Diane Blank Bencke

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7640390311424260
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Diane Blank Bencke é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Letras do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, câmpus Farroupilha. Doutora em Letras (2018) na área de concentração de Linguística com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, sob a orientação da professora Dra. Lilian Cristine Hubner. Realizou curso de Advanced English Grammar e IELTS exam preparation em 2018 na Good Hope Studies na Cidade do Cabo. Em 2017, atuou como visiting scholar pelo Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PSDE) na Faculty of Education da University of California/UC Berkeley, sob a supervisão do professor Dr. David Pearson. Em 2013, participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos/PDPI, uma parceria da CAPES/FULBRIGHT na University of Missouri/UMKC. Possui Graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas (2004) e Mestrado em Letras (2008), com área de concentração em Leitura e Cognição pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, ambos cursados na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, já tendo atuado nos temas de Autopoiesis, Aquisição de construções passivas e Transferência Linguística e, atualmente, concentra seus interesses nos seguintes temas: Metacognição, Compreensão e Proficiência leitoras, Bilinguismo e Funções Executivas. É membra do Advisory Council do Braz-Tesol, do chapter do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diane Blank Bencke
Nome em citações bibliográficas
BENCKE, D. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Núcleo Farroupilha.
Av. São Vicente, 785
Cinquentenário
95180-000 - Farroupilha, RS - Brasil
Telefone: (54) 32602400
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A METACOGNIÇÃO EM LEITURA E SUA RELAÇÃO COM FUNÇÕES EXECUTIVAS E PROFICIÊNCIA LEITORA EM L1 E L2, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Lilian Hubner.
Coorientador: -.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: leitura; bilinguismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: Estratégias de compreensão leitora em português brasileiro e em inglês como segunda língua: um estudo comparativo sobre transferência lingüística no âmbito da metacognição,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dra. Rosângela Gabriel.
Palavras-chave: metacognição; transferência lingüística; leitura.
2001 - 2004
Graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: A influência do conhecimento sintático do português brasileiro na aquisição de inglês como segunda língua.
Orientador: Dra. Rosângela Gabriel.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Aperfeiçoamento p Professores de Inglês.
University of Missouri, UMKC, Estados Unidos.
2005 - 2005
English First Graduation Program. (Carga horária: 84h).
WIZARD IDIOMAS, WIZARD, Brasil.
2005 - 2005
English Advanced Proficiency Level. (Carga horária: 126h).
WIZARD IDIOMAS, WIZARD, Brasil.
2002 - 2002
English First Proficiency Level. (Carga horária: 210h).
WIZARD IDIOMAS, WIZARD, Brasil.
2001 - 2001
Informática. (Carga horária: 50h).
COMPUTEC - CEDEP, COMPUTEC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitora de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PUIC (UNISC) do Projeto de Pesquisa ?Aprendendo a produzir construções passivas? coordenado pela Dra. Rosângela Gabriel.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitora de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC/ CNPq do Projeto de Pesquisa Autopoiesis coordenado pela Dra. Nize Maria Campos Pellanda.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitora de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PUIC (UNISC) do Projeto de Pesquisa Autopoiesis coordenado pela Dra. Nize Maria Campos Pellanda.

Atividades

08/2001 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Santa Cruz do Sul, .


CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Emef Cidade Nova, EMEF C N, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfedo Scherer, EMEF AS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental, Séries Finais) e Língua Inglesa (Educação Infantil, Ensino Fundamentall, Séries Iniciais e Finais) da EMEF Alfredo Scherer.

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa e Língua Portuguesa

Emef Benno Breunig, EMEF B B, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Colégio Dom Alberto, DOM ALBERTO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Inglesa do Ensino Fundamental - Séries Iniciais do Colégio Dom Alberto.

Atividades

08/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola de Ensino Médio Anchieta, ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental, Séries Finais) e Língua Inglesa (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Séries Iniciais e Finais) da Escola de Ensino Médio Anchieta.

Atividades

02/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa e Portuguesa

Escola de Recreação Infantil Baby Disney, BABY DISNEY, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 3
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para crianças de Educação Infantil (jardim e pré-escola ) e Ensino Fundamental, séries iniciais (grupo de estudos de crianças de 1ª a 4ª séries).

Atividades

04/2002 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, EJA BONJA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte (Ensino Fundamental, Séries Finais) da modalidade de EJA - Educação de Jovens e Adultos da EMEF Bom Jesus.

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Arte


Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores
2.
Dinâmica das Conversações


Projetos de pesquisa


2002 - 2003
Aprendendo a produzir construções passivas
Descrição: A pesquisa Aprendendo a produzir construções passivas insere-se nos estudos de aquisição da linguagem, na área de conhecimento da Psicolingüística, e tem por objetivo investigar como as crianças adquirem as estruturas sintáticas presentes na linguagem do adulto, uma vez que não ouvem adultos falando em categorias abstratas e esquemas, e sim, em palavras e expressões concretas. Dois grupos de 12 crianças falantes monolíngües de português brasileiro, com idade de 3 anos e 3 anos e meio, serão testadas. A pesquisadora ensinará às crianças dois verbos novos representando duas ações transitivas, que aparecerão em construções ativas e passivas (cheias ou truncadas). As produções das crianças serão então codificadas e buscar-se-á investigar as estratégias utilizadas pelas crianças para aprender a produzir construções sintáticas com verbos novos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Diane Blank Bencke - Integrante / Rosângela Gabriel - Coordenador / VANESSA BACH - Integrante.Financiador(es): Universidade de Santa Cruz do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: LinguaTec


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
I Concurso Nelson Fachinelli de Efemérides Menção Especial, Casa do Poeta Rio Grandense.
1998
XIX Concurso Nacional de Poesias Categoria Destaque, Revista Brasília.
1998
XI Concurso Nacional de Contos Categoria Destaque, Revista Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BENCKE, D. B.2009 BENCKE, D. B.; GABRIEL, R. . METACOGNIÇÃO, TRANSFERÊNCIA LINGUISTICA E COMPREENSÃO LEITORA: UMA PERSPECTIVA TEÓRICO-EMPÍRICA. Signo (UNISC. Online), v. 34, p. 57, 2009.

2.
BENCKE, D. B.2009 BENCKE, D. B.; RAMOS, F. B. . O EFEITO DO SUPORTE E AS ESTRATÉGIAS LEITORAS DO TEXTO POÉTICO NA LEITURA POEMÁTICA INFANTIL. Signo (UNISC. Impresso), v. 34, p. 64-79, 2009.

3.
BENCKE, D. B.2007BENCKE, D. B.. Leitura estrategica: articulando reflexão e ensino para uma prática leitora significativa. Leitura (UFAL), v. 50, p. 217/40-227, 2007.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BENCKE, D. B.. English tips. Revista Mesa de Centro.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BENCKE, D. B.. Estrategias metacognitivas de leitura: um estudo comparativo sobre bilinguismo. In: SUL LETRAS, 2016. Anais do 4º Encontro da Rede Sul Letras, 2016.

2.
BENCKE, D. B.. Videoclipes e Feira das Cidades de Língua Inglesa: articulando a linguagem audiovisual e a língua estrangeira através dos gêneros canção, videoclipe, documentário e entrevista. In: III Simpósio Internacional de Literatura e Informática Livro: do analógico ao digital, 2015, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional de Literatura e Informática Livro: do analógico ao digital, 2015.

3.
BENCKE, D. B.. A metacognição e a transferência linguística na leitura estratégica em L1 (Português brasileiro) e L2 (inglês). In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2015, Campos de Goytacazes. Anais do IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2015.

4.
BENCKE, D. B.; BITTENCOURT, I. . A história, a cultura e a língua para além do estereótipo: uma experiência com a I Mostra de Países de Língua Inglesa no IFRS - Farroupilha e a III Feira das Cidades no IFRS Canoas. In: III Olhares sobre as cidades, 2014, Canoas. Anais do III Olhares sobre as cidades, 2014.

5.
BENCKE, D. B.. Metacognição, compreensão leitora e transferência linguistica no plano das estratégias leitoras em L1 e L2. In: IV ENALLI Encontro nacional de Língua e Literatura, 2010. IV ENALLI, 2010.

6.
BENCKE, D. B.; RAMOS, F. B. . Leitura de poemas infantis: analisando as estratégias leitoras a partir do suporte. In: 16° COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. ANAIS do 16° COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Campinas: Editora d Unicamp, 2007.

7.
BENCKE, D. B.; GABRIEL, R. . A aliança metacognição e transferência lingüística na compreensão em leitura. In: 8th International Congress of Isapl, 2007, Porto Alegre. Anais do 8th International Congress of Isapl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BENCKE, D. B.; MARTINS, S. A. ; SCHNEIDER, F. . A sistematic review on aphasia and working memory: is there a tendency for the next years. In: 18th World Congress of Applied Linguistics AILA, 2017, Rio de Janeiro. AILA ABSTRACT BOOKLET, 2017.

2.
BENCKE, D. B.. Destrinchando o conceito de metacognição: conceitos, tipos e estudos. In: VII CELSUL Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2006, Pelotas. Anais 2006 VII CELSUL Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2006.

3.
BENCKE, D. B.. Implicações educacionais da metacognição nos âmbitos da leitura e compreensão. In: ENAL7 Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. Anais 2006 ENAL 7. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

4.
BENCKE, D. B.; GABRIEL, R. . A influência do conhecimento sintático do português brasileiro na aquisição de inglês como segunda língua. In: X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNISC, 2004, Santa Cruz do Sul. Anais 2004 X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNISC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

5.
BENCKE, D. B.; GABRIEL, R. . Aprendendo a produzir construções passivas. In: 55a REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA UFPE, 2003, Recife. Anais 2003, 2003.

6.
BENCKE, D. B.; GABRIEL, R. . Aprendendo a produzir construções passivas. In: IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNISC, 2003, Santa Cruz do Sul. Anais 2003 IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VIII JORNADA DE ENSINO, PES. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.

7.
BENCKE, D. B.; PELLANDA, N. M. C. . Autopoiesis humana: conhecer/viver/fazer. In: VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2002, Santa Cruz do Sul. Anais 2002 VIII Seminário de Iniciação Científica e VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.

8.
BENCKE, D. B.; PELLANDA, N. M. C. ; BEOTTCHER, D. ; RIZZATO, E. P. ; GIROTTO, N. L. ; DAHMER, A. ; REIS, Carine ; MATTOS, Dorgelo ; GAI, Eunice . A construção do sujeito/conhecimento na dimensão autopoiética. In: 54a REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA UFG, 2002, Goiânia. Anais 2002 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002.

9.
BENCKE, D. B.; PELLANDA, N. M. C. ; SANTOS, B. S. ; RICHTER, S. ; GIROTTO, N. L. ; BEOTTCHER, D. ; RIZZATO, E. P. ; DAHMER, A. ; FLORES, P. S. . Autopoiesis. In: Seminário de Iniciação Científica e VI jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC, 2001, Santa Cruz do Sul. Anais 2001 VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
BENCKE, D. B.. Funções executivas, bilinguismo, competência leitora e a relação desses construtos ao emprego de estratégias metacognitivas de leitura S METACOGNITIVAS DE LEITURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BENCKE, D. B.; BENCKE, D. B. . O uso de estratégias metacognitivas de leitura e sua relação com bilinguismo, competência leitora e funções executivas PETÊNCIA LEITORA E FUNÇÕES EXECUTIVAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BENCKE, D. B.; RODRIGUES, L. R. ; MARTINS, S. A. ; SCHNEIDER, F. . Bilinguismo: mitos e evidências do ponto de vista cognitivo e social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BENCKE, D. B.; CRUZ, T. . Metacognição, compreensão leitora e bilinguismo: um estudo sobre estratégias metacognitivas de leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BENCKE, D. B.. A relação entre proficiência leitora, funções executivas e o emprego de estratégias metacognitivas de leitura entre monolíngues e bilíngues. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BENCKE, D. B.. Updating Information on L1 and L2 Texts. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BENCKE, D. B.. La actualización de noticias falsas por parte de aprendices de L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRUZ, T. ; BENCKE, D. B. . Atualização de informações em textos na L1 e na L2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BENCKE, D. B.. A metacognição e a transferência linguística na leitura estratégica em L1 (Português brasileiro) e em L2 (inglês). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BENCKE, D. B.; BITTENCOURT, I. . Relacionando Inglês e História: uma experiência com a Mostra de Países. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BENCKE, D. B.; FARIAS, M. Z. . Our experience in the Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês Winter 2013 by Diane Blank Bencke & Marcia Zambon Farias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMBERGUER, B. ; BENCKE, D. B. ; SCHNEIDER, F. ; VALENTE, P. ; VIEIRA, A. . Experiências de estágio doutoral (sanduiche)? no Seminário de Pós-Graduandos do PPGL ? Semana do Bonde Andando. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BENCKE, D. B.. Inglês Técnico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BENCKE, D. B.. Inglês instrumental para a leitura no curso de Engenharia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BENCKE, D. B.. Apostila ESA 2005. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Reformulação e reorganização de apostila).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BENCKE, D. B.; ROSA, Sabrina Duro da; CRUISE, Rui. Participação em banca de concurso público Ifet - POA para professor de Língua Inglesa. 2010. Instituto Fedrqal do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
BENCKE, D. B.; HORIGUTI, A. M.; ALMEIDA, Jandira. Processo simplificado Curso de Formação de Professores. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
BENCKE, D. B.. Participação em banca de concurso público para professor temporário de Letras Português Inglês. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
BENCKE, D. B.. Banca corretora de redações do vestibular de verão da Unisc. 2011. Universidade de Santa Cruz do Sul.

4.
BENCKE, D. B.. Concurso público para professor temporário de Pedagogia - IFRS Farroupilha. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ICLA3. Transfer of metacognitive Reading comprehension strategies in Brazilian Portuguese and in English as second language. 2016. (Congresso).

2.
Cultura Viva.Seção de videoclipes/Feira de Países. 2012. (Outra).

3.
Saúde na Escola: do meu corpo e minha mente cuido sim!:).IFCine: debate sobre o documentário Super Size me. 2012. (Seminário).

4.
I Seminário internacional de língua, literatura e processos culturais. 2011. (Seminário).

5.
IV ENALLI Encontro nacional de Língua e Literatura.Metacognição, compreensão leitora e transferência linguística no plano das estratégias leitoras em L1 e L2. 2010. (Encontro).

6.
16° COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Leitura de poemas infantis: analisando as estratégias leitoras a partir do suporte. 2007. (Congresso).

7.
8th International Congress of Isapl. A aliança metacognição e transferência lingüística na compreensão em leitura. 2007. (Congresso).

8.
2ª etapa do II Colóquio Leitura e Cognição. 2006. (Encontro).

9.
7° Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem. 2006. (Encontro).

10.
7° Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem.Implicações educacionais da metacognição na leitura e compreensão. 2006. (Encontro).

11.
III Fórum Nacional de Educação. 2006. (Seminário).

12.
II Jornada Pedagógica "Rumo a novos caminhos: momento de compartilhar o conhecimento para um fazer diferente". 2006. (Encontro).

13.
VII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. 2006. (Encontro).

14.
VII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.Destrinchando o conceito de metacognição: definições, tipos e estudos. 2006. (Encontro).

15.
Curso de Educação de Jovens e Adultos "Fazendo Escola". 2005. (Encontro).

16.
Jornada Pedagógica ?Rumo a novos caminhos: momento de compartilhar o conhecimento para um fazer diferente". 2005. (Oficina).

17.
V Fórum Nacional de Educação e VIII Seminário Regional de Educação Básica. 2005. (Seminário).

18.
Course for Brazilian Teachers of English. 2004. (Oficina).

19.
VI Semana Acadêmica do Curso de Letras e I Colóquio Leitura e Cognição. 2003. (Seminário).

20.
Teoria dos atos de fala: implicações para o ensino de línguas. 2002. (Encontro).

21.
V Semana Acadêmica do Curso de Letras: as interfaces da linguagem. 2002. (Seminário).

22.
Fórum Nacional de Educação: (Re)Construindo Teoria e Prática. 2001. (Outra).

23.
IV Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2001. (Seminário).

24.
IX Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-grandense/ V Fórum de Educação. 2001. (Seminário).

25.
Oficina de contação de histórias infantis SESC. 2001. (Oficina).

26.
Oficina literária de Literatura Infantil SESC. 2001. (Oficina).

27.
Oficinas de capacitação de bolsistas para apresentação de trabalhos em eventos científicos. 2001. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BENCKE, D. B.; TRICHES, Cinara Fontana . II Ciclo de palestras e II Feira Tecnológica do IFRS. 2011. (Outro).

2.
BENCKE, D. B.; SILVA, J. Q. . Organização de eventos e protocolo. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tânia Craco. Aprendizagem experiencial: uma estratégia de ensino inovadora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação Pedagógica de Docentes Para A Educação Básica e Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Diane Blank Bencke.

2.
Rogério Xavier de Azambuja. A aplicação da aprendizagem a partir da solução de problemas - método ABP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Formação de Professore) - IFRS Farroupilha. Orientador: Diane Blank Bencke.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BENCKE, D. B.; CRUZ, T. . Metacognição, compreensão leitora e bilinguismo: um estudo sobre estratégias metacognitivas de leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BENCKE, D. B.. A relação entre proficiência leitora, funções executivas e o emprego de estratégias metacognitivas de leitura entre monolíngues e bilíngues. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMBERGUER, B. ; BENCKE, D. B. ; SCHNEIDER, F. ; VALENTE, P. ; VIEIRA, A. . Experiências de estágio doutoral (sanduiche)? no Seminário de Pós-Graduandos do PPGL ? Semana do Bonde Andando. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:35:49