Rael Bertarelli Gimenes Toffolo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4732435784990221
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Doutor em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de composição musical realizada sob orientação de Flo Menezes. Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de Epistemologia e Práxis do Processo Criativo em Música realizada sob orientação de Edson Zampronha. Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como pesquisador nas áreas de cognição musical, rede neurais artificiais aplicadas à percepção auditiva, Psicologia Ecológica e historiografia Musical. Como compositor dedica-se à música instrumental, mista e eletroacúsitica com obras premiadas no Ogólnopolski Osrodek Sztuki dla Dzieci i Mlodziezy - Polônia, no Concurso nacional Ritmo e Som e no 1st. International Electroacoustic Composition e no Prêmio Funarte de Composição Clássica 2010. É professor de Composição e Matérias teóricas do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e regente da Orquestra da Universidade Estadual de Maringá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
Nome em citações bibliográficas
TOFFOLO, R. B. G.;BERTARELLI GIMENES TOFFOLO, RAEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.
Av. Colombo, 5790, Bloco 008
Zona 07
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614092
URL da Homepage: http:/www.dmu.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: As redes harmônicas de Pousseur aplicadas à música em tempo real, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Florivaldo Menezes Filho.
Palavras-chave: Redes Harmônicas; Henri Pousseur; Música Eletroacústica em Tempo Real; Música Eletroacústica; Dissonância Cognitiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2004
Mestrado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Quando a paisagem torna-se obra: uma abordagem ecológica das composições do tipo Paisagem Sonora,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Edson Sekeff Zampronha.
Palavras-chave: Paisagem Sonora; Análise Musical; Psicologia Ecológica; J.J. Gibson; Pierre Schaeffer.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros.
1995 - 2000
Graduação em Bacharelado Em Música Habilitação Em Composição e.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1991 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Segundo Grau Alexandre de Gusmão, EESGAG, Brasil.
1983 - 1990
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Primeiro Grau Presidente Tancredo Neves, EEPGPTN, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2000
Extensão universitária em Francês Instrumental Para Pós Graduandos.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1995 - 1999
Orquestração e Arranjo.
Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 60

Atividades

10/2014 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura.

Cargo ou função
Diretor de Cultura.
08/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Graduação em Artes Cênicas - PARFOR.
02/2013 - Atual
Ensino, Comunicação e Multimeios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Áudio e Sonoridades
02/2013 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sonoplastia
04/2009 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
Coordenador e Regente da Orquestra de Câmara do Departamento de Música da UEM.
02/2008 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
Vice-chefe de Departamento.
8/2006 - Atual
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção Musical
Música de Câmara I
Contraponto
História da Música I
História da Música II
Prosódia Musical
08/2006 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto; Fundamentos Básicos da Música; Prosódia Musical; Composição II; Regência III; Regência IV; Instrumentação e Orquetração
08/2014 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Graduação em Artes Cênicas.
08/2010 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
Representante Docente no Conselho Universitário.
07/2006 - 02/2007
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Serviço realizado
Coordenador Operacional do Mestrado em música - stricto sensu - Interinstitucional UEM-UNIRIO.
8/2004 - 8/2005
Ensino, Graduação em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Regência
Prática Coral
Prática de Conjunto 1
História da Música 1
Percepção 2
Pratica de Conjunto 2
8/2003 - 7/2005
Extensão universitária , Escola de Música, Escola de Música.

Atividade de extensão realizada
Professor de Composição e Matérias Teóricas.

Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Cultura, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Arte e Interatividade
Descrição: Na produção artística recente, torna-se cada vez mais difícil demarcar quais são as fronteiras que delimitam cada uma das linguagens. A música tornou-se muito mais cênica, corporal, tecnológica e performática. As artes visuais tornaram-se mais sonoras, corporais e performáticas e cada uma das linguagens enche-se mais das outras a cada dia. Nesse contexto há que se direcionar os esforços da Ciência Cognitiva e também da análise musical para campos que contemplem esse novo horizonte artístico. Se antes se preocupava com a busca dos fundamentos cognitivos para melhor compreender o fenômeno musical agora há que se ampliar tais horizontes para fronteiras onde a cognição de enveredar-se pela seara das inter-relações entre as diversas linguagens artísticas. Como se dá o processo de significação no campo das intermodalidades artísticas? Como diferentes modalidades se relacionam e fazem emergir um novo campo de possibilidades interpretativas? Estas são questões cruciais a serem enfrentadas pela Ciência Cognitiva e que, por consequência, fazem ampliar o campo de atuação da Análise Musical. Diversos autores começaram a esboçar possibilidades teóricas que tentam dar conta de tais zonas fronteiriças (cf. LINSON et al, 2012; COUTER, 2010). Pretendemos considerar de que formas o conceito de detecção de invariantes de J. J. Gibson (1966, 1979) e sua expansão para o de Redundância Perceptual, tal qual proposto por Bahrick (2000) a partir do trabalho de E. Gibson (1969), pode fornecer bases para a investigação dos fenômenos artísticos que se localizam em sistemas perceptuais diversos, ajudando a dar respostas às questões esboçadas acima e a outras que, com certeza, surgirão no caminho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo - Coordenador / Maurício Perez - Integrante / Belquior Guerrero Santos Marques - Integrante / Natália Matos Vieira - Integrante / Camila Fernanda de Souza - Integrante / Cristiano Américo de Oliveira - Integrante / Laura Mariane Cecilio - Integrante.
2010 - 2013
Consideração sobre a significação e o discurso musical na musicologia contemporânea
Descrição: O presente projeto pretende investigar como a musicologia contemporânea tem abordado dois conceitos chave para o entendimento da teoria e práxis musical: a significação musical e o discurso musical. Apresentamos um breve resumo da história da musicologia para posteriormente demonstrar como tal musicologia, que na contemporaneidade caracteriza-se por um campo de estudos interdisciplinar, tem colocado no centro de sua agenda de pesquisa os conceitos de significação musical e discurso musical. Discorremos sobre como o relacionamento entre fenomenologia e música elegeu o estudo de tais conceitos como elementos chave para a compreensão do fenômeno musical, tarefa ainda em desenvolvimento, que pretendemos dar mais alguns passos com esta pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo - Coordenador.Número de orientações: 2
2007 - 2010
Modelagem da percepção auditiva utilizando Hierarchical Temporal Memory Neural Networks a partir da tipo-morfologia de Pierre Schaeffer
Descrição: O Traité des objets Musicaux} de Pierre Schaeffer pode ser considerado como um dos trabalhos mais importantes para a composição musical no século XX, principalmente para aquelas que se encontram na vertente acusmática. Schaeffer desenvolve um conjunto de especulações teóricas que colocam a percepção auditiva como fato primeiro à atividade compositiva, em detrimento às posturas tradicionais que consideram a composição como manipulação de símbolos que se relacionam aos parâmetros da física. Tal inversão é realizada sobre bases fenomenológicas husserlianas, o que nos permite considerar Schaeffer como o primeiro fenomenólogo da música. Nesse panorâma, a obra de Schaeffer pode ser um campo de estudos muito importante para o entendimento e explicação do funcionamento da percepção auditiva. Porém, ao longo do século XX a fenomenologia de Husserl foi sistematicamente ampliada e reformulada por Marleau-Ponty, pelas vertentes da Psicologia Ecológica de Gibson e pela abordagem atuacionista de Maturana e Varela. A partir desse novo paradigma, pretendemos revisitar a obra teórica de Schaeffer reformulando seus conceitos a fim de atualizá-los para as novas abordagens desses autores. A partir desse trabalho inícial, pretendemos implementar a modelagem de um sistema perceptual auditivo classificatório, utilizando redes neurais baseadas na arquitetura de Hierarchical Temporal Memory desenvolvidas por Hawkins e George (2006), utilizando a tipo-morfologia de Pierre Schaeffer, reformulada, como ferramenta de testes para assim verificar se nosso modelo neuronal tem plausividade explicativa para a percepção auditiva. Em paralelo a tal implementação pretendemos realizar testes, metodologicamente construídos a partir da psicologia experimental, com voluntários com e sem conhecimento musical, para comparar com a classificação de tipos sonoros realizados pela rede neural. Dessa forma acreditamos poder contribuir com os estudos que buscam uma explicação em nível ontológico para o funcionament.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo - Coordenador.Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2010
Premio Funarte de Composição Clássica, Funarte.
2006
3º Lugar no of 1st. International Electroacoustic Composition, Concervatório de Música "JKO'.
2000
Primeiro Lugar (empate) - Concurso Nacional de Composição Ritmo e Som, Instituto de Artes - Unesp.
2000
Menção Honrosa - XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, UNESP.
1998
Segundo Lugar (empate) - Concurso Nacional de Composição Ritmo e Som, Instituto de Artes - Unesp.
1997
Menção Honrosa, Ogólnopolski Osrodek Sztuki dla Dzieci i Mlodziezy - Polônia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HENRIQUE C DE SOUZA, WILLIAM2015HENRIQUE C DE SOUZA, WILLIAM ; BERTARELLI GIMENES TOFFOLO, RAEL . O GESTO MUSICAL NA SEQUENZA V PARA TROMBONE SOLO DE LUCIANO BERIO. Colloquium Humanarum, v. 12, p. 1705-1712, 2015.

2.
TOFFOLO, R. B. G.;BERTARELLI GIMENES TOFFOLO, RAEL2014TOFFOLO, R. B. G.. Gradientes Sonoros: uma abordagem cognitiva. Percepta - Revista de Cognição Musical, v. 1, p. 73-90, 2014.

3.
OLIVEIRA, A. L. G.2008OLIVEIRA, A. L. G. ; TOFFOLO, R. B. G. . Princípios de Fenomenologia para a composição de paisagens sonoras. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 14, p. 98-122, 2008.

4.
TOFFOLO, R. B. G.;BERTARELLI GIMENES TOFFOLO, RAEL2003 TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; ZAMPRONHA, Edson Sekeff . Paisagem Sonora: uma proposta de análise. Anppom, Anais da ANPPOM CD-ROM, 2003.

5.
TOFFOLO, R. B. G.;BERTARELLI GIMENES TOFFOLO, RAEL2002TOFFOLO, R. B. G.; ZAMPRONHA, Edson Sekeff . A utilização da Linguagem musical tradicional no Etude aux Objets de Pierre Schaeffer. Anais do V Fórum do Centro de Linguagem Musical, São Paulo, p. 148-154, 2002.

6.
TOFFOLO, R. B. G.;BERTARELLI GIMENES TOFFOLO, RAEL2000TOFFOLO, R. B. G.; ZAMPRONHA, Edson Sekeff . A Composição e a Escuta no Traité des Objets Musicaux de Pierre Schaeffer. Revista de Iniciação Científica, São Paulo, v. II, p. 561-569, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
TOFFOLO, R. B. G.. Jogo de Tensões na Sequenza I. In: Flo Menezes. (Org.). Luciano Berio: legado e atualidade. 1ed.São Paulo: Editora da Unesp Digital, 2015, v. , p. 181-196.

2.
TOFFOLO, R. B. G.. Live-electronics: obra enquanto processo dinâmico e interativo. In: Daiane Solange Stoeberl da Cunha. (Org.). Arte, atualidade e ensino. 1ed.Guarapuava: Editora da Unicentro, 2013, v. , p. 87-102.

3.
TOFFOLO, R. B. G.. O conceito de Música de Boécio na divisão do Conhecimento Medieval. In: Terezinha Oliveira. (Org.). Educação, Cultura e na antiguidade e medievo. 1ed.Maringá: EDUEM - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2012, v. , p. 171-176.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TOFFOLO, R. B. G.; ZARDO, Edeli S . Orquestra Virtual. Revista Playmusic, São Paulo, , v. 62, p. 16 - 18, 20 fev. 2004.

2.
TOFFOLO, R. B. G.. Tassman Software Synthetizer Version 2.0. Revista Playmusic, São Paulo, , v. 1, p. 8 - 9, 01 dez. 2001.

3.
TOFFOLO, R. B. G.. A Música Erudita Contemporânea em meios eletrônicos. PlayMusic, São Paulo, p. 70 - 71, 05 set. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, N. M. ; TOFFOLO, R. B. G. . SYN(C)TOMA: A RELAÇÃO DO CORPO E DO SOM NO CONTEXTO DA ARTE MÍDIA Natalia Matos Vieira; Rael Gimenes Toffolo Universidade Estadual de Maringá (UEM). In: V Encontro de Pesquisa em Música da UEM, 2016, Maringá. Anais do V EPEM, Encontro de Pesquisa em Música 2016 ? Universidade Estadual de Maringá, 2016. p. 149-161.

2.
CECILIO, L. M. ; TOFFOLO, R. B. G. . ENTRE IMAGENS SONORAS E SONS IMAGÉTICOS DE ARONOFSKY: UM ESTUDO APLICADO. In: V Encontro de Pesquisa em Música da UEM, 2016, Maringá. Anais do V EPEM, Encontro de Pesquisa em Música 2016 ? Universidade Estadual de Maringá, 2016. p. 162-176.

3.
TOFFOLO, R. B. G.. Implementação Computacional da análise de Tensão Harmônica aplicada à composição e à análise musical. In: Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2013, Buenos Aires. Anais do Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2013.

4.
SCHULZ, S. L. ; TOFFOLO, R. B. G. . O desafio do estudo técnico pianistico para a música contemporânea. In: Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2013, Buenos Aires. Anais do Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música, 2013.

5.
Alexandre Rosa ; TOFFOLO, R. B. G. . O resto no copo: colaboração compositor-intérprete. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger.. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011. p. 1132-1137.

6.
TOFFOLO, R. B. G.. O conceito de Música de Boécio na divisão do Conhecimento Medieval. In: II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: PPE-UEM, 2011. v. 1. p. 1-5.

7.
TOFFOLO, R. B. G.. Desenvolvimento de processos composicionais eletroacústicos a partir da relação entre live-electronics e redes neurais artificiais. In: IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Rio de Janeiro: Escola de Música a Artes Cênicas da UFRJ, 2010. v. 1. p. 308-315.

8.
TOFFOLO, R. B. G.. Considerações sobre técnica expandida. In: XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010.

9.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . Mecanismos de Inducação da emoção considerados em uma perspectiva corporea. In: V Simpósio de Cognição e Artes Musicais Internacional, 2009, Goiania. Anais do V Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Goiania: Editora da Universidade Federal de Goias, 2009. p. 210-222.

10.
TOFFOLO, R. B. G.. Processos Criativos e Cognição Musical. In: V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2009, Goiania. Anais do V Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Goiania: Editora da Universidade Federal de Goias, 2009. p. 62-70.

11.
Marini, Glauco D. ; TOFFOLO, R. B. G. . O tratado dos objetos musicais de Pierre Schaeffer revisitado pela fenomenologia de Merleau-Ponty. In: IV Encontro de Pesquisa em Música da UEM - EPEM 2009, 2009, Maringá. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Música da UEM - EPEM 2009, 2009. p. 1-16.

12.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . Crítica da musicologia e apontamentos de fenomenologia. In: IV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. Anais do IV SIMCAM, 2008.

13.
TOFFOLO, R. B. G.; SCHULZ, S. L. . A análise Musical de acordo com a Psicologia Ecológica. In: XVIII CONGRESSO DA ANPPOM, 2008, Salvador. anais do XVIII congresso da Anppom, 2008.

14.
OLIVEIRA, Luis Felipe de ; LIMA, Luis Guilherme Pereira ; OLIVEIRA, A. L. G. ; TOFFOLO, R. B. G. . Classificações de Inversões de Acordes por Mapas Auto-organizados de Kohonen. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2005, Curitiba-PR. Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2005. p. 304-310.

15.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, A. L. G. . Uma abordagem atuacionista da tipo-morfologia de Pierre Schaeffer. In: Simpósio de pesquisa em Música, 2005, Curitiba. Anais do Simpósio de pesquisa em Música, 2005. v. 1. p. 131-145.

16.
OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. ; TOFFOLO, R. B. G. . Ensaio sobre as dores de cabeça decorrentes do uso de metáfora na musicologia tradicional. In: II Encontro de Pesquisa em Música, 2004, Maringá-PR. Anais do Segundo Encontro de Pesquisa em Música. Maringá: Massoni, 2004. p. 58-67.

17.
TOFFOLO, R. B. G.; ZAMPRONHA, Edson Sekeff . A utilização da linguagem musical tradicional no Etude aux Objets de Pierre Schaeffer. In: V Fórum do Centro de Linguagem Musical, 2002, São Paulo. Anais do Fórum do Centro de Linguagem Musical, 2002. p. 148-154.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, C. S. ; TOFFOLO, R. B. G. . A cognição na educação musical: tendências da pesquisa no Brasil. In: VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2012, Florianópolis, 2012, Florianópolis. Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Florianópolis: Associação Brasileira de Cognição Musica. Florianópolis: ABCM/UDESC, 2012. v. 1. p. 540-545.

2.
Perez, Maurício ; TOFFOLO, R. B. G. . A Espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley. In: VII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2011, Brasília. Anais do VII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição Musical, 2011. p. 194-199.

3.
Marques, B. G. S. ; TOFFOLO, R. B. G. . O gesto na Performance Instrumental. In: VII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2011, Brasília. Anais do VII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Associação Brasileira de Cognição Musical, 2011. p. 184-186.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Luis Felipe de ; LIMA, Luis Guilherme Pereira ; OLIVEIRA, A. L. G. ; TOFFOLO, R. B. G. . Classification of Triadic Chord Inversions Using Kohonen Self-organizing Maps. In: X Brazilian Symposium on Computer Music, 2005, Belo Horizonte. X Brazilian Symposium on Computer Music, 2005.

2.
TOFFOLO, R. B. G.; ZAMPRONHA, Edson Sekeff . A escuta e a composição no Traite des Objets Musicaux de Pierre Schaeffer. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2000, São José do Rio Preto. XII Congresso de Iniciação Científica. São Paulo: Edunesp, 2000. p. 261.

Apresentações de Trabalho
1.
TOFFOLO, R. B. G.. (Palestrante Convidado) Gradientes Sonoros: uma abordagem cognitiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TOFFOLO, R. B. G.. Implementação Computacional da análise de Tensão Harmônica aplicada à composição e à análise musical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SCHULZ, S. L. ; TOFFOLO, R. B. G. . O desafio do estudo técnico pianistico para a música contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TOFFOLO, R. B. G.. (Palestrante Convidado) O conceito de Música de Boécio na divisão do Conhecimento Medieval. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TOFFOLO, R. B. G.. Desenvolvimento de processos composicionais eletroacústicos a partir da relação entre live-electronics e redes neurais artificiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TOFFOLO, R. B. G.. Processos Criativos e Cognição Musical. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . Mecanismos de Inducação da emoção considerados em uma perspectiva corporea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Marini, Glauco D. ; TOFFOLO, R. B. G. . O tratado dos objetos musicais de Pierre Schaeffer revisitado pela fenomenologia de Merleau-Ponty.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
TOFFOLO, R. B. G.. A importancia da polifonia medieval para a formação da direcionalidade tonal moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TOFFOLO, R. B. G.. Investigações sobre o significado musical a partir da fenomenologia e da psicologia ecológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TOFFOLO, R. B. G.. O rádio, o mundo da palavra, o imaginário e a cultura da escuta.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
TOFFOLO, R. B. G.. Quando a paisagem torna-se obra: As composições do tipo Paisagem Sonora, tipologia, conceitos e aplicações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TOFFOLO, R. B. G.. Oficina - Música e Tecnologia Aplicada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, M. M. ; BONIFACIO, F. A. M. ; TOFFOLO, R. B. G. . VI Simpgeo: Imagens & Mensagens. Maringá, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
TOFFOLO, R. B. G.. Harmonic Tension SC. 2012.

2.
TOFFOLO, R. B. G.; SCHIAVONI, F. L. . Redes Harmônicas de Pousseur. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A. ; BARRIM, P. C. M. . Banca de Elaboração e de Revisão das Questões da Prova de Habilidade Específica para o Curso de Graduação em Música. 2008.

2.
TOFFOLO, R. B. G.. Comissão Organizadora de Festival de Piano de Maringá. 2008.

3.
TOFFOLO, R. B. G.. Coodenação da IV Semana da Música da UEM. 2008.

4.
TOFFOLO, R. B. G.. Comissão Organizadora do Recital de Violão dos Alunos do Curso de Graduação em Música. 2008.

5.
TOFFOLO, R. B. G.. Comissão de Processo Eleitoral para coordenador de Colegiado. 2007.

6.
TOFFOLO, R. B. G.. Banca de Aplicação da Prova de Habilidade Específica para o Vestibular de Verão. 2007.

7.
TOFFOLO, R. B. G.. Banca de Elaboração e de Revisão das Questões da Prova de Habilidade Específica para o Curso de Graduação em Música. 2007.

8.
TOFFOLO, R. B. G.. Comissão Organizadora da III Semana da Música da UEM. 2007.

9.
TOFFOLO, R. B. G.. Banca de Aplicação da Prova de Habilidade Específica para o Vestibular de Verão. 2006.

10.
TOFFOLO, R. B. G.; FUCHS, B. . Comissão de Estudos de Integração da Escola de Música e do Curso de Graduação em Música. 2006.

11.
TOFFOLO, R. B. G.; FIALHO, V. M. S. . Prova de habilidades para o 1º Vestibular 2006 da Universidade Estadual de Maringá. 2005.

12.
TOFFOLO, R. B. G.. Reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação em Música da UEM. 2004.

13.
TOFFOLO, R. B. G.. I Semana de Música da UEM. 2004.

14.
TOFFOLO, R. B. G.. I Panorama da Música Contemporânea. 2004.

15.
TOFFOLO, R. B. G.; CAVALCANTI, Jairo José Botelho . Comissão Elaboradora da prova escrita, de percepção e prova oral para processo de seleção do Curso Técnico em Música. 2004.

16.
TOFFOLO, R. B. G.. Curso de Extensão - Oficina de Som IV - Instrumento e laboratório de música. 2004.

17.
TOFFOLO, R. B. G.. Presidente de comissão de eleição para chefia da Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá e Coordenador do Curso Técnico em música. 2004.

18.
TOFFOLO, R. B. G.. II Panorama da Música Contemporânea. 2004.

19.
TOFFOLO, R. B. G.. II Encontro de Pesquisa em Música da UEM. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
TOFFOLO, R. B. G.. Composição Musical - Composição e Arte Contemporânea - UNICENTRO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BITTENCOURT, M. A. ; TOFFOLO, R. B. G. . Tecnologia e produção musical: aspectos significativos na formação do educador musical. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TOFFOLO, R. B. G.. História da Arte - A música no Plano de Desenvolvimento Educacional PDE - PR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TOFFOLO, R. B. G.; MENEZES FILHO, Florivaldo ; Apoteose de Schoenberg. 2002. (Editoração/Livro).

5.
TOFFOLO, R. B. G.. Video Documentação da ação educativa do Centro Cultural Banco do Brasil. 2002. (Filmagem e Edição).

6.
TOFFOLO, R. B. G.. Video documentação do ação educativa do Centro Cultural Banco do Brasil. 2001. (Filmagem e Edição).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Berio. 2004. Outra.

2.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Charivari. 2004. Outra.

3.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 escutas - Ferneyhough e Hespos. 2004. Outra.

4.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 escutas - Ferneyhough. 2004. Outra.

5.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 escutas - Reich. 2004. Outra.

6.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 escutas - Zampronha. 2004. Outra.

7.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 escutas - quando o som torna-se paisagem - quando a paisagem torna-se música. 2004. Outra.

8.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Cancionero de la Catalunya. 2004. Outra.

9.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Cancionero de la Colombina. 2004. Outra.

10.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Cantigas de Santa Maria. 2004. Outra.

11.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Ars Antiqua. 2004. Outra.

12.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Música de Trovadores. 2004. Outra.

13.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de . 4 Escutas - Ars Nova. 2004. Outra.

14.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Música Eletroacústica Brasileira. 2003. Outra.

15.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Luc Ferrari. 2003. Outra.

16.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Música Eletroacústica Sacra I. 2003. Outra.

17.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Música Eletroacústica Sacra II. 2003. Outra.

18.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Música Eletroacústica Vocal. 2003. Outra.

19.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Música Eletrônica Pop. 2003. Outra.

20.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Música Eletrônica e Concreta. 2003. Outra.

21.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - O Timbre na Música do Século XX. 2003. Outra.

22.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . 4 escutas - Paisagem Sonora. 2003. Outra.

Música
1.
TOFFOLO, R. B. G.. (Regente) - Temporada Orquestra de Câmara da UEM - 6 concertos. 2015. Interpretação.

2.
TOFFOLO, R. B. G.; Alexandre Rosa . (Compositor Convidado) 45 Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
TOFFOLO, R. B. G.. (Regente) Temporada Orquestra de Câmara da UEM - 4 concertos. 2014. Interpretação.

4.
TOFFOLO, R. B. G.. (Regente) Temporada Orquestra de Câmara da UEM - 4 Concertos. 2013. Interpretação.

5.
TOFFOLO, R. B. G.. O resto no copo - para contrabaixo e live-electronics - XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A. ; Caesar, R ; SCHULZ, S. L. . Concerto de Música Eletroacústica. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
TOFFOLO, R. B. G.. Temporada da Orquestra de Câmara da UEM - 5 concertos. 2011. Interpretação.

8.
TOFFOLO, R. B. G.. Estudo para o Resto - Música de Câmara Contemporânea - PPG/Música - UNESP. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
TOFFOLO, R. B. G.. Temporada Orquestra de Câmara da UEM - 6 concertos. 2010. Interpretação.

10.
TOFFOLO, R. B. G.. Abertura do XX Festival de Música de Cascavel. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
TOFFOLO, R. B. G.. Lançamento oficial da Orquestra da Universidade Estadual de Maringá. 2009. Interpretação.

12.
TOFFOLO, R. B. G.. Beethoven Através do Espelho I. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
TOFFOLO, R. B. G.. Sem título, lápis sobre papel, técnica mista (2001). 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
TOFFOLO, R. B. G.. Temporada Orquestra de Câmara da UEM - 6 concertos. 2009. Interpretação.

15.
TOFFOLO, R. B. G.. Beethoven através do espelho - inventio. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
TOFFOLO, R. B. G.. Af for Dance. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
TOFFOLO, R. B. G.. Beethoven através do espelho - inventio. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

18.
TOFFOLO, R. B. G.. Beethoven através do espelho - inventio. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
TOFFOLO, R. B. G.. Omaggio?. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
TOFFOLO, R. B. G.. Mutazione (2008). 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
TOFFOLO, R. B. G.. Natal Maringá perto de você (10 concertos). 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
TOFFOLO, R. B. G.. Concerto de Música Antiga. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
TOFFOLO, R. B. G.. Beethoven através do espelho - inventio. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
TOFFOLO, R. B. G.. Cordas e Flautas. 2004. Interpretação.

25.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; OLIVEIRA, A. L. G. . Concerto de Paisagens Sonoras. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
TOFFOLO, R. B. G.; OLIVEIRA, A. L. G. ; OLIVEIRA, Luis Felipe de ; LIMA, Luis Guilherme Pereira . Quando o som torna-se paisagem - Quando a paisagem torna-se música, 2004. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
TOFFOLO, R. B. G.. I Panorama da Música Contemporânea. 2004. Interpretação.

28.
TOFFOLO, R. B. G.. II Panorama da Música Contemporânea. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
TOFFOLO, R. B. G.. Recitais do Curso de Música 2004: I Semana de Música. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

30.
TOFFOLO, R. B. G.. Conceitos Para a Juventude. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

31.
TOFFOLO, R. B. G.. Conceitos Para a Juventude. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

32.
TOFFOLO, R. B. G.; ZUBEN, P. V. ; KAFEJIAN, S. ; CAMPOS, I. . O Tempo da Espiral. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

33.
TOFFOLO, R. B. G.; ZUBEN, P. V. ; KAFEJIAN, S. ; CAMPOS, I. . O Tempo da Espiral. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
TOFFOLO, R. B. G.. Prosódia e a Música Contemporânea. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TOFFOLO, R. B. G.. Curso Preparatório para Vestibular em Música. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TOFFOLO, R. B. G.. O resto no Copo. 2010.

4.
TOFFOLO, R. B. G.. Mutazione (2008). 2008.

5.
TOFFOLO, R. B. G.. El mar y las campanas (2008). 2008.

6.
TOFFOLO, R. B. G.. Estudo Omaggio a Brouwer. 2008.

7.
TOFFOLO, R. B. G.. Beethoven Através do Espellho I. 2007.

8.
TOFFOLO, R. B. G.. 2 estudos para piano. 2005.

9.
TOFFOLO, R. B. G.. Af for dance. 2004.

10.
TOFFOLO, R. B. G.. Beethoven através do espelho - inventio. 2004.

11.
TOFFOLO, R. B. G.. Sem Título, Lápis sobre papel, Técnica Mista (2001). 2001.

12.
TOFFOLO, R. B. G.. Peça para voz e percussão mista. 2000.

13.
TOFFOLO, R. B. G.. Peça para grupo Instrumental. 2000.

14.
TOFFOLO, R. B. G.. Omaggio?. 2000.

15.
TOFFOLO, R. B. G.. Peça para piano e Percussão. 1999.

16.
TOFFOLO, R. B. G.. Seven Ocean Waves. 1998.

17.
TOFFOLO, R. B. G.. Anhatomirin. 1996.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, M.; Caesar, R; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Caoqui Sanches Pereira. O sentido espectromorfológico na música acusmática. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Oliveira, R; Weber, J. F.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Marco Aurélio Corsini. O problema da liberdade a partir da manipulação do gosto musical em Theodor W. Adorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá.

Teses de doutorado
1.
COSTA, M. L. F.; KNUPELL, M. A. C.; SANTOS, A. R.; FRANCA, F. F.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira. Pesquisas em Educação Musical a Distância no Brasil: Mapeamento de Teses e Dissertações (2002 a 2015). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
COSTA, M. L. F.; FRANCA, F. F.; KNUPELL, M. A. C.; TOFFOLO, R. B. G.; SANTOS, A. R.. Participação em banca de Patrícia Lackchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira. A concepção de educação a distância nas teses e dissertações em educação musical no Brasil de 2002 a 2015. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
GONCALVES, J. H. R.; TOFFOLO, R. B. G.; RODRIGUES, I. C.. Participação em banca de DALVANA GUILIANE LISCZKOVSKI. A dança como objeto de ensino em história. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História - ProfHistória) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
TOFFOLO, R. B. G.; Caesar, R; NOGUEIRA, M.. Participação em banca de Caoqui Sanches Pereira. O sentido na Música Acusmática. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Oliveira, R; Weber, J. F.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Marcos Aurélio Corsini. A problemática do gosto musical em Adorno. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
Barreiro, D. L.; Quaranta, D. E.; Cintra, C. L. A.; Traldi, C. A.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Danilo Silva Aguiar. Estratégias de Composição na Música Eletroacústica audivisual com imagens em movimento e sistema sonoro multicana. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VEBER, A.; SOUZA, C. V. C.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de CEMY QUEIROZ DINIZ JUNIOR.O ensino coletivo do violão na escola: a composição musical em foco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
LOPES, Paulo; TOFFOLO, R. B. G.; ARAUJO FILHO, A. R.. Participação em banca de JEAN MICHAEL DINIZ DA SILVA.Viola caipira, uma possibilidade de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
BITTENCOURT, M. A.; LOPES, Paulo; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Thiago Vinicius Alves Ueda.A Brasilidade na Música de Egberto Gismonti. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
VEBER, A.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Jhonatan Willy Silva.Ensino de Música na Era Digital: O Jogo eletrônico como ponto de partida.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
BITTENCOURT, M. A.; APRO, F.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Daniel de Melo Silva.As Inovações de Escrita Harmônica Tonal Proposta por Claude Debussy e Sua Relação com os Conceitos Musicais de Impressionismo e Simbolismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; ZANIN, F.. Participação em banca de Jeanco Mateus de Oliveira Volfe.Cifras: a análise funcional harmonica como ferramenta para a escolha dos símbolos de cifragem musical. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; LOPES, Paulo. Participação em banca de Rodrigo Flamarion G. Miranda.O Minimalismo Musical: definição, forma, conceito e importância para a contemporaneidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; LOPES, Paulo. Participação em banca de Emanuel Vasconcelos Isidoro da Silva.O Processo criativo e a linguagem musical do compositor Pierre Henry, analisados através de sua obra Apocalypse de Jean, de 1968. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; LOPES, Paulo. Participação em banca de Tauan Gonzalez Sposito.RABECA: aspectos de sua identidade na música brasileira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; FUCHS, B.. Participação em banca de Marcelo Bastos Pereira.Análise da obra Giant Steps de John Coltrane: abordagem histórica e estrutural.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
FUCHS, B.; TOFFOLO, R. B. G.; APRO, F.. Participação em banca de Antonio Dimas Silva.Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: Um estudo para sua interpretação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
APRO, F.; LOPES, Paulo; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Felícia Cristina da Silva.A Canção Porto de Dori Caymmi: Uma abordagem fenomenológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; LOPES, Paulo. Participação em banca de Davi do Carmo Oliveira.Lócus Iste de Aton Bruckner: Uma análise interpretativa.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
TOFFOLO, R. B. G.; PINGO, A. Y.; BITTENCOURT, M. A.. Participação em banca de Pamela Daiany dos Santos Ramos.O Estudante de Piano enquanto Performer: como a área de Práticas Interpretativas aborda os problemas psicológicos que antecedem a performance.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
GADO, A. B.; TOFFOLO, R. B. G.; SILVA, A. A.. Participação em banca de Francyene Maria Rossett Gonçalves.A Rítmica na Obra Coral ?Ofulu Lorerê? de Osvaldo Lacerda.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
SILVA, A. A.; TOFFOLO, R. B. G.; GOIS, M. P. A. M.. Participação em banca de Thalita Sceppa Gonzaga.Atividades pedagógico-musicais nos ensaios corais: uma pesquisa-ação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; SILVA, A. A.. Participação em banca de Erico Bondezan.A afinação justa e pitagórica nos tratados do período renascentista e seu uso e interpretação na música coral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
LAZZARI JUNIOR, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; FUCHS, B.. Participação em banca de Marcos Louza Santana.As técnicas violinísticas utilizadas na peça ?Batuque? para violino só de Flausino Vale ? amparando sua interpretação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
SILVA, A. A.; TOFFOLO, R. B. G.. Participação em banca de Rogéria Tatiane Soares.Coro Juvenil: aspectos técnicos e pedagógicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.. Participação em banca de Cínthia Ruivo da Silva.A redução orquestral ao piano do Concerto KV 488 de W. A. Mozart: procedimentos analíticos e interpretativos para a atividade de co-repetição. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
TOFFOLO, R. B. G.; ARALDI, J.; FIALHO, V. M. S.. Participação em banca de João Marcos Santana da Silva.O uso da tecnologia eletro-eletrônica no aprendizado da guitarra: um estudo com duas adolescentes de Maringá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
FUCHS, B.; TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.. Participação em banca de Arnaldo Aparecido dos Santos.Considerações sobre o primeiro movimento do Conerto para Violão e Pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

23.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.; SCHULZ, S. L.. Participação em banca de Juliane Cristina Larsen.Aspectos interpretativos da Obra Klavierstück Opus 33a de Arnold Schoenberg. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

24.
SCHULZ, S. L.; TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.. Participação em banca de Raquel Hélida Vaz.Ornamentação e articulação: considerações feitas em uma Allemande de J. P. Rameau. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

25.
TOFFOLO, R. B. G.; CAMARGO, Mário Rogério Pinto de; RODELLA, Cibele Abdo. Participação em banca de Reinaldo César da Silva.Projeto de Publicação: Revista Musisom. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Habilitação Em Jornalismo) - Centro Universitário de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Costa, F. C.; TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.. Teste seletivo para professor de Violino e Matérias teóricas. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

2.
GORSKI, N. W.; TOFFOLO, R. B. G.; LIPPMANN, E. R.. Teste Seletivo para Professores Colaboradores - Metodologia do Ensino da Arte. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, R. B. G.; FUCHS, B.. Teste Seletivo para professor temporário do Departamento de Música da UEM - Violão e Matérias Teóricas. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

4.
TOFFOLO, R. B. G.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior Não Titular da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná, na UNICENTRO. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
TOFFOLO, R. B. G.. Teste Seletivo para Professor Temporário do Departamento de Teoria e Prática da Educação - Violino e Matérias Teóricas. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

6.
TOFFOLO, R. B. G.. Teste Seletivo para Professor Temporário. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

7.
TOFFOLO, R. B. G.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior Não Titular da Carreira do Magistério Público do Paraná, na Unicentro. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Outras participações
1.
TOFFOLO, R. B. G.. Elaborador de Avaliação para Concursos Públicos. 2012. Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda.

2.
TOFFOLO, R. B. G.. Elaborador de Avaliação para Concursos Públicos. 2011. Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda.

3.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.; APRO, F.; FIALHO, V. M. S.; SILVA, A. A.. Concurso Vestibular de Verão 2010 - Prova de Habilidades Específicas - Curso de Graduação em Música. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

4.
Braga, E. R. M.; TOFFOLO, R. B. G.; SILVA, A. C. T.. Comissão para Ascenção de nível da professora Ms Regina e Jesus Chicarelle. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

5.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.; HILLA, C. V. D.. Comissão para Ascenção de nível do Professor John Kennedy Pereira de Castro. 2006. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LITERATURA E SOCIEDADE NO TEATRO DO COLETIVO ALFENIM:EM TORNO DO PROJETO CÊNICO DE MEMORIAS DE UM CÃCÃO.A música de cena no Teatro Épico. 2016. (Encontro).

2.
XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Os desafios da Análise Musical e da cognição musical no contexto da música enquanto prática fronteiriça.. 2016. (Simpósio).

3.
II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. O conceito de Música de Boécio na divisão do Conhecimento Medieval. 2011. (Congresso).

4.
VII Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Parecerista - Comissão Científica do VII SIMCAM. 2011. (Simpósio).

5.
IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Grupo de Estudos de Cognição Musical e Sistemas Dinâmicos. 2010. (Congresso).

6.
IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Desenvolvimento de processos composicionais eletroacústicos a partir da relação entre live-electronics e redes neurais artificiais. 2010. (Congresso).

7.
IV Encontro de Pesquisa em Música da UEM - 2009. O tratado dos objetos musicais de Pierre Schaeffer revisitado pela fenomenologia de Merleau-Ponty.. 2009. (Congresso).

8.
V Simposio de Cognição e Artes Musicais. Processos Criativos e Cognição Musical. 2009. (Congresso).

9.
V Simposio de Cognição e Artes Musicais. Mecanismos de Inducação da emoção considerados em uma perspectiva corporea. 2009. (Congresso).

10.
V Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Comissão Científica do V Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2009. (Congresso).

11.
IV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Crítica da musicologia e apontamentos de fenomenologia. 2008. (Simpósio).

12.
I Semana de Música da UEM.Música Eletroacústica Mista: Aspectos Composicionais e Interpretativos. 2004. (Outra).

13.
Congresso da ANPPOM. Paisagem Sonora: uma proposta de análise. 2003. (Congresso).

14.
II Encontro de Pesquisa em Música.Ensaio sobre as Dores de Cabeça decorrentes do uso de metáfora na musicologia tradicional. 2003. (Encontro).

15.
V Fórum do Centro de Lingagem Musical. A utilização da linguagem musical tradicional no Etude aux Objets de Pierre Schaeffer. 2002. (Congresso).

16.
8ª Jornada de Pesquisa Científica. A escuta e a composição no Traite des Objets Musicaux de Pierre Schaeffer. 2001. (Congresso).

17.
XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. A escuta e a composição no Traite des Objets Musicaux de Pierre Schaeffer. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A. . III Colóquio do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora - LAPPSO UEM. 2013. (Outro).

2.
TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A. ; APRO, F. . IV Encontro de Pesquisa em Música da UEM - EPEM 2009. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tailine Rocha Reginato. Os conceitos de significação musical na área de Cognição Musical Brasileira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
DRUMMOND DE BARROS MARTINS. Revisitando a síntese sonora: aplicações composicionais. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Andressa Kloster. Interatividade, confluências e ambiente em "And wolf shall inherit the moon" de Murray Schafer. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Composição e Arte Contemporânea) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

2.
Glauber Yatsuda. Educação musical à distânica (e-learning): treinamento auditivo pela web. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de sistemas para Web) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PEDRO LUIZ VILCHENSKI. COMO A TECNOLOGIA MUDOU O MÉTIER DO PRODUTOR MUSICAL MARINGAENSE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

2.
CAMILA FERNANDA SILVA DE SOUZA. Instalação sonora - Ser Mulher É:. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

3.
Natália Matos Vieira. A relação corpo/som no contexto da arte interativa: aspectos técnicos, metodológicos e comunicativos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

4.
Suelen Paulina Carnieli Grando. A RELAÇÃO DO CORPO E O SOM: UM EXPERIMENTAÇÃO TEATRAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

5.
Guilherme Sanches Nardo. A produção acadêmica de TCC´s no DMU: o que os formandos de música pesquisam?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

6.
Andressa Gonçalves Vidigal. Música e Educação na Idade Média: Hildegard von Bingen. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

7.
Caio Tikaraishi Pierangeli. Interação e Interatividade no Live-electronics. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

8.
Cristiano Américo de Oliveria. mplementação computacional das redes harmônicas de Henri Pousseur.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

9.
Renato Segati de Moraes. Origens da Música Protestante: Propostas de Martinho Lutero para a prática musical nas igrejas.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música Com Habilitação em Licenciatura em Educação Musical) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

10.
Wellington Eleutério Alves. A problemática do cenceito de ?discurso? em música. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

11.
José Ruivo Netto. Análise Interpretativa do Capricho I para violino solo de Marcos Salles.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

12.
Belquior Guerrero Santos Marques. O Gesto na Performance Instrumental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

13.
Tássia Fagundes da Silva. Proposta de concerto didático para alunos iniciantes do violino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

14.
Thales de Paiva Affonso. Proximidade Cronológica e Distanciamento da nova Música. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

15.
Roberto Carlos Rezende. Considerações sobre o ensino da improvisação no livro ?A arte da improvisação para todos os instrumentos? de Nelson Faria.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

16.
Felipe Marques de Mello. Técnica Estendida na Obra ?Percussion Study I? de Arthur Kampela.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

17.
Caoqui Sanches Pereira. A cognição na educação musical: tendências da pesquisa no Brasil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

18.
Pamela Daiany dos Santos Ramos. O Estudante de Piano enquanto Performer: como a área de Práticas Interpretativas aborda os problemas psicológicos que antecedem a performance. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

19.
Cínthia Ruivo da Silva. A redução orquestral ao piano do Concerto KV 488 de W. A. Mozart: procedimentos analíticos e interpretativos para a atividade de co-repetição. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

20.
Juliane Larsen. Aspectos interpretativos da obra KLAVIERSTÜCK Op. 33a de Arnold Schoenberg. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

21.
Sóstenes Santos Pereira. Contribuições do uso do falsete na prática interpretativa do Tenor na ária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

Iniciação científica
1.
Laura Mariane Cecilio. Entre imagens sonoras e sons imagéticos de aronofsky: um estudo aplicado. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação e Multimeios) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

2.
William Henrique Claro de Souza. O Gesto Musical na Sequenza V para trombone solo de Luciano Berio. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

3.
Diego Santos Zanata. A biografia viva de Alberto Borges: uma pesquisa pedagógica de seu mestre Emilio Pujol. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

4.
Caio Tikaraishi Pierangeli. Live-Electronics: histórias, técnicas e estéticas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

5.
Maurício Perez. A espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

6.
Glauco Duarte Marini. O Traité des objets musicaux de Pierre Schaeffer revisitado pela fenomenologia de Merleau-Ponty. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.

7.
Carlos Roberto da Silva. Análise Crítica das técnicas contrapontísticas de J. J. Fux a partir da obra teórica de Knud Jeppesen. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
TOFFOLO, R. B. G.. Harmonic Tension SC. 2012.

2.
TOFFOLO, R. B. G.; SCHIAVONI, F. L. . Redes Harmônicas de Pousseur. 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 13:30:39