Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato

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  • Última atualização do currículo em 20/02/2018


Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é fonoaudióloga com atuação em Clínica Fonoaudiológica com experiência na área de Fonoaudiologia e de Linguística, com ênfase em Afasia, Voz, Linguagem Oral e Linguagem Escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato
Nome em citações bibliográficas
CAZELATO, S. E. O.;CAZELATO, S.

Endereço


Endereço Profissional
Clínica Particular.
Rua Groenlândia, 552
Jardim América
01434000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38849555


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não afásicos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Edwiges Maria Morato.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Afasia; paródia; provérbios parodiados; Cognição; Significação; Reflexividade Enunciativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Neurociências.
2001 - 2003
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um estudo enunciativo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Edwiges Maria Morato.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Afasia; Provérbios equivalentes; Meta-enunciação; Significação; Sentido.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Setores de atividade: Outro; Neurociências.
1992 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1992 - 1995
Graduação em Fonoaudiologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Neurolingüística.


Formação Complementar


2017 - 2017
Deglutição e Disfagia de A a Z: Curso de Atualização Intensiva sobre Deglut. (Carga horária: 56h).
GEAD Cursos em Fonoaudiologia, GEAD, Brasil.
2003 - 2003
Terapia do Processamento Auditivo nos Distúrbios d. (Carga horária: 9h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
2001 - 2001
Atualização Clínica e Pesquisa na Área de Voz. (Carga horária: 15h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
2000 - 2000
Programa Computadorizado de Análise Vocal Gram 5 1. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
2000 - 2000
Atualização em Laringe e Voz. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Lee Silverman Voice Treatment Lsvt.
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
1999 - 1999
Correlatos Acústicos Auditivos e Visuais nas Disfo. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
1998 - 1999
Aperfeiçoamento Em Voz. (Carga horária: 625h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
1998 - 1998
O Melhor Que VI e Ouvi II Atualização Em Laringe e. (Carga horária: 18h).
Centro de Estudos da Voz, CEV, Brasil.
1997 - 1997
As bases para a terapia miofuncional e oclusão. (Carga horária: 120h).
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional Ribeirão Preto, APCD, Brasil.


Atuação Profissional



Clínica Fonoaudiológica, FONOAUDIOLOGIA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 44


Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 34
Outras informações
Professor das disciplinas: Voz Estética, Distúrbios da Voz e Reabilitação; Estágio Supervisionado de Voz I; Estágio Supervisionado de Voz II; Neurologia Aplicada: Distúrbios e Reabilitação; Estágio Supervisionado de Neurologia Aplicada I; Estágio Supervisionado de Neurologia Aplicada II; Estudos de Casos Clínicos II; Fonoaudiologia Hospitalar; Avaliação Fonoaudiológica II.

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo de Casos Clínicos II
Avaliação Fonoaudiológica II
Estágio Supervisionado de Neurologia Aplicada II
Estágio Supervisionado de Voz II
Estágio Supervisionado de Neurologia Aplicada I
Estágio Supervisionado de Voz I
Voz Estética, Distúrbios da Voz e Reabilitação

Clínica Fonoaudiológica, FONOTERAPIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 25
Outras informações
Terapia Fonoaudiológica realizada em clínica particular ou atendimento domiciliar.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 20
Outras informações
Terapia Fonoaudiológica realizada em clínica particular e atendimento domiciliar.

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 36
Outras informações
Terapia Fonoaudiológica nas áreas de Deglutição Atípica (trabalho conjunto com a Ortodontia), Fala (Distúrbio Articulatório), Leitura e Escrita e Voz (reabilitação nos casos de Disfonias e trabalho de impostação vocal) em clínica particular.

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento fonoaudiológico em Posto de Saúde na Prefeitura Municipal de Jacutinga (MG).

Atividades

10/1996 - 2/2001
Serviços técnicos especializados , Particular, .

Serviço realizado
Terapia Fonoadiológica.
8/2000 - 12/2000
Treinamentos ministrados , Particular, .

Treinamentos ministrados
Curso de Educação da Voz Falada


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Análise Acústica da Voz: estudo dos efeitos da fonoterapia em pacientes atendidos em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia
Descrição: O aprimoramento da tecnologia e da ciência proporciona aos profissionais envolvidos em avaliação e reabilitação vocal subsídios que propiciam uma análise mais completa. A avaliação acústica auxilia de maneira objetiva no diagnóstico precoce das alterações vocais e nos processos de reabilitação. Por meio da análise acústica da voz, pretende-se estudar os achados vocais alterados, bem como os efeitos benéficos da terapia de voz. Este estudo consistiu em analisar 10 vozes gravadas em áudio de indivíduos em atendimento ou que receberam atendimento fonoaudiológico, as quais foram gravadas no início e/ou durante o processo de reabilitação. Também foram utilizados os prontuários dos pacientes para verificação do laudo otorrinolaringológico e achados fonoaudiológicos. As variáveis acústicas utilizadas para análise das vozes foram: forma e continuidade do traçado harmônico, presença de ruído, frequência fundamental e suas variantes jitter e shimmer, intensidade e qualidade da voz. Para a análise desses parâmetros usamos um sistema de análise computadorizada, o software VOXMETRIA, o qual gera a imagem espectrográfica do som, permitindo visualização e manipulação das amostras. Os dados obtidos dos momentos pré e pós fonoterapia foram submetidos à análise percentual, em que se buscou observar, caracterizar e comparar as eventuais diferenças de padrões vocais por diagnóstico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Coordenador / Thaís Andréia Dumont - Integrante.
2011 - 2011
A linguagem na interação entre afásicos e não afásicos
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um estudo da linguagem na interação entre afásicos e não afásicos, para observar a compreensão e a expressão de processos simbólicos, não apenas a aquisição de conhecimentos novos ou a reestruturação de conhecimentos existentes, mas também o desenvolvimento da capacidade incessante de compreender, refletir sobre e com a linguagem. Os dados dos processos interativos e de linguagem foram analisados a partir de uma perspectiva sócio-cognitiva e interacional dos processos interativos com ênfase na compreensão e expressão de processos simbólicos, entre eles a linguagem, no contexto das afasias, nas situações de práticas interativo-discursivas entre sujeitos afásicos e não afásicos. Pretendemos analisar o funcionamento da linguagem na construção do sentido pelos sujeitos nas situações interativas para melhor compreender os aspectos da relação entre linguagem e cognição em situações interativo-discursivas no contexto patológico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Coordenador / Natália Pereira Gil - Integrante / Vanessa Kelem de Souza Sabino - Integrante / Juliana de Lima Oliveira - Integrante / Ariane de Oliveira Sierra - Integrante.
2011 - 2011
A presença de distúrbios vocais em professores universitários e não-professores de uma cidade do interior do estado de São Paulo
Descrição: Dentre as inúmeras profissões que fazem uso da voz como instrumento de trabalho são os professores, e muitas das atividades verbais utilizadas por eles são incompatíveis com a saúde vocal, podendo produzir um distúrbio vocal. O conhecimento sobre uma voz saudável é de extrema importância para quem pretende trabalhar na carreira docente e a observação do comportamento vocal deve tornar-se hábito constante no desempenho da função profissional. Esta pesquisa busca detectar sinais de alterações vocais que apresentam professores universitários e indivíduos de outras profissões e podem estar afetando sua vida nos aspectos profissional, social e emocional. Este estudo replicou a pesquisa de Fabiana Zambon e Mara Behlau (2010), ?A voz do professor: Aspectos do Sofrimento Vocal Profissional?. Foi utilizado um questionário organizado a partir deste referido estudo, composto de 13 perguntas referentes aos sinais e sintomas apresentados pelos participantes, relação da voz e trabalho, hábitos vocais e saúde geral. Participaram deste estudo 40 professores universitários e 40 não-professores. Foram comparados os dois grupos com o objetivo de verificar a frequência de sinais de queixas vocais e sua possível relação com o uso da voz no âmbito profissional. Os dados foram analisados por meio de porcentagens e discussão qualitativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Coordenador / Carla Cristina Dias Silva - Integrante.
2011 - 2011
O estudante de radiojornalismo e o conhecimento em relação ao uso da voz profissional
Descrição: Os profissionais e os estudantes do curso de Comunicação Social na área de Radiojornalismo, muitas vezes, não têm um treinamento prévio e desconhecem as noções básicas de higiene vocal, o trabalho de narração e o de interpretação de acordo com o programa e o tipo de reportagem. O trabalho fonoaudiológico procura orientar e realizar um programa de preparação vocal para a prevenção de problemas de voz e a manutenção de uma qualidade vocal adequada ao uso profissional. No presente trabalho, temos como objetivo verificar o conhecimento que o estudante de Comunicação Social tem sobre o uso correto da voz profissional. Para a coleta dos dados elaboramos um questionário para 60 estudantes do 5º ao 8º termos do curso de Comunicação Social de uma Universidade particular do interior do estado de São Paulo. Os dados coletados foram analisados mediante a descrição e discussão dos dados e a realização da porcentagem dos resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Coordenador / Ana Lucia Fernandes - Integrante.
2010 - 2012
Processos Referenciais Implícitos na conversação entre sujeitos afásicos e não-afásicos
Descrição: O objetivo deste projeto, desenvolvido a partir da agenda atual de preocupações teórico-metodológicas relativas ao campo de estudos neurolinguísticos - dedicado ao estudo das relações entre linguagem, cérebro e cognição em contextos normais e patológicos ? foi discutir a participação de processos implícitos, de ordem textual, pragmática e multimodal nos atos de referenciação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Integrante / Edwiges Maria Morato - Coordenador / Heloísa de Oliveira Macedo - Integrante / Ana Lucia Tubero - Integrante / Anna Christina Bentes - Integrante / Caio Cesar Costa Ribeiro Mira - Integrante / Erik Fernando Miletta Martins - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2007 - 2009
Significação, Interação e Cognição: A dimensão multimodal de práticas interativas de afásicos e não-afásicos
Descrição: O projeto teve por objeto analisar os processos de significação observados nas interações desenvolvidas no Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Nosso corpus foi, pois constituído de interações entre pessoas afásicas e não afásicas que frequentam este Centro, que funciona nas dependências do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nestas interações, mais especificamente, pretendemos focalizar processos verbais e não-verbais ? aspectos linguísticos, gestuais, posturais ? envolvidos na construção das práticas lingüístico-interacionais. Dito de outra forma, a partir da articulação teórico-metodológica relativa à coleta, ao tratamento e à exploração do corpus, este projeto teve como objetivo tratar da dimensão multimodal das práticas linguístico-interacionais, de modo a estreitar, dentro de uma perspectiva interacionista, de inspiração vygotskyana, as relações entre linguagem e cognição no contexto de práticas sociais. Chamada também em linhas gerias de sócio-cognitiva, essa perspectiva incorpora aspectos sócio-culturais e linguístico-interacionais à compreensão da problemática cognitiva, investindo no domínio empírico com base na hipótese de que nossos processos cognitivos se constituem em sociedade e no decurso das interações e práticas sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Competência e Metalinguagem no contexto de práticas interativas de afásicos e não-afásicos
Descrição: Operações meta-enunciativas na produção e interpretação de expressões formulaicas por afásicos e não afásicos (Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato e Camila Polon Donzeli) No contexto da pesquisa mais ampla, este estudo se propôs a analisar o trabalho realizado por sujeitos afásicos e não afásicos na produção e interpretação linguístico-discursiva de expressões formulaicas, mais especificamente enunciados proverbiais, expressões idiomáticas, expressões metafóricas, slogans e gírias, que emergem espontaneamente em meio às práticas discursivas do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), focalizando aqui processos linguísticos e sócio-cognitivos envolvidos na metaforicidade, a emergência e mobilização dos processos meta no funcionamento da linguagem e o estudo da natureza pragmático-discursiva da competência relativamente à linguagem. Para uma perspectiva enunciativa, a produção e a interpretação de expressões formulaicas possibilitam a análise dos processos meta (metalinguístico, metaenunciativo, metadiscursivo), os quais, de acordo com Morato (2001), demandam diferentes níveis de reflexão dos sujeitos sobre a linguagem, o que envolve um trabalho sobre a língua e sua exterioridade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não afásicos
Descrição: A pesquisa do Doutorado teve como objetivo identificar e analisar processos de significação no contexto das afasias, destacando aspectos linguístico-pragmáticos da interpretação e manipulação enunciativa de sentidos veiculados nas paródias proverbiais por sujeitos afásicos e não afásicos. O que interessou foram alguns fenômenos característicos da paródia presentes na interpretação de provérbios parodiados, tais como: diferentes processos meta (linguístico, pragmático, enunciativo, discursivo), intertextualidade, inferenciação, graus de metaforicidade e de cristalização linguístico-discursiva. Nosso objetivo foi estudar o trabalho linguístico-cognitivo implicado na interpretação dos enunciados proverbiais parodiados de forma a reafirmar a relevância do provérbio e da proverbialização para os estudos neurolinguísticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Integrante / Edwiges Maria Morato - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - 2005
Das relações entre competência e linguagem: análise das atividades discursivas do Centro de Convivência de Afásicos
Descrição: As expressões formulaicas na linguagem de sujeitos afásicos (Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato e Camila Polon Donzeli) Esse estudo se propôs a analisar a ocorrência espontânea de expressões formulaicas, os chamados idiomatismos ou expressões idiomáticas, bem como os enunciados proverbiais por sujeitos afásicos, para discutir a afirmação corrente de que os sujeitos afásicos, por terem dificuldades de realizar operações metalinguísticas (Cf. Lebrun, 1981; Jakobson, 1981), não seriam mais capazes de interpretar ou lançar mão espontaneamente de sentidos metafóricos ou implicados. Estudar a ocorrência espontânea das expressões formulaicas no contexto patológico, possibilita o estudo da competência relativamente à linguagem que vai além do que é linguístico e cognitivo, pois coloca em relação os processos linguístico-cognitivos envolvidos nas ações simbólicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um estudo enunciativo
Descrição: A pesquisa do Mestrado teve como objetivo o estudo dos processos de significação em jogo na interpretação e manipulação linguístico-discursiva de enunciados proverbiais realizado por sujeitos afásicos, mais precisamente, de provérbios equivalentes. O que interessou analisar aqui foi o percurso enunciativo realizado por sujeitos afásicos quando reconheceram ou demonstraram uma tentativa de reconhecimento de determinado enunciado proverbial e seu "correspondente" semântico-pragmático (o "provérbio equivalente"). Além disso, procurei verificar se o tipo de afasia apresentado pelos sujeitos interfere na capacidade semântico-pragmática de selecionar provérbios equivalentes. Na análise dos dados linguísticos obtidos a partir do Protocolo de estudo, elaborado especialmente para esta pesquisa, observou-se consistência e semelhança nas respostas dos afásicos e dos não-afásicos na escolha de provérbios centralmente relevantes e marginalmente relevantes em relação a equivalência semântico-pragmática com o provérbio alvo. Além disso, a equivalência entre os provérbios se deu tanto entre provérbios mais metafóricos quanto menos metafóricos, sejam eles centralmente relevantes ou marginalmente relevantes. É relevante para o estudo que se empreende aqui a observação de que os sujeitos compreendem os provérbios (aderem ou estabelecem uma equivalência entre eles) somente se interpretam os contextos nos quais são produzidos. Isso está de acordo com Parret (1988), quando afirma que a compreensão (fundamental nas atividades interpretativas), ?como uma habilidade é uma prática-no-mundo, e não uma atividade atuando com elementos mentais primitivos?. A enunciação proverbial (suposta na interpretação do provérbio), sendo essencialmente performativa, não pode ser analisada como meramente inferencial (no sentido da inferência lógica)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Integrante / Edwiges Maria Morato - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
1998 - 1998
Estudo de formas meta-enunciativas em sujeitos afásicos: a enunciação proverbial
Descrição: Este estudo teve como objetivo analisar a enunciação proverbial enquanto processo meta-enunciativo em sujeitos afásicos que frequentam o Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Para tanto, procurei proceder à análise dos processos de significação implicados no trabalho linguístico-cognitivo requerido na interpretação de um conjunto previamente selecionado de provérbios. O objetivo geral foi obter dados teórico-metodológicos que descrevessem o cárater meta-enunciativo do provérbio e as possibilidades que se abrem para a investigação do componente ?meta? em Neurolinguística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato - Integrante / Edwiges Maria Morato - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Voz.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Afasia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem Oral.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem escrita.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Doutora em Linguística, Universidade Estadual de Campinas.
2003
Mestre em Linguística, Universidade Estadual de Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAZELATO, S.2012CAZELATO, S.. The Parodized Proverbs Protocol: The Interpretation and Enunciative Manipulation of Parodized Proverbs by Aphasic Subjects. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 61, p. 234-235, 2012.

2.
MORATO, E. M.2012 MORATO, E. M. ; Bentes, A. C. ; Tubero, A. L. ; Macedo, H. O. ; CAZELATO, S. E. O. ; MIRA, C. C. C. R. ; MARTINS, E. F. M. . Processos implícitos, contextuais e multimodais na construção referencial em conversações entre afásicos e não afásicos: Relato de Pesquisa. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 12, p. 711-742, 2012.

3.
CAZELATO, S. E. O.;CAZELATO, S.2011CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não afásicos: a reflexividade da linguagem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 40, p. 981-990, 2011.

4.
CAZELATO, S. E. O.;CAZELATO, S.2009CAZELATO, S. E. O.. A cristalização dos provérbios e sua vigência nas práticas de gêneros textuais ou práticas comunicativas. Sínteses (UNICAMP. Online), v. 14, p. 86-104, 2009.

5.
CAZELATO, S. E. O.;CAZELATO, S.2006CAZELATO, S. E. O.. A ocorrência espontânea de expressões formulaicas no contexto patológico: estudo da competência pragmático-discursiva. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. XXXV, p. 1786-1792, 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAZELATO, S. E. O.. Interpretation of proverbs: the sociocognitive journey in the relation of meaning among proverbs carried out by aphasic subjects. In: 7th Interdisciplinary Colloquium on Proverbs, 2014, Tavira - Portugal. 7th Interdisciplinary Colloquium on Proverbs ACTAS ICP13 Proceedings. Tavira: Tavira: AIP-IAP, 2013.

2.
CAZELATO, S. E. O.; Tubero, A. L. ; Macedo, H. O. . Análise de processos multimodais na interação multipartilhada entre afásicos e não afásicos. In: VIIth GSCP International Conference, 2012, Belo Horizonte. Proceedings of the VIIth GSCP International Conference: Speech and Corpora. Firenze: Firenze University Press, 2012. p. 1-471.

3.
CAZELATO, S. E. O.. Os mapeamentos discursivos na interpretação de provérbios por sujeitos afásicos e não afásicos. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL, 2011, Alcalá de Henares. Actas del XVI Congreso de La Associación de Linguística y Filologia de la America Latina. Alcalá de Henares: Obras Coletivas de Humanidades 28, 2011. v. 28. p. 861-870.

4.
CAZELATO, S. E. O.. A paródia de provérbios recusada por sujeitos afásicos e não afásicos: a preservação do universo discursivo do enunciado original na interpretação de enunciados parodiados. In: Abralin, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da Abralin, 2009. p. 1786-1792.

5.
CAZELATO, S. E. O.. The interpretation of parodized proverbs by aphasics. In: 2nd International Clinical Linguistics Conference, 2009, Madri. Actas del II Congreso Internacional de Lingüística Clínica. Madri: Euphonia Ediciones, 2009. v. 2. p. 455-460.

6.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios parodiados por sujeitos afásicos e não afásicos. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filologia de América Latina, 2008, Montevideo. XV ALFAL, 2008.

7.
CAZELATO, S. E. O.. O grau de metaforicidade e a interpretação de provérbios por afásicos. In: II Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2006, Niterói. Anais do II Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Niterói: Niterói Assel-Rio, 2006. v. 1.

8.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos. In: VIII International Symposium on Social Communication, 2003, Santiago de Cuba. Anais do VIII International Symposium on Social Communication, 2003. p. 668-672.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAZELATO, S. E. O.. The Parodized Proverbs Protocol: the interpretation and enunciative manipulation of parodized proverbs by aphasic subjects. In: 50th Academy of Aphasia, 2012, San Francisco. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 2012. v. 61. p. 234-235.

2.
CAZELATO, S. E. O.. A dimensão discursiva da metáfora na interpretação de provérbios. In: V Conferência Linguística e Cognição, 2010, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis, 2010. p. 88-89.

3.
CAZELATO, S. E. O.; OLIVEIRA, L. . A presença de disfonia em crianças com rinite alérgica. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2010, Presidente Prudente. Ética e Biodiversidade: os desafios contemporâneos da educação. Presidente Prudente: Universidade do Oeste Paulista, 2010. p. 441-441.

4.
CAZELATO, S. E. O.; SANTANA, A. P. . As dificuldades relacionadas à voz, fala e deglutição encontradas pelos indivíduos laringectomizados. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2010, Presidente Prudente. Ética e Biodiversidade: os desafios contemporâneos da educação. Presidente Prudente: Universidade do Oeste Paulista, 2010. p. 443-443.

5.
CAZELATO, S. E. O.; Saturno, R. ; Lazaretti, A. C. . O trabalho de preparação vocal do profissional de rádio. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2010, Presidente Prudente. Ética e Biodiversidade: os desafios contemporâneos da educação. Presidente Prudente: Universidade do Oeste Paulista, 2010. p. 451-451.

6.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios parodiados por sujeitos afásicos e não afásicos. In: XV Congreso Internacional de La Asociácion de Lingüística y Filologia de America Latina, 2008, Montevideo. XV ALFAL, 2008. p. 83-83.

7.
CAZELATO, S. E. O.. Graus de metaforicidade e de cristalização lingüístico-discursiva de provérbios na interpretação de provérbios parodiados por sujeitos afásicos e não afásicos. In: III Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2008, Fortaleza. III Congresso internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Fortaleza, 2008.

8.
CAZELATO, S. E. O.; DONZELI, C. P. . As operações meta-enunciativas na interpretação e manipulação de expressões formulaicas por afásicos: uma competência relativamente à linguagem. In: V Congresso Internacional da ABRALIN, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2008. p. 684-685.

9.
CAZELATO, S. E. O.; DONZELI, C. P. . A interpretação e manipulação de expressões formulaicas nas práticas discursivas do Centro de Convivência de Afásicos. In: 16o InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos, 2007. p. 445-445.

10.
CAZELATO, S. E. O.. A ocorrência espontânea de expressões formulaicas no contexto patológico. In: 53 GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2005, São Carlos. 53 Seminário do GEL. Campinas: Mercado de Letras, 2005. v. 53. p. 112-112.

11.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios (mais ou menos metafóricos) por afásicos. In: II Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2005, Niterói. Caderno de Resumos, 2005. v. 2. p. 67-68.

12.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um lugar do discurso sobre a prática da linguagem para a constituição do sentido e da significação. In: 52 GEL- Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2004, Campinas. 52 Seminario do GEL. Campinas: Mercado de Letras, 2004. v. 52. p. 392-393.

13.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um estudo enunciativo. In: 51 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2003, Taubaté. 51 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2003. p. 373-373.

14.
CAZELATO, S. E. O.. Estudo de formas meta-enunciativas: o trabalho lingüístico-discursivo de provérbios equivalentes por sujeitos afásicos. In: 50 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2002, São Paulo. 50 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2002. p. 82-82.

Apresentações de Trabalho
1.
Tubero, A. L. ; CAZELATO, S. E. O. . Portal da Afasia - um Site sobre Afasia e Afásicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAZELATO, S. E. O.. Interpretation of Proverbs: the sociocognitive journey in the relation of meaning among proverbs carried out by aphasic subjects. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAZELATO, S. E. O.; Tubero, A. L. ; Macedo, H. O. . Análise de processos multimodais na interação entre afásicos e não afásicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAZELATO, S. E. O.. The Parodized Proverbs Protocol: the interpretation and enunciative manipulation of parodized proverbs by aphasic subjects. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAZELATO, S. E. O.. As relações de sentido entre provérbios realizada por afásicos e não afásicos: uma articulação entre discurso e cognição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CAZELATO, S. E. O.. Os mapeamentos discursivos na interpretação de provérbios por sujeitos afásicos e não afásicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CAZELATO, S. E. O.. Protocolo de Provérbios Equivalentes e Protocolo de Provérbios Parodiados: resultados da aplicação com sujeitos afásicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CAZELATO, S. E. O.; GIL, N. P. ; SIERRA, A. O. ; OLIVEIRA, J. L. ; SABINO, V. K. S. . A linguagem na interação entre afásicos e não afásicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Dumont, T. A. ; CAZELATO, S. E. O. . Análise Acústica da Voz: Estudo dos efeitos da Fonoterapia em pacientes atendidos em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FERNANDES, A. L. ; CAZELATO, S. E. O. . O estudante de Radiojornalismo e o conhecimento em relação ao uso da Voz Profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, C. C. D. ; CAZELATO, S. E. O. . A presença de distúrbios vocais em professores universitários e não-professores de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CAZELATO, S. E. O.. The metaphorical and discoursive mapping in the interpretation of proverbs by aphasics and non aphasics. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não afásicos: a reflexividade da linguagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios e as relações de sentido entre provérbios por sujeitos afásicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CAZELATO, S. E. O.; MORATO, E. M. ; TAGLIAFERRI, R. C. S. ; SE, E. G. . As relações entre o normal e o patológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTANA, A. P. ; CAZELATO, S. E. O. . As dificuldades relacinada à voz, fala e deglutição encontradas pelos indivíduos laringectomizados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, L. ; CAZELATO, S. E. O. . A presença de disfonia em crianças com rinite alérgica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CAZELATO, S. E. O.. The discursive dimension of metaphor in the interpretation of proverbs. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Lazaretti, A. C. ; Saturno, R. ; CAZELATO, S. E. O. . O trabalho de preparação vocal do profissional de rádio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CAZELATO, S. E. O.. A paródia de provérbios recusada por sujeitos afásicos e não afásicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CAZELATO, S. E. O.. The interpretation of parodized proverbs by aphasics. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CAZELATO, S. E. O.; DONZELI, C. P. ; Tubero, A. L. . Topicalidade e metaforicidade: questões semântico-pragmáticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios parodiados por sujeitos afásicos e não afásicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios no estudo das afasias: resultados da aplicação do Protocolo de Provérbios Parodiados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MORATO, E. M. ; Macedo, H. O. ; CAZELATO, S. E. O. ; Vezali, P. ; DONZELI, C. P. . Cognição, Interação e Significação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
CAZELATO, S. E. O.. Graus de metaforicidade e de cristalização lingüístico-discursiva de provérbios na interpretação de provérbios parodiados por sujeitos afásicos e não afásicos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CAZELATO, S. E. O.; DONZELI, C. P. . A interpretação e manipulação de expressões formulaicas nas práticas discursivas do Centro de Convivência de Afásicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CAZELATO, S. E. O.; DONZELI, C. P. . As operações meta-enunciativas na interpretação e manipulação de expressões formulaicas por afásicos: uma competência relativamente à linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
CAZELATO, S. E. O.; DONZELI, C. P. . A ocorrência espontânea de expressões formulaicas no Centro de Convivência de Afásicos e não-afásicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
CAZELATO, S. E. O.; DONZELI, C. P. . Operações meta-enunciativas na produção e interpretação de expressões formulaicas por sujeitos afásicos no Centro de Convivência de Afásicos (CCA ? IEL/UNICAMP). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
CAZELATO, S. E. O.. A referenciação na interpretação de enunciados proverbiais por afásicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
CAZELATO, S. E. O.. A ocorrência espontânea de expressões formulaicas no contexto patológico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios (mais ou menos metafóricos) por afásicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não-afásicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios equivalentes por sujeitos afásicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um lugar do discurso sobre a prática da linguagem para a constituição do sentido e da significação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
CAZELATO, S. E. O.. Estudo do trabalho lingüístico-discursivo realizado por afásicos com provérbios equivalentes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
CAZELATO, S. E. O.. Estudo da interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um estudo enunciativo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
CAZELATO, S. E. O.. Estudo da interpretação de provérbios equivalentes por afásicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
CAZELATO, S. E. O.. Estudo de formas meta-enunciativas: o trabalho lingüístico-discursivo de provérbios equivalentes por sujeitos afásicos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
CAZELATO, S. E. O.. Estudo de formas meta-enunciativas: o. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
CAZELATO, S. E. O.. Formas meta-enunciativas nas afasias: da língua ao discurso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAZELATO, S. E. O.. Comissão de Pareceristas do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE. 2011.

2.
CAZELATO, S. E. O.. Parecerista Técnio-Científico. 2011.

3.
CAZELATO, S. E. O.. Parecerista Técnico-Científico. 2010.

4.
CAZELATO, S. E. O.. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE/2010. 2010.

5.
CAZELATO, S. E. O.. Comissão de Pesquisa do Curso de Fonoaudiologia. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAZELATO, S. E. O.. Aprenda a cuidar da voz. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Tubero, A. L. ; CAZELATO, S. E. O. . Portal da Afasia. 2014; Tema: Afasia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, L. ; CAZELATO, S. E. O. . A presença de disfonia em crianças com rinite alérgica. 2011. (Relatório de pesquisa).

2.
SANTANA, A. P. ; CAZELATO, S. E. O. . As dificuldades relacionadas à voz, fala e deglutição encontradas pelos indivíduos laringectomizados. 2011. (Relatório de pesquisa).

3.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não afásicos. 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
MORATO, E. M. ; CAZELATO, S. E. O. ; Cruz, Fernanda M. ; DONZELI, C. P. ; Macedo, H. O. ; Vezali, P. ; Viscardi, J. ; Tubero, A. L. . Competência e Metalinguagem no contexto de práticas interativas de afásicos e não-afásicos. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
MORATO, E. M. ; Bassi, E. ; CAZELATO, S. E. O. ; Calligaris, J. ; Cruz, Fernanda M. ; Macedo, H. O. ; Novaes Pinto, R. do C. ; Reisdorfer, I. M. ; Santana, Ana Paula ; DONZELI, C. P. ; Tavares, E. . Das relações entre competência e linguagem: análise das atividades discursivas do Centro de Convivência de Afásicos (CCA-IEL/UNICAMP). 2005. (Relatório de pesquisa).

6.
CAZELATO, S. E. O.. A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um estudo enunciativo. 2003. (Relatório de pesquisa).

7.
CAZELATO, S. E. O.; MORATO, E. M. . Estudo de formas meta-enunciativas em sujeitos afásicos: a enunciação proverbial. 1998. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RAJER, F.; MORATO, E. M.; CAZELATO, S. E. O.; Araújo, C. R. R.. Participação em banca de Franco Rajer. A realidade semiológica da anomia. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
MORATO, E. M.; STELLA, F.; CAZELATO, S. E. O.; Bentes, A. C.; LINS, M. da P. P.. Participação em banca de Elisandra Villela Gasparetto Sé. Interpretação de provérbios por sujeitos com Doença de Alzheimer em fase inicial. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MORATO, E. M.; CAZELATO, S. E. O.; STELLA, F.. Participação em banca de Elisandra Villela Gasparetto Sé. Interpretação de Provérbios por sujeitos com Doença de Alzheimer. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAZELATO, S. E. O.. Participação em banca de Camille Hieda.A eficácia da terapia para gagueira utilizando o método DAF/FAF. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista.

2.
CAZELATO, S. E. O.. Participação em banca de Leila Harumi Kaneziro.Perfil Audiológico de crianças com desvio fonológico atendidas em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista.

3.
OLIVEIRA, L.; CAZELATO, S. E. O.. Participação em banca de Léia de Oliveira.A presença de disfonia em crianças com rinite alérgica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista.

4.
SANTANA, A. P.; CAZELATO, S. E. O.. Participação em banca de Ana Paula de Santana.As dificuldades relacionadas à voz, fala e deglutição encontradas pelos indivíduos laringectomizados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista.

5.
LINS, K. V. R.; JUDAI, M.; CAZELATO, S. E. O.. Participação em banca de Karla Vanessa Rolim Lins.Intervenção Fonoaudiológica em Recém-Nascido Prematuro e a Transição da Alimentação Gástrica para Via Oral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista.

6.
MOREIRA, A. C. S. J.; ALCARÁS, P. A. de S.; CAZELATO, S. E. O.. Participação em banca de Ana Carolina São João Moreira.Queixas Otológicas e Avaliação Auditiva em Mulheres Jovens Considerando as Fases do Ciclo Mesntrual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Portal da Afasia - um Site sobre Afasia e Afásicos. 2015. (Congresso).

2.
7o Coloquio Interdisciplinar sobre Provérbios.Interpretation of proverbs: the sociocognitive journey in the relation of meaning among proverbs carried out by aphasic subjects. 2013. (Simpósio).

3.
1o Simpósio Latino-Americano e 3o Simpósio Brasileiro de Degeneração Lobar Frontotemporal. 2012. (Simpósio).

4.
50th Annual Meeting of the Academy of Aphasia. THE PARODIZED PROVERBS PROTOCOL: THE INTERPRETATION AND ENUNCIATIVE MANIPULATION OF PARODIZED PROVERBS BY APHASIC SUBJECTS. 2012. (Congresso).

5.
Treino Cognitivo e Envelhecimento. 2012. (Seminário).

6.
VII International GSCP Conference: Speech and Corpora.Análise de processos multimodais na interação entre afásicos e não afásicos. 2012. (Outra).

7.
19o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 8o Internacional de Fonoaudiologia. Protocolo de Provérbios Equivalentes e Protocolo de Provérbios Parodiados: resultados da aplicação com sujeitos afásicos. 2011. (Congresso).

8.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Análise Acústica da Voz: Estudo dos efeitos da Fonoterapia em pacientes atendidos em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. 2011. (Encontro).

9.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.O estudante de Radiojornalismo e o conhecimento em relação ao uso da Voz Profissional. 2011. (Encontro).

10.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A presença de disturbios vocais em professores universitários e não-professores de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. 2011. (Encontro).

11.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.A linguagem na interação entre afásicos e não afásicos. 2011. (Encontro).

12.
III ENPED - Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste. 2011. (Encontro).

13.
VII Congresso Internacional da Abralin. As relações de sentido entre provérbios realizada por afásicos e não afásicos: uma articulação entre discurso e cognição. 2011. (Congresso).

14.
XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Os mapeamentos discursivos na interpretação de provérbios por sujeitos afásicos e não afásicos. 2011. (Congresso).

15.
18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A interpretação de provérbios e as relações de sentido entre provérbios por sujeitos afásicos. 2010. (Congresso).

16.
3rd UK Cognitive Linguistics Conference.The metaphorical and discoursive mapping in the interpretation of proverbs by aphasics and non aphasics. 2010. (Outra).

17.
58o Seminário do GEL.A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não afásicos: a reflexividade da linguagem. 2010. (Seminário).

18.
Abordagem Multidisciplinar no atendimento ao Fissurado Labiopalatal. 2010. (Outra).

19.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2010).Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2010. (Encontro).

20.
Encontro de ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.As relações entre o normal e o patológico. 2010. (Encontro).

21.
IV Simpósio AVC: uma visão interdisciplinar. 2010. (Simpósio).

22.
V Conferência Linguística e Cognição.The discursive dimension of metaphor in the interpretation of proverbs. 2010. (Outra).

23.
2nd International Clinical Linguistics Conference. The interpretation of parodized proverbs by aphasics. 2009. (Congresso).

24.
VI Congresso Internacional da Abralin. A paródia de provérbios recusada por sujeitos afásicos e não afásicos. 2009. (Congresso).

25.
16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A interpretação de provérbios no estudo das afasias: resultados da aplicação do Protocolo de Provérbios Parodiados. 2008. (Congresso).

26.
Colóquio ?Transcrição e Análise de dados lingüístico-interacionais?.Topicalidade e metaforicidade: questões semântico-pragmáticas. 2008. (Outra).

27.
III Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Graus de metaforicidade e de cristalização lingüístico-discursiva de provérbios na interpretação de provérbios parodiados por sujeitos afásicos e não afásicos. 2008. (Congresso).

28.
XV Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina (XV ALFAL). A interpretação de provérbios parodiados por sujeitos afásicos e não afásicos. 2008. (Congresso).

29.
XXIII Encontro Nacional da Anpoll.Cognição, Interação e Significação. 2008. (Encontro).

30.
16 INPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.A interpretação e manipulação de expressões formulaicas nas práticas discursivas do Centro de Convivência de Afásicos. 2007. (Encontro).

31.
IV Conferência Lingüística e Cognição. 2007. (Outra).

32.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. As operações meta-enunciativas na interpretação e manipulação de expressões formulaicas por afásicos: uma competência relativamente à linguagem. 2007. (Congresso).

33.
#rd Freiburg Workshop on Romance Corpus Linguistics.A ocorrência espontânea de expressões formulaicas no Centro de Convivência de Afásicos e não-afásicos. 2006. (Encontro).

34.
III Conferência Lingüística Cognição.Operações Meta-enunciativas na produção e interpretação de expressões formulaicas por sujeitos afásicos no Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL-UNICAMP). 2006. (Outra).

35.
53 GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.A ocorrência espontânea de espressões formulaicas no contexto patológico. 2005. (Seminário).

36.
II Congresso sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. A interpretação de provérbios (mais ou menos metafóricos) por afásicos. 2005. (Congresso).

37.
IV Congresso Internacional da ABRALIN. A referenciação na interpretação de enunciados proverbiais por afásicos. 2005. (Congresso).

38.
52 GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um lugar do discurso sobre a prática da linguagem para a constituição do sentido e da significação. 2004. (Simpósio).

39.
II Conferência Lingüística e Cognição.A interpretação de provérbios equivalentes por sujeitos afásicos. 2004. (Simpósio).

40.
X Seminário de Teses em Andamento.A interpretação de provérbios parodiados por afásicos e não-afásicos. 2004. (Seminário).

41.
51 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Estudo da interpretação de provérbios equivalentes por afásicos: um estudo enunciativo. 2003. (Seminário).

42.
III Congresso Internacional da ABRALIN. Estudo do trabalho lingüístico-discursivo realizado por afásicos com provérbios equivalentes. 2003. (Congresso).

43.
50 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo ? GEL.Estudo de formas meta-enunciativas: o trabalho lingüístico-discursivo de provérbios equivalentes por sujeitos afásicos. 2002. (Seminário).

44.
VIII Seminário de Teses em Andamento - IEL/UNICAMP.Estudo da interpretação de provérbios equivalentes por afásicos. 2002. (Seminário).

45.
VII Seminário de Teses em Andamento.Estudo de formas meta-enunciativas: o "manejo" lingüístico-discursivo de provérbios equivalentes por sujeitos afásicos. 2001. (Seminário).

46.
V Simpósio Internacional do Centro de Estudos da Voz ?Atualidades na Clínica Vocal?. 2001. (Simpósio).

47.
Second World Voice Congress. 1999. (Congresso).

48.
XLVII GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Formas meta-enunciativas nas afasias: da língua ao discurso. 1999. (Seminário).

49.
I Simpósio Internacional de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Campinas. 1997. (Simpósio).

50.
XI Encontro Nacional de Fonoaudiologia. 1997. (Encontro).

51.
I Encontro Brasil ? Holanda de Reabilitação de voz e qualidade de vida no câncer da laringe / XVIII Curso de Atualização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Complexo Hospitalar Heliópolis. 1995. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORATO, E. M. ; CAZELATO, S. E. O. ; Cruz, Fernanda M. ; DONZELI, C. P. ; Macedo, H. O. ; SILVA, R. C. ; Tubero, A. L. ; Vezali, P. . Colóquio ?Transcrição e Análise de dados lingüístico-interacionais?. 2008. (Outro).

2.
MORATO, E. M. ; CAZELATO, S. E. O. ; DONZELI, C. P. ; Cruz, Fernanda M. ; Macedo, H. O. ; Vezali, P. ; Viscardi, J. ; SILVA, R. C. . III Conferência Lingüística e Cognição. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Andréia Dumont. Análise Acústica da Voz: estudo dos efeitos da fonoterapia em pacientes atendidos em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato.

2.
Ana Lucia Fernandes. O estudante de radiojornalismo e o conhecimento em relação ao uso da voz profissional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato.

3.
Carla Cristina Dias Silva. A presença de distúrbios vocais em professores universitários e não-professores de uma cidade do interior do estado de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato.

4.
Natália Gil, Vanessa Sabino, Juliana Oliveira, Ariane Sierra. A linguagem na interação entre afásico e não afásicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato.

5.
Léia de Oliveira. A presença de disfonia em crianças com rinite alérgica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato.

6.
Ana Paula de Santana. As dificuldades relacionadas à voz, fala e deglutição encontradas pelos indivíduos laringectomizados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Oeste Paulista. Orientador: Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato.



Outras informações relevantes


Participação de Estágio Docente na Atividade Supervisionada de Apoio a Docência no período de 01/03/2005 a 08/07/2005, sob a orientação da Professora Doutora Edwiges Maria Morato, do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Participação de Estágio Docente na Atividade Supervisionada de Docência Plena no período de 02/08/2005 a 07/12/2005, sob orientação da Professora Doutora Rosana do Carmo Novaes Pinto do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Participação da composição do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Fonoaudiologia das Faculdades dos Cursos de Ciências da Saúde de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista de fevereiro de 2010 a dezembro de 2011.

Integrante do Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI) com colaboração como Parecerista Técnico-Científico junto à Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) da Universidade do Oeste Paulista durante os anos de 2010 e 2011, avaliando e emitindo pareceres de projetos de pesquisa na área de Ciências da Saúde.

Participação do Projeto Interação promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Comunitária da Unoeste realizado na cidade de Rancharia no dia 27 de agosto de 2011, como professora responsável.

Integrante da Comissão Científica de Pareceristas do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE/2011 - promovido pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de 17 a 20 de outubro de 2011.

Integrante da Comissão de Pesquisa durante a organização do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE/2011 - promovido pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de 17 a 20 de outubro de 2011.

Ministração da Palestra "A Produção Textual e as Estratégias de Construção do Sentido" durante o "I Ciclo de Palestras do Profissional da Área de Letras", promovido pelo Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente - FACLEPP, realizado no período de 19 a 21 de setembro de 2011.



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