Márcia Amira Freitas do Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6918495936426369
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990), Especialização em Psicopedagogia Diferencial - Diferenças na Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: o processo ensino- aprendizagem e a arte na construção do conhecimento. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ campus Volta Redonda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Amira Freitas do Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, M. A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Antonio Barreiros, 212,
Aterrado
27295350 - Volta Redonda, RJ - Brasil
Telefone: (24) 33377257


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Ensinar e o Aprender Através da Arte, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Mírian Paura S.Zippin Grinspun.
Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Arte; Construção do conhecimento.
1995 - 1998
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O papel do teatro de bonecos na construção do conhecimento,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria Apparecida C. Mamede Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2018
Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva. (Carga Horária: 604h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: As Contribuições da Arte no Processo de Inclusão.
Orientador: MARCIA SCHMIDT NÉGLIA ARMENINI.
2017 - 2017
Especialização em Atendimento Escolar Especializado. (Carga Horária: 512h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: TECNOLOGIA ASSISTIVA: AÇÕES DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA.
Orientador: LIDIANE MARIA FÁVERO.
1992 - 1993
Especialização em Psicopedagogia Diferencial: Diferenças na Aprendiz.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1987 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Fundação Educacional Rosemar Pimentel, FERP, Brasil.




Atuação Profissional



UNIVERSIDADE DE VASSOURAS, FUSVE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

07/1998 - 03/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I e II
Medidas Educacionais
Relações Humanas na Escola
07/1999 - 03/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medidas Educacionais
Ditática I e II
Orientação Vocacional
Relações Humanas na Escola
Filosofia da Educação II

Prefeitura Municipal de Volta Redonda, PMVR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regente de classe e Orientadora Educacional, Carga horária: 20
Outras informações
De 1988 a 1994 - Regente de classe de Educação Infantil De 1994 a 2008- Orientadora Educacional

Atividades

02/1994 - 03/2006
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Orientação Educacional.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Atividades

02/1999 - 03/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Concepções e Métodos do Trabalho Pedagógico I e II
Didática I e II
Psicologia da Educação

Fundação Educacional Rosemar Pimentel, FERP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenação de um grupo de Iniciação Científica Tema: Arte- Educação; Contrução do Conhecimento



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Um olhar sobre a avaliação em Física: sugestões de instrumentos avaliativos para serem utilizados pelos professores do Ensino Médio da rede municipal de ensino de Volta Redonda
Descrição: Este projeto propõe a continuidade do estudo iniciado em 2017. A investigação teve como objetivo inicial averiguar as formas de avaliação no sistema de ensino Municipal de Volta Redonda na disciplina de Física no Ensino Médio. Tivemos alguns impedimentos de ordem externa relativos à coleta de dados nas escolas municipais da Fundação Educacional de Volta Redonda/FEVRE, dificuldades em entrevistar os professores e coletar os instrumentos avaliativos dos 3º e 4º bimestres de 2017, em virtude da pouca disponibilidade dos docentes, tanto para participar das entrevistas quanto para ceder-nos seus instrumentos de avaliação. Neste início de ano houve muitas mudanças na referida fundação, como a saída de um professor; o ingresso de nova professora e mudança de escola e turno de trabalho de um dos docentes. Os resultados parciais da investigação, obtidos através de entrevistas com os dois professores e acesso aos instrumentos avaliativos fornecidos por um dos professores, mostrou que os mesmos utilizam a prova e o trabalho como principais instrumentos avaliativos. Vimos, também, que o teor das questões da prova analisada é, ainda, muito matematizado, trazendo evidências de práticas tradicionais no ensino e avaliação de Física. Solicitamos a renovação com o intuito de concluir a coleta dos dados ao longo do segundo semestre de 2018 e início de 2019, para termos mais subsídios para nossas análises e obtermos conclusões mais consistentes. Além disso, com a continuidade da pesquisa, faremos a ampliação da mesma para a observação da intercessão entre as aulas e o processo avaliativo. Ademais, a proposta agora tem como objetivo adicional ampliar o estudo e sugerir novas intervenções avaliativas em sala de aula, a fim de se atingir um ensino e aprendizagem da disciplina que possibilitem ao estudante uma visão de mundo condizente com a realidade científica atual. Para consecução dos objetivos propostos continuaremos com a abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados serão coletados através da continuidade de entrevistas e de observações do cotidiano escolar, ao longo de três bimestres letivos, segundo semestre de 2018 e primeiro bimestre de 2019, enfocando como se desenvolvem as aulas e o processo avaliativo. Como resultado, esperamos acrescentar aos professores um leque de possibilidades avaliativas. Palavras-chave: Avaliação; Avaliação no ensino de Física; Instrumentos Avaliativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Integrante / Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento - Integrante / Aline Tiara Mota - Integrante / Janine de Souza Salvado - Integrante / Letícia Piedade Medeiros - Integrante / Júlia Roberto Richieri - Integrante.
2017 - 2018
Uma análise sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de Física do Ensino Médio dos colégios da rede municipal de ensino de Volta Redonda.
Descrição: Este projeto tem como objetivo mais amplo averiguar as formas de avaliação no sistema de ensino Municipal de Volta Redonda na disciplina de Física no Ensino Médio para oportunizar uma reflexão e analisar a necessidade de possíveis mudanças no sistema avaliativo. Este projeto se justifica pela necessidade de se compreender como professores de Física, pertencentes a um contexto social específico, realizam seus processos de avaliação. Obter um panorama destas concepções é importante para se propor novas intervenções em sala de aula, a fim de se atingir um ensino e aprendizagem da disciplina que possibilitem ao estudante uma visão de mundo condizente com a realidade científica atual. Para consecução dos objetivos propostos será realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados serão coletados no cotidiano das escolas através de observações, entrevista com os docentes e recolhimento de materiais/ instrumentos avaliativos utilizados ao longo de três bimestres letivos, enfocando como se desenvolve o processo avaliativo. Os dados coletados receberão tratamento qualitativo, pela análise da relação entre as observações, entrevistas e materiais coletados e os pressupostos teóricos escolhidos para fundamentar o trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Integrante / Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento - Integrante / Aline Tiara Mota - Integrante / Douglas Beatriz Ferreira - Integrante / Janine de Souza Salvado - Integrante.
2017 - Atual
Percepções dos alunos e servidores do IFRJ/Campus Volta Redonda sobre a Educação Inclusiva
Descrição: O presente projeto tem como objetivo identificar as percepções dos docentes, técnicos-administrativo e alunos do campus Volta Redonda do IFRJ em relação ao conceito de Educação Inclusiva. O intuito desta investigação é que a partir da identificação do que representa a Educação Inclusiva para este grupo possamos pensar formas de contribuir com ações inclusivas no próprio campus e, posteriormente, oferecer subsídios para as demandas de outras comunidades escolares. E, ainda, oportunizar um movimento reflexivo que culmine na eliminação de entendimentos equivocados e possibilite ações de fato inclusivas na prática pedagógica. Para a consecução dos objetivos deste estudo foi escolhida a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e a metodologia da investigação procederá em algumas etapas: a primeira etapa constituir-se-á em levantamento de bibliografia que permitirá realizar a construção da base teórica do estudo realizado por todo o grupo de pesquisa. Na segunda etapa, como instrumento para a coleta de dados será utilizada a aplicação de um questionário on-line para o corpo docente e corpo técnico administrativo, além de um questionário aplicado em loco para os alunos que possibilite a percepção sobre sua visão sobre inclusão e Educação Inclusiva. A etapa seguinte será a análise do material coletado para posteriormente efetivar a discussão e reflexão sobre ações de fato inclusivas no campus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Integrante / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Coordenador / Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento - Integrante / Gabriele Maria Baptista Cordeiro - Integrante / Carolina Gomes de Souza - Integrante / NYKOLLE FABIANE CAMILO FERNANDES - Integrante / Letícia Piedade Medeiros - Integrante.
2013 - 2014
Contribuição para o Ensino de Ciências e Matemática a partir de diferentes estratégias de ensino: Uma experiência além da sala de aula
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Integrante / PINTO, J. S. M - Integrante / MARTA FERRREIRA ABDALA MENDES - Coordenador / OLIMPIO, Ana Carolina - Integrante / PORTO, P. R. A. - Integrante.
2012 - 2013
?A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.?
Descrição: Esta proposta de trabalho, portanto, insere-se nesse conjunto de reflexões sobre os trabalhos didático-metodológicos, já iniciadas e desencadeadas no Laboratório Didático- Metodológica de Ciências e Matemática pelos professores-pesquisadores, alunas (licenciandas dos cursos de Física e Matemática). Para isso, daremos continuidade à proposta de prática pedagógica reflexiva para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática, inserindo os pós-graduandos, verificando as possibilidades e os limites da intervenção didática a ser aplicada por eles em suas turmas nas respectivas unidades escolares, num trabalho associativo com as alunas licenciandas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Integrante / Marta Ferreira Abdala Mendes - Coordenador / Jéssica Simoes Mariano Pinto - Integrante / OLIMPIO, Ana Carolina - Integrante / PORTO, P. R. A. - Integrante / Isabel Juliana Vilete Oliveira - Integrante / Marcia Cristina Miguez - Integrante / Marcos Vinícius Barbosa - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
QUALIFICAR PARA MELHORAR: UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO NA MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA REGIÃO SUL FLUMINENSE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Integrante / Marta Ferreira Abdala Mendes - Coordenador / Fernanda Cópio Esteves - Integrante / Andiára da Silva Freire dos Santos - Integrante / Jéssica Simoes Mariano Pinto - Integrante / OLIMPIO, Ana Carolina - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
A inserção de uma experiência didático metodológica no Ensino de Ciências e Matemática numa escola do Município de Volta Redonda
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / Marta Ferreira Abdala Mendes - Integrante / PORTO, P. R. A. - Integrante.
2010 - 2011
INVESTIGAÇAO DA E NA PRÁTICA DOCENTE: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / Fernanda Cópio Esteves - Integrante / Jéssica Simoes Mariano Pinto - Integrante / MARTA FERRREIRA ABDALA MENDES - Integrante / OLIMPIO, Ana Carolina - Integrante / PORTO, P. R. A. - Integrante / Amanda Marcelina - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Recuperação de Conteúdos de Matemática
Descrição: Devido as dificuldades dos alunos e das alunas em conteúdos de Matemática, verificou-se a necessidade de realizar aulas de recuperação de conteúdos para os alunos e alunas dos 9º anos indicados pela professora de Matemática e Equipe Pedagógica do Colégio Municipal Professora Delce Horta Delgado, após o conselho de classe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Integrante / Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento - Integrante / Ana Kelly Silva Soares - Integrante / Gustavo H. Sanglard - Integrante / Larissa Almeida Reis - Integrante / Natália Ferreira de Oliveira - Integrante / Jennifer Condak - Integrante / Mariana dos Santos Senne - Integrante.
2017 - 2018
Recuperação de Conteúdos de Física
Descrição: Devido a dificuldade dos alunos em Matemática específica para resolver os problemas nas aulas de Física verificou-se a necessidade de realizar aulas de recuperação de conteúdos para os alunos interessados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Integrante / Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento - Integrante / Letícia Paes de Morais - Integrante / Thamiris de Souza Lopes - Integrante / Adílio Souza Duarte - Integrante / Laiz Moreira - Integrante.
2016 - 2016
Recuperação de conteúdos de Física
Descrição: Devido a dificuldade dos alunos em Matemática específica para resolver os problemas nas aulas de Física verificou-se a necessidade de realizar aulas de reforço para os alunos interessados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Integrante / Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento - Integrante.
2016 - 2016
Recuperação de Conteúdo de Matemática
Descrição: Devido as dificuldades dos alunos e das alunas em conteúdos de Matemática, verificou-se a necessidade de realizar aulas de recuperação de conteúdos para os alunos e alunas dos 7º e 8º anos indicados pelas professoras de Matemática e Equipe Pedagógica do Colégio Municipal Professora Delce Horta Delgado, após o conselho de classe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Integrante / Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento - Integrante.
2015 - 2015
Recuperação de Conteúdos de Física
Descrição: O projeto foi desenvolvido com o objetivo de atender alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio de um colégio da rede municipal de ensino Volta Redonda com dificuldades em matemática para resolver problemas de Física.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Márcia Amira Freitas do Amaral - Coordenador / GIOVANA DA SILVA CARDOSO - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: E.T.C. Educação, Tecnologia e Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, M. A. F.; LINS, A. M. C. (Org.) . III Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos V Jornada Científica do IFRJ Câmpus Volta Redonda. 1º. ed. São Paulo: Scortecci, 2014. v. 100. 355p .

2.
AMARAL, M. A. F.; LINS, A. M. C. (Org.) . II Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos IV Jornada Científica do Campus Volta redonda. 1. ed. São Paulo: Scortecci Editora, 2013. v. 100. 361p .

3.
AMARAL, M. A. F.; COSTA, A. M. (Org.) . Cadernos de Programação, Resumos e Trabalhos Completos III Jornada Científica do IFRJ campus Volta Redonda. 1. ed. São Paulo: Scortecci Editora, 2012. v. 100. 163p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, M. A. F.; MENDES, M. F. A. ; PORTO, P. R. A. ; PINTO, J. S. M ; OLIVEIRA, I. J. V. ; BARBOSA, M. V. . Diferentes Estratégias de Ensino: uma proposta para além da sala de aula. In: Márcia Amira Freitas do Amaral e Aline Moraes da Costa Lins. (Org.). III Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos V Jornada Científica do IFRJ Câmpus Volta Redonda. 1ºed.São Paulo: Scortecci Editora, 2014, v. 3, p. 177-190.

2.
BARROS, C. ; ABDALA-MENDES, M. F. ; AMARAL, M. A. F. . História da Ciência no Ensino de Biologia: Um Estudo sobre o Ensino da Doença Infectocontagiosa Tuberculose. In: Márcia Amira Freitas do Amaral e Aline Moraes da Costa Lins. (Org.). II Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos IV Jornada Científica do Campus Volta redonda. 1ed.São Paulo: Scortecci Editora, 2013, v. 2, p. 1-361.

3.
AMARAL, M. A. F.; ABDALA-MENDES, M. F. ; PORTO, P. R. A. ; SANTOS, Andiara S.F. S. ; OLIMPIO, Ana Carolina ; PINTO, J. S. M ; MARCELINA, A. ; ESTEVES, F. C. . Contribuições para o Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta didático- metodológica numa escola do município de Volta Redonda. In: Márcia Amira Freitas do Amaral; Aline Moraes da Costa. (Org.). Cadernos de Programação, Resumos e Trabalhos Completos III Jornada Científica do IFRJ campus Volta Redonda. 1ed.São paulo: Scortecci Editora, 2012, v. 1, p. 1-163.

4.
AMARAL, M. A. F.. A leitura em minha Vida. In: Marta Ferreira Abdala Mendes; Solange Nascimento da Silva; Patrícia Chiganer Lilenbaum. (Org.). E por falar em Leitura .... Nilópolis: CEFETeq Nilópolis, 2009, v. 1, p. -.

5.
AMARAL, M. A. F.. Reflexões sobre a prática da Orientação Educacional junto ao Jovem. In: Mírian P. S. Z. Grinspun; Patrícia Maneschy. (Org.). Juventude. Caminhos e Desafios. 1ªed.Rio de Janeiro: J. Pereira da Silva, 2005, v. 1, p. 1-146.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, M. A. F.; MOTA, A. T. ; SARMENTO, G. C. P. ; SALVADO, J. S. ; FERREIRA, D. B. . UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO EM FÍSICA. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2018, Niterói. V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2018.

2.
MOTA, A. T. ; AMARAL, M. A. F. ; CARDOSO, G. S. ; SARMENTO, G. C. P. ; FERREIRA, D. B. ; SALVADO, J. S. . A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO EM FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA: UM ESTUDO DE CASO  . In: XII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica, 2018, Nilópolis. XII JIT, 2018.

3.
AMARAL, M. A. F.. TECNOLOGIA ASSISTIVA E AÇÕES DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA.. In: III CINTEDI, 2018, Campina Grande. III CINTEDI, 2018.

4.
AMARAL, M. A. F.. AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO. In: III CINTEDI, 2018, Campina Grande. III CINTEDI, 2018.

5.
CARDOSO, G. S. ; AMARAL, M. A. F. ; SARMENTO, G. C. P. ; SOUZA, C. G. . A FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS DOCENTES DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA. In: III CINTEDI, 2018, Campina Grande. III CINTEDI, 2018.

6.
CARDOSO, G. S. ; SARMENTO, G. C. P. ; AMARAL, M. A. F. ; SOUZA, C. G. . UM ESTUDO SOBRE O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM CAMPUS DO IFRJ. In: V CEDUCE, 2018, Niterói. V CEDUCE, 2018.

7.
CARDOSO, G. S. ; SARMENTO, G. C. P. ; AMARAL, M. A. F. ; SOUZA, C. G. ; CORDEIRO, G. M. B. ; FERNANDES, N. F. C. . CONSIDERAÇÕES DOS ESTUDANTES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA. In: IX Jornada Científica do IFRJ Campus Volta Redonda, 2018, VOLTA REDONDA. IX Jornada Científica do IFRJ Campus Volta Redonda, 2018.

8.
AMARAL, M. A. F.; CARDOSO, G. S. ; SARMENTO, G. C. P. . Percepções de Estudantes e Licenciandos sobre um Projeto de Extensão. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais III CONEDU, 2016. v. V. 1.

9.
AMARAL, M. A. F.. O ENSINAR, O APRENDER E A ARTE. In: III CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. Anais III CONEDU, 2016. v. V1.

10.
AMARAL, M. A. F.; CARDOSO, G. S. . ESTÁGIO NO IFRJ- CÂMPUS VOLTA REDONDA: PROPOSTA DE UMA MAIOR APROXIMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR. RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: EDUCERE - XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CURITIBA. Anais, do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGI, 2015.

11.
ABDALA-MENDES, M. F. ; AMARAL, M. A. F. ; PORTO, P. R. A. ; PINTO, J. S. M ; OLIMPIO, Ana Carolina ; OLIVEIRA, I. J. V. ; MIGUEZ, M. C. ; BARBOSA, M. V. ; SANTOS, A. B. . Desenvolvimento de propostas metodológicas para o ensino: Uma experiência colaborativa na formação de professores. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores, 2014, Águas de Lindóia. Por Uma Revolução no Campo da Formação de Professores, 2014.

12.
AMARAL, M. A. F.; ABDALA-MENDES, M. F. ; PORTO, P. R. A. . Atuando na Formação Docente: um trabalho colaborativo no Ensino de Ciências e Matemática. In: VII Encontro Brasileiro Rede Estrado, 2013, Vitória. VII Encontro Rede Estrado, 2013.

13.
AMARAL, M. A. F.; ABDALA-MENDES, M. F. ; SILVA, M. J. S. B. . As Formas de Ensinar Ciências: Um estudo teórico sobre as propostas metodológicas atuais de Ensino de Ciências. In: IV Jornada Científica do IFRJ campus Volta Redonda, 2013, Volta Redonda. II Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos. São Paulo: Scortecci Editora, 2013. v. 1. p. 1-361.

14.
AMARAL, M. A. F.. Contribuições para o Ensino de Ciências e Matemática: uma proposta didático-metodológica numa escola do município de Volta Redonda. In: III Jornada Científica do campus Volta Redonda, 2012, Volta Redonda. Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos completos. São Paulo: Scortecci Editora, 2012. v. 1. p. 1-164.

15.
AMARAL, M. A. F.; MENDES, M. F. A. . Ensino de Ciências e Matemática e o Trabalho Docente: Uma Experiência Teórico-Metodológica na Formação Inicial. In: IX Seminário Internacional de la Red Estrado, 2012, Santiago. IX SEMINÁRIO DA REDE ESTRADO Políticas Educativas na América Latina: Praxis Docente e Transformação Social. Santiago, 2012.

16.
AMARAL, M. A. F.; BEMFEITO, A. P. D. ; SILVA, K. C. . Formación Continuada: Una experiencia multi e interdisciplinar en el curso de pós-graduación en la enseñanza de ciências e matematica en el Instituto Federal del Rio de Janeiro IFRJ - campus Volta Redonda. In: Pedagogía 2011. Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Memorias. Havana: Distribuidora Nacional ICAIC, 2011. p. 1019-1031.

17.
AMARAL, M. A. F.. El Enseñar y el Aprender a través del Arte. In: Pedagogía 2011. Encuentropor la unidad de los educadores, 2011, Havana. Memorias. Havana: Distribuidora Nacional ICAIC, 2011. p. 549-564.

18.
ABDALA-MENDES, M. F. ; AMARAL, M. A. F. ; ESTEVES, F. C. ; EVANGELISTA, J. H. V. ; MAIA, Évelli Aline de Jesus ; PINTO, J. S. M ; RODRIGUEZ, B. A. A. ; FREITAS, Adoadsom Florindo de . . Uma proposta de Educação não formal em Ciências: A construção e avaliação de uma sala temática de História da Ciência e Divulgação Científica. In: RED POP 2011, 2011, Campinas. ?Profissionalização do trabalho de divulgação científica?., 2011.

19.
ABDALA-MENDES, M. F. ; AMARAL, M. A. F. ; PORTO, P. R. A. . Possibilidades de Intervenções Diferenciadas no Ensino de Ciências e Matemática: Uma Experiência na Formação Inicial. In: VIII ENPEC, 2011, Campinas. VIII ENPEC, 2011.

20.
AMARAL, M. A. F.. O espetáculo vai começar o teatro de bonecos como forma de ensinar. In: Pedagogia 2003, 2003, Havana. Pedagogia 2003, 2003.

21.
AMARAL, M. A. F.. O papel do teatro de Bonecos na construção do conhecimento. In: Pedagoia 2003, 2003, Havana. Pedagoia 2003, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, C. M. S. ; AMARAL, M. A. F. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A CURSOS TÉCNICOS: AVALIANDO A PRÓPRIA PRÁTICA. In: Jornada Científica Campus Volta Redonda, 2018, VOLTA REDONDA. Jornada Científica Campus Volta Redonda, 2018.

2.
GONCALVES, C. O. B. ; AMARAL, M. A. F. . A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO TEMA SEXUALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BARRA MANSA.. In: Jornada Científica Campus Volta Redonda, 2018, VOLTA REDONDA. Jornada Científica Campus Volta Redonda, 2018.

3.
MOTA, A. T. ; FERREIRA, D. B. ; CARDOSO, G. S. ; SARMENTO, G. C. P. ; SALVADO, J. S. ; AMARAL, M. A. F. . Avaliação em Física: Um olhar sobre os instrumentos de avaliação de professores da rede municipal de Volta Redonda.. In: VI ESMEF - Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, 2017, Itajubá. VI ESMEF - Encontro Sul Mineiro de Ensino de Física, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, M. A. F.. O ensinar, o aprender e a arte: uma metodologia de ensino denominada Ensinarte. In: XIX ENDIPE, 2018, Salvador. XIX ENDIPE, 2018.

2.
MENDES, M. F. A. ; ALVES, M. P. ; BEMFEITO, A. P. D. ; AMARAL, M. A. F. ; SILVA, K. C. ; SILVA, Wagner F M da . Uma experiência de formação continuada em ensino de ciências e matemática no IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA.. In: II SINECT Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010, 2010, Ponta Grossa. II SINECT Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, M. A. F.. O Projeto Político Pedagógico e a escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARDOSO, G. S. ; Medeiros L.P. ; AMARAL, M. A. F. . Conversando sobre a BNCC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROMAO, P. C. V. ; AMARAL, M. A. F. ; PORTO, P. R. A. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO DE CASO,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
AMARAL, M. A. F.; ABDALA-MENDES, M. F. ; OLIMPIO, Ana Carolina ; PINTO, J. S. M ; PORTO, P. R. A. ; OLIVEIRA, I. J. V. ; SANTOS, A. B. ; MIGUEZ, M. C. ; BARBOSA, M. V. . Desenvolvimento de Propostas metodológicas para o Ensino: Uma Experiência Colaborativa na Formação de Professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMARAL, M. A. F.; ABDALA-MENDES, M. F. ; PORTO, P. R. A. ; OLIMPIO, Ana Carolina ; PINTO, J. S. M . RELACIONANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
AMARAL, M. A. F.; MENDES, M. F. A. . Políticas Educativas para América Latina: Praxis docente y transformación social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
AMARAL, M. A. F.; COSTA, A. M . Como elaborar projetos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AMARAL, M. A. F.. El enseñar y el aprender a través del Arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AMARAL, M. A. F.; BEMFEITO, A. P. D. ; SILVA, K. C. . Formación Continuada: una experiencia multi e interdisciplinar en curso de pós-graduación en la enseñanza de ciencias y matematica en el Instituto Federal del Rio de Janeiro - IFRJ campus Volta Redonda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AMARAL, M. A. F.. Desafios, expectativas e competênicas necessárias aos gestores no novo perfil da administração pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AMARAL, M. A. F.. As possibilidades de intervenção no Ensino de Ciênicas e Matemática:uma ação numa escola de Volta Redonda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ABDALA-MENDES, M. F. ; AMARAL, M. A. F. ; ESTEVES, F. C. ; EVANGELISTA, J. H. V. ; PINTO, J. S. M ; SANTOS, A. S. F. ; RODRIGUEZ, B. A. A. ; MAIA, Évelli Aline de Jesus ; FREITAS, Adoadsom Florindo de . . UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA SALA TEMÁTICA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
AMARAL, M. A. F.; COSTA, A. M . A articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão:ações do IFRJ campus Volta Redonda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ABDALA-MENDES, M. F. ; AMARAL, M. A. F. ; PORTO, P. R. A. . Possibilidades de Intervenções Diferenciadas no Ensino de Ciências e Matemática: Uma Experiência na Formação Inicial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ABDALA-MENDES, M. F. ; AMARAL, M. A. F. ; ESTEVES, F. C. ; Marcelina, Amanda ; OLIMPIO, Ana Carolina ; PORTO, P. R. A. ; SANTOS, A. S. F. . O processo de investigação e de construção de uma proposta didático-metodológica de Ciências e Matemática: o caminho percorrido.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MENDES, M. F. A. ; AMARAL, M. A. F. ; SILVA, K. C. ; ALVES, M. P. ; SILVA, Wagner F M da ; BEMFEITO, A. P. D. . Uma experiência de formação continuada em ensino de ciências e matemática no IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AMARAL, M. A. F.. Piaget, Vygotsky e Ausubel: Contribuições das teorias da Aprendizagem para a Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
AMARAL, M. A. F.. Componentes Didáticos do processo ensino aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
AMARAL, M. A. F.; MENDES, M. F. A. ; ALVES, M. P. ; BEMFEITO, A. P. D. ; SILVA, K. C. ; SILVA, Wagner F M da . Uma experiência de formação continuada em ensino de ciências e matemática no IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA. 2010.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
AMARAL, M. A. F.; MENDES, M. F. A. ; ESTEVES, F. C. ; MEDEIROS, T. L ; SANTOS, A. S. F . A construção de uma sala temática: unindo História da Ciencia e Divulgação Científica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MENDES, M. F. A. ; AMARAL, M. A. F. ; Campos, André Lucas de Azevedo ; PINTO, J. S. M ; EVANGELISTA, J. H. V. ; SIMAO, Y. N. M ; BARBOZA, P. H. S. . UMA VIAGEM PELO MUNDO DE LEONARDO DA VINCI: A RELAÇÃO CIÊNCIA E ARTE, TRANSFORMANDO O PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO EM CONHECIMENTO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
AMARAL, M. A. F.; COSTA, A. M . A Extensão no IFRJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
AMARAL, M. A. F.. Teorias da Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
AMARAL, M. A. F.. Componentes do processo de ensinar e aprender:Planejamento, Currículo e Avaliação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
AMARAL, M. A. F.. O Fazer docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
AMARAL, M. A. F.. Formação Continuada em Ensino de Ciências e Matemática no IFRJ/campus Volta Redonda: Relato de uma Experiência Interdisciplinar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
AMARAL, M. A. F.. Um passeio pelo cenário educacional brasileiro dos séculos XX e XXI: o passado e o presente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
AMARAL, M. A. F.. Formação de Professores no Ensino de Ciências e Ludicidade: Práticas no IFRJ- VR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
AMARAL, M. A. F.. Formação de Professores no Ensino de Ciências e Ludiciade: Práticas no IFRJ Volta Redonda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
AMARAL, M. A. F.. Oficina de Arte e Filosofia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
AMARAL, M. A. F.. Pesquisas Educacionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
AMARAL, M. A. F.. A Arte na construção da subjetividade: o jovem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
AMARAL, M. A. F.. O Espetáculo ai começar, o Teatro de Bonecos como forma de Ensinar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
AMARAL, M. A. F.. O papel do Teatro de Bonecos na Construção do Conhecimento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
AMARAL, M. A. F.. OficinaFazendo arte a gente aprende. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
AMARAL, M. A. F.. Relações Humanas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
AMARAL, M. A. F.. O papel do teatro de bonecos na construção do conhecimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
AMARAL, M. A. F.. O papel do teatro de bonecos na construção do conhecimento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
AMARAL, M. A. F.. O Ensinar e o Aprender através da Arte 2006 (Tese de Doutorado).

2.
AMARAL, M. A. F.. O Papel do Teatro de Bonecos na Construção do Conhecimento 1998 (Dissetação de Mestrado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AMARAL, M. A. F.; LINS, A. M. C. . III Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos V Jornada Científica do IFRJ Câmpus Volta Redonda. 2014.

2.
AMARAL, M. A. F.; LINS, A. M. C. . II Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos IV Jornada Científica do Campus Volta redonda. 2013.

3.
AMARAL, M. A. F.. Caderno de Programação, Resumos e Trabalhos Completos. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, M. A. F.; ABDALA-MENDES, M. F. ; PINTO, J. S. M ; PORTO, P. R. A. ; OLIMPIO, Ana Carolina . RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD com Material didático em Ensino de Ciências e Matemáica).

2.
AMARAL, M. A. F.; ABDALA-MENDES, M. F. ; PORTO, P. R. A. ; OLIMPIO, Ana Carolina ; PINTO, J. S. M ; ESTEVES, F. C. ; MARCELINA, A. . Desenvolvimento de Proposta metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD com Material didático em Ensino de Ciências e Matemáica).

3.
AMARAL, M. A. F.; MENDES, M. F. A. ; PORTO, P. R. A. ; PINTO, Jéssica S. M. P ; MARCELINA, A. ; ESTEVES, F. C. ; OLIMPIO, A. C. S. . Investigação da e na Prática Docente: possibilidades de Inovação no Ensino de Ciências e Matemática em escolas do município de Volta Redonda. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD - Material Didático).

4.
AMARAL, M. A. F.. Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Ciencias e Matemática. 2010. .

5.
AMARAL, M. A. F.. Curso ce Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Matemática IFRJ - campus Volta Redonda. 2009. .

6.
AMARAL, M. A. F.. Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
AMARAL, M. A. F.. Estudos de CTSA e o Ensino. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
AMARAL, M. A. F.. Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
AMARAL, M. A. F.. Estudos de CTSA e o Ensino. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
AMARAL, M. A. F.. Curso de Aperfeiçoamento Em Ensino de Ciências e Matemática IFRJ / campous Volta Redonda. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMARAL, M. A. F.; ALVES, M. P.. Participação em banca de Júlio César Rocha de Camargo Castro. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Qualidade de vida como debate. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda.

2.
AMARAL, M. A. F.; SILVA, L.; GONCALVES, N.; CARVALHO, S. A.. Participação em banca de Marcio Jacinto Vascolcellos Dutra. Ensino de Razão e Proporção no Ensino Fundamental Usando Experimentos de Movimento Retilíneo Uniforme. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense.

3.
AMARAL, M. A. F.; SILVA, I. C. M.; BENTO, M. S. N.. Participação em banca de GIOVANA DA SILVA CARDOSO. O AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO PRESENCIAL. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO / MECSMA) - FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA.

4.
CARVALHO, C. V. A.; VIEIRA, C. E. C.; AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Maria de Fátima dos Santos Guedes. Estudando prismas com o auxílio de softwares educativos tridimensionias. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática Mestrado Profissional) - UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Carolina Aparecida de Oliveira Pereira. UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
AMARAL, M. A. F.; CRAVO, R. L. F.; HUGUENIN, J. A. O.. Participação em banca de Patrícia Carla Vieira Romão Botelho. As Contribuições e os Desafios da Pesquisa na Formação Inicial em Ciências Biológicas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
AMARAL, M. A. F.; MENDES, M. F. A.; BALIEIRO, SILVERIO A B.. Participação em banca de Raimundo Pereira Filho. O PROEJA FIC eo perfil sócio econômico dos educandos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTA, A. T.; AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Layla Vieira Silva.TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO APOIO AO ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
AMARAL, M. A. F.; CARDOSO, G. S.; ALMEIDA, J. R. F.. Participação em banca de KENIA RODRIGUES GAVIÃO.ENSINO DE ÁLGEBRA: DESAFIOS, A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUGESTÕES DE ATIVIDADES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
AMARAL, M. A. F.; CARDOSO, G. S.; ALMEIDA, J. R. F.; MANARINTUNIN, A. S.. Participação em banca de Mayara Abreu de Carvalho.PROJETO NAO E ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Ana Luiza de AraújoRibeiro.Uma proposta inclusiva do Ensino de Geometria para alunos no espectro autista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus.

5.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Fábio da Silva Santos.O Desenvolvimento do Conceito de Função Inversa a partir do tema criptografia: uma Sequência Didática sob a Perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
Medeiros L.P.; Gomes, G. I; AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Cristiane Lúcia de Oliveira Souza.Prevenir para viver: um jogo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contraceptivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Clayton M. de Araújo; Elemézia R. Roberto;Thais C. P. Soares.Pátio Escolar: Espaço de Produção ou (Re)produção de Saberes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Volta Redonda.

8.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Camila Pereira Leite e Josilene Aparecida de Almeida.Educação de Jovens e Adultos como prática de transformação social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa.

9.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Franciane Machado e Emília Lopes.A contribuição dos aspectos sócio-culturais na aprendizagem dos educandos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa.

10.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Juliana da Silva Valim e Marilaine Costa de Paula.O desenvolvimento das inteligências múltiplas na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa.

11.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Rosana Vieira de Oliveira e Marcela Martins Corrêa.O processo de socialização na Educação Infantil: as crianças de 03 a 05 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa.

12.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de (Denise Peres Soares e Márcia de Almeida Siqueira).O papel da supervisão educacional no processo de avaliação nas séries iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa.

13.
AMARAL, M. A. F.. Participação em banca de Francislene Cristine de Souza e Vanuza Amorim Figueiredo.A Influência dos Processos Seletivos e dos Vestibularesno Processo de Formação Integral do Aluno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMARAL, M. A. F.. Concurso Público para Docente. 2018. Universidade Federal Fluminense.

2.
AMARAL, M. A. F.; RODRIGUES, F.; CORENZA, J. A.. Concurso Público para Docente. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
AMARAL, M. A. F.. Concurso público para Professor Adjunto I. 2015. Universidade Federal Fluminense.

4.
AMARAL, M. A. F.. Concurso Público para Professor Adjunto I. 2013. Universidade Federal Fluminense.

5.
AMARAL, M. A. F.. Presidente da banca do concurso para ingresso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. 2012. Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do rio de Janeiro.

6.
AMARAL, M. A. F.. Presidente da Banca do concurso para ingresso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de Ciências e Matemática do IF. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio de Janeiro.

7.
AMARAL, M. A. F.. Membro da Banca do Concurso para professor do PROEJA FIC. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
AMARAL, M. A. F.. I Simpósio Sul Fluminense de Ensino de Física. 2014. Universidade Federal Fluminense - Pólo Volta Redonda.

2.
AMARAL, M. A. F.. Membro Avaliador dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
AMARAL, M. A. F.. Membro Avaliador dos trabalhos da VI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012.

4.
AMARAL, M. A. F.. Membro avaliador do II Prêmio Inovador 2012. 2012. Fundação Educacional Volta Redonda.

5.
AMARAL, M. A. F.. Membro Avaliador dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
AMARAL, M. A. F.. Membro Avaliador dos trabalhos da V Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
AMARAL, M. A. F.. Membro Avaliador dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
AMARAL, M. A. F.. Membro Avaliador de trabalhos da IV Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
AMARAL, M. A. F.. Membro Avaliador dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CINTEDI. TECNOLOGIA ASSISTIVA E AÇÕES DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2018. (Congresso).

2.
III CINTEDI. A FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS DOCENTES DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA. 2018. (Congresso).

3.
III CINTEDI. AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO. 2018. (Congresso).

4.
V CEDUCE.UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO EM FÍSICA. 2018. (Outra).

5.
V CEDUCE.UM ESTUDO SOBRE O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM CAMPUS DO IFRJ. 2018. (Outra).

6.
XIX ENDIPE.O ensinar, o aprender e a arte: uma metodologia de ensino denominada Ensinarte. 2018. (Encontro).

7.
III CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Quando a academia se aproxima da comunidade: percepções de estudantes e licenciandos sobre um projeto de extensão. 2016. (Congresso).

8.
EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Estágio no IFRJ - campus Volta Redonda. Proposta de uma aproximação da realidade escolar. Relato de experiência. 2015. (Congresso).

9.
I Simpósio Sul Fluminense de Ensino de Física. 2014. (Simpósio).

10.
I Simpósio Sul Fluminense de Ensino de Física.A Pesquisa na Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas: contribuições para uma formação difrenciada. 2014. (Simpósio).

11.
Curso de Elaboração, Implantação e Melhoria de Sistema de Gestão Integrada. 2013. (Outra).

12.
II Seminário Nacional de Inovação Tecnológica nos Institutos Federais - SENETIF. 2013. (Seminário).

13.
Oficina Liderança Servidora. 2013. (Oficina).

14.
VII Encontro Brasileiro da Rede Estrado - Trabalho Docente e Políticas de Responsabilização.Atuando na Formação Docente: Um trabalho colaborativo no Ensino de Ciências e Matemática. 2013. (Encontro).

15.
VII JIT.RELACIONANDO A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2013. (Outra).

16.
XVI REPICT - Rede de Propriedadee Comercialização de Tecnologia. 2013. (Seminário).

17.
IX Seminário Internacional de la Red Estrado.ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O TRABALHO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL. 2012. (Seminário).

18.
Curso de Gestão: uma nova perspectiva da administração pública. 2011. (Outra).

19.
I Fórum Regional PROEJA FIC. 2011. (Outra).

20.
II Encontro de Alfabetização Científica.As possibilidades de intervenção no Ensino de Ciencias e Matemática: uma ação numa escola em Volta Redonda. 2011. (Encontro).

21.
III SEMATEC SUL.A articulação entre Ensino,Pesquisa e Extensão: as ações do IFRJ campus Volta Redonda. 2011. (Outra).

22.
JIT - JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O processo de investigação e de construção de uma proposta didático-metodológica de Ciências e Matemática: o caminho percorrido. 2011. (Outra).

23.
Pedagogía 2011. Encuentro por la unidad de los educadores. Formación Continuada: una experiencia multi e interdisciplinar en el curso de pós-graduación en la enseñanza de Ciencias e Matematica en el Instituto Federal del Rio de Janeiro - IFRJ campus Volta Redonda. 2011. (Congresso).

24.
Pedagogía 2011. Encuentro por la unidad de los educadores. El enseñar y el aprender a través del Arte. 2011. (Congresso).

25.
VIII ENPEC.Possibilidades de Intervenções Diferenciadas no Ensino de Ciências e Matemática: Um a Experiência na Formação Inicial. 2011. (Encontro).

26.
XII Reunião Bienal da RedPOP. UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM CIÊNCIAS: A. 2011. (Congresso).

27.
Curso Liderança: Reflexão e Ação. 2010. (Outra).

28.
II JORNADA CIENTÍFICA DE VOLTA REDONDA.A construção de uma sala temática: unindo história da ciência e divul~gação científica. 2010. (Outra).

29.
IISEMATEC SUL.UMA VIAGEM PELO MUNDO DE LEONARDO DA VINCI: A RELAÇÃO CIÊNCIA E ARTE, TRANSFORMANDO O PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO EM CONHECIMENTO.. 2010. (Outra).

30.
II SINECT Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)..Uma experiência de formação continuada em ensino de ciências e matemática no IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA. 2010. (Simpósio).

31.
I Seminário Pedagógico de Integração entre Polós do PROEJA FIC do IFRJ. 2010. (Seminário).

32.
I Encontro Aberto da Pós Graduação em Ensino de Ciências- Pesquisa em Ensino de Ciências: caminhos para a Sustentabilidade.Formação Continuada em Ensino de Ciências e Matemática no IFRJ/ campus Volta Redonda: Relato de uma Experiência Interdisciplinar. 2009. (Encontro).

33.
I SEMATEC SUL e I Jornada Científica do IFRJ/ campus Volta Redonda.Um passeio pelo cenário educacional brasileiro dos séculos XX e XXI: o passado e o presente.. 2009. (Outra).

34.
I SEMATEC SUL e I Jornada Científica do IFRJ / campus Volta Redonda.Formação de Professores no Ensino de Ciências e Ludicidade: Práticas no IFRJ- VR. 2009. (Outra).

35.
O papel do dirigente escolar e os fins da educação pública. 2006. (Seminário).

36.
40 anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil. 2005. (Congresso).

37.
II Seminário Jovens, valores e subjetividades: Jovens de todos os tempos.A arte na construção da subjetividade: o jovem. 2004. (Seminário).

38.
Cantos e encantos no aprender. 2003. (Seminário).

39.
Pedagogia 2003. O espetáculo vai começar o teatro de bonecos como forma de ensinar. 2003. (Congresso).

40.
Pedagoia 2003. O papel do teatro de bonecos na construção do conhecimento. 2003. (Congresso).

41.
Passos e descompassos entre o ensinar e o aprender. 2002. (Seminário).

42.
Desatando nós ... criando laços . Educação Afetiva. 2001. (Seminário).

43.
O saber escolar e a sociedade contemporânea. 2000. (Seminário).

44.
Escola: espaço do ver e do viver. 1999. (Seminário).

45.
Educação desafio permanente. 1998. (Seminário).

46.
Caminhos da escola pública. 1997. (Seminário).

47.
19ª ANPED - A política de educação no Brasil: globalização e exclusão social. 1996. (Congresso).

48.
Piaget, Vygotsky e Freinet. Nesse lugar chamado escola. 1996. (Seminário).

49.
18ª ANPED - Poder, Política e Educação. 1995. (Congresso).

50.
Dimensões do gerenciamento de creches. 1994. (Outra).

51.
Introdução a Epistemologia Convergente. 1993. (Outra).

52.
Simpósio de Desenvolvimento Infantil do Rio de Janeiro. 1993. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, M. A. F.. SEMEPE /SEMATEC SUL. 2018. (Outro).

2.
AMARAL, M. A. F.. IX Jornada Científica do campus Volta Redonda - JC. 2018. (Outro).

3.
AMARAL, M. A. F.; SARMENTO, G. C. P. ; MORAIS, L. P. ; SERGIO JUNIOR, P. ; LOPES, T. ; COSTA JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, J. F. C. ; CARDOSO, C. V. A. . Inclusão Social e Escolar: Desafios e Oportunidades. 2018. (Outro).

4.
AMARAL, M. A. F.. Jornada Científica do Campus Volta Redonda. 2017. (Outro).

5.
AMARAL, M. A. F.. VI SEMATEC. 2015. (Outro).

6.
AMARAL, M. A. F.. V SEMATEC SUL. 2013. (Outro).

7.
AMARAL, M. A. F.. V Jornada Científica do campus Volta Redonda. 2013. (Outro).

8.
AMARAL, M. A. F.; COSTA, A. M ; SILVA, S. N. ; CESCON, L. S. . IV SEMATEC SUL. EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E SOCIAL. 2012. (Outro).

9.
AMARAL, M. A. F.; COSTA, A. M ; SILVA, S. N. ; CESCON, L. S. . IV JORNADA CIENTÍFICA DO IFRJ/ CAMPUS VOLTA REDONDA: FAVORECENDO O INTERCÂMBIO DE SABERES E DE PESQUISAS NA REGIÃO SUL FLUMINENSE.. 2012. (Outro).

10.
AMARAL, M. A. F.. III Joranda Científica do IFRJ campus Volta Redonda. 2011. (Outro).

11.
AMARAL, M. A. F.. III SEMATEC SUL do IFRJ campus Volta Redonda. 2011. (Outro).

12.
AMARAL, M. A. F.. II Jornada de Iniciação Científica do IFRJ campus Volta Redonda. 2010. (Outro).

13.
AMARAL, M. A. F.. II SEMATEC SUL IFRJ campus Volta Redonda. 2010. (Outro).

14.
AMARAL, M. A. F.. Palestra. 2010. (Outro).

15.
AMARAL, M. A. F.. I Jornada Científica do IFRJ - campus Volta Redonda. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Oliveira Brante Gonçalves. A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO TEMA SEXUALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BARRA MANSA.. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Cristiane M. S Oliveira. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A CURSOS TÉCNICOS: AVALIANDO A PRÓPRIA PRÁTICA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rayla de Souza Lima. O ensino de funções matemáticas a estudantes com deficiência visual do ensino médio inseridos em turmas regulares em uma escola de Volta Redonda. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carolina Gomes de Souza. Percepções dos alunos e servidores do IFRJ/Campus Volta Redonda sobre a Educação Inclusiva. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Júlia Roberto Richieri. Um olhar sobre a avaliação em Física: sugestões de instrumentos avaliativos para serem utilizados pelos professores do Ensino Médio da rede municipal de ensino de Volta Redonda. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Nykolle Fabiane Camilo Fernandes. Percepções dos alunos e servidores do IFRJ/Campus Volta Redonda sobre a Educação Inclusiva. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Janine de Souza Salvado. Um olhar sobre a avaliação em Física: sugestões de instrumentos avaliativos para serem utilizados pelos professores do Ensino Médio da rede municipal de ensino de Volta Redonda. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rayanne Rodrigues. O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHANDO A ASTRONOMIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS DIDÁTICOS. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização e PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

2.
Carolina Aparecida de Oliveira Pereira. UTILIZAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

3.
Patrícia Carla Vieira Romão Botelho. As contribuições e os desafios da pesquisa na formação inicial em Ciências Biológicas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

4.
ANGÉLICA TEIXEIRA PEREIRA DA TRINDADE. O RELACIONAMENTO PROFESSOR/ALUNO E O PAPEL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

5.
Jéssica Motta Barboza. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA ELÉTRICA DOS ALUNOS DO 9º ANO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

6.
Ceni Barros. Contribuição da História da Ciência para o Ensino de Biologia: Uma proposta metodológica focada no estudo da tuberculose. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carolina Gomes. RECURSOS DIDATICO NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

2.
Loraine dos Santos e Elenice Pereira. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

3.
Flávia Torres e Fernanda Roberta Ferreira da Silva. Avaliação na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

4.
Carina de Carvalho Ribeiro e Suellem Pereira Rosário. O Fracasso Escolar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo da Realidade da Rede de Ensino do Município de Volta Redonda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

5.
Mariane Madeira Lima e Renata de Souza Araújo Lopes. O Fenômeno Bullyling e sua presença nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

6.
Hérica Mariano da Silva e Vanusa Ferreira da Silva Barbosa. A Importância da Música na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

7.
Camila Pereira Leite e Josilene Aparecida de Almeida. Educação de Jovens e Adultos como prática de transformação social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

8.
Franciane Machado e Emília Lopes. A contribuição dos aspectos sócio-culturais na aprendizagem dos educandos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

9.
Rosana Vieira de Oliveira e Marcela Martins Corrêa. O processo de socialização na Educação Infantil: as crianças de 03 a 05 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

10.
Juliana da Silva Valim e Marilaine Costa de Paula. O desenvolvimento das inteligências múltiplas na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

11.
Denise Peres Soares e Márcia de Almeida Siqueira. O papel da supervisão educacional no processo de avaliação naas séries iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

Iniciação científica
1.
Douglas Beatriz Ferreira. Uma análise sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de Física do Ensino Médio dos colégios da rede municipal de ensino de Volta Redonda.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

2.
Janine de Souza Salvado. Uma análise sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de Física do Ensino Médio dos colégios da rede municipal de ensino de Volta Redonda.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

3.
Carolina Gomes de Souza. Percepções dos alunos e servidores do IFRJ/Campus Volta Redonda sobre a Educação Inclusiva. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

4.
Gabriele Maria Baptista Cordeiro. Percepções dos alunos e servidores do IFRJ/Campus Volta Redonda sobre a Educação Inclusiva. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

5.
Nykolle Fabiane Camilo Fernandes. Percepções dos alunos e servidores do IFRJ - campus Volta Redonda sobre Educação Inclusiva. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

6.
Jessica Simões Mariano. ?A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

7.
Ana Carolina da Silva Olimpio. ?A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.?. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

8.
Jéssica Simões Mariano Pinto. A INSERÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA. 2012. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

9.
Ana Carolina da Silva Olímpio. A INSERÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

10.
Ana Carolina da Silva Olímpio. INVESTIGAÇÃO NA E DA PRÁTICA DOCENTE:POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTCIA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

11.
Jéssica Simões Mariano Pinto. Investigação na e da Prática Docente: possibilidades de inovação no Ensino de Ciências e Matemática em Escolas do Município de Volta Redonda. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

12.
Andrea Oliveira Almeida. A alegria e o prazer: a arte no ensinar e no aprender. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.

13.
Regina Célia Almeida Correa e Ana Cristina S. Aguiar. A importância do teatro de bonecos na facilitação da aprendizagem no primeniro ciclo do Ensino Fundamental. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Orientador: Márcia Amira Freitas do Amaral.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, M. A. F.; COSTA, A. M . Como elaborar projetos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, M. A. F.. V SEMATEC SUL. 2013. (Outro).

2.
AMARAL, M. A. F.. V Jornada Científica do campus Volta Redonda. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 15:59:56