Ivanete Batista dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4530361963111962
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1984), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1998) e doutorado em Educação,História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de ensino de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: história da educação matemática, história da educação, educação matemática, trajetória de formação e atuação de professores que ensinam matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivanete Batista dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, I. B.;SANTOS, IVANETE;SANTOS, IVANETE BATISTA DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Matematica.
Rosa Elze
49075-510 - Sao Cristovao, SE - Brasil
Telefone: () 31056709
URL da Homepage: http://www.ufs.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de Matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX), Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Mirian Jorge Warde.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Edward Lee Thorndike; História do ensino de Matemática; Psicologia e ensino de Matemática; Testes e ensino de Matemáica; Ensino de Matemática nos Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1995 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Algebra: exagerda ou sumida?,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Prof Dr. Danilo Felizardo Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Álgebra; Ensino de Matemática; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
1993 - 1994
Especialização em Especialização Em Informática Educativa. (Carga Horária: 386h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
1985 - 1986
Graduação em Bacharelado Em Matemática.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
1981 - 1984
Graduação em Licenciatura Em Matemática.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2003
Extensão universitária em Inglês Instrumental : leitura para fins Academicos. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado em Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino de Matemática
História da Matemática
Laboratório de Matemática

Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40

Atividades

12/1986 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Governo do Estado de Sergipe, GOVERNO/SE, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40

Atividades

4/1982 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
UMA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE A PARTIR DA(S) TRAJETÓRIA(S) DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS DOCENTES (1975 ? 2009)
Descrição: A proposta aqui apresentada é uma continuidade do projeto iniciado em 2012, com o título idêntico, ou seja, Uma história do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe a partir da(s) trajetória(s) de formação e atuação dos docentes (1975 ? 2009) . A época o projeto foi conduzido por alunos do curso de Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que tiveram o primeiro contato com as fontes e fizeram o exercício de coletar, sistematizar, entrevistar professores e aos poucos começaram a produzir os primeiros textos ? como é o caso das produções dos trabalhos de conclusão de curso(TCC) de Santos (2013) intitulado "José Nunes de Vasconcelos e Carlos Roberto Bastos Souza: uma história das semelhanças entre as trajetórias de formação e de atuação no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (1972 - 1997)" e o de Nascimento (2013) nominado como "Elementos de aproximações e distanciamentos entre as trajetórias de formação e atuação de Julieta Maria Alves Rolemberg Côrtes e Vera Cândida Ferreira como professoras do departamento de matemática da Universidade Federal de Sergipe (1973 ? 2003)". Cabe destacar, ainda, que até o desenvolvimento do referido projeto a história da formação do curso de Licenciatura em Matemática da UFS que antes era narrada por meio do trabalho de Souza (1999) , intitulado Histórico dos cursos de Matemática da UFS (Licenciatura e Bacharelado), posteriormente, tomando as informações de Souza (1999), começaram a ser produzidos trabalhos que se enquadram no que é denominado a partir de Chervel (1990) de história das disciplinas escolares, como é o caso de Oliveira (2009) -Uma disciplina, uma história: Cálculo na Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe(1972-1990) e Guimarães (2012) - História da Matemática no ensino fundamental: usos em sala de aula pelo professor de Matemática da rede municipal de Aracaju/SE. Por meio dos trabalhos produzidos a partir do projeto sobre trajetórias foi possível dar visibilidade a forma como o curso de licenciatura foi conformado, mas ainda há muitas trajetórias a serem investigadas para que seja possível escrever uma história do curso de Licenciatura em Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Paulo de Souza Rabelo - Integrante.
2015 - Atual
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS SEM E COM O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS OU TECNOLÓGICOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Paulo de Souza Rabelo - Integrante.
2014 - Atual
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS SEM E COM O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS OU TECNOLÓGICOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Paulo de Souza Rabelo - Integrante.
2013 - Atual
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE ( SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX)
Descrição: Em 2012 foi inciado um projeto de investigação sobre a trajetória de formação e atuação de professores que lecionaram no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, investimento garantido por meio do Edital n 14/2012/POSGRAP/UFS -PIBIC/PICVOL 2012. Dos procedimentos adotados para a proposta anterior já foi realizado o mapeamento dos documentos do acervo do Departamento de Matemática. Foram digitalizadas as pastas individuais dos professores Carlos Roberto Bastos Souza, José Nunes de Vasconcelos, José Augusto Machado, Albano de Menezes Prado, Vera Cândida Ferreira e Julieta Maria Alves Rolemberg Côrtes, Jose Carlos Leite Com quatro desses professores além da escrita de um texto preliminar baseado em documentos escritos já foi realizada a entrevista com quatro deles. Para isso, contamos com a colaboração de bolsistas e de duas alunas que optaram por produzir os trabalhos de conclusão de curso investigando sobre a trajetória de atuação e formação desses professores. Dito de outra forma já se encontra em fase final a escrita da trajetória dos seguintes professores Carlos Roberto Bastos Souza, José Nunes de Vasconcelos, José Augusto Machado, Albano de Menezes Prado, Vera Candida, Julieta,José Carlos Menezes. vale destacar aqui que submetemos projeto semelhante ao Edital da Fapitec no final de 2012 para a popularização da ciências e obtivemos apoio financeiro que por certo garantirá uma publicação sobre as histórias que estão sendo produzidas. Mas, somos de entendimento que para aprofundar a qualidade dos textos produzidos precisamos continuar em busca de novos fontes sobre para os textos já escritos, bem como continuar a escrita de professores que ainda não tivemos condições de pesquisar. Dito de outra forma precisamos ainda investigar outros acervos como como o arquivo da Central e os jornais que circulavam em Sergipe à época. Para a continuidade adotaremos mais uma vez como referência os trabalhos de Souza (1998), Oliveira (2010) e Guimarães (2012), para ao cabo de mais um projeto termos a possibilidade de escrever uma História do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe a partir das trajetórias de formação e atuação dos seus professores. Por conta desses referências e das informações já coletadas por meio das entrevistas constatamos que ainda há a necessidade de dar continuidade a empreitada já iniciada, e examinar por exemplo os arquivos e outros acervos da Universidade Federal de Sergipe., como é o caso do Departamento de Física , pois constatamos que muitos dos professore do Departamento de Matemática inciaram a careira exatamente pelo Departamento de Física..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Paulo de Souza Rabelo - Integrante.
2013 - Atual
UMA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE A PARTIR DA(S) TRAJETÓRIA(S) DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS DOCENTES (1975 ? 2009)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Rita de Cassia Pistoia Mariani - Integrante / Marcos Denilson Guimarães - Integrante / Paulo de Souza Rabelo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS SEM E COM O USO DE RECURSOS MANIPULÁVEIS OU TECNOLÓGICOS
Descrição: Neste projeto, será investigado como os alunos do 6º ano do ensino fundamental resolvem problemas matemáticos sem e com o uso de recursos manipuláveis ou tecnológicos. A justificativa para essa investigação é que a partir de trabalhos de mestrandos vinculados ao - Núcleo de Investigação sobre história e perspectivas atuais da Educação Matemática - NIHPEMAT como os de Guimarães (2012) e Lima (2013) é possível afirmar que um quantitativo significativo de professores de Matemática ainda não incorporou à rotina de sala de aula o uso de recursos como a história da matemática, a calculadora e os computadores. Além disso, Trindade (2012), afirma que a resolução de problema ainda é utilizada basicamente como um recurso, ou seja, depois que o professor expõe o conteúdo entrega uma lista de problemas ou solicita que o aluno resolva itens do próprio livro didático adotado. E os resultados registrados por meio de avaliações escritas, na maioria das vezes não são exitosos. Dito de outra forma, os resultados alcançados pelos alunos a partir dos procedimentos adotados pelos professores ainda não tem funcionado de forma satisfatória. Por conta disso, antes de apresentar proposta(s) de sequências didáticas ao professor, optamos por selecionarmos problemas matemáticos relacionados a conteúdos e retirados de livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental para serem resolvidos por alunos desse ano de duas formas, sem e com o uso de recursos manipuláveis como o ábaco, a torre de Hanói, o geoplano, ou de recursos tecnológicos como a calculadora e o computador por meio de softwares a exemplo do geogebra. O objetivo é investigar estratégias adotadas pelos alunos e verificar em que medida o uso de recursos manipuláveis e tecnológicos poderão facilitar ou não a apropriação dos conceitos matemáticos envolvidos em cada problema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Paulo de Souza Rabelo - Integrante.
2012 - Atual
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE ( SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX)
Descrição: O curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Federal de Sergipe, segundo Souza ( 1998) era oferecido inicialmente foi vinculado a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e só com a criação do Instituto de Matemática e Física em 1975 é que oficialmente passa a existir e forma a primeira turma. Ainda de acordo com Souza (1998) os professores que atuaram no primeiro ano de curso foram os seguintes: Albano de Menezes Prado, Gamaliel Machado, Manuel José de Oliveira Belém, José Augusto Machado Almeida, Carlos Roberto Bastos Souza, José Nunes de Vasconcelos, Antonio dos Santos Silva e Antonio dos Santos. Qual a formação desses professores? Como foi a atuação desses docentes no processo de formação de novos professores? Quais as bandeiras e que defenderam para melhorar a formação dos professores de Matemática? Desde a época da criação até hoje, 2012, pouco se sabe sobre a formação e atuação desses e de outros docente que formaram os primeiros licenciados em Matemática do estado de Sergipe. Vale ressaltar que depois do trabalho de Souza (1998), outras investigações mais recentes, como a de Oliveira (2010) e Guimarães (2012), apresentam informações sobre os cursos de Matemática. Mas nenhum desses trabalhos teve como foco principal os professores que durante décadas lecionaram, ou ainda lecionam, no Departamento de Matemática. Espera-se por meio desta pesquisa conribuir para que os alunos adquiram instrumentos proprios da pesquisa histórica e ao mesmo tempo passem a compreender como histroicamente ocorereu e ocorre o processo de formação de professores de Matemática em Sergipe..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador.
2012 - Atual
A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970
Descrição: O projeto reúne pesquisadores doutores de dez estados brasileiros com o fim de elaboração de uma investigação histórico-comparativa. A temática de estudo refere-se à análise da trajetória de constituição dos saberes elementares matemáticos (a Aritmética, a Geometria e o Desenho) presentes no curso primário de diferentes regiões brasileiras desde o período de criação do modelo grupo escolar até a sua extinção a partir da criação da escola obrigatória de oito anos. Este projeto nutre-se de experiência anterior obtida com o desenvolvimento de estudos histórico-comparativos entre Brasil e Portugal e apoio da CAPES e do GRICES (2006-2010), e busca consolidar uma rede nacional de pesquisadores interessados na produção de uma história glocal da educação matemática. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o modelo grupo escolar , difundido a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM SERGIPE (segunda metade do século XX)
Descrição: Este projeto tem por objetivo mapear e analisar elementos relativos ao saber e ao fazer pedagógico, que permitam uma compreensão sobre o Movimento da Matemática Moderna em Sergipe, durante a segunda metade do século XX. Tal opção se justifica primeiro pela inexistência de estudos cujo foco principal de análise seja o Movimento da Matemática Moderna em Sergipe, conforme constatado pelo exame das dissertações produzidas no âmbito do Mestrado em Educação da UFS. Segundo, por ser essa uma proposta vinculada a um projeto de cooperação internacional nominado O Movimento da A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e em Portugal: Estudos Históricos Comparativos. Constata-se ainda que em jornais, que circulavam a época da implantação do movimento, aparecem indícios da presença do da Matemática Moderna em Sergipe. Para uma compreensão do que aconteceu a partir da década de sessenta do século XX, em relação ao saber e ao fazer do professor de Matemática em sala de aula, necessário se faz examinar fontes, orais e escritas, para identificar aspectos relacionados à prática docente, na tentativa de identificar mudanças no tocante ao tratamento dos conteúdos matemáticos, aos livros adotados e ao processo de formação docente. Dito de outra forma, no caso de Sergipe ainda é necessário produzir estudos com o intuito de explicitar como as propostas relacionadas ao movimento da Matemática Moderna em Sergipe foram impostas, incorporadas, adaptadas ou simplesmente rejeitadas no ambiente escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Raquel Rosário Matos - Integrante / Ivana Silva Santos - Integrante / Marcos Denilson Guimarães - Integrante / Deoclécia de Andrade Trindade - Integrante / Nayara Jane Souza Moreira - Integrante.
2007 - 2008
O Jornal como fonte para a escrita de uma História da Educação Matemática em Sergipe ( segunda metade do século XX)
Descrição: Objetivo de mapear nos jornais, que circulavam em Sergipe na segunda metade do século XX, notícias sobre o ensino de Matemática, para produzir uma base de dados a ser disponibilizada e utilizada para a escrita de uma História do ensino de Matemática em Sergipe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Raquel Rosário Matos - Integrante / Ivana Silva Santos - Integrante / Marcos Denilson Guimarães - Integrante / Rone Peterson Oliveira Santos - Integrante / Crislene Paixão - Integrante.
2006 - 2009
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM SERGIPE: ELEMENTOS PARA A CONFORMAÇÃO DE UMA HISTÓRIA
Descrição: Com o presente projeto, objetiva-se mapear e analisar elementos relativos ao saber e ao fazer pedagógico, relacionados aos níveis de ensino, atualmente, denominados de Ensino Fundamental e Ensino Médio, que permitam uma compreensão da história do ensino de Matemática em Sergipe nas últimas décadas do século XX..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Raquel Rosário Matos - Integrante / Ivana Silva Santos - Integrante / Marcos Denilson Guimarães - Integrante / Deoclécia de Andrade Trindade - Integrante / Nayara Jane Souza Moreira - Integrante / Rone Peterson Oliveira Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
REVIMAT- Revisão de conteúdos matemáticos
Descrição: Por meio deste projeto a pretensão é desenvolver atividades de extensão com o objetivo de abordar conteúdos matemáticos do Ensino Médio para atender a duas demandas. A primeira que são alunos de escola pública que irão fazer vestibular em 2013 para ingressar na Universidade Federal de Sergipe em 2014. E a segunda demanda são alunos que ingressam na UFS e trazem lacunas na formação no que diz respeito a conteúdos matemáticos do Ensino Médio. Para isso, tomaremos como principal fonte as provas anteriores do ENEM e as atividades didáticas elaboradas pelos professores do Departamento de Matemática que ministram as disciplina Cálculo I e Vetores, disciplina essas que apresentam um índice de reprovação superior a cinquenta por cento. Para o desenvolvimento da atividade adotaremos a resolução de problemas como metodologia, o que significa tomar os problemas matemáticos como ponto de partida da atividade didática.Espera-se dessa forma contribuir para a formação dos nossos alunos, que terão a oportunidade de desenvolver atividades didáticas para um público que terá a oportunidade de minimizar lacunas na formação no que diz respito aos conteúdos matemáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / Rita de Cassia Pistoia Mariani - Integrante / Paulo de Souza Rabelo - Integrante.
2013 - Atual
Laboratório Itinerante para o Ensino de Matemática - LABIEMAT
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Revimat - Revisão de conteúdos matémáticos
Descrição: O objetivo deste projeto é revisar conteúdos matemáticos para alunos de escolas públicas que pretendem fazer vestibular e para alunos sem pré-requisitos para cursar as disciplinas Cálculo I e Vetores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador.
2010 - 2011
Laboratório Itinerante para o ensino de Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
REVIMAT- Revisão de conteúdos matemáticos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador.
2007 - 2008
Prodocência subprojeto "Resolução de problema como uma metodolgia para o ensino de matemática:elaboração e aplicação de atividades didáticas sobre os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamantal"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2007
Uma contribuição para a formação do professor do séculoXXI: oficinas pedagógicas sobre metodologias para conteúdos matemáticos do Ensino fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (64) .
Integrantes: Ivanete Batista dos Santos - Coordenador / João Paulo Attie - Integrante / Denize da Silva Souza - Integrante / Georgiane Amorim Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, J. S.2018FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . Apropriações do Método Intuitivo de Pestalozzi em Propostas Para o Ensino de Saberes Elementares Matemáticos em Revistas Pedagógicas (1890-1940). JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. II, p. 13-26, 2018.

2.
SANTANA, J. B.2017SANTANA, J. B. ; SANTOS, IVANETE BATISTA DOS . DE REPENTE HISTORIADOR(A) DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: descrição de um caso de formação em Sergipe. Caminhos da Educação Matemática (on-line), v. 7, p. 4-26, 2017.

3.
SANTOS, J. K. S.2017SANTOS, J. K. S. ; SANTOS, IVANETE BATISTA DOS . SABERES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM DOCUMENTOS OFICIAIS DE SERGIPE (1931-1944). Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v. 7, p. 83-102, 2017.

4.
NASCIMENTO, J. L. S.2017NASCIMENTO, J. L. S. ; SANTOS, I. B. . USO(S) DO MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS EM RELAÇÃO AO SABER OPERAÇÃO IDENTIFICADO(S) EM PROGRAMAS DE ENSINO DE SERGIPE (1890-1944). Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v. 7, p. 125-149, 2017.

5.
SANTOS, D. S.2017SANTOS, D. S. ; SANTOS, I. B. . UM LEVANTAMENTO DE QUESTIONAMENTO (S) SOBRE O MÉTODO INTUITIVO A PARTIR DE PROGRAMAS DE ENSINO DE SERGIPE (1917 E 1931) E DO MANUAL ARITMÉTICA ELEMENTAR ILUSTRADA DE ANTÔNIO TRAJANO. Caminhos da Educação Matemática (on-line), v. 7, p. 163-177, 2017.

6.
FERREIRA, J. S.2017FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . O MÉTODO INTUITIVO EM SERGIPE: DA PRESCRIÇÃO A UMA COMPREENSÃO A PARTIR DE CALKINS. Caminhos da Educação Matemática (on-line), v. 7, p. 178-193, 2017.

7.
REZENDE, A. M. S.2017REZENDE, A. M. S. ; SANTOS, I. B. . OS TESTES DE EDWARD LEE THORNDIKE COMO TEMA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SERGIPE. Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v. 7, p. 194-212, 2017.

8.
REZENDE, A. M. S.2017REZENDE, A. M. S. ; SANTOS, I. B. . Apropriações de principios da teoria de edwad Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares aritméticos: um exame de artigos da revista do Ensino (1929) e Revista de Educação (1937). PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 606-623, 2017.

9.
SANTOS, IVANETE2016SANTOS, IVANETE. O ensino da Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigação sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 141-165, 2016.

10.
SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2016SANTOS, IVANETE BATISTA DOS; GUIMARÃES, MARCOS DENILSON . De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 321, 2016.

11.
ROCHA, W. F.2016ROCHA, W. F. ; SANTOS, I. B. . Um Exame de Prescrições sobre Saberes Elementares Aritméticos para o Ensino Primário Sergipano (1890-1931). Perspectivas da Educação Matemática (on-line), v. 9, p. 56-74, 2016.

12.
FERREIRA, J. S.2016FERREIRA, J. S. ; SANTOS, IVANETE BATISTA DOS . Em busca de prescrições para os saberes matemáticos em Sergipe no manual Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 11, p. 20-37, 2016.

13.
SANTOS, J. C.2016SANTOS, J. C. ; SANTOS, IVANETE BATISTA DOS . AS CARTAS DE PARKER: USO(S) NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, p. 30-54, 2016.

14.
Silva, H. H.2016Silva, H. H. ; SANTOS, IVANETE BATISTA DOS . Saberes Elementares Matemáticos em Provas de Concursos (Sergipe 1874 a 1899). Perspectivas da Educação Matemática (on-line), v. 9, p. 1092-1110, 2016.

15.
SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2016SANTOS, IVANETE BATISTA DOS. UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um exame do modelo implantado em Sergipe nos anos 1970. Revista de História da Educação Matemática, v. 2, p. 96-116, 2016.

16.
SANTOS, I. B.2016SANTOS, I. B.. DA GEOMETRIA AOS SABERES GEOMÉTRICOS: o refinamento de um entendimento a partir da pesquisa. Revista de História da Educação Matemática, v. 2, p. 140-157, 2016.

17.
SANTOS, I. B.;SANTOS, IVANETE;SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2015SANTOS, I. B.; SANTOS, V. J. J. . O ENSINO DA ÁLGEBRA E A FORMAÇÃO DE NORMALISTAS EM SERGIPE: O QUE 'DIZEM' AS FONTES (1890-1930). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. v1, p. 33-49, 2015.

18.
SANTOS, I. B.;SANTOS, IVANETE;SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2015SANTOS, I. B.; FONSECA, S. S. . UM EXAME SOBRE OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NO ENSINO PRIMÁRIO EM SERGIPE (1911-1930). Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. V1, p. 63-79, 2015.

19.
SANTOS, I. B.;SANTOS, IVANETE;SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2014SANTOS, I. B.. OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NOS GRUPOS ESCOLARES: UM PRIMEIRO BALANÇO (SERGIPE, 1911 ? 1930). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 01, p. 150-169, 2014.

20.
SANTOS, I. B.;SANTOS, IVANETE;SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2008SANTOS, I. B.. A Educação Matemática e o desafio da formação inicial(análise de uma proposta de atividades didáticas aplicadas a alunos do 6º ano. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 28-36, 2008.

21.
SANTOS, I. B.;SANTOS, IVANETE;SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2007 SANTOS, I. B.. Edward Lee Thorndike e a conformação do professor norte-americano das primeiras décadas do século XX. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 10, p. 155-165, 2007.

22.
SANTOS, I. B.;SANTOS, IVANETE;SANTOS, IVANETE BATISTA DOS2003SANTOS, I. B.. Revendo o "contar" na trilogia "ler-escrever-contar". Revista do Mestrado em Educação, v. 6, p. 73-84, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, I. B.. Usos de programas de ensino como fontes para a produção de uma história sobre os saberes elementares matemáticos para o curso primário e Sergipe(primeira metade do século XX). In: Wagner RodriguesValente. (Org.). Programas de Ensino Caderno de Trabalho. 1ed.São paulo: Editora da Fisica, 2015, v. 10, p. 41-64.

2.
SANTOS, I. B.; FONSECA, S. S. . SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS PARA O CURSO PRIMÁRIO EM SERGIPE(1911-1924). In: DAVID ANTONIO DA COSTA;WAGNER RODRIGUES VALENTE. (Org.). SABERES MATEMÁTICOS NO CURSO PRIMÁRIO: O QUE, COMO E POR QUE ENSINAR ?. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA DA FÍSICA, 2014, v. , p. 233-255.

3.
SANTOS, I. B.. TELMA DE OLIVEIRA. In: VALENTE, W. R.. (Org.). Educadoras Matemáticas: Memórias, Docência e Profissão. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013, v. , p. 359-380.

4.
Leme da Silva, M.C. ; OLIVEIRA A. S. ; BRIGO, J. ; CAMARGO, K. ; FREIRE, I. A.. ; ROCCO, C. M.K. ; LIMA, E. B. ; SANTOS, I. B. . . O movimento da matemática moderna: Novos conteúdos? Nova metodologia?.. In: Oliveira,M. C. A.; LEME DA SILVA, M. C.VALENTE W. R.. (Org.). O Movimento da matemática Moderna: História de uma revolução curricular. Juiz de Fora: Editora da Universidade de Juiz de Fora, 2011, v. V1, p. 137-158.

5.
SANTOS, I. B.; MARIANI, R. C. P. . Investigando as pesquisas sobre o Ensino de Matemática no programa de Pós-graduação em Educação da UFS: uma análise dos elementos sobre contrato didático. In: Miguel André Berger. (Org.). A pesquisa educacional e as questões da educação na contemporaneidade. Maceió: EDUFAL, 2010, v. , p. 317-331.

6.
SANTOS, I. B.. Educação Matemática em Sergipe: um inventário. In: Maria Inêz Oliveira Araujo; Luiz Eduardo Oliveira. (Org.). Desafios da formação de professores para o século XXI: O que deve ser ensinado? O que deve ser aprendido?. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008, v. , p. 281-297.

7.
SANTOS, I. B.. Atividades desenvolvidas nas oficinas de Matemática. Desafios da formação de professores para o século XXI: O qaue deve ser ensinado? O que deve ser aprendido? (Relatos e ensaios). São Cristóvão: Editora UFS, 2008, v. , p. 107-113.

8.
SANTOS, I. B.. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: uma análise do caso brasileiro. In: Elisabete Zardo Búrigo; Maria cecilia Bueno Fischer, Monica Bertoni dos Santos. (Org.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: novos estudos. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, v. , p. -.

9.
SANTOS, I. B.. O Movimento da Matemática Moderna em Sergipe. In: Natos, Jose Manuel; Valente, Wagner Rodrigues. (Org.). A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. São Paulo: Da Vinci, 2007, v. , p. 149-151.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI EM CÓMO GERTRUDIS ENSIÑA Á SUS HIJOS COMO UMA FORMA PARA COMPREENDER ?USOS(S)? EM RELAÇÃO A SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS. In: XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016, Natal. Anais do XIV Seminário Temático ? Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016.

2.
REZENDE, A. M. S. ; FERREIRA, J. S. ; PASSOS, S. S. ; SANTOS, I. B. . UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (UFS, 1990-2010). In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

3.
REZENDE, A. M. S. ; SANTOS, I. B. . UM EXAME DE THE THORNDIKE ARITHMETICS EM BUSCA DE ELEMENTOS PARA UMA COMPREENSÃO DOS NOVOS MÉTODOS PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS. In: XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016, Natal. Anais do XIV Seminário Temático ? Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016.

4.
ROCHA, W. F. ; SANTOS, I. B. . UM EXAME DO MANUAL ?LIÇÕES DE COISAS? EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO SOBRE O MÉTODO INTUITIVO PARA ENSINAR SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS. In: XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016, Natal. Anais do XIV Seminário Temático ? Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, 2016.

5.
SANTOS, I. B.; SANTANA, J. B. ; BARRETO, R. N. . UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS DO 8° ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU AO RESOLVEREM PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM E SEM O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

6.
SANTANA, J. B. ; RESENDE, M. J. ; SANTOS, I. B. . DIDÁTICA E METODOLOGIA: UM ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (UFS). In: X Colóquio Internacional 'Educação e Comtemporaneidade', 2016, SÃO CRISTÓVÃO. Anais do X Colóquio Internacional "Educação e Comtemporaneidade", 2016.

7.
FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO LIVRO CURSO DE PEDAGOGIA DE HELVÉCIO DE ANDRADE. In: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2015, Bélem. Anais do III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2015.

8.
SANTOS, J. C. ; SANTOS, I. B. . ENSINO PRIMÁRIO, REVISTAS PEDAGÓGICAS E A DÉCADA DE 1930: AS ORIENTAÇÕES DADAS PARA INSTRUÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM SERGIPE. In: XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 - 1970): o que dizem as revistas pedagógicas?, 2015, Curitiba. Anais do XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 - 1970): o que dizem as revistas pedagógicas?, 2015.

9.
SANTOS, I. B.. Edward Lee Thorndike e os princípios da psicologia conexionista para o ensino dos saberes matemáticos elementares. In: XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 - 1970): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 ? 1970), 2015, Curitiba. Anais do XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890 - 1970): o que dizem as revistas pedagógicas? (1890 ? 1970), 2015.

10.
FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . Saberes Elementares Aritméticos na Escola Primária em Sergipe: uma Investigação Sobre Conteúdos, Métodos e Recursos (1901-1931). In: XI Seminário Temático A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970, 2014, Florianópolis. ANAIS DO XI Seminário Temático A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970, 2014. p. 1-21.

11.
SANTOS, I. B.. Uma busca pelos saberes geométricos a partir do exame de Programas para os Grupos Escolares em Sergipe (1911 -1935). In: 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Baurú. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014.

12.
SANTOS, I. S. ; SANTOS, I. B. . Recomendações de uso(s) das tecnologias em livro(s) didático(s) de Matemática:primeiras aproximações. In: VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São Cristóvão. VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012.

13.
Trindade D.A. ; SANTOS, I. B. . CRITÉRIOS APONTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA ARACAJUANOS PARA SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO. In: VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São Cristóvão. VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012.

14.
GUIMARAES, M. D. ; SANTOS, I. B. . INDICAÇÕES DE USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU-SE. In: VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, São Cristóvão. VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012.

15.
GUIMARAES, M. D. ; SANTOS, I. B. . O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE ? UFS (1990-2006). In: I Encontro Nacional de Pesquisa em Históra da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Anais do I Encontro Nacional de Pesquisa em Históra da Educação Matemática, 2012.

16.
BRIGO, J. ; SANTOS, I. B. ; CAMARGO, K. ; FREIRE, I. A. ; LIMA, E. B. ; Leme da Silva, M.C. ; OLIVEIRA A. S. ; ROCCO, C. M. K. . Novos conteúdos e novas metodologias no Movimento da Matemática Moderna: uma análise de pesquisas que investigam a temática. In: IX Seminário Temático "Movimento da matema´tica Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos, 2010, Juiz de Fora. Anais do IX Seminário Temático "Movimento da matema´tica Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2010.

17.
SANTOS, I. B.. O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO E DE PESQUISA. In: II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008, São Cristóvão. II II Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2008.

18.
SANTOS, I. B.. A aula de Matemática e a Educação Matemática: análise para uma intersecção possível. In: III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008, São Paulo. III Seminário Internacional: Escola e Cultura, 2008.

19.
SANTOS, I. B.. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE FORMAÇÃO E DE PESQUISA. In: VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008, SÃO CRISTÓVÃO. VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008.

20.
SANTOS, I. B.. METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. In: VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICAi, 2008, SÃO CIRSTÓVÃO. VIII ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2008.

21.
SANTOS, I. B.. Genaro Dantas: a voz de um pioneiro sobre o Movimento da matemática Moderna em Sergipe?. In: III Seminário Internacional de Educação, 2007, São Cristóvão. A pesquisa em Educação: abordagens da inclusão social, 2007.

22.
SANTOS, I. B.. Genaro Dantas: um pioneiro do Movimento da Matemática Moderna em Sergipe?. In: II Seminário Internacional de Educação, 2007, São Cristóvão. Pesquisa em Educação: abordagens da inclusão social, 2007.

23.
SANTOS, I. B.. The Thorndfike Arithmetics: uma contribuição do psicólogo Edward Lee Thorndike para o ensino de Arithmética norte-americano dos anos 1910. In: II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas, 2006, Aracaju. Seminário Internacional de Educação, 2006.

24.
SANTOS, I. B.. A arithmetica de Antonio Trajano no jornal A Província de São Paulo. In: VI Encontro de pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004.

25.
SANTOS, I. B.. Ainda o modelo francês? Revendo Históriografia e a História do ensino de matemática no Brasil. In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Anais eletronicos - XXIISimpósio Nacional de História, 2003.

26.
SANTOS, I. B.. Álgebra: exagerada ou sumida?. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2000, Serra Negra. Anais I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, I. B.. O Movimento da Matemática Moderna em Sergipe. In: III Seminário Temático: A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Estudos Históricos Comparativos, 2007, Curitiba. A matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugasl: primeiros estudos. Curitiba: Da Vinci, 2007. p. 149-151.

2.
SANTOS, I. B.. Recomendações do Committee of Ten para o ensino de matemática dos Estados Unidos do final do seculo XIX. In: 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. Anais do 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, I. B.. Prescrições para formação e atuação de professores primários que ensinavam saberes elementares matemáticos na primeira metade do século xx (sergipe ? brasil). In: II CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACION MATEMÁTICA, 2013, CANCÚN. ANAIS DO II CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACION MATEMÁTICA, 2013.

2.
SANTOS, I. B.. A Arithmetica Progressiva de Antonio Trajano: presença de um padrão norte-americano para o ensino de Matemática. In: VI Seminário Nacional de História da Matemática, 2005, Brasilia. Anais. Brasilia, 2005.

3.
SANTOS, I. B.. Recomendações do Committee of Ten para o ensino de Matemática dos Estados Unidos do final do século XIX. In: 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. Anais doSeminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005.

4.
SANTOS, I. B.. História da Educação em Sergipe de Maria Thetis Nunes como uma fonte para a História do ensino de Matemática em Sergipe. In: VII Semana de História, 2004, São Cristóvão. Livro de resumos da VII Semana de História, 2004.

5.
SANTOS, I. B.. A Arithmetica de Antônio Trajano no jornal A Provincia de São Paulo. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004.

6.
SANTOS, I. B.. O Jornal a Provincia de São Paulo como uma fonte para a História do ensino de matemática do século XIX. In: III Congresso brasileiro de História da Educação, 2004, Curitiba. Anais do Congresso Brasliero de História da Educação: educação escolar em perspectiva históricae. Curitiba: Universidade Católica do Paraná, 2004.

7.
SANTOS, I. B.. Ainda o modelo francês? Revendo a Historiografia e a História do ensino de Matemática no Brasil. In: XXIi Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. XXII Simpósio Nacional de História, 2003.

8.
SANTOS, I. B.. These para preenchimento da 1ª cadeira de Mathematica do Atheneu Pedro II (1929). In: X Encontro Sergipano de História, 2003, São Cristovão. Livro de resumos do X Encontro Sergipano de História, 2003.

9.
SANTOS, I. B.. Álgebra: exagerada ou sumida?. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001. p. 95-96.

10.
SANTOS, I. B.. Aquarela: colorindo o ensino de Matemática. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO EM RELAÇÃO AOS SABERES MATEMÁTICO EM TESES E DISSETAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL(2009-2016). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . OS SABERES ARITMÉTICOS NA REVISTA DO ENSINO PRIMÁRIO DO ESTADO DA BAHIA(1892-1893). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
REZENDE, A. M. S. ; FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. ; PASSOS, S. S. . UMA HISTÓRIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
REZENDE, A. M. S. ; SANTOS, I. B. . UM EXAME DE THORNDIKE ARITHMETICS EM BUSCA DE ELEMENTOS PARA UMA COMPRENNSÃO DOS NOVOS MÉTODOS PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPIO DO MÉTODO INTUITIVO DE pESTALOZZI EM cOMO gERTURUDES WNINÃ Á SUS HIJOS, COMO UMA FORMA DE COMPREENDER UEM RELAÇÃO AO SABERES GEOMÉTRICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FERREIRA, J. S. ; SANTOS, I. B. . APROPRIAÇÃO DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI NO LIVRO CURSO DE PEDAGOGIA DE HELVECIO DE ANDRADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, I. B.; FERREIRA, J. S. . Saberes Elementares Matemáticos no livro Curso de Pedagogia de Helvecio de Andradee. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, I. B.. Resolução de problemas matemáticos como pretexto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, I. B.; SANTOS, J. C. . ENSINO PRIMÁRIO, REVISTAS PEDAGÓGICAS E A DÉCADA DE 1930: AS ORIENTAÇÕES DADAS PARA A INSTRUÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS EM SERGIPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, I. B.. EDWARD LEE THORNDIKE E OS PRINCIPIOS DA PSCIOLOGIA CONEXIONISTA PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, I. B.; FERREIRA, J. S. . A Aritmética da Escola Primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1931). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, I. B.; REZENDE, A. M. S. . REVIMAT: DE UM PROJETO DE EXTENSÃO A UM PROJETO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, A. A. ; SANTOS, I. B. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS POR ALUNOS ARACAJUANOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, M. A. ; SANTOS, I. B. . UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DO 8º E 9º ANOS DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, I. B.. EM BUSCA DO ENSINO DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES SERGIPANOS (1911 ? 1935). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, I. B.; Rosário, R. M. . Temáticas dos cursos de formação oferecidos aos professores aos professores da rede estadual de Sergipe sobre os PCN de Matemática dos ciclos finais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, I. B.; Trindade D.A. . Resolução de problemas: metodologia ou Recursos? (o caso de quinze professores de Matemática de Aracaju). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, I. B.; GUIMARAES, M. D. . Usos da história da Matemática nas séries finais do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, I. B.; Leme da Silva, M.C. ; VIDAL, D. . História da Educação e História da Educaçãomatemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, I. B.; Santo, G. P. . O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA:Entendimento de professores que atuavam nas décadas de 60 e 70 em Sergipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTOS, I. B.; Rosário, R. M. . PCN de Matemática: cursos,uma estratégia adotada em Sergipe para divulgação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SANTOS, I. B.; GUIMARAES, M. D. . Implantação da disciplina História da Matemática nocurso de Licenciatura em Matemática da UFS: primeiros indicios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SANTOS, I. B.. Um mapeamento das ações desenvolvidas a partir do CECINE para a divulfação do MMM em Sergipe durante as decadas de 60 e 70 do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, I. B.; Trindade D.A. . Resolução de problemas: um exame de seus significados e usos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SANTOS, I. B.. O Movimento da Matemática Moderna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
SANTOS, I. B.. O uso de materiais didáticos no Ensino Fundamental e Médio: a aplicação de projetos didáticos pedagógicos para auxiliar o ensino de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTOS, I. B.; MARIANI, R. C. P. . INVESTIGANDO AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFS: UMA ANÁLISE SOBRE ELEMENTOS DO CONTRATO DIDÁTICO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
Rosário, R. M. ; SANTOS, I. B. . "Entendimento de alunos do Ensino Fundamantal e Médio sobre a disciplina Matemática e a Aula de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTOS, R. P. O. ; SANTOS, I. B. . "Uma avaliação de como os conceitos matemáticos são apresentados na proposta do Projovem Urbano durante a Unidade Formativa "Juventude e Cultura". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS, I. B.. Formação inicial do professor de Matemática: o desafio entre o "ensino " e a "pesquisa". 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
SANTOS, I. B.. Programa PRODOCÊNCIA na UFS: relatos de experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
SANTOS, I. B.. O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SANTOS, I. B.. A MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS DO BRASIL E DE PORTUGAL: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS HISTÓRICOS E COMPARATIVOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SANTOS, I. B.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SANTOS, I. B.. Intelectuais que contribuiram para a implantação do Movimento da Matemática Moderna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SANTOS, I. B.. O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS DIAS DE HOJE: DESAFIOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SANTOS, I. B.. Genaro Dantas: a voz de um pioneiro sobre o movimento da matemática Moderna em Sergipe?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SANTOS, I. B.. A forma como Edward Lee Thorndike utilizou os manuais The Thorndike Arithmetics e The Thorndike Algebra para conformar a prática pedagógica de Matemática norte-americano das primeiras décadas do século XX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SANTOS, I. B.. A Arithmetica de Antonio Trajano no jornal A Provincia de São Paulo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SANTOS, I. B.. O JORNAL A PROVINCIA DE SÃO PAULO COMO UMA FONTE PARA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO SÉCULO XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, I. B.. Geometria: um resgate histórico do seu saber e fazer 2001 (Mini-curso).

2.
SANTOS, I. B.. Aquarela: colorindo o ensino de Matemática 2001 (Poster).

3.
SANTOS, I. B.; ALVES, E. M. S. . O Ensino de Geometria: da realidade a ação 2001 (Curso de curta duração).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, I. B.. X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, I. B.. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SERGIPE - número especial. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
SANTOS, I. B.. Metodologia do Ensino de Matemática. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático impresso).

3.
SANTOS, I. B.. Caderno de Aprendizagem de Matemática. Projeto de Formação do Educador Popular, no Ensino Normal em Nível Médio. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático impresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, I. B.; BERTINI, L. F.; VASCONCELOS, C. A.. Participação em banca de HELOÍSA HELENA SILVA. Uma investigação sobre os saberes elementares matemáticos presentes em concursos para professores primários em Sergipe (1874 ? 1924) . 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
SANTOS, I. B.; Leme da Silva, M.C.; SOUZA, D. S.. Participação em banca de WILMA FERNANDES ROCHA. Saberes elementares aritméticos no ensino primário em Sergipe (1890 a 1944). 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
SANTOS, I. B.; SOUZA, D. S.; VALENTE, W. R.. Participação em banca de JÉSSICA CRAVO SANTOS. Materiais de ensino e os saberes elementares matemáticos, Sergipe (1911-1931) . 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
SANTOS, I. B.; RIOS, D. F.; SOARES, M. J. N.. Participação em banca de SIMONE SILVA DA FONSECA. Aproximações e distanciamentos sobre os saberes elementares geométricos no ensino primário entre Sergipe e São Paulo (1911-1930). 2015. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
SANTOS, I. B.; SIQUEIRA FILHO, M. G.; SOARES, M. J. N.. Participação em banca de VALDECÍ JOSEFA DE JESUS SANTOS. Uma investigação acerca dos saberes matemáticos na formação de normalistas em Sergipe (1890-1930). 2015. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
SOUZA, V. R. M.; SANTOS, I. B.; FREITAS, M. L. P. F.. Participação em banca de FLAVIO CORREIA SANTOS. AS DISCIPLINAS DE EXATAS E O PROCESSO DE ENSINO PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
SOUZA, V. R. M.; SANTOS, I. B.; GALVAO, N. C. S. S.. Participação em banca de RENATA BEATRIZ DE SOUZA PRADO. TECNOLOGIA ASSISITVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA AOS ALUNOS CEGOS; O CASO DO CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2013. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

8.
SILVA, H.; VALENTE, W. R.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de Josiane Acácia de Oliveira Marques. Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de Matemática no curso primário em tempos de Escola Nova. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

9.
SANTOS, I. B.; FREITAS, M. C.; GARNICA, A. V. M.; SILVA, M. C. L. D.. Participação em banca de AdautoDouglas Parré. Escoal Nova, Escola Normal Caetano de Campos e o Ensino de Matemática na década de 1940. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

10.
MACHADO, S. M. F.; SANTOS, I. B.; MORETTI, M. T.. Participação em banca de Marcio Batista Santos. Processos de Comunicação da disciplina Cálculo I do curso de Licenciatura em matemática na Modalidade a distãnciaa do CESAD/UFS/UAB. 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

11.
SANTOS, I. B.. Participação em banca de DARIELA SANTOS PASSOS. A Educacao Algebrica no 8º ano do Ensino Fundamental das escolas publicas de Ribeiropolis/SE: entendimentos dos professores de Matematica. 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

12.
SANTOS, I. B.; Oliveira, M. C. A.; VALENTE, W. R.. Participação em banca de Wagner da Cunha Fragoso. História da Matemática: uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
SANTOS, I. B.; WIELEWSKI, G. D.. Participação em banca de Izolda Strentzke. iNAJÁ, HOMEM-NATUREZA, TUCUM E GERAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
ÁRDILA, D. R.; SANTOS, I. B.; HEALY, S. V.. Participação em banca de Enio Gomes Araujo. Intervenções de um professor de Matemática cego. 2011. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

15.
SANTOS, I. B.. Participação em banca de Irani Parolin Santana. Modernização da matemática nas Escolas de Vitória da Conquista: a trajetória e a contribuição. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

16.
SANTOS, I. B.. Participação em banca de Rafael de Jesus Santana. Formação e atuação do professor de quimica no contexto da transposição didática dos modelos atômicos. 2010. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

17.
SANTOS, I. B.. Participação em banca de Denize da Silva Souza. Saberes docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

Teses de doutorado
1.
MENDES, I. A.; STAMATTO, M. I. S.; MOREY, B. B.; SANTOS, I. B.; QUARESMA, J. C. B.. Participação em banca de MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS. MATEMÁTICAS ELEMENTARES NA ESCOLA NORMAL DE NATAL Legislações, Programas de Ensino, Materiais Didáticos. 2016.

2.
VIDAL, D. G.; VALENTE, W. R.; CUNHA, M. V.; PAULILO, A. L.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de RAFAELA SILVA RABELO. Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
VALENTE, W. R.; MATE, C. H.; VILELA, L. M. A.; DUARTE, A. R. S.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de Denise Medina de Almeida França. Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretárias de Educação de São Paulo (1961 -1979). 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, I. B.; Leme da Silva, M.C.; VALENTE, W. R.; MAGINA, S. M. P.; RAZZINI, M. P. G.. Participação em banca de David Antonio da Costa. A EDUCAÇÂO. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
FONSECA, L. S.; ANDRADE, S.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de JOSÉ ERISVALDO LESSA VIEIRA. RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A GEOMETRIA ABORDADA PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
SOUZA, D. N.; FERRETE, A. A. S. S.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de GLÁUCIA DIAS SANTOS. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A AÇÃO DOCENTE DO TUTOR A DISTÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CESAD/UFS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, D. S.; SANTOS, I. B.; SANTOS, R. P. O.. Participação em banca de MARIA JOSÉ DE RESENDE.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS ACERCA DOS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS: UM EXAME EM PERIODICOS LOCALIZADOS EM SERGIPE (1900 ? 1926). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
MARIANI, R. C. P.; SOUZA, D. S.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de Geane dos Santos Santana.A dimensão funcional sob o ponto de vista dos registros de representação semiotica: um estudo com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Profª Glorita Portugal em São Cristóvão?SEcrit. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
MARIANI, R. C. P.; SOUZA, D. S.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de Laura Santos Bezerra.A dimensão equacional sob o ponto de vista dos registros de representação semiotica em tr~es escolas públics estaduasi do Bairro Rosa Elze/São Cristóvão?SE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
ALMEIDA, R. N.; ATTIE, J. P.; SANTOS, I. B.. Participação em banca de Lucio Mauro Alves Poconé.DO Xadrez à Matemática : dificuldades e alternativas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SANTOS, I. B.. Concurso para professor Assistente, Edital 029/2009. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

2.
SANTOS, I. B.. Concurso para Professor Assistente em Ensino de Matemática.. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

3.
SANTOS, I. B.. Concurso para Professor Assistente em Ensino de Matemática.. 2008. Universidade Federal de Sergipe.

Outras participações
1.
SANTOS, I. B.. Concurso para professor substituto , Edital 035/2008. 2008. Universidade Federal de Sergipe.

2.
SANTOS, I. B.. Concurso para professor substituto, Edital 007/2008. 2008. Universidade Federal de Sergipe.

3.
SANTOS, I. B.. Concurso para professor substituto, Edital 040/2008. 2008. Universidade Federal de Sergipe.

4.
SANTOS, I. B.. Concurso para professor substituto Edital 015/2007. 2007. Universidade Federal de Sergipe.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. Resolução de problemas matemáticos como pretexto(...). 2015. (Congresso).

2.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.História da Educação e História da Educação Matemática. 2013. (Encontro).

3.
22º Encontro de Inciação Cientifica.Uma investigação sobre a reolução de problemas e o uso da calculadora por alunos do 6º ano do Ensino Fundamentaly. 2012. (Encontro).

4.
22º Encontro de Iniciação Cientifica.O Jogo do Xadrez como ferramenta para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. 2012. (Encontro).

5.
I Encontro nacional de pesquisa em Educação. 2012. (Encontro).

6.
I Encontro Nacional de Pesquisa em Históra da Educação Matemática.O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE ? UFS (1990-2006). 2012. (Encontro).

7.
VI Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade.NDICAÇÕES DE USO(S) DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU-SE. 2012. (Outra).

8.
I Colóquio de Matemática da Região Nordeste. 2011. (Outra).

9.
I Congresso Ibero0Americano de História da Educação Matemática. 2011. (Congresso).

10.
IX Seminário Nacional de História da Matemática. 2011. (Seminário).

11.
X Seminário Temático Movimento da Matemática Moderna nas escolas do brasil e de Portugal.Ummapeamento das ações desenvolvidas a partir do CECINE para a divulfação do MMM em Sergipe durante as decadas de 60 e 70 do século XX. 2011. (Seminário).

12.
I Encontro do Curso de Licenciatura em Matemática.Os desafios atuais da formação docente. 2010. (Encontro).

13.
IV Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Ensino de Matemática. 2010. (Outra).

14.
IX Seminário Tematico o Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos.O Movimento da Matemática Moderna e os novos conteúdos e metodologias. 2010. (Encontro).

15.
VII Semana de Extensão da UFS.O uso de materiasi didáticos no Ensino Fundamantal eMédio: a aplicação de projetos didáticos pedagógicos para auxiliar o ensino de Matemática. 2010. (Outra).

16.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

17.
III Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Ensino de Ciências e Matemática em Perspectiva. 2009. (Outra).

18.
I SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.eNSINO DE mATEMÁTICA E CIÊNCIAS : CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA. 2009. (Seminário).

19.
Iv Semana de graduação.Programa PRODOCÊncia na UFS: relatos de experiências. 2009. (Outra).

20.
Seminário- O Nucleo de Pós-graduação em Educação e a Pesquisa Educacional.Investigando as pesquisas sobre o ensino de Matemática no Programa de Pós-graduação em educação da UFS: uma análise sobre elementos do contrato didático. 2009. (Seminário).

21.
1ª semana da Matemática.O ensino de matemática hoje: desafios, problemas e soluções. 2008. (Encontro).

22.
I Colóquio Osvaldo Sangiorgi.História da Educação e História da Educação Matemática. 2008. (Encontro).

23.
II Colóquio Internacional Educação e Contempóraneidade.Ensino de Ciências e Matemática: a formaçção incial. 2008. (Encontro).

24.
VIII Encontro Sergupano de Educação Matemática.História da Matemática e Educação Matemática. 2008. (Encontro).

25.
V Seminário Temático do Projeto: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos.A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: uma análise do caso brasileiro. 2008. (Seminário).

26.
III Seminário Temático: A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: Estudos Históricos Comparativos.O Movimento da Matemática Moderna em Sergipe. 2007. (Seminário).

27.
II Seminário Internacional de Educação.Genaro Dantas: pioneiro do Movimento da Matemática Moderna em Sergipe?. 2007. (Seminário).

28.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Edward Lee Thorndike e a conformaçao de um novo padrão pedagógico para o ensino de Matemática (Estados Unios, primeiras décadas do século XX). 2007. (Encontro).

29.
Simpósio Internacional: "Livro Didático: Educação e História". 2007. (Simpósio).

30.
II Semana de Matemática.História do Ensino de Matemática em Sergipe: limites e possibilidades de pesquisa. 2006. (Seminário).

31.
II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas.The Thorndike Arithmetics: uma contribuiçao do psciólogo Edward Lee Thorndike para o ensino norte-americano dos anos 1910. 2006. (Seminário).

32.
IV Ciclo de Conferências: História da Educação e Matemática.Os Estudos Bigráficos e a História da Educação. 2006. (Outra).

33.
Seminário Temático - A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: Estudos Históricos Comparativos. 2006. (Seminário).

34.
Simpósio de Matemática Aplicada a Geociências e da I Escola de Matemática Aplicada. 2006. (Simpósio).

35.
1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática.Recomendações do Committee od Ten para o ensino de Matemática dos Estados Unidos do final do século XIX. 2005. (Seminário).

36.
VI Seminário Nacional de História da Matemática.VI seminário Nacional de História da Matemática. 2005. (Seminário).

37.
III Congresso brasileiro de História da Educação. O Jornal a provincia de São paulo como uma fonte para a história do ensino de Matemática do século XIX. 2004. (Congresso).

38.
Perspectivas téoricas de investigação sobre a escola. 2003. (Seminário).

39.
X Encontro Sergipano de História. 2003. (Encontro).

40.
II Congresso Brasileiro de História da Educação. 2002. (Congresso).

41.
IV Semana de Educação e I Encontro Regional de Educação.IV Semana de Educação e I Encontro Regional de Educação. 2002. (Encontro).

42.
Os impressos e a educação brasileira. 2002. (Seminário).

43.
IV Seminário Nacional de História da Matemática. 2001. (Seminário).

44.
IV Seminário Nacional de História da Matemática. 2001. (Seminário).

45.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTE, W. R. ; SANTANA, C. C. ; DUARTE, A. R. S. ; Leme da Silva, M.C. ; SANTOS, I. B. ; VILELA, L. M. A. ; Oliveira, M. C. A. . I Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática. 2012. (Outro).

2.
SANTOS, I. B.. I Coloquio de Matemática da Região Nordete. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Viana do Santos. Uma historia do saber fração em periódicos(1890 - 1930). Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).

2.
JANAYNA BISPO SANTANA. O SABER ELEMENTAR MEDIR EM PERIÓDICOS (1890-1970). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO. O SABER ELEMENTAR OPERAÇÕES A PARTIR DE PERIÓDICOS (1890-1970). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).

4.
JOSEFA DIELLE NUNES DA SILVA. USO(S) DO LIVRO DIDÁTICO POR ALUNOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SE. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).

5.
DAIANE DE SANTANA SANTOS. OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO MAUNUAL A ARITMÉTICA PROGRESSIVA DE TRAJANO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS. APROPRIAÇÕES DO MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS NAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SABERES GEOMÉTRICOS EM REVISTAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS (1890- 1930). 2017. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

2.
HELOISA HELENA SILVA. Uma investigação sobre os saberes elementares matemáticos presentes em concursos para professores primários em Sergipe (1874 ? 1924). 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

3.
ALAN MARCOS SILVA DE REZENDE. Apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares matemáticos em revistas pedagógicas brasileiras (1920-1960). 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

4.
Wilma Fernandes Rocha. Saberes elementares aritméticos no ensino primário em Sergipe (1890 a 1944) . 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

5.
Jéssica Cravo Santos. Materiais de ensino e os saberes elementares matemáticos, Sergipe (1911-1931) . 2016. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

6.
Simone Silva da Fonseca. APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SOBRE OS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NO ENSINO PRIMÁRIO ENTRE SERGIPE E SÃO PAULO (1911-1930) Resumo. 2015. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

7.
Valdeci Josefa de Jesus Santos. UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS NO ESTADO DE SERGIPE: (1890 ? 1930). 2015. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

8.
JEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA. APROPRIAÇÕES DO MÉTODO DE PESTALOZZI PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NA ESCOLA PRIMÁRIA BRASILEIRA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. 2015. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

9.
FRANCKLINE JULIANA ALVES DE JESUS. USO(S) DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SE. 2015. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

10.
Érica de Oliveira Jarske. PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: UMA ANÁLISE DOS ENTENDIMENTO(S) E USO(S) APONTADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ARACAJU-SE. 2014. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

11.
Ivana Silva Santos. Uma investigação sobre o(s) uso(s) de calculadoras e computadores por por professores de Matemática da rede pública estadual de Aracaju-SE. 2013. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

12.
Nayara Jane Souza Moreira. Continuidade(s) e rupturas(s) nos livros didáticos "A Conquista da Matemática": como ensinar a partir de orientações metodologicas da Educação Matemática (1982-2009). 2013. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

13.
Marcos Denilson Guimarães. História da Matemática no Ensino Fundamanetal: usosem salade aula pelo professor de Matemática da rede municipal de Aracaju. 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ivanete Batista dos Santos.

14.
Rone Peterson Oliveira Santos. Uma investigação sobre as tend~encias metodológicad da educação Matemática a partir das formações continuadas(Sergipe, 1988 a 2006). 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

15.
Deoclecia de Andrade Trindade. Enstendimneto(s) sobre o uso da resolução de problemas matemáticos( o caso de professores de Matemática do 6º ao 9º anoda rede municipal de Aracaju/SE). 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

16.
Raquel Rosário Matos. OS PCN DE MATEMATICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM EXAME SOBRE O PROCESSO DE ELABORACAO E A DIVULGACAO EM SERGIPE. 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ivanete Batista dos Santos.

17.
ALINE ALVES COSTA. Uma investigação sobre estratégias de problemas geométricos. 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

18.
MIRLEIDE ANDRADE SILVA. Investigações sobre estrátegias de resolução de problemasmalgébricos. 2012. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

19.
Selmugem Leana da Silva Porto Alves Moreira. Saberes matemáticos de crianças oriundas de uma comunidade de pescadores artesanais em Aracaju-SEa. 2011. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio a Pesquisa Inovação e Tecnologia. Coorientador: Ivanete Batista dos Santos.

20.
Nayara Jane Moreira da Silva. O livro didático de Matemática:uma investigação sobre os. 2011. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

21.
Erika Jarske. Uma investigação sobre práticas de Laboratório de Ensino de Matemática. 2011. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

22.
Ivana Silva Santos. O Uso das tecnologias da informação em aulas de Matemática. 2011. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DAIANE DE SANTANA SANTOS. UM EXAME SOBRE AS PRESCRIÇÕES E USOS QUE OS AUTORES DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO FAZEM SOBRE O CONTEÚDO DE TRIGONOMETRIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

2.
JOSEFA DIELLE NUNES DA SILVA. UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO EM PERIÓDICOS QUE CIRCULARAM EM SERGIPE (1900-1931). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

3.
JANAYNA BISPO DOS SANTOS. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O SABER ELEMENTAR MEDIDA EM REVISTAS PERÍODICAS QUE CIRULARAM EM SERGIPE (1900-1933). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

4.
JOSEFA LOURENÇA SOUZA DO NASCIMENTO. UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ELEMENTAR ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI TRATADO EM PERIÓDICOS QUE CIRCULARAM EM SERGIPE (1900-1931). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

5.
JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS. SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: UM EXAME DE PERIÓDICOS QUE CIRCULARAM EM SERGIPE (1900 ? 1931). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

6.
Alexandre Machado de Jesus. Um exame dos trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe(2010-2014). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

7.
Josefa Raphaela Santos Souza. Um exame sobre os usos e as prescrições que autores de livros didáticos de matemática do6 ] ano fazem para jogos e recursos manipulávis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

8.
Rodrigo Oliveira Souza Santos. Uma investigação sobre o ensino de geometria e desenho nos grupos escolares(Sergipe, 1911 - 1935). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

9.
Jefferson dos Santos Ferreira. A aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901- 1931). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

10.
Alan Marcos Silva de Rezende. Um exame de The Thorndike Aritmetics e busca de elementos para uma compreensão sobre o uso de testes no saber elementar adição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

11.
FRANCKLINE JULIANA ALVES DE JESUS. Um estudo sobre estratégias adotadas por alunos do 7 º ano para resolver problemas envolvendo equações do 1º grau (Aracaju - SE). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

12.
Tamysia Canuto Nascimento. ELEMENTOS DE APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE JULIETA MARIA ALVES ROLEMBERG CÔRTES E VERA CÂNDIDA FERREIRA COMO PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1973 ? 2003). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

13.
Marcelo Santana Porto de Oliveira. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O(S) USO(S) QUE ALUNOS DO 6° ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU/SE FAZEM DA CALCULADORA PARA RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

14.
TÂMARA AZEVEDO NASCIMENTO. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ABORDAR OS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS EM TURMAS DO 7º ANO,. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

15.
JÉSSICA CRAVO SANTOS. JOSÉ NUNES DE VASCONCELOS E CARLOS ROBERTO BASTOS SOUZA: UMA HISTÓRIA DAS SEMELHANÇAS ENTRE AS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇÃO NO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1972 - 1997). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

16.
Paulo Raimundo Santos Dias. O MMM no livros adotados no Colégio Tobias Barreto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

17.
PAULO RAIMUNDO SANTOS DIAS. ?PROVAS? APLICADAS DURANTE A DÉCADA DE 70 A ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL TOBIAS BARRETO: INDÍCIOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM SERGIPE?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

18.
VALDINETE VIEIRA DE SOUZA. O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM SERGIPE A PARTIR DE DIÁRIOS DE CLASSE DO COLÉGIO ESTADUAL TOBIAS BARRETO E DO COLÉGIO ESTADUAL ATHENEU SERGIPENSE (DÉCADAS DE 60 E 70 DO SÉCULO XX). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

19.
Valdinete Vieira de Souza. Indiícios da Matemática Moderna em diarios de classes de escolas públicas de Sergipe nas décadas de 60 e 70 do século XX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

20.
Gilberlania Pereira Santos. Movimento da Matemática Moderna em Sergipe: entendimento(s) de professores que atuavam no 2º grau(atual Ensino Médio) nas décadas de 60 e 70 do seculo XX em Sergipe. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

21.
Amanda de Santana Santos Santiago. O Movimento da Matemática Moderna em Sergipe: primeiros elementos para uma compreensão da contribuição do CECINE para os cursos de formação de professores durante as décadas de 60 e 70 do século XX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.

22.
Wallisson Almeida Barros. Em busca de indicios da Matemática Moderna em diarios de classe do ´Colégio Estadual Tobias Barreto( décadas de 60 e 70 do século XX). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Ivanete Batista dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, I. B.. EM BUSCA DO ENSINO DE ARITMÉTICA, GEOMETRIA E DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES SERGIPANOS (1911 ? 1935). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 20:50:06