Raul Benites Paradeda

Bolsista de Doutorado no Exterior do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 31/05/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), com ênfase em Inteligência Artificial. Atualmente, é professor assistente nível II 40h com dedicação exclusiva pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e aluno bolsista pelo programa Ciência sem Fronteiras no programa de doutorado em Engenharia Informática e de Computadores do departamento de Ciência da Computação e Engenharia do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. A pesquisa atual está relacionada a Computação Afetiva utilizando Robôs Sociais, Interação Humano Robô, Jogos e Storytelling. Prestou serviço de analista de tecnologia de informação para a Petrobrás durante dois anos, lecionou como professor mestre assistente na Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte (FATERN - Gama Filho) e pela Universidade Estácio de Sá campus Natal. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em pesquisas na área de Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizado de máquina e sistemas multi-classificadores e na área de Tecnologias Educativas e Jogos, além de aplicar conceitos de gamificação. Possui conhecimentos sobre lógica de computação, algoritmos, banco de dados MySQL, linguagem para web PHP, linguagens de programação, estrutura de dados, sistemas de recomendação e sistemas para web como CRM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raul Benites Paradeda
Nome em citações bibliográficas
PARADEDA, R. B.;Paradeda, Raul B.;PARADEDA, RAUL;PARADEDA, RAUL BENITES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Ciencias Exatas e Naturais, Campus Avançado de Natal.
Avenida Ayrton Senna
Neópolis
59088100 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (084) 32072889
URL da Homepage: http://www.uern.br/campus/servico.asp?item=natal


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Programa de Doutoramento em Engenharia Informática.
Instituto Superior Técnico de Lisboa, IST, Portugal.
Título: Jogos educativos para uso terapêutico em uma relação simbiótica homem-robô,
Orientador: Ana Paiva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Agentes inteligentes; Robôs; Interação simbiótica; Jogos Educativos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Utilizando Pesos Estáticos e Dinâmicos em Sistemas Multi-Classificadores com Diferentes Níveis de Diversidade,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Anne Magály de Paula Canuto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizado de Máquina; Sistemas de Multi-Classificação; Ensembles; Métodos de Combinação; Pesos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2000 - 2004
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO APLICADO AO TURISMO.
Orientador: Ramiro Saldaña.
Bolsista do(a): Bolsa Antonio Zattera, BOLSA FUNDAÇÃO, Brasil.
1997 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Municipal Pelotense, CMP, Brasil.
1994 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Colegio Municipal Pelotense, CMP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Scientific Writing and Publication. (Carga horária: 20h).
Instituto Superior Técnico de Lisboa, IST, Portugal.


Atuação Profissional



Instituto Superior Técnico, IST, Portugal.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GAIPS - Intelligent Agents and Synthetic Characters, .


Universidade Estácio de Sá (RN), ESTÁCIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente II, Carga horária: 40
Outras informações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN PORTARIA N.º 2229/2011-GR/UERN. CONSIDERANDO a Resolução n° 16/2010-CONSEPE ? Aprova Edital n° 1/2010-CCD/GR de abertura do concurso de Provas e Títulos para Docentes, publicado no Diário Oficial n° 12.191, de 14/04/2010; CONSIDERANDO a Resolução n° 24/2010-CONSEPE, que homologa o edital n° 7/2010-CCD/GR, que divulga o Resultado Final do Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes da UERN, e que foi publicado no Diário Oficial n° 12.243, de 01/07/2010,

Atividades

5/2013 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Algoritmos
Empreendedorismo e Plano de negócios
Programação para dispositivos móveis
11/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencias Exatas e Naturais, Campus Avançado de Natal.

04/2012 - 04/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Algoritmos
Empreendedorismo e Plano de Negócios
Introdução a Ciência da Computação
Modelos Avançados em Banco de Dados
02/2011 - 3/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas
Computador e Sociedade
Interface Homem-Máquina
Introdução a Ciência da Computação

União Nacional de Educação e Cultura, UNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre Assistente
Outras informações
Disciplinas lecionadas: lógica de programação, técnicas de programação, banco de dados, engenharia de software, programação para Web, algoritmos e técnicas de programação, estrutura de dados, programação para servidores, desenvolvimento de software e programação para dispositivos móveis. Também colabora com a construção da matriz curricular dos cursos tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Núcleo Docente Estruturante, Enquadramento Funcional: NDE, Carga horária: 5
Outras informações
Auxilia no desenvolvimento do Plano Pedagógico do Curso.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Coordenador do PICT, Enquadramento Funcional: PICT, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador do programa de pesquisa.

Atividades

3/2008 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Técnicas de Programação
Banco de Dados
Desenvolvimento de software
Estrutura de Dados
Programação para dispositivos móveis
Programação para servidor web
Engenharia de Software

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 2
Outras informações
Auxilia no desenvolvimento de ementas, de conteúdo e material de aula para a disciplina de paradigmas de análise e desenvolvimento.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 2
Outras informações
Auxilia no desenvolvimento de ementas, de conteúdo e material de aula para a disciplina de paradigmas de programação.


Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou as disciplinas de Algoritmos e técnicas de programação e programação orientada a objetos.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionou as seguintes disciplinas: Algoritmos e técnicas de programação e Programação Orientada a Objetos.

Atividades

02/2010 - 06/2011
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e técnicas de programação
Programação Orientada a Objetos
11/2008 - 08/2009
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e técnicas de programação
Programação Orientada a Objetos
11/2008 - 08/2009
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Técnicas de programação
Programação Orientada a Objetos

Faculdade Tecnológica de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte, FATERN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Sócio serviço, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: programação para internet e algoritmos e técnicas de programação

Atividades

7/2007 - 11/2008
Ensino, Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Técnicas de Programação

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Modalidade: Mestrado Área do conhecimento: Teoria da Computação Processo:133173/2005-4

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI, Carga horária: 7, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Titulo do trabalho: Análise Integrada de Dados de Expressão Gênica Descrição: Uma das ferramentas computacionais mais populares para análise exploratória de dados de expressão gênica é o agrupamento (clustering) de genes e/ou amostras. Métodos de agrupamento tentam agrupar os objetos em consideração em aglomerados (geralmente disjuntos) compartilhando uma característica comum, refletida por uma medida de proximidade definida sobre esses objetos. Desde o artigo clássico de M. B. Eisen et al. (1998), métodos de agrupamento são rotineiramente usados para agrupar genes baseados em uma medida de proximidade que quantifica o grau de co-regulação. De fato, métodos de agrupamento são geralmente usados como base para análises computacionais adicionais. Por exemplo, a função de um gene pode ser predita de acordo com funções já conhecidas de outros genes que estão no mesmo aglomerado (Eisen, M. B. et al., 1998). Além disso, por meio de uma busca pelas seqüências promotoras que mais aparecem em todos os genes em um dado aglomerado, novos sítios de ligação de fatores de transcrição podem ser identificados (Zhu, J; Zhang, M. Q., 2000). Se, em vez dos genes, as amostras (arrays) são agrupadas, classes e subclasses de amostras podem ser detectadas e preditas - por exemplo, subclasses de câncer (Golub, T. et al., 1999). Aglomerados de dados de expressão gênica também podem ser mapeados em redes metabólicas a fim de encontrar vias de interesse (van Helder, J. et al., 2000). No entanto, essa avaliação seqüencial dos dados, em que primeiro é feito o agrupamento dos dados de expressão gênica sozinhos, e a incorporação de informações adicionais apenas depois que os aglomerados já foram determinados - pode ser em muitos casos sub-ótima (Sohler, F.; Hanisch, D.; Zimmer, R., 2004). Um dos maiores problemas é que as fronteiras entre os aglomerados criados são, de certo modo, arbitrárias. Processo: 381815/2005-6

Atividades

10/2006 - 7/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Informática e Matemática Aplicada.

04/2005 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, .

Linhas de pesquisa
Aprendizado de Máquina

Petrobras (RNCE), PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Analista de tecnologia, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 40
Outras informações
Prestou serviço para UNIRIO em um projeto juntamente com a Petrobrás para a modelagem dos processos da empresa. Trabalhou com a ferramenta de modelagem ARES.

Atividades

06/2007 - 01/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Petrobras (RNCE), .


Sitionet, SITIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programador da empresa em linguagens como PHP, Javascript e SQL. Modalidade: Iniciação Tecnológica Industrial Área do conhecimento: Administração de Empresas Processo: 181607/2004-2

Atividades

06/2004 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Sitionet Soluções Digitais, .

Linhas de pesquisa
Sistema de CRM
06/2004 - 12/2004
Estágios , Sitionet Soluções Digitais, .

Estágio realizado
Pesquisa e criação de um sistema de CRM.

Systen´s & Star´s Informática, S&S, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Professor em Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrava aulas em Windows, office e linux para adultos e crianças.

Atividades

04/2000 - 03/2001
Estágios , Systen´s & Star´s Informática, .

Estágio realizado
Estágio de professor em informática para adultos e crianças..


Linhas de pesquisa


1.
Sistema de CRM

Objetivo: Criação de um sistema CRM (Customer Relationship Management) nas linguagens para internet PHP e JavaScript. Esse sistema visa aperfeiçoar a relação que uma empresa tem com seus clientes..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: PHP; JavaScript; CRM.
2.
Aprendizado de Máquina

Objetivo: Estudar os métodos de aprendizado de máquina supervisionado, não supervisionado e semi-supervisionado..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Clustering; Expressão Gênica.
3.
Sistemas Multi-Classificadores

Objetivo: Pesquisar os conceitos de SMC (Sistemas Multi-Classificadores) e implementar metodologias de utilização de pesos tanto dinâmicos quanto estáticos para tentar aperfeiçoar a taxa de acurácia..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Sistemas de Multi-Classificação.
4.
Analista de tecnologia de informação PETROBRAS

Objetivo: Modelagem dos processos da empresa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.
Palavras-chave: Modelagem; Processos.
5.
Dispositivos móveis

Objetivo: Pesquisa e desenvolve aplicativos para dispositivos móveis..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Telecomunicações; Educação.
Palavras-chave: Dispositivos móveis.
6.
Jogos Educativos

Objetivo: Tecnologias e jogos educativos..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Jogos Educativos; Desenvolvimento de jogos.
7.
Affective Computing

Objetivo: Pesquisa relacionada a interação humano-rôbo..
8.
Storytelling

Objetivo: Pesquisa de técnicas para utilizar os conceitos de storytelling na área de robótica social em conjunto com técnicas de persuasão.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
AMIGOS (PTDC/EEISII/7174/2014)
Descrição: The AMIGOS (Affect Modeling for robots In GrOup Social interactions) project investigates the role of emotions and adaptation in interactions between a robot and a group of users, contrasting to the typical one-robot one­user paradigm in Human­Robot Interaction (HRI). Despite the complex social challenges that long­term HRI will soon bring, so far little is known about how perception and action selection systems, typically designed for one­to­one interactions, will perform in multiparty settings. Recent studies in this area indicate that data­driven perception mechanisms trained with information from individual interactions do not generalize well in group settings, raising the need to investigate new adaptive mechanisms for robots interacting with groups of users. Previous research by members of this team studied social robots in multiparty interactions, yet these robots had limited capabilities and were evaluated in single interactions with users..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Raul Benites Paradeda - Integrante / Ana Paiva - Coordenador / Carlos Martinho - Integrante / Francisco S Melo - Integrante / Patrícia Arriaga - Integrante / Filipa Correia - Integrante / Sofia Petisca - Integrante / Iolanda Leite - Integrante / Samuel Mascarenhas - Integrante / André Pires - Integrante / Raquel Oliveira - Integrante.
2013 - 2014
Acessible Place: Aplicativo para apoio a pessoas com deficiência
Descrição: Desde há muito tempo, as pessoas com algum tipo de deficiência viveram segregadas a margem da sociedade. No entanto por ordem governamental, com a participação de organizações, novas leis e normas foram sendo construídas, objetivando a inclusão dessas pessoas dentro de uma sociedade. Para tentar ajudar nessa inclusão, é proposto nesse projeto realizar uma pesquisa e desenvolvimento de um aplicativo, para dispositivos móveis, que sirva como guia para as pessoas com deficiência que residem no município de Natal. Para isso, o produto da pesquisa deverá apresentar boa usabilidade e acessibilidade, e que como consequência satisfaça o usuário. Para que isso seja alcançado, será realizada uma pesquisa de campo utilizando entrevistas com os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Laboratório de Acessibilidade (Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais - CAENE) que irá auxiliar o desenvolvimento do layout do aplicativo denominado Acessible Place. Além disso, o aplicativo terá um sistema que gerenciará informações, geolocalização, tipos de deficiência que são atendidos nos locais de visita como espaços culturais, universidades, shoppings centers, praias etc. Para fazer com que os usuários do aplicativo colaborem com a alimentação de dados e ajudando ao crescimento e divulgação do mesmo, será implemento o conceito de gamificação, onde será adicionada pontuação para os usuários que colaborarem com o aplicativo. Assim, pretende-se fazer com que o aplicativo sirva como um produto de Tecnologia Assistiva que ajudará na inserção das pessoas com deficiência na sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raul Benites Paradeda - Coordenador / Alberto Signoretti - Integrante / Jônata Marcelino - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2014
AI Quest: um jogo em HTML5 para aprendizagem de algoritmos
Descrição: Em diversas áreas do conhecimento as técnicas de construção de algoritmos são de grande importância para resolução de problemas. Entretanto, há um tabu entre os alunos que cursam esta disciplina, devido a alguns problemas como a carência no raciocínio lógico e a falta de conhecimento nas ferramentas para a implementação desses algoritmos. Por esse motivo, esta disciplina apresenta um dos índices mais elevados de reprovações. Esse projeto se propõe a desenvolver um jogo educacional que servirá como ferramenta para o auxílio ao ensino desta disciplina. Ele trabalhará de maneira lúdica para que o jogador possa aprender conceitos básicos da mesma. Para a construção dessa ferramenta pretende-se empregar tecnologias Web como a especificação do HTML5, JavaScript e engine de jogos, como CraftyJs..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raul Benites Paradeda - Coordenador / Jucieny Dantas Santos - Integrante / Alberto Signoretti - Integrante / André Mauricio Campos - Integrante.
2012 - 2014
Desenvolvendo uma Plataforma para Jogos RPG Educativos para Android/iOS com framework MOAI
Descrição: Este trabalho tem como objetivo principal, o desenvolvimento de uma plataforma de criação de jogos RPG educativos. A plataforma pretende ser flexível permitindo o desenvolvimento de diferentes jogos de RPG usando o conceito de desafios independentes. Ou seja, os desafios enfrentados pelo jogador são tratados como minigames independentes acoplados à plataforma. O uso desses elementos acoplados à plataforma permite flexibilizar a experiência vivenciada pelo jogador e, além permite diversificar o conteúdo a ser trabalhado com o jogador. Desse modo, a plataforma proposta permite a criação de diferentes jogos abordando conteúdos variados de maneira simples e rápida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raul Benites Paradeda - Integrante / Alberto Signoretti - Coordenador / André Mauricio Campos - Integrante.Número de orientações: 2
2011 - 2013
Jogo Educativo Utilizando M-Learning em dispositivos Android
Descrição: Os jogos educativos são muito procurados pelas comunidades pedagógicas e acadêmicas como um recurso para auxiliar o processo ensino-aprendizado. Isso se deve ao fato, por ter sido comprovado por meio de trabalhos científicos que o uso de jogos auxiliam as pessoas no aprendizado. Por esse motivo, a utilização de jogos neste processo já é realizada em diversos níveis educacionais, seja do básico até o superior. Os jogos educacionais devem ser desenvolvidos com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizado de alguma habilidade enquanto está se jogando. Sendo assim, um termo criado recentemente na área de tecnologia foi denominado de M-Learning, sendo M da palavra inglesa Mobile, e sua tradução é Aprendizado Móvel. Partindo desse conceito, este projeto tem como objetivo reunir os benefícios dos jogos educativos com o termo M-Learning. Desse modo, primeiramente é necessário fazer uma pesquisa do tipo exploratório-bibliográfica, por recorrer ao uso de materiais, como livros, revistas, artigos, além de pesquisas em sites especializados. Essa pesquisa é necessária para, principalmente, saber como inferir melhor os conceitos a serem estudados. Ainda, é necessário realizar um estudo aprofundado sobre a linguagem de programação utilizada no sistema operacional do dispositivo móvel. Esse estudo é imprescindível para a implementação do jogo educativo proposto no projeto. Além da pesquisa exploratória, pretende-se realizar uma pesquisa descritiva, que tem como característica a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, ou seja, pretende-se realizar testes in-loco para coletar dados e assim poder verificar se há uma melhora no aprendizado com a utilização da implementação desenvolvida. Resumindo, a ideia principal do projeto é o desenvolvimento de uma aplicação do tipo jogo educativo que utiliza a plataforma móvel para auxiliar o processo ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raul Benites Paradeda - Coordenador / Felipe Denis Mendonça de Oliveira - Integrante / Ana Clara Nobre - Integrante / George Nicácio dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2005 - 2006
Análise Integrada de Dados de Expressão Gênica
Descrição: Uma das ferramentas computacionais mais populares para análise exploratória de dados de expressão gênica é o agrupamento (clustering) de genes e/ou amostras. Métodos de agrupamento tentam agrupar os objetos em consideração em aglomerados (geralmente disjuntos) compartilhando uma característica comum, refletida por uma medida de proximidade definida sobre esses objetos. Desde o artigo clássico de M. B. Eisen et al. (1998), métodos de agrupamento são rotineiramente usados para agrupar genes baseados em uma medida de proximidade que quantifica o grau de co-regulação. De fato, métodos de agrupamento são geralmente usados como base para análises computacionais adicionais. Por exemplo, a função de um gene pode ser predita de acordo com funções já conhecidas de outros genes que estão no mesmo aglomerado (Eisen, M. B. et al., 1998). Além disso, por meio de uma busca pelas seqüências promotoras que mais aparecem em todos os genes em um dado aglomerado, novos sítios de ligação de fatores de transcrição podem ser identificados (Zhu, J; Zhang, M. Q., 2000). Se, em vez dos genes, as amostras (arrays) são agrupadas, classes e subclasses de amostras podem ser detectadas e preditas - por exemplo, subclasses de câncer (Golub, T. et al., 1999). Aglomerados de dados de expressão gênica também podem ser mapeados em redes metabólicas a fim de encontrar vias de interesse (van Helder, J. et al., 2000). No entanto, essa avaliação seqüencial dos dados, em que primeiro é feito o agrupamento dos dados de expressão gênica sozinhos, e a incorporação de informações adicionais apenas depois que os aglomerados já foram determinados - pode ser em muitos casos sub-ótima (Sohler, F.; Hanisch, D.; Zimmer, R., 2004). Um dos maiores problemas é que as fronteiras entre os aglomerados criados são, de certo modo, arbitrárias. Informações de outras fontes poderiam ajudar em resolver ambigüidades ou evitar ligações erradas baseadas em similaridades espúrias (Zhang, M. Q., 2002)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Raul Benites Paradeda - Integrante / Marcilio Carlos P. de Souto - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - 2014
Construção de Jogos como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Conteúdos do Ensino Médio e Raciocínio Lógico
Descrição: Este projeto utiliza uma metodologia de construção de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica auxiliar no processo de aprendizagem da física e da matemática do ensino médio, além do raciocínio lógico e planejamento algorítmico. Na trilha da ?gamificação? (do inglês gamefication) que é definida como sendo o uso da mecânica de jogos para aplicações que não são um jogo, esta ação pretende utilizar a mecânica dos jogos para que os alunos desenvolvam vivência sistêmica e a percepção de que toda a ação acarreta consequências através da experiência de uso e desenvolvimento de artefatos. A ação proposta se baseia não na utilização de um jogo pronto, mas sim numa metodologia de construção de jogos como uma atividade de programação básica utilizando o aplicativo Scratch, a linguagem Lua , o motor gráfico 2D LOVE e a ferramenta para programação ZeroBrane Studio. Esse processo de construção não necessita de conhecimento de programação prévio, pois a ação fornecerá esses conceitos. Portanto, a metodologia servirá não só como auxílio no ensino de conceitos da matemática e da física do ensino médio mas também fornecerá conhecimentos da lógica de programação e do processo sistemático de solução de problemas. A solução dos problemas abordados é estruturada de forma algorítmica para ser escrita utilizando-se uma linguagem de programação e executada pelo motor gráfico. A metodologia poderá ser utilizada nas disciplinas introdutórias em cursos de graduação da área tecnológica, bem como utilizada em escolas e ensino médio como auxílio à fixação de conceitos da matemática e da física..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Recuperação e Infraestrutura de TI no Laboratório de Informática em Escola Estadual do RN: Um relato de Experiência
Descrição: Este trabalho descreve o relato de experiência desenvolvido pelos alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Redes de computadores da Faculdade Estácio de Natal, sob a orientação de um professor de cada curso, como parte integrante do ?Dia E?, organizado por todas as Faculdades pertencentes ao grupo Estácio do Brasil, consistido de uma ação comunitária e voluntária de manutenção corretiva dos computadores e da rede de comunicação de dados da escola Estadual Dom Nivaldo Monte, bem como dos seus desdobramentos no âmbito educacional, tecnológico e humano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Raul Benites Paradeda - Coordenador / Felipe Denis Mendonça de Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologias Educativas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Dispositivos Móveis.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Educativos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Algoritmos e Técnicas de Programação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Multi-Classificadores.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Destaque XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Paradeda, Raul B.  Data: 28/10/2005

Capítulos de livros publicados
1.
PARADEDA, RAUL; FERREIRA, MARIA JOSÉ ; MARTINHO, CARLOS ; Paiva, Ana . Using Interactive Storytelling to Identify Personality Traits. In: Nunes N.; Oakley I.; Nisi V.. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 10ed.: Springer International Publishing, 2017, v. 10690, p. 181-192.

2.
PARADEDA, RAUL BENITES; Hashemian, Mojgan ; Rodrigues, Rafael Afonso ; Paiva, Ana . How Facial Expressions and Small Talk May Influence Trust in a Robot. In: Arvin Agah; John-John Cabibihan; Ayanna Howard; Miguel A. Salichs; Hongsheng He. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 8ed.Kansas City: Springer International Publishing, 2016, v. 9979, p. 169-178.

3.
Silva, Shirlly C. M. ; ARAUJO, Daniel S. A. ; Paradeda, Raul B. ; Severiano-Sobrinho, Valmar S. ; SOUTO, Marcilio C. P. . Individual Clustering and Homogeneous Cluster Ensemble Approaches Applied to Gene Expression Data. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2005, v. 3809, p. 930-933.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PARADEDA, R. B.; Lopes, Frederico ; Rodrigues, Taniro ; Silva, Thiago P. da . Voluntários do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2011. SBC Horizontes, http://portal.sbc.org.br/, p. 7 - 12, 06 set. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHANDRA, SHRUTI ; PARADEDA, RAUL ; YIN, HANG ; DILLENBOURG, PIERRE ; PRADA, RUI ; Paiva, Ana . Do Children Perceive Whether a Robotic Peer is Learning or Not?. In: the 2018 ACM/IEEE International Conference, 2018, Chicago. Proceedings of the 2018 ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction - HRI '18. New York: ACM Press, 2018. p. 41-49.

2.
Signoretti, A. ; PARADEDA, R. B. ; CAMARA, M. G. ; SIGNORETTI, G. L. . Turistificando a capital do RN com o Viva & Conheça Natal. In: InvTur, 2014, Aveiro/Portugal. Revista Turismo e Desenvolvimento, 2014.

3.
Lima, F. S. ; PARADEDA, R. B. . 20 Segundos A Importância de um Jogo Casual no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Aulas de Matemática. In: VII Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2014, Santa Cruz. VII Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2014. p. 32-41.

4.
PARADEDA, RAUL; JUNIOR, JOAO C. XAVIER ; CANUTO, ANNE M.P. . Applying Static and Dynamic Weight Measures in Ensemble Systems. In: 2008 10th Brazilian Symposium on Neural Networks (SBRN), 2008, Salvador. 2008 10th Brazilian Symposium on Neural Networks. p. 45.

5.
OLIVEIRA, LUCAS M. ; Paradeda, Raul B. ; CARVALHO, BRUNO M. ; CANUTO, ANNE M.P. ; DE SOUTO, MARCILIO C.P. . Particle Detection on Election Microscopy Micrographs Using Multi-Classifier Systems. In: 7th International Conference on Hybrid Intelligent Systems (HIS 2007), 2007, Kaiserslautern. 7th International Conference on Hybrid Intelligent Systems (HIS 2007), 2007. p. 216-221.

6.
OLIVEIRA, Lucas de Melo ; PARADEDA, R. B. ; CARVALHO, Bruno Motta de ; ANDRADE, Gilbran Silva de ; CANUTO, A. M. P . Segmentação Fuzzy de Sequências de Vídeo Utilizando Espaços de Cores Híbridos. In: II Workshop de Visão Computacional, 2006, São Carlos. in: II Workshop de Visão Computacional. São Carlos: EESC/USP, 2006. v. 2. p. 217-223.

7.
Silva, Shirlly C. M. ; PARADEDA, R. B. ; ARAUJO, Daniel S. A. ; SOUTO, Marcilio C. P. . Comitês de Agrupamento e Dados de Expressão Gênica. In: 4º Workshop Técnico e Científico do DIMAp, 2005, Natal. In: WTCDIMAp - 4º Workshop Técnico e Científico do DIMAp. Natal: UFRN, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PARADEDA, RAUL BENITES; MARTINHO, CARLOS ; Paiva, Ana . Persuasion Based on Personality Traits. In: the Companion of the 2017 ACM/IEEE International Conference, 2017, Vienna. Proceedings of the Companion of the 2017 ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction - HRI '17. New York: ACM Press, 2017. p. 367.

2.
CHANDRA, S. ; PARADEDA, R. B. ; YIN, H. ; DILLENBOURG, P. ; PRADA, R. ; PAIVA, A. . Affect of Robot's Competencies on Children's Perception. In: 16th Conference on Autonomous Agents and MultiAgent Systems, 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th Conference on Autonomous Agents and MultiAgent Systems, {AAMAS} 2017. Richland, SC: International Foundation for Autonomous Agents and Multiagent Systems, 2017. p. 1490-1492.

3.
Oliveira, A. ; Signoretti, A. ; PARADEDA, R. B. . Brincando com Julio?s: Jogo Educativo para Pessoas com Deficiência Intelectual. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais, 2017, Curitiba. Proceedings of SBGames 2017. Curitiba: SBC, 2017. v. XVI. p. 656-659.

4.
PARADEDA, R. B.; HASHEMIAN, M. ; GUERRA, C. ; PRADA, R. ; DIAS, J. ; PAIVA, A. . FIDES: How Emotions and Small Talks May Influence Trust in an Embodied vs. Non-embodied Robot. In: 16th Conference on Autonomous Agents and MultiAgent Systems, 2017, São Paulo. Proceedings of the 16th Conference on Autonomous Agents and MultiAgent Systems, {AAMAS} 2017. Richland, SC: International Foundation for Autonomous Agents and Multiagent Systems, 2017. p. 1673-1675.

5.
PARADEDA, R. B.; HASHEMIAN, M. ; RODRIGUES, R. ; PAIVA, A. . How Facial Expressions May Influence the Trust in a Robot?. In: Robot and Human Communication (ROMAN), 2016, New York. Robot and Human Communication (ROMAN), IEEE International Workshop on, 2016. v. 25.

6.
Paradeda, Raul B.; SILVA, G. F. . SOFTWARE DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ? SACDI MOBILE. In: AFIRSE - Associação Francofone Internacional de Pesquisa em Educação, 2013, Mossoró. AFIRSE - Secção Brasileira, 2013.

7.
PARADEDA, R. B.; SANTOS, J. D. ; OLIVEIRA, J. B. C. ; MACEDO, H. A. M. . AI Quest: Um jogo em HTML5 para aprendizado de algoritmos. In: Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações (EPOCA), 2012, Natal. EPOCA. Natal: UFRN, 2012. p. 37-44.

8.
PARADEDA, R. B.; NOBRE, A. C. . TECNOLOGIA M-LEARNING NAS ESCOLAS: Um projeto de jogo educativo para a plataforma Android. In: X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2012, Recife. in: X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2012.

9.
Lima, P. B. ; PARADEDA, R. B. . Análise comparativa de Framework com JQuery. In: Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, 2009, Natal. 2 Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. Natal: UFRN, 2009. p. 21-26.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PARADEDA, RAUL BENITES; FERREIRA, MARIA JOSÉ ; DIAS, JOÃO ; Paiva, Ana . How Robots Persuasion based on Personality Traits May Affect Human Decisions. In: the Companion of the 2017 ACM/IEEE International Conference, 2017, Vienna. Proceedings of the Companion of the 2017 ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction - HRI '17. New York: ACM Press, 2017. p. 251.

2.
PARADEDA, RAUL BENITES; FRANCISCO DE LUNA E SILVA, AILTON ; GRANATYR, JONES ; SIGNORETTI, ALBERTO . BrailleApp - Educational Mobile Application to Assist in the Learning of Braille Language. In: 7th International Conference on Computer Supported Education, 2015, Lisbon. Proceedings of the 7th International Conference on Computer Supported Education. v. 2. p. 523-529.

3.
PARADEDA, R. B.. SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO APLICADO AO TURISMO. In: XIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2004, Pelotas. Anais do Ciência & Consciência - XIII Congresso de Iniciação Científica - UCPel. Porto Alegre, 2004. v. 16.

4.
PARADEDA, R. B.. Bifocal Tree: Uma técnica de visualização de informações hierárquicas implementada em OpenGL. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas. Anais do Ciência & Consciência - XII Congresso de Iniciação Científica - UFPel, 2003.

5.
PARADEDA, R. B.. Ferramenta para auxílio do processo ensino aprendizagem. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas. Anais do Ciência & Consciência - XII Congresso de Iniciação Científica - UFPel, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
Paradeda, Raul B.; Ferreira, Maria J. ; MARTINHO, C. ; DIAS, J. ; PAIVA, A. . A Persuasive Storyteller Robot: Pilot Study. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PARADEDA, R. B.; Ferreira, Maria J. ; MARTINHO, C. ; PAIVA, A. . Interactive Storytelling as a Persuasive and Personality Identi cation Tool. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PARADEDA, R. B.; Silva, A. F. L. ; Granatyr, J. ; Signoretti, A. . BrailleApp: Educational Mobile Application to Assist in the Learning of Braille Language. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Lima, F. S. ; PARADEDA, R. B. . 20 Segundos: A Importância de um Jogo Casual no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Aulas de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PARADEDA, R. B.. Programação Web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PARADEDA, R. B.; NASCIMENTO, L. S. ; MEDEIROS, J. E. S. ; SOARES, F. R. L. . Cabos Submarinos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PARADEDA, R. B.. O uso correto dos recursos WEB nas organizações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PARADEDA, R. B.; Vitor Allan ; Caline Iria . Redes sem Fio (RFID). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PARADEDA, R. B.. Comunidade Interativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PARADEDA, R. B.; SALDANA, R. . Sistema de Recomendação Aplicado ao Turismo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PARADEDA, R. B.. AtiveCRM Marketing. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
PARADEDA, R. B.. Personagem em 3D. 2003.

2.
PARADEDA, R. B.. Ferramenta para auxílio do processo ensino aprendizagem. 2003.

3.
PARADEDA, R. B.. Segurança em Sistemas Distribuídos. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PARADEDA, R. B.. Aplicativo desenvolvido por aluno da UERN facilita o ensino do braile. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PARADEDA, R. B.; Silva, A. F. L. . Estudante desenvolve aplicativo que ensina leitura em método braile. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PARADEDA, R. B.. Aluno da Uern cria aplicativo para auxiliar comunicação em Braille. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Souza, Isabel F. ; Júnior, Ivanilson F.V. ; Lima, Dickson P. ; PARADEDA, R. B. ; Caline Iria ; Júnior, Wellington do N. . Elaboração da grade curricular do curso de análise e desenvolvimento de sistemas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Núcleo Docente Estruturante (NDE) curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

2.
Souza, Isabel F. ; Lima, Dickson P. ; Júnior, Ivanilson F.V. ; PARADEDA, R. B. ; Caline Iria ; Júnior, Wellington do N. . Elaboração da grade curricular do curso de redes de computadores. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Núcleo Docente Estruturante (NDE) curso de Redes de Computadores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Filho, Isaac L. O.; PARADEDA, R. B.; TAKAHASHI, A.. Participação em banca de Otaciana Gleisa Rezende Santiago.Análise de Comitês homogêneos e heterogêneos em uma base biométrica de assinaturas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
Filho, Isaac L. O.; PARADEDA, R. B.; TAKAHASHI, A.. Participação em banca de Karlyle Nalena da Silva Santos.Análise das RNA`S MLP e SOM utilizando a ferramenta WEKA para reconhecimento de caracteres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
Almeida, Lucilene Jerônimo de; Oliveira, Felipe D. M.; PARADEDA, R. B.; Santos, João Paulo Q.. Participação em banca de Lucilene Jerônimo de Almeida.Requisitos de Usabilidade Aplicados ao Sistema de Gerenciamento Hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
TAKAHASHI, A.; PARADEDA, R. B.; Gameleira, T. A.. Participação em banca de Juvane Nunes Marciano.Uma Ferramenta para Auxílio de Portadores de Deficiência Visual Utilizando Realidade Aumentada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
TAKAHASHI, A.; Melissa, G.; PARADEDA, R. B.. Participação em banca de Adriano Emanuel Gurgel de Oliveira dos Santos.Reconhecimento de padrões (VOGAIS) utilizando as redes neurais artificiais MLP e SVM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
Lima, Dickson P.; Costa, Juliana Rocha de Azevedo; PARADEDA, R. B.. Participação em banca de Iracema da Costa Chaves Neta.Sistema de Informação: um estudo de caso no sistema de informação administrativo - financeiro da Faculdade Câmara Cascudo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Câmara Cascudo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PARADEDA, R. B.; Oliveira, Felipe D. M.; Sena, Camila A.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Cálculo Numérico. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
PARADEDA, R. B.; TAKAHASHI, A.; CRUZ, B.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Inteligência Artificial. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
PARADEDA, R. B.; Oliveira, Felipe D. M.; SILVA, A. G. P.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Introdução a Ciência da Computação. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
PARADEDA, R. B.; Oliveira, Felipe D. M.; SILVA, A. G. P.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Estrutura de Dados. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
PARADEDA, R. B.; Oliveira, Felipe D. M.; CRUZ, B.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Engenharia de Software. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
PARADEDA, R. B.; Oliveira, Felipe D. M.; CRUZ, B.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Lógica Matemática. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
PARADEDA, R. B.. Avaliador de trabalhos técnico científicos. 2010. Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.

2.
PARADEDA, R. B.. Avaliador de artigos científicos - IV Conecta RN. 2010. Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.

3.
PARADEDA, R. B.; Júnior, Wellington do N.. Banca para professor Faculdade Camâra Cascudo. 2009. Faculdade Câmara Cascudo.

4.
PARADEDA, R. B.. Avaliador de trabalhos técnico científicos - V Semana Científica. 2009. Faculdade Câmara Cascudo.

5.
PARADEDA, R. B.; Azevedo, Samuel de Oliveira; Medeiros, Wilma. Banca para professor assistente FATERN. 2008. Faculdade Tecnológica de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte.

6.
PARADEDA, R. B.; Júnior, Wellington do N.; MAIA, M. A. L.. Banca para professor Faculdade Camâra Cascudo. 2008. Faculdade Câmara Cascudo.

7.
PARADEDA, R. B.; Caline Iria; Júnior, Wellington do N.. Avaliador de trabalhos técnico científicos. 2008. Faculdade Câmara Cascudo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Eight International Conference on Social Robotics. How Facial Expressions and Small Talk May Influence Trust in a Robot. 2016. (Congresso).

2.
IST PhD Open Days.Social Robotics and Storytelling ?Personality Traits and Persuasion. 2016. (Encontro).

3.
VII Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação ? AFIRSE/Secção Brasileira.SOFTWARE DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ? SACDI MOBILE. 2013. (Outra).

4.
III Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2012. (Congresso).

5.
VI Semana Acadêmica de Sistemas - UniBalsas.Minicurso - Desenvolvimento para Android. 2012. (Outra).

6.
CSBC - XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2011. (Congresso).

7.
Escola Potiguar de Computação e Suas Aplicações. 2011. (Outra).

8.
International Collegiate Programming Contest.Coach of team. 2010. (Outra).

9.
ICGT - The third International Conference on Graph Transformation. 2006. (Congresso).

10.
SBMF - Brazilian Symposium on Formal Methods. 2006. (Simpósio).

11.
VII Congresso Brasileiro de Redes Neurais.. 2005. (Congresso).

12.
4ª Escola de Alto Desempenho. 2004. (Outra).

13.
5º Fórum Internacional Software Livre. 2004. (Congresso).

14.
II Fórum Internacional de Software Livre. 2002. (Congresso).

15.
XXII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. 2002. (Congresso).

16.
Fórum Internacional de Software Livre. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CACHO, N. ; LOPES, F. ; AQUINO, G. ; PARADEDA, R. B. . Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2012. (Congresso).

2.
Batista, Thaís V. ; Musicante, Martin A. ; PARADEDA, R. B. . XXXI Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. 2011. (Congresso).

3.
PARADEDA, R. B.. IV Conecta RN Impacto da TI sobre a Sociedade. 2010. (Outro).

4.
PARADEDA, R. B.. Semana de Tecnologia - SEMATECH. 2008. (Outro).

5.
PARADEDA, R. B.. IHC - Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2006. (Congresso).

6.
PARADEDA, R. B.. WebMedia - 12º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2006. (Congresso).

7.
PARADEDA, R. B.. ICGT - The third International Conference on Graph Transformation. 2006. (Congresso).

8.
PARADEDA, R. B.. SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. 2006. (Congresso).

9.
PARADEDA, R. B.. SBMF - Brazilian Symposium on Formal Methods. 2006. (Congresso).

10.
PARADEDA, R. B.. SIBGRAPI - The Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing.. 2005. (Congresso).

11.
DORIA NETO, A. D. ; MAITELLI, A. L. ; PARADEDA, R. B. . VIII Escola de Redes Neurais & VII Congresso Brasileiro de Redes Neurais. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vantuil José Carvalho de Oliveira. Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Norte: Uma Análise do Sistema Político e de Gestão Adotados e seus Resultados, na Perspectiva do Alcance das Diretrizes Apontadas pelo Sistema Único de Segurança Pública - SUSP. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Política e Gestão em Segurança Pública) - Faculdade Câmara Cascudo. Orientador: Raul Benites Paradeda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JÔNATA GABRIEL TEIXEIRA MARCELINO. ACCESSIBLE PLACE: Um aplicativo de Acessibilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

2.
MURILO REGALADO ROCHA. Sistema de Gerenciamento Imobiliário (SGI). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

3.
AILTON FRANCISCO DE LUNA E SILVA. BRAILLEAPP: Um aplicativo educativo para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do sistema Braille. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

4.
ARTHUR GIULIANO SILVA PINHEIRO. SOFTWARE PARA GESTÃO DE CUSTOS DE PRODUÇÃO DE LEITE NA AGRICULTURA FAMILIAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

5.
KLEBER DA SILVA FREIRE. MODELAGEM DO SISTEMA ANDROID PARA REGISTRO DA FICHA DE VISITA DOMICILIAR ESUS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

6.
HUGO HENRIQUE DE OLIVEIRA MESQUITA. DESENVOLVENDO UMA PLATAFORMA PARA JOGOS RPG EDUCATIVOS MULTIPLATAFORMA COM O FRAMEWORK MOAI.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

7.
IURECÊ SANTOS DE SENA. MPL: MAPEAMENTO PANORÂMICO LOCAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

8.
GILIARD FAUSTINO DA SILVA. SOFTWARE DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SACDI MOBILE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

9.
JAIME BRUNO CIRNE DE OLIVEIRA. JOKOTO: ELEMENTO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO COM MOAI SDK POR MEIO DE PROGRAMAÇÃO VISUAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

10.
Thomás Filipe da Silva Diniz. Adicionando Suporte a Autenticação Federada em uma Nuvem de Armazenamento Openstack. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

11.
DANIEL QUEIROZ DE BARROS. TESTE DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE EM WEBSITES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

12.
FLÁVIO HENRIQUE SOARES CABRAL. YOUDO: APLICATIVO ANDROID PARA REALIZAÇÃO DE PEDIDO EM RESTAURANTE ATRAVÉS DE QR-CODE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

13.
José Ravel da Silva Paiva. MODELAGEM DO SISTEMA DE REGISTRO DE FICHAS ?A? DO SIAB PARA ACOMPANHAMENTO DE SAÚDE FAMILIAR ? FICHAA-MOBILE ANDROID. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.

14.
Francisco Jhonata da Silva. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA O SUCESSO DO GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Câmara Cascudo. Orientador: Raul Benites Paradeda.

15.
Rafael Sitônio Canuto de Oliveira. Grau de Usabilidade do sistema de informação acadêmica pelos professores da Faculdade Câmara Cascudo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Câmara Cascudo. Orientador: Raul Benites Paradeda.

16.
Rodrigo Machado de Meneses Cunha. SISTEMA ERP COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÃO GERENCIAL NO SETOR COMERCIAL: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LIGZARB DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Câmara Cascudo. Orientador: Raul Benites Paradeda.

Iniciação científica
1.
Geomerêz Raduan, Emanoel Gomes e Raniclécio Tavares. SEGURANÇA EM SISTEMAS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Câmara Cascudo. Orientador: Raul Benites Paradeda.

2.
Amaral Júnior, Luciano Lopes Gomes, Maximiliano Farias Pinto. VIRTUALIZAÇÃO. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Redes de Computadores) - Faculdade Câmara Cascudo. Orientador: Raul Benites Paradeda.

3.
Michel Platini. MINERAÇÃO DE DADOS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Redes de Computadores) - Faculdade Câmara Cascudo. Orientador: Raul Benites Paradeda.

Orientações de outra natureza
1.
Tiago Souza Sales. Análise QoS em Aplicações Interativas para TV Digital. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Raul Benites Paradeda.

2.
Lauro Ponciano de Carvalho Junior. Projeto de Monitoria de disciplina - Construção de Algoritmos. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Raul Benites Paradeda.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PARADEDA, R. B.. Programação Web com HTML, CSS, Javascript e PHP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PARADEDA, R. B.; NASCIMENTO, L. S. ; MEDEIROS, J. E. S. ; SOARES, F. R. L. . Cabos Submarinos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Lima, F. S. ; PARADEDA, R. B. . 20 Segundos: A Importância de um Jogo Casual no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Aulas de Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PARADEDA, R. B.; Silva, A. F. L. ; Granatyr, J. ; Signoretti, A. . BrailleApp: Educational Mobile Application to Assist in the Learning of Braille Language. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Paradeda, Raul B.; Ferreira, Maria J. ; MARTINHO, C. ; DIAS, J. ; PAIVA, A. . A Persuasive Storyteller Robot: Pilot Study. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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