Clayton Daunis Vetromilla

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8453041226955389
  • Última atualização do currículo em 24/01/2019


Professor no Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (RJ, 2004), tendo trabalhado anteriormente no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (RS, 1997) e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 1996). Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Unirio (2011) com estágio de doutoramento (bolsa Capes - PDEE) na Universidade de Aveiro, Portugal. Possui mestrado em Música pela UFRJ (2002) e bacharelado em Violão pela UFMG (1994), além de graduação em Letras pela PUC-RS (1984). Estudou também com Edelton Gloeden (1996/1997, São Paulo) e Eduardo Isaac (1998/1999, Argentina). Trabalhou com o compositor Rufo Herrera, do qual estreou várias obras (1992-1996). Leciona Violão, Música de Câmara, Recital, Violão Complementar e Processos de musicalização: iniciação ao violão (nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Unirio) e Tópicos especiais: Performance (no Curso de Mestrado do PPGM da Unirio). Desenvolve a pesquisa ?Guerra-Peixe e o violão: música de câmara?. Atualmente desenvolve trabalhos com o tenor Ricardo Tuttmann. o flautista Sérgio Barrenechea e o grupo Belle Epoque. Como intérprete e pesquisador, desenvolve trabalhos principalmente em relação às obras de Heitor Villa-Lobos e César Guerra-Peixe bem como sobre a música erudita brasileira para violão dos anos 1970. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clayton Daunis Vetromilla
Nome em citações bibliográficas
VETROMILLA, Clayton

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos.
Av. Pasteur, 436
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 22952548
Fax: (021) 22951043
URL da Homepage: http://www.unirio.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Aveiro (Orientador: Helena Marinho).
Título: O Concurso INM-Vitale e a presença do violão na música erudita brasileira dos anos 1970, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2002
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A obra para violão solo de César Guerra-Peixe,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Turíbio Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Guerra-Peixe; nacionalismo; violão brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Violão.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1990 - 1994
Graduação em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1977 - 1979
Ensino Médio (2º grau).
Sociedade Porvir Científico, SPC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL À DISTÂNCIA. (Carga horária: 75h).
World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
2017 - 2017
Capacitação para os revisores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação revisão/elaboração de itens. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação no Instrumento de Avaliação de Cursos. (Carga horária: 8h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Equipes no acompanhamento de PPG e PP. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2010 - 2010
Estágio de Doutorado. (Carga horária: 400h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2004 - 2004
Alaúde, Teorba, Vihuela e Guitarra Barroca. (Carga horária: 45h).
Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
2001 - 2001
aperleiçoamento Turíbio Santos. (Carga horária: 16h).
luthier & cia, LUTHIER & CIA, Brasil.
2001 - 2001
FINALE. (Carga horária: 40h).
Sindicato dos músicos profissionais do Rio de Janeiro, SINDMUSI, Brasil.
2000 - 2000
Panorama Internacional do Violão. (Carga horária: 12h).
Escola de Música Villa Lobos, EMVL, Brasil.
1999 - 1999
violão: Marcus Llerena. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1998 - 1998
guitarra clasica. (Carga horária: 24h).
Universidad Nacional de Rosario, UNR, Argentina.
1998 - 1998
Interpretacion guitarristica. (Carga horária: 78h).
Universidade Nacional de Mar del Plata, UNMP, Argentina.
1998 - 1998
Programa Musicista de Aperfeiçoamento. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1997 - 1997
violão: Eduardo Isaac. (Carga horária: 30h).
Universidade do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1997 - 1997
Programa Musicistas de Aperfeiçoamento. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1995 - 1995
26º Festival de Inverno de Campos do Jordão. (Carga horária: 45h).
Secretaria de Estado da Cultura/Campos do Jordão, SEC/CJ, Brasil.
1992 - 1992
master class de violão: Gordon Kreplin. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1991 - 1991
master class de violão: Leo Witoszynkyj. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1986 - 1986
Iº Seminário Brasileiro da Música Instrumental. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
1986 - 1986
oficina de violão com o prof. Paulo Bellinati. (Carga horária: 15h).
Fundação Clovis Salgado, FCS*, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado Classe D Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria Progepe nº 1116 de 16 de julho de 2018. Na graduação, ministra as disciplinas violão, violão complementar, música de câmara, processos de musicalização, orquestra de violões. Na Pós-graduação, ministra a disciplina Seminário em Práticas Interpretativas I e II.

Atividades

08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Vice-Reitoria.

Cargo ou função
coordenacão da comissão própria de avaliação (CPA - portaria 750, de 16 de agosto de 2016).
09/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Mestrado profissional em Ensino das Práticas musicais, .

07/2011 - Atual
Ensino, programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Práticas Interpretativas
06/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROPG, Programa de Pós-Graduações em Música - PPGM.

09/2004 - Atual
Ensino, Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
música de câmara
Orquestra de Violões
Processos de musicalização: Iniciação ao violão
Recital
violão
violão complementar
07/2017 - 07/2017
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
Direção IVL (substituto): Portaria nº 605 de 17 de Julho de 2017.
3/2016 - 4/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Letras e Artes.

Cargo ou função
Comissão de operacionalização do processo de consulta à comunidade do CLA para indicação do dirigente do CLA e do Diretor da Letras.
11/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Vice-Reitoria.

Cargo ou função
Comissão de operacionalização da eleição para representantes dos Conselhos (CONSEPE e CONSUNI).
09/2013 - 02/2015
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
Coordenador pro tempore do Programa de Pós-Graduação em Música.
02/2013 - 02/2015
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
Coordenador pro tempore do Curso de Mestrado Acadêmico em Música do PPGM.
03/2013 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPG, .

Cargo ou função
Comissão de Leitura e Avaliação do Coleta Capes 2012.
02/2012 - 01/2013
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
Substituto Eventual do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música.
10/2010 - 10/2012
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Piano e Inst. de Cordas.
02/2012 - 02/2012
Direção e administração, PROPG, Programa de Pós-Graduações em Música - PPGM.

Cargo ou função
Reunião de coordenadores de PPG da área de artes/música.
01/2012 - 01/2012
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
Decano pro tempore do Centro de Letras e Artes.
01/2012 - 01/2012
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
substituto do Diretor do Instituto Villa-Lobos do CLA.
10/2008 - 10/2010
Direção e administração, Centro de Letras e Artes - Instituto Villa-Lobos, .

Cargo ou função
Substituto eventual da Chefia do Departamento de Piano e Inst. de Cordas.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de IES e de cursos de graduação
Outras informações
avaliador "ad-hoc"


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou as disciplinas violão, história e literatura do violão. Idealizou e organizou quatro Edições do Projeto "Encontro de Violonistas do CMPel" (1997-2003), a série Jovens violonistas (1998) e o Projeto "violão in concert" (1998-1999).

Atividades

09/1997 - 09/2004
Ensino, Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acústica Musical
Didática do Violão
Estágio Supervisionado
Hist. e Lit. do Violão
Prática Instrumental: Violão

Escola Municipal de Músicos Eunásio Lima, EMMEL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 12


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina violão clássico / leitura na Escola de Música da UEMG

Atividades

02/1995 - 09/1997
Ensino, Barcharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão Clássico / leitura

Centro Artístico Tangram Para o Desenvolvimento da Criatividade, TANGRAM, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Gravataí, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PTN-1, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Teoria e Prática da Interpretação

Objetivo: Estudo e pesquisa de questões relativas às práticas interpretativas, incluindo levantamento de repertório, técnica de estudo, soluções interpretativas e avaliação crítica..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: performance.
Palavras-chave: Guerra-Peixe; violão; Música de Câmara.
2.
Ensino das Práticas Musicais

Objetivo: Desenvolvimento de estudos dos processos de ensino da música, com ênfase em técnicas interpretativas e suas aplicações ao ensino instrumental, vocal, e de música em conjunto. Pesquisas de inovações metodológicas, aperfeiçoamento de técnicas e soluções científicas relativas à prática do fazer musical sob o ponto de vista do músico-educador, fundamentadas em suas atividades práticas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Ensino do violão: iniciação à técnica e ao repertório brasileiro
Descrição: O projeto ?Ensino do violão: iniciação à técnica e ao repertório brasileiro?, está cadastrado no Departamento de Pesquisa da PROPG - UNIRIO sob o número P0060/2016. O tema se insere em estudos que corroboram a hipótese que a produção musical tende a ser determinada e determinante do estágio de desenvolvimento alcançado pelos instrumentistas que dela fazem uso. A partir da análise dos diferentes repertórios, objetiva-se estudar e propor classificações às metodologias de ensino do violão. Objetivo Geral: Estudar, analisar e descrever as obras denominadas genericamente como ?métodos? de violão. Objetivos Específicos: Conhecer as questões didáticas específicas envolvidas no ensino-aprendizagem; Elaborar material didático de apoio, atendendo as demandas específicas dos repertórios; Organizar uma proposta de metodologia de abordagem prática de ensino do violão (e outros instrumentos); Auxiliar na realização e participar de atividades extracurriculares (concertos, palestras, etc.) cujo tema seja pertinente à pesquisa realizada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Coordenador / Lélio Eduardo Alves da Silva - Integrante.
Número de orientações: 3
2014 - Atual
MÚSICA LATINO-AMERICANA para sopros, violão e percussão: arranjos e obras originais
Descrição: As ações realizadas pelo grupo têm perspectivas de um grande impacto na área de práticas interpretativas em forma de publicação de artigos, concertos e recitais, palestras e registro fonográfico do material investigado. O grupo propõe uma ampla investigação sobre a música para sopros, violão e percussão, no intuito de sistematizar um cabedal de conhecimentos que possa ser utilizado na construção de um discurso musical coerente desse repertório. Há considerações de ordem pedagógica, envolvendo a criação a serviço do aperfeiçoamento técnico e artístico do indivíduo; estilística, revelando a obra de determinado compositor diante de influências musicais e ideológicas diversas; e técnico-interpretativa, no que diz respeito ao compositor como intérprete de sua própria obra e proponente de decisões de performance, estabelecendo-se uma inter-relação entre essas abordagens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Integrante / Marco Tulio de Paula Pinto - Coordenador / Lélio Eduardo Alves da Silva - Integrante / Pedro Arthur Moita Tinoco Santos - Integrante / David Pereira de Souza - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2012 - Atual
?A música de câmara brasileira e seus aspectos pedagógicos, estilísticos e técnico-interpretativos
Descrição: As ações realizadas pelo grupo têm perspectivas de um grande impacto na área de práticas interpretativas em forma de publicação de artigos, concertos e recitais, palestras e registro fonográfico do material investigado. O grupo propõe uma ampla investigação sobre a música de câmara brasileira no intuito de sistematizar um cabedal de conhecimentos que possa ser utilizado na construção de um discurso musical coerente desse repertório. Há considerações de ordem pedagógica, que envolvem a criação a serviço do aperfeiçoamento técnico e artístico do indivíduo; estilística, que revelam a obra de determinado compositor diante de influências musicais e ideológicas diversas; e técnico-interpretativa, que dizem respeito ao compositor como intérprete de sua própria obra e proponente de decisões de performance. Ao discorrer sobre os aspectos pedagógicos, estilísticos e técnico-interpretativos da música de câmara brasileira, pretende-se estabelecer uma interdependência dessas reflexões, de maneira que a linguagem musical em questão possa ser compreendida como uma estrutura unificada, e de modo a proporcionar subsídios fundamentados para a interpretação deste universo de obras. Esta pesquisa abrange a música de câmara brasileira nas suas mais variadas formações, e de períodos históricos e estilísticos diversos, incluindo a do século XXI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Integrante / Lúcia Silva Barrenechea - Integrante / Sérgio Arza Barrenechea - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 4
2011 - Atual
Guerra-Peixe e o violão: música de câmara
Descrição: O presente projeto (cadastrado no Departamento de Pesquisa da PROPG sob o número 000098/2011) faz parte do grupo ?A música de câmara brasileira e seus aspectos pedagógicos, estilísticos e técnico-interpretativos?. A obra do compositor, professor, musicólogo, arranjador, regente e violinista César Guerra-Peixe tem sido objeto de estudos que buscam redimensionar sua importância no cenário nacional da música de concerto. Por outro lado, grande parte dessa produção que inclui o violão combinado com outro(s) instrumento(s) necessita de maior divulgação entre os músicos, em particular, e um público mais amplo de pessoas culturalmente interessadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Coordenador / Flavio Gabriel Parro Silva - Integrante / André de Freitas Milagres - Integrante / Helio da Silva Junior - Integrante / Pitter Gabriel Maciel Rocha - Integrante / Cecília Moraes Cruz - Integrante / Alexandre Souza Simon - Integrante / Belliza Luar Petrone Soares - Integrante / Michel Ramos da SIlva - Integrante / Mário da Silva Júnior - Integrante / Lethicia de Souza Telles - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / FAPERJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 14
2007 - 2018
O CONCURSO INM-VITALE E A PRESENÇA DO REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO NA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA DOS ANOS 1970
Descrição: A história do I Concurso brasileiro de composição de música erudita para piano ou violão co-patrocinado pelo Instituto Nacional de Música da Fundação Nacional de Arte e pela editora Irmãos Vitale revela aspectos da produção musical no Brasil durante a década de 70. Através de levantamento bibliográfico, de pesquisa no acervo do Centro de Documentação da Funarte e da consulta de periódicos da época, descrevemos a competição e estabelecemos as circunstâncias em que a mesma ocorreu. Constatamos que, no âmbito do repertório violonístico, múltiplos interesses foram contemplados ao serem premiadas obras que, embora apresentem traços da cultura nacional, se evidenciam, sobretudo, pelos influxos da música europeia contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Coordenador / Luia Otávio Rendeiro Braga - Integrante.

Número de produções C, T & A: 14


Projetos de extensão


2012 - Atual
ENSINO DO VIOLÃO - INICIAÇÃO À TÉCNICA E AO REPERTÓRIO BRASILEIRO
Descrição: O projeto tem como objeto as várias atividades ligadas à área da Pedagogia do Violão e justifica-se pela necessidade de ampliar os conteúdos da disciplina PROM ? Pedagogia do violão, dialogando com outras áreas do ensino no contexto universitário e com profissionais que atuam na comunidade externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Coordenador / Fábio Pestana Calazans - Integrante / Yago Dullens - Integrante / Tamíres Lemos Rampinelli - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / FAPERJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 7
1998 - 1998
série jovens violonistas
Descrição: recital de alunos do CMUFPel.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Coordenador.
1997 - 2004
Encontro de violonístas do CMUFPel
Descrição: Recitais, palestras e master class com violonistas renomados.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2013
Converge.Unirio
Descrição: - Participação em curso de capacitação em EAD, oferecido pela CEAD, com carga horária total de 90 horas ao longo de um semestre, divididos em encontros presenciais de 4 horas. - Produção e disponibilização aberta, sob a licença ?Creative Commons - Atribuição-Uso não comercial- Compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 3.0 Brasil)? (disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/) de material didático adequado à disciplina, abrangendo todo o seu conteúdo programático. - Elaboração de um projeto pedagógico de EAD para a disciplina. - Coordenação da disciplina, quando de sua oferta, de acordo com o projeto de EAD do item anterior, com disponibilização de carga horária igual a do curso presencial. - Sempre que solicitado prestar informações por escrito sobre o andamento da disciplina. - Participar das reuniões do Projeto, quando convocado por seu Grupo Gestor. - Elaborar um relatório final..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Clayton Daunis Vetromilla - Integrante / Giane Moliari - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: Debates (UNIRIO)


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2016
Agência de fomento: Unirio


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Música Hodie
2016 - 2016
Periódico: Revista IEB
2016 - 2016
Periódico: OuvirOUver (Uberlândia. Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2013
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Violão.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: performance.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música de Câmara.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, Funarte.
2012
Premio Funarte de Concertos Didáticos, Funarte.
2006
Concertos Didáticos nas Escolas, Funarte e Petrobrás.
2005
Circulação de Música de Concerto Século 21, Funarte.
2000
Mensão Honrosa, Associação dos Ex-professores da UFRJ.
1992
V Concurso de Música de Câmara, EM-UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:2
Total de citações:0
VETROMILLA, CLAYTON  Data: 12/12/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VETROMILLA, Clayton2017VETROMILLA, Clayton. Brasil, anos 1970: um estudo sobre o Instituto Nacional de Música da Funarte. RESONANCIAS (SANTIAGO), v. 40, p. 111-128, 2017.

2.
VETROMILLA, Clayton2015VETROMILLA, Clayton. A MÚSICA ERUDITA VISTA POR COMPOSITORES E INTÉRPRETES BRASILEIROS DA MÚSICA POPULAR. ARTERIAIS, v. 1, p. 158/11-167, 2015.

3.
VETROMILLA, Clayton2014VETROMILLA, Clayton. Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50. REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, p. 283, 2014.

4.
VETROMILLA, Clayton2014VETROMILLA, Clayton. A história do I Concurso brasileiro de composição de música erudita para piano ou violão. Música Hodie, v. 14, p. 31/3-40, 2014.

5.
VETROMILLA, Clayton2013VETROMILLA, Clayton. 'Música e simetria na Suíte quadrada para violão de Nestor de Hollanda Cavalcanti'. Música em Contexto (UnB), v. 1, p. 9/1-29, 2013.

6.
VETROMILLA, Clayton2010VETROMILLA, Clayton. Guerra-Peixe:: da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue ao Prelúdio nº 2 para violão. Per Musi (UFMG), p. 19-24, 2010.

7.
VETROMILLA, Clayton2006VETROMILLA, Clayton. Guerra-Peixe: considerações sobre o significado do conceito "objetividade folclórica". Per Musi (UFMG), v. 14, p. 82-92, 2006.

8.
VETROMILLA, Clayton2003VETROMILLA, Clayton. Ponteado ou prelúdio: considerações sobre uma obra para violão de Guerra-Peixe.. Per Musi (UFMG), Belo Horizonte, MG, v. 8, p. 84-93, 2003.

9.
VETROMILLA, Clayton2002VETROMILLA, Clayton. O problema das fases estéticas e a Suíte para violão na obra de Guerra-Peixe. Per Musi (UFMG), Belo Horizonte, MG, v. 5/6, p. 131-140, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S. ; BARRENECHEA, S. A. . A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone. 1. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2016. v. 1. 213p .

Capítulos de livros publicados
1.
VETROMILLA, Clayton. Pro-Memus: a lógica e o papel da Funarte no campo da música erudita brasileira. In: Ana Vasconcelos; Marcelo Gruman. (Org.). Política para as artes: prática e reflexão. 1ªed.Rio de Janeiro: Funarte, 2012, v. , p. 42-62.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VETROMILLA, Clayton. As obras para violão de Guerra-Peixe no contexto de suas fases estéticas. Boletim Av.rio, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 06 dez. 2003.

2.
VETROMILLA, Clayton. Da representação artística. Expressa Extensão (UFPel), Pelotas, RS, p. 119 - 122, 01 dez. 1998.

3.
VETROMILLA, Clayton. A forma Tema e Variação no repertório violonístico. Boletim Violão Intercâmbio, São Paulo, p. 16 - 17.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VETROMILLA, Clayton; SOUTO, V. R. . Turíbio Santos e o Instituto Villa­‐Lobos da UNIRIO. In: IVL 50 anos UNIRIO, 2017, Rio de Janeiro. IVL 50 anos: edição comemorativa. Rio de Janeiro: UNIRIO/CLA/IVL, 2017. p. 217-226.

2.
VETROMILLA, Clayton. Paul Klee: vida musical. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Anais..., 2016. p. 1-9.

3.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . As Canções Trovadorescas de Fructuoso Vianna: A procura por uma sonoridade perdida. In: I Simposios em Praticas Interpretativas UFRJ-UFBA, 2014, RIo de Janeiro. Anais dos Simposios em Praticas Interpretativas UFRJ-UFBA. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 1. p. 201-210.

4.
VETROMILLA, Clayton. O Concurso INM-Vitale e a presença do repertório violonístico na música erudita brasileira dos anos 1970. In: Performa'11, 2011, Aveiro. Actas e livro de resumos dos encontros de investigação em performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. p. 1-75.

5.
VETROMILLA, Clayton. POLÍTICA CULTURAL NOS ANOS 70: CONTROVÉRSIAS E GÊNESE DO INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA DA FUNARTE. In: II Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2011, Rio de Janeiro. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA CULTURAIS, 2.. Rio de Janeiro: Setor de Estudos de Política e Culturas Comparadas ? FCRB/MinC, 2011.

6.
VETROMILLA, Clayton. As Noções de ?Popular? e ?Erudito? na Música Brasileira da Década de Setenta. In: ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX congresso da Anppom, 2009. p. 161-170.

7.
VETROMILLA, Clayton; BRAGA, L. O. R. . O VIOLÃO NA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA: SOBRE DUAS OBRAS INSCRITAS NO I CONCURSO FUNARTE/IRMÃOS VITALE (1978/1979). In: XIV Colóquio PPGM da Unirio, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos do Colóquio 2009. Rio de Janeiro: SeerUnirio, 2009. v. 10. p. 40-47.

8.
VETROMILLA, Clayton; BRAGA, L. O. R. . PRESENÇA DA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1970: O VIOLÃO NO I CONCURSO BRASILEIRO DE COMPOSIÇÃO DE MÚSICA ERUDITA. In: XIII Colóquio do PPGM da UNIRIO, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do Colóquio 2007-2008. Rio de Janeiro: SeerUnirio, 2008. v. 9. p. 1-6.

9.
VETROMILLA, Clayton. Um estudo preliminar sobre três fontes de difusão da Suite para violão de C. Guerra-Peixe. In: III Colóquio de Pesquisa PG / EM / UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Um estudo preliminar sobre três fontes de difusão da Suite para violão de C. Guerra-Peixe. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. v. III. p. 154-159.

10.
VETROMILLA, Clayton. A Suite para violão de C. Guerra-Peixe e as vanguardas de 40 e 50. In: Colóquio do ppg em Música, 2000, Rio de Janeiro. Cadernos do colóquio. Rio de Janeiro: PPMG CLA UNI-RIO, 2000. v. III. p. 41-49.

11.
VETROMILLA, Clayton. Os Prelúdios para violão de C. Guerra-Peixe: subsídios para uma interpretação. In: II Colóquio de Pesquisa da PG / EM / UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. II Colóquio de Pesquisa da PG. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. v. II. p. 189-194.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VETROMILLA, Clayton; NICACIO, R. M. . Processos de musicalização: métodos de ensino do violão. In: Semana de integração acadêmica, 2012, Rio de Janeiro. 11a Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Unirio, 2012. v. 1. p. 1-3.

Apresentações de Trabalho
1.
VETROMILLA, Clayton. Paul Klee: vida musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VETROMILLA, Clayton. Anos 1970: o Instituto Nacional de Música da Funarte e o Serviço de Música da Fundação Gulbenkian. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . As Canções Trovadorescas de Fructuoso Vianna: A procura por uma sonoridade perdida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VETROMILLA, Clayton. O portal do instante: do universal ao prosaico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VETROMILLA, Clayton. O INM da Funarte e o lugar da musica erudita brasileira nos años 70. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VETROMILLA, Clayton. Performa'11: encontros de investigação em performance. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VETROMILLA, Clayton. Introdução à obra para violão de Guerra-Peixe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VETROMILLA, Clayton. PRO-MEMUS: A LÓGICA E O PAPEL DA FUNARTE NO CAMPO DA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
VETROMILLA, Clayton. POLÍTICA CULTURAL NOS ANOS 70: CONTROVÉRSIAS E GÊNESE DO INSTITUTO NACIONAL DE MÚSICA DA FUNARTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
VETROMILLA, Clayton. O problema das fases estéticas e a suíte para violão na obra de Guerra-Peixe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VETROMILLA, Clayton. SOBRE DUAS OBRAS INSCRITAS NO I CONCURSO FUNARTE/IRMÃOS VITALE (1978/1979). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VETROMILLA, Clayton. As Noções de ?Popular? e ?Erudito? na Música Brasileira da Década de Setenta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VETROMILLA, Clayton. Anotações sobre o Iº concurso brasileiro de composição de música erudita para piano e violão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VETROMILLA, Clayton. Momentos I e Lúdicas 4: uma possível aproximação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VETROMILLA, Clayton. Um estudo preliminar sobre três fontes de difusão da Suite para violão de C. Guerra-Peixe. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VETROMILLA, Clayton. A Suite para violão de C. Guerra-Peixe e as vanguardas de 40 e 50. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VETROMILLA, Clayton. A forma Tema e Variação no repertório violonístico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S. ; BARRENECHEA, S. A. . A música para flauta de Francisco Mignone. Rio de Janeiro: Edigráfica, 2016 (Partituras para flauta, piano e violão).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VETROMILLA, Clayton; SOBREIRA, S. . V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA - SIMPOM. 2018.

2.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP/UNESPAR. 2017.

3.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao Edital Procce nº 007/2017, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - Pibex, da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa. 2017.

4.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao Edital Procce nº 007/2017, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - Pibex, da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa. 2017.

5.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao 16 COLÓQUIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRJ. 2017.

6.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao IV SIMPOM - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. 2016.

7.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao IV Congresso da ABRAPEM. 2016.

8.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao Programa instituição de bolsas de extensão -PIBEX. 2016.

9.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao 15º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação. 2016.

10.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao VII simpósio acadêmico de violão da Embap. 2015.

11.
VETROMILLA, Clayton. Avaliador (a) Ad hoc de propostas de planos de trabalho submetidas ao III SIMPOM - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. 2014.

12.
VETROMILLA, Clayton. PER MUSI. 2005.

13.
VETROMILLA, Clayton. PER MUSI. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Sala de Concerto traz Sergio Barrenechea e Clayton Vetromilla. 2015.

2.
VETROMILLA, Clayton; BRAGA, L. O. R. . No programa Violões em Foco, o CD ?Luiz Otávio Braga música para violão?. 2015.

3.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Sala de Concerto. 2007.

4.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . Especial Rede Minas. 1996.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CRUZ, C. M. ; VETROMILLA, Clayton ; SILVA JUNIOR, H. ; MILAGRES, A. F. . Projeto de Extensão 2015 - Aula de violão. 2015; Tema: repertório e técnica violonística. (Rede social).

2.
VETROMILLA, Clayton; SILVA JUNIOR, H. ; ROCHA, P. G. M. ; CRUZ, C. M. ; SIMON, A. S. . Projeto de Extensão 2015 - Aula de violão (2). 2015; Tema: repertório e técnica violonística. (Blog).

3.
VETROMILLA, Clayton; GUERRA, C. M. S. ; HYGINO, P. . I Ciclo Nacional de Eventos de Pesquisa e Extensão do PPGM e IVL/CLA. 2012; Tema: A música de César Guera-Peixe. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VETROMILLA, Clayton; RAMPINELLI, T. . ?Iniciação ao violão: ARRANJOS DIDÁTICOS?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VETROMILLA, Clayton. Workshop: Iniciação à técnica e ao repertório violonístico brasileiro: teoria e prática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VETROMILLA, Clayton; ROCHA, P. G. M. . Iniciação ao violão: técnica e repertório brasileiro na 15ª Jornada de Iniciação Científica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
VETROMILLA, Clayton. Prom: Iniciação ao violão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

5.
VETROMILLA, Clayton; NICACIO, R. M. . Processos de musicalização: métodos de ensino do violão. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
VETROMILLA, Clayton. PROM: Iniciação ao violão. 2012. (Material didático).

7.
VETROMILLA, Clayton. III FESTCEM E II ENCONTRO DE EX-ALUNOS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
VETROMILLA, Clayton. 20 Festival de Música colonial e Música Antiga. 2009. .

9.
VETROMILLA, Clayton. 19 festival internacional de música colonial brasileira e música antiga. 2008. .

10.
VETROMILLA, Clayton. Licenciatura em Música. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
VETROMILLA, Clayton. Masterclass de violão. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
VETROMILLA, Clayton. 15º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2004. .

13.
VETROMILLA, Clayton. A suíte para violão de Guerra-Peixe. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
VETROMILLA, Clayton. 14º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Colonial. 2003. .

15.
VETROMILLA, Clayton. 13º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Colonial. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
VETROMILLA, Clayton. Masterclass de violão. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
VETROMILLA, Clayton. Temporada 2018: Giuliani, Barrios, Guerra-Peixe e Dyens (violão solo). 2018. Interpretação.

2.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Temporada duo Barrenechea-Vetromilla: quatro recitais realizados. 1- Série Vitrine Musical ( 9/12/2017 ); 11º Concerto do Projeto O Som da Bocaina (11 de novembro de 2017), Teatro Municipal Ziembinski (30 de junho ? sexta-feira, às 19h); e 80º Café Concerto no Salão do Centro Espírita Israel Barcelos em Bento Ribeiro (4/3/2017). 2017. Interpretação.

3.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . Série vitrine musical - duo tuttmann-vetromilla. 2016. Interpretação.

4.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Recital ? xx xxx; Sarau - 21 ago. 2016. Interpretação.

5.
VETROMILLA, Clayton; SILVA, L. E. A. ; PINTO, M. T. P. ; SANTOS, P. A. M. T. . I encontro carioca de flautas - 13 nov.; Casa do Choro - 15 set.; Série vitrine musical - 16 abr;. 2016. Interpretação.

6.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Duo Barrenechea-Vetromilla 12 maio. 2015. Interpretação.

7.
VETROMILLA, Clayton; SILVA, L. E. A. ; SANTOS, P. A. M. T. ; PINTO, M. T. P. . Belle Epoque: Solar do Jambeiro. 2015. Interpretação.

8.
VETROMILLA, Clayton. Luiz Otávio Braga: música para violão. 2014. Registro Fonográfico.

9.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 22/04. 2014. Interpretação.

10.
VETROMILLA, Clayton. Projeto tributo a Guerra-Peixe e Almeida Prado. 2013. Interpretação.

11.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . O meu amor mora longe. 2013. Interpretação.

12.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . Amores brasileiros. 2012. Interpretação.

13.
VETROMILLA, Clayton. Série Unirio Musical. 2012. Interpretação.

14.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . Amores brasileiros (Macaé). 2012. Interpretação.

15.
VETROMILLA, Clayton; SILVA, L. E. A. ; PINTO, M. T. P. ; SANTOS, P. A. M. T. . Belle Epoque. 2012. Interpretação.

16.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 16/07. 2011. Interpretação.

17.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Duo Barrenechea-Vetromilla. 2009. Interpretação.

18.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . Duo Tuttmann-Vetromilla 06/07. 2009. Interpretação.

19.
VETROMILLA, Clayton; ZABALA, S. . Recital de violão 24/11. 2009. Interpretação.

20.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Sesc Niterói. 2008. Interpretação.

21.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Música na Capela. 2008. Interpretação.

22.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Violões na UNIRIO. 2008. Interpretação.

23.
VETROMILLA, Clayton. 5 semana de violão. 2008. Interpretação.

24.
VETROMILLA, Clayton; GOES, G. . Duo Flauta e Violão. 2008. Interpretação.

25.
VETROMILLA, Clayton; MARONES, E. . Quinteto Sescontu. 2007. Interpretação.

26.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Duo de Flauta e violão. 2007. Interpretação.

27.
VETROMILLA, Clayton. Homenagem à Maria Helena Rosas Fernandes. 2007. Composição (estréia).

28.
VETROMILLA, Clayton. 4 semana de violão. 2007. Interpretação.

29.
VETROMILLA, Clayton. Programa Integração pela Música. 2007. Interpretação.

30.
VETROMILLA, Clayton. Os violonistas. 2007. Interpretação.

31.
VETROMILLA, Clayton. 74 encontro de violão. 2007. Interpretação.

32.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. . Cuidado Arte na Escola. 2007. Interpretação.

33.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 15/10. 2007. Interpretação.

34.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 09/04. 2007. Interpretação.

35.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. . Música e literatura. 2006. Interpretação.

36.
VETROMILLA, Clayton; MARONES, E. . CD Violões da AV-rio (vol.2). 2006. Registro Fonográfico.

37.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. ; CANDIDO, M. . Recital Latinoamericano. 2006. Interpretação.

38.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 17/04. 2006. Interpretação.

39.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. . Concertos Didáticos nas Escolas. 2006. Interpretação.

40.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 10/04. 2005. Interpretação.

41.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. . Todos os sóis. 2005. Interpretação.

42.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. . identidades sonoras. 2005. Interpretação.

43.
VETROMILLA, Clayton; CANDIDO, M. . Duo violino-violão. 2005. Interpretação.

44.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . Duo Tuttmann-Vetromilla 18/06. 2005. Interpretação.

45.
VETROMILLA, Clayton. Quadro Cervantes. 2005. Interpretação.

46.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . Duo Tuttmann-Vetromilla 16/12. 2005. Interpretação.

47.
VETROMILLA, Clayton; MARONES, E. . 39 Encontro de Violão. 2004. Interpretação.

48.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 27/06. 2004. Interpretação.

49.
VETROMILLA, Clayton; MARONES, E. . Quinteto Sescontu. 2004. Interpretação.

50.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 24/06. 2004. Interpretação.

51.
VETROMILLA, Clayton. 44 encontro de violão. 2004. Interpretação.

52.
VETROMILLA, Clayton. VIII Festival Dilermando Reis. 2003. Interpretação.

53.
VETROMILLA, Clayton; MARONES, E. . salão Nobre / TMN. 2003. Interpretação.

54.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. . Iº Simpósio Internacional de Música Brasil/Alemanhã. 2003. Interpretação.

55.
VETROMILLA, Clayton. XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003. Composição (estréia).

56.
VETROMILLA, Clayton. Tributo a Guerra-Peixe e Almeida Prado. 2003. Interpretação.

57.
VETROMILLA, Clayton; MARONES, E. . Young artists in concert. 2003. Interpretação.

58.
VETROMILLA, Clayton; VIRGUEZ, C. . 29 encontro de violão. 2003. Interpretação.

59.
VETROMILLA, Clayton; MARONES, E. . 27 enc. de violão. 2003. Interpretação.

60.
VETROMILLA, Clayton. XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2003. Composição (estréia).

61.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 22/05. 2003. Interpretação.

62.
VETROMILLA, Clayton. 20º Encontro de Violão. 2002. Interpretação.

63.
VETROMILLA, Clayton. recital de violão: 04/07. 2002. Interpretação.

64.
VETROMILLA, Clayton; TUTTMANN, R. . Tributo a Villa-Lobos. 2002. Interpretação.

65.
VETROMILLA, Clayton. Música no Forum. 2002. Interpretação.

66.
VETROMILLA, Clayton. recital de violão: 14/11. 2002. Interpretação.

67.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão. 2001. Interpretação.

68.
VETROMILLA, Clayton. UEMG: Recital de Violão. 1999. Composição (estréia).

69.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . Quinteto Tempos. 1997. Interpretação.

70.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . os arranjadores. 1996. Interpretação.

71.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . Rufo Herrera e Quinteto Tempos. 1996. Trilha Sonora.

72.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . Rufo Herrera e Quinteto Tempos. 1996. Interpretação.

73.
VETROMILLA, Clayton; AMORIM, F. . Música de Domingo. 1995. Interpretação.

74.
VETROMILLA, Clayton; AMORIM, F. . Duo flauta e violão. 1995. Interpretação.

75.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . Tocata del Alba / Rufo Herrera e Quinteto Tempos. 1995. Registro Fonográfico.

76.
VETROMILLA, Clayton. Sala Multimeios: Recital de Violão. 1994. Interpretação.

77.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . sala Juvenal Dias. 1994. Composição (estréia).

78.
VETROMILLA, Clayton. Recital de violão 03/11. 1994. Interpretação.

79.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . X Bienal de Música Contemporânea. 1993. Composição (estréia).

80.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . Concierto de Música Latinoamericana Contemporânea. 1993. Composição (estréia).

81.
VETROMILLA, Clayton; VIOLA, P. . CD. Terra Boa / Pereira da Viola. 1993. Registro Fonográfico.

82.
VETROMILLA, Clayton; HERRERA, R. . Concertos de Natal. 1993. Interpretação.

83.
VETROMILLA, Clayton; AMORIM, F. ; HERRERA, R. . Recital de Formatura. 1993. Composição (estréia).

84.
VETROMILLA, Clayton; AMORIM, F. . Duo flauta e violão. 1991. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; LOPES, M. V.; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de André Luiz Falcão Lacerda. Programa de estudos: o trompete de banda. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música (PROEMUS)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MARQUES, C. A.; VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.. Participação em banca de Fábio Calazans. GUITARRA: INTRODUÇÃO AO ACOMPANHAMENTO HARMÔNICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música (PROEMUS)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ADOUR, F.; BARROS, N. S.; VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Maxuell Oliveira de Almeida Ricco. O violão entrou na roda. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música (PROEMUS)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VETROMILLA, Clayton; LAKSCHEVITS, E.; DIAS, A.. Participação em banca de Cibele Sabioni. Começando um coro do zero. 2017.

5.
VETROMILLA, Clayton; TABORDA, M.; COHEN, S.. Participação em banca de Alexandre Gismonti Medeiros Amin. A polirritimia no violão. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
VETROMILLA, Clayton; AMORIM, H.. Participação em banca de ALEXANDRE SOUZA SIMON. SONATA III (1927) DE MANUEL MARIA PONCE: REFLEXÕES SOBRE A TÉCNICA VIOLONÍSTICA PARA UMA INTERPREÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VETROMILLA, Clayton; MEIRELLES, R.; CAMARA, A. A. A.. Participação em banca de Daniel Marcos Martins. A música nos protestos de rua do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A.; REZANDE, I.. Participação em banca de Jonas Fernando de Souza. Guia de estudos para clarineta. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música (PROEMUS)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Luciano Augusto Câmara da Silva. Di menor e Cepa Andaluza: o uso dos bordões. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
VETROMILLA, Clayton; MEIRELLES, R.; RAMALHO, C.. Participação em banca de Marcos Martins Ribeiro. Suingue: música popular brasileira do Rio Grande do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de Michele Irma Santana Manica. Memorização e estudocom guias de execução na pela Image, de Eugene Bozza. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
VETROMILLA, Clayton; CARNEIRO, M.; ALMADA, C.. Participação em banca de André de Freitas Milagres. Parábola (1973): uma aproximação entre as ideias de Leo Brouwer e de Paul Klee. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S.; SIMOES, N.. Participação em banca de flávio Gabriel Parro da Silva. Educação para a performance. 2015. Dissertação (Mestrado em Música (31004016039P0)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
VETROMILLA, Clayton; CARNEIRO, M.; ALMADA, C.. Participação em banca de André de Freitas Milagres. Parábola (1973): uma aproximação.... 2015. Dissertação (Mestrado em Música (31004016039P0)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

15.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Ernani Marones Gusmão. Villa-Rica: religiosidade e vivências musicais. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
VETROMILLA, Clayton; ADOUR, F.; BARROS, N. S.. Participação em banca de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro. Reelaboração para violão da obra de J. S. Bach. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
VETROMILLA, Clayton; LUCAS, M. V.. Participação em banca de Pedro Paiva Garcia Sá. Novas obras brasileiras para tímpano solo. 2018. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VETROMILLA, Clayton; FERNANDES, J. N.; REQUIAO, L.. Participação em banca de Josiane Paula Maltauro Lopes. O componente curricular de Arte/Música na educação profissional. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
VETROMILLA, Clayton; ARAGAO, P.; CORVISIER, F. G. M.; BERG, S. M. P. C.. Participação em banca de Rosane Nascimento de Almeida. Uso do tonoscópio. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VETROMILLA, Clayton; SILVEIRA, R.; BARRENECHEA, L. S.. Participação em banca de Maria Tereza Madeira. Carolina Cardosi de Menezes: pianeira. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Humberto Amorim Neto. Da península ibérica medieval ao séc XVII. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
BARRENECHEA, S. A.; VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Willa Soanne Martins. O gesto vocal: um estilo a partir da Sequenza III de Luciano Berio. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de José Benedito Viana Gomes. Trechos orquestrais para flauta transversal de Heitor Villa-Lobos, Oscar Lorenzo Fernandez e César Guerra-Peixe. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Álvaro Alberto de Paiva Barros. O choro e a construção de um espaço permanente na cidade de Natal. 2013. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S.; LUCAS, M. V.; HARTMANN, E. F.; BREIDE, N.. Participação em banca de Ronal Xavier Silveira. Aurora de Almeida Prado e a metáfora do Amanhecer. 2012. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Bruno Correia. As tocatas para alaúde de G. G. Kapspersger. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
VETROMILLA, Clayton; FERNANDES, J. N.. Participação em banca de JOSÉLIA RAMALHO VIEIRA. Efeitos da aprendizagem cooperativa no ensino de piano em grupo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VETROMILLA, Clayton; FERNANDES, J. N.; REQUIAO, L.. Participação em banca de Josiane Paula Maltauro Lopes. A música na educação profissional e tecnológica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
VETROMILLA, Clayton; SILVEIRA, R.; BARRENECHEA, L. S.. Participação em banca de Maria Teresa Madeira Pereira. Carolina Cardoso de Menezes, a pianeira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S.; LUCAS, M. V.. Participação em banca de Hugo Vargas Pilger. Aspéctos técnicos e idiomáticos da fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-Lobos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de João Batista Sartor. Ensino-aprendizagem da flauta.... 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Humberto Amorin Neto. A chegada e a difusão dos cordofones.... 2013. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de José Benedito Viana Gomes. Trechos Orquestrais brasileiros para flauta transversal. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Ronal Xavier Silveira. Metáforas musicais na obra pianística de Almeida Prado. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
VETROMILLA, Clayton; LUCAS, M. V.; PILGER, H. V.. Participação em banca de Murilo Alves do Nascimento. O idiomatismo na obra para violoncelo de Ernani Aguiar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música (31004016039P0)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S.; SALLES, M.. Participação em banca de Inah Kurrels Pena. Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali. 2017.

3.
VETROMILLA, Clayton; SOBREIRA, S.; GANDELMANN, S.. Participação em banca de Leonardo do Nascimento Rodrigues. Apreciação musical nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VETROMILLA, Clayton; CARNEIRO, M.; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de Artuhur Neves Moreira. A partitura enquanto sistema. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música (31004016039P0)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; AMORIM, H.. Participação em banca de Alexandre Simom. A sonata III de Manuel Ponce. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de José Robinson Enciso Valença. O bambuco e o choro: um paralelismo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VETROMILLA, Clayton; LUCAS, M. V.; PINTO, M. T. P.. Participação em banca de André Milagres. A parábola de Leo Brouwer.... 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música (31004016039P0)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
VETROMILLA, Clayton; BARROS, N. S.; ADOUR, F.. Participação em banca de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro. Um breve panorama da obra de J. S. Bach. 2014 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de Daniel Aguiar Novais. Interpretação musical e fraseado. 2014.

10.
VETROMILLA, Clayton; MEIRELLES, R.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de Marcos Martins Ribeiro. Suingue: a música popular brasileira do rio grande do sul. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; BARRENECHEA, S. A.. Participação em banca de Michele Irma Santana Manica. Guias de execução no estudo e memorização. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Miguel de Laquila Oliveira. A obra para violão de Rogério Rossini. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Daniel Felipe Leite Snches. Estudo n° 2 e Estudo n° 4 de José Vieira Brandão. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VETROMILLA, Clayton; SILVA, L. E. A.. Participação em banca de Moises Camilo Gomes.Tríades : Novos Caminhos para Improvisação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

2.
VETROMILLA, Clayton; SILVA, L. E. A.. Participação em banca de GERALDA DE FREITAS NUNES.MUSICALIZAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM NA FAIXA ETÁRIA DE ZERO A UM ANO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

3.
VETROMILLA, Clayton; SANTOS, P. A. M. T.. Participação em banca de Reinaldo da Paz Pacheco.MÉTODO DE MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA TRANVERSAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

4.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.. Participação em banca de Carla Simone Guilherme de Oliveira Santos.Resgate através da música.... 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

5.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Germano Duarte Ramos.Bateria para iniciantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

6.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Gutherman Gomes.O resgate histórico do ritmo do samba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

7.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Jefferson Matias Roque.O ministério de louvor nas Igrejas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

8.
VETROMILLA, Clayton. Participação em banca de Mônica Aparecida Maia.Métodos usados para a realização do aprendizado do teclado eletrônico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VETROMILLA, Clayton; REQUIAO, L.; DUARTE, M. A.. Música / violão popular / processos de musicalização / prática de conjunto. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
COTTA, A. H. G.; ROCHA, G.; CASTRO, B. D. P. M.; CARDOSO, A. L. C. D.; VETROMILLA, Clayton. Professor AAdjunto / 40h DE / Música e Produção Cultural. 2014. Universidade Federal Fluminense.

3.
OLIVEIRA, R. C.; CUNHA, G. F.; VETROMILLA, Clayton. Professor Auxiliar / 40h DE / Percussão. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VETROMILLA, Clayton. Professor da Univ. do Est. do Amazonas. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

5.
VETROMILLA, Clayton; HARO, M.; CARNEIRO, J.. Professor Assistente, DE, Disciplina Violão Popular / Prática de Conjunto. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Avaliação de cursos
1.
VETROMILLA, Clayton; TEIXEIRA, L. M.. 201610848 Renovação de Reconhecimento de Curso 2 avaliador(es) Avaliação de Regulação. 2018. Centro Universitário Adventista de São Paulo.

2.
VETROMILLA, Clayton; TEIXEIRA, L. M.. 201616970 Renovação de Reconhecimento de Curso. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
VETROMILLA, Clayton; TEIXEIRA, L. M.. 137946-UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-52009-Instituto de Artes - Campus Centro Porto Alegre/RS MÚSICA. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
VETROMILLA, Clayton; CARVALHO, V. L.. 137808 FACULDADE VILLA-LOBOS DO CONE-LESTE PAULISTA 6465-Unidade SEDE São José dos Campos/SP MÚSICA. 2018. FACULDADE VILLA-LOBOS DO CONE-LESTE PAULISTA.

5.
VETROMILLA, Clayton; CARVALHO, V. L.. CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX 38155-Unidade SEDE Belo Horizonte/MG MÚSICA. 2018. Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

6.
VETROMILLA, Clayton; TEIXEIRA, L. M.. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA 47100-CAMPUS CANELA Salvador/BA COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA. 2018. Universidade Federal da Bahia.

7.
VETROMILLA, Clayton; LEAO, E.. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS 48749-Unidades Dispersas - CONSERVATÓRIO DE MÚSICA Pelotas/RS MÚSICA - COMPOSIÇÃO. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

8.
VETROMILLA, Clayton; TEIXEIRA, L. M.. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS 48749-Unidades Dispersas - CONSERVATÓRIO DE MÚSICA Pelotas/RS. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

9.
VETROMILLA, Clayton; WANDERMUREM, M.. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA 40932-Unidade Acadêmica I Caratinga/MG LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS. 2017. Centro Universitário de Caratinga.

10.
VETROMILLA, Clayton; CRESCITELLI, M. F. C.. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO 5348-Campus Universitário de Rondonópolis Rondonópolis/MT LETRAS - LÍGUA PORTUGUESA. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso.

11.
TEIXEIRA, L. M.; VETROMILLA, Clayton. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO 43712-Campus Universitário de Cuiabá Cuiabá/MT MÚSICA - CLARINETE. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
VETROMILLA, Clayton; BARROS, C. A.. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA 46721-Universidade Federal de Juiz de Fora - CAMPUS SEDE Juiz de Fora/MG MúSICA - COMPOSIçãO. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
VETROMILLA, Clayton; TEIXEIRA, L. M.. CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO 6499-Unidade Acadêmica de Salto - Campus V Salto/SP. 2017. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

14.
VETROMILLA, Clayton; PINHEIRO, C. L.. UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA 39813-Campus de Xanxerê Xanxerê/SC LETRAS - LÍGUA PORTUGUESA. 2017. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

15.
VETROMILLA, Clayton; SOUZA, A. C. S.. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ 36921-Campus Itajaí Itajaí/SC LETRAS - LÍGUA PORTUGUESA. 2017. Universidade do Vale do Itajaí.

16.
VETROMILLA, Clayton. Curso: MÚSICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. 2017. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

17.
VETROMILLA, Clayton. 201616946 Renovação de Reconhecimento de Curso. 2017. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

18.
VETROMILLA, Clayton; ALONSO, P. C. M. Y.. RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO - PRODUÇÃO FONOGRÁFICA. 2016. Universidade Anhembi Morumbi.

19.
REIS, E. P.; VETROMILLA, Clayton. avaliação 124664: FACULDADE FACCAT - FACCAT. 2016. FACULDADES FACCAT.

20.
VETROMILLA, Clayton; ALBERNAZ, F.. avaliação 106974, ato Renovação de Reconhecimento de Curso, processo 201205244. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

21.
VETROMILLA, Clayton; PINHEIRO, C. L.. Renovação de reconhecimento de curso. 2015. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL.

22.
DANIEL, A. F. G.; VETROMILLA, Clayton. avaliação 112564, ato Reconhecimento de Curso, processo 201403248. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

23.
VETROMILLA, Clayton; REIS, E. P.. Avaliação 113636, ato Reconhecimento de Curso, processo 201405722. 2015. Faculdade Sumaré.

24.
VETROMILLA, Clayton; REIS, E. P.. Avaliação Nº 115394 do processo: 201217262. 2015. Centro de Ensino Superior de Vitória.

25.
VETROMILLA, Clayton; PERSONE, P.. Avaliação Nº: 122870 - Nº do processo: 201502111. 2015. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS.

26.
VETROMILLA, Clayton; GUIMARAES, H. M.. Avaliação Nº 122870. 2015. Escola Superior de Gestão de Negócios.

27.
VETROMILLA, Clayton; CARVALHO, V. L.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2014. Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

28.
VETROMILLA, Clayton; LEAO, E.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2014. Faculdade Mozarteum de São Paulo.

29.
VETROMILLA, Clayton; NUNES, H. M. S.. Renovação de Reconhecimento de Curso. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

30.
VETROMILLA, Clayton; RAMOS, F. B.. Renovação de reconhecimento de curso. 2014. Faculdade Fortium.

31.
VETROMILLA, Clayton; SILVA, A. R. E.. Renovação de reconhecimento de curso. 2014. FIAM-FAAM Centro Universitário.

32.
VETROMILLA, Clayton; BARROS, C. A.. Renovação de reconhecimento de curso. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

33.
VETROMILLA, Clayton; CARVALHO, A. M.. Reconhecimento de Curso: Letras - Português. 2014. Universidade Federal de Campina Grande.

34.
VETROMILLA, Clayton; DANIEL, A. F. G.. Renovação de reconhecimento de curso. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.. Estudo de concerto para harpa (Ensaio I - doutorado). 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VETROMILLA, Clayton; RONAI, L. T.; LEMOS, M. S.. Ensaio I: Cantilena instrumental. 2017. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BARRENECHEA, L. S.; VETROMILLA, Clayton; FERNANDES, J. N.. Ensaio I (doutorado): "Aprendizagem cooperativa" - Josélia Alberda. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VETROMILLA, Clayton; FERNANDES, J. N.; REQUIAO, L.. Ensaio I (doutorado): Josiane Paula Maltauro-Lopes. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
VETROMILLA, Clayton; FERNANDES, J. N.; JUSTI, L. A. M.. Ensaio II (doutorado) Apropriações de Material pedagógico.... 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; ADOUR, F.. Produto artístico (doutorado): A música de câmara de Nivaldo Ornelas.... 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; ARAGAO, P.. Ensaio I: Biografia dos compositores para piano do maranhão. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
VETROMILLA, Clayton; PINTO, M. T. P.; ADOUR, F.. Produto artístico: A música de Câmara de Nivaldo Ornelas. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S.; SILVEIRA, R.. Ensaio II (doutorado): "Carolina Cardos de Menezes..." - Maria Tereza Madeira. 2015. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A.; LUCAS, M. V.. Ensaio I (doutorado): "Música de câmara brasileira para sopros e oboé" - Artur Ortembblad. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A.; BARRENECHEA, L. S.. Ensaio I (doutorado): "A presença da 'esquina' na interpretação..." - Sigridur Weglinski. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, L. S.; ARAGAO, P.. Ensaio I (doutorado): "Carolina Cardosode Menezes..." - Maria Tereza Madeira. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A.; PINTO, M. T. P.. Ensaio II (doutorado): "Ensino pelos professores de flauta..." - João Batista Sartor. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
VETROMILLA, Clayton. XI seleção de novos talentos da Associação de violão do Rio. 2013. Associação de violão do Rio.

15.
VETROMILLA, Clayton. IX seleção de jovens talentos. 2011.

16.
VETROMILLA, Clayton. vestibular. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
VETROMILLA, Clayton. III concurso nacional jovem destaque. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
VETROMILLA, Clayton. VII seleção de jovens talentos. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

19.
VETROMILLA, Clayton. IV concurso nacional de violão Fred Scheiter. 2009.

20.
VETROMILLA, Clayton. Coordenador da Orquestra de violões da AV-rio. 2008. Associação de Violão do Rio de Janeiro.

21.
VETROMILLA, Clayton. V seleção de novos talentos da Av-Rio. 2007. Associação de Violão do Rio de Janeiro.

22.
VETROMILLA, Clayton. II concurso nacional de violão Fred Scheiter. 2005.

23.
VETROMILLA, Clayton. vertibular. 2005. Universidade do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional. Anos 70: aspectos do Instituto Nacional de Música da Funarte. 2015. (Congresso).

2.
I Semana da Voz Cantada.Canções Trovadorescas: a procura por uma sonoridade perdida. 2014. (Seminário).

3.
I Simpósio em práticas interpretativas.Canções trovadorescas: a procura por uma sonoridade perdida. 2014. (Simpósio).

4.
XVIII colóquio PPGM Unirio.Mesa de Abertura. 2013. (Seminário).

5.
Reunião de Coordenadores de PPG.Relatório de Atividades do PPGM/Unirio. 2012. (Encontro).

6.
XX conferencia de la Associacion Argentina de Musicologia. Um lugar para a música erudita brasileira. 2012. (Congresso).

7.
I ENCONTRO DE POLÍTICAS PARA AS ARTES.PRO-MEMUS: A LÓGICA E O PAPEL DA FUNARTE NO CAMPO DA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA. 2011. (Seminário).

8.
II seminário internacional de políticas culturais.Política cultural nos anos 70. 2011. (Seminário).

9.
Performance'11.O Concurso INM-Vitale e a presença do repertório violonístico na música erudita brasileira dos anos 1970. 2011. (Simpósio).

10.
A performance em contexto.O problema das fases estéticas e a Suíte para violão na obra de Guerra-Peixe. 2010. (Simpósio).

11.
ANPPOM. Aspectos do debate música popular / música erudita na década de 1970. 2009. (Congresso).

12.
XIV Colóquio do PPGM da UNIRIO.Sobre as obras para violão no I concurso bras. de composição de música erudita. 2009. (Encontro).

13.
XIII Colóquio do PPGM da UNIRIO.Anotações sobre o I concurso brasileiro de composição de música erudita para piano ou violão. 2008. (Encontro).

14.
XII Colóquio de Pós-graduação em Música da UNIRIO.Momentos I e Ldicas 4: uma aproximação. 2007. (Simpósio).

15.
3º colóquio de pesquisa da Pós-graduação.Guerra-Peixe xxxx. 2002. (Outra).

16.
2º colóquio de pesquisa.Guerra-Peixe zzzzzzzzzzz. 2000. (Seminário).

17.
V colóquio do PPGM.Guerra-Peixe yyyyyyyy. 2000. (Seminário).

18.
II Encontro com o violã.A forma Tema e Variação no repertório violonístico. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Quartas concertantes (Museu Villa-Lobos e Instituto Villa-Lobos). 2018. (Concerto).

2.
VETROMILLA, Clayton; AMORIM, H. ; BARROS, N. S. . ?Caminhos do Violão na Universidade atual?. 2017. (Outro).

3.
VETROMILLA, Clayton; FERNANDES, J. N. ; PINTO, M. T. P. . IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA: 10 a 13 de abril. 2016. (Congresso).

4.
VETROMILLA, Clayton. Compositoras portuguesas sec XX-XXI. 2015. (Concerto).

5.
VETROMILLA, Clayton. Colóquio 2015 PPGM. 2015. (Outro).

6.
VETROMILLA, Clayton. III Simpom. 2014. (Congresso).

7.
VETROMILLA, Clayton. XVIII Colóquio do PPGM. 2013. (Outro).

8.
VETROMILLA, Clayton. I ciclo nacional de eventos de pesquisa e extensão do PPGM: Guerra-Peixe, musicólogo. 2012. (Congresso).

9.
VETROMILLA, Clayton. II SIMPOM. 2012. (Congresso).

10.
VETROMILLA, Clayton. XVI Colóquio do PPGM. 2011. (Outro).

11.
VETROMILLA, Clayton. Unirio musical. 2008. (Concerto).

12.
VETROMILLA, Clayton; TACUCHIAN, M. F. . 2º colóquio. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
TAMIRES LEMOS RAMPINELLI. A iniciação musical através do violão: explorando melodia, harmonia e ritmo em arranjos didáticos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Música (PROEMUS)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
LEANDRO FLORESTA DE MIRANDA. O ESTILO INTERPRETATIVO E O VIOLONISMO DE LUIZ BONFÁ NO DISCO SOLO IN RIO DE 1959. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
PEDRO PAES DE CARVALHO. Gypsi Jazz na Amárica do Sul. Início: 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
REBECA VIEIRA DE QUEIROZ ALMEIDA. As canções de amor de Claudio Santoro. Início: 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Álisson Berbert. As influências dos 24 Caprichos, op. 1 de Nicolò Paganini nos Caprichos para violino solo de Marcos Salles. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Incentivo à Qualificação. (Orientador).

4.
PEDRO HASSELMANN NOVAES. PIFFARI: os charameleiros-flautistas e a música polifônica na Itália dos séculos XIV e XV. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Murilo Alves do Nascimento. A OBRA PARA VIOLONCELO DE ERNANI AGUIAR: ANÁLISE DOS ELEMENTOS IDIOMÁTICOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

2.
Fábio Pestana Calazans. O acompanhamento harmônico feito pelo violão/guitarra elétrica na música brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música (PROEMUS)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

3.
Helio da Silva Junior. Violão Online (para Professores e Pais). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Música (PROEMUS)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

4.
Flávio Gabriel Parro da Silva. Preparação do repertório solo para trompete. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

5.
André de Freitas Milagres. Parábola (1973): uma aproximação entre as ideias de Leo Brouwer e de Paul Klee. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

6.
Alexandre Souza Simon. Sonata III de Manuel Maria Ponce: A construção de uma interpretação. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

7.
Daniel Aguiar Novais. Hugo Riemann e a música brasileira para violão solo: um estudo sobre o fraseado musical. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Mário da Silva Júnior. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Clayton Daunis Vetromilla.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Oers. Recital de formatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em música: violão) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

2.
Adriano Palma Correa. Sobre os ?diagramas? no ensino do violão: uma introdução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Unirio. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

3.
Marcos Luis Souza Lima. Pedagogia do Contrabaixo Brasileiro por um olhar Percussivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

4.
Marcelo Alessandro Pinheiro Da Silva. O repertório no ensino do violão em instituições superiores do rio de janeiro: aspectos da dicotomia ?erudito? e ?popular?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musica (43312)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

5.
Leandro Donato. O ensino formal e não formal da guitarra elétrica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musica (43312)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

6.
PRISCILLA HYGINO RODRIGUES DA SILVA. Os métodos brasileiros de violão para o público infanto-juvenil e o ensino coletivo de violão na infância. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Musica (43312)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

7.
Cláudio Silva de Menezes Guerra. AS BREVES DE GUERRA-PEIXE: UMA PROPOSTA DE ALIAR A TÉCNICA VIOLONÍSTICA AO INTERESSE ARTÍSTICO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

8.
José Henrique Soares Neto. A viola e os golpes de arco na obra de Guerra-Peixe, Bilhete de um Jogral para viola sozinha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

9.
Aldenir Sóstenes de Castro. Princípios de regência coral para professores da rede pública do município do Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Brasileiro de Educação Continuada. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

10.
Miguel de Laquila Oliveira. Recital de formatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em música: violão) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

Iniciação científica
1.
Vinícius Rangel Souto. ENSINO DO VIOLÃO: ASPECTOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM A INICIAÇÃO À TÉCNICA E AO REPERTÓRIO BRASILEIRO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

2.
Pitter Rocha. Iniciação ao violão: aspectos do Ead. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

3.
Ricardo Matias Nicácio. Processos de musicalização: métodos de ensino do violão. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

4.
Roberto Gomes de Brito. Aplicação didática do repertório brasileiro: estudos para violão. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Musica (43312)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

5.
Roberto Gomes de Brito. Editoração de partituras manuscritas de obras camerísticas envolvendo o violão. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.

Orientações de outra natureza
1.
Ricardo Rangel Krizek. Recital de Violão FORMATURA - BACHARELADO. 2017. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Clayton Daunis Vetromilla.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
VETROMILLA, Clayton. Prom: Iniciação ao violão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).


Musica
1.
VETROMILLA, Clayton; BARRENECHEA, S. A. . Recital ? xx xxx; Sarau - 21 ago. 2016. Interpretação.

1.
VETROMILLA, Clayton. Temporada 2018: Giuliani, Barrios, Guerra-Peixe e Dyens (violão solo). 2018. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:29:26