Aline Durrer Patelli Juliani

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  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora na Universidade Federal de Santa Catarina (campus de Joinville) e é integrante do grupo de pesquisa Acionamentos e Controle de Sistemas Mecatrônicos. Possui interesses em máquinas elétricas, acionamento e controle de motores, método dos elementos finitos, modelagem e controle de sistemas dinâmicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Durrer Patelli Juliani
Nome em citações bibliográficas
JULIANI, A. D. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Joinville.
Rua Doutor João Colin, 2700
Santo Antônio
89218035 - Joinville, SC - Brasil
Telefone: (47) 34617315


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Institut für Elektrische Maschinen - RWTH Aachen (Orientador: Prof. Dr. Kay Hameyer).
Título: Projeto e Construção de um Motor Elétrico Linear Aplicado à Bioengenharia, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Diógenes Pereira Gonzaga.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Máquinas Elétricas; Metodologia de Projetos; Motor Elétrico Linear; Bioengenharia; Acionadores de Prótese de Mão; O Método dos Elementos Finitos.
2005 - 2007
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise do Campo Magnético de um Motor de Ímã Permanente no Rotor Utilizando o Método dos Elementos Finitos,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Diógenes Pereira Gonzaga.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Máquinas Elétricas; Máquinas Síncronas com Ímã Permanente; O Método dos Elementos Finitos.
Grande área: Engenharias
2000 - 2004
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Mapeamentos de Campos Eletromagnéticos na Superfície de Estruturas de Concreto Armado, para Fins de Verificação de sua Integridade.
Orientador: Prof. Dr. Naasson Pereira de Alcantara Jr.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Curso de Língua Inglesa Voltado a Negócios. (Carga horária: 148h).
Toff's Idiomas, TOFF'S, Brasil.
2012 - 2012
Six Sigma ? Green Belt. (Carga horária: 80h).
Whirlpool S/A - Unidade Embraco, WHIRLPOOL, Brasil.
2011 - 2011
Otimizações utilizando o modeFRONTIER. (Carga horária: 12h).
Whirlpool S/A - Unidade Embraco, WHIRLPOOL, Brasil.
2011 - 2011
FMEA (Análise dos Efeitos de Modos de Falha). (Carga horária: 8h).
Whirlpool S/A - Unidade Embraco, WHIRLPOOL, Brasil.
2005 - 2010
Língua Alemã. (Carga horária: 458h).
Dialog Idiomas, DIALOG, Brasil.
2003 - 2003
CLP - SIEMENS S7. (Carga horária: 40h).
SENAI, SENAI, Brasil.
2002 - 2002
Língua Inglesa. (Carga horária: 50h).
Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2001 - 2001
Língua Inglesa. (Carga horária: 50h).
Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
1999 - 1999
Língua Inglesa. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yazigi S C, YAZIGI, Brasil.
1997 - 1998
Língua Inglesa. (Carga horária: 200h).
Instituto de Idiomas Yazigi S C, YAZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Motrizes II
09/2016 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Joinville, .

Cargo ou função
Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso da Engenharia Mecatrônica.
08/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Controle
2015 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Joinville, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante da Engenharia Mecatrônica.
08/2015 - 12/2017
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação I

Whirlpool S/A - Unidade Embraco, WHIRLPOOL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 44
Outras informações
A linha de pesquisa que trabalhei era voltada à compressores herméticos de refrigeração. Consistiu principalmente na modelagem e projeto de motores elétricos de indução monofásico e síncronos. Os desafios nessa área são imensos, pois além do motor possuir apenas um único mancal, é aplicado em um ambiente enclausurado imerso no óleo e gás refrigerante.


USP - Escola de Engenharia de São Carlos, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio em docência (Programa de Aperfeiçoamento em Ensino) na disciplina da graduação do curso de Engenharia Elétrica: Máquinas Elétricas.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio em docência (Programa de Aperfeiçoamento em Ensino) na disciplina da graduação do curso de Engenharia Elétrica: Máquinas Elétricas.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio em docência (Programa de Aperfeiçoamento em Ensino - PAE) na disciplina da graduação do curso de Engenharia Elétrica: Conversão Eletromecânica de Energia.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado e doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Síncronos com Ímãs Permanentes para Aplicação Veicular
Descrição: A principal vantagem do carro elétrico é a preservação do meio ambiente: diminuindo a dependência dos combustíveis fósseis, contribuindo na melhoria da qualidade do ar e possibilitando o uso de fontes de energia renováveis. Considerando-se esse enfoque de sustentabilidade e o cenário atual das máquinas elétricas, em termos de materiais e ferramentas computacionais de simulações, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento e a construção de um motor síncrono com ímãs permanentes, que atenda os requisitos de um carro elétrico protótipo, com potência aproximada de 250W. O principal objetivo deste projeto é a obtenção da máxima eficiência elétrica da máquina, respeitando-se o dimensional, a massa, a faixa de rotação e o torque exigidos pela aplicação. Este trabalho engloba as seguintes atividades: definição dos requisitos do carro elétrico, revisão bibliográfica das tecnologias e metodologias de projeto, cálculos por meio de equações analíticas e utilizando-se o método dos elementos finitos, construção e ensaios do protótipo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Projeto e Construção de um Motor Elétrico Linear Aplicado à Bioengenharia
Descrição: Propõe-se neste trabalho a construção de um dispositivo eletromecânico, na classe dos motores elétricos lineares, que atenda às necessidades e se aplique à bioengenharia, mais propriamente às próteses de membro superior, na forma de acionador translacional. Este dispositivo deve substituir os sistemas que utilizam motores elétricos rotativos com mecanismos de adaptação mecânica (roldanas, vários fios, redutores), que convertem o movimento rotacional em linear. Também, os dispositivos híbridos, como atuadores eletro-hidráulicos e eletropneumáticos, que necessitam de fontes de energia de naturezas diferentes da eletroeletrônica, podem ser substituídos pelas máquinas elétricas lineares. Uma revisão dos conceitos relacionados à área de bioengenharia é feita, destacando-se os mecanismos de transmissão existentes. É apresentada uma análise comparativa entre os principais motores lineares, enfatizando-se as características construtivas, as vantagens e as desvantagens de cada um, relacionados à aplicação. A escolha da máquina a ser projetada e construída recaiu no motor linear síncrono, com ímãs permanentes na superfície da parte móvel, em uma estrutura tubular. Para esta máquina, é exposta uma metodologia de projeto, baseando-se nos seguintes tópicos: equacionamento do circuito magnético, cálculos de parâmetros utilizando-se o método dos elementos finitos e modelagem matemática por meio das equações por fase. Após a etapa teórica, a construção da máquina é apresentada juntamente com os ensaios experimentais, possibilitando a comparação das características reais em relação ao projeto inicial. Por fim, o motor é aplicado ao dedo artificial, verificando-se a sua capacidade de substituição do motor rotativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Análise do Campo Magnético de um Motor de Ímã Permanente no Rotor Utilizando o Método dos Elementos Finitos
Descrição: Neste trabalho é estudado um motor trifásico de ímã permanente no rotor, com fluxo não senoidal, através da análise do campo magnético. Essa máquina foi projetada utilizando-se a estrutura ferromagnética do estator de um motor de indução monofásico de 24 ranhuras o qual recebeu um novo enrolamento trifásico, e foi construído o rotor que é constituído de ímãs permanentes em sua superfície. Ela é aplicada em compressores herméticos de refrigeração, possibilitando o controle de velocidade e a melhoria da eficiência, quando comparada às demais máquinas utilizadas para a mesma aplicação. O estudo é realizado através da análise dos resultados obtidos utilizando-se um programa computacional baseado no Método dos Elementos Finitos, aplicado em grandezas como: tensão induzida, densidade de fluxo magnético, torque eletromagnético e perdas. São apresentados resultados numéricos comparativos para a máquina existente (protótipo) com as seguintes alterações: diminuição do tamanho do entreferro, troca dos ímãs de ferrita pelos de NdFeB (Bonded) e, juntamente com essas mudanças, o recálculo do número de espiras e do diâmetro do enrolamento do estator..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
Mapeamentos de Campos Eletromagnéticos na Superfície de Estruturas de Concreto Armado, para Fins de Verificação de sua Integridade
Descrição: Este projeto propõe uma metodologia para a verificação das condições da armadura de estruturas de concreto armado. A ideia básica consiste em identificar os constituintes da armadura da estrutura, através da classificação de padrões, baseado em curvas de indução magnética obtidas na superfície da estrutura. Um programa de elementos finitos (FEMM) foi utilizado para calcular campos magnéticos, obtendo-se curvas de indução magnética nas regiões de interesse. Com os resultados obtidos foram gerados vetores de treinamento para Redes Neurais Artificiais tipo Perceptron Multicamadas com o algoritmo de treinamento Levemberg-Marquardt, utilizando-se duas camadas escondidas. A primeira etapa de treinamentos consistiu em realizar simulações com as configurações de saída da rede em função do número de camadas, do número de barras por camada e da bitola da barra. A segunda etapa consistiu em realizar simulações, mas adotando-se para a saída apenas o número de barras em cada configuração. Todos os erros da segunda etapa foram inferiores ao da primeira, o que comprova que uma diferente abordagem em relação as variáveis de saída da rede neural pode ocasionar uma diminuição dos erros. Portanto, esta metodologia proposta é viável para um sistema real..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Levantamento do Estado da Arte de Sistemas de Monitoramento e Controle de Processos de Usinagem de Indústria 4.0
Descrição: Levantar o estado da arte de possíveis aplicações para comunicação entre máquinas e aplicativos remotos. As atividades requerem o estudo de sistemas, sensores, ferramentas computacionais e demais tecnologias desenvolvidas para aprimorar processos de fabricação por usinagem, através do monitoramento e controle do processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Durrer Patelli Juliani - Integrante / Adriano Fagali de Souza - Coordenador.
2015 - Atual
Veículos para Maratonas de Eficiência Energética ? Equipe EFICEM
Descrição: Desenvolver protótipos de veículos elétricos para participar de Maratonas Universitárias de Eficiência Energética e Shell Eco-Marathon, sendo essa última realizada anualmente pela SHELL, nos Estados Unidos da América. A metodologia consiste em construir protótipos monocoque em fibra de carbono, aplicar as tecnologias de mercado para obter melhoria significativa de eficiência energética, e desenvolver eletrônica, motor ou integração destes internamente no Centro de Joinville. Ainda objetiva-se melhoria contínua dos protótipos com base nos resultados do desenvolvimento, obtenção de recursos junto aos patrocinadores, participação das maratonas, e divulgação do projeto em feiras, escolas e eventos públicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Industrial Electronics
2015 - Atual
Periódico: IEEE Transactions on Energy Conversion


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Magnéticos , Magnetismos e Eletromagnetismos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Sistemas Dinâmicos.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Materiais Elétricos/Especialidade: Materiais e Dispositivos Magnéticos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:7
Aline Durrer Patelli Juliani  Data: 23/11/2014

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PACHECO, S. ; JULIANI, A. D. P. . Pesquisadores Desenvolvem Protótipo de Prótese para as Mãos Mais Flexível. Correio Braziliense e Estado de Minas, 30 ago. 2014.

2.
DIAS, V. ; JULIANI, A. D. P. . Com Molas, fios e Músculos Artificiais. Jornal da USP, 07 ago. 2011.

3.
DIAS, V. ; JULIANI, A. D. P. . Protótipo Vai Contribuir com Estudos em Bioengenharia. Agência USP de Notícias, 28 jul. 2011.

4.
UNESP, A. C. ; JULIANI, A. D. P. . Engenheira Elétrica Formada pela Unesp de Bauru Constrói Protótipo de Motor Linear para Próteses Humanas. Portal UNESP, 17 jul. 2010.

5.
JULIANI, A. D. P.; NERES, A. ; Brasileiros Desenvolvem Prótese de Mão Mais Leve e Flexível. News-Notícias de Dourados MS.

6.
FAPESP, R. ; JULIANI, A. D. P. . Próteses Mais Funcionais. Revista PAPESP.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JULIANI, A. D. P.; JASKOWIAK, P. A. ; SILVA, D. L. . Estratégias de Controle para Sistemas de Condicionamento de Ar Automotivo. In: 3° Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade, 2017, Joinville. Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade, 2017.

2.
KALLUF, F. ; JULIANI, A. D. P. ; BOLDEA, I. ; TUTELEA, L. ; ISFANUTI, A. ; LAUREANO, A. . Single-Phase Stator-Ferrite PM Double Saliency Motor Performance and Optimization. In: Aegean Conference Electrical Machines and Power Electronics, 2015, Side. ACEMP - OPTIM - ELECTROMOTION JOINT CONFERENCE, 2015.

3.
JULIANI, A. D. P.; GONZAGA, D. P. ; AGUIAR, M. L. ; MONTEIRO, J. R. B. A. . Slotless Tubular Linear Synchronous Motor Model. In: IEEE International Conference on Electrical Machines, 2010, Roma. IEEE International Conference on Electrical Machines, 2010.

4.
JULIANI, A. D. P.; LESSMAN, M. ; GONZAGA, D. P. ; HAMEYER, K. . Development and Optimization of a Tubular Linear Synchronous Motor Considering Various Skewing Methods and Eddy Current Losses. In: IEEE International Conference on Electrical Machines, 2010, Roma. IEEE International Conference on Electrical Machines, 2010.

5.
JULIANI, A. D. P.; GONZAGA, D. P. ; MONTEIRO, J. R. B. A. . Magnetic Field Analysis of a Brushless DC Motor. In: IEEE International Conference on Electrical Machines, 2008, Vilamoura. IEEE International Conference on Electrical Machines, 2008.

6.
JULIANI, A. D. P.; GONZAGA, D. P. ; MONTEIRO, J. R. B. A. ; AGUIAR, M. L. ; OLIVEIRA JR, A. A. . Magnetic Field Analysis of a Brushless DC Motor Comparing Ferrite and NdFeB magnets on Rotor. In: THE 2nd IEEE CONFERENCE ON INDUSTRIAL ELECTRONICS AND APPLICATIONS, 2007, Harbin. IEEE Conference Proceedings, 2007.

7.
ALCANTARA JR., N. P. ; JULIANI, A. D. P. ; TOMAZINI, M. T. . Localização de Barras de Ferro em Estruturas de Concreto Armado Utilizando Campos Eletromagnéticos. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado - RS. Congresso Brasileiro de Automática, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JULIANI, A. D. P.; ALCANTARA JR., N. P. ; TOMAZINI, M. T. . Verificação das Condições da Armadura de Estruturas de Concreto Armado Utilizando Campos Eletromagnéticos e Redes Neurais Artificiais. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2004, Ilha Solteira. XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2004.

2.
JULIANI, A. D. P.; ALCANTARA JR., N. P. ; TOMAZINI, M. T. . Mapeamento de Campos Eletromagnéticos na Superfície de Concreto Armado, para Fins de Verificação de sua Integridade. In: 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004, São Paulo - SP. 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004.

3.
JULIANI, A. D. P.; ALCANTARA JR., N. P. ; TOMAZINI, M. T. . Determinação de Posição e Bitola de Armaduras em Estruturas de Concreto Utilizando Campos Eletromagnéticos Superficiais e Redes Neurais Artificiais. In: XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2003, Marília - SP. XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
JULIANI, A. D. P.. Estratégias de Controle para Sistemas de Condicionamento de Ar Automotivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 KALLUF, F. ; FEUSER FILHO, J. ; SOUZA, M. F. ; JULIANI, A. D. P. ; SCHAPPO, C. A. ; KOERBEL, P. R. . Start and run device for single phase motors and start and run system for single phase motors. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: WO2013159169 A2, título: "Start and run device for single phase motors and start and run system for single phase motors" , Instituição de registro: WIPO - World Intellectual Property Organization. Depósito: 27/04/2012; Concessão: 31/10/2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LARICO, H. R. E.; GREFF, D. S.; JULIANI, A. D. P.; OLIVEIRA FILHO, M. E.. Participação em banca de Valdir Pedrinho de Tomin Junior.Proposta de Inversor Multinível Monofásico, baseado em Células de Capacitores Chaveados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
BRITO, A. G.; JULIANI, A. D. P.; GEVINSKI, J. R.; WEIHMANN, L.. Participação em banca de Stefany Patricia Dutra.Controle H-Infinito de um Sistema de Suspensão Ativa Veicular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Automotiva) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
JULIANI, A. D. P.; SCHIABEL, H.; GONZAGA, D. P.. Participação em banca de VALISE, C. de CASTRO.Avaliação de Desempenho de Geradores Eólicos de Velocidade Constante Conectados em Redes de Distribuição de Energia Elétrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

4.
JULIANI, A. D. P.; MACHADO, R. Q.; SCHIABEL, H.. Participação em banca de TRINDADE, R. H..Estudo de Máquinas Elétricas Não-convencionais: Motor Brushless DC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

5.
JULIANI, A. D. P.; Coda, L. M. R.; ROMERO, M. A.. Participação em banca de Rafael Heleno Ladeira da Trindade.Estudo sobre a Utilização de Motores em Veículos Elétricos à Bateria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) .

6.
JULIANI, A. D. P.; OLIVEIRA, A. A.. Participação em banca de CARMO, J. H. P.Calceletromag: um Programa para Análise de Motores de Indução e Transformadores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Apresentação do Trabalho de Doutorado para a UNESP.Projeto e Construção de um Motor Elétrico Linear Aplicado à Bioengenharia. 2010. (Encontro).

2.
III Workshop de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. 2010. (Outra).

3.
XIX Internacional Conference on Electrical Machines. 1) Development and Optimization of a Tubular Linear Synchronous Motor Considering Various Skewing Methods and Eddy Current Losses; 2) Slotless Tubular Linear Synchronous Motor Model. 2010. (Congresso).

4.
XIX Internacional Conference on Electrical Machines. Presidente da sessão de Máquinas não Convencionais. 2010. (Congresso).

5.
II Workshop de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.Projeto e Construção de um Motor Elétrico Linear Aplicado à Bioengenharia. 2009. (Outra).

6.
12o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Mapeamentos de Campos Eletromagnéticos na Superfície de Concreto Armado, para Fins de Verificação de sua Integridade. 2004. (Simpósio).

7.
XVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Verificação das Condições da Armadura de Estruturas de Concreto Armado Utilizando Campos Eletromagnéticos e Redes Neurais Artificiais. 2004. (Congresso).

8.
XV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Determinação de Posição e Bitola de Armaduras em Estruturas de Concreto Utilizando Campos Eletromagnéticos Superficiais e Redes Neurais Artificiais. 2003. (Congresso).

9.
Semana da Engenharia. 2001. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Murilo Pracucci. Medições de Umidade Relativa em Sistema de Condicionamento de Ar. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Aline Durrer Patelli Juliani.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público destinado ao provimento, em caráter efetivo, de cargos na categoria funcional de professor de educação básica, técnica e tecnológica, na classe inicial DI, nível 1, do quadro permanente de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (publicado no Diário Oficial da União, seção 2 e página 23, no dia 27 de maio de 2011).



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