Patrícia da Camara Rossi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2093178878362248
  • Última atualização do currículo em 08/06/2016


Atualmente faz parte do departamento de Marketing da IESEG School of Management, escola de comércio da Universidade Católica de Lille, como professora permanente. Pós-doc em Comportamento do Consumidor na Grenoble Ecole de Management. Doutora (PhD) em Administração com ênfase em Marketing pela NEOMA Business School (Reims, França). Visiting PhD Student na Louisiana Tech University, trabalhando diretamente com Dr. Barry Babin. Mestre em Administração de Marketing pela UFRGS. Graduação em Comunicação, Relações Publicas pela PUCRS. Áreas de Pesquisa: Comportamento do Consumidor, Psicologia do Consumidor, Marketing Sensorial, Consumo Sustentável e Marketing Social (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia da Camara Rossi
Nome em citações bibliográficas
ROSSI, P. C.;ROSSI, P.;ROSSI, PATRICIA


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Phd em Marketing.
NEOMA Business School, NEOMA, França.
Título: Is the first impression the lasting impression? The effects of presentation order of product benefits on consumer perceptions and intentions, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Adilson Borges.
Bolsista do(a): Conseil Regional Champagne-Ardenne, CRCA, França.
Palavras-chave: Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2011
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Modelos culturais e o comportamento de retaliação do consumidor,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Cristiane Pizzutti dos Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Modelos culturais; Retaliação do consumidor; Papéis do consumidor; Emoções.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2001 - 2004
Graduação em Comunicação Social Relações Públicas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Administração da comunicação nas organizações: a atuação doprofissional de relações públicas como gestordo processo cultural.
Orientador: Cleusa Maria Andrade Scrofernecker.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Grenoble Ecole de Management, GEM, França.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2013 - 2013
Visiting PhD Student. (Carga horária: 150h).
Louisiana Tech University, L.T.U., Estados Unidos.
2005 - 2005
Marketing de Relacionamento. (Carga horária: 12h).
Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, ADVB, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Laboratório de Relações Públicas - LARP. (Carga horária: 290h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC, Brasil.
2001 - 2001
Trainee em Eventos. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



IESEG School of Management, IESEG, França.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistant Professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Grenoble Ecole de Management, GEM, França.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Etudes de Marche

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Post-doc, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.


Reims Management School, RMS, França.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Research and Teaching Assistant


Ecole Supérieure de Commerce de Troyes (France), ESC-Troyes, França.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Brand Management

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Communication and Sales Promotion


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora Ensino à Distância, Carga horária: 30
Outras informações
Tutora na disciplina de "Gestão de Negócios: Varejo" no curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros - modalidade à distância

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora Ensino à Distância, Carga horária: 30
Outras informações
Tutora na disciplina de "Gestão de Negócios: Atacado" no curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros - modalidade à distância

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora Ensino à Distância, Carga horária: 30
Outras informações
Tutora na disciplina de "Formulação Estratégica" no curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros - modalidade à distância


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

3/2002 - 01/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Famecos, Ppgcom.



Linhas de pesquisa


1.
Práticas sócio-políticas - PPGCOM/Núcleo de Comunicação nas Organizações


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Marcas e Sustentabilidade: Quando a sustentabilidade beneficia a marca?
Descrição: Cada vez mais as empresas investem em sustentabilidade visando influenciar a percepção positiva de suas marcas. Entretanto, nem todas as marcas se beneficiam igualmente dos esforços de sustentabilidade. Esta pesquisa tem como objetivo identificar em que medida a utilização de rótulos e certificações de sustentabilidade influenciam o consumo sustentável, assim como mostrar de que forma essas práticas interagem com a percepção de marca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Justiça no gerenciamento de reclamações: uma perspectiva intercultural
Descrição: Este projeto busca desenvolver e testar uma estrutura teórica para o entendimento dos processos de gerenciamento de reclamações e suas consequências em contextos culturais diferenciados - Canadá e Brasil. A estrutura proposta liga três correntes de pesquisa - teoria da justiça, processos de gerenciamento de reclamações e dimensões culturais. Em termos de teoria da justiça, discute-se o papel das três dimensões distintas - justiça distributiva, processual e interpessoal - elucidando os atributos-chave que agem como antecedentes. No que tange ao gerenciamento de reclamações, utiliza-se estudos recentes reportados na literatura para explorar os relacionamentos entre as dimensões de justiça, satisfação com o gerenciamento de reclamações e lealdade. Finalmente, em termos de fatores culturais, utiliza-se a dimensão individualismo/coletivismo para, teoricamente, desenvolver hipóteses que propõem a influência de diferenças culturais entre Brasil e Canadá nos processos de gerenciamento de reclamações e suas consequências. O teste destas hipóteses estenderá o entendimento existente sobre processos de resolução de reclamações em diferentes contextos culturais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
As Políticas de Comunicação nas (e das) Universidades Gaúchas
Descrição: O prjeto buscou investigar as políticas de comunicação nas Universidades Gaúchas através de seus sites..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research
2016 - Atual
Periódico: The Journal of Consumer Marketing


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Aluno Destaque do Curso de Relações Públicas, Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.
2005
Troféu Marcelino Champagnat - Destaque Solidariedade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2003
Destaque em Comunicação, IV Salão de Iniciação Científica - PUCRS.
2002
Empresa Junio - 2º lugar, XXV Congresso Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PANTOJA, FELIPE2016PANTOJA, FELIPE ; ROSSI, PATRICIA ; BORGES, ADILSON . How Product-Plot Integration and Cognitive Load Affect Brand Attitude: A Replication. Journal of Advertising, v. 45, p. 113-119, 2016.

2.
ROSSI, PATRICIA2015ROSSI, PATRICIA; BORGES, ADILSON ; BAKPAYEV, MARAT . Private labels versus national brands: The effects of branding on sensory perceptions and purchase intentions. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 27, p. 74-79, 2015.

3.
COSTA PINTO, DIEGO2014COSTA PINTO, DIEGO ; HERTER, MÁRCIA M. ; ROSSI, PATRICIA ; BORGES, ADILSON . Going green for self or for others? Gender and identity salience effects on sustainable consumption. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 38, p. 540-549, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PACHECO, N. A. ; ROSSI, P. C. ; SILVEIRA, T. ; ROSSI, C. A. V. . Ter ou não ter, eis a questão. In: XXXIV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), 2010, Rio de Janeiro. Anais XXXIV EnANPAD, 2010.

2.
ROSSI, P. C.. Administração da comunicação nas organizações. In: VII Seminário Internacional da Comunicação, 2005, Porto Alegre. Anais VII Seminário Internacional da Comunicação, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSSI, P.; PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. ; GONCALVES, D. A. . Saving the planet or saving the brand? How brand strength influences consumers perceptions of brand sustainability. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2015, Bari. Academy of Marketing Science World Marketing Congress, 2015.

2.
ROSSI, P.; FORNERINO, M. ; CUNY, C. . Does a spoonful of sugar-free help food go down? Healthy implicit associations for sugar-free and alternative products: A structured abstract. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2015. Academy of Marketing Science Annual Conference, 2015.

3.
PANTOJA, F. ; BORGES, A. ; YAMIN, A. ; ROSSI, P. . Shining bright like a diamond? It might be rich, but only in calories!. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2015, Denver. Academy of Marketing Science Annual Conference, 2015.

4.
GONCALVES, D. A. ; ROSSI, P. ; HERTER, M. M. ; PINTO, D. C. . Should strong brands invest in ecolabels? An accessibility-diagnosticity account of perceptions. In: ACR North American Conference, 2014, Baltimore. Advances in Consumer Research, 2014.

5.
PANTOJA, F. ; ROSSI, P. ; BORGES, A. . Improving the effectiveness of nutritional labeling: The role of color. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2014. Academy of Marketing Science Annual Conference, 2014.

6.
ROSSI, P.; BORGES, A. ; PANTOJA, F. . This cannot be a private label: effects of private labels on consumer sensory evaluation. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2014. Academy of Marketing Science Annual Conference, 2014.

7.
PANTOJA, F. ; NIQUE, W. M. ; BORGES, A. ; ROSSI, P. . Towards a new Hierarchy of personal values: Activating values in biculturals through language. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2014. Academy of Marketing Science Annual Conference, 2014.

8.
ROSSI, P.; SANTOS, C. P. . Does all consumer retaliation have the same reason? The goals and emotions behind consumer retaliation. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2013, Monterey. Academy of Marketing Science Annual Conference, 2013.

9.
PINTO, D. C. ; HERTER, M. M. ; ROSSI, P. ; BORGES, A. . Going green for self vs. others: Gender and identity salience effects on green consumption. In: ACR North American Conference, 2013, Chicago. Advances in Consumer Research, 2013.

10.
ROSSI, P.; HERTER, M. M. ; PINTO, D. C. ; BORGES, A. . Are blondes more hedonic than brunettes? Stereotype effects on willingness to pay for hedonic and utilitarian products. In: Academy of Marketing Science Annual Conference, 2013, Monterey. Academy of Marketing Science Annual Conference, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSSI, P. C.. VII Seminnário Internacional de comunicação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ROSSI, P. C.. Comunicação e cultura: administração dos relacionamentos nas organizações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSSI, P.. Participação em banca de Lea Chazeau. L'impact de l'e-marketing et des medias sociaux sur la mesure du capital de marque. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

2.
ROSSI, P.. Participação em banca de Nicholas Hurbin. A deeper look at the brand/athletes relationship and how they benefit from each other. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

3.
ROSSI, P.. Participação em banca de Matteo Scianni. CRM and recovery strategies: how personalised recovery strategies could affect customer behavior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

4.
ROSSI, P.. Participação em banca de Audrey Gaudefroy. The impact of e-commerce on consumer's attitude toward luxury brands counterfeit products. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

5.
ROSSI, P.. Participação em banca de Natacha Holuigue. The management of customer relationship in the social media. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

6.
ROSSI, P.. Participação em banca de Remi Sbardella. Comment les marketeurs utilisent-ils la notion d'addiction au smartphone dans leur strategie social media?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

7.
ROSSI, P.. Participação em banca de Hillary Noubouossie. Quel est l'impact de l'utilisation de la nostalgie dans la publicité sur l'intention d'achat du consommateur et sa perception de la marque?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

8.
ROSSI, P.. Participação em banca de Lucile Cornet-Grisey. The effectiveness of social videos for social CRM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management.

9.
BORGES, A.; ROSSI, P.. Participação em banca de Aurianne Guerillon. L?influence des couleurs dans les campagnes de prévention pour le dépistage du cancer du sein. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

10.
PINTO, D. C.; ROSSI, P.. Participação em banca de Rémi Bonet. Comment favoriser la finance responsable? L'influence des valeurs personnelles et de la regulatory focus. 2013 - Reims Management School.

11.
HERTER, M. M.; ROSSI, P.. Participação em banca de Clémence Barbez. Le marketing sensoriel et le développement d?un produit cosmetique. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

12.
BORGES, A.; ROSSI, P.. Participação em banca de Clotilde Saintonge. L?efficacité des messages d?avertissement sur les publicités de boissons alcoolisées. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

13.
BORGES, A.; ROSSI, P.. Participação em banca de Marie Thurieau. Le transfert de la symbologie du luxe aux produits de grande consommation chez des consommateurs à faible pouvoir d?achat. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sup de Co) - Reims Management School.

14.
BORGES, A.; ROSSI, P.. Participação em banca de Justine Leforestier. L?impact de la marque sur la perception de valeur d?un produit alimentaire: Le cas Nutella. 2012 - Reims Management School.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Academy of Marketing Science Annual Conference. Does a spoonful of sugar-free make food look healthier? Healthy implicit associations for sugar-free alternative products. 2015. (Congresso).

2.
Global Fashion Management Conference. The mind of the beholder: How luxury associations moderate product-environment congruence effects in product placement. 2015. (Congresso).

3.
Academy of Marketing Science Annual Conference. This cannot be a Private Label: Effects of Private Labels on Consumer Sensory Evaluation. 2014. (Congresso).

4.
ACR North American Conference. Going Green for Self vs. Others: Gender and Identity Salience. 2014. (Congresso).

5.
Academy of Marketing Science Annual Conference. Does all consumer retaliation have the Same reason? The goals and emotions behind consumer retaliation. 2013. (Congresso).

6.
XXXIV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD).. Ter ou não ter, eis a questão.. 2010. (Congresso).

7.
Meeting de Marketing Federasul. 2007. (Encontro).

8.
Debates no Pós (PPGCOM). 2006. (Outra).

9.
VIII Seminário Internacional de Comunicação.Comunicação e cultura: administração dos relacionamentos nas organizações. 2005. (Seminário).

10.
XXVII Intercom. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Geoffrey Larji. L?influence d?un réseau social comme Facebook sur le référencement web. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management. (Orientador).

2.
Carole Lequin. The effects of national rivalries on sponsoring brands. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Clementine Saussier. Impact of heritage VS innovation on consumers? behavior in the context of luxury cosmetics brands.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - IESEG School of Management. Orientador: Patrícia da Camara Rossi.

2.
Pauline Guiset. Adaptation du mix marketing des marques de champagne sur le marché Français et le marché Chinois. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Patrícia da Camara Rossi.

3.
Alexandre Chartier. La perception des innovations sur le marché du vin par les jeunes consommateurs Français et Chinois. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Patrícia da Camara Rossi.

4.
Thibaut Dumolin. Le marché automobile Français et les moyens de communication: Des évolutions parallèles et des fondements historiques persistants. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Sup de Co) - Reims Management School. Orientador: Patrícia da Camara Rossi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:46:43