Leonelo Dell Anhol Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4597216569899545
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor adjunto do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA, UTFPR) e no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE, UTFPR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade e inclusão digital, design de interação e sistemas colaborativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonelo Dell Anhol Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, L. D. A.;Almeida, Leonelo Dell Anhol;Almeida, Leonelo D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Av. Sete de Setembro, 3165, DAINF
Rebouças
80230-901 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (41) 33104964


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Awareness do Espaço de Trabalho em Ambientes Colaborativos Inclusivos na Web, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maria Cecília Calani Baranauskas.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Sistemas Colaborativos; Acessibilidade; Design Universal; Workspace Awareness; Semiótica Organizacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2005 - 2006
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: MODELO DE APOIO AO DESIGN DE AMBIENTES COLABORATIVOS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Laura Sanchéz García.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: engenharia semiótica; lcms; groupware; ensino a distância; interação humano computador; design instrucional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2003 - 2004
Especialização em Administração de Empresas. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Plano de Negócios da Empresa Curitiba T3.
1999 - 2003
Graduação em Bacharelado em Informática.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2016 - Atual
Direção e administração, Campus Curitiba, Diretoria de Graduação e Educação Profissional.

Cargo ou função
Coordenador do Bacharelado em Sistemas de Informação.
7/2015 - Atual
Ensino, Tecnologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia e Sociedade I
Design de Interação
Orientações de Mestrado
12/2012 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Computação Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
CASI101: Tópicos avançados em Sistemas de Informação: Design de Interação.
Orientações de Mestrado.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Pesquisador Colaborador do Instituto de Computação.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Ref.: Projeto CNPq: EcoWeb - Design da Interação na Web Social Inclusiva. Serviço de prospecção técnica sobre frameworks, ferramentas e recomendações (W3C-ARIA) para apoiar o desenvolvimento de Collaborative Rich Internet Applications (CRIA) acessíveis.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Ref. Projeto CAPES: Projeto Todos Nós em Rede: Redes Sociais e Autonomia Profissional - Novos Rumos para Formação Continuada à Distância de Professores de AEE Algumas ferramentas do ACBP (i.e. Diagrama de Partes Interessadas, Quadro de Avaliação e Escada Semiótica) atualmente não atendem aos requisitos de acessibilidade de conteúdo web. Essas ferramentas serão utilizadas no Projeto AIU e serão consideradas no sistema TNR que será construído no contexto do Projeto Todos Nós em Rede, de modo que a acessibilidade é um requisito base. Este serviço visa estruturar as ferramentas previamente citadas para que elas atendam aos requisitos básicos de acessibilidade de conteúdo web. Para tanto, é necessária: 1) a realização de: padronização de código (X)HTML e CSS aos padrões providos pela W3C, 2) atendimento às diretrizes de acessibilidade de prioridade básica do WCAG 2.0 e 3) adaptação e provimento de scripts (JavaScript) de maneira a contribuir para acessibilidade em elementos dinâmicos.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 20
Outras informações
Ref.: PROINFO ? Programa Nacional de Tecnologia Educacional, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista Desenv. Técnico e Industrial
Outras informações
Ref.: Projeto EcoWeb - Design da Interação na Web Social Inclusiva, processo nro. 560044/2010-0 Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Modalidade: DTI-1 Categoria: 1 Processo nro. 383536/2011-1

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
ref.: Projeto EcoWeb - Interaction Design in the Inclusive Social Web Atividade: Análise dos dados coletados durante os quatro cenários realizados na primeira etapa do projeto, tendo como objetivo a identificação e especificação de mecanismos para suporte a awareness para a rede social que será desenvolvida no Projeto.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Apoio à Docência Parcial sob Supervisão, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Estágio Docente - PED, no Grupo C - Atividades de Apoio à Docência Parcial sob Supervisão. Disciplina MC750 - F - Construção de Interfaces Homem-Computador sob supervisão da Professora Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas, no Instituto de Computação, Unicamp.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa
Outras informações
ref.: Projeto STID: Soluções de Telecomunicações para Inclusão Digital, financiado pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, convênio número 3910, na forma de bolsa de pesquisa. Atividade de avaliação de aspectos relacionados à acessibilidade na Web nos produtos do projeto.


Instituto Doll de Tecnologia e Educação Ltda, INSTITUTO DOLL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do curso Especialização em Desenvolvimento Web em nível Lato Sensu. Disciplina Usabilidade na Web. Carga horária total 24 horas, distribuídas em três sábados.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Prática em Docência de Informática I, Carga horária: 2
Outras informações
Apoio às atividades didáticas como requisito parcial para obtenção de título de Mestre em Informática. Disciplina: Interação Humano-Computador. Responsável Profa. Dra. Laura Sánchez García.


Malinski Krzyuy e Cia Ltda, KM&M, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Programador de Sistemas Master, Carga horária: 44
Outras informações
Prospecção de requisitos e análise de negócios, modelagem, implementação e ajuste de desempenho de esquemas de banco de dados, desenvolvimento de componentes para Interface de Usuário e avaliação de sistemas por meio de testes unitários e de integração. Além da concepção de um sistema colaborativo de controle interno de qualidade de sistemas computacionais com base em heurísticas de usabilidade genéricas e específicas ao domínio de negócio da empresa.

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento Delphi e Oracle

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento Delphi e Oracle

Atividades

2/2003 - 4/2005
Serviços técnicos especializados , Setor de Desenvolvimento, Setor de Densevolvimento.

Serviço realizado
Desenvolvimento de sistemas ERP em Delphi e Oracle e criação de processos de avaliação de interfaces..

Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista (PIBIC/CNPq/UEPG), Carga horária: 4
Outras informações
Bolsista do Projeto de Pesquisa Aplicação de agronegócios e o modelo de metadados. Carga horária total (900 horas), sob orientação da Professora Dra. Maria Salete Marcon Gomes Vaz.



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Descrição: Vincluado ao PROINFO ? Programa Nacional de Tecnologia Educacional, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação Atividades: Treinamento de formadores, realização de oficinas em escolhas e atividades técnicas para configuração e atualização de laptops. Período: maio a juho de 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Descrição: Vincluado ao PROINFO ? Programa Nacional de Tecnologia Educacional, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação Atividades: Treinamento de formadores, realização de oficinas em escolhas e atividades técnicas para configuração e atualização de laptops. Período: maio a juho de 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Eco-Web: Design da Interação na Web Social Inclusiva
Descrição: Estende o escopo do projeto "Redes Sociais e Autonomia Profissional: novos rumos para formação continuada a distância de professores de AEE" para cenários onde a diversidade de competências dos usuários acrescenta complexidade à busca de soluções para sistema piloto que caracterize e ilustre o conceito de um ecossistema web. Do ponto de vista prático, vale mencionar que resultados do Eco-Web poderão impactar e contribuir no oferecimento de formação continuada de professores de AEE mediado por sistema de rede social inclusiva em nosso país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
Projeto Todos Nós em Rede: Redes Sociais e Autonomia Profissional - Novos Rumos para Formação Continuada à Distância de Professores de AEE
Descrição: Em vários campos do conhecimento e de atividade profissional, as redes sociais têm tido um papel cada vez mais influente e inovador de envolver as pessoas em torno de assuntos de interesse comum. O projeto espera estabelecer as bases de uma rede social inclusiva que objetiva a formação continuada à distância de professores de Educação Especial dos sistemas de ensino público brasileiro, de modo que resulte em um complexo autônomo e revelador do que emerge das práticas escolares de AEE (Apoio Educacional Especializado) e do que as fundamenta teóricometodologicamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
e-Cidadania: Sistemas e Métodos na Constituição de uma Cultura mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação (FAPESP/Microsoft)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Leonelo Dell Anhol Almeida - Integrante / Maria Cecília Calani Baranauskas - Coordenador.Financiador(es): Microsoft Corporation - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2003 - 2008
Acesso, Permanência e Prosseguimento da Escolaridade de Nível Superior de Pessoas com Deficiência: Ambientes Inclusivos. (PROESP/CAPES)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Desenvolvimento de projetos comunitários sobre acessibilidade e inclusão digital na disciplina CSH42 ?Acessibilidade e Inclusão Digital?
Descrição: As práticas sociais relacionadas às pessoas com deficiência (PcD) podem ser resumidas em quatro categorias: a exclusão social, o atendimento segregado, a integração social e a inclusão social (Sassaki, 2006). Com exceção da exclusão social, as demais práticas podem ser apoiadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Para que este objetivo ocorra é necessário promover a acessibilidade em sistemas computacionais e, também, a adaptação de processos de desenvolvimento de maneira a considerar a acessibilidade como mais um quesito de qualidade entre os já amplamente adotados como eficiência, eficácia e usabilidade. No contexto do atendimento segregado a acessibilidade pode ser alcançada principalmente pelo desenvolvimento de sistemas computacionais para atender às necessidades específicas. Na integração social o foco está no treinamento de PcD para usar as tecnologias existentes e, quando necessário, usar tecnologias assistivas. Já na inclusão social, a acessibilidade demanda o treinamento para as PcD e, também, o projeto e a adaptação de quaisquer sistemas computacionais para que possam ser usados também pelas PcD, configurando assim um movimento de mão dupla, em que as PcD se aperfeiçoam para interagir com a sociedade e, também a sociedade se adapta para incluir as PcD de maneira autônoma, livre e participativa. No entanto, os cursos da área de computação promovem poucas ou nenhuma oportunidade para estudantes conheçam as práticas, processos e normas relacionadas à acessibilidade e à inclusão digital. Além disso, por vezes, as oportunidades oferecidas aos estudantes ficam restritas ao conhecimento de conjuntos de normas sobre acessibilidade, mas não propiciam atividades empíricas sobre o tema. Este projeto de extensão tem o objetivo de, no contexto da disciplina CSH42 ? Acessibilidade e Inclusão Digital, ofertada pelo curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, da UTFPR-Curitiba, propiciar aos estudantes a realização de projetos reais propostos pela comunidade externa ou interna à UTFPR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonelo Dell Anhol Almeida - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - Atual
Desenvolvimento de projetos comunitários sobre acessibilidade e inclusão digital na disciplina CSH42 ?Acessibilidade e Inclusão Digital?
Descrição: As práticas sociais relacionadas às pessoas com deficiência (PcD) podem ser resumidas em quatro categorias: a exclusão social, o atendimento segregado, a integração social e a inclusão social (Sassaki, 2006). Com exceção da exclusão social, as demais práticas podem ser apoiadas pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Para que este objetivo ocorra é necessário promover a acessibilidade em sistemas computacionais e, também, a adaptação de processos de desenvolvimento de maneira a considerar a acessibilidade como mais um quesito de qualidade entre os já amplamente adotados como eficiência, eficácia e usabilidade. No contexto do atendimento segregado a acessibilidade pode ser alcançada principalmente pelo desenvolvimento de sistemas computacionais para atender às necessidades específicas. Na integração social o foco está no treinamento de PcD para usar as tecnologias existentes e, quando necessário, usar tecnologias assistivas. Já na inclusão social, a acessibilidade demanda o treinamento para as PcD e, também, o projeto e a adaptação de quaisquer sistemas computacionais para que possam ser usados também pelas PcD, configurando assim um movimento de mão dupla, em que as PcD se aperfeiçoam para interagir com a sociedade e, também a sociedade se adapta para incluir as PcD de maneira autônoma, livre e participativa. No entanto, os cursos da área de computação promovem poucas ou nenhuma oportunidade para estudantes conheçam as práticas, processos e normas relacionadas à acessibilidade e à inclusão digital. Além disso, por vezes, as oportunidades oferecidas aos estudantes ficam restritas ao conhecimento de conjuntos de normas sobre acessibilidade, mas não propiciam atividades empíricas sobre o tema. Este projeto de extensão tem o objetivo de, no contexto da disciplina CSH42 ? Acessibilidade e Inclusão Digital, ofertada pelo curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, da UTFPR-Curitiba, propiciar aos estudantes a realização de projetos reais propostos pela comunidade externa ou interna à UTFPR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonelo Dell Anhol Almeida - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
Programa bilíngue para o ensino da Língua Portuguesa para crianças surdas e da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes
Descrição: Projeto aprovado no Edital 21/2013 PROGRAD - Apoio à Produção de Recursos Educacionais Digitais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Produção de um programa bilíngue para promover a aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) para crianças surdas e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Leonelo Dell Anhol Almeida - Coordenador / Silvia Andreis Witkoski - Integrante / Rita De Cassia Maestri - Integrante / Yasmin Gomes Pegoraro - Integrante / Leonardo Adamante Batista - Integrante / Izadora Schneider de Arruda - Integrante.
2014 - Atual
Construindo Aplicações Web Interativas Acessíveis
Descrição: Acessibilidade na Web é um tema de crescente preocupação à medida que mais serviços indispensáveis à vida em sociedade dependem do uso da Internet. A formação em cursos de computação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software) e de Design, por vezes, abordam o tema pontualmente. No entanto, é necessário o desenvolvimento de materiais que tratem do tema acessibilidade na Web, de maneira integrada, que sejam úteis durante a formação do estudante e em sua trajetória profissional. Atualmente é possível encontrar diversos materiais na Web que visam a solução de problemas específicos. Além disso, o World Wide Web Consortium (W3C) provê padrões para conteúdos Web (Web Content Accessibility Guidelines, WCAG) e aplicações Web dinâmicas (Accessible Rich Internet Applications, WAI-ARIA). Entretanto, poucos são os materiais que abordam o tema de acessibilidade de maneira integrada ao ensino de construção de conteúdo e aplicações Web, ou seja, Hypertext Markup Language (HTML), Cascading StyleSheets (CSS) e JavaScript. Um exemplo de material didático integrado é o WARAU, criado por Leonelo Almeida e Wagner Santana, mantido pela Unicamp (http://warau.nied.unicamp.br). O WARAU apresenta informações teóricas, práticas e exemplos, sobre acessibilidade, usabilidade, HTML, CSS e JavaScript, de maneira articulada e dinâmica,. Apesar de o WARAU abordar o tema amplamente, ele está limitado a páginas Web com baixa dinamicidade, ou seja, ele foca no padrão WCAG. Dessa maneira, o objetivo deste projeto é criar recursos educacionais digitais para o ensino de acessibilidade na Web com foco em aplicações altamente dinâmica, considerando as diretrizes do WAI-ARIA. Posteriormente o conteúdo poderá ser integrado ao WARAU ou utilizado de maneira independente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leonelo Dell Anhol Almeida - Coordenador / Amanda Maria Alves Grigório - Integrante / Washington Maverick Lessa Delmondes - Integrante.
2013 - 2014
Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres: Uma Plataforma Web Extensível
Descrição: Prover alunos e professores da rede de ensino médio e/ou superior de uma solução de baixo custo e baseada em tecnologias livres, com a finalidade de interagir remotamente (por meio da Internet) com experimentos científicos adaptados a um hardware, de maneira a possibilitar que eles sejam controlados e analisados pelos participantes da atividade, proporcionando uma maior interatividade entre as partes. Para tanto será desenvolvida uma plataforma composta de três componentes: um portal Web (baseado em AVA e Web Services), um middleware (que tem a finalidade de mediar a comunicação entre o experimento físico e o portal Web), um (ou mais) experimento(s), que envolve(m) componentes físicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Leonelo Dell Anhol Almeida - Coordenador / Leandro Chernij - Integrante / Gerson Mauri Dallegrave de Almeida - Integrante / Lucas Salomão Spolaore - Integrante / Washington Maverick Lessa Delmondes - Integrante.Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Bolsa.Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Revista de Ciências Exatas e Naturais
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação
2016 - Atual
Periódico: Universal Access in the Information Society (Internet)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação/Especialidade: Interação Humano-Computador.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Melhor artigo resumido do XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2012
Terceiro colocado na premiação dos melhores artigos do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC'12), Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2011
Best Paper, International Conference on Information Society (i-Society 2011), i-Society e IEEE UK.
2010
Melhor Artigo - IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2010) - 2 lugar, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2010
2 lugar na Competição de Avaliação de Acessibilidade (categoria pós-graduação) no IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARCZYSZYN, GUILHERME L.2018 BARCZYSZYN, GUILHERME L. ; CAMENAR, LETÍCIA M. DE O. ; NASCIMENTO, DIEGO DE F. DO ; KOZIEVITCH, NÁDIA P. ; SILVA, RICARDO D. DA ; Almeida, Leonelo D. A. ; SANTI, JULIANA DE ; MINETTO, RODRIGO . A Collaborative System for Suitable Wheelchair Route Planning. ACM TRANSACTIONS ON ACCESSIBLE COMPUTING (TACCESS), v. 11, p. 1-26, 2018.

2.
SPOLAORE, LUCAS SALOMÃO2015SPOLAORE, LUCAS SALOMÃO ; ALMEIDA, GERSON MAURI DALLEGRAVE DE ; CHERNIJ, LEANDRO ; Almeida, Leonelo Dell Anhol . Apuê: Uma Plataforma Web para Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 100, 2015.

3.
PEREIRA, R.2012PEREIRA, R. ; MIRANDA, L. C. de ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; PICCOLO, L. S. G. ; ALMEIDA, L. D. A. ; REIS, J. C. . Towards a Culturally Aware Design for Social Software. International Journal of Digital Society (IJDS), v. 3, p. 590-599, 2012.

4.
NERIS, V. P. A.2011 NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MIRANDA, L. C. de ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Collective Construction of Meaning and System for an Inclusive Social Network. International Journal of Information Systems and Social Change, v. 2, p. 16-35, 2011.

5.
SANTANA, V. F. de2008 SANTANA, V. F. de ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Aprendendo sobre Acessibilidade e Construção de Websites para Todos. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 3, p. 71-83, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Camenar, Leticia Maria de Oliveira ; do Nascimento, Diego de Faria ; Almeida, Leonelo Dell Anhol . A Method for Analyzing Mobility Issues for People with Physical Disabilities in the Context of Developing Countries. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2018, v. 10907, p. 3-17.

2.
KOZIEVITCH, NÁDIA P. ; Almeida, Leonelo D. A. ; DA SILVA, RICARDO DUTRA ; MINETTO, RODRIGO . A Smarter Sidewalk-Based Route Planner for Wheelchair Users: An Approach with Open Data. Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 192-206.

3.
Almeida, Leonelo D. A.; Baranauskas, M. Cecília C. . A Roadmap on Awareness of Others in Accessible Collaborative Rich Internet Applications. In: P. Isaías; P. Kommers; T. Issa. (Org.). The Evolution of the Internet in the Business Sector. 1ed.: IGI Global, 2015, v. , p. 52-72.

4.
Sarmento, Henrique Reinaldo ; Reis, Cibele A. S. ; Zaramella, Vinicius ; Almeida, Leonelo D. A. ; Tacla, Cesar A. . Supporting the Development of Computational Thinking: A Robotic Platform Controlled by Smartphone. In: Panayiotis Zaphiris; Andri Ioannou. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 9192, p. 124-135.

5.
Waki, Ana L. K. ; Fujiyoshi, Guilherme S. ; Almeida, Leonelo D. A. . Games Accessibility for Deaf People: Evaluating Integrated Guidelines. In: Margherita Antona; Constantine Stephanidis. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 9177, p. 493-504.

6.
Canal, Maíra Codo ; Bueno, Juliana ; Sánchez García, Laura ; Almeida, Leonelo D. A. ; Miranda, Alessio . Early Interaction Experiences of Deaf Children and Teachers with the OLPC Educational Laptop. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2014, v. , p. 254-264.

7.
ALMEIDA, L. D. A.. Awareness em redes sociais inclusivas. In: Jose Armando Valente; Maria Cecília Calani Baranauskas; Maria Cecília Martins. (Org.). Codesign de Redes Digitais. 1ed.: Editora Penso, 2013, v. , p. 137-.

8.
HORNUNG, H. H. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MELO-SOLARTE, D. S. . Lições aprendidas no desenvolvimento de software social. In: Jose Armando Valente; Maria Cecília Calani Baranauskas; Maria Cecília Martins. (Org.). Codesign de Redes Digitais. 1ed.: Editora Penso, 2013, v. , p. 172-.

9.
Neris, Vânia Paula de Almeida ; Almeida, Leonelo Dell Anhol ; Cunha de Miranda, Leonardo ; Hayashi, Elaine Cristina Saito ; Baranauskas, M. Cecília C. . Collective Construction of Meaning and System for an Inclusive Social Network. In: John Wang. (Org.). Information Systems and Modern Society. 1ed.: IGI Global, 2013, v. , p. 171-190.

10.
MELO, A. M. ; ALMEIDA, L. D. A. ; SANTANA, V. F. de . Acessibilidade na Web. In: M. Teresa E. Mantoan e M. Cecília C. Baranauskas. (Org.). Atores da inclusão na Universidade - Formação e compromisso. Campinas: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2009, v. , p. 101-128.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, BERNARDO ALVES VILLARINHO ; Almeida, Leonelo Dell Anhol . A Participatory Method for Multidimensional Analysis and Proposing Improvements in Collaborative Systems. In: the 17th Brazilian Symposium, 2018, Belem. Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2018. New York: ACM Press, 2018. p. 1.

2.
LIMA, BERNARDO ALVES VILLARINHO ; DA SILVA LEITE, PATRICIA ; Almeida, Leonelo Dell Anhol . Writing Towards Promoting the Empowerment of Persons With Disabilities in Digital Inclusion Texts. In: the XVI Brazilian Symposium, 2017, Joinville. Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2017, 2017. v. 1. p. 1-500.

3.
LEITE, P. S. ; ALMEIDA, L. D. A. . Acessibilidade e Inclusão Digital: Articulando ensino e extensão. In: Workshop sobre Educação em IHC, 2017, Joinville - SC - Brasil. Extended Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. Porto Alegre - RS - Brasil: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. v. 1. p. 166-171.

4.
RETORE, A. P. ; LIMA, BERNARDO ALVES VILLARINHO ; LEITE, P. S. ; ALMEIDA, L. D. A. . Envolvimento e Apropriação de Sistemas Colaborativos sob a Perspectiva da Terceira Onda de IHC. In: Workshop Culturas, Alteridades e Participações em IHC: Navegando ondas em movimento, 2017, Joinville - SC - Brasil. Anais do Workshop Culturas, Alteridades e Participações em IHC: Navegando ondas em movimento, 2017.

5.
LEITE, P. S. ; ALMEIDA, L. D. A. . Modelo Artefato-Experiência para Elementos dos Jogos e Gameplay. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba - PR - Brasil. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

6.
MINETTO, RODRIGO ; KOZIEVITCH, NÁDIA P. ; DUTRA DA SILVA, RICARDO ; Almeida, Leonelo D. A. . An Alternative and Smarter Route Planner for Wheelchair Users - Exploring Open Data. In: 5th International Conference on Smart Cities and Green ICT Systems, 2016, Rome. Proceedings of the 5th International Conference on Smart Cities and Green ICT Systems, 2016. p. 94.

7.
LIMA, BERNARDO ALVES VILLARINHO ; Almeida, Leonelo Dell Anhol . The Tyrants, Heroes and Victims Narrative in Accessibility Tracks Papers of the Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems. In: the 15th Brazilian Symposium, 2016, São Paulo. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems - IHC '16. New York: ACM Press, 2016. p. 1-10.

8.
MINETTO, RODRIGO ; KOZIEVITCH, NADIA PUCHALSKI ; DA SILVA, RICARDO DUTRA ; Almeida, Leonelo Dell Anhol ; DE SANTI, JULIANA . Shortcut suggestion based on collaborative user feedback for suitable wheelchair route planning. In: 2016 IEEE 19th International Conference on Intelligent Transportation Systems (ITSC), 2016, Rio de Janeiro. 2016 IEEE 19th International Conference on Intelligent Transportation Systems (ITSC), 2016. p. 2372.

9.
LAZARIN, CARLOS ALBERTO JOIA ; Almeida, Leonelo Dell Anhol . Distributed Participatory Design web-based groupware. In: the 15th Brazilian Symposium, 2016, São Paulo. Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computer Systems - IHC '16. New York: ACM Press, 2016. p. 1-10.

10.
WAKI, A. L. K. ; FUJIYOSHI, G. S. ; ALMEIDA, L. D. A. . Consolidação de Recomendações sobre Jogos Acessíveis aos Surdos. In: XIII Simpósio Brasileiro Sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC'14). Porto Alegre: SBC, 2014. v. 1. p. 361-364.

11.
SANTANA, V. F. de ; OLIVEIRA, R. ; ALMEIDA, L. D. A. ; Ito, Marcia . Firefixia: An Accessibility Web Browser Customization Toolbar for People With Dyslexia. In: 10th International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility, 2013, Rio de Janeiro. Proceedings of the 10th International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility, 2013.

12.
SANTANA, V. F. de ; OLIVEIRA, R. ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Web Accessibility And People With Dyslexia: A Survey On Techniques And Guidelines. In: 9th International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility (W4A 2012), Co-Located with the 21st International World Wide Web Conference, 2012, Lyon, França. Proceedings of the 9th International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility, 2012.

13.
ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Awareness of Others in Accessible Collaborative Rich Internet Applications. In: IADIS International Conference WWW/Internet, 2012, Madrid, Espanha. Proceedings of the IADIS International Conference WWW/Internet, 2012. p. 60-67.

14.
ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M.C.C. . Accessibility in Rich Internet Applications: People and Research. In: XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2012, Cuiabá. Anais do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2012. p. 3-12.

15.
Canal, M. C. ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M.C.C. . Uma avaliação de acessibilidade no laptop educacional da OLPC na perspectiva de pessoas com dislexia. In: 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

16.
ALMEIDA, L. D. A.; HAYASHI, E. C. S. ; REIS, J. C. ; COSTA, P. D. P. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; DE MARTINO, J. M. . Augmenting Accessibility in Social Networks: A Virtual Presenter. In: 13th International Conference on Enterprise Information Systems, 2011, Beijing, China. Proceedings of the 13th International Conference on Enterprise Information Systems. Lisboa, Portugal: SciTePress ? Science and Technology Publications, 2011. v. 4. p. 225-234.

17.
PEREIRA, R. ; MIRANDA, L. C. de ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; PICCOLO, L. S. G. ; ALMEIDA, L. D. A. ; REIS, J. C. . Interaction Design of Social Software: Clarifying requirements through a culturally aware artifact. In: International Conference on Information Society, 2011, Londres, Reino Unido. i-Society 2011 Proceedings. Londres, Reino Unido: Infonomics Society, 2011. p. 310-315.

18.
Canal, M. C. ; MIRANDA, L. C. de ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Analisando a Simplicidade do Laptop da OLPC: Desafios e Propostas de Soluções de Design. In: XXXVIII Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) / XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), 2011, Natal, RN. Anais do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2011. p. 1250-1264.

19.
PEREIRA, R. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; ALMEIDA, L. D. A. . The value of the value identification in web applications. In: IADIS International Conference WWW/Internet 2011, 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the IADIS International Conference WWW/Internet 2011, 2011. p. 37-44.

20.
ALMEIDA, L. D. A.; HAYASHI, E. C. S. ; REIS, J. C. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Conversas Online: A Synchronous Communication Tool Integrated to Inclusive Social Networks. In: IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010, Belo Horizonte. Anais do IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010. v. 1. p. 51-60.

21.
ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Universal Design Principles Combined with Web Accessibility Guidelines: A Case Study. In: IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010, Belo Horizonte. Anais do IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010. v. 1. p. 169-178.

22.
SANTANA, V. F. de ; ALMEIDA, L. D. A. ; HORNUNG, H. H. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Um Processo de Avaliação de Acessibilidade Web Universal Aplicado ao Website da Receita Federal: do Código a Testes com Usuários. In: IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010, Belo Horizonte. Anais Estendidos do IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2010. v. 2. p. 151-162.

23.
ALMEIDA, L. D. A.; NERIS, V. P. A. ; MIRANDA, L. C. de ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Designing Inclusive Social Networks: A Participatory Approach. In: HCI International, 2009, San Diego. Lecture Notes in Computer Science - Online Communities and Social Computing. Heidelberg: Springer, 2009. v. 5621. p. 653-662.

24.
NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MIRANDA, L. C. de ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Towards a Socially-constructed Meaning for Inclusive Social Network Systems. In: 11th International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations, 2009, Beijing - China. Proceedings of the 11th International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations. Sydney: Aussino Academic Publishing House, 2009. p. 247-254.

25.
NERIS, V. P. A. ; HORNUNG, H. H. ; MIRANDA, L. C. de ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Building Social Applications with an Agile Semio-Participatory Approach. In: IADIS International Conference on WWW/Internet (ICWI), 2009, Rome, Italy. Proceedings of the IADIS International Conference on WWW/Internet. Lisbon, Portugal: IADIS Press, 2009. v. 1. p. 3-10.

26.
ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Um Prospecto de Sistemas Colaborativos: Modelos e Frameworks. In: VIII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais ? IHC 2008, 2008, Porto Alegre. Anais Estendidos do VIII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais ? IHC 2008. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008. p. 204-213.

27.
ALMEIDA, L. D. A.; SILVA, R. C. da ; SANTOS, G. G. L. dos ; ROCHA, G. A. da ; MARGRAF JUNIOR, I. ; GONÇALVES, J. L. ; BELMONTE, D. L. ; NICOLAIO, C. A. ; VAZ, M. S. M. G. . Modelo de Representação de Dados Multimídia. In: II ENCONTRO DE PESQUISA UEPG, 2002, Ponta Grossa. Anais do II ENCONTRO DE PESQUISA UEPG, 2002.

28.
ROCHA, G. A. da ; ALMEIDA, L. D. A. ; SANTOS, G. G. L. dos ; SILVA, R. C. da ; VAZ, M. S. M. G. . Indexação de Vídeo em Banco de dados Baseada em Metadados. In: XI ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPQ, 2002, Maringá. Anais do XI EAIC, 2002. v. 1. p. 129-129.

29.
MARGRAF JUNIOR, I. ; ALMEIDA, L. D. A. ; GONÇALVES, J. L. ; SILVA, R. C. da ; SANTOS, G. G. L. dos ; VAZ, M. S. M. G. . Projeto de Interfaceamento Multimídia. In: X ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I ENCONTRO DE PESQUISA UEPG, 2001, Ponta Grossa. Anais do 10º Encontro Anual de Iniciação Científica. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2001. v. 4. p. 150-151.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SHIOTANI, A. N. ; ISE, B. O. ; ALMEIDA, L. D. A. . Acesso de idosos a redes sociais: identificação de barreiras e proposta de soluções. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2013, Dois Vizinhos. ANAIS DO XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2013.

2.
SILVA, V. H. R. ; ALMEIDA, L. D. A. . Investigação sobre a Pertinência de uma Plataforma Computacional para a Condução de Práticas Participativas. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2013, Dois Vizinhos. ANAIS DO XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2013.

3.
CHERNIJ, L. ; ALMEIDA, G. M. D. ; SPOLAORE, L. S. ; ALMEIDA, L. D. A. . Uma Plataforma Web para Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2013, Dois Vizinhos. ANAIS DO XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR, 2013.

4.
NAUATA JUNIOR, N. I. ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Desenvolvimento de uma Ferramenta de Comunicação Síncrona Acessível para Redes Sociais Online. In: XX Congresso Interno de Iniciacão Científica da Unicamp, 2012, Campinas, São Paulo. Caderno de resumos do XX Congresso Interno de Iniciação Científica, 2012. p. 193-193.

5.
ALMEIDA, L. D. A.; SANTANA, V. F. de ; BARANAUSKAS, M. C. C. . WARAU: Uma proposta de apoio ao processo de adequação de websites a requisitos de acessibilidade e usabilidade. In: 60a Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas, SP. Anais/Resumos da 60a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Campinas, SP: SBPC/UNICAMP, 2008.

6.
SILVA, R. C. da ; ALMEIDA, L. D. A. ; SANTOS, G. G. L. dos ; ROCHA, G. A. da ; MARGRAF JUNIOR, I. ; GONÇALVES, J. L. ; VAZ, M. S. M. G. . A modularização do Sistema Metamídia. In: II ENCONTRO DE PESQUISA UEPG, 2002, Ponta Grossa, 2002.

7.
MARGRAF JUNIOR, I. ; ALMEIDA, L. D. A. ; SANTOS, G. G. L. dos ; GONÇALVES, J. L. ; SILVA, R. C. da ; VAZ, M. S. M. G. . Especificação dos Aspectos de Interface para o Metamídia. In: II ENCONTRO DE PESQUISA UEPG, 2002, Ponta Gross, 2002.

8.
ROCHA, G. A. da ; ALMEIDA, L. D. A. ; SANTOS, G. G. L. dos ; GONÇALVES, J. L. ; SILVA, R. C. da ; VAZ, M. S. M. G. . Processo de Indexação de Vídeo em Banco de Dados Multimídia. In: II ENCONTRO DE PESQUISA UEPG, 2002, Ponta Grossa, 2002.

9.
ALMEIDA, L. D. A.; SILVA, R. C. da ; SANTOS, G. G. L. dos ; ROCHA, G. A. da ; VAZ, M. S. M. G. . Uma Representação de Dados Multimidia Baseada em Metadados. In: XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002, Maringá. XI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, L. D. A.. Bacharelado em Sistemas de Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, L. D. A.. Práticas participativas no design de espaços de interação colaborativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALMEIDA, L. D. A.. Web Accessibility: overview and emergent challenges. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALMEIDA, L. D. A.. Awareness of Others in Collaborative Systems. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALMEIDA, L. D. A.. Acessibilidade na Web. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ALMEIDA, L. D. A.; SILVA, R. C. da ; SANTOS, G. G. L. dos ; ROCHA, G. A. da ; MARGRAF JUNIOR, I. ; GONÇALVES, J. L. ; BELMONTE, D. L. ; NICOLAIO, C. A. ; VAZ, M. S. M. G. . Modelo de Representação de Dados Multimídia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, L. D. A.. CAPES - Participação na Comissão de Análise e Julgamento dos projetos do Edital Inovação - Ferramentas de Acessibilidade (Edital n. 03/2018. 2018.

2.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 1 artigo para o 12th International Conference on Interfaces and Human Computer Interaction. 2018.

3.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 1 artigo resumido para o XVII edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018). 2018.

4.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação do artigo #7750 para a Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE. 2018.

5.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de um artigo (#189825) para o CBIE 2018 - II Workshop sobre Design Participativo & Tecnologias Educacionais (CBIE 2018 - WParT). 2018.

6.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 4 artigos completos para o XVII edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018). 2018.

7.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de dois abstracts para a sessão 'Novel uses of interaction logs' do 11th International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction. 2017.

8.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação do artigo #7131 submetido à Revista Brasileira de Informática na Educação. 2017.

9.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 1 proposta de minicurso para o XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). 2017.

10.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 5 artigos completos para o XVI edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). 2017.

11.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 2 artigos para o Workshop de Ensino de IHC do XVI edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). 2017.

12.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 1 artigo para a trilha de IHC na Prática do XVI edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). 2017.

13.
ALMEIDA, L. D. A.; SAAVEDRA FILHO, N. C. ; IZZO, R. L. S. ; SCHREINER, W. H. . Participação da Comissão Ad Hoc de avaliação das propostas submetidas ao Edital 10/2017 PROPPG - Manutenção de Laboratórios Multiusuários. 2017.

14.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliaçao do artigo UAIS-D-16-00029 submetido à revista Universal Access in the Information Society (Springer, ISSN: 1615-5289). 2016.

15.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 2 propostas de trabalho para o SBSC 2016 - Wokshop de Teses e Dissertações (#156099 e #156912). 2016.

16.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de um artigo completo para a conferência IADIS MCCSIS 2016. 2016.

17.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 3 artigos completos para o XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). 2016.

18.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 3 artigos resumidos para o XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). 2016.

19.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 5 resumos para a trilha IHC na prática para o XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). 2016.

20.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação de 1 demonstração para o XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). 2016.

21.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação do artigo #6439 submetido à Revista Brasileira de Informática na Educação. 2016.

22.
ALMEIDA, L. D. A.. Avaliação do artigo #3175 submetido à Revista Tecnologia e Sociedade (UTFPR, ISSN: 1984-3526). 2015.

23.
ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M.C.C. . A systematic literature review on awareness of others in accessible collaborative RIAs. 2012.

24.
HORNUNG, H. H. ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; REIS, J. C. ; PEREIRA, R. . Uma prospecção de plataformas para o desenvolvimento do sistema "todos nós em rede". 2011.

25.
HAYASHI, E. C. S. ; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Virtual Presenter and Vila na Rede: augmenting accessibility in ISNs. 2010.

26.
ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Merging Technical Guidelines for Accessible Web Content with Universal Design Principles. 2010.

27.
SANTANA, V. F. de ; ALMEIDA, L. D. A. ; HORNUNG, H. H. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Um Processo de Avaliação de Acessibilidade Web Universal. 2010.

28.
Canal, M. C. ; ALMEIDA, L. D. A. . O Design do Laptop Educacional da OLPC: Uma Avaliação Usando as Leis da Simplicidade. 2010.

29.
MIRANDA, L. C. de ; ALMEIDA, L. D. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; NERIS, V. P. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . A participatory practice for designing inclusive social networks in the e-Cidadania Project. 2009.

30.
HAYASHI, E. C. S. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MELO-SOLARTE, D. S. ; RODRIGUEZ, C. L. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. . Prospecting requirements for online communication in social network systems. 2009.

31.
ALMEIDA, L. D. A.; SANTANA, V. F. de ; BISPO, D. M. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . An architecture to integrate content management systems and Web applications. 2008.

32.
ALMEIDA, L. D. A.; NERIS, V. P. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; HORNUNG, H. H. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . An exploratory design for inclusive social networks. 2008.

33.
ALMEIDA, L. D. A.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Awareness em sistemas colaborativos: Conceitos e desafios. 2008.

34.
HORNUNG, H. H. ; HAYASHI, E. C. S. ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Bringing human-computer interaction to an agile process model. 2008.

35.
HAYASHI, E. C. S. ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MIRANDA, L. C. de ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Clarifying the dynamics of social networks: narratives from the social context of e-Cidadania. 2008.

36.
HAYASHI, E. C. S. ; NERIS, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; RODRIGUEZ, C. L. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Inclusive social networks: Clarifying concepts and prospecting solutions for e-Cidadania. 2008.

37.
ALMEIDA, L. D. A.; SANTANA, V. F. de ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Um processo para adequação de websites a requisitos de acessibilidade e usabilidade. 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ALMEIDA, L. D. A.; SANTANA, V. F. de ; BARANAUSKAS, M.C.C. . Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade. 2008; Tema: Acessibilidade na Web. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, L. D. A.. Acessibilidade na Web no Contexto Brasileiro. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALMEIDA, L. D. A.; SANTANA, V. F. de . Desenvolvimento Web Acessível. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
LAZARIN, CARLOS ALBERTO JOIA ; ALMEIDA, L. D. A. . SISTEMA DEA. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000739-0, data de registro: 23/06/2017, título: "SISTEMA DEA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMARAL, M. A.; ALMEIDA, L. D. A.; Bueno, Juliana; EMER, M. C. F. P.. Participação em banca de Anne Caroline Lesinhovski Kotovicz. O público idoso e o design participativo para apoio à inclusão digital. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ALMEIDA, L. D. A.; JOSELLI, M. E. S.; MELO, A. M.; AMARAL, M. A.. Participação em banca de Patrícia da Silva Leite. Elementos de jogos digitais inclusivos para gameplay no contexto das pessoas com deficiência sob a perspectiva da Interação Corporificada. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
GRAEML, A. R.; ALMEIDA, L. D. A.; KOZIEVITCH, N. P.; SILVA, T. H.; CUNHA, M. A. V. C.. Participação em banca de Matheus Alberto Oliveira Padilha. Inteligência coletiva e gestão do conhecimento: uma aplicação na rede social Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
KOZIEVITCH, N. P.; ALMEIDA, L. D. A.; SILVA, T. H.; HARA, C.. Participação em banca de Juan José Fraklin Rodriguez Vila. Clusterização e Visualização Espaço-Temporal de Dados Georreferenciados adaptando o algoritmo Marker Clusterer. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
MERKLE, L. E.; QUELUZ, M. P.; ALMEIDA, L. D. A.; TRASEL, M. R.. Participação em banca de Matias Sebastião Peruyera. Modos de uso e apropriações de tecnologias no cotidiano do jornalismo guiado por dados. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
AMARAL, M. A.; MERKLE, L. E.; ALMEIDA, L. D. A.; MACEDO, C. M. S.. Participação em banca de Flaviani Andrade de Lara. Acesso aberto ao conhecimento científico e acessibilidade na percepção da pessoas surda. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
MERKLE, L. E.; QUELUZ, M. P.; TRASEL, M.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Matias Sebastião Peruyera. Táticas e Apropriações Cotidianas do Jornalismo Guiado por Dados e Visualizações. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
TACLA, C. A.; ALMEIDA, L. D. A.; SILVA, F.; BORGES, A. P.; AVILA, B. C.. Participação em banca de Ayslan Trevisan Possebom. Um modelo argumentativo computacional para tomada de decisões consensual baseado na formação de conhecimento comum. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
GARCÍA, L. S.; ALMEIDA, L. D. A.; TAVARES, O. L.; TAIT, T. F. C.. Participação em banca de Daniela de Freitas Guilhermino Trindade. InCop: Um framework conceitual para o design de ambientes colaborativos inclusivos para surdos e não surdos de cultivo a comunidades de prática. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
MERKLE, L. E.; ALMEIDA, L. D. A.; GUIMARAES, A. L. S. V.; BUENO, N. L.; GASPARINI, I.. Participação em banca de Claudia Bordin Rodrigues da Silva. Por uma educação aberta em Design de Interação: proposta de recursos educacionais abertos para a esperança ao projetar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
TACLA, C. A.; BORDINI, R. H.; SILVA, F.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Ayslan Trevizan Possebom. Tomada de decisões por consenso usando argumentação em sistemas multiagentes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
GARCÍA, L. S.; SOUZA, T. A. F.; ALMEIDA, L. D. A.; MULLER, B.. Participação em banca de Aléssio Miranda Júnior. SignDic. Dicionário Online Colaborativo de língua de sinais e orais com recursos linguísticos para apoio à tradução. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
ALMEIDA, L. D. A.; KOZIEVITCH, N. P.; DA SILVA, RICARDO DUTRA. Participação em banca de Guilherme Lincon Barczyszyn. Utilização de dados de altimetria para o fornecimento de rotas acessíveis para cadeirantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ALMEIDA, L. D. A.; AMSTEL, F. M. C. V.; GASPARINI, I.; AMARAL, M. A.. Participação em banca de Ana Paula Retorre. Apropriação Mediada por Práticas de Tailoring Adaptável em Sistemas Colaborativos de Comunicação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ALMEIDA, L. D. A.; AMARAL, M. A.; MELO, A. M.; JOSELLI, M. E. S.. Participação em banca de Patrícia da Silva Leite. Projeto de gameplay de jogos digitais inclusivos também às pessoas com deficiência: teorias de terceira onda de Interação Humano-Computador. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
NORONHA, R. V.; ALMEIDA, L. D. A.; NETO, A. G. S. S.. Participação em banca de Elisângela Alves da Rocha. Como identificar a estrutura funcionalista de jogos sérios para domínios procedimentais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
ALMEIDA, L. D. A.; MERKLE, L. E.; REIS, P. R. O.; ESTEVAM, J. Z.. Participação em banca de Leonardo de Souza. Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição ?Anos 60/70: um panorama ? mostra do acervo? do Museu de Arte Contemporânea do Paraná ? MAC-PR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
AMARAL, M. A.; ALMEIDA, L. D. A.; EMER, M. C. F. P.; Bueno, Juliana. Participação em banca de Anne Caroline Lesinhovski. O público idoso e os repositórios educacionais abertos: Design Participativo para apoio à inclusão digital. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
GRAEML, A. R.; ALMEIDA, L. D. A.; KOZIEVITCH, N. P.. Participação em banca de Matheus Alberto O. Padilha. Inteligência coletiva e gestão do conhecimento: uma aplicação na rede social Facebook. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
KOZIEVITCH, N. P.; DORINI, L. E. B.; GOMES JUNIOR, L. C.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Juan José Rodriguez. Revisão de Literatura e Desafios em Geoprocessamento em cenários de Cidades Inteligentes (título provisório). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
KOZIEVITCH, N. P.; DORINI, L. E. B.; GOMES JUNIOR, L. C.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Josana Bujokas da Rosa. Revisão de Literatura e Desafios em Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Urbano de Cidades Inteligentes (título provisório). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
AMARAL, M. A.; ALMEIDA, L. D. A.; MACEDO, C. M. S.; MERKLE, L. E.. Participação em banca de Flaviane Andrade de Lara. Avaliação da Acessibilidade em Repositórios Digitais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
MENDES, L. S.; PANHAN, A. M.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de João Pedro Balieiro da Costa. Processo autocontido de implementação de interfaces de usuário de sistemas Web. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KOZIEVITCH, N. P.; DA SILVA, RICARDO DUTRA; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Gabriel Francisco Martins Loyola; Maycow Thomaz Meira.Proposta de Aplicação de Visualização da Dados Focada em Planejamento Urbano Acessível. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BIM, S. A.; ALMEIDA, L. D. A.; SILVA, T. H.. Participação em banca de André Donato Zanon.Investigação do uso de Big Data na avaliação de UX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BIM, S. A.; EMER, M. C. F. P.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Heloise Cristini Magaton.Recomendações para o desenvolvimento de softwares voltados para crianças com transtorno do espectro autista.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
AMARAL, M. A.; SETTI, M. O. G.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Alexandre Rosot Antunes e Eduardo Chaves Fernandes.Proposta de Práticas em Computação Desplugada para Públicos de Altas Habilidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
ALMEIDA, L. D. A.; KOZIEVITCH, N. P.; EMER, M. C. F. P.. Participação em banca de Guilherme Lincon Barczyszyn.Integração de dados geográficos para planejamento urbano da cidade de Curitiba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
Almeida, Leonelo D. A.; DORINI, L. E. B.; NASSU, B. T.. Participação em banca de Eldrey Seolin Galindo.Aplicação web para auxílio a daltônicos através da análise de contraste e recoloração de imagens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
ALMEIDA, L. D. A.; KOZIEVITCH, N. P.; SILVA, M. V. G.. Participação em banca de Ivan Kimura.Sistema de Planejamento de Rotas para Ciclistas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
TACLA, C. A.; NETO, A. G. S. S.; ALMEIDA, L. D. A.. Participação em banca de Maurício Chicalski.Protótipo de um Sistema Web para Desenvolvimento Colaborativo de Ontologias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BASTOS, L. C.; ALMEIDA, L. D. A.; DA SILVA, RICARDO DUTRA. Edital n.º 001/2018-PS-CT. 2018. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Technológica.Bacharelado em Sistemas de Informação. 2017. (Outra).

2.
XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).Trilha IHC na Prática. 2016. (Simpósio).

3.
Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2014. (Simpósio).

4.
23o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Uma avaliação de acessibilidade no laptop educacional da OLPC na perspectiva de pessoas com dislexia. 2012. (Simpósio).

5.
IADIS International Conference WWW/Internet. Awareness of Others in Accessible Collaborative Rich Internet Applications. 2012. (Congresso).

6.
VII Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica. 2012. (Oficina).

7.
XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Accessibility in Rich Internet Applications: People and Research. 2012. (Simpósio).

8.
VII SENABRAILLE: Bibliotecas - Espaços acessíveis a múltiplos usuários. 2011. (Seminário).

9.
IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Universal Design Principles Combined with Web Accessibility Guidelines: A Case Study. 2010. (Simpósio).

10.
IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Conversas Online: A Synchronous Communication Tool Integrated to Inclusive Social Networks. 2010. (Simpósio).

11.
Microsoft Research External Research Symposium.e-Cidadania - Systems and Methods for the Constitution of a Culture mediated by Information and Communication Technology. 2010. (Simpósio).

12.
Microsoft Research Latin American Faculty Summit 2010. 2010. (Simpósio).

13.
II Jornada de Atualização em Informática da Unicentro.Acessibildiade na Web. 2009. (Outra).

14.
60a Reunião Anual da SBPC.WARAU: Uma proposta de apoio ao processo de adequação de websites a requisitos de acessibilidade e usabilidade. 2008. (Encontro).

15.
VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.Um Prospecto de Sistemas Colaborativos: Modelos e Frameworks. 2008. (Simpósio).

16.
XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.Acessibilidade na Web. 2008. (Seminário).

17.
II Encontro de Pesquisa da UEPG.Modelo de Representação de Dados Multimídia. 2002. (Encontro).

18.
XI Encontro Anual de Iniciação Científica.Uma Representação de Dados Multimidia Baseada em Metadados. 2002. (Encontro).

19.
19o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 2001. (Simpósio).

20.
X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPG. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, L. D. A.. XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017). 2017. (Congresso).

2.
ALMEIDA, L. D. A.. XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). 2016. (Congresso).

3.
TACLA, C. A. ; ALMEIDA, L. D. A. . Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2014. (Congresso).

4.
ALMEIDA, L. D. A.. IADIS Interfaces and Human Computer Interaction 2013 (IHCI 2013). 2013. (Congresso).

5.
ALMEIDA, L. D. A.. Simpósio Braileiro de Informática na Educação / Workshop de Informática na Escola (SBIE/WIE 2013). 2013. (Congresso).

6.
ALMEIDA, L. D. A.. X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2013. (Congresso).

7.
ALMEIDA, L. D. A.. 16th International Conference on Human-Computer Interaction. 2013. (Congresso).

8.
ALMEIDA, L. D. A.. XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2012. (Congresso).

9.
ALMEIDA, L. D. A.. IADIS International Conference WWW/Internet 2012. 2012. (Congresso).

10.
Bonilha, F. F. G. ; Mendes, F. ; Silva, I. R. ; Carvalho, S. H. R. ; Godoy, M. ; Alves, M. A. ; Arruda, S. C. P. ; ALMEIDA, L. D. A. ; Pupo, D. T. . VII SENABRAILLE: Bibliotecas - Espaços acessíveis a múltiplos usuários. 2011. (Congresso).

11.
ALMEIDA, L. D. A.. 13th International Conference on Enterprise Information Systems. 2011. (Congresso).

12.
ALMEIDA, L. D. A.. III Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, WAIHCWS 2011. 2011. (Congresso).

13.
ALMEIDA, L. D. A.. I Workshop do Projeto ?Redes Sociais e Autonomia Profissional: Novos rumos para formação continuada a distância de professores de AEE?. 2011. (Outro).

14.
ALMEIDA, L. D. A.. X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais/ V Conferência Latino Americana Interação Humano-Computador. 2011. (Congresso).

15.
ALMEIDA, L. D. A.. 11th International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations, ICISO 2009. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Alves Da Silva. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Bernardo Alves Villarinho Lima. Não definido. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Yelitza Fernanda Barrera Juarez. Não definido. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Ana Paula Retore. Ainda não definido. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

5.
Leonardo De Souza. [Não definido]. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

6.
Leticia Maria De Oliveira Camenar. Um Método Baseado em Crowdsourcing para Planejamento de Acessibilidade Urbana de Vias Públicas. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Patrícia da Silva Leite. A definir. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diego de Faria do Nascimento. Modelagem de uma aplicação para dispositivos móveis de um planejador de rotas baseado em calçadas para usuários de cadeiras de rodas. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Alberto Joia Lazarin. Adoção de técnicas de Design Participativo por meio de CSCW: suporte à colaboração distribuída. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

2.
Patricia Da Silva Leite. Elementos de jogos digitais inclusivos para gameplay no contexto das pessoas com deficiência sob a perspectiva da Interação Corporificada. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
João Guilherme Dyck. Sistema Jongui: tecnologias Integradas para o ensino colaborativo de música. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

2.
Adenir Rodrigues Filho. Sistema para controle de filas de vendedores para atendimento ao público. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

3.
Rafael Alessi Martins Bonilha. Modelo de negócios e infraestrutura baseada em dispositivos móveis para comercialização de produtos Slow Food. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Camargo Costa. Uso de técnicas de gamificação na aprendizagem do pensamento computacional em disciplinas introdutórias à computação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

2.
Giovanni Geron. Uso de técnicas de gamificação na aprendizagem do pensamento computacional em disciplinas introdutórias à computação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

3.
Guilherme Riesemberg Bastos Silva. Modelagem Participativa de um Aplicativo de Gestão Pessoal de Vacinação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

4.
Max do Porto. Modelagem Participativa de um Aplicativo de Gestão Pessoal de Vacinação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

5.
Bernardo Alves Villarinho Lima. Um abordagem participativa para a modelagem de compartilhamento e discussão sobre técnicas do Design Participativo mediados por sistemas colaborativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

6.
Guilherme Vinicius do Nascimento. Um abordagem participativa para a modelagem de compartilhamento e discussão sobre técnicas do Design Participativo mediados por sistemas colaborativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

7.
Fernanda Gasparini Silvano. Leia Braille: Dispositivo tipo linha Braille de baixo custo para leitura de textos digitais por pessoas com deficiência visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

8.
Lucas Matheus Marin Ribeiro. Leia Braille: Dispositivo tipo linha Braille de baixo custo para leitura de textos digitais por pessoas com deficiência visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

9.
Guilherme dos Santos Fujiyoshi. Uma Contribuição sobre Diretrizes para Criação de Jogos Acessíveis para Surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

10.
Ana Luiza Kaori Waki. Uma Contribuição sobre Diretrizes para Criação de Jogos Acessíveis para Surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

11.
Alyson Nakamura Shiotani. Uma Investigação sobre Idosos e sua Relação com Jogos Digitais no Contexto Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

12.
Lucas Salomão Spolaore. Uma Plataforma Web para Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

13.
Vinicius Zaramella. Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

14.
Gerson Mauri Dallegrave de Almeida. Apuê: Uma Plataforma Web para Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

15.
Leandro Chernij. Apuê: Uma Plataforma Web para Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

16.
Cibele Alves da Silva Reis. Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

17.
Henrique Reinaldo Sarmento. Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

18.
Victor Hugo Ramos da Silva. Investigação sobre a pertinência de uma plataforma computacional para condução de práticas participativas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

19.
Hugo Kenji Tsuda. ClaroVisão - Uma extensão de navegador Web para pessoas com Daltonismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

Orientações de outra natureza
1.
Gerson Mauri Dallegrave de Almeida. Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres: Uma Plataforma Web Extensível. 2014. Orientação de outra natureza. (Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PRONATEC SETEC. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

2.
Leandro Chernij. Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres: Uma Plataforma Web Extensível. 2014. Orientação de outra natureza. (Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PRONATEC SETEC. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.

3.
Washington Maverick Lessa Delmondes. Educação de Ciências Experimentais baseada em Tecnologias Livres: Uma Plataforma Web Extensível. 2014. Orientação de outra natureza. (Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PRONATEC SETEC. Orientador: Leonelo Dell Anhol Almeida.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
LAZARIN, CARLOS ALBERTO JOIA ; ALMEIDA, L. D. A. . SISTEMA DEA. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512017000739-0, data de registro: 23/06/2017, título: "SISTEMA DEA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALMEIDA, L. D. A.. Awareness em redes sociais inclusivas. In: Jose Armando Valente; Maria Cecília Calani Baranauskas; Maria Cecília Martins. (Org.). Codesign de Redes Digitais. 1ed.: Editora Penso, 2013, v. , p. 137-.


Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, L. D. A.. Web Accessibility: overview and emergent challenges. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, L. D. A.. Awareness of Others in Collaborative Systems. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, L. D. A.. XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2012. (Congresso).

2.
ALMEIDA, L. D. A.. Simpósio Braileiro de Informática na Educação / Workshop de Informática na Escola (SBIE/WIE 2013). 2013. (Congresso).

3.
ALMEIDA, L. D. A.. X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2013. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ALMEIDA, L. D. A.; SANTANA, V. F. de ; BARANAUSKAS, M.C.C. . Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade. 2008; Tema: Acessibilidade na Web. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:34:29