Claudio Dall'Anese

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6099414992018190
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI (1987), especialização lato sensu em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu (1994), mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto I do Centro Universitário da FEI, professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, professor adjunto II da Universidade São Judas Tadeu e professor doutor do Centro Universitário Fundação Santo André. Tem experiência na área de Matemática e Computação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, cálculo diferencial e integral, cálculo numérico, algoritmos, linguagem C++, geometria analítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudio Dall'Anese
Nome em citações bibliográficas
DALL'ANESE, C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul.
Avenida Goiás, 3400
Barcelona
09550051 - São Caetano do Sul, SP - Brasil
Telefone: (11) 42393200
Ramal: 3228
Fax: (11) 42393216
URL da Homepage: http://www.uscs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Argumentos e Metáforas Conceituais para a Taxa de Variação, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Janete Bolite Frant.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: embodiment cognition; aprendizagem; derivada; linguagem; metáfora conceitual.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 2000
Mestrado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Benedito Antonio da Silva.
Palavras-chave: derivada; contrato didático; reta tangente; variação; otimização; cálculo diferencial e integral.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise / Especialidade: Educação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1994
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 540h).
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
1990 - 1991
Aperfeiçoamento em Administração Econômico Finaceira. (Carga Horária: 273h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil. Ano de finalização: 1991.
1982 - 1987
Graduação em Engenharia Elétrica.
Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Título: Estágio em laboratório de microcomputadores.
Orientador: Luiz Antonio Mortaio.
1979 - 1981
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Bandeirantes, BANDEIRANTES, Brasil.
1975 - 1978
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Bandeirantes, BANDEIRANTES, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Tutoria em EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Francês Instrumental Para Pós Graduandos Nível I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1993 - 1994
Especialização Em Matemática. (Carga horária: 540h).
Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
1990 - 1991
Extensão universitária em Administração de Empresas. (Carga horária: 228h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
02/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário da FEI, Centro Universitário da FEI.

Atividade realizada
Coordenador da disciplina Cálculo Numérico para Engenharia Matutino.
02/2013 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
08/2008 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
02/2008 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Computação
08/2008 - 12/2011
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico

Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1, 2, 3 e 4
03/1989 - Atual
Ensino, Ciencia da Computação e Sistemas de Informações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1 e 2
11/2011 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso, Curso de Ciencias Econômicas.

Cargo ou função
Membro de conselho de curso.
02/2011 - 12/2013
Ensino, Escola de Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática para a gestão de Negócios
02/2010 - 12/2013
Ensino, Escola de Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Quantitativos
02/2005 - 12/2010
Ensino, Ciencia da Computação e Sistemas de Informações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
3/1990 - 12/2009
Ensino, Adm. Emp., Com. Ext, Cienc. Cont, Cienc. Econ., Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso, Sistemas de Informação.

Cargo ou função
Membro de conselho de curso.
6/2005 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro de conselho superior.
2/2001 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curso, Ciência da Computação.

Cargo ou função
Membro de conselho de curso.
2/2001 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Centro Universitário.

Cargo ou função
Membro de conselho superior.
02/1995 - 12/1999
Ensino, Ciencia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura de Hardware
02/1988 - 12/1994
Ensino, Ciencia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Circuitos Digitais

Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
02/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada

Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
2/2003 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1,2,3 e 4
03/2015 - 02/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Numéricos Aplicados à Engenhria de Produção
11/2013 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Faculdade da FAENG, .

Cargo ou função
Conselheiro docente eleito pelos pares.
11/2007 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Faculdade da FAENG, .

Cargo ou função
Conselheiro eleito pelos pares docentes.
11/2007 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Faculdade da FAECO, .

Cargo ou função
Conselheiro representante da FAENG indicado pelo Conselho de faculdade da FAENG.
2/2005 - 12/2008
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
2/2005 - 12/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
2/2004 - 12/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
2/2001 - 12/2003
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquitetura de Hardware e Software
5/2001 - 12/2002
Ensino, Bacharelado Em Matemática Com Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recuperação de Informações

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de pesquisa, Carga horária: 3

Atividades

8/2002 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Pós Graduação em Educação Matemática.



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias e Meios de Expressão em Educação Matemática

Objetivo: Estudar e analisar impactos da tecnologia na Educação Matemática. Formar uma cultura de investigação e pesquisa, envolvendo questões sobre as relações recíprocas entre práticas matemáticas, aprendizagem e tecnologias, em particular, as tecnologias digitais, e a orquestração de ensino na presença de ferramentas tecnológicas..
2.
COTLEM - Corpo, Tecnologia Linguagem e Educação Matemática

Objetivo: Compreender melhor os processos cognitivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de matemática, o papel da linguagem, da tecnologia e da cognição corporificada nesses processos. Em particular, no ensino do terceiro grau e na formação de professores que forma e desenvolve profissionais que trabalham nos diferentes graus de ensino. Investigar e descrever a produção de significados, por alunos e e professores, para as idéias matemáticas envolvidas na disciplina de cálculo. Priorizamos estudar os temas sobre espaço e tempo, trajetórias, infinito,continuidade, integral, e as implicações do uso de tecnologia como prótese na produção de significados..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação/Especialidade: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Doutor em Educação Matémática, Pontifícia Universidade Católica - PUC - SP.
2000
Mestre em Ensino da Matemática, PUC-SP.
1994
Especialista em Matemática, Universidade São Judas Tadeu.
1987
Engenheiro Eletricista, FEI - Faculdade de Engenharia Industrial.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
DALL'ANESE, C.; Trentin, P.H. . A Aprendizagem Significativa do Cálculo Diferencial e Integral: Relato de Experiência com a Abordagem de Problemas de Taxa de Variação na Formação de Engenheiros. In: Elenilton Vieira Godoy; Fábio Gerab. (Org.). Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Superior: Inovação, Propostas e Desafios. 01ed.Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2018, v. 01, p. 115-146.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DALL'ANESE, C.. Uma visão moderna do ensino da matemática. IMES Notícias, São caetano do Sul - SP, , v. único, p. 4 - 4, 02 fev. 2001.

2.
DALL'ANESE, C.. Internet: o que é, para que serve, que rumo toma. IMES Notícias, São caetano do Sul - SP, , v. único, p. 5 - 5, 09 set. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DALL'ANESE, C.; BOLITE FRANT, J. . Um olhar para o papel do corpo, da tecnologia e da linguagem: A noção de derivada de uma função. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. Anais do IIICongresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas - RS: Universidade Luterana do Brasill, 2005. v. unico.

2.
BOLITE FRANT, J. ; DALL'ANESE, C. ; BARTO, Maria Cecilia ; MOMETTI, Antonio Luis . Reclaiming Visualization: when seeing does not imply looking. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION (ICME 10), 2004, Copenhagen. 10 th INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION (ICME 10), 2004. v. unico.

3.
DALL'ANESE, C.. Pesquisa e prática: elaborando e aplicando uma atividade sobre taxa de variação. In: VIII ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2004, Recife - PE. VIII ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Recife: SBEM, 2004. v. único.

4.
BOLITE FRANT, J. ; DALL'ANESE, C. ; BARTO, M. C. ; MOMETTI, A. . Prótese ou Ferramenta: um olhar sobre o uso da tecnologia. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2003. v. único.

5.
DALL'ANESE, C.; BOLITE FRANT, J. . Linguagem e cognição matemática: implicações para uma análise da produção de significados para taxa de variação. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em educação Matemática, 2003, Rio Claro. Anais do VII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro: Unesp, 2003. v. único.

6.
DALL'ANESE, C.; BOLITE FRANT, J. . Tecnologia, argumentação e cognição matemática: uma análise da produção para derivada de uma função real. In: Encontro Brasileiro de estudantes em Educação matemática, 2002, Campinas. Anais do VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Campinas: Graf. FE, 2002. v. 1. p. 270-273.

7.
DALL'ANESE, C.. Uma proposta para o ensino do conceito de derivada. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 2001, Catanduva. VI EPEM - VI encontro paulista de Educação Matemática - SBEM-SP/FAFICA. São Paulo: SBEM-SP, 2001. v. único.

8.
DALL'ANESE, C.. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. In: Encontro Brasileiro de estudantes em Educação matemática, 2000, Rio Claro. Anais do IV encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em Educação matemática. Rio Claro: Unesp, 2000. v. único. p. 117-122.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DALL'ANESE, C.. Visual e Analítico: Argumentos e Metáforas para a Taxa de variação. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2006, São Paulo. Resumos Expandidos dos Trabalhos e Posters apresentados no III HTEM. São Paulo: PUC- SP, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DALL'ANESE, C.. Uma análise sobre o uso de recursos computacionais na aprendizagem do conceito de Derivada. In: I Simposio de Pesquisa do Grande ABC, 2011, São Caetano do Sul. Anais do I Simposio de Pesquisa do Grande ABC, 2011. v. CD ROM. p. 239-239.

2.
BOLITE FRANT, J. ; DALL'ANESE, C. ; GONZALEZ, N. L . Computer and Visualization in Calculus classroom: when seeing does not imply looking. In: International Conference on teaching of Calculus, 2004, Kariavatton, Thiruvananthapura. International Conference on Teaching of Calculus, 2004. v. unico.

3.
DALL'ANESE, C.; SILVA, B. A. . Conceito de Derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. In: 52 Reunião Anual da SBPC, 2000, Brasília. Reunião Anual da SBPC, 52. Brasília: Sociedade Brasileira para o progresso da ciência, 2000. v. unico.

Apresentações de Trabalho
1.
DALL'ANESE, C.. Pôster: Uma análise sobre o uso de recursos computacionais na aprendizagem do conceito de Derivada.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DALL'ANESE, C.. Visual e analítico: argumentos e metáforas para a taxa de variação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DALL'ANESE, C.; BOLITE FRANT, J. . Poster: Um olhar para o papel do corpo, da tecnologia e da linguagem: a noção de derivada de uma função.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BOLITE FRANT, J. ; BARTO, Maria Cecilia ; DALL'ANESE, C. ; MOMETTI, Antonio Luis . RECLAIMING VISUALIZATION:WHEN SEEING DOES NOT IMPLY LOOKING. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOLITE FRANT, J. ; DALL'ANESE, C. ; BARTO, Maria Cecilia ; MOMETTI, Antonio Luis . TECNOLOGIA E VISUALIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BOLITE FRANT, J. ; DALL'ANESE, C. ; BARTO, Maria Cecilia ; MOMETTI, Antonio Luis . Prótese ou Ferramenta: um olhar sobre o uso de tecnologia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DALL'ANESE, C.; BOLITE FRANT, J. . Linguagem e cognição matemática: implicações para uma análise da produção de significados para taxa de variação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DALL'ANESE, C.; BOLITE FRANT, J. . Tecnologia, Argumentação e cognição matemática: uma análise da produção para derivada de uma função real. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DALL'ANESE, C.. Uma proposta para o ensino do conceito de derivada. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DALL'ANESE, C.. Abordagem do conceito de derivada a partir da noção de variação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DALL'ANESE, C.. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DALL'ANESE, C.; SILVA, B. A. . Poster: Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
DALL'ANESE, C.. Uma proposta para o ensino e para aprendizagem do conceito de derivada. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DALL'ANESE, C.. Argumentos e metáforas conceituais para a taxa de variação. São Paulo: PUC-SP, 2006 (Tese de Doutorado).

2.
DALL'ANESE, C.. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2000 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DALL'ANESE, C.. Tratamento e análise de dados estatísticos. 1991.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARRUDA, D. ; DALL'ANESE, C. ; AUGUSTINI, C. A. ; GUERRA, J. . Programa SHOW +Jornalismo com Entretenimento. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
DALL'ANESE, C.. Matemática para a Vida Cotidiana. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Matemática via EaD).

2.
DALL'ANESE, C.. Revisão de Matemática. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educaçãoadistância).

3.
DALL'ANESE, C.. Questões de Matemática. 2007. (Vestibular).

4.
DALL'ANESE, C.. Argumentos e Metáforas Conceituais para a Taxa de variação. 2006. (Relatório de pesquisa).

5.
DALL'ANESE, C.. Questões de Matemática. 2006. (Vestibular).

6.
DALL'ANESE, C.. Questões de matemática. 2006. (Concurso Público).

7.
DALL'ANESE, C.. Conceito de derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DALL'ANESE, C.; PIMENTEL, Edson Pinheiro; BOTELHO, Carlos Alberto. Participação em banca de Adilson S. Sabino; Anderson Cabrera et al.Um ambiente de avalição formativa aplicada ao aprendizado de lógica de programação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia da Computação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DALL'ANESE, C.. Professor Nível Superior para Graduação. 2017. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

2.
DALL'ANESE, C.. Professor Nível Superior para Graduação. 2013. Centro Universitário Fundação Santo André.

3.
DALL'ANESE, C.. Professor para a disciplina Matemática Discreta. 2013. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

4.
DALL'ANESE, C.; Ara, A. B.; KARRER, M.. Professor de Cálculo II para tecnólogo. 2007. Centro Universitário Fundação Santo André.

5.
DALL'ANESE, C.; DAMICO, A.; CACALANO, O.. Professor de Matemática. 2007. Centro Universitário Fundação Santo André.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simposio de Pesquisa do Grande ABC.Uma análise sobre o uso de recursos computacionais na aprendizagem do conceito de Derivada. 2011. (Simpósio).

2.
III HTEM: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática. Visual e Analítico: argumentos e metáforas para a taxa de variação. 2006. (Congresso).

3.
III CIEM: Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Um olhar para o papel do corpo, da tecnologia e da linguagem: a noção de derivada de uma função. 2005. (Congresso).

4.
II SIPEM: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Prótese ou ferramenta: um olhar sobre o uso de tecnologia. 2003. (Seminário).

5.
VII EBRAPEM: Encontro brasileiro de pesquisadores em Educação Matemática.Linguagem e cognição matemática: implicações para uma análise da produção de significados para a taxa de variação. 2003. (Encontro).

6.
Administração em Sintonia com a Realidade. 2002. (Encontro).

7.
VI EBRAPEM: Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Educação Matemática.Tecnologia, argumentação e cognição matemática: uma análise da produção para derivada de uma função real. 2002. (Encontro).

8.
VI EPEM: Encontro Paulista de Educação Matemática.Uma proposta para o ensino do conceito de derivada. 2001. (Encontro).

9.
VII ENEM: Encontro Nacional de Educação matemática.Abordagem do conceito de derivada a partir da noção de variação. 2001. (Encontro).

10.
52 reunião anual da SBPC. Conceito de Derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. (Congresso).

11.
IV EBRAPEM: Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Educação Matemática.Conceito de Derivada: uma proposta para seu ensino e aprendizagem. 2000. (Encontro).

12.
IV Jornada Interna de Educação Matemática.Uma proposta para o ensino e para a aprendizagem do conceito de derivada. 1999. (Outra).

13.
III Jornada Interna de Educação Matemática. 1998. (Outra).

14.
II Forum de debates do IMES. 1992. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Mayara Alves Rosa Neves. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE DERIVADA DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL REAL. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia) - Centro Universitário Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros. Orientador: Claudio Dall'Anese.

2.
Mayara Alves Rosa Neves. UM PANORAMA SOBRE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia) - Centro Universitário Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros. Orientador: Claudio Dall'Anese.



Outras informações relevantes


Doutoramento com apoio de bolsa de estudos CAPES modelo II.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:46:23