Simone Carvalho de Formiga

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  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Doutora em Arte e Design (por unanimidade com distinção) pela FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Portugal (2015) com Certificação de Mérito por ter obtido a melhor classificação do Curso de 3º Ciclo em Arte e Design no período letivo de 2014/2015. Mestre em Design pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e graduada em Licenciatura em Artes (1984) e Comunicação Visual (1980) também pela PUC-Rio. Minhas pesquisas acadêmicas perpassam pelas relações de gênero e pelas questões relativas à representação e construção e desconstrução de imagens. Atualmente sou professora do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Ministro disciplinas relacionadas à identidade visual, branding, naming, tipografia, linguagem gráfica, produção gráfica, metodologia e desenvolvimento de projeto. Sou pesquisadora integrante da equipe de investigação do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) pertencente ao Instituto Politécnico do Porto (IPP). Sou pesquisadora, também, do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IELT) e pertenço ao grupo de estudos GANDHIS - Grupo de Arte Narrativa e Design de História, que pertence ao Dhis - Laboratório de Design de Histórias do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Carvalho de Formiga
Nome em citações bibliográficas
FORMIGA;Simone

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Artes & Design.
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea
22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271595
Fax: (21) 35271598
URL da Homepage: http://www.puc-rio.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2015
Doutorado em Doutoramento em Arte e Design.
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAUP, Portugal.
Título: As representações nas vossas cabeças: sobre o estereótipo midiático da mulher brasileira que habita o imaginário português, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Heitor Alvelos.
Coorientador: Luiz Antonio Luzio Coelho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: características identitárias; Design; estereótipo; mídia impressa; representações midiáticas; mulher brasileira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Imagem Tecnologia e Cultura.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Por baixo da roupa de baixo: um estudo da representação da mulher pela publicidade,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Luiz Antonio Luzio Coelho.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Publicidade; Design; Relações de Gênero; Representação; Mulher.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Outros Setores.
1983 - 1984
Graduação em Licenciatura Em Artes.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1976 - 1980
Graduação em Comunição Visual.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Campanha de saúde infantil para a favela Dona Marta no Rio de Janeiro.
Orientador: Ana Luisa Escorel.




Atuação Profissional



Universidade Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 3


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Professor do quadro complement, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 12

Atividades

08/2001 - Atual
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DESG 1003 - Projeto básico desenvolvimento
ART 1410 - A evolução do gosto e da moda
ART 1610 - A questão metodológica
ART 1111 - Laboratório de representação gráfica 1
09/2002 - 03/2006
Treinamentos ministrados , Departamento de Artes & Design, .

Treinamentos ministrados
Coordenação do Núcleo Design

Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro, IED-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora e coordenadora, Enquadramento Funcional: professor horista
Outras informações
Sou a coordenadora do curso de Pós-graduação Design Total: metodologia de projeto.


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Imagem Tecnologia e Cultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Certificação de Mérito por ter obtido a melhor classificação do Curso de 3º Ciclo em Arte e Design, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FORMIGA;Simone2002 FORMIGA. Um corpo que cai: a reificação dos corpos pela publicidade.. Gênero (Niterói), v. 2, p. 61, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
FORMIGA . Layout. In: Luiz Antonio Luzio Coelho. (Org.). Conceitos-chave em design. Teresópolis: Editora PUC-Rio; Novas Idéias, 2008, v. , p. 148-149.

2.
FORMIGA . Programação visual. In: Luiz Antonio Luzio Coelho. (Org.). Conceitos-chave em design. Teresópolis: Editora PUC-Rio; Novas Idéias, 2008, v. , p. 157-158.

3.
FORMIGA . Comunicação visual. In: Luiz Antonio Luzio Coelho. (Org.). Conceitos-chave em design. Teresópolis: Editora PUC-Rio; Novas Idéias, 2008, v. , p. 141-143.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FORMIGA ; ALVELOS, Heitor ; COELHO, Luiz Antonio Luzio . ?TODA BOA, TODA BOA, ELA É TODA BOA?: SOBRE O ESTEREÓTIPO MIDIÁTICO DA MULHER BRASILEIRA NO IMAGINÁRIO PORTUGUÊS. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. 12º P&D Design. São Paulo: Blucher Design Proceedings, 2016. v. 2. p. 3522-3534.

2.
FORMIGA . O QUE O BRASIL EXPORTA É O QUE PARA PORTUGAL IMPORTA?. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE CULTURA - CULTURAS EM MOVIMENTO, 2016, Covilhã. CULTURAS EM MOVIMENTO - LIVRO DE ATAS DO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE CULTURAS. Covilhã, Portugal: Editora LabCom.IFP, 2016. p. 889-912.

3.
FORMIGA ; COELHO, Luiz Antonio Luzio . UMA POSSÍVEL METODOLOGIA PARA A LEITURA DE IMAGENS. In: 7º SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN DISEÑO Y 5° ENCUENTRO DE SEMILLEROS DE INVESTIGACIÓN EN DISEÑO, 2015, Nuevo León - México. SID - Seminario de Investigación en Diseño - Taller 11. Bogotá - Colômbia: Duitama, 2015. v. 8. p. 162-169.

4.
FORMIGA . A mídia que faz do corpo moda. In: II Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens, 2015, Juiz de Fora. Anais de II Seminário de pesquisas em artes, cultura e linguagens, 2015. v. 2. p. 84-94.

5.
FORMIGA ; ALVELOS, Heitor . READING IMAGES: A METHODOLOGICAL APROACH. In: 2º CIMODE - 2º INTERNATIONAL FASHION AND DESIGN CONGRESS, 2014, MILÃO. 2º CIMODE - 2º INTERNATIONAL FASHION AND DESIGN CONGRESS, 2014.

6.
FORMIGA . As fôrmas da forma: um estudo da (des)configuração dos corpos português e brasileiro.. In: CIMODE 2012 - 1º Congresso Internacional de Moda e Design, 2012, Guimarães. Proceedings CIMODE 2012 - 1º Congresso Internacional de Moda e Design. Guimarães: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2012.

7.
FORMIGA . ?Brasil mostra a tua cara!?. Um estudo acerca da campanha da Embratur: ?Brazil is calling you?.. In: P&D Design 2012. 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luiz do Maranhão. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

8.
FORMIGA. O design do corpo como determinante da identidade feminina.. In: II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais., 2003, Florianópolis. II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais. Identidade, diferença, mediações., 2003.

9.
BETTOCHI, E. ; COELHO, Luiz Antonio Luzio ; FORMIGA . Outros que posso ser.. In: I Simpósio do Laboratório da Representação Sensível, 2002. I Simpósio do Laboratório da Representação Sensível - O outro, 2002.

10.
FORMIGA. Sinalizando Gênero, uma questão cultural?. In: P&D DESIGN 2002, 2002. Anais do P&D Design 2002, 2002.

11.
FORMIGA. Corpo de mulher: design de produto?. In: P & D DESIGN 2000, 2000, Novo Hamburgo. Anais do P&D Design 2000 Aend-br Estudos em Design V. 1, 2000. v. 1. p. 0027-0033.

12.
FORMIGA. A mulher no país da publicidade: o poder dos espelhos.. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação, 2000. COMPÓS 2000, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
FORMIGA . Design and the Body. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FORMIGA . Características de brasilidade e suas marginalidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FORMIGA . 'Brasil! Mostra a tua cara!' Um estudo acerca da campanha da Embratur: Brazil is calling you'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FORMIGA . As representações nas vossas cabeças: sobre o estereótipo da mulher brasileira que habita o imaginário português.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FORMIGA . Conceituação gráfica de uma tese no campo do Design. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FORMIGA . O que o Brasil exporta é o que para Portugal importa?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FORMIGA . A mídia que faz do corpo moda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FORMIGA . O 'redesign' de um curso: um relato. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALVELOS, Heitor ; FORMIGA . Reading Images: a Methodological Approach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FORMIGA . O que Portugal anda a importar do Brasil?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FORMIGA . As representações nas vossas cabeças: sobre o estereótipo da mulher brasileira no imaginário português.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COELHO, Luiz Antonio Luzio ; FORMIGA . A imagem da mulher brasileira nas revistas generalistas portuguesas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FORMIGA . A virtude da mulher portuguesa versus a má reputação da mulher brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FORMIGA . Gatas e gajas: um estudo da diferença entre representações. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FORMIGA . Sistemas de sinalização e seus significados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FORMIGA . Qual o gênero do Design?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FORMIGA ; LIMA, Sumaya . Things of Men and Things of Women: How the same Product is Announced in Brazil for Masculine and Feminine Genders. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FORMIGA . O Design do corpo como determinante da identidade feminina. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FORMIGA . Os traços da cultura na representação simbólica de gênero. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BETTOCHI, E. ; COELHO, Luiz Antonio Luzio ; FORMIGA . Outros que posso ver. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FORMIGA . Oriente X Ocidente: visibilidade do cormo como determinante da identidade feminina.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FORMIGA . Uma imagem vale mais que mil palavras. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FORMIGA . Sinalizando o masculino e o feminino: uma questão cultural?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Simone . O corpo como mídia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FORMIGA . Um corpo que cai: a reificação dos corpos pela publicidade.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FORMIGA . Por baixo da roupa de baixo: um estudo da representação da mulher pela publicidade.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FORMIGA . Por baixo da roupa de baixo: um estudo da representação da mulher pela publicidade.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FORMIGA . A mulher no país da publicidade: o poder dos espelhos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FORMIGA . Corpo de mulher, design de produto?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FORMIGA. Por baixo da roupa de baixo: um estudo da representação da mulher pela publicidade. 2001 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
Aragão, Irina ; FORMIGA . Design & Moda. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso a distância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
COELHO, Luiz Antonio Luzio; FORMIGA; CAVALCANTE, N. C. S.; LIMA, R. V.; MONGE, D. J.. Participação em banca de Sylvia Irene Arriagada Cordero. Amereida: Heredad creativa en el oficiar del Deseño en Travessias. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RICARDO YOGUI; HENRIQUE MONNERAT.; FORMIGA. Participação em banca de KARLA PONZIDE AZEVEDO e THAÍS POMPÊO DE PINA PETRI. SOLUÇÃO RESPONSÁVEL PARA CONPRAS INTELIGENTES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DESIGN TOTAL: METODOLOGIA DE PROJETO) - ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN SÃO PAULO.

2.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; PUCU, E.. Participação em banca de CHRISTIANE CAMARA DE ALMEIDA. MEL, DA CURA À GULA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DESIGN TOTAL: METODOLOGIA DE PROJETO) - Istituto Europeo di Design de São Paulo.

3.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; PUCU, E.. Participação em banca de ERIKA TIEMI TAKEDA. A MATERNIDADE CONTEMPORÂNEA URBANA: DESAFIO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL E OPORTUNIDADE PARA A COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

4.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; PUCU, E.. Participação em banca de FERNANDO DELGADO PÁEZ. AS (ÀS) MARGENS DE MUIRIAÉ, ESTUDO E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO NO CASO DO BAIRRO PADRE THIAGO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

5.
FORMIGA; PUCU, E.; HENRIQUE MONNERAT.. Participação em banca de PEDRO VICTOR SCOTELARO PORTO XAVIER. FIZ DESIGN: IMPLEMENTANDO PROJETOS SOCIAIS EDUCANDO EMPRESAS DE FORMA SUSTENTÁVEL. 2016 - IED São Paulo.

6.
PUCU, E.; HENRIQUE MONNERAT.; FORMIGA. Participação em banca de Ana Luisa Pinho de Sá. Sinestesia - Espaço Sinestesia - Arte, Gastronomia e Música. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

7.
FORMIGA; PUCU, E.; HENRIQUE MONNERAT.. Participação em banca de THIAGO GOLÇALVES PEREIRA TRINDADE. LINK ED: O MELHOR DA WEB EM SALA DE AULA SISTEMA DE APOIO AO ENSINO QUE UTILIZA-SE DOS TABLETS ESCOLARES PARA DISPONIBILIZAR AOS ALUNOS AS MELHORES PRÁTICAS EDUCATIVAS BASEADAS EM CONTEÚDO DIGITAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

8.
FORMIGA; PUCU, E.; HENRIQUE MONNERAT.. Participação em banca de FERNANDA BORGES CAIXETA. FUTURO DO PRESENTE COMO PODEMOS MUDAR A EALIDADE DOS RESIDENTES DE LARES DE LONGA PERMANÊNCIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

9.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de VINICIUS DE SANTA CRUZ GONÇALVES DA MOTTA. FIREFLY: MESA MULTIFUNCIONAL PARA VENDA DE COMBOS EM EVENTO NOTURNO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

10.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de FERNANDA DEMINICIS DE ALBUQUERQUE. DEMINICIS RIO: UMA NOVA CHAPELARIA PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

11.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de PATRICIA NAOMI SAKAI. DR. ENERGIA: APP PARA DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

12.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de ANA CAROLINA DE ALMEIDA SALTOUN. PROJETO MUDA: AUTOCONHECIMENTO NA ROTINA CARIOCA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

13.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de GLAUBER CARLOS ALVES BORGES. EVIN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

14.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de MARCELA BUCHER GUIMARÃES PIRES. LADO E EXPLORE TODOS OS SEUS LADOS - SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS E MOMENTOS INESQUECÍVEIS DE QUEM TE CONHECE BEM. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

15.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de MYRIAN YUKARI KATTO. KURUMÍ: APRENDENDO A CUIDAR DA NATUREZA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

16.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de KARIN IZUMI LOPES MATHUIY. UP50+: PLATAFORMA DE CURADORIA DE CONTEÚDO PARA REINVENÇÃO PROFISSIONAL DEPOIS DOS 50 ANOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

17.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de KARLA PONZI DI AZEVEDO e THAIS POMPÊO DE PINA PETRI. LIMBOBOX: SOLUÇÃO RESPONSÁVEL PARA COMPRAS INTELIGENTES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

18.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de SUZANNE DE SANTANA MENDES ROLLEMBERG. OBÁ! - CONECTANDO APAIXONADOS POR COMIDA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

19.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de VANESSA TIOMNO. QRO SABER: PLATAFORMA MÓVEL PARA DOAÇÃO DE CONHECIMENTO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.

20.
FORMIGA; HENRIQUE MONNERAT.; RICARDO YOGUI. Participação em banca de ANDRESSA B MARIA CABRAL GUEDES e LUIZA SANTOLONI DE M PINTO. MOLA: GESTÃO DA FELICIDADE & COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRANSFORMERS all that is solid changes into something else. Design and the Body. 2017. (Congresso).

2.
12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. ?TODA BOA, TODA BOA, ELA É TODA BOA?: SOBRE O ESTEREÓTIPO MIDIÁTICO DA MULHER BRASILEIRA NO IMAGINÁRIO PORTUGUÊS. 2016. (Congresso).

3.
Culturas em Movimento. O que o Brasil exporta é o que para Portugal importa?. 2015. (Congresso).

4.
II Seminário de pesquisas em artes, cultura e linguagens.A mídia que faz do corpo moda. 2015. (Seminário).

5.
UD15: PERIPHERY AND PROMISE - 4TH PHD IN DESIGN RESEARCH FORUM. 2015. (Encontro).

6.
2º CIMODE. A ler imagens. 2014. (Congresso).

7.
CIDAG 2014. O "redesign" de um curso: um relato.. 2014. (Congresso).

8.
2º encontro nacional de doutoramentos em Design.As imagens nas vossas cabeças: sobre o estereótipo da mulher brasileira no imaginário português.. 2013. (Encontro).

9.
Interfaces da Lusofonia. O que Portugal anda a importar do Brasil?. 2013. (Congresso).

10.
1º CIMODE. As fôrmas da forma. 2012. (Congresso).

11.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder.Gatas e gajas: um estudo da diferença entre suas representações. 2008. (Seminário).

12.
II Simpósio Nacional discurso, identidade e sociedade..Sistemas de sinalização e seus significados. 2006. (Simpósio).

13.
HUMANITIES CONFERENCE 2004..Things of Men and Things of Women: How the same Product is Announced in Brazil for Masculine and Feminine Genders. 2004. (Outra).

14.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 6, Fazeres Locais, Saberes Globais, Saberes Locais.Qual o gênero do design?. 2004. (Seminário).

15.
1° Encontro de Semiótica aplicada ao Design..Os traços da cultura nas representações simbólicas de gênero.. 2003. (Encontro).

16.
II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais..O design do corpo como determinante da identidade feminina.. 2003. (Seminário).

17.
Encontro Internacional Fazendo Gênero V - Feminismo como política..Uma imagem vale mais que mil palavras.. 2002. (Encontro).

18.
III Simpósio Nacional de Filosofia - Interpretações. 2002. (Simpósio).

19.
I Simpósio do Laboratório da Representação Sensível "O outro".Outros que posso ser.. 2002. (Simpósio).

20.
P&D DESIGN 2002. Sinalizando Gênero, uma questão cultural?. 2002. (Congresso).

21.
II Encontro de estudos de gênero. Corpo, sujeito e poder. 2001. (Encontro).

22.
REDEFEM - III Encontro enfoques feministas a as tradições disciplinares nas ciências e na academia.Um corpo que cai: a reificação dos corpos pela publicidade.. 2001. (Encontro).

23.
VIII simpósio da pesquisa em Comunicação da região sudeste.O corpo como mídia.. 2001. (Simpósio).

24.
XI Congresso ASSEL Rio. Por baixo da roupa de baixo: um estudo da representação da mulher pela publicidade.. 2001. (Congresso).

25.
Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação.A mulher no país da publicidade: o poder dos espelhos.. 2000. (Encontro).

26.
P & D DESIGN 2000. Corpo de mulher: design de produto?. 2000. (Congresso).

27.
MOSAICO. 1999. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEDRO VICTOR SCOTELARO PORTO XAVIER. FIZ DESIGN:implementando projetos sociais e educando empresas de forma sustentável. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. (Orientador).

2.
THIAGO TRINDADE. Link ED - o melhor da Web em sala de aula: sistema de apoio ao ensino que se utiliza dos tablets escolares para disponibilizar aos alunos as melhores práticas educativas baseadas em conteúdo digital. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. (Orientador).

3.
FERNANDA CAIXETA. Futuro do Presente: como podemos mudar a realidade dos residentes de lares de longa permanência. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. (Orientador).

4.
FERNANDO DELGADO. As (Às) Marguns de Muriaé: estudo e estratégias para o desenvolvimento no caso do Bairro Padre Tiago. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. (Orientador).

5.
ERIKA TAKEDA. A maternidade contemporânea urbana: desafio na construção social e oportunidade para a cooperação solitária. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. (Orientador).

6.
CHRISTIANE CAMARA DE ALMEIDA. Mel - da cura à gula. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARCELA BUCHER GUIMARÃES. LADO E: EXPLORE TODOS OS SEUS LADOS, SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS E MOMENTOS INESQUECÍVEIS DE DE QUEM TE CONHECE BEM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

2.
PATRICIA NAOMI SAKAI. DR. ENERGIA: APP PARA DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

3.
SUZANNE DE SANTANA MENDES. OBÁ! CONECTANDO APAIXONADOS POR COMIDA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

4.
KARIN IZUMI LOPES MATHUIY. UP50+: PLATAFORMA DE CURADORIA DE CONTEÚDO PARA REINVENÇÃO PROFISSIONAL DEPOIS DOS 50 ANOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

5.
FERNANDA DEMINICIS DE ALBUQUERQUE. DEMINICIS RIO: UMA NOVA CHAPELARIA PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

6.
VINICIUS DA SANTA CRUZ GONÇALVES DA MOTA. FIREFLY: MESA MULTIFUNCIONAL PARA VENDA DE COMBOS EM EVENTOS NOTURNOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

7.
VANESSA TIOMNO. QRO SABER: PLATAFORMA MÓVEL PARA DOAÇÃO DE CONHECIMENTO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

8.
MYRIAN YUKARI KATTO. KURUMÍ: APRENDENDO A CUIDAR DA NATUREZA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

9.
ANDRESSA B MARIA CABRAL GUEDES e LUIZA SANTOLONI DE M PINTO. MOLA: GESTÃO DA FELICIDADE & COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

10.
ANA CAROLINA DE ALMEIDA SALTOUN. PROJETO MUDA: AUTOCONHECIMENTO NA ROTINA CARIOCA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

11.
KARLA PONZI DI AZEVEDO e THAIS POMPÊO DE PINA PETRI. LIMBOBOX: SOLUÇÃO RESPONSÁVEL PARA COMPRAS INTELIGENTES. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

12.
THIAGO GONÇALVES PEREIRA TRINDADE. LINK ED, O MELHOR DA WEB EM SALA DE AULA: SISTEMA DE APOIO AO ENSINO QUE SE UTILIZA DOS TABLETS ESCOLARES PARA DISPONIBILIZAR AOS ALUNOS AS MELHORES PRÁTICAS EDUCATIVAS BASEADAS EM CONTEÚDO DIGITAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

13.
ANA LUIZA PINHO DE SÁ. SINESTESIA: ARTE, GASTRONOMIA E MÚSICA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

14.
CHRISTIANE CAMARA DE ALMEIDA. MEL: DA CURA À GULA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

15.
ERIKA TIEMI TAKEDA ALVARENGA LEITE. A MATERNIDADE CONTEMPORÂNEA URBANA: DESAFIO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL E OPORTUNIDADE PARA A COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

16.
PEDRO VICTOR SCOTELARO PORTO XAVIER. FIZ DESIGN: IMPLEMENTANDO PROJETOS SOCIAIS EDUCANDO EMPRESAS DE FORMA SUSTENTÁVEL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

17.
FERNANDO DELGADO PÁEZ. AS (ÀS) MARGENS DE MURIAÉ. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

18.
FERNANDA BORGES CAIXETA. FUTURO DO PRESENTE COMO PODEMOS MUDAR A REALIDADE DOS RESIDENTES DE LARES DE LONGA PERMANÊNCIA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

19.
GLAUBER CARLOS ALVES BORGES. EVIN. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Total: metodologia de projeto) - IED São Paulo. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Saskia Beck da Costa. A alegoria feminina na obra gráfica de Eliseu Visconti. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

2.
Marcelo Alt. "Inserto". Interfaces dinâmicas para sites com conteúdo dinâmico.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

3.
Fernanda Gusmão. Pop Arte. Made in Brasil - uma tradução de Andy Warhol. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

4.
Felipe de Castro Katzer. Vida aos tubarões. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

5.
Iona Rothstein. Uma mensagem pra você. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

6.
Marcelo de Sousa da Silva. Tipografando a Gestalt. Experimentos tipográficos baseados nas leis da Gestalt. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

7.
Violeta Campos. Supertrunfo Rock Brasil anos 80. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

8.
Fernanda Mello. Símbolos de gênero. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

9.
Joana Ventura Milidu. O show twm que continuar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

10.
Rodrigo Vegas Vieira. Mito Mangá. Os quadrinhos como ferramenta educativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

11.
Dayana Junger e Mariana Hespanhol. Sentir isso, ouvir aquilo, Veríssimo.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.

12.
Fernanda Carvalho e Suzana Rosenfeld. Por favor, o toalete?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Simone Carvalho de Formiga.



Outras informações relevantes


Bolsista CAPES desde setembro de 2014, modalidade doutorado pleno no exterior.

Membro integrante do CEI - Centro de Estudos Interculturais do ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (www.iscap.ipp.pt/cei)



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