Elvira Maria Alvarez Leite

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0669894042308197
  • Última atualização do currículo em 27/02/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972) e mestrado em Educacao pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Contábeis Milton Campos. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica; ensino de matemática; lógica transmissiva, jogos educativos e implantação de ciclos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elvira Maria Alvarez Leite
Nome em citações bibliográficas
Alvarez-Leite.E;Alvarez Leite, E.M.;LEITE, E.M.A.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Milton Campos, Faculdade de Administração Milton Campos.
Alameda Oscar Niemeyer - 61
Vila da Serra
34006056 - Nova Lima, MG - Brasil
Telefone: (31) 32891900


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2002
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A ruptura com a lógica transmissiva e a construção de novas práticas pedagógicas no ensino da matemática,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Anna Maria Salgueiro Caldeira.
Palavras-chave: Prática pedagógica; Ensino de Matemática; Lógica T.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1991
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1969 - 1972
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Palestra - Oficina de pesq.: Noções introdutórias para profs./pesquisadores. (Carga horária: 2h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
2016 - 2016
Workshop - Como elaborar questões modelo ENADE. (Carga horária: 3h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
2016 - 2016
Palestra - Repatriação de ativos. (Carga horária: 2h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
2016 - 2016
Palestra-Constr. de estereótipos - sist.de educação x mundo de negócios. (Carga horária: 3h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
2014 - 2014
Palestra - Docência no contexto da gestão universitária contemporânea. (Carga horária: 3h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
2013 - 2013
Palestra - A importância do desenvolvimento de competências. (Carga horária: 3h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
2006 - 2006
Palestra - Certificação digital. (Carga horária: 2h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
2006 - 2006
Palestra - A perspectiva de ensino superior para os próximo 10 anos. (Carga horária: 2h).
Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
1997 - 1997
Palestra - Lei de diretrizes e bases da educação nacional de 17/12/96. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1995 - 1995
DI - Fundamentos da Análise. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Matemática Comercial e Financeira. (Carga horária: 90h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1993 - 1993
Avaliação: da teoria a prática. (Carga horária: 30h).
Fundação AMAE para Educação e Cultura, FUNDAÇÃO AMAE, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Atualização - Tópicos selecionados de geometria plana e no espaço. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1984 - 1984
Tópicos de Geometria. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1983 - 1983
DI: Introdução as equações diferenciais ordinárias. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1982 - 1982
DI: Algebra Linear. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Milton Campos, FMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

04/2006 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutor de projeto

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1994 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora no Centro Pedagógico da UFMG

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutor de projeto

Atividades

03/2007 - 06/2010
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutor no Projeto Veredas - Formação superior de professores
02/2008 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

02/2008 - 06/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
02/1994 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
01/2002 - 06/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutor no Projeto Veredas - Formação superior de professores

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

02/2008 - 06/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2008 - 06/2008
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática

Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2001 - 07/2001
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algebra Linear
Matemática e Educação I , II, III

Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant, EEGCB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 40

Atividades

02/1999 - 07/1999
Treinamentos ministrados , Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de Professores de Matemática do Ensino Fundamental

Secretaria de Estado da Educação de Minas gerais, SEEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 8

Atividades

02/1998 - 12/1999
Treinamentos ministrados , Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores de Matemática do Ensino Fundamental

16ª Superintendência de Ensino de Minas Gerais, 16ª SEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 8

Atividades

10/1998 - 11/1998
Treinamentos ministrados , 16ª Superintendência de Ensino de Minas Gerais, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores de Matemática do Ensino Fundamental

CECIMIG, CECIMIG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 8

Atividades

02/1998 - 12/1999
Treinamentos ministrados , CECIMIG, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores de Matemática do Ensino Fundamental à distância
02/1994 - 12/1996
Treinamentos ministrados , CECIMIG, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores de Matemática do Ensino Fundamental

Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, CAPE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

02/1991 - 12/1992
Treinamentos ministrados , Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação PBH, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores de Matemática do Ensino Fundamental

Fundação Cultural de Belo Horizonte, FUNDAC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1994
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
1986 a 1994 - Ensino fundamental - Matemática - Escola Municipal Osvaldo Cruz 1995 a 1996 - Ensino fundamental - Matemática - Escola Municipal Humberto Castelo Branco

Atividades

04/1985 - 01/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/1991 - 12/1992
Treinamentos ministrados , Centro de aperfeiçoamento dos profissionais da educação - CAPE, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de professores de matemática do ensino fundamental

Colégio Marista Dom Silvério, CMDS, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1981
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

02/1979 - 11/1981
Ensino, Ensino Fundamental, Nível: Ensino Fundamental

Disciplinas ministradas
Matemática

Associação Civil das Irmãs Servas de Maria, ACISM, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/1978 - 09/1978
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Educandário São Geraldo Ltda, ESG, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1975
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

04/1974 - 01/1975
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto Santo Antônio de Pádua, ISAP, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1975
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/1974 - 04/1975
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/1972 - 02/1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Desenho


Linhas de pesquisa


1.
Teorias socioculturais de ensino-aprendizagem em matemática e ciência da natureza
2.
Participação, cognição e linguagem de contexto da educação matemática e ciências da natureza
3.
Formação de professores


Projetos de pesquisa


2008 - 2008
Educação Integral/Educação Integrada em Tempo Integral: Concepções e Práticas na Educação Brasileira
Descrição: Pesquisa que visou em um primeiro momento, mapear as experiências de educação integral e integrada desenvolvidas no país pelos sistemas públicos de ensino. Encomenda pelo MEC, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/SECAD, a pesquisa apresentou como objetivos a localização de avanços, debilidades e desafios vivenciados nestas experiências e o auxilio na construção de diretrizes para uma política pública de educação integral e integrada, a partir das experiências em curso; As atividades foram divididas numa fase quantitativa e outra qualitativa. A fase quantitativa teve por objetivo mapear os municípios brasileiros que apresentam experiências de jornada ampliada enquanto a fase qualitativa selecionou em todo o país, algumas experiências em curso, no intuito de conhecer melhor as suas características, formas de funcionamento, focando ainda nos resultados obtidos e nos desafios enfrentados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Aprendizagem situada:a questão da transferência de conhecimentos entre práticas matemáticas e científicas por alunos das séries finais do ensino fundamental
Descrição: Este projeto tem por objetivo central conduzir um ciclo de investigações relacionadas à transferência ou aplicabilidade de conhecimentos entre práticas de aprendizagem matemática e científica por alunos das séries finais do ensino fundamental. As investigações serão realizadas à luz de perspectivas de aprendizagem situada ou comunidades de prática, cujas idéias centrais são: a) parte de conhecimentos não pode ser desatrelada de suas práticas de produção, emprego ou uso; b) aprendizagem significa mudança de participação e formação de identidade em comunidades de práticas dinâmicas. A observação se dará nos moldes da pesquisa qualitativa, participante, de cunho marcadamente etnográfico. Adotaremos como foco de análise sistemas interativos que incluem indivíduos como participantes, interagindo uns com outros e com sistemas materiais e representacionais. Pretende-se, ainda, nesse estudo, produzir suporte empírico consistente para contribuir na proposição de práticas interdisciplinares, ou de enfoque globalizador, para as disciplinas de matemática e ciências da natureza nos ensinos fundamental e médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Elvira Maria Alvarez Leite - Integrante / Cristina de Castro Frade - Coordenador / Edmar Henrique Rabelo - Integrante / Heloisa Borges Nascentes Coelho - Integrante / Giselle Pereira pires - Integrante / Jorge Tarcisio da Rovha Falcão - Integrante / Selma A Moura Braga - Integrante / Peter Winbourne - Integrante / Milene Carneiro Machado - Integrante / Tânia Lima Costa - Integrante / Aline Amanda Sousa Sodre - Integrante / Diogo Alves de Faria Reis - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Projetos de extensão


2017 - 2017
APRENDENDO E ENSINANDO GEOMETRIA POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO.
Descrição: O projeto foi desenvolvido entre supervisores pedagógicos das escola públicas de Nova Lima - MG e tinha como objetivos: Apresentar aos educadores uma nova abordagem da Geometria. ? Apresentar e discutir a teoria dos Van Hiele, que aborda etapas necessárias a se vencer para que o educando aprenda e compreenda conteúdos geométricos. ? Conhecer, discutir e sanar dúvidas e deficiências dos cursistas sobre os temas abordados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Projeto Jardim?
Descrição: Projeto desenvolvido com os alunos das escolas públicas municipais de Nova Lima como parte das atividades da Semana Ciência e Tecnologia promovida pelo MEC/ CNPq, cujo tem era A Matemática está em tudo. O projeto tinha como objetivos: Estudar como encontrar o perímetro das principais figuras planas e suas áreas, através de uma abordagem concreta/ ? Desenvolver no aluno a capacidade de fazer descobertas sozinho, construindo assim seu próprio conhecimento. ? Verificar que a Matemática está presente no dia-a-dia de cada um. ? Desenvolver no aluno a capacidade de trabalhar em grupo. ? Aprender a utilizar escalas. ? Aprender o conceito de perímetro. ? Calcular o perímetro de algumas figuras planas. ? Calcular o comprimento de um círculo. ? Aprender o conceito de área. ? Calcular a área de algumas figuras planas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Alvarez-Leite.E2004 Alvarez-Leite.E. A aprendizagem da matemática e os princípios da nova escola. Revista da Faculdade de Direito Milton Campos, v. 11, p. 237-255, 2004.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Alvarez-Leite.E. Prova São Paulo 2012. 2013.

2.
Alvarez-Leite.E. Avaliação Campo Grande. 2013.

3.
Alvarez-Leite.E. Elaboração de itens. 2012.

4.
Alvarez-Leite.E. Vestibular Juiz de Fora. 2012.

5.
Alvarez-Leite.E. Concurso Uberaba. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
LEITE, E.M.A.. Conjuntos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
LEITE, E.M.A.. Funções. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
LEITE, E.M.A.. Função do 1º grau. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
LEITE, E.M.A.. Aplicações da função do 1º grau à Economia e Administração. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

5.
LEITE, E.M.A.. Função do 2º grau. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

6.
LEITE, E.M.A.. Aplicações da função do 2º grau. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

7.
LEITE, E.M.A.. Função exponencial. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
LEITE, E.M.A.. Função logarítmica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
LEITE, E.M.A.. Limítes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

10.
LEITE, E.M.A.. Aplicações das derivadas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

11.
LEITE, E.M.A.. Derivadas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

12.
Alvarez-Leite.E. Matemática I. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

13.
LEITE, E.M.A.. Fundamentos do Ensino da Matemática III - Iniciação a Álgebra. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
LEITE, E.M.A.. Metodologia da Matemática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
LEITE, E.M.A.. Relato de experiência: Projeto Jardim. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
Alvarez-Leite.E. Ponto, reta e plano. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

17.
Alvarez-Leite.E. Semi retas e segmentos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

18.
Alvarez-Leite.E. Ângulos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didátco).

19.
Alvarez-Leite.E. Congruência de Triângulos. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

20.
Alvarez-Leite.E. Semelhança de Triângulos. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

21.
Alvarez-Leite.E. Números racionais positivos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

22.
Alvarez-Leite.E. Leitura, Interpretação e construção de gráficos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Apostila).

Demais trabalhos
1.
Alvarez-Leite.E; CALDEIRA, A. M. S. . A RUPTURA COM A LÓGICA TRANSMISSIVAE A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2002 (DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEITE, E.M.A.. Participação em banca de Gisele Andrade Eleutério Paixão.A importância da elaboração do orçamento empresarial para a longevidade das empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

2.
RAMOS, I. I.; LEITE, E.M.A.; AVELAR, M. D. C.. Participação em banca de Marcus Vinicius Braga Silva.Importância do setor de compras em uma mineradora de grande porte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

3.
RAMOS, I. I.; LEITE, E.M.A.; AVELAR, M. D. C.. Participação em banca de Marcelo da Silva Dantas.A importância da capacitação dos profissionais na execução das atividades em espaço confinado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

4.
TOUSSAINT, P. S.; MACINTYRE, A. B. L.; LEITE, E.M.A.. Participação em banca de Renata Flávia de Oliveira.A importância das demonstrações contábeis para os administradores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.

5.
RAMOS, I. I.; LEITE, E.M.A.; FERREIRA, S. A. B.. Participação em banca de Érica Cristina Silva.Administração de contas a receber. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Milton Campos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEITE, E.M.A.. Professor da carreira de magistério de I e II graus. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
LEITE, E.M.A.. Seleção de monitor do Programa de Monitoria para o Núcleo de Matemática. 1997. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana de Capacitação de Docentes. 2016. (Outra).

2.
X Semana Milton Campos. 2016. (Outra).

3.
Dinâmica para Avaliação da Disciplina Matemática. 2012. (Outra).

4.
Oficina de Elaboração de Itens 2012.Participou como especialista em matemática. 2012. (Oficina).

5.
II Seminário Internacional Teias de Cidadania.Mesa de diálogo - A educação integral no Brasil: Avanços e Desafios. 2010. (Seminário).

6.
Debate Acadêmico sobre Prevenção e Combate à Corrupção. 2008. (Outra).

7.
IV Iberoamerican Conference on Complex Geometry / I Seminário de Ensino de Geometria. 2007. (Congresso).

8.
Workshop Internacional sobre Implantação de Centros e Museus Interativos de Ciência e Tecnologia. 2006. (Outra).

9.
1º Encontro Nacional sobre Aprendizagem Significativa. 2005. (Encontro).

10.
Seminário 2004 do Fórum Permanente de Formação Continuada de Professores da UFMG. 2004. (Outra).

11.
Colóquio sobre Pesquisa em Educação. 2003. (Outra).

12.
III Encontro Mineiro de Educação Matemática: - Desafios atuais do professor de matemática.Relato de experiência Projeto Jardim. 2003. (Encontro).

13.
I Seminário Anual de Implantação do Projeto Veredas na FaE/UFMG. 2002. (Seminário).

14.
Seminário interno - Integração Pedagógica. 2002. (Seminário).

15.
1ª Reunião Anual da UFMG Jovem.Oficina HUM05 - Entendendo e construindo informações em forma de tabelas e gráficos. 1999. (Outra).

16.
Encontro de Matemática. 1998. (Encontro).

17.
1º Encontro Mineiro de Educação Matemática. 1997. (Encontro).

18.
Seminário interno do Centro Pedagógico - Escola de 1º grau. 1997. (Seminário).

19.
20º Colóquio Brasileiro de Matemática. 1995. (Outra).

20.
IX Semana do Instituto de Matemática e Física. 1994. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, E.M.A.. Fórum de Educação Integral. 2010. (Outro).

2.
LEITE, E.M.A.. X Encontro de Extensão - Semana do Conhecimento e Cultura. 2007. (Outro).

3.
LEITE, E.M.A.. UFMG Jovem e Feira de Ciências da Educação Básica de Minas Gerais FECEB-MG. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
AdrianaRamiro Ribeiro. A Unidade Municipal de Educação Infantil: uma possível porta de entrada para a língua estrangeira. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso superior de formação de professores) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Solange de Oliveira Magalhães. O computador na Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

2.
Helenice Maria Ferreira Lopes. Educação lúdica: algumas reflexões sobre a influência dos jogos no processo de alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

3.
Kátia de Morais Fagundes. Inclusão Escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

4.
Luíza Maria de Souza Gomes. O sistema de ciclo e a formação profissional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

5.
Marelete Maria Cardoso de Oliveira. Estratégias de atendimento à criança: um recorte sobre a inclusão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

6.
Milsy Teixeira Passos. Possíveis relações entre a retenção e o fracasso/sucesso escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

7.
Vanete Madalena Vieira Silva. Dificuldades no desenvolvimento da escrita: o uso da letra R. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.

8.
Tânia Maria de Abreu Lobato. Educação Inclusiva e participação da família. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Elvira Maria Alvarez Leite.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 1:46:19