Tatiana de Deus Corrêa Linhares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8742125534195314
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Possui graduação em Psicologia (Universidade Federal de Minas Gerais), especialização em Saúde Pública (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Saúde) e mestrado em Psicologia na área do Desenvolvimento Humano (Universidade Federal de Minas Gerais). Experiência na Saúde Pública, como psicóloga assistencial e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde, e na Educação Básica, como professora e psicóloga clínica e educacional. Atua como professora universitária desde 2013, com prática no ensino, pesquisa e extensão. Atuou como suporte da plataforma DislexiaBrasil e sub-coordenou estudos sobre a aprendizagem on-line no Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (CAED-UFMG). Foi coordenadora na Coordenadoria de Ensino Pesquisa e Extensão (COPEX) das Faculdades Santos Agostinho - Unidade Sete Lagoas. Temas de interesse: gestão educacional; docência no ensino superior; avaliação psicológica e psicopedagógica; saúde pública; processos de aprendizagem; neurociência; formação de professores; EaD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiana de Deus Corrêa Linhares
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, T. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34995000
Fax: (031) 34994188
URL da Homepage: www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado em Psicologia.
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, FAFICH-UFMG, Brasil.
Título: Avaliação da efetividade do curso on-line Dislexia: causas e consequências,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ângela Maria Vieira Pinheiro.
Palavras-chave: dislexia; psicologia cognitiva; treinamento de professores; EAD; Tutoria online.
2009 - 2011
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde. (Carga Horária: 5760h).
Hospital Municipal Odilon Behrens, HOB, Brasil.
Título: Vivenciando o cuidado em Unidades Neonatais: O olhar de mães de recém nascidos prematuros e de baixo peso.
Orientador: Éder Luiz Nogueira.
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2006 - 2007
Especialização em Psicomotricidade. (Carga Horária: 360h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Título: Abordagem Psicomotora.
Orientador: Próprio autor.
2000 - 2005
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Adaptação Psicossocial a Doenças Neurológicas Crônicas: Esclerose Múltipla e Epilepsia do Lobo Temporal.
Orientador: Vitor Geraldi Haasse.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014
Leitura e Escrita: processos de desenvolvimento. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, FAFICH-UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Elaboração de Materiais Didáticos EAD. (Carga horária: 4h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Centro de Apoio à Educação à Distância - UFMG, CAED-UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Percurso Formativo de Docente do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento de uso do Portal CAPES. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Análise estatística em Ciências Humanas. (Carga horária: 10h).
Laboratório de Processos Cognitivos da UFMG, LABCOG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Formação em Desenvolvimento Linguístico. (Carga horária: 20h).
Laboratório de Processos Cognitivos da UFMG, LABCOG, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação para docentes do Hospital Sofia Feldma. (Carga horária: 12h).
Hospital Sofia Feldiman- Linha de Ensino e Pesquisa, HSF, Brasil.
2013 - 2013
Tudo pela inclusão: Alfabetizar com novos conhecim. (Carga horária: 6h).
Laboratório de Processos Cognitivos da UFMG, LABCOG, Brasil.
2012 - 2012
PerCurso Preceptoria. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Contexto do Desenvolvimento - Disciplina Isolada. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, FAFICH-UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Trabalho em equipe. (Carga horária: 16h).
Hospital Municipal Odilon Behrens, HOB, Brasil.
2008 - 2008
Administração em Recursos Humanos. (Carga horária: 31h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, FAFICH-UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Formação em Terapia Breve. (Carga horária: 80h).
Pró-Gente - Psicologia e Desenvolvimento Humano, PRÓ-GENTE, Brasil.
2006 - 2006
Psicofarmacologia. (Carga horária: 40h).
Portal Educação, PORTAL, Brasil.
2005 - 2005
Formação em Terapia Infantil. (Carga horária: 32h).
Psicologia e Desenvolvimento Humano, PRÓ-GENTE, Brasil.
2003 - 2003
Psico-oncologia. (Carga horária: 24h).
Cláudia Belisário Carvalhais, CLÁUDIA B., Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Santo Agostinho - Sete Lagoas, FASASETE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão


Laboratório de Processos Cognitivos da UFMG, LABCOG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Realização de estudos e atividades acadêmicas, sob orientação da Profa. Dra. Ângela Pinheiro: apoio o acompanhamento da exportação do conteúdo do site dislexiabrasil para a plataforma moodle; colaboração no processo de elaboração do material didático para o curso online sobre a dislexia, junto ao CAED; tutora do curso online sobre a dislexia; tutora da disciplina online "Alfabetização no século XXI: novos desafios para o educador" (via Minha UFMG) para alunos da graduação em psicologia.

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFMG, .


Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Conteudista, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador de trabalhos acadêmicos, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora da Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 2
Outras informações
Professora das disciplinas "Processos de Aprendizagem e suas dificuldades", "Teoria e Prática da Psicopedagogia Institucional" e "Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica" do curso de especialização em Psicopedagogia (EAD).


Faculdades Ciências da Vida, FCV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Supervisor de Estágio, Carga horária: 6


PRONATEC/COLTEC/UFMG, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de curso técnico
Outras informações
Professora de cursos técnicos do eixo Saúde e Meio Ambiente. Atividades docentes e participação das reuniões e planejamentos da equipe de trabalho. Disciplinas: Cuidado em Saúde Relações Interpessoais Saúde Mental I e II


Formação Cursos, F, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora de cursos livres, Carga horária: 8
Outras informações
Formação Cursos : Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial e Cursos Preparatórios para Concursos. Professora de cursos livres Ministração de cursos e capacitações para educadores da Educação Básica, Educação Especial e afins.Elaboração de material didático. Cursos ministrados: Transtornos Globais do Desenvolvimento Práticas e Políticas da Educação Inclusiva Deficiência Intelectual e Altas Habilidades Sala de Recursos Multifuncional Inserção Social e Profissional do Portador de Necessidades Especiais.


Woli Consultoria e Treinamentos, WOLI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Redatora de cursos EAD, Carga horária: 4
Outras informações
WOLI Consultoria e Treinamento Ltda (www.woli.com.br) Redatora de cursos na modalidade de Educação à Distância. Cursos elaborados : O Cérebro na Aprendizagem; Série Desenvolvimento Infantil (Da primeira à terceira Infância); Recursos Lúdicos ? Fundamentos e Prática; Inteligências Múltiplas; Transtornos Globais do Desenvolvimento; Qualidade de Vida no Trabalho; Motivação no Trabalho; Relações interpessoais na Empresa; Legislação e Políticas Públicas de Inclusão.


Hospital Sofia Feldman, HSF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Atendimento psicológico a gestantes, parturientes, puérperas e mães de recém-nascidos da Unidade Neonatal de Cuidados Intensivos, bem como aos seus familiares. Participação da equipe multiprofissional. Preceptoria de residentes do curso de especialização. Participação em atividades didáticas.


Hospital Municipal Odilon Behrens, HOB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutora e Docente Convidada, Carga horária: 2
Outras informações
Tutora e Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Municipal Odilon Behrens Organização e participação de um grupo de estudos semanal com os alunos residentes multiprofissionais.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Superior de Saúde - Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Psicóloga Hospitalar, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde, Supervisora de estágiários da PUC-MINAS Acompanhamento de pacientes e familiares ; atuação em equipe multiprofissional; elaboração e participação de projetos específicos do contexto hospitalar. Participação em eventos internos: seminários, capacitações e palestras. Preceptoria e Supervisão: acompanhamento didático da prática dos residentes de psicologia e estagiários; organização e planejamento de aulas e grupos de discussões.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Multiprofissional - Psicóloga, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Visitas técnicas na rede pública de saúde de Belo Horizonte: atenção primária, secundária e terciária Participação em Reuniões Colegiadas e Colegiado Gestor da instituição; Módulos das Políticas da Saúde da Mulher e do Recém-Nascido: Políticas Públicas da Atenção à Mulher, Gestante e Puérpera: Direitos Sexuais e Reprodutivos, Atenção à Gestação, Parto e Puérperio. Módulos Multiprofissionais: Elaboração e Participação de Grupos de Discussão com outras categorias profissionais - Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição. Módulos de Psicologia: Princípios de Psicologia Hospitalar, Psicossomática, Avaliação Psicológica, Atenção em Saúde Mental, Noções de Psicofarmacologia e Álcool e Drogas. Grupos de Discussão de Psicologia Materno- Infantil: Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério, Vínculo Pais ? Bebê, Vivência dos pais diante da prematuridade, malformação e morte do bebê, Efeitos psíquicos da hospitalização, Temas da Pediatria e afins. Assistência: Atenção às mulheres, gestantes, puérperas e crianças: Acompanhamento psicológico em unidades do hospital e parcerias: Ambulatório de Violência

Atividades

09/2012 - 09/2012
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Saúde Mental nos Serviços de Saúde
03/2010 - 01/2011
Pesquisa e desenvolvimento , HOB, .

Linhas de pesquisa
Desenvolvimento Infantil

CLIMED, CLIMED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 8
Outras informações
CLIMED (Clínica da Criança e do Adolescente em Matozinhos/MG). Psicóloga Clínica Atendimento psicológico de crianças e adolescentes. Psicodiagnóstico. Orientação de Pais. Projeto Multiprofissional de Avaliação Clínica Escolar: - Avaliação psicológica de alunos com transtornos e dificuldades de aprendizagem. - Programa de Formação Continuada com os professores da Educação Básica


Secretaria Municipal de Saúde de Capim Branco, SMS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Psicóloga responsável pelo Serviço de Psicologia: Acompanhamento da comunidade local, através da elaboração e participação em projetos psicossociais: integração PSF, grupos terapêuticos com usuários e ACS, grupos com alunos da rede municipal de ensino; Reuniões interdisciplinares e intersetoriais: parceria com Serviço de Saúde Mental da região, Secretaria de Educação, APAE (Educação Profissional) e CRAS; Avaliação psicológica e Triagem de casos encaminhados por serviços médicos, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude; Atendimento Domiciliar; Atendimento psicológico de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias.

Atividades

09/2006 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , SMS, .


Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento UFMG, LND-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista e estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Avaliação neuropsicológica em pacientes adultos, através da realização de uma bateria de testes, confecção de laudos neuropsicológicos e acompanhamento de consultas neurológicas, sob supervisão do Prof. Dr.Vitor Geraldi Hasse. Avaliação neuropsicológica de pacientes portadores de Esclerose Múltipla, sob supervisão do Prof. Dr.Vitor Geraldi Hasse. Participação em estudos e pesquisas científicas

Atividades

08/2001 - 08/2004
Pesquisa e desenvolvimento , LND-UFMG, .


HOSPITAL DAS CLINICAS, UFMG_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagio extra-curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 9
Outras informações
SETOR: Ambulatório de Crianças de Alto Risco (ACRIAR) do Hospital das Clínicas da UFMG CARGO: Estagiária de Psicologia Hospitalar (nov/2004 a julho/2005) ATIVIDADES: Criação e execução do projeto de Psicologia, visando intervenções psicológicas e educativas a familiares e crianças prematuras acompanhadas no ambulatório. Incluem-se reuniões semanais com a equipe multidisciplinar e a supervisão da psicóloga Cláudia Gonzales Cunha. SETOR: Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG CARGO: Estagiária de Psicologia Hospitalar (abril/2004 a fevereiro/2005) ATIVIDADES: Atendimento de crianças internadas e de seus acompanhantes, evolução em prontuário e discussão dos casos atendidos com os médicos responsáveis. SETOR: Ambulatório de Hemodiálise do Hospital das Clínicas da UFMG CARGO: Estagiária de Psicologia Hospitalar (abril/2004 a dezembro/2004) ATIVIDADES: Atendimento de pacientes adultos durante o processo de hemodiálise e evolução do quadro clínico (psicológico) em prontuário. SETOR: Ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clínicas da UFMG CARGO: Estagiária de Psicologia Hospitalar (abril/2004 a setembro/2004) ATIVIDADES: Atendimento psicológico de crianças portadoras de Insuficiência Renal Crônica (IRC) e de suas famílias.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Clínica de Psicologia, CEAPS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica - Avaliação e Intervenção, Carga horária: 8
Outras informações
Avaliação psicológica de crianças, adolescentes e adultos. Psicodiagnóstico. Avaliação neuropsicológica e psicopedagógica.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Infantil
2.
Qualidade de Vida do Trabalhador
3.
Neuropsicologia de Adultos e Idosos

Objetivo: Avaliação da Capacidade da Memória de Trabalho e Investigação de Aspectos motivacionais e cognitivos ligados a percepção de saúde e qualidade de vida na Esclerose Múltipla; Avaliação Neuropsicológica em Adultos Saudáveis; Avaliação Neuropsicológica em Idosos; Adaptação Psicossocial a Doenças Neurológicas Crônicas..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: coping; neuropsicologia; avaliação neuropsicológica.
4.
Formação de professores da Educação Básica


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DA VERSÃO BRASILEIRA DO CURSO: ?APRENDIZAGEM ONLINE: CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA PROFESSORES ? DISLEXIA: IDENTIFICAÇÃO E O QUE FAZER?
Descrição: Em um ensaio experimental pretende-se avaliar a efetividade de um curso sobre dislexia, criado a partir da do site dislexiabrasil, voltado para a formação de professores do Ensino Fundamental. O curso será disponibilizado na plataforma MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) e executado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ? uma modalidade de ensino a distância, também conhecida como e-learning. Uma amostra de 180 professores será aleatoriamente dividida em igual número em um grupo experimental (GE ? submetido ao curso sobre dislexia) e um grupo controle (GC ? submetido a um curso sobre a discalculia). Os professores de ambos os grupos serão testados sobre o conteúdo do curso experimental (sobre dislexia) antes e depois de serem submetidos aos seus respectivos cursos. Cada grupo será acompanhado por uma equipe de tutores devidamente treinados. Será critério para a permanência em ambos os grupos a obtenção de um escore abaixo de 30% na medida sobre dislexia. Se o curso experimental for eficaz para transmitir conhecimentos sobre dislexia, o GE, em comparação ao GC, terá aproveitamento significativamente superior no pós-teste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Inovações transversais em cursos de graduação presenciais e a distância
Descrição: Este projeto visa produzir objetos de aprendizagem (OAs) para disciplinas de graduação (em especial as licenciaturas) na modalidade semipresencial e a distância de cursos superiores para Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Os objetos terão como característica a transversalidade, ou seja, tratarão de temáticas vinculadas a diferentes áreas do conhecimento, de maneira a promover aproximações e diálogos entre os cursos de graduação. O princípio é o de que um OA poderá ser apropriado por professores e alunos de diversos cursos e disciplinas cuja temática seja transversal ao objeto elaborado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tatiana de Deus Corrêa Linhares - Coordenador / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Integrante / Eucidio Pimenta Arruda - Integrante / Leonor Scliar-Cabral - Integrante / Karina de Almeida Marques - Integrante / Douglas de Araújo Vilhena - Integrante / Rita de Cássia Duarte Leite - Integrante / Eni de Faria Sena - Integrante / Wagner José Corradi Barbosa - Integrante.
2010 - 2011
Vivenciando o cuidado em Unidades Neonatais: O olhar de mães de recém nascidos prematuros e de baixo peso
Descrição: Objetivos: Identificar a forma como as mães percebem o cuidado dispensado aos seus filhos, recém-nascidos prematuros e de baixo-peso, internados nas unidades neonatais de um hospital público. Métodos: Pesquisa qualitativa cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com as mães dos recém nascidos, no período de julho a setembro de 2010. Utilizou-se a análise de conteúdo, seguindo a técnica de categorização, sendo verificadas as unidades de significado, de acordo com a congruência das falas. Resultados: A partir da percepção materna acerca da experiência vivida, obtida através das sete entrevistas realizadas, foram identificadas as categorias: (a) concepção acerca do cuidado prestado, (b) expectativa das mães quanto ao cuidado com o filho, (c) enfrentamento da situação do nascimento prematuro e da hospitalização, (d) comunicação e relação com a equipe de saúde. Conclusões: As concepções positivas acerca da assistência prestada superaram as negativas, mas apesar de as mães expressarem grande satisfação com o cuidado médico-técnico, estas também expressaram muitas dificuldades vivenciadas durante a hospitalização, frente a essa mesma assistência. Sentimentos de tristeza, luto, insegurança e medo foram constantes nas entrevistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tatiana de Deus Corrêa Linhares - Coordenador / Rafaela França Rocha - Integrante / Éder Luiz Nogueira - Integrante / Marília Miquelão Garcia - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Paidéia - Pedagogia/FUMEC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA DA SAÚDE E HOSPITALAR.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: NEUROPSICOLOGIA.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMa, E.P.2004LIMa, E.P. ; CORRÊA, T. D. ; ANDRADE, M.S. ; LANA-PEIXOTO,M.A. ; LACERDA, S.S. . Avaliação do funcionamento psicossocial na esclerose múltipla: características psicométricas de quatro medidas de auto-relato. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso), v. 62, p. 282-290, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, T. D.; SANTOS, M. P. G. ; NEVES, P. T. . O trabalho do psicólogo na Unidade de Clínica Médica: atuação, possibilidade e desafios. In: Liliane Cristina Santos; Eunice Moreira Fernandes Miranda; Eder Luiz Nogueira. (Org.). Psicologia, Saúde e Hospital: contribuições para a prática profissional. 1ed.Belo Horizonte: Artesã, 2015, v. 1, p. 19-287.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORRÊA, T. D.; CORREIA, A. P. . A atuação do psicopedagogo com crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): intervenção necessária para pais e educadores. Paidéia: Revista do Curso de Pedagogia da FCH/FUMEC, Belo Horizonte, p. 3 - 185, 03 jul. 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, T. D.; BRITO,D.C.S. ; ANDRADE, M.S. . Algumas especificidades da OP no contexto de saúde. In: Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional: escolhas e inserção profissional. Desafios para indidíduos, familiares e instituições,, 2005, Belo Horizonte. Algumas especificidades da OP no contexto de saúde, 2005.

2.
CORRÊA, T. D.; BRITO,D.C.S. ; ANDRADE, M.S. ; DIAS, A. L. F. ; VITORIA, B. ; LEMOS, L. S. . Aquisição de metodologia de análise funcional por professores. In: XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2004, Belo Horizonte. Aquisição de metodologia de análise funcional por professores, 2004.

3.
CORRÊA, T. D.; BRITO,D.C.S. ; ANDRADE, M.S. ; DIAS, A. L. F. ; VITORIA, B. ; LEMOS, L. S. . Aquisição de metodologia de análise funcional por professores.. In: II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis e XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2004, Campinas. Aquisição de metodologia de análise funcional por professores., 2004.

4.
BRITO,D.C.S. ; ANDRADE, M.S. ; CORRÊA, T. D. ; HAASE,V.G. ; LACERDA, S.S. ; LIMa, E.P. . Avaliação neuropsicológica em idosos. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Belo Horizonte. Avaliação neuropsicológica em idosos, 2004.

5.
BRITO,D.C.S. ; ANDRADE, M.S. ; LANA-PEIXOTO,M.A. ; LACERDA, S.S. ; HAASE,V.G. ; CORRÊA, T. D. ; LIMa, E.P. . Avaliação do desenvolvimento psicológico de indivíduos adultos saudáveis. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Belo Horizonte. Avaliação do desenvolvimento psicológico de indivíduos adultos saudáveis, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, T. D.. Psicologia nas Emergências e Desastres: Vivência em Teresópolis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CORRÊA, T. D.; TOLEDO, P. . Relacionamento Família e Equipe: os desafios da Clínica Médica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORRÊA, T. D.. Atuação do psicólogo analista do comportamento no contexto hospitalar: experiências multiprofissionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORRÊA, T. D.. Guia de Estudo Análise Experimental do Comportamento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudo).

2.
CORRÊA, T. D.. Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica e Institucional. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
CORRÊA, T. D.; CORRÊA, T. D. . Processos de Aprendizagem e suas dificuldades. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
CORRÊA, T. D.. Atuação do Psicólogo no contexto hospitalar: experiências multiprofissionais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CORRÊA, T. D.. Oficinas de Capacitação em Saúde Mental. 2008. .

6.
CORRÊA, T. D.. Capacitação em Psicomotricidade. 2007. .

Demais trabalhos
1.
CORRÊA, T. D.. Sintomas Depressivos da Esclerose Múltipla: um estudo qualitativo. 2002 (Iniciação Científica) .

2.
CORRÊA, T. D.. Características psicométricas das medidas de auto-relato utilizados para avaliar o funcionamento psicossocial na Esclerose Múltipla. 2002 (Iniciação Científica) .

3.
CORRÊA, T. D.. Versão brasileira da Multiple Sclerosis Funcional Composite Mesure (MSFC-BCTRIMS): Resultados preliminares. 2002 (Iniciação Científica) .

4.
CORRÊA, T. D.. Psicologia do Desenvolvimento como um referencial para o aconselhamento neuropsicológico na Esclerose Múltipla. 2002 (Iniciação Científica) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lançamento do Portal de Periódicos de Minas. 2017. (Encontro).

2.
III Congresso Internacional e XXIII da ABENEPI: saúde e educação de crianças e ad adolescentes. 2015. (Congresso).

3.
Preparação da Preceptoria - Programa de Residência e Oficina de Integração Ensino Cuidado. 2012. (Oficina).

4.
I Simpósio sobre violência sexual, doméstica e outras violências. 2010. (Simpósio).

5.
Encontro de Reciclagem da Escola Estadual Francisco Sales.Autoestima no contexto escolar. 2009. (Encontro).

6.
Seminário de Atenção Primária à Saúde - Associação Mineira de Saúde Coletiva. 2009. (Seminário).

7.
VI Seminário de Análise do Comportamento - Newton Paiva. 2009. (Seminário).

8.
V Jornada Somiti de Psicologia: Avanços e Desafios em UTI Neonatal e Pediatrica. 2009. (Simpósio).

9.
XI Congresso Mineiro de Terapia Intensiva. 2009. (Congresso).

10.
X Jornada Mineira de Ciência do Comportamento.Sistematização da atuação do psicólogo em promoção, prevenção e recuperação da saúde: um olhar analítico-comportamental. 2009. (Seminário).

11.
X Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. 2009. (Seminário).

12.
V Fórum Mineiro de Psicologia Hospitalar. 2008. (Seminário).

13.
Formação Continuada na Rede Municipal de Ensino.Capacitação em Psicomotricidade. 2007. (Encontro).

14.
Encontro Nacional em Saúde Mental - Conselho Federal de Psicologia. 2006. (Encontro).

15.
II Psicologia nas Gerais: o Psicólogo na Saúde Pública. 2006. (Simpósio).

16.
2o. Seminário Intermunicipal pela criança e adolescente: Despertando para o ECA. 2005. (Seminário).

17.
Oficina de Abordagem Dialógica do Processo Educativo. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, T. D.. Curso de Formação em Psicologia Hospitalar. 2013. (Outro).

2.
CORRÊA, T. D.. Capacitação em Saúde Mental: Saúde Mental na Atenção Básica. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Carolina. Estágio em Aconselhamento Psicológico. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Faculdades Ciências da Vida. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Karina Salgado Menezes. O Olhar da Psicopedagogia Institucional no Contexto Escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

2.
Michele Daiane de Castro Camargos. Aprendizagem no Contexto Hospitalar: Os Desafios da Psicopedagogia nas Classes Hospitalares. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

3.
Ângela Raquel de Araújo Valle Corrêa. As Habilidades de Leitura da Criança Disléxica - Identificação e Intervenção do Psicopedagogo. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

4.
Fernanda Vargas de Oliveira. Aproveitamento escolar dos filhos de divórcios mal conduzidos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

5.
Juliana Pinto Resende Costa. A MOTIVAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

6.
Liliane Cristina Alves de Vasconcelos. Brincadeira na sala de aula: o papel da psicopedagogia por meio da ludicidade, como recurso no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

7.
Paula Cristina Vieira Araújo. A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA BREVE REVISÃO HISTÓRICA E APONTAMENTOS PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

8.
Priscilla de Oliveira Reis. DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR E NO COTIDIANO DE ALUNOS VÍTIMAS DE BULLYING DURANTE A VIDA ESCOLAR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.

9.
Viviane Zauza Passos. Jogos e brincadeiras na escola: O lúdico como estratégia para a formação de valores - desenvolvimento da atitude de cooperação em crianças do Ensino Fundamental.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Tatiana de Deus Corrêa Linhares.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Ex- Bolsista do CNPq pelo Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG;
Realizou diversos trabalhos acadêmicos de pesquisa e iniciação à docência;
Foi responsável pelo Serviço de Psicologia da Secretaria Municipal de Saúde de Capim Branco no período de 2005 a 2009;
Atuou como Psicóloga Hospitalar, Supervisora de estágios e Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde no período de 2009 a 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 22:08:22