Silvana Antunes Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9541588915086159
  • Última atualização do currículo em 23/03/2018


Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1988) e mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor titular do Curso e Colégio Seletivo, professor da Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupa, professor titular da Escola de Ensino Fundamental de Tupa. Tem experiência na área de ciência da educação, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, complexidade, construtivismo, projeto e pesquisa-ação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvana Antunes Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, Silvana Antunes

Endereço


Endereço Profissional
Curso e Colégio Seletivo, Escola de Ensino Médio.
Rua Cherentes, 36
Centro
17600-060 - Tupa, SP - Brasil
Telefone: (14) 34965706
URL da Homepage: http://www.seletivo.tupa.com.br


Formação acadêmica/titulação


2005
Doutorado em andamento em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: .
2002 - 2005
Mestrado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Elaboração de uma Proposta Interdisciplinar para a Introdução da Física Moderna no Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dra. Lizete Maria Orquiza de Carvalho.
Palavras-chave: Complexidade; Interdisciplinaridade; Investigação-ação; Projeto; Física Moderna.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1985 - 1988
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
1976 - 1981
Graduação em Física.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 9


Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista, ESEFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

3/2004 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatístia
Biofísica

Escola de Ensino Fundamental de Tupa, EEFST, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

1/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Curso e Colégio Seletivo, CCS*, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Escola Estadual Índia Vanuíre de Tupã, EEIVT, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

8/1994 - 5/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

1/1988 - 12/1993
Ensino, Arquitetura e Urbanismo de Marília, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física

Escola Técnica Agrícola da Fundação Shunji Nishimura, ETAFSN - POMPÉIA, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

1/1986 - 12/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Tupã, FAUT, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

1/1983 - 12/1987
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1994
Certificado de aprovação, Secretaria de Estado da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Silvana Antunes; BERTI, Valdir Pedro ; TREVISAN, Ana Lúcia Cerini Porta . Mediando um Trabalho Coletivo de Professores na Educação Básica. In: I Simpósio Comunidade Escolar e Comunidade Científica, 2004, Ilha Solteira. Anais do I Simpósio Comunidade Escolar e Comunidade Científica : A Escola como Lugar de Formação do Educador, 2004. p. 160-161.

2.
VIEIRA, Silvana Antunes; JUSTO, Monica Pagliusi Lopes ; FIORATO, Paulo Sérgio . Brincando com sons na educação infantil. In: XX Encontro Nacional de Professores do Proepre, 2003, Águas de Lindóia. Anais do XX Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. Campinas: Gráfica FE, 2003. p. 349-352.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Silvana Antunes; SILVA, Jesuína Rosa da ; BERTI, Valdir Pedro ; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de . O Trabalho Cooperativo de Professores de Ciência: Construindo uma Proposta Interdisciplinar. In: I Simpósio Comunidade Escolar e Comunidade Científica, 2004, Ilha Solteria. Anais do I Simpósio Comunidade Escolar e Comunidade Científica: A Escola como Lugar de Formação do Educador, 2004. p. 135-137.

2.
VIEIRA, Silvana Antunes; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de . Elaboração de uma proposta interdisciplinar para Introdução de Física Moderna no Ensino Médio. In: III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, 2004, Aveiro. Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. Aveiro: Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, 2004. p. 445-448.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, Silvana Antunes; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de . Proposta para introdução de Física Moderna no ensino médio através de um caso de tratamento radioterápico. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Simpósio Nacional de Ensino de Física. Curitiba: CEFET/UFPR, 2003.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional sobre Projetos. Elaboração de uma Proposta Interdisciplinar para Introdução de Física Moderna no Esino Medio. 2004. (Congresso).

2.
I Simpósio Comunidade Escolar e Comunidade Científica.Trabalho Cooperativo de Professores de Ciência. 2004. (Simpósio).

3.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Introdução da Física Moderna no Ensino Médio Através d um caso de Tratamento Radioterápico. 2003. (Simpósio).

4.
XX Encontro Nacional de Professores do Proepre.Brincando com sons na Educação Infantil. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Araújo Labegaline. A importância de jogos e brincadeiras na disciplina de matemática no ensino fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

2.
Juliana Pereira. A importância do ensino e aprendizagem da linguagem de artes visuais na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

3.
Mariana Jagas de Oliveira Zaros. A música como recurso pedagógico na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

4.
Lis Sumiko Hanamoto Silva. Aprendizagem das operações adição e subtração no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

5.
Kênia Lucas Pardo Passadori. Os jogos como recurso na aprendizagem da Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

6.
Gabriela da Silva Sanches. As contribuições das mídias visuais na utilização dos contos de fadas no processo de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

7.
Luciana Rodrigues de Carvalho. A importância da música na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

8.
Letícia de Souza. O ensino de arte e o desenvolvimento cognitivo da criança nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

9.
Letícia de Souza. O ensino de arte e o desenvolvimento cognitivo da criança nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

10.
Letícia de Souza. O ensino de arte e o desenvolvimento cognitivo da criança nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

11.
Giselma Salustiano. O papel dos jogos didáticos no ensino da Matemática nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

12.
Élida Xavier Quada Ballassoni. A contribuição da arte para a educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

13.
Lorrany Marry Timóteo da Silva. A matemática e suas formas de aprendizagem: uma possível desmistificação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

14.
Daiane Maria da Silva Lima. A importância da música na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

15.
Maria Cecília Mendes. Afetividade e Aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

16.
Karine Gonçalves Rocha. A música na escola: a pratica do referencial curricular nacional para a educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

17.
Rosimeire Vieira Félix Morinelli. A contribuição da arte visual no desenvolvimento cognitivo na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

18.
Aline Carvalho Barros. A música como complemento no processo de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

19.
Elisama Lopes Venâncio. As contribuições da música na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

20.
Gabriela dos Santos. A importância da formação moral no comportamento dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

21.
Ana Carolina Ribeiro Monteiro. A trajetória da educação infantil no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

22.
Quelli Poliane dos A. Silva. O brincar na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

23.
Silvia Maria Pessoti Cristino Lopes. Atividades lúdicas como veículo facilitador na aprendizagem de alunos do ensino infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

24.
Sandra da Cruz Figueiredo. As contribuições da literatura infantil na aprendizagem de crianças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.

Iniciação científica
1.
Juliana Pereira. A importância do ensino e aprendizagem da linguagem de artes visuais na educação infantil. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em PEDAGOGIA) - Faculdade de Ciências, Contabilidade e Administração de Tupã. Orientador: Silvana Antunes Vieira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:59:04