Rosilda Maria Borges Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4026163125627869
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Possui graduação em Letras-Português pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (1988); Pedagogia na Universidade Tuiuti do Paraná (2017); Mestrado em Engenharia de Produção/Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Especialista em Alfabetização; Especialista em Organização Escolar e Práticas Pedagógicas (Universidade Tuiuti do Paraná); Especialista em: Formação de Professores em EAD (UFPR). Foi professora na rede Estadual Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foi professora na rede pública em Guaratuba-PR (anos iniciais do Ensino Fundamental). Foi Diretora de Escola Municipal Adolpho Vercesi. Foi Coordenadora de Língua Portuguesa e Alfabetização da Secretaria Municipal da Educação de Guaratuba-PR, responsável pela orientação e formação continuada de professores. Atualmente é professora tempo parcial da Universidade Tuiuti do Paraná com as disciplinas: Redação de Documentos Técnicos (FACAERO-Curso de Piloto Profissional de Aeronaves); Alfabetização e Letramento (Pedagogia|); Estágio Supervisionado, Foi revisora de texto na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas no ano de 2004 . Atualmente é Revisora de Textos no Setor de Educação a Distância EAD-Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora na Faculdade do Litoral Paranaense (ISEPE) com as disciplinas: Metodologia da Pesquisa; Projetos Integradores I; Prática Pedagógica; Comunicação Empresarial; Língua Portuguesa I e II; Metodologia da Alfabetização e Letramento. Foi Professora na Faculdade Expoente (disciplina: Comunicação Empresarial). Foi professora na Faculdade FAMEC (disciplina: Expressão Oral e Escrita). Professor convidado do Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais (CEITEC); Professor convidado p/ ministrar disciplina em Cursos de Pós-Graduação da Universidade do Contestado (UnC), na UNIARP (Caçador-SC); na UTP (Universidade Tuiuti do Paraná); na FACECLA (Faculdade de Campo Largo); no IBEPEX; na Faculdade Santa Cruz. Ministra Palestras, Cursos de capacitação na área de: Linguística, Alfabetização, Letramento, Metodologia da Língua Portuguesa, Gramática-Novo Acordo Ortográfico; Coerência e Coesão Textual; Leitura e Produção de textos; Revisão de textos; Metodologia Científica, Literatura Infantil, Redação Empresarial, Técnicas de Oratória; Técnicas de Comunicação, Reunião e Entrevistas, Português Jurídico, Redação Jurídica. Português Básico, Ética na Profissão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosilda Maria Borges Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, R. M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Rua Prof. Sidney Antonio Rangel, 248
Santo Inácio
82010330 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 81750070
Telefone: (041) 33317747
Ramal: 7747
URL da Homepage: www.utp.br


Formação acadêmica/titulação


2008 interrompida
Doutorado interrompido em 2009 em Doutorado em Educação.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTA FÉ, UCSF, Argentina.
Título: A inclusão do aluno surdo na Universidade,
Orientador: Zita Lago.
Ano de interrupção: 2009
1999 - 2001
Mestrado em Engenharia de Produção/Mídia e Conhecimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: CND - Curso Normal Nível Médio a Distância - Uma alternativa Pedagógica para a Formação dos Professores leigos em exercício: um estudo de caso no município de Guaratuba-PR.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves.
Palavras-chave: Conhecimento, distância, habilitação.
Grande área: Ciências Humanas
2006 interrompida
Especialização interrompida em 2007 em Gestão Estratégica de Pessoas. (Carga Horária: 460h).
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, UTP, Brasil.
Título: Utilizando a Inteligência Emocional na Comunicação Empresarial.
Ano de interrupção: 2007
2003 - 2004
Especialização em Inclusão Escolar. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A inclusão: falácia ou ação?.
2001 - 2003
Especialização em Formação de Professores em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A formação do professor de ensino superior em EAD.
1993 - 1994
Especialização em Organização Escolar e Práticas Pedagógicas. (Carga Horária: 480h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Avaliação Escolar.
Orientador: Marli Dockhorn Lemke.
2013 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores - em uma escola do campo-Tijucas do Sul.
Orientador: Maria Iolanda Fontana.
1985 - 1988
Graduação em Letras-Português.
Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, FUNFAFI, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2004
Extensão universitária em CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INCLUSÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 220h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Superior de Educação de Guaratuba, ISEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Tempo Parcial, Carga horária: 12


Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Tempo Parcial, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Metodologia da Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pofessor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Português Jurídico; Redação Jurídica

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento; Metodologia da Língua Portuguesa
07/2008 - Atual
Ensino, Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação de Documentos Técnicos
02/1999 - Atual
Ensino, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Língua Portuguesa Aplicada à Comunicação I e II
07/1998 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2016 - 07/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
07/2008 - 02/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Oral e Escrita; Comunicação Empresarial
07/2008 - 12/2010
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Oral e Escrita
02/2007 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
01/2007 - 12/2007
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial I
02/2006 - 12/2006
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Revisora de textos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.
02/2006 - 12/2006
Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Consultoria de TCC da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.
07/1998 - 12/2006
Ensino, Bacharelado em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I e II
07/2004 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, .

09/2005 - 10/2005
Extensão universitária , Coordenadoria de Capacitação Profissional, .

Atividade de extensão realizada
CAPACITAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO DE DISCIPLINAS NA MODALIDADE SEMI-PRESENCIAL.
02/2005 - 02/2005
Treinamentos ministrados , Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, .

Treinamentos ministrados
Ambientes de Aprendizagem
02/2003 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização / Literatura Infantil
Língua Portuguesa - Produção de textos
02/2003 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Atividade realizada
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
06/2002 - 12/2004
Direção e administração, Coordenadoria de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Assessora Acadêmica em Educação a Distância - EAD.
02/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ambientes de Aprendizagem em Educação a Distância
02/1998 - 02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Representante do Colegiado do Curso: Secretariado Executivo.
02/1998 - 02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Representante de Extensão do Curso: Secretariado Executivo.
07/1998 - 12/2002
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I, II, II
10/2002 - 11/2002
Ensino, Especialização em Planejamento e Gestão de Eventos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
07/2001 - 03/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Representante da Comissão de Avaliação Institucional.
02/1999 - 12/2001
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/1998 - 12/2000
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Superior de Gestão e Marketing, ESIC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESIC - ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E MARKETING, .

Cargo ou função
Comissão do Processo Seletivo.
02/2003 - Atual
Direção e administração, ESIC - ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E MARKETING, .

Cargo ou função
COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO.
02/2003 - Atual
Ensino, Marketing e Gestão de Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA

Faculdade Expoente, UEXFA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Faculdade Metropolitana de Curitiba, FAMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais, CEITEC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor convidado para ministrar Palestras, Treinamentos, Workshop aos professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental.

Atividades

10/2004 - 11/2004
Ensino, Pós-Graduação em Educação Infantil e séries inicia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Alfabetização
04/2003 - 04/2003
Treinamentos ministrados , CEITEC, .

Treinamentos ministrados
A Construção da Leitura e da Escrita
12/2002 - 01/2003
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Sé, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Comunicação e Expressão
10/2002 - 10/2002
Treinamentos ministrados , CEITEC, .

Treinamentos ministrados
A Construção da Leitura e da Escrita
04/2002 - 06/2002
Treinamentos ministrados , CEITEC, .

Treinamentos ministrados
A Construção da Leitura e da Escrita
12/1997 - 12/1997
Treinamentos ministrados , CEITEC, .

Treinamentos ministrados
Jogos e Brincadeiras na Pré-Escola e Séries Iniciais
11/1997 - 11/1997
Treinamentos ministrados , CEITEC, .

Treinamentos ministrados
A Prática de Textos em sala de aula

Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prof. contratado p/ Pós-Gradua, Enquadramento Funcional: Professor contratado p/ Pós-Graduação, Carga horária: 2

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino, Ciências (Fisiologia Humana), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Comunicação e Expressão na Educação Infantil e séries iniciais

Faculdade Cenecista de Campo Largo, FACECLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor convidado para ministrar a disciplina Letramento, na Pós-Graduação


Prefeitura Municipal de Guaratuba, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Cursos de Alfabetização e Língua, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1978 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

10/2008 - 11/2008
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, .

Treinamentos ministrados
Redação Oficial
09/2008 - 10/2008
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, .

Treinamentos ministrados
Técnicas de Oratória
08/2008 - 09/2008
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, .

Treinamentos ministrados
Língua Portuguesa para Professores
02/2004 - 02/2005
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba, .

Cargo ou função
Coordenadora de Cursos e Treinamentos aos Professores da àrea Rural e Urbana.
06/2004 - 11/2004
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba, .

Treinamentos ministrados
Alfabetização / Letramento - Educação de Jovens e Adultos
02/2004 - 11/2004
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba, .

Treinamentos ministrados
Oficina de Língua Portuguesa aos Professores de séries iniciais do Ensino Fundamental
02/2003 - 11/2003
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, .

Treinamentos ministrados
Alfabetização / Letramento
Metodologia da Língua Portuguesa
05/1997 - 12/1999
Direção e administração, Secretaria Municipal de Cultura, .

Cargo ou função
Diretora Cultural.
02/1993 - 12/1997
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica na área de Alfabetização e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Disciplina: Língua Portuguesa.
02/1987 - 12/1992
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de Guaratuba, .

Cargo ou função
Diretora da Escola Municipal Adolpho Vercesi - Ensino Fundamental.
02/1978 - 12/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas as disciplinas do Ensino Fundamental - séries iniciais

Secretaria Estadual de Educação-PR, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20

Atividades

02/1995 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
02/1989 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa / Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
02/1989 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Secretaria Municipal da Educação Guaratuba-PR, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Garuva/SC, SMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

02/1998 - 03/1998
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Garuva/SC, .

Treinamentos ministrados
A Prática da Leitura e da Escrita

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor convidado para ministrar a disciplina: Comunicação Oral e Escrita

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Professor convidado para ministrar a disciplina: Redação Forense

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 15


Universidade do Contestado, UNC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado p/ ministrar disciplina
Outras informações
Disciplina: Metodologia da Língua Portuguesa; Metodologia da Alfabetização; Leitura e Produção de Texto

Atividades

05/2007 - 06/2007
Ensino, Esp. em Educ. Infantil e Séries Iniciais do Ens. F, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Língua Portuguesa
07/2006 - 08/2006
Ensino, Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PRODUÇÃO TEXTUAL
10/2005 - 10/2005
Ensino, Especialização em Educação Infantil e séries inici, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos metodológicos da alfabetização
08/2005 - 09/2005
Ensino, Especialização em Educação Infantil e séries inici, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA E FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
07/2005 - 07/2005
Ensino, Especialização em Educação Infantil e séries inici, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
METODOLGIA E FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
06/2004 - 09/2004
Ensino, Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
04/2004 - 04/2004
Ensino, Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
12/2003 - 12/2003
Ensino, Especialização em Educação Infantil e séries inici, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
10/2003 - 11/2003
Ensino, Especialização em Educação Infantil e séries inici, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
08/2003 - 09/2003
Ensino, Especialização em Educação Infantil e séries inici, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
12/2002 - 01/2003
Ensino, Esp. em Educ. Infantil e Séries Iniciais do Ens. F, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Comunicação e Expressão

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - Revisora de Textos, Carga horária: 4


Instituto Caiçara de Pesquisa e Ensino Superior, ICAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I e II
04/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
04/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Praicas
Práticas Pedagógicas; Pesquisa em Educação; Projetos Integradores I e II; Diversidade Étnico Racial; Ética e Profissão Docente;
04/2015 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial; Metodologia da Pesquisa
04/2015 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial; Metodologia da Pesquisa
04/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
03/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial; Metodologia da Pesquisa


Linhas de pesquisa


1.
Práticas Pedagógicas: elementos articuladores

Objetivo: Verificar se a capacitação docente prático-reflexiva pode alterar crenças arraigadas e orientar a apropriação de tecnologias de informação e comunicação como mediadoras do processo de ensino aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: comunicação; tecnologia; apropriação; corpo docent.


Projetos de pesquisa


2006 - 2009
Formação de Professores do Curso de Administração para a docência na modalidade semipresencial
Descrição: Esta pesquisa objetiva trabalhar com os professores do Curso de Administração; investigar a existência e/ou aceitação dos docentes em relação à modalidade de Educação a Distância; se os professores do Curso de Administração estão preparados para a docência em disciplinas semipresenciais. Desenvolver processos e produtos educacionais que tenham como foco a interação entre os agentes da aprendizagem na busca permanente de inovação educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Intervenção pedagógica: Alfabetização e Letramento nas Escolas Municipais de Guaratuba-PR
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Rosilda Maria Borges Ferreira - Coordenador.
2017 - 2017
LITERATURA INFANTIL: CONTAR, ENCANTAR E DIVERTIR.
Descrição: O presente Projeto de Literatura Infantil, por meio da leitura, contação de histórias, dramatização e atividades afins teve como objetivo estimular a criatividade, a imaginação e a desenvolver a habilidade na formação de leitores. A arte de ler e contar histórias é considerada como mais um recurso pedagógico que pode auxiliar não só no desenvolvimento cognitivo da criança como também pode contribuir para a aquisição da leitura e da escrita, pois a criança que escuta histórias, que tem o contato com livros, que viaja no mundo da fantasia consegue desenvolver a oralidade e o processo da escrita. Pretende-se auxiliar na formação dos futuros professores do Curso de Pedagogia por meio da disciplina: Oficina de Literatura utilizando a contação de histórias, leitura, dramatizações, poesias e outras atividades afins, como mais um recurso pedagógico em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Rosilda Maria Borges Ferreira - Coordenador.
2014 - 2014
Intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização e letramento com os professores das Escolas Rurais deTijucas do Sul
Descrição: Projeto de Extensão com: Estudo dos conhecimentos teórico-metodológicos dos processos de alfabetização e letramento na prática educativa dos professores do campo. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, Leitura, produção de textos, gêneros textuais. Explanação sobre a história da escrita, do alfabeto. A história da escrita e a contribuição para o letramento. (Magda Soares, Leda Tfouni, Angela Kleiman)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SEGANFREDO, K. A. ; SOUZA, M. A. ; PIANOVSKI, R. B. ; CRUZ, R. A. ; PEREIRA, L. R. ; SILVA, E. S. ; FERREIRA, R. M. B. . Prática Pedagógica nas escolas localizadas no campo na Região Metropolitana de Curitiba. In: Maria Antônia de Souza. (Org.). Escolas públicas no/do campo: letramento, formação de professores e prática pedagógica. 1ed.Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2016, v. , p. 07-325.

2.
FERREIRA, R. M. B.; GOULART, D. ; PAULAT, I. . Pedagogia e Educação Continuada. In: FERREIRA, Rosilda Maria Borges; GOULART, Denise; PAULATTI, Ivana.. (Org.). Pedagogia em Debate. Curitiba-PR: , 2002, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, R. M. B.; CRUZ, C. A. ; ZANINELLI, C. F. ; PUTTKAMMER, H. A. . O cinema que o Brasil não conhece. Informe Magazine, Curitiba/PR, p. 15 - 15, 15 nov. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, R. M. B.. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NA ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EM UMA ESCOLA DO CAMPO SITUADA NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL, PARANÁ.. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE) (12.:2015 out. 26-29: Curitiba, PR), 2015, CURITIBA. Anais do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). CURITIBA-PR: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, R. M. B.. Oficina: a escrita da criança na fase inicial da alfabetização e a intervenção pedagógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERREIRA, R. M. B.. Oficina: a escrita da criança na fase inicial da alfabetização e a intervenção pedagógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FERREIRA, R. M. B.. A Produção de textos nos anos iniciais - uma atividade lúdica para despertar o interesse pela escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FERREIRA, R. M. B.. Intervenção Pedagógica - ênfase na alfabetização e letramento - com os professores que trabalham com reforço escolar nas escolas rurais de Tijucas do Sul.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERREIRA, R. M. B.. Oficina Consciência fonológica na alfabetização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, R. M. B.. Técnicas de Oratória. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, R. M. B.. Língua Portuguesa para Docentes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERREIRA, R. M. B.. Técnicas de Oratória. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FERREIRA, R. M. B.. Noções básicas de Redação Oficial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FERREIRA, R. M. B.; CRUZ, C. A. ; ZANINELLI, C. F. ; PUTTKAMMER, H. A. . Informe Magazine. 2002. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
FERREIRA, R. M. B.; CRUZ, C. A. ; ZANINELLI, C. F. ; PUTTKAMMER, H. A. . O cinema que o Brasil não conhece. 2002 (Artigo para orientação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Suèlen Cristini da Rosa Kepka.A Educação Física no Ensino Fundamental anos finais 6º ao 9º. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

2.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Rafaela Ferreira Boeira.A saúde vocal do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

3.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Franciany Regina Alves de Oliveira.A avaliação do Ensino Superior na Faculdade Isepe Guaratuba e o impacto desta na transformação do educando em questões pessoais, acadêmicas e sociais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

4.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Adriéle Souza Santos.O esporte no desenvolvimento escolar e social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

5.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Luana Ferreira de Mattos Silveira.A entrada do bebê na escola e as implicações para o seu desenvolvimento pessoal e educacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

6.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Suelen Cristina Rosseto.a História da Educação Especial no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

7.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Rafaela Inocêncio Faria Portela.A construção da afetividade na Educação Infantil e a relação com o ingresso no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

8.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Yanca Oliveira de Carvalho.A Psicomotricidade Relacional na Educação Infantil: a agressividade em questão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

9.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Maira Lis Henrique Clarinda.O ensino e aprendizagem dos alunos com autismo no Ensino Fundamental I. 2016 - Instituto Superior de Educação de Guaratuba.

10.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Caroline Kupczki Krezko.O imaginário da criança de 4 a 5 anos, por meio de contos de fadas, na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

11.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Karen Eloize de Oliveira.A inserção dos contos de fada no processo de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

12.
FERREIRA, R. M. B.; PIANOVSKI, R. B.. Participação em banca de Cilmeri da Silva Couto.Educação financeira: uma discussão contemporânea na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

13.
FERREIRA, R. M. B.; GUIMARAES, D. A. D.. Participação em banca de Ismailda de Oliveira Vescow.Os contos que eu conto na educação infantil: era uma vez.... 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

14.
FERREIRA, R. M. B.; SCHROEDER, M. M.. Participação em banca de Isabela Agner D'Aquino.Bullying e o papel do pedagogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

15.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Krisellen Boaretto.CASA ORGÂNICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Tuiuti do Paraná.

16.
CHEMIN, A.; SOUZA, C. F.; PEREIRA, F. S.; FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Andressa Chemin; Camila Ferreira de Souza; Francieli dos San.Divulgando e Comercializando o Sucesso.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Marketing) - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ.

17.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de ELAINE CRISTINA LÚCIO MACHADO.Aquisição da língua escrita na concepção sociointeracionista de linguagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

18.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de MARIA CRISTINA RESQUETTI.Inclusão da criança com deficiência mental na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

19.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de ELIANE DE OLIVEIRA PAULINO.Agressividade no ambiente escolar "Bllying".. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

20.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de ROSANE TEREZINHA DA SILVA.Inclusão: um panorama. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

21.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Patrícia Brassalotti.O papel do pedagogo no ensino de aprendizagem industrial do SENAI - CIETEP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

22.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de LENICE DE ARAÚJO SILVESTRE.O desenho como práxis para despertar o interesse pelo mundo mágico da Literatura Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

23.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de GIANE MARIA ZEN.Alfabetização: as práticas numa perspectiva sócio-interacionista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

24.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de PATRÍCIA FRANKE.Avaliação no processo de alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

25.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Rúbia Cristina dos Santos Ferreira.Da teoria à prática: a diversidade textual como requisito para o desenvolvimento integral da criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

26.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Viviane Gonçalves.O processo de alfabetização infantil e a postura pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

27.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Ana Claudia Galerane.O trabalho pedagógico em séries iniciais com a criança disléxica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

28.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Eliane Nogueira de Lima.Origami na Escola: um auxílio à interdisciplinaridade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

29.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Mariele da Silva.A Literatura Infantil: ensinando a criança a ler e enviando-as no maravilhoso mundo dos sonhos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

30.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Daiane Costa Bicalho.A concepção do professor sobre o planejamento escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

31.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Elisângela Ballão.As diferenmtes formas de brincar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

32.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Viviane Gonçalves.O processo de alfabetização infantil e a postura pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

33.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Caroline Karli de Fátima Bandeira.O papel da escola e da família no resgate dos valores humanos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

34.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Solange Aparecida de Oliveira.Literatura Infantil: um enfoque lúdico no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

35.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Jaqueline do Rocio Mariani.O uso da Comunicação aplicada à Administração. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná.

36.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Rosilda Roth Rodrigues.Marketing Pessoal: a senha para o sucesso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná.

37.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Inês Mika.Gerente Global: características e tendências. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná.

38.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Vera Langowski dos Santos.Secretária por excelência: da rotina à competência. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná.

39.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Sabrina Galdino.Networking: a importância da rede de relacionamentos para o profissional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná.

40.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Sirlei Moraes da Silva.A implantação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná.

41.
FERREIRA, R. M. B.. Participação em banca de Vanessa Braun.Atendimento ao Cliente do Curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação Profissional: Tecnologia da Informação. 2018. (Oficina).

2.
Capacitação Profissional: Tecnologia para Aprendizagem Ativa. 2018. (Oficina).

3.
Capacitação Profissional - Educação a Distância. 2018. (Oficina).

4.
Comissão de Educação Inclusiva. 2018. (Oficina).

5.
Programa de Desenvolvimento Docente: Projeto Pedagógico de Curso. 2017. (Oficina).

6.
Projeto de Literatura Infantil: Contar, encantar e divertir. Projeto de Literatura Infantil: Contar, encantar e divertir. 2017. (Exposição).

7.
Oficina para fins de capacitação docente. 2016. (Oficina).

8.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE) (12.:2015 out. 26-29: Curitiba, PR). Intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores - em uma escola do campo-Tijucas do Sul. 2015. (Congresso).

9.
II SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO (LAPA E TIJUCAS DO SUL)..Habilidades básicas para a aprendizagem. 2015. (Encontro).

10.
Semana Pedagógica: Políticas públicas e o conhecimento pedagógico para o enfrentamento de problemas relevantes no cenário educacional brasileiro.Oficina: A escrita da criança na fase inicial da alfabetização e a intervenção pedagógica. 2015. (Oficina).

11.
Seminário Educação Infantil.A linguagem oral na Educação Infantil. 2015. (Oficina).

12.
Curso de Extensão.Intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização e letramento com os professores das escolas rurais de Tijucas do Sul. 2014. (Oficina).

13.
I Jornada de Estágio Supervisionado: Boas práticas educativas em foco. 2014. (Seminário).

14.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-1. 2014. (Oficina).

15.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-1. 2014. (Oficina).

16.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-1:: Aprendizagem e E-Learning. 2014. (Exposição).

17.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-1: Educação Empreendedora. 2014. (Outra).

18.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-1 - 1º Encontro das melhores práqticas acadêmicas de 2013. 2014. (Oficina).

19.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-2. 2014. (Oficina).

20.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-2. 2014. (Oficina).

21.
Programa de Desenvolvimento Docente 2014-2. 2014. (Oficina).

22.
Programa de Pós-Graduação em Educação - Manifestações de Junho de 2013 e as Praças dos Indignados no Mundo. 2014. (Seminário).

23.
Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado e Doutorado: Letramento- um conceito ainda por discutir. 2014. (Seminário).

24.
Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado - Seminário: Desafios atuais a formação de Professores no Brasil. 2014. (Seminário).

25.
Semana Acadêmica de Pedagogia de 2014.A Produção de Textos nos Anos Iniciais-Uma adividade lúdica para despertar o interesse pela escrita. 2014. (Oficina).

26.
Semana de Pedagogia e Letras - Trajetórias do Mundo e da educação. 2014. (Seminário).

27.
XVIII Seminário de Pesquisa e XIII Seminário de Iniciação Científica da UTP.Intervenção Pedagógica - Ênfase na Alfabetização e Letramento - com os professores que trabalham com Reforço Escolar nas Escolas Rurais de Tijucas do Sul. 2014. (Seminário).

28.
XVIII SMINÁRIO DE PESQUISA E XIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UTP - 2014. 2014. (Seminário).

29.
Capacitação Docente: Desenvolvimento para disciplinas mediadas a distância. 2013. (Oficina).

30.
Programa de Desenvolvimento Docente 2013 - As 10 maiores inovações que impactarão a educação superior em nível mundial na próxima década. 2013. (Oficina).

31.
Programa de Desenvolvimento Docente 2013 - Construção de Provas e Exames. 2013. (Oficina).

32.
SEMANA DA PEDAGOGIA.A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO. 2012. (Oficina).

33.
Semana de Pedagogia e Letras.Oficina Consciência Fonológica na Alfabetização. 2012. (Oficina).

34.
Simposio Internacional en el marco del Doctorado en Educació. 2008. (Seminário).

35.
Congresso Nacional de Educação. A Leitura no Ensino Fundamental e Médio. 2006. (Congresso).

36.
Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa.Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa. 2004. (Oficina).

37.
Programa PCN em Ação, Pólo de Toledo-PR. (CEITEC) 100 horas. A Construção da Leitura e da Escrita. 2002. (Congresso).

38.
1º Encontro de Educação/Garuva-SC (24 horas).Práticas Fundamentais para aquisição da Língua Escrita: Leitura, Produção e Análise Lingüística. 1998. (Encontro).

39.
1ª Jornada latino-americana de Educação Escolar - Cidreira-RS (12 horas).A Prática de Textos em Sala de Aula. 1997. (Oficina).

40.
1º Encontro de Educação de Medianeira-PR.A Prática de Textos em Sala de Aula. 1997. (Oficina).

41.
Jornada Internacional de Atividades Pré-Escolar e séries iniciais (20 horas).Jogos e Brincadeiras na Pré-Escola e séries iniciais. 1997. (Oficina).

42.
II Seminário Latino-americano de Jardim de Infância e séris iniciais. (16 horas).A Prática de Textos em Sala de Aula. 1996. (Oficina).

43.
II Congresso Gaúcho de Educação Física e Pedagogia (20 horas). A Prática de Textos em Sala de Aula. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Regina Célia Pazzini Ayres. O Processo Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-Sensu em Metodologias da Língua) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Sirley do Nascimento. AS RELAÇÕES FAMILIARES E O PAPEL DA MULHER PELA ÓTICA DE CLARICE LISPECTOR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação ?Lato Sensu? em Produção e Recepção) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

2.
ADRIANA BARBOSA; SANDRA REGINA BECKMANN. LEITURA, DO ENCANTAMENTO AO DISTANCIAMENTO: UM ESTUDO NAS SÉRIES INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1ºs E 5ºs ANOS) EM UMA ESCOLA EM CURITIBA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação ?Lato Sensu? em Produção e Recepção) - Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

3.
IZABEL MOREIRA DOS SANTOS. A ORTOGRAFIA SIGNIFICATIVA E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação ?Lato Sensu? em Comunicação, Produçã) - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

4.
Regina Célia Pazzini Ayres. O Processo Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato-Sensu em Metodologias da Língua) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Taiana Naiara da Siva. A motivação e a desmotivação na profissão docente: desafios da contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

2.
Jessika Slobodzian. Contribuição das brincadeiras tradicionais para o desenvolvimento integral das crianças de Educação Infantil Pré-I e Pré II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

3.
Carina da Silva Costa. Contribuições da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura no 1º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade do Litoral Paranaense. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

4.
Thaisa de Fátima Ribeiro Balbinot. Alfabetizar ou não alfabetizar na Educação Infantil: limites e possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

5.
Aline Cavalcante. Contribuições da teoria construtivista para o processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

6.
Taissa Nunes Lourenço. A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ? 05 ANOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

7.
Isabele Cristine Morais de Andrade. Prática docente nas instituições de ensino do espaço público e privado de crianças da pré-escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

8.
Danielle Schmidt Correa. O olhar do professor sobre o trabalho do pedagogo nas escolas públicas do município de Curitiba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

9.
Ana Paula Richardz Scarpim. A contribuição da ludicidade para o processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

10.
Valéria Alves da Silva. A análise linguística de textos produzidos por alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

11.
VANESSA DE DEUS. Jogos de linguagem na prática pedagógica de professores da fase inicial da alfabetização em uma escola particular no município de Curitiba-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

12.
ANA MARIA WINK. Jogos e brincadeiras como estratégia metodológica para desenvolver as habilidades cognitivas de crianças com deficiência intelectual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

13.
Afonso Souza da Silva. A PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA ENTRE OS PILOTOS DA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO ATUAL EM PILOTOS EM INSTRUÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

14.
Isabele da Silva. A importância do lúdico no processo de alfabetização (1º ano - Ciclo I). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

15.
Paloma Cristina Hladczuk. A alfabetização de criança com transtorno espectro autista em uma escola da rede pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

16.
Jessica Dayane Dal Santo Kluk. A contribuição do desenho para o processo de alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

17.
Karina Komar de Moura. Educação de jovens e adultos: reflexões sobre os métodos de alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

18.
DAIANE PRISCILA DE LIMA DE SOUZA. PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - TUMA DE NÍVEL 5 - EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE CURITIBA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

19.
GABRIELA GOETEN DE LIMA. A IMPORTÂNCIA DO REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO MUNICÍPIO DE TIJUCAS DO SUL-PR.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

20.
SILVANA ALMEIDA RODRIGUES. O DESAFIO DO PROFESSOR DE ENSINO REGULAR EM ALFABETIZAR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

21.
Madalena Borges da Fonseca. Alfabetização e letramento no contexto da educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

22.
Lucimeire Stefane de Oliveira. A contribuição dos jogos como facilitador no processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola de Curitiba-PR.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

23.
Soiara Vaz de Oliveira Rodrigues. Alfabetização e letramento no contexto da educação do campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

24.
Rafaela Mazarotto. Uma experiência com jogos na alfabetização com crianças no 1º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Curitiba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

25.
João Pedro Jaouhari Solek. Causas e efeitos do sedentarismo no cotidiano do piloto de linha aérea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

26.
RICARDO ANDRADE CAMBOIM. ENTREVISTAS DE PILOTOS DE AERONAVES COM BASE EM COMPANHIA AÉREA ESTRANGEIRA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

27.
GABRIEL DE OLIVEIRA MENDES. AUMENTOS DE TAXAS PROVOCAM EXCESSO DE TRIPULANTES DESEMPREGADOS NO MERCADO BRASILEIRO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

28.
Camilla Larissa Ditzel. INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA PARA A COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA REALIZAÇÃO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA BRASIL 2013. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

29.
Ricardo Andrade Camboim. Entrevistas de pilotos de aeronaves com base em companhia aérea estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

30.
Gabriel de Oliveira Mendes. Aumentos de taxas provocam excesso de tripulantes desempregados no mercado brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

31.
Danielson Oliveira de Souza. A viabilidade do transporte aéreo leve de frutas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

32.
Krisellen Boaretto. CASA ORGÂNICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

33.
VALDELÂNIA BARROS. Atividades que contribuem para identificar as inteligências múltiplas na prática da Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

34.
MARIA AMÉLIA LEMOS. A criatividade e a magia da Literatura Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

35.
ANGELA PEREIRA DOS SANTOS. A arte de contar histórias no âmbito hospitalar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

36.
VILMA DO ROCIO SILVA DE LIMA. Brincar na Educação Infantil com orientação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

37.
LETÍCIA MORAIS MILARSKI. O método Montessori. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

38.
CRISTIANE FÁTIMA LACERDA. A aquisição da leitura e da escrita na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

39.
Patricia Rodrigues Ferreira. A aquisição da escrita na Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

40.
Patricia de Paula Honório. A arte de contar histórias na Educação Infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

41.
Marion da Silva Dal Col. A influência da Televisão no desenvolvimento de aprendizagem de crianças de 2 a 6 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

42.
Ariane Penha Marques. Concepções de disciplina e indisciplina na teoria e na prática educativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

43.
Michelle Moreira dos Santos. Avaliação Escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões sobre as práticas pedagógicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

44.
Rosane do Rocio Kieulenas. A contribuição da interdisciplinaridade no desenvolvimento da linguagem oral com crianças de 4 a 6 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

45.
Rosângela Maria Souza Raksa. A escrita infantil: uma análise cognitiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

46.
Carmen Pinto da Silva. Reestruturação de Texto no Primeiro Ciclo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

47.
Michele Cristine Pinto. A importância da Literatura Infantil para o hábito da leitura e sua influência na aquisição da escrita. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

48.
Giselle Domingues Fontoura. As Inteligências Múltiplas sob a visão da competência interpessoal na educação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

49.
Liliane Sueli Silva de Azevedo. Literatura Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

50.
Danieli Fernandes. A Inclusão do portador de deficiência mental no Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

51.
Joice Eli Waked. Tarefa de casa sob o ponto de vista dos pais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

52.
Adriane Correia Ribeiro. A tarefa de casa, sob o ponto de vista do professor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

53.
Helena Johnsson Strapasson. sala de aula: família-aluno-professor-escola: algumas interações possíveis. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

54.
Helloir Francisca de Almeida. Problemas de aprendizagem decorrentes de distúrbios da percepção visual e auditiva na Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

55.
Jaqueline do Rocio Mariani. O uso da Comunicação Aplicada à Administração. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

56.
Rosilda Roth Rodrigues. Marketing Pessoal: a senha para o sucesso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

57.
Vera Langowski dos Santos. Secretária por excelência: da rotina à competência. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

58.
Inês Mika. Gerente Global: características e tendências. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

59.
Sabrina Galdino. Networking: a importância da rede de relacionamentos para o profissional. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.

60.
Sirlei Moraes da Silva. A importância de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Rosilda Maria Borges Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FERREIRA, R. M. B.. Técnicas de Oratória. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Resumo - VIII Seminário de Pesquisa da UTP - 2004 (Projeto nº 848): 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVOS.
Palavras chave: prática pedagógica;formação de professores; ensino; ambientes de aprendizagem colaborativa.
Autores: Rosilda Maria Borges Ferreira; Iolanda B.C. Cortelazzo; Carlos Alves Rocha; Sergio Nauffal



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:51:45