Nadge Naira Alvares Breide

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6312848435524524
  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Nadge Breide, natural do Rio Grande do Sul, é docente da Escola de Música da UFRJ desde 1993 . Na sua formação obteve os títulos de Bacharel em Música- habilitação Piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, Mestre em Música- Piano pela EM/UFRJ e Doutora em Música-Práticas Interpretativas pelo PPGM da UFRGS. Laureada em diversos concursos nacionais, participou de vários festivais de música, tanto nacionais como internacionais, entre os quais destaca o Seminário/ Festival Bartók na Hungria. Como solista, atuou frente a várias orquestras brasileiras, sob a regência de Roberto Ricardo Duarte, José Carlos de Castro, Arlindo Teixeira e Túlio Belardi. Gravou para programas de Rádio, TV e participação em CD. Além da intensa atividade docente que exerce como professora de piano nos cursos de extensão e graduação da Escola de Música da UFRJ. Coordenadora e criadora do projeto de extensão Piano Ad... Libitum, desenvolve em conjunto projetos de pesquisa referente à ação pianística no modernismo musical brasileiro, dentro de uma perspectiva analítico interpretativa. Concomitante à atividade docente, atua como recitalista e camerista no Brasil e exterior, com ênfase na divulgação da música brasileira. Tem atuado também no setor administrativo no qual ocupou a posição de chefe do Departamento de Instrumentos de Teclado e Percussão da Escola de Música da UFRJ no período de 2016 à 2018, além de ampla participação em comissões temporárias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nadge Naira Alvares Breide
Nome em citações bibliográficas
BREIDE, N. N. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio nº98
Lapa
20021280 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22401441
Fax: (21) 25324649
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Valsas de Radamés Gnattali:um estudo histórico analítico, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling.
Palavras-chave: análise estilística; Radames Gnattali; musica brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
1985 - 1990
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A produção sonora como elemento básico na formação de um principiante de piano,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Heitor Alimonda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
1977 - 1981
Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação Piano.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Estudos op.10 e op.25 de Chopin: A carta magna da técnica pianística. (Carga horária: 8h).
Escola de Música da UFRJ, EM/UFRJ, Brasil.
1998 - 1998
Bartok Seminar. (Carga horária: 60h).
Interart Festival Center - Hungria, IFC, Hungria.
1989 - 1989
Instrumentário ORFF. (Carga horária: 20h).
Instituto Pedagógico Brasil- Alemanha, IPBA, Brasil.
1984 - 1984
Interpretação Operística. (Carga horária: 60h).
Instituto de Cultura Inglesa, ICI, Brasil.
1983 - 1983
Romantismo no Piano. (Carga horária: 20h).
Escola Superior de Musica - Blumenau, ESM/BLUMENAU, Brasil.
1983 - 1983
Sonatas de Beethoven. (Carga horária: 20h).
Escola Superior de Musica - Blumenau, ESM/BLUMENAU, Brasil.
1981 - 1981
O JAZZ. (Carga horária: 9h).
Instituto de Artes/ UFRGS, IA/UFRGS, Brasil.
1975 - 1975
Extensão universitária em Curso de Música Brasileira. (Carga horária: 150h).
Centro de Cultura Musical- PUC/RS, CCM- PUC /RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

03/1994 - Atual
Ensino, Bacharelado em Música - Piano, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano I à VIII, Piano B I à Piano B VIII, Oficina Inst. Piano à VI.
01/2016 - 02/2018
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Instrumentos de Teclado e Percussão..
02/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de atualização das Ementas da Disciplina Piano I à VIII.
03/2007 - 05/2016
Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientacão Dissertação de Mestrado I e II , Exame de Qualificação Estágio Supervisionado. Prática Interpretativa I, II
05/2008 - 01/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Comissão de Orientação e Acompanhamento Academico - COAA.

Escola de Música do Espírito Santo, EMES, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

3/1992 - 2/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Piano


Linhas de pesquisa


1.
Práticas Interpretativas e seus processos reflexivos


Projetos de pesquisa


2010 - 2014
O século XX e a Literatura Pianística da America Latina: apreciação estilística, construção e interpretação.
Descrição: Ao considerarmos a história como um fenômeno construído pela interpretação relacional, compreendemos a percepção da época contemporânea em relação ao passado como uma espécie de ?entendimento? histórico. Transformações na perspectiva cultural geram influencias nas tradições interpretativas que, direta ou indiretamente, repercutem nas ideologias particulares de um determinado campo. Por isso, não há como considerar interpretações, seja em que âmbito for , como definitivas e/ou infalíveis. Conforme expõe Leonard Meyer (2000) ?nossa compreensão e interpretação de um acontecimento não depende exclusivamente de seu presente contextual, mas das implicações as quais acreditamos que estes acontecimentos reverberaram nos subseqüentes?(p.115). Diante disso, entendemos que tal pressuposto se mostra significativo para a área da música, na qual as reinterpretações de obras e estilos do passado são atividades constantes das práticas interpretativas. E, ao adentrarmos nos procedimentos musicais visando a interpretação, não podemos deixar de abordar a ação do intérprete em uma perspectiva pianística. O extenso transito na diversidade dos gêneros, formas, linguagens, procedimentos técnicos e abordagens analíticas adotadas no estudo prático e elaboração interpretativa, servirão de subsídios a abordagem sistemática do repertório pianístico produzido na América Latina durante o Séc. XX, a modo de delinear a inter-relação de elementos polissêmicos que caracterizam suas linguagens..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Nadge Naira Alvares Breide - Coordenador / Tatiana Dumas Macedo - Integrante / Sulamita de Oliveira Lage - Integrante / Raisa Richter - Integrante / Eduardo Henrique Santos - Integrante / Luciana Gimenes Fantini - Integrante.


Projetos de extensão


2009 - Atual
Piano ...Ad Libitum
Descrição: INTRODUÇÃO O piano e sua execução tem sido objeto de reflexão de cunho científico e de amplo debate dentro da Universidade. A evolução da execução pianística transita entre a análise interpretativa em suas vertentes histórico-estilísticas e a abordagem sistemática de seu diversificado repertório. O conjunto e a complexidade desses fatores demandam sólida formação musical dos professores e abrangente atuação no campo da execução instrumental enquanto intérpretes. Através do vasto repertório para piano solo constituído de coletâneas de obras, o projeto ?PIANO... AD LIBITUM.? visa aliar a pesquisa interpretativa à reflexão científica. Este projeto se propõe discutir os aspectos referentes à prática pianistica nos diversos enfoques que permeiam a elaboração do ato interpretativo e sua execução instrumental. A Escola de Música tem por tradição uma ampla produção de pianistas, os quais destinam boa parcela de sua produção acadêmica a estudos relacionados às práticas interpretativas. Assim, este projeto tem por objetivo divulgar a reflexão de cunho científico destinado à execução pianística através de recitais, mesas redondas, palestras ilustradas entre outras possibilidades. Fomentar o debate referente à diversidade dos aspectos interpretativos e concepções de diferentes intérpretes. Cumprir a tarefa de formar e informar novas platéias, utilizando obras significativas do repertório pianístico. A originalidade da Série se justifica pelo conteúdo temático variado e intercâmbio de opiniões de profissionais da área. O projeto está em total afinidade com a instituição e demandas direcionadas ao corpo docente, visto que a prática docente se mostra relevante ao ensino do instrumento e a transmissão do conhecimento. Proporcionar por meio de recitais temáticos ou mesas redondas ou palestras ilustradas ou debates, o diálogo, a convivência e o intercambio cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Práticas Interpretativas.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1994
Primeiro lugar - Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar de Piano, EM/ UFRJ.
1994
Primeiro lugar- Seleção de Provas e Títulos para Professor Substituto- Piano, EM/ UFRJ.
1993
Aprovada no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente - Piano, EM/UFRJ.
1993
Primeiro lugar- Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Titular - Piano, Escola de Música do Estado do Espírito Santo.
1992
Primeiro lugar- Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar- Piano, Escola de Música do Estado do Espírito Santo.
1984
Primeiro lugar- III Concurso Jovens Solistas, Orquestra Sinfonica de Porto Alegre.
1981
Terceiro lugar- V Concurso Nacional de Piano do IMUCSal, Universidade Católica do Salvador.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACEDO, Tatiana Dumas2013MACEDO, Tatiana Dumas ; BREIDE, N. N. A. . Publicacão - Contrastes de Marisa Rezende: texturas e toques pianísticos. Revista Interfaces (UFRJ), v. I, p. 116-123, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BREIDE, N. N. A.; GERLING, C. M. P. C. . Publicação em Anais - Convergências e derivações em Valsas de Radamés Gnattali. In: XV Congresso ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV da ANPPOM. Rio de Janeiro, 2005. p. 826-834.

Apresentações de Trabalho
1.
BREIDE, N. N. A.. Palestra proferida intitulada : Em busca da alma brasileira: o piano e sua música na corrente modernista.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LAGE, S. O. ; BREIDE, N. N. A. . Comunicacão oral do trabalho intitulado: Das Rodas de Jongo à Sala de Concerto: um estudo das implicações práticas na 3ª Suíte Brasileira de Lorenzo Fernandez. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FANTINI, L. G. ; BREIDE, N. N. A. . Comunicação oral do trabalho intitulado : A interpretação e seus diálogos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, E. H. ; BREIDE, N. N. A. . Comunicacão oral do trabalho intitulado : Ponteio, Roda e Baile de RADAMÉS GNATTALI: um estudo dos padrões de improvisação e suas interfaces na música brasileira.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RICHTER, R. ; BREIDE, N. N. A. . Comunicacão oral do trabalho intitulado - Alfredo Bevilacqua e a Moderna Escola Pianística Nacional: diretrizes e vertentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACEDO, Tatiana Dumas ; BREIDE, N. N. A. . Comunicacão oral do trabalho intitulado : Contrastes de Marisa Rezende: texturas e toques pianísticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MACEDO, Tatiana Dumas ; BREIDE, N. N. A. . Comunicação oral do trabalho intitulado: Música Contemporânea Brasileira no Ensino Superior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MACEDO, Tatiana Dumas ; BREIDE, N. N. A. . Música Contemporânea Brasileira: ponderações sobre aspectos interpretativos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BREIDE, N. N. A.; WIESE, B. . Música e Músicos do Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BREIDE, N. N. A.. Cursos de Aperfeiçoamento Técnico/ Interpretativo. 2017. .

2.
BREIDE, N. N. A.. Master Class. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BREIDE, N. N. A.. Master Class. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SENISE, Luiz H enrique ; BREIDE, N. N. A. ; Mainhard, Veruschka ; EICHBAUER, W. ; RIBEIRO, Marcus ; EICHBAUER, Hélio ; MIRANDA, Roberta ; BANDEIRA , Denise . Suites brasileiras- Teatro e Cenografia em Curso. 2010. Teatral.

2.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano. 2004. Outra.

3.
BREIDE, N. N. A.. Conversando sobre Música com Flávio Oliveira. 2003. Outra.

4.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Sala de Concerto - Produção Lauro Gomes. 2000. Outra.

5.
BREIDE, N. N. A.. Encontro aos Domingos com Ana Leyen. 1982. Outra.

Música
1.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento. 2017. Interpretação.

2.
BREIDE, N. N. A.. Recital de lançamento do CD 'Páginas do Piano Brasileiro'. 2016. Interpretação.

3.
BREIDE, N. N. A.. Recital de piano solo. 2016. Interpretação.

4.
BREIDE, N. N. A.. Pionalatria Carioca. 2015. Interpretação.

5.
BREIDE, N. N. A.; ELIAS, C. A. P. . Apresentação de obras para piano solo na Homenagem à Heitor Alimonda. 2014. Interpretação.

6.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano solo com obras de R. Gnattali; A. Ginastera; Villa - Lobos e F. Mignone. 2014. Interpretação.

7.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Abertura do I Concurso Nacional de Piano "Cidade de Gaia". 2011. Interpretação.

8.
BREIDE, N. N. A.; WIESE, B. . Seminário de Pesquisa em Práticas Interpretativas. 2010. Interpretação.

9.
BREIDE, N. N. A.. Vertentes do Continente Americano- Piano Ad Libitum. 2010. Interpretação.

10.
BREIDE, N. N. A.; WIESE, B. . Homenagem a Radamés Gnattali. 2010. Interpretação.

11.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. . Série Música no Forum. 2009. Interpretação.

12.
BREIDE, N. N. A.; FERRAO, E. . Tributo a Música Portuguesa. 2009. Interpretação.

13.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. . Duo Hyeronimus. 2009. Interpretação.

14.
BREIDE, N. N. A.; FERRAO, E. . Música Portuguesa para piano-recital didático. 2009. Interpretação.

15.
BREIDE, N. N. A.; SENISE, Luiz H enrique ; TUTMANN, Ricardo ; SPOLADORE, Marina ; MONTEIRO Eduardo . Tributo à Poulenc. 2009. Interpretação.

16.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. ; DIAS, Andréa Ernst ; Antonio Augusto ; SANTORO, Sandrino ; PETRI, Ariane . XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2009. Interpretação.

17.
BREIDE, N. N. A.; GOUVÊA, Arthur ; RAMOS, Elber ; TÚLIO, Marco ; COSTA, Márcio ; DIAS, Andréa Ernst ; Furtado, Adriano . XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2009. Interpretação.

18.
BREIDE, N. N. A.; Mainhard, Veruschka ; FOTI, Rodrigo ; COSTA, Márcio ; COELHO, Nilson ; RAMOS, Elber ; OLIVEIRA, Gilberto ; AMARAL, Vinicius ; LACERDA, Diana . XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2009. Interpretação.

19.
BREIDE, N. N. A.; MONTEIRO Eduardo . Recital Poulenc. 2009. Interpretação.

20.
BREIDE, N. N. A.; FERREIRA, Ricardo ; ZANDONADE, Ivan . Musica no Forum - 10 anos (Tributo à Música Brasileira). 2009. Interpretação.

21.
BREIDE, N. N. A.; Monteiro, Eduardo . Tributo à Schubert. 2008. Interpretação.

22.
EICHBAUER, W. ; Monteiro, Eduardo ; Senise, Luiz Henrique ; BREIDE, N. N. A. . Projeto Tributo à Debussy. 2008. Interpretação.

23.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. . Festival da Primavera. 2008. Interpretação.

24.
BREIDE, N. N. A.; Monteiro, Eduardo ; EICHBAUER, W. ; Mainhard, Veruschka . Oriente & Ocidente - Bélgica / Tributo à Cesar Franck. 2007. Interpretação.

25.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Clássico no IBEU. 2006. Interpretação.

26.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano - Nadge Breide. 2005. Interpretação.

27.
BREIDE, N. N. A.. IMBA em Recital. 2005. Interpretação.

28.
BREIDE, N. N. A.. Nadge Breide - Recital de Piano. 2005. Interpretação.

29.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Doutorado em Piano. 2005. Interpretação.

30.
WOLFFENBUTTEL, C. R. ; BREIDE, N. N. A. ; CAZARRE, M. ; HOLANDA, J. . I Concerto Didático para Professores - Educação Infantil. 2004. Interpretação.

31.
BREIDE, N. N. A.. 83 anos do IMBA. 2004. Interpretação.

32.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Doutorado em Piano. 2004. Interpretação.

33.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano - Musica no Forum. 2004. Interpretação.

34.
BREIDE, N. N. A.. Música na Cultura Hispânica. 2004. Interpretação.

35.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano - Projeto Petropar. 2004. Interpretação.

36.
BREIDE, N. N. A.; WOLFFENBUTTEL, C. R. . II Concerto Didático para Professores da Educação Infantil. 2004. Interpretação.

37.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Doutorado em Piano. 2003. Interpretação.

38.
BREIDE, N. N. A.. Musica ao Meio Dia. 2003. Interpretação.

39.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. ; RANEVSKY, E. . Recital de Câmara. 2002. Interpretação.

40.
BREIDE, N. N. A.; HASSELAAR, S. C. . Musica na Catedral. 2002. Interpretação.

41.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Recital de Música de Câmara e Poesia. 2001. Interpretação.

42.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Série Sintonias. 2001. Interpretação.

43.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . XIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2001. Interpretação.

44.
BREIDE, N. N. A.; GOES, A. ; RIBEIRO, D. ; d'ANUNCIACAO, L. ; FERNANDES, F. ; AMIR, E. ; BRANDT, J. M. ; RATTO, C. ; VERANI, L. ; AREIAS, J. L. . XIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2001. Interpretação.

45.
BREIDE, N. N. A.. Música no Forum - Recital de Piano. 2001. Interpretação.

46.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. ; SZRVINK, C. . Concerto às 18:30. 2001. Interpretação.

47.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. ; SANTOS, E. ; NAIDIN, S. ; FERREIRA, E. ; BRETAS, P. . Nossos Compositores - Murillo Santos. 2001. Interpretação.

48.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Expressões Romanticas. 2001. Interpretação.

49.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Composições- Roberto Macedo. 2000. Interpretação.

50.
BREIDE, N. N. A.. Música na Candelária. 2000. Interpretação.

51.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Cultura Hispânica - Brasil 500 anos. 2000. Interpretação.

52.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Encontros de São Clemente. 2000. Interpretação.

53.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Estácio Classique " Mestres Alemães e Vienenses". 2000. Interpretação.

54.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Série Grandes Solistas. 2000. Interpretação.

55.
BREIDE, N. N. A.; MACEDO, R. . Recital de Composição Roberto Macedo. 2000. Interpretação.

56.
BREIDE, N. N. A.; BRETAS, P. ; TAVARES, S. P. A. ; DUARTE, R. R. . BACH - 250 anos. 2000. Interpretação.

57.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Musica no Forum Duo Breide - Ranevsky. 2000. Interpretação.

58.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Musica no Forum Duo Breide - Ranevsky. 2000. Interpretação.

59.
BREIDE, N. N. A.. Celebrando Chopin. 1999. Interpretação.

60.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. ; RANEVSKY, E. . Tributo á Debussy. 1999. Interpretação.

61.
BREIDE, N. N. A.. Tributo á Cesar Franck. 1999. Interpretação.

62.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Homenagem à Ruth Cerrone. 1999. Interpretação.

63.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Tributo a Francis Poulenc. 1999. Interpretação.

64.
BREIDE, N. N. A.; RANEVSKY, E. . Musica no Forum - Tributo a Poulenc. 1999. Interpretação.

65.
BREIDE, N. N. A.; NUNES, P. G. -. . Musica no Forum - Recital de Piano e Flauta. 1999. Interpretação.

66.
BREIDE, N. N. A.; NUNES, P. G. -. . Singularidades da Forma. 1999. Interpretação.

67.
BREIDE, N. N. A.; NUNES, P. G. -. . Série Sintonias. 1999. Interpretação.

68.
BREIDE, N. N. A.; NUNES, P. G. -. . Celebrando Chopin 150 anos. 1999. Interpretação.

69.
BREIDE, N. N. A.; NUNES, P. G. -. . Poulenc - centenário de nascimento. 1999. Interpretação.

70.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. . Verão Impressionista. 1999. Interpretação.

71.
BREIDE, N. N. A.. International Bartók Seminar's- Interart Festival Center. 1998. Interpretação.

72.
BREIDE, N. N. A.; TAVARES, S. P. A. . Tributo a Edino Krieger e Ronaldo Miranda. 1998. Interpretação.

73.
BREIDE, N. N. A.; EICHBAUER, W. . Tributo à Claude Debussy. 1998. Interpretação.

74.
BREIDE, N. N. A.. Musica Brasileira para piano. 1998. Interpretação.

75.
BREIDE, N. N. A.. XX Panorama da Música Brasileira Atual. 1998. Interpretação.

76.
BREIDE, N. N. A.; NONNO, I. . Homenagem a Lorenzo Fernandes. 1998. Interpretação.

77.
BREIDE, N. N. A.. Homenagem a Lorenzo Fernandes. 1997. Interpretação.

78.
BREIDE, N. N. A.; NONNO, I. . Festival Lorenzo Fernandez. 1997. Interpretação.

79.
BREIDE, N. N. A.; SCHUBERT, T. U. C. . Feira Cultural do CLA. 1997. Interpretação.

80.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano e Trompete. 1996. Interpretação.

81.
BREIDE, N. N. A.; SCHUBERT, T. U. C. . Música Francesa do Século XX. 1996. Interpretação.

82.
ALIMONDA, H. ; TAVARES, S. P. A. ; BREIDE, N. N. A. . FESTIVAL BACH. 1995. Interpretação.

83.
BREIDE, N. N. A.. Recital Piano Solo. 1994. Interpretação.

84.
BREIDE, N. N. A.; TAVARES, S. P. A. . Duo Pianístico Nadge Breide& Sérgio Tavares. 1993. Interpretação.

85.
BREIDE, N. N. A.; TAVARES, S. P. A. . Semana da Música. 1992. Interpretação.

86.
TAVARES, S. P. A. ; BREIDE, N. N. A. . IX Concurso Jovens Concertistas Brasileiros. 1991. Interpretação.

87.
BREIDE, N. N. A.; TAVARES, S. P. A. . Duo Pianístico Nadge Breide &Sérgio Tavares. 1991. Interpretação.

88.
BREIDE, N. N. A.. Duo Pianístico Nadge Breide Sérgio Tavares. 1990. Interpretação.

89.
BREIDE, N. N. A.. XII Panorama da Música Brasileira Atual. 1990. Interpretação.

90.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano - Nadge Breide. 1990. Interpretação.

91.
BREIDE, N. N. A.; TAVARES, S. P. A. . Concertos para Piano e Orquestra/verrsão 2 pianos. 1989. Interpretação.

92.
BREIDE, N. N. A.; TAVARES, S. P. A. . Duo Pianístico. 1988. Interpretação.

93.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano - Nadge Breide. 1988. Interpretação.

94.
BREIDE, N. N. A.. Recital Beethoven. 1987. Interpretação.

95.
BREIDE, N. N. A.. Música ao Meio Dia - Teatro São Pedro. 1986. Interpretação.

96.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano Solo. 1986. Interpretação.

97.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Piano - Nadge Breide. 1986. Interpretação.

98.
BREIDE, N. N. A.. III Concurso Nacional Jovens Intérpretes da Música Brasileira. 1986. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, Luiz Otávio; Paulo Roberto Peloso. Participação em banca de Raisa Richter. A Transcrição Operística para piano solo: um estudo dos gestos musicais nas transcrições de Alfredo Bevilacqua. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM.

2.
BRAGA, Luiz Otávio; BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso. Participação em banca de Sulamita de Oliveira Lage. Das Rodas de Jongo `as Salas de Concerto: um estudo dos padrões ritmicos na 3ª suite brasileira de Lorenzo Fernandez. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO em Música) - Escola de Música UFRJ / PPGM.

3.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, Luiz Otávio; RACHID, Alexandre. Participação em banca de Eduardo Henrique Santos. Ponteio Roda e Baile de Radameás Gnattali: os padrões de improviso e suas interfaces na musica brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM.

4.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, Luiz Otávio; CHEVITARESE, M. J.. Participação em banca de Luciana Gimenes Fantini. Suite n.2 nordestina de Guerra -Peixe:um estudo histórico estilístico. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música: Práticas Interpretativas) - Escola de Música UFRJ PPGM)(.

5.
BARRENECHEA, Lúcia; Fagerlande, Marcelo; BREIDE, N. N. A.. Participação em banca de Tatiana Dumas Macedo. Contrastes de Marisa Rezende: um estudodos toques pianísticos na música contemporânea brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM.

6.
CORVISIER, Fernando; Paulo Roberto Peloso; BREIDE, N. N. A.. Participação em banca de Daniele Espíndola Oliveira Lopes de Souza. Suite Liturgica Negra de brasílio Itiberê II: um estudo interpretativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM.

7.
BARROS, O.; BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso. Participação em banca de Gustavo medina. Manuel de Falla e a obra "Noches en los jardines de España: um olhar através do universo cultural espanhol. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM.

Teses de doutorado
1.
BREIDE, N. N. A.; BARENECHEA, L.; BRAGA, Luiz Otávio; ULHOA, M.. Participação em banca de Bartolomeu Wiese Filho. Radamés Gnattali: o concerto n.2 para violão e orquestra e a aplicabilidade do dedo mínimo da m.d.. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNIRIO..

2.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, Luiz Otávio; DAUELSBERG, M.; TACUCHIAN, R.; MELRY, S.. Participação em banca de Fernanda Chaves Canaud. Virtuosismo e Swing revalados na revisão fonográfica de Flor da Noite e Modinha e Baião de Radamés Gnattali. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNIRIO..

3.
BREIDE, N. N. A.; HARTMANN, E.; VIEIRA, M. L.; VENTROMILLA, K.; BARENECHEA, L.. Participação em banca de Ronal Xavier Silveira. Aurora de Almeida Prado e a Metáfora do Amanhecer. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNIRIO..

4.
SANTOS, R.; BREIDE, N. N. A.; NOGUEIRA, Marcos Vinicio; BARRENECHEA, Lúcia; BRAGA, Luiz Otávio. Participação em banca de Bernardo Vescovi Fabris. O Saxofone de Nivaldo Ornelas e seus arredores: investigação e análise de características musicais em sua obra. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNIRIO..

5.
BREIDE, N. N. A.; CAZNOK, Yara Borges; SHIMABUCO, Luciana Sayure; TOKESHI, Eliane; ZANI NETTO, Amilcar. Participação em banca de Fátima Graça Monteiro Corvisier. Antonio de Sá Pereira e o ensino do piano: pioneirismo na pedagogia pianística brasileira. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes : Área : Processos de Criação M) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BREIDE, N. N. A.; SENISE, Luiz H enrique; AUGUSTO, A. J.. Participação em banca de Ramon Theobald.Recital de Formatura (TCC). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Musica: Hab piano) - Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

2.
BREIDE, N. N. A.; MAESHIRO, Midori; Senise, Luiz Henrique. Participação em banca de Wellerson de Lima da Silva.Recital de Formatura (TCC). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Musica: Hab piano) - Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

3.
BREIDE, N. N. A.; JARQUE, I. R.; SENISE, Luiz H enrique. Participação em banca de Anderson Beltrão.Recital de Formatura (TCC). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Musica: Hab piano) - Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

4.
JARQUE, I. R.; SENISE, Luiz H enrique; BREIDE, N. N. A.. Participação em banca de Amanda Souza.Recital de Formatura (TCC). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Musica: Hab piano) - Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

5.
JARQUE, I. R.; SENISE, Luiz H enrique; BREIDE, N. N. A.. Participação em banca de Raisa Richter.Recital de Formatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ.

6.
BREIDE, N. N. A.; BIATO, Eduardo; RACHID, Alexandre. Participação em banca de Eduardo Henroque Santos Souza.Recital de Formatura (TCC). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ.

7.
SENISE, Luiz H enrique; BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso. Participação em banca de Gian Mateus.Recital de Formatura (TCC). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BREIDE, N. N. A.; ALMADA, C.; PITOMBEIRA, L.. Processo Seletivo 2016 -Mestrado e Doutorado PPGM/UFRJ. 2016. Escola de Música UFRJ/ PPGM.

Outras participações
1.
BREIDE, N. N. A.; SENISE, Luiz H enrique; SILVEIRA, Ronal. AUDIÇÃO 01. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

2.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, Luiz Otávio; RONAI, L.; WIESE, B.. Comissão de Avaliação no PPGM/UNIRIO. 2016. Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNIRIO..

3.
BREIDE, N. N. A.; MEIRELLES. Regina; LAGO, A.. Progressão Funcional de Adjunto II - III. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

4.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI, G.; SENISE, Luiz H enrique. Provas semestrais Piano I ,II, V e VII. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

5.
BREIDE, N. N. A.; SENISE, Luiz H enrique; JARQUE, I. R.. Banca de Recital de IV Período- Vladimir Cangussu. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

6.
BREIDE, N. N. A.; Verzoni, Marcelo de Oliveira. Banca Prova Final Piano. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

7.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI, G.; SCHUBERT, T. U. C.. Bancas Semestrais disciplina Piano I. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

8.
BREIDE, N. N. A.; SCHUBERT, T. U. C.; FANTINI, L. G.. Provas Semestrais Piano B e Oficina Inst. Piano. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

9.
SENISE, Luiz H enrique; BREIDE, N. N. A.; JARQUE, I. R.. Recital de IV Período- Tales Melo. 2016. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

10.
BREIDE, N. N. A.; SENISE, Luiz H enrique; RACHID, Alexandre. AUDIÇÃO 01 - Novembro. 2015. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

11.
BREIDE, N. N. A.; SILVEIRA, Ronal; DRAGHI, G.. AUDIÇÃO 01 - Junho. 2015. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

12.
SENISE, Luiz H enrique; BREIDE, N. N. A.; RACHID, Alexandre. Prova de nivelamento do Curso de Bacharelado. 2015. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

13.
RACHID, Alexandre; SENISE, Luiz H enrique; BREIDE, N. N. A.. AUDIÇÃO 01 - Maio. 2015. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

14.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso; LAGO, A.. Progressão Funcional - Horizontal. 2015. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

15.
BREIDE, N. N. A.; FERRAO, E.; SA, L. F.. Concurso Nacional de Piano Cidade de Gaia- Pt. 2015. Ministério da Educação e Ciência.

16.
BREIDE, N. N. A.; MAESHIRO, M.. Provas Semestrais /Piano Bacharelado VII. 2015. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

17.
BREIDE, N. N. A.; BARANKOWSKI, I.; RONAI, L.. Ensaio I de Doutorado - Tamara Ujakova Corrêa Schubert. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-PPGM.

18.
BREIDE, N. N. A.; Senise, Luiz Henrique; RACHID, Alexandre. Audição 01/março. 2014. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

19.
BREIDE, N. N. A.; Senise, Luiz Henrique; RACHID, Alexandre. Audição 01 / Abril. 2014. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

20.
BREIDE, N. N. A.; JARQUE, I. R.. Avaliacão semestral da disciplina piano B. 2014. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

21.
BREIDE, N. N. A.; MAESHIRO, Midori. Avaliação semestral de da disciplina Piano ( curso bacharelado). 2014. Escola de Música UFRJ Dep de Inst Tec e Perc 01.

22.
BREIDE, N. N. A.; NUNES, P. G.; AUGUSTO, A. J.. Recital de Mestrado - orientanda Raisa Richter. 2013. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

23.
BREIDE, N. N. A.; Fagerlande, Marcelo; Paulo Peloso. Exame de qualificação- Raisa Richter. 2013. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

24.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Peloso; MEIRELLES. Regina. Exame de Qualificação- Sulamita Lage. 2013. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

25.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Peloso; MEIRELLES. Regina. Recital de Mestrado - Luciana Fantini. 2013. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

26.
BREIDE, N. N. A.; Nogueira, Marcos Vinício; NUNES, P. G. -.. Recital de mestrado - Eduardo Henrique Santos. 2013. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

27.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Peloso; VIDAL, J. V.. Exame de QualIfocação Eduardo Henrique Santos. 2012. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

28.
BREIDE, N. N. A.; Fagerlande, Marcelo; CHEVITARESE, M. J.. Exame de qualificação- Luciana Fantini. 2012. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

29.
SOARES DA COSTA, Ruy; MOTA, Jaime; BREIDE, N. N. A.. I Concurso Nacional de Piano "Cidade de Gaia". 2011. Academia de Música Vilar do Paraiso.

30.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI,Giulio C. E.; Paulo Roberto Peloso. Recital de Mestrado de Danielle Espíndola. 2010. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

31.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso; Miriam Grosman. Recital de Mestrado de Tatiana Dumas Macedo. 2010. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

32.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso; DRAGHI,Giulio C. E.. Exame de Qualificação de Daniele Espíndola Lopes de Souza. 2010. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

33.
BREIDE, N. N. A.; GUBERNIKOFF, Carol; BARRENECHEA, Lúcia. Ensaio de Doutorado I de Rona Xavier Silveira. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

34.
BREIDE, N. N. A.; GUBERNIKOFF, Carol; BARRENECHEA, Lúcia. Ensaio de Doutorado I de Beatriz Alessio de Aguiar. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

35.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI,Giulio C. E.; Miriam Grosman. Recital de Mestrado de Márcia Ogando. 2010. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

36.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI,Giulio C. E.; NOGUEIRA, Marcos Vinicio. Exame de Qualificação da aluna Renata Vieira Aguiar. 2009. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

37.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI,Giulio C. E.; NOGUEIRA, Marcos Vinicio. Recital de Mestrado da aluna Renata Vieira Aguiar. 2009. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

38.
BREIDE, N. N. A.; NOGUEIRA, Marcos Vinicio; MEIRELLES. Regina. Recital de Mestrado da aluna Lívia Dias. 2009. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

39.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI,Giulio C. E.; HERZOG, Jacob. Seleção para o curso de Mestrado PPGM EM/UFRJ. 2009. Escola de Música da UFRJ- PPGM.

40.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso; ELBERT, Harlei. Exame de Qualificação do mestrando Gustavo Burlamaqui. 2009. Escola de Música UFRJ PPGM)(.

41.
SCHUBERT, T. U. C.; Senise, Luiz Henrique; BREIDE, N. N. A.. Seleção para Professor Substituto. 2008. Escola de Música da UFRJ.

42.
BREIDE, N. N. A.; Szapiro, Ana Maria; Nogueira, Marcos Vinício. Estágio Probatório de Alexandre Rachid Junior. 2008. Escola de Música da UFRJ.

43.
BREIDE, N. N. A.; Fagerlande, Marcelo; HERZOG, Jacob. Recital de Mestrado do aluno Fábio Ventura. 2008. Escola de Música da UFRJ.

44.
Verzoni, Marcelo de Oliveira; Paulo Peloso; BREIDE, N. N. A.. Recital de Mestrado Roberto Goliszewski. 2008.

45.
HERZOG, Jacob; Fagerlande, Marcelo; BREIDE, N. N. A.. Recital de Mestrado de Renata Aguiar. 2008. Programa de Pós Graduação em Música da UFRJ- Mestrado.

46.
Verzoni, Marcelo de Oliveira; Cardoso, André; BREIDE, N. N. A.. Recital de Mestrado de Janne Gonçalves. 2008.

47.
Cardoso, André; BRETAS, P.; BREIDE, N. N. A.; Verzoni, Marcelo de Oliveira; CONDE, Cecília.. II Concurso Nacional de Piano "Jovem Destaque". 2008. Forum de Ciência e Cultura - Salão Dourado.

48.
Verzoni, Marcelo de Oliveira; Fagerlande, Marcelo; BREIDE, N. N. A.. Recital de Mestrado de Ana Paula Alencar de Sousa e Carvalho. 2007. Escola de Música da UFRJ.

49.
Verzoni, Marcelo de Oliveira; Miriam Grosman; BREIDE, N. N. A.. Recital de Mestrado de Fábio Silva Ventura. 2007. Escola de Música da UFRJ.

50.
BREIDE, N. N. A.; Verzoni, Marcelo de Oliveira; Miriam Grosman. Recital de Mestrado de Marcelo Brum. 2007. Escola de Música da UFRJ.

51.
BREIDE, N. N. A.; Miriam Grosman; Verzoni, Marcelo de Oliveira. Recital de Mestrado de Cristiano Buarque Vogas. 2007. Escola de Música da UFRJ.

52.
BREIDE, N. N. A.; Miriam Grosman; Paulo Peloso. Recital de Mestrado de Letícia dos Santos Lima. 2007. Escola de Música da UFRJ.

53.
Miriam Grosman; BREIDE, N. N. A.; Paulo Peloso. Exame de Qualificação de Roberta de Lemos Jordão. 2006. Escola de Música da UFRJ.

54.
BREIDE, N. N. A.. II Concurso Nacional de Piano. 2002. Conservatório de Música - Universidade Federal de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa Redonda - I Concurso Nacional de Piano.Carreiras Cruzadas. 2011. (Outra).

2.
Violão trinta anos na UFRJ.RADAMÉS GNATTALI: reflexões e crítica. 2010. (Simpósio).

3.
I Festival de Primavera.Duo Hyeronimus (recital harpa e piano). 2009. (Encontro).

4.
Mesa Redonda -II Semana do Piano.Graduação e Pós Graduação: proposta e integração. 2008. (Encontro).

5.
Convergências e derivações em Valsas de Radamés Gnattali. XV Congresso ANPPOM. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BREIDE, N. N. A.; DRAGHI, G. . Piano...Ad Libitum/ Estudos op.10 e 25 de Chopin. 2016. (Outro).

2.
BREIDE, N. N. A.; JARQUE, I. R. ; SENISE, Luiz H enrique ; Mainhard, Veruschka ; COHEN, Sara ; BRETAS, P. ; RIBEIRO, M. ; RICHTER, R. . Piano... Ad Libitum / Pianolatria Carioca de 1819 a 1936. 2015. (Concerto).

3.
Mainhard, Veruschka ; MACEDO, Tatiana Dumas ; SCHUBERT, T. U. C. ; Paulo Roberto Peloso ; ELIAS, C. A. P. ; JARQUE, I. R. ; SENISE, Luiz H enrique ; BREIDE, N. N. A. . Piano...Ad Libitum Pianolatria Carioca/de 1936 a 2014. 2015. (Concerto).

4.
BREIDE, N. N. A.; MEDINA, R. R. ; AIRAUDO, M. . Piano Ad Libitum - Duo Pianístico. 2014. (Concerto).

5.
BREIDE, N. N. A.; SCHUBERT, T. U. C. . Projeto Piano Ad Libitum- ?O intérprete, a obra e suas possibilidades dialógicas?,. 2013. (Concerto).

6.
BARRENECHEA, Lúcia ; Miriam Grosman ; SENISE, Luiz H enrique ; BREIDE, N. N. A. . Peças Características I - Projeto Piano...Ad Libitum. 2011. (Concerto).

7.
SILVEIRA, Ronal ; ALENCAR, Ana Paula ; BRETAS, P. ; SCHUBERT, T. U. C. ; BREIDE, N. N. A. . Peças Características II - Projeto Piano...Ad Libitum. 2011. (Concerto).

8.
BREIDE, N. N. A.; JARQUE, I. R. ; Miriam Grosman ; RACHID, Alexandre ; SCHUBERT, T. U. C. ; SILVEIRA, Ronal ; MAESHIRO, Midori ; DRAGHI,Giulio C. E. . Música Européia - Projeto Piano... Ad Libitum. 2010. (Concerto).

9.
AUBIN, Myriam ; SENISE, Luiz H enrique ; BREIDE, N. N. A. ; SILVEIRA, Ronal ; MAGALHÃES, Luciano ; DAUELSBERG, Cláudio . Vertentes do Continente Americano- Piano Ad Libitum. 2010. (Concerto).

10.
Miriam Grosman ; SENISE, Luiz H enrique ; JARQUE, I. R. ; MAESHIRO, Midori ; SILVEIRA, Ronal ; BREIDE, N. N. A. . Música brasileira - Projeto Piano...Piano Ad Libitum. 2010. (Concerto).

11.
BREIDE, N. N. A.; RAYMOND, Richard . Projeto Piano... Ad Libitum. 2009. (Outro).

12.
BREIDE, N. N. A.. Projeto Piano... Ad Libitum. 2009. (Concerto).

13.
BREIDE, N. N. A.; SENISE, Luiz H enrique ; COHEN, Sara ; SILVEIRA, Ronal ; ELBERT, Harlei ; VIEIRA, S. M. ; Paulo Roberto Peloso . III Semana do Piano- Recital- Villa-Lobos-1. 2009. (Concerto).

14.
BREIDE, N. N. A.; Paulo Roberto Peloso ; SCHUBERT, T. U. C. ; JARQUE, I. R. ; THYS, Marcelo ; MAGALHÃES, Luciano ; VENTURA, Fábio ; BARBOSA, Silas . III Semana do Piano - Recital Villa Lobos 3. 2009. (Concerto).

15.
MIRANDA, Ronaldo ; CORVISIER, Fernando ; BARRENECHEA, Lúcia ; BREIDE, N. N. A. . III Semana do Piano- Mesa Redonda. 2009. (Outro).

16.
CORVISIER, Fernando ; BREIDE, N. N. A. . III Semana do Piano - Master Class. 2009. (Outro).

17.
CORVISIER, Fernando ; BREIDE, N. N. A. . III Semana do Piano - Master Class 2. 2009. (Outro).

18.
BREIDE, N. N. A.; ELBERT, Harlei ; COHEN, Sara ; Miriam Grosman ; CORVISIER,Fátima ; LUCAS,Maria Elizabeth ; Paulo Roberto Peloso . III Semana do Piano - Recital Villa- Lobos 2. 2009. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Prazeres. A Sonata para viola e piano de Villani Côrtes: um estudo analítico interpretativo. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raisa Richter. A Transcrição Operística para piano solo: um estudo dos gestos musicais nas transcrições de Alfredo Bevilacqua. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO em Música) - Escola de Música UFRJ / PPGM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

2.
Sulamita de Oliveira Lage. Das rodas de Jongo `as Salas de Concerto: um estudo dos padrões ritmicos na 3ª suite brasileira de Lorenzo Fernandez. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

3.
Luciana Gimenez Fantini. Suite Nordestina de Guerra-Peixe: um estudo histórico analítico. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música: Práticas Interpretativas) - Escola de Música UFRJ PPGM)(, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

4.
Eduardo Henrique de Souza Santos. Ponteio, Roda e Baile de Radamés Gnattali: os padrões de improviso e suas interfaces na música brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música: Práticas Interpretativas) - Escola de Música UFRJ PPGM)(, . Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

5.
Daniele Espíndola Oliveira Lopes de Souza. Suíte Liturgica Negra de Brasílio Itiberê II: um estudo interpretativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM, . Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

6.
Tatiana Dumas Macedo. Contrastes de Marisa Rezende: um estudo dos toques pianísticos na música contemporânea brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM, . Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Moraes Serra. Recital de Formatura ( TCC). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

2.
Wellerson Lima. Recital de Formatura ( TCC). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

3.
Anderson Beltrão. Recital de Formatura ( TCC). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

4.
Amanda Souza. Recital de Formatura ( TCC). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

5.
Raisa Richter. Recital de Formatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

6.
Eduardo Henrique Souza Santos. Recital de Formatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

7.
Tatiana Dumas Macedo. Música Contemporânea:uma prática interpretativa em construção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística) - Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

Orientações de outra natureza
1.
Daniele Espíndola Oliveira Lopes de Souza. Recital de Mestrado. 2010. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Práticas Interpretativas) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

2.
Tatiana Dumas Macedo. Recital de Mestrado. 2010. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Práticas Interpretativas) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

3.
Renata Vieira Aguiar. Recital de Mestrado. 2009. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Práticas Interpretativas) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

4.
Paula Ribas Penello. Recital de alunos. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

5.
Daniele Espíndola Oliveira Lopes de Souza. Recital de alunos. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

6.
Eduardo Henrique Souza Santos. Concurso de piano. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

7.
Paula Ribas Penello. Recital de alunos. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

8.
Raisa Richter. Recital de alunos. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Música- Habilitação: Piano) - Escola de Música da UFRJ. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

9.
Daniele Espíndola Oliveira Lopes de Souza. Recital de alunos. 2009. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

10.
Renata Vieira Aguiar. Recital de Mestrado. 2008. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

11.
Roberto Golizewski. Recital de Mestrado. 2008. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.

12.
Fábio Silva Ventura. Recital de Mestrado. 2007. Orientação de outra natureza. (Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ- PPGM. Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MACEDO, Tatiana Dumas2013MACEDO, Tatiana Dumas ; BREIDE, N. N. A. . Publicacão - Contrastes de Marisa Rezende: texturas e toques pianísticos. Revista Interfaces (UFRJ), v. I, p. 116-123, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
BREIDE, N. N. A.. Palestra proferida intitulada : Em busca da alma brasileira: o piano e sua música na corrente modernista.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BREIDE, N. N. A.. Cursos de Aperfeiçoamento Técnico/ Interpretativo. 2017. .


Musica
1.
BREIDE, N. N. A.; ELIAS, C. A. P. . Apresentação de obras para piano solo na Homenagem à Heitor Alimonda. 2014. Interpretação.

1.
BREIDE, N. N. A.. Recital de piano solo. 2016. Interpretação.

1.
BREIDE, N. N. A.. Recital de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento. 2017. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 22:36:05