Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães

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  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Possui graduação em Letras (Licenciatura plena em Língua Portuguesa), pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Estudos Linguísticos (UFMG-2004) e doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG-2008). É professora da faculdade de letras da UFMG. Atua na docência e pesquisa nas seguintes áreas: linguística aplicada, aquisição da fala e da escrita e ensino de língua portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Rua do Seminário, s/n
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 355799404


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of York (Orientador: Marilyn May Vihman).
Título: Percurso de construção da fonologia pela Criança: uma abordagem dinâmica, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Thaïs Cristófaro Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM; alofones; item lexical; modelo dinâmico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2003 - 2004
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Seqüências de (sibilante + africada alveopalatal) no português falado em Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Thaïs Cristófaro-Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: difusão lexical; palatalização; sibilante; africadas; fonologia de uso; modelo de exemplares.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1999 - 2002
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2012 - 2012
Elaboração de Materiais didáticos de PLE. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
The Orign of phonological knowlegde. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
1a Escola de Inverno de Ciência da fala. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Argumentação e Análise do discurso. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas 2016/2 Análise da prática de estágio supervisionado da Língua Portuguesa Estudos Temáticos em Linguística Aplicada: produção escrita e ortografia 2017/1 Análise da prática de estágio supervisionado da Língua Portuguesa Estudos Temáticos em Linguística Aplicada: produção escrita e ortografia Estudos Temáticos em Linguística Aplicada: práticas de oralidade 2017/2 Análise da prática de estágio supervisionado da Língua Portuguesa Póslin - Aquisição da escrita, ortografia e ensino

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: bolsista de pós-doutorado, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de pós-doutorado Reuni - CAPES - Área: Ensino da Escrita

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Inicação CIentífica (Fapemig), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Lingüística Geral I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: auxiliar de pesquisa no laboratório de fonéti, Carga horária: 20

Atividades

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro do NDE.
03/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Temáticos : Fonologia e Aquisição da Escrita
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos temáticos : escrita e ortografia
Oficina de Leitura e produção de textos
10/2008 - 12/2008
Extensão universitária , CEALE, .

Atividade de extensão realizada
Profesor Formador: Programa de formação continuada: alfabetização e letramento.
08/2005 - 12/2005
Estágios , Faculdade de Letras, .

Estágio realizado
Estágio docência de bolsista Capes - "Tópicos de fonética e fonologia: a fonologia de línguas modernas".
03/2005 - 07/2005
Estágios , Faculdade de Letras, .

Estágio realizado
Estágio docência bolsista Capes - "Introdução aos estudos lingüísticos I".
03/1999 - 02/2000
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Auxiliar de pesquisa no Laboratório de fonética da FALE - UFMG.

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

04/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento (2013/1; 2013/2, 2014/1; 2014/2, 2015/1)
Língua Portuguesa: conteúdos e metodologias III (2013/1; 2014/1; 2015/1)
04/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia (2014/1)
Língua Portuguesa: didática de licenciatura (2013/2; 2014/2)
Língua Portuguesa: estágio supervisionado no Ensino Fundamental I (2013/1)
Língua Portuguesa: estágio supervisionado no Ensino Médio II (2014/1; 2015/1)
Psicolinguística (2013/2; 2014/2)
06/2014 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente estruturante.
06/2013 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Representante docente do Departamento de Letras no COPED - Colegiado de pedagogia.

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador curso de Letras/EAD
Outras informações
Professor do curso de Letras, modalidade à Distância

Atividades

10/2012 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa - 2012 (60 h.)
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa - 2013 (60 h)
Língua e Variação I - 2013 (60 h)
Língua e Variação I - 2013/2 (60 h)
Aquisição da língua escrita - 2014 (60 h)

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do mestrado em Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Aquisição da escrita e processos de letramento Seminário de pesquisa Memória e formação de professores

Atividades

10/2009 - 06/2011
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da Escrita e processos de letramento (mestrado em Educação - linha de pesquisa: Linguagem e Ensino)
Seminário de Pesquisa (mestrado em Educação - linha de pesquisa: Linguagem e Ensino)
Memória e formação de professores (30 horas)

Centro de estudos e pesquias educacionais de Minas Gerais, CEPEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: professora pós graduação, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. Professora de Fundamentos sócio-psicolingüísticos da alfabetização.

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Alfabetização e Educação Infantil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos sociopsicolinguísticos da alfabetização
02/2009 - 07/2009
Ensino, Alfabetização e Educação Infantil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Sociopsicolinguísticos da alfabetização. Total: 30 horas/aula
2008 - 2008
Ensino, Metodologia da Ed. Infantil e Ensino Fundamental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Português (1a a 4a série e Educação Infantil). Total 40 horas aula
2008 - 2008
Ensino, Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Met. do Ensino de Língua Portuguesa (5a a 8a série e Ensino Médio). Total: 30h/a

Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Outro (Consultora), Enquadramento Funcional: Consultora da área de Língua Portuguesa
Outras informações
consultora pedagógica na área de Língua Portuguesa, atuando na construção de matrizes para o ensino e para a avaliação e na formulação de programas de ensino. Avaliações externas de aluno e avaliações de sistemas de ensino. Oficinas de elaboração de itens de língua portuguesa. Cursos de formação continuada.


Rede Municipal de Contagem, RMC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora e Consultora, Enquadramento Funcional: Professora e Consultora

Atividades

05/2008 - 12/2008
Ensino, Curso de Formação de Educadores, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Conceituais e Metodológicos da Língua Portuguesa
08/2008 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação, .

Cargo ou função
Consultora em Língua Portuguesa.

Faculdade Batista de Minas Gerais, FBMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: sem vínculo, Enquadramento Funcional: professor de pós-graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Curso de pós-graduação em língua portuguesa 50 horas



Linhas de pesquisa


1.
Aquisição da linguagem
2.
Linguagem Educação e Sociedade


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Aquisição fonológica do português: emergência, percursos e representações
Descrição: Este projeto visa avaliar pontos específicos do desenvolvimento fonológico infantil, desde a emergência das primeiras palavras até a alfabetização, a partir de uma revisão teórica de trabalhos que tratam desse tema, tanto no português brasileiro quanto em outras línguas. Pretende-se enfocar na representação fonológica e sua mudança ao longo tempo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Ortografia no Ensino Fundamental II: práticas e reflexões
Descrição: Este projeto insere-se no campo da Linguística Aplicada e pretende estabelecer uma tipologia das variações ortográficas persistentes, ao longo do Ensino fundamental II e além disso indicar caminhos possíveis de prática do trabalho com a ortografia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Aquisição da escrita e fonologia: interferências, interseções
Descrição: Este projeto, o qual se insere no grupo de pesquisas EALIN (Estudos em Emergência de Aquisição em Linguagem), tem como objetivo investigar, em um corpus de larga escala de escrita infantil ? denominado E-labore -, a relação entre a produção escrita e os padrões fonológicos da língua no Ensino Fundamental (1º ao 6o ano). Pretende-se com essa pesquisa refletir sobre as relações entre oral e escrito que permeiam o letramento. Busca-se, com o subsídio teórico da linguística de corpus e do modelo dinâmico do desenvolvimento da cognição e ação (THELEN, SMITH 1994), analisar as produções iniciais dos alunos e contribuir para uma melhor visão do processo de aquisição de escrita por crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães - Coordenador / Karine Gonçalves Martins - Integrante.
2011 - 2012
Aspectos ortográficos na produção textual de universitários
Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar os aspectos ortográficas da produção textual de universitários, do curso de letras. Sabe-se que a universidade, com a ampliação de vagas - REUNI, recebe alunos com diversas demandas. A análise da produção de universitários permite identificar as dificuldades que persistiram ao longo dos anos do ensino fundamental e médio. Pretende-se com este projeto um panorama da produção textual de alunos universitários e a partir daí pensar estratégias sanar tais dificuldades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2015 - Atual
?Repensando o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras da UFOP: em direção a uma prática reflexiva?
Descrição: Projeto financiado pelo programa PROATIVA - Programa de melhoria da graduação.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães - Coordenador / Angela Dutra - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Caletroscópio
2014 - 2016
Periódico: Caletroscópio
2012 - Atual
Periódico: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio destaque de instituição interna - Trabalho de iniciação científica realizado pela aluna Juliana Moreira e Orientado pela Profa Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, UFOP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.2017 OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. A emergência das primeiras palavras: aspectos da produção sonora inicial da criança. LETRÔNICA, v. 10, p. 555-566, 2017.

2.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs2013CRISTÓFARO SILVA, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística. Letras de Hoje (Impresso), v. 48, p. 316-323, 2013.

3.
MIRANDA, I. C. C.2013MIRANDA, I. C. C. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Contribuição dos modelos multirrepresentacionais à variação fonológica. Letrônica, v. 6, p. 214-227, 2013.

4.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs2012CRISTÓFARO SILVA, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. ; BARBOZA, C. ; NASCIMENTO, K. . Revisitando a Palatalização no Português Brasileiro. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, p. 59-89, 2012.

5.
MARTINS, R. M. F.2010MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Efeitos de frequência na produção escrita de encontros consonantais. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 39, p. 440-451, 2010.

6.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.2009 OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição segmental do português: uma abordagem dinâmica. Fórum Lingüístico (UFSC), v. 5, p. 29-46, 2009.

7.
MIRANDA, I. C.2008MIRANDA, I. C. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Contribuição dos Modelos Multirrepresentacionais à Aquisição Fonológica. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p. 127-146, 2008.

8.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.2004OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cristófaro-Silva, Thaïs . Efeitos da freqüência na produção de fricativas alveopalatais emergentes.. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 1, p. 656-662, 2004.

9.
Cristófaro-Silva, Thaïs2002 Cristófaro-Silva, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Seqüência de (sibilante + consoante) no português de Belo Horizonte. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 15, p. 268-268, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; Cantoni, M. M. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Dicionário de Fonética e Fonologia. São Paulo: Contexto, 2011. v. 1. 239p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O aprendizado da ortografia e o léxico. In: Aderlande Ferraz. (Org.). O LÉXICO DO PORTUGUÊS EM ESTUDO NA SALA DE AULA II. 1ed.Araraquara: Letraria, 2017, v. 2, p. 101-116.

2.
MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . A prática da variação linguística e a variação linguística na prática em sala de aula. In: Márcio Rogério Cano. (Org.). Língua Portuguesa: Sujeito, Leitura e Produção. 1ed.São Paulo: Blucher, 2016, v. , p. 65-78.

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Beyond early words: word template development in Brazilian Portuguese. The Emergence of phonology: whole word approaches and cross-linguistic evidence. 1ed.London: Cambridge university press, 2013, v. 1, p. 291-316.

4.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cristófaro-Silva, Thaïs . A aquisição de africadas alveopalatais: contribuições teóricas e metodológicas. In: Giovana Ferreira Gonçalves, Mirian Rose Brum de Paula, Márcia Keske Soares. (Org.). Estudos em Aquisição Fonológica. 1ed.Pelotas: editora e gráfica universitária, 2011, v. 4, p. 31-46.

5.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Patterns of lenition in Brazilian Portuguese. In: Frank Kügler. (Org.). Variation and Gradience in Phonetics and Phonology. 1ed.Potsdan: MOUTON DE GRUYTER, 2009, v. , p. 141-162.

6.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. ; ALMEIDA, L. ; MARTINS, R. M. F. . Alfabetização e Conhecimento Lingüístico: o Projeto e-Labore. In: LARA, G. M.; COHEN, M. A.. (Org.). Lingüística, tradução, discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2009, v. , p. 153-168.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Significados da leitura para a criança que aprende. In: II CONBAlf - CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2015, Pernambuco. Anais do II CONBAlf, 2015.

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MARTINS, R. M. F. . O papel do conhecimento fonológico na formação do professor alfabetizador. In: VII Colóquio nacional de pesquisa em educação, 2010, Belo Horizonte. Anais do VII Colóquio Nacional de pesquisa em educação, 2010.

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Conhecimento fonológico e alfabetização: por uma definição do papel da fonologia do processo de alfabetização. In: III Colóquio internacional sobre cultura escrita e letramento, 2010, Belo Horizonte. Anais do III Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita, 2010. p. 1-10.

4.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; ALMEIDA, L. ; MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Aquisição da escrita infantil: a construção de um corpus do português. In: 4th Workshop in Information and Human Language Technology, 2006, Ribeirão Preto. Proceedings of the International Joint Conference IBERAMIA/SBIA/SBRN. Ribeirão Preto: SBC, 2006. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; ALMEIDA, L. ; MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Projeto e-Labore: a relevância da construção de um corpus de linguagem infantil escrita.. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da ABRALIN, 2007. p. 424-425.

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Sobre a aquisição das africadas alveopalatais no português brasileiro. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs ; BAIA, M. F. A. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . A Dynamic approach on the acquisition of allophones: a brazilian portuguese case study. In: VILA 2 - Variation in language acquisition, 2014. proceedings of Vila 2, 2014.

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Variação linguística e ensino: o papel dos documentos oficiais. In: IV sielp, 2014, Uberlândia. caderno de resumos do VI SIELP, 2014.

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição da linguagem oral e escrita: contribuição dos modelos dinâmicos. In: XII Semana de Letras da UFOP, 2014. Anais da XII Semana de letras da UFOP, 2014. p. 46-46.

4.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição da fonologia do português como língua estrangeira e como primeira língua: interseções. In: VII Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VII e encontro de Português Língua Estrangeira, 2012.

5.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O léxico e a aquisição fonológica. In: VII Congresso internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba: UFPR, 2011. p. 1-1.

6.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição e variação fonológica do português: estágios iniciais. In: XXV ENANPOLL, 2010, Belo Horizonte. Caderno de resumo do XXV Eananpoll. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 1-1.

7.
MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Efeitos de frequência na produção escrita de encontros consonantais. In: Gel, 2009, Ribeirão Preto. Anais do 57 Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo. Ribeirão Preto, 2009.

8.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cantoni, M. M. . O acento e a produção de padrões no português brasileiro. In: Seminário de aquisição fonológica, 2009, Santa Maria. Livro de Resumo do 2o SAF: Aquisição fonológica: perspectivas atuais, 2009. p. 52-53.

9.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MOREIRA, M. M. S. . Aspectos metodológicos da coleta de dados com crianças. In: IX Semana de Letras: as letras e seu ensino, 2006, Ouro Preto. Caderno de Resumos da IX Semana de Letras. Mariana, 2006. p. 43-43.

10.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O papel do item lexical na aquisição da fonologia. In: 54o seminário do Gel, 2006, Araraquara. Caderno de resumo do Gel, 2006.

11.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. A palavra como unidade básica de representação nas fases iniciais de aquisição fonológica. In: IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia, 2006, Belo Horizonte. Caderno de resumos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2006. p. 46.

12.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. A emergência das africadas alveopalatais na aquisição do português. In: VII Encontro Nacional Sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUC - RS, 2006.

13.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. A emergência das africadas alveopalatais na aquisição da linguagem: uma reflexão sobre o papel dos alofones na construção da fonologia pela criança. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlância. Resumos do XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. Uberlândia: ileel, 2006.

14.
MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . A organização do componente fonológico e o comportamento do indivíduo. In: 7o Encontro Nacional sobre aquisição da linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2006.

15.
MIRANDA, I. C. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Contribuição dos modelos multirrepresentacionais à aquisição fonológica. In: IV Congresso Nacional de fonética e fonologia, 2006, Belo Horizonte. Cadernos de Resumo do IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. Belo Hoironte: FALE/UFMG, 2006. p. 52-53.

16.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O papel dos alofones na aquisição da linguagem: contribuições do Modelo de Exemplares e da Fonologia de Uso. In: IX Semana de Letras: a letras e seu ensino, 2006, Ouro Preto. Caderno de Resumos da IX Semana de Letras. Ouro Preto, 2006.

17.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; GOMES, C. A. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. ; HUBACK, A. P. S. . The acquisition of irregular plurals in Brazilian Portuguese. In: X International Congress of Child Language, 2005, Berlim. Program and abstracts of X Internation Congress of Child Language, 2005.

18.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Patterns of lexical diffusion in Brazilian Portuguese. In: Variation and Change in Phonology and Phonetics, 2004, Potsdan. program of varphon, 2004.

19.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cristófaro-Silva, Thaïs . Efeitos da freqüência na produção das fricativas alveopalatais emergentes. In: GEL - Grupo de estudos lingüísticos do estado de São Paulo, 2003, Taubaté. Programação Geral e Cadernos de Resumos, 2003. p. 155-155.

20.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Variação Sonora nas seqüências de (sibilante + africada alveopalatal). In: VII Semana de letras: letras, leitura e letramento, 2003, Ouro Preto. Anais da VII Semana de Letras: Letras, Leitura e Letramento, 2003. p. 104-104.

21.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cristófaro-Silva, Thaïs . Quando os mineiros falam como os cariocas: uma análise do fenômeno de palatalização. In: XI Semana de Iniciação Científica, 2002, Belo Horizonte. XI Semana de Iniciação científica da UFMG, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Lingua, Leitura e Escrita. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Fonologia, ortografia e ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Práticas pedagógicas e linguagem: reflexões para o ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. 'BNCC: Bases para leitura e escrita autônoma. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Dificuldades na aquisição da escrita: desafios para além da alfabetização. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; ROCHA, A. . Morphological awareness in writing acquisition by deaf students. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. 'Reflexos de processos fonológicos nos textos de alunos do Ensino Fundamental II: um olhar sobre a aquisição ortográfica',. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. ortografia no ensino fundamental: dificuldades persistentes e práticas pedagógicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; BELGA, J. ; FIGUEIREDO, I. ; SA, A. . ?Variação linguística nos textos dos alunos do Ensino Fundamental público, privado e EJA de Belo Horizonte?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; TOLEDO, C. . ?Variação linguística no processo de retextualização do oral para o escrito em textos de alunos do Ensino Fundamental II?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RODRIGUES, S. G. ; VALADAO, R. C. ; BARBOSA, M. G. G. ; BRAGA, S. M. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . A compreensão dos resultados das avaliações externas tem consequências positivas para a melhoria da aprendizagem dos alunos: uma proposta de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Desafios e perspectivas no ensino de Língua portuguesa (MESA REDONDA). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MENDES, S. T. P. . 'A Importância da Pesquisa para a Formação do Professor de Língua' (mesa redonda a convite da UFLA). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MOREIRA, J. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Aquisição da escrita e fonologia: refletindo sobre as relações irregulares na ortografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição Fonológica de primeira e segunda língua. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição da escrita e fonologia: interferências, interseções. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MOREIRA, J. . Aquisição da escrita e fonologia: refletindo sobre as relações irregulares na ortografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MARTINS, K. G. . Aquisição da escrita e variação sonora: o caso do 'r' final. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Variação linguística e ensino: o papel dos documentos oficiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição da Linguagem oral e escrita: contribuição dos modelos dinâmicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; DUTRA, A. F. ; REAL, J. L. V. ; BARBOSA, A. C. C. ; FIGUEIREDO, G. P. . Educação e Sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O papel da ortografia na revisão textual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição da fonologia do português como língua estrangeira e como primeira língua: interseções. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O léxico e a aquisição fonológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Relações fonológicas na aquisição da linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; FREITAS, T . Escrita e ortografia: uma reflexão sobre os erros ortográficos dos alunos no ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Evolution of templates: two cases studies of brazilian portuguese. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição fonológica e variação no português brasileiro: estágios iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MARTINS, R. M. F. . O papel do conhecimento fonológico na formação do professor alfabetizador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MARTINS, R. M. F. . Padrões sonoros variáveis e a aquisição da escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Efeitos da frequencia na produção escrita de encontros consonantais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cantoni, M. M. . O acento e a formação de padrões na aquisição do português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Sobre a aquisição de africadas alveopalatais no português bras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Brazilian Portuguese data presentation. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Construção da Fonologia pela criança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O papel do item lexical na aquisição da fonologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. O papel dos alofones na aquisição da linguagem: contribuições do modelo de exemplares e da fonologia de uso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MOREIRA, M. M. S. . Aspectos metodológicos na coleta de dados com crianças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. A emergência das africadas alveopalatais na aquisição do português: uma discussão sobre a representação mental das variantes contextuais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. ; MARTINS, R. M. F. ; ALMEIDA, L. . Projeto E-labore: a construção de um corpus de linguagem infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Representação Lingüística das crianças adquirindo a linguagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; ALMEIDA, L. ; MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Projeto e-labore: um estudo sobre a aquisição da escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. A palavra como a unidade básica de representação nas fases iniciais de aquisição.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MIRANDA, I. C. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Contribuições dos Modelos Multi-representacionais à aquisição fonológica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. A emergência das africadas alveopalatais na aquisição da linguagem: uma reflexão sobre o papel dos alofones na construção da fonologia pela criança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
MARTINS, R. M. F. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . A organização do componente fonológico e o comportamento do indivíduo: uma proposta de estudo longitudinal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Relações probabilísticas na variação sonora nas seqüências de (sibilante + africada alveopalatal). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Patterns of lexical diffusion in Brasilian portuguese. In: Variation and Change in Phonology and Phonetics. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
Cristófaro-Silva, Thaïs ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . Efeitos da freqüência na produção das fricativas alveopalatais emergentes.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Variação Sonora nas seqüências de (sibilante + africada alveopalatal) no português de Belo Horizonte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cristófaro-Silva, Thaïs . Seqüência de (sibilante + consoante) no Português de Belo Horizonte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Quando os mineiros falam como os cariocas: uma análise do fenômeno de paltalização do "s" e "z" no português de Belo Horizonte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Conhecimento lingüístico. Belo Horizonte: CEALE, 2014 (VERBETE).

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Sistema Fonológico. Belo Horizonte: CEALE, 2014 (Verbete).

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Sonoridade. Belo Horizonte: CEALE, 2014 (verbete).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; LEAL, L. F. V. . Elaboração de itens para avaliação de conteúdos básicos comuns de Língua Portuguesa do Ensino Médio e Fundamental. 2010.

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Oficina de itens e montagem de cadernos de provas no projeto de avaliação do município de Congonhas. 2010.

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Avaliação externa do sistema de ensino Municipal de Congonhas. 2008.

4.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Avaliação externa institucional do Sistema de Ensino Municipal de Mariana (MG)_. 2008.

5.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Avaliação externa institucional do Sistema de Ensino Municipal de Nova Lima. 2006.

6.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. FIEMG, Provas de Língua Portuguesa para o telecurso 2000. 2005.

7.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. FIEMG, Provas de Língua Porguesa para o TELECURSO 2000. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Parecerista ad hoc Educação em Revista. 2018.

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Parecer número especial Diverminas revista Calestroscópio. 2018.

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Parecerista ad hoc revista Caligrama. 2018.

4.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Parecerista da revista Caletroscópio. 2016.

5.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Parecerista ad hoc Revista do Gel. 2016.

6.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Parecer ad hoc revista DELTA. 2016.

7.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. parecerista ad hoc da revista DELTA (Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada). 2015.

8.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; PRAZERES, L. A. . Relatório da avaliação diagnóstica da rede municipal de Ribeirão das Neves. 2011.

9.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. parecerista ad hoc da revista linguagem e ensino. 2011.

10.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cristófaro-Silva, Thaïs . Cadastro de dados que alimentam o banco ASPA - Avaliação sonora do português atual (junho-setembro2004). 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Educação: Alfabetizar as crianças muito cedo é bom ou ruim para o desenvolvimento delas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Fonologia de Uso: aquisição oral e escrita. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Aquisição da língua escrita. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudos para curso de Letras (educação à distância)).

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Produção escrita no ensino fundamental: análise de textos de alunos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Fonética e Fonologia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de estudos para o curso de Letras (educação à distância0).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BICALHO, D. C.; BALBINO, E.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Cristiane Macieira de Souza. Estratégias de leitura para o ensino de fábulas em uma turma de 6o anodo Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
RIBEIRO, M. C. M. A.; VIEIR, F. M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro. Gêneros textuais e práticas sociais: segunda etapa de desenvolvimento do jogo didático linguagem e interação. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros.

3.
COSTA, E. G. M.; SARTORI, A. T.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Flávia Elisa Vargas Chamon. A vivência da escrita na carta de leitor: possibilidade de prática social pela linguagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BAIA, M. F. A.; PACHECO, V.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Paloma Maraisa. O desenvolvimento fonológico e sua relação com o léxico inicial na fala de gêmeos e não gêmeos. 2018. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs; Cantoni, M. M.; MAGALHAES, J. S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Nívia Aniele Oliveira. Variação em encontros consonantes tautossilábicos no português brasileiro. 2017.

6.
SARTORI, A. T.; BARROS, C. S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Girlene Rodrigues de Souza. Formação de professores de língua portuguesa: uma proposta de análises e práticas colaborativas. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
HAUPT, C.; ALBUQUERQUE, F. E.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Jaqueline Costa Rodrigues Nogueira. Escrita dos róticos por crianças e alunos do EJA: uma análise contrastiva baseada em modelos multirrepresentacionais dinâmicos. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO ACADEMICO) - Universidade Federal do Tocantins.

8.
ANTUNES, L. B.; GALINARI, M. M.; LIMA, H. M. R.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; BODOLAY, A. N.. Participação em banca de Leandro da Silva Moura. O papel da prosódia na expressão de atitudes de ataque ao ethos no discurso político. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Victor Hugo Medina Soares. Encontros Consonantais em Final de Palavra no português brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
HERMONT, A. B.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; BARROS, E. B. R.; MILITAO, J. A.. Participação em banca de Nayra Cristine da Silva Borges. Aquisição de Tempo e aspecto. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
Cristófaro-Silva, Thaïs; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; SEARA, I. C.. Participação em banca de Ricardo Fernandes Napoleão de Souza. A redução das vogais altas no português de Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
Cristófaro-Silva, Thaïs; BICALHO, D. C.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MARTINS, R. M. F.; CARVALHO, W. J. A.. Participação em banca de Amarildo Marra. Acentuação Gráfica no Português Brasileiro: desafios para a escrita infantil. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
LOPES, E. M. T.; JIZENJI, M. Y.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Denise Lara Damasceno Rezende. A biblioteca pública de betim: política e discurso na criação e instalação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

14.
LEAL, L. F. V.; GAZIRE, E. S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Geraldo Antônio Alves de Souza. Professores Recém-formados em cursos de letras: como aprenderam a ensinar e como ensinam leitura para alunos do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

15.
LEAL, L. F. V.; FRADE, I. C. S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Denice Lopes de Brito. Análise das práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras do ciclo inicial: uma análise das manifestações discursivas em um dado contexto sócio cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

16.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; LEAL, L. F. V.; Vieira, M. P.. Participação em banca de Erika Silva Souza. O lugar da oralidade nos livros didáticos de alfabetização. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

17.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MARTINS, R. M. F.; LEAL, L. F. V.. Participação em banca de Telma de Freitas. Escrita e ortografia: uma reflexão sobre as variações na escrita dos alunos do 3o ciclo do Ensino Fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

18.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; LEAL, L. F. V.; SOUZA, M. J. F.. Participação em banca de Mariza Nunes Vieira. Condições de produção de texto em livros didáticos de língua portuguesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

19.
LEAL, L. F. V.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Vieira, M. P.. Participação em banca de Maria da Consolação Parreiras de Castro. Produção escrita; investigação sobre as representações e hipóteses formuladas e (re) formuladas por sujeitos pertencentes a grupos socioculturais diferentes. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

20.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; CAMPOS, C. S. de O.; Castilho, P. Participação em banca de Antonio Marcondes de Araújo. Evidências de incorporação cultural de ouvintes intérpretes de libras a partir do contato com a cultura surda. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

21.
LEAL, L. F. V.; GAZIRE, E. S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Orlando José Resende. Análise da formação em serviço social na perspectiva do professor e no viés do diálogo e da participação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

22.
LEAL, L. F. V.; Vieira, M. P.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Rosemary de Deus Almeida Modesto. As práticas de leitura no universo escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

23.
PERINI, Mário Alberto; Magalhães, José Olímpio; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Janaina Rabelo Cunha Ferreira de Almeida. Lenição em encontros consonantais heterossilábicos (sibilante + consoante): um estudo complementar. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

24.
Cristófaro-Silva, Thaïs; Perini, Mario Alberto; CAMPOS, C. S. de O.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Mariana Moura Salles Moreira. Alomorfia de plural no português brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
Cristófaro-Silva, Thaïs; OLIVEIRA, M. A.; LEE, S. H.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Maria Mendes Cantoni. Categorização Fonológica e Representação Mental: uma análise da alternância entre [ks] e [S] à luz de modelos de uso. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
FERRAZ, A. P.; BICALHO, D. C.; DIAS, E.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Geraldo José Rodrigues Liska. O estudo do léxico na sala de aula: investigação do ensino dos processos semânticos de formação de palavras sob a perspectiva da Semântica de Contextos e Cenários. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
FERRAZ, A. P.; BICALHO, D. C.; DIAS, E.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Geraldo José Rodrigues Liska. O estudo do léxico na sala de aula: investigação do ensino dos processos semânticos de formação de palavras sob a perspectiva da Semântica de Contextos e Cenários. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
AZEVEDO, A. M. T.; BICALHO, D. C.; CAMPOS, R. C. S. E.; CAVALCANTE, S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Renata Amaral de Matos Rocha. A construção da narrativa em textos produzidos por estudantes com e sem TDAH. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
VIEGAS, M. C.; OLIVEIRA, M. A.; MENDONCA, M. A. A.; ALVES, M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Fernando Antônio Pereira Lemos. O alçamento vocálico em dois falares mineiros: o item lexical e o indivíduo. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
FERRAZ, A. P.; CARETTA, E. A. C.; DIAS, E.; SILVA FILHO, S. C.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Maria Bernadete Baggio Rehfeld Santos. O ensino do léxico pelo recorte da coesão nominal: uma abordagem das anáforas nominais sob a ótica do interacionismo sociodiscursivo. 2017.

6.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs; HAUPT, C.; Cantoni, M. M.; MAGALHAES, J. S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Alessandra Mara de Assis. A emergência de consoantes finais no português brasileiro na microrregião de Araguaína/Tocantins. 2017.

7.
HERMONT, A. B.; OLIVEIRA, M. A.; BARROS, E. B. R.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Gláucia do Carmo Xavier. O estudo do aspecto em uma perspectiva minimalista. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs; BARBOSA, A. V.; PEREIRA, M. C. C.; BERNARDINO, E. L. A.; YEHIA, H. C.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Rosana Passos. Parâmetros físicos do movimento em Libras: um estudo sobre intensificadores. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs; GOMES, C. A.; HUBACK, A. P. S.; ZIMMER, M. C.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Liliane Pereira Barbosa. O alçamento da vogal média anterior pretônica no português brasileiro: uma abordagem no modelo de redes. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
Cristófaro-Silva, Thaïs; DUARTE, F. B.; LEE, S. H.; Menuzzi, S. M.; RAMOS, J. M.; Alves, F. C.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Carlo Sandro de Oliveira Campos. Morfofonêmica e morfossintaxe da língua Maxacali. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
FERRAZ, A. P.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Geraldo José Rodrigues Liska. O estudo do léxico na sala de aula: investigação do ensino nos processos semânticos de formação de palavras sob a perspectiva da semântica de contextos e cenários. 2017.

2.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Alessandra Mara Assis. A emergência de consoantes finais no português brasileiro na microrregião de Araguaína Tocantins. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
Magalhães, José Olímpio; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; FARIA, A. A. M.. Participação em banca de Ariádne Zacarias de Sousa. Do oral para o escrito na escola: uma forma de ensinar a compreender dois sistemas de expressão da Língua Portuguesa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MENDES, S. T. P.; ANTUNES, L. B.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Karine Gonçalves Martins. Variação na escrita do /R/ final: uma análise de textos de alunos do ensino fundamental I. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
BAIA, M. F. A.; PACHECO, V.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Paloma Maraísa Oliveria Carmo. O desenvolvimento fonológico e seu relação com o léxico inicia na fala de gêmeos e não gêmeos". 2017.

4.
BICALHO, D. C.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Cristiane Macieira de Souza. Estratégias de leitura para o ensino de fábulas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TEIXEIRAVITRAL, L.; RUMEU, M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Keily Fraenzi de Moraes Lopes. O USO ANAFÓRICO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS NO PORTUGUÊS DO BRASIL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGRAE - Curso de especialização em gramática da língua portuguesa) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SARTORI, A. T.; RUMEU, M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Rosemary do Carmo Silva Rodrigues. A concordância nominal em Livros didáticos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGRAE - Curso de especialização em gramática da língua portuguesa) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TEIXEIRAVITRAL, L.; RUMEU, M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Kely Fraenzi de Moraes Lopes. O usos anafórico dos pronomes demonstrativos do português do Brasil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGRAE) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
TEIXEIRAVITRAL, L.; RUMEU, M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Rafael Costa Pires. Noção de sujeito: tradição, ensino e contemporaneidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGRAE - Curso de especialização em gramática da língua portuguesa) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RUMEU, M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Márcia Maria de Oliveira Santos. NEOLOGISMO EM ANTROPÔNIMOS: NOMES DE JOGADORES DE FUTEBOL NO BRASILERÃO DE 2016. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGRAE - Curso de especialização em gramática da língua portuguesa) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL, E. T. R.; DUCHOWNY, A. T.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Camila Riberio Resende Verona.A concordância nominal de número no SN em dados orais de Ceté". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CRISTÓFARO SILVA, Thaïs; Cantoni, M. M.; OLIVEIRA, N. A.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Frederico Rocha Baumgratz.Aspectos fonéticos da perda da marca de plural no Português de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Cristófaro-Silva, Thaïs; Cantoni, M. M.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Participação em banca de Marco Aurélio da Silva Fonseca.Redução do ditongo [ãw] na morfologia verbal, uma abordagem baseada no uso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Cristófaro-Silva, Thaïs; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; Cantoni, M. M.. Participação em banca de Amana Maris Ribeiro Greco.Alçamento de vogais médias pretônicas do português na oralidade de crianaças de BH. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KIKUCHI, L.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Professor de Estudos Linguísticos: Fonologia. 2015. Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
SARTORI, A. T.; CAMARGO, F. F.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Concurso para professor adjunto de Ensino de Língua Portuguesa. 2015. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Comissão avaliadora para o Programa de Bolsas Santander Mundi. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MATTOS, A. M.; NEVES, M. S.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Seleção para entrada no programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos (doutorado - entrada 2019). 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Comissão de Avaliação durante a XXVI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG. 2017.

4.
MENEZES, V.; DINIZ, L. R. A.; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Seleção para entrada no programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos (doutorado). 2017.

5.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Processo seletivo para professor-formador. 2008. Rede Municipal de Contagem.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa redonda no NESFALE: Nucleo de estudos da fala e da escrita.A importância da pesquisa no ensino de língua. 2016. (Encontro).

2.
XIV Semana de Letras da UFOP e I Seminário Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Desafios e perspectivas no ensino de língua portuguesa. 2016. (Congresso).

3.
Semana de Letras: Cultura da oralidade, culturas da escrita. 2014. (Encontro).

4.
Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2014. (Simpósio).

5.
IV Seminário de Ciência da Fala. 2013. (Seminário).

6.
VII Congresso Abralin. 2011. (Congresso).

7.
VII ENAL, II EIAL. 2011. (Congresso).

8.
XXV Encontro Nacional da Anpoll. 2010. (Encontro).

9.
II Seminário de Aquisição Fonológica. 2009. (Seminário).

10.
VI Congresso Internacional da ABRALIN.. 2009. (Congresso).

11.
11th North West Child Language. 2007. (Congresso).

12.
Research Group on Phonetics an Phonology. 2007. (Seminário).

13.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 2007. (Congresso).

14.
54 Seminário do Gel. 2006. (Congresso).

15.
IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. 2006. (Congresso).

16.
IX Semana de letras. 2006. (Congresso).

17.
VII Encontro Nacional Sobre Aquisição da Linguagem. 2006. (Congresso).

18.
VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras. 2006. (Congresso).

19.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).

20.
X International Congress for the Study of Child Language. 2005. (Congresso).

21.
Varphon 2004 - Variation in Phonology. 2004. (Congresso).

22.
GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2003. (Congresso).

23.
VIII Semana da Letras da UFOP. 2003. (Outra).

24.
VII Congresso Nacional e I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. 2002. (Congresso).

25.
XI Semana de iniciação científica da UFMG. 2002. (Outra).

26.
X semana de iniciação científica da UFMG. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; DINIZ, L. R. A. ; SOUZA, G. . 13o Semana de Eventos da Fale (SevFALE). 2018. (Congresso).

2.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MEDEIROS, C. L. . Mostra de profissões da UFMG - Faculdade de Letras. 2016. (Outro).

3.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.; MEDEIROS, E. ; MEDEIROS, C. L. ; CIRIACO, L. . Letras Debate. 2016. (Outro).

4.
BARBOZA, A. C. ; XAVIER, M. S. ; WINDLE, J. A. ; OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L. . IV encontro de estágio de licenciatura UFOP: universidade e escola. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Luiza de Souza Couto. Abordagens do ensino da ortografia nos livros didáticos: um estudo comparativo,Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Letícia Pena. Uma análise linguística no texto discente: o ensino contextualizado da crase. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Ires Figueiredo. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: O ENFOQUE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Juliana Belga. Hipercorreção na escrita acadêmica: uma análise de textos de alunos da graduação em Direito. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marcelo de castro. Ortografia no Ensino Fundamental II: da teoria à proposição de práticas,. Início: 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Andreia Chagas Rocha Toffolo. O papel da Consciência Morfológica no desempenho ortográfico e compreensão de leitura em aprendizes surdos. Início: 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Anya Karina Campos D'Almeida e Pinho. Início: 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

Iniciação científica
1.
Isabella Amarante. Ortografia no Ensino Fundamental II: reflexões e práticas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Amarildo Marra. Acentuação Gráfica no Português Brasileiro: desafios para a escrita infantil. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães.

2.
Erika da Silva Souza. O lugar da oralidade nos livros didáticos de. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães.

3.
Mariza Vieira Nunes. Condições de produção de texto em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães.

4.
Telma de Freitas. Escrita e ortografia: uma reflexão sobre as variações na escrita dos alunos do 3o ciclo do Ensino Fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães.

5.
Antonio Marcondes de Araújo. Evidências de incorporação cultural de ouvintes intérpretes de libras a partir do contato com a língau de sinais e com a cultura surda. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, . Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães.

Iniciação científica
1.
Juliana Moreira. Aquisição da escrita e fonologia: refletindo sobre as relações irregulares na ortografia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães.

2.
Karine Gonçalves Martins. Aquisição da Escrita e padrões fonológicos: interferências, intercessões. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA-GUIMARÃES, D. M. L.. Fonologia de Uso: aquisição oral e escrita. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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