Ângelo Tavares Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4826029898084808
  • Última atualização do currículo em 18/11/2014


Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Mestrado em Composição pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Doutorado em Composição pela Universidade Federal da Bahia (2004). Possui partituras premiadas em concursos locais e nacionais. Foi pesquisador Prodoc da Universidade Federal da Bahia pesquisando e publicando a obra do compositor baiano Fernando Barbosa de Cerqueira. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: criação musical, performance, análise, arranjo e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ângelo Tavares Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, Â. T.


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Doutorado em Composição.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O pensamento composicional de Fernando Cerqueira: memórias e paradigmas., Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Paulo Costa Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: análise; criação musical; educação musical; criação literária; teoria da música.
1995 - 1998
Mestrado em Mestrado em Composição.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Castro Alves em sete cantigas de liberdade e paixão,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Jamary Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: criação musical; teoria da música; análise; criação literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
1979 - 1984
Graduação em Composição e Regência.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


1998 - 1998
Arranjo de Música Popular Brasileira. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1996 - 1996
O Controle da Altura Através do Sistema T. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1988 - 1988
Desenvolvimento Profissional e Análise Transaciona. (Carga horária: 100h).
IOB - Informações Objetivas.
1988 - 1988
Adminintração Eficaz do Tempo. (Carga horária: 60h).
IOB - Informações Objetivas.
1988 - 1988
Informática e Organização. (Carga horária: 100h).
IOB - Informações Objetivas.
1986 - 1986
Comunicações Verbais. (Carga horária: 100h).
IOB - Informações Objetivas.


Atuação Profissional



Vivenda Hospital Dia, VHD, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 2
Outras informações
Musicalização para pacientes psicóticos


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto 1 lotado no Instituto de Humanidades Artes e Ciências - IHAC UFBA NOVA

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Pesquisador PRODOC, Enquadramento Funcional: pesquisador prodoc, Carga horária: 40
Outras informações
Participo do projeto da Pós-graduação em Música da UFBA "Mémoria Musical da Bahia". Atualmente pesquisando e editando a obra do compositor baiano Fernando Cerqueira.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: MUS 004 - Percepção Musical II MUS 010 - Literatura e Estruturação Musical II MUS 106 - Composição Suplementar I MUS 233 - Prática de Conjunto Instrumental I

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: MUS 010 - Likteratura e Estruturação Musical II MUS 014 - Improvisação I MUS 106 - Composição Suplementar I MUS 107 - Composição Suplementar II MUS 112 - Composição V

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: MUS 010 - Literatura e Estruturação Musical II MUS 014 - Improvisação I MUS 106 - Composição Suplementar I MUS 232 - Improvisação III

Atividades

05/2003 - 02/2005
Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção Musical II; Literatura e Estruturação Musical II. Composição Suplementar I; Prática de Conjunto Instrumental I
03/1998 - 02/2000
Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Estruturação Musical II; Improvisação I; Composição Suplementar I; Composição Suplementar II; Composição V.
03/1995 - 02/1996
Ensino, Composição e Regência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Estruturação Musical II; Improvisação I; Improvisação III; Composição Suplementar I; Composição Suplementar II.

Projeto Axé - Centro de Defesa da Criança e Adolescente, PROJETO AXÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Professor de Música e Prática de Conjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenou o Grupo Experimental de Cãmara (GECA), formado por jovens regularmente atendidos pelo Projeto Axé e voltado para o repertório de musica instrumental brasileira. Fez apresentações em diversos eventos na Bahia e no exterior, como o Festival de Cinema de Roma, Festival na Ilha de Elba, concertos em Florença, concertos no Umbria Jazz Festival.


Centro de Estudos e Desenvolvimento, CEDE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor de Música, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 2
Outras informações
Musicalização para portadores de necessidades especiais.


Empresa de Transportes Urbanos de Salvador, TRANSUR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Regente de Coral, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O Romanceiro Tradicional na Bahia

Descrição: O estudo do Romanceiro Tradicional na Bahia terá como ponto de partida as pesquisas realizadas pelo Programa de Estudos e Pesquisa em Literatura Popular do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e, a partir dessa base, através da imersão direta no universo da literatura oral, buscará refletir sobre questões como os espaços geográficos, o contexto histórico, os principais pesquisadores da área, os detalhes da forma, do ritmo, da interpretação, do texto, das intertextualidades, do contexto cultural, e das várias possibilidades de performance ai contidas. Como consequência dessa pesquisa inicial, pretende-se produzir material didático, impresso e eletrônico, a partir do citado Romanceiro, voltado para o ensino em espaços arteducativos que trabalhem com crianças, adolescentes e jovens em situação de extrema pobreza e que frequentam a rede pública de ensino. E também garantir o acesso desse material diretamente aos professores da rede pública de ensino, buscando incentivar, desta maneira, o estudo do Romanceiro como uma prática socio-cultural de fruição e produção artística que funcione igualmente como elemento gerador de agregação e prazer para a produção de aprendizagens significativas da leitura, da escrita, das plurais manifestações culturais etc. Propõe-se, por fim, desenvolver uma estrutura de divulgação na internet, através da transposição desse material para o Moodle (modular object oriented dynamic learning environment), ampliando, assim, seu potencial de acesso e uso por ONGs que trabalham com arteducação e por escolas da rede pública de ensino fundamental, tenham essas escolas já implementado ou não os Parâmetros Curriculares Nacionais na área de Artes, sem deixar de fora a possibilidade de se usar parte do mesmo material em projetos transversais com as áreas de língua portuguesa, da multiculturalidade etc. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador.
2010 - Atual
O Som do Desejo

Descrição: Projeto voltado para o desenvolvimento de material didático presencial e virtual para o ensino de música em escolas públicas e ONG's.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador.
2005 - Atual
Fernando Cerqueira, Vida e Obra: Um Percurso Composicional em Memória Musical da Bahia

Descrição: O presente projeto tem como objetivo central estudar a vida e a obra do compositor Fernando Cerqueira, registrando um conjunto de procedimentos que possibilite o entendimento e a manipulação dos elementos conceituais envolvidos, estruturais e contextuais, permitindo uma visão de seu papel e sua mensagem como membro do Grupo de Compositores da Bahia, e dar origem ainda a um processo de registro de sua produção musical e literária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Cantar cantei, canto: Luiz Gonzaga

Descrição: Projeto/show em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga. Um estudo sobre a vida e a obra com enfase em releituras musicais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador / Elisa Mendes - Integrante.
2012 - 2012
Cantar cantei, canto: falando de amor

Descrição: Oficinas de canto com ênfase no repertorio de alta performance da Música Popular Brasileira. Os períodos, os compositores e os intérpretes. Os processos de ensino/aprendizagem do repertório. A estética e o gesto musical. A canção, a temática, os autores, a composição e a interpretação. Conceitos para a escolha de repertorio. O show. Estudam-se épocas, compositores e intérpretes. Elaboram-se processos de ensino/aprendizagem do repertório. Pensa-se a estética e o gesto musical. Analisa-se a canção, a temática, os autores, a composição e a interpretação. Conceitua-se um show. Organiza-se uma apresentação pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador / Elisa Mendes - Integrante.
2010 - 2010
Coração americano - 35 anos do disco Clube da Esquina

Descrição: Oficinas de canto com ênfase no repertorio de alta performance da Música Popular Brasileira. Os períodos, os compositores e os intérpretes. Os processos de ensino/aprendizagem do repertório. A estética e o gesto musical. A canção, a temática, os autores, a composição e a interpretação. Conceitos para a escolha de repertorio. O show. Estudam-se épocas, compositores e intérpretes. Elaboram-se processos de ensino/aprendizagem do repertório. Pensa-se a estética e o gesto musical. Analisa-se a canção, a temática, os autores, a composição e a interpretação. Conceitua-se um show. Organiza-se uma apresentação pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador.
2009 - 2009
Projeto Caymmi em três tempos

Descrição: Mergulho na obra do compositor baiano Dorival Caymmi. Análise sígnica e mítica de sua obra. Composição de um repertório em 3 tempos: O mar, a Bahia e a mulher..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
O Som do Desejo

Descrição: Produzir material didático, impresso e eletrônico, voltados para o ensino da música e das práticas musicais em espaços arteducativos que trabalhem com crianças, adolescentes e jovens em situação de extrema pobreza e que freqüentam a rede pública de ensino. Garantir o acesso destes materiais diretamente aos professores da rede pública de ensino, buscando incentivar, desta maneira, o estudo da música como uma prática socio-cultural de fruição e produção artística que funciona também como elemento gerador de agregação e prazer para a produção de aprendizagens significativas da leitura, da escrita, da pluralidade cultural, etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ângelo Tavares Castro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1992
"Silêncio" para 13 instrumentos na XX Apresentação de Compositores da Bahia, Universidade Federal da Bahia.
1989
"Adorozan" para voz aguda e percussão no Concurso Nacional de Composição, Escola de Artes Pró-Musica.
1983
"Reza" para coro misto na XVI Apresentação de Compsitores da Bahia, Universidade Federal da Bahia.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CASTRO, Angelo  Data: 11/12/2007

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, Â. T. . O pensamento composicional de Fernando Cerqueira: memórias e paradigmas. 1ª. ed. Salvador: Fundação Gregório de Matos, EDUFBA, 2007. v. 400. 189p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, Â. T. . Hugo Wolf - Spanischen Leiderbuchs - transcrição para conjunto instrumental. In: Hugo Wolf Die Weltlichen Lieder des Spanischen Liederbuchs, 2003, Ludwisburg - Alemanha. Liedkünstler der Saison III, 2003.

2.
CASTRO, Â. T. . Investigando o Pensamento Composicional de Fernando Cerqueira. In: IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, 2003, Salvador. XXII Seminário Estudantil de Pesquisa da UFBA, 2003.

3.
CASTRO, Â. T. . Rola Mundo - Uma Aproximação à Obra de Fernando Cerqueira. In: Forum da Pós-Graduação da UFBA, 2002, Salvador. Forum UFBA, 2002.

4.
CASTRO, Â. T. . MusicaNova. In: Computer Music: Viagem na Produção Musical Internacional, 2001, Salvador. Conferência Concerto Goethe Institut de Salvador, 2001.

5.
CASTRO, Â. T. . Acento e Acentuação: Um pequeno Estudo da Sílaba. In: Forum da Pós-Graduação em Música da UFBA, 2000, Salvador. Forum UFBA, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, Â. T. . Sons e Movimentos do Desejo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, Â. T. . Oxalá, 2012. (Partitura Musical/Canto).

2.
CASTRO, Â. T. ; GILDON, Oliveira . A Pressa, 2012. (Partitura Musical/Canto).

3.
CASTRO, Â. T. ; GILDON, Oliveira . Oduduwa, 2012. (Partitura Musical/Canto).

4.
CASTRO, Â. T. ; GILDON, Oliveira . Iku, 2012. (Partitura Musical/Canto).

5.
CASTRO, Â. T. ; GILDON, Oliveira . Exú, 2012. (Partitura Musical/Canto).

6.
CASTRO, Â. T. ; GILDON, Oliveira . O Caos, 2012. (Partitura Musical/Canto).

7.
CASTRO, Â. T. . Baião do Geca, 2010. (Partitura Musical/Outro).

8.
CASTRO, Â. T. . FoxXote, 2010. (Partitura Musical/Outro).

9.
CASTRO, Â. T. . Outra Tramela, 2010. (Partitura Musical/Outro).

10.
Cerqueira, Fernando ; CASTRO, Â. T. . Artimanhas do Compor e do Pensar - percurso criativo através de textos. Salvador: Quarteto Editora, 2007 (Livro resultado de pesquisa - Memória Musical da Bahia).

11.
Cerqueira, Fernando ; CASTRO, Â. T. . Musicalidade e Poesia: Anseio e Recusa do Sentido. Salvador, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, Â. T. ; Cândido, Marcos ; Cerqueira, Fernando . O Som do Desejo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livros, Midia, Educação à distância).


Produção artística/cultural
Música
1.
CASTRO, Â. T. . Concerto 5 Anos do IHAC. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
CASTRO, Â. T. . Cantar cantei, canto: falando de amor. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
CASTRO, Â. T. . Cantar cantei, canto: falando de amor. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
CASTRO, Â. T. . Umbria Jazz Festival - Perugia - Itália. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
CASTRO, Â. T. . Almagesto I. 2010. Outra.

6.
CASTRO, Â. T. . Almagesto I. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
CAPINAN, A. C. ; MOREIRA, M. ; CASTRO, Â. T. . Cidadão. 2006. Arranjo.

8.
MOREIRA, M. ; GOMES, P. ; CASTRO, Â. T. . Lá vem o Brasil descendo a ladeira. 2006. Arranjo.

9.
CASTRO, Â. T. . Reza. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
CASTRO, Â. T. . Da rua para a lua. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
CASTRO, Â. T. . Notícias do Brasil. 2005. Arranjo.

12.
CASTRO, Â. T. . Marchinas de Carnaval. 2005. Arranjo.

13.
CASTRO, Â. T. ; Kilkerry, Pedro . Zero. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
CASTRO, Â. T. . Talvezmusica. 2003. Interpretação.

15.
CASTRO, Â. T. . MIragem. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

16.
CASTRO, Â. T. ; VARIOS, . Romances Tradicionais na Bahia e na Galícia. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
CASTRO, Â. T. ; TEIXEIRA, L. G. E. H. . Asa Branca. 2002. Arranjo.

18.
CASTRO, Â. T. ; WOLFF, H. . Hugo Wolff: Spanische Lieder. 2002. Arranjo.

19.
CASTRO, Â. T. . Na Tramela do Sonho. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
CASTRO, Â. T. . Em Nome de Deus. 1999. Arranjo.

21.
CASTRO, Â. T. . Silêncio. 1992. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
CASTRO, Â. T. . Almagesto I. 2007.

2.
CASTRO, Â. T. . Almagesto II. 2007.

3.
CASTRO, Â. T. . Almagesto III. 2007.

4.
CASTRO, Â. T. . Afago-te. 2006.

5.
CASTRO, Â. T. . Salve Jorge. 2006.

6.
CASTRO, Â. T. . Da rua para a lua. 2005.

7.
CASTRO, Â. T. . Desejos. 2005.

8.
CASTRO, Â. T. . Grosso modo. 2005.

9.
CASTRO, Â. T. . Talvezmusica. 2003.

10.
CASTRO, Â. T. . Solavanco de Gerico. 2002 (Espetáculo Musical Multimeios).

11.
CASTRO, Â. T. . Zero. 2002.

12.
CASTRO, Â. T. ; XISTO, P. . X. 2002.

13.
CASTRO, Â. T. ; PGNATARI, D. . Miragem. 2002.

14.
CASTRO, Â. T. ; PAQUITO, . Secreto. 2002.

15.
CASTRO, Â. T. . Fractus. 2002.

16.
CASTRO, Â. T. . Tempo. 2002.

17.
CASTRO, Â. T. . Uncária Tormentosa. 2001 (Espetáculo Musical Multimeios).

18.
CASTRO, Â. T. . Na Tramela do Sonho. 2001 (Espetáculo Musical).

19.
CASTRO, Â. T. . Sete Palavras. 2001.

20.
CASTRO, Â. T. . Romances Tradicionais na Bahia e na Galícia. 2000 (Acadêmica).

21.
CASTRO, Â. T. ; Kilkerry, Pedro . O Muro. 2000.

22.
CASTRO, Â. T. ; XISTO, P. . Hai Kai. 2000.

23.
CASTRO, Â. T. ; Kilkerry, Pedro . É o Silêncio. 2000.

24.
CASTRO, Â. T. ; LORCA, F. G. . A Lua. 2000.

25.
CASTRO, Â. T. . Dias de Santos e Reis. 2000.

26.
CASTRO, Â. T. ; Kilkerry, Pedro . Amor Volat. 1999.

27.
CASTRO, Â. T. . Porumthris. 1999.

28.
CASTRO, Â. T. . Stabat Mater. 1999.

29.
CASTRO, Â. T. . Remorso e Nostalgia. 1998 (Didática).

30.
CASTRO, Â. T. . E Nóis, Uai?. 1997 (Didática).

31.
CASTRO, Â. T. . A Última Solidão. 1997.

32.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. . O Baile na Flor. 1997.

33.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. . Pedro Ivo. 1997.

34.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. . Longe de Ti. 1997.

35.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. . A Violeta. 1997.

36.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. . Ode ao Dois de Julho. 1997.

37.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. . Navio Negreiro. 1997.

38.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. . Capricho. 1997.

39.
CASTRO, Â. T. ; ALVES, C. ; Kilkerry, Pedro ; XISTO, P. . A Dor. 1997.

40.
CASTRO, Â. T. . Homenagem a Smetak. 1996 (Didática).

41.
CASTRO, Â. T. . E Nóis, Uai?. 1995 (Didática).

42.
CASTRO, Â. T. . Angelus. 1995.

43.
CASTRO, Â. T. . Humano, Demasiado Humano. 1995.

44.
CASTRO, Â. T. . Ego Dormio et Cor Meun Vigilat. 1995.

45.
CASTRO, Â. T. . Oxum Chora. 1994.

46.
CASTRO, Â. T. . Aprendendo a Chorar. 1994.

47.
CASTRO, Â. T. . Falsificando o Choro. 1994.

48.
CASTRO, Â. T. . A Menor distância Entre Duas Estrelas É Uma Curva. 1994.

49.
CASTRO, Â. T. . Yu Aô. 1993.

50.
CASTRO, Â. T. . Silêncio. 1992.

51.
CASTRO, Â. T. . Adorozan. 1989.

52.
CASTRO, Â. T. . Reza. 1983.

Demais trabalhos
1.
CASTRO, Â. T. ; Cândido, Marcos . Da Bahia a Minas. 2010 (Show Musical) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARQUES, E. F. L.; CANDUSSO, F. M. C.; CASTRO, Â. T.. Participação em banca de Davi Santana de Cerqueira. O Forum da proposta do curso de música popular da EMUS-UFBA: entre o popular e o discurso academico da música. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CASTRO, Â. T.; WELLINGTON, Gomes da Silva; LIMA, Paulo Costa. Participação em banca de Emanuel Lima Cordeiro. Música e natureza: aplicação do serialismo ao canto dos pássaros. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CASTRO, Â. T.; BARBOSA, J. L. S.. Participação em banca de Mila Parana Botelho. O mestre de Banda: a influência de seus aprendizes em sua formação. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
CASTRO, Â. T.; KROGER JUNIOR, P. R.; WELLINGTON, Gomes da Silva. Participação em banca de Natanael de souza Ourives. O uso da combinatoriedade através de haxacordes, tetracoredes e tricordes fontes combinatóriais absolutos. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
CASTRO, Â. T.; WELLINGTON, Gomes da Silva; LIMA, Paulo Costa. Participação em banca de Alberto José Simões de Abreu. Procedimentos Composicionais de Walter Smetak. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
CASTRO, Â. T.; BORDINI, Ricardo M.; VALVERDE, Monclar. Participação em banca de Evandro Botti de Cerqueira. Para Fazer Uma Canção: um estudo sobre a composição de canções. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

7.
Rocha, Jean Menezes da; CASTRO, Â. T.. Participação em banca de Jean Menezes da Rocha. Os Sons e as Cores: propostas de correlação em experiencias composicionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Composição) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
CASTRO, Â. T.; LIMA, Paulo Costa; GALEFFI, D.; ROBATTO, Lucas; SAMPAIO, M. S.. Participação em banca de Pedro Amorim de Oliveira Filho. Compor no Mundo: um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CASTRO, Â. T.; LIMA, Paulo Costa; JESUS, G. M.; BRANDAO, J. M. V.; PERRONE, M. C. C.. Participação em banca de Luis Claudio Pires Seixas. Sertaniando: relações entre música e imagens visuais no filme Boi Aruá. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CASTRO, Â. T.; LIMA, Paulo Costa; KROGER JUNIOR, P. R.. Participação em banca de Cristiano Severo Figueiró. Sistema Interativo de Composição, Performance e Análise: Técnicas, Reflexões e Poéticas. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
CASTRO, Â. T.; BORDINI, Ricardo M.; TOURINHO, Ana Cristina; BORGES, Amaro; SILVA, Alexandre Reche. Participação em banca de Alexandre Mascarenhas Espinheira. A Teoria Pós-Tonal Aplicada à Composição: um guia de sugestões compositivas. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
ROBATTO, Lucas; ROCHA, Edilson Assunção; ROSA, Laila A. C.; VASCONCELOS, Erick Magalhães; CASTRO, Â. T.. Participação em banca de Cristina Mami Owtake. Procedimentos Interpretativos nos Processos Composicionais de Guerra Peixe: um estudo de caso da Série Xavante. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
CASTRO, Â. T.; ROBATTO, Lucas; ROSA, Laila A. C.; ROCHA, Edilson Assunção; VASCONCELOS, Erick Magalhães. Participação em banca de Cristina Mami Owtake. Procedimentos Interpretativos nos Processos Composicionais de Guerra Peixe: um estudo de caso da Série Xavante. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
CASTRO, Â. T.; LIMA, Paulo Costa; ROBATTO, Lucas; MAIA, G.. Participação em banca de Pedro Amorim de Oliveira Filho. Compor no Mundo: um modelo de compor música sobre bases fenomenológicas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CASTRO, Â. T.; BORDINI, Ricardo M.; TOURINHO, Ana Cristina; BORGES, Amaro; SILVA, Alexandre Reche. Participação em banca de Alexandre Mascarenhas Espinheiras. A Teoria Pos-tonal aplicada à composição. Um guia de sugestões compositivas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CASTRO, Â. T.; ROBATTO, Lucas; VASCONCELOS, Erick Magalhães; ROSA, Laila A. C.. Participação em banca de Cristina Mami Owtake. Procedimentos interpretativos presentes nos processos composicionais de Guerra Peixe: um estudo de caso da série Xavante. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, Â. T.; CANDUSSO, F. M. C.. Participação em banca de Davi Santana de Cerqueira. O estado da arte dos conceitos de música popular nos estudos culturais e nas reflexões sobre os cursos superiores de música no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CASTRO, Â. T.. II Concurso de Composição Antonio Fernando Burgos Lima. 2011. Universidade Federal da Bahia.

2.
CASTRO, Â. T.. Parecerista no corpo de Especialistas da Editora da UFBA-EDUFBA. 2011. Universidade Federal da Bahia.

3.
CASTRO, Â. T.. Concurso Professor Antonio Fernando Burgos - Música de Câmara e Orquestra Sinfônica. 2010. Universidade Federal da Bahia.

4.
CASTRO, Â. T.. Programa Permanecer. 2009. Universidade Federal da Bahia.

5.
CASTRO, Â. T.. Concurso Professor Antonio Fernando Burgos - Música de Câmara. 2009. Universidade Federal da Bahia.

6.
CASTRO, Â. T.. Concurso Professor Antonio Fernando Burgos - Música Sinfônica. 2009. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diálogos com as Ciências.A música como instrumento do diálogo. 2013. (Oficina).

2.
ACTA 12.Falando de Amor. 2012. (Seminário).

3.
IV Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC.Mesa Redonda: Cantar Cantei, canto, estudo e interpretação do repertório da Música Popular Brasileira. 2012. (Seminário).

4.
1º Encontro Nacional de Bacharelados Interdisciplinares.1º Encontro Nacional de Bacharelados Interdisciplinares. 2012. (Encontro).

5.
II Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC.Mesa Redonda - O som do desejo: produção de material didático multimídia para ensino em ONG's e escolas públicas. 2011. (Seminário).

6.
III Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC - Mesa Redonda.O som do desejo: produção de material didático multimídia para ensino em ONG's e escolas públicas. 2011. (Seminário).

7.
II Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC.Participação como Professor no Seminário. 2011. (Seminário).

8.
Umbria Jazz festival.Sons e Movimentos do Desejo. 2010. (Encontro).

9.
II Congresso Brasileiro de Medicina e Arte. Coordenador da Oficina "Tocar em Conjunto". 2006. (Congresso).

10.
Congresso Brasileiro de Medicina e Arte. Coordenador da "Big Band" dos Médicos. 2005. (Congresso).

11.
IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e XXII Seminário Estudantil de Pe Pesquisa.Investigando o cilco composicional de Fernando Cerqueira. 2003. (Seminário).

12.
MusicaNova.01.MusicaNova.01. 2001. (Encontro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CASTRO, Â. T. . O pensamento composicional de Fernando Cerqueira: memórias e paradigmas. 1ª. ed. Salvador: Fundação Gregório de Matos, EDUFBA, 2007. v. 400. 189p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/11/2014 às 10:13:01