Carla Denise Castanho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2003154270448435
  • Última atualização do currículo em 13/05/2018


possui doutorado (2001) e mestrado (1998) em Ciência da Computação pelo Nagoya Institute Of Technology (Japão), graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1994) . Desde 2005 é Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Seus interesses de pesquisa se concentram em Jogos Eletrônicos, Game Analytics e Computação Ubíqua. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Denise Castanho
Nome em citações bibliográficas
CASTANHO, Carla Denise;CASTANHO, CARLA D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Computação.
Prédio CIC/EST
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33073662


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Doutorado em Ciência da Computação.
Nagoya Institute Of Technology, NIT, Japão.
Título: Parallel algorithms for some geometric problems, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Koichi Wada.
Bolsista do(a): Ministério da Educação Ciência Esportes e Cultura do Japão, MONBUSHO, Japão.
Palavras-chave: Algoritimos paralelos; P-complete problems.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
1996 - 1998
Mestrado em Ciência da Computação.
Nagoya Institute Of Technology, NIT, Japão.
Título: Some design patterns are considered harmfull: Towards really object-oriented design patterns,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Koichi Wada.
Bolsista do(a): Ministério da Educação Ciência Esportes e Cultura do Japão, MONBUSHO, Japão.
Palavras-chave: software; object-oriented; design patterns.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1990 - 1994
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Sistema de automação para gerenciamento de condomínios de construção civil.
Orientador: Jane Colossi Grazziotin.




Formação Complementar


1995 - 1995
Língua Japonesa. (Carga horária: 500h).
Nagoya University, NU, Japão.
1983 - 1990
Curso de Língua Inglesa.
Fisk Escola de Inglês, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Especialista Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq tipo EV nível 8A

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor adjunto, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação.
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Finanças.
12/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciência da Computação, .

9/2005 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Desenvolvimento de Jogos
Computação Básica
Construção de Peças Multimídia
Estudos em Sistemas de Computação
Estudos em Sistemas de Informação
Organização de Arquivos
Programação Orientada a Objetos
Projeto de Licenciatura 2
Trabalho de Graduação 2
04/2010 - 04/2012
Direção e administração, Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
04/2010 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação..
04/2010 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Membro da CCCG/IE (Congregação de Carreria de Curso de Graduação)..
04/2010 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reformulação do Plano Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciência da Computação..
04/2006 - 05/2008
Direção e administração, Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Coordenadora do LINF - Laboratório de Informática do Departamento.
10/2006 - 03/2008
Direção e administração, Departamento de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Sistemas Distribuídos com Orientação a Objetos.
04/2005 - 08/2005
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Básica

Chubu Specialty School, CSS, Japão.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

10/2001 - 3/2005
Ensino, Inglês Técnico, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico

Prefeitura Municipal da Cidade de Obu, PMO, Japão.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira Educacional, Carga horária: 20
Outras informações
Conselheira Educational nos assuntos relativos a estudantes brasileiros residentes na cidade de Obu (provincia de Aichi/Japão).

Atividades

10/2001 - 3/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação, .

Cargo ou função
Conselheira Educacional.

Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

1/1993 - 7/1993
Estágios , Faculdade de Economia e Administração, .

Estágio realizado
Programador.

Imobiliária Aluga, AL, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: analista de sistemas e programador, Carga horária: 20

Atividades

2/1992 - 2/1993
Serviços técnicos especializados , Imobiliária Aluga, .

Serviço realizado
Análise e desenvolvimento de sistemas.

Colégio Nossa Senhora Aparecida, CNSA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

3/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Residence Imóveis, RI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas e programador, Carga horária: 20

Atividades

6/1991 - 6/1994
Serviços técnicos especializados , Residence Imóveis, .

Serviço realizado
Análise e desenvolvimento de sistemas.

Banco do Brasil, BB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

6/1991 - 7/1991
Estágios , Cesec, Centro de Processamento de Dados.

Estágio realizado
Operador de Computador.


Linhas de pesquisa


1.
Jogos Eletrônicos
2.
Computação Ubíqua


Projetos de pesquisa


2005 - Atual
Desenvolvimento de uma arquitetura de middleware para a adaptabilidade de serviços em sistemas ubíquos
Descrição: Frente às fragilidades na gerência de recursos presentes devido à heterogeneidade de dispositivos presentes em um ambiente ubíquo, o objetivo deste projeto concetra-se no desenvolvimento de um middleware, ou seja, de uma arquitetura de software, sobre a qual viabiliza-se a construção de smart-spaces sensíveis à adaptabilidade de serviços entre dispositivos. A adaptabilidade de serviços diz respeito à facilidade com que um smart-space se reconfigura diante do elevado fluxo de dispositivos e pessoas em seu ambiente. Tendo em vista as abordagens mais comuns entre os projetos na área de computação ubiqua e a extensa gama de dispositivos contemplados por essa área do conhecimento, faz-se necessária uma arquitetura que provenha uma forma de comunicação simples e comum, permitindo a disponibilidade, adaptabilidade e comunicação dos mais diversos recursos dos mais diversos dispositivos sobre diversas plataformas e meios de comunicação. Assim o projeto UnBiquitous tem como os seguintes objetivos: - Prover uma plataforma que permita a disponibilização e utilização de recursos computacionais entre diversos dispositivos em um mesmo ambiente inteligente de forma simples e eficiente. - Prover meios que permitam a adaptabilidade destes serviços tornando sua escolha e troca pelo usuário simples e transparente. - Possibilitar meios de comunicação entre diversas plataformas de hardware e rede..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Denise Castanho - Coordenador / Ricardo Pezzuol Jacobi - Integrante / Pedro de Azevedo Berger - Integrante / Alexandre Gomes - Integrante / João Gondim - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2008
JEOMM - Desenvolvimento de um Jogo Educacional Online 3D Massivamente Multijogador
Descrição: O desenvolvimento da computação em rede viabiliza a construção de sistemas multiusuários, onde diversos participantes podem interagir e trocar experiências utilizando-se da infra-estrutura de comunicação da internet. Nesse contexto surgem os jogos online massivamente multiusuários (MMOGs). A combinação do processamento em 3D e da capacidade de interconexão provida pela rede mundial de computadores, permitiu que os MMOGs se tornassem ainda mais atraentes e altamente interativos. MMOG trata-se de um tipo de jogo eletrônico, jogado online, que possibilita a milhares de usuários interagirem simultaneamente em um mundo virtual persistente, ou seja, uma realidade virtual que continua existindo independente dos jogadores estarem conectados ou não ao jogo. Para que o jogador interaja com o mundo e seus integrantes, ele possui um avatar (personagem digital) que segue regras estabelecidas pelo jogo e, com o passar do tempo, pode ganhar novas habilidades e melhorar suas características. O objetivo desse projeto é desenvolver, usando modelagem 3D, um ambiente virtual de apoio ao ensino que tenha como base um MMOG educacional, ao qual serão agregadas as funcionalidades de um Sistema de Gestão de Aprendizagem em trabalho colaborativo, tais como o gerênciamento de conteúdo, controle de turmas e séries, avaliação e acompanhamento do desempenho do aluno, etc. Um sistema de aprendizagem com essas características estabelece novas formas de comunicação e de interação entre professores, alunos e com os conteúdos instrucionais veiculados. Constitui um ambiente virtual no qual o aluno é estimulado a envolver-se com diferentes tipos de atividades, tanto escolares, quanto de socialização e de entretenimento, aproximando a escola do universo de crianças e jovens..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2010
Inventário do Ciclo de Vida para a Competitividade Ambiental da Indústria Brasileira
Descrição: Este projeto tem por objetivo disponibilizar um banco de dados contendo informações sobre os insumos indispensáveis para a realização de Inventários de Ciclo de Vida de setores e produtos relevantes para a pauta de exportação Brasileira. Este inventário banco de dados conterá informações sobre a quantidade e qualidade dos insumos materiais e energéticos, dos produtos e das emissões líquidas, gasosas e sólidas, oriundos do funcionamento do sistema produtivo nacional, e será parte fundamental para a aplicação da metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida dos Produtos - ACV, como especificado pela família de normas ISO 14040. Este objetivo permitirá aumentar o conhecimento sobre os impactos ambientais das atividades industriais brasileiras e, dessa forma, desenvolver e aplicar processos com melhor desempenho ambiental, reduzir os impactos ambientais e os custos a eles associados, e permitir um processo decisório baseado nesse conhecimento, contribuindo para a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global, cada vez mais exigente em matéria ambiental, particularmente diante dos novos regulamentos em desenvolvimento, a exemplo da Política Integrada de Produto da União Européia. ..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Ubíqua.


Idiomas


Japonês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Best Short Paper - Trilha Computação - SBGames 2011 (Salvador), SBC.
2006
Contemplada com o Edital Boas Vindas (apoio a execução de projetos de pesquisa), Universidade de Brasília - Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.
2000
Sasakawa Scientific Research Grant, Sasakawa Foundation (Japão).
1999
Hori Information Promotion Foundation Grant, Hori Information Promotion Foundation (Japão).
1995
Bolsa de estudos do Governo Japonês para estudantes estrangeiros, Governo Japonês.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUZETO, F.2015BUZETO, F. ; SILVA, T. B. P. ; CASTANHO, CARLA D. ; JACOBI, R. P. . A Platform For Building Reconfigurable Games. European Journal of Scientific Research, v. 136, p. 150-168, 2015.

2.
BUZETO, F.2011 BUZETO, F. ; PAULA FILHO, C. B. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . DSOA: A Service Oriented Architecture for Ubiquitous Applications. International Journal of Handheld Computing Research, v. 2, p. 47-64, 2011.

3.
CASTANHO, Carla Denise;CASTANHO, CARLA D.2001 CASTANHO, Carla Denise; CHEN, W. ; WADA, K. ; FUJIWARA, A. . Polynomially Fast Parallel Algorithms for Some P-Complete Problems. IEICE Transactions on Fundamentals of Electronics, Communications and Computer Science, v. E84-A, n.5, p. 1244-1255, 2001.

4.
CASTANHO, Carla Denise;CASTANHO, CARLA D.2000 CASTANHO, Carla Denise; CHEN, W. ; WADA, K. . A Parallel Algorithm for constructing Strongly Convex Superhulls of Points. IEICE Transactions on Fundamentals of Electronics, Communications and Computer Science, v. E83-A, n.4, p. 722-732, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Luciano H. de O. ; CASTANHO, CARLA D. . Programação: fazendo as engrenagens do jogo. In: Tiago Barros Pontes e Silva; Mauricio Miranda Sarmet; Alexandre Magno Dias Silvino. (Org.). GAMEPLAY: Ensaios sobre Estudo e Desenvolvimento de Jogos. 1ed.Ecuador: CIESPAL (Centro Internacional de Estudios Superiores De Comunicación para América Latina), 2016, v. 1, p. 49-96.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIQUEIRA, ELTON S. ; RODRIGUES, Genaína ; CASTANHO, CARLA D. ; JACOBI, RICARDO P. . A Data Analysis of Player in World of Warcraft using Game Data Mining. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Anais do XVI SBGames, 2017.

2.
SOARES, RODRIGO T. ; SIQUEIRA, ELTON S. ; MIURA, Marco ; SILVA, T. B. P. ; JACOBI, RICARDO P. ; CASTANHO, CARLA D. . Biofeedback Sensors in Electronic Games: A Practical Evaluation. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Anais do XVI SBGames, 2017.

3.
SOARES, RODRIGO T. ; SIQUEIRA, ELTON S. ; MIURA, MARCOS A. ; SILVA, T. B. P. ; CASTANHO, CARLA D. . Biofeedback Sensors in Game Telemetry Research. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2016, São Paulo. Anais do SBGames 2016, 2016.

4.
BUZETO, F. ; CASTANHO, CARLA D. ; JACOBI, RICARDO P. . Jogos Ubíquos Reconfiguráveis : Da concepção a construção. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Anais do XV SBGames, 2016.

5.
BUZETO, FABRICIO N. ; SILVA, T. B. P. ; CASTANHO, CARLA D. ; JACOBI, RICARDO P. . Reconfigurable Games - Games that change with the environment. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2014, Porto Alegre. Anais do XIII SBGames, 2014.

6.
SARMET, Mauricio M. ; SOUSA, I. R. ; CARVALHO, Vinícius T. F. ; CASTANHO, Carla Denise . Desenvolvimento e teste de um jogo para estudo do impacto de jogos eletrônicos no comportamento social. In: XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2013, São Paulo. Anais do XII SBGames, 2013.

7.
BUZETO, F. ; CAPRETZ, Miriam A. M. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . uOS: a resource rerouting middleware for ubiquitous games. In: The 10th IEEE International Conference on Ubiquitous Intelligence and Computing (UIC), 2013, Vietri sul Mare, Italy. Proceedings of The 10th IEEE International Conference on Ubiquitous Intelligence and Computing, 2013.

8.
CASTILHO, A. H. O. R. ; BUZETO, F. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . An Ontology-based Model for Context Information Management in Smart Spaces. In: The 10th IEEE International Conference on Ubiquitous Intelligence and Computing (UIC), 2013, Vietri sul Mare, Italy. Proceedings The 10th IEEE International Conference on Ubiquitous Intelligence and Computing, 2013.

9.
FREITAS, L. G. ; REFFATTI, L. M. ; SOUSA, I. R. ; CASTANHO, Carla Denise ; BONIFACIO, R. ; Ramos, G. . GEAR2D: An extensible component based game engine. In: International Conference on the Foundations of Digital Games (FDG), 2012, Raleigh, North Carolina. Proceedings of the International Conference on the Foundations of Digital Games (FDG), 2012.

10.
ALMEIDA, LUCAS A. ; BUZETO, FABRICIO N. ; CASTILLO, ANA H.O.R. ; CASTANHO, CARLA D. ; JACOBI, RICARDO P. . Hydra: An Ubiquitous Application for Service Rerouting. In: 2012 IEEE 9th Int'l Conference on Ubiquitous Intelligence & Computing / 9th Int'l Conference on Autonomic & Trusted Computing (UIC/ATC), 2012, Fukuoka. 2012 9th International Conference on Ubiquitous Intelligence and Computing and 9th International Conference on Autonomic and Trusted Computing, 2012. p. 366.

11.
BUZETO, F. ; CASTILHO, A. H. O. R. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . What is going on with ubicomp games. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2012, Brasília. Anais do XI SBGames, 2012.

12.
BUZETO, FABRICIO NOGUEIRA ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, RICARDO PEZZUOL . uP: A Lightweight Protocol for Services in Smart Spaces. In: 2011 4th International Conference on UbiMedia Computing (UMedia), 2011, Sao Paulo. 2011 Fourth International Conference on Ubi-Media Computing. p. 25.

13.
CASTILHO, A. H. O. R. ; BUZETO, F. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . Um modelo para o gerenciamento de ontologias em ambientes ubíquos. In: III Simpósio de Computação Ubíqua e Pervasiva - SBCUP 2011, 2011, Natal. Anais do XXXI CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2011.

14.
BUZETO, F. ; PAULA FILHO, C. B. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . DSOA: A Service Oriented Architecture for Ubiquitous Applications. In: 5th International Conference on Grid and Pervasive Computing, 2010, Hualien. Lecture Notes in Computer Science. Heidelberg: Springer Berlin, 2010. v. 6104. p. 183-192.

15.
M. F. Caetano ; A. L. F. Fialho ; J. L. Bordim ; CASTANHO, Carla Denise ; R. P. Jacobi ; K. Nakano . Proteus: An Architecture for Adapting Web Page on Small-Screen Devices. In: IFIP International Conference on Network and Parallel Computing, 2007, Dalian. Lecture Notes in Computer Science, 2007. v. 4672. p. 161-170.

16.
CAMAROTTI, S. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. ; VENTURELLI, S. . Proposta de um modelo de jogo online massivamente multiusuário aplica à educação. In: 6o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2007, Brasília. Arte e Tecnologia: Interseções entre arte e pesquisas tecno-científicas. Brasília: Editora UnB, 2007. p. 254-259.

17.
CASTANHO, Carla Denise; CHEN, W. ; WADA, K. ; FUJIWARA, A. . Parallelizability of Some P-Complete Geometric Problems in the EREW-PRAM. In: The 7th Annual International Computing and Combinatorics Conference, 2001, Guilin, China. Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Springer Verlag, 2001. v. 2108. p. 59-63.

18.
IMAI, M. ; HAYAKAWA, Y. ; KAWANAKA, H. ; CHEN, W. ; WADA, K. ; CASTANHO, Carla Denise ; OKAJIMA, Y. ; OKAMOTO, H. . A Hardware Implementation of PRAM and Its Performance Evaluation. In: International Parallel and Distributed Processing Symposium, 2000, Cancun, México. Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Springer Verlag, 2000. v. 1800. p. 143-148.

19.
CASTANHO, Carla Denise; CHEN, W. ; WADA, K. ; FUJIWARA, A. . Polynomially fast parallel algorithms for some P-complete geometric problems. In: 10th Fall Workshop on Computational Geometry, 2000, Stony Brook, NY. Proceedings of the 10th Fall Workshop on Computational Geometry, 2000.

20.
CASTANHO, Carla Denise; CHEN, W. ; WADA, K. . A Parallel Algorithm for constructing Strongly Convex Superhulls of Points. In: LA Workshop, 1998, Hiroshima. Proceedings of the '98 LA Workshop, 1998. p. 62-67.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Luciano ; CASTANHO, CARLA D. ; BUZETO, FABRICIO N. ; CARVALHO, Lucas . A game engine plugin for ubigames development. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2014, Porto Alegre. Anais do XIII SBGames, 2014.

2.
PIMENTA, Matheus C. S. C. ; BUZETO, FABRICIO N. ; SANTOS, Luciano ; CASTANHO, CARLA D. ; JACOBI, RICARDO P. . uImpala - A Game Engine for Ubigames developers. In: International Workshop on Network and Systems Support for Games (NetGames 2014), 2014, Nagoya. Anais do NetGames 2014, 2014.

3.
CHAVES, Pedro ; SILVA, Fernando ; Corrêa, Jan M. ; CASTANHO, Carla Denise . A tool for 3D orientation models generation. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2012, Brasília. Anais do XI SBGames, 2012.

4.
SANTOS, Luciano ; CASTANHO, Carla Denise ; Lamar, Marcus V. . SteamGrounds: a real-time strategy game for a multitouch table with fiduciary markers. In: XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2012, Brasíia. Anais do XI SBGames, 2012.

5.
REIS, Everson A. ; LAMB, Celina M. S. ; CASTANHO, Carla Denise ; FERNANDES, Jorge H. C. . Um Ensaio sobre a Arquitetura de um Sistema de Inventário de Ciclo de Vida Baseado na Adoção de um Modelo Matricial. In: Conferência Internacional de Avaliação de Ciclo de Vida - CILCA 2007, 2007, São Paulo. Anais da Conferência Internacional de Avaliação de Ciclo de Vida - CILCA 2007, 2007.

6.
FERREIRA, Sander R L. ; CALDEIRA-PIRES, Armando ; CASTANHO, Carla Denise ; LAMB, Celina M. S. ; BRASCHER, Marisa ; FERNANDES, Jorge H. C. . Trajetória do Projeto: ?Inventário do Ciclo de Vida para a Competitividade Ambiental da Indústria Brasileira? - ICV. In: Conferência Internacional de Avaliação de Ciclo de Vida - CILCA 2007, 2007, São Paulo. Anais da Conferência Internacional de Avaliação de Ciclo de Vida - CILCA 2007, 2007.

7.
LAMB, Celina M. S. ; REIS, Everson A. ; BRASCHER, Marisa ; CASTANHO, Carla Denise ; FERNANDES, Jorge H. C. . AICV: Uma Arquitetura de Informação para o Sistema Brasileiro de Inventário de Ciclo de Vida - SBICV. In: Conferência Internacional de Avaliação de Ciclo de Vida - CILCA 2007, 2007, São Paulo. Anais da Conferência Internacional de Avaliação de Ciclo de Vida - CILCA 2007, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, I. A. F. ; SOUZA, A. S. ; CASTANHO, Carla Denise . Gameka: Uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para não programadores. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2011, Salvador. Anais do X SBGames, 2011.

2.
FREITAS, L. G. ; CASTANHO, Carla Denise ; BONIFACIO, R. . Gear2D: um motor extensível de jogos baseado em componentes. In: X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2011, Salvador. Anais do X SBGames, 2011.

3.
RIBEIRO, Beatriz ; GONDIM, J. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . Autenticação Mútua entre Dispositivos no Middleware uOS. In: SBSeg - IX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, 2009, Campinas. Anais do IX Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, 2009.

4.
BRANDAO, PEDRO G. ; CAMAROTTI, S. ; CASTANHO, Carla Denise ; JACOBI, R. P. . Construção de um jogo eletrônico multiusuário em uma superfície de projeção multitoque. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009.

5.
CASTANHO, Carla Denise; CHEN, W. ; WADA, K. ; FUJIWARA, A. . Polynomially fast parallel algorithms for some P-complete problems. In: Information and Systems Society Conference of IEICE, 2000, Nagoya. Proceedings of the 2000 Information and Systems Society Conference of IEICE. Tokyo: The Institute of Electronics, Information and Communication Engineers, 2000. p. 7-7.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTANHO, Carla Denise. Um jogo eletrônico com a temática educação ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CASTANHO, CARLA D.. Membro do Comitê de Programa do WIT/CSBC. 2018.

2.
CASTANHO, CARLA D.. Membro do Comitê de Programa do SBGames. 2017.

3.
CASTANHO, CARLA D.. Membro do Comitê de Programa do SBGames. 2016.

4.
CASTANHO, CARLA D.. Membro do Comitê de Programa do SBGames. 2015.

5.
CASTANHO, CARLA D.. Membro do Comitê de Programa do CBIE. 2013.

6.
CASTANHO, Carla Denise. Membro do Comitê de Programa do SBIE. 2011.

7.
CASTANHO, Carla Denise. Membro da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento da SBC. 2011.

8.
CASTANHO, Carla Denise. Membro da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento da SBC. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
Diana Domingues ; CASTANHO, Carla Denise ; Tiago Franklin . Narrativas cíbridas: tecnologias da mobilidade e vida urbana misturada. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VENTURELLI, S.; CASTANHO, CARLA D.; ROCHA, Cleomar. Participação em banca de LUIS FELIPE COIMBRA COSTA. Gameficação: regras claras para uma gestão pública orientada a resultados.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Arte e Tecnologia) - Universidade de Brasília.

2.
CAMARA, R.; CASTANHO, CARLA D.; ZAMBONI, Silvio P.. Participação em banca de Fernando Aquino Martins. Desenho Scriptivo: programação gráfica aplicada à transformação de texto em imagem.. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Arte e Tecnologia) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
VENTURELLI, S.; NOBREGA, Christus; CASTANHO, CARLA D.; SILVA, T. B. P.. Participação em banca de Marília Lyra Bergamo. Interação Sistêmica em Arte Computacional Evolutiva: A-Memory Garden uma Proposta Prática e Teórica de Pesquisa Estética.. 2015. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Arte e Tecnologia) - Universidade de Brasília.

2.
VENTURELLI, S.; CASTANHO, CARLA D.; CAMARA, R.; SANTOS, Fátima dos; HANNS, Daniela K.. Participação em banca de Tiago Barros Pontes e Silva. Morfogênese: sistema autopoiético emergente de vida artificial.. 2014. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Arte e Tecnologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, T. B. P.; SARMET, Mauricio M.; CASTANHO, CARLA D.. Participação em banca de Marco Akira Miura. Modelo integrado de análise da interação em jogos eletrônicos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade de Brasília.

2.
SOUTO, V. T.; VENTURELLI, S.; CASTANHO, CARLA D.; SILVA, T. B. P.. Participação em banca de Rafael Pereira de Araujo. HUD - Imersão em Videogames. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Design) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NALON, Claudia; MOURA, Flavio; CASTANHO, CARLA D.. Participação em banca de Matheus Bastos de Castro.Provas de Teoremas em Lógica Três-Valorada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

2.
RALHA, Célia G.; CASTANHO, CARLA D.; NOBREGA, G. M.. Participação em banca de Wesley Vágner Silva Rocha.Avaliação de Modelo de Estilo de Aprendizagem para Utilização em Ferramenta de Ensino Baseado em Agentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

3.
LIMA, Fernanda; CASTANHO, CARLA D.; Lamar, Marcus V.. Participação em banca de Louise Barreto Leal.Um jogo digital educacional como ferramenta de aprendizagem para disciplina introdutória em curso de Bacharelado em Ciência da Computação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de Brasília.

4.
Lamar, Marcus V.; CASTANHO, CARLA D.; KOIKE, C. M. C. C.. Participação em banca de Alexandre Henrique Aben-Athar Sousa Baião e Diego Bichara.Sistema para rastreamento de pulso utilizando Kinect e sensores embarcados em smartphones.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

5.
VENEZIANO, W. H.; DRUMMOND, A. C.; CASTANHO, Carla Denise; MARTINS, E. F.. Participação em banca de Pedro Vaz de Mello Medeiros e Jônatan Augusto Silva Amorim.Software para apoio a atividades de desospitalização: SOS-Desospitalização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília.

6.
MELO, A. C. M.; CASTANHO, Carla Denise; WALTER, M. E. T.. Participação em banca de Guilherme Rodrigues Costa.Comparação de Sequências Biológicas Utilizando Computação Heterogênea com OpenCL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília.

7.
Ramos, G.; KOIKE, C. M. C. e C.; VIDAL, F. de B.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Luiggi Monteiro Reffati.DeltaPath: Um módulo genérico de planejamento de trajetória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

8.
BONIFACIO, R.; CASTANHO, Carla Denise; Ramos, G.. Participação em banca de Leonardo Guilherme de Freitas.Gear2D: um motor extensível de jogos baseado em componentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília.

9.
Ramos, G.; BONIFACIO, R.; CASTANHO, CARLA D.. Participação em banca de Clara Marques Caldeira.TORCS Tranining Interface: uma ferramenta auxiliar ao desenvolvimento de pilotos TORCS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

10.
MELO, A. C. M.; GONDIM, J.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Eduardo Cony de Cidade Freire.Detecção de colisão com o Ataque de Aniversário Aperfeiçoado em GPU. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

11.
MACCHIAVELLO, B. L.; BERGER, P. A.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Tiago Ramalho Melo e Sérgio Campos Sant'Ana.Método para embarcar voz na codificação de vídeo baseado em transformadas senoidais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília.

12.
PICCOLO, H.; NOBREGA, G. M.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Vinícius de Faria Sena.Um software Educacional para o Ensino de Programação em C. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

13.
SILVA, T. B. P.; SOUTO, V. T.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Rafael Gatti.Bacon's Bite: um jogo para dispositivos móveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade de Brasília.

14.
BERGER, P. A.; R. P. Jacobi; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Lucas Augusto Almeida.Hydra: uma aplicação para reconfiguração de serviços de E/S para o middleware uOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

15.
Lamar, Marcus V.; CASTANHO, Carla Denise; Bragatto, Ticiano A. C.. Participação em banca de Ricardo Tavares Medeiros.O controle em suas mãos: a evolução da interação entre jogador e videogame. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade de Brasília.

16.
Corrêa, Jan M.; CASTANHO, Carla Denise; JACOBI, R. P.. Participação em banca de Fernando Augusto Loiola Silva e Pedro Chaves Marinho.Ferramentas para Construção de Modelos de Orientação Tridimensionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

17.
GONDIM, J.; RALHA, José C.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Thiago de Oliveira França.Ataques sobre canais colaterais: classificação e prevenção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

18.
BORDIM, J. L.; GONDIM, J.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Natalia Torres e Leonardo Bastos.Assinaturas de Arquivos para Busca em Redes de Arquivos Distribuidos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

19.
Lamar, Marcus V.; CASTANHO, Carla Denise; CARVALHO, Marco A.. Participação em banca de Johnny Souza.Desenvolvimento de um plugin para Applets Python em navegadores baseados no engine Gecko. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

20.
J. L. Bordim; GONDIM, J.; CASTANHO, Carla Denise. Participação em banca de Nicole Rodrigues Nagel e Ruzbeh Shokranian.Caracterização de Comportamento Anômalo em Redes Ad Hoc. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

21.
ALBUQUERQUE, Fernando A. A. C.; CASTANHO, Carla Denise; RALHA, José C.. Participação em banca de Bruno Nogueira de Souza.Integracao de Dispositivos Moveis a Ferramentas de Workflow. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.

22.
BRANDÃO, Marcio da C. P.; CASTANHO, Carla Denise; RALHA, Célia G.. Participação em banca de Marcio Nogueira de Almeida e Carlos Henrique P da Silva.Video-Aula em Ambientes de Educação a Distancia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PAIVA, J. E. R.; SOBRINHO, G. A.; PFUTZENREUTER, E. P.; QUINTANA, H. G.; CASTANHO, Carla Denise. Processo Seletivo de Provas e Títulos para Professor Doutor, nível MS-3 em RTP, Depto Multimeios Mídia e Comunicação. 2010. UNICAMP.

Outras participações
1.
MOREIRA, Lucas; MEDINA, Ary V.; CASTANHO, CARLA D.. Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de 18o mês da Profa. Jaqueline Godoy de Mesquita. 2017. Universidade de Brasília.

2.
CASTANHO, CARLA D.; GOMES, Eduardo M. de C.; FREITAS, José A. de O.. Presidente da Comissão de avaliação de Estágio Probatório de 18º mês da Profa. Daniele Nantes Sobrinho/MAT. 2017. Universidade de Brasília.

3.
ROITMAN, Pedro; RUAS, Claudete; CASTANHO, CARLA D.. Membro da Comissão de avaliação de Estágio Probatório de 18º mês do Prof. Marcelo Grandi Mandelli/CIC. 2017. Universidade de Brasília.

4.
CASTANHO, Carla Denise. Processo de Seleção dos Programas Hotel de Projetos e Multincubadora de Empresas-CDT/UnB. 2011. Universidade de Brasília.

5.
CASTANHO, Carla Denise; Rincon, M. A.; JACOBI, R. P.. Comitê Julgador do Edital MCT/SETEC/CNPq - Nº 62/2009 - RHAE - Pesquisador na Empresa - 2ª Rodada. 2010. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

6.
CASTANHO, Carla Denise; R. P. Jacobi; Rincon, M. A.. Comitê Julgador do Edital MCT/SETEC/CNPq - Nº 62/2009 - RHAE - Pesquisador na Empresa - 3ª Rodada. 2010. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

7.
CASTANHO, Carla Denise. O Prêmio Brasil TIC - Tecnologias da Informação e das Comunicações. 2006. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Simpósio Brasília de Jogos e Entretenimento Digital.Reconfigurable Games - Games that change with the environment.. 2014. (Simpósio).

2.
XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Desenvolvimento e teste de um jogo para estudo do impacto de jogos eletrônicos no comportamento social. 2013. (Simpósio).

3.
XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.What's going on with ubicomp games. 2012. (Simpósio).

4.
III Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva - SBCUP.Um modelo para o gerenciamento de ontologias em ambientes ubíquos. 2011. (Simpósio).

5.
VI Festival Internacional de Inverno de Brasília (FIB).Música e Mídias Interativas - MESA 1: Games: qualificação, fomento e mercado. 2011. (Outra).

6.
X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SBGames.Gameka: Uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para não programadores. 2011. (Simpósio).

7.
XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).

8.
IX Simpósio Brasileiro de jogos e Entretenimento Digital - SBGames. 2010. (Simpósio).

9.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).Um jogo eletrônico com a temática educação ambiental. 2010. (Outra).

10.
I Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva - SBCUP. 2009. (Simpósio).

11.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames.Construção de um jogo eletrônico multiusuário em uma superfície de projeção multitoque. 2009. (Simpósio).

12.
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2009. (Congresso).

13.
VIII Semana de Extensão da UnB.Palestra sobre Computação Ubíqua. 2008. (Outra).

14.
6o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. 2007. (Encontro).

15.
Conferência Internacional de Avaliação de Ciclo de Vida - CILCA 2007. 2007. (Congresso).

16.
Impacto da Avaliação do Ciclo de Vida na Competitividade da Indústria Brasileira. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTANHO, Carla Denise. XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Túlio Matias. Um aplicativo para controle e monitoramento de Assitência à Moradores de Rua. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Thiago Araujo. Sincronização entre sinais de sensores biométricos para aplicação em Game Analytics.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Guilherme Natal. Utilização de sensores de biofeedback para o Ajuste Dinâmico de Dificuldade em Jogos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Marcos Fleury. Identificação da do estado emocional de jogadores através de reconhecimento facial.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luciano Henrique de Oliveira Santos. Arcabouço para Construção de Jogos Ubíquos com Foco em Reabilitação. 2016. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade de Brasília, . Orientador: Carla Denise Castanho.

2.
Ana Helena Ozaki Rivera Castilho. Um modelo para o gerenciamento de informações de contexto baseado em ontologias. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Carla Denise Castanho.

3.
Fabricio Nogueira Buzeto. Um conjunto de soluções para a construção de aplicativos de computação ubíqua. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Carla Denise Castanho.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edvan dos Santos Souza e Rogerio Ferreira Vaz. Um Estudo sobre o desenvolvimento de serviços Web utilizando o estilo de arquitetura REST (Representational State Transfer). 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenv. Sist. Distribuidos c/ Orientação a Objetos) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

2.
Leonardo Leopoldo do Nascimento e Thiciano Ferreira Fagundes. Mecanismo de pesquisa avançada no conteúdo do Diário Oficial da União e do Diário da Justiça através da utilização de Web Service. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenv. Sist. Distribuidos c/ Orientação a Objetos) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

3.
Paulo Fernando Pastore. Extreme Programming (XP) aplicada ao Desenvolvimento Distribuído de Software. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenv. Sist. Distribuidos c/ Orientação a Objetos) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

4.
Ricardo Lima Caratti, Ricardo Tadeu Facincani, Tiago Borges. Integração de Dados com Web Services em Sistemas Corporativos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenv. Sist. Distribuidos c/ Orientação a Objetos) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Herman Ferreira Militão de Asevedo. SaWerkraut: Sintetizador VST implementado em Csound com o uso do framework Cabbage.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

2.
Luísa Bontempo Nunes. Uma investigação sobre a percepção do jogador em relação a diferentes mecanismos de entrada em um jogo para reabilitação controlado por movimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

3.
Rodrigo Teixeira Soares. Sensores de Biofeedback em Jogos Eletrônicos: um estudo teórico e prático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

4.
Igor Rafael de Sousa e Vinicius Tafuri Froes Carvalho. Desenvolvimento de um jogo eletrônico para uso como instrumento para pesquisas na área de comportamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

5.
Rafael Simão da Costa. Run Fast!: um jogo de corrida ubíquo dinamicamente reconfigurável. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

6.
Anderson Campos Cardoso. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

7.
Bruno Pessanha de Carvalho e Marcelo Valença de Almeida. Classificação de Recursos em Ambientes Inteligentes para a arquitetura DSOA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

8.
Hugo Galvão Ribeiro Arraes. Arquitetura de um Agente Emocional baseado em Modelos Psicológicos para uso em Jogos Eletrônicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

9.
Luciano Henrique de Oliveira Santos. SteamGrounds: um jogo de estratégia para mesas multitoque com reconhecimento de comandos gestuais e marcadores fiduciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

10.
Danilo Gaby Andersen Trindade e Victor Sampaio Zucca. Deskworld: Software Simulador de Física Bidimensional para Mesas com Superfície Multitoque. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

11.
Ígor Augusto de Faria Costa. Gameka: Uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para não programadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

12.
Danilo Ávila M. C. Ferreira e Tales Mundim A. Porto. TRUE: um sistema para rastreamento, localização e identificação de usuários em ambientes inteligentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

13.
Bruno Zumba de Amorim. Uma API para o desenvolvimento de aplicações que utilizam dispositivos móveis como interface de E/S. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

14.
Fernando Augusto Loiola Silva e Pedro Chaves Marinho. Ferramenta para Construção de Modelos de Orientação Tridimensionais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

15.
Elaine Cristine Barbosa Matos e Raphael Euclydes M. da Costa. SISTRACK: Um sistema para rastreamento de jogadores de futebol que utiliza a tecnologia RFID. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

16.
Juarez Paulino da Silva Junior. Representação e Registro de Vistas Parciais com Geometria Rígida Aplicados na Reconstrução 3D de objetos de forma livre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

17.
Fábio Calaça da Fonseca e Thiago Milo Simoes Ferreira. SIGEP - Sistema de Gestão Patrimonial da UnB utilizando a tecnologia RFID. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

18.
Saulo Camarotti Rayol Braga e Pedro Guerra Brandão. Construção de um jogo eletrônico multiusuário em uma superfície de projeção multitoque. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

19.
Saulo de Souza Guerra F. de Castro e Tiago Martins Barbosa. RAPIDos: Recomendação Automática de produtos Interessantes em Dispositivos Móveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

20.
Beatriz Marília Ferreira Ribeiro. Autenticação Mútua de Dispositivos no Middleware uOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

21.
Lucas Caio André Lins. Fluxo de Dados Contínuo no Middleware uOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

22.
Lucas Paranhos Quintella. Conectividade em Ambientes Computacionalmente Ubíquos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

23.
Fernando Bergamos Mariani e Marcelo Nakamotome. Simulador de Fluxo de Pessoas em Ambientes Monitorados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

24.
Daniel Torres Cavalcante e Haina Castro. Motirõ - Uma ferramenta educacional ubíqua para edição colaborativa de textos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

25.
Estêvão Lamartine Nogueira Passarinho. Uma Proposta de Arquitetura Microkernel na Camada de Comunicação de Dados do Middleware UbiquitOS para Computação Ubíqua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

26.
Ilmar Ferreira Marques. I-Locate: Sistema de monitoramento e localização de usuários no HUB utilizando a tecnologia RFID. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

27.
Pedro Neiva Alves. Autenticação Mútua de Dispositivos para Ambientes de Computação Ubíqua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

28.
Álvaro Augusto Xavier dos Anjos Filho. UbiCamera - Um provider para smartspaces que utilizam o UbiquitOS como middleware. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

29.
Carolina Ribeiro de Enoki e Marcelo Bassani de Freitas. Estudo comparativo entre XML e JSON para protocolos em ambientes de computação ubíqua. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.

30.
Humphrey Fonseca. Computação Ubíqua: Desenvolvimento de uma aplicação para um ambiente de ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília. Orientador: Carla Denise Castanho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:27:46