Maria Edivani Silva Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6104723368550136
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Possui Doutorado em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC (2014), Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (1991), Licenciatura Plena em Geografia pela UFC (2001) e Bacharelado em Geografia pela mesma universidade (2003); Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Atualmente é professora do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Currículo e Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. Coordenadora de área do subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Edivani Silva Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, M. E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências.
Campus do Pici, Centro de Ciências, Departamento de Geografia, Bolco 911
Pici
60455760 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33669855
Ramal: 31


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Pós-graduação em Educação Brasileira.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Geografia e docência no contexto escolar e na sociedade da aprendizagem., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Luiz Botelho Albuquerque.
2002 - 2004
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Aracat (CE) no período colonial: espaço e memória,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Salete de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Espaço e memória urbana; Estrutura Urbana-patrimônio-evolução urbana; Aspectos Sócioambientais, Econômicos e Culturais.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
2001 - 2003
Graduação em Bacharelado em Geografia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Aracati (CE) no período colonial: um lugar de memórias.
Orientador: Maria Salete de Souza.
1996 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Geografia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1987 - 1991
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais.
Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, FURRN, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Francês Instrumental. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1999 - 2003
Extensão universitária em Curso de Lingua Francesa. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1986 - 1986
Curso de Preparacao Para o Magisterio. (Carga horária: 48h).
Associacao de Professores do Estado do Ceara, APEOC, Brasil.
1985 - 1985
Seminario Relacoes Humanas. (Carga horária: 10h).
Servico Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas em 2009: Oficina geográfica III, Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, Geografia e Ensino II. Disciplinas ministradas em 2010 Oficina Geográfica III, Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, Geografia e Ensino II. Disciplinas ministradas em 2011: Geografia e Ensino II, Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III. Disciplinas ministradas em 2012 Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III Geografia e Ensino II Disciplinas ministradas em 2013 Oficina Geográfica I Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I Geografia e Ensino II

Atividades

08/2009 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I
Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III
Geografia e Ensino I
Geografia e Ensino II
Oficina Geográfica I
Oficina Geográfica III

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

11/2006 - 11/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geografia Aplicada ao Planejamento Regional
Geografia do Desenvolvimento e do Subdesenvolvimento
Geografia do Nordeste e do Ceará
Geografia e Ensino
Introdução ao Pensamento Geográfico
Metodologia do Trabalho Científico
Oficina em Geografia II (Geografia da População, Geografia Agrária e Geografia das Indústrias)
Prática de Ensino-Geografia do Ensino Fundamental

Faculdade de Educação Teológica do Nordeste, FAETEN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Introdução à Sociologia

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina de Introdução à Sociologia

Atividades

1/2001 - 7/2001
Ensino, Ciencias da Religiao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introducao a Sociologia
11/2000 - 07/2001
Ensino, Teologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
11/2000 - 3/2001
Ensino, Teologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introducao a Sociologia

Associação Batista Beneficente e Muissionára, ABBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

04/2006 - 01/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

Secretaria de Educacao Cultura e Desportos, SECD, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professor temporário da rede pública de ensino do Estado de Roraima, cidade Boa Vista

Atividades

2/1992 - 11/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
OSPB


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
ENSINO DE GEOGRAFIA E TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR E NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM
Descrição: Trata-se de um estudo que tenciona compreender os desafios do ensino de Geografia e do trabalho doente no contexto escolar e na sociedade da aprendizagem. No cotidiano da sala de aula da escola pública, em sua maioria, os professores demonstram dificuldades em trabalhar a Geografia de modo mais contextualizado, em razão dos obstáculos que se levantam, como, por exemplo, a questão do tempo destinado a cada componente curricular, bem como a dos espaços da aprendizagem, pois é fato dispor apenas da sala de aula como locus exclusivo para o ensino. A análise busca compreender quais são os obstáculos e desafios impostos às escolas, aos professores e alunos, ante o contexto da sociedade da aprendizagem. O aporte teórico segue a vertente crítica da educação com destaque para os estudos de Henry Giroux, Peter McLaren, Mariano Enguita, Tardif e Lessard. A abordagem é qualitativa e se utiliza o estudo de caso descritivo como estratégia de investigação no Ensino Fundamental II de uma escola pública do Município de Fortaleza - CE. Como procedimento utiliza-se entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, observação sistemática de sala de aula e do espaço escolar, análise documental e registros fotográficos. Destaca-se nesta análise uma possibilidade de melhoria da qualidade do ensino de Geografia na Educação Básica, pela valorização dos saberes experienciais dos professores-regentes e maximização do ambiente escolar como elementos importantes nas reformas curriculares e na transformação da escola pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Formação Docente e Práticas Pedagógicas para as Escolas do Campo no Ceará
Descrição: A Ação Extensionista tem como área de conhecimento as Ciências Humanas e a área da temática principal Educação. Trata-se de uma atividade desenvolvida em parceria com as escolas do campo do estado do Ceará. que propõe discutir e desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a educação do campo, atendendo, assim, uma demanda de professores em escolas situadas nas áreas de assentamento agrário. O Projeto vincula-se ao plano de trabalho do Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT) do departamento de Geografia-UFC..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Edivani Silva Barbosa - Coordenador / Francisco Amaro Gomes de Alencar - Integrante / José Levi Furtado Sampaio - Integrante / JOAO LUCAS MARINHO SILVA LIMA - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Estudos Geográficos e formação de professores para educação das relações étnico-raciais e educação escolar quilombola.
Descrição: O projeto visa incluir a temática ao currículo do curso de Geografia. As discussões sobre educação das relações étnico-raciais, educação escolar-quilombola, ensino de Geografia e África, são temáticas quase ausentes em nosso currículo ou são tratadas de forma abreviada quando aparecem em alguma disciplina. O projeto é importante no sentido de preparar/qualificar melhor o/a professo/a para lidar com essas questões no dia a dia da escola de educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Edivani Silva Barbosa - Coordenador / Francisco Amaro Gomes de Alencar - Integrante / VALDENIA MORAES DE ALMEIDA - Integrante.
2014 - Atual
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-SUBPROJETO GEORAFIA
Descrição: SUBPROJETO VINCULADO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. O PROGRAMA TEM COMO OBJETIVO INCENTIVAR A FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL SUPERIOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; ELEVAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA; INSERIR OS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA (GEOGRAFIA) DA UFC NO COTIDIANO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) .
Integrantes: Maria Edivani Silva Barbosa - Coordenador / MARNIELLY BARBOSA CARNEIRO - Integrante / CARLOS SENNA SOARES FARIAS - Integrante / 1. Bruno Reginaldo da Silva - Integrante / Eduardo Castro Oliveira - Integrante / Emerson Moreira da Silva - Integrante / Francisca Mayara Pereira Moreira - Integrante / Francisco Wendel da Silva Sousa - Integrante / Gabriel Mesquita Pereira - Integrante / Hamilton Ribeiro de Lima Júnior - Integrante / Jackson Fernandes de Freitas - Integrante / João Marcos Tavares Cabral - Integrante / Leideane Lima de Oliveira - Integrante / Luis Marcelino Venancio - Integrante / Maria Aurislane Carneiro Da Silva - Integrante / Raquel da Silva Gomes - Integrante / Raylan Kadio A. De Oliveira - Integrante / Thiago Pontes Consul - Integrante / Virlanda Ingrid da Silva Martins - Integrante / Whiliane da Silva Nascimento - Integrante / José Fernandes de Castro - Integrante / Leonardo Moreira Quixadá - Integrante / Paulo Anderson de Aguiar Azevedo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Geografia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, M. C.2016LIMA, M. C. ; OLIVEIRA, M.L.V.M. ; SILVA ; SANTOS, F.R. ; DAMASCENO, J. ; BARBOSA, M. E. S. ; PORTELA, E. M.C. ; SILVA, V.P. . A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:INCONSISTÊNCIAS E IMPROPRIEDADES DA PROPOSTA DO MEC. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 18, p. 164-171, 2016.

2.
BARBOSA, M. E. S.2016 BARBOSA, M. E. S.. A Geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 7, p. 82-113, 2016.

3.
Landim Neto, Francisco Otávio2012 Landim Neto, Francisco Otávio ; BARBOSA, M. E. S. . Desafios na formação inicial do professor de Geografia: reflexões acerca da teoria e da prática.. Geosul (UFSC), v. 27, p. 139-161, 2012.

4.
CAMARA, C. F.2012CAMARA, C. F. ; BARBOSA, M. E. S. . Abordagem cartográfica no ensino de Geografia: reflexões para o ensino fundamental. Revista Ensino de Geografia, v. 3, p. 31-53, 2012.

5.
BARBOSA, M. E. S.2011 BARBOSA, M. E. S.. Os agentes modeladores da cidade de Aracati/CE no período colonial. Geotextos (Salvador), v. 7, p. 13-43, 2011.

6.
Landim Neto, Francisco Otávio2010Landim Neto, Francisco Otávio ; BARBOSA, M. E. S. . O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 1, p. 160-179, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, M. E. S.; SOUSA, M. ; XAVIER, L. ; DELANO, F. . Fortaleza: Cidade da Gente. 1. ed. , 2006.

2.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA . Caminhos do letramento: geografia - Ensino Fundamental.. 1ª. ed. Fortaleza: Edições Livro Técnico, 2005. v. 1. 266p .

3.
BARBOSA, M. E. S.; Sousa ; Silva ; SILVA . Caminhos do letramento: história e geografia: 5ª a 8ª série - Mnual do Professor. 1. ed. Fortaleza: Edições Livro Técnico, 2005. v. 1. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA, F.T.C. da ; MAIA FILHO, J. A. R. ; FARIAS, K. A. E. ; ROCHA, L. W. ; MATOS, M. P. ; LIMA, P. S. . Aula em campo: experiência com jovens do Titanzinho no litoral fortalezense. In: Adryane Gorayeb; Antonio Jeovah de Andrade Meireles; Edson Vicente da Silva.. (Org.). Cartografia social e cidadania: experiências de mapeamento participativo dos territórios de comunidades urbanas e tradicionais.. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2015, v. 01, p. 69-83.

2.
BARBOSA, M. E. S.. A Geografia e a organização do espaço escolar. In: Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira; Maria Anezilany Gomes do Nascimento; Lúcia Helena de Brito; Raimundo Jucier Sousa de Assis.. (Org.). Aprendendo na travessia: dilemas do ensino-aprendizagem na escola básica. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2013, v. 01, p. 1-200.

3.
BARBOSA, M. E. S.; GIRAO, J. ; OLIVEIRA, S.M. . Educação e vulnerabilidade socioambiental em Fortaleza: o caso da EMEIF Paulo Freire - Bairro Granja Portugal. In: Maria do Livramento Miranda Clementino; Zoraide Souza Pessoa; Larissa Ferreira. (Org.). Governança urbana e desenvolvimento metropolitano. Natal: , 2010, v. , p. -.

4.
BARBOSA, M. E. S.; Landim Neto, Francisco Otávio . Escola popular cooperativa: inserção de estudantes oriundos do município de General Sampaio na Universidade Federal do Ceará. In: Universidade Federal de Campina Grande. (Org.). Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea. Campina Grande: EDUFCG, 2010, v. 01, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, J. G. ; BARBOSA, M. E. S. . Vulnerabilidade social e desigualdades educacionais: um estudo sobre as escolas municipais Delma Hermínio da Silva Pereira e Francisco de Melo Jaborandi no Bairro Jangurussu - Fortaleza - Ceará.. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 2013, Lima - Perú. Reecuentro de saberes territoriales latinoamericanos. Lima, 2013.

2.
BARBOSA, M. E. S.; ALBUQUERQUE, L. B. . Ensino de Geografia e organização do espaço escolar. In: 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2013, João Pessoa. Formação, Pesquisa e Práticas docentes: reformas curriculares em questão, 2013.

3.
BARBOSA, M. E. S.; ALBUQUERQUE, L. B. . Geografia escolar e prática de ensino: uma análise do tempo e dos espaços escolares no contexto da sociedade da informação.. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. Entre escalas, poderes, ações, geografias.. Belo Horizonte, 2012.

4.
BARBOSA, M. E. S.; NOGUEIRA . Escola e ensino de geografia: o desafio de ensinar-aprender nasociedade da informação. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011, Goiânia. A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia, 2011. v. 01.

5.
SILVA, V. da ; FACUNDO, L. O. S. ; BARBOSA, M. E. S. . Reforma curricular e o sentido das oficinas geográficas no curso de licenciatura em geografia. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011, Goiânia. A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia, 2011. v. 01.

6.
BARBOSA, M. E. S.. Jornal e TV como fonte de aprendizagem no ensino de geografia. In: XV ENDIPE -Encontro Nacional de didática e prática de ensino, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CHAVES, M. L. J. ; BARBOSA, M. E. S. . Dinâmica Territorial e as Interferências na Cidade e no Urbano no Baixo jaguaribe. In: Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2007, Florianópolis. Trajetórias da Geografia Urbana no Brasil: tradições e perspectivas, 2007. v. 1.

2.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Memórias sobre a vila de Santa Cruz do Aracati (CE). In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia. Setenta anos da AGB: as transformações do espaço e a Geografia no século XXI, 2004. v. 1.

3.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Aracati (CE) eo Patrimônio Histórico: um lugar de memória. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2003, Re cife. Cidade, Espaço, Tempo , Civilização: por uma transformação radical da sociedade como sociedade política.. Recife, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARNEIRO, M. B. ; FARIAS, C. S. S. ; BARBOSA, M. E. S. . AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA COM O 'PROJETO ATUALIDADES'. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 2017, BELO HORIZONTE. XIII ENSONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA - CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA: PERCURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. BELO HORIZONTE: IGC, 2017. v. 1. p. 1-369.

2.
CRUZ, F. H. A. ; BARBOSA, M. E. S. . O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO INICIAL DE FROMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 2017, BELO HORIZONTE. XIII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA: PERCURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. BELO HORIZONTE: IGC, 2017. v. 1. p. 1-369.

3.
BARBOSA, M. E. S.; ROCHA, L. B. . Estágio Supervisionado em Geografia: oportunidade de reflexão sobre o espaço escolar.. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. 01. p. 01-527.

4.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Estudos Urbanos-A relação entre teoria e prática no ensino da Geografia. In: X Encontro de Iniciação à Docência, 2002, Fortaleza. Encontros Universitários-X Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, 2002. v. 1. p. 181-181.

5.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Aracati (CE) no século XVIII: espaço e memória urbana.. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil. João Pessoa: Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), 2002. v. 1. p. 158-158.

6.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Os Agentes Produtores do Espaço Urbano em Aracati (CE) no Século XVIII.. In: V Seminário do Mestrado Acadêmico em Geografia., 2002, Fortaleza. Pensando a Geografia Cearense: ambiente, cultura e sociedade., 2002.

7.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Análise Socioeconômica e Espacial da Cidade de Aracati a Partir do Século XVIII. In: IX Encontro de Iniciação à Docência, 2000, Fortaleza. Encontros Universitários-IX Encontro de Iniciação à Docência. Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, 2000. v. 1. p. 28-28.

8.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Aspectos Históricos e a Organização Espacial da Cidade de Aracati (CE) a Partir do Século XVIII. In: EREGENE- XVII Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste, 2000, Salvador. XVII Encontro Regional de Estudantes de Geografia, 2000. v. 1.

9.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA, Edson Vicente da ; AUGUSTO, Jose Afonso Mendes ; SANTOS, Sandra Maria dos ; Holanda . Diagnóstico sócio ambiental de um sistema lacustre litorâneo de Fortaleza-CE: Lagoa de Parangaba.. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos, 2000, Florianópolis. Os outros 500 na formação do território brasileiro, 2000. p. 314-314.

10.
BARBOSA, M. E. S.; SOUZA, Maria Salete de . Analise Socioeconomica e Espacial na cidade de Aracati - Seculo XVIII a XX. In: XII Encontro Estadual dos Estudantes de Geografia, 2000, Fortaleza. A nova realidade do espaco cearense, 2000.

11.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA, Edson Vicente da ; SANTOS, Sandra Maria dos . Perfil Sócioambiental da Lagoa de Parangaba-Fortaleza-Ceará.. In: XVI Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste., 1999, João Pessoa-PB. Escassez de água: uma problemática nordestina - mito ou realidade, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
CARNEIRO, M. B. ; FARIAS, C. S. S. ; BARBOSA, M. E. S. . AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE:INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA COM O 'PROJETO ATUALIDADES'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PINHEIRO, S. T. ; BARBOSA, M. E. S. . A CONTEMPORANEIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARBOSA, M. E. S.; NOGUEIRA . Escola e ensino de geografia: o desafio de ensinar-aprender na "sociedade da informação".. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA, V. da ; FACUNDO, L. O. S. . Reforma curricular e o sentido das oficinas geográficas no curso de licenciatura em geografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARBOSA, M. E. S.; GIRAO, J. . Educação e vulnerabilidade sociambiental em Fortaleza: o caso da EMEIF Paulo Freire - Bairro Granja Portugal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BARBOSA, M. E. S.. Os malabaristas de giz no circo da escola pública: desafios na escola e na formação do professor na universidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA . Geografia do Ceará. Curitiba: Educarte, 2007 (Material Didático).

2.
BARBOSA, M. E. S.; ROCHA, L. B. . Ceará: Terra da Gente. Fortaleza: Didáticos Editora, 2007 (Material Didático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARBOSA, M. E. S.. Parecer sobre artigo para Revista da Faculdade de Educação (vol.21, ano 12, n.1, jan./jun.2014. 2014.

2.
DIAS, A. M I. ; TEIXEIRA, F.R. de G. ; BARBOSA, M. E. S. ; OLIVEIRA, Alexandra Maria de . Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza. 2011.

3.
BARBOSA, M. E. S.; ARAÚJO ; BARBOSA ; CARNEIRO ; CATRIB ; LIMA ; PAULA ; PONTES ; ROCHA ; SILVEIRA . Consultoria para avaliação do programa Magister. 2005.

Processos ou técnicas
1.
BARBOSA, M. E. S.; OLIVEIRA, Alexandra Maria de . Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, M. E. S.. ANAIS DO III ENCONTRO DO PIBID - UEA. 2017.

2.
BARBOSA, M. E. S.. Parecerista Ad Hoc do XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2014.

3.
BARBOSA, M. E. S.. Parecerista Ad Hoc sobre um artigo para a Revista da Faculdade de Educação, Vol. 21, ano 12, n.1, jan./jun.. 2014.

4.
BARBOSA, M. E. S.. Concurso Vestibular 2010-Corretora da Prova de Geografia. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA, D. M. . PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBOSA, M. E. S.; ROCHA, L. B. . A pesquisa na formação docente: perspectivas teórico metodológicas de investigação em Geografia e ensino.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BARBOSA, M. E. S.; MUNIZ, A. M. V. . A cidade e o urbano no ensino de Geografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARBOSA, M. E. S.; CHAVES, M. L. J. . Sistemas de cidades no semi-árido: origem e expansão no Ceará. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BARBOSA, M. E. S.. A Producao do Espaco Urbano - uma perspectiva historica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALENCAR, F.A.G de.; COSTA, C.L.; BARBOSA, M. E. S.; RIBEIRO, P. B.. Participação em banca de Jéssica Girão Lopes. Bibliotecas ou Centros Culturais? Estudo sobre representações dos espaços de cultura em escolas públicas de Fortaleza-CE.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFC) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
SAMPAIO, J. L. F.; ALENCAR, F. A. G.; BARBOSA, M. E. S.; ZIENTARSKI, C.; ARAUJO, L. B. C.. Participação em banca de SANDRA MARIA FONTENELE MAGALHÃES. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO FORTALECIMENTO DO CAMPESINATO: DA AÇÃO DOS SUJEITOS COLETIVOS À CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO. 2017. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Ceará.

2.
ALENCAR, F. A. G.; SAMPAIO, J. L. F.; BARBOSA, M. E. S.; DEUS, Z.A. de; MADEIRA, M. Z. A.. Participação em banca de MARIA ALBENIZE FARIAS MALCHER. O OLHAR GEOGRÁFICO:A FORMAÇÃO E TERRITORIALIZAÇÃO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, PARÁ.. 2017. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
ALENCAR, F.A.G de.; SAMPAIO, J.L.F.; BARBOSA, M. E. S.; DEUS, Z.A. de. Participação em banca de MARIA ALBENIZE FARIAS MALCHER. A FORMAÇÃO E TERRITORIALIZAÇÃO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, PARÁ.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, M.L.V.M.; BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de CINIRA RICARDO CORDEIRO. ENSINO DE GEOGRAFIA E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO FLORESTAN FERNANDES NO ASSENTAMENTO SANTANA, MONSENHOR TABOSA -CEARÁ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA (MAG)) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Alcineida Claudino Silva. O Ensino Meio ambiente na 3ª Série do Ensino Fundamental, na Escola Centro de Educação Básica Coronel José Epifanio das Chagas - Morada Nova-CE. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em meio ambiente - uma visão interd) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA; CHAVES, M. L. J.. Participação em banca de Maria Aurizete Sousa de Assis. Área Central de Limoeiro do Norte (CE): Um Espaço Mutante. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em meio ambiente - uma visão interd) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
BARBOSA, M. E. S.; CHAVES, M. L. J.; SOARES, H. S.. Participação em banca de Antônio Carlos Rodrigues Silva. Expansão Urbana: Um Estudo da Periferia de Russas-CE. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em meio ambiente - uma visão interd) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
BARBOSA, M. E. S.; CHAVES, M. L. J.; ROCHA, L. B.. Participação em banca de Maria de Fátima Holanda dos Santos. Reestruturação da Atividade Agrícola e Desterritolialização: Um Estudo de Caso da Comunidade KM 69-Limoeiro do Norte (CE). 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em meio ambiente - uma visão interd) - Universidade Estadual do Ceará.

5.
BARBOSA, M. E. S.; CHAVES, M. L. J.; ROCHA, L. B.. Participação em banca de Francisca Elenila de Andrade Lemos. Expansão Urbana e Problemas Socioambientais: Um Estudo da Rua Inácio Mendes - Limoeiro do Norte (CE).. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em meio ambiente - uma visão interd) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, M. C.; BARBOSA, M. E. S.; BODIÃO, I. S.. Participação em banca de RAFAEL VALENTE RODRIGUES SILVA.NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: DA IMPOSIÇÃO GOVERNAMENTAL ÀS RESISTÊNCIAS ESTUDANTIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
OLIVEIRA, Christian Dennys de; BARBOSA, M. E. S.; AGUIAR, J.H.. Participação em banca de LUCAS WALBRUNI ROCHA.A TOPOFILIA E TOPOFOBIA ESCOLAR: INTERPRETANDO AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
PEREIRA, A. Q.; BARBOSA, M. E. S.; GONCALVES, T. E.. Participação em banca de JOSÉ ALMIR RAMOS MAIA FILHO.UMA ABORDAGEM CRÍTICO-REFLEXIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTEXTOS. VIVÊNCIAS E DESAFIOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

4.
LIMA, M. C.; BARBOSA, M. E. S.; SALES, G. M.. Participação em banca de Edyson Ribeiro de Oliveira.O uso do conceito de paisagem no ensino de geografia das séries iniciais: experiências em escolas de Fortaleza - CE e Região Metropolitana de Fortaleza.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

5.
LIMA, M. C.; BARBOSA, M. E. S.; ALBUQUERQUE, S. E. C. N.. Participação em banca de Antônio Luiz Teixeira.A juventude da periferia de Fortaleza e as relações que estabelecem com a escola e o trabalho: um estudo com participantes do projovem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

6.
BOMTEMPO, D. C.; GOMES, I.R.; BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Mário Araújo Carvalho.Abordagens da migração nos livros didáticos do sétimo ano do ensino fundamental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.

7.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Fernando Henrique Reis Fernandes.Catalogação referente às aulas de campo realizadas no período de 2004 a 2013 no curso de geografia da Universidade Federal do Ceará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

8.
SAMPAIO, J.L.F.; BARBOSA, M. E. S.; SOUSA, J. M.. Participação em banca de GABRIEL VIDAL NASCIMENTO.Ensino e Aula de Geografia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

9.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Pedro do Nascimento Gomes.Construção dos lugares educativos de resistência no contexto urbano de Fortaleza (1908-1924). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

10.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Francisco Rômulo Costa Feitosa.Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas Escolas Públicas do Estado do Ceará, 2008-2011: em discussão capital, trabalho e ensino de Geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

11.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Breno Regis Inácio Costa.Currículo, Educação Profissional e Ensino de Geografia: Experiência da EEEP Joaquim Nogueira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

12.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Marcelo Alberto Ferreira e Marlon Cavalcante Santos.A dinâmica socioespacial do Centro e o Ensino de Geografia na escola Justiniano de Serpa em Fortaleza-CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

13.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de HERMISON BEZERRA DA SILVA AMARO.ENSINO DE GEOGRAFIA E O TEMA ÁGUA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

14.
BARBOSA, M. E. S.. Participação em banca de Raul Carneiro Gomes.Ensino de Geografia e Recursos Didáticos: a construção de conhecimentos sobre minerais, rochas e solos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, M. E. S.. CONCURSO PÚBLICO (PROVA DIDÁTICA) PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DE PROFESSOR DE ÁREAS ESPECÍFICAS (GEOGRAFIA) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA - EDITAL 50/2015.. 2015. SME - SECRETARIA MUNICIAPAL DE EDUCAÇÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA.

2.
COSTA, O. J. L.; BARBOSA, M. E. S.; SANTOS, J. O.. II CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR CLASSE ADJUNTO DO QUADRO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

Outras participações
1.
BARBOSA, M. E. S.; CHAVES, M. L. J.; BRITO, E. G.. XXII Seleção Pública para Professor Substituto da FUNECE. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

2.
BARBOSA, M. E. S.. Seleção de bolsistas de iniciação à docência. 2015. Universidade Federal do Ceará.

3.
BARBOSA, M. E. S.. Seleção de bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2015. Universidade Federal do Ceará.

4.
BARBOSA, M. E. S.; SILVA, M. G. C.; CAVALCANTE, A. A.. 20º Seleção Pública para Professor Substituto. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

5.
BARBOSA, M. E. S.; MUNIZ, A. M. V.; ROCHA, L. B.. Seleção de bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFC). 2014. Universidade Federal do Ceará.

6.
BARBOSA, M. E. S.. Avaliadora de pôsteres do VIII Encontro de Práticas Docentes//II Seminário Institucional de Iniciação à Docência.. 2014. Universidade Federal do Ceará.

7.
BARBOSA, M. E. S.; MUNIZ, A. M. V.; ROCHA, L. B.. Seleção de Supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2014. Universidade Federal do Ceará.

8.
BARBOSA, M. E. S.. Seleção de bolsiatas PET 2012. 2012. Universidade Federal do Ceará.

9.
OLIVEIRA, Alexandra Maria de; PEREIRA, M.F.R.; BARBOSA, M. E. S.. Seleção de bolsas do Progrma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2011. Universidade Federal do Ceará.

10.
NASCIMENTO, Maria Anezylane; PINHEIRO, Francisco Sérgio de Almeida; BARBOSA, M. E. S.. XII seleção pública para professor substituto da FUNECE. 2010. Universidade Estadual do Ceará.

11.
OLIVEIRA, Alexandra Maria de; OLIVEIRA, Christian Dennys de; BARBOSA, M. E. S.. Seleção de Monitoria da disciplina Geografia e Ensino I. 2010. Universidade Federal do Ceará.

12.
BARBOSA, M. E. S.; OLIVEIRA, Christian Dennys de; OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Seleção de Monitoria da disciplina Geografia e Ensino II. 2010. Universidade Federal do Ceará.

13.
OLIVEIRA, Christian Dennys de; OLIVEIRA, Alexandra Maria de; BARBOSA, M. E. S.. Seleção de Monitoria da disciplina Oficina Geográfica II. 2010. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO "PROJETO ATUALIDADES". 2017. (Encontro).

2.
II COLÓQUIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA.RUPTURAS E CONTINUIDADES NA GEOGRAFIA ESCOLAR: NOVOS ALUNOS, VELHAS ESCOLAS. 2016. (Outra).

3.
XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Estágio Supervisionado em Geografia: oportunidade de reflexão sobre o espaço escolar. 2014. (Encontro).

4.
12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.Ensino de Geografia e organização do espaço escolar. 2013. (Encontro).

5.
XIX Semana de Geografia da FAFIDAM. 2012. (Outra).

6.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos.GEOGRAFIA ESCOLAR E PRÁTICA DE ENSINO: UMA ANÁLISE DO TEMPO E DOS ESPAÇOS ESCOLARES NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2012. (Encontro).

7.
Colóquios Geoeducacionais. 2011. (Outra).

8.
XI encontro nacional de práticas de ensino de geografia. 2011. (Encontro).

9.
Seminário de ambientação de novos servidores. 2010. (Seminário).

10.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Jornal e TV como fonte de aprendizagem no ensino de geografia. 2010. (Encontro).

11.
X Semana de Geografia. 2007. (Encontro).

12.
X Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2007. (Simpósio).

13.
II Simpósio Internacional Sobre Cidades Médias-Dinâmica Econômica e Produção do Espaço. 2006. (Simpósio).

14.
Espaço Geográfico: Uso, Ocupação e Impactos na Atualidade.VII Seminário do Mestrado Acadêmico em Geografia. 2004. (Seminário).

15.
Cidade, Espaço, Tempo, Civilização: por uma transformação radical da sociedade como sociedade política..VIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2003. (Simpósio).

16.
VI Seminário do Mestrado Acadêmico em Geografia.VI Seminário do Mestrado Acadêmico em Geografia. 2003. (Seminário).

17.
1º Seminário Jericoacoara - Série Litoral.1º Seminário Jericoacoara - Série Litoral. 2002. (Seminário).

18.
Ciclo de Debates.Ciclo de Debates - Reestruturacao Capitalista - um balanco critico. 2002. (Outra).

19.
II Encontro Cearense de Turismo Municipal: O Turismo e O Desenvolvimento Local..II Encontro Cearense de Turismo Municipal.. 2002. (Seminário).

20.
Paradigmas da Agricultura Cearense.Paradigmas da Agricultura Cearense. 2002. (Seminário).

21.
Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil. XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2002. (Congresso).

22.
V Seminário do Mestrado Acadêmico em Geografia.V Seminário do Mestrado Acadêmico em Geografia.. 2002. (Seminário).

23.
XIII Encontro Nacional de Geografos.Estudo da Centralidade Urbana. 2002. (Oficina).

24.
A Geografia e o Nordeste no Limiar do III Milênio. XVII EREGENE - Encontro de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2000. (Congresso).

25.
VII Seminário Fortaleza 274 anos: Cidade, Violência e Cultura..VII Seminário Fortaleza 274 anos. 2000. (Seminário).

26.
XIII Encontro Estadual dos Estudantes de Geografia.Cronicas para a Geografia que se ensina. 2000. (Oficina).

27.
XVII EREGENE - Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste.O Sentido das Cidades. 2000. (Oficina).

28.
VI Seminário Fortaleza 273 anos: Imagens cambiantes de Fortaleza..Vi Seminário Fortaleza 273 anos. 1999. (Seminário).

29.
Seminário Internacional França - Brasil II: Gestão da Cidade -.Seminário Internacional França - Brasil II. 1998. (Seminário).

30.
I Ciclo de Debates Sociológicos - Sociologia, Poder e Povo..I Ciclo de Debates Sociológicos. 1987. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, M. E. S.. V Seminario do Mestrado Academico em Geografia. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cássio Murilo Nogueira Chaves. A coleta, remoção e destinação dos resíduos sólidos na localidade de Cabeça de Santa Cruz-Quixeré-CE.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em meio ambiente - uma visão interd) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LOUGENES MOUZINHO DA SILVA e MAIARA COLARES BEZERRA. PIBID GEOGRAFIA - UFC: O PROGRAMA, SUA IMPORTÂNCIA E SEU LEGADO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

2.
PRISCILA PIRES CARLOS. "ESCOLA COMPETENTE": REFLEXIBILIDADE DA PRÁTICA DE ESTÁGIO E PROFISSIONAL DOCENTE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

3.
GERLAINE CRISTINA SILVA FRANCO. O QUE SE APRENDE NA "RUA": UM OLHAR SOBRE O CENTRO HISTÓRICO DE FORTALEZA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO DE SERPA, EM FORTALEZA - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

4.
LUCAS FERREIRA DA SILVA. O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA PRÁTICA EM DIFERENTES CONTEXTOS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

5.
JOSÉ HÉLIO DE MESQUITA FILHO E WLADIMIR GONDIM DA SILVA LESS. A AULA EM CAMPO COMO FUNDAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR DE GEOGRAFIA UFC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

6.
FILIPE ADAN SANTOS DA SILVA E DAVID BASÍLIO DE MELO. O (DES) ENVOLVIMENTO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO DISCENTE NEGRO: A COMPREENSÃO DO CONTEXTO ÉTNICO-RACIAL ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

7.
HAMILTON RIBEIRO DE LIMA JÚNIOR. A GEOGRAFIA ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO DE SERPA, EM FORTALEZA - CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

8.
FRANCISCO HERBSTER ALENCAR CRUZ. AS PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS DE EDUCANDOS VISUAIS E INVISUAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: COTIDIANO, LUGAR E INCLUSÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

9.
MARLON VICTOR SANTOS DE BARROS. A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÂO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

10.
FRANCISCA TAIANE CRUZ DA SILVA. IMPLICAÇÕES DO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

11.
WHILIANE DA SILVA NASCIMENTO GOMES. ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - UFC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

12.
JACKSON FERNANDES DE FREITAS. OESPAÇO-TEMPO GEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE CONCEITUAL NA EEFM JOÃO MATTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

13.
SUELLEN BARBOSA MACHADO. A GEOGRAFIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE GUIAS DE TURISMO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO TRABALHO DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

14.
KALYLL ASMINN ESTANISLAU FARIAS. A AUTONOMIA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E OS MATERIAIS DIDÁTICOS: DEPENDÊNCIA E NECESSIDADE EM RELAÇÃO AO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

15.
PATRICIA DE SOUSA LIMA. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO NA E. E. F. M. GOVERNADOR FLÁVIO MARCILIO ? FORTALEZA, CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

16.
FRANCISCA EVELYNE CARNEIRO LIMA. A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA FORA DAS SALAS DE AULA: A EXPERIÊNCIA DO GEMA ? GRUPO DE ESTUDOS DO MEIO AMBIENTE NA EEM GOV. ADAUTO BEZERRA, FORTALEZA-CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

17.
ANA LETÍCIA FREITAS LIMA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESPAÇOS DE VIVÊNCIA: A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, ALUNOS E MEIO AMBIENTE NA EEIEF CELINA SÁ MORAIS, CAUCAIA-CE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

18.
SAMUEL TAVARES PINHEIRO. A GEOGRAFIA DA INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

19.
RANCHARLES REIS DA SILVA. A IDENTIDADE DOCENTE E A CONSTRUÇÃO AUTÔNOMA DO LICENCIANDO EM GEOGRAFIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

20.
LÍDIA NUNES DOS SANTOS. A CONDIÇÃO DO PROFESSOR DE CONTRATO TEMPORÁRIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO, FORTALEZA, CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

21.
LARISSA NERIS BARBOSA. CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA EMEIF 7 DE SETEMBRO E DO COLÉGIO PARQUE ESTUDANTIL GUADALAJARA EM CAUCAIA ? CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

22.
André Felipe Ribeiro Pereira. Geografia e ensino: o conceito de paisagem e suas abordagens no livro didático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

23.
Yuri Mateus Nogueira e Silva. Cartografia para que te quero? O ensino de cartografia no 6º ano de uma escola de tempo integral de Fortaleza-CE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

24.
Antônio Inácio Sousa Ferreira de Vasconcelos. O que essa sociedade fez de mim que eu não quero mais ser: a experiência da formação de professores de Geografia na Universidade Federal do Ceará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

25.
Antônio Cesar Batista da Costa. Geografia e educação inclusiva no Centro Educacional Municipal de Casacavel-CE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

26.
Shirlene da Silva Castro. O livro didático de geografia: análise do conceito sobre meio ambiente em coleções de livros do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

27.
Valmir Pereira da Silva. A aula de geografia: perspectiva bilingue para educandos surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

28.
Larissa Carlos da Costa. Estágio e saberes docentes: a relação de aprendizado entre o futuro docente de Geografia e o universo escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

29.
Alisson Rodrigues da Costa. O ensino de Geografia e os intelectuais transformadores: as possibilidades da prática docente na contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

30.
Fernando César Rocha Lira Júnior. Reflexões sobre o estágio curricular supervisionado e a formação do docente de Geografia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

31.
JOÃO JOSÉ DA SILVA. PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PELOS ALUNOS DO INSTITUTO CEARENSE DE SURDOS DE FORTALEZA - CE.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

32.
FRANCISCO ALEXANDRE COELHO e NIKAELY GOMES LOIOLA ALVES. O ENSINO DE GEOGRAFIA E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DONA LUIZA TÁVORA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

33.
ALYSA LUMI KUROKI SASAHARA. ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

34.
VLÁDIA DA SILVA. O ESPAÇO URBANO DE FORTALEZA COMO UM CONTEÚDO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA APRENDIZAGEM SOCIOCULTURAL DOS CONCEITOS CENTRO E PERIFERIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

35.
LUZILANIA OLIVEIRA SIQUEIRA FACUNDO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OFICINAS PEDAGOGICAS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

36.
RAIMUNDO HELION LIMA DIAS. ENSINO DE GEOGRAFIA E MÍDIA ? RELAÇÕES POSSÍVEIS PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO: Estudo de caso na EEFM João Paulo II no município de Fortaleza/CE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

37.
MARCUS JOSÉ DO NASCIMENTO E SILVA. VULNERABILIDADE SOCIAL EM FORTALEZA-CE: UM ESTUDO DE CASO CHAMADO SERVILUZ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

38.
KAMILLA LIMA SAMPAIO NASCIMENTO. O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

39.
Lailson Gurgel feitosa Araújo. Geografia, socioconstrutivismo e espaço escolar: os espaços do ensinar-aprender em uma escola pública do município de Fortaleza - CE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

40.
BÁRBARA FERNANDES DA CUNHA. O RECONHECIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

41.
Manuel Ronie Pereira da Silva. Escola e Ensino de Geografia: o contexto sociocultural de alunos e professores e sua influência no processo ensino-aprendizagem na EEIF Júlio Pinheiro em Irauçuba - CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

42.
Ana Kariny Maia Nogueira. A Geografia escolar e o ensino de turismo no Projovem Urbano de Fortaleza -CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

43.
Vládia Evans Gomes da Silva. Ensino de Geografia e conceitos geográficos: o conceito paisagem no 9o ano do Ensino Fundamental da EEFM Dr. Gentil Barreira - Fortaleza - CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

44.
Denys Silva Nogueira. A Geografia escolar e a sociedade do espetáculo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

45.
Kirna Karina Maia Fonseca Sousa. A geografia e a utilização dos recursos didáticos na educação básica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

46.
Scharlany Ferreira Sousa Barbosa. Estudo das metodologias utilizadas na escola construtuvista para o 3º ano do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

47.
Jéssica Girão Lopes. Vulnerabilidade social e o ensino-aprendizagem em Geografia: uma análise de duas escolas públicas de Fortaleza-/CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

48.
Francisco Otávio Landim Neto. O ensino de Geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do professor de geografia e sua atuação na geografia escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

49.
Camila de Freitas Câmara. A cartografia no Ensino Fundamental II: uma reflexão sobre o seu uso com professores de geografia da rede de ensino municipal de Aquiraz - CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

50.
Filipe Cavalcante Porto. Educação Ambiental: o rio Jaguaribe nas escolas de Aracati-CE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

51.
Rodolfo Anderson Damasceno Góis e Eciane Soares. A cidade como conteúdo de Geografia: o Centro de Fortaleza nas aulas de geografia da educação básica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

52.
Rachel Vieira de Araújo e Camila Meneses Lima Ribeiro. A negação dos recursos didáticos no ensino de geografia: um estudo de caso a partir dos estágios curriculares em escolas da educação básica do município de Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

Orientações de outra natureza
1.
ALISSON RODRIGUES DA COSTA. GEOGRAFIA E ENSINO II - MONITORIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal do Ceará, PROGRAD. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

2.
LÍDIA NUNES DOS SANTOS. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA - MONITORIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2016. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal do Ceará, PROGRAD. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

3.
Antônio Inácio Sousa Ferreira de Vasconcelos. Geografia e Ensino II - Monitoria de Iniciação à Docência. 2015. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal do Ceará, PROGRAD. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

4.
Jadson Gurgel Martins. Práticas de laboratório e aula de campo: instrumentos auxiliares na compreensão dos conteúdos de Geomorfologia. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

5.
Heitor da Silva Maia. PERCEPÇÃO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DO ESPAÇO ESCOLAR E RECURSOS DIDÁTICOS DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR EM FORTALEZA-CE. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

6.
Iohanna Bezerra Rodrigues. Infraestrutura escolar e processo de ensino e aprendizagem: Análise de uma escola de Ensino Fundamental e Médio de Fortaleza ? CE.. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

7.
Edna Santos Vieira. Geografia e prática de ensino: a preparação dos professores para a escolha do livro didático. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

8.
Marcelo Sousa da Costa. Geografia e Ensino: As diferentes metodologias no processo de construção do conhecimento geográfico.. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

9.
Denys Silva Nogueira. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III: ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II.. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

10.
Emanuelton Antony Noberto de Queiroz. Ensino de Geografia e Estudo do Meio: A elaboração de terrários como metodologia de estudo dos biomas brasileiros.. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.

11.
Antonio Lindomar Rodrigues Andrade. AVALIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: CONHECER PARA ATUAR COMO PROFESSORES AUTONÔMOS E CRÍTICOS. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Maria Edivani Silva Barbosa.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Outras informações relevantes


Atua como coordenadora de área do subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desde março de 2014. O Programa PIBID é financiado pela CAPES e visa incentivar a formação docente em nível superior para a atuação na educação básica; elevar a qualidade da formação inicial de professores, promovendo a integração entre a universidade e a escola básica; inserir os estudantes dos cursos de licenciatura no cotidiano de escolas das redes públicas de ensino.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:54:12