Ana Claudia Marques Govatto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9429331776210992
  • Última atualização do currículo em 21/02/2018


Ana Claudia Marques Govatto é graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing e mestre em Comunicação Social. Áreas de atuação: gestão acadêmica, docência em ensino superior e gestão empresarial em marketing, comunicação, responsabilidade social e sustentabilidade socioambiental. Autora de artigos, capítulos de livros e do livro intitulado Propaganda Responsável - É o que todo anunciante deve fazer (Editora Senac-SP). Termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Responsabilidade social, Sustentabilidade Socioambiental, Ética Empresarial, Propaganda, Marketing, Comunicação, Grande ABC e Imagem Institucional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Claudia Marques Govatto
Nome em citações bibliográficas
GOVATTO, A. C. M.


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2003
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Empresa-cidadã e comunicação mercadológica: um estudo sobre a responsabilidade social corporativa e a propaganda,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Prof. Dr. Gino Giacomini Filho.
Palavras-chave: Responsabilidade social; Propaganda; Ética empresarial; Empresa-cidadã.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
1997 - 1998
Especialização em Marketing.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
1985 - 1988
Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade Propaganda.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Specialised Super Intensive 30. (Carga horária: 120h).
Eurocentres (UK), EUROCENTRES, Inglaterra.
2010 - 2010
Utilizando o Balckboard. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Planejamento e Mediação de carga horária em EAD. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



M Govatto Associados Ltda, M.GOVATTO RESPON, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Comunicação e Sustentabilidade, Carga horária: 20
Outras informações
Consultoria e assessoria em Gestão de Comunicação, Sustentabilidade Socioambiental e Responsabilidade Social Empresarial

Atividades

01/1999 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, M. Govatto & Associados Ltda., .

Cargo ou função
Consultora.

Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora na Pós Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
MBC Disc.: Avaliação e Controle de Desempenho de Comunicação

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora na Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professora na graduação em Comunicação Social das disciplinas Planejamento de Comunicação, Atendimento em Comunicação, Ética Promocional e Publicitária, Sustentabilidade Socioambiental e Projetos Experimentais (Planejamento TCC). Coordenadora de Projetos Integrados (PI) em planejamento de comunicação e ética publicitária.

Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Direção de Área - cursos Comunicação Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora dos cursos de Comunicação Social (2004-2008) Diretora da Escola de Comunicação (2009-2011) Diretora de Marketing (2011-2013) Diretora de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional (DIDAP) (2011-2013)

Atividades

10/2014 - Atual
Ensino, Master Business Communication, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação e Controle de Desempenho de Comunicação
01/2001 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sustentabilidade Socioambiental
Comunicação Integrada de Marketing
Orientação de TCC - Planejamento

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Professora pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professora dos módulos EAD Gestão da Responsabilidade Social e Sustentabilidade Organizacional no curso Gestão Integrada de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do módulo Planejamento da Comunicação - curso: Gestão no Terceiro Setor

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segu, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão da Responsabilidade Social
Sustentabilidade Organizacional

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
MBA Gestão da Comunicação Empresarial Módulo Responsabilidade Social, Sustentabilidade e GRI

Atividades

04/2013 - Atual
Ensino, MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Relacionamento com as Comunidades
Responsabilidade Social, Sustentabilidade e GRI

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Professora pós-graduação, Carga horária: 4

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, MBA em Marketing e Vendas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas
Governança Corporativa, Ética e Responsabilidade Social

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Docente na Especialização, Carga horária: 4

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Marketing e Comunicação Integrada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Agências de Comunicação e Gestão de Imagem

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do módulo Planejamento de Comunicação Organizacional do curso Comunicação Organizacional, professora do módulo Marca e Consumo do curso Comunicação e Marketing e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Atividades

03/2009 - 12/2013
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Mercadológica
Gestão de Marcas
Comunicação Organizacional

Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Outro (contrato prazo determ), Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 4

Atividades

5/2004 - 12/2007
Ensino, Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento da Comunicação

Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor - coordenador de projetos, Carga horária: 40

Atividades

08/1999 - 02/2002
Ensino, Comunicação social - ha. public. propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento em Comunicação, Planejamento de Campanha, Projetos Experimentais, Mídia I


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2004
Menção Especial, 11a. EXPOCOM.
2003
3o. lugar - Assessoria de Imprensa EDMais Editora e Gráfica, 10a. EXPOCOM.
2003
3o. Lugar - Campanha de Promoção Valle 9 Sabores, 10a. EXPOCOM.
2003
Menção Especial - Desenho Animado A Conquista, 10a. EXPOCOM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GIACOMINI FILHO, Gino2005GIACOMINI FILHO, Gino ; LICHT, René Henrique Gotz ; GOVATTO, A. C. M. ; SANTOS, Roberto Elísio dos . Responsabilidade Social nas organizações do Grande ABC: intensidade e práticas comunicativas. Revista IMES Comunicação, São Caetano do Sul - SP, p. 5-40, 2005.

2.
GOVATTO, A. C. M.2003 GOVATTO, A. C. M.. Responsabilidade social empresarial e propaganda. Revista IMES Comunicação, São Caetano do Sul - SP, p. 5-14, 2003.

3.
GOVATTO, A. C. M.2003GOVATTO, A. C. M.. Jornalismo e Responsabilidade Social. Thot (São Paulo), São Paulo - Brasil, n.79, p. 63-65, 2003.

4.
GOVATTO, A. C. M.2002GOVATTO, A. C. M.. Qual era mesmo a "Lei de Gerson". Revista Thot Ética e Responsabilidade Social, Brasil, p. 10-12, 2002.

5.
GOVATTO, A. C. M.2002GOVATTO, A. C. M.. Desenvolvimento social. Jornal Diário do Grande ABC, Grande ABC, p. 4-4, 2002.

6.
GOVATTO, A. C. M.2001 GOVATTO, A. C. M.. Responsabilidade social, marketing e comunicação: a nova realidade empresarial. Revista IMES Comunicação, são caetano do sul, v. I, p. 61-67, 2001.

7.
GOVATTO, A. C. M.2001GOVATTO, A. C. M.. Projetos experimentais (TCC) de comunicação social - publicidade e propaganda. Caderno UniABC de Propaganda e Marketing, Santo André - SP, p. 15-27, 2001.

8.
GOVATTO, A. C. M.2001 GOVATTO, A. C. M.. Qual era mesmo a tal "Lei de Gerson"?. Jornal Valor Econômico, São Paulo, p. b2-b2, 2001.

9.
GOVATTO, A. C. M.2001 GOVATTO, A. C. M.. A importância do marketing social. Revista Livre Mercado, Santo André - SP, n.125, p. 101-101, 2001.

10.
GOVATTO, A. C. M.2001GOVATTO, A. C. M.. Imprensa e cidadania. Jornal Diário do Grande ABC, Grande ABC, p. 6-6, 2001.

11.
GOVATTO, A. C. M.2001GOVATTO, A. C. M.. ABC Paulista ou virar Grande ABC?. Revista Livre Mercado, Grande ABC, p. 78-82, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOVATTO, A. C. M.. Propaganda responsável: é o que todo anunciante deve fazer. 1. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. v. 01. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOVATTO, A. C. M.. Primeiro escalão dita ética e responsabilidade social. Nosso Século XXI Vol.2. 1ed.Santo André: Livre Mercado, 2008, v. 2, p. 54-62.

2.
GOVATTO, A. C. M.. Investimento social privado: o programa Unipar Ação Mil. In: Uniemp. (Org.). Inovação, Legislação e Inserção Social. 01ed.São Paulo: Uniemp, 2005, v. , p. 161-172.

3.
GIACOMINI FILHO, Gino ; GOVATTO, A. C. M. . Responsabilidade social empresarial: parâmetros e atributos. In: Uniemp. (Org.). Inovação e responsabilidade social. 01ed.São Paulo: Uniemp, 2004, v. , p. 11-28.

4.
GOVATTO, A. C. M.; DIVERSOS, . ABC Paulista vai virar Grande ABC?. In: editora livre mercado. (Org.). Nosso Século XXI. 1a.ed.Santo André: Editora Livre Mercado, 2001, v. 01, p. 41-48.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOVATTO, A. C. M.; GIACOMINI FILHO, Gino . Práticas Comunicativas das Organizações da Região do ABC em atividades de Responsabilidade Social. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2005, Rio de Janeiro. Intercom 2005 Ensino e Pesquisa em Comunicação, 2005.

Outras produções bibliográficas
1.
GOVATTO, A. C. M.. Passeio sobre os conceitos de responsabilidade social. São Bernardo do Campo: Metodista, 2006 (Resenha).

2.
GOVATTO, A. C. M.. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Caetano do Sul: Revista Imes de Comunicação, 2002 (Resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOVATTO, A. C. M.. Comunicação para a captação de recursos - módulos 1 e 2. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOVATTO, A. C. M.. Mini-curso de Responsabilidade Social Empresarial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOVATTO, A. C. M.; GIACOMINI FILHO, Gino. Participação em banca de Fernanda Giollo Cressoni.Participação e relações do jornalismo/jornalista nos serviços de atendimento ao consumidor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Imes.

2.
GOVATTO, A. C. M.. Participação em banca de Flávia Tressino.Jornalismo Comunitário na TV. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - Jornalismo) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

3.
GOVATTO, A. C. M.. Participação em banca de Francisco Alves da Costa Junior.Debates entre Candidatos à Presidência da República. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação social - hab. em Rádio/TV) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOVATTO, A. C. M.. Conselho de Arquitetura e Urbanismo. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Meeting ABC de Gestão Empresarial. 2012. (Seminário).

2.
XV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da USCS.O tripé 3S: Saúde, Segurança e Sustentabilidade. 2011. (Seminário).

3.
33o. Workshop FBDE/Nexion.Ética nos Negócios. 2010. (Encontro).

4.
IV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Coordenadora da Seção de Apresentação de Trabalhos. 2009. (Congresso).

5.
Unomarketng Comunicação Consciente. 2009. (Seminário).

6.
12o Congresso de Atuação Responsável. Conselhos Comunitário Consultivo - CCC. 2008. (Congresso).

7.
28a. SECOM - Semana da Comunicação.Propaganda Responsável. 2008. (Outra).

8.
VIII Semana de Comunicação.Propaganda Responsável. 2008. (Outra).

9.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2008. (Congresso).

10.
Alfabetização - Desafio de Todos Nós. 2007. (Seminário).

11.
II Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação. 2007. (Outra).

12.
Mini-curso Responsabilidade Social Empresarial.Mini-curso Planejamento da Responsabilidade Social Empresarial. 2007. (Outra).

13.
Novas Competências - Responsabilidade social e cidadania.Responsabilidade social e cidadania empresarial. 2007. (Outra).

14.
Palestra Propaganda Responsável.Propaganda responsável. 2007. (Outra).

15.
Palestra Responsabilidade Social Empresarial.Comunicação Responsável. 2007. (Outra).

16.
Seminário Tendências de Varejo 2007. 2007. (Seminário).

17.
4o Congresso GIFE sobre investimento social privado. 2006. (Congresso).

18.
Feira Guia do Estudante.Feira Guia do Estudante. 2006. (Outra).

19.
I Colóquio de Comunicação e Inovação. 2006. (Outra).

20.
Intercom 2006. 2006. (Congresso).

21.
Investimento social privado: como investir em ações sociais e obter resultados.Investimento social privado. 2006. (Seminário).

22.
I Simpósio de Extensão da Universidade Imes. 2006. (Simpósio).

23.
Novas Competências.Responsabilidade social e cidadania emrpesarial. 2006. (Outra).

24.
Responsabilidade Social e Sipat 2006 Oxiteno.Responsabilidade Social e Sipat Oxiteno. 2006. (Outra).

25.
Resposanbilidade social corporativa: o tangível e o intangível.Responsabilidade social corporativa: o tangível e o intangível. 2006. (Seminário).

26.
XII Encontro anual das asfar e casas da amizade.Encontro Rotary International. 2006. (Encontro).

27.
Conferência Internacional 2005 Empresas e Responsabilidade Social. 2005. (Congresso).

28.
Encontro Regional de Organizações Sociais e a Formatação de Novos Projetos de Interesse Social.Responsabilidade social empresarial e terceiro setor. 2005. (Encontro).

29.
Gestão Estratégica de IES - O grande desafio. 2005. (Seminário).

30.
Novas Competências.Responsabilidade social e cidadania corporativa. 2005. (Outra).

31.
Responsabilidade Social e Comunicação: as empresas em pauta.Responsabilidade Social e Comunicação. 2005. (Seminário).

32.
Responsabilidade social e comunicação: foco no atendimento do consumidor.Responsabilidade social e comunicação. 2005. (Outra).

33.
XXII Encontro de Informação Profissional.Encontro de informação profissional para alunos do ensino médio. 2005. (Encontro).

34.
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Práticas comunicacionais e de responsabilidade social das empresas do Grande ABC. 2005. (Congresso).

35.
Intercom 2004 - Comunicação, Acontecimento, Memória. 2004. (Congresso).

36.
Mídia digital como fator de desenvolvimento, inclusão e responsabilidade social.Mídia digital como fator de desenvolvimento, inclusão e responsabilidade social. 2004. (Seminário).

37.
Planejamento Estratégico nas IES. 2004. (Seminário).

38.
XXI Encontro de Informação Profissional.Encontro de informação profissional para alunos do ensino médio. 2004. (Encontro).

39.
Ética e Propaganda.Ética e propaganda. 2003. (Outra).

40.
FOCO 2003 - Fórum de Comunicação.Fórum de Comunicação. 2003. (Outra).

41.
Palestra Ética na Propaganda.Ética na propaganda. 2003. (Outra).

42.
Palestra Responsabilidade Social.Responsabilidade social empresarial. 2003. (Outra).

43.
Sinergia e ética nos negócios - a responsabilidade social das empresas como fator de competitividade.Responsabilidade social empresarial. 2003. (Encontro).

44.
17o Congresso Brasileiro de Comunicação Empresarial. Responsabilidade social: mitos e verdades. 2002. (Congresso).

45.
Semana de Comunicação Social.Propaganda socialmente responsável. 2002. (Outra).

46.
Semana de Jornalismo Anhembi-Morumbi.Jornalismo responsável. 2002. (Outra).

47.
Semana de Propaganda.Marketing social. 2002. (Outra).

48.
I, II e III Simpósios sobre Responsabilidade Social.Responsabilidade social empresarial. 2001. (Simpósio).

49.
I Ciclo de Palestras Profissionalização do Terceiro Setor.Responsabilidade social empresarial. 2001. (Seminário).

50.
II Semana de Alfabetização Solidária.Marketing social. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOVATTO, A. C. M.; CARDOZO, M.L. . Semana de Publicidade e Propaganda - Novas Mídias. 2010. (Outro).

2.
GOVATTO, A. C. M.. Fórum de Comunicação - FOCO 2009. 2009. (Outro).

3.
GOVATTO, A. C. M.. Fórum de Comunicação - FOCO 2008. 2008. (Outro).

4.
GOVATTO, A. C. M.. Fórum de Comunicação - FOCO 2007. 2007. (Outro).

5.
GOVATTO, A. C. M.. Fórum de Comunicação - FOCO 2006. 2006. (Outro).

6.
GOVATTO, A. C. M.. Fórum de Comunicação - FOCO 2005. 2005. (Outro).

7.
GOVATTO, A. C. M.. Fórum de Comunicação - FOCO 2004. 2004. (Outro).

8.
GOVATTO, A. C. M.. Fórum de Comunicação - FOCO 2003. 2003. (Outro).

9.
GOVATTO, A. C. M.. III Simpósio sobre Responsabildiade Social Empresarial. 2002. (Outro).

10.
GOVATTO, A. C. M.. I Simpósio sobre Responsabilidade Social Empresarial. 2001. (Outro).

11.
GOVATTO, A. C. M.. II Simpósio sobre Responsabilidade Social Empresarial. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
16 alunos. 16 Artigos científicos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

2.
Carolina Fraga de Oliveira. Sport Club Corinthians Paulista e o Marketing Esportivo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

3.
Lauro Santos Moreira da Costa. A Evolução do E-Commerce no Brasil nos últimos cinco anos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

4.
Camila Jesus Schunck. O Co-Branding como Fator Democratizador de moda no mercado de Vestuário. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

5.
Tatiana Cristina Wong Costa. Endomarketing: um Caminho para a Inovação no Ambiente Corporativo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

6.
Ana Claudia Siqueira Leopoldino Rocha. Marketing Relacionado à Causa: O Caso do GRAAC. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

7.
Leandro Ribeiro Molina. Merchandising no Ponto de Venda: Estudo sobre a aplicação dos Produtos não-duráveis. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

8.
Karen Pacheco. A Diferenciação como elemento de Branding para o Sucesso das Marcas Esportivas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

9.
Amanda Nobre Ferreira. A Importância do Marketing Promocional para o Varejo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

10.
Camila da Costa Bento. O Impacto da "Ditabranda"sobre o Leitor da Folha de São Paulo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

11.
Tiago Almeida Barbosa. Identidade de Marca: Nova Schin e Ivete Sangalo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

12.
Luis Henrique Bossi Veloso. As Redes Sociais ns Micro e Pequenas Empresas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

13.
Carolina Pinheiro da Silva. As Vantagens do Posicionamento de ma Marca Sustentável no Segmento de Moda nos Dias Atuais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

14.
Camila Ciantelli Pereira. O Poder de Consumo da Classe C e sua Ascensão Econômica de 2010 a 2012. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

15.
Marli de Oliveira Souza. Logística Reversa e o Meio Ambiente Sustentável. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

16.
Maria Jozélia de Souza Silva. Impactos da REsponsabilidade Social Empresarial na Imagem Institucional. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Organizacional) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

17.
Monica de Sousa Almeida. O Marketing Verde e aValorização da Marca - Case Natura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Marketing) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

18.
Victor Amorim Vidal. Estudo da Gestão de Responsabilidade Social da Empresa Elinox Central de Aço Inoxidável para a comunidade do entorno.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segu) - Centro Universitário Senac. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

19.
Maria Alice Pessolato e Rosemary Alonso. Diretrizes para a gestão da inclusão da pessoa com deficiência nas organizações empresariais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Integrada MA, Segurança e Saúde no Trab) - Centro Universitário Senac. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

20.
Bianca Masumoto Costa e KARINA BRONEL LOPES NOMELLINI. Gestão de sustentabilidade em instituições financeiras: o caso Santander. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Integrada MA, Segurança e Saúde no Trab) - Centro Universitário Senac. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

21.
Márcia Helena Magalhães. A questão socioambiental observada do ponto de vista de relatórios de sustentabilidade: análise comparativa entre Grupo Carrefour e Pão de Açúcar.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Integrada MA, Segurança e Saúde no Trab) - Centro Universitário Senac. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diversos. Diversas - 11 Campanhas Publicitárias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

2.
Diversos. Diversos - 15 Campanhas publicitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

3.
Diversos. Diversos - 15 campanhas publicitárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - hab Publicidade e Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

4.
Diversos. Diversos - 7 Campanhas Publicitárias. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - hab Publicidade e Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

5.
50 orientandos. 07 grupos TCC campanha publicitária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

6.
Diversos. Sete Campanhas Publicitárias (TCCs). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

7.
Diversos. Campanhas publicitárias (Porto Seguro, Bastemp, Chocolate Crunch e Jack Daniel's). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

8.
Diversos. Diveras Campanhas Publicitárias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

9.
Diversos alunos graduação Comunicação Social - PP. DIVERSAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

10.
DIVERSOS. CINCO CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

11.
DIVERSOS. CINCO CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

12.
DIVERSOS. CINCO CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

13.
DIVERSOS. SETE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

14.
Rodrigo Nonato Costa. Motivações de Consumo no Ponto de Venda. 2003. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

15.
Rosiliani Cantisani. Futebol: a Mina de Ouro do Marketing Esportivo. 2003. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

16.
Claudemir Carlos Carvalho. Entretenimentos no Ponto de Venda. 2003. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

17.
DIVERSOS. OITO CAMPANHAS PUBLICITÁRIA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

18.
Cibele Marcondes Conrado. Promoção de vendas: ferramentas e técnicas para o sucesso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - hab. Public. Propaganda) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

19.
Ludimila de Paiva Felisberto. Serviços de atendimento ao consumidor nos meios de comunicação de massa. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - ha. public. propaganda) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

20.
Márcia Mercês. Promoção de vendas como ferramenta de marketing. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação social - ha. public. propaganda) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.

21.
DIVERSOS. Diversas Campanhas Publicitárias. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - hab.Publicidade e Propaganda) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Ana Claudia Marques Govatto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 19:27:45