Paulo Roberto Iacia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6015202756015589
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, linha de pesquisa "Dinâmica e Gestão Ambiental" - Mestrado Profissional - com a criação e desenvolvimento de um software "open source SGCOP" na área de Sistemas de Informações Gerenciais para Cooperativas e/ou Associações de reciclagem de resíduos sólidos urbanos. Pós graduação (lato sensu) MBA em Marketing e Gestão de Vendas pela Instituição Toledo de Ensino (2008). Graduação em Administração pela Associação Educacional Toledo (1991). De 02/2001 à 15/12/2016 foi professor titular na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, nos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Gestão Comercial e Engenharia Ambiental e Sanitária, trabalhando as disciplinas de Gerência de Marketing I e II, Gestão de Empresas e Marketing Ambiental, OS&M, Pesquisa de Mercado, Planejamento Estratégico, Criação de Novos Negócios (Empreendedorismo) e Simulação Empresarial (jogos de empresas). Nos cursos de Pós-graduação (lato sensu) e MBA (lato sensu) da UNOESTE, trabalha como professor convidado as disciplinas de Marketing Ambiental, Marketing e suas aplicações, Simulação Empresarial (jogos de empresa), Marketing Pessoal, Planejamento Estratégico, Marketing de Relacionamento na área da saúde. No SENAC trabalha no curso de Pós-graduação (lato sensu) Gerenciamento de Projetos - práticas PMI a disciplina Empreendedorismo aplicado ao Gerenciamento de Projetos. Participou do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema - (CBH-PP) como membro titular por três biênios 2011/2016. Participou do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica Rio Paranapanema-(CBH-PARANAPANEMA), como membro titular no quadriênio 2012/2016. Atuou como membro do conselho fiscal do Tênis Clube de Presidente Prudente - 2008/2010 e 2015/2016. Trabalhou como voluntário na criação, implementação e organização da Cooperativa de Reciclagem e Coleta Seletiva de Pres. Prudente (Cooperlix) - 2001/2014. Atualmente é Consultor empresarial nas áreas: Gestão empresarial, Processos organizacionais, Compliance (transparência e ética), Marketing, Vendas e Projetos de novos negócios. Ministra cursos na áreas de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas e Estratégias empresariais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Roberto Iacia
Nome em citações bibliográficas
IACIA, P. R.

Endereço


Endereço Profissional
Amiga Consultoria e Treinamento S/S Ltda.
Rua Edmilson Barreto Lomas
Residencial São Paulo
19026833 - Presidente Prudente, SP - Brasil
Telefone: (18) 39064753


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Mestrado profissional em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PRESIDENTE PRUDENTE: um estudo na Cooperlix, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dr. Antonio Cezar Leal.
Palavras-chave: Cooperativismo; Resíduos Sólidos; Sistema de Informações Gerenciais; Coleta Seletiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Urbana.
Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais; Atividades de prestação de serviços de informação; Descontaminação e outros serviços de gestão de resíduos.
2010 interrompida
Especialização interrompida em 2011 em Gerenciamento de Projetos - Práticas PMI. (Carga Horária: 366h).
Serviço Nacional de Aprendizagem (PP), SENAC, Brasil.
Título: Projeto Coopeerlix - Implantação da Indústria de Revalorização do PET.
Orientador: Márcio Litholdo.
Ano de interrupção: 2011
2007 - 2008
Especialização em Marketing e Gestão de Vendas. (Carga Horária: 400h).
Associação Educacional Toledo, TOLEDO, Brasil.
Título: Plano Estratégico de Marketing: Suco Nectar de Frutas - Ejempe Ind. de Alimentos Ltda.
Orientador: Msc Alexandre Hideo Sassaki e Esp. João Vicente Fogaça Viggi.
1973 - 1991
Graduação em Administração.
Associação Educacional Toledo, TOLEDO, Brasil.
Título: Estágio Ponto Certo Utilidades Domésticas Ltda..
Orientador: Wladimir C. Salgueiro.
1970 - 1972
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Joaquim Murtinho, MURTINHO, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Perfil docente na era digital: os Recursos Educacionais Abertos (REA) e as. (Carga horária: 3h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Oficina: Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: técnicas de avaliaçã. (Carga horária: 3h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2015 - 2015
Empreendedorismo. (Carga horária: 24h).
Sebrae Regional Presidente Prudente, SEBRAE, Brasil.
2013 - 2013
Nucleo de Eduacao a Distancia. (Carga horária: 4h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Amiga Consultoria e Treinamento S/S Ltda, AMIGA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Consultor Empresarial, Carga horária: 40
Outras informações
Consultor empresarial com atuação nas áreas de Gestão de empresas, Marketing, Comercial, Vendas.


Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor titular no curso de Administração das disciplinas: 2001 à 2006 - Gerência de Marketing I e II 2002 à 2004 - Organização Sistemas e Métodos 2002 à 2016 - Empreendedorismo - Criação de Novos Negócios 2006 à 2016 - Simulação Empresarial (Jogos de empresas) Professor titular no curso de Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão de Negócios das disciplinas: 2006 à 2016 - Empreendedorismo 2006 à 2016 - Jogos de empresas de Comércio e Serviços Professor titular no curso Engenharia Ambiental e Sanitária da disciplina: Gestão de Empresas e Marketing Ambiental

Atividades

02/2007 - 12/2016
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Ambiental e Gestão de Empresas
02/2001 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Gerencia de Marketing I
Gerência de Marketing II
Jogo de Empresas Comércio
Jogo de Empresas Industrial
Negócios e Gerenciamento II
Organização, Sistemas e Métodos
Pesquisa de Marketing
6/2002 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , Empresa Junior Facic, Empresa Junior Facic.

Serviço realizado
Coordenar os trabalhos da EMPRESA JUNIOR-FACIC, buscando a complementação da formação acadêmica do estudante em Administração, visando seu aprendizado e desenvolvimento..
05/2011 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Oeste Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

05/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Oeste Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

05/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Oeste Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

05/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Oeste Paulista, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

5/2004 - 5/2004
Ensino, Especialização em Farmácia Hospitalar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Política de Preços sob a Otica da Estratégia de Marketing
Gestão de Marketing Hospitalar e Política de Preços
4/2004 - 4/2004
Ensino, Especialização em Farmácia Hospitalar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Compettiivo
Política de Preços sob a ótica da estratégia de marketing
3/2004 - 3/2004
Ensino, Especialização em Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Empreendedora e Criação de Novos Negócios
2/2002 - 10/2003
Treinamentos ministrados , Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.

Treinamentos ministrados
Qualidade no Atendimento ao Cliente
Qualidade Total: a busca da excelência
Marketing Pessoal
8/2002 - 6/2003
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização & Métodos
8/2002 - 8/2002
Ensino, Pós Graduação Em Farmácia e Manipulação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing e Capital Social na Profissão
6/2002 - 6/2002
Extensão universitária , Empresa Junior Facic, Empresa Junior Facic.

Atividade de extensão realizada
Coordenador da Empresa Junior FACIC, com realização de trabalhos de Assessoria e Consultoria.
5/2002 - 5/2002
Treinamentos ministrados , Unoeste, Prudenshopping.

Treinamentos ministrados
Qualidade no Atendimento ao Cliente
2/2001 - 05/2002
Extensão universitária , FACIC Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Grupo de Trabalho do Programa Interação/2001 e 2002.
1/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.

Treinamentos ministrados
Marketing Pessoal e Qualidade no Atendimento ao Cliente

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, CBH-PARANAPANEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Membro Titular, Enquadramento Funcional: Membro titular, Carga horária: 0
Outras informações
Membro titular no Comitê Federal da Bacia do Rio Paranapanema- CBH-PARANAPANEMA, representando a Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE, para o manato de 2012/2016


Comitê da Bacia Hidrográfrica do Pontal do Paranapanema, CBH-PP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Membro titular, Enquadramento Funcional: Membro titular
Outras informações
Membro Titular do Comitê da Bacia do Pontal do Hidrográfica do Pontal do Paranapanema - CBH-PP, representando a Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE Participação nas câmaras técnicas - CT-EA: Câmara Técnica de Educação Ambiental e CT-PAS: Câmara Técnica de Planejamento


Takilar Móveis e Eletrodomésticos Ltda, TAKILAR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: proprietário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sócio Diretor

Atividades

11/1997 - 3/2000
Direção e administração, Takilar Móveis e Eletrodomésticos Ltda, .

Cargo ou função
Sócio Diretor.

Copauto Tratores e Implementos Ltda, COPAUTO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto, Carga horária: 32
Outras informações
Dirigir as atividades da empresa, incluindo venda, compras, recursos humanos, promoção etc. Dirigir as atividades de contatos com fornecedores (fabricantes), para contratação de produtos. Coordenar as atividades de programação de pedidos e sua distribuição para as filiais. Coordenar os processos de normatização e racionalização dos sistemas administrativos da empresa. Avaliar o custo/benefício dos programas administrativos adotados pela empresa. organizar os trabalhos administrativos distribuindo-os pelos diversos setores e estabelecendo normas e procedimentos. Definir políticas de gestão de recursos financeiros e dirigir as atividades desta área.

Atividades

10/1994 - 6/1995
Direção e administração, Copauto Tratores e Implementos Ltda, .

Cargo ou função
Diretor Adjunto.

Adp Consultoria e Treinamento Empresarial, ADP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor Organizacional, Carga horária: 44
Outras informações
Consultoria e Assessoria nas áreas: GESTÃO EMPRESARIAL - Análise de Processos - Diagnose Empresarial - Sistemas de gerenciamento corporativo ESTRATÉGIA CORPORATIVA - Análise de Estratégia de Negócios - Redefinição, Missão Empresarial e real vocação - Soluções para reposicionamento estratégico - Implantação e gerenciamento de processos de mudanças MARKETING - Análise da orientação mercadológica da empresa - Planejamento Estratégico Corporativo - Avaliação do Portifólio de negócios - Análise dos Processos Admininistrativos de Marketing VENDAS - Análises dos processos e canais de comercialização - Avaliação da estrutura da força de vendas - Estudo de cobertura geográfica e de potencial de expansão - Identificação dos indicadores chave e pontos de desequilíbrio - Soluções para aumento de produtividade e rentabilidade em vendas TECNOLOGIA DE TREINAMENTO - Treinamento Gerencial - Treinamento Operacional - Treinamento Motivacional - Palestras e Seminários Atuação como Facilitador em diversas unidades do SENAC/SEBRAE Ministrou cursos e palestras para empresas privadas.

Atividades

2/1992 - 5/1995
Treinamentos ministrados , Adp Consultoria e Treinamento Empresarial, .

Treinamentos ministrados
Unidade do Senac/Sebrae de Bauru-SP
Unidade do Senac/Sebrae Araçatuba-SP.
Unidade do Senac/Sebrae Marília-SP.
Unidade do Senac/Sebrae Franca-SP.
Unidade do Senac/Sebrae Presidente Prudente-SP.
Unidade do Senac/Sebrae Campo grande-MS.
Copauto Tratores e Implementos Agrícolas Ltda
Eldorado Hipermercados Importação e Exportação
Prudenshopping- Pres. Prudente-SP.
Unimed de Pres. Prudente-SP.
Alfave-Veículos Ltda
Coolvap-Cooperativa de Laticínios Vale do Paranapanema Ltda.- Pres. Prudente-SP.
7/1991 - 5/1995
Direção e administração, Adp Consultoria e Treinamento Empresarial, .

Cargo ou função
Sócio Diretor.
7/1991 - 5/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Adp Consultoria e Treinamento Empresarial, .

Cargo ou função
Consultor Organizacional.

Ponto Certo Utilidades Domésticas Ltda, PONTO CERTO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 44
Outras informações
Atividades: Dirigir as atividades de negócios da empresa, incluindo vendas, promoção, compras, distribuição etc.; Acompanhar o mercado em geral e sua evolução, procurando identificar oportunidades de negócios; Comandar as aplicações das políticas e estratégias para atingir os objetivos operacionais de desenvolvimento; Dirigir as atividades de contatos com fornecedores (fabricantes), para compras; Estabecer metas e cronogramas para a realização do planejamento estratético definido; Planejar a realização de pesquisas mercadológicas; Planejar e dirigir programas mercadológicos; Planejar os estudos de análise da concorrência; Tomar decisões quanto a medidas de abrangência mercadológica viáveis ao preço, prazo, qualidade de quantidade; Dirigir análises e definir tomadas de decisões relativas a promoções de vendas. Reportava-se ao: Diretor Presidente. Subordinados diretos: Gerente Geral de Vendas, Gerentes de Compras, Encarregado de Propaganda, Gerentes Regionais, Filiais.

Atividades

1/1988 - 6/1991
Direção e administração, Ponto Certo Utilidades Domésticas Ltda, .

Cargo ou função
Diretor Comercial.

Commerce Desenvolvimento Mercantil S A, ARAPUÃ, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 44
Outras informações
Atividades: Administrar todas as atividades inerentes á Operação Comercial das Unidades; Administrar toda Política de Remuneração/Prêmio, Benefícios das equipes de Vendas; Zelar por toda programação visual projetada, mantendo as unidades fortemente agressivas promocionalmente; Administrar as informações estatísticas e de resultados; Formular alternativas comerciais para atingimento dos objetivos básicos traçados para toda Regional; Responsável por formular alternativas estratégicas para melhorar o nível de produtividade das Regionais/Lojas. Reportava-se ao: Diretor Executivo Subordinados diretos: Assistentes Depto de Vendas

Atividades

9/1986 - 1/1988
Direção e administração, Commerce Desenvolvimento Mercantil S A, .

Cargo ou função
Gerente de Divisão de Vendas.

Brasimac S A Eletrodomésticos, BRASIMAC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Departamento, Carga horária: 44
Outras informações
Atividades: Áreas de atuação: São Paulo (capital) e Interior, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul de Minas Gerais. Planejar e supervisionar as atividades de comercialização, mantendo contato com Gerentes Regionais e Gerentes de Lojas.; Coordenar os processos de vendas a clientes; Planejar e administrar equipes de vendas; Planejar e coordenar plano geral e setorial de vendas, de acordo com a política de comercialização e/ou potencial de consumo da região; Elaborar relatórios gerenciais sobre vendas realizadas; Reportarva-se ao Diretor Comercial Subordinados diretos: Gerentes Regionais, Gerentes de Depósitos Regionais, Filiais (67), Vendedores.

Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Regional de Vendas, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pelos resultados de vendas, margem de contribuição, eficiência em cobrança da carteira, das unidades estratégias (lojas) da regional de Mato Grosso, sendo no total de 14 lojas localizadas nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis-MT, Campo Grande, Dourados, Fátima do Sul e Gloria de Dourados-MS. Reportava-se ao: Gerente Comercial Subordinados diretos: Gerentes de Loja, Gerentes de Depósitos, Gerente de Crediário.

Vínculo institucional

1980 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Loja, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pela adminstração da unidade estratégica, nas áreas de vendas e crediário. mantinha sob responsabilidade Encarregados de setores, vendedores, auliares de loja, entregadores. Responsável pelos resultados de vendas e rentabilidade da unidade.

Vínculo institucional

1978 - 1980
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1985 - 9/1986
Direção e administração, Brasimac S A Eletrodomésticos, .

Cargo ou função
Gerente Departamento Comercial.
8/1983 - 12/1984
Direção e administração, Brasimac S A Eletrodomésticos, .

Cargo ou função
Gerente Regional de Vendas.
4/1980 - 7/1983
Direção e administração, Unidade Estratégica Loja, .

Cargo ou função
Gerente de Loja.
3/1978 - 3/1980
Direção e administração, Unidade Estratégica Loja, Presidente Prudente.

Cargo ou função
Vendedor.


Linhas de pesquisa


1.
PROJETO PEIC - Plano de Negócios Loja de Utilidade Domésticas em Presidente Prudente-SP

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo geral a elaboração de um Plano de Negócios, que irá verificar e analisar a viabilidade mercadológica, operacional, econômica e financeira para implementação de uma empresa no setor de varejo, no segmento de Utilidades Domésticas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Comércio varejista.
Palavras-chave: Plano de negócios; Empreendedorismo.
2.
PROJETO PEIC: Estudo de Caso; Planejamento de Marketing para a Empresa Prudente Truck Center Ltda

Objetivo: Para se obter estas respostas, será realizado um Estudo de Caso na Empresa Prudente Truck Center, propondo ações de melhoria que aumentem o volume de vendas e o faturamento em todos os meses, através da elaboração de um Planejamento Estratégico de Marketing..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Comércio varejista.
Palavras-chave: Marketing; Planejamento de Marketing.
3.
PROJETO PEIC: Novos Negócios- Utilizando o Plano de Negócios para Analisar a Viabilidade de Expansão da Empresa RS Amortecedores

Objetivo: O objetivo geral deste trabalho é elaborar um plano de negócio para analisar a viabilidade de expansão da empresa RS Amortecedor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Plano de negócios.
4.
PROJETO PEIC: Viabilidade de Implementação do Comércio Eletrônico B2B: Um Estudo de Caso em uma Indústria de Produtos de Iluminação Decorativa da Região de Presidente Prudente

Objetivo: Estudo de Caso na Empresa Metaldomado, a fim de analisar a viabilidade de implantação do Comércio Eletrônico na mesma, deste modo os objetivos específicos deste estudo são: ? Verificar as características e vantagens do comércio eletrônico; ? Estudar as estratégias de marketing no comércio eletrônico; ? Pesquisar junto aos clientes cadastrados, a viabilidade de compra através do comércio eletrônico; ? Analisar a viabilidade da empresa Metaldomado implementar o comércio eletrônico B2B..
Palavras-chave: B2B; Comércio Eletrônico; Empreendedorismo.


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Criação de Novos Negócios: Plano de Negócio para Abertura de uma Loja de Utilidades Domésticas
Descrição: Este projeto de pesquisa buscou verificar e analisar a viabilidade para a criação de um novo negócio no setor de varejo, no segmento de Utilidades Domésticas, na cidade de Presidente Prudente-SP, através da elaboração no software Make Money de um Plano de Negócios. Este projeto caracteriza-se como uma pesquisa exploratória que consiste em recolher e registrar os fatos, além de pesquisa bibliográfica e qualitativa que tem como objetivo o aprimoramento de idéias e ou a descoberta de intuições, também visa buscar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo mais explícito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Roberto Iacia - Coordenador.
2011 - 2011
Viabilidade de Implementação do Comércio Eletrônico B2B: Um estudo de caso em uma indústria de produtos e iluminação.
Descrição: Neste presente estudo abordamos as características do comércio eletrônico Business to Business (B2B), suas possíveis vantagens e o uso do marketing de forma estratégica para que pudesse ser analisada a viabilidade da empresa em questão implementar o comércio eletrônico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Roberto Iacia - Coordenador.


Projetos de extensão


2003 - 2003
Programa Integração 2002
Descrição: Atividades de Avaliação de stress, orientação pra abertura de empresas e marketing pessoal.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2002 - 2002
Projeto Interação UNOESTE/SESI
Descrição: Favorecer a interação entre os segmentos industrial e comercial da cidade de Presidente Prudente. Consultas, Assessoria, Atendimentos e Aconselhamentos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Paulo Roberto Iacia - Coordenador / Fábio Luis Nogueira - Integrante / Dr. Jerson Joaquim da Silva - Integrante / Wilson Roberto Lussari - Integrante.Financiador(es): Universidade do Oeste Paulista - Outra.
2002 - 2002
Feira das Vocações
Descrição: Desenvolver interesses e aptidões do estudante do ensino médio para com o curso superior.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Roberto Iacia - Coordenador / Dr. Jerson Joaquim da Silva - Integrante / Irene Caires da Silva - Integrante / Edilene Takenaka Murisihita - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
PROJETO UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA/SANTANDER-EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS
Descrição: O objetivo central deste projeto é potencializar a COOPERLIX para ampliação das ações educativas e de geração de trabalho e renda para catadores de resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis em Presidente Prudente. Esta proposta está integrada as ações que vem sendo desenvolvidos por várias instituições parceiras. Serão realizadas várias ações: reuniões de estudo e planejamento; levantamento bibliográfico; aplicação, tabulação e análise de questionários; sistematização de dados e informações; elaboração de materiais didáticos; organização e execução de atividades e campanhas educativas. Como resultados esperam-se a inclusão de novos catadores na COOPERLIX; maior participação social no descarte seletivo; melhoria da quantidade e qualidade dos resíduos coletados; formação e capacitação de estudantes universitários..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Roberto Iacia - Integrante / Alba Regina Azevedo Arana - Coordenador / Antonio Cezar Leal - Integrante / Wilson Roberto Lussari - Integrante.Financiador(es): Universidade Solidária - Cooperação / Banco Santander Banespa - Brasil - Auxílio financeiro.
2007 - 2013
PROJETO DRS 6687/39/7902-RECICLAGEM DE PLÁSTICO, PAPEL E VIDRO
Descrição: O projeto tem como objetivos gerais potencializar as ações da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (COOPERLIX), visando potencializar suas atividades produtivas e de gestão do trabalho. Objetiva-se, também, ampliar e melhorar a coleta seletiva no município de Presidente Prudente, incrementar ações de Educação Ambiental e oportunizar novas alternativas de trabalho e de renda para os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis que ainda permanecem no lixão da cidade, para que possam aderir ao trabalho na cooperativa..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2003 - 2014
EDUACAÇÃO AMBIENTAL E O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PRESIDENTE PRUDENTE
Descrição: Projeto de Políticas Públicas - FAPESP 00/02034-0 - Educação Amiental e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Presidente Prudente - DEsenvolvimento de Metodologias para Coleta Seletiva, Beneficiamento do Lixo e Organiza'c~ao do Trabalho. Implantação da Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Pres. Prudente - COOPERLIX.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Roberto Iacia - Integrante / Jerson Joaquim da Silva - Integrante / Alba Regina Azevedo Arana - Coordenador / Antonio Cezar Leal - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Engenharia Ambiental.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IACIA, P. R.2017IACIA, P. R.; LEAL, A. C. . RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO, BRASIL: UM ESTUDO APLICADO NA COOPERATIVA DOS TRABALHADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS DE PRESIDENTE PRUDENTE (COOPERLIX).. FORMAÇÃO (ONLINE), v. 24, p. 185/1517-543X-211, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
IACIA, P. R.. A Qualidade Total: Novos Rumos para o Ensino Superior. Jornal Oeste Notícias, Presidente Prudente-SP., p. 1.2 - 1.2, 06 abr. 2002.

2.
IACIA, P. R.. Prepare sua empresa para o ano 2000. O Imparcial - Editora Imprensa Ltda, Presidente Prudente, p. 3 - 3, 25 jan. 1994.

3.
IACIA, P. R.. Marketing X Competitividade dos anos 90. Jornal O Imparcial, Presidente Prudente, p. 09 - 09, 16 maio 1993.

4.
IACIA, P. R.. Como aplicar a criatividade em tempos de crise. Jornal O Imparcial, Presidente Prudente, p. 07 - 07, 07 maio 1992.

5.
IACIA, P. R.. Compras, uma fonte geradora de lucros. Jornal O Imparcial, Presidente Prudente, p. 28 - 28, 23 fev. 1992.

6.
IACIA, P. R.. O Comércio Varejista. Jornal O Imparcial, Presidente Prudente - SP., p. 04 - 04, 27 out. 1991.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IACIA, P. R.. MARKETING NA INTERNET E E-BUSINESS. In: VII ENAPI - Encontro Nacional da pesquisa Institucional da Unoeste, 2002, Presidente Prudente. apresentação oral, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
IACIA, P. R.. PACKING HOUSE DE HORTíFRUTI MINIMAMENTE PROCESSADOS: Uma forma de conquistar mercado por meio da diferenciação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
IACIA, P. R.. Gestão de Marketing. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
IACIA, P. R.. Experiência de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ALMEIDA, janaina D. ; NAKATSUGI, M. A. S. ; IACIA, P. R. . O Plano de Negócio como Ferramenta para Análise de Viabilidade de uma Franquia: Um Estudo de Caso no Giraffas no Prudente Parque Shopping. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
IACIA, P. R.. III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
IACIA, P. R.; SOARES, Alexamdre T. L. . Marketing na Internet e e-business. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
IACIA, P. R.. Projeto Fábrica de Rações Acapren - Estrela do Norte. 2016.

2.
IACIA, P. R.. Projeto Packing House Rodeio: Hortaliças Minimamente Processadas. 2016.

3.
IACIA, P. R.; FURLAN, C. A. . Projeto Mini Usina de Beneficiamento de Leite - Estrela do Norte - SP.. 2014.

4.
IACIA, P. R.. Projeto Mini Usina de Beneficiamento de Leite - Indiana - SP.. 2014.

5.
IACIA, P. R.. Projeto Transporte Granelizado deLeite. 2014.

6.
IACIA, P. R.. Projeto Mecanização da Colheita de Café. 2014.

7.
IACIA, P. R.; FURLAN, C. A. . Projeto Aquisição Transporte Refrigerado de Leite. 2014.

8.
IACIA, P. R.. Projeto Silo de Armazenamento de Soja - João Ramalho - SP.. 2013.

9.
IACIA, P. R.. Projeto Mini Usina de Beneficiamento de Leite - Santo Expedito - SP. 2013.

10.
IACIA, P. R.. PROJETO PACKING HOUSE: Frutas e Hortaliças - AGRICULTURA FAMILIAR - Presidente Venceslau - SP.. 2012.

Programas de computador sem registro
1.
SILVA, J. I. ; Carro, Silvio Antonio. ; Masutani, Victor Hugo . Sistema Gerencial Cooperlix - 'open source SGCOP'. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
IACIA, P. R.. Gestão de Marketing. 2012. .

2.
IACIA, P. R.; CHIARARI, Juciara ; FERRO, Natália ; GRANDI, Luciana ; PELLOSI, Maria Raquel ; LITHOLDO, Leda Marcia ; VENTURINI, Tayla . Cartilha RECICLAR. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
IACIA, P. R.. Marketing Pessoal: uma questão de sobrevivência profissional. 2007. .

4.
IACIA, P. R.. Habilidades de Negociação: estratégias e táticas na arte de seduzir em vendas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
IACIA, P. R.. Marketing Pessoal e de Relacionamento- uma questão de sobrevivência. 2006. .

6.
IACIA, P. R.. Marketing e Educação Física: saiba como melhor vender seu trabalho. 2005. .

7.
IACIA, P. R.. Cartilha "Vamos Reciclar: saiba como e porque reciclar". 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
IACIA, P. R.. Marketing Hositalar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
IACIA, P. R.. Gestão de Pessoas em Serviço Hospitalar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
IACIA, P. R.; GARDIN, W. . Gestão Financeira em Serviço Hospitalar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
IACIA, P. R.. Novo Perfil Profissional - Quebra de Paradigmas. 2003. .

12.
IACIA, P. R.; SILVA, J. J. . Motivação, Auto Estima e Marketing Pessoal. 2002. .

13.
IACIA, P. R.. Marketing Pessoal, Atendimento ao Público. 2002. .

14.
IACIA, P. R.. Qualidade Total: a Busca da Excelencia. 2002. .

15.
IACIA, P. R.; PENNA, S. S. . 5 S - Cartilha da Qualidade. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

16.
IACIA, P. R.; SILVA, J. J. . Motivação, Auto Estima, Marketing Pessoal e Atendimento ao Cliente. 2001. .

17.
IACIA, P. R.. Marketing de Serviços. 2001. .

18.
IACIA, P. R.. Markerting Pessoal e Qualidade no Atendimento ao Cliente. 2001. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
IACIA, P. R.; TEIXEIRA, P. D. S. R.; SOUZA, P. D. A. E.. Participação em banca de Aline de Souza Gomes e Danilo Santiago Gomes Lucio.Proposta para Melhoria da Qualidade dos Produtos Cerâmicos e de Criacao de um Polo Artesanal na cidade de Indiana-SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
CALES, Andreia da Silva.; IACIA, P. R.; GRANDI, Luciana. Participação em banca de Andréia da Silva Cales.Plano de Marketing como Estratégia para Cinquistar a Fidelidade do Cliente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

3.
SANTOS, Silvia Aparecida; IACIA, P. R.. Participação em banca de Silvia Aparecida Santos.Marketing e Empreendedorismo como Ferramentas Competitivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

4.
SOARES, Roberta R.; PAVANI, Lucas Padovan S.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Adrielli Roberta R. Soares e Lucas Padovan dos S. Pavani.A importância do Marketing para Micros e Pequenas Empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

5.
PITON, Fábio M.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Fábio Maturano Piton.A Influência do Marketing para o aumento nas vendas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

6.
ROMÃO, Thiago Menezes; MACIEL, Willian Holanda de J.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Thiago Menezes Romão e Willian Holanda de J. Maciel.Marketing e Sisbov como fonte de estratégia e agregação de v alor na Agropecuária. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

7.
NETO, Arnaldo F.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Arnaldo Farina Neto.A conquita do próximo mercado: um estudo de caso na empresa Inox Prudente-ME. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

8.
ARENTI, Marcos R.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Martcos Roberto Arenti.Plano de negócios: a viabilidade de implantação de um restaurante em Pres. Prudente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

9.
IACIA, P. R.; ROSA, Rafael R.. Participação em banca de Rafael Talachia.Análise de Viabilidade de Implementação de algumas ferramentas de Marketing no setor de Postos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

10.
VIANA, Tiag M.; NAVARRO, Gabriel B.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Gabriel Bravo Navarro e Thiago Mineo Viana.A percepção da arca como produto: um estudo realzado na empresa belson Botti Confecções Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

11.
Santos, Cristina F.; Paulino, Silvia P.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Silvia Pavão Paulino e Valéria Critina F. Santos.Marketing deRelacionamento: estratégia para fielizar clientes na micro empresa Eletro mecânica Rossetti de P. Prudente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

12.
OLIVEIRA, Renan R. B.; Jorge, Sandra C. U.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Renan Rodrigo Braz de Oliveira e Sandra Carolina Ulian Jorge.A importância da esponsabiloidade social interna e externa da empresa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

13.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Giselle Cristina Danziger.A demonstração do fluxo de caixa como instrumento de gestão de recursos financeiros: um estudo de caso da empresa Natura S.A. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

14.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Evelyn Gonçalves dos Santos.A Responsabilidade Social no âmbito do Mercado Segurador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

15.
DANZIGER, Giselle Cristina; IACIA, P. R.. Participação em banca de Giselle Cristina Danziger.A demonstração do fluxo de caixa como instrumento de gestão de recursos financeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

16.
RODRIGUES, Douglas J.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Douglas Junior M. Rodrigues.Responsabilidade Social e Sustentabilidade nas Organizações: um estudo de caso no Banco Real de Pres. Prudente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

17.
QUEIROZ, R. C.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Renata Canedo Queiroz.O 0800 como ferramenta competitiva - qualidade no atendimento ao Consumidor do Jornal Oeste Paulista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

18.
Araújo, T. F.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Thiago Fernandes de Araújo.A Importância do Plano de Negócios: um estudo sobre a viabilidade da empresa Stetcar Conservação e Beleza Automotiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

19.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Douglas Tavares Coelho da Silva.Aplicabilidade das ferramentas de Marketing no mercado de commodities: um estudo do setor sucroalcoleiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

20.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Vânia Aparecida Gargantini.Conhecimento e satisfação: atendimento bancário e autoatendimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

21.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Jorge Augusto Cavalhieri Sabino.A pesquisa de marketing e sua importância para um posicionamento de marca: um estudo de caso sobre Apito Alimentos Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

22.
IACIA, P. R.; Silva. Participação em banca de nelson Brandoliz.A formação de preço de leite na Cooperativa e na Empresa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios) - Universidade do Oeste Paulista.

23.
IACIA, P. R.; SILVA, J. J.. Participação em banca de Cleuza Vieira da Silva.Cooperativismo e o Trabalho Informal: um estudo sobre a Cooperativa das Costureiras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios) - Universidade do Oeste Paulista.

24.
IACIA, P. R.; Fernandes. Participação em banca de Catherine Prates Rosa.As cooperativas de Resíduos Sólidos no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios) - Universidade do Oeste Paulista.

25.
IACIA, P. R.; Lussari. Participação em banca de Roberto Lucio.Como entender a montagem de uma Cooperativa de Crédito. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios) - Universidade do Oeste Paulista.

26.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Camila tonieti Fujji.A importâqncia da responsabilidade social como diferencial no mercado financeiro: um estudo de caso sobre o Banco Panamericano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

27.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Flavia Danieli Ramos.A responsanbilidade social nas instituições: um estudo de caso sobre a Universidade do Oeste Paulista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

28.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Adnréa Freitas Villar magalhães.A gestão de resíduos sólidos laboratoriais: um estudo de caso sobre o Laboratório Unilab de Presidente Prudente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

29.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Maria Célia Felizatti.Empreendedorismo: o desafio do sucesso empresarial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

30.
IACIA, P. R.. Participação em banca de João Batista Venâncio de Araújo.A importância da gestão ambiental no agro-negócio: um estudo de caso no Grupo Matsuda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

31.
LOPES, R.C.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Renata Cristina Lopes.O Planejamento Estratégico utilizado na abertura de lojas e seu ciclo de vida tendo como referencia o Prudenshopping. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

32.
RODRIGUES, S. R.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Silvana Regina Rodrigues.Conscientização Organizacional quanto á responsabilidade ambiental: estudo de caso em, uma concessionária automotiva. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

33.
VASCONCELOS, F.F.; SILVA, J. J.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Fabiana Françca Vasconcelos.Conflitos Interpessoais em uma Cooperativa de material reciclável. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

34.
IACIA, P. R.; LUSSARI, Wilson R.. Participação em banca de Cardoso, Alex S., Silva, André S., Sartori, Renato M, Silvio.Aspectos da Liderança na Empresa Familiar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios) - Universidade do Oeste Paulista.

35.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Juliana Roseane Paulino Ulian.Pós-vendas: satisfação e fidelidade do cliente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

36.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Fábio Moreno Munhoz.Pré-vendas/atendimento ao cliente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

37.
IACIA, P. R.; LUSSARI, Wilson R.. Participação em banca de Alex S. Cardoso, André S. da Silva, Renato M. S. Silvio E. F.O perfil do Administrador líder na empresa familiar: o exemplo do "Central Supermercados" em Presidente Epitácio - SP.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão de Negócios) - Universidade do Oeste Paulista.

38.
BARBARESCO, M.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Marcos Barbaresco.Introdução de O&M para melhorar a estruturação e funcionamento da empresa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

39.
SILVA, k. R. A.; IACIA, P. R.. Participação em banca de Kelly Regina Amorim da Silva.Decisões de marketing voltada para uma pequena empresa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

40.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Joyce Fabris Millano.Empresa Familiar: cultura organizacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

41.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Julio Cesar Viani.Estratégias de vendas na empresa Supermercados Estrela de Regente Feijó Ltda.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

42.
IACIA, P. R.. Participação em banca de André Fernando da Silva Mescolote.Estrutura organizacional: uma proposta departamental para uma pequena empresa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

43.
IACIA, P. R.. Participação em banca de André Carlos Pires Junior.Marketing direto para pequenas empresas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

44.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Deyver Bordin.Gerenciamento de relacionamento com o cliente como estratégia proporcionadora de vantagens competitivas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

45.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Patrícia Pereira de Souza.Avaliação de resultado e desempenho da campanha publicitária Prudenshopping: ele tem nossa cara. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

46.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Francielle Pinto de Oliveira.Análise dos pontos fortes e fracos e identificação das oportunidades e riscos do pós-venda da concessionária Ogata Veículos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

47.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Marcio Cristino de Oliveira.Votorantim Cimentos: logística e logística reversa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

48.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Cristiano Gomes.Comportamento do consumidor: em relação ao grande número de desligamentos de estagiários que ocorre na empresa CIEE mensalmente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

49.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Daniela do Carmo Gomes.Função social do marketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.

50.
IACIA, P. R.. Participação em banca de Claudia Leisa Filetti.Uma descrição dos pontos forte e fracos e ameaças da empresa Cassi. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CALVO, M.; IACIA, P. R.. Logística Empresarial. 2002. Universidade do Oeste Paulista.

2.
IACIA, P. R.; SILVA, J. J.; SARDINHA, A. L. B.. O ideal de ego e o projeto de futuro profissional. 2002. Universidade do Oeste Paulista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENEPE-Encontro de Ensino, Pesquisa e EXtensão da UNOESTE.Integração de Conhecimentos: Teoria e Prática nas Organizações.. 2014. (Encontro).

2.
Legislação Ambiental. 2013. (Outra).

3.
Meio Ambiente e Desenvolvimento: panorama do saneamento ambiental. 2013. (Seminário).

4.
V ENPED - Encontro Pedagoico dos Docentes da Unoeste. 2013. (Encontro).

5.
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Planejamento de Marketing para Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo de Caso na Empresa de Congelados. 2012. (Encontro).

6.
ENEPE-Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Resíduos Sólidos Urbanos em Presidente Prudente. 2012. (Encontro).

7.
ENEPE-Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. 2011. (Encontro).

8.
ENEPE-Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Viabilidade de Implementação do Comércio Eletrônico B2B. 2011. (Encontro).

9.
ENEPE-Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Novos Negócios: Utilizando o Plano de Negócios para Analisar a Viabilidade de Expansão na empresa do setor automotivo. 2011. (Encontro).

10.
III ENPED-Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste. 2011. (Encontro).

11.
Seminário de Integração do Paranapanema.convidado e participante. 2011. (Seminário).

12.
Seminário Instrumentos de Gestão em Recursos Hídricos.Experiência de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. 2011. (Seminário).

13.
ENEPE-Encontro de Ensino, Pesquis e Extensão da Unoeste.O Plano de Negócio como ferramenta para análise de viabilidade de uma franquia. 2010. (Encontro).

14.
II Encontro Pedagógico dos Docentes ENPED/UNOESTE. 2010. (Encontro).

15.
2o Circuito Assessor Público de Governança Municipal. 2009. (Encontro).

16.
Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste. 2009. (Encontro).

17.
Encontro Pedagógico dos Docentes ENPED/UNOESTE. 2009. (Encontro).

18.
Projeto de Capacitação Docente para Graduação. 2009. (Oficina).

19.
XI Jonada de Administração e Ciências Contábeis da Unoeste.Marketing Pessoal: Uma Questão de Sobrevivência Profissional. 2007. (Encontro).

20.
1o Encontro de Administração da UNIDERP.Marketing Pessoal e de Relacionamento - uma Questão de Sobrevivência. 2006. (Encontro).

21.
II Ciclo de palestras do Curso de Educação Física.Marketing e Educação Física: saiba como melhor vender seu trabalho. 2005. (Seminário).

22.
Palestra Projeto Pedagogico. 2005. (Outra).

23.
II Seminário de Educação Ambiental e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. 2004. (Seminário).

24.
I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituição de Ensino. 2003. (Congresso).

25.
VIII ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional.A Tecnologia Educacional na Prática dos Professores de Ensino Superior na Unoeste. 2003. (Encontro).

26.
Programade Interação Martinópolis-SP - 2002.Coordenador de Grupo de Trabalho na Realização de Teste de Stress e Marketing Pessoal. 2002. (Outra).

27.
Programa Interação Taciba-SP.Coordenador de Grupo de Trabalho na realização de Testes de Stress e Marketing Pessoal. 2002. (Outra).

28.
VII Encontro Anual de Pesquisa Institucional.Marketing na Internet e e-Business. 2002. (Encontro).

29.
Palestra Perspectivas e Tendências da Contabilidade Gerencial. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IACIA, P. R.. Feira das Vocações. 2002. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Gonçalves Piciula Silva e Rafael Leonardo Freitas de S. MICROEMPRESAS FAMILIARES: DIFICULDADES NO PROCESSO SUCESSÓRIO E O PERFIL EMPREENDEDOR DO POSSIVEL SUCESSOR. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. (Orientador).

2.
Camila Menossi de Andrade. MARKETING DE VAREJO: ESTRATÉGIAS DE SUPERMERCADOS VAREJISTA VOLTADA PARA A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES NA CIDADE DE IEPÊ/SP. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Allan Guimarães da Silva e Yan Vitor Dias de Souza. EMPREENDEDORISMO: O PAPEL DA INCUBADORA INTEPP PARA FOMENTAR O MERCADO DE PRESIDENTE PRUDENTE. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade do Oeste Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Souza Justino e Mariana Aparecida Soares Rodrigues. Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Abertura de uma Loja de Conveniência em Pirapózinho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

2.
Angela Liberato Domingues. Plano de negócio: estudo sobre a viabilidade econômica e financeira da implantação de uma cafeteria na cidade de Presidente Prundente - SP.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

3.
Brunno de Oliveira Lima Aneas. Criação de Novos Negócios - Abertura de uma Micro Cervejaria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

4.
Geyce Isono da Costa. Plano de Negócio: Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira da Implantação de uma Restaurante Típico Japonês no Municiípio de Rancharia - SP.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

5.
Lhays Arianne Jesus Souza. A Viabilidade Econômico-Financeira para Implantação de uma Empresa de Aplicativo na Região Oeste Paulista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

6.
Elisângela dos Santos Servino. Intraempreendedorismo: Identificando o perfil na organização prestadora de serviços de transporte de Pres. Prudente-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

7.
Letícia Gil Favoretto Roncada. Sustentabilidade Empresarial> análise dos ganhos com a sustentabilidade na TV Fronteira Paulista Ltda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

8.
Celson Hnerique Salomão. Criação de Novos Negócios: construção do plano de negócio da empresa Comércio de Sucatas Salomão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

9.
Lilian Xavier da Cruz e Mayara Silva Almeida. Marketing de Relacionamento: um estudo de caso na empresa Lucari Motonautica Ltda.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

10.
Felipe Noza Bielli. Lâmpadas Queimadas: uma oportunidade de negócio na era sustentável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

11.
LETÍCIA VIEIRA DA COSTA. CRIAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA A EMPRESA DELIGHT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

12.
Ana Paula Caldeira Barbosa. Estategias de Marketig e a Apliacao de suas Ferramenas: um estudo de caso na empresa Produsom Eventos SS Ltda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

13.
Thiciane Guilhem Peres e Thiago Souza Santos. Análise do Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de uma Indústria Alimentícia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

14.
Camila Rodrigues Santos. Plano de Negócio para Criação de uma Clinica de Estética. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

15.
LEANDRO DE SOUZA ZAMBERLAN, TIAGO WILLIAN DA SILVA. PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA UMA EMPRESA NO SEGMENTO DE PNEUS: UM ESTUDO DE CASO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

16.
EVELIN BLAYA BUENO; LILIANE DOS SANTOS MARTINS. VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO B2B: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO DECORATIVA DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

17.
ANA PAULA CALDEIRA BARBOSA. ESTRATÉGIAS DE MAKETING E A APLICAÇÃO DE SUAS FERRAMENTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PRODUSOM EVENTOS S/S LTDA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

18.
Bruno Cercarioli Galdino e Gabriela dos Santos Andrade. A impoertância do Marketing Estratégico e suas ferramentas: um estudo de caso na Aoki Distribuidora de Auto Peças Ltda. de Presidente Prudenre - SP.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

19.
Elton Bortoli Mendes. Estudo de Viabilidade de Mercado para a Implantação de uma Agência de Intercâmbio na cidade de Presidente Prudente - SP.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

20.
Neile Paes Carnavale e Renata Fernandes de Aquino. Plano de Negócio: estudo de viabilidade de uma loja especializada no segmento de "lojas de presentes e utilidades domésticas" em Presidente Prudente - SP.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

21.
DRIELLY CRISTINA RAMA. CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS: PLANO DE NEGÓCIOS PARA ABERTURA DE UMA LOJA DE UTILIDADES DOMÉSTICAS NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

22.
Janaina de Almeida e Mariana Akemi de Souza Nakatsugi. A identificação das Características Empreendedoras de um Franqueado:um estudo e caso da Unidade Giraffas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

23.
Adalton José da Silva e Caio Augusto Camargo Lopes. Apenas Bom dia e Boa tarde não garantem Resultado: um estudo de caso sobre atendimnto como diferencial competitivo na agência do Banco do Brasil de Lucélia-SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

24.
Fernando Seribeli. Empreendedorismo: gestão empreendedora na criação de um novo negócio. Um estudo de caso na Don Tavares Restaurante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

25.
Fernanda Gonçalves Cotorello e Jardel Alves Lopes. A Impotância do Plano de Marketing para um empresa do Varejo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

26.
Jéssica Aline dos Santos Jr. e Silvio Yoshio Komatsu. A Import^ncia da Qualidade no Atendimnto ao Cliente em Instituições Financeiras: um estudo e caso na agência do banco do Brasil BCN da cidade de Bastos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

27.
Bruno César Riquete e Frnando da Silva Crisóstomo. A Importância das Ferramentas de Marketing dentro de um Clube de Futebol: um estudo de caso no Sport Club Corinthians Paulista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

28.
Rafael Munhoz Borges. Análise de Viabilidade de Implantação de Empresa e Captação e Envase de Água: o espirito empreendedor para o desenvolvimento do negócio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

29.
Clauber Regis Iglesias e Marcelo Alves Quirino. Empreendedorismo e o Espírito Empreendedor: um estudo comparativo com diferentes empreendedores do setor da construção civil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

30.
Marcela Cintra Santos. A Realidade Prudentina na Dança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

31.
Andréia da Silva Cales. Plano de Marketing como estratégia para conquistar a fidelidade do cliente: um estado de caso na loja Vences-Lub de Presidente Venceslau - SP.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

32.
Silvia Aparecida Santos. Marketing e Empreendedorismo como Ferramentas Competitivas: um estudo de caso na Oficina da Costura em Presidente Prudente - SP.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

33.
Rodrigo Néspolis Calderan e Silvio Yoshio Komatsu. Marketing Estratégico através da Segmentação de Mercado: um estudo de caso na empresa Carfilm de Presidente Prudenrte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

34.
Israel Molina Laursen e Jaqueline Regina Zippe. Empreendedorismo: um estudo de caso na Cooperativa dos Trabalhdores de Produtos Recicláveis - Cooperlix. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

35.
Ricardo José Venturin e Rafael da Silva Cianbroni. O Plano de negócios como ferramenta do empreendedor: um estudo de caso de viabilidade econômica e finnceira para a implantação de um empresa de sementes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

36.
Rodrigo Ximenes de Souza. Merchandising no Ponto de Venda e sua Influência no Processo de Decisão de Compra. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

37.
Adrielli Roberta Roincolato Soares e Lucas Padovan dos Santo. A importância do Marketing para Micro e Pequenas Empresas:um estudo de caso na empresa Alfa Bits Informática de Pirapózinho-SP.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

38.
Thiago Menezes Romão e Willian Holanda de Jesus Maciel. Marketing e Sisbov como fonte de estratégia e agregação de valor na Agropecuária: um estudo de caso realizado na pecuária Volpon. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

39.
Fábio Maturano Piton. A influencia do Marketing para um aumento nas vendas: um estudo de caso na empresa Oipan Distribuidora de Produtos Alimentícios Ltda. Presidente Bernardes - SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

40.
Patricia de Souza Pelais. Empreendedorismo com difrencial em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso na empresa Pelais Pet Shop. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

41.
Paulo Junio Barbosa. A Aplicação de um Projeto de CRM: estudo de caso em uma empresa de informática de Presidente Prudente-SP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

42.
Valéria de Freitas Silva. Viabilidade de Implementação do Comércio Eletrônico B2B: um estudo d caso na Car Way de Presidente Prudente-SO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

43.
Hewerton Ribeiro dos Santos. Marketing Estratégico: um estudo de caso sobre o e-Commerce B2C na empresa Ponto Certo Util. Domésticas Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

44.
Gustavo Fernandes Camargo e Leandro Sanvezzo da Silva. Marketing no Comércio Virtual: uma ideia focalizada no e-Commerce. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

45.
Eliel Augusto da Silva e Elaine da Silva. Identificar a viabilidade da implantação do Auto-Serviço na empresa Prudenmax Comercial Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

46.
Eduardo Barbieri Brandi e Gabriel Anastácio Caseta. Empreendedorismo: um estudo e análise da implantação de um negócio da empresa Panificadora Forno a lenha - Pres. Prudente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

47.
Ademir de Oliveira França e Adriana Dias da Silva. Marketing de Relacionamento-a busca da fidelização do cliente na Empresa de Transportes Adorinha S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

48.
Altires Fernando Miola e Marcela Cássia Rocha. A franquia como oportunidade ao empreendedorismo-um estudo na empresa Roasted Potato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

49.
Jorge Cargas dos Santos e João Roberto Novaes. Marketing Interno como estratégia para prestar atendimento com qualidade-um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

50.
Luiz Gustavo Medenuti e Welligton Rodrigues Fonseca. Caminhos de sucessão e profissionalização em uma empresa fasmiliar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

51.
Gabriel Bravo Navarro e Thiago Mineo Viana. A percepção da marca como produto: um estudo realizado na empresa Nelson Botti Confecções Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

52.
Rafael Talachia Rosa. Análise de Viabilidade de Implementação de algumas ferramentas de Marketing no setor de Postos: o caso do Posto Castelinho Ltda.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

53.
Silvia Paião Paulino e Valérica Cristina Ferreira Santos. Marketing de Relacionamento: estratégia para fidelizar clientes na micro empresa Eletro Mecânica Rossetti de Presidente Prudente -SP>. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

54.
Renan Rodrigo Braz de Oliveira e Sandra Carolina Ulian Jorge. A importância da Responsabilidade Social interna e externa da empresa: um estudo de caso sobre a empresa Auto Posto Prudentão III. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

55.
Murilo de Souza Bastos. A Importância do Marketing para alavancar as vendas: um estudo sobre a empresa Mercado Econômico Taciba Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

56.
Jefferson da Silva Bertaco. Satisfação e Fidelização de Cliente-um estudo sobre a Casa de Carnes Super Carnes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

57.
Thadia de Brito Trassi. A importância das ferramentas de marketing na busca da satisfação dos clientes-um estudo sobre a empresa Nelson Botti Confecções Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

58.
Carlos de Macedo Alves. A importância do marketing como estratégia de vendas-um estudo de caso sobre uma nova abordagem de marketing na Cia de Cimento Ribeirão Grande. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

59.
José Paulo Paraguai. A importância das estratégias de Marketing nas organizações-um estudo de caso sobre o pós-venda na pequena empresa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

60.
Roberta Saça. As estratégias de crescimento dos pequenos supermercados de Presidente Prudente - SP.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

61.
Iara Rogéria Alves Molina de Oliveira. Marketing de serviços na implantação do TSM (Toyota Service Marketing) na concessionária Via Japan Ltda. Pres. Prudente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

62.
Vanessa Rodrigues Bornia. A importância do Marketing de Relacionamento para Micro e pequenas empresas: um estudo de caso da empresa Laila Modas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

63.
Henrique Silveira. Merchandising como uma ferramenta de vendas num estudo de caso no Hipermercado Mulfato. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

64.
Fabiana Soares Sartoro. Desenvolvimento de estratégias de Marketing e Vendas em empresa jornalística: Oeste Notícias Gráfica Editora Ltda.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

65.
Marcelo Roncolato. Vendas na era da Internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

66.
Nilton Furlanetto Guassu. Comércio Eletrônico B2B. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

67.
Paula Aparecida Lucanchuc. Marketing de relacionamento e CRM em concessionária de veículos: um estudo na Via Japan Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

68.
Sidnei dos Santos Gomes. O atendimento aos clientes nas organizações:um estudo sobre o atendimento aos clientes da Casa de Carnes Vi Carnes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

69.
Clóvis Kishimoto. Gerenciamento de programa de propaganda e promoção de vendas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

70.
André Luis Fernandes Minoru. Campanhas Promocionais no Prudenshopping. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

71.
Luciano Santos Tomasetti. Comportamento do Consumidor: a importância no posicionamento do leite condensado Moça - empresa Nestlé Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

72.
Márcia Aparecida Mazola. Marketing de Relacionamento da unidade Vivo Prudenshopping Presidente Prudente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

73.
Regiane Marangoni Jurazek. Marketing de Serviços: a busca da excelênciaa no atendimento ao cliente como fator crítico para o sucesso; implantação de sistema de código de barras nas lojas Tanger. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

74.
Eder Wendel Bataliotti. Intra-Empreendedorismo na empresa Oliveira Silva Táxi Aéreo Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

75.
Rodrigo Facholli Manzano. Promoção de Vendas e Merchandising - Empresa Nestlé Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

76.
Rodrigo Marangoni. Estudos de viabilidade para a implantação de um sistema de comunicação regional da empresa Drogasil S.A.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.

77.
Gustavo Tognon Altran. Implementação de um Sistema Delivery na filial Drogasil em Presidente Prudente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Paulo Roberto Iacia.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SILVA, J. I. ; Carro, Silvio Antonio. ; Masutani, Victor Hugo . Sistema Gerencial Cooperlix - 'open source SGCOP'. 2013.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
IACIA, P. R.2017IACIA, P. R.; LEAL, A. C. . RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO, BRASIL: UM ESTUDO APLICADO NA COOPERATIVA DOS TRABALHADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS DE PRESIDENTE PRUDENTE (COOPERLIX).. FORMAÇÃO (ONLINE), v. 24, p. 185/1517-543X-211, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
IACIA, P. R.. Gestão de Marketing. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Participação no Projeto EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS:
potencializando a COOPERLIX para ampliação das ações educativas e de geração de trabalho e renda para catadores de resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis em Presidente Prudente-SP.
patrocinado pelo Banco Santander/Universidade Solidária-UNISOL.

Participação Projeto promovido pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual: "DIRETRIZES BÁSICAS PARA PROJETOS DE COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO ACORDO MP/CESP", buscando a participação de 56 municípios da região de Presidente Prudente-SP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 2:25:07