Elias Frederico

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8661340733947250
  • Última atualização do currículo em 01/05/2018


possui graduação em Engenharia Mecânica Plena pelo Centro Universitário da FEI (1982), mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo e revisor da RAC. Revista de Administração Contemporânea, ReAd -Revista Eletrônica de Administração da UFRGS e da Anpad. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing de relacionamento e marketing ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elias Frederico
Nome em citações bibliográficas
FREDERICO, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, USP Leste.
Av. Arlindo Bettio, 1000
03828-000 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Doutorado em Administração de Empresas.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DOS ANTECEDENTES E DAS CONSEQUÊNCIAS DA CONFIANÇA NAS RELAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E FABRICANTES DO MERCADO DE VESTUÁRIO, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Prof Juracy Parente.
Palavras-chave: marketing de relacionamento; confiança; lealdade; comércio varejista; vestuário - comércio; vestuário - indústria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis.
1997 - 1999
Mestrado profissional em Administração de Empresas.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Uma Proposta de Concepção Estratégica: O que uma loja de departamento necessita fazer para sobreviver às alterações no meio-ambiente do varejo, Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Moisés Sznifer.
Palavras-chave: Estratégia competitiva; varejo; vestuário.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis.
1977 - 1982
Graduação em Engenharia Mecânica Plena.
Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.




Atuação Profissional



CASAS PERNAMBUCANAS S/A, ALTSA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE DEPARTAMENTO, Carga horária: 40


C A Modas, C&A, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Departamento e Conselheiro da Univ, Carga horária: 44

Atividades

09/1982 - 04/2003
Direção e administração, C A Modas, .

Cargo ou função
Gerente de Departamento.
09/1982 - 04/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNICA, .

Cargo ou função
Conselheiro da Universidade Corporativa.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 24

Atividades

8/2015 - Atual
Ensino, TÊXTIL E MODA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Produtos de Moda
03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , USP Leste, .

02/2007 - Atual
Ensino, marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
gestão de produto
marketing empresarial
Gestão de canais de distribuição e logística
02/2007 - Atual
Extensão universitária , USP Leste, .

Atividade de extensão realizada
captação de empresas para a marketing junior e para contratação de estagiários.
02/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, USP Leste, .

Cargo ou função
representante docente na COC.

Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor nrd6, Carga horária: 12

Atividades

2/2004 - Atual
Ensino, Administração de empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
planejamento
marketing

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Atividades

03/2004 - 06/2004
Ensino, MBA Varejo de Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Financeira
2001 - 2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Anhembi Morumbi, .

Cargo ou função
membro do conselho dos cursos de mba em moda.
7/2001 - 8/2001
Ensino, Mba Marketing de Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Operações em Lojas e Compras
01/2000 - 12/2000
Ensino, Negócios da Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
gerência de produtos
01/1999 - 12/1999
Ensino, Negócios da Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerênciade Produtos


Linhas de pesquisa


1.
Inovação e estratégias de marketing

Objetivo: Marketing é a atividade que visa criar, comunicar e entregar valor para usuários, clientes, parceiros e sociedade como um todo nas relações de troca, de forma a se satisfazer necessidades, desenvolver e manter relacionamentos duradouros. A linha de pesquisa inovação e estratégias de marketing visa aprofundar o conhecimento ao investigar as estratégias utilizadas pelas instituições para implantar processos e ofertas inovadoras que criem valor, satisfação e levem a relacionamentos profícuos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Marketing de relacionamento.; Competitividade; gestão mercadológica; Estratégia competitiva; Posicionamento e segmentação.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: RAC. Revista de Administração Contemporânea
2007 - Atual
Periódico: REAd. Revista Eletrônica de Administração
2007 - Atual
Periódico: RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios
2007 - Atual
Periódico: Revista Alcance
2007 - Atual
Periódico: Revista de Negócios
2007 - Atual
Periódico: EnAnpad- Encontro de Administração da Anpad
2007 - Atual
Periódico: EMA - Encontro de Marketing da Anpad


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
MELHOR TRABALHO DA DIVISÃO ACADÊMICA MARKETING, ANPAD.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREDERICO, E.2018FREDERICO, E.; FERREIRA, M. P. C. . DETERMINANTES DA INTENÇÃO DE CONTINUIDADE DE RELACIONAMENTO ENTRE PEQUENOS VAREJISTAS E SEUS FORNECEDORES DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO HIDRÁULICOS. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 17, p. 237, 2018.

2.
FREDERICO, E.2017FREDERICO, E.; TEIXEIRA, N. C. ; GHANI, S. A. A. ; ANDRADE, J. . Determinantes da Confiança e Lealdade aos Sites de Compras Coletivas. REGE REVISTA DE GESTAO, v. 24, p. 281-290, 2017.

3.
2FREDERICO, E.2015FREDERICO, E.; RODRIGUEZ, G. C. ; SILVA, B. M. ; TORRES, R. . Satisfação com o Consumo de Vestuário Feminino de Tamanhos Especiais. Gestão & Regionalidade (Online), v. 31, p. 161-177, 2015.

4.
3FREDERICO, E.2014FREDERICO, E.; CANTAFARO, R. ; AYDAR, F. R. ; SHINZAKI, A. P. M. . VALOR, SATISFAÇÃO E RECOMENDAÇÃO ESPONTÂNEA PARA UMA MARCA VAREJISTA. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 107-123, 2014.

5.
5FREDERICO, E.2013FREDERICO, E.; NAGANO, B. M. . Determinantes do Valor e da Satisfação com o Consumo de uma Marca de Moda Jovem. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 97, 2013.

6.
6FREIRE, O.2013FREIRE, O. ; QUEVEDO-SILVA, F. ; FREDERICO, E. . Mensurando a consciência ambiental do consumidor: um estudo comparativo entre as escalas NEP e ECCB. Organicom (USP), v. 10, p. 244-263, 2013.

7.
4FREDERICO, E.2013FREDERICO, E.; QUEVEDO-SILVA, F. ; FREIRE, O. . Conquistando a Confiança do Consumidor: minimizando o gap entre consciência ambiental e consumo ambiental.. Revista de Gestao Ambiental e Sustentabilidade, v. 2, p. 50-70, 2013.

8.
7TRISTÃO, José Américo Martelli2012TRISTÃO, José Américo Martelli ; TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini ; FREDERICO, E. ; RODRIGUES, Agustin Perez . Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social: o caso Natura. Signos do Consumo, v. 4, p. 82-107, 2012.

9.
8FREDERICO, E.2008FREDERICO, E.; PARENTE, Juracy G . antecedentes da confiança para o varejista de moda. Faces (FACE/FUMEC), v. 7, p. 340, 2008.

10.
11FREDERICO, E.2008 FREDERICO, E.; Tristão, JAM ; ROBIC, Andre Ricardo . SEGMENTAÇÃO DOS PERFIS DE CONSUMO INFANTIL DE VESTUÁRIO E SUA ASSOCIAÇÃO À MODA E AOS ESPORTES DE AÇÃO. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 14(1), p. 4, 2008.

11.
1FREDERICO, E.2008 FREDERICO, E.; ROBIC, Andre Ricardo . A Influência do Formato de Varejo sobre a Intenção de Continuidade do Relacionamento entre Varejistas de Moda e seus Fornecedores. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, p. 89-118, 2008.

12.
10FREDERICO, E.2008 FREDERICO, E.; PARENTE, Juracy G . Determinants of Relationship Continuity between Fashion Retailers and Suppliers in Brazil. European Retail Research, v. 22, p. 87-115, 2008.

13.
9FREDERICO, E.2008FREDERICO, E.; ROBIC, Andre Ricardo . DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE ROUPAS INFANTIS. Revista de Negócios (Online), v. 13, p. 76-92, 2008.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREDERICO, E.. Tendências de consumo na páscoa. DCI, 17 abr. 2014.

2.
FREDERICO, E.. MARCAS E PREFERENCIAS DO CONSUMIDOR. Mundo do Marketing, 07 abr. 2014.

3.
FREDERICO, E.. Tendências do Varejo. Folha de São Paulo, 07 jan. 2014.

4.
FREDERICO, E.. Tendências do Varejo. Folha Online, 07 jan. 2014.

5.
Campos, V ; FREDERICO, E. . Para onde e como crescer?. O confeccionista, São Paulo, 08 jul. 2010.

6.
FREDERICO, E.. Como acertar no fast-fashion. O confeccionista, sao paulo, 01 out. 2009.

7.
FREDERICO, E.; Tristão, JAM ; ROBIC, Andre Ricardo . crianças, esportes de ação e moda. use fashion journal, Novo Hamburgo/RS, p. 32 - 33, 01 jul. 2008.

8.
RAQUEL MARANGONI ; FREDERICO, E. . 5° Bom Retiro Fashion Business. Fashion prime, 08 ago. 2007.

9.
Denise Brito ; FREDERICO, E. . Bom Retiro avança com o. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 16 - 16, 05 ago. 2007.

10.
Denise Brito ; FREDERICO, E. . Roupa perde espaço e. Folha de São Paulo, p. 18 - 18, 23 jun. 2007.

11.
Vanesa Rosal ; FREDERICO, E. . Moda igual para ricos e pobres. Diário do Comércio, Sao Paulo, 15 jun. 2007.

12.
ROBIC, Andre Ricardo ; FREDERICO, E. . Fast Fashion: O tempo da moda. CATARINA, Florianópolis Santa Catarina, p. 80 - 83, 01 jun. 2007.

13.
Kátia Negreiros ; FREDERICO, E. . Variedade de luxo. Empreendedor, Santa Catarina, 02 jun. 2006.

14.
Cléia Schmitz ; FREDERICO, E. . Guia da moda infantil. Revista do Varejo, Santa Catarina, 23 maio 2006.

15.
Cléia Schmitz ; FREDERICO, E. . A moda multimarca. Revista do Varejo, Santa Catarina, p. 19 - 25, 23 maio 2006.

16.
Carolina Sanchez Miranda ; FREDERICO, E. . Moda vira espaço para gestores profissionais. Gazeta Mercantil, São Paulo, 07 jul. 2005.

17.
FREDERICO, E.. A GAP desembarca no Brasil. Isto É Dinheiro.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREDERICO, E.; MELO, L. M. ; ANDRADE, J. . Uma Comparação dos Fatores Determinantes na Lealdade para uma Marca Varejista de Moda entre Consumidores Brasileiros e Espanhóis. In: Enanpad, 2015, Belo Horizonte. Anais do XXXIX Enanpad, 2015.

2.
FREDERICO, E.; CANTAFARO, R. ; AYDAR, F. R. ; SHINZAKI, A. P. M. . Determinantes do Valor, Satisfação e Boca-a-Boca para uma marca varejista de calçados.. In: VI Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD ? EMA 2014, 2014, Gramado. VI Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD ? EMA 2014, 2014.

3.
FREDERICO, E.; TEIXEIRA, N. C. ; GHANI, S. A. A. ; SILVA, R. F. . Satisfação, Confiança e Lealdade aos Sites de Compras Coletivas. In: VI Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD ? EMA 2014, 2014, Gramado. VI Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD ? EMA 2014, 2014.

4.
FREIRE, O. ; FREDERICO, E. ; QUEVEDO-SILVA, F. . Fatores determinantes da intenção de consumo de produtos sustentáveis. In: CLAV - 6o CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE VAREJO, 2013, São Paulo. CLAV - 6o Congresso Latino-Americano de Varejo, 2013.

5.
FREDERICO, E.; NAGANO, B. M. . Determinantes do Valor e da Satisfação com o Consumo de uma Marca de Moda Jovem. In: V EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2012, Curitiba. V EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2012.

6.
FREDERICO, E.; RODRIGUEZ, G. C. ; SILVA, B. M. . Determinantes da Satisfação, Fidelidade e Recomendação Boca a Boca com o Consumo de Vestuário Feminino de Tamanhos Especiais. In: CLAV Congresso Latino Americano de Varejo, 2012, Sao Paulo. Determinantes da Satisfação, Fidelidade e Recomendação Boca a Boca com o Consumo de Vestuário Feminino de Tamanhos Especiais, 2012.

7.
Tristão, JAM ; FREDERICO, E. ; Viégas. RF . Marketing e responsabilidade social: o caso Natura. In: III Encontro de Marketing da ANPAD, 2008, Curitiba. III Encontro de Marketing da ANPAD, 2008.

8.
Tristão, JAM ; FREDERICO, E. ; Viégas. RF . O processo de reciclagem do óleo lubrificante. In: XI Simpoi, 2008, Sao Paulo. XI Simposio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. Sao Paulo: FGV- EAESP, 2008. p. 186-186.

9.
FREDERICO, E.; ROBIC, Andre Ricardo . Avaliação da Resposta Rápida na Indústria do Vestuário - O Fast Fashion no Brasil. In: XI Simpoi, 2008, Sao Paulo. XI Simposio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. Sao Paulo: FGV- EAESP, 2008. p. 155-155.

10.
FREDERICO, E.; ROBIC, Andre Ricardo . Estudo dos Fatores Determinantes da Satisfação do Consumidor com Vestuário Infantil. In: XXX EnAnpad, 2006, Salvador. Resumo dos Trabalhos do 30o Encontro da Anpad, 2006.

11.
FREDERICO, E.; ROBIC, Andre Ricardo . Estudo dos Fatores de Continuidade do Relacionamento entre Fornecedores de Vestuário e Varejistas, segundo o Formato de Varejo ? uma Aplicação Prática. In: XXIX Enanpad, 2005, brasilia. Anais do XXIX Enanpad, 2005.

12.
FREDERICO, E.; ROBIC, Andre Ricardo . Determinantes da Continuidade do Relacionamento entre Varejistas de Moda e Seus Fornecedores: uma Comparação entre a Utilização de Modelos Estruturais e Análise Multivariada Convencional. In: XXIX Enanpad, 2005, brasilia. XXIX Enanpad, 2005.

13.
FREDERICO, E.; PARENTE, Juracy G . Antecedentes da Confiança para os Varejistas de Moda - Um Estudo de Caso Quantitativo. In: VII SIMPOI, 2004, sao paulo. VII SIMPOI ? SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS,. Sao Paulo: EAESP FGV, 2004. v. 1. p. 43-44.

Apresentações de Trabalho
1.
FREDERICO, E.; MELO, L. M. ; ANDRADE, J. . Uma Comparação dos Fatores Determinantes na Lealdade para uma Marca Varejista de Moda entre Consumidores Brasileiros e Espanhóis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FREDERICO, E.. Arquitetura da marca de moda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FREDERICO, E.. Arquitetura da marca de alto envolvimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FREDERICO, E.. Comportamento do consumidor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FREDERICO, E.. Desenvolvimento de Estratégas de Segmentação e Posicionamento Vitoriosas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FREDERICO, E.. Determinantes da continuidade do relacionamento entre o varejista de moda e seus fornecedores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FREDERICO, E.. O fenômeno do Fast Fashion. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FREDERICO, E.. Workshop SEBRAE - Construindo coleções. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FREDERICO, E.. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MARKETING E MODA NO BRASIL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FREDERICO, E.. Estabelecendo confiança nos relacionamentos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FREDERICO, E.. Determinantes da Continuidade do Relacionamento entre Varejistas de Moda e Seus Fornecedores: uma Comparação entre a Utilização de Modelos Estruturais e Análise Multivariada Convencional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FREDERICO, E.. Estudo dos Fatores de Continuidade do Relacionamento entre Fornecedores de Vestuário e Varejistas, segundo o Formato de Varejo ? uma Aplicação Prática. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FREDERICO, E.. Determinantes da longevidade do relacionamento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FREDERICO, E.. Relações entre a empresa e seus fornecedores:Antecedentes da confiança no varejo de vestuário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
FREDERICO, E.. Integração Vertical e Relações Verticais Integração Vertical e Relações Verticais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
FREDERICO, E.. Estudo sobre os determinantes de confiança no fornecedor pelo varejista de moda. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FREDERICO, E.. Planejamento de compras no varejo de moda. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FREDERICO, E.. Tendências do Varejo: NRF 2003. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
FREDERICO, E.. Poder do varejista x bem-estar do fornecedor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
FREDERICO, E.. O papel do Gerente de produtos no mercado da moda. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREDERICO, E.. Planejamento estratégico DPC. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
FREDERICO, E.. Marketing LAB. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREDERICO, E.. Grifes internacionais de vestuário chegam ao Brasil e acirram a disputa no varejo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREDERICO, E.. Canais de distribuição. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
FREDERICO, E.. Compras, logistica e distribuição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FREDERICO, E.. Gestão de canais de distribuição e logística. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDATICO).

4.
FREDERICO, E.. Gestão de produtos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

5.
FREDERICO, E.. Marketing empresarial. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

6.
FREDERICO, E.. PLANEJAMENTO DE MARKETING. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
FREDERICO, E.. GESTAO FINANCEIRA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
FREDERICO, E.. GESTAO FINANCEIRA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
FREDERICO, E.. GESTAO FINANCEIRA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
FREDERICO, E.. CANAIS DE MARKETING. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
FREDERICO, E.. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AVANÇADA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
FREDERICO, E.. PLANEJAMENTO E GESTAO ESTRATEGICA. 2006. .

13.
FREDERICO, E.. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
FREDERICO, E.. MONTAGEM DE COLEÇÕES. 2006. .

15.
FREDERICO, E.. ESTRATÉGIAS VAREJISTAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
FREDERICO, E.. ESTRATEGIAS DE PRODUTOS E PREÇOS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
FREDERICO, E.. PRODUTOS E MARCAS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
FREDERICO, E.. MARKETING DE VAREJO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
FREDERICO, E.. PLANEJAMENTO ESTRATEGICO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
FREDERICO, E.. relacionamento varejo industria da moda. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

21.
FREDERICO, E.. segmentação psicográfica: moda e crianças. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

22.
FREDERICO, E.. análise de coleções. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

23.
FREDERICO, E.. construção de coleções. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

24.
FREDERICO, E.. introdução ao pensamento estratégico. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

25.
FREDERICO, E.. marketing de varejo de moda. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

26.
FREDERICO, E.. O pensamento estratégico e a competição. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

27.
FREDERICO, E.. Estratégia e segmentação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

28.
FREDERICO, E.. Estratégia e Posicionamento. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

29.
FREDERICO, E.. Tendências do varejo. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

30.
FREDERICO, E.. ESTRATÉGIAS VAREJISTAS. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

31.
FREDERICO, E.. Montagem de coleções. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

32.
FREDERICO, E.. Gestão Financeira. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

33.
FREDERICO, E.. gestão financeira no varejo de moda - análise de projetos de investimento. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

34.
FREDERICO, E.. Canais de Mrketing. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

35.
FREDERICO, E.. Gestão de Produtos e Marcas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

36.
FREDERICO, E.. Estratégias de Produtos e de Precificação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

37.
FREDERICO, E.. Planejamento de Marketing. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

38.
FREDERICO, E.. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MARKETING E MODA NO BRASIL. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDATICO).

39.
FREDERICO, E.. Administração Financeira. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

40.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

41.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

42.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

43.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

44.
FREDERICO, E.. GESTÃO ESTRATÉGICA AVANÇADA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

45.
FREDERICO, E.. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AVANÇADA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

46.
FREDERICO, E.. Administração Financeira. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

47.
FREDERICO, E.. PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

48.
FREDERICO, E.. GESTÃO ESTRATÉGICA AVANÇADA. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

49.
FREDERICO, E.. Compras na moda. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

50.
FREDERICO, E.. Gestão de Negócio em Moda. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

51.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estrategica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

52.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

53.
FREDERICO, E.. Gestão Estratégica Avançada. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

54.
FREDERICO, E.. Planejamento e gestão estratégica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

55.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

56.
FREDERICO, E.. Relatório de Planejamento Estratégico: O caso dos fabricantes de doces de amendoim e derivados. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso).

57.
FREDERICO, E.. Compras na moda. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

58.
FREDERICO, E.. Gestão Estratégica Avançada. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

59.
FREDERICO, E.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

60.
FREDERICO, E.. Compras na moda. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

61.
FREDERICO, E.. Gestão Estratégica Avançada. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

62.
FREDERICO, E.. Gestão de operações em lojas e compras. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

63.
FREDERICO, E.. Gestão de Negócios. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

64.
FREDERICO, E.. Indústrias RLC. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso).

65.
FREDERICO, E.. Gestão de negócios da moda. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

66.
FREDERICO, E.. Gerência de produtos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREDERICO, E.. Participação em banca de NICOLAS GONÇALVES PONTES. IMAGEM E IDENTIDADE DE MARCA: UM ESTUDO DE CONGRUÊNCIA NO VAREJO DE MODA. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

2.
FREDERICO, E.. Participação em banca de ANA PAULA SANTOS CRUZ MIOTTO. FORMATOS DE LOJA DE CONFECÇÃO PARA BAIXA RENDA. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

3.
HERNANDEZ, J. M. C.; FREDERICO, E.; MORGADO, M.. Participação em banca de joão marques teixeira. valores de compra: os antencedentes e as relações com os resultados do varejo. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho.

4.
Gomes, A C; FREDERICO, E.; Tristão, JAM. Participação em banca de Antonio Aparecido de Carvalho. A Caixa Econômica Federal e as Políticas Públicas para Desenvolvimento Social ? Programa Caixa Aqui.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

5.
Tristão, JAM; FREDERICO, E.; Viégas. RF. Participação em banca de Sylvio Damaceno de Souza Junior. Politicas publicas de microcredito: o programa Banco do Povo. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

6.
Tristão, JAM; FREDERICO, E.; Viégas. RF. Participação em banca de Geraldo Galendi Junior. O programa saude da familia: uma avaliacao de desempenho no municipio de Botucatu. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

7.
FREDERICO, E.. Participação em banca de FERNANDA FERREIRA FERNANDO. RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA CONTRIBUIÇÃO EMPRESARIAL PARA A CIDADANIA. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

8.
FREDERICO, E.. Participação em banca de DANIEL PAULO FERREIRA. O GRUPO NOVA AMÉRICA DE ASSIS- SP. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

9.
FREDERICO, E.. Participação em banca de marcelo rocha. : POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO ÀS MICROEMPRESAS: A EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SANTOS. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

10.
FREDERICO, E.. Participação em banca de Jadir Vilela de Sousa Junior. Pol'ticas Públicas Ambientais: Uma Análise do Processo de Reciclagem de Óleos Lubrificantes. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação, Administração e Comunicação) - Universidade São Marcos.

Teses de doutorado
1.
FREDERICO, E.; PARENTE, Juracy G. Participação em banca de Hermes Moretti Ribeiro da Silva. padrões de orçamento familiar: uma análise mercadológica. 2009. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP.

Qualificações de Doutorado
1.
FREDERICO, E.. Participação em banca de JOSE CLAUDIO PEREIRA. POLITICAS PUBLICAS MUNICIPAIS EM CIDADES DE PEQUENO PORTE: O EXEMPLO DE STA RITA DO SAPUCAI - MG. 2006 - Universidade São Marcos.

Qualificações de Mestrado
1.
FREDERICO, E.. Participação em banca de Daniela Ester Ferreira. sincronia lançamentos perfumes e moda. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo.

2.
FREDERICO, E.. Participação em banca de Paula Elisa Hubner Duarte Lima. A Experiência no Instagram : um estudo exploratório sobre a percepção de valor dos seguidores de marcas de moda. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em TÊXTIL E MODA) - Universidade de São Paulo.

3.
MARCICANO, J. P. P.; SANCHES, R. A.; FREDERICO, E.. Participação em banca de Elga Lilian Buck Martins. Em cena: a malharia circular como protagonista no design de produtos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em têxtil e moda) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREDERICO, E.. Participação em banca de diversos. Monografias de conclusão de curso: MBA em marketing e varejo de moda. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Marketing e Varejo de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
FREDERICO, E.. Participação em banca de diversos. projetos de conclusão de curso. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mba Em Marketing e Varejo de Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREDERICO, E.. Participação em banca de diversos.Projetos Experimentais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
FREDERICO, E.. Participação em banca de diversos.Projetos Experimentais. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Negócios da Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREDERICO, E.. CONCURSO PÚBLICO PROFESSOR DOUTOR UNIFESP. 2017. Universidade Federal de São Paulo.

2.
FREDERICO, E.; SERSON, F. M.; LOPES, E. L.. provimento de cargo de professor doutor MS3. 2015. Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP.

3.
FREDERICO, E.. Banca para provimetno de cargo de professor doutor MS-3 pesquisa de marketing. 2008.

4.
FREDERICO, E.. Banca para provimetno de cargo de professor temporário MS-2 economia em marketing. 2008.

5.
FREDERICO, E.. concurso público para progessor doutor na área de gestão de marketing. 2008. universidade de são paulo.

6.
FREDERICO, E.. Banca para provimetno de cargo de professor doutor MS-3 gestão de marketing. 2007. Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EU-LAC CERALE COLOQUE. Determinants of Loyalty for a Retail Fashion Brand: a Comparison between Brazilian and Spanish Consumers. 2016. (Congresso).

2.
FEIRA APAS. Forum de Estratégia e Gestão: O futuro dos supermercados e o supermercado do futuro. 2015. (Feira).

3.
XXIX Enanpad. Uma Comparação dos Fatores Determinantes na Lealdade para uma Marca Varejista de Moda entre Consumidores Brasileiros e Espanhóis. 2015. (Congresso).

4.
VI Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD ? EMA 2014. Determinantes do Valor, Satisfação e Boca-a-Boca para uma marca varejista de calçados.. 2014. (Congresso).

5.
CLAV 2013 - 6o Congresso Latinoamericano de Varejo: Varejo e Desenvolvimento em Mercados Emergentes.. Fatores Determinantes da Intenção de Consumo de Produtos Sustentáveis.. 2013. (Congresso).

6.
CLAV 2012 - 5o Congresso Latinoamericano de Varejo:. Determinantes da Satisfação, Fidelidade e Recomendação Boca a Boca com o Consumo de Vestuário Feminino de Tamanhos Especiais. 2012. (Congresso).

7.
V EMA - Encontro de Marketing da ANPAD. Determinantes do Valor e da Satisfação com o Consumo de uma Marca de Moda Jovem. 2012. (Congresso).

8.
2o Congresso Latino Americano de Varejo. 2009. (Congresso).

9.
XI Simpoi.Avaliação da Resposta Rápida na Indústria do Vestuário - O Fast Fashion no Brasil. 2008. (Simpósio).

10.
III Semana Têxtil.O fenômeno do Fast Fashion. 2007. (Simpósio).

11.
marketing series.determinantes da continuidade do relacionamento entre varejistas de moda e seus fornecedores. 2007. (Seminário).

12.
Seminário do marcas próprias no varejo. 2007. (Seminário).

13.
Seminário Varejo de Moda: Estratégia e Diferenciação.Desenvolvimento de Estratégas de Segmentação e Posicionamento Vitoriosas. 2007. (Seminário).

14.
METÁFORAS DA MODA.CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MARKETING E MODA NO BRASIL. 2006. (Seminário).

15.
XXX EnAnpad. Estudo dos Fatores Determinantes da Satisfação do Consumidor com Vestuiário Infantil. 2006. (Congresso).

16.
RELACIONAMENTO VAREJO INDUSTRIA - DESENVOLVENDO PARCERIAS GANHA-GANHA.DETERMINANTES DA LONGEVIDADE NO RELACIONAMENTO. 2005. (Seminário).

17.
XXIX ENANPAD. DETERMINANTES DA CONTINUIDADE DO RELACIONAMENTO ENTRE VAREJISTAS DE MODA E SEUS FORNECEDORES: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A UTILIZAÇÃO DE MODELOS ESTRUTURAIS E ANÁLISE MULTIVARIADA CONVENCIONAL. 2005. (Congresso).

18.
VAREJO DE MODA: VISÃO DE NEGÓCIO, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS VENCEDORAS.RELACIONAMENTO VAREJO INDÚSTRIA. 2004. (Seminário).

19.
VII SIMPOI. ANTECEDENTES DA CONFIANÇA PARA OS VAREJISTAS DE MODA - UM ESTUDO DE CASO QUANTITATIVO. 2004. (Congresso).

20.
WORKSHOP PESQUISA NO VAREJO.ESTUDO DOS DETERMINANTES DA CONFIANÇA NO FORNECEDOR PELO VAREJISTA DE MODA. 2004. (Outra).

21.
National Retail Federation. 2003. (Congresso).

22.
New Directions in Marketing. 2003. (Seminário).

23.
SEMINARIO INTERNACIONAL COM PAUL KRUGMAN, PETER SENGE, TOM PETERS, ADRIAN SLYWOTSKY, DEEPAK CHOPRA, MICHAEL HAMMER, GRADY MEANS, TOM PETERS. 2002. (Encontro).

24.
new era of strategy. 1999. (Seminário).

25.
THE COST AND PERFORMANCE REVOLUTION. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREDERICO, E.. XI Simpoi. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paula Hubner. Comunicação de Moda e Mídias Sociais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em mestrado em têxtil e moda) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGO ANGELO COMRIAN. PERSONIZE: Análise de Viabilidade da Impressão de estampas personalizadas em calçados casuais no mercado brasileiro. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas. (Orientador).

2.
Rodrigo Godoi. Determinantes Lealdade ao E-commerce. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. (Orientador).

3.
Luana Muradi. Percepção de marca por consumidores espanhóis e brasileiros. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Caneira. Flowers forever. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Elias Frederico.

2.
Luana Muradi de Melo. Determinantes da Lealdade a Zara por consumidores brasileiros e espanhois. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. Orientador: Elias Frederico.

3.
KIm Loeb. Consultoria estratégica de marca MayaK. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Elias Frederico.

4.
Rodrigo Godoi. Determinantes da Lealdade ao E-Commerce. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. Orientador: Elias Frederico.

5.
Rodrigo Comrian. PERSONIZE: Análise de Viabilidade da Impressão de estampas personalizadas em calçados casuais no mercado brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Elias Frederico.

6.
Nathalia Cavalcante Teixeira. Satisfação, Confiança e Lealdade aos Sites de Compras Coletivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. Orientador: Elias Frederico.

7.
Raphael Cantafaro. Determinantes do Valor, Satisfação e Boca a Boca para uma Marca Varejista de Calçados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. Orientador: Elias Frederico.

8.
Gabriela C Rodriguez e Bruna Munhoz. Fatores que levam a satisfação de mulheres brasileiras que usam tamanho grande e, posterior, continuidade do relacionamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. Orientador: Elias Frederico.

9.
Bruna Mayumi Nagano. Estudo da Satisfação de uma Marca de Moda pelo Público Jovem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em marketing) - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP. Orientador: Elias Frederico.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:26:38