Miriam Cruvinel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3618999138393716
  • Última atualização do currículo em 24/02/2014


Miriam Cruvinel possui Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). É especialista em Terapia Cognitiva (1998) Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação - UNICAMP (2009). Mestre em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação - UNICAMP (2003). Consultora "ad hoc" de revistas de psicologia. Possui experiência na área da Psicologia clínica e na área da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miriam Cruvinel
Nome em citações bibliográficas
CRUVINEL, M.


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em desenvolvimento humano e educação.
UNICAMP.
Título: Correlatos cognitivos e psicossociais de crianças com e sem sintomas de depressão, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Evely Boruchovitch.
2001 - 2003
Mestrado em Desenvolvimento Humano e Educação.
UNICAMP.
Título: Depressão infantil, rendimento escolar e estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Evely Boruchovitch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
1998 - 1999
Especialização em fORMAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVA. (Carga Horária: 250h).
Instituto de terapia cognitiva.
1994 - 1995
Especialização em Psicopedagogia aplicada a Neurologia.
FCM/UNICAMP.


Formação Complementar


1998 - 1998
Formação em Terapia cognitiva. (Carga horária: 250h).
Instituto de terapia cognitiva.
1995 - 1995
Extensão universitária em Atendimento psicopedagógico clínico e instituciona. (Carga horária: 32h).
Instituto Pieron de Psicologia aplicada.


Atuação Profissional



UNICAMP, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: estágio docente, Enquadramento Funcional: não


Faculdades metrocamp de Campinas, METROCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: não


Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: não



Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Avaliação Psicológica
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUVINEL, M.2011CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Regulação emocional em crianças com e sem sintomas depressivos.. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 16, p. 219-226, 2011.

2.
CRUVINEL, M.2010CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Regulação Emocional : A construção de um instrumento e resultados iniciais. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 15, p. 537-545, 2010.

3.
CRUVINEL, M.2009CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Sintomas de Depressão Infantil e Ambiente Familiar.. Psicologia em pesquisa (UFJF), v. 3, p. 87-100, 2009.

4.
CRUVINEL, M.2009CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Autoconceito e crenças de auto-eficácia de crianças com e sem sintomatologia depressiva. Interamerican Journal of Psychology, v. 43, p. 586-593, 2009.

5.
CRUVINEL, M.2008CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Sintomas depressivos em crianças:estudos com duas versões do CDI.. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 28, p. 574-585, 2008.

6.
CRUVINEL, M.2008CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. ; Santos, A.A.A. . . Inventário de Depressão Infantil (CDI): análise dos paramêtros psicométricos.. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, p. 473-490, 2008.

7.
BORUCHOVITCH, E.2006BORUCHOVITCH, E. ; Santos, A.A.A. ; COSTA, E.R. ; NEVES, E. R. C. ; CRUVINEL, M. ; PRIMI, R. ; GUIMARAES, S.E.R . A construção de uma escala de estratégias de aprendizagem para alunos do ensino fundamental.. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 22, p. 297-304, 2006.

8.
OLIVEIRA, K.L.2006OLIVEIRA, K.L. ; Santos, A.A.A. ; CRUVINEL, M. ; NERI, A.L. . . Relação entre ansiedade, depressão e desesperança entre grupos de idosos.. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 11, p. 351-359, 2006.

9.
CRUVINEL, M.2004CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Sintomas depressivos e estratégias de aprendizagem e rendimento escolar de alunos do ensino fundamental.. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 9, p. 331-338, 2004.

10.
CRUVINEL, M.2003 CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Depressão Infantil: Considerações para a prática educacional. Psicologia Escolar e Educacional. Psicologia Escolar e Educacional, Brasil, v. 7, n.1, p. 77-84, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Compreendendo a Depressão Infantil. 1. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. v. 1. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Sintomas Depressivos e Estratégias de Aprendizagem em Alunos do ensino Fundamental: Uma análise qualitativa.. In: : Sisto, F.F.; Martinelli, S.C.. (Org.). Afetividade e Dificuldade de Aprendizagem- uma abordagem psicopedagógica.. 1ed.Campinas: Vetor, 2006, v. , p. 181-206.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRUVINEL, M. . Quietinhas demais. Revista Viver Psicologia, 11 jul. 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, K.L. ; Santos, A.A.A. ; CRUVINEL, M. . Satisfação com a vida e saúde percebida com idosos. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia ULAPSI, 2005, São Paulo. ULAPSI, 2005.

2.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Instrumentos de avaliação de sintomas depressivos em crianças: uma análise crítica.. In: IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2003, Campinas. Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2003. p. 197.

3.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Sintomas da depressão infantil e o uso de estratégias de aprendizagem.. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Resumo de comunicações científicas da XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003. p. 202.

4.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . O impacto de sintomas da depressão infantil no rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador. Anais do VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003.

5.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . A incidência de sintomas de depressão em alunos do ensino fundamental de uma escola de campinas. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão, 2002, São Paulo. Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão, 2002.

6.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Depressão Infantil: Qual é o papel do professor?. In: XVIII Encontro nacional de professores do PROEPRE, 2001, Campinas. Transformar a Educação, 2001.

7.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Depressão Infantil, rendimento escolar e estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. In: CIência e soberania, 2001, Campinas. CIência e soberania, 2001. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Sintomas da depressão infantil e o uso de estratégias de aprendizagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Instrumentos de avaliação de sintomas depressivos em crianças: uma análise crítica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . O impacto de sintomas da depressão infantil no rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CRUVINEL, M. . Aspectos psicológicos e sociais da criança e do adolescente com depressão. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CRUVINEL, M. . A influência de sintomas depressivos na vida escolar de crianças. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CRUVINEL, M. . Depressão e Suicídio na Adolescência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . A incidência de sintomas de depressão em alunos do ensino fundamental de uma escola de Campinas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CRUVINEL, M. . Depressão Infantil, rendimento escolar e estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental: Aspectos teórico-metodológicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Depressão Infantil: Qual é o Papel do Professor? . 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Depressão infantil, rendimento escolar e estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUVINEL, M. . Depressão infantil e implicações pedagógicas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CRUVINEL, M. . O Emocional da criança com Paralisia Cerebral. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CRUVINEL, M. . Distúrbios de Aprendizagem: análise estatística. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CRUVINEL, M. . A interação professor-aluno frente a dificuldade escolar. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CRUVINEL, M. . Qualidade de Vida da criança com Epilepsia. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CRUVINEL, M. . Aspectos Psicológicos da Desnutrição. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CRUVINEL, M. . Consultora ad hoc da Revista Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia da Puc RJ. 2010.

2.
CRUVINEL, M. . Consultora ad hoc da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) da Universidade Federal de Minas Gerais. 2010.

3.
CRUVINEL, M. . Consultora ad hoc da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, publicação do Conselho Federal de Psicologia. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
BORUCHOVITCH, E. ; CRUVINEL, M. . Entrevista para Avaliação da Auto-Regulação Emocional de Adultos e Universitários.. 2007.

2.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Entrevista e Pranchas Projetivas para Avaliação da Auto-Regulação Emocional de Estudantes do Ensino Fundamental.. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUVINEL, M. . Estágio de Capacitação Docente. 2006. (Estágio docente).

2.
CRUVINEL, M. . Estágio de Capacitação Docente. 2005. (Estágio docente).

3.
CRUVINEL, M. . Comportamento Infantil. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CRUVINEL, M. . Comportamento infantil. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CRUVINEL, M. . Desenvolvimento Psicomotor e suas Influências na Aprendizagem. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CRUVINEL, M.. Efeito de uma intervenção focada na Regulação Emocional sob aspectos do seu comportamento, da sua competência acadêmica no contexto escolar.. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. 2003. (Congresso).

2.
XXXIII Reunião Anual de Psicologia. XXXIII Reunião Anual de Psicologia. 2003. (Congresso).

3.
VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2003. (Congresso).

4.
I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e profissão. 2002. (Congresso).

5.
XVI Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. XVI Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 2001. (Congresso).

6.
I Seminário de Teses e Dissertações em andamento e política e financiamento da pós graduação - Ciência e Soberania.I Seminário de Teses e Dissertações em andamento e política e financiamento da pós graduação - Ciência e Soberania. 2001. (Seminário).

7.
XVIII Encontro nacional de professores proepre.XVIII Encontro nacional de professores proepre. 2001. (Encontro).

8.
I Conferência Internacional de terapia cognitiva. I Conferência Internacional de terapia cognitiva. 2000. (Congresso).

9.
. III Convención Internacional de Estimulación Prenatal y Temprana. 1999. (Congresso).

10.
Conferência Internacional de psicoterapia breve. Conferência Internacional de psicoterapia breve. 1996. (Congresso).

11.
II Congresso Paulista de Neurologia e Psiquiatria infantil. II Congresso Paulista de Neurologia e Psiquiatria infantil. 1994. (Congresso).

12.
XVII Congresso Internacional de psicologia escolar e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar. XVII Congresso Internacional de psicologia escolar e II Congresso Nacional de Psicologia Escolar. 1994. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CRUVINEL, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Compreendendo a Depressão Infantil. 1. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. v. 1. 96p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 22:09:23