Viviane Verdu Rico

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1772206576101173
  • Última atualização do currículo em 11/05/2018


Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2010) e especialista em terapia comportamental-cognitva (2009). Possui graduação em Psicologia e Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de aprendizagem, comportamento simbólico, controle de estímulos, aprendizagem de leitura e escrita. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Verdu Rico
Nome em citações bibliográficas
RICO, V. V.;RICO, VIVIANE VERDU;VERDU RICO, VIVIANE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096284
URL da Homepage: http://www.fafich.ufmg.br/psi/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Variáveis relevantes para a emergência de simetria em pombos em procedimento de matching-to-sample sucessivo, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Gerson A. Yukio Tomanari.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Equivalência de Estímulos; Simetria; Matching to Sample; Pombos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Persistência Comportamental e Topografia de Controle de Estímulos Coerente em Treino de Discriminação Simples e Escolha Condicional por Identidade ao Modelo com Quatro Escolhas em Macacos-Prego (Cebus apella),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Olavo de Faria Galvão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Persistência comportamental; Coerência de topografia de controle de estímulos; Escolha condicional por identidade ao modelo; Macaco-prego.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2009
Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva. (Carga Horária: 540h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Esquiva de intimidade e o processo terapêutico.
Orientador: Maria Martha Costa Hubner.
2000 - 2003
Graduação em Formação de Psicólogos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Análise do Comportamento.


Formação Complementar


2012 - 2012
Memória e Falsas Memórias em população clínica. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2010 - 2010
Plataforma Lattes. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Análise do Comportamento Aplicada. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Tenho mais de mil amigos e duzentos seguidores. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Parâmetros do comportamento simbólico. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Teorias sobre equivalência de estímulos. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Generalização recombinativa. (Carga horária: 3h).
Congresso Norte Nordeste de Psicologia, CONPSI, Brasil.
2008 - 2008
J.B. Watson e o estudo do comportamento. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Tópicos avançados em Análise do Comportamento. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Para comprender superstições, crenças e ilusões. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Análises de general e geração de comp. novos. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
Cognição Animal: o tempo e o número. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Diferentes Proc. Envolvidos no Controle do Comp Op. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Constit. Behav. e possíveis obstáculos p/ recepção. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Comportamento Verbal e a Humanização do Homem. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Associati, ABPMC E ABA, Brasil.
2004 - 2004
Controle de Estímulos: Contribuições p/ Ensino. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Associati, ABPMC E ABA, Brasil.
2002 - 2002
Elementos metod. p/ pesq. históricas em AC. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Mitos, Arquétipos e Símbolos: Uma Introdução à .... (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Habilidades Sociais. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Filosofia Moral de Skinner e Desenv. Humano.... (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2001 - 2001
Análise do Comp Verbal no Behaviorismo Radical.... (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2001 - 2001
Eventos Privados: Uma Interpretação Analítico-Comp. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Subjetividade Aspectos Históricos Leituras Comp.... (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Terapia por Contingência: Prop de Análise Terapêut. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
1999 - 1999
Os Desafios Humanistas da Educação no Século XXI. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em Estágio - Centro Interd. de Atenção ao Deficiente. (Carga horária: 680h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da Graduação e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Atividades

10/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro Suplente da Câmara Departamental.
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Serviço de Psicologia Aplicada.

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Diretor.
08/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

08/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento I - Teórica (2 créditos)
Estágio Supervisionado em Terapia Analítico-Comportamental (3 créditos)
08/2013 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento I (4 créditos)
Psicologia do Desenvolvimento II (4 créditos)
04/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado de Graduação do Curso de Psicologia..
08/2017 - 12/2017
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento Simbólico
10/2015 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro Titular da Câmara Departamental.
08/2016 - 02/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Atuais em Análise do Comportamento - 2 créditos
01/2014 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Coordenação do Programa de Monitoria da Graduação-PMG/Pró-Reitoria de Graduação..
03/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo (2 créditos)
10/2013 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro Suplente da Câmara Departamental.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Transtornos do Desenvolvimento (2 créditos)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico: Práticas de Investigação e Intervenção II (4 créditos)
Seminário Interdisciplinar II (2 créditos)
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Básico: Práticas de Investigação e Intervenção I Psicologia para Fonoaudiologia (4 créditos)
Tópicos Avançados em Análise do Comportamento Psicologia para Fonoaudiologia (4 créditos)
03/2013 - 07/2013
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia para Fonoaudiologia (4 créditos)

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa "Avaliação e aperfeiçoamento de programas computadorizados de ensino de habilidades de leitura e escrita", sob supervisão do Prof. Sr. Julio Cesar C. de Rose, com bolsa PNPD do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Bolosista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado em Psicologia Experimental

Atividades

02/2008 - 06/2008
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Psicologia, Instituto de Psicologia.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Análise Experimental do Comportamento II: Processos Complexos no Ser Humano - carga horária de 6 horas semanais.
08/2006 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Psicologia, Instituto de Psicologia.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina de graduação Análise Experimental do Comportamento I, Carga Horária: 6 horas semanais.

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Consultora ad hoc junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento para seleção de Doutorado (dando parecer a projetos) e Semana Científica.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia Experimental, Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

Cargo ou função
Consultora ad hoc no processo seletivo do Doutorado e Semanas Científicas do programa de pós-graduação.
08/2004 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio realizado na disciplina de graduação intitulada Fundamentos da Psicologia Experimental, envolvendo atividades de planejamento de plantões, atendimento pedagógico, confecção e correção de provas, correções de relatórios científicos e acompanha

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de estágios, monitoria em disciplinas de graduação e projetos de pesquisa.

Atividades

8/2001 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.

Atividade realizada
Monitoria, com bolsa, das Disciplinas Laboratório de Psicologia Experimental I - Carga horária: 8h semanais.
02/2001 - 07/2001
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.

Atividade realizada
Monitoria, com bolsa, das Disciplinas Laboratório de Psicologia Experimental I - Carga horária: 8h semanais.
08/2000 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências de Bauru, Faculdade de Ciências de Bauru.

Atividade realizada
Monitoria voluntária da Disciplina Laboratório de Psicologia Experimental II - Carga horária: 8h semanais.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1999
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Início da graduação em Psicologia, que teve continuidade na Unesp-Bauru.

Atividades

03/1999 - 12/1999
Extensão universitária , CIAD-Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente, .

Atividade de extensão realizada
Estágio com bolsa realizado no Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente da PUCCAMP. Carga Horária total: 680 horas.
03/1998 - 12/1998
Extensão universitária , CIAD-Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente, .

Atividade de extensão realizada
Estágio voluntário realizado no Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente da PUCCAMP. Carga Horária total: 680 horas.


Linhas de pesquisa


1.
Cognição e Linguagem
2.
Aprendizagem
3.
Análise do Comportamento
4.
Ensino de Leitura


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Efeito da redução de procedimentos de treino e teste sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino
Descrição: O presente projeto investigará a possibilidade de eliminação de algumas tarefas de treino e teste de um programa computadorizado de ensino de leitura sem que ocorram prejuízos à aprendizagem e grau de generalização de leitura para novas palavras. Os resultados obtidos podem otimizar o aprendizado dos alunos, tornando-o mais motivador e ocorrendo em menor tempo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Coordenador / Renato Bortoloti - Integrante / Julio Cesar de Rose - Integrante / Edson Massayuki Huziwara - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante.
2013 - 2014
Avaliação do grau de relacionamento entre estímulos como medida de aprendizagem
Descrição: Este projeto se refere à investigação de processos cognitivos em estudantes universitários, pelo enfoque da Análise do Comportamento. A proposta prevê o uso do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) para medir graus de relacionamento entre estímulos visuais e verbais diversos. Tal procedimento vem sendo utilizado para investigar processos comportamentais diversos que envolvem, por exemplo, a formação de conceitos e comportamentos preconceituosos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Coordenador / Edson Massayuki Huziwara - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante.
2013 - Atual
O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino
Descrição: O presente projeto busca investigar a influência de dois fatores sobre a dificuldade apresentadas por crianças, submetidas a um programa computadorizado de ensino, na aprendizagem inicial da habilidade de leitura: 1) A existência de um possível déficit dos aprendizes em comportamentos que seriam pré-requisito para a aprendizagem de leitura no programa em questão; e 2) Uma possível diferença entre o processo de aprendizagem envolvido nas aprendizagens iniciais, em comparação com aprendizagens posteriores. O projeto prevê a realização de dois estudos, cada um investigando um dos fatores citados, com estudantes do ensino fundamental, provenientes de escolas públicas, que não tenham aprendido a ler no ensino regular. Os dados obtidos nesse projeto serão úteis para repensar estratégias de ensino de leitura de acordo com o repertório do aprendiz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Coordenador / Julio Cesar de Rose - Integrante / Edson Massayuki Huziwara - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Maria Clara de Freitas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
2012 - 2014
Automatização de procedimento de ensino de leitura utilizando treino de correspondência de auto-relato de erros e acertos
Descrição: O projeto trata do refinamento de tecnologia comportamental para o ensino de crianças que apresentam dificuldade no aprendizado de leitura e escrita no ensino regular. O objetivo principal desta pesquisa foi tornar um programa de ensino de leitura e escrita mais independente da presença de um moderador, incluindo um treino de correspondência de auto-relato de erros e acertos nas tentativas envolvendo leitura de palavras em condições semelhantes às do ambiente escolar. Para tanto, foi realizado um experimento com sei crianças entre 7 e 9 anos, utilizando pontos, apresentados na tela do computador, como consequência para o relato correspondente. O procedimento consistiu nas seguintes tarefas, em ordem: 1) Identificação do repertório de leitura e escrita da criança; 2) Identificação do grau de correspondência do auto-relato; 3) Treino de correspondência; 4) Ensino de leitura com sondas de correspondência nas etapas de pós-teste. Para todos os participantes foi observado aumento na correspondência do relato na fase de treino e a manutenção da correspondência no pós-teste. Tais dados indicam que o procedimento alcançou os objetivos propostos, se mostrando como uma alternativa possível ao uso de monitores no registro de respostas do aprendiz. Ocorre, entretanto, que os participantes apresentavam alta frequência de relatos correspondentes no início do estudo. Esse fato aponta para a necessidade de ampliação da coleta de dados, buscando investigar se os resultados são replicados com participantes que apresentem baixa frequência inicial de relatos correspondentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Coordenador / Julio Cesar de Rose - Integrante / Mariéle de Cássia Diniz Cortez - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2015
Avaliação e Aperfeiçoamento de Programas Computadorizados de Ensino de Habilidades de Leitura e Escrita
Descrição: O presente projeto trata do desenvolvimento, refinamento e validação de tecnologia comportamental para o ensino de crianças que apresentam dificuldade no aprendizado de leitura e escrita no ensino regular. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar um programa suplementar de ensino de leitura em relação a sua eficácia e eficiência, avaliando seus resultados tanto em ambiente controlado quanto no ambiente escolar. Além disso, este projeto buscará identificar aspectos relevantes para o aperfeiçoamento do programa e implementação em escolas públicas, acessados não só pelos dados produzidos nos experimentos, mas também pelo contato direto com os usuários na escola (alunos e professores que irão aplicar o programa). Para alcançar estes objetivos serão realizados cinco estudos. O Estudos 1 e 2 visam avaliar o Programa 1, desenvolvido para o ensino de palavras de sílabas simples (consonante-vogal). Os Estudos 3 e 4 farão a avaliação do Programa 2, que ensina palavras com as dificuldades da língua portuguesa (encontros consonantais, dígrafos etc.). O Estudo 5 avaliará, junto aos usuários dos dois programas nas escolas, aspectos relevantes para o seu aperfeiçoamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Variáveis relevantes para a emergência de simetria em pombos em procedimento de matchingo-to-sample sucessivo
Descrição: O objetivo do presente trabalho foi identificar algumas das variáveis que possivelmente contribuíram para os resultados obtidos no referido estudo. Para tanto, foram realizados dois experimentos, com três pombos cada, para verificar: 1) a replicabilidade dos dados obtidos por Frank e Wasserman (2005); 2) se o treino de reversibilidade de combinações negativas é um fator importante na obtenção de simetria emergente com este procedimento. Apenas dois pombos, um de cada experimento, apresentaram responder discriminado no treino. Os resultados dos testes de simetria indicam que o treino de reversão das combinações negativas não foi um fator relacionado à emergência de simetria com este procedimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Integrante / Gerson Aparecido Yukio Tomanari - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2004 - 2006
Persistência comportamental e topografia de controle de estímulos coerente em treino de discriminação simples e escolha condicional por identidade ao modelo com quatro escolhas em macacos-prego (Cebus apella)
Descrição: O objetivo deste estudo foi o de ensinar a três macacos-prego adultos jovens, um macho e duas fêmeas, experimentalmente ingênuos, relações condicionais de identidade (IDMTS) com quatro comparações, identificando e produzindo topografias de controle de estímulo supostamente facilitadoras da formação de relações de equivalência. Foi analisada a persistência comportamental, apoiando-se nas teorias da coerência de topografia de controle de estímulos e do momento comportamental, e nos estudos já realizados na Escola Experimental de Primatas. Os participantes foram treinados a tocar estímulos projetados na tela sensível de um computador acoplado a uma câmara experimental e passaram por: 1) Treino de discriminações simples simultâneas e mudanças de discriminações, no qual alternaram-se tentativas com uma e quatro escolhas, imitando o display de sessões de IDMTS; 2) Treino de IDMTS com quatro modelos e duas ou três comparações, alternando os estímulos com função de S-; 3) Treino de IDMTS com quatro comparações. O responder persistente do M21 nas mudanças de discriminações simples foi resolvido com a retirada do S+ anterior quando um novo estímulo passava a funcionar como S+. A semelhança estrutural entre as sessões de discriminação simples e IDMTS não foi suficiente para o estabelecimento de um responder sob controle do modelo. M18 e M21 chegaram ao desempenho de IDMTS, enquanto M20 passou por treino com exigência de razão randômica ao modelo e vem apresentando melhora gradual de desempenho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Título: Efeitos da Intoxicação Mercurial na Idade Adulta Sobre o Comportamento de Ratos e Peixes em Modelos Animais de Ansiedade
Descrição: O projeto visa buscar relações entre o comportamento de peixes e ratos em modelos animais de ansiedade e graus de contaminação mercurial. Para tanto, serão utilizados o labirinto em cruz-elevado e em T elevado, para os ratos, e a preferenciade lugar e a esquiva inibitória para os peixes. Tais modelos perminte o acesso aos elementos tipo-medo e tipo -ansiedade do comportamento ansioso.de forma a gerar um conhecimento da correlação entre os dados obtidos em metodos celulares e bioquimicos e o comportamento observado. alem disto, havendo tempo, tretende-se estudar com mais vagar as alterações geradas na visão destes animais utilizando-se de metodos operantes....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Integrante / Amauri Gouveia Jr - Coordenador / Camila Perina - Integrante / Flavia Volta Cortes de Oliveira - Integrante / Patrícia Mendes Pereira - Integrante / Silvana Terume Koshikene Rodrigues - Integrante / Iza Batista Taccolini - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Outros Projetos


2017 - 2017
Análise do comportamento em foco: O efeito da manipulação de contingências em estudos de intervenção
Descrição: Grupo de Estudos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Coordenador / Izabelly Alexandre dos Passos - Integrante.
2017 - 2017
Liberdade e Valores na Análise do Comportamento
Descrição: Grupo de Estudos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
TDAH: Aprendizagem e comportamento em uma visão analítico comportamental
Descrição: Grupo de Estudos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Viviane Verdu Rico - Coordenador / Izabelly Alexandre dos Passos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: GERAIS: REVISTA INTERINSTITUCIONAL DE PSICOLOGIA


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
2013 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2012 - 2012
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2015 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2016 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento


Revisor de projeto de fomento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Toxicologia Comportamental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVEIRA, MARCELO VITOR2016SILVEIRA, MARCELO VITOR ; AGGIO, NATALIA MARIA ; CORTEZ, MARIÉLE DINIZ ; BORTOLOTI, RENATO ; RICO, VIVIANE VERDU ; DE ROSE, JULIO C. . Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, p. 65-74, 2016.

2.
RICO, V. V.;RICO, VIVIANE VERDU;VERDU RICO, VIVIANE2015RICO, V. V.; BRINO, A. L. F. ; GOULART, P. R. K. ; GALVÃO, O. F. . Da discriminação simples à condicional: Um programa de ensino para macacos-prego. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 11, p. 37-52, 2015.

3.
NETO, MARCUS BENTES DE CARVALHO2014NETO, MARCUS BENTES DE CARVALHO ; DA COSTA, JULIANE RUFINO ; BARROS, ROMARIZ DA SILVA ; DE FARIAS, DANIELLE CHAVES ; RICO, VIVIANE VERDU . Discriminação com Três Diferentes Contingências em S-: Extinção, Reforçamento e Punição, Extinção e Punição. Interação em Psicologia (Online), v. 17, p. 171-179, 2014.

4.
TOMANARI, G. Y.2006 TOMANARI, G. Y. ; VASCONCELLOS, A. S. ; YOCHIY, A. ; STASIENIUK, E. V. Z. ; BRIZANTE, J. G. ; GERONYMO, M. G. F. B. ; YAMADA, M. T. ; BRAGA, P. F. ; FARIA, R. P. ; RICO, V. V. . Contingência e Contigüidade: efeitos paramétricos do esquema de tempo variável sobre o responder em ratos. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 14, p. 81-93, 2006.

5.
ANTUNES, G.2004ANTUNES, G. ; RICO, V. V. ; GOUVEIA JR, A. . Variações da Ansiedade Relatada em Função do Ciclo Menstrual e do Uso de Pílulas Anticoncepcionais. Interação (Curitiba) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1981-8068 Interação em Psicologia (Impresso)), Curitiba-PR, v. 8, n.1, p. 81-87, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, F. P. ; RAMOS, A. F. ; OLIVEIRA, T. P. ; RICO, V. V. . ANSIEDADE QUE CORRÓI: intervenção comportamental em um caso de dor física e hábito de roer dedos. In: Andréa Máris Campos Guerra; Pricila Cristina Correa Ribeiro; Viviane José de Freitas. (Org.). A DIVERSIDADE DA CLÍNICA NA ATUALIDADE: experiências de uma clínica-escola. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. , p. 79-94.

2.
VILELA, E. C. ; OLIVEIRA, T. P. ; RICO, V. V. . Intervenção focada no repertório social para minimizar histórico sintomático de transtorno bipolar e ansiedade. In: Andréa Máris Campos Guerra; Pricila Cristina Correa Ribeiro; Viviane José de Freitas. (Org.). A DIVERSIDADE DA CLÍNICA NA ATUALIDADE: experiências de uma clínica-escola. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. , p. 95-110.

3.
Aggio, N.M. ; Varella, A.A.B. ; SILVEIRA, M. V. ; RICO, V. V. ; de ROSE, J. C. . Memória sob a ótica analítico comportamental. In: Vichi, C., Huziwara, E., Sadi, H., & Postalli, L.. (Org.). Comportamento em Foco. 1ed.: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC, 2014, v. 3, p. 421-432.

4.
GOULART, P. R. K. ; DELAGE, P. E. G. A. ; RICO, V. V. ; BRINO, A. L. F. . Aprendizagem. In: MARIA MARTHA COSTA HÜBNER; MÁRCIO BORGES MOREIRA. (Org.). FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA - TEMAS CLÁSSICOS DE PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 1ed.Rio de Janeiro: EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA., 2012, v. , p. 20-41.

5.
RICO, V. V.; GOLFETO, R. ; HAMASAKI, E. I. M. . Sentimentos. In: MARIA MARTHA COSTA HÜBNER; MÁRCIO BORGES MOREIRA. (Org.). FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA - TEMAS CLÁSSICOS DE PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 1ed.Rio de Janeiro: EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA., 2012, v. , p. 88-99.

6.
RICO, V. V.; GOULART, P. R. K. ; HAMASAKI, E. I. M. ; TOMANARI, G. Y. . Percepção e Atenção. In: MARIA MARTHA COSTA HÜBNER; MÁRCIO BORGES MOREIRA. (Org.). FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA - TEMAS CLÁSSICOS DE PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. 1ed.Rio de Janeiro: EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA., 2012, v. , p. 42-55.

7.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. . O pensamento segundo Watson. Sobre Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André - SP: ESETec Editores Associados, 2010, v. 25, p. 63-68.

8.
CARVALHO NETO, M. B. ; RICO, V. V. ; TOBIAS, G. K. S. ; GOUVEIA JR, A. ; ANGERAMI, J. G. T. M. . O Jato de Ar Quente Como Estímulo Aversivo: Efeitos da Sua Apresentação Contingente e Não-Contingente em Rattus norvegicus. In: Hélio José Guilhardi; Noreen Campbell de Aguirre. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição. 1ed.Santo André-SP: ESETec Editores Associados, 2005, v. 15, p. 400-408.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVARENGA, O. M. B. ; RICO, V. V. . O ESTUDO DA RELAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA DE ALUNOS SUBMETIDOS A UM PROGRAMA INDIVIDUALIZADO DE ENSINO. In: 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte-MG. Anais da 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

2.
LEANDRO, A. M. ; RICO, V. V. . Avaliação do treino de habilidades pré-requisitos para a aprendizagem da leitura em um programa computadorizado de ensino. In: 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte-MG. Anais da 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

3.
SILVA, E. R. C. ; PASSOS, I. A. ; LEANDRO, A. M. ; ALVARENGA, O. M. B. ; RICO, VIVIANE VERDU . O papel do ensino de comportamentos pré-requisito sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. In: 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte-MG. Anais da 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

4.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Abstração de unidades textuais complexas após treino de múltiplos exemplares. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju-SE. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.

5.
RICO, V. V.; CORTEZ, M. C. D. ; de ROSE, J. C. . Automatização de procedimento de ensino de leitura utilizando treino de correspondência de auto-relato de erros e acertos. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju-SE. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.

6.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Abstração de unidades textuais complexas após treino de multiplos exemplares. In: 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos da 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012.

7.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. . O pensamento segundo Watson. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

8.
HAMASAKI, E. I. M. ; RICO, V. V. ; OSHIRO, C. K. B. . Diagnóstico e Avaliação Funcional na prática clínica do terapeuta analítico-comportamental. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

9.
RICO, V. V.; GOULART, P. R. K. ; BRINO, A. L. F. ; BARROS, R. S. ; GALVÃO, O. F. . Estratégias de modelagem de discriminações condicionais de identidade em Cebus apella. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianópolis-SC. CD de Resumos de Comunicação Científica da XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007.

10.
TOMANARI, G. Y. ; VASCONCELLOS, A. S. ; YOCHIY, A. ; STASIENIUK, E. V. Z. ; BRIZANTE, J. G. ; GERONYMO, M. G. F. B. ; YAMADA, M. T. ; BRAGA, P. F. ; FARIA, R. P. ; RICO, V. V. . Contingência e Contigüidade: Efeitos paramétricos do esquema de tempo variável sobre o enfraquecimento do responder em ratas. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador-BA. Resumos da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006.

11.
PERINA, C. ; RICO, V. V. ; GOUVEIA JR, A. ; VENTURA, D. F. . Efeitos do Metil-mercúrio em Ratos no Teste do Nado Forçado. In: XX Reunião Anual Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005, Águas de Lindóia-SP. Resumos, 2005. v. 1. p. 1.

12.
RICO, V. V.. O que é e como se adquire um conceito?. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas-SP. Anai do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005. p. 120-120.

13.
RICO, V. V.; BARROS, R. S. ; PRADO, P. S. T. ; GALVÃO, O. F. ; LIMA, M. E. A. C. ; DENOLF, K. M. L. ; DUBE, W. V. ; MCILVANE, W. J. . Variações de procedimentos na pesquisa sobre controle de estímulos e formação de classes de equivalência. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas-SP. Anais do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005. p. 96-96.

14.
CARVALHO NETO, M. B. ; RICO, V. V. ; TOBIAS, G. K. S. . Os Estudos Sobre Contingências Aversivas em Análise do Comportamento: um levantamento das publicações no JEAB e no JABA. In: VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2004, Belém. Caderno de Resumos da VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2004. p. 16-16.

15.
CARVALHO NETO, M. B. ; RICO, V. V. ; GOUVEIA JR, A. ; ANGERAMI, J. G. T. M. ; TOBIAS, G. K. S. . Uma Comparação do Efeito de Dois Diferentes Tipos de Contingências Aversivas em Ratos: apresentação contingente (punição positiva contínua) X apresentação não contingente (FT10) do estímulo aversivo. In: VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2004, Belém. Caderno de Resumos, 2004. p. 16-17.

16.
GOUVEIA JR, A. ; RICO, V. V. ; PERINA, C. ; VENTURA, D. F. . Efeitos do Metil-mercúrio em Ratos no Labirinto em Cruz Elevado. In: XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004, Águas de Lindóia-SP. Resumos, 2004.

17.
GOUVEIA JR, A. ; PERINA, C. ; RICO, V. V. ; VENTURA, D. F. . Efeitos do Metil-mercúrio em Ratos no Labirinto em T Elevado. In: XIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2004, Águas de Lindóia-SP. Resumos, 2004. v. 1. p. 1.

18.
CARVALHO NETO, M. B. ; RICO, V. V. ; TOBIAS, G. K. S. . Os Estudos Sobre Contingências Aversivas em Análise do Comportamento: Um Levantamento das Publicações no JEAB e no JABA (1958-2003) (Studies on Aversive Contingencies in Behavior Analysis: Publications in JEAB and JABA (1958-2003). In: XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas-SP. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004. p. 260-260.

19.
MIRANDA, J. D. ; FERREIRA, M. M. ; RICO, V. V. ; SILVA, N. R. . Intervenção em Psicologia Social Comunitária em um abrigo. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre-RS. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

20.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. . A 'Ideologia Behaviorista: uma revisão crítica das interpretações de H. Japiassu sobre a proposta de B. F. Skinner. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas do X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001. p. 156-156.

21.
RICO, V. V.; SANTOS, G. C. V. ; LIGO, M. V. ; VILLAS BOAS, A. C. V. B. ; CARVALHO NETO, M. B. . Dessensibilização por Contato a Ratos de Laboratório com Estudantes de Introdução à Psicologia Experimental.. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Resumos de Comunicações Científicas do X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001. p. 155-156.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. R. C. ; PASSOS, I. A. ; LEANDRO, A. M. ; ALVARENGA, O. M. B. ; RICO, V. V. . O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Multiple Exemplar Instruction Produces Generalized Reading of Complex Textual Units. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Abstração de unidades textuais complexas após treino de múltiplos exemplares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RICO, V. V.; CORTEZ, M. C. D. ; de ROSE, J. C. . Automatização de procedimento de ensino de leitura utilizando treino de correspondência de auto-relato de erros e acertos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RICO, V. V.. Avaliação de Programas de Leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVEIRA, M. V. ; RICO, V. V. . A memória na Análise do Comportamento: do conceito às possibilidades de pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. ; SILVEIRA, M. V. ; HUNZIKER, M. H. L. ; BARROS, R. S. . Contingências aversivas na Análise do Comportamento: mapeamento das publicações no JEAB e JABA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVEIRA, M. V. ; RICO, V. V. ; BORTOLOTI, R. ; de ROSE, J. C. . Efeitos da passagem do tempo sobre a estabilidade de classes de equivalência e classes funcionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Abstraction of complex textual units after multiple exemplar training. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Abstração de unidades textuais complexas após treino de multiplos exemplares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. . O pensamento segundo Watson. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. . O pensamento segundo Watson. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HAMASAKI, E. I. M. ; RICO, V. V. ; OSHIRO, C. K. B. . Diagnóstico e Avaliação Funcional na prática clínica do terapeuta analítico-comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RICO, V. V.; HAMASAKI, E. I. M. ; OSHIRO, C. K. B. . Evitando o Sofrimento: um caso de depressão/distimia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
RICO, V. V.; GOULART, P. R. K. ; BRINO, A. L. F. ; BARROS, R. S. ; GALVÃO, O. F. . Estratégias de modelagem de discriminações condicionais de identidade em Cebus apella. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOULART, P. R. K. ; RICO, V. V. . Duas estratégias de modelagem de discriminação condicional de identidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
RICO, V. V.; GOULART, P. R. K. ; BRINO, A. L. F. ; BARROS, R. S. ; GALVÃO, O. F. . Estratégias de modelagem de discriminações condicionais de identidade em Cebus apella. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
TOMANARI, G. Y. ; VASCONCELLOS, A. S. ; YOCHIY, A. ; STASIENIUK, E. V. Z. ; BRIZANTE, J. G. ; GERONYMO, M. G. F. B. ; YAMADA, M. T. ; BRAGA, P. F. ; FARIA, R. P. ; RICO, V. V. . Contingência e Contigüidade: efeitos paramétricos do esquema de tempo variável sobre o enfraquecimento do responder em ratas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
TOMANARI, G. Y. ; VASCONCELLOS, A. S. ; YOCHIY, A. ; STASIENIUK, E. V. Z. ; BRIZANTE, J. G. ; GERONYMO, M. G. F. B. ; YAMADA, M. T. ; BRAGA, P. F. ; FARIA, R. P. ; RICO, V. V. . Contingência e contiguidade: efeitos paramétricos do esquema de tempo variável sobre o enfraquecimento do responder em ratas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
RICO, V. V.; GALVÃO, O. F. . Desenvolvendo Alternativas para Lidar com a Resistência a Mudanças e Relações de Controle Indesejáveis em Cebus apella.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
RICO, V. V.. O Que É e Como de Adquire Um Conceito?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PERINA, C. ; RICO, V. V. ; GOUVEIA JR, A. ; VENTURA, D. F. . Efeitos do Metil-mercúrio em Ratos no Teste do Nado Forçado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CARVALHO NETO, M. B. ; RICO, V. V. ; TOBIAS, G. K. S. . Os Estudos Sobre Contingências Aversivas em Análise do Comportamento: um levantamento das publicações no JEAB e no JABA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
CARVALHO NETO, M. B. ; RICO, V. V. ; TOBIAS, G. K. S. . Os Estudos Sobre Contingências Aversivas em Análise do Comportamento: Um Levantamento das Publicações no JEAB e no JABA (1958-2003) (Studies on Aversive Contingencies in Behavior Analysis: Publications in JEAB and JABA (1958-2003). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GOUVEIA JR, A. ; RICO, V. V. ; PERINA, C. ; VENTURA, D. F. . Efeitos do Metil-mercúrio em Ratos no Labirinto em Cruz Elevado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
GOUVEIA JR, A. ; PERINA, C. ; RICO, V. V. ; VENTURA, D. F. . Efeitos do Metil-mercúrio em Ratos no Labirinto em T Elevado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
MIRANDA, J. D. ; FERREIRA, M. M. ; RICO, V. V. ; SILVA, N. R. . Intervenção em Psicologia Social Comunitária em um abrigo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. . A 'Ideologia Behaviorista': Uma Revisão Crítica das Interpretações de H. Japiassu Sobre a Proposta de B. F. Skinner. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
RICO, V. V.; SANTOS, G. C. V. ; LIGO, M. V. ; VILLAS BOAS, A. C. V. B. ; CARVALHO NETO, M. B. . Dessensibilização por Contato a Ratos de Laboratório com Estudantes de Introdução à Psicologia Experimental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
RICO, V. V.; CARVALHO NETO, M. B. . A 'Ideologia Behaviorista': Uma Revisão Crítica das Interpretações de H. Japiassu Sobre a Proposta de B. F. Skinner. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
RICO, V. V.; SANTOS, G. C. V. ; LIGO, M. V. ; VILLAS BOAS, A. C. V. B. ; CARVALHO NETO, M. B. . Dessensibilização por Contato a Ratos de Laboratório com Estudantes de Introdução à Psicologia Experimental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RICO, V. V.. Variáveis relevantes para a emergência de simetria em pombos em procedimento de matching-to-sample sucessivo. São Paulo 2010 (Tese).

2.
RICO, V. V.. Persistência comportamental e topografia de controle de estímulos coerente em treino de discriminação simples e escolha condicional por identidade ao modelo com quatro escolhas em macacos-prego (Cebus apella). Belém 2006 (Dissertação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RICO, V. V.. Assessoria à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014.

2.
RICO, V. V.. Consultoria ad hoc em processo seletivo de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. 2011.

3.
RICO, V. V.. Consultoria ad hoc na XII Semana Científica do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. 2009.

Produtos tecnológicos
1.
CARVALHO NETO, M. B. ; DELAGE, P. E. G. A. ; RICO, V. V. ; TOBIAS, G. K. S. . Caixa de Resolução de Problemas Por Insight. 2004.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RICO, V. V.. Medo de voar: a fobia que atormenta milhares de turistas pelo mundo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RICO, V. V.. Pesquisa Básica X Pesquisa Aplicada. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
RICO, V. V.. Terceira Idade: relações intra e inter-pessoais. 2009 (Palestra) .

2.
RICO, V. V.. Trabalhando as Diferenças: Uma Discussão do Processo de Inclusão nas Escolas. 2001 (Mini-curso) .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 CARVALHO NETO, M. B. ; DELAGE, P. E. G. A. ; RICO, V. V. ; TOBIAS, G. K. S. . Caixa de Resolução de Problemas Por Insight. 2004, Brasil.
Patente: Outro. Número do registro: DPE/2004, título: "Caixa de Resolução de Problemas Por Insight" . Depósito: 14/06/2004; Pedido do Exame: 16/06/2004; Concessão: 17/06/2004. Instituição(ões) financiadora(s): CNPq.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RICO, V. V.; ALMEIDA-VERDU, A. C. M; HUZIWARA, E. M.. Participação em banca de Samantha Pereira. Influência dos treinos do vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento inicial da leitura. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
HUZIWARA, E. M.; de ROSE, J. C.; RICO, V. V.. Participação em banca de Átila Moreira Cedro. Avaliando formação de conceito em Treinos de Múltiplos Exemplares com acordes musicais. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RICO, V. V.; POSTALLI, L. M. M.; HUZIWARA, E. M.. Participação em banca de Olga Maria Busse de Alvarenga. O efeito do treino de habilidades de consciência fonológica sobre o aprendizado de leitura em um programa individualizado de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C.; HUZIWARA, E. M.. Participação em banca de Ariany Magalhães Leandro. Avaliação de um treino de habilidades pré-requisito para a aprendizagem da leitura em um programa computadorizado de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
OLIVEIRA, T. P.; Gomes, C. G. S.; Benvenuti, M. F. L.; RICO, V. V.. Participação em banca de Marcus Vinícius Fonseca de Garcia. Análises funcionais experimentais do comportamento autolesivo em uma instituição brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Pinheiro, A.M.V.; LACERDA, C. B. F.; RICO, V. V.; BERNARDINO, E. L. A.. Participação em banca de ANDREIA CHAGAS ROCHA. A leitura na surdez profunda: a influência da Oralidade e da Leitura Labial e Estratégias Predominantes. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Pinheiro, A.M.V.; Scliar-Cabral, L.; RICO, V. V.. Participação em banca de Angela Raquel de Araujo Valle Correa. Apreciação de um curso online sobre dislexia e elaboração e primeiras análises de um instrumento para a avaliação de sua efetividade por professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
de SOUZA, D. G.; Medeiros, J.G.; RICO, V. V.; Domeniconi, C.; GOLFETO, R.. Participação em banca de Solange Cordeiro Calcagno. ENSINO DE LEITURA E ESCRITA PARA ADULTOS: UMA ANÁLISE DE ADESÃO, DESEMPENHO E ERROS. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
PLANETA, C.S.; RICO, V. V.; HUNZIKER, M. H. L.; Gonçalves, F. L.; GARCIA-MIJARES, M.. Participação em banca de Fernanda Libardi Galesi. Controle de estímulos e respostas ao estresse no modelo de recaída ao álcool "cue-induced". 2014. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

3.
SOUZA, C. B. A.; FLORES, E. P.; RICO, V. V.; GOULART, P. R. K.; BARROS, R. S.. Participação em banca de Liane Dahás Jorge de Souza. Investigação Sobre Formação de Classes Funcionais com Estímulos Olfativos em Cães e Ratos. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
CRUZ, J. S.; RICO, V. V.; TORRES, K. C. L.. Participação em banca de Isabela Cristina Sena Romano. Avaliação neuroquímica e imunológica em camundongos Swiss deficientes em tiamina durante etapas do processo de aprendizado de uma tarefa de navegação espacial. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GARCIA-MIJARES, M.; HUNZIKER, M. H. L.; RICO, V. V.. Participação em banca de Fernanda Libardi Galesi. Análise experimental do modelo animal de recaída ao uso de drogas cue-induced. 2012.

Qualificações de Mestrado
1.
de ROSE, J. C.; RICO, V. V.; HUZIWARA, E. M.. Participação em banca de Luciana Leão Moreira. O uso do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) como uma medida de viés de gênero referente às carreiras profissionais femininas e masculinas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
de ROSE, J. C.; RICO, V. V.; HUZIWARA, E. M.. Participação em banca de Raone Mateus Rodrigues. Estabelecimento de relações condicionais com estímulos musicais em crianças com implante coclear. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
de ROSE, J. C.; RICO, V. V.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Paula Fonseca Soares de Almeida. Análise comportamental do desenvolvimento do repertório de cooperação em crianças. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
HUZIWARA, E. M.; RICO, V. V.; SEABRA, A. G.; BURATTO, L. G.. Participação em banca de Átila Moreira Cedro. Ensino de habilidades musicais rudimentares a estudantes universitários: discriminações sonoras sucessivas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RICO, V. V.; SEABRA, A. G.; BURATTO, L. G.; MARTINS, C. C.. Participação em banca de Samantha Pereira. Comparação entre a influência dos treinos de vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento da leitura das primeiras palavras. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
de SOUZA, D. G.; COELHO, J. A. P. M.; RICO, V. V.; HUZIWARA, E. M.. Participação em banca de Izabela Oliveira Bandeira de Melo. Ensino de relações auditivo-visuais a partir dos procedimentos de exclusão e modelagem do controle de estímulos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
de SOUZA, D. G.; COELHO, J. A. P. M.; RICO, V. V.; OLIVEIRA, T. P.. Participação em banca de Marcus Vinicius Fonseca de Garcia. Análise funcional experimental e tratamento do comportamento autolesivo em uma instituição brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RICO, VIVIANE VERDU. Comissão avaliadora da XXVI Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
RICO, V. V.. Comissão avaliadora da XXV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2016.

3.
BELO, F. R. R.; SOARES, L. C. E. C.; ALVES, M. M.; RIBEIRO, P. C. C.; BORTOLOTI, R.; RICO, V. V.. Processo Seletivo do Programa de Monitoria de Graduação. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
RICO, V. V.. Comissão avaliadora da XXIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Corradi, A.A.; HAASE, V. G.; RICO, V. V.; CARDOSO, C. L.; CASTRO, E. E. C.; LOURENCO, E.; ROCHA, G. M.; ALVES, M. M.; DINIZ NETO, O.; RIBEIRO, P. C. C.; OLIVEIRA, T. P.. Processo Seletivo do Programa de Monitoria de Graduação. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
RICO, V. V.. Comissão avaliadora da XXIII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
HUZIWARA, E. M.; LOURENCO, E.; BELO, F. R. R.; ROCHA, G. M.; ALVES, M. M.; DINIZ NETO, O.; RICO, V. V.. Processo Seletivo do Programa de Monitoria de Graduação. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
RICO, V. V.. Comissão avaliadora da XXII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Jornada de Análise do Comportamento/MG."Memória" sob a ótica comportamental. 2016. (Encontro).

2.
XVI Simpósio ANPEPP.Grupo de Trabalho Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2016. (Simpósio).

3.
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2015. (Congresso).

4.
XV Simpósio ANPEPP.Grupo de Trabalho Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).

5.
43a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Abstração de unidades textuais complexas após treino de múltiplos exemplares. 2013. (Congresso).

6.
I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2013. (Congresso).

7.
II SIHELE - Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita. 2013. (Encontro).

8.
42a. Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Abstração de unidades textuais complexas após treino de multiplos exemplares. 2012. (Congresso).

9.
XIV Simpósio ANPEPP.Avaliação de Programas de Leitura. 2012. (Simpósio).

10.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. A memória na Análise do Comportamento: do conceito às possibilidades de pesquisa. 2012. (Congresso).

11.
41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2011. (Congresso).

12.
II Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino. 2011. (Simpósio).

13.
2o. Simpósio de Controle Aversivo - do Laboratório de Análise Biocomportamental - Instituto de Psicologia da USP. 2010. (Simpósio).

14.
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O pensamento segundo Watson. 2009. (Congresso).

15.
IV Simpósio da Escola Experimental de Primatas. 2009. (Simpósio).

16.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2009. (Encontro).

17.
II Encontro Latinoamericano de Intercâmbio Universitário em Psicologia. 2008. (Encontro).

18.
XII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. 2008. (Simpósio).

19.
XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2008. (Congresso).

20.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2007. (Congresso).

21.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2005. (Congresso).

22.
XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. 2004. (Congresso).

23.
II Jornada de Análise do Comportamento. 2003. (Encontro).

24.
X Semana da Psicologia. 2002. (Congresso).

25.
V Encontro de Psicologia Escolar. 2001. (Encontro).

26.
V Encontro de Psicologia Social Comunitária. 2001. (Encontro).

27.
VI LABEX. 2001. (Encontro).

28.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2001. (Congresso).

29.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2000. (Congresso).

30.
XXIX Semana de Estudos de Psicologia. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Teodoro, M.L.M. ; Nascimento, A.R.A. ; Corradi, A.A. ; BIONDINI, B. K. F. ; HUZIWARA, E. M. ; NASCIMENTO, E. ; LOURENCO, E. ; OLIVEIRA, F. C. ; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F. ; FREITAS, J. C. ; BORGES, L. O. ; ALVES, M. M. ; OHNO, P. M. ; BORTOLOTI, R. ; CIRINO, S. D. ; OLIVEIRA, T. P. ; RICO, V. V. . 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Congresso).

2.
HENRIQUES, A. L. ; PARACAMPO, C. C. P. ; TOURINHO, E. Z. ; ASSIS, G. J. A. ; CARVALHO NETO, M. B. ; BRITO, R. C. S. ; SOUZA, C. B. A. ; GALVÃO, O. F. ; RICO, V. V. ; BORTOLOTI, R. . VII Semana Científica do Laboratório de Psicologia. 2004. (Congresso).

3.
ALVES, A. C. P. ; FONSECA, A. P. A. ; CASTRO, A. B. ; PEZZATO, F. A. ; SANTOS, G. C. V. ; LUCAS, M. G. ; PEREIRA, P. M. ; RICO, V. V. . X Semana da Psicologia. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Samantha Pereira. Comparação entre a influência dos treinos de vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento da leitura das primeiras palavras. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ariany Magalhães Leandro. Avaliação de um treino de habilidades pré-requisito para a aprendizagem da leitura em um programa computadorizado de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Viviane Verdu Rico.

2.
Olga Maria Busse de Alvarenga. O efeito do treino de habilidades de consciência fonológica sobre o aprendizado de leitura em um programa individualizado de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Viviane Verdu Rico.

Iniciação científica
1.
Hebert Lamounier de Padua Junior. Efeito da redução de procedimentos de treino e teste sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

2.
Marjorie Gontijo Vaz Guimarães. Comparação entre a influência dos treinos de vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento da leitura das primeiras palavras. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

3.
Julia Moreira de Castro. Comparação entre a influência dos treinos de vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento da leitura das primeiras palavras. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

4.
Amanda Muffato da Silva. Comparação entre a influência dos treinos de vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento da leitura das primeiras palavras. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

5.
Ariel de Andrade da Silva. Comparação entre a influência dos treinos de vocabulário expressivo e da consciência silábica no desenvolvimento da leitura das primeiras palavras. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

6.
Josiane Cristina da Silva. O papel do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

7.
Bruna Stefany de Oliveira. O papel do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

8.
Pedro Ivo de Oliveira Cardoso. O papel do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

9.
Camila Batista Peixoto. O papel do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

10.
Maria Luísa Sousa Amancio. O papel do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

11.
Clarisse Cristina Silva Morato. O papel do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

12.
Edmilson Rafael Carvalho da Silva. O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Viviane Verdu Rico.

13.
Izabelly Alexandre dos Passos. O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

14.
Hebert Lamounier de Padua Junior. O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

15.
Izabelly Alexandre dos Passos. O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

16.
Edmilson Rafael Carvalho da Silva. O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

17.
João Marcos Belizário de Oliveira. Avaliação do grau de relacionamento entre estímulos como medida de aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Viviane Verdu Rico.

18.
Amanda Paola Lobo Guimarães. Avaliação do grau de relacionamento entre estímulos como medida de aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

19.
Anna Cecília Oliveira Fernandes. Avaliação do grau de relacionamento entre estímulos como medida de aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

20.
Carolina de Oliveira França Fernandes. Avaliação do grau de relacionamento entre estímulos como medida de aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

21.
Pedro Henrique Guimarães Couto. Avaliação do grau de relacionamento entre estímulos como medida de aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

22.
Izabellly Alexandre dos Passos. Avaliação do grau de relacionamento entre estímulos como medida de aprendizagem. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

Orientações de outra natureza
1.
Josiane Cristina da Silva. Monitoria em Análise Experimental do Comportamento I. 2017. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

2.
Iara Lúcio Bravieira. Monitoria em Análise Experimental do Comportamento I. 2017. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

3.
Paola do Amaral Farina. Monitoria em Análise Experimental do Comportamento I. 2017. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

4.
Izabelly Alexandre dos Passos. Monitoria em Análise Experimental do Comportamento I. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

5.
Julia Borges. Monitoria em Análise Experimental do Comportamento I. 2016. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

6.
Natália Araújo Sundfeld da Gama. Monitoria em Análise Experimental do Comportamento I. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

7.
Julia Freire Buére. Análise Experimental do Comportamento I. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.

8.
Paula Silva Neves. Análise Experimental do Comportamento I. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Viviane Verdu Rico.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Abstraction of complex textual units after multiple exemplar training. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RICO, V. V.; de ROSE, J. C. . Abstração de unidades textuais complexas após treino de multiplos exemplares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Teodoro, M.L.M. ; Nascimento, A.R.A. ; Corradi, A.A. ; BIONDINI, B. K. F. ; HUZIWARA, E. M. ; NASCIMENTO, E. ; LOURENCO, E. ; OLIVEIRA, F. C. ; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F. ; FREITAS, J. C. ; BORGES, L. O. ; ALVES, M. M. ; OHNO, P. M. ; BORTOLOTI, R. ; CIRINO, S. D. ; OLIVEIRA, T. P. ; RICO, V. V. . 45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Congresso).



Outras informações relevantes


2003 - Secretária de Comunicação e Cultura do Centro Acadêmico de Psicologia da Unesp de Bauru.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 17:12:32