Eni de Faria Sena

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3209661190590469
  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognição e Comportamento, Departamento de Psicologia, UFMG. Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia. Cursos de Especializações nas áreas de Tecnologias em Educação a Distância, Metodologia do Ensino Superior, Dificuldades de Aprendizagem e Reeducação Pedagógica. Elaboradora de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ? ENADE. Subcoordenadora da 3ª. oferta do curso de extensão Dislexia: causas e consequências. Experiência como professora e gestora da Educação Básica e Ensino Superior. Colaboradora de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL/PPGE). Temas frequentes na contextualização da produção científica: Políticas Educacionais e Curriculares, Formação de professores, inclusão, conhecimento, cultura, diversidade, ensino superior, ensino médio, gestão educacional, e EaD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eni de Faria Sena
Nome em citações bibliográficas
SENA, Eni de Faria

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário de Sete Lagoas, Unidade Acadêmica de Ensino de Filosofia, Ciências e Letras.
Avenida Marechal Castelo Branco, 2765
Santo Antônio
35701242 - Sete Lagoas, MG - Brasil
Telefone: (31) 21062106
Ramal: 2107


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Estímulo, Acesso, Permanência e Conclusão no Ensino Superior de Alunos Bolsistas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI): Contribuições para o Enfrentamento do Processo de Inserção, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Branca Jurema Ponce.
Palavras-chave: Política pública; PROUNI; Acesso/permanência/inserção; Educação Superior.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas; Atividades administrativas e serviços complementares.
2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A seleção dos conteúdos escolares da prescrição à ação docente,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maria Inez Salgado de Souza.
Palavras-chave: Educação; Currículo; Currículo Prescrito; Seleção de Conteúdos; Livro Didático.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2012
Especialização em Tecnologias em Educação a Distância. (Carga Horária: 550h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Título: As Videoaulas de um Curso a Distância: Obstáculos Didáticos e Pedagógicos e suas implicações na Formação do Aluno.
Orientador: Leocilea Aparecida Vieira.
1987 - 1988
Especialização em Dificuldades Aprendizagem e Reeducação Pedagógica.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Educação - Dificuldades de Aprendizagem.
1984 - 1985
Especialização em Metodologia Ensino Superior Matemática e Ciências.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Educação - Metodologia das Ciências.
1973 - 1976
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1970 - 1972
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Colégio Tiradentes, CTIR, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de Atualização-Formação Técnico-Pedagógica para Tutores em EAD. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Democratização e Ètica. (Carga horária: 4h).
Sindicato dos Professores da Rede Particular de Minas Gerais, SINPRO, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Capacitação para Elaboradores de itens. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Pesquisa Qualitativa em Educação e Movimentos Soci. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
Espanhol - Conversação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Proc. Disc. Educacionais: Gramsci, Estado e Escola. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Filosofia Política da Educação. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2007 - 2007
Francês Instrumental.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Teorias e Propostas Curriculares. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
História da Matemática e Educação Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Cons de Classe Aval da Aprend e Projeto Polit Peda.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1982 - 1982
Psicomotricidade e Reeduc Leitura e Escrita Dislex.
Centro de Psicologia Preventiva e Terapêutica, CPPT, Brasil.
1982 - 1982
Psicomotricidade.
Instituto de Desenvolvimento e Apoio, IDEA, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em Fonoaudiologia.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
1979 - 1979
Reeducação da Linguagem.
Fundação Dom Bosco, FDB*, Brasil.
1979 - 1979
Voz Fala e Linguagem.
Instituto da Voz e da Fala, INVF, Brasil.
1979 - 1979
Alfabetização Aspectos Atuais.
Centro de Neuropsicologia Infantil, CNPI, Brasil.
1979 - 1979
Preparo Pessoal Para Implantação do Currículo Para.
Mec Cenesp Sse, MCS*, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 10
Outras informações
O Curso Dislexia: Causa e Consequência adaptado no Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) - Departamento de Psicologia da FAFICH/UFMG.

Atividades

02/2016 - 07/2016
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora dos Tutores do Curso de Extensão - Dislexia: Causa e Consequências.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Projeto de Pesquisa: O currículo como elemento de "tradução dos Saberes" uma análise do conhecimento escolar em diferentes contextos. O objetivo da pesquisa que esta inscrita no âmbito dos estudos de uma teoria de currículo ligada a Sociologia, a História e epistemologias no que se refere ao conhecimento escolar é de dimensionar o currículo dentro da escola e esclarecer o seu papel na distribuição do conhecimento na sociedade. Considerando essas como sendo crucial no processo escolar pretende-se buscar como se dá está distribuição. Como pode se dar e como se dará no futuro. Palavras-chave: conhecimento, Currículo. Situação em andamento. Natureza Pesquisa

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Professora das disciplinas Gestão Escolar e Didática, nos cursos de Pedagogia e Biologia - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Atividades

1/2005 - 8/2006
Outras atividades técnico-científicas , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Atividade realizada
Componente do grupo de pesquisa Currículo, conhecimento, orientações e práticas curriculares, que tem como objetivo desenvolver estudos e investigações sobre os fundamentos epistemológicos, repercussões e tratamento de questões atuais sobre o campo do cur.
1999 - 1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar
Didática
1999 - 1999
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática

Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
A disciplina Fundamentos das Ideias Pedagógica foi trabalhada com os cursos de Matemática e Física.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora dos cursos de Licenciaturas

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I
02/2015 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências do Pensamento Educacional
02/2014 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendência do Pensamento Educacional
02/2014 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
02/2014 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências do Pensamento Educacional
02/2013 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendência do Pensamento Educacional
Sociedade, Escola e Política Educacional
02/2013 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I
Sociedade, Escola e Política Educacional
02/2013 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais para a Infância
02/2012 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2012 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2011 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pensamento Educacional Brasileiro
Tendências do Pensamento Educacional
02/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso
02/2011 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências do Pensamento Educacional
Pensamento Educacional Brasileiro
02/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Currículo, Diversidade, Conhecimento e Cultura
Fundamentos das Ideias Pedagógicas
Fundamentos do Pensamento Educacional
02/2010 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Pensamento Educacional Brasileiro
02/2010 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ideias Pedagógicas
Fundamentos do Pensamento Educacional Brasileiro
02/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo e Cultura
Fundamentos das Ideias Pedagógicas
02/2008 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ideias Pedagogicas
02/2007 - Atual
Direção e administração, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu - Gestão Educacional.
02/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM.

Atividade realizada
Componente da banca de seleção de professores para composição do quadro de docentes.
02/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM.

Atividade realizada
Participação da comissão para elaboração do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Pensamento Educacional Brasileiro
08/2008 - 12/2008
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ideias Pedagogógicas
02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação, Supervisão e Avaliação de Estágio em Gestão Educacional
02/2008 - 06/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ideias Pedagógicas
02/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Sociólogica do Currículo
Orientação, Supervisão e Avaliação de Estágio 1 e 2
Reeducação Pedagógica
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
02/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Pensamento Educacional Brasileiro
Metodologia de Pesquisa em Educação I
Metodologia de Pesquisa em Educação II
Monografia
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Princípios e Método de Orientação Educacional III
Princípios e Métodos de Orientação II
02/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Reeducação Pedagógica
Análise Sociológica do Currículo
Fundamentos das Ideias Pedagógicas
02/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Reeducação Pedagógica; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Análise Sociológica do Currículo

Faculdades Pedro Leopoldo, UNIPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Atividades

2/1995 - 11/2011
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica
Análise da Escola e Sociedade I - P´ratica de Ensino III/Pesquisa
Análise da Experiência Pedagógica Reinventada I (Estágio de Pesquisa)
Análise da Experiência Pedagógica Reinventada II (Estágio II/Pesquisa)
Análise de Sala de Aula como Espaço Social II (Prática de Ensino II (Pesquisa)
Currículo e Cultura
Didática
Estágio Supervisionado
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Políticas Educacionais Brasileiras
Seminário - Sistema de Processos Escolares e Não Escolares

Centro Educacional do Carlos Prates, CENAPSI, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 0

Atividades

1982 - 1982
Serviços técnicos especializados , Centro Educacional do Carlos Prates, .

Serviço realizado
Coordenadora.
1982 - 1982
Serviços técnicos especializados , Centro Educacional do Carlos Prates, .

Serviço realizado
Pedagoga.

Clínica de Psicologia Infantil, CLINPSINF, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 0

Atividades

1983 - 1984
Serviços técnicos especializados , Clínica de Psicologia Infantil, .

Serviço realizado
Pedagoga.

Clínica Escola Fono Para Deficientes Auditivos, CEFONO, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 0

Atividades

1984 - 1985
Serviços técnicos especializados , Clínica Escola Fono Para Deficientes Auditivos, .

Serviço realizado
Pedagoga.

Clínica Escola Sol Nascente, CESN, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 0

Atividades

1980 - 1983
Serviços técnicos especializados , Clínica Escola Sol Nascente, .

Serviço realizado
Pedagoga.

Clínica Viver, CLINVIV, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pedagoga e Coordenadora, Carga horária: 0
Outras informações
Pedagoga e Coordenadora do Setor Psicopedagógico Clínica Viver

Atividades

1987 - 1989
Serviços técnicos especializados , Setor Psicopedagógico, .

Serviço realizado
Coordenadora.
1987 - 1989
Serviços técnicos especializados , Clínica Viver, .

Serviço realizado
Pedagoga.

Colégio Frei Orlando, CFREIO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 0
Outras informações
Assessora Pedagógica do Colégio Frei Orlando - Belo Horizonte (MG

Atividades

2003 - 2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Frei Orlando, .

Cargo ou função
Assessora do Colégio Frei Orlando - Belo Horizonte (MG).

Colégio Tiradentes, CTIR, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 0

Atividades

1973 - 1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental
-

Escola Especializada Dom Bosco, EEDB, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1977
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 0

Atividades

1976 - 1977
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental
-

Escola Especializada Equipe, EEEQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1984 - 1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão

Escola Municipal Henfil, EMH, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 0
Outras informações
Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Henfil - Belo Horizonte (MG): 1997/1998

Atividades

1997 - 1998
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
Diretora.

Escola Municipal Honorina de Barros, EMHO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 0

Atividades

1988 - 1992
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Honorina de Barros, .

Serviço realizado
Orientadora Educacional.

Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, EMNSA, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1984
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 0

Atividades

1980 - 1984
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, .

Serviço realizado
Supervisora Pedagógica.

Escola Municipal Padre Henrique Brandão, EMPHB, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: supervisora, Carga horária: 0

Atividades

1997 - 1997
Direção e administração, Escola Municipal Padre Henrique Brandão, .

Cargo ou função
Supervisora.

Fundação Dom Bosco, FDB, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Supervisão, Carga horária: 0

Atividades

1977 - 1977
Direção e administração, Fundação Dom Bosco, .

Cargo ou função
Auxiliar de Supervisão.

Instituto de Surdos e Mudos, INSM, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 0

Atividades

1977 - 1978
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental
-

Jardim Municipal da Renascença, JMR, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1976
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

1976 - 1976
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental
-

Pitágoras - Rede, RP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora da Pós-graduação do Módulo 1 do Curso - Escola, currículo, ensino: tendências e possibilidades.


Prefeitura Municipal de Bambuí, PMBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 0
Outras informações
Assessora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Bambuí - MG

Atividades

2003 - 2003
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Bambuí, .

Serviço realizado
Assessora da Prefeitura Municipal de Bambuí - MG.

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Escola A, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Departamento de Educação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretora do Departamento de Educação da Administração Regional Pampulha - Prefeitura de Belo Horizonte (MG): 1993 a 1996

Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1981 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Servidor Municipal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

1993 - 1996
Direção e administração, Administração Regional Pampulha, Departamento de Educação.

Cargo ou função
Diretora.
1979 - 1980
Conselhos, Comissões e Consultoria, Equipe de Psicologia, .

Cargo ou função
Componente da Equipe de Psicologia da PBH na área de Avaliação e Diagnóstico de Linguagem.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Da vida acadêmica à inserção no mercado de trabalho: um estudo a partir da experiência de atuação docente de egressos do curso de Pedagogia da PUC-MG do Projeto Integrado do ICH.
Descrição: A pesquisa investiga e analisa qual é o impacto da formação docente na vida pessoal e profissional dos egressos do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da PUC- MG. Esse estudo torna-se relevante por contribuir com os debates acerca da formação docente no país no atual contexto social, cultural e político. Isso porque a divulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia não encerraram os debates sobre a formação do professor na sociedade contemporânea. Estes continuam e se subsidiam também nos estudos recentes sobre a temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eni de Faria Sena - Integrante / Maria das Graças de Oliveira - Integrante / Mariana Veríssimo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Inovações transversais em cursos de graduação presenciais e a distância
Descrição: Este projeto visa produzir objetos de aprendizagem (OAs) para disciplinas de graduação (em especial as licenciaturas) na modalidade semipresencial e a distância de cursos superiores para Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Os objetos terão como característica a transversalidade, ou seja, tratarão de temáticas vinculadas a diferentes áreas do conhecimento, de maneira a promover aproximações e diálogos entre os cursos de graduação. O princípio é o de que um OA poderá ser apropriado por professores e alunos de diversos cursos e disciplinas cuja temática seja transversal ao objeto elaborado. Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; ensino superior; inovação pedagógica e tecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eni de Faria Sena - Integrante / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Coordenador / Leonor Scliar Cabral - Integrante / Karina de Almeida Marques - Integrante / Douglas de Araújo Vilhena - Integrante / Rita de Cássia Duarte Leite - Integrante / Tatiana de Deus Corrêa Linhares - Integrante / Wagner José Corradi Barbosa - Integrante / Eucidio Pimenta Arruda - Integrante.
2013 - Atual
Projeto integrado de pesquisa e extensão: Integração entre o saber acadêmico e a educação básica: novas perspectivas para o alfabetizador
Descrição: Essa proposta, contemplada pelo edital PROEXT2014-MEC/SESu, é composta de dois projetos interligados, já em andamento. Objetivo principal: a formação continuada de professores por tutores (alunos de graduação, pós-graduação e de licenciatura) devidamente treinados. Projeto 1: volta-se para a formação de professores alfabetizadores por meio do Sistema Scliar de alfabetização (Scliar-Cabral, 2013), no primeiro ciclo de três anos e no acompanhamento dos professores formados e de seus alunos por dois anos. Projeto 2: centra-se na formação à distância de professores do 1º-5º ano do Ensino Fundamental por meio do curso online ?Dislexia Causas e Consequências (DCC") (Pinheiro e Scliar-Cabral, 2015). Em ambos os projetos o conhecimento dos professores será testado antes da formação e retestado no final dela. No Projeto 1, para aferir a eficácia do Sistema Scliar de alfabetização, a aprendizagem das crianças será testada em pré e pós-testes. Os Projetos 1 e 2 fundamentam os professores com o que há de mais avançado na ciência da leitura e áreas afins, disponibilizando-lhes materiais pedagógicos de qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eni de Faria Sena - Integrante / Rita Leite - Integrante / Ângela Maria Vieira Pinheiro - Coordenador / Leonor Scliar Cabral - Integrante / Karina de Almeida Marques - Integrante / Douglas de Araújo Vilhena - Integrante / Ângela Raquel de Araújo Valle Corrêa - Integrante / Rodrigo Vianna de Almeida - Integrante.
2007 - 2011
Estímulo, Acesso, Permanência e Conclusão no Ensino Superior de Alunos bolsistas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI): Contribuições para o Enfrentamento do Processo de Inserção
Descrição: O estudo identificou as ações pessoais, institucionais e de políticas públicas que contribuem ou contribuíram para o estímulo, acesso, a inserção, a permanência e a conclusão do curso superior pelos bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A Inserção Acadêmica dos Alunos do Prouni no Centro Universitário de Sete Lagoas
Descrição: A pesquisa investigou os fatores que dificultam ou facilitam a permanência dos alunos(as) bolsistas do PROUNI no centro Universitário de Sete Lagoas UNIFEMM. Partimos do pressuposto de que o acesso das camadas populares no ensino superior por meio do referido Programa, propõe desafios tanto para a instituição quanto para os(as) alunos. Nesta perspectiva buscamos identificar os mecanismos e estratégias políticas que possibilitam a inserção destes(as) estudantes de forma qualitativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eni de Faria Sena - Coordenador.
2001 - 2002
Componente do Grupo de Pesquisa: O perfil do aluno do Curso de Matemática - Determinantes para reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática
Descrição: A pesquisa teve por objetivo traçar o perfil do aluno do curso de Matemática. Procuramos também identificar as representações dos estudantes sobre sua formação escolar, a visão de matemática, contribuições do curso para sanar as dificuldades que eles trazem, suas expectativas a finalidade do ensino de matemática e as características de um bom professor da referida área. Ficou evidenciado que os alunos que ingressaram entre 2000-2001 são oriundos das classes populares e que buscavam nesta formação profissional melhores oportunidades de salário, por acreditarem que o professor de matemática tem prestígio na sociedade. Eles também relataram ter optado pelo curso, por acreditarem que não precisariam envolverem com a leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Eni de Faria Sena - Coordenador.
1999 - 2002
A seleção dos conteúdos escolares: da prescrição à ação docente
Descrição: O estudo investigou em quais fatores objetivos e subjetivos os docentes se sustentam para fazer a seleção dos conteúdos escolares. Para realização desta pesquisa, elegemos o estudo cotidiano de duas salas de aula de uma escola da rede estadual de ensino de Belo horizonte, onde acompanhamos a ação de dois docentes de História e Matemática. As conclusões dessa investigação indicam que os educadores ignoram os programas curriculares oficiais ; e que o principal mapa curricular que utilizam é o livro didático. Entretanto, os mesmos utilizam de suas relativas autonomia para interpretar, modificar e ressignificar os conteúdos na interação com os seus(as) alunos(as) em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eni de Faria Sena - Coordenador / Maria Inêz Salgado de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Certificado de Excelência - Top 20 - Avaliação de Professores, Centro Universitário de Sete Lagoas.
2012
Medalha Clara Zetkin, Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais - SINPRO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SENA, Eni de Faria2009SENA, Eni de Faria. As implicações do novo currículo do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Sete Lagoas para o trabalho docente: tensões, conflitos e desafios.. Extra Classe: Revista de Trabalho e Educação, v. 1 jan., p. 124-146, 2009.

2.
SENA, Eni de Faria2005SENA, Eni de Faria. A seleção dos conteúdos escolares da prescrição à ação docente. Maestria (Sete Lagoas), Sete Lagoas, v. n.3, p. 123-135, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SENA, Eni de Faria; DIOGENS, E. M. . ProUni: inquietações reflexivas. In: Eugenia Portela de Siqueira Marques; Eduardo Henrique Oliveira da Silva. (Org.). A educação superior no Brasil e a democratização do acesso: alcances e limites do ProUni?.. 1ed.São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2016, v. 2, p. 43-58.

2.
SENA, Eni de Faria. Acesso, Permanência, Inclusão e Conclusão do Curso Superior: Construção dos Percursos Formativos dos Universitários Bolsistas do Prouni. In: Elione Maria Nogueira Diógenes; Francisco de Ari Andrade. (Org.). Temas de Educação - Olhares e Caminhos. 1ªed.Curitiba - Paraná: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 01-240.

3.
SENA, Eni de Faria; DIOGENS, E. M. . Bolsistas do Programa Universidade Para Todos (Prouni): Dilemas da Democratização do Ensino Superior. In: Eugênia Portela de Siqueira Marques; Eduardo Henrique Oliveira da Silva. (Org.). Programa Universidade Para Todos no Contexto da Educação Superior no Brasil. 1ªed.São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2015, v. 1, p. 01-232.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIOGENS, E. M. ; MACEDO, J. D. F. ; SENA, Eni de Faria . Aspectos Históricos da Reforma do Ensino Médio no Brasil. In: II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos em Política Educativa, 2014, Curitiba. Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa, 2014. v. 01.

2.
DIOGENS, E. M. ; SENA, Eni de Faria . As Transformações na Política do Ensino Médio no Brasil. In: Semana Internacional de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas - VII EPEAL, 2014, Alagoas. Semana Internacional de Pedagogia de Pedadogia - VII EPEAL, 2014.

3.
SENA, Eni de Faria; OLIVEIRA, M. G. . O Estágio Supervisionado sob o Olhar das Alunas do Curso de Pedagogia. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação - Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança, 2013, Porto. II Encontro Luso-Brasileiro sobre O Trabalho Docente e Formação - Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. v. 1. p. 708-718.

4.
SENA, Eni de Faria. As Videoaulas de um Curso a Distância: Obstáculos Didáticos/Pedagógicos e suas Implicações na Aprendizagem do Aluno. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo - Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo, 2012.

5.
SENA, Eni de Faria. As Videoaulas de um Curso a Distância: Obstáculos Didáticos/Pedagógicos e suas Implicações na Aprendizagem do Aluno. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012, São Carlos/SP. SIED: EnPED, 2012. v. 1,n.1.

6.
SENA, Eni de Faria. Acesso, Permanência, Inserção e Conclusão do Curso Superior: Construção dos Percursos Formativos dos Universitários Bolsistas do PROUNI. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas/SP. Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade. Araraquara: Editora Junqueira Marin, 2012. v. 3. p. p.002414-p.002614.

7.
SENA, Eni de Faria. Perspectivas, Desafios e Dificuldades do Aluno-PROUNI em sua Inserção Acadêmica no Centro Universitário de Sete Lagoas. In: IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Diferença nas Políticas de Currículo, 2009, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2009.

8.
SENA, Eni de Faria. Os desafios das novas políticas e estratégias curriculares do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Sete Lagoas. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Anais. Florianópolis: UFSC, 2008.

9.
SENA, Eni de Faria. As implicações do novo currículo de Pedagogia do Centro Universitário de Sete Lagoas para o trabalho docente: tensões, conflitos e desafios. In: VII Seminário de la Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente: Nuevas regulaciones en América Latina, 2008, Buenos Aires. Anais. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, CLACSO, REDESTRADO, 2008.

10.
SENA, Eni de Faria. Estudo sobre a inserção acadêmica dos alunos oriundos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI)( no Centro Universitário de Sete Lagoas - MG. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: ENDIPE, 2008. v. CD 1.

11.
SENA, Eni de Faria. Reflexões sobre a implementação de um currículo hegemônico e os desafios para os docentes em tempos de Pluralidade Cultural. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005, Recife. Anais do V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005.

12.
SENA, Eni de Faria. A seleção dos conteúdos escolares da prescrição à ação docente. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002.

13.
SENA, Eni de Faria. O estágio na formação docente - Relato de uma Experiência Coletiva. In: III Encontro Regional de Estágio Supervisionado, 2002, Divinópolis. Anais do III Encontro Regional de Estágio Supervisionado, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SENA, Eni de Faria; DIOGENS, E. M. . Novo Currículo do Curso de Pedagogia: Tensões, Conflitos e Desafios da Ação dos Docentes do Centro Universitário de Sete Lagoas. In: 19° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2009, João Pessoa. 19° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. João Pessoa: Editora UF/PB, 2009. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
DIOGENS, E. M. ; MACEDO, J. D. F. ; SENA, Eni de Faria . Aspectos Históricos da Reforma do Ensino Médio no Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DIOGENS, E. M. ; SENA, Eni de Faria . As Transformações na Política do Ensino Médio no Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SENA, Eni de Faria; OLIVEIRA, M. G. . O Estágio Suprvisionado sob o Olhar das Alunas do Curso de Pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SENA, Eni de Faria. Acesso, Permanência, Inserção e Conclusão do Curso Superior: Construções dos Percursos Formativos dos Universitários Bolsistas do Prouni. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SENA, Eni de Faria. As Videoaulas de um Curso a Distância: Obstáculos Didáticos/Pedagógicos e suas Implicações na Aprendizagem do Aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SENA, Eni de Faria. Perspectivas, Desafios e Dificuldades do Aluno-PROUNI em sua Inserção Acadêmica no Centro Universitário de Sete Lagoas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SENA, Eni de Faria. Análise da inserção acadêmica no UNIFEMM dos alunos do PROUNI. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SENA, Eni de Faria. Curso Normal Superior e Pedagogia: Perspectivas Históricas e Políticas Atuais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SENA, Eni de Faria; SOUZA, Maria Inez Salgado de . Currículo, Conhecimento e Criticidade - Uma indagação sobre a Teoria. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SENA, Eni de Faria. O perfil do aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SENA, Eni de Faria. Sistema de Avaliação do Estado de Minas Gerais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SENA, Eni de Faria. Avaliação continuada: perspectivas e desafios do Simave. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SENA, Eni de Faria. O professor de História - da prescrição curricular à ação docente: um estudo de caso sobre a prática de um professor de História. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SENA, Eni de Faria. A seleção dos conteúdos curriculares: da prescrição à transgressão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SENA, Eni de Faria. O Direito à Diferença: Relato de Experiência da inclusão no ensino regular de uma aluna portadora de deficiência. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SENA, Eni de Faria. Relato de Experiência: a Inclusão na Prática. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, F. A. ; VIANA, C. A. ; JESUINO, F. ; AQUINO, R. ; SENA, Eni de Faria . Educação Brasileira: Conceitos e Contextos. Fortaleza - Ceará, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SENA, Eni de Faria; PONCE, B. J. . Estímulo, Acesso, Permanência e Conclusão no Ensino Superior de Alunos Bolsistas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI): Contribuições para o Enfrentamento do Processo de Inserção 2011 (Pesquisa de Doutorado).

3.
SENA, Eni de Faria. A seleção dos conteúdos escolares: da prescrição à ação docente. Belo Horizonte: PUC-MG, 2002 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
SENA, Eni de Faria; PINHEIRO, A. M. V. . Suporte aos usuários do site DislexiaBrasil. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
SENA, Eni de Faria. Elaboração e Revisão de Itens do Banco Nacional de Iten - (BNI). 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SENA, Eni de Faria. Gestão Democrática da Escola Pública. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SENA, Eni de Faria. Universidade e Sociedade - Trajetórias de Grupos de Pesquisas. 2006. (Participação em mesa redonda).

Demais trabalhos
1.
SENA, Eni de Faria. A construção social e política do currículo. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
SENA, Eni de Faria. O livro didático como mapa curricular. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

3.
SENA, Eni de Faria. Reflexões na prática e o cotidiano escolar. 1999 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CURY, C. R. J.; SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Marco Aurélio Ferreira Alves. Limites e Possibilidades de Formação do Empreendedor-Cidadão: o que revela a sala de aula de duas disciplinas de caráter técnico em uma escola de formação de empreendedores, em Belo Horizonte. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Thamiris Viana Martins.A Identificação do Bullyng nas Escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

2.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Jairo Alexandre Amaral Moreira.Desafios da Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência: Um Estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

3.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Giszeli de Fátima Marques Teixeira.O que Leva as Famílias a Internarem um Idoso em uma Instituição de Longa Permanência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

4.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Claudiane de Jesus Oliveira Silva.Programa Bolsa Família no Município de Prudente de Morais: Fatores que Influenciam no Descumprimento de Condicionalidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

5.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Carla Cristina de Almeida.Educação Sexual para Adolescente em Aulas de Ciências: Uma Revisão Sistemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

6.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Carla Priscila Souza Costa.O Uso do Preservativo entre Adolescentes de 14 a 19 anos, Alunos de duas Escolas Públicas no Município de Sete Lagoas/MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

7.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Clayton Marlon Guimarães.O Uso dos Gêneros Textuais Digitais no Ensino de Línguas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

8.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Mariana da Silva Vital.Variação Linguística no Livro Didático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

9.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Cristiane da Silva.O Uso das Tirinhas e Histórias em Quadrinhos para Motivar o Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

10.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Jéssika Fernanda Coelho.Concepções de Ensino Aprendizagem: Uma breve análise da Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

11.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Ana Cláudia Soares Costa.A Inclusão do Portador de Deficiência Física na Escola Regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

12.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Fernanda Rocha Menezes.Alfabetização de Criança com Dislexia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

13.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Adriana Martins da Costa.Tema Transversal Sexualidade: Análise das Práticas do Educador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

14.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Maria Angélica Andrade Martins dos Santos.A Importância da dança na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

15.
SENA, Eni de Faria; BORATO, R. S.. Participação em banca de Gabriela de Souza Cardoso.A Importância da Leitura na Educação Infantil e Séries Iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

16.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Amanda Cristina Oliveira Paiva.A Adolescência e a Sexualidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

17.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Bruna Campolina Lanza.Educação Ambiental na Escola: Conscientização da necessidade da coleta seletiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

18.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Carla Regina de Andrade Ribeiro.O Olhar Pedagógico sob o aluno Disléxico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

19.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Cíntia Martins Goulart.A Educação Inclusiva e o Desafio do Professor no Atendimento ao Aluno Autista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

20.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Dirley Dias de Carvalho.A Postura do Professor frente ao Bullying no Contexto Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

21.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Isabela Marques Guimaráes.Sexualidade nas Séries Iniciais e Trabalho Docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

22.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Hugo Elízio Siqueira Soares.O Fenômeno Bullying no Ambiente Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

23.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Josilene da Silva Matias.As Dimensões da Avaliação da Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

24.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Lucimara Santiago Félix de Souza.O Ensino da Arte e suas contribuições para a Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

25.
SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Marlene da Piedade Moreira.Educação a Distância e a Formação de Professores de Ciências Biológicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

26.
OLIVEIRA, C. J.; SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Marina de Souza e Souza.O Trabalho de Campo na Visão de Professores do 5º ano de uma escola da rede pública da Cidade de Sete Lagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

27.
VIEIRA, P. L.; SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Maria Margarete da Silva Pedras.O Cotidiano Escolar e as Manifestações de Preconceito Racial e Racismo: Um Estudo de Caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

28.
MACHADO, L. M.; SENA, Eni de Faria. Participação em banca de Mariane Laís Cruz Silva.Inserção Social do Idoso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

29.
ENDERLE, C. M.; VIEIRA, P. L.; SENA, Eni de Faria; FREITAS, C. A.. Participação em banca de Ana Paula Martins Moura.As representações dos alunos nos relatos docentes: construindo identidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SENA, Eni de Faria. Banca de seleção para composição do quadro de docentes da UNIFEMM. 2006. Centro Universitário de Sete Lagoas.

2.
SENA, Eni de Faria. Banca de seleção para composição do quadro de docentes para o Curso Normal Superior da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 1999. Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Desafios do Ensino Superior e EaD. 2017. (Outra).

2.
IV Congresso Brasileiro de Neurovisão. DislexiaBrasil - Rumo à formação acadêmica e profissional em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2016. (Congresso).

3.
XI Seminário Internacional Rede Estrado.A Política Pública de Democratização do Ensino Superior no Brasil: PROUNI e as Implicações na Prática Docente. 2016. (Seminário).

4.
II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos em Política Educativa.Aspectos Históricos da Reforma do Ensino Médio no Brasil. 2014. (Outra).

5.
Oficinas de Capacitação para Elaboradores e Revisores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.Oficina de Capacitação para elaboradores e revisores de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. 2014. (Oficina).

6.
Semana Internacional de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas ? VII EPEAL.As Transformações na Política do Ensino Médio no Brasil. 2014. (Encontro).

7.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança.O Estágio Supervisionado sob o Olhar das Alunas do Curso de Pedagogia. 2013. (Encontro).

8.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação- Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança.O Estágio Supervisionado sob o Olhar das Alunas do Curso de Pedagogia. 2013. (Encontro).

9.
1º Congresso do Centro Universitário de Sete Lagoas. Estímulo, Acesso, Permanência e Conclusão no Ensino Superior de Alunos Bolsistas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI): Contribuições para o Enfrentamento do Processo de Inserção. 2012. (Congresso).

10.
8º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino. Educação como Prioridade: O desafio para o Brasil que se desenvolve. 2012. (Congresso).

11.
I Simpósio Internacional de Educação a Distância - I Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.As Videoaulas de um Curso a Distância: Obstáculos Didáticos/Pedagógicos e suas Implicações na Aprendizagem do aluno. 2012. (Simpósio).

12.
X Colóquio sobre Questões Curriculares/ VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.As Videoaulas de um Curso a Distância: Obstáculos Didáticos/Pedagógicos e suas Implicações na Aprendizagem do Aluno. 2012. (Outra).

13.
XVI ENDIPE.Acesso, Permanência, Inserção e Conclusão do Curso Superior: Construção dos Percursos Formativos dos Universitários Bolsistas do Pruni. 2012. (Encontro).

14.
Congresso Mineiro de Ensino Superior. 2011. (Congresso).

15.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2010. (Congresso).

16.
10a. Semana Acadêmica da UEFI - Centro Universitário de Sete Lagoas.Oficina: Relações de Gênero e Educação. 2009. (Oficina).

17.
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Novo Currículo do Curso de Pedagogia: Tensões, Conflitos e Desafios da Ação dos Docente do Centro Universitário de Sete Lagoas. 2009. (Encontro).

18.
IV Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares - Diferença nas Políticas de Currículo.Perspectiva, Desafios e Dificuldades do Aluno-PROUNI em sua Inserção Acadêmica no Centro Universitário de Sete Lagoas.. 2009. (Seminário).

19.
Semana da Educação: Escola, Democracia e Qualidade Social: da Constituição de 1988 à contemporaneidade.Palestra: O PROUNI enquanto possibilidade de acesso ao ensino superior. 2008. (Seminário).

20.
10 Anos de Ausência/Presença de Paulo Freire. Promoção: PUC-SP. 2007. (Seminário).

21.
III Seminário Conexões de Saberes na UFMG: dois anos de diálogo entre a Universidade e as comunidades populares: um balanço. 2007. (Seminário).

22.
IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação. 2007. (Simpósio).

23.
Semana InterCursos do Instituto Superior de Educação das Faculdades Pedro Leopoldo.Orientação de Apresentação de Trabalho: Políticas Educacionais de combate à evasão escolar em Pedro Leopoldo. 2007. (Seminário).

24.
Seminário Planejamento de Trabalho e Estratégias de Ação. Promoção: SINPRO-MG. 2007. (Seminário).

25.
VI Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC-SP.Apresentação de Pôster. 2007. (Encontro).

26.
Participação no 9o. Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. 2006. (Congresso).

27.
Regional - VII Semana da Educação da UNIFEMM: Universidade e Sociedade - Trajetórias de Grupos de Pesquisas. 2006. (Outra).

28.
V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural. 2005. (Congresso).

29.
VIII Encontro Nacional dos Trabalhadores do Ensino Superior Privado. 2005. (Encontro).

30.
Semana Integrada - A Formação Docente. 2004. (Outra).

31.
Semana Integrada do Instituto Superior de Educação. 2004. (Encontro).

32.
VI Colóquio sobre Questões Curriculares; II Colóquio Luso- Brasileiro sobre Questões Curriculares - Currículo: Pensar, Sentir e Diferir. 2004. (Outra).

33.
III Congresso Internacional de Educação - Educação na América Latina nestes Tempos de Império. 2003. (Congresso).

34.
3º Encontro de Professores do Ensino Superior - Trabalho Docente e a Expansão do Ensino Superior. 2002. (Encontro).

35.
I Fórum de Licenciatura em Matemática. 2002. (Outra).

36.
III Encontro Regional de Estágio Supervisionado. 2002. (Encontro).

37.
II Mostra de Educação Matemática. 2002. (Outra).

38.
I Jornada Acadêmica de Matemática. 2002. (Outra).

39.
Simave - Subprograma de Avaliação Continuada. 2002. (Outra).

40.
V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2002. (Encontro).

41.
XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Encontro).

42.
XIII Encontro Regional de História. 2002. (Encontro).

43.
24ª Reunião Anual da ANPED. 2001. (Congresso).

44.
Ciclo de Debates - Desafios da Formação Docente.Desafios da Formação Docente. 2001. (Seminário).

45.
23ª Reunião Anual da ANPED. 2000. (Congresso).

46.
II Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2000. (Encontro).

47.
1ª Conferência Municipal de Educação. 1998. (Seminário).

48.
III Congresso Ibero-Americano de Educação Especial. 1998. (Congresso).

49.
II Congresso Nacional de Educação - CONED. 1997. (Congresso).

50.
Seminário Horizontes Especiais na Educação. 1997. (Seminário).

51.
I Congresso Nacional de Educação - CONED. 1996. (Congresso).

52.
2º Encontro Municipal de Supervisores Pedagógicos. 1986. (Encontro).

53.
1º Encontro de Supervisores Pedagógicos. 1985. (Encontro).

54.
2º Seminário de Supervisores Pedagógicos. 1985. (Seminário).

55.
1º Seminário de Supervisores Pedagógicos. 1984. (Seminário).

56.
1º Seminário Mineiro de Instituições de Excepcionais. 1983. (Seminário).

57.
Seminário do Excepcional. 1980. (Seminário).

58.
1ª Semana de Educação. 1975. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SENA, Eni de Faria. Coordenação do 9o. Congresso do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. 2006. (Congresso).

2.
SENA, Eni de Faria. II Mostra de Educação Matemática da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. 2001. (Congresso).

3.
SENA, Eni de Faria. 2° Seminário de Supervisores Pedagógicos. 1985. (Congresso).

4.
SENA, Eni de Faria. 1° Seminário de Supervisores Pedagógicos. 1984. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edna Abreu da Silva. Gestão da escola: ações dos gestores escolares. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

2.
Tânia Ferreira Rodrigues Mariano. Educação para a saúde: a escola como promotora de saúde. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elandro Fernandes Ferreira. Concepções e Práticas Docentes no Ato de Avaliar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

2.
Raimundo Nonato Alves Pereira. Aulas de Educação Física com Alunos Surdos no Ensino Regular: Perspectivas para Inclusão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

3.
Geovane Teixeira Rodrigues. Cenários do Programa Reinventando o Ensino Médio em uma Escola Pública de Sete Lagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

4.
Márcia Pereira Moreira. As Representações Sociais dos Graduandos do Centro Universitário de Sete Lagoas em Relação à Política de Cotas Raciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

5.
Ana Carla Pereira de Abreu. Evasão Escolar e suas Implicações na Juventude. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

6.
Michele Cristina Marques. Síndrome de Burnout: A doença da contemporaneidade que acomete o profissional da educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

7.
Andreza Alves de Carvalho. Programa Bolsa Família e sua Relação com a Aprendizagem do aluno da Educação Básica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

8.
Patrícia Pereira Prates. Educação de Jovens e Adultos: Limites e Possibilidades de Promição da Cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

9.
Hulda Cardoso Rodrigues. A Banda de Música Vitalina Corrêa: Um projeto de Construção para Cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

10.
Cíntia Corrêa Félix. O Preconceito Racial na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

11.
Sayonara Maria Barbosa. De Professora a Tia: As Raízes da Desvalorização e a Construção da Identidade Profissional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

12.
Paula carolina dos Santos Almeida. Adentrando no Mundo da Profissão Docente pelo Viés das Concepções dos Ingressantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

13.
Jaqueline Alves Silva Soares. Educação Musical na Escola: A Construção da Sensibilização Musical na Educação Infantil e suas Implicações Pedagógicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

14.
Míriam Amaro Silva. A Educação de Jovens e Adultos: Perspectivas de Formação para a Cidadania. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

15.
Fabiana Moura Carvalho. Gravidez Precoce na Adolescência: Um estudo de Caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

16.
Anderson Tavares Alves. Projeto Arborístico: Perspectivas de Ações Interdisciplinares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

17.
Jaqueline Vasconcelos de Souza. Educação para o trânsito no currículo escolar: omissões na formação da cidadania. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

18.
Michelle Costa da Silva. O Currículo no Cotidiano da Escola Rural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

19.
Fabiana Cristina Alves Torres. Multiculturalidade e educação: a formação docente como possibilitadora de redução do etnocentrismo no contexto escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

20.
Carine Aparecida Vieira. A inclusão do menor em conflito com a lei na escola regular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

21.
Angelica Fune de Carvalho. As representações da escola de um aluno em situação de fracasso e sua relação com o saber escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

22.
Thiago Dias. As experiências sócio-culturais dos sujeitos com as linguagens artísticas na construção de suas identidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

23.
Ana Carolina de Souza, Eliane Reis. Distúrbios de Aprendizagem - Dislexia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas. Orientador: Eni de Faria Sena.

24.
Elisabete B. Cassimiro,Maria R. Parreira,Soraya G.C.E. Santo. Políticas Educacionais de combate à evasão escolar em Pedro Leopoldo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Faculdades Pedro Leopoldo. Orientador: Eni de Faria Sena.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SENA, Eni de Faria; DIOGENS, E. M. . ProUni: inquietações reflexivas. In: Eugenia Portela de Siqueira Marques; Eduardo Henrique Oliveira da Silva. (Org.). A educação superior no Brasil e a democratização do acesso: alcances e limites do ProUni?.. 1ed.São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2016, v. 2, p. 43-58.


Apresentações de Trabalho
1.
SENA, Eni de Faria; OLIVEIRA, M. G. . O Estágio Suprvisionado sob o Olhar das Alunas do Curso de Pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SENA, Eni de Faria. Gestão Democrática da Escola Pública. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Tutora do Curso Dislexia: Causa e Consequência adaptado no Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) - Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciência Humanas da UFMG, foi adaptado da plataforma inglesa Dyslexia Internacional.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:24:38