2006. (Outra).

42.
Going Romance XX. 2006. (Congresso).

43.
III Escola de Verão de Lingüística Formal da América do Sul - EVELIN. 2006. (Congresso).

44.
International Conference on Connectives and Discourse Markers. 2006. (Congresso).

45.
Jornada do Centro de Linguístoca da Universidade de Lisboa. 2006. (Outra).

46.
V Minicurso de Metodologia Científica.Técnicas de produção de resumo e resenha. 2006. (Encontro).

47.
53º Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo - GEL. A concordância verbal. 2005. (Congresso).

48.
Course on Checking theory. 2005. (Outra).

49.
II Congresso Acadêmico da UFAL: Excelência com Inclusão Social. Notas sobre a concordância verbal "atrativa" no Português Brasileiro. 2005. (Congresso).

50.
II Festival Lítero-musical Arriete Vilela, Almir Medeiros e Nelson da Rabeca.Participação como instrutor de oficina. 2005. (Oficina).

51.
Sintaxe de Determinantes e Pronomes Clíticos nas Línguas Românicas. 2004. (Seminário).

52.
Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN. 2003. (Congresso).

53.
Curso de Teorias Lingüísticas.Teorias Lingüísticas: Lingüística Textual. 2003. (Outra).

54.
IV Intensivão de Línguas.Curso de Língua Portuguesa. 2003. (Encontro).

55.
XX Encontro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE.Atividade ou exercício no trabalho com a produção escrita em sala de aula de língua portuguesa?. 2003. (Encontro).

56.
.Participação como ouvinte da palestra "O arcabouço teórico da Lingüística Aplicada", proferida pelo Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho. 2002. (Outra).

57.
Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste. Participação em sessão de comunicação com o trabalho "O(s) discurso(s) do professor e dos alunos diante de atividades de leitura e produção de texto", durante a XIX Jornada de Estudos Lingüísticos. 2002. (Congresso).

58.
I Seminário sobre Bakhtin.Participação como ouvinte do "I Seminário sobre Bakhtin". 2002. (Seminário).

59.
IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita.Participação como ministrante do mincurso Língua Falada e Produção Escrita na Escola Fundamental. 2002. (Encontro).

60.
IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita.Participação em sessão coordenada com o trabalho "Atividades de produção de texto: confronto entre o dizer e o agir em sala de aula de Língua Portuguesa", durante o IV ELFE. 2002. (Encontro).

61.
Participação como ministrante do minicurso Teorias Lingüísticas.Participação como ministrante do minicurso Teorias Lingüísticas. 2002. (Outra).

62.
.Participação como ministrante da oficina do RALPE (Reflexão e Análise Lingüística vs. Produção Escrita nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. 2001. (Oficina).

63.
.Participação como ouvinte da palestra "Teoria do Contexto". 2001. (Outra).

64.
.Participação como ministrante dos minicursos: 1)Teorias lingüísticas: fundamentos e métodos e 2) Projeto Piloto: a prática do ensino/aprendizagem de língua portuguesa na sala de aula - uma abordagem sem mistério. 2000. (Seminário).

65.
.Participação como ouvinte do minicurso: Fórmulas para a produção de texto científico, ministrado pelo Prof. Ms. Paulo Leôncio. 2000. (Outra).

66.
5º Encontro Nacional de Grupos PET.Participação em painel com o trabalho: Projeto RALPE (Reflexão e Análise Lingüística vs. Produção Escrita nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental). 2000. (Encontro).

67.
III Encontro de Professores de Português de Maceió.Participação como ministrante do minicurso " A prática do ensino/aprendizagem de língua portuguesa na sala de aula - uma abordagem sem mistério. 2000. (Encontro).

68.
III Encontro de Professores de Português de Maceió.Participação como ouvinte no minicurso: Contribuições da análise do discurso ao ensino de língua portuguesa, ministrado pelas profas. Belmira Magalhães, Socorro aguiar e Virgínia Amaral. 2000. (Outra).

69.
.Participação como ouvinte do minicurso "Estratégias de leitura de língua inglesa", ministrado pela Professora Ana Lúcia Milito. 1999. (Outra).

70.
.Participação como ouvinte do minicurso "Princípios de avaliação e elaboração de testes em língua portuguesa", ministrado pela Profa. Dra. Susan Nicholls. 1999. (Outra).

71.
.Participação como ouvinte da palestra "Semiótica e literatura". 1999. (Outra).

72.
II Encontro Regional de Grupos PET-Letras (ERPET).Participação em mesa-redonda com o trabalho "Lingüística textual: incentivo à produção textual de alunos de 1º grau", e participação como ouvinte do minicurso "Tempo e poesia lírica".. 1999. (Encontro).

73.
III Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes.Participação em mesa-redonda com o trabalho "O teor da informatividade na produçaõ de alunos de 1º grau", e participação como ouvinte do minicurso "Língua portuguesa: o trabalho com textos no 3º grau", ministrado pela Profa. Dra. Heloísa Morais. 1999. (Encontro).

74.
III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 1999. (Encontro).

75.
.Participação como ouvinte do seminário "Inéditos de Vieira". 1998. (Seminário).

76.
.Participação como ouvinte da palestra intitulada "Literatura: mimese e catarse em Aristóteles", proferida pelo palestrante Prof. Ms. Walter Matias. 1998. (Outra).

77.
.Participação como ouvinte do minicurso "A produção textual de alunos de 1º grau", ministrado pelos mestrandos Edson Cedrim da Silva Filho e Ilka de Carvalho Cedrim. 1998. (Outra).

78.
.Participação como ouvinte do minicurso "Introdução à lingua italiana", ministrado pela Heliônia Ceres. 1998. (Outra).

79.
.Palestra intitulada "Análise do Discurso: uma linguagem do poder judiciário", proferida pelo palestrante Prof. Ms. José Ribamar Mendes. 1998. (Outra).

80.
.Palestra intitulada "Mitologia", proferida pelo palestrante Prof. Dr. Paulo José da Silva Valença. 1998. (Outra).

81.
.Participação como ouvinte do minicurso "A Sociolingüística e o ensino de Língua Portuguesa", ministrado pela Profa Dra. Maria Denilda Moura. 1998. (Outra).

82.
Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários.Participação como ouvinte do minicurso "Técnicas de Resumo", ministrado pela Profa. LD. Renira Lisboa de Moura Lima. 1998. (Encontro).

83.
I Encontro Regional de Grupos PET-Letras (ERPET-LETRAS).Participação como ouvinte do minicurso "Questão da coesão e da coerência do texto", ministrado pela Profa. Dra. Irandé Antunes. 1998. (Encontro).

84.
II Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes.Participação como ouvinte do minicurso "A sedução do Sagrado", ministrado pela Profa. Dra. Valéria Wilke. 1998. (Encontro).

85.
II Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes.Participação como ouvinte do minicurso "Análise do Discurso", ministrado pelas profas. Belmira Magalhães, Socorro aguiar e Virgínia Amaral. 1998. (Encontro).

86.
II Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes.Participação na mesa-redonda "Perfil e Funcionamento do PET/LETRAS: a lingüística textual e o ensino de língua portuguesa". 1998. (Outra).

87.
S.B.P.C. 1998. (Congresso).

88.
VIII Encontro de Iniciação Científica.Participação como ouvinte no minicurso "Redação científica", ministrado pelo PET-LETRAS/UFAL. 1998. (Encontro).

89.
I Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes.I Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes. 1997. (Encontro).

90.
I Encontro de Ciências Humanas, Letras e Artes. 1997. (Encontro).

91.
I Encontro de Professores de Português de Maceió. 1997. (Encontro).

92.
I Encontro de Professores de Português de Maceió.I Encontro de Professores de Português de Maceió. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CERQUEIRA, M. S.. III Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Iscarlety Matias do Nascimento. Estudo do sujeito gramatical na sala de aula: divergências e propostas de ensino. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Michel Soares do Carmo. Atividade ou exercício em sala de aula de Língua Portuguesa: o trabalho com a produção textual em escolas públicas de Goiânia. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás, PROGRAD/UFG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosimar da Silva. A ABORDAGEM BILÍNGUE EM CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA SURDA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÁS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

2.
Osvandira Pinto da Silva. A inclusão da criança com Síndrome de Down na escola regular: um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Continuada de Professores para o Atendime) - Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

3.
Ioná Alves de Almeida Bastos. UM ESTUDO DE CASO E ELABORAÇÃO DE PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

4.
Elziene Souza dos Reis. DEFICIÊNCIA FÍSICA: ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ZILMA MENDES. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

5.
Diva Rodrigues Costa. DEFICIÊNCIA MENTAL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL JOANA OLIVEIRA MIRANDA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

6.
Elcimar Pereira da Silva. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM CASO EM EVIDÊNCIA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

7.
TATIANE TEODORO DE BRITO. PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLA COMUM: UM ESTUDO DE CASO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

8.
Lúcia Cristina Ribeiro da Fonseca. BAIXA VISÃO: ESTUDO DE CASO DE UMA ALUNA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM ALTO PARAÍSO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

9.
Cícero Alves da Silva & Maria Consuelo Correia. Leitura, produção e refacção de texto em sala de aula de 6ª série: relato de uma experiência a partir do gênero narrativo. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

10.
Paulo Roberto Ferreira Gomnes & Rogéria Rosael da Silva. O uso de conectivos na produção textual de alunos do 1º ano do ensino médio. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

11.
Silvânia F. dos S. Gondim & Maria Aparecida R. de L. Alves. A prática de leitura em sala de aula de Língua Portuguesa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Helena Maria Rodrigues Holanda. A visão de professores sobre a militarização de escolas públicas em Goiânia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

2.
Mylleide Viana e Souza. O erotismo em "Cântico dos cânticos"na concepção do enamoramento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

3.
ANDREA AQUINO DE SOUSA. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E A PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE GOIÂNIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

4.
Fabiana Moreira Santiago de Souza. Concepções de literatura presentes no livro didático de língua portuguesa de 8a série do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

5.
Rafael Carvalho Matias. ANÁLISE DE QUESTÕES DE COMPREENSÃO DE TEXTO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

6.
BRUNA KAROLINA LEANDRO DE SOUZA SILVA. CONCEPÇÕES DE LEITURA PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

7.
Adeílton de Souza. TOPICALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

8.
Allice Toledo Lima da Silveira. O equilíbrio entre os conteúdos obrigatórios de língua portuguesa e os temas transversais: a ética em questão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

9.
Paula Mendes Luz. A variação linguística e o aspecto lexical na literatura de cordel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

10.
Osvandira Pinto da Silva. A inclusão da criança com Síndrome de Down na escola regular: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

11.
Waneide Alves Miranda Oliveira. O gênero conto em sala de aula e sua contribuição para despertar o interesse do aluno pela leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

12.
Julia Izabelle da Silva. O. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

13.
Polyana Borges Ferreira. Poesia, interpretação e oralidade: trabalhando a poesia regionalista em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

14.
Estela Nunes Araújo. Gêneros textuais cristalizados e gêneros novos: um contraponto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

15.
Shisley Adriana Gonçalves de Paula Costa. Leitura e interpretação de texto: uma barreira para os alunos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

16.
Jucielly Marques de Oliveira. Inclusão escolar: prática de leitura e escrita em pequenos grupos no ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

17.
Dirlene Medeiros. Leitura literária: escrita e reescrita textual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

18.
Mara Cristina de Sylvio. A realização da concordância de número verbo/sujeito em textos de alunos do 7º ano do CEPAE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

19.
Diego de Oliveira Garcia. Progressão referencial: estudo realizado em crônicas produzidas por alunos do 1º ano do ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

20.
Gislane Andrade Resende. A produção textual na escola: moldando o texto por intermédio da reescrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

21.
Denize Bezerra do Nascimento. A concepção de leitura em livros didáticos de língua portuguesa de 5ª série do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

22.
Newton Moreira Passos Júnior. Leitura e produção escrita em sala de aula de uma turma de Educação de Jovens e Adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

23.
Polyanna Paz de Medeiros Costa. Estratégias para a produção de texto em sala de aula de 8ª série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

24.
José Amaro dos Santos. A prática de leitura e produção textual em sala de aula de língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

25.
Telma Ferreira da Silva. Uma representação do cortiço enquanto personagem na obra "O cortiço", de Aluísio Azevedo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

26.
Darlene Gomes da Silva. A prática da leitura em sala de aula: reflexões sobre seu ensino e seu objetivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

27.
Patrícia Maria Paes Calheiros. Relato de duas situações com a produção escrita em sala de aula de 6ª série do ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

28.
Maria Kênia de Siqueira Camelo. A figura da mulher no conto Branca de Neve. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

29.
José Carlos Soares Lima. A criação neológica na obra Cactos Temporários: itinerário maríntimo, de José Geraldo Marques. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

Iniciação científica
1.
Iscarlety Matias do Nascimento. Reflexões sobre sujeito gramatical na produção escrita de alunos do Curso de Letras. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

2.
Jakeline Santos de Almeida. Atividade ou exercício em sala de aula de Língua Portuguesa: o trabalho com a produção textual em escolas públicas de Goiânia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Bolsas para os cursos de Licenciatura. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

3.
Rodriana Dias Coelho Costa. Sujeito composto e concordância verbal em textos escritos de alunos universitários. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

4.
Rodriana Dias Coelho Costa. Sujeito composto e concordância verbal em textos de alunos goianienses. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.

Orientações de outra natureza
1.
Gilberto Alves Araújo. Investigação da prática pedagógica e estágio supervisionado em ensino de língua portuguesa. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Mirian Santos de Cerqueira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CERQUEIRA, M. S.. As contribuições da Sintaxe Experimental para o estudo das construções partitivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


De abril de 1998 a janeiro de 2001, atuei como bolsista de iniciação científica e petiana do Programa Especial de Treinamento do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas.


APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS: 
(2010) Aprovada em 1º lugar para a vaga de professor adjunto da área de Língua portuguesa, linguística e ensino da Universidade Federal de Goiás - Edital 047/2009. 
(2007) Aprovada em 1º lugar - Professor Assistente Universidade Federal do Tocantins - Edital 041/2007. (2006) Aprovada em 2º lugar - Concurso Público Prefeitura Municipal de Maceió - Cargo Professor - Edital 001/06.

ESTÁGIO DE DOUTORADO-SANDUÍCHE: de outubro de 2006 a outubro de 2007, na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do Prof. Dr. João Costa.

De 16 de maio a 06 de junho de 2009, ministrei a disciplina "Gêneros textuais e ensino" no Curso de Especialização em Leitura e Produção Escrita da UFT, com carga horária de 45h/aula.

De 13 de junho a 04 de julho de 2009, ministrei a disciplina Análise das produções textuais de alunos no Curso de Especialização em Leitura e Produção Escrita da UFT, com acarga horária de 45h/aula.

De 08 a 13 de fevereiro de 2010, ministrei a disciplina "Introdução aos Estudos Linguísticos" no Curso de Letras da UFT, por ocasião do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.


Coordenadora de Estágio Curricular Obrigatório e Não Obrigatório do Curso de Licenciatura em Letras: Português da Faculdade de Letras da UFG, Campus de Goiânia.

Atualmente, é Chefe do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa - DELP



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:18:02