Valéria Brandini de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Graduada em Ciências Sociais, modalidade Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), Mestre em Ciências da Comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda, na Linha de Pesquisa Arte Publicitária e Produção Simbólica pela Universidade de São Paulo (1998) com Bolsa FAPESP, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo com Bolsa FAPESP em convênio com a Universitá La Sapienza (pesquisa realizada com bolsa de doutorado sanduíche da FAPESP) (2003). Pós Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, (2013 - 2015). Pesquisadora do Grupo GESC3, Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Professora Convidada da graduação em Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professor conferencista da Universidade Estadual de Londrina, atuou como pesquisador colaborador sênior da Universidade Estadual de Campinas (2006 - 2010). Atuou como Professora convidada do MBA em Ciências Aplicadas do consumo da ESPM (2007-2010), Professora da pós graduação e MBAs da FIA - Fundação Instituto de Administração (2007-2009), Professora de MBAs da HSM Educação (2002-2014), Professora do Istituto Europeo di Design (2008-2009). Docente do MBA em Marketing da Faculdade Rio Branco. Profissional com experiência em Antropologia do Consumo Aplicada ao Mercado, Semiótica Aplicada `a Analise de Marcas e Comportamento de Consumo e consultora em Comportamento e Consumo, buscando gerar a ponto de aplicação de métodos das ciências sociais e ciências da comunicação ao marketing e `a publicidade. Foi socia-fundadora da BR Insights Bureaux de comportamento e Consumo e do Núcleo Xamã - Ciência do consumo Aplicada ao Mercado. Atuou como consultora e coordenadora de projetos de pesquisa para empresas como Mandalah, Box 1824, Tree Branding e Observatório de Sinais. Avaliadora de cursos e avaliadora institucional do MEC. Atuou como Coordenadora de pesquisas do Grupo Culturas Empresariais da Unicamp, na linha de pesquisa de Antropologia do consumo. Tem experiência na área de Consumer Insight, Pesquisa de Comportamento do consumidor e Comunicação com ênfase em Publicidade e Marketing. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valéria Brandini de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
Brandini, V.


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Central Saint Martins - Colleg of Art & Design (Orientador: MASSIMO CANEVACCI, CHRISTOPHER BREWARD E CAROLINE EVANS).
Título: Vestindo a rua, Moda, Cultura e Metrópole, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Victor Aquino.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação e Consumo; cultura da moda; antropologia urbana; indústria e mercado da moda.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
1996 - 1998
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ROCK ALTERNATIVO, DO UNDERGROUND AO MAINSTREAM: MERCADO FONOGRÁFICO, PRODUÇÃO E TENDÊNCIAS DO ROCK NOS ANOS 90,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: WALDENYR CALDAS.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação e Consumo; grupos de estilo; cultura juvenil; INDÚSTRIA FONOGRÁFICA.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Consumo.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Educação.
1996 - 1997
Especialização em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: VIDEOCLIPE - A IMAGEM DA MUSICA.
Orientador: NELLY DE CAMARGO.
1992 - 1995
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estética da Publicidade.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Consumo, Comunicação e Marketing.
2006 interrompida
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Ano de interrupção: 2008


Formação Complementar


2007 - 2007
Valores e Princípios ESPM e Didática Básica. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
capacitação de avaliadores do ensino superior. (Carga horária: 32h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2005 - 2005
A Pesquisa De Mercado Que Funciona. (Carga horária: 30h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2005 - 2005
Planejamento e Desenvolvimento de coleção de Moda. (Carga horária: 16h).
SENAC MODA, SENAC MODA, Brasil.
2005 - 2005
Construção de imagem de marca: A Semiótica como es. (Carga horária: 8h).
ESCOLA DE EMPREENDEDORES, EE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisadora do GESC3

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Colaborador da disciplina Estética da Publicidade do curso de Graduação em Publicidade e Propaganda

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento
Outras informações
Pesquisadora do Grupo/Nucleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem Publicitária Pagina: https://uspdigital.usp.br/tycho/gruposPesquisaObter?codigoGrupoPesquisa=0067609W6IRZ8K

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista (horista)
Outras informações
Professora do MBA em Gestão em Moda na Escola de Comunicações e Artes da USP


Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor colaborador visitante
Outras informações
Professor visitante da Universidade de Salamanca, Espanha. Área: Centro de Estudios Brasileños Disciplina Ministrada: Antropologia Urbana Atividade desenvolvida em parceria com o CNPQ a partir de bolsa em convênio com a Universidad de Salamanca pela escolha do projeto "Por uma etnografia do luxo"

Atividades

03/2007 - 09/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudios Brasilenos, .


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: AVALIADOR INSTITUCIONAL, Enquadramento Funcional: AVALIADOR INSTITUCIONAL E DE CURSOS SUPERIORE
Outras informações
avaliadora de instituições da educação superior e de cursos de graduação, selecionados pela Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação ? CTAA, que passam a integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? BASis Avaliador de cursos das áreas de: Comunicação Social, de Moda e Design, de Antropologia e Sociologia, de Ciências Sociais Aplicadas em Geral.

Atividades

07/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INEP, .

Cargo ou função
AVALIADOR INSTITUCIONAL E DE CURSOS SUPERIORES.

Universidad Pontificia Bolivariana, UPB, Colômbia.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações
Professor convidado - ministro a disciplina Comportamiento del Consumo na Maestría Comportamiento del Consumidor


Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: dedicação parcial, Carga horária: 16
Outras informações
Professora dos Cursos Superiores de Publicidade e Propaganda Midias Sociais Digitais Design de Moda Design Gráfico Artes Visuais

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
03/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Comportamento do Consumidor
Sociologia da Comunicaç∫ão e da Midia
Antropologia Cultural
02/2015 - Atual
Ensino, Midias Sociais Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Moda, Design e Estilo de Vida
Netnografia
Coolhunting

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador colaborador sênior
Outras informações
Pesquisador na área de Antropologia do Capitalismo com foco em ANTROPOLOGIA DO CONSUMO Esta disciplina destina-se à abordagem antropológica do universo do consumo e suas determinantes fundamentais, tomando-se as práticas de consumo e sua cosmologia como um sistema de produção de significações simbólicas e comportamentos gerados pela racionalidade econômica do capitalismo e que são evidenciados na vivência da urbe contemporânea como um processo ritual. Partimos da perspectiva de que não apenas as sociedades ditas ?exóticas? são providas de sistemas de significação que orientam sua dinâmica social, mas a dita racionalização econômica engendra sistemas de valores que passam a ordenar a sociabilidade e tornam-se representáveis por meio das atividades ?racionalizantes? de produção e consumo de bens, produtos, que hoje em dia, são muito menos funcionais e muito mais representações simbólicas de estratos sociais e relações verticais de poder, servindo ao antropólogo como bons para pensar a sociedade em que circulam.

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
08/2007 - 08/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Antropologia do Capitalismo

Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da Disciplina Antropologia do Consumo nos cursos In Company

Atividades

03/2007 - 12/2009
Ensino, Cursos In Company, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Consumo

HSM Educação Corporativa, HSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações
Professora da Disciplina Pesquisa de Marketing e Netnografia no MBA em Marketing

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing e Netnografia

INSTITUTO EUROPEO DI DESIGN, IED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: docente de curso superior - Fashion Design, Carga horária: 30
Outras informações
Professor das Disciplinas: Laboratório de Tendências Laboratório Criativo Laboratório Conceitual

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Docente de Pós Graduação em Fashion Marketing, Carga horária: 3
Outras informações
Ministro a disciplina: Tendências Socioculturais de Consumo

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Conferencista

Atividades

09/2005 - 09/2005
Serviços técnicos especializados , IED MODA LAB - Fashion Design, .

Serviço realizado
Ciclo de Conferências sobre Pesquisa de Tendências - Antropologia/Semiótica.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista (horista)

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Orientador de TCC, Enquadramento Funcional: Orientador

Atividades

10/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, .

Linhas de pesquisa
Moda e Cultura
09/2005 - Atual
Ensino, Moda e Cultura, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
CONSTRUÇÃO DE IMAGEM DE MARCA
INTERPRETAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DE MODA

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista

Atividades

07/2005 - Atual
Ensino, MBA em Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Desenvolvimento de Projeto em Moda
07/2005 - Atual
Ensino, Cultura da Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Estudo de Moda
07/2005 - Atual
Ensino, Jornalismo de Moda e Estilo de Vida, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Estudo da Moda
Seminários de Metodologia de Pesquisa em Moda
07/2005 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Moda - Campus Roque Petroni, .

Atividade de extensão realizada
Conferências e Seminários de Metodologia de Pesquisa para Pós-graduandos em Jornalismo de Moda.

SENAC SÃO PAULO, SENAC MODA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente horista, Carga horária: 4

Atividades

03/2003 - Atual
Ensino, Pós Graduação em Criação de Imagem e Styling de Mo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
02/2005 - 07/2005
Ensino, GESTÃO EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PESQUISA DE MERCADO/PESQUISA DE MODA
02/2005 - 07/2005
Ensino, HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA E DA MODA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estudo das correntes comportamentais de moda
02/2005 - 07/2005
Ensino, CRIAÇÃO TÊXTIL EM MODA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PESQUISA DE TENDÊNCIAS/PESQUISA PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Senai Vestuário, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 2
Outras informações
Docente do curso de Pós Graduação em Gestão do Design de Moda Leciono a disciplina: Internacionalização do Design de Moda

Atividades

07/2007 - 12/2008
Ensino, Gestão do Design de Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Internacionalização do Design de Moda

Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Coordenador de Curso Superior, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

Atividades

05/2006 - 12/2006
Direção e administração, Departamento de Moda e Design, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
05/2006 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Moda e Design, .

05/2006 - 12/2006
Ensino, Moda e Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Desenvolvimento de Produto
Introdução ao Estudo de Moda

Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Coordenador de Curso Superior, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Moda e Estilismo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Coordenador de curso Superior, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Publicidade e Mkt, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: membro de comitê, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética e Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Atividades

02/2004 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Docente.
02/2004 - Atual
Ensino, Moda e Estilismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Moda I e II / Pesquisa e Criação em Moda I
02/2004 - Atual
Ensino, Publicidade e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Publicidade
01/2004 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenadora dos cursos de Moda e Estilismo e de Publicidade e Marketing.
03/2004 - 02/2005
Pesquisa e desenvolvimento , NAM - Núcleo de Atividades Múltiplas, .


Centro Universitário Rio Preto, UNIRP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente horista, Carga horária: 2

Atividades

07/2003 - 12/2003
Ensino, Moda e Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Moda

Centro de Estudos da Moda, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisas, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela coordenação das pesquisas desenvolvidas no centro

Atividades

03/1999 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , CEM, .


Instituto Brasileiro da Moda, IBMODA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3

Atividades

07/2003 - 11/2003
Ensino, MBA em Marketing e Design de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Moda

Editora Abril, ABRIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Contratada para Estudo
Outras informações
Projeto Millenials 2014 ? Pesquisa sobre Quem são os Millenials Brasileiros e sua Relação com o Mercado de Trabalho. Cliente: Editora Abril. Janeiro 2014. Metodologia: Antropologia Visual, Etnografia, Etnogrupos. Praças: Nordeste, Sul e Sudeste. (Video produzido com resultados da análise pelo Cliente: https://www.youtube.com/watch?v=bBLITbtaYcU


Peugeot Citroen do Brasil Automóveis, PEUGEOT-CITROEN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora Contratada para Estudo
Outras informações
Projeto Notoriedade Qualificada Citroen ? Pesquisa realizada sobre a Relação do Brasileiro com o Carro, Tipificacão de Consumidores de Automóveis e Análise de Percepção e Consumo de Marcas de Carros no Brasil. Cliente: Citroen. Metodologia: Entrevistas em Profundidade, Etnogrupos, Netnografia. Praças: Nordeste, sul e Sudeste. (foram realizadas duas rodadas de pesquisa)


Toyota do Brasil, TOYOTA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Contratada para Estudo

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Especializado em Cultura Organizaci
Outras informações
Desenvolvimento de consultoria em antropologia organizacional aplicada `a comunicação coorporativa. Investigação etnográfica dos diversos clusters organizacionais com o objetivo de alinhamento da cultura organizacional e estruturação de processos internos e externos de comunicacão corporativa. Análise socio-antropologica do Toyota Way, sua implantação na Toyota do Brasil e seus processos de assimilação, vivência e resultados entre os colaboradores de diferentes áreas.


Pepsico do Brasil, PEPSICO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultora Especializada em co, Enquadramento Funcional: Consultora Especializada
Outras informações
Consultora Especializada em Comportamento e Consumo do Jovem Brasileiro. Pesquisa realizada para entender quem são os jovens braslieros - os millenials - seus valores, padrões de comportamento, causas e perspectivas Projeto Doritos Inovação ? Millenials. Pesquisa sobre os Millenials ? (dos Innovators `a Early Majority, Segundo a classificação de E. Rogers), quem são, classificações de estilo de vida e sua relação com a categoria Alimentos. Cliente: Pepsico. Metodologia: Entrevistas em Profundidade, Etnogrupos, Entografia Visual, Netnografia.


Grupo O Boticário / Eudora, EUDORA COSMETICO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora Contratada para Estudo
Outras informações
Projeto Mulher Brasileira do Século XXI. Pesquisa sobre Quem é, Quais os diferentes clusters de Estilo de Vida, Qual o Código de Valores e Interesses de Consumo da Mulher Brasileira. Cliente: Grupo Boticário/Eudora. Metodologia: Entrevistas em Profundidade, Análise de Redes Sociais Presenciais e Online, Etnogrupos. Dezembro de 2012


Telefonica Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil, TPD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Contratada para Estudo
Outras informações
Projeto de Pesquisa A Mulher, A Casa e O Luxo. Pesquisa sobre a relação entre a mulher consumidora de luxo e a casa. Cliente: At Home ? Automação Residencial ? Telefônica. Metodologia: Etnogrupos, Analise Semiótica da Comunicação em Redes Sociais presenciais e online. Maio 2009.


Wayra - Aceleradora da Telefônica, WAYRA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


BR Insights, BR INSIGHTS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: consultora
Outras informações
Empresa de Comportamento e Consumo. Utiliza antropologia aplicada para gerar insights e soluções criativas para marketing e publicidade Consultoria em projetos AD HOC

Atividades

01/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PDepto de Pesquisa em Comunicação e Consumo, .

Cargo ou função
consultora sem vínculo.

COISAS DA AMAZONIA, -, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: CONSULTOR FIXO, Enquadramento Funcional: DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE PRODUTO E MARCA
Outras informações
CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÀO DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE PRODUTO E MARCA

Atividades

08/2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , coisas da amazonia, .

Serviço realizado
desenvolvimento conceitual de marca e produto, desenvolvimento de estratégias de comunicação.

IKONO SISTEMAS E AUTOMACAO LTDA., IKONO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: CONSULTOR FIXO, Enquadramento Funcional: DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING, Carga horária: 20
Outras informações
CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A EMPRESA CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE WHITE PAPERS SOBRE OS PRODUTOS DA EMPRESA

Atividades

03/2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , IKONO, .

Serviço realizado
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E WHITE PAPERS.

Instituto Alana, INSTITUTO ALANA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor especializado
Outras informações
Consultora do PROJETO CRIANÇA E CONSUMO


Observatório de Sinais, ODES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Pesquisador Co-Associado, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador Co-Associado do Observatório de Sinais - agência de consultoria, especializada em tendências, pesquisa e estudos, que fornece instrumentos e serviços para a inovação em marketing, branding, design e comunicação.


Nucleo Xamã, NX, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Socia Fundadora, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Empresa de Ciência do Consumo especializada em utilização de metodos oriundos das ciências sociais aplicados `a pesquisa de mercado e diagnóstico organizacional


Plusoft CRM, PLUSOFT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora Contratada para Estudo
Outras informações
Projeto APP Croudsorcing/Gestão do Conhecimento. Consultoria em Gestão do Conhecimento e Pesquisa de Antropologia Organizacional para criação de um aplicativo para Crowdsorcing e Gestão de Conhecimento em Empresas.


Leader Thinking, LEADER THINKING, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
O Projeto Leader Thinking começou a ser desenvolvido a partir do final de 2014, como uma iniciativa de um grupo de profissionais que tem como missão "engajar líderes para promover o cresimento profissional mútuo e mobilizar para o progresso". Este grupo formou uma equipe de profissionais e executivos com vasta experiência no mercado brasileiro, associados a professores e pesquisadores das melhores escolas de negócios do país, e deu início a um longo processo de investigação, análise, geração de insights e recomendações. Foram realizadas entrevistas e estudo etnográfico com mais de 300 executivos entre Presidentes, Gestores de Recursos Humanos e Marketing, de 27 segmentos da economia. 40% da amostra foi composta por empresas com mais de 1 bilhão de reais de faturamento. Esta pesquisadora desenvolve toda a parte de pesquisa de etnografia empresarial do projeto.


Centro de Pesquisa da Universidade Positivo, CPUP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações
Docente da Disciplina Etnografia do Consumo na Pós-Graduação em Comportamentos de Consumo



Linhas de pesquisa


1.
Costurando histórias de vida: Artesanato e tecelagem entre os grupos indígenas do MS

Objetivo: Gerar, por meio de uma cooperativa de artesãs no grupo indígena Terena e Guarani, o desenvolvimento sustentável através das atividades de tecelagem, a qual é gerada com base em conhecimentos de tecelagem passados por gerações de antepassados..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: DESIGN DE MODA.
Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável; Antropologia Cultural; Etnografia Aplicada; Etnias; moda.
2.
Moda e Cultura
3.
NUMI - Núcleo de Moda, Comunicação e Interdisciplinaridade

Objetivo: O Núcleo tem por objetivos desenvolver pesquisas em áreas intersticiais que abordam o fenômeno moda em sua conjunção com os processos de comunicação (comunicação de marketing, publicidade, marcas), como antropologia, sociologia, psicologia e arquitetura, de forma a promover um centro de estudos interdisciplinar onde as áreas abordadas, que possuem departamentos específicos nesta universidade, irão trabalhar em conjunto nos estudos sobre o tema proposto..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: DESIGN DE MODA.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Palavras-chave: moda; interdisciplinaridade.
4.
Antropologia do Capitalismo

Objetivo: Primeiro grupo de pesquisa no Brasil a estudar etnograficamente as organizações empresariais. É também o primeiro a desenvolver um ?Projeto Temático de Antropologia? considerado pela Fapesp como um dos vinte projetos mais inovadores financiados pela entidade nas diversas áreas do conhecimento. O grupo objetiva produzir conhecimentos acadêmicos que desvendem, a partir de pesquisas etnográficas, as dimensões sócio-culturais do universo da economia, do trabalho e das organizações..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: antropologia urbana; antropologia do consumo; Etnografia Aplicada.
5.
Moda, Comunicação e Consumo

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar o fenômeno moda com ênfase nas determinantes comunicação e consumo, de forma a abordar a centralidade das práticas de consumo como determinantes que condicionam o desenvolvimento de estratégias de comunicação para a comercialização dos produtos de moda..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: MODA E CULTURA.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: marketing.
Setores de atividade: Educação; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade; Outros Setores.
Palavras-chave: cultura da moda; Consumo; Comunicação e Consumo.
6.
Antropologia Urbana - Antropologia do Consumo

Objetivo: Pesquisar a relação entre o consumo e a cosmologia da sociedade brasileira em comparação com a sociedade Espanhola: O luxo tem sua função social e seu valor estatutário como elemento de categorização de grupos sociais, esta função, a de evidenciar a posição social do consumidor, não apenas a possibilidade do consumo, mas a forma de aquisição e a utilização do bem simbólico, o que denota a condição social deste consumidor, sua distância em relação às necessidades primárias e possibilidades de aquisição de bens materiais e sua disposição ?natural? em reconhecer o valor simbólico do produto de luxo e usufruí-lo como um connaisseur.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Palavras-chave: Comunicação e Consumo; antropologia do consumo; antropologia urbana.


Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Projeto Zona V.
Descrição: Projeto Zona V. - Pesquisa sobre a Relação entre a Mulher e o consumo de Produtos para Higiene Intima ? Cliente: Intimus Gel ? Maio de 2014 ? Metodologia: Focus Group, Etnografia, Análise Antropológica sobre a Relação da Mulher com a Intimidade. Praça: São Paulo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Projeto Millennials - Editora Abril
Descrição: Pesquisa sobre Quem são os Millenials Brasileiros e sua Relação com o Mercado de Trabalho. Cliente: Editora Abril. Janeiro 2014. Metodologia: Antropologia Visual, Etnografia, Etnogrupos. Praças: Nordeste, Sul e Sudeste. (Video produzido com resultados da análise pelo Cliente: https://www.youtube.com/watch?v=bBLITbtaYcU.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
A ERA DAS CAUSAS O Propósito como Capital na Estética Publicitária
Descrição: pesquisa de pós doutorado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Projeto Notoriedade Qualificada Citroen
Descrição: Pesquisa realizada sobre a Relação do Brasileiro com o Carro, Tipificacão de Consumidores de Automóveis e Análise de Percepção e Consumo de Marcas de Carros no Brasil. Cliente: Citroen. Metodologia: Entrevistas em Profundidade, Etnogrupos, Netnografia. Praças: Nordeste, sul e Sudeste. Junho de 2012 e Fevereiro de 2013 (foram realizadas duas rodadas de pesquisa).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Projeto Doritos Inovação ? Millenials.
Descrição: Pesquisa sobre os Millenials, a chamada "Geração Y" braileira ? (dos Innovators `a Early Majority, Segundo a classificação de E. Rogers), quem são, classificações de estilo de vida e sua relação com a categoria Alimentos. Cliente: Pepsico. Metodologia: Entrevistas em Profundidade, Etnogrupos, Entografia Visual, Netnografia. Setembro de 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Projeto Quem é a Mulher Brasileira do Século XXI.
Descrição: Pesquisa sobre Quem é, Quais os diferentes clusters de Estilo de Vida, Qual o Código de Valores e Interesses de Consumo da Mulher Brasileira. Cliente: Grupo Boticário/Eudora. Metodologia: Entrevistas em Profundidade, Análise de Redes Sociais Presenciais e Online, Etnogrupos. Dezembro de 2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Projeto Criação de Aplicativo para Croudsorcing/Gestão do Conhecimento
Descrição: Consultoria em Gestão do Conhecimento e Pesquisa de Antropologia Organizacional para criação de um aplicativo para Crowdsorcing e Gestão de Conhecimento em Empresas. Foram realizadas entrevistas em profundidade presenciais, etnogrupos e analise de redes sociais presenciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Projeto de Pesquisa A Mulher, A Casa e O Luxo
Descrição: Pesquisa sobre a relação entre a mulher consumidora de luxo e a casa. Cliente: At Home ? Automação Residencial ? Telefônica. Metodologia: Etnogrupos, Analise Semiótica da Comunicação em Redes Sociais presenciais e online. Maio 2009..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Projeto Antropologia Organizacional Toyota
Descrição: Pesquisa sobre a Cultura Organizacional da Toyota, seus diferentes Clusters, Relação com a Imagem Corporativa e o Toyota Way. Cliente: Toyota. Metodologia: Etnogrupos, Entrevistas em Profundidade, Análise de Redes Sociais Presenciais. O resultado de pesquisa subsidiou ação de RH para as plantas da Toyota em Indaiatuba e São Bernardo do Campo e a criação da planta de Sorocaba.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Por uma Antropologia do consumo do Luxo no Brasil
Descrição: Pesquisa realizada na linha de pesquisa de Antropologia Empresarial com foco em Antropologia do Consumo sob os diferentes perfis de consumidores do luxo no Brasil, evidenciando relações entre diferentes classes sociais e como o aspiracional das classes mais abastadas influencia valores e comportamentos das demais classe sociais. O projeto foi contemplado com uma bolsa de pesquisa para ser desenvolvido na UNIVERSIDAD DE SALAMANCA, na Espanha, com o fomento do CNPQ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Valéria Brandini de Oliveira - Integrante / Guillermo Raul Ruben - Coordenador.
2004 - 2005
Comunicação midiática e estratégias de propaganda na região da Grande Dourados
Descrição: O projeto destinava-se a analisar o processo de comunicação publicitária em Dourados, enfatizando os elementos culturais e o processo de desenvolvimento das campanhas de publicidade nas agências locais..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (34) .
Integrantes: Valéria Brandini de Oliveira - Coordenador / todos os alunos do primeiro ano do curso de publicidade e ma - Integrante.
2004 - 2005
Criação do NUMI - Núcleo de Moda e Interdisciplinaridade
Descrição: O Núcleo tem por objetivos desenvolver pesquisas em áreas intersticiais que abordam o fenômeno moda em sua conjunção com os processos de comunicação (comunicação de marketing, publicidade, marcas), como antropologia, sociologia, psicologia e arquitetura, de forma a promover um centro de estudos interdisciplinar onde as áreas abordadas, que possuem departamentos específicos nesta universidade, irão trabalhar em conjunto nos estudos sobre o tema proposto..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (87) .
Integrantes: Valéria Brandini de Oliveira - Coordenador / tODOS OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO PRIMEIRO E TERCEIRO SEMESTRE - Integrante.
2004 - 2005
Arquitetura de sombras. Estética e Presunção Estética em Edificações de Origem Religiosa e Esotérica
Descrição: Pesquisa iniciada em março de 2004, que resultou na realização do Congresso Metáforas da Moda, tem os resultados parciais publicados periodicamente na revista on-line "Metáforas Record" www.metaforas.org.br. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Valéria Brandini de Oliveira - Coordenador / Victor Aquino Gomes Correa - Integrante / Pelopidas Cipriano de Oliveira - Integrante.
2004 - 2005
Arquitetura de sombras. Estética e Presunção Estética em Edificações de Origem Religiosa e Esotérica
Descrição: Pesquisa iniciada em março de 2004, que resultou na realização do Congresso Metáforas da Moda, tem os resultados parciais publicados periodicamente na revista on-line "Metáforas Record" www.metaforas.org.br. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Valéria Brandini de Oliveira - Coordenador / Victor Aquino Gomes Correa - Integrante / Pelopidas Cipriano de Oliveira - Integrante.
1999 - 2001
Vestindo a Rua: Moda, Cultura & Metrópole
Descrição: o projeto centra-se na ocorrência do processo de criação da moda e sua relação com o universo da moderna urbe, visto que esta nova moda pode ser entendida enquanto uma forma de criação artística, de estética pós moderna que utiliza o corpo como objeto para esta produção. Ao mesmo tempo, este corpo torna-se a partir do estilo de vestir-se, um novo meio de expressão de subjetividade, de identificação de grupos, de comunicação entre indivíduos e coletividades, a partir de mensagens codificadas na composição indumentária. A moda é a mensagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Valéria Brandini de Oliveira - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Curso de especialização, modalidade MBA, em Marketing Político e Propaganda Eleitoral
Descrição: Participação como orientadora de pesquisa e docente em curso de extensão universitária, categoria de especialização, modalidade MBA, realizado em um total de 360 horas/aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Curso de especialização, modalidade MBA, em Publicidade e Mercado.
Descrição: Participação como pesquisadora e docente em curso de extensão universitária, (modalidade MBA), 240 horas mais monografia, em oitava edição, integrado por turma de 30 alunos, na ECA / USP, em São Paulo, desde janeiro de 2011...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Comunicação e cultura da moda. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Descrição: Curso de Extensão sobre moda como vitrine da cultura urbana contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2005
Moda e Sustentabilidade junto às Comunidades Indígenas da Região de Dourados
Descrição: desenvolver, por meio do NAM (Núcleo de Atividades Multiplas) da UNIGRAN, uma cooperativa de teares onde as mulheres indígenas pudessem resgatar a elementos da cultura e da comunicação oral de seus antepassados e desenvolver formas de subsistência com esta atividade artesanal..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (41) .
Integrantes: Valéria Brandini de Oliveira - Coordenador / TODOS OS ALUNOS DO CURSO DE MODA E ESTILISMO - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2014
BigTarget
Descrição: O projeto de pesquisa se propõe a criar um algoritmo chamado BigTarget que integra conceitos 5vs do BigData ,velocidade , volume , variedade veracidade e valor com teorias e métodos sócio-comportamentais conhecidos de pesquisa qualitativa sobre o consumidor , capturando textos on-line e apresentando-os em real-time em uma interface visual de simples compreensão sobre o perfil de consumo, expondo tanto informações que qualificam emoções segundo a teoria Roda das Emoções de Plutchik (24 emoções) como a tipificação social de consumo de acordo com a Teoria da Difusão da Inovação (Innovation.Early adopters, Early Majority,Late Majority e Laggards)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Acadêmica 'Espaço Ética:Educação, Gestão e Consumo'


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: SIGNOS DO CONSUMO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicacão e Cultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estética da Publicidade.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Consumo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Antropologia do Consumo.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Antropologia Organizacional.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Pesquisa de Mercado.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Brandini, V.2017Brandini, V.. 275AÇÃO MIDIÁTICA, n.14. Jul./Dez. 2017. Curitiba. PPGCOM-UFPR. ISSN 2238-0701O consumo de causas sociais na era da midiatização digital. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 14, p. 273 - 289-289, 2017.

2.
Brandini, V.2014Brandini, V.; Brandini, V. . Dimensão estética da Publicidade. Revista Estética, v. 9, p. 10, 2014.

3.
Brandini, V.2014Brandini, V.; BRANDINI, V. . O HOMEM, A TECNOLOGIA E O MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE ? UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA. CALEIDOSCOPIO - Revista Eniac Pesquisa, v. 1, p. 35, 2014.

4.
Brandini, V.2014Brandini, V.; Brandini, V. . O HOMEM, A TECNOLOGIA E O MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE ? UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA. CALEIDOSCOPIO - Revista Eniac Pesquisa, v. 1, p. 35, 2014.

5.
Brandini, V.2014Brandini, V.. Do Revolucionário Juvenil ao Evolucionário Geracional: Aproximações e Protagonismo Social da Geração X `a Geração Y.. Augusto Guzzo Revista Acadêmica (São Paulo), v. 1, p. 17, 2014.

6.
Brandini, V.2009Brandini, V.. Cultura de Consumo e Modernidade no Século XIX. Signos do Consumo, v. 1, p. 10-20, 2009.

7.
BRANDINI, V.2008BRANDINI, V. ; Brandini, V. . Território do luxo: as cercas e pontes da moda. Revista da ESPM, v. 15, p. 25-36, 2008.

8.
Brandini, V.2008Brandini, V.; V . Imóveis de luxo. Metáforas Record, v. 8, p. 2, 2008.

9.
Brandini, V.2007 Brandini, V.. POR UMA ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS DE CONSUMO. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo), v. 00, p. 00, 2007.

10.
Brandini, V.2007Brandini, V.. Costureiro: De artesão a livre pensador. Metáforas Record, v. 2, p. 2, 2007.

11.
Brandini, V.2007Brandini, V.. Vestindo a rua: Moda, Comunicação e Metrópole. Revista Fronteira (UNISINOS), v. 9, p. 23-33, 2007.

12.
Brandini, V.2007Brandini, V.. Bela de morrer, chic de doer, do corpo fabricado pela moda: O corpo como comunicação, cultura e consumo na moderna urbe. Contemporânea (Salvador), v. 5, p. 45-65, 2007.

13.
Brandini, V.2006Brandini, V.; V . Luxo como diferencial estético da pessoa. Metáforas Record, v. 2, p. 3, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Brandini, V.; Avellar Jorge ; Auriani, Marcia ; Rabello, Leila . Design Digital e Novas Midias. 1. ed. São Paulo: Reflexão, 2015. v. 1. 245p .

2.
Brandini, V.. Cenários do Rock, Mercado, produção e tendências. 1. ed. São Paulo: Olho D' água, 2004. v. 1. 136p .

Capítulos de livros publicados
1.
Brandini, V.. Ética & estética: Questões em Comunicação. In: AQUINO, Victor (Org.) ; FACHINETTI, R. (Org.). (Org.). Antropologia do consumo Aplicada `a Estética da Publicidade. 1ed.Sãõ Paulo: Angelara, 2013, v. 1, p. 27-50.

2.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; DAMASCENO, E. M. ; Brandini, V. ; BRANDINI, V. . O Outro na Moda: A cara e a cor da moda brasileira. In: Aryovaldo de Castro Azevedo Junior; Eduander Martin Damasceno. (Org.). Brasil: Uma marca em construção. 1ed.São Paulo: Parágrafo Comunicação, 2013, v. 1, p. 73-.

3.
Brandini, V.; BRANDINI, V. . Antropologia do Consumo Aplicada ao Mercado. In: Kathia Castilho, Silvia Demetresco. (Org.). Consumo: Praticas e Narrativas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras, 2011, v. 1, p. 39-49.

4.
PAULICELLI, E. ; CLARK, H. ; Brandini, V. . Fashion Brazil: South American style, culture, and industry. In: Eugenia Paulicelli, Hazel Clark. (Org.). The Fabric of Cultures: Fashion, Identity, and Globalization. 1ed.New York: Routledge, 2009, v. 1, p. 145-167.

5.
Brandini, V.. Capítulo 1 - História da MTV Brasil. ?NO MUNDO ENCANTADO DA MTV BRASIL?. São Paulo: Saraiva, 2005, v. , p. -.

6.
Brandini, V.. Fashion Brazillis. In: Elza Ajzemberg. (Org.). Descobertas Descobrimentos Terra Brasilis. 1ed.São Paulo: Centro Mario Schenberg/Edusp, 2000, v. 2, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Brandini, V.. BrasilPost. Geração Cabeça Baixa, do Avatar `a Prótese Digital, http://www.brasilpost.com.br, 20 fev. 2014.

2.
Brandini, V.. OS PROTAGONISTAS DO ROCK NO BRASIL. ALMANAQUE SARAIVA, SÃO PAULO, p. 8 - 8, 01 jul. 2007.

3.
Brandini, V.. O PESO DAS GRANDES MARCAS. PROFASHIONAL, São Paulo, 01 abr. 2007.

4.
Brandini, V.; Antonio Carlos Santomauro . Especial Mercado do Luxo. Meio e Mensagem, São Paulo, 22 fev. 2007.

5.
Brandini, V.. MUNDO EMPRESARIAL: NAO FAÇA FEIO AO USAR GRAVATA. Diário da Regiao, São José do Rio Preto, 21 jan. 2007.

6.
H. N. ; Brandini, V. . Chame retrô. L'Officiel, São Paulo, 11 dez. 2006.

7.
GERAQUE, E. ; Brandini, V. . Antropologia do Capitalismo. Agência Fapesp, Internet, 17 jul. 2006.

8.
BERGAMO, M. ; Brandini, V. . Mulher do Rock. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 maio 2004.

9.
MENEZES, T. ; Brandini, V. . Rock Alternativo. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 mar. 1999.

10.
Brandini, V.. Mulheres sim! Por que não?. Revista DYNAMITE, São Paulo, 05 ago. 1998.

11.
Brandini, V.. Moda como Cultura Juvenil: A estética dos grupos de estilo. INTERVIP, São José do Rio Preto, p. 18 - 22, 10 abr. 1997.

12.
Brandini, V.. O novo objeto da sedução: Moda e vaidade masculina. Revista INTERVIP, São José do Rio Preto, p. 28 - 31, 10 mar. 1997.

13.
Brandini, V.. Os que chegam com a noite: Cultura da vida noturna na cidade. INTERVIP, São José do Rio Preto, p. 33 - 35, 10 fev. 1997.

14.
Brandini, V.. Em busca do dirigível Led Zeppelin. Diário da Região, São José do Rio Preto, 22 dez. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANDINI, V. ; Brandini, V. ; Brandini, V. . Midiatização Digital e Consumo Ideológico na Construção do Consumidor-Marca. In: COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. Midiatização Digital e Consumo Ideológico na Construção do Consumidor-Marca. São Paulo: PPGCOM ESPM, 2016.

2.
Brandini, V.. O CONSUMO COMO INCLUSÃO / EXCLUSÃO SOCIAL: A DIMENSÃO POLÍTICA DA CIRCULAÇÃO DE BENS NO BRASIL. In: II Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial e as Metas do Milênio, 2015, Guarulhos. Anais do II Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial e as Metas do Milênio. Guarulhos: Editora Eniac, 2015. v. 1. p. 101-106.

3.
Brandini, V.. A MODA DESCOBRE A RUA/ A RUA DESCOBRE A MODA. In: Descobertas/Descobrimentos Terra Brasilis, 1999, São Paulo. Descobertas/Descobrimentos Terra Brasilis. São Paulo: Centro Mario Schenberg / Edusp, 1999. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Brandini, V.. O HOMEM, A TECNOLOGIA E O MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE ? UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA. In: Seminário Eniac, 2014, Guarulhos. Anais do VI Seminário ENIAC. Guarulhos: Editora Eniac, 2014. v. 1. p. 31-37.

2.
Brandini, V.; BRANDINI, V. . Antropologia do ConsumoAplicada ao Mercado. In: SIEP Consumo, 2011, Sao Paulo. I SIEP CONSUMO, 2011.

3.
Brandini, V.. Por uma Etnografia do Luxo: Um estudo sobre marcas de luxo no país dos excluídos.. In: XXV Reunião Brasileira de Antropologia ? Saberes e Práticas Antropológicas, Desafios para o Século XXI., 2005, Goiânia. XXV Reunião Brasileira de Antropologia ? Saberes e Práticas Antropológicas, Desafios para o Século XXI., 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
Brandini, V.. Do Revolucionário Juvenil ao Evolucionário Geracional: Aproximações e Protagonismo Social da Geração X `a Geração Y.. Augusto Guzzo Revista Acadêmica (São Paulo), 2014.

2.
Brandini, V.. POR UMA ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS DE CONSUMO. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo), 2007.

3.
Brandini, V.. Costureiro: De artesão a livre pensador. Metáforas Record, 2007.

4.
Brandini, V.. VESTINDO A RUA: MODA, COMUNICAÇÃO & METRÓPOLE. Revista Fronteira (UNISINOS), 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Brandini, V.. Antropologia Digital: Decifrando o Consumidor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Brandini, V.. Etnografia Digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Brandini, V.. Branded Content: as fronteiras movediças entre o Jornalismo, a Publicidade e o Audiovisual.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BRANDINI, V. ; Brandini, V. . Antropologia, Tecnologia e Mercado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Brandini, V.; TUPINAMBA, Z. . A Mulher Integral - Mulher Brasileira no Século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Brandini, V.; TUPINAMBA, Z. . O HomemBrasileiro do Século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Brandini, V.. ANTROPOLOGIA DO CONSUMO APLICADA AO MERCADO - DISCUSSAO DE UM CASE BRASILEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Brandini, V.; Monica Moura . PESQUISA E DESIGN - MESA REDONDA - LIÇOES DA CASA - EVENTO DA CASA DE CRIADORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Brandini, V.. O HOMEM, A TECNOLOGIA E O MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE ? UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Brandini, V.. ?A Ética na Perspectiva do Brasileiro?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BRANDINI, V. ; Brandini, V. . Antropologia na Era Digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Brandini, V.. Palestra de Inauguração do MBA em Marketing Político e Propaganda Eleitoral da USP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Brandini, V.; TUPINAMBA, Z. . O Brasileiro e o Carro - Uma abordagem Antropológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Brandini, V.. Homem/Tecnologia - Questionamentos e Possibilidades - IBM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Brandini, V.. Workshop para os Executivos do Grupo O Boticário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Brandini, V.. Ciência do Consumo Aplicada às Métricas Digitais: A Antropologia como Base para Geração de Estratégias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Brandini, V.. Antropologia Organizacional Aplicada `a Comunicacão Corporativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Brandini, V.. Conhecimento, Cultura, Pessoas e Redes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Brandini, V.. Por uma Etnografia do Luxo: Um estudo sobre marcas de luxo no país dos excluídos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Brandini, V.. A Etnografia como Método de Pesquisa do Consumidor de Moda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Brandini, V.. Mercado da Moda: Análise comparativa entre Brasil e Europa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Brandini, V.. Pesquisa de Tendências e Consumo no Mercado da Moda. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Brandini, V.. O Cinema como Disseminador de Tendências de Moda. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Brandini, V.. Mercado e indústria da moda e a segmentação regional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Brandini, V.. Novos rumos da publicidade e comunicação midiática regional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Brandini, V.. Vestindo a Rua, Moda, Comunicação e Consumo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Brandini, V.. Moda como Produção e Mercado. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Brandini, V.. Rock e os rituais da Juventude. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Brandini, V.. Moda, Cultura e Mercado - Uma pesquisa comparativa entre Londres e São Paulo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
Brandini, V.. Moda, Comunicazione e Cultura en Brasile. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
Brandini, V.. Fashion: A Metaphor of the Brazilian Culture. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
Brandini, V.. Moda: Cultura Vestida pelo Corpo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
Brandini, V.. Moda, Corpo e Cultura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
Brandini, V.. A Moda Descobre a Rua, A Rua Descobre a Moda. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
Brandini, V.. Cenários do Rock: Mercado, produção e Tendências no Brasil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
Brandini, V.. ?As linguagens Musicais Alternativas, os Grupos de estilo e o Mercado Fonográfico no Brasil dos Anos 90.?. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, A. P. L. ; Brandini, V. . Depois de Paris e Nova York, O Pret a Porter chega ao Brasil. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Brandini, V.. Etnografia do Consumidor Subway. 2016.

2.
Brandini, V.. Etnografia do Consumidor Jin Jin Wok. 2016.

3.
Brandini, V.; BRANDINI, V. . Análise Semiótica Catálogo Natura. 2015.

4.
Brandini, V.; BRANDINI, V. . Análise Semiótica e de Antropologia Visual da Comunicação da Leroy Merlin. 2015.

5.
Brandini, V.. Leader Thinking. 2015.

6.
Brandini, V.. Etnografia Visual e Análise Antropológica dos Hábitos do Consumidor Ofner. 2015.

7.
Brandini, V.. Análise Antropológica da Relação da Mulher Brasileira com as regiões íntimas para a Intimus Gel. 2014.

8.
Brandini, V.. Analise dos códigos de comunicação e valores dos Millennials brasileiros (geração Y) para estruturação do Curso Abril de Jornalismo. 2013.

9.
TUPINAMBA, Z. ; Brandini, V. . Criaçao de Valor para o Brand Equity da Citroen - PSA Brasil. 2013.

10.
Brandini, V.. Análise das Redes Sociais de Comunicação interna da Plusoft CRM para criação de crowdsorcing. 2012.

11.
Brandini, V.. Análise da Relação do brasileiro com seguro de vida e de automoveis para o Bradesco seguros. 2010.

12.
Brandini, V.. Pesquisa de Antropologia Organizacional Aplicada `a Comunicacão Corporativa para a Toyota do Brasil. 2009.

Produtos tecnológicos
1.
Brandini, V.. METODO DE PESQUISA - O VALOR DO DINHEIRO: Como os diferentes estratos sociais percebem o valor monetário. 2007.

2.
Brandini, V.. Metodo de pesquisa qualitativa - etnografia das práticas de consumo - OS JARDINS DE SÃO PAULO:. 2007.

Processos ou técnicas
1.
Brandini, V.. Etnografia do Consumo. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
Brandini, V.. Comunicação de Marketing para a empresa IKONO e seu carro chefe - a Plataforma EYEBOT. 2007.

2.
Brandini, V.. Kwarup - Coisas da Amazônia. 2006.

3.
Brandini, V.. Cultura Fashion com Valéria Brandini - bloco especial do Programa Aggemix, da TV Band. 2006.

4.
Brandini, V.. Pesquisa e elaboração de conceito para desenvolvimento de produto para a marca MCD - More Core Division. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRANDINI, V. ; Brandini, V. . Cultura Fashion com Valéria Brandini - Aggemix - TV Band. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Brandini, V.. Blog de Valéria Brandini no Huffington Post. 2014; Tema: Comportamento e Cultura da Hiper-Modernidade. (Blog).

2.
Brandini, V.. Antropolab. 2007; Tema: Cultura, Consumo, Redes Sociais e Comportamento sob a ótica da Antropologia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Brandini, V.. Pesquisa de Tendências e Posicionamento de Marca. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Brandini, V.. OS CINCO SENTIDOS DA AMAZÔNIA. 2006. (Relatório de pesquisa).

3.
Brandini, V.. Pesquisa e Estudo de Moda. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - desenvolvimento de conteúdo para ensino à distância).

4.
Brandini, V.. VODU NO BRASIL E NO HAITI - Estudo especializado para desenvolvimento de coleção. 2005. (Relatório de pesquisa).

5.
Brandini, V.. Góticos: Cultura, Estética e Correntes de Estilo. 2005. (Relatório de pesquisa).

6.
Brandini, V.. Metodologia de Pesquisa em Moda e Mercadp. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila desenvolvida para estudo de metodologia aplicada).

7.
Brandini, V.. VESTINDO A RUA: MODA, CULTURA & METRÓPOLE. 2003. (Relatório de pesquisa).

8.
Brandini, V.. Rock Alternativo, Do Underground ao Mainstream: Mercado Fonográfico, Produção e Tendências no Brasil. 1998. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Brandini, V.. Dia Internacional do Rock. 2006.

2.
Brandini, V.; AGGEMIX, . Cultura Fashion com Valéria Brandini. 2006.

3.
Brandini, V.. Especial - Lançamentodo livro - Cenários do Rock. 2004.

4.
Brandini, V.. Vestindo a Rua. 2001 (Ensaio Fotográfico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
NOVAES, S. M. C.; DOWSEY, J. C.; GITIRANA, R. S.; Leitão, D.K.; Brandini, V.. Participação em banca de Fatima Regina de Toledo Pinto. Você tem uma moto ou uma Harley Davidson?. 2012. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Brandini, V.; Gomes, Manuel Tavares. Participação em banca de Camila Maria Albuquerque Aragão. Para além das luzes da ribalta. Um estudo sobre as concepções dos professores de moda do Piauí sobre as dimensões cultural e epistemológica da moda. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Curso no nivel de Mestrado) - Universidade Nove de Julho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Brandini, V.; REZENDE, J.. Participação em banca de Raíza Camila Freitas Tobias. Signos da Moda na Cidade de São Paulo: Sneakers. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estética e Gestão de Moda) - Universidade de São Paulo.

2.
Brandini, V.. Participação em banca de Vilma Ohata de Almeida. "Do luxo ao simples, ou vice-versa: O caminho que faz da bijuteria quase uma jóia". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estética e Gestão de Moda) - Universidade de São Paulo.

3.
V; Brandini, V.. Participação em banca de Miguel Alexandre Locondo De Laet. Gestão da Identidade da Marca: A influência do endosso de celebridades no mercado de instrumentos musicais.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Publicidade, Propaganda e Mercad) - Universidade de São Paulo.

4.
Brandini, V.. Participação em banca de Priscila Caitano de Santana. Arrumada, Bonita e Poderosa: Um estudo sobre a mulher da Nova Classe Média do Conjunto José Bonifácio - Zona Leste de sP e sua relação com o cabelo alisado. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Publicidade, Propaganda e Mercad) - Universidade de São Paulo.

5.
Brandini, V.. Participação em banca de João Fernando Biancardi. Layouts de ouro: Intertextualidades do universo de luxo na comunicação publicitária no século XXI. Um olhar do passado para entender o futuro.". 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Publicidade e Mercado) - Universidade de São Paulo.

6.
Brandini, V.. Participação em banca de Miguel Alexandre Locondo de Laet. Gestão da Identidade da marca: a influiencia do endosso de celebridades no mercado de instrumentos musicais". 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Publicidade e Mercado) - Universidade de São Paulo.

7.
Brandini, V.. Participação em banca de Juliana Ayres. Vestir como se veste um black. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação de Styling e Imagem de Moda) - SENAC MODA.

8.
Brandini, V.. Participação em banca de Marina Seibert Cezar. Conseqüências, influências e adaptações no modo de vestir durante a Segunda Guerra Mundial. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda Online) - Universidade Anhembi Morumbi.

9.
Brandini, V.. Participação em banca de Renata Fratton Noronha. A alta-costura, o luxo e a exclusividade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda Online) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
Brandini, V.. Participação em banca de Priscila Tesser. História da imprensa de moda no Brasil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing e Design de Moda) - Instituto Brasileiro da Moda.

11.
Brandini, V.. Participação em banca de Daniella Brokenboch. Os sete pecados da moda. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing e Design de Moda) - Instituto Brasileiro da Moda.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Brandini, V.. Mercado de Luxo: A estética no Design da marca Christian Louboutin. 2015. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COMUNICON ? Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Midiatização Digital e Consumo Ideológico na Construção do Consumidor-Marca. 2016. (Congresso).

2.
II Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial e as Metas do Milênio.O CONSUMO COMO INCLUSÃO / EXCLUSÃO SOCIAL: A DIMENSÃO POLÍTICA DA CIRCULAÇÃO DE BENS NO BRASIL. 2015. (Seminário).

3.
Insight Innovation Exchange. Digital Anthropology - BgData and Social Research Methods. 2014. (Congresso).

4.
Samsung Experience & Executive Briefing Center..A Tecnologia, O Homem, O Digital. 2014. (Encontro).

5.
Seminário Eniac.O HOMEM, A TECNOLOGIA E O MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE ? UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA. 2014. (Seminário).

6.
SEMINARIO OS RUMOS ESTRATEGICOS DO BRASIL.ANTROPOLOGIA DO CONSUMO APLICADA AO MERCADO - DISCUSSAO DE UM CASE BRASILEIRO. 2014. (Seminário).

7.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE NET-ATIVISMO. Geração Cabeça Baixa e Antropologia Digital. 2013. (Congresso).

8.
Insight Innovation Exchange LATAM 2013. Antropologia no Mundo Digital. 2013. (Congresso).

9.
Debate sobre a obra Julia e o Pirulito, de Victor Aquino. 2012.Debate sobre a obra Julia e o Pirulito, de Victor Aquino. 2012. (Outra).

10.
IBM Convida (ciclo de palestras).O Homem, a Tecnologia - Intersecções Possiveis. 2012. (Encontro).

11.
LANÇAMENTO: AVENTURA ESTÉTICA DA PUBLICIDADE, EM E-BOOKS.Mesa Redonda - Debate sobre o Livro AVENTURA ESTÉTICA DA PUBLICIDADE. 2012. (Encontro).

12.
CONTEÚDO FASHION.COMPORTAMENTO E CONSUMO. 2007. (Outra).

13.
FOCUS GROUP - IBOPE - Projeto de Pesquisa e Avaliação do Design da Marca - IBOPE.FOCUS GROUP - IBOPE - Projeto de Pesquisa e Avaliação do Design da Marca - IBOPE. 2007. (Outra).

14.
Metáforas da Arte: a Significação dos Objetos.. Cultura de Consumo e Estética da Publicidade. 2007. (Congresso).

15.
Posicionamento de marca e consumo de moda..Posicionamento de marca e consumo de moda.. 2007. (Outra).

16.
SEMINÁRIOS METÁFORAS DA MODA.A moda a partir das campanhas publicitárias. 2007. (Seminário).

17.
25 Reunião Brasileira de Antropologia. Por uma etnografia do luxo. 2006. (Congresso).

18.
4 Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo - ESPM. 2006. (Simpósio).

19.
Cenários do Rock.Cenários do Rock em Goiás e no Brasil. 2006. (Seminário).

20.
II SEMANA TEXTIAL DA ESCOLA DE ARTES CIENCIAS E HUMANIDADES DA USP LESTE.PESQUISA DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. 2006. (Outra).

21.
Simpósio Internacional Fiat 30 anos. 2006. (Simpósio).

22.
I Forum de arte, Moda e Propaganda.Arte e moda no terceiro mundo. 2004. (Seminário).

23.
Tendências Regionais e Nacionais em Publicidade.Tendências Regionais e Nacionais em Publicidade. 2004. (Seminário).

24.
Sexta da Moda, da Universidade Anhembi Morumbi.Vestindo a Rua, Moda como Produção e Mercado. 2003. (Seminário).

25.
Vestindo a Rua, Moda, Cultura & Metrópole.Semana de Moda da UNIRP. 2000. (Seminário).

26.
XIII Congresso da FELAFACS - Federação Latino-Americana das Escolas de Comunicação Social. Grupo Temático: Moda e Comunicação. Moda: Cultura Vestida pelo Corpo. 2000. (Congresso).

27.
IMPRESSÕES SONORAS, Encontro de Criação e Gravação Musical.IMPRESSÕES SONORAS, Encontro de Criação e Gravação Musical. 1999. (Outra).

28.
Perspectiva histórica da Alta Costura.Perspectiva histórica da Alta Costura. 1999. (Seminário).

29.
Congresso da ALAS Associação Latino-Americana de Sociologia. Grupo Temático nº 4 - Juventude e Perspectivas. ?As linguagens Musicais Alternativas, os Grupos de estilo e o Mercado Fonográfico no Brasil dos Anos 90.?. 1997. (Congresso).

30.
III Congresso ARTE E CIÊNCIA: Descoberta/Descobrimentos - Terra Brasilis. X Seminário Schenberg: O Olhar da Descoberta - Comitê: Arte, Moda e Corpo.. A Moda Descobre a Rua, A Rua Descobre a Moda. 1997. (Congresso).

31.
PUBLICIDADE, UM CORPO SEM SUJEITO.PUBLICIDADE, UM CORPO SEM SUJEITO. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brandini, V.. Workshop - Posicionando sua Marca e Produto no Mercado. 2006. (Outro).

2.
Brandini, V.; KAKINOFF, P. . A Tendência é ser Tendência. 2006. (Outro).

3.
Brandini, V.. Primeira Publigran - Semana Acadêmica do Curso de Publicidade e Marketing. 2004. (Outro).

4.
Brandini, V.. Jornada Universitária do Curso de Moda e Estilismo. 2004. (Outro).

5.
Brandini, V.. Customização aplicada a acessórios. 2004. (Exposição).

6.
Brandini, V.. Caipira Fashion - Criação e Produção de Indumentária Junina. 2004. (Exposição).

7.
Brandini, V.. Mesa Redonda: Tendencias Nacionais e Regionais da Publicidade. 2004. (Outro).

8.
Brandini, V.; SOUZA, M. L. F. . Moda: Teatro de Rua. 2000. (Outro).

9.
Brandini, V.; SOUZA, M. L. F. . Fashion & Design:Uma Visão Oriental. 2000. (Outro).

10.
Brandini, V.; CORREA, T. . XIII Congresso da FELAFACS ? Federação Latino-Americana das Escolas de Comunicação Social. - Grupo Temático: Moda e Comunicação. 2000. (Congresso).

11.
Brandini, V.; FRANCA, L. C. . Cêpera. 1997. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ariadne Negrisoli. Consumo de joalheria pelo público jovem. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. (Orientador).

2.
Heloisa Fratton Noronha. Moda e Erotização. Início: 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda Online) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

3.
Karina Fernandes e Alba Valéria. O corpo vestido - imagem sexualizada. Início: 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda Online) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

4.
Kátia Zorzin. A MODA BAIANA COMO UMA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL. Início: 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

5.
JULIA VAZ RODRIGUES. Chica Loka. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

6.
Rodrigo Ailon. Estudo de caso na imagem de marca Caetana.. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Cultura) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

7.
PATRÍCIA MARTINS NAGATA. A importância do jornalismo para a moda no Brasil. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Cultura) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

8.
GIOVANNA CHAVES PARISOTTO. Beleza (história e padrões de beleza), personal stylist. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Cultura) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

9.
VANESSA PETRACCO. Chica Loka. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).

10.
JOSY MARROCCO. Criação de marca de moda - Chica Loka. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARIADNE NEGRISOLI SANCHEZ. luxo e despojamento - um estudo sobre consumo de jóias pela juventude. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.

2.
Bruna Guimarães. A moda e o espetáculo: um estudo de caso sobre Alexandre Herchcovitch. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Estética e Gestão de moda) - Universidade de São Paulo. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.

3.
Karla Beatriz Oliveira. Benneton, análise de imagem de marca. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda Online) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.

4.
Ludmila Olicar. Um traço na carreira de Modelo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda Online) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.

5.
Erika Rabelo Andrade Miyamoto. O Consumo de Moda na Sociedade Hipermoderna. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Cultura) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.

6.
Andressa Cancela. LVMH (Louis Vuitton Moet Hennessy) - Luxo Concentrado. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.

7.
JAQUELINE KELY RABASSI. PADRONIZAÇÃO DA QUALIDADE NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda e Cultura) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.

8.
Sérgio Moliterno. A influência do marketing de moda nas crianças de 4 a 12 anos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Valéria Brandini de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Brandini, V.2008Brandini, V.; V . Imóveis de luxo. Metáforas Record, v. 8, p. 2, 2008.

2.
Brandini, V.2014Brandini, V.; BRANDINI, V. . O HOMEM, A TECNOLOGIA E O MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE ? UMA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA. CALEIDOSCOPIO - Revista Eniac Pesquisa, v. 1, p. 35, 2014.

3.
Brandini, V.2017Brandini, V.. 275AÇÃO MIDIÁTICA, n.14. Jul./Dez. 2017. Curitiba. PPGCOM-UFPR. ISSN 2238-0701O consumo de causas sociais na era da midiatização digital. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 14, p. 273 - 289-289, 2017.


Livros e capítulos
1.
PAULICELLI, E. ; CLARK, H. ; Brandini, V. . Fashion Brazil: South American style, culture, and industry. In: Eugenia Paulicelli, Hazel Clark. (Org.). The Fabric of Cultures: Fashion, Identity, and Globalization. 1ed.New York: Routledge, 2009, v. 1, p. 145-167.


Apresentações de Trabalho
1.
Brandini, V.. Ciência do Consumo Aplicada às Métricas Digitais: A Antropologia como Base para Geração de Estratégias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Brandini, V.; TUPINAMBA, Z. . O Brasileiro e o Carro - Uma abordagem Antropológica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Brandini, V.; TUPINAMBA, Z. . O HomemBrasileiro do Século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Brandini, V.. ANTROPOLOGIA DO CONSUMO APLICADA AO MERCADO - DISCUSSAO DE UM CASE BRASILEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Brandini, V.; Monica Moura . PESQUISA E DESIGN - MESA REDONDA - LIÇOES DA CASA - EVENTO DA CASA DE CRIADORES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Brandini, V.. Antropologia Digital: Decifrando o Consumidor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Brandini, V.. Antropolab. 2007; Tema: Cultura, Consumo, Redes Sociais e Comportamento sob a ótica da Antropologia. (Blog).

2.
Brandini, V.. Blog de Valéria Brandini no Huffington Post. 2014; Tema: Comportamento e Cultura da Hiper-Modernidade. (Blog).



Outras informações relevantes


*EXTÁGIOS NO EXTERIOR
UNIVERSITÁ LA SAPIENZA, Roma - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA CULTURALE. Orientador responsável: Prof. Dr. Massino Canevacci. 1º semestre de 2001

CENRAL SAINT MARTIN'S SCHOOL OF FASHION AND DESIGN - Londres - DEPARTAMENT OF FASHION AND THEORY/CULTURAL STUDIES. Orientador responsável: Prof. Dra. Caroline Evans/Prof. Dr. Christopher Breward. 2º semestre de 2001 - Participação no grupo de pesquisa da London Fashion Institute

FASHION AND TEXTILE MUSEUM - Londres - Trabalho de pesquisa junto à fashion design Zandra Rhodes, curadora do museu

VICTORIA & ALBERT MUSEUM - Londres - Desenvolvimento de pesquisa sobre a moda sob a metodologia de antropologia visual.
*Realização de pesquisas em moda no CEM (Centro de Estudos da Moda) na ECA - USP de dezembro de 2000 a outubro de 2001.

*ESTÁGIO EM PUBLICIDADE
Usina de Imagens - Fotografia Digital e Publicidade. Planejamento, Produção e Técnica em fotografia digital publicitária.

*BOLSAS RECEBIDAS
Bolsa Mestrado integral - FAPESP; Bolsa de Doutorado integral - FAPESP; Estágio Remunerado em nível de doutorado no exterior - FAPESP; Auxílio Publicação - na obra dos anos 90 - FAPESP.

*ATIVIDADES DOCENTES
Professora do curso de MBA em Gestão de Moda e Design do IBModa(Instituto Brasileiro de Moda), no 2º semestre de 2003.

Professora contratada do curso de graduação em Moda e Design da UNIRP, a partir do 2º semestre de 2003.

Coordenadora do curso de Moda e Estilo da UNIGRAN, em Dourados, Mato Grosso do Sul.

Professora do curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM CRIAÇÃO DE IMAGEM E STYLING DE MODA do SENAC MODA em São Paulo.

Orientadora de projetos de alunos da PÓS-GRADUAÇÃO ONLINE EM MODA da UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI.



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