Adriana de Bortoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1745993342613829
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1997), especialização em Educação Matemática pelo Centro Universitário do Oeste Paulista(2000), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2003) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2016). Atualmente é Professor Ensino Superior nível III da FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS, Membro de corpo editorial da Recite-Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins, Revisor de periódico da Revista de Ciência e Tecnologia da FATEC LIns e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:história institucional, curso de matemática, educação e ensino. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Adriana de Bortoli
Nome em citações bibliográficas
BORTOLI, A.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia Professor Antonio Seabra, Centro Paula Souza.
Estrada Vicinal Mário Covas Júnior KM 1
Vila Guararapes
16403025 - Lins, SP - Brasil
Telefone: (14) 35325182
URL da Homepage: http://www.fateclins.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Uma Análise Dos Livros De André Perez y Marin: Um Momento Da História Da Matemática Escolar Brasileira No Início Do Século XX, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marcos Vieira Teixeira.
2001 - 2003
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: História da Criação do Curso de Matemática na Pontifíca Universidade Católica de Campinas,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Marcos Vieira Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: história institucional; curso de matemática; educação e ensino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário do Oeste Paulista, UNORP, Brasil.
Título: História das Equações Algébricas na Europa de 1200 a 1850..
Orientador: Hygino Hungero Domingues.
1993 - 1997
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
My English on line. (Carga horária: 60h).
Cengage Learning, CL, Brasil.
2013 - 2013
Espanhol. (Carga horária: 30h).
Centro de Consultoria Linguística, CCLI, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A Utilização de Blogs Como Recurso Ped Na EM. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Professores Mediadores. (Carga horária: 48h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior nível III, Carga horária: 40
Outras informações
Aprovada em 1° lugar no concurso com nota 7,83, publicado no DOE em 17/03/2009 secção I pg.104

Atividades

06/2009 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia de Lins, .

Cargo ou função
Participação Comissão de Implantação.
09/2008 - 03/2009
Ensino, Tecnologia em Redes de Computadores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
Matemática
Metodologia de Pesquisa
Trabalho de Graduação

Universidade Estadula Paulista Júlio de Mesquita, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto (temporário), Carga horária: 24
Outras informações
Professora no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, campus São José do Rio Preto

Atividades

02/2011 - 08/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I

Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES, UNICERES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2009 - 07/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
02/2009 - 07/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2009 - 07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
08/2005 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Matemática
8/2008 - 12/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
2/2008 - 6/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
2/2008 - 6/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
2/2008 - 6/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
4/2007 - 4/2007
Extensão universitária , Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES, .

Atividade de extensão realizada
Curso: Operações Com Frações.
03/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão universitária ligado à disciplina Metodologia da Matemática.
8/2004 - 12/2004
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Matemática
Estatística

Fundação Educacional de Penápolis, FUNEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Pedido de afastamento de 18/03/2009 à 31/07/2009

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos, Metodologias e Práticas de Matemática
02/2007 - 12/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Ensino e História da Matemática
02/2008 - 06/2008
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
02/2007 - 06/2007
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2007 - 06/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2006 - 12/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Ensino e História da Matemática
Fundamentos da Matemática
02/2006 - 06/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática
Tópicos de Ensino e História da Matemática
02/2006 - 06/2006
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada à Biologia
02/2006 - 06/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Ensino e História da Matemática
Fundamentos da Matemática
02/2006 - 06/2006
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada à Biologia
08/2005 - 12/2005
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
História da Matemática
Matemática Elementar
Fundamentos de Matemática
08/2005 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
02/2005 - 06/2005
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
02/2005 - 06/2005
Ensino, Administração de Empresas/ Contabilidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2004 - 12/2004
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
Prática de Ensino
08/2004 - 12/2004
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Elementar
03/2004 - 06/2004
Ensino, Matemática e Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
Prática de Ensino
03/2004 - 06/2004
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Elementar

Faculdade Ernesto Riscali, FAER, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Horista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Horista, Carga horária: 8

Atividades

08/2004 - 12/2004
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática
História da Matemática
Práticas Educativas: Tendências em Educação Matemática
02/2004 - 06/2004
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Fundamentos de Matemática
02/2004 - 06/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Matemática
08/2003 - 12/2003
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Plana
08/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Matemática

Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui, FATEB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8

Atividades

02/2005 - 08/2005
Ensino, matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Metodologia do Ensino de Matemática I

Colégio Pártenon, PÁRTENON, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

01/2003 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Projetos de pesquisa


2003 - 2004
Aritmética Teórico Prática (1939) de André Perez y Marin: uma análise
Descrição: Estudo histórico de conceitos aritméticos pela obra de André Perez y Marin..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana de Bortoli - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Atividades para o Ensino de Função usando aplicativos de celulares
Descrição: Curso de capacitação docente para os professores da rede pública de ensino de Lins e região com aprovação publicada no D. O. 34 ? São Paulo, 128 (79) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 28 de abril de 2018..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adriana de Bortoli - Coordenador / Luiz Henrique M. Kanada - Integrante / Naoshi Arimori Cyrilli - Integrante / Bruno Merli Batista - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Investigação das tecnologias digitais para o ensino de conceitos matemáticos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Descrição: Diante do cenário educacional brasileiro que apresenta grandes dificuldades ligadas ao estudo da Álgebra oriundas especialmente ao uso inadequado de expressões literais e apropriação da linguagem algébrica, temos uma proposta que vai ao encontro da possibilidade de explorar o pensamento algébrico com o uso das tecnologias digitais, por meio de softwares e aplicativos para smatphone com finalidade pedagógica, não somente com conceitos iniciais da Álgebra, como equações e expressões algébricas, mas também com funções..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adriana de Bortoli - Coordenador / Luiz Henrique M. Kanada - Integrante / Naoshi Arimori Cyrilli - Integrante / Bruno Merli Batista - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
Estudo de Jogos Digitais como possibilidades metodológicas para o ensino de matemática.
Descrição: Trata-se da investigação do potencial da gameficação do processo de ensino de matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adriana de Bortoli - Coordenador / Rafael Camillo Stader - Integrante / Guilherme Cornachioni Delci Loureiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Boletim de Educação Matemática. BOLEMA
2015 - Atual
Periódico: Recite-Revista de Ciência e Tecnologia Fatec Lins
2010 - 2010
Periódico: Revista Visão Acadêmica


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Boletim de Educação Matemática. BOLEMA
2015 - Atual
Periódico: Revista de Ciência e Tecnologia da FATEC LIns


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Matemática/Especialidade: História Institucional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Aprendizagem de Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
1º Lugar no Processo Seletivo Prof. Assistente nível III, ICMC-USP (São Carlos).
2010
2° Lugar Concurso Prof Substituto Estágio Curricular Supervisionado II, UNESP- São José do Rio Preto.
2009
1° Lugar no Concurso para Professor Assistente, CENTRO PAULA SOUZA (FATEC- Lins).
2007
Nome da 3ª Turma de Pedagogia, Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.
2005
3° lugar no Concurso para Professor Substituto, UNESP- Campus de São José do Rio Preto.
2004
Professora Homenageada do Curso de Matemática, Fundação Educacional de Penápolis.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORTOLI, A.2018 BORTOLI, A.. Livros didáticos como fontes em pesquisa em história da educação matemática. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 9, p. 788-801, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
BORTOLI, A.; GARCIA, F. T. ; RODRIGUES, Z. G. M. . Construção de um cenário de investigação a partir da luz elétrica, uma experiência de ensino de Matemática no sétimo ano do Ensino Fundamental. In: Lourenço Magnoni Júnior;Oswaldo Massambani;David Stevens;Maria da Graça Mello Magnoni;José Misael Ferreira do Vale;Wellington dos Santos Figueiredo. (Org.). Programa Educativo e Social JC na Escola:Luz, Ciência e Vida.. 2ªed.São Paulo: Centro Paula Souza, 2016, v. 1, p. 90-97.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORTOLI, A.. Jogos eletrônicos: ferramenta de ensino e de avaliação em matemática. Revista Ciência e Tecnologia Fatec-Lins, FATEC-Lins, p. 155 - 163, 05 jan. 2015.

2.
BORTOLI, A.; DOURADO, J. B. . Resolução de equações exponenciais: análise do método usado por Perez y Marin, um professor do início do século XX. Boletim do Labem, http://www.labem.uff.br/images, p. 26 - 33, 01 jul. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORTOLI, A.. Uma Discussão Sobre Métodos Analítico E Sintético No Ensino Secundário No Final Do Século XIX E Início Do Século XX A Partir Do Exame De Livros Didáticos De André Perez Y Marin. In: XII Encontro Nacional De Educação Matemática, 2016, São Paulo (SP). Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 01-10.

2.
BORTOLI, A.. Paratextos editoriais como elementos para análise das obras de André Perez y Marin. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 2015, Natal (RN). Anais XI Seminário Nacional de História da Matemática, 2015. v. 1. p. 1-9.

3.
BORTOLI, A.; MENANDRO, P. C. S. . Aspectos Teóricos Metodológicos Analisados em duas Teses de Doutorado. In: 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2015, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática : fontes, temas, metodologias e teorias : a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2015. p. 703-711.

4.
BORTOLI, A.. Atividade de Modelagem Matemática no Curso de Jogos Digitais. In: XII EPEM- Encontro Paulista de Educação Matemática, 2014, Birigui. Anais do XII EPEM. Birigui: e-book, 2014. v. 1. p. 666-672.

5.
BORTOLI, A.; DOURADO, J. B. . Equações exponenciais: uma abordagem histórica. In: XII Encontro Nacional De Educação Matemática, 2014, Birigui. Anais XII EPEM. Birigui: e-book, 2014. v. 1. p. 1002-1006.

6.
BORTOLI, A.. André Perez y Marin: consideraciones biográficas. In: VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo, 2013.

7.
BORTOLI, A.. Jogos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. In: VIII Encontro nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. Educação Matemática: um compromisso social, 2004.

8.
BORTOLI, A.. Contexto econômico, político e social em que se deu a criação do primeiro curso de matemática do interior de São Paulo. In: CIAEM- Congresso Interamericano de Educação Matemática, 2003, Blumenau -SC. Educação Matemática & Desafios e Perspectivas, 2003. p. 1-14.

9.
BORTOLI, A.. A Criação das Universidades Católicas Brasileiras. In: EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Educação Matemática, 2002, Campinas. A Pesquisa em Educação Matemática: múltiplos olhares sobre sua produção e perspectivas teórico-metodológicas. Campinas-SP: Graf. FE, 2002. v. 1. p. 71-75.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORTOLI, A.. Considerações Gerais Sobre A Obra Aritmética Teórico-Prática De André Perez Y Marin. In: 3° Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2006, São Paulo. 3° Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORTOLI, A.. Considerações sobre a obra Elementos de Algebra de André Perez y Marin: apontamentos sobre seu método de ensino. In: VII Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, 2018, Óbidos (Portugal). Actas/ Anais do 7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática. Lisboa: Sociedade Portuguesa de História da Matemática, 2018. v. 2. p. 345-356.

2.
BORTOLI, A.. A Criação do Primeiro Curso de Matemática no Intrerior do Estado de São Paulo. In: II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2001, Ouro Preto (MG). Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. Ouro Preto: Gráfica Mundial, 2001. p. 73-73.

3.
BORTOLI, A.. Um Breve Histórico Sobre O Processo Da Criação Das Universidades Católicas Brasileiras. In: V Encontro Brasileiro De Estudantes De Pós-Graduação Em Educação Matemática, 2001, São Paulo. Anais Do V V Encontro Brasileiro De Estudantes De Pós-Graduação Em Educação Matemática, 2001. p. 24-27.

Apresentações de Trabalho
1.
BORTOLI, A.. Atividade de Modelagem Matemática no Curso de Jogos Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORTOLI, A.. CONSIDERAÇÕES SOBRE O A OBRA ELEMENTOS DE ALGEBRA DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN: APONTAMENTOS SOBRE SEU MÉTODO DE ENSINO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORTOLI, A.. Equações exponenciais: uma abordagem histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORTOLI, A.. André Perez y Marin: consideraciones biográficas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORTOLI, A.. Licenciatura em Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SILVA, C. G. ; MELLO, M. H. F. ; OLIVEIRA, A. P. D. . My Math. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORTOLI, A.; KANADA, L. H. M. ; CYRILLI, N. A. ; BATISTA, B. H. M. . Atividades para o Ensino de Função usando aplicativos de celulares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BORTOLI, A.. Material Dourado como recurso para o trabalho com as quatro operações fundamentais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BORTOLI, A.. Material Dourado como recurso para trabalhar as quatro operações. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BORTOLI, A.; SOUZA, L. S. ; ALEXANDRE, E. C. C. ; Silva, R.S. ; ALEXANDRE, R. P. . Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

5.
BORTOLI, A.. Jogos matemáticos- na VI Semana da Pedagogia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BORTOLI, A.. Uma experiência com calculadora simples para trabalhar números decimais na V Semana da Pedagogia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BORTOLI, A.. Frações. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BORTOLI, A.. Porcentagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BORTOLI, A.. Doces Frações na IV Semana de Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BORTOLI, A.. Metodologia da Matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BORTOLI, A.. Frações sem medo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BORTOLI, A.. Operações com frações. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BORTOLI, A.. Jogos Matemáticos na I Semana da Matemática. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BORTOLI, A.. Jogos Matemáticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
BORTOLI, A.. Tendências em Educação Matemática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BORTOLI, A.. Jogos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BORTOLI, A.. Proporcionalidade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
BORTOLI, A.. Projeto didático de matemática. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
BORTOLI, A.. Porcentagem. 2007 (Curso de Extensão Universitária) .

2.
BORTOLI, A.. A Construção do Número. 2006 (Projeto de Extensão Universitária) .

3.
BORTOLI, A.. Operações com Frações. 2006 (Curso de Extensão Universitária) .

4.
BORTOLI, A.. Frações sem medo. 2006 (Curso de Extensão Universitária) .

5.
BORTOLI, A.. Tendências em Educação Matemática. 2004 (Extensão Universitária) .

6.
BORTOLI, A.. Projeto Didático de Matemática. 2003 (Curso de Extensão Universitária) .

7.
BORTOLI, A.. Proporcionalidade. 2003 (Curso de Extensão Universitária) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DEVIDES, D. C.; BORTOLI, A.; AMARAL, L. N.. Participação em banca de Marcos André Teixeira.Estudo Dos Tipos De Roteiros E Adaptações: Jogo Do Sítio Do Pica-Pau Amarelo E Suas Adaptações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS.

2.
DEVIDES, D. C.; BORTOLI, A.; AMARAL, L. N.. Participação em banca de José Vieira Junior.Adaptação E Roteirização De Literatura: Caramuru De Frei José De Santa Rita Durão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS.

3.
DEVIDES, D. C.; BORTOLI, A.; LIEIRA, J.. Participação em banca de Victor Bosco Rodrigues da Silva e Gulherme Henrique Aires.Adaptação da Guerra do Paraguai para Jogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS.

4.
BEZERRA, A.; BORTOLI, A.; PAZIN, A.. Participação em banca de Juliel Bronzati Dourado e Jhonatan Souza da Silva.Desenvolvimento E Avaliação De Um Jogo Com Tecnologia De RA Para Auxiliar No Ensino De Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jogos Digitais) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS.

5.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Ricardo Sampaio.Aborgagens metodológicas no ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Raquel Coziuc.A aplicação de novas metodologias de ensino na escola pública. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de João Marcos Videira Cesco.Uma breve reflexão sobre a formação continuada de professores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Jhonny Roger Celles.A importância da afetividade na relação professor-aluno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
MALHEIROS, A. P. S.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Francieli Pereira Fernandes.O erro dos alunos como instrumento didático no processo de ensino-aprendizagem da matemática por meio da resolução de problemas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Artur Antonio Panzarini.Números decimais e metodologias para o ensino de matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Edmar Djalma Torres.Uma proposta para o ensino de função afim no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Edilberto Carlos de Moraes Junior.Indisciplina na escola e seus fatores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Norberto de Jesus Zanini.Matrizes e as dificuldades da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
PROKOPCZYK, A. C.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Cinthia Moraes de Oliveira.Uma reflexão sobre o ensino de geometria no sexto ano do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
SILVA, A. F.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Vanessa Cesario.O auxílio de jogos matemáticos na organização do ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
PEDROSO, H. A.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Larissa Katharine de Oliveira.A matemática e a sociedade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
PEDROSO, H. A.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Francieli Jordão.Matrizes e algumas aplicações para uso em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
PEDROSO, H. A.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Artur Rezzieri Gambera.Uma aborgagem histórica sobre logaritmos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

19.
PEDROSO, H. A.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Angélica de Fátima Batista.O uso da história da matemática para ensinar conjuntos numéricos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

20.
PEDROSO, H. A.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Jeanne Ayame Kurotuti.Números primos e criptografia RSA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
SERZEDELLO, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Ricardo Cordeiro de melo.Progressão Aritmética no ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

22.
BORTOLI, A.; Scarin; SINHORINI, G. B. C.. Participação em banca de Ana Paula Aparecida Cordeiro.Matemática: professor pesquisador e algumas metodologias para se aprender tabuada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Faceres.

23.
ABDELNUR, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Rosilda Maria dos Santos.O desafio da criança no processo de construção do conhecimento numérico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Faceres.

24.
ABDELNUR, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Sheisa Macedo da Silva.Avaliação de Matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Faceres.

25.
SINHORINI, G. B. C.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Meire Ferreira Simas.A aquisição de conteúdos e conceitos matemáticos através de jogos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

26.
SINHORINI, G. B. C.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Tatiana Valéria Vilar Hidalgo.O papel da literatura infantil no desenvolvimento da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

27.
ABDELNUR, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Regina Marques Silva Cordova.Escola de período integral a dualidade entre o cuidar e o educar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

28.
ABDELNUR, M.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Tatiane Ferreira da Silva.Formação Continuada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

29.
Scarin; SINHORINI, G. B. C.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Carla Lucimar G. Antoniassi.O fracasso escolar: um olhar para a criança que não aprende. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

30.
Scarin; SINHORINI, G. B. C.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Joelma Aparecida dos Santos.preconceito: criança deficiente na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

31.
Scarin; SINHORINI, G. B. C.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Sandra Soares Plínio Nasser.Fracasso escolar na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

32.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Elizelma Polizelli Franco.A discalculia como dificuldade de aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

33.
BORTOLI,; BORTOLI, A.. Participação em banca de Claudete Ribeiro Machado.Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

34.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Patrícia Fioravanti de Castro.Jogos: aprendizagem e brincadeira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

35.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Sandra Ongarato Necchi.Aspectos históricos da Educação Física no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

36.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Thais de Lima Silva.A parceria do brincar e da aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

37.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Ana Carolina de Oliveira Gama.O estágio operatório concreto: segundo Piaget. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

38.
BORTOLI, A.. Participação em banca de José Santos dos Passos.A avaliação no processo da institucionalização escolar: erros e acertos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

39.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Kátia Maria Guarnieri Lúcio.Disciplina na escola: um desafio para o professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

40.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Thácia de Souza Pereira Duarte.O ensino de matemática: história da matemática e a origem dos números. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

41.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Danila Joice da Mata Mendes.Aprendizagem matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

42.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Gislaine Regina Maiorano Felício.Um estudo sobre a metodlogia etnomatemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

43.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Cíntia Simonato.A escrita na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

44.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Priscila Costa Limão Marques.Os jogos e brincandeiras na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

45.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Rosana Aparecida Custódio Uzan.O ensino por meio de textos na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

46.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Simone Raquel Brecioni Carneiro.A educação infantil como etapa formadora para crianças de zero a cinco anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

47.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Talita Vânia Aguera.Educar com limites. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

48.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Vânia Fernandes.A abordagem construtivista da opção teórica na aquisição da língua escrita. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

49.
BORTOLI,; BORTOLI, A.. Participação em banca de Antonio José Cervi.Possibilidades de gestão democrática em entidades sem fins lucrativos e perfil do dirigente do terceiro setor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

50.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Heloiza Tozzo.Matemática para professores: aprender para ensinar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

51.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Leonildo Bernardo Pinto.Educação infantil: um sistema de parceria entre o município de São José do Rio Preto & entidades filantrópicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

52.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Luzineti Aparecida Cordeiro Sanfelice.História e educação: São José do Rio Preto e o ginásio São Joaquim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

53.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Maria Cristina Pereira.Descobrimento e educação jesuítica no Brasil colonia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

54.
ARAUJO, S. M. R.; BORTOLI, A.. Participação em banca de Anézia Miranda da Silva.Resolução de problemas de matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

55.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Aparecida de Lurdes Fabrício Silva.Os erros na matemática: o que ajuda no aprendizado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

56.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Maria Estela Fabrício Rodrigues.A avaliação do processo de construção do conhecimento matemático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

57.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Patrícia Carla Sutti Alvarenga Perondi.A formação do espírito lógico no desenvolvimento da aritmética e da geometria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

58.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Sílvia Daniela Bernardo.A influência da leitura e da escrita na aprendizagem matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

59.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Tisciane Aparecida da Silva.O ensino de matemática na educação de jovens e adultos (EJA). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

60.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Rita de Cássia de Souza.A educação nutricional e seu papel na infância. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

61.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Vânia Rocha de Bortoli.Educação ambiental: um vínculo com a qualidade de vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

62.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Rosmary Dutra Baldassa.Conselho Tutelar: medidas de proteção. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

63.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Tatiana Aparecida Camillo.Trabalho infantil e a educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

64.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Violência na infância.Luziane Cristina de Barros Pissin. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

65.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Rosmary Dutra Baldassa.O papel desempenhado pelo ensino escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

66.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Simone Aparecida dos Santos Chaves.Violência doméstica na realidade escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

67.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Elaine Cristina Machado.A importância da informática no ensino de matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

68.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Kedman Celina Rogéri Eugênio.Jogos e brincadeiras para o ensino de matemática: contribuiçoes para a aprendizagem e o desenvolvimento moral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

69.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Karina Ribeiro da Silva.Educação psicomotora na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

70.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Kenia Moreira.A costrução do número: uma visão construtivista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

71.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Neusa Antônia Dos Santos Moreale.Deficência física e motivação na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

72.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Renata Francisca Queiroz da Silva.Desenvolvimento motor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

73.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Thacia Pereira de Souza Duarte.Formação de professores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

74.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Andressa Vergínio de Toledo.O surgimento do ensino no Município de São José do Rio Preto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

75.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Paula Pedrassoli.A influência da prática pedagógica e do estágio supervisionado na formação do professor de matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

76.
BORTOLI, A.; Duran, D.P.M.; Garcia, S.C.G.. Participação em banca de Edimara Vilches Corrêa.Avaliação: Um Mecanismo de Exclusão ou Promoção do Aluno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

77.
BORTOLI, A.; Duran, D.P.M.; Garcia, S.C.G.. Participação em banca de Juliana de Oliveira Vieira.Literatura Infantil: um caminho para alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

78.
BORTOLI, A.; Duran, D.P.M.; Garcia, S.C.G.. Participação em banca de Regilângela REgina Pimentel Flores.Informática no Ensino de Matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

79.
BORTOLI, A.; Duran, D.P.M.; Garcia, S.C.G.. Participação em banca de Audenice da Silva Pereira Dias.O Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Infantil Através de Jogos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

80.
BORTOLI, A.; Duran, D.P.M.; Garcia, S.C.G.. Participação em banca de Márcia Elaine da Silva Fernandes.Os Contos de Fada e O Universo Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

81.
BORTOLI, A.; Duran, D.P.M.; Garcia, S.C.G.. Participação em banca de Elisabete Pinheiro Rubio.A Escola, O Professor e a Promoção da Saúde. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

82.
BORTOLI, A.; Simonato, A.L.; Avila, F.C.. Participação em banca de Fernanda de França Mansano.Evolução do Números Através do Tempos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.

83.
BORTOLI, A.; Siqueira, D.; Souza, S.C.. Participação em banca de Aline Alves Cordeiro.Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.

84.
BORTOLI, A.; Zapatta, C.; Pereira, F.R.. Participação em banca de Jane Cléia Ramos de Andrade.Equações Algébricas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.

85.
BORTOLI, A.; Simonato, A.L.; Avila, F.C.. Participação em banca de Dorival de Andrade Garcia.Aplicações das Derivadas na Resolução de Problemas de Otimização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.

86.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Elisângela Maria Florêncio Ferioli.Os jogos na educação infantil e sua importância no desenvolvimento da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES.

87.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Auriane Gonçalves Menechelli.Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

88.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Janaina de Paula Campos Malachias.Metodologias para o ensino de matemática na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

89.
BORTOLI, A.. Participação em banca de pllyana Sant' ana Fernandes.Educação infantil: condições de cidadania. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

90.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Regilângela Regina Pimentel Flores.História da matemática no ensino de matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

91.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Rosana Carla Zangirolami.Jogos matemáticos como ferramenta de ensino na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

92.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Sandra Regina Sanches Sá.A importância das brincadeiras na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

93.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Sílvia Daniela Bernardo.Jogos pedagógicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

94.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Tisciane Aparecida da Silva.A importância dos jogos de regra na educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

95.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Aline Roncatti Sonemberg.Inclusão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

96.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Grazieli Pólo Mendes.Capacitação docente: concepções do professor frente à inclusão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

97.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Adalva Targa.Autismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.

98.
BORTOLI, A.. Participação em banca de Adriana Perpétua Ferreira da Silva.O processo inclusivo do deficiente mental no sistema educacional atual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TESO, A.; BORTOLI, A.; ALEXANDRE, E. C. C.. Concurso Matemática Discreta. 2012. FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII CIBEM- Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Descrição da Obras Didáticas de André Perez y Marin. 2017. (Congresso).

2.
XII Encontro Paulista de Educação Matemática.UMA EXPERIÊNCIA COM APLICATIVOS DE SMATPHONES PARA O ENSINO DE FUNÇÃO. 2017. (Encontro).

3.
XII Seminário Nacional de História da Matemática.REFLEXÕES ACERCA DO POSITIVISMO NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM ESTUDO SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE ANDRÉ PEREZ Y MARIN. 2017. (Seminário).

4.
20 anos do grupo de pesquisa em história da matemática da UNESP de Rio Claro.Comunicação com os alunos. 2016. (Encontro).

5.
20 anos do grupo de pesquisa em história da matemática da UNESP de Rio Claro. 2016. (Encontro).

6.
Aula Magna: Interiorização da Pós Graduação Brasileira, Pesquisa e Escola Básica. 2016. (Outra).

7.
II Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. Aplicativos Para A Aprendizagem De Matemática E O Uso De Vídeo Gravações. 2016. (Congresso).

8.
IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação. Como Fica A Avaliação Na Aprendizagem De Matemática Quando Se Trabalha Com A Tecnologia Em Informática?. 2016. (Congresso).

9.
Vinte anos do grupo de pesquisa História, Filosofia e Educação Matemátiticca. 2016. (Encontro).

10.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Uma Discussão Sobre Métodos Analítico E Sintético No Ensino Secundário No Final Do Século XIX E Início Do Século XX A Partir Do Exame De Livros Didáticos De André Perez Y Marin. 2016. (Congresso).

11.
I Congresso de Iniciação Científica Tecnológica- FATEC Lins. Tour pela FATEC Lins através de um jogo com Rv. 2015. (Congresso).

12.
I Congresso de Iniciação Científica Tecnológica- FATEC Lins. Utilização de RV em Jogos para intervenções odontológicas. 2015. (Congresso).

13.
I Congresso de Iniciação Científica Tecnológica- FATEC Lins. Projeto e Desenvolvimento de Jogo Digital de Labirinto 3D com elementos de RV. 2015. (Congresso).

14.
I Congresso de Iniciação Científica Tecnológica- FATEC Lins. Fantasmath jogo de tabuleiro e digital para o ensino de matemática. 2015. (Congresso).

15.
I Congresso de Iniciação Científica Tecnológica- FATEC Lins. Desenvolvimento de Game 3D de Trem Fantasma com elementos de RA. 2015. (Congresso).

16.
I Congresso de Iniciação Científica Tecnológica- FATEC Lins. Desenvolvimento de um Jogo Digital 3D de Aventura Marítima com elementos de RV. 2015. (Congresso).

17.
XI Seminário Nacional de História da Matemática.Paratextos editoriais como elementos para análise das obras de André Perez y Marin. 2015. (Seminário).

18.
7º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática. Sobre a obra Elementos de Algebra de André Perez y Marin. 2014. (Congresso).

19.
II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Aspectos Teóricos Metodológicos Analisados em duas Teses de Doutorado. 2014. (Encontro).

20.
WRA Workshop de Realidade Virtual Aumentada. Developing a game to aid learning in mathematics using Augmented Reality. 2014. (Congresso).

21.
XII Encontro Paulista de Educação Matemática.Atividade de Modelagem Matemática no Curso de Jogos Digitais. 2014. (Encontro).

22.
Atividade Inaugural de Verão do ano de 2013. 2013. (Encontro).

23.
Ciclo de seminários ?História Oral e Educação Matemática. 2013. (Encontro).

24.
VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. André Perez y Marin: consideraciones biográficas. 2013. (Congresso).

25.
GHOEM 10 anos: Produções e Perspectivas. 2012. (Encontro).

26.
II SERP- Seminário em Resolução de Problemas. 2011. (Seminário).

27.
XXIII Semana da Matemática.Material Dourado como recurso para o trabalho com as quatro operações. 2011. (Outra).

28.
I Jornada de Estudos do Curso de Graduação em Pedagogia.Educação um Tesouro a Descobrir. 2010. (Encontro).

29.
I Simpósio de Pesquisa: olhares e perspectivas.Linhas de pesquisa e perspectivas temáticas em matemática. 2008. (Simpósio).

30.
Simpósio de Pesquisa.Comissão Julgadora. 2008. (Simpósio).

31.
VI Semana Da Pedagogia- Ser Professor Na Sociedade Contemporânea.Jogos Matemáticos. 2008. (Oficina).

32.
V Semana De Educação E Pesquisa: Reflexão E Compromisso.Uma experiência com calculadora simples para trabalhar números decimais. 2007. (Outra).

33.
I Semana da Matemática.Jogos Matemáticos. 2006. (Outra).

34.
IV Semana de Educação.Doces Frações e suas Operações. 2006. (Outra).

35.
2° Colóquio De Incentivo À Pesquisa E À Extensão Universitária: Dialogando Pesquisa E Extensão Na Práxis Pedagógica.Relato de Experiência na Pesquisa: Algumas considerações sobre a Pesquisa em História da Matemática. 2004. (Outra).

36.
Colóquio Pedagógico Integrado FAER e UNICERES- Formação de Professores: Caminhos, histórias e trajetos.Jogos Matemáticos. 2004. (Outra).

37.
VIII Encontro Nacional de Educação Matemática.VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004. (Encontro).

38.
V Seminário Nacional de História da Matemática.Currículo da primeira turma do Curso de Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Campinas: uma análise. 2003. (Seminário).

39.
EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.VI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2002. (Encontro).

40.
Seminário: Como a demonstração é considerada em diversas áreas do conhecimento..Seminário: Como a demonstração é considerada em diversas áreas do conhecimento.. 2002. (Seminário).

41.
Jornadas Unespianas.Jornadas Unespianas. 2001. (Encontro).

42.
V EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. Um breve histórioc sobre o processo da criação das Universidades Católicas Brasileiras. 2001. (Congresso).

43.
V Encontro Brasileiro De Estudantes De Pós-Graduação Em Educação Matemática.V Encontro Brasileiro De Estudantes De Pós-Graduação Em Educação Matemática. 2001. (Encontro).

44.
VI EPEM.VI EPEM (Encontro Paulista de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

45.
VI Pós Aberta.VI Pós-Aberta da UNESP de Rio Claro. 2001. (Encontro).

46.
8° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.História das Equações Algébricas na Europa de 1200 a 1850. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ponce, Alexandre ; BORTOLI, A. . II Semana de Tecnologia da FATEC de Lins. 2011. (Congresso).

2.
Scarin ; ABDELNUR, M. ; Dias ; Campos ; BORTOLI, A. ; SINHORINI, G. B. C. . VI Semana Da Pedagogia- "Ser Professor Na Sociedade Contemporânea: As Demandas Da Formação Docente". 2008. (Outro).

3.
Simonato, A.L. ; BORTOLI, A. . I COLÓQUIO DE MATEMÁTICA. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sheisa Macedo da Silva. Avaliação de Matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Faceres. Orientador: Adriana de Bortoli.

2.
Ana Paula Aparecida Cordeiro. Matemática: professor pesquisador e algumas metodologias para se aprender tabuada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Faceres. Orientador: Adriana de Bortoli.

3.
Rosilda Maria dos Santos. O desafio da criança no processo de construção do conhecimento numérico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Faceres. Orientador: Adriana de Bortoli.

4.
Meire Ferreira Dias. A aquisição de conteúdo e conceitos matemáticos através de jogos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

5.
Elizelma Polizelli Franco. A discalculia como dificuldade de aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação. Orientador: Adriana de Bortoli.

6.
Thacia de Souza Pereira Duarte. O ensino da matemática: história da matemática e a origem do número. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

7.
Danila Jioce da Mata Mendes. Aprendizagem matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação. Orientador: Adriana de Bortoli.

8.
Gislaine Regina Maiorano Felício. Um estudo sobre a metodologia etnomatemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação. Orientador: Adriana de Bortoli.

9.
Heloiza Tozzo. Matemática para professores aprender para ensinar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação. Orientador: Adriana de Bortoli.

10.
Elaine Cristina Machado. A importância da informática para o ensino da matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

11.
Kedman Celina Rogeri Eugênio. Jogos e brincadeiras para o ensino da matemática: contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento moral. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

12.
Kenia Moreira. A contrução do número: uma visão construtivista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

13.
Thacia de Souza Pereira Duarte. Formação de Professores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

14.
Andressa Vergínio de Toledo. O surgimento do ensino no município de São José do Rio Preto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

15.
Anézia Miranda da Silva. Resolução de problemas de matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

16.
Aparecida de Lurdes Fabrício Silva. Os erros na matemática o que ajuda no aprendizado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

17.
Maria Estela Fabrício. A avaliação do processo de construção do conhecimento matemático. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

18.
Patricia Carla Sutti Alvarenga Perondi. A formação do espírito lógico no desenvolvimento da aritmética e da geometria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

19.
Paula Pedrassoli. A influência da prática de ensino e do estágio supervisionado na formação do professor de matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

20.
Silvia Daniela Bernardo. A influência da leitura e da escrita na aprendizagem matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

21.
Tisicane Aparecida da Silva. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

22.
Maria Fernanda Tassi Pinto Teixeira. O lúdico na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

23.
Tisciane Aparecida da Silva. Uma proposta metodológica para o ensino das quatro operações fundamentais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

24.
Silvia Daniela Bernardo. Ensino de fração através da metodologia história da matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

25.
Paula Pedrassoli. O início da escolarização no município de São José do Rio Preto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

26.
Auriane Gonçalves Menechelli. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - União das Escolas do Grupo Ceres de Educação, União das Escolas do Grupo Ceres de Educação. Orientador: Adriana de Bortoli.

27.
Elisângela Maria Florêncio Ferioli. Os jogos na educação infantil e sua importância no desenvolvimento da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

28.
Janaina de Paula Campos Malachias. Metodologias para o ensino de matemática na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

29.
Regilângela Regina Pimentel Flores. História da matemática no ensino de matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

30.
Rosana Carla Zangirolami. Jogos matemáticos como ferramenta de ensino na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

31.
Sandra Regina Sanches Sá. A importância das brincadeiras na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

32.
Sílvia Daniela Bernardo. Jogos Pedagógicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

33.
Tisciane Aparecida da Silva. A importância do jogo de regras na educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

34.
Regilângela Regina Pimentel Flores. Informática no Ensino da Matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

35.
Audenice da Silva Pereira Dias. O ensino e a aprendizagem na educação infantil através de jogos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

Iniciação científica
1.
Luis Fernando Montalvão. A Música Definida Pela Matemática. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS. Orientador: Adriana de Bortoli.

2.
Rafael Diego Sanches de Paulo e Reanolfo de Bortoli Neto. Compreeensão do Conceito de Funções Matemáticas Através do Software Winplot. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Banco de Dados) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS. Orientador: Adriana de Bortoli.

Orientações de outra natureza
1.
Daniele Cristina Fernandes Menino. Bioestatística. 2008. Orientação de outra natureza - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

2.
Vera Ligia Sant'ana Gonçalves Paniche. Bioestatística. 2008. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.

3.
José Otaávio Denoi. Estatística. 2008. Orientação de outra natureza. (Administração) - Instituto Superior de Educação Ceres, ISE CERES. Orientador: Adriana de Bortoli.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SILVA, C. G. ; MELLO, M. H. F. ; OLIVEIRA, A. P. D. . My Math. 2017.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BORTOLI, A.; GARCIA, F. T. ; RODRIGUES, Z. G. M. . Construção de um cenário de investigação a partir da luz elétrica, uma experiência de ensino de Matemática no sétimo ano do Ensino Fundamental. In: Lourenço Magnoni Júnior;Oswaldo Massambani;David Stevens;Maria da Graça Mello Magnoni;José Misael Ferreira do Vale;Wellington dos Santos Figueiredo. (Org.). Programa Educativo e Social JC na Escola:Luz, Ciência e Vida.. 2ªed.São Paulo: Centro Paula Souza, 2016, v. 1, p. 90-97.


Apresentações de Trabalho
1.
BORTOLI, A.. Atividade de Modelagem Matemática no Curso de Jogos Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORTOLI, A.. Equações exponenciais: uma abordagem histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BORTOLI, A.; KANADA, L. H. M. ; CYRILLI, N. A. ; BATISTA, B. H. M. . Atividades para o Ensino de Função usando aplicativos de celulares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


1)Aprovada no Concurso da Universidade Estadual Paulista São José do Rio Preto Dep.Educação no conjunto de disciplinas "Estágio Curricular Supervisionado: trabalho pedagógico I" em terceiro lugar com nota 7,20 publicado em 22/03/2005 no Edital n°021/2005-CSRP- Proc. 1237/2004-Proc.137/2004-CSJRP.
2) Aprovada no Concurso da Faculdade de Tecnologia de Lins-FATEC para disciplina Matemática em 1° lugar com nota 7,83 publicado em 17/03/2009 no Edital nº0494/2009 PROCESSO CEETEPS nº3174/2008 secção I pg104
3) Aprovada no Concurso da Universidade Estadual Paulista Campus de São José do Rio Preto Dep.Educação no conjunto de disciplinas "Estágio Curricular SupervisionadoII" com nota 7,42 publicado em 02/07/2010 no Edital n°105/2010-CSRP- Proc. 1310/2010-CSJRP.
4) 3) Aprovada no Concurso da Universidade Estadual Paulista São José do Rio Preto Dep. Educação no conjunto de disciplinas "Estágio Curricular SupervisionadoII" com nota 7,42 publicado em 02/07/2010 no Edital n°105/2010-CSRP- Proc. 1310/2010-CSJRP.
3) Aprovada no Concurso da Universidade Estadual Paulista São José do Rio Preto Departamento de Educação no conjunto de disciplinas "Estágio Curricular SupervisionadoII" com nota 7,42 publicado em 02/07/2010 no Edital n°105/2010-CSRP- Proc. 1310/2010-CSJRP.
4) Aprovada no Concurso da Universidade Estadual Paulista- São José do Rio Preto Departamento de Educação no conjunto de disciplinas "Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Curricular Supervisionado I",com nota 7,88 publicado em 28/01/2011 no Edital n°025/2011-CSJRP-Proc 2945/2010
5) Aprovada no Concurso da Universidade Estadual Paulista- São José do Rio Preto Departamento de Educação no conjunto das disciplinas Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Curricular Supervisionado II", com nota 7,46 publicado em 29/01/2011 no Edital n°028/2011-CSJRP- Proc- 2946/2010
6) Aprovada no Processo Seletivo edital ATAc/ICMC/SMA-USP nº016/2017 em primeiro lugar, publicado em 21/03/2017 no edital 024/2017, p.13



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 11:30:29