Elaine Araújo Gheysens

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0883964439989204
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Possui mestrado em Lingüística (precisamente em "Linguistique et interventions sociales", specialité "Diversité linguistique et culturelle") pela Universidade François Rabelais em Tours, França (2007), especialização em "Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa" pela Universidade Estadual do Maranhão (2005) e é graduada em Letras (habilitada ao ensino das línguas portuguesa e francesa) pela Universidade Federal do Maranhão (2003). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Araújo Gheysens
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, E. P;E. P. A. GHEYSENS.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Sciences du Langage.
Universite de Tours (Universite Francois Rabelais), U.T., França.
Título: La variation de la flexion verbale en portugais du Brésil: une lecture ethnographique.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Didier de Robillard..
2004 - 2005
Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino Lingua Portuquesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: Santa Rosa dos Pretos: uma cultura deflagrada pela língua..
Orientador: José Haroldo Bandeira Sousa..
1998 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: O reggae ludovicense: uma leitura do seu sistema léxico-semântico..
Orientador: Teresinha de Jesus Baldez e Silva..




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina de Elaboração de Itens Calibrados nas Matrizes de Referência em LP. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação SEDUC, SEDUC, Brasil.
2015 - 2015
Ciclo de Formação Continuada do Programa Mais Educação (Língua Portuguesa). (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação SEMED São Luís, SEMED, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Formação Continuada dos DMES do MA e TO. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2011 - 2011
English for Academic Purposes.
TESE Prime, TESE PRIME, Brasil.
2009 - 2009
Diplôme Approfondi de Langue Française - DALF.
Ministère de l'Éducation Nationale de la République Française, FR, França.
2005 - 2005
Préparation DELF - DALF. (Carga horária: 80h).
Institut Euro-Provence (Marseille / France), IEP, França.
2004 - 2004
Gramática e Conversação Avançado. (Carga horária: 100h).
Centre Linguista (Montréal / Canada), CL, Canadá.
2004 - 2004
Preparatory Course for the TOEFL EXAM. (Carga horária: 40h).
Impressive Training Center, ITC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Intredução à Dialetologia e à Geolingüística. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Introd. aos estudos dialetológicos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão, UNDIME/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do corpo técnico

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva da UNDIME MA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Presidente da UNDIME MA, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Municipal de Educação de Axixá (MA), SEMED - AXIXÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação, Regime: Dedicação exclusiva.


Universite de Tours (Universite Francois Rabelais), U.T., França.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: membro da equipe, Enquadramento Funcional: membro da equipe de pesquisa, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado Paris 08/ UFRN, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora do PQD
Outras informações
Elaine ministrou a disciplina "Fundamentos da Lingüística" no Programa de Capacitação de Docentes - PQD.


Governo do Estado do Maranhão, GOVERNO/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Colégio Dom Bosco Renascença, DBR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de Produção textual / Ensino Médio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de L.P. do Ensino Fundamental, Carga horária: 20


CRÍATI PUBLICIDADE, CRÍATI PUBLICIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Textos Políticos, Carga horária: 20


Curso pré-vestibular Exclusivo, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professora Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10


Projeto Atlas Lingüístico do Maranhão, ALIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Auxiliar de pesquisa, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 16


Projeto Vestibular da Cidadania, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Trabalho Autônomo, TA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Intérprete PRT-FR, Enquadramento Funcional: Intérprete de um grupo musical em tournée
Outras informações
Nos meses de março e abril de 2005, Elaine exerceu a função de intérprete oficial do Coral São João em sua tournée na Suíça e França.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professora pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Gestor em Especialização, Carga horária: 20


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professora pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro Gestor em C. de Aperfeiçoamento, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa no Movimento da BNCC, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Tempo, Trabalho, Identidade e Serviço Social ? GPETISS
Descrição: O GPETISS, de natureza interdisciplinar, tem como foco as transformações que afetam a dinâmica da vida em suas dimensões produtiva, ético-política e estético-expressiva, na sociedade contemporânea, na particularidade do Maranhão, assim como as incidências de tais processos nos modos de vida dos indivíduos e nas práticas pedagógicas dos diversos profissionais que intervém nessa realidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Análise textual dos discurso em Educação.
Descrição: Os trabalhos do grupo - vinculados à Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN - focalizam o funcionamento e a estrutura dos discursos em Educação, com ênfase nos textos relativos ao ensino-aprendizagem de línguas. Objetivos: Gerais: 1. Descrever e interpretar a estruturação dos discursos em Educação, entendidos em sua acepção mais ampla e observáveis nos mais diversos textos, orais e escritos, relativos ao ensino e à aprendizagem, com vistas a uma melhor compreensão dos fenômenos estudados e ao incremento das pesquisas na área; 2. Apresentar encaminhamentos didático-pedagógicos com vistas à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Específicos: 1. Estudar o processo de ensino-aprendizagem de línguas. 2. Compreender a formação de professores, nos ensinos presencial e na EaD; 3. Elaborar uma crítica das abordagens adotadas nesse processo e/ou nessa formação, com vistas a proposições pertinentes e intervenções eficazes. 4. Elaborar materiais didático/pedagógicos voltados para o ensino de línguas. Metodologia:Abordagem qualitativa: etnografia, análise textual dos discursos. Epistemologia: gramática (abordagens tradicional e cognitivo-funcional), texto (estrutura, gêneros etc) e discurso (enunciação, heterogeneidade, argumentação, representações etc). Temas: avaliação; cultura; escrita; formação de professores; gramática; leitura; letramento escolar; literatura; livro didático; gênero textual; hipertexto; identidade cultural; inclusão social; interação; multimídia. Objeto teórico: os vários discursos que permeiam os textos referentes à Educação, consideradas as várias instâncias político-educacionais e didático-pedagógicas que os instituem, nas práticas educacionais. Pressuposto teórico: nesses textos encontrarem-se indícios dos princípios que orientam aquilo que os sujeitos entendem por Educação e, por extensão, suas concepções de língua, linguagem, gramática, texto, ensino e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2013
"Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire"
Descrição: Les thématiques de recherche sont transversales aux différentes langues romanes (l?espagnol, l?italien, le portugais et, en moindre mesure, le roumain) le français constituant souvent la langue commune pour les comparaisons. Que ce soient des recherches synchroniques ou diachroniques, qu?elles aient comme objet d?étude le discours, le lexique ou la grammaire, la langue orale ou la langue écrite, elles se veulent ouvertes à différentes approches théoriques et méthodologiques. Des études comparatives ont comme objet le discours des médias, de la presse en particulier, les textes littéraires, les fonctionnements de la langue orale, la variation à l??uvre au sein de chaque langue, des procédés de modalisation. Une attention plus soutenue que dans le quadriennal précédent sera donnée à des recherches sur la linguistique du texte littéraire, sur la traduction et sur l?intercompréhension des langues romanes. La comparaison des langues et des approches (discours, lexique, grammaire) permet de confronter des cadres méthodologiques trop souvent cloisonnés dans la pratique scientifique..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Ministério da Educação
2017 - 2017
Agência de fomento: Ministério da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA NETO, J. G.2011 SILVA NETO, J. G. ; E. P. A. GHEYSENS. . A cortesia verbal no ensino de língua portuguesa. Littera (UFMA), v. v.2, p. p.1-20, 2011.

2.
ARAÚJO, E. P;E. P. A. GHEYSENS.2004 ARAÚJO, E. P. Revista Philologus. Revista Philologus, v. nº28, p. 102-120, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, E. P ; SANTOS, Georgiana Márcia Oliveira. . Nuances maranhenses do reggae.. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE, 2002, Fortaleza. Pesquisas em lingüística e literatura: descrição, aplicação, ensino.. Fortaleza: EDUFC, 2002. v. Único. p. 297-298.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, E. P. O reggae ludovicense: uma leitura do seu sistema léxico-semântico. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), 2003, João Pessoa. Livro de resumos do evento, 2003.

2.
ARAÚJO, E. P. As variedades da lexia manga em São Luís do Maranhão. In: I Seminário de Introdução à Pesquisa Dialetológica, 2002, São Luís. Livro de resumos do evento, 2002.

3.
ARAÚJO, E. P. O destecer e o retecer em Madame Bovary e a Moça Tecelã: uma análise comparativa. In: II Encontro Humanístico, 2002, São Luís. Livro de resumos do evento, 2002.

4.
ARAÚJO, E. P. Ásia e África: terras de lusofonia. In: I Encontro Humanístico, 2000, São Luís. Livro de resumos do evento, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
E. P. A. GHEYSENS. . Curso de capacitação de diretores, diretores adjuntos e secretários.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ARAÚJO, E. P ; SILVA NETO, J. G. . O ensino da cortesia verbal: reflexões teóricas e metodológicas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ARAÚJO, E. P. "La question de la norme officielle dans l'enseignement/ apprentissage de la langue portugaise au Brésil: un projet de recherche". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARAÚJO, E. P ; SANTOS, Georgiana Márcia Oliveira. . Nuances maranhenses do reggae.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA NETO, J. G. ; E. P. A. GHEYSENS. . A CORTESIA VERBAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: reflexões sobre a sequência didática 2011 (Trabalho publicado em periódico online).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARAÚJO, E. P ; SEGUNDO, I. L. S. . Equinox, novos olhares sobre a cidade.. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
E. P. A. GHEYSENS. . Erros de Português no exame da OAB: de quem é a culpa?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
E. P. A. GHEYSENS.. Participação em banca de Vicente Monteiro da Silva Neto. Percepções das crianças e dos adolescentes sobre a escola e a pobreza: sonhos, qualidade de vida e educação financeira.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
E. P. A. GHEYSENS.. Participação em banca de Glameluane de Oliveira Pereira. Reflexão sobre os valores construídos por crianças e adolescentes godofredenses: um estudo qualitativo. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
E. P. A. GHEYSENS.. Participação em banca de Conceição Silva Câmara. Peculiaridades do currículo da Educação Básica no processo de escolarização: influências nas formas de pensar, agir e sentir de alunos de uma escola municipal da região dos Lençóis Maranhenses. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
E. P. A. GHEYSENS.. Participação em banca de Gabriela Liliana Medeiros Suarez. A importância do esporte como meio de fortalecimento de vínculos e formador de valores em crianças. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
E. P. A. GHEYSENS.. Concurso de redação do Sindicato dos Servidores de Justiça do Maranhão. 2018.

2.
E. P. A. GHEYSENS.. Concurso Público para o cargo de professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.. 2017. Instituto Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular.Debatedora de Inglês na Consulta Pública da Proposta Preliminar da BNCC. 2016. (Seminário).

2.
14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. 2013. (Seminário).

3.
1º Governo Itinerante.Descrição das Atitudes Pedagógicas Tomadas pela Secretaria de Educação de Axixá. 2013. (Encontro).

4.
Capacitação FNDE/MEC. 2013. (Oficina).

5.
Conferência Maranhense de Educação - COMAE. 2013. (Simpósio).

6.
III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial - Etapa Municipal Preparatória. 2013. (Seminário).

7.
II Seminário Educacional de Cooperação Estado e Municípios. 2013. (Simpósio).

8.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. A cortesia verbal na sala de aula de língua materna: aplicação, discussão e reformulação de sequências didáticas.. 2013. (Congresso).

9.
XIV Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Mat. 2013. (Simpósio).

10.
Dia Mundial da Doença de Alzheimer.Lições no decurso da Doença de Alzheimer. 2011. (Outra).

11.
VI SIGET Simpósio Internacional de estudos dos gêneros textuais.O ensino da cortesia verbal: reflexões teóricas e metodológicas.. 2011. (Simpósio).

12.
Fórum de Educação "Violência na Escola: causas, manifestações e estratégias de prevenção.". 2010. (Outra).

13.
Colloque "L'idiomaticité dans les langues romanes". 2009. (Outra).

14.
VI Congresso da Abralin. 2009. (Congresso).

15.
Colloque "L'enseigment du portugais et des cultures d'expression portugaise: contribution à un dialogue interculturel". 2008. (Outra).

16.
IV Workshop de produção escrita e psicanálise: Precisamos mesmo de um salvador?. 2008. (Encontro).

17.
Premier congrès mondial de linguistique française. 2008. (Congresso).

18.
Réunion de l'équipe "Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire"."La question de la norme officielle dans l'enseignement/ apprentissage de la langue portugaise au Brésil: un projet de recherche". 2008. (Encontro).

19.
VII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa - A diversidade lingüística na escola.. 2008. (Seminário).

20.
Journée d'études. 2007. (Congresso).

21.
VIII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia. 2004. (Congresso).

22.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE)."O reggae ludovicense: uma leitura do seu sistema léxico-semântico".. 2003. (Encontro).

23.
I Seminário de Iniciação à Pesquisa Dialetológica."As variedades da lexia manga em São Luís do Maranhão". 2002. (Seminário).

24.
VI Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER."Leitura e Poesia". 2002. (Oficina).

25.
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE..Nuances maranhenses do reggae.. 2002. (Outra).

26.
II Encontro Humanístico.Ásia e África: terras de lusofonia.. 2000. (Encontro).

27.
Minicurso "O conhecimento prévio na co-produção do sentido do texto literário"."O conhecimento prévio na co-produção do sentido do texto literário". 2000. (Oficina).

28.
Seminário "A Pesquisa no Curso de Letras".Minha experiência como "auxiliar de pesquisa".. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
E. P. A. GHEYSENS. . XVI Fórum da Undime Maranhão. 2017. (Outro).

2.
E. P. A. GHEYSENS. . V Fórum Extraordinário da UNDIME MA - "Educação Municipal: discutindo políticas, traçando metas e buscando avanços.". 2016. (Outro).

3.
E. P. A. GHEYSENS. . Primeiro Encontro Estadual Undime Maranhão/ Instituto Natura. 2015. (Outro).

4.
E. P. A. GHEYSENS. . XV Fórum Estadual da UNDIME MA. 2015. (Outro).

5.
E. P. A. GHEYSENS. . Fórum Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gabriela Liliana Medeiros Suarez. A importância do esporte como meio de fortalecimento de vínculos e formador de valores em crianças. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

2.
Vicente Monteiro da Silva Neto. Percepções das crianças e dos adolescentes sobre a escola e a pobreza: sonhos, qualidade de vida e educação financeira.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

3.
Glameluane de Oliveira Pereira. Reflexão sobre os valores construídos por crianças e adolescentes godofredenses: um estudo qualitativo. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

4.
Conceição Silva Câmara. Peculiaridades do currículo da Educação Básica no processo de escolarização: influências nas formas de pensar, agir e sentir de alunos de uma escola municipal da região dos Lençóis Maranhenses. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

5.
Antônio da Silva. A visão dos adolescentes beneficiários do programa Bolsa Família sobre as condicionalidades da educação em uma escola do Ensino Fundamental de Santa Luzia - MA: desafios e perspectivas.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

6.
Gilvanildo da Silva de Souza. Escola e comunidade: uma relação necessária para a compreensão e exercício da cidadania.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

7.
José Roberto da Silva Nascimento. A formação leitora e consciência financeira dos educandos.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

8.
Lílian Daniele Pantoja Gonçalves. A escola como espaço de formação e construção de cidadania: uma experiência vivenciada em escola da região metropolitana de São Luís - MA.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.

9.
Lister Cláudio dos Santos Chaves. A relação da escola e do meio ambiente no contexto da aprendizagem: um estudo etnográfico em escolas da zona urbana e rural do município de São Luís.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Elaine Araújo Gheysens.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA NETO, J. G.2011 SILVA NETO, J. G. ; E. P. A. GHEYSENS. . A cortesia verbal no ensino de língua portuguesa. Littera (UFMA), v. v.2, p. p.1-20, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
E. P. A. GHEYSENS. . Curso de capacitação de diretores, diretores adjuntos e secretários.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:49:45