Candice Marques de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9409430758307616
  • Última atualização do currículo em 26/10/2018


Graduada (2000) e mestre (2004) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Letras. Tem experiência nas áreas de psicologia e psicanálise, com ênfase em Psicologia Escolar/Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: psicanálise, educação, inclusão escolar e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Candice Marques de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras.
Rodovia Goiânia/Nerópolis
Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211134


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: O Processo de inclusão/exclusão na constituição subjetiva de crianças na creche,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Mercedes Villa Cupolillo.
Palavras-chave: processo de inclusão/exclusão; constituição subjetiva; interação; mediação; desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1995 - 2000
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: O papel do psicólogo escolar nos processos de ensino-aprendizagem.
Orientador: Marízia de Almeida Nery.




Formação Complementar


2018 - 2018
Delf B1.
Aliança Francesa, AF, Brasil.
2012 - 2012
Letras. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2012
Formação em Psicanálise.
Instituto Sedes Sapientae, ISS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Horizontes clínicos em Psicanálise com Crianças. (Carga horária: 40h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
1999 - 1999
Curso Básico em Sexualidade Humana. (Carga horária: 63h).
Centro de Estudos em sexualidade Araguari Chalar, CESAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Psicologia da Educação I e II; Inclusão escolar e formação docente Orienta trabalho de conclusão de curso Coordenadora do grupo de estudos "Psicanálise e diversidades"

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
01/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Diversidade
Psicologia e Processos Psicossociais I
01/2008 - 07/2009
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia I
Tópicos Especiais em Psicologia I
08/2008 - 12/2008
Ensino, CIências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2008 - 12/2008
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia II
Tópicos especiais em Psicologia II
01/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Processos Psicossociais I
01/2008 - 07/2008
Ensino, Musicoterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia I
Tópicos especiais em Psicologia
01/2008 - 07/2008
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
01/2008 - 07/2008
Ensino, CIências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2007 - 12/2007
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II

Psicologia clínica, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2017
Vínculo: Atendimento clínico em psicaná, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento clínico em psicanálise


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

08/2003 - 12/2003
Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento para TO
02/2003 - 07/2003
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento III

Faculdade Araguaia, FAC. ARAGUAIA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

09/2004 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Psicologia Social
09/2004 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Psicologia
Comportamento do Consumidor
Psicologia da Comunicação
09/2004 - 12/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia das Organizações
08/2005 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Práticas pedagógicas para a diversidade
Práticas pedagógicas para a diversidade e as inteligências múltiplas
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Trabalho de Conclusão de Curso
Dinâmica de grupo
05/2007 - 08/2007
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do Consumidor
03/2007 - 05/2007
Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do Ensino-Aprendizagem
11/2006 - 02/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia e a aquisição de conhecimento nas áreas Biológicas, Psicológica e Social
06/2006 - 07/2006
Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do Ensino-Aprendizagem
03/2006 - 05/2006
Ensino, Comunicação e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia Avançada da Comunicação
12/2005 - 02/2006
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia do Consumidor e Pesquisa de Opinião de Mercado

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Contrato temporário
Outras informações
Atividade Complementar: Práticas didático-pedagógicas na sala de aula inclusiva. Atividade Complementar: Educação Inclusiva

Atividades

07/2005 - 11/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Práticas didático-pedagógicas na sala de aula inclusiva

Agência Goiana de Transportes e Obras, AGETOP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atendimento psicológico aos funcionários da instituição; orientação em psicologia escolar na creche da instituição.

Atividades

08/2001 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , Agetop/Goiânia, .

Serviço realizado
Atendimento psicológico.
08/2001 - 02/2002
Serviços técnicos especializados , Agetop/Goiânia, .

Serviço realizado
Orientação em psicologia escolar na creche da instituição.

Centro de Atendimento e Estudo em Psicodrama, CAEP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Pós-graduação lato sensu em Psicologia Escolar

Atividades

07/2008 - 07/2008
Ensino, Pós-Graduação em Psicologia Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino/Aprendizagem/Desenvolvimento nos contextos da creche e da educação infantil

Conselho Regional de Psicologia - GO/TO, CRP -09, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 2
Outras informações
Participou do Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar/Educacional e do Grupo de Trabalho de Psicoterapias. Foi presidente da Comissão de Ética.

Atividades

08/2008 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho de Psicoterapia, .

Cargo ou função
Conselheira.
09/2007 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ética, .

Cargo ou função
Conselheira.
08/2006 - 09/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar/Educacional, .

Cargo ou função
Conselheira.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Entraste (grupo de estudos, pesquisa e extensão dos fundamentos litorais entre linguagem, psicanálise e educação)
Descrição: Trata-se de um projeto que vem sendo desenvolvido, desde 2003, no âmbito da Universidade Federal de Goiás, sob coordenação do Prof. Dr. Cristóvão Giovani Burgarelli, com a colaboração de outros pesquisadores da UFG e com profícuos intercâmbios com pesquisadores da UFMG, USP, Unicamp, UVA/RJ, UFRJ, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFBa, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Candice Marques de Lima - Integrante / Cristóvão Giovani Burgarelli - Coordenador.
2018 - Atual
Psicanálise e diversidades
Descrição: Trata-se de grupo de estudos aberto à comunidade que discute as diversidades educacionais, de gênero e linguísticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Candice Marques de Lima - Coordenador.
2017 - 2017
Diversidade em Contexto
Descrição: Roda de conversa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia, para tratar das diversidades na escola, de gênero e linguística..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Candice Marques de Lima - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, C. M.2007 LIMA, C. M.; PAULA, A. A. S. . "O Enigma de Kaspar Hauser" e a constituição subjetiva na perspectiva histórico-cultural. Revista Plurais, v. 1, p. 1-19, 2007.

2.
LIMA, C. M.2006 LIMA, C. M.; CUPOLILLO, M. V. . A teoria histórico-cultural e a dialética inclusão/exclusão nas instituições de ensino. Linhas Críticas (UnB), v. 12, p. 161-320, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, C. M.; MASSON, L. O. A. . O mal-estar na educação inclusiva no país da cordialidade. In: Paola Regina Carloni; Arnaldo Cardoso Freire; Tatiana Carilly Oliveira Andrade. (Org.). Inclusão, educação e sociedade. 301ed.Goiânia, Goiás, Brasil: Mundial Gráfica, 2018, v. , p. 53-68.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, C. M.. Precisamos falar sobre Hannahs, escola e suicídio. Jornal Opção, Goiânia, Goiás, Brasil, p. A-16 - A-16, 23 abr. 2017.

2.
LIMA, C. M.. Mãe de assassino faz relato pungente e sem concessões sobre a tragédia de Columbine. Jornal Opção, Goiânia, p. A-25 - A-27, 03 jul. 2016.

3.
LIMA, C. M.. Resenha sobre a vida do neurologista Oliver Sacks. Jornal Opção, Goiânia, p. B1 - B2, 01 nov. 2015.

4.
LIMA, C. M.. A tragédia de Barbacena: o holocausto que provocou a morte de 60 mil pessoas no maior hospício do Brasil. Jornal Opção, Goiânia, p. A-27 - A-29, 25 ago. 2013.

5.
LIMA, C. M.. O que nos torna humanos?. Jornal Opção/Opção Cultural, Goiânia, p. A-1 - A-1, 27 nov. 2011.

6.
LIMA, C. M.. Afinal, o que é limite?. Blend, Goiânia, p. 66 - 67, 01 maio 2011.

7.
LIMA, C. M.. O significado e o sentido dos sonhos. Jornal Opção/Opção Cultural, Goiânia, p. A-4 - A-4, 07 nov. 2010.

8.
LIMA, C. M.. As descobertas da Psicanálise são Perenes. Jornal Opção, Goiânia, p. A-3 - A-3, 21 mar. 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. M.; CUPOLILLO, M. V. . A Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais em Creche. In: Iº EDIPE - Iº Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2003, Goiânia. Anais/Resumos Expandidos do I Encontro Estadul de Didática e Práticas de Ensino, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. M.. Inclusão escolar como promoção de aprendizado e desenvolvimento. In: III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2015, Goiânia, Goiás, Brasil. Caderno de resumos do III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2016. p. 51-52.

2.
LIMA, C. M.. A inclusão do professor no trabalho com a diversidade. In: II Colóquio nacional de Letra e XV Colóquio de pesquisa e extensão da FL/UFG, 2014, Goiânia, Goiás, Brasil. III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2014. p. 52-52.

3.
LIMA, C. M.. Inclusão é coisa séria. In: XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2012, Goiânia, Goiás, Brasil. XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2012. p. 170-170.

4.
LIMA, C. M.. Formação docente e constituição subjetiva do professor. In: XII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2011, Goiânia, Goiás, Brasil. XII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2011. p. 119-199.

5.
LIMA, C. M.. TRABALHANDO A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE EM PSICOLOGIA. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III CBP, 2010.

6.
LIMA, C. M.. Contanto a psicologia por intermédio do cinema. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III CBP, 2010.

7.
LIMA, C. M.. A Inclusão de Sofia na creche. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rei. ABRAPEE, 2007.

8.
LIMA, C. M.; CUPOLILLO, M. V. ; BEZERRA, C. S. G. B. ; PAULA, A. A. S. . A contrução de informações na pesquisa qualitativa em Psicologia. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar Educacional, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE, 2007.

9.
CUPOLILLO, M. V. ; PAULA, A. A. S. ; LIMA, C. M. ; BEZERRA, C. S. G. B. . Subjetividade e a dialética da inclusão/exclusão em contextos educacionais. In: Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira:perspectivas e ações em sáude, educação e cidadania, 2004, Rio de Janeiro. Jubra - Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira:perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania. Rio de Janeiro: NIPIAC/UFRJ, 2004. p. 224-224.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, C. M.. A formação docente em educação inclusiva nas licenciaturas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LIMA, C. M.. A medicalização e a normalização na educação inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, C. M.. Inclusão, Inteligência e (d)eficiência intelectual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, C. M.. Precisamos falar de suicídio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, C. M.. Psicologia e arte - debate sobre a série 13 reasons why - adolescência, depressão e suicídio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, C. M.. Formação docente e os desafios da diversidade na prática pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, C. M.. A constituição da subjetividade e a linguagem: algumas considerações a partir da teoria psicanalítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, C. M.. Ensino, alteridade e minorias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LIMA, C. M.. O olhar do psicólogo para a inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, C. M.. Inclusão escolar como promoção de aprendizado e desenvolvimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, C. M.. A inclusão do professor no trabalho com a diversidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, C. M.; PORTELA, J. V. . O Enigma de Kaspar Hauser. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LIMA, C. M.. De olhos bem fechados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, C. M.. Inclusão é coisa séria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, C. M.; LIMA, M. ; ALMEIDA, M. . Histórias de Sucesso em Inclusão Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
LIMA, C. M.. A subjetividade do professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LIMA, C. M.. Contando a Psicologia por intermédio do Cinema. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
LIMA, C. M.. Trabalhando a Inclusão e a diversidade em Psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CUPOLILLO, M. V. ; LIMA, C. M. . Inclusão e Subjetividade no contexto da educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LIMA, C. M.. A inclusão de Sofia na creche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, C. M.; PAULA, A. A. S. ; Almeida, Gisella . Qualidade de ensino: a inclusão na sala de aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
BEZERRA, C. S. G. B. ; CUPOLILLO, M. V. ; LIMA, C. M. ; PAULA, A. A. S. . O processo de subjetivação do aprender. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIMA, C. M.; PAULA, A. A. S. . Subjetividade e a dialética inclusão/exclusão em contextos educacionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LIMA, C. M.. Desenvolvimento e subjetividade: a inclusão na creche. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LIMA, C. M.. Contribuições da Psicologia no processo de inclusão escolar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
LIMA, C. M.. O papel do psicólogo escolar nos processos de ensino-aprendizagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, C. M.. Regras têm de começar em casa. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, C. M.. Meu super-herói. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, C. M.; BEZERRA, C. S. G. B. . As inteligências múltiplas no contexto educacional: uma perspectiva inclusiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, C. M.. Inclusão e Subjetividade: incluindo o professor. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, C. M.. O trabalho do contador: criatividade e inteligências múltiplas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, C. M.. O trabalho com as inteligências múltiplas em sala de aula: possibilidades de inclusão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LIMA, C. M.; FELIPE, F. . Criatividade e técnicas de grupo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LIMA, C. M.. Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação. 2004. .

7.
LIMA, C. M.. Altas Habilidades. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
LIMA, C. M.. Superdotação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LIMA, C. M.. Inclusão escolar e altas habilidades/superdotação. 2004. .

10.
LIMA, C. M.. Semana de sensibilização aos funcionários da COMURG em processo de alfabetização. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aguiar, Liana Peres Santanta; LIMA, C. M.; Costa, Deyvisson F.. Participação em banca de Liana Peres Santana Aguiar. A aprendizagem e o desenvolvimento da criança a partir do uso educativo da internet. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Educação) - Faculdade Araguaia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, M. S.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Mariana R. de Santana.Educação, medo e branquitude. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LIMA, C. M.; FERREIRA, M. S.. Participação em banca de Helenice de Araújo Chaves.O descaso da educação brasileira e a história de luta por uma educação emancipatória. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FERREIRA, M. S.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Beatriz Silva Souza.A educação e o racismo brasileiro: como trabalhar o preconceito na sala de aula?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

4.
FERREIRA, M. S.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Maria Severiana Almeida Santos.Branqueamento, branquitude e opressão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

5.
FERREIRA, M. S.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Lohana Kárita Teixeira.Orô Ekó: da palavra à prática (reflexões sobre a lei 11.645 e o cotidiano escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

6.
LIMA, C. M.; FERREIRA, M. S.. Participação em banca de Gisele Chaves da Silva.Inclusão escolar e formação docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

7.
LIMA, C. M.; FERREIRA, M. S.. Participação em banca de Luana Almeida Franco.Inclusão escolar: trabalhando a inclusão em uma sala de aula sem aluno com necessidades educacionais especiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.

8.
Bueno, A. S.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Aline Santos Bueno.O papel da musicoterapia com crianças em situação de risco social: pesquisa bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Musicoterapia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
Lima, A. C.; SCAREL, E.B.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Anardete Correia Lima.A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no Brasil na sociedade contemporânea: desafios e perspectivas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

10.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Carla Renata Jorge Neves.Relações interpessoais: discutindo as relações de poder e conflito na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

11.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Andréia Santos Silva Oliveira.A relação professor-aluno e as dificuldades de aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

12.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Zaira Marzinoto Silva.O jogo e o brinquedo na perspectivia sociointeracionista de Vygotsky. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

13.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Sirlei Silveira.A avaliação do processo educacional: uma reflexão em prol dos avanços do processo ensino-aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

14.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Alessandra Alves Vaz.A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagerm na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

15.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Romilda Maria Gomes.A inclusão escolar de crianças com síndrome de down e a parceria família-escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

16.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Silene Cássia Sousa Monteiro.A formação do professor inclusivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

17.
LIMA, C. M.. Participação em banca de Eli de Faria.O lúdico no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

18.
Urquiza, C. G.; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Cleliane Gomes Urquiza.Educar para a diversidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

19.
Silva, S. C.; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Sandra Coelho da Silva.Desenvolvimento e aprendizagem nas séries iniciais segundo Piaget. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

20.
Félix, Juliane Dias; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Juliane Dias Félix.A música e o processo de aprendizagem na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

21.
Souza, V.; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Varenka de Souza.A importância do lúdico no desenvolvimento da infância. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

22.
Dias, A. C.; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Ana Cristina Dias.O processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos na perspectiva de Vygotsky. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

23.
Salgada, J. A.; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Juliana Alves Salgado.A escola e o brincar à luz da psicanálise: perspectivas e políticas para o processo de aprendizagem na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

24.
Santana, L. L. J.; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Letcya Layglan J. Santana.O preconceito racial e suas repercussões na instituição escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

25.
Silva, M. A. F.; Silva, M. O.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Márcia Aparecidade F. da Silva.Um olhar sobre a educação inclusiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

26.
LEITE, C.P.S.; SCAREL, E.B.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Cenize Portilho de Souza Leite.Sexualidade na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

27.
LIMA, Izolda Maria do Nascimento; LIMA, C. M.. Participação em banca de Izolda Maria do Nascimento Lima.O processo de inclusão/exclusão da criança surda na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

28.
CAMPOS, E.P.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Eulina Pereira Campos.A leitura dos contos de fadas na sala de aula e o processo de formação sociocultural da criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

29.
PEREIRA, R.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Rosa Pereira.O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

30.
SOUZA, K.M.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Kleide M. de Souza.A constituição da dificuldade de aprendizagem na relação professor-aluno durante o processo de escolarização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

31.
LIMA, R.N.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Rosa do Nascimento Lima.O processo de alfabetização nas séries iniciais: um olhar sobre a relação professor-aluno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

32.
SANTOS, C.A.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Clédia Araújo dos Santos.O processo de inclusão/exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

33.
PRADO, F. N.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Flávia Neves do Prado.Formação de professores:incluindo o professor inclusivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

34.
COSTA, J.E.C.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Júnia Estela de Castro Costa.O processo de inclusão/exclusão de alunos do programa Acelera Goiás: uma discussão crítica sobre a prática educativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

35.
ALMEIDA, L.F.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Ludimilla Freitas de Almeida.A leitura dos contos de fadas em sala de aula como meio para o processo de inclusão escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

36.
SBROGLIA, L.U.B.; PAULA, A. A. S.; LIMA, C. M.; BIANCO, R. C.. Participação em banca de Luciana Urzedo Brito Sbroglia.Educação Inclusiva: uma discussão sobre a síndrome de down. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

37.
Faria, L.C.; PAULA, A. A. S.; LIMA, C. M.; BIANCO, R. C.. Participação em banca de Lívia Chaud de Faria.Educação Inclusiva:a pessoa com deficiência visual nas instituições de ensino em Goiânia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

38.
RIBEIRO, F.C.M.G.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Flávia Cristina M.G. Ribeiro.Motivação e criatividade: um fator de inclusão para a diversidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

39.
GÓES, H.M.C.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Helena Maria da Cunha Góes.Inlcusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares e formação de professores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

40.
AGUIAR, M. I. F.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Maria Ivone F. Aguiar.Inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola regular: perspectivas atuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

41.
AMÂNCIO, M.J.S.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Maria José da Silva Amâncio.A inclusão do aluno com dificuldade de aprendizagem na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

42.
CARDOSO, N.B.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Núbia Batista Cardoso.A formação do professor inclusivo frente à diversidade de alunos com e sem necessidades educacionais especiais na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

43.
SANTOS, V.G.R.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Vanessa Gonçalves R. dos Santos.A constituição do processo ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno como promotores de desenvolvimento em crianças com indisciplina em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

44.
CONSTÂNCIO, V.S.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Vanderléia dos S. Constâncio.A educação infantil e a dialética disciplina/indisciplina na sala de aula: a história de Augusto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.

45.
MESSIAS, V.L.N.; LIMA, C. M.. Participação em banca de Vera Lúcia do N. Messias.A inclusão de pessoas com deficiência física nas escolas regulares de ensino de Goiânia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão: A matemática está em tudo. A educação inclusiva no CEPAE em diálogo com as licenciaturas da UFG. 2017. (Congresso).

2.
III Roda de conversa em linguística aplicada: a sala de línguas estrangeiras em foco.A constituição da subjetividade e a linguagem: algumas considerações a partir da teoria psicanalítica. 2017. (Outra).

3.
Psicologia e arte - debate sobre a série 13 reasons why - adolescência, depressão e suicídio.Psicologia e arte - debate sobre a série 13 reasons why - adolescência, depressão e suicídio. 2017. (Outra).

4.
VIII Jornada cientifica do curso de pedagogia da Faculdade Araguaia: Formação de professores e os desafios da diversidade na prática pedagógica.Formação docente e os desafios da diversidade na prática pedagógica. 2017. (Outra).

5.
XII Colóquio Internacional do LEPSI / VII Congresso da RUEPSY / III Congresso da Red INFEIES: A escola consumida ou consumada?. 2017. (Congresso).

6.
IV Colóquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Ensino, alteridade e minorias. 2016. (Outra).

7.
III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão.Inclusão escolar como promoção de aprendizagem e desenvolvimento. 2015. (Outra).

8.
II Colóquio nacional de Letras e XV Colóquio de pesquisa e extensão da FL/UFG.A inclusão do professor no trabalho com a diversidade. 2014. (Outra).

9.
XIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Inclusão é coisa séria. 2012. (Outra).

10.
XII Colóquio de Pesquisa e Extensão.A subjetividade do professor. 2011. (Outra).

11.
XII Colóquio de Pesquisa e Extensão.A subjetividade do Professor. 2011. (Outra).

12.
Curso de Capacitação Docente. 2010. (Outra).

13.
III Congresso de Psicologia Goiás/Tocantins. Políticas Públicas - Psicologia, garantia de direitos e cidadania.. 2010. (Congresso).

14.
III Encontro de Formação em Educação Inclusiva: Deficiência Intelectual no Contexto Escolar. 2010. (Encontro).

15.
Simpósio de Transtornos Alimentares e Obesidade - um enfoque multiprofissional. 2010. (Simpósio).

16.
XVI Encontro de Planejamento Acadêmico do Curso de Comunicação Social da Faculdade Araguaia. 2010. (Encontro).

17.
Evento da Faculdade Araguaia.Mesa Redonda: Corpo, mídia e consumo. 2009. (Outra).

18.
Evento Preparatório para o seminário regional de psicoterapia.A constituição das psicoterapias como campo interdisciplinar. 2009. (Outra).

19.
Evento Preparatório para o Seminário Regional de Psicoterapia.Parâmetros técnicos e éticos mínimos para a formação na graduação e na formação especializada para o exercício da psicoterapia pelos psicólogos: parâmetros: referências e/ou regulação. 2009. (Outra).

20.
II Congresso de Psicologia Goiás - Tocantins. Reflexões sobre a formação e contribuições para a prática profissional. 2009. (Congresso).

21.
II Congresso de Psicologia Goiás - Tocantins. Mesa Redonda: A educação no enfrentamento à violência. 2009. (Congresso).

22.
Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins: Psicologia e Políticas Públicas: O diálogo em construção. Sessão de Comunicação de Trabalho de Pôster. 2008. (Congresso).

23.
Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins - Psicologia e Políticas Públicas: o diálogo em construção. Mesa Redonda: A regulamentação das práticas psicoterapêuticas. 2008. (Congresso).

24.
Congresso de Psicologia de Goiás e Tocantins - Psicologia e Políticas Públicas: O diálogo em Construção. Mesa Redonda: Psicologia Escolar nas diversas modalidades de ensino. 2008. (Congresso).

25.
II Encontro com egressos do curso de Psicologia da Universidade Católica de Goias. 2008. (Encontro).

26.
Seminário do Estágio Supervisionado de Ciëncias Biológicas - Licenciatura.A relação professor-aluno no processo de constituição da subjetividade. 2008. (Seminário).

27.
VIII Jornada de Produção Científica do Curso de Psicologia.Mesa Redonda: Aspectos éticos ilegais do exercício profissional. 2008. (Outra).

28.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar Educacional. A construção de informações na pesquisa qualitativa em Psicologia. 2007. (Congresso).

29.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A inclusão de Sofia na creche. 2007. (Congresso).

30.
III Encontro de Psicanálise - Angústia e Servidão. 2006. (Encontro).

31.
Pensar - Congresso e Feira. Mesa Redonda: Qualidade de ensino: a inclusão na sala de aula. 2006. (Congresso).

32.
1ª Bienal do Livro de Goiás. 2005. (Outra).

33.
II Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia.Mesa Redonda: Máscaras da publicidade e propaganda. 2005. (Outra).

34.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Comunicação Oral: O Processo de Subjetivação do Aprender. 2005. (Congresso).

35.
I Semana de Comunicação: Publicidade: Goiânia em Foco. 2004. (Outra).

36.
I Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia. 2004. (Outra).

37.
I Semana de Educacação da Faculdade Araguaia.Desenvolvimento e Subjetividade: A inclusão na creche. 2004. (Outra).

38.
Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira:perspectivas e ações em sáude, educação e cidadania.Subjetividade e a dialética da inclusão/exclusão em contextos educacionais. 2004. (Simpósio).

39.
XVII Encontro Nacional de Educação Infantil. 2004. (Encontro).

40.
Iº EDIPE - Iº Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em creche. 2003. (Encontro).

41.
Semana do Psicólogo 2003.Contribuições da Psicologia no Processo de Inclusão Escolar. 2003. (Outra).

42.
Simpósio de Neuropsiquiatria na infância e adolescência. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, C. M.; NOGUEIRA, L. . Mostra Cinema e Psicanálise. 2012. (Outro).

2.
LIMA, C. M.. III Congresso de Psicologia Goiás - Tocantins. 2010. (Congresso).

3.
LIMA, C. M.. II Congresso de Psicologia Goiás-Tocantins. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AHIRA WALESKA GALEAS MARTINS CHAVEIRO. PROCESSO DE INCLUSÃO E O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Liana Peres Santana Aguiar. A aprendizagem e o desenvolvimento da criança a partir do uso educativo da internet. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Educação) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

2.
Vera Lúcia do Nascimento. O olhar do psicopedagogo como agente da inclusão escolar. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

3.
Karine Dutra Mesquita Nalini. O lúdico como possibilidade de intervenção psicopedagógica. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patricia Pereira Soares. Ensino inclusivo: o uso das inteligências múltiplas em aulas de língua portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

2.
Walace Lopo Santos. O ensino de línguas para alunos autistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

3.
Rodrigo Edvard Araujo Silva. Le double et ses rapports avec la littérature fantastique. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

4.
Tainá Lorena Rodrigues de Carvalho. Discutindo racismo em sala de aula de língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

5.
Tálita Serafim Azevedo. A inclusão escolar e a influência do braile no aprendizado de língua portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

6.
Edna Francisca da Silva Vale. Considerações e contribuições para a formação de professores na educação inclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

7.
Warley Soares Miranda. Inclusão escolar e mediação: possibilidades de trabalho com monitoria de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

8.
Luana Almeida Franco. Inclusão escolar: trabalhando a inclusão em uma sala de aula sem aluno com necessidades educacionais especiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

9.
Gisele Chaves da Silva. Inclusão escolar e formação docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

10.
Cleia Borges Gomes. O ensino do espanhol como língua estrangeira para alunos surdos de uma escola pública: foco no ensino fundamental II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Candice Marques de Lima.

11.
Ana Paula M. da Costa. A construção de conhecimento segundo Jean Piaget e sua aplicabilidade na educação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

12.
Carla Renata Jorge Neves. Relações interpessoais: discutindo as relações de poder e conflito na escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

13.
Andréia Santos Silva Oliveira. A relação professor-aluno e as dificuldades de aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

14.
Zaira Marzinoto Silva. O jogo e o brinquedo na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

15.
Sirlei Silveira. A avaliação do processo educacional: uma reflexão em prol dos avanços do processo ensino-aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

16.
Alessandra Alvez Vaz. A relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

17.
Romilda Maria Gomes. A inclusão escolar de crianças com síndrome de down e a parceria família-escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

18.
Silene Cássia Sousa Monteiro. A formação do professor inclusivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

19.
Eli de Faria. O lúdico no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

20.
Maria Dulce Santos e Silva. Os processos de ensino e aprendizagem da matemática na primeira fase do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

21.
Elaine Camilo dos Santos. Educação Infantil: a interface e a expressividade do desenho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

22.
Cláudia Rejane Santos de Oliveira e Silva. Educação Infantil: a importância do lúdico na formação da criança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

23.
Ellen Cristine Eugênio da Silva Uhlig. Educação Infantil: a importância dos jogos e brincadeiras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

24.
Karla Rafaela Magalhães Lemes. Educação Infantil: a importância do brincar para a aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

25.
Luciana Ribeiro de Oliveira. Inclusão escolar e adaptação curricular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

26.
Izolda Maria do Nascimento Lima. O processo de inclusão/exclusão da criança surda na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

27.
Kleide M. de Souza. A constituição da dificuldade de aprendizagem na relação professor-aluno durante o processo de escolarização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

28.
Eulina Pereira Campos. A leitura dos contos de fada na sala de aula e o processo de formação sociocultural da criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

29.
Rosa Pereira. O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva histórico-cultural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

30.
Rosa do Nascimento Lima. O processo de alfabetização nas séries iniciais: um olhar sobre a relação professor-aluno. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

31.
Clédia Araújo dos Santos. O processo de inclusão/exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

32.
Flávia Neves do Prado. Formação de professores: incluindo o professor inclusivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

33.
Júnia Estela de Castro Costa. O processo de inclusão/exclusão de alunos do programa Acelera Goiás: uma discussão crítica sobre a prática educativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

34.
Ludimilla Freitas de Almeida. A leitura dos contos de fadas em sala de aula como meio para o processo de inclusão escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

35.
Vera Lúcia José do Nascimento. A Inclusão de pessoas com deficiência física nas escolas regulares de ensino de Goiânia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

36.
Vanderléia dos Santos Gomes Constâncio. A educação infantil e a dialética disciplina/indisciplina na sala de aula: a história de Augusto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

37.
Maria José da Silva Amâncio. A inclusão do aluno com dificuldade de aprendizagem na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

38.
Maria Ivone Ferreira de Aguiar. A inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola regular: perspectivas atuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

39.
Helena Maria da Cunha Góes. Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares e formação de professores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

40.
Vanessa Gonçalves Ramos dos Santos. A constituição do processo ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno como promotores de desenvolvimento em crianças com indisciplina em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

41.
Núbia Batista Cardoso. A formação do professor inclusivo frente à diversidade de alunos com e sem necessidades educacionais especiais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.

42.
Flávia Cristina Martins Gabriel Ribeiro. Motivação e criatividade: um fator de inclusão para a diversidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Araguaia. Orientador: Candice Marques de Lima.



Outras informações relevantes


Coordena grupo de estudos na Faculdade de Letras da UFG intitulado "Psicanálise e diversidades".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:29:58